A coluna Dés Potas foi criada para apresentar soluções impopulares sobre como melhorar o mundo. Quando nada mais parece dar certo, é hora de pensar no impossível e no improvável.

Continue lendo

O conceito de inteligência é um daqueles que vive gerando polêmicas, até mesmo entre as pessoas mais inteligentes desse mundo. O que é compreensível: é um tema cheio de variáveis, com muita subjetividade de acordo com a pessoa que está fazendo esse julgamento. Mas mesmo nessa confusão toda, surgem várias teorias interessantes sobre a capacidade intelectual humana. E se ao invés de só uma inteligência padronizada, tivéssemos mais?

Continue lendo

O experimento da dupla fenda é até hoje um dos mais intrigantes no campo da física quântica. Ainda não existe uma resposta plausível para entender a bagunça que acontece neste experimento, mas ele certamente é interessante para nos ajudar a trabalhar com a ideia de que tudo é previsível e se encaixa dentro de um padrão.

Continue lendo

A única certeza da vida é a morte… mas e se desse para ter uma certeza mais aprofundada? Sally e Somir discutem suas preferências caso sejam obrigados a saber mais do que desejam sobre sua mortalidade. Os impopulares sopram vida nova no tema.

Tema de hoje: você preferiria saber quando ou como vai morrer?

Continue lendo