Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.

Tio Ge explica – gêneros musicais 4 – Samba

Continuando, então, a série, hoje eu falo de samba. Nesse gênero há mais uma história do samba a ser contada e comentada do que vários subgêneros distintos entre si, como no caso do jazz. Aliás, se me permitem uma comparação um tanto grotesca, o samba é mais ou menos como o blues: ele mantém uma estrutura base que sobrevive e há algumas pequenas mudanças aqui e ali em cada subgênero. Mais ainda, como veremos, a marca principal do samba é o baixo seguindo uma linha melódica em intervalos de quinta e o ritmo saltado com andamento 2/4 no compasso (muito raramente aparece o compasso em 4/4), ou seja, tu conta sempre 1 e 2 e 1 e 2… Sendo que no tempo 1 recai o som do surdo na bateria. Isso só não vale para o samba sincopado, em que a ênfase no tempo forte é no “e” entre os números.

Continue lendo

O assunto vem crescendo dia após dia. Começou com uma desastrada campanha de Bolsonaro para fazer “censura prévia” nos dados de desmatamento na Amazônia e desembocou numa crise mundial de confiança na capacidade do Brasil de proteger sua maior floresta. As informações são confusas, desencontradas, mas todo mundo parece cheio de certezas. Bem-vindos à era da pós-verdade. Desfavor da semana.

Continue lendo

A internet é um lugar mágico onde sua produtividade vai para morrer. Mas também é muito democrática (por enquanto): existem inúmeras alternativas para perder seu tempo fora das redes sociais, e hoje você vai conhecer algumas. Espero que não tenha nada importante para fazer…

Nenhum dos links tem pornografia ou algo do tipo. Você vai ser demitido por desperdiçar tempo mesmo.

Continue lendo