Há 50 anos atrás, o ser humano pisou na lua pela primeira vez. Neil Armstrong, a bordo do Apollo 11, desembarcou em solo lunar em 20 de julho de 1969, tonando este dia um marco histórico. A data virou não apenas um marco em termos de avanços tecnológicos, como também gerou muitas especulações metafísicas. A mais famosa delas, acaba de ter seu prazo expirado no último sábado. Desfavor Explica: Data Limite.

Continue lendo

Enquanto a democracia vai se sustentando por estas bandas, Sally e Somir discordam (democraticamente) sobre qual seria o melhor de dois sistemas caso ela falhasse. Os impopulares votam enquanto podem.

Tema de hoje: o que seria menos pior para o Brasil hoje, anarquia ou teocracia?

Continue lendo

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.

Tio Ge explica – Gêneros musicais 3 – Jazz e Blues parte 2

Continuando, então, a saga de textos sobre o tema, nesse eu comento sobre o jazz. Mas antes, preciso retomar alguns pontos do texto anterior: jazz e blues são gêneros análogos, irmãos, se desenvolvem em paralelo. Dá pra dizer, bem grosso modo, que o blues vem primeiro, o jazz é um derivado deste. A diferença sutil reside mesmo no fato de que, enquanto o blues se manteve fiel à sua estrutura harmônica, mudando apenas algumas disposições sobre os instrumentos, no jazz isso não acontece, cada vertente repousa sobre uma estrutura harmônica diferente, e numa disposição de arranjo de instrumentos diferentes, o que dificulta bastante saber quem é quem.

Continue lendo