Sally Surtada: Elogios Toscos.

Se eu ganhasse um real por cada vez que um Zé Ruela me fez um elogio que eu não gostei, estaria rica. E se eu ganhasse dois reais por cada elogio que eu não gostei mas que o Zé Ruela achou que mandou muito bem, estaria mais rica ainda.

Já repararam que elogio de homem é sempre mais ou menos igual? É padronizado. Ô raça sem criatividade! Parece que quando um elogio funciona uma vez eles repetem exaustivamente, sem se dar ao trabalho de analisar o público alvo, o contexto e a ocasião!

O que eles não percebem é que muitas vezes esses elogios trazem mensagens implícitas que nos aborrecem. Parece que eles repetem, quase que no piloto automático. Porque eles se recusam a fazer elogios personalizados? Porque jogam frases feitas na gente? Será que custa tanto assim reparar na mulher que eles tem do lado e fazer um elogio específico, que só sirva para aquela mulher? Tem que usar um elogio genérico? Porra, queremos elogios personalizados!

Recicle lixo, recicle papel, mas não recicle elogios. A mulher percebe e se sente desprestigiada. Nunca vamos nos sentir especiais com elogios toscos. Muito pelo contrário, passa uma imagem de homem canalha que está tentando nos enganar deliberadamente!

Vou fazer a minha lista pessoal de Elogios Desfavor. Claro, cada um tem a sua (e peço que contem nos comentários). Mas fiquem atentos, Cuecas, porque geralmente a motivação para desgostar do elogio é sempre muito parecida.

BONITINHA E CIA – Bonitinha é feia arrumadinha. Bonitinha e demais INHAS não são bem vindos. Ou por acaso quando vocês olham o ensaio da Scheila Carvalho no Papaeazzo vocês acham ela bonitinha também? Manucu! Bonitinha nos coloca no lugar de mulezinha padrão, para casar e ter filhos. E todo mundo sabe o que homem faz com mulezinha para casar e ter filhos, certo? Mulher quer ser muito mais que esposa para o homem! Tem que ser mulher, em primeiro lugar. Não é que nunca possa falar que está bonitinha, em algumas situações até passa, mas fazer desse o elogio padrão nem pensar! Prefiro que me chame de gostosa mesmo. Todos os elogios terminados em INHA trazem uma conotação negativa, acredito eu, para a maior parte das mulheres. Pensem dez vezes antes de soltar um elogio com INHA.

ALGUÉM JÁ TE DISSE… – É o elogio que vem em forma de pergunta. “Alguém já te disse que você é linda?”. Porra, por mais horrenda que seja uma mulher, ela já escutou isso de alguém alguma vez na vida, nem que seja de um trabalhador da construção civil! O que responder a essa pergunta? “Já sim, meio mundo me fala isso”? Em vez de perguntar, AFIRME. Eu fico com a maior cara de bunda quando perguntam esse tipo de coisa. Não esta outra opção a não ser rir e olhar para baixo. Isso se eu não estiver em um dia ruim.

VOCÊ É A MULHER MAIS LINDA DO MUNDO – Qual é né? Dá um tempo! Duvido muito que eu seja e duvido mais ainda que ELE ache isso. Já amei com todas as minhas forças, de ficar cegar de amor e mesmo assim eu sabia muito bem que tinha homens mais bonitos que ele no mundo. Não dá para acreditar nesse elogio. Claro, fica consignada a boa vontade do cidadão, que mesmo sem achar isso, tem a cara de pau de abrir a boca para mentir tão descaradamente só para te ver feliz. Mas pretender que eu acredite? Nem a pau. Poxa, faça outro elogio, algo mais pessoal e mais plausível.

VOCÊ É LINDA DE QUALQUER JEITO – Costuma ser muito usado quando eu tenho um faniquito e não quero ser vista em momentos toscos, como ao acordar ou pintando o cabelo. Não, eu não sou linda de qualquer jeito. Como é que ele sabe, se ele nunca me viu largada? Homens não tem idéia do quanto uma mulher pode piorar sem uma bela arrumação. É dar pouco crédito à nossa inteligência dizer que somos lindas de qualquer jeito, parece aquele pai que diz ao filho “Não se preocupe, Papai não vai morrer nunca”. Sai fora.

VOCÊ PARECE UMA BONEQUINHA – Tenho pavor. Quer coisa mais broxante que parecer com uma bonequinha? Quando um ex me disse isso, eu respondi na hora: “Inflável?”. Ele ficou sem graça. Porra, eu quero ser sexualmente desejável e não uma bonequinha! E daí podemos concluir que outros “elogios” como comparar com um neném, com criança ou qualquer coisa do gênero não são bem vindos. Fazer o elogio com voz de neném menos ainda.

GENTE BOA – Geralmente esse eles soltam para terceiros. “Fulana é muito gente boa”. Fulana é você. Porra, gente boa é terrível, é um tapa na cara! É quase um atestado de baranga! Pelo amor de Deus, se alguém perguntar como é a mulher com a qual você está saindo, diga tudo, menos que ela é gente boa!

ADORO VOCÊ! – “adoro você” é um “ainda não te amo”. Muita gente me adora, até aí… A razão de ser do elogio não é me fazer sentir especial? Não me sinto especial com um sujeito que me adore. Talvez se ele falar exatamente as coisas que adora em mim, a coisa melhore. Aposto que ele adora o próprio cachorro também. Grandes merda adorar. A gente adora praticamente tudo. Eu adoro brócolis. Adorar é pouco, muito pouco, quase que uma esmola emocional. Adorar me ofende. Eu espero mais, mesmo que ainda não seja namorado.

TÁ LEGAL – Muito usado quando você passa duas horas se produzindo e pergunta pro Zé Ruela se ele gostou, desfilando o resultado do efeito Bastidores. Ele olha e diz “É, ta legal”. LEGAL? Legal é um jogo de vídeo-game. Legal é sua mãe lavar seu tênis. Uma namorada/mulher que passa duas horas se arrumando para você merece muito mais que um “Tá legal”.

VOCÊ ESTÁ LINDA – Ok, esse é implicância minha, mas eu odeio muito, fazer o que? ESTOU linda? Não, Querido, eu SOU linda. Estar significa uma situação transitória. Eu sei, eu sei, pentelha… Mas me aborrece.

SEUS OLHOS – Também é implicância minha. Porra, que coisa mais comum ficar elogiando olho e olhar! Já escutamos tanto isso que perdeu o valor. Se tentar me convencer que a primeira parte do meu corpo para a qual olhou foram meus olhos então, eu viro bicho. Falo logo um palavrão! Elogiar os olhos dos outros é fácil, porque olho é tudo IGUAL, só muda a cor. Olho é olho, ao contrário de bunda, que pode ser dura, mole, caída, em pé… Elogiar olho é apelar!

Com um pouco de observação, qualquer Cueca vai saber fazer os elogios certos para a mulher que tem do lado. Avalie a importância que ela dá às coisas, as prioridades da vida dela e seus pontos fortes.

Para elogios personalizados: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (30)

  • Antonio Marcos Barbosa

    Se elogiar os olhos é algo que pode ter caido em desuso, qual a utilidade de elogios cara-de-pau como: “Gostosa”, “Que bunda hein?” e coisas semelhantes?

    • Elogio se faz a quem te dá liberdade para fazê-los. Elogiar desconhecidas É INCONVENIÊNCIA, independente dos termos.

  • HAHAHAHAHAHA

    A-DO-RO ver como um texto meu abala os nervos de algumas pessoas.

    Minha gente, existe um meio termo entre chamar de "vadia safada" e fazer esses ELOGIOS TOSCOS. Que tal um elogio que não seja tosco?

    Não se trata de não querer ser agradada, se trata de ter um pingo de sofisticação e não se deixar agradar com qualquer merda reciclada usada antes com centenas de mulheres.

    Só é exigente quem pode, né?

  • Muitas coisas são verdades mas muitas coisas são mentiras ai . porra quer q te chame de que então ? de minha vadia safada? aff ' nem todo mundo é igual a moça q escreveu esses negocios ai. só vc mesma qi é uma mulher da vida vivida, q deve ter sofrido alguma coisa ai e diz tudo isso dos homens então vai se ferrar, vc mereçe virar eremita e ir morar nas montanhas !!! By: Eu'

  • Ana...Que infortúnio!

    E prefiro mil vezes escutar um "Puta que pariu! Você é MUITO GOSTOSA" do que um elogio INHA! [2]
    E quando surge a pergunta: do que você mais gosta em mim? Ele te olha de cima a baixo e diz: nada mal!
    Nada mal?? Nada mal o quê??
    Eles não sabem disfarçar quando não sabem elogiar e só pioram!

  • Paulo, aboli os dançarinos de axé da minha vida, embora continue achando que são atraentes. Quero outras coisas de um homem agora.

    Se eu estiver apaixonada, sorrio até se o sujeito me der um chiclete mastigado. O problema é que até me apaixonar, tenho que conviver com meu senso crítico apurado que me impede de usufruir esses elogios impessoais.

    E mesmo que eu esteja apaixonada, prefiro elogios carnais do meu amado.

  • Paulo César Nascimento

    Sally: acho que na hora de elogiar a comunicação não-verbal e o autor do elogio fazem mais efeito que as palavras. Se um pobre desdentado disser a você em um canteiro de obras que você é gostosa, duvido que esse elogio carnal funcione melhor que um elogio meloso de um dançarino de axé (que é o tipo que você supostamente prefere). Como reclamar é um dos maiores prazeres da humanidade, creio que seu post é mais exigente do que você. :P
    Bjs

  • Eu sofro com os INHAS!
    Principalmente pq eu sou baixINHA ¬¬
    As vezes até é divertido um INHA, mas não sempre!

    Agora, pediram para a Sally fazer um sobre cantadas. Acho TODAS cantadas toscas! É melhor chegar sendo sincero e usando as próprias palavras. Sem usar “fórmulas”. Credo parece que está usando receita de bolo.

    xD

  • Hahaha!! Que engraçado.. XD
    Mas eu gosto quando elogiam meus olhos… Eu acho meus olhos muito bonitos mesmo.. gosto do reconhecimento! lol

    Mas mt bom… o texto está muito engraçado mesmo.

    Meu namorado me chama de “Minha baixinha” ou “Minha pequeninha” de vez enquando….

    Ta certo que ele é bem mais alto que eu, pelo menos uns 10 centímetros… Mas pera lá… eu tenho 1,73! Me chama de qualquer coisa, menos de baixinha… XD
    Mesmo que goste disso… mesmo que esteja me comparando com você… Eu não sou baixinha! lol

    (sim, ele acha isso uma coisa mt boa… ser mais alto que eu.)

  • pra entender as mulheres é necessário um curso superior e, quiçá, uma pós-graduação.
    por sorte minhas namoradas sempre foram desencanadas, mais pareciam amigas que namoradas. a única diferença é que rolava um sexo.
    pois bem, nunca fui muito de eleogios, mas apelido era o que não faltava.
    jacu da roça, goiaba, piranha, tiazona e feinha são apenas alguns exemplos de apelidos que dei para elas. por mera coincidencia, todas terminaram comigo….

  • Eu gosto de elogios personalizados e não de elogios que poderiam ser ditos a qualquer mulher da face da Terra.

    E prefiro mil vezes escutar um “Puta que pariu! Você é MUITO GOSTOSA” do que um elogio INHA!

    Eu gosto de elogios mais carnais e menos melosos.

  • Sensacional o texto, concordo com tudo. Principalmente a parte a parte do “você está linda”, também me aborrece muito. Que ele diga que eu sou linda de morrer e muito sexy sempre, mas que naquele dia em particular, mais do que nunca, ele precisava externar isso.

    Beijos.

  • Já fui chamada de “Coisinha Fofa”…ninguém merece ¬¬’
    Além de ter o INHA ainda ver seguido de fofa, que lembra gorda ou um ursinho de pelúcia…nenhuma das duas interpretações são nem um pouco confortáveis!
    E sobre os que você falou, eu só discordo com uma pequena parte: “…olho é tudo IGUAL, só muda a cor.”, a muitas variações, é todo um conjunto, as sombrancelhas, o formato do rosto, os cílios, o nariz, a cor do olho…tudo influência em um olho bonito ou não!

  • O negócio é chegar por trás, dar um tapão nas costas e ir logo ao assunto: E aí, gostosa, bora pro motel! Essa cantada é infalível!!! Essa coisa de INHA, é do tempo da minha vovóZINHA.

  • A Madrasta Má

    É a mais pura realidade este post… frases prontas afff ninguém merece, o problemas do Zé Ruela é que nem criatividade tem.
    Também gostei do “Eu sou linda” e não estou linda! Bjinhos da Madrasta!

  • Realmente, alguns elogios “inha” é duro de engolir.
    “Lindinha” e “bonitinha” então. Dá licença, não sou uma menina super poderosa e nem uma boneca de porcelana.

  • A que mais odeio é aquela “Essa é a nora que minha mãe pediu a Deus!”
    Até no meio da cantada tem que ter a sogra.
    Vai pra pqp!!!!!
    Homem sem criatividade é o ó!

  • E o “Princesa”?

    Acho esse o maior desfavor.

    Realmente eu não sei como tem mulher que entra em uma dessas, que se agrada.

    Bem, a maioria é estúpida, são pares perfeitos.

  • “VOCÊ É LINDA DE QUALQUER JEITO” não é um elogio padrão. Já tive uma namorada que era linda de qualquer jeito (mesmo que ela não concordasse, assim como você). Ainda mais quando se está cego de amor, eu não consigo ver a pessoa ficar feia. Mesmo com a cara amassada depois de acordar, mesmo depois de vomitar depois de uma bebedeira, mesmo com uma toalha amarrada em volta do cabelo depois do banho. Como o Somir disse no texto sobre beleza, tem uma hora que você começa a se relacionar mais com o que a pessoa é do que com a aparência dela, e nesse caso (a menos que a mulher seja muito feia!) ela pode ser linda de qualquer jeito.

  • Nossa, me identifiquei muito com o texto todo, mas principalmente com a parte do “bonequinha” e “neném”. Achava que era só eu que tinhas chiliques ao ouvir o povo se chamando dessa forma. Já me disseram até que sou insensível, por implicar com isso. Pelo menos agora me sinto mais normal, hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: