Sally Surtada: Espera Emocional.

Acredito que todo mundo aqui já ficou em uma situação de Espera Emocional: aquela situação onde você está rendido nas mãos do outro, aguardando uma decisão que pode te levar ao céu ou ao inferno. Geralmente ocorre quando você faz alguma exigência ou briga com seu parceiro e surge a necessidade de um tempo para se pensar. Pronto. Fudeu. A relação fica em aberto e você fica com os nervos à flor da pele.

Não se confunde com aquela situação onde espontaneamente o Zé Ruela pede para “dar um tempo”, que nada mais é do que um fora a prestações. Na Espera Emocional há um motivo concreto e justificável, um impasse a ser resolvido internamente, que faz necessário um período de reflexão. Não chega a ser um término, é um limbo emocional, um pause na relação.

Odeio esperar. Situações de Espera Emocional me desestabilizam completamente. Prefiro receber um fora curto e grosso do que ficar pendurada semanas. Mas infelizmente em algumas situações a EE se faz necessária. A Madame que divide o blog comigo costumava fazer isso com freqüência quando namorávamos. Quando tínhamos uma briga grande, ficava três dias sem falar comigo. E se tentasse falar com ele nesse período era pior. Isso me fez desenvolver algumas táticas de guerrilha para suportar esse inferno que é a Espera Emocional.

Porque eles fazem isso com a gente? Maldade? Sadismo? Não. Incompetência mesmo. Homens costumam ter dificuldades em entender seus próprios sentimentos e mais ainda em verbalizá-los ou expressá-los. Muitas vezes ele não fala porque realmente não sabe o que quer. Nem eles se entendem.

Espero que as dicas possam ser de utilidade para vocês:

ALIENE-SE – O que você gosta de fazer? Cinema? Jogar vídeo-game? Beber com os amigos? Permita-se desfrutar dos seus lazeres favoritos de forma desmedida nesse período de espera. Aliene-se sem dó nem piedade. Peça ajuda a pessoas que te cercam e gostam de você. Explique a situação e diga que precisa se distrair. Deve existir alguma atividade que anestesie sua mente. Descubra qual é e se entregue a ela. Permita-se fazer as coisas mais ignorantes e ignóbeis, desde que te faça bem. O melhor a fazer é não pensar na espera, mas isso é muito difícil, quase inevitável, se você não se distrair com outras coisas.

ISSO NÃO: Namorado e namorada estão estremecidos e vai cada um para um canto pensar no que querem da vida. Namorada chega em casa decidida: não vou pensar nisso, vou jogar algum jogo de computador. Namorada abre The Sims 2 e cria a nova família, cujo sobrenome é “Amor Eterno”. A esposa e o marido tem o nome e o layout do casal da vida real. Namorada começa a jogar e com dez minutos de jogo tem uma crise de choro e liga para a melhor amiga dizendo “Não adianta, não consigo me distrair nem jogando computador, ele não sai da minha cabeça!”

SEJA HONESTA – Não tente bancar a forte dizendo para ele que ele pode pensar o tempo que quiser, que quando decidir ele te liga. Deixe marcado uma data para uma nova conversa, porque a agonia é menor quando tem prazo de duração determinado. Caso isso não seja possível, deixe bem claro a ele, de forma verbalizada e inequívoca que essa situação de espera te faz SOFRER MUITO e que os dias que você vai ficar esperando serão muito ruins. Acredite, homens não sabem o tamanho do nosso desespero com a Espera Emocional. Não faça chantagem, não se faça de vítima, apenas COMUNIQUE que a situação não é confortável para você e que gostaria que ele abrevie ao máximo esse período.

ISSO NÃO: Esposa e marido repensam a relação após um milhão de brigas. Climão. Ninguém tem coragem de falar nada. Esposa agüenta ao máximo a pressão. Esposa não quer cobrar resposta de marido. Esposa entra em colapso na hora do jantar e joga um prato de macarrão no marido gritando “Se você me amasse já tinha se decidido!”

RESPEITE A ESPERA: É bom que ele sinta a sua ausência. É um risco, ele pode não sentir falta nenhuma de você e adorar o gostinho da liberdade, de não dar satisfações, de ser só dos amigos. Mas é um risco que você precisa correr para saber o quanto vocês se gostam. E é um risco bilateral. Você também pode sentir um alívio sem a presença dele. Deixe ele sentir a sua falta e não o procure, a menos que a situação tome um caminho que faça você pensar que ele nunca vai ter uma conversa com você para colocar um ponto final. Dê à criatura pelo menos uma semana para pensar em paz.

ISSO NÃO: Ficante se cansa de ser embromada pelo Zé Ruela e diz que se for para ser lanchinho ela não quer mais, que é para ele pensar bem no que quer com ela e avisar quando souber. Ficante sai da conversa de nariz em pé, cheia de dignidade. No terceiro dia a Ficante já manda o primeiro torpedo dizendo “E aí? Já pensou?”. No quarto dia ela liga, ele não atende e ela diz que precisa conversar com ele. No quinto dia a Ficante o encontra “casualmente” e como quem não quer nada, diz que o ama. No sexto dia ele compra uma passagem para Kuala Lumpur, só de ida.

ESTEJA PREPARADA – Pode vir um resultado negativo da Espera Emocional. Um dia a casa cai. Não fique alimentando esperanças, porque você não sabe o que se passa na cabeça da outra pessoa. Você pode até ter certeza de que ele gosta de você de verdade, mas tem gente (como eu) que é capaz de colocar um ponto final em uma relação mesmo gostando da pessoa se chegar à conclusão de que essa pessoa não lhe faz bem. Vá conversar preparada para o pior.

ISSO NÃO: Namorada passa dez dias e dez noites chorando copiosamente e murmurando “eu vou levar um fora, EU SEI que vou levar um fora” e repete este mantra para amigos e para si mesma. Ao chegar o dia da conversa se adianta e diz “Anda, me dá logo um fora que eu sei que você vai me dar”, passando atestado de maluca na defensiva.

AMPLIE SEUS HORIZONTES – Não estou mandando sair pegando geral, mas porra, comece a olhar para o lado. Não estou mandando flertar, estou mandando olhar para o lado. Faça uma analise mental dos homens que estão na sua vida hoje e pense se tem algum no qual valeria investir depois que a poeira abaixar, caso o resultado da EE seja negativo. Pense nos amigos dos amigos, pense naquele sujeito que você queria em um passado distante mas não deu por motivos de força maior, pense nos próximos investimentos.

ISSO NÃO: Ficante toma um “foi mal, não quero namorar” na lata e no dia seguinte liga pro ex e volta a sair com ele. E com seu personal, e com seu chefe e com seu professor e com o irmão de uma amiga.

MEMÓRIA SELETIVA – Não adianta ficar saudosa lembrando apenas dos bons momentos. Aproveite você também para fazer uma retrospectiva realista da relação. Veja onde estava bom para você, onde não estava. Com freqüência a gente vai cedendo um pouquinho aqui, outro pouquinho ali e quando vai ver já cruzou a linha do bom senso. Pare, pense e reflita. Mesmo que não tenha sido você a pedir a EE, aproveite a oportunidade e o distanciamento para pensar o que você quer dali para frente. Vai ser produtivo para a relação.

ISSO NÃO: Após término de EE, marido comunica à esposa que acha que eles podem tentar mais uma vez. Esposa diz “Então tá, já que você quer, minhas condições são essas…” e puxa lista de cem itens. Se precisa mudar tanto em uma pessoa, larga o osso e vai procurar alguém mais parecido com o que você quer!

VIDÊNCIA E MEDIUNIDADE –Você não pode prever o futuro, e mesmo que pudesse, usaria esse dom para prever os números da loteria. Você não sabe ler mentes (graças a Deus, ninguém merece o que se passa na mente de um homem durante o dia). Não fique tentando depreender o que ele vai decidir, pedir ou querer com base em atitudes ou fatos. Você pode pensar o que VOCÊ faria no lugar dele, mas nunca vai poder saber o que ele faria. Ele não é igual a você, ele não pensa como você e as atitudes dele não são as mesmas que a sua. Conforme-se, não fique tentando adivinhar o que vem por aí. Esteja preparada para tudo, mas vá conversar com a mente limpa. Não se deixe levar por atos isolados. Às vezes um ato é apenas um ato e não quer dizer nada de mais.

ISSO NÃO: Namorada em estado de EE fica sabendo que o namorado foi tomar um chopp com os amigos. Namorada entende isso como um fora implícito e fica com o porteiro do Namorado, com o Pai do Namorado e com o Pastor Alemão do Namorado.

PRESERVE-SE – Não comente com ninguém que está em EE. As pessoas costumam cometer crueldades com pessoas em EE e você já está fragilizada o suficiente. Sempre tem uma alma maldosa para fazer uma fofoca quando o casal está passando por um momento difícil. Se poupe disso. Só anuncie o fim quando ele for sacramentado. É horrível não ter credibilidade e ficar com fama de “vai e volta” em uma relação. Só converse sobre o assunto com gente de confiança que você sabe que só quer seu bem.

ISSO NÃO: Namorada em EE conta para sua mãe todos os motivos do desgaste da relação. O resultado da EE é positivo. Namorada quer paz. Mãe da Namorada começa a campanha “Ele não te merece” e dá uma cutucadinha todos os dias, principalmente quando o casal briga.

Para desabafos em períodos de Espera Emocional, apresentações a amigos gatinhos da Sally e ombro amigo em caso de resultados negativos: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (6)

  • Sabem, a mulher falar “Eu sei que você está querendo terminar”, “Você cansou de mim”, é o caminho mais curto para que a gente se canse mesmo…

  • Muito bom o tema Sally! Utilidade pública! Já passei pra uma amiga.

    E mesmo “entendendo” melhor o pq que os fdps precisam de TRÊS dias pra pensar, fico MUITO puta. Odeio esperar, odeio DRs. Mas enfim, ótimo post.

  • Porque esses seres tem que achar que tudo se resolve com atitudes e não com palavras.

    Como diz a Sally, verbalize já!

    Se demorar, vai acabar falando com a minha mão…

  • clap clap clap!

    O mais válido é o “memória seletiva”, parece que temos tendência a só lembrar dos momentos bons. Mesmo que 90% da relação tenha sido de briga, nós lembramos dos 10%.

  • Algumas dessas situações já aconteceram comigo então tive que aprender a lidar na marra.
    Sim, a EE é um terror pra qualquer namorada, mas da vez que aconteceu comigo, avaliei de forma objetiva e eu acabei com o relacionamento. Não me fazia bem, tinha que acabar. E sim, eu também acabo o relacionamento mesmo se morro de amores pelo cara.
    Gostei da parte de ser sincera. Isso é uma coisa muito difícil quando nesses momentos você quer dar uma de forte e auto-suficiente (nem ligo, português antigo mesmo).
    Obrigada pelos conselhos, Sally. Eles serão úteis hahahhaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: