Desfavor da semana: Do avesso.

A semana do avesso foi bem mais interessante do que eu imaginava (ficou com medo que eu mate suas colunas, né?). Com exceção da coluna Sally Surtada e a talvez defunta (por favor não a mate) Somira Responde, todas as outras postagens fixas deste blog não foram planejadas com exclusividade de autoria. Por hábito (e depois de exaustivos debates – porque sempre tem exaustivos debates para tudo…) e principalmente por causa do rodízio diário, acabamos nos acostumando a nossos pequenos “feudos” no desfavor.

Apesar do trabalho que deu escrever colunas que originalmente eram da Sally, gostei do resultado geral da experiência (eu também). Até mesmo nas colunas duplas ou alternadas naturalmente fomos capazes de variar um pouco o “padrão desfavor de qualidade para postagens” e entender melhor (que 4 páginas é uma miséria) o que significa cada uma das colunas que vemos apenas finalizadas toda semana. (parece fácil quando a gente vê pronta, mas dá um trabalho do caralho, acreditem…)

Na segunda-feira, numa coluna onde a inversão de papéis não seria prática, acabou saindo uma das colunas com mais significados “ocultos” da história deste blog. Elogios críticos ou críticas elogiosas (sua mente doente não te permite ver que eu te meti o pau, não é mesmo?), não sei definir muito bem. Foi uma espécie de preparação para a semana, como sempre sem combinar nada com antecedência (isso é verdade, a gente nunca combina postagem). Sally e eu discordamos em uma sintonia impressionante… Quer coisa mais semana do avesso do que isso? (nada me faz sentir mais socialmente adequada do que discordar de você, Madame)

Logo na terça-feira, encontrei o meu maior desafio: Escrever “Somir Surtado” (vulgo “trair o movimento”). Desafio porque me convenci que seria sinal de fraqueza simplesmente debochar de textos para mulheres e do estilo da Sally de falar sobre relacionamentos (e também faz mal aos dentes). Não, o texto tinha que pelo menos parecer ser escrito com algum objetivo construtivo (sim, “trair o movimento”, sem sacanagem, tem dois amigos do Somir que não falam mais com ele depois do texto…hahahaha). Li e reli algumas de suas colunas anteriores para procurar inspiração, e foi aí que finalmente entendi: “Sally Surtada” é Sally. Ela não se prende por nada e simplesmente se joga em cada texto que escreve ali. (compre uma machadinha, porque quando ficarmos famosos, João Gordo vai perguntar se você traiu o movimento)

Sempre achei que “Sally Surtada” fosse uma coluna fácil, pela velocidade com que ela a escrevia e por nunca ter ficado sem assunto até hoje. Não é (para mim é). Tem um fator de entrega e honestidade (sincericida) ali que para uma pessoa como eu é praticamente inimaginável (tecla SAP: “sou morto por dentro, não tenho sentimentos, por isso foi tão difícil falar deles”). Fiz o que pude (trair o movimento, e somos gratas por isso), soltei algumas travas (e fodi dois amigos com suas namoradas) e falei sobre um assunto que realmente me importava. Se “Sally Surtada” é Sally, “Somir Surtado” deveria ser Somir. (foi bem Somir: perde o amigo mas não perde a piada)

Achei meu texto fraco (eu não achei). Mas melhor do que os três que abandonei pelo caminho. Se não venço pela qualidade, tento compensar pela persistência na idéia original do tópico. Pelo menos não fiz uma listinha…(pelo menos eu não sou morta por dentro nem traio o movimento)

Quarta-feira veio o texto, que na minha (sempre certa) (e sempre modesta) opinião, foi o melhor já escrito para o desfavor até agora (maluco da porra). Sally já estava me devendo um “Flertando com o desastre” há tempos (posso saber de onde você tirou isso? Eu hein…). Pagou com juros e correção. Nem tanto pelo assunto (confessa, você gostou do assunto sim), mas pela forma como ela abordou . Sou fã de textos que mexem com concepções “preguiçosas” das pessoas. Sem contar que eu mantenho que Sally escreve muito melhor sem “eu acho” e “minha opinião” (ele me proibiu de ficar frisando que aquilo era minha opinião e me obrigou a escrever que era uma verdade absoluta, porque segundo ele, “Flertando com o Desastre” tem que ser assim). Agora ela está me devendo um “Desfavor explica” (ah é? Não sabia disso não…), quero muito vê-la escrevendo um desses… Tema totalmente livre (me aguarde, vou fazer um provando por A + B que o Corinthians é uma merda). Cobrem-na.(não precisa, eu sou disciplinada, faço sem que me cobrem)

Teoricamente quinta-feira seria minha “folga” no rodízio, mas foi com prazer que escrevi o “Processa Eu!” (com prazer e com pressão: “nem pensar em você não escrever um Processa Eu, nem que eu tenha que fazer a pesquisa dos dados para você!”) Estava de olho nessa coluna faz tempo e finalmente tive minha oportunidade. Sempre soube que era muito difícil achar tanta coisa quanto Sally achava de suas vítimas, mas valia o esforço. “Processa Eu” era a coluna que eu imaginava nunca conseguir escrever. Depois de uma ajudinha da Sally (ajudinha?), consegui reunir informações suficientes sobre o desfavor Renato Suíço. Com a pesquisa pronta (agora sim estamos falando português claro), descobri que escrever essa sessão é mais ou menos como ser um garoto gordinho numa loja de doces (e só poder comer 4 doces). Você quer todos, mas não tem tempo ou espaço para acomodá-los. Reconheço que o limite de quatro páginas é pouco (* fazendo dancinha da vitória), mas não pretendo deixar de insistir nele (típico). Descobri que a graça verdadeira é colocar o máximo de sujeira possível num espaço limitado. (só se for para você…)

E é bom não incentivar a Sally a escrever o quanto ela quiser (hã?). 20 páginas por postagem podem parecer lindas em teoria, mas na prática estragaria a objetividade dos textos (é, porque EU me perco nas minhas divagações, né Madame?) e tornaria o blog cansativo (cansativo é aquele teu amigo ruivo chatopracaralho). A fórmula atual está ótima. Façam como a Sally e confiem na escolha “editorial” do Somir aqui. (façam como a Sally e esperem o momento certo para agir)

E excepcionalmente simultâneo, um “Deleta Eu!” sobre um blog, que segundo a Sally, vale como vingança pelo HTP. Hahahahahaha! (eu não disse “vingança”, eu disse “justiça”, já que falou mal de blog feminista eu falo mal de blog machista) Ela costuma ser muito esperta, mas dessa vez caiu na minha armadilha. De cabeça. Eu falo de um blog retardado, ela fala de outro, versão masculina. Boa, minha cara campeã! (como é manipulador barato… o assunto é o mesmo mas um blog não corresponde ao outro. Homem é tudo palhaço mesmo…)

Mas, justiça seja feita, o humor intencional da postagem foi melhor ainda. Como imaginei, ela manteve o pique da coluna e colocou seu toque pessoal. Aquela merda de blog tem que ser deletado mesmo! (e o dono deve cortar suas bolas e dar para o cachorro comer, porque não as usa mesmo…) Machista ou feminista, blogs de auto-promoção são dispensáveis. (nunca vou te perdoar por ter lido aquela merda de cabo a rabo, nunca mais quero fazer um Deleta Eu)

Sexta-feira, dia de baixo movimento, é onde entra a sessão que não sai nem se fizerem um abaixo assinado: DRAMA! (é a queridinha do Somir, acho a sessão mais difícil de se escrever de todo o desfavor…) Para homenagear a semana do avesso, um texto que deve ser lido da forma que foi postado, mas que só faz um pouco mais de sentido quando se chega nos “finalmentes”. Oras, o desfavor sempre foi assim. (você está nos devendo uma com votação)

Resumo: Divertido, faria de novo. Quem sabe na comemoração da 300ª postagem? (sim, seria ótimo) Seja como for, valeria apenas pelo texto de quarta. É essa qualidade que me incentiva. (quando estivermos na cadeia você vai mudar de idéia…)

Para dizer que deveríamos parar com essa auto-promoção (fale por você, eu não me promovo), para pedir mais semanas temáticas ou mesmo para dizer que essa coisa de trocar papéis (aff… piadinha manjada!) é viadagem: somir@desfavor.com


Passar uma semana escrevendo as colunas do Somir foi muito cansativo. (Imagine só se tivesse que formatar, editar e cuidar do resto do blog. Ah se eu só tivesse que escrever também… Seria mais “disciplinado”.) Quando decidimos fazer a Semana do Avesso, a intenção era uma brincadeira divertida (“Ciranda, cirandinha…”) para comemorar as 200 postagens do blog, (eu mereço uma medalha!) mas acabou servindo para que um entenda melhor as dificuldades do outro. (Mandou todos os textos na véspera dessa vez…) Garanto que Madame entende melhor o drama do limite de quatro páginas para o Processa Eu, (Mas quando você está menos inspirada, bem que aumenta a fonte do texto…) por exemplo. Eu também compreendo e valorizo o sofrimento que é ler os blogs titicas do Deleta Eu. (Todos os blogs do Deleta Eu! foram titica? Que bom que concordamos!)

Confesso que pensei dez vezes antes de escrever o “Flertando com o Desastre” (Viu? Pensar antes de agir não é tão ruim assim…). É uma coluna trabalhosa e perigosa, bato palmas para Madame, (Eu mereço.) que tem culhões de escrevê-la regularmente. Difícil encontrar o limite entre a polêmica e a ofensa (Polemize com quem vale à pena, ofenda as pessoas burras!). É uma linha tênue. Se você for covarde, fica um texto sem sal, igual a qualquer blog feijão com arroz que tem por aí, se você exagera na dose, além de ganhar um processo ainda desmerece seu argumento, porque soa como crítica apenas pelo prazer de criticar. (Ainda bem que você entendeu e aplicou o estilo Somir de escrever… Parabéns pela coluna!)

O tema também é uma escolha complicada. (Óh!) O que para mim pode ser polêmico, para os outros pode ser de mau gosto. (Tecla SAP: Mensuro o mérito do que escrevo pelos elogios.) E eu tenho um histórico de ofender pessoas sem a menor intenção (Vulgo “sem noção”.) de fazê-lo. Difícil mensurar até onde posso sentar a pata. A sensibilidade e o bom senso das pessoas varia muito. (*violino*)

O Deleta Eu também foi difícil. (“É fácil envejar, difiço é ser mim!”) Não tenho o hábito de ler blogs (Escritos por pessoas dotadas de cérebro.) e não tenho a menor noção de configurações e demais recursos (Gezuiz! Um dia desses você ainda apaga o blog… Vamos aproveitar enquanto é tempo, ok?). Só pude falar do conteúdo do texto mesmo (Ainda bem, achei que ia falar do tempo.), e ainda assim tive que me conter (Terminou correndo para não atrasar…), porque sou muito crítica e exigente. (Falou a fã de “Religião Urbana”…) Meu gosto não costuma bater com o gosto da maioria. (Concordo em gênero, número e grau.) Diversos blogs que eu considero uma bosta completa estilo “querido diário – acho minha vida interessante o suficiente para postá-la aqui” (Fiz um Deleta Eu! sobre um… Vários comentários, sabe?) são adorados e tem muitos leitores. (Gosto popular é uma merda. Aprenda isso logo…) Meu (mau-) gosto também não bate muito com o (bom-gosto) do Somir, eu gosto de muitos blogs que o Somir considera um lixo, (Não, minha querida, eles SÃO um lixo.) como “Te dou um dado” e “Kibe loco”. (“Hahahaha! Ele escreveu uma palavra numa foto! Olha que legal!”, “Hahahaha! Zorra Total está passando na TV!”) Nossos gostos para blog são tão diferentes que não sei como conseguimos criar um blog juntos! (De alguma forma você também queria fazer algo que prestasse…)

Fiquei surpresa ao ler a versão do Somir para as minhas colunas. (Faltou separar em tópicos, né?) Juro que eu gostaria que o Somir Surtado vire um quadro permanente! (Para folgar nas terças?) Acho que ele teria muito a dedurar sobre o universo masculino. (Quer ver a minha caveira…) Se tem alguém sincericida o suficiente para trair o movimento, esse alguém é o Somir. (Nem se eu escrever um guia vão entender…) Por incrível que pareça, ainda aprendo sobre o universo masculino lendo o que ele escreve. (E depois fica me xingando, dizendo que não precisava saber disso ou daquilo… Decide aí!)

O Processa Eu ficou bem a cara dele. (Algo me diz que não foi um elogio…) Eu foco mais nas fofoquinhas e na maldade – adoro debochar. (Ou seja: é mulher.) Ele foca no perfil psicológico, nos fatos e adora desprezar. (Ou seja: sou homem.) Foi valente na escolha, bateu em um ídolo que além de tudo era minoria socialmente marginalizada: homossexual e portador do vírus HIV. Com o plus de estar morto. (Família ainda pode processar?) É sempre cruel bater em cachorro morto, literalmente. (Gazela morta, aliás.) Achei até que ele levou pouca pedrada para o tamanho da ousadia, eu esperava que fossem xingar bastante. E ri muito dos trocadilhos dele com os nomes reais de pessoas e músicas. (Eu sempre coloco umas piadas mais fáceis…)

A parte mais engraçada disso tudo foram as nossas conversas (brigas) nos bastidores, um aconselhando (trollando) o outro sobre a melhor forma de escrever as colunas. (Com palavras, formando frases…) Acho que ambos estavam com medo do que iria sair. (Tecla SAP: Fiquei com medo de perder o fã-clube na terça-feira.) No final das contas, gostei do resultado. (Somos dois.) Por mim, a cada cem postagens faço uma Semana do Avesso. Só que na próxima gostaria que vocês escolham o tema, por votação. (Sei não, vão querer fazer o Orlandinho “ser curado”…)

A intenção principal era fazer alguma coisa diferente, afinal, nada pior do que um blog monótono onde os autores se acomodam em uma fórmula que deu certo. (Hein? Terá Parecido?) Mas no fim das contas, serviu para que um valorize o trabalho do outro. (As minhas são mais difíceis… Hahahaha.) Percebemos que não é tão fácil quanto pensávamos escrever essas colunas toda semana. Algumas coisas a gente só percebe na prática.

Também é bom saber que em caso de necessidade, um é capaz de escrever a coluna do outro. (Ou ignorar um aviso com antecedência sobre atraso e sair difamando o outro! Certo?) Se algum dia um de nós precisar se ausentar, o outro pode fazer uma coluna invertida, postando seu ponto de vista. (O meu é o certo. Decore para usar quando precisar.) Evidente que isso não exclui o Siago Tomir… (Evidente… Confete nunca é demais, né?)

Será que Somir e eu somos mesmo tão parecidos na escrita? (Será?) Será que se não tivéssemos anunciado uma Semana do Avesso, alguém teria percebido a diferença de redação? (Acho que o banner escrito Somir Surtado, que você exigiu, ajudaria…) Eu acho que sim. (Super-válida a proposta de deixar uma pergunta no ar e respondê-la em seguida!)

Espero que a nossa brincadeira tenha sido tão divertida para vocês quanto foi para a gente. (Vou querer o Processa Eu! emprestado de vez em quando.) E parabéns ao Somir, que consguiu o maior número de comentários da semana, com seu Processa Eu! (Eu já disse que mereço? Eu mereço!)

Para nos dizer que gostaria que cada coluna fosse escrita por ambos para sempre, (Maluca!) para nos oferecer dinheiro de modo a que possamos parar de trabalhar e atender à primeira proposta (Eu trabalharia nisso com todo prazer. Mas eu vou ser o presidente da empresa. Você vai ser a primeira-dama. E nada de processo por assédio!) e para dar a sua opinião sobre o que achou da Semana do Avesso: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (6)

  • Laivine, eu não escrevi o Deleta Eu sobre o outro Manual do Cafajeste por um motivo muito simples: eu não acho que ele deva ser deletado.

    Só detono blogs e pessoas que eu realmente não gosto…

  • Eu adorei a semana do avesso, em especial o Somir Surtado! (O do holocausto foi ótimo também, ok? XD) Mas ainda acho que seria muito mais legal um “deleta eu” sobre o OUTRO manual do cafajeste. Bem mais interessante ver a reação das leitoras de um blog com mais de 200 comentários por post do que de um blog com meia dúzia de postagens em quase 2 anos.

    A postagem comentada foi legal também! Apesar de eu achar meio cansativa, acho que a técnica de comentar cada parágrafo ao invés de largar comentários no meio do texto legível… Mas eu já estou acostumada, em cada “deleta eu” tem uma dessas.. x) E o “deleta eu” é um dos quadros que eu mais gosto… um dia eu apareço nesse quadro!

    E como a Paminha, o DR Forever é mais legal que o Drama!, sinceramente, eu leio Drama! por pura rotina… só o quadro da família Somir é legal, e nem tanto… O Carlão me da raiva.

    Valeu a semana! Espero mais dessas, foi divertida! =D

    Abração, Lai~

  • Adorei a postagem comentada! (2)
    Somir Surtado deveria ser coluna alternada com a Sally Surtada ou então cada um escreve metade. Se virem! hahaha
    Só na novela que eu achei mais engraçado quando o Somir escreve, porque fica bem mais escrachado!
    Curti muito o Deleta Eu da Sally, mas deve ser um saco mesmo procurar blogs escrotos pra falar mal.

  • Eu adorei a semana. Os dois estão de parabéns…

    A unica coluna que não leio aqui do blog é o Drama porque tenho preguiça disso…rs. Não acompanhei desde o inicio porque fiquei sem internet, aí “boio”…

    Mas eu amava os DR forever de antes, só da Sally e do Somir, ou no maximo mais um amigo em um contexto em especifico…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: