Ele disse, ela disse: Sexo frágil?

Ficou estranho, mas é mesmo uma mulher flexionando o braço.

Não, hoje não falaremos de relações sexuais com quem tem osteoporose, “sexo frágil” é uma convenção lingüística para se denominar o sexo feminino. Todos já ouviram essa expressão. Mas hoje, aqui no desfavor, colocaremos isso à prova. Sally e Somir… adivinhem só?

Tema de hoje: As mulheres são mesmo o sexo frágil?

Sim. Obrigado e até a próxima.

Hã? Quer uma explicação? Que seja… Antes de falar sobre a idéia, falemos sobre o significado real dessa expressão. Sexo frágil é uma tradução de uma tradução de uma tradução… Na verdade, a palavra “frágil” está tão fora de lugar em português que eu poderia simplesmente sair pela tangente e sacanear a Sally batendo nesta tecla…

Se foi Cervantes mesmo o primeiro a usá-la, “sexo frágil” seria tradução de “o belo sexo”. Se realmente é uma expressão de raízes germânicas adaptada para o inglês arcaico, a tradução é “o sexo justo/gentil” (Mais para gentil do que justo, peculiaridade da versão arcaica da palavra usada… “Fairer”. E sim, tem mais vários outros sentidos. Estou deixando de lado por falta de espaço. Pesquisem se acharem interessante.). E mesmo se tivesse começado em outro lugar do qual eu não fiquei sabendo, duvido que a idéia era denegrir com o conceito de fragilidade. É para ser um elogio, oras!

Quem acha fragilidade um defeito imperdoável é homem. Alguma das mulheres “diminuídas” pela expressão sexo frágil tem cérebro, corpo e criação de homem? Pois então, essas mulheres estão CHUTANDO que a idéia de sexo frágil seja uma forma de denegri-las. A manipulação está na mente do manipulado, sempre digo.

Apesar da tentação de continuar nessa linha ser grande, eu vou voltar para “sexo frágil” mesmo. Vamos discutir agora em cima dos assuntos que aposto que Sally vai trazer à tona por causa dessa palavrinha usada de forma errada.

Sim. Mulheres são o sexo frágil.

Homens são mais fortes fisicamente. Claro que a campeã mundial de halterofilismo dá um baile na maioria dos Zé Ruelas nesse mundo quando se fala de levantar pesos. Claro que uma nadadora profissional vai e volta 10 vezes numa piscina olímpica enquanto um vagabundo como eu está se agarrando nas raias e pedindo ar depois da primeira batida na borda. Claro que uma lutadora faixa-preta enfia a porrada num otário abusado qualquer de bar. Mas isso não quer dizer nada sobre os sexos em si.

Em virtualmente qualquer esporte, o campeão masculino daria um baile na campeã feminina. Mais músculos, mais pulmão, mais testosterona. Vou além: Se todos os homens do mundo tivessem que brigar com todas as mulheres do mundo, sem nada além dos próprios punhos, é certeza que os homens venceriam. Quando os fracos do seu grupo vencem os fracos do outro, ganha-se uma vantagem numérica irreversível em pouco tempo.

Mas isso não passa de falar o óbvio ululante. Agora falo de algo de muita gente coloca em dúvida: A maior força psicológica masculina. Não é questão de méritos ou qualidades, é a forma como um homem pensa e a forma como ele é incentivado a agir. Desde os primeiros dias de vida, o cérebro masculino vai se especializando numa percepção das coisas muito mais prática. Foco em espaço, objetos e funções. Quando ao mesmo tempo mulheres vão ocupando seu desenvolvimento com a habilidade em relações interpessoais. Foco em empatia, comunicação e detalhes.

Não vou dizer aqui que uma coisa é melhor do que a outra. Porque não é. O importante é que essa forma masculina de ver as coisas o blinda melhor contra as intempéries da vida. Um homem TENDE (Viu? TENDE!) a ser mais egoísta, insensível e direcionado. Para cada homem chorando no banheiro do trabalho, existem cem mulheres na mesma situação. Para cada homem esperando uma ligação, mil mulheres chorando nos ombros das amigas. Para cada mil invenções masculinas…

Vantagens e desvantagens. Homens resolvem seus problemas de forma mais rápida e clara, formam relações mais fortes com bases superficiais, planejam pelo resultado percebível. É uma mente mais resiliente. Talvez pelas lacunas no aprendizado de relações com outras pessoas, mas mesmo assim, é uma força considerável.

Entendam isso: Quem SE MATA para tomar o poder? Não há nem como se comparar que sexo declarou mais guerras na história. E esse é o outro ponto da argumentação. A agressividade masculina. Agressividade que garantiu que a maioria das sociedades de que se tem história fossem patriarcais. Talvez com uma boa organização e muita força de vontade as mulheres pudessem ter revertido o jogo em vários desses casos. Mas não o fizeram…

Fragilidade por comparação. Eu não consigo pensar como uma mulher, mas de alguma forma, imagino que essa “docilidade” vai muito mais além de não ter músculos suficientes para acabar com a raça de um homem. Mulheres parecem não gostar desse joguinho de bater as mãos no peito e berrar para provar quem é o mais forte. Suas disputas não são tão declaradas.

Pode até ser burrice sair gritando por aí que quer brigar, mas é uma burrice que tem seus resultados práticos. Testosterona, agressividade, territorialidade… O homem vai ser mais violento por natureza, ter menos medo de se colocar em risco.

Exemplo maluco: Somos mais inteligentes que um leão. Mas sem armas ou grades, somos presas fáceis para qualquer um deles. Se os filhas-da-puta começarem a pensar de forma abstrata e agir como seres sociais em larga escala, estamos ferrados. E nem chega a ser demérito. Oras, eles nasceram mais fortes mesmo e são mais agressivos na média do que nós.

Eu não escrevi essa coluna só para repetir o óbvio, eu estou falando aqui que mesmo tratando a expressão “sexo frágil” como sinônimo de fragilidade, ainda sim são as mulheres que mereceriam o título. Não dá para enfrentar de frente um ser mais forte, focado e agressivo que você. Eu garanto: Ser homem é o máximo. Mas não teria graça nenhuma sem as mulheres. (Bom, talvez durante a rodada do Brasileirão…)
Mulheres: Vocês não são homens. Portanto, são mais frágeis. Tapar o sol com a peneira vai apenas salientar essa fragilidade.

Não adianta querer ganhar do leão na porrada. Mas o leão não sabe usar nossas armas e não sabe abrir jaulas. Ainda bem que a humanidade percebeu isso logo. Se é que vocês me entendem…

Ah sim, muita força para vocês. Aposto que vão adorar o texto da Sally. Quem não gosta de ter seus esforços reconhecidos e receber uma massageada no ego? Faz bem.

Para dizer que eu deveria ser jogado aos leões, para me chamar para uma luta de braço-de-ferro com a sua amiga Fernandão ou mesmo para dizer que obviamente eu tenho inveja das mulheres: somir@desfavor.com


A frase chega a ser engraçada… Mulher, sexo frágil?

Se fosse dita em 1920, até poderia ser aceitável. Mas hoje, não há muita coisa que um homem faça que uma mulher não possa fazer. Mulheres trocam pneus, mijam de pé e sustentam lares. Mulheres empurram bebês para fora de suas vaginas, depilam a virilha com cera quente, trabalham e cuidam de filhos. Uma evolução e tanto, né? E o homem, no que ele evoluiu de 1920 para cá? Bom, atualmente ele leva mais chifres, alguns ganham menos do que suas mulheres e outros ficaram mais sensíveis. Mandaram bem, hein rapazes?

Eu acho tão cara de pau Madame sustentar uma frase dessas! Gostaria que vocês pudessem ver o show que acontece cada vez que Somir pega uma gripe. Quem aqui nunca viu um homem se comportar feito um bebê ou uma criança em situações de pressão ou estresse? Visitem a casa de um homem que mora sozinho e de uma mulher que mora sozinha e me digam quem é sexo frágil.

É fácil ser homem. Você pode ter cabelos brancos e ainda assim ser charmoso (Sean Connery, Richard Gere, etc). Alguém sabe me dizer uma mulher de cabelos brancos charmosa? Pois é. Mulher tem que estar sempre linda, jovem, bem informada (se não é bonitinha e cabeça oca), trabalhando (se não é interesseira sustentada) e ainda parir, amamentar e criar filhos. Será mesmo que somos o sexo fraco? Homem tem que fazer o que para conquistar o respeito social? Apenas ser bem sucedido profissionalmente.

Sabe qual a diferença entre um homem e um menino? O preço dos brinquedos. Se na infância eles brincam com carrinhos e bola, na vida adulta brincam com porcarias eletrônicas e com carros. Façam um teste: peguem uma pinça e arranquem APENAS UM pêlo do braço ou da perna do seu namorado quando ele estiver distraído. Observem a reação/show exagerada a uma coisa que você faz de 15 em 15 dias com a maior naturalidade.

E para quem diz que mulher é dependente emocional, pense duas vezes. Hoje em dia o que mais vejo é homem se portando dessa forma vexatória: implorando para que você não termine um namoro com ele, chorando e dizendo que não vai saber ficar sozinho. Sim, Cuecas, enquanto nós evoluímos de cem anos para cá, vocês involuiram. Emocionalmente as mulheres também são sexo forte (tirando uma meia dúzia de zebras, aleijadas emocionais que se acabam por causa de homem…)

Mulher tem medo de barata? Tem sim, mas tanto homem também tem! E agora, na odiosa versão Ano 2000, o homem não tem pudores de contar seus medos, ser sensível e chorar. Uma bosta completa. Eu tenho medo de lagartixa, mas se não tiver um homem por perto, me viro.

Amigas, pensem em momentos de suas vidas onda a porca torceu o rabo. Pensem em situações extremas. Avaliem quem reagiu melhor: você ou o cueca que estava ao seu lado. Sempre que passei por situações limite me mantive centrada e o cueca que estava ao meu lado se desestruturou todo.

Um homem solteiro que não tem mamãe por perto nem namorada para cuidar dele vive como? Salvo honrosas exceções, muito mal. Com roupa amassada e uma dieta vergonhosa. Li uma reportagem que se propôs a fazer exames de sangue em homens que viviam com suas namoradas e esposas e em homens que viviam sozinhos. Os homens sozinhos estavam PODRES, com colesterol na casa do caralho, triglicerídeos na puta que pariu e etc. Os que moravam com alguma mulher mantinham a saúde em dia. O mesmo estudo realizado com mulheres não mostrou qualquer variação, ou seja, tanto as solteiras como as casadas se cuidavam por igual.

Disso se depreende que um homem, em sua maioria, é incapaz de cuidar de si mesmo de forma satisfatória. Se isso não faz dele sexo frágil, não sei o que faria…
Até mesmo na porrada uma mulher pode ganhar do homem hoje em dia. Uma mulher bem treinada em alguma luta pode dar uma bela surra em um homem. E por falar em “bem treinado”… o que é a relação dos homens com suas mães? Jura que eles pretendem ser o sexo forte mesmo sendo crianças gigantes perto da mamãe?

Não sei como Madame pode defender que mulher é sexo frágil. Talvez as mulheres com que ele anda se relacionando sejam (ele sempre teve uma queda por zebras, são mais fáceis de manipular), mas hoje em dia qualquer mulher que se preze tem seu dinheiro, sua vida e seus projetos, independente de qualquer homem.

Somir, abra sua geladeira e tire uma foto: só tem cerveja, duas fatias de presunto mofado e um saquinho de mostarda cuja validade expirou em 2002. Somir, conte para a gente o que acontece quando você se corta e seu dedo sangra. Conte para a gente o que aconteceu quando você tentou parar de fumar ou começar a malhar. Vocês homens não tem vocação para agüentar dor, fazer esforços ou se sacrificar. Sexo frágil é o caralho, literalmente.

Para me dizer que o Somir é sexo frágil mas você não é, para me dizer que uma lagartixa acaba com o meu discurso e para sugerir temas: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (10)

  • Sally: idade cronológica é uma coisa, idade biológica é outra e idade mental é uma terceira completamente diferente.

    Velhos babões são meninos com idade cronológica e mais das vezes biológica avançadas que nunca saíram da adolescência mental.

    Aliás, periga de muitos passarem toda a vida na infância.

    Homem, mesmo, que por definição é mentalmente adulto e em alguns poucos casos pode chegar a se tornar mentalmente um senhor vetusto e austero, é bicho muuuito raro.

    Forte abraço!

  • Nossa…as mulheres são fortíssimas! Isso nem tem como argumentar o contrário. O que mais tem é mãe solteira ganhando a vida na raça, cuidando dos filhos, grandes avós cuidando dos netos, enquanto a mãe trabalha e tudo mais. Homem não teria jamais essa condição, eles mal se tornam adultos! Tem que ser cuidadinhos pelas mamães e depois pelas esposas. O meu primo solteirão, na geladeira dele só tem cerveja, presunto, queijo fatiado. Isso é uma vergonha!

  • Nhmmhm.. não sei o que houve com o meu comentário, então não vou escrever tudo de novo: Não acho que existe um sexo frágil, e não é pra ficar em cima do muro… é pra discordar dos dois mesmos.

    Pra mim, depende do modo como a fragilidade é abordada. Ambos os sexos são extremamente complementares justamente por que possuem forças e fraquezas distintas.

  • Sizenando, ache um único homem que cite espontaneamente Fernanda Montenegro ou Meryl Streep quando perguntado um exemplo de mulher charmosa!

    Homem quanto mais velho mais baba por meninas jovens… Ô RAÇA

    Somir: seu texto é tão escroto, mas tão escroto, que se eu estivesse morando com você te dava um cascudo por causa dele…

  • Sally, só um detalhinho (coisa mínima, mesmo): você usou a palavra “charmosa”, e dependendo da faixa etária do leitor pode ter quem te responda Fernanda Montenegro ou Meryl Streep.

  • O Somir disse que não queria chover no molhado… mas foi bem isso que ele fez!! Que o homem é mais forte fisicamente, não há discussão, isso é óbvio! E foi exatamente isso q ele ficou repetindo parágrafo após parágrafo, de várias maneiras a mesma afirmação.
    Não me convenceu do porque a mulher seria o sexo frágil.
    Pq não somos ogras?

    Quanto ao texto da Sally… não há o que comentar.. foi tudo dito!!
    Homens são tão fortes, tão másculos, tão maus, tão agressivos (ai que medoooo)… Até a primeira gripe!!

  • noooooooooosa

    somir gosto muito dos seus textos ….
    mas a sally conseguiu ….
    sem comentarios …..

    por mais q a mulher ainda seja delicada, na hora do desespero ela sabe se virar muito melhor do q qualquer marmanjo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: