Sally Surtada: Síndrome da Falsa Superioridade.

Enveja por todos os lados!

Síndrome da Falsa Superioridade. Não sei se esse nome existe ou se está catalogado para classificar essa neurose tão comum nos dias de hoje. Se não existe, acabo de inventar, assim como inventei o nome deste blog.

É aquela pessoa que se acha o máximo, apesar de não ter o menor motivo para se achar o máximo. Ela se tem em tão alta conta, que consegue enganar muitos dos que a cercam, supostamente racionais, e acaba convencendo a um número considerável de pessoas que ela realmente é fodona. Pode ser homem ou mulher. O fato é que essa pessoa se auto-promove onde quer que vá. Por mais básica que seja sua tática de convencimento, bem, tem muito imbecilóide no mundo, acaba dando certo com alguns.

E por muitas vezes, acaba nos afetando também. Mesmo que sejamos pessoas racionais e esclarecidas, o portador da Síndrome da Falsa Superioridade consegue nos colocar para baixo. Ainda que não nos convença que é muito melhor do que nós, ele também nos pisa, nos critica e nos diminuí como uma das táticas para se promover. Claro, nada ostensivo. Tudo muito discreto e fino.

O portador da SFS não se acha, ele se tem certeza. Se você confrontá-lo ou desmenti-lo, vai virar invejoso(a) – isso na melhor das hipóteses. Não contente em se achar e se ter certeza, ele ainda sente um prazer especial em te espezinhar com qualquer coisa que ele tenha ou faça (ou ache que tenha ou ache que faça) melhor do que você e apontar seus erros quando estes acontecem.

E enquanto ele faz isso para você, dos males o menor, porque você tem chances de se defender. O problema é quando ele faz isso, se referindo a você mas para outras pessoas, nas suas costas. Aos poucos ele vai minando sua credibilidade. Quando você vai ver, ele está dizendo para quem quiser ouvir como ele é melhor que você. Sim, as pessoas são estúpidas, muitas acreditarão. Por incrível que pareça, para algumas pessoas acreditarem em uma informação, basta que ela lhes seja contada. O ser humano é estúpido.

Como agir com uma pessoa assim?

Se você tem estômago, pode concordar com o SFS. Dizer que ele é tudo aquilo mesmo, que ele é fodão. O grande problema é que vai ter muita gente que vai acreditar que ele é tudo aquilo mesmo, e por conseqüência, vai acreditar que você é quase nada quando ele tentar te colocar para baixo. Sem contar que, quando essa pessoa SFS exerce algum domínio sobre nossas vidas, como um cargo de chefia ou uma relação de parentesco inevitável, concordar com seus devaneios é assinar a sentença de morte e bater palma para maluco dançar. Cedo ou tarde a falta de limites se volta contra a gente.

Normalmente os SFS são observadores. Eles sabem onde nós somos mais frágeis e costumam nos atingir justamente nessa fragilidade. Me lembro de uma pessoa desagradável com a qual trabalhei em uma época da minha vida que fazia esse tipo de coisa comigo. Era uma mulher que se fazia questão de dizer todos os dias o quanto ela se achava mais bonita do que eu. E juro para vocês, ela não era nada bonita. Certa vez, eu cortei meu cabelo curto, e me arrependi amargamente. Minha tristeza com meu novo cabelo era visível. Quando ela percebeu isso, não perdeu tempo. Ela não deixava passar uma oportunidade de ostentar como ela gostava do cabelo dela, como o cabelo dela era ótimo, como o cabelo dela estava quase na cintura e como o cabelo dela crescia rápido. Não se passava um dia sem que ela diga essas coisas. E sim, o cabelo dela era uma merda, parecia Assolan. Mas ainda assim, me fazia mal, porque me lembrava que o meu cabelo estava uma merda.

Já me disseram que esse tipo de pessoa deve ser ignorada. Quando você tem contato esporádico com a pessoa SFS tudo bem, mas quando é uma coisa freqüente, é muito difícil. É duro agüentar alguém te diminuindo e se auto-promovendo todos os dias. Chega uma hora que a gente reage. Isso faz mal, isso abala. Existe alguém tão bem resolvido que não se abale com isso? Se não pela crítica, pelo desaforo de ficar te diminuindo! Talvez existam pessoas mais fortes que eu por aí, que não se abalem com comentários pejorativos diários, mas a maior parte das pessoas se aborrece com isso. Para mim, ignorar dia após dia não é uma opção. Chega uma hora que eu canso.

Infelizmente tem gente que é tão insegura que precisa se sentir mais colocando os outros para baixo. Se sente mais apenas quando o outro é menos. Esse é o perfil de quem tem Síndrome da Falsa Superioridade. São pessoas que sabem tudo, viram tudo, viajaram para todos os lugares, conhecem e entendem de tudo. Nunca, jamais, você vai poder esboçar uma opinião sua para essa pessoa, porque ela tem todas as respostas e a sua será desvalorizada. Tudo dele é maior e melhor. Nem que seja para competir em sofrimento. Lembro que uma vez um SFS ficou horas tentando discutir comigo e me provar que tinha mais problemas de saúde do que eu. Então ta… o posto de pessoa mais doente eu passo numa boa! Tudo é competição. Um saco.

Tudo fica pior quando a relação com o SFS é amorosa. É simplesmente insuportável ter um parceiro que em vez de jogar no mesmo time, está sempre competindo com você e te colocando para baixo. Você vira uma coisa insignificante ao lado do seu parceiro, brilhante e vencedor. É especialmente doloroso porque sempre tentamos ser queridos e admirados por nossos parceiros, nada pior do que um parceiro te detonando. Daí nos esforçamos mais ainda para tentar ser notados, queridos e admirados e quanto mais nos esforçamos, mais o parceiro se promove às nossas custas, nos jogando para baixo.

Chega um ponto em que começamos a acreditar que o outro é realmente melhor do que nós na relação amorosa, porque as pessoas confiam nos seus parceiros. Isso faz um estrago enorme ao ego. E é mais comum do que a gente imagina! Para casos assim, a única solução é se afastar. O problema é que após um tempo sendo sistematicamente detonadas, ficamos tão fracos que muitas vezes não conseguimos sair desta relação. É preciso fazer um esforço, perceber que o outro é um bostinha que sobre na vida pisando nas nossas cabeças e pular fora.

Não precisa ser psicólogo para saber que pessoas assim são inseguras e fazem isso para camuflar as próprias inseguranças. Mas isto não os exime de responsabilidade por seus atos. Qualquer relação onde o outro te coloca para baixo, seja profissional, seja amorosa, seja familiar, é uma relação doente. Essa pessoa portadora da SFS é doente. Se houver a opção, é preciso se afastar, e de preferência, refletir o que nos fez ficar ao lado, quando é por opção, de uma pessoa que nos detonava. Sim, quando é por opção parte da culpa é nossa.

“Mas Sally, ele(a) no fundo é uma boa pessoa, é uma pessoa legal, eu gosto dele(a)”. Seja amigo(a), seja parceiro(a), existem pessoas boas e legais QUE NÃO FAZEM ESSE JOGUINHO SFS. Portanto, não basta ser legal, não basta gostar, tem que te tratar com dignidade, respeito, te admirar e te fazer bem. Não se engane, você está se colocando em uma armadilha ao se relacionar com uma pessoa assim.

O problema é quando não podemos nos afastar. Ainda hoje não sei bem como lidar com essas pessoas quando sou obrigada a conviver com elas. É fato que elas tem complexos e que se sentem inferiores, mas seria improdutivo jogar isso na cara da pessoa SFS, porque ela é muito bem blindada por suas mentiras.

Talvez a melhor solução seja a honestidade mesmo. Talvez eu devesse ter dito para minha colega de trabalho “Sabe, Fulana, que bom que você está feliz com o seu cabelo, mas vou te pedir para não falar nesse assunto comigo porque eu estou muito triste com o meu, então, para não ficar relembrando isso todo dia e me deixar mais triste, podemos falar sobre outra coisa?”. Sim, a verdade liberta. Mas tentem fazer isso quando houver testemunhas, testemunhas são fundamentais para impedir que o SFS distorça o que você falou.

O ideal me parece ser não fazer o jogo da pessoa, de disputar quem é o melhor, qual cabelo é mais bonito, qual doença é mais grave ou qualquer outra imbecilidade que seja colocada na mesa de disputa. Recuse a disputa, com muita classe. O que a pessoa SFS quer é a manutenção desse joguinho, é a disputa, é se sentir vitoriosa em cima de um perdedor. A partir do momento em que você não topa o jogo, desarma o mecanismo neurótico do infeliz.

Dizer a um SFS “Porque você está fazendo isso comigo? É uma tentativa de me diminuir? Me faz sentir muito mal esse tipo de atitude, é esse seu objetivo?”, ao contrário do que parece, não é dar uma vitória a esse idiota. É quebrar o seu jogo. Ele não vai assumir o que está fazendo, vai inventar uma desculpa/explicação, mas isso já quebra o jogo dele. E provavelmente depois dessa ele vá procurar outra pessoa que caia no joguinho dele. Para todo sadio é preciso um masoquista que tope o jogo.

Porém é preciso falar de uma forma digna. Se começar a chorar, espernear, gritar e etc, mina sua credibilidade e você sai mais queimado do que entrou. E essa é a parte difícil. Depois de tantos abusos, se recompor, trabalhar suas inseguranças e sua estima e confrontar o SFS de forma civilizada. E sem posar de vítima. Diga com naturalidade, de forma calma, como quem realmente quer saber qual é a da pessoa. Sem raiva, sem agressividade, sem show. É um esforço, mas vale a pena.

Colocando as cartas na mesa, mostrando que você sabe, percebe e não topa aquilo, você desarma o SFS. Por mais que ele não seja honesto, não admita, o jogo perde a graça para ele. Todas as vezes em que eu tentei deu certo. Recomendo que tentem e me contem.

Para dizer que seu blog tem muito mais comentários que o meu mas que mesmo assim o meu é legalzinho, para me dizer que com SFS só na porrada e para sugerir temas: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (26)

  • "Picuinhas femininas".
    O chato de se postar algo em blog's, é que carece de aprovação do administrador. E obviamente tem lógica, pois hão aqueles que usam palavriados de baixo calão,que de fato não devem ser exibidos, mas o pior é que idéias que contrariam as idéias do editor, dificilmente são aprovadas.

  • Anônimo: o tema é o mesmo, mas eu falo dessa Síndrome de Falsa Superioridade desde os tempos do Desfavor no Orkut e até mesmo da Corporativismo Feminino (mais de três anos atras), quem me acompanha sabe.

    De qualquer forma, fico feliz de ter despertado raiva em você, e mais feliz ainda de pensar da mesma forma que um dos melhores programas de TV da atualidade.

    Não fica nervosa não, tá? Quando você faz um blog de postagens DIÁRIAS é comum que alguns assuntos já tenham sido tratados em outros lugares. Não dá para escrever todo dia sobre uma coisa inédita.

  • Lidar com esse tipo de gente é fácil. Apenas concorde, concorde como se fosse verdade, mas como se fosse irrelevante anyway.

    Juro, a pessoa fica desnorteada. É engraçado. :)

  • Fêjax

    Essa sua cunhada é o típico exemplo de que, se cunhada fosse uma coisa boa, a primeira sílaba não começaria com…enfim…

    Sally,

    Posso estar maluca, mas já topei com pessoas com o problema oposto: Síndrome da Falsa Inferioridade…

    Suellen

  • a ex do meu namorado tá na comunidade "Deus me disse: Desce e arrasa"… ahahahahahah eu morria de rir toda vez que via o perfil dela

  • a ex do meu namorado tá na comunidade "Deus me disse: Desce e arrasa"… ahahahahahah eu morria de rir toda vez que via o perfil dela

  • Desde quando estar em uma comnidade "Sou pra casar" é uma promoção? Gostaria de fazer uma enquete (se houver, avisem) com os maridos para perguntar se a esposa deles foi meramente a melhor escolha racional…e não a ideal…

    (Eu, hein, credo)

    Suelen

  • "Se alguém abrir uma comunidade para dizer o quanto gosta de mim vou denunciar, denunciar e denunciar até apagarem!!!"

    Se eu não tivesse tanta preguiça, teria criado já uma comunidade "Eu amo a Sally".

  • HAHAHAHAHAHAHAHA

    Eu tô numa de auto-promoção que é "Não faço nada e me acham legal". Sério, não sei pq insistem em gostar de mim. Odeio gente.

    E sobre a EX cunhada, imaginem lidar com isso 2 anos. Afffe.

    Ela tá numa comunidade assim "Educação é tudo" e depois tem outra em baixo que diz "eu mando calar a boca mesmo!"
    WTF [2]??

    Imbecilóide.

  • Tô contigo Sally!!! hehhe

    Isso sim é
    BREEEGAAAAA!!!!

    Acho q pessoas se acham um lixo precisam vender uma imagem de 'poderosas' e achar que alguém inveja o 'poder' delas!!!

    Faz me rir né!!

    *ainda vomitando depois de ver o perfil da fulaninha lá*

    Achei O fim uma comunidade em que diz algo sobre "Olha mim, olha vc.. agora chora" … De rir????

  • Ai gente, o que são essas comunidades de SFS? Odeio gente que entra em comunidades de auto-promoção, por mais genéricas que sejam!

    – Deus me disse: Desce e arrasa
    – Causo na balada
    – Sou para casar
    – Tua inveja faz a minha fama
    – Tua inveja é o meu IBOPE
    – Me inveja? Entra na fila!

    BREGAAAAAAAA!

    E quando abrem comunidade do tipo "Eu amo Fulana", evidentemente A PEDIDO da Fulana? DEUS ME POUPE, ME LIVRE E ME PROTEJA desse tipo de cafonice! Se alguém abrir uma comunidade para dizer o quanto gosta de mim vou denunciar, denunciar e denunciar até apagarem!!! hahahaha

  • uahuhauha
    Isso é patético, serio tenho dó destas pessoas.
    É aquele típico pobre que anda de uno mile 1994, e cola um adesivo no carro: NÃO ME INVEJE, TRABALHE.
    Caralho, quem vai invejar esta merda?
    Ou aquela baranga, feia pra caralho, burra como uma porta que tem 200 comunidades falando de como ela é invejada e odiada. Sério, por quem?

    Mas sabe que eu nem me abalo. A pessoa é tão coitada,com a auto-estima tão fudida, q eu tenho dó.
    Só me irrito qdo tentam me ofender de alguma forma, oq ainda não ocorreu, já que eu tenho fama de atropelar quem tenta fazer isso.
    Sério não tenho piedade com quem tenta me minar não. Uso desde a espinha na bunda, até a mãe que se matou pra cagar na pessoa na frente de quem for.

  • "Convido a todos que conheçam minha ex[grazadeus] cunhada:"

    Mas o que é isso?
    Que garota fútil!
    A comunidade que mais achei engraçada foi "Mulheres com jeito de criança".
    Descrição da comunidade: você que tem um jeitinho de criança, ou adora; assiste desenho animado, tem vários ursinhos, tem um pijama do pateta, faz coisas erradas escondidas, é desastrada, chora por bobeira e ta sempre dando aquela risadinha fofa , aqui é o seu lugar !

    Lamento mas de MULHER esse despacho em pessoa não tem nada! É menina com pose de mulher.

    Por que será que essas pessoas assim sempre acham que alguém tem inveja delas?
    Peninha dela.
    Exemplo do porque da peninha: " Existo, logo incomodo" WTF??

  • * Antes de me criticar, tente me superar.
    * Sua inveja faz a minha fama.
    Frases feitas só pra causar polêmica.
    Trollzinho infantil!

  • É um exercício , eu custei a aprende-lo porque sou muito explosiva , só que sempre me dava mal com isso porque o ser humano em geral é burro e acredita no que vê sem se preocupar em saber os fatos reais . Com o tempo aprendi a me divertir com a situação porque essas pessoas em geral não são inteligentes e mais dia menos dia a máscara cai , ou pelo menos se não cair você se livra de problemas e aborrecimentos . Não é minha tática favorita mas infelizmente tem que ser assim além de claro evitar o contato na medida do possível . Tem pessoas pelas quais simplesmente não vale a pena você ter problemas é necessário ter isso em mente , mas é claro que em certas horas tem que rolar um exercicio de auto controle do c* .

  • Eu não consigo ter sangue frio! Depois de um tempo acabo estourando mesmo fazendo um esforço para me manter civilizada!

    Acho chique guerra de nervos. Sempre tive inveja de quem consegue fazer guerra de nervos. Como fazer para não perder a calma?

  • Auuahauhauahuahaha EXATAMENTE Sally !
    Essas são as piores a meu ver , tem que usar de muito sangue e frio e cinismo pra lidar com esses tipos . Eu acho que o segredo é dar corda pra se enforcar , estourar não é a melhor pedida . Muito bom o texto devo ressaltar , acho que todo mundo tem uma praga dessa mais cedo ou mais tarde .

  • Hahahahaha…isso me lembra a garota surtada que te contei por e-mail, a que tem transtorno de personalidade histriônica. Se voce procurar a definição disso vai ver que se encaixa mil por cento!

  • Fê, isso não é cunhada, é castigo!!!

    Claudia, conheço o tipo! Aquela pessoa que fala mal de você falando bem!

    ex: Ai, eu gosto tanto de Fulana, acho ela muito legal, sabe? Uma pessoa ótima, linda, maravilhosa, que merece tudo de bom! Torço para que esses problemas com depressão passem logo porque amo ela, uma pessoa nota dez como ela não tem porque tentar se matar!

    Pronto, já jogou na roda que a Fulana está deprimida e tentou se suicidar. Já queimou a Fulana até a raiz dos cabelos como maluca descontrolada. Mas falando bem, claro. Não vai ter quem não ache que ela quer o bem da Fulana!

  • Eu acho que há ainda um outro tipo de SFS ( uahauha gostei da nomenclatura ) aquele que ao contrário te coloca pra cima de forma falsa . É uma pessoa competitiva também mas que sabe que está abaixo então a tática de detonar não funciona . O que ela faz ? Espalha pra Deus e o mundo que te adora , que é super sua amiga , te elogia o tempo todo mas tudo isso esperando apenas uma oportunidade qualquer de te detonar e quando surge ela é cruel mas sempre se passando por amiga . É o tipo que se vc explodir todo mundo ficará espantado como vc pode ser mau com uma pessoa que te gosta tanto . É muito complicado lidar com esse tipinho , eu tenho uma que felizmente irei me livrar em breve por conta de uma mudança de cidade . O que tenho feito ? Sou cinica , é muito dificil mas tenho conseguido , finjo crer na amizade e não " dou material" pra que ela possa conseguir o que quer que é acabar comigo , só consigo fazer isso porque é uma situação temporária e uma pessoa sem caráter dessas não sei se vale ter como inimiga mas pra quem não tem alternativa e é obrigado a conviver acho a solução dada no post de uma conversa séria e sem exaltações uma boa pedida .

  • Pior são as que se auto-promovem on-line e de de perto são NADA.

    [Ai como sou baixa]

    Convido a todos que conheçam minha ex[grazadeus] cunhada:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7485470020607797546

    Take a look nas comunidades, plis, já que as fotos ela cadeou.

    Se eu não a tivesse deletado, juro que dava meu login e senha, só pelo prazer de exemplificar esse post [minha cunhada é o ser mais barraqueiro ever, briga em ônibus e chama as pobretes de mais feias do que ela, só pra ter idéia].

    Agora, com vocês, uma funcionária da empresa que trabalho. Ela é a pessoa mais calada do mundo, mais brega e mais sem sal. Vejam como ela se auto-divulga. Não parece que [pelo seu about] é a pessoa mais tchan-nan da terra:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=12917509926402823899

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: