Desfavor da semana: Ou dá ou desce!

A Igreja Universal é acusada de TANTAS falcatruas que fica até complicado fazer o habitual resumo da notícia antes dos textos. Aqui vai um pequeno exemplo. Mas, o desfavor da semana não é só sobre Edir Macedo e seus comparsas agindo como uma quadrilha de Jesus, é também o repentino interesse da mídia (leia-se Globo) em fazer das novas denúncias notícia da maior importância. Ninguém presta. Desfavor da semana!

Somir

Eu não faço a menor questão de contemporizar: A Igreja Universal é uma organização CRIMINOSA. Processa Eu! E não tem nada a ver com o fato de eu achar que religião e misticismo são o câncer da humanidade. (Ok, um pouco.)

Não vou negar que eu dei muita risada quando vi a matéria caprichada que um dos canais da Globo dedicou ao auto-proclamado Bispo e sua Igreja. É realmente hilário que uma organização como a Universal apronte o que apronta e ainda tenha milhões de fiéis sustentando os luxos de seus pastores e funcionários diversos. Eu sei que de uma certa forma é triste que pessoas desesperadas dispendam de recursos que muitas vezes nem poderiam dispender na expectativa mentirosa de uma vida melhor. De uma certa forma… Triste mesmo é que as pessoas tenham tão pouco estudo e capacidade de pensamento crítico a ponto de acreditar naquelas baboseiras.

Óleo de Israel de Soja do Supermercado da Esquina? Fogueira Santa de Pano Especial Que Está Presente Em Todas as Igrejas da Franquia? Sessão Descarrego de Anonimato na Esperança de Ser Visto por Outras Pessoas?

Tem que ser muito inocente e desesperado para cair nessas.

Mas não são todos os enganados que realmente tem a desculpa do desespero. Na verdade, não são só pobres que frequentam a Igreja Universal. É gente de todos os níveis sociais, de todos os níveis de estudo e de todos os níveis de mau-caratismo. É gente querendo levar vantagem na vida, seja com a crença irracional no papai-do-céu, seja com a crença altamente racional de que uma igreja desse tipo se transforma numa espécie de maçonaria hardcore para quem quer uma ajudinha para subir na vida.

Se você teve condições de estudar e de não passar fome na vida, não tem NENHUMA desculpa para estar numa igreja dando dinheiro para um pastor, padre ou algo que o valha. É vontade de levar vantagem.

“Se eu rezar bastante, passo na frente de quem reza menos.” É uma espécie de puxa-saquismo cósmico. Ao invés de trabalhar melhor, adule o chefe na expectativa de um aumento.

Edir Macedo é um escroto, mas ele é uma forma de ir queimando o filme dessa instituição preconceituosa, retrógrada e criminosa que é a Igreja. Não só a Universal, está no cerne da religião adaptada à sociedade humana. O conceito de acreditar que estamos no universo por intermédio de uma inteligência superior que nos ama incondicionalmente até que é bonito. Mas o que sai a partir daí estraga qualquer chance disso ser benéfico.

Se eu tenho dó de quem gasta dinheiro com a Igreja Universal? Não mesmo. Talvez ficando na miséria aprendam que puxar o saco de um ser imaginário é o ato mais inútil possível. Evolução. Prêmio Darwin para quem se fode na vida esperando que religião resolva alguma coisa. A gente ainda se livra disso, eu não vou estar vivo para ver, mas a gente ainda se livra dessa âncora. E não é fé, é lógica. Cada século que passa o conto-de-fadas fica mais fraco. Condições de vida melhor e informação livre são a quimioterapia.

Só que mesmo achando o máximo que a Universal (e tantas outras, como a do Kaká e dos Bispos Metralha) suje cada vez a instituição que representam, não se pode negar que as acusações contra Edir Macedo e seus vendedores são denúncias de crimes do mundo real. E esses não podem ser perdoados. Lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, falsidade ideológica e tudo o mais que supostamente (com certeza) eles fizeram ferem a sociedade como um todo. Estão se aproveitando dos desesperados, dos que querem levar vantagem e dos que estão levando esse país a sério. (Mesmo que muitas vezes não mereça.)

Não tem dessa de achar que as pessoas são livres para colocar o dinheiro delas onde bem entenderam. Vê o que acontece com você se você começar a financiar algum esquema de tráfico de drogas… Quando a instituição financiada por pessoas de bem comete crimes, não faz diferença a intenção do dinheiro investido. Tem que se averiguar e punir, máfia é máfia, independentemente da fachada que usa.

Máfia sim. Quem compra meios de comunicação e financia políticos com dinheiro ilegal é mafioso, e dos mais perigosos. Se o dinheiro fosse legal, seria imoral, de qualquer forma.

Só que quando você começa a entrar em mercados novos, encontra concorrentes novos. A Igreja Universal enfiou suas garras na mídia, comprou uma rede de televisão e começou a injetar uma quantidade de dinheiro impressionante para ganhar a guerra pelas televisões ligadas no país.

Leis de mercado simples. Quando um concorrente começa a roubar seus clientes, você tem que reagir. A Globo, nesse tipo de posição, não perdeu tempo e enfiou os dois pés no peito da Universal assim que percebeu que eles iam entrar de cabeça no seu mercado.

Mas a Universal já tinha uma boa base. Já tinha colocado dinheiro na política.
Todo mundo inocentado. (República das Bananas!)

A Globo teve de engolir a Uni… Record por um bom tempo. Até que percebeu mais uma boa chance de bater onde realmente dói: Na fonte de renda da concorrente. E dá-lhe cobertura DESPROPORCIONAL sobre os crimes do cofrinho da adversária. Eu que não gosto da Universal percebi o exagero. Os pequenos golpes para fazer tudo parecer ainda maior. Imprensa imparcial não existe.

O desfavor da semana? Ah sim. O desfavor da semana é perceber que é melhor torcer pela Globo nessa guerrinha de interesses. Fingir que não é apenas um departamento de jornalismo sendo pressionado a bater em quem tira dinheiro de seus patrões. O desfavor da semana é saber que eu tenho uma máfia preferida.

Para me chamar de fanático, para dizer que o que falta na minha vida é Gezuiz, ou mesmo para dizer que nada justifica torcer para a Globo: somir@desfavor.com


Sally

Primeiro quero dizer que não simpatizo com a IURD nem com a Rede Globo e acho que o mundo seria melhor sem ambos. O grande desfavor é a imprensa começar a marretar mais uma vez que o Bispo Macedo tem condutas duvidosas, assim, como se fosse dever cívico, justamente quando o IBOPE da Record está incomodando a Rede Globo. Vamos ser honestos aqui. Não é preocupação com a legalidade no país.

Não, eu não sou uma comunista raivosa que acha a Rede Globo o grande mal do século. Eu não vou fazer um discurso anti-Globo. Eu sou capitalista, burguesa, gosto de luxo e conforto. Meu problema é que não gosto que me tirem de otária e que camuflem interesses pessoais como causas nobres.

A imprensa, em especial a Rede Globo, está voltando a bater no Bispo Macedo e na IURD. Vem chamando ele de criminoso, vem levantando uma série de denúncias e está entrando em campanha para sujar (mais? Será que é possível?) sua imagem.

Para começo de conversa, não é novidade que um cara cuja capa da biografia é sua foto em uma carceragem tenha problemas com a justiça. Desde 1990, quando Bispo Macedo comprou a Record, todo mundo já falava que o dinheiro da compra era sujo. As denúncias, em bom português, dizem mais ou menos o seguinte: ele recebia dinheiro dos fiéis que queriam comprar pedacinho do céu, dinheiro este isento de impostos, “lavava” o dinheiro no exterior através de “laranjas” e o usava para comprar poder, entenda-se, comprar meios de comunicação como a Record.

Ninguém sabe o quanto um fiel dá de dízimo. Ninguém controla. E a Constituição da República isenta estabelecimentos religiosos de tributo. É dinheiro que entra e sai sem controle. Quer dizer, sem controle quando a pessoa é discreta, e não quando aparece em uma reportagem de quase dez minutos no Jornal Nacional andando de barco, jogando dinheiro pro alto, fazendo piadas pesadas e debochando de seus fiéis. Tem vídeo, ok? Basta procurar. Quando a pessoa faz brincadeirinha tipo “dá ou desce?” (igualmente documentado), as pessoas começam a ficar de olho.

Bispo Macedo é um ser humano correto? Provavelmente não. Os vídeos dos fatos narrados me fazem duvidar. Mas isso não é novidade, não me empurrem isso como novidade. A Record foi comprada em 1990. Se foi comprada com dinheiro sujo, porque ninguém foi punido até agora? A investigação sobre a compra foi concluída pela Polícia Federal em 1997. O Ministério Público entrou com uma ação para cancelar a concessão da Record. Pasmem, Bispo Macedo ganhou em primeira instância. O Ministério Público recorreu e o processo está, pelo que se pode ver, parado por mais de dez anos. Ninguém mexeu nisso em dez anos! Porque estão mexendo agora? Um rompante de indignação e honestidade?

Quando filha de autora de novela é assassinada, tem prisão preventiva em poucos dias e neguinho vai ver o sol nascer quadrado antes de conseguir pronunciar “Caminho das Índias”. Porque agora está sendo diferente? Cadê a Rede Globo, que usa os meios de comunicação para bater no Bispo Macedo, atuando como Quarto Poder que sempre foi e fiscalizando o cumprimento da lei? Ficou dez anos quietinha, porque ele não estava incomodando. Agora que ele incomoda, quer agir como se seu interesse fosse um Brasil mais honesto.

A preocupação com os crimes cometidos só ressurge quando o IBOPE incomoda. Daí nós somos obrigados a ler notícias que são DEBOCHES. “Bispo Macedo desvia dinheiro”. Sério? Falta só dizer que Maluf é desonesto e Preta Gil é gorda. POUPEM MEUS OLHOS E MEUS OUVIDOS DISSO. Já que começaram a falar no assunto, façam jornalismo investigativo de verdade, pressionem o judiciário e acompanhem o caso até o fim! É como um médico que deixa um paciente internado em uma cama de hospital por dez anos sem sequer visitá-lo e depois, por motivos pessoais, vai no seu quarto sorrindo e dizendo “Oi! Vim cuidar bem de você! Me importo tanto com você!”

No começo até achei que um pouco de concorrência faria bem para a Globo, sabe como é, geralmente a concorrência gera uma melhor prestação de serviços. Mas hoje, quando ligo a TV e vejo lixos como Zorra Total, Big Brother (e similares) e Faustão, bate até uma vontade de ir dar uma espiada na baixaria rural A Fazenda. Não é a toa que Dado e Cia estão batendo Zeca Camargo e seu cabelo de chapinha esvoaçante do No Limite.

E não venha a Rede Globo tirar ondinha, fazendo campanha para provar como o Bispo Macedo desrespeita seus seguidores, porque William Bonner chamar o espectador do Jornal Nacional de HOMER SIMPSON não é exatamente uma prova de respeito e consideração. Qualquer pessoas que assista o Jornal Nacional depois disso, na minha humilde opinião, tem o Q.I. de um orangotango e o amor próprio da Suzana Vieira.

Acho sim que a imprensa, inclusive a Rede Globo, tem que fiscalizar e denunciar, porém sem hipocrisia e manipulação. Dar pedradas eventuais em nome de interesses pessoais a faz tão nojenta quanto a IURD. Querer convencer o Homer Simps… ops! o cidadão de que se preocupa com a verdade e com a legalidade é simplesmente intragável, não desce na minha garganta e espero que não desça na sua também.

OBS: Não sei porque, tenho um feeling de que nosso primeiro processo vai vir dessa portagem. Parece um Baby Processa Eu.

Para me dizer que você se assume enquanto Homer Simpson e assiste Jornal Nacional, para me dizer que desde que Théo Becker saiu você não assiste mais A Fazenda e para me dizer que quer ver o Bispo Macedo punido a qualquer preço, mesmo que esse preço seja aturar o discurso hipócrita e justiceiro da Rede Globo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (7)

  • Lembro do "culto do axé", em que assisti até ex-vocalista de uma banda de axé se reinventando artisticamente para se vender ao público evangélico.

    Nesse culto, apareceu um dos expoentes da Assembléia de Deus, o Deputado Federal Silas Malafaia. Engraçado que foi numa terça-feira, teoricamente dia de trabalho, e em Brasília, não em São Paulo…

    O Deputado disse que gastavam R$ 4 milhões de reais (não lembro mais se era mensal ou por ano) para ter um espaço na TV para mostrar suas maca…digo, pregações.

    R$ 4 milhões???? Para aparecer na TV????

    Deus do Céu…

    Suellen

  • fiquei sabendo dessa briga ontem na Record Internacional. Na IU aqui de Lisboa,quando vc vai pela primeira vez,eles "chamam" o demônio p seu corpo,pra te fazer voltar lá.Tem gente que vira fiel depois disso,com medo de ficar com o demo no corpo…afffffff

  • ESSA POSTAGEM É O CÃO DA MENTIRA, É O DEMONIO DA CONTENDA.

    PRA OS EVANGELICOS DO BLOG.

    GENTE, ELES SÃO ATEUS, É UMA POSTAGEM ATEIA

    sally e somir, vcs precisam se converter a alguma coisa. sério
    estou preocupada com vcs, amiguinhos.

    se vcs acreditassem, garanto que nao teriam escrito essa postagem do diabo, vcs estao endemomiados

    vou cantar um louvor pra tentar mandar embora o cão da mentira que existe em vcs dois.

    ''QUANDO EU ERA PREGO O DIABO ME BATEU, AGORA EU SOU MARTELO QUEM BATE NELE SOU EU..''

  • Essa história de dinheiro de doações a igrejas, dízimos, ofertas e sei lá mais que baboseira serem isentas de imposto e não terem, na prática, nenhum tipo de controle de quanto entra, quanto sai, pra onde vai e de onde vem é um convite a ilegalidade. Não ficaria surpreso se daqui a algum tempo surgir a denúncia que essa multidão de igrejinhas de favela (também imunes a qualquer fiscalização) não passem de fachadas para lavar dinheiro dos traficantes dos morros.
    Não gosto da idéia de grupos religiosos controlando canais de comunicação, principalmente num país laico, onde canal de comunicação é concessão do estado. Não deveria haver programas religiosos de nenhuma espécie em canais abertos, já nos fechados, paga para assistir quem quer.
    Também não gosto da Globo (tv aberta, a rede globosat tem uns programas bons em seus canais). Na verdade, eu raramente assisto tv aberta.
    E, sobretudo, não gosto da Globo me fazendo de boboca tão acintosamente. Tá na cara que há um exagero e um tom que não combina com as denúncias. Por que ela não teve a mesma ferocidade com as merdas que pululam nossa vida política? Por que só agora resolveu remexer na merda da IURD(deveriam ter acabado com ela, quando a Record ainda não era mais do que uma Rede TV)?
    A tv aberta é tão lixosa que nem dá pra ficar do lado de ninguém. E quem mora no Rio e dá um role pelos canais UHF vê que o que não falta é canal religioso. A IURD é apenas a que melhor sabe tirar dinheiro do histerismo pentecostal e transformar numa versão bizarra da programação questionável da Globo.

  • Eu devo ser a única pessoa que ficou sabendo desse bafafá todo pela internet, ninguém manda não assistir Globo e Record(Gezuiz, abençoe a tv a cabo)……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: