Desfavor Explica: Novelas da Globo.

Processa Eu!... De novo...

O Desfavor Explica de hoje vai falar das novelas globais. Essa programação repetitiva e manjada que ainda atrai milhões de espectadores, ainda que eu não entenda bem o porquê. Como diria Bonner, tudo Homer Simpson! Não que eu esteja tirando onda de superior, porque eu adoro ver entrevista do Rafael Pilha na Luciana Gimenez. O que me incomoda não é o baixo nível, já que eu sou A MAIS baixo nível de todos, e sim que toda novela global é extremamente previsível e mesmo assim as pessoas perdem uma hora do seu dia e assistem a uma caralhada de capítulos para ver o que já sabem que vai acontecer.

Para começo de conversa vamos falar do cenário. Novela global alterna Rio de Janeiro, São Paulo ou uma cidadezinha qualquer do interior do Nordeste, geralmente chamada “Serro Alguma Coisa” (Serro Azul, Serro Alegre, Serro Bonito…). Eventualmente, se for da Glória Perez, pode ter um núcleo étnico fora do país, algo como Marrocos ou Índia. Se for novela das seis pode ser de época, mas novela das seis é uma bosta pior ainda que nem merece menção aqui.

Pois bem, os cenários se alternam entre Rio de Janeiro, São Paulo ou Nordeste. Curiosamente no Rio de Janeiro só tem praia, gente bonita e sarada e sol o ano todo. Em São Paulo tem apenas gente chique, educada e prédios bonitos. No Nordeste só tem mocinhas jovens e fogosas, uma praça, uma igreja e uma idosa sábia.

Engraçado que São Paulo é uma cidade enorme, mas curiosamente os personagens que se odeiam vivem se esbarrando em restaurantes, boates e outros eventos. Quando alguém chifra alguém, a pessoa sempre acaba comparecendo ao local e flagrando. E o melhor: nunca tem fila em lugar nenhum!

No Rio as pessoas nunca tem medo de sair à noite. Muito pelo contrário, algumas vezes saem até a pé, sem o menor receio, ostentando grandes brincos, colares ou relógios. E as empregadas do Rio são sempre gostosas. Sem contar que no Rio todas as casas tem vista para o mar.

No Nordeste, por mais interior que seja, os pescadores do núcleo pobre da novela tem dentes ultra-mega-brancos, clareados até ficarem fluorescentes. As mulheres tomam sol na moleira o dia todo mas não tem uma ruga.

Se for novela do Carlos Lombardi, todos andarão sem camisa o dia todo, mesmo que esteja nevando. Se for novela da Glória Perez todos usarão expressões típicas de outras culturas (ciganos, árabes, indianos e cia) extremamente irritantes que serão repetidos pelos espectadores, o que nos obriga a ficar ouvindo a gentalha gritar “Inchalá” ou “Harebaba!” de forma irritante. Se for novela do Manoel Carlos tem sempre uma Helena meio piranha, meio mentirosa, meio safada, mas que no fundo, tem um bom coração. Se for novela do Aguinaldo Silva tem sempre um assassinato misterioso e uma vilã que desperta empatia das pessoas

Sempre tem o núcleo pobre da novela. O núcleo pobre é sempre de gente muito honesta, muito limpinha e muito alegre. É o pavor de irritar os pobres, porque pobre se ofende fácil e veste a carapuça que é uma beleza. O único autor que ousa dar uma debochadinha de leve de pobre é o Miguel Falabella, e mesmo assim com muito humor para não magoar. O núcleo pobre geralmente é mais feliz do que o núcleo rico. Eles também adoecem menos e tem mais sorte no amor. É um convite à pobreza!

O núcleo rico tem sempre atriz magérrima e de pele alva. Até parece que não tem rico gordo. Geralmente os ricos sofrem de montão e nunca se mostra o quanto ser rico ameniza seu sofrimento na prática. Os ricos também viajam para qualquer lugar do mundo a qualquer momento, porque em novela da Globo dinheiro compra tudo. Neguinho ia pro Marrocos em “O Clone” como quem pegava um buzão logo ali na esquina, mesmo que na época saísse um vôo por mês para aquele país.

Não importa o autor ou o cenário, algumas coisas são certas: a mocinha vai comer o pão que o diabo amassou para só ser feliz nos últimos capítulos. Vai passar por doenças, intrigas, preconceito, opressão e/ou injustiças e muito sofrimento. Vai se foder toda do começo ao fim. Até a última semana ela vai estar se escaralhando cada vez mais, até que, de repente, tudo se acerta e ele é feliz com seu amor.

O vilão se dá bem a novela toda, mas no final se fode. Morre, vai para um hospício ou vai para o núcleo pobre, ser o único pobre infeliz de lá, porque como já vimos, não tem coisa mais feliz do que morador de núcleo pobre de novela.

A mocinha é sempre magra. Sempre. E ainda ficam se gabando de colocar uma mocinha negra na novela… ora, a menina é linda! Quero ver colocar uma mocinha tamanho GG, King Size e fazer ela viver feliz para sempre com um homem que se importe apenas com sua beleza interior! Quer ver o Carlos Lombardi colocar os balofos desfilando sem camisa nas suas novelas! Enfim, eles se dizem democráticos mas não são. Não tem prova maior de preconceito do que alardear que colocaram uma mocinha negra. Eu hein…

O mocinho é um caso aparte. A Rede Globo enfrenta uma séria crise de mocinhos. Seus mocinhos andaram aprontando. Teve mocinho comprando maconha com cheque (Alô? Marcelo Anthony?) coisa que deu uma certa ofuscada em seu curriculum, teve mocinho metendo o pé na jaca (Alô? Fábio Assunção?), tem mocinho se metendo em encrenca (Alô? Dado Dolabella?) e tem mocinho que todo mundo sabe que dá ré no quibe, por isso não convence mais (quão menos polêmico seria falar do Victor Fasano? Mas não seria a cara do desfavor… Alô? Reynaldo Gianecchini?). Só sei que rola toda uma escassez de mocinhos. Quem não ta se drogando ta criando encrenca, queimando o filme ou dando o roscofó. Ou tudo ao mesmo tempo.

Essa crise dos mocinhos está levando a Rede Globo a reciclar os mocinhos de 1980, criando uma figura onipresente que vem me irritando profundamente: José Mayer. José Mayer tem duzentos anos, já deveria estar fazendo papel de vovô faz tempo, mas continua o pegador. Sim, aquele que na década de oitenta já pincelava a Tieta (Alô? Osnar?) continua pincelando meninas que tem idade para serem suas filhas. Daí pegam o cara e tentam fazer ele não parecer decrépito e fazem implante de cabelo nele até o meio da testa. José Mayer está perdendo a testa, isso é muito sério.

Aliás, mocinho é um tema complicado. Porque o controle de qualidade deles é questionável. Na Rede Globo até Tony Macaco Ramos foi mocinho. Tudo bem que agora Tony Ramos já migrou para vovô gente boa, e olha que ele tem a mesma idade de José Mayer! Acho que José Mayer é tipo um Chuck Norris Tupiniquim. Alguém pelo amor de Deus corte o cabelo de José Mayer, ele está parecendo um mendigo. Sim, José Mayer me transtorna.

Voltando às novelas. Como se a trama não fosse repetitiva por si só e manjadíssima, ainda tem revistas especializadas e sites que contam o que vai acontecer nas próximas semanas. Daí as pessoas se dão ao trabalho de ler o que vai acontecer e depois vão e assistem os capítulos já sabendo com certeza absoluta o que vai acontecer! Só para mim que isso não faz sentido? São as mesmas pessoas que se ofendem quando você conta o final de um filme que elas não viram. Numa boa, o brasileiro é um povo estranho. Tem certas coisas da cultura local que eu realmente não entendo!

E toda novela lança uma moda de consumo: pode ser um corte de cabelo de uma personagem, uma bolsa ou qualquer outro bem de consumo. E geralmente é um bem de consumo feminino: colarzinho da fulana, anel de não sei quem… isso quando não é uma coleção toda de roupa inspirada na personagem. E sempre tem a cretina dando entrevista dizendo que “não esperava por essa repercussão positiva”. Tá bom, tudo ali é milimetricamente calculado para virar bem de consumo! E ainda complementa com a odiosa frase que aquela personagem “Foi um presente do autor para ela(e)” Não tem presente nesse meio. Ou você tem um padrinho forte, ou passa pelas mãos (dedos, língua, piroca e por onde mais pedirem) dos diretores pan sexuais.

Por falar em padrinho forte, tem sempre uma meia dúzia de atores encostados em toda novela global. Aqueles que trabalham mal, não tem carisma mas estão ali. Geralmente são filhos de atores, autores, diretores ou de alguém do meio. Curioso é que esse povo de TV vai fazer passeata contra nepotismo no Congresso, critica, diz que tem que ser proibido, mas quando chega a sua vez de ter ética, só contratam dos dele, aqueles que tem pedigree artístico.

E toda novela tem uma propaganda que deveria ser implícita, meio que subliminar, discreta, mas devido aos espectadores Homer Simpson (não sou eu quem diz, é o Bonner) acaba sendo uma coisa grosseira e descarada. A mocinha chora o chifre que levou do mocinho (= José Mayer, o Onipresente), quando do nada, fora de qualquer contexto, diz para a amiga “Oh, Amiga! Agora vou passar meu SEN-AS-CIO-NAL creme anti-rugas da Natura!” e fica em uma posição imóvel por dez segundos segurando um pote de creme da natura a 10cm da câmera. Sinto a maior vergonha alheia, não sei como alguém pode conseguir ver isso.

Além dos modismos de consumo, também tem os de vocabulário. Quando são apenas as odiosas expressões de outras culturas já citadas, menos mal porque podem ser ignoradas. Mas quando são frases corriqueiras geram todo um fator de segregamento social – quem não vê novela é excluído. Daí você sai com um Cueca e escuta o cidadão dizendo “Eu sou uma piscininha” e não sabe se corre porque é esquizofrênico ou se ele está bêbado. E ai de você se disser que não vê novela, porque vai levar esculhambada. Quem não vê novela é esnobe.

Gente, e os efeitos especiais de novela? Parece que estou vendo Chaves. Muuuuita vergonha alheia cada vez que a Rede Globo tenta inserir algum efeito especial. Tenebroso!

Para terminar meu breve relato, quero falar do último capítulo. As pessoas efetivamente deixam de fazer coisas de suas vidas para assistir ao último capítulo de novelas. Mesmo já tendo lido na revista e visto no programa de TV como a porra da novela vai terminar. E este momento é sagrado, se você ousar telefonar para um ser humano que está em transe vendo um último capítulo de novela, periga ouvir um palavrão de 17 sílabas. Atrapalha mais do que ligar quando a pessoa está fodendo. Segundo relatos, a explicação é que sexo tem toda hora, último capítulo só tem uma vez. Então valeu.

Não que eu queira chamar de imbecil ou ignorante quem vê novela (eu até acho isso, mas seria deselegante dizer esse tipo de coisa aqui). Quero me ater a argumentos racionais: as pessoas sabem o que vai acontecer e mesmo assim ficam em um frenesi coletivo, acompanhando e sofrendo os dramas de personagens requentados e repetidos como se fosse a primeira vez. Algumas pessoas mais descompensadas falam com a própria TV como se aquilo fosse uma realidade na qual ela pudesse intervir. Como é possível que as pessoas não cansem das mesmas personagens, das mesmas caras, das mesmas táticas de roteiro? Porra, aposto que se a DRAMA!, que todo mundo odiava, virar novela global com José Mayer no papel de Tiago Somir todo mundo vai ver e se emocionar…

Para me dizer que ignorante sou eu que danço axé e funk, para me dizer que se eu não entendo o brasileiro devo fazer as malas e ir à merda (= à Argentina) e para dizer que vai mandar uma cartinha para a Glória Perez para que ela filme a DRAMA!: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (64)

  • Para mim novela é a cara do Brasil. Burocrático, nepotista, favorecedor. É algo que tão cedo não vai acabar. E não acho que o problema seja somente as novelas da globo, porque eles tentam fazer seriados/séries e também sai uma porcaria. E as outras emissoras tentam se espelhar no modo deles fazerem novelas.
    Não sei onde uma história necessita de mais de 100 capítulos para ser contada. É simplesmente “encheção de lingüiça”, tanto que quando reprisam cortam um monte de cenas. Antigamente eu até entendo, não havia muitos recursos e a emissora precisava manter alguma programação no ar. Então se estendia a história para compensar os investimentos ou até que a próxima estivesse pronta. Mas no século XXI ficar se pautando pelo modo dos anos 70 fica difícil.
    Acredito que esta seja a causa desses enredos repetitivos. Naquela época muita coisa era vedada e convenhamos, não há muita variação de autores. Compreendo que seja um risco apostar em novas pessoas quando o público indica que está contente com o que é apresentado. Porém penso que ocorre uma espécie de lavagem cerebral. De tanto assistirem aquilo, a maioria por falta de opção mesmo, acabam acreditando que seja uma coisa boa.
    Apesar disso tenho dúvidas se o povo continua acompanhando esses folhetins por tradição ou para não se sentir excluído.
    Talvez a questão não seja extinguir esse tipo de dramaturgia e sim limitá-lo. Querem passar novela, tudo bem, mas apenas 1 por vez. Porque se tirassem todas de uma vez só era capaz de a população pirar.
    Quanto a crise no elenco o que ocasiona isso são os contratos. O temor que outro canal consiga sucesso com determinados atores acaba restringindo as opções. Sim, existem pessoas que já estão consagradas, mas convidar o elenco inteiro não ajuda a arte, apenas a eles mesmos. Entendo que todos tem contas a pagar, entretanto procurar estabilidade nesse ramo não é o ideal, e sim a realização de testes. Aí aproveitam a longa duração para acomodar 200 pessoas.
    Isso sem contar o elenco infantil. Está certo que os personagens precisam de filhos, mas deveriam usar bebês ou pessoas com mais de 13 anos. Não há nada de bonitinho em crianças que não sabem decorar o texto e dar a entonação certa. Além do mais, só quando pobre põe os filhos para trabalhar é que tem problema.
    Mas o que mais me incomoda em atores da Globo é o quesito beleza. Apareceu na Globo é considerado bonito. Então chamam pra propaganda de tudo, para nos importunar mais ainda. Não acho que os atores atualmente escolham essa profissão por realmente gostarem de atuar. Estão é em busca da fama e da grana.
    Novelas, assim como a “voz do Brasil”, são programas de períodos ditatoriais, que foram feitos para moldar a população e estão ultrapassados. Não adianta quererem buscar aquele Ibope altíssimo de volta porque não há retorno. Fazer remakes de histórias que foram famosas não vai resolver o problema.

  • “as pessoas sabem o que vai acontecer e mesmo assim ficam em um frenesi coletivo, acompanhando (…) personagens requentados e repetidos como se fosse a primeira vez” Também acontece no Zorra Total. A pessoa já sabe o maldito bordão mas se dispõe a perder as noites de sábado pra assistir algo que já sabe como vai ser.

    O Efeito Globo é bem interessante. As pessoas sabem que o canal é uma droga e não acrescenta em nada em suas vidas, mas continuam assistindo. Seja por mau gosto, acomodação ou falta de opção. Em vários lugares, seja em sala de espera ou restaurante, há pelo menos uma TV ligada nesse canal. Cultura pode ser uma droga às vezes (nos dois sentidos)

    No colégio (que por acaso acabei este ano, uhu!) uns amigos, colegas e até uns professores soltavam bordões e referências aqui e ali enquanto eu ficava com cara de wat. E depois ouvia um “Sério que você não sabe?”

    Sem falar que esses acessórios e penteados modinhas sempre são em maioria muito bregas. Além de que certos penteados 1) não combinam com todo mundo 2) só fica legal se a pessoa passa o resto da vida presa a produtos caros e salões de beleza que prestem, o que não é o caso de muitos que assistem as novelas. Resultado: um show de horrores pelas ruas.

    Estudiosos ainda vão comprovar que existe uma ligação entre a qualidade da música e o tempo em que elas vão ficar dando loops na sua cabeça. ♪Levo vida de empreguete, eu pego às sete♪

  • Sou totalmente contrário à censura, até por ter sido vítima da "famosa" de 1964, mas para as novelas da Globo eu abro todas as exceções possíveis e imagináveis. É o único tipo de programação que deveria ser proibida, posto que consegue o quase impossível: piorar o nível intelectual do brasileiro.

    Os autores de novelas são os melhores químicos do mundo: conseguem transformar as noites em merda. Além de atrasarem o futebol.

    Viva a democracia, mas morte a quem assiste novelas! E morte a quem pensa o contrário.

  • "Depende da mulher Grazi, boa parte das que eu conheço hoje em dia preferem os jovens, aliás, eu estou com uma mulher mais velha que eu…"

    Deja, acredito que é uma questão de faixa etária. Até certa idade preferem os caras mais velhos, depois dessa preferem os mais novos.
    Mas tb não existe uma regra, é muito subjetivo.

    Eu por exemplo, nunca me atrai por caras muito mais velhos que eu (muito mais velhos = 10 anos mais velho que eu) e creio que não me envolveria com um quarentão no auge dos meus 20 e pouquinhos anos.
    Mas tb não me envolveria com um gurizinho de 17.

    Muito complexo…

  • Daniel Reynaldo

    Agora não! Aí o bicho pegou!

    Se você não se desmintir da grave acusação que fez contra a maior e mais fantástica torcida da Suíça eu mesmo vou aí e te encho de porrada.

    SRN

    P.s.: que tal você visitar o Maraca no próximo jogo da Segundinha e ficar no meio da Força Jovem? Vai mudar alguns conceitos! hehehe

  • Felizmente ou infelizmente, a Sally está trabalhando no horário da novela.

    Não é preciso estar em um campo de concentração para saber o que foi o nazismo. Não é preciso ir ao Maracanã para saber que a torcida do Flamengo é violenta. Não é preciso ver novela para saber seus princípios básicos e a linha dos seus autores…

    Daniel, lute, resista e não caia na tentação de ver novela. Às nove da noite acesse o desfavor em vez de ligar a TV!

    E sobre o José Mayer, acabo de saber que existem True Facts sobre ele, da mesma forma que fizeram com o Chuck Norris! É O FIM DO MUNDO! É O FIM DO MUNDO!

  • Daniel Reynaldo

    Eu não entendo como este povo que faz artigos esculhamando as novelas sabe tanto de novela. Sabe quais são as características dos autores e lembram até que o Zé Meyer comia a Tiéta.

    Eu acho que a Sally é daquelas que se trancam no quarto avisando pra todo mundo que vai dormir e que não querem ser incomodadas… aí ela coloca o som da TV no mínimo e fica lá, amarradona, com a cara colada na tela, assistindo os dramalhões tupiniquins com um lencinho na mão.

    Brincadeira, eu também acho tudo que você falou aí, sem tirar nada. Também acho que só sendo muito imbecil pra perder tempo com estas estorinhas.

    De qualquer jeito, vez por outra lá tô eu assistindo muito fascinado o diálogo entre um motorista indiano radicado numa favela dos Emirados Árabes (isto é, falante de no mínimo 3 idiomas: Inglês, Hindi e Árabe), uma pobre balconista de um pé-sujo da Lapa e uma adolescente patricinha do Rajastão conversando fluentemente em um Português melhor que o meu e sem nenhuma dificuldade de compreensão de uns pelos outros. Are Baba!

    Esta nova do Manoel Carlos eu ainda não ví, nem um trechinho, mas é sempre assim, dificilmente eu passo incólume por estas bostas. Vai ter um momento em que a praga vai acabar me agarrando e eu vou ficar me perguntando: "quê que eu estou fazendo assistindo esta porcaria?"

  • Não, Suellen, não está extinta. Quem quiser pode mandar textos que a gente publica!

    23:50 e nada da postagem de hoje. Me aguardem.

  • "Coloca um uniformezinho marrom no José Mayer e coloca ele como porteiro de um prédio e eu quero ver se alguém vai achar esse maracujá de gaveta charmoso!"

    /chorando de rir/

    Lembro da época do VHS ainda, quando estava fora do país. Ia nas lojas da comunidade brasileira no Japão e 4/5 das prateleiras de fitas eram de gravações dos capítulos dessas novelas.

    Via brasileiro dando soco e/ou unhada em brasileiro por causa de um VHS com o último capítulo da novela da vez…(acho que era Rei do Gado)

    (Isso dá um bom tema para desfavor convidado, brazucas no exterior…estou enganada, ou essa seção vai ser extinta?)

    Suellen

  • Para não dizerem que sou injusta, transcrevo o e-mail que recebi do Somir:

    "A postagem de hoje vai atrasar, mas não se preocupe, ela sai. Não precisa preparar nenhuma postagem reserva"

    São quase dez e meia da noite. Se até meia noite não tiver postagem, vou postar um Siago Tomir, que vou escrever BEM PUTA DA VIDA, porque ele ME PROMETEU que a postagem dele saía ainda hoje.

    Se ele não postar essa merda ainda hoje, se preparem porque vou fazer revelações SÓRDIDAS. Me aguardem!

  • "Eu tenho um bulldog que parece muito com o José Mayer, quando ele der cria vou batizar o filhote de Zé Mayer"

    Me fez rir.

    Depende da mulher Grazi, boa parte das que eu conheço hoje em dia preferem os jovens, aliás, eu estou com uma mulher mais velha que eu…

  • Teve uma vilã se se ferrava, a Nazaré. O restante são iguais mesmo. A não ser a nova moda da mocinha, uma vez na vida surrar a vilã, que´dá uma audiência do cão.

    Mas muito bom o texto.

  • Pra mim qualidade é fundamental!

    Ainda sobre os que já passaram ou estão perto dos 30. Muitas mulheres preferem esses homens, pois supõe-se que esses homens sejam maduros e não infantis como vários homens de 20.

    Talvez a quantidade de sexo diminua, mas se a qualidade for boa, não há com o que se preocupar.

    Homens… don't worry, com a idade, vcs vão ficando charmosos… enquanto nós vamos ficando velhas :(

  • Deja, eu sei que PARA HOMEM, ISSO NÃO É CONSOLO, mas vou falar mesmo assim: existem mulheres que preferem um homem mais experiente que dê menos por noite porém com mais técnica e qualidade. Ficar velho não quer dizer necessariamente ficar incapaz de satisfazer uma mulher. Depende do que essa mulher quer.

    obs: Eu sou muito chegada numa quantidade, mas como você sabe, eu sou um espírito sem luz.

  • Espero que você esteja certo, Hugo. E que a solução que a Sally citou também me seja útil, quando eu chegar na meia idade.

    Eu tenho uma amiga da minha idade, casada com um jornalista muito conhecido, que faz a linha "José Mayer" de "Galã", ela me diz que o ama, mas sexualmente, normalmente a vida dela é um tédio, porque ele não aguenta o ritmo.

    Isso é tão patético…

    Às vezes penso em morrer jovem (Não, não estou em crise!)

  • Deja

    Ainda não cheguei aos 40. Mas conforme vamos chegando lá, podemos até fazer menos, mas pela experiencia vamos fazendo cada vez melhor.

    Bordão?..Talvez, mas eu não faria muita cosia da forma que fazia aos 20…

    Ah sim, voltando ao assunto: a novela. Existem excessões, de gente que deve fazer bem e faz muito: Zé Mayer…

  • Concordo, Deja. Mas se te consola, se tudo mais der errado, para o seu temor ainda existe uma tábua de salvação chamada Viagra.

    Queria eu que existisse um comprimido azul que me fizesse ter cara e corpo de 20 anos…

  • "Mulher sofre uma pressão muito maior para parecer jovem!"

    E o homem sofre pressão para continuar viril… Eu tenho 27, mas tenho medo de chegar aos 40 e isso afetar minha masculinidade.

    Sem querer ofender os tiozinhos leitores do Desfavor, mas não creio que eles dêem no couro tão bem quanto alguém com menos de 30…

  • Morena Flor, isso é uma verdade cruel! Homem pode ter cabelo branco, ter rugas e ainda assim ser charmoso. Mulher sofre uma pressão muito maior para parecer jovem!

  • Sally,

    Aqui, no jornal A TARDE de Salvador, saiu uma análise q veio MUITO BEM a calhar, e uma pergunta q não quer calar – sobre um assunto q vale um "Sally Surtada", "Desfavor convidado", "Descontos" ou coisa parecida:

    "PQ atores de 50 ou mais ainda fazem papel de "galã-galinha-pegador-de-mocinha"(ai q rima, meldels, hehehehe) ao passo q atrizes de 30 já faz papel de mãe de adolescente??"(ou avó aos 45?)

    Pois, em se tratando de TV, a coisa é mais cruel com as mulheres, atriz em novela tem "prazo de validade", ao passo q homem não. Atriz chega aos 30,35, pode ter AQUELE CORPÃO, q não tem jeito: Já faz papel de mamãe imaculada-sofredora de ADOLESCENTE(reparem BEM a mãe da Taís Arújo – mais uma "Helena" de Manoel Carlos, p/ variar, e a personagem de Camila Pitanga, a mãe de 5 filhos, as 2 BEM MAIS conservadinhas do q o galã véio do Mayer), ou até mesmo de AVÓ, qdo chega aos 45, ao passo q ator "véio" de 60/70 ainda faz o gênero "pegador de brotinhos"… Enfim, uma tosqueira só.

  • Quando alguém vem comentar comigo sobre tal personagem da novela, e eu faço cara de "oi?", a reação é sempre me olhar como se eu fosse um ET. Já fingi que sabia do que a pessoa estava falando só pra não render o assunto… Mais fácil.

    No dia do último capítulo da novela das Índias, estava eu andando pelo shopping com minha sogra e minha cunhada, quando percebemos que o local estava estranhamente DESERTO. Fomos comer e o restaurante também. Ficamos cogitando se não teria acontecido alguma "encrenca" mais cedo (Rio né, sempre imaginamos o pior). Daí minha cunhada se lembrou que era o dia do último capítulo da novela! Pelo menos deu pra fazer tudo NO SOSSEGO (seria interessante se todos dias fossem o último dia da novela das oito)!

  • Não sei, Deja. Tomara que esteja de "sacanagi" mesmo, mas não duvido de mais nada. Já corrigi provas de universitários mais ou menos nesse nível!

    Coloca um uniformezinho marrom no José Mayer e coloca ele como porteiro de um prédio e eu quero ver se alguém vai achar esse maracujá de gaveta charmoso!

  • Tem um "wat" no meio sim, meio apagado, mas tá ali. Talvez seja uma mensagem subliminar heheheheheeh
    E deu certo. Elitizou.

  • "Concegue" é sofrido, mas "preconseito" também é de lascar.

    Deja, não creio que seja a Lindamar. Atente para o fato de que não tem nenhum palavrão. Sem palavrão não pode ser a Lindamar. Deve ser uma Lindamar da vida real.

    Eu estou maluca ou o Somir incluiu um "wat" na ilustração da postagem?

    Gente, estou criando aversão ao Zé Mayer.

  • "Se for novela do Manoel Carlos tem sempre uma Helena meio piranha, meio mentirosa, meio safada, mas que no fundo, tem um bom coração"

    E ainda tem o Zé Mayer pegando todas, hehehehehe

  • Mmmmmm… lendo um livro? que tal?

    É o que eu faço nesses horarios, ou vou hidratar o cabelo, ou vou comentar em comunidades de mulherzinha.
    Quando a novela das 7 é bem comedia eu faço tudo isso(menos o livro porque não dá)assistindo.
    Faz anos que não acompanho nenhuma novela, mas nunca fico em casa com a tv desligada.

  • Pessoas que votam no Lula, não me espanta que batam numa fulana na rua pq ela é a vilã da novela.

    Mas tembém tem gente que assiste novela pq distrai. Tá ali sem fazer nada, não tá afim de pensar muito, dai liga a tv e as vezes dá alguma risada.

    Bem… comédias românticas tb são irritantemente previsivas, mas com algumas dá para dar umas risadas.

    Just entertainment!

  • QUAL O POBLEMA DE POSTAR COM LETRAS MAIUSCULA? E DAI SE EU GOSTO DA XUXA E DO MICHAEL JACKSON? E VC QUE É FÃ DO RAFAEL PILHA. INDA BEM QUE TU GOSTA DE LER O QUE A GENTE POSTA. EU NÃO SOU TROLL SÓ PQ NÃO MOSTRO A CARA VCS TB NÃO MOSTRAM. ENFIA A VIRGULA NO ROSCOF.

  • É um de nós? Achei que era um analfabeto de estimação que nos acompanhava. Sabe, de tempos em tempos essa pessoa vai até o Processa Eu do Michael Jackson e deixa suas contribuições de luz. Não me canso de ler…

    obs: xingamento em caixa alta pode ser a Xuxa, afinal, é o "jeitinho dela"

  • "Geral não tem $ pra pagar TV a cabo, então vê o que pode. Vai ficar em casa fazendo o que?"

    Sexo.

    Ps, só eu percebi que essa figura que sempre xinga em "caixa alta" é um dos nossos trollzinhos ordinários?

  • "Geral não tem $ pra pagar TV a cabo, então vê o que pode. Vai ficar em casa fazendo o que?"

    Bem um tempo que morei com minha namorada, tinhamos uma tv sem antena. Assistiamso somente uns DVD's de vez em quando. Quando chegava do trabalho ficavamos com a tv desligada, e então liámos, ou tocavamos violão juntos, ou preparavamos a janta, tinha tanta coisa pra fazer que nem pensava em ligar a TV.

    Desculpe, mas neste caso, a alternativa é SEMPRE melhor.

    Ps.: Quanto ao fato da perda de seguidores…bem…é a seleçaõ natural fazendo seu trabalho.

  • É com muito orgulho que anuncio que após a postagem de hoje perdemos pessoas que acompanhavam o desfavor.

    Acabo de constatar que temos menos seguidores do que tinhamos ontem.

    Desfavor elitizando seu público! Somir vai morrer de orgulho.

  • E os imbecis que confundem os atores com seus personagens?! Se for vilão, apanha sem saber o por quê. É tão ridículo que dá vergonha alheia.
    Faltou a "Malhação". Nem sei porque ainda tem esse nome. Já foi escola, Shopping… com um monte de atores escorados e os "apadrinhados".

  • E parece que a novela educou a mãe também >>> CONCEGUE COM C! AFFF…

    Pra mim novela é pura distração. A gente assiste como se fosse um jogo de futebol. Nada a acrescentar mas distrai.

    Agora quem leva a sério, realmente precisa de tratamento.

    E as campanhas do "politicamente correto" ? Quanta hipocrisia ali.

  • "Geral não tem $ pra pagar TV a cabo, então vê o que pode. Vai ficar em casa fazendo o que?"

    Mmmmmm… lendo um livro? que tal?

  • Novela educa sim! Sem as novela o povo seria pior ainda!!!!!!!!!!!!! Novela tem campanhas legais tipo contra drogas e tal. Dizer que novela não educa é preconseito!

  • É que a gentalha gosta de projetar suas expectativas na vida dos personagens, pq pelo menos os personagens terão final feliz (apesar de absurdamente previsivel).
    Homem se aliena com futebol e mulher com novela. Eureka!
    Falando em entretenimento, queria ver uma novela de época no horario das 8 (9), ja faz tempo que não passa novela de italianos ._.

  • Novela Educa?! (hahahahahahaha..pausa…respira….hahahahahahahahahaha)

    Quando vejo pessoas andando na rua em estilo indiano sem nem saber que este país existia antes da novela, falando g´ririas idiotas que só tem graça pros autores (que devem se rachar de rir ao ver isso nas ruas), eu dou graças por ser um 'mal educado'.

    Ps.: O Drama podia ser uam novela do SBT…

  • Geral não tem $ pra pagar TV a cabo, então vê o que pode. Vai ficar em casa fazendo o que? Liga a TV e vê qq merda. Eu só curtia quando era novela comédia. Uga-Uga foi foda, me mijava de rir, uma baboseira generalizada, mas era divertido pra caralho. E todos aqueles gostosões sem camisa? Vai dizer que aquele time masculino não te fazia suspirar?
    Marcos Pasquim, Marcelo Novaes, putamerda, que tesão!!!

  • "Novela educa minha filha"

    Acho que VOCÊ deveria educar a sua filha, mas tudo bem, se você prefere, pode deixar que uma novela a eduque.

    Ah… a vírgula. Ela pode fazer tanta diferença…

    obs: Eu acho livro de mulherzinha previsível SIM.

  • Deveria ser, Deja. Mas as pessoas levam a sério. As pessoas faltam a aniversário de amigos para ver novela. As pessoas batem em atores que fazem papel de vilão em novelas no meio da rua e fazem coisas até piores.

    Eu não levo meu axé e funk a sério. Essa é a diferença.

  • Você dança axé e funk e quer criticar quem assiste novelas?

    Eu não assisto novelas, nem estou em casa quando elas estão passando, então não estou me defendendo… Apenas não entendo, qual a diferença entre novelas e esses livros idiotas de mulherzinha? E entre filmes de mulherzinha também? Não é só entretenimento e pronto, se nenhuma outra pretensão? Como o seu axé e o seu funk…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: