Desfavor da semana: Todo mundo no escuro.

Tem alguém aí?

Nesta semana enfrentamos um blecaute de grandes proporções no Brasil. O desfavor tratou do assunto logo após o acontecido, mas como o nerd do Somir foi responsável pela análise, o texto ficou focado no aspecto técnico do assunto.

Agora, após várias declarações desencontradas, vagas e um jogo de empurra dos nossos políticos sobre o assunto, o desfavor joga uma nova luz sobre o assunto: O apagão das responsabilidades. O fator humano do blecaute.

Desfavor da semana.

Somir

Quando eu escrevi sobre o assunto, a explicação oficial dizia que problemas atmosféricos causaram a pane no sistema e o subseqüente corte no fornecimento de energia nos diversos estados atingidos pelo blecaute. Atualmente, as opções estão um pouco mais generosas…

O próximo ano é ano de eleições presidenciais, e o apagão foi uma crise nacional. Resolver o problema que causou a crise energética passa longe de ser a maior preocupação de Lula e sua candidata a reeleição, afinal, o povo tem que culpar alguém e esse alguém deve passar longe do Palácio do Planalto, pelo bem da nação bolsa-esmola!

Pessoalmente eu não acredito na hipótese de um apagão causado pela falta de energia disponível. E isso se deve primeiro à causa dele: Sobrecarga de energia desligando o sistema. Assim que as redes falharam, muita energia oriunda de Itaipu não tinha para onde ir, isso causou um excesso de carga na rede, excesso que faz a usina se desligar automaticamente.

Além disso, o grande apagão do século passado (bacana dizer isso!), esse realmente causado por falta de produção de energia, fez o sistema nacional de energia se modernizar, fez a produção de energia aumentar e principalmente fez com que a eficiência energética de aparelhos eletrodomésticos fabricados após a data aumentasse consideravelmente.

Dilma não estava errada quando disse que o risco de apagões causados por excesso de consumo estavam descartados, tanto que não foi o que aconteceu. Mas Dilma, ex-cancerosa e atual presidenciável, não bancou a afirmação logo após o apagão. Claro! Presidente finge que concorda com o povo e joga a culpa pra cima dos outros, presidente não tenta explicar para os descamisados o que realmente está acontecendo.

O modelo Lula de governo funciona há 8 anos, por que mudá-lo agora?

Estamos lidando com um jogo de empurra, onde cada autoridade minimamente responsabilizável pela confusão gerada pelo blecaute tenta tornar o assunto em, e eu cito Lula aqui: “coisas só não têm chance de acontecer se Deus não quiser”.

Ou seja: Reclamem com o Papa!

Eu conheço e adoro a tática de ir criando possibilidades atrás de possibilidades para confundir a pessoa que quero enganar, tanto que a reconheço assim que a vejo. Está na cara que esse leque de causas possíveis tão generoso é uma forma de ganhar tempo até o assunto deixar de ser relevante.

“Se foi sobrecarga de energia vinda de Itaipu, nós vamos ver. Se foi uma falha humana, nós vamos ver. Se foi um raio, nós vamos ver.” – Lula.

Tecla SAP: “Já me disseram o que aconteceu, mas como existe uma possibilidade de vocês analfabetos (ah, a ironia) acharem que é culpa do governo, nós estamos trabalhando para achar alguém que assuma a culpa. De preferência Deus, vocês não ficariam bravos com Ele, né?”

Eu já disse antes e repito: O sistema elétrico não é uma coisa simples. Erros vão acontecer, problemas são inevitáveis. Mas o que não é aceitável é que vários sistemas de proteção que DEVERIAM ter sido acionados falhem em uníssono dessa forma. É como se considerassem a hipótese de um problema tão pequena a ponto de não se preocuparem com ela.

O apagão pode ter sido apenas um período curto onde a cerveja esquentou na geladeira para muita gente, mas aconteceram coisas SÉRIAS em decorrência disso para algumas pessoas. Teve gente que morreu no caos gerado por horas sem energia elétrica. Eu não tenho o costume de escrever coisas assim, mas… Se uma pessoa que seja morre como resultado de uma falha previsível num sistema elétrico, o preço do erro é caro demais.

Ainda se fala sobre a possibilidade de sabotagem, muitas pessoas já viram o e-mail onde se fala sobre a segurança pífia do sistema da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), inclusive com a vulnerabilidade a ataques de hackers. Lula diz que ninguém teria motivos para fazer algo assim com o Brasil… Bela explicação, anta. Os motivos que fazem algum sentido para descartar esta possibilidade são outros: Um hacker que tivesse a falha de segurança em mãos poderia ganhar uma nota preta vendendo-a para o governo. Hackers ganham a vida assim. Essa coisa de “praticar o mal” é mais papo de filme do que realidade nesses tempos capitalistas. Além disso, o mais óbvio: Nenhum “grupo hacker” assumiu a autoria.

Os responsáveis técnicos e políticos de baixo escalão acabam corroborando com a tática de declarações vagas dos presidenciáveis para não acabar como alvos públicos. Todo mundo está esperando achar o culpado, e o presidente-candidata sabe disso. Se neguinho vacilar vai engolir toda a responsabilidade dessa tragédia (do ponto de vista de quem realmente teve perdas significativas) e sair como bode expiatório da situação.

A tática das nossas autoridades? A mesma de sempre. Lembram do mensalão?

Para dizer que o desfavor já está parecendo a Veja de tanta porrada que enfia no Lula, para dizer que eu sou um neo-liberalzinho de merda, ou mesmo para dizer que eu te iluminei: somir@desfavor.com


Sally

Duas semanas atrás, a Ministra-Chefe da Casa Civil, Sra. Dilma Roussef, descartou de forma pública qualquer possibilidade de um apagão no Brasil. Esta semana, um apagão deixou sem luz metade do território nacional. Simplesmente 18 estados ficaram sem luz. Muitos, como o Rio de Janeiro, futura sede de Olimpíadas, sem luz e sem água. Na última quinta-feira, a Ministra Dilma Roussef passou Poliflor naquela sua carinha medonha de baranga e disse que não estamos livres de novos blecautes. Nunca vi alguém se “desdizer” com tanta tranqüilidade.

O Senhor Ministro da Justiça, Tarso Genro, chamou este apagão de “micro incidente”. Talvez ele não saiba o prejuízo que milhões tiveram perdendo estoques de produtos, o prejuízo das famílias perdendo eletrodomésticos (para ele, ter que pagar mil reais por uma geladeira não é nada) e sobretudo PERDENDO A VIDA, porque sim, MORREU GENTE por causa dessa merda. Sim, eu disse MERDA.

M-E-R-DA, e vai tomar no cu quem quer erudição, porque eu estou indignada e vou dar às coisas o nome que eu acho que elas tem: MER-DA. MERDA de governantes que comandam este país debochando de mim e de você, que cobram um imposto aviltante de trabalhadores e se recusam a tributar de forma significativa as grandes fortunas, para no fim das contas gastar tudo em contas secretas de cartão de crédito presidencial.

Os Senhores Paulo Bernando, Ministro do Planejamento e Edison Lobão, Ministro de Minas e Energia ainda não chegaram a um acordo sobre as razões do apagão. Até agora, só ouvi evasivas e contradições. Fatores climáticos? Um raio? Falha humana? Erro no planejamento operacional do sistema, que operava em risco? Má utilização das usinas térmicas? Problema de geração de energia? Ataque de hackers? Ou até mesmo uma tempestade solar (wat)? Ninguém sabe. Quer dizer, ninguém DIZ, porque saber eles sabem… O pessoal do Ministério de Minas e Energia (Edison Lobão e cia) são apadrinhados pelo Sr. José Sarney. Podia prestar um povo desses? Não, não podia. Você confia? Eu não confio.

Esse papinho de ventos e chuva, ou até mesmo “tempestade solar” (wat) parece desculpa esfarrapada para quem não quer assumir que os problemas são na geração de energia. Todo mundo tira onda da abundância de energia do Brasil, isso me desperta uma certa desconfiança. O problema é que neguinho mente tanto que a gente começa a não acreditar mais em porra nenhuma. Novamente, perdão pela falta de erudição, mas estou putíssima da vida, me sentindo sacaneada como cidadã, não vou ficar escrevendo bonito – vou escrever sincero.

Todo mundo diz que, seja qual for o motivo, foi um imprevisto, uma fatalidade. Negam que tenha sido incompetência ou falta de planejamento. Quem for “das internas” de Brasília talvez saiba mais detalhes do que eu vou falar (e imploro que jogue no ventilador): se foi tudo imprevisível, porque merda encaminharam um documento em julho ao Tribunal de Contas da União solicitando que sejam tomadas providências urgentes para evitar um apagão? Isso ninguém conta, né? Pesquisem e vocês verão que é verdade.

Nosso Presidente da República observa tudo em sua habitual inércia contemplativa. Como sempre, se limita a dizer que quer explicações. Sério. Serinho. Vai tomar no cu. Tinha que estar em rede nacional se desculpando à nação e explicando direitinho PORQUE aconteceu essa merda e o que ele pretende fazer para que isto não se repita. Ele é o Chefe de Estado! A responsabilidade, em última instância, é dele! Se no meu trabalho um dos meus subordinados faz uma cagada de grande porte, eu intervenho, apuro, me desculpo e tento reparar os estragos! Mas acho que Lulinha tá tão acostumado a ser marionete, a ser mandado, a não decidir porra nenhuma, que fica de braços cruzados e discurso “faz de conta que sou sério” bradando que quer explicações. Não, Senhor Presidente, quem quer explicações somos NÓS!

Nosso Presidente da República disse que o sistema elétrico do Brasil é robusto. Robusto é ele, que tá mais gordo que o Ronaldo Comedor de Traveco. E mesmo afirmando que não sabe a causa do apagão, ele garantiu que não vai acontecer novamente. Não me leve a mal, Senhor Presidente, mas se o Senhor não sabe a causa, como caralho pode garantir que não vai acontecer novamente? Ele mente que nem sente! Tá certo, se eu fizesse bosta por cima de bosta e minha popularidade continuasse em 80% de aprovação, eu também ia debochar do povo. Devemos merecer, né?

Também queria entender porque não estão sendo amplamente divulgadas as consequências deste apagão. As mortes, os arrastões, os prejuízos, os feridos… Nosso Presidente da República se fez de vítima ontem dizendo que a imprensa está falando com prazer sobre este apagão. Tá falando POUCO, na minha opinião! Desfavor não fala com prazer, fala com VERGONHA, não do Presidente, porque vergonha do Presidente do meu país eu sempre tive, e sim vergonha do povinho bunda que ainda faz discurso patriótico e continua repetindo que apesar de tudo este país é lindo e maravilhoso, em vez de ser revoltar e tomar uma atitude. Bando de ovelhas acomodadas em seus devaneiros romântico-patriotas. Não aguento mais o conformismo desse povo! Vamos fazer ALGUMA COISA!

“Mas Sally, o que eu posso fazer?”. Muita coisa. Eu fiz dentro das minhas atribuições fiz algo que considero que vai, no mínimo incomodar. Faça você também por onde foder com nosso Presidente e sua corja. Nem que seja não votando neles. Risque do mapa todos eles. Não vote em nenhum deles novamente. Anote os nominhos de cada canalha quando faz merda e guarde, porque brasileiro tem memória curta. Investigue bem em quem vai votar. Não vote neles nem em qualquer pessoa ligada a eles. Vamos fazer uma limpa.

“Mas Sally, são todos interligados, se eu não votar em nenhum deles, em quem eu vou votar?”. Eu respondo: em uma pessoa com muito mais inteligência, capacidade e preparo:

Para contar como foi seu apagão, para se indignar com uma nova declaração dada por algum governante que não tenha entrado na postagem ou para dizer que basta o Pilha se candidatar que você vai voltar nele sim: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: