Desfavor da semana: XI – Não criticarás.

Esta foi uma semana de ataques e chiliques de pessoas famosas contra seus críticos. Foi até uma semana de chiliques aqui no desfavor. Mas dois casos ilustram bem essa tendência de demonizar a opinião dissidente:

Acaba em pancadaria lançamento de “Honoráveis Bandidos” em São Luís
Para quem não sabe, esta é a biografia totalmente não-autorizada da vida política de José Sarney. Obviamente recheada de denúncias e críticas ao clã dos Sarney.

O vídeo fez muito sucesso no youtube, mostrando todo o equilíbrio emocional dessa celebridade (wat?) ao lidar com um jornalista que se dedicou a criticá-la. Ela não chega a agredir, mas é ridículo.

Como o desfavor adora ficar cutucando a ferida, o tema parece ideal para esse desfavor da semana. Sem mais delongas:

Somir

Há pouco tempo atrás eu escrevi um texto sobre a incapacidade das pessoas de lidar com críticas simples. Nos comentários, acabaram me chamando de sensível (o que é uma crítica para mim). Eu obviamente esperneei e contra-argumentei até ninguém mais ter saco de responder. Assim como as pessoas tem o direito de criticar, o criticado tem o direito de se defender. No final das contas, acaba sendo um processo democrático.

Não entendam mal: Eu sou totalmente favorável ao direito de espernear e não gostar de ser criticado. Sou totalmente favorável ao direito de ser chato. Afinal, eu faço uso disso quase que diariamente.

Mas as coisas saem de lugar quando as pessoas começam a bradar aos quatro ventos que críticas são uma limitação do direito de fazer o que se bem entende. Peraí, ninguém tem esse direito. Ninguém pode fazer o que quiser sem enfrentar conseqüências pelos seus atos. Caso isso não tenha passado pela sua mente ainda, é justamente para evitar esse tipo de coisa que existem regras na nossa sociedade. É justamente por isso que existem nossos direitos: O seu acaba onde o meu começa, e vice-versa.

No caso Sarney, onde o próprio diz que “não se importa” com o livro e manda vários capangas criarem baderna no lançamento da obra que expõe algo que não é novidade para mais ninguém, fica claro que o direito de uma pessoa está se sobrepondo ao de outra.

Mas é fácil perceber um “coronel” famoso como Sarney fazendo coisa errada para tolher a liberdade de expressão de seus detratores. A não ser que você só leia, ouça ou veja a mídia maranhense (a parte que ele mesmo controla), sabe que se colocarem a foto dele na capa do Código Penal também valeria como biografia.

Esse é o tipo de gente que não permite críticas: Quem está errado, sabe disso e quer continuar sendo errado impunemente.

É claro que ninguém é obrigado a gostar de críticas, mas é conseqüência direta da valiosa liberdade de expressão. Existem mecanismos para evitar que as pessoas sejam irresponsáveis com essa liberdade. Mecanismos que um bando de doutores do Google fizeram questão de estampar nos comentários do desfavor da semana passada. (fora de contexto, queria o quê de gente que cursa direito na barra de pesquisa?)

Liberdade de expressão não é impunidade de expressão. Quem fala o que quer… Agora, se não é crime o que foi dito, argumente de volta ou senta e chora, porque é assim que as coisas funcionam. O Estado não existe para tratar de suas inseguranças.

O direito dos filhos-da-puta que só querem destruir é o direito daqueles que denunciam e tentam melhorar a sociedade em que vivem, e o direito de quem está divertindo e dividindo idéias com outras pessoas. Não se pode ter apenas o que TE agrada.

Eu, por exemplo, adoraria ver um pastor ou padre pedindo dinheiro para seu deus sendo enquadrados por estelionato, mas não é assim que as coisas funcionam. O direito dos que não transformam religião numa coisa repulsiva seria tolhido junto. Não valeria a pena punir inocentes pelos crimes de alguns cretinos.

No outro caso analisado hoje, uma tal de Cláudia Leite (que eu nem sabia que existia antes disso) deu um chilique público com um repórter (com uma cara de babaca) porque esse NÃO TINHA O DIREITO DE FALAR MAL DELA!

Cacete! De onde as pessoas tiram essas bobagens? Aceitação está em que parte da constituição como direito universal? Sally, você que entende melhor, poderia nos dizer que parte é essa da nossa carta de direitos que defende gente insegura e fresca? Eu nunca ouvi falar.

E pelo visto, a tal famosa ainda fez questão de fazer isso frente às câmeras. Aposto que os fãs dela (e deve ter, já que até a Chatolina tem fã!) viram e ficaram indignados. Chilique e vitimização andam de mãos dadas. Não basta ficar furioso porque uma pessoa não diz que sua merda é cheirosa, tem que fazer papel de perseguido para o maior número de pessoas possível.

Afinal, as pessoas parecem se identificar com quem é inseguro. Acreditar na qualidade do que faz, fazer as coisas por prazer e gosto não vale mais bosta nenhuma, agora o negócio é jogar todo seu valor na opinião alheia. Uma mão lava a outra, não? Num mundo sem críticas todo mundo pode fazer a merda que quiser e ser valorizado. Nessa realidade utópica que parece cada vez mais ser o objetivo final da sociedade, basta existir para ser especial e intocável. Mérito? Isso é coisa do passado!

E NÃO OUSEM ME CRITICAR POR ESTE TEXTO! EU PROCEEEESOOOO, HEIN?

Para me dizer que eu sou sensível e começar outra discussão vazia nos comentários, para dizer que também não sabia quem era essa Cláudia aí, ou mesmo para dizer que vai me proceeeessaaaaaar, hein? somir@desfavor.com


Sally

Foi a semana do piti com a opinião alheia. Calma, não estamos falando do Desfavor, não somos importantes o suficiente para ser tema de desfavor da semana. Estamos falando não de uma, mas de diversas notícias e eventos que comprovam o que os comentários do Desfavor apenas refletem: ainda existem muitas pessoas doidas para censurar quem pensa de forma contrária ao seu entendimento.

Ser contrariado é desagradável, eu reconheço. Porém é fato que temos que aprender a coexistir com as diferenças. Podemos criticar as diferenças, podemos dizer que quem pensa diferente é um bosta, podemos desejar que o cu de quem pensa diferente pegue fogo e apaguem com um tamanco, o que não pode é querer prender e impedir quem pensa diferente de falar. A menos que você seja o ditador de uma republiqueta da América Central, as pessoas tem o direito de discordar de você e de te criticar.

Mas, infelizmente tá cheio de gente hipócrita no mundo. Gente que enche a boca para falar de democracia e liberdade de expressão, mas mal ouve uma crítica ou um discurso falando mal dos seus valores, já começa a gritar que tem que prender, que tem que bater, que tem que processar.

São pessoas que acham que podem falar e fazer o que querem, entretanto não dão este direito aos demais. Um belo exemplo é nosso… como qualificá-lo? nosso… desfavor José Sarney. Gente, o que esse homem já fez de bandalha com o meu, com o seu, com o nosso dinheiro, não dá nem para contabilizar. Ainda assim, ele espera que não falem mal dele. E insiste em mandar “capangas” para defendê-lo. O que foi essa manifestação contra o lançamento de uma biografia dele? (vocês sabiam que ele tem tara sexual por lambidas em seu dedo do pé?)

Outra que deu o ar da graça em um vídeo cheio de finesse e humildade foi a ex-vocalista do Babado Novo, Claudia Leite. Pegou o microfone para esculhambar um jornalista que sempre a esculhambava em seu twitter, blog ou sei lá onde. Burrinha eu sempre soube que ela era, mas não sabia que era tão mal assessorada. Muita vergonha alheia vendo aquele vídeo.

Quem acompanha a gente faz algum tempo sabe que aqui, NADA é sagrado. Metemos o pau em tudo que queremos. Já tocamos em assuntos delicados como ateus, judeus, holocausto, homossexualidade, deficientes mentais e outros. E sempre, invariavelmente, levamos uma ou outra pedrada. O curioso é que dificilmente as críticas rebatem os argumentos, as críticas consistem em esculhambar quem escreveu, dizer que tem inveja e todo aquele blá blá blá de sempre que vocês conhecem.

Pois bem, nossos famosos seguem pela mesma linha. São pessoas, em tese, muito democráticas… mas apenas no que diz respeito a suas opiniões. Quando é algo que implica em uma crítica a eles, começam a quicar no calcanhar e chamar os três mosqueteiros: calúnia, injúria e difamação. Sarney que me desculpe, mas se for para prender alguém, ele deveria ser o primeiro da fila. Bem, quem sabe em um presídio ele não realiza a fantasia sexual dele de ter o dedão lambido?

São pessoas públicas. Tem todo o bônus de serem pessoas públicas: tem dinheiro, tem status social, tem impunidade garantida, tem mil facilidades… e não querem o ônus? O ônus é ficarem expostos, muita gente vai falar mal. As pessoas se ofendem com uma certa facilidade, talvez porque se achem unanimidade, e tem reações ridiculamente desproporcionais.

Daí sai na imprensa que o marido da Claudia Leite andou dando uns catiripapos em repórter e eu penso: se fosse o Pilha já estava na carceragem de alguma delegacia aguardando a primeira audiência do seu processo por lesões corporais.

Porque será que ofende tanto, que dói tanto? Será que a pessoa famosa perde a noção de que não é unanimidade? Será que os imbecilóides que ficam defendendo seus ídolos por aí não tem mais o que fazer além de guerrear por uma pessoa que nem conhecem? Juro que eu não entendo quando vem alguém cheio de ira me esculhambar porque eu falei mal de algum famoso no Processa Eu. Se eu tivesse falado mal da mãe ou do filho da pessoa, eu compreenderia, mas falei mal de alguém que a pessoa sequer conhece! Não entra na minha cabeça esse tipo de coisa. Onde está escrito que não se pode falar mal de outras pessoas? Quem aqui não mete o pau em alguém alguma vez?

As pessoas tem o sagrado direito de discordar sem que por isso sejam ameaçadas, hostilizadas e atacadas. Lembrei do Lula, querendo deportar o jornalista que o chamou de pinguço. É isso que as pessoas querem ser? Pequenos Lulas?

Dica rápida: quando alguém quica no calcanhar desta forma raivosa após ser confrontado com uma opinião divergente é sinal de que os argumentos doeram… doeram lá no fundo da alma, caso contrário a reação não teria sido tão passional. E dá uma alegria enorme a quem escreve saber que conseguiu pegar na veia. Por isso, aos histéricos de plantão, eu recomendo que se não querem ser razoáveis por amor próprio, o sejam apenas para não dar alegrias a aqueles com os quais controvertem.

Estamos virando uma nação histérica, onde não se pode falar mais porra nenhuma, onde qualquer comentário pejorativo enseja gritos por processo e prisão. No me gusta. Isso não acaba bem. Liberdade de expressão é uma das poucas coisas boas que o Brasil tem em matéria de garantias fundamentais. O dia em que eu não puder vir aqui e falar mal de quem eu quiser, me mudo para Cuba, porque porra, se é para não ter liberdade de expressão, quero escola e hospital que preste de graça!

Para escrever trinta linhas provando que Cuba e Fidel são uma merda, para escrever quarenta linhas defendendo a histérica da Claudia Leite e para escrever cinqüenta linhas me ofendendo com os argumentos infantilóides de sempre, na linha “você tem isso feio, você tem tal defeito” que se costuma usar no primário: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (13)

  • "obs: Amei D+ que a Puta da UNIBAN foi expulsa da faculdade!"

    Pois é, e hoje, pelo que entendi, a Playboy está iniciando tratativas para que ela pose para a revista (/abrindo a janela do apartamento no décimo andar/)…Procede essa informação?

    Suellen

  • Pra resumir, acredito que todos tem o direito de criticar qualquer um e qulauqer u tem o direito de ignorar solenemente, as coisas são tão simples que não entendo o bafafá que se cria a toa.

    Em tempo, acredito que o Somir ficou bastante 'sensibilizado' desde a semana passada, pois encara o 'sensivel' dos comentários a ele atribuido, (notem) como critica e não como um elogio feito por pessoas que o admiram e se sentem esperançosos por qualquer sinal de 'evolução' social deste querido personagem.

    Pena…

  • Ai mais é tão ruim ser criticado!
    Tem gente que critica demais, desnecessariamente, da muita raiva e o risco de se descontrolar é muito grande.

  • Ei hoje aqui está a festa do anonimato laralirará
    Eu não vi o vídeo pq esse meu computador está com o som estragado, por isso não sei exatamente o que a Claudia falou, mas deve ter sido mais uma demonstração do mais puro ad hominem.
    Pessoas públicas, sobretudo artistas que simplesmente desconsiderem como agressão ou incapacidade do crítico qualquer crítica contrária ao seu trabalho como simplesmente destroem qualquer mérito que o aplauso que recebem pode ter.

  • Na hora de falar dos outros ninguém é sensível mas na hora de ouvir críticas todo mundo acha que é um abuso e tal

  • Em vez de botar em cana quem pede dinheiro como se fosse procurador de Deus, o governo ainda poupa de pagar impostos. É a inteligência verde e amarela!

  • Pois é, é tão medíocre desmerecer quem escreve apenas porque meteu o pau em alguém que você gosta…

    Eu continuo achando que não tem que aceitar esse tipo de comentário aqui, é perda de tempo dar ibope para essas pessoas descontroladas.

    Se elas querem perder o tempo mandando mais de dez comentários nervosos, problema. Eu não vou bater palma para maluco dançar. Quando cair na minha mão, me recuso a aceitar.

    Mas, sabe como é, o Somir é sádico. Eu ainda sinto um pingo de vergonha alheia, mas ele… ele adora expor os outros ao ridículo! hahahahaha Se cair na mão dele, ele vai continuar aceitando!

  • Todo mundo aqui deve ter algum ídolo ou alguém que admira, mas só os desocupados e puxa-saco que ficam patrulhando os blogs para controlar quem fala mal do seu objeto de admiração.

    Eu gosto dos meus ídolos, mas não ligo se falarem mal deles. Os outros tem o direito de não gostar!

  • Uma coisa que eu não entendo: se as pessoas não gostam ou não concordam com o que está escrito no Desfavor, porque não ir embora e nunca mais voltar? Porque ficar voltando aqui e deixando vários comentários raivosos?

    Ficam pagando pau para famosos que nem sabem que eles existem, tipo "guardião da horna" de Fulaninho! Que ridículo!

    obs: Amei D+ que a Puta da UNIBAN foi expulsa da faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: