Desfavor da semana: COP 15.

Có có có có có...

Até algum tempo atrás, conversas sobre clima não passavam de “Calor, né?” e “Será que chove?”. Mas cada vez mais o eco-chatismo é parte integrante da agenda eleitoreira de líderes de todo o mundo. Tanto que o nome COP 15 se refere à cidade na qual a “Conferência do Clima” é realizada e o número de vezes que os líderes mundiais já se juntaram para não resolver nada.

O desfavor não é um blog com grande simpatia pela natureza, mas o desfavor da semana não é a realização da conferência, e sim a cara-de-pau das nações envolvidas de dizerem que realmente querem fazer alguma coisa. Oras, metade dos países que estão representados ali querem metas mais brandas, e a outra metade quer mesmo é dinheiro! Pelo menos o desfavor ASSUME que não se importa.

Somir

Eu já não gosto de gente que puxa assunto falando sobre o clima, imagina só uma conferência sobre isso… Aliás, eu sempre imaginei que uma conferência sobre o clima fosse botar a cara para fora da janela para ver se precisava de um agasalho ou guarda-chuva.

E provavelmente é isso que as comitivas pagas com dinheiro público do mundo todo vão fazer por lá. Constatar que a Dinamarca é um lugar frio pra caralho e voltar para casa. Se dependermos das propostas que cada país está levando para tirar o próprio da reta, o único investimento útil restante para combater o aquecimento global vai ser a distribuição de coletes salva-vidas para os habitantes de cidades litorâneas.

Eu adoro sacanear os eco-chatos colocando dúvidas sobre a veracidade do aquecimento global e sugerindo hipóteses cretinas que também explicariam os dados coletados nas últimas décadas. Eu faço isso apenas pelo prazer de ver esse povo “vegetariano-paz-e-amor” perder a linha e começar a dar chilique. Falar mal de maconha também funciona, por sinal.

Menciono meu prazer troll porque ao contrário dos negadores do aquecimento global, eu não tenho merda na cabeça e consigo perceber a conjunção dos fatos. A ciência tem essa peculiaridade de coletar diversas informações, garantir sua reprodutibilidade e formular uma teoria que conecte os pontos. Se você é meio lerdo: Alguns gases não permitem que o calor concentrado na superfície do planeta escape para o espaço. Esses gases são justamente os resultados da economia humana atual. Não precisa “acreditar” no aquecimento global. É lógica simples e depende apenas de um conhecimento limitado de química e física.

Lógico que é babaquice e pura leviandade dizer que SÓ a ação humana gerou o aquecimento. Vários outros fatores já influenciaram ou ainda influenciam nas variações globais de temperatura média. Mas também não explicam como toneladas e mais toneladas de “gases estufa” jogados na atmosfera diariamente magicamente não estão agindo de acordo com a PORCARIA DAS SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS e não influenciando no aquecimento médio do planeta! Argh…

Já se pode perceber que ambos os lados da discussão estão exagerando para cooptar o maior número de seguidores possíveis. (Infelizmente é bem mais fácil conseguir simpatia quando se exagera. Já viu ativista moderado? Ou ativista com um cérebro?)

O mundo não vai aquecer feito um forno, o mundo não vai continuar do mesmo jeito depois de quase dois séculos de Revolução Industrial. E principalmente: Não tem mais volta. O aquecimento global pode recuar bastante se medidas seriíssimas forem tomadas, mas não vai nos deixar pelo menos pelo próximo… milênio. O planeta vai agüentar no final das contas. Nós que vamos nos foder mesmo.

Agora, dizer que não tem mais volta e que o melhor que podemos fazer é diminuir os danos não anima muita gente, não? Pense agora no motivo pelo qual os governos e suas caras comitivas estão oferecendo propostas ridículas de redução de emissão de gases poluentes que tenham impacto MÍNIMO na economia.

Como sempre, a idéia é ganhar tempo até que o povo se acostume com a trolha que está por vir. E caso vocês não saibam, não é exatamente o aumento do nível dos oceanos ou a morte dos ursos-polares que vai ser o problema. A pancada vem em cima da produção de alimentos mundial. Passamos séculos flertando com o desastre, e ele vai corresponder.

Muita gente já sabia que o nosso sistema econômico causaria problemas ambientais, e MUITO antes dessa babaquice de ser “defensor da natureza” virar modinha. Já estavam falando das mesmas coisas com nomes menos “publicitários” na porra da ECO 92. Sabem por que ninguém faz nenhuma mudança séria? Porque se os EUA resolverem diminuir suas emissões, a China vai aumentar as delas para suprir a demanda mundial. Se a União Européia decidir que vai virar amiguinha da natureza, o Brasil vai deitar e rolar na economia mundial poluindo até não poder mais. Ainda vai ter gente querendo pagar pelos confortos da vida poluidora.

É óbvio que não teremos resultados sérios na COP 15. Os países se auto-regulam nessa queda de braço para saber quem vai juntar mais dinheiro e recursos naturais antes da merda quente bater no ventilador. Os que começaram a poluir antes estão na frente.

O mundo só vai “mudar” quando não tiver outra escolha. As pessoas que já estão fazendo alguma coisa (SPOILER: Protesto ridículo de eco-chato NÃO é fazer alguma coisa.) são a nossa esperança de um futuro onde a idéia estúpida de diminuir o poder da economia seja transformada na idéia útil de gastar menos energia e aproveitar mais as matérias primas mantendo o consumo em alta.

COP 15: “Alguém tem que fazer alguma coisa.”

Para dizer que eu sou tão chato que você até prefere a volta de Lola e Rúbia, para dizer que não acredita no aquecimento global e nem que o homem pisou na Lua, ou mesmo para dizer que se impressiona com a minha capacidade de ser contra todo mundo ao mesmo tempo: somir@desfavor.com


Sally

O assunto de hoje é um saco. Mas se fosse legal, não seria o Desfavor da Semana. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas Cop 15, uma reunião onde quase duzentos países discutem medidas para regular a emissão de gases poluentes no mundo, e conseqüentemente o efeito estufa, que servirá para substituir o Protocolo de Kioto.

É tipo uma reunião de condomínio, só que em nível mundial. Com a diferença que tem eco-chato protestando no entorno. Sério, tá na hora do Greenpeace começar a pensar em mudar de nome para Greenwar, porque é isso que está virando.

A única coisa engraçada foram as prostitutas trolls dinamarquesas oferecendo sexo de graça para os participantes, em uma tentativa de esvaziar o evento, que entre outras coisas, faz campanha contra a prostituição. Pois é, distribuíram um panfleto dizendo “Seja sustentável: não compre sexo”. Alguém sabe me dizer como é que uma pobre prostituta colabora para o aquecimento global? Olha, eu já estava meio que em estado de choque de saber o quanto peido de vaca é nocivo ao meio ambiente, depois dessa campanha contra prostitutas nem sei mais o que pensar. Puta poluí? Será que são os queefs, que destroem a camada de ozônio?

Porque, dá licença, vou ter que citar algumas constatações apresentadas na Cop 15: arroto, eu disse ARROTO, de boi equivale a 69% do total de gases nocivos em regiões de pecuária. Não eram os peidos? Vaca poluí por cima e por baixo? Sério que reuniram duzentas nações para falar de peido e arroto de vaca? E por último, a pergunta mais intrigante: VACA ARROTA? Morria sem saber!

Daí vem uma série de estudos e projetos apresentados para que vaca arrote e peide menos. Alo-ou? Uma rolha custa quando?

O evento está sendo um completo desfavor. Ninguém se entende, os países ricos continuam metendo a trolha nos países pobres. Criaram um Fundo de Mudança Climática, ou seja, dinheiro para financiar o controle de emissões nos países pobres (já que eles não reduzem os deles) que não podem bancar isso e tentar reverter a grande bosta que estamos fazendo em nosso planeta.

E agora tem uma novidade: neguinho deu para achar que Brasil não é mais país pobre! Porque eles vão pagar um din din para os países pobres que poluírem menos, mas não para o Brasil, porque agora o Brasil não é mais um país pobre, é um país “emergente”. Tudo bem, nosso IDH ocupa a posição 75, mas somos emergente. Então valeu.

O Brasil levou uma comissão com mais de 700 membros. Para que, posso saber? Não vou dizer que não fez nada, até apresentou projetos envolvendo etanol como um combustível sustentável, mas acredito que não havia necessidade de 700 pessoas, financiadas com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Para que? Para ver aquela ASSOMBRAÇÃO que é Gilberto Gil dando entrevista como se fosse expert no assunto? Mas que saco, hein! Daqui a pouco tem campanha na TV, com José Mayer, pedindo para que as vacas parem de peidar e dando uma piscadinha marota no final.

Países ricos foderam o mundo poluindo e larga escala por anos desde a revolução industrial. Agora que o caldo vai entornar, vem esse discurso sobre a necessidade de todo mundo paga a conta. Porque não estipulam uma multa ou uma penalidade para os países que não cumprem metas de emissão? Os EUA, por exemplo, não parecem dispostos a cumprir sua meta, como não pareciam dispostos a cumprir o Protocolo de Kioto. Pagou multa? Não (ok, ok, 2012). Nós é que temos que colocar rolhas no cu das nossas vacas para que eles possam continuar poluindo.

Desculpem o pessimismo, mas o estrago está feito. E não é pouco. Se querem fazer alguma coisa em prol do planeta, tem que ser uma medida drástica e não um mimimi democrático querendo agradar todo mundo. A ONU tem que estabelecer normas rigorosas que acabarão por baquear a economia de muitas nações e criar mecanismos para que elas sejam cumpridas, tais como embargos, multas e outros. Ou então, assumir que fodeu geral e ir levando nesse esquema “meus tataranetos que se virem”.

O que não pode é gastar recursos gigantescos com um mega-evento como esse que se mostra improdutivo, pois ninguém quer cortar na própria carne. Enquanto quiserem concordância e aprovação de quase 200 países a coisa não vai sair do lugar.

Se a situação é tão emergencial como dizem, um ou outro país não tem o direito de gostar ou de desgostar de porra nenhuma, o direito à vida é soberano e se sobrepõe à economia, propriedade e outros. Muita teoria e nada de prática. E convenhamos, é uma teoria um tanto quanto cara. Quanto será que custará a Cop 15? E se esse dinheiro fosse utilizado para equipar os países mais pobres e poluentes com infraestrutura que os permita produzir poluindo menos? Não teria sido melhor?

Todo mundo sabe o que tem que fazer para que diminua a emissão de gases (rolha no cu da vaca?). E em vez de fazer, perdem tempo perguntando “Você quer que eu faça? Você me deixa fazer? O quanto você me deixa fazer?”. Tão de sacanagem?

E os eco-chatos, por favor peguem todas as verbas que alimentam o Greenpeace e ONGs (que é dinheiro pra ca-ra-lho) e invistam em recursos de infraestrutura para que seus respectivos países diminuam o nível de emissões, em vez de se fantasiar e ficar berrando na porta de auditórios…

Para dizer que mesmo detestando a natureza meu plano faz mais sentido que o dos ecologistas, para dizer que nem sabia da Cop 15 e para perguntar quem é que vai substituir o Somir na semana que vem: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (8)

  • Vcs viram ontem no Fantástico as alternativas pra diminuir o aquecimento? Uma delas achei legal, tão criando árvores artificiais, do material que filtra o gás carbônico e faz oxigênio. Uma bizarrice é que porque as vacas peidam e arrotam, tão querendo fazer carne em laboratório. Já pensou que nojo? Eu quase vomitei. Nem fudendo que vou comer uma coisa dessas!

  • O ser humano não faz nada, vive flertando com o desastre e nunca aprende. Já perdi noites de sono morrendo de medo da falta dágua, agora que se foda, todo mundo vai morrer um dia mesmo, até a Lola e a Rubia já morreram (graças a Deus).

  • Finalmente! Aquelas espanholas já tavam dando no saco. Chama a Somira! Esqueci que a Somira é o Somir, mierda, chama alguém que faça os leitores felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: