Desfavor da semana: Luzes de Natal.

Esta imagem pode curar sua epilepsia. Contine olhando.

Foi dada a largada para um campeonato que acontece todo ano desde que a China conseguiu colocar seus produtos a preços competitivos aqui no Brasil: O de quem consegue ser mais ridículo com suas pequenas luzes natalinas.

Infelizmente para todos nós, neste campeonato só há perdedores. Desfavor da semana, desfavor das festas natalinas dos últimos anos.

(E não demos a mínima para a morte da Leila Lopes, Sally preferiu falar de algo que brilha, Somir achou o filme dela fraquinho…)

Somir

Por mais que eu perceba o fator de desperdício de energia inerente ao assunto, meu lado reaça neo-liberalista anti-natureza acha o máximo que gastem energia até não poder mais. Eficiência sim, economia jamais!

Apesar disso, concordei com Sally sobre o desfavor que são essas lampadinhas bregas que infestam a noite brasileira durante o Natal. Nem preciso dizer que acho uma cretinice uma festa que celebra o aniversário (errado) de um Zé Ruela que provavelmente nem existiu… Mas, já que rende um feriado para os adultos e brinquedos para as crianças, vá lá.

Mas poderíamos viver muito bem sem o tal do espírito natalino. Na prática isso quer dizer consumir produtos chineses de péssima qualidade para saciar o gosto horrível da maioria das pessoas em decoração. Além, é claro, da carta branca para encher a cara e passar vergonha em reuniões de família.

Eu adoro a gastança de energia elétrica, mas desde que produza alguma coisa. Nem que seja uma demanda maior para aumentar a capacidade de produção energética… Mas essas porcarias de lâmpadas natalinas nem pra isso servem. Não produzem nada além de uma pequena renda para os camelôs, e nada mais é do que um pico de consumo previsível.

Do jeito que a coisa funciona, é apenas um ralo para escorrer dinheiro. E se fosse apenas o dinheiro suado de algum pobre (de espírito) querendo “enfeitá a árvre e dexá briano”, estaria de bom tamanho. Mas políticos estúpidos querendo aprovação popular fazem questão de gastar os tubos para entulhar qualquer obra pública com milhares de pequenas obras-primas da engenharia chinesa/paraguaia.

Eu tento sonegar o máximo possível perto do final do ano para o meu dinheiro NÃO pagar esse tipo de porcaria. Mas uma andorinha não faz verão, e um amargo não faz economia… E dá-lhe prédios “enfeitados” para onde quer que se olhe. E não se engane achando que o governo paga os mesmos preços praticados nos camelôs e lojas vagabundas por aí, é bem capaz das super-faturas públicas estarem contabilizando o custo por piscada.

Mas vamos tentar abstrair dessa forma (mais uma) de escoar dinheiro público. Eu sou da opinião de que se vai fazer algo estúpido, que pelo menos o faça direito. Mas nem pra isso a nossa nação de luzes “piscantes” presta. Quase todos os enfeites são toscos por definição, mas tem gente que PIORA quando instala.

No caso público, dá para entender que o coitado que foi contratado (recebendo uma miséria) se embanane todo na hora de colocar 50 mil lâmpadas ao redor de uma prefeitura. Percebam que na maioria das grandes instalações brega-luminosas, sempre tem um começo mais ou menos simétrico e esticado contrastando com o final “foda-se, eu ganho muito pouco”.

Mas ninguém vence a inépcia do brasileiro médio! Em qualquer lugar que se vá pode-se perceber casos onde pessoas conseguiram estragar a decoração que consiste de meio metro de fio (verde, todos são verdes) com algumas dezenas de lâmpadas. Só pode ser de propósito!

Claro que não podemos nos esquecer da belas cores natalinas tradicionais no Brasil: Todas. Temos (como nação) o que eu chamo de “Complexo de Olodum”. Brasileiro adora descobrir quantas cores diferentes consegue enfiar em qualquer coisa que está fazendo. Os baianos com bom gosto que me perdoem, mas aquelas sequências com TODAS as cores que um chinês conseguiu colocar ao redor de um fio são o cúmulo da baianice.

Na maioria desses conjuntos de lâmpadas existe um padrão de iluminação seqüencial. Primeiro as de uma cor, depois de outra, ou mesmo primeiro um grupo de X lâmpadas, depois outro… Seja como for, é tocante a forma como conseguem pegar um conceito idiota como esse e PIORAR! A anta que vai instalar, provavelmente aquele seu tio que vive bêbado, pega o fio e sai enrolando em cima da árvore (quase sempre de “prástico”) em movimentos “fluídos e circulares” que invariavelmente enroscam em tudo quanto é lugar e deixam o símbolo natalino mais sem conexão com o natal parecendo um pesadelo epilético.

E nem me lembrem das sacadas de apartamentos… As pessoas tem mesmo que fazer aqueles abortos visuais para dizer que perceberam que estamos em Dezembro? Aí começa uma das piores breguices que existe: A da classe média. Pobre tá pouco se fodendo para passar alguma mensagem, ele só quer enfiar o máximo de luzes que puder saindo da janela do seu barraco e voltar a encher os cornos. A maioria nem sabe escrever “Feliz Natal” mesmo…

Agora, quando a classe média-baixa dos apartamentos resolve enfeitar a casa, não tem limites… Quer dizer, não além do limite de não gastar mais que “déi real” em todo o processo. Aquelas mesmas lâmpadas que piscam de forma errática em cima de sua árvore de natal também servem para fazer desenhos e escrever mensagens “edificantes” na sacada.

E até parece que vão fazer direito… Não bastassem as estrelas clichês tortas, ainda tudo pisca de forma desorganizada, quase sempre para deixar a mensagem ilegível. Primeiro aparece metade do “F”, depois um quarto do “eliz”

Sério: Ninguém liga. Milhões de pessoas vão fazer exatamente a mesma coisa, com exatamente o mesmo desenho e os mesmos dizeres. Queridos compatriotas: Enfiem as lampadinhas no cu para ver se a barriga pisca colorido. Aquele abraço!

Para me chamar de amargo, para dizer que as pessoas só querem ser retar… felizes, ou mesmo para dar chilique porque eu disse que Gezuiz provavelmente nem existiu: somir@desfavor.com


Sally

Natal é uma época que eu considero escrota e hipócrita, mas já deu o que tinha que dar falar mal do natal em si. Como se não bastasse o desfavor que é o natal em si, temos seus acessórios nefastos: presépios com bonecos medonhos, Papai Noel de shopping, obrigação de ostentar felicidade e outros. Dentre eles, um nos chamou a atenção em especial a ponto de merecer destaque nesta semana: as escrotas luzes natalinas.

Sim, chega de políticos e subcelebridades. O desfavor da semana são as malditas luzes natalinas que podem ser encontradas por todos os cantos da cidade nesta época do ano: varandas, troncos de árvore, edifícios e qualquer outra superfície onde uma alma (brega) consiga pendurar esses infernos piscantes.

Por si só já seriam um desfavor. Acho horrendo. Mas tenho argumentos consistentes que vão além do que eu acho, porque vocês sabem o que eu penso de quem baseia argumentos em “acho”, né?

Nesta época do ano há uma série de fatores que causam um déficit de energia elétrica, o que gera uma certa necessidade de utilização racional desta energia elétrica. Ou deveria. Porque neguinho faz campanha pedindo para que energia elétrica não seja desperdiçada, mas também entrega prêmio para a casa mais bem enfeitada com decoração natalina, cheia de luzes piscando.

Não temos a orientação para fazer uso racional e moderado de energia elétrica? Não chegam até mesmo a falar em “racionamento” e “horário de pico”? Isso significa cortar gastos de energia supérfluos. Tem coisa mais supérflua do que luzes natalinas que piscam? Você, leitor (cafona), pode até achar bonitinho, mas não venha me dizer que é algo útil ou funcional!

“Mas Sally, são só alguns pisca-pisca, não gasta muita energia”. Ok, vamos somar todas as luzes que todo brasileiro (brega) decide pendurar em algum lugar. Quantos habitantes tem o país? 190 milhões (ou mais, porque o povo procria que é uma beleza…). Imagina que apenas metade deles coloque luzes de natal adornando as suas casas. Em média, essas luzes consomem, segundo seus fabricantes, 16 KWh/mês quando usadas algumas horas por dia (imagina se deixar o dia todo, coisa que na prática, acontece). Faça as contas e multiplique esses 16KWh/mês por cem milhões. Ou melhor, multiplique por mais, porque outras estruturas não residenciais também estão sendo emperiquitadas, como por exemplo, árvores nas ruas.

Se não houvesse a necessidade de racionar, eu nem me daria ao trabalho de escrever esta postagem, afinal, as pessoas tem o sagrado direito de serem cafonas. Mas porra, ser cafona às custas de eu ter que ficar no escuro NÃO DÁ.

E se esta postagem fosse feita há um mês atrás, ia ter algum Dilma-Cover para me chamar de exagerada e alarmista, dizendo que apagão é coisa do passado e que não teríamos mais apagões, porque afinal, o Brasil é uma potência. IN YOUR FACE! Mega-apagão no mês passado. E aí? Tem condições de botar aquelas porras para piscar na sua varanda?

Não sei como está a situação em todo o país, mas aqui no Rio de Janeiro os apagões continuam em diversos bairros. E são democráticos: acontecem em bairros de rico e em bairros de pobre. E são mal explicados. Uma coisa é certa: estão relacionados com o excesso de consumo de energia elétrica. Enquanto isso, as luzes de natal estão esgotadas nas lojas e aquelas mesmas pessoas que vem aqui me dizer que TV educa transformam suas varandas em algo muito parecido com uma penteadeira de puta.

O que eu acho mais babaca é que muitos daqueles que penduram pisca-pisca em tudo quanto é canto se mostram preocupados com racionamento. A boa e velha hipocrisia do brasileiro não falha: “naquilo que não me incomoda, serei super correto”. Daí vai o pai de família, pendura trocentas luzes natalinas, mas pega no pé de todo mundo para que não deixem luzes acesas sem necessidade. É, Bonner, talvez você esteja realmente certo: tudohomersimpson.

E se eu fizer este discurso ao vivo, as pessoas começam a dar pedrada: amarga, azeda, sem espírito natalino, de mal com a vida, etc. Na minha terra tem outro nome: RACIONALIDADE, porque como diz o Somir para seus estagiários e estagiárias, cabeça não é só para passar formol ou para usar boné, serve para pensar também. Ou ao menos deveria.

Mas, o natal pode tudo. O natal é mágico. O natal ganha de qualquer racionalidade. É super mal visto ser racional no natal, natal é emoção, é perdoar aquele filho da puta que te sacaneou, é abraçar aquele parente que te meteu o pau o ano todo, é continuar num relacionamento de merda em nome das crianças, etc. Vamos todos jogar nossa racionalidade no vaso e dar a descarga, porque aparentemente, pessoas só podem ser consideradas felizes caso se entreguem e vivam esta data festiva sem um pingo de racionalidade, enchendo o rabo de rabanada e gastando a luz que eu usaria para trabalhar, resfriar alimentos na geladeira e ler, em luzes cafonas que fazem a cidade parecer um grande episódio de Pokemon.

Quando olho aqueles milhões de varandas piscando freneticamente vários pensamentos me vem à cabeça: 1) Ainda vou ter uma convulsão por causa desse pisca-pisca todo, 2) Essa pessoas que fazem tanta questão de ostentar o clima natalino não devem ser muito felizes para precisar fazer essa estardalhaço todo e 3) Em vez de piscar luzes, podiam ficar piscando seus cus para homenagear o natal, assim eu e outras pessoas racionais não ficamos sem luz…

Para me chamar de amarga, azeda e etc, para dizer que o importante é que sua casa e sua cidade fiquem bonitas e para mandar que eu também tire férias porque pareço estressada: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (13)

  • Sinceramente, estou meio indecisa sobre a construção deste comentário…

    Eu não DISCORDO que as luzes de natal são um DESFAVOR. Mas também não CONCORDO TOTALMENTE.
    Isto porque, se houvesse atenção, graciosidade e o mínimo de bom-gosto na colocação das luzinhas – bem como uma escolha estética dos desenhos evocados, locais escolhidos para exposição etc – ficaria realmente lindo. (( A lá PARIS – Cidade Luz… Onde até as árvores são decoradas, mas de forma organizada, com única cor e não piscantes )). Mas, na Suíça, desejar isso é desconhecer nossa realidade (brega).

    Isto posto, concluio, enfim: as LUZES DE NATAL, NA SUÍÇA, são realmente um DESFAVOR !
    Mas a culpa nem é das luzes em si, é do mau gosto generalizado do POVO que as expõem desordenadamente, sem qualquer preocupação estética.

    Outra questão: apesar de não ser religiosa ou ter qualquer inclinação católico-prtotestante, acho que alguns fatores favorecem essa época do ano. Por exemplo, aqui no RJ a temperatura fica beeeeem mais alta, escaldante, mas com o horário de verão temos oportunidade de "curtir" um pouco o dia (afinal, pra quem sai do trabalho às 18hs ver o sol é de fato empolgante), o sentimentalisto humanitário (que é hipócrita, mas relevemos…) torna as pessoas um pouco mais toleráveis e o clima bucólico que se instala torna o mês de Dezembro "diferente" dos demais. Por motivos completamente MUNDANOS, o mês de Dezembro tende a ser mais harmonioso que os demais, mesmo se levarmos em conta os desfavores decorrentes do Natal. Mas, confesso, alguns deles eu até gosto (tipo, encontro familiar, viagens, quebra da rotina estressante e massificante do ambiente de trabalho).

    É isso ! Um comentário EXTREMAMENTE atrasado mas, como já havia dito, estipulei como meta pessoal ler TODO O CONTEÚDO DO DESFAVOR.
    I know… Looser master !!! Talvez seja uma veia sádica ainda não descoberta por mim, vai saber…

  • em Portugal o Natal e extremamente sagrado..e as luzes são tipo Gzuz na Terra!!é beeem pior d que por aí.
    e quem ñ gosta dessas coisas e fala mal(eu) ainda é obrigado a ouvir "Só podia ser Brasileira".kkkkkkk. Mas tipo:natal é um cu ,família reunida é um cu,filme,comida…tuuuuuuudo sobre natal e uma merda!Vem nimim Gzuiz!!!!!

  • sally vou dar um toque de amiga, se vc é revoltada problema é seu mas ao menos respeite quem comemora o natal falo por muitos é a data mais importante do ano. vc não aprende mesmo… vai me dizer que no natal vc gosta só das "comidinhas" tsc,tsc,tcs. evelyn

  • ana- as luzes do natal são D+ aliás eu adoro! o natal, quem não tem religião e não comemora deve respeitar mesmo assim, hoje em dia ninguém sabe o que é realmente o natal é fogo… acham que o natal é para viajar para encher! a barriga na casa da titia afff.! a burrice e falta de respeito é a treva, a sociedade é ignorante ainda bem que ainda restam pessoas de respeito e inteligentes se não…

  • sally ninguém vai mandar vc tirar férias, férias do que??!! com seu blog dá pra imaginar as "férias" e estressada menos ainda porque quem tem estresse costuma trabalhar muito esses dois termos nem se preocupe kkkkkkkkkkkkkkkkkk ai cada uma. :D evelyn

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    É Sally… e as explicações oficiais, que a alta temperatura gera essas panes? Hmmmm… isolamento de cabo que deixa de isolar aos… 40 graus? Tá certo, afinal nunca fez 40 graus no RJ antes…
    e o consumo aumentando exponencialmente, com ar condicionado vendendo como água (meu irmão, paulistano, foi morar no RJ e desesperado, foi comprar um AC. Não achou…)
    Governo de merda que não investe o necessário para manter a malha. Igual fizeram com a telefonia antes de vender. Esgana a verba e depois a culpa é do funcionário público. Vão piscar o cu.

  • Af, odeio quando usam "democracia" pra definir algo que não um regime de governo

    Mas é verdade que são muito feias e estúpidas essas lampadinhas
    E todo esse sentimentalismo e o resto da decoração são bregas também

    Mas pelo menos dá pra viajar, se divertir e comer pra caralho, huhu

  • o natal reserva outro tanto de desfavores: as malditas caixinhas de fim de ano, que existem pra alegrar a festa de quem recebe salário mínimo (carteiro, porteiro, lixeiro, faxineira, etc), ainda vou fazer a caixinha do chester….

    tem também aqueles babacas que passam o ano traindo a esposa, passando a perna nos colegas de trabalho, mil e uma atrocidades, mas fim de ano veste-se de papai noel e vai distribuir brinquedos nas favelas….

    sem falar nas malditas músicas, todo natal insistem em ressuscitar a simone e sua única de sucesso (então é natal, ano novo também….)

    odeio o natal, mas adoro a comilança e a bebemoração

    see ya

    chester

    p.s.: desfavor foi os politicos pastores resarem pela propina ganha, deus tá fazendo milagre até pra coisa errada…..

  • Aaa eu gosto de Pokémon. Vamos chamar o Pikachu e ele vai resolver todos os nossos problemas. Apagão nunca mais!

  • Eu acho tão bonitinhas as lâmpadas!… Podia ser essa decoração o ano todo. E a árvore de Natal gigante? Desperdício é o que o governo faz com os impostos. Se não tivesse roubalheira, daria pra todos terem vida digna, salário digno e ainda curtir esses desperdiciozinhos natalinos.
    A única coisa ruim de dezembro é que já de cara começam a pedir dinheiro pras caixinhas de Natal. Porra, eles ganham salário, ganham o 13 e ainda querem ser pedintes! Saudaçõe, Hohoho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: