Ele disse, ela disse: O pior dos dois mundos.

wat

Essa é uma discussão que Sally e Somir travam desde que se conhecem e aparentemente nunca vai ter fim: Inteligência ou beleza?

O assunto já foi abordado de várias formas diferentes aqui e em outras colunas, mas desta vez analisaremos uma aplicação prática da idéia. Caso confrontado com a escolha entre uma pessoa que é ruim num desses aspectos e boa no outro, ambos tem opiniões diversas sobre como decidir pela melhor opção.

Tema de hoje: Bonito(a) e burro(a) OU inteligente e feio(a)?

“Oi, eu represento as pessoas que te exploram todos os dias. Eu gostaria de dizer que ser normal é a melhor coisa do mundo, e as pessoas que pensam diferente são seres desprezíveis que te acham inferior. Não tem nada de errado em acordar cedo e trabalhar muito todos os dias para pagar as minhas contas, é o que todo mundo está fazendo e você não vai querer ser diferente, não? Isso mesmo! Continuem assim!”

Algumas pessoas percebem o golpe que é dizer que pessoas inteligentes são complicadas, confusas e menos felizes que as pessoas que passam pela vida com o cérebro no “automático”. Sabe aquela coisa de dizer que rico não é feliz? Sabe aquela coisa de dizer que pessoas bonitas são burras?

Não caia nessa. Pior do que ser inteligente e feio é ser BURRO e feio.
E como eu ainda vou mencionar no texto, o “feio” é a parte mais simples de resolver.

Eu sou um “inteligente e feio”. Claro que existem pessoas muito mais inteligentes por aí, já que o limite para o desenvolvimento intelectual é distante o suficiente para parecer infinito. E claro que inteligência tem um fator relativo, não é simplesmente capacidade de raciocínio lógico ou bagagem cultural. Cada pessoa desenvolve a sua, caso se preocupe em desenvolvê-la, de forma única.

E é no encontro de duas inteligências desenvolvidas únicas que realmente acontece uma relação de troca verdadeira. Duas pessoas que não quiseram ou puderam desenvolver seu intelecto juntas vão continuar exatamente no mesmo nível enquanto estiverem juntas. É uma relação de concordância, rasa, vazia, improdutiva. Uma relação que poderia muito bem ter ficado apenas no campo do sexo casual.

E quando falamos de sexo casual, eu concordo plenamente que beleza por si só já é mais do que suficiente para que ambas as partes saiam dali felizes.

Mas isso é tão óbvio que deixa claro o objetivo da pergunta do texto. Numa relação a longo prazo que percebemos os ônus e os bônus de escolher uma pessoa que exceda num campo e fracasse no outro.

Se você não contabiliza a diferença gritante entre uma pessoa que vai viver e morrer exatamente do mesmo jeito e uma que pelo menos tenta enxergar algo de diferente neste mundo, ou você quer sexo casual a longo prazo (boa sorte conseguindo uma mulher que tope isso sem começar a te pentelhar com compromisso…), ou você simplesmente não percebe que existe uma diferença entre esses dois tipos de pessoas.

Eu confesso que meu julgamento sobre o assunto não leva em consideração carência, já que eu não preciso de gente dizendo que gosta de mim para que eu goste de mim. Se for para levar em conta apenas beleza, eu vou simplesmente ignorar relações a longo prazo (que quase sempre me enchem o saco) e me concentrar em “variedade” até quando nenhuma mulher mais quiser dar para mim. (E tendo dinheiro, isso é mais ou menos como dizer “até quando eu morrer”…)

Beleza é a parte mais simples da equação. Basta olhar para a pessoa e você já vai ter sua resposta. Você não precisa ser bonito para reconhecer beleza. Existem padrões gerais e existe o seu gosto pessoal. Gente como a Sally acha que vive num RPG, onde as pessoas tem números que definem beleza.

“Fulano tem 7 de beleza, então eu vou achá-lo bonito. Esse aqui que tem 6 e por isso eu o acho horroroso.”

Como se todas as pessoas “feias” fossem seres deformados cobertos de excrementos. A linha que separa bonito de feio fica AONDE? É a mesma para todo mundo? É melhor viver uma relação de merda com uma pessoa linda do que ser feliz com uma pessoa “atraente”?

E beleza ainda tem outro ponto importantíssimo: Praticamente não existem pessoas tão feias ao ponto de não se tornarem atraentes com a dose certa de esforço, bom senso e muitas vezes, dinheiro. Eu, por exemplo, viro inteligente e bonito em questão de meses com o cuidado certo. E é isso que me faz relativizar a beleza. É mais fácil do que parece deixar de ser o “patinho feio”.

Agora, quero ver pegar uma pessoa burra e limitada e fazê-la desenvolver sua inteligência única e enxergar vida além da sobrevivência. Na melhor das hipóteses, levariam décadas para uma pessoa dessas começar a perceber o “golpe” de valorizar o burro esforçado na nossa sociedade.

Inteligência vai se desenvolver durante toda a sua vida. E cada ano do seu desenvolvimento intelectual desde a infância até o começo da vida adulta perdido NÃO TEM MAIS VOLTA. Não dá mais para explicar para o Fulano de uma certa idade que acreditar em deus é na melhor das hipóteses ridículo. Não tem mais como convencer Beltrana que falar da vida alheia e da novela é sinal de incapacidade de conversar sobre outras coisas depois que ela se criou pensando de forma oposta.

Pessoas que não se desenvolveram intelectualmente na hora certa simplesmente perderam a oportunidade. Pode enfiar o quanto de cultura quiser na cabeça dessa pessoa que mesmo assim ela não tem “processador” para lidar com a informação.

Ou seja: Entre uma mulher que já é inteligente e pode ficar bonita e uma que pode ficar feia depois e que NUNCA vai alcançar o potencial de inteligência que poderia ter… Oras… Não parece óbvio?

Eu não desisti de procurar uma mulher inteligente E bonita. Não tenho medo de ficar sozinho se não conseguir. E se não for para ter uma relação a longo prazo, foda-se tudo isso. Pega a que for mais gostosa, oras! Eu sou homem, relação estável pra mim não é status. É escolha.

E eu que não caio mais nessa de ficar valorizando burrice. Vão manipular a turma que conversa sobre novela, ok?

Para me chamar de sensível porque não consegue entender o que eu escrevo, para me chamar de morto por dentro por não ter medo de ficar sozinho, ou mesmo para dizer que eu devo ser feio pra caralho mesmo com todo este auto-perdão: somir@desfavor.com


Todo mundo sabe como eu penso a respeito desse assunto. E não tenho a pretensão de convencer ninguém, pois o assunto de hoje é subjetivo demais para isso. Pode ser que alguns (espíritos sem luz) leiam meus argumentos e percebam que concordam comigo, e pode ser que outros leiam os do Somir e percebam finalmente quão romântico e sensível ele é.

Eu prefiro, para estar ao meu lado, um homem bonito e burro a um homem inteligente e feio. E antes que comecem a gritar comigo, me chamar de fútil ou até mesmo me xingar, lembrem-se que é uma opinião pessoal minha da qual eu não tenho orgulho. Claro que o ideal é um bonito e inteligente, mas nem sempre isso é possível. E tendo que sacrificar alguma coisa, eu sacrifico a inteligência.

Em primeiro lugar, quero desmistificar essa coisa de “homem burro” ser sinônimo de um quase orangotango incapaz de concluir uma frase. Uma pessoa burra não necessariamente tem que ser tapada, idiota e imbecil. Existem pessoas burras bem espertas, porque inteligência e esperteza não se confundem. Alguém duvida da dobradinha “burrice + esperteza”? Luciana Gimenez, Rafael Pilha e tantos outros nomes estão aí para provar que é possível.

E vou contar uma coisa para vocês: eu já tive um namorado que era inteligente pra caramba, mas era tão lerdo, tão tapado, tão ameba, que ao conhecê-lo melhor percebi que era a pessoa mais desinteressante que eu já tinha visto. Eu não glamurizo mais inteligência depois dessa experiência. Um burrinho bem humorado, bem disposto, alto astral e batalhador é bem melhor que um inteligente apagadinho ou cheio de neuroses, conflitos, cheio de lenga-lenga mal resolvida. Homem tem que ter borogodó!

Então, quando a gente falar em “burro”, nada de pensar em um idiota lerdo quase babando. Os burros podem ser muito espertos, muito safos e muito divertidos e engraçados.

Dito isto, tenho que confessar que eu tenho um saco muito do pequeno para certas atitudes inerentes a homens inteligentes. Odeio quem problematiza e aprofunda relação. Relação, no meu modelo ideal (e longe de mim dizer que o meu é o certo), acontece ou não acontece. Dá certo ou não dá certo. Encaixa ou não encaixa. Essa coisa de problematizar, discutir relação… bom, isso me aborrece. O máximo que eu topo é aparar pequenas arestas (um mal necessário). Se precisa de mega-conversas para a coisa dar certo, é porque a compatibilidade não é boa – e nesse caso, um abraço! (sim, 31 e solteira. Custa caro pensar assim)

Gente burra é mais superficial, o que para você pode ser um defeito. Para mim é uma qualidade, porque gente superficial enche menos o saco. Gente superficial vive, vai levando, não pensa nem problematiza muito. E quer saber? É desse jeito que eu gosto.

Além disso, homem para mim é a cereja no sundae. Homem não é para ser meu pai, meu irmão, meu melhor amigo, meu enfermeiro, meu motorista… homem é para ser MEU HOMEM. Se eu quero ir ao ballet, vou com uma amiga. Se eu quero ir ao shopping, vou com uma colega. Se eu quero ir ao médico, vou com um familiar. Homem não tem que suprir tudo. Homem tem que ser MEU HOMEM, e para esse posto, inteligência não é requisito. Já beleza… mmmmm… eu sou muito visual, prefiro mil vezes fazer sexo com um belo corpo do que com uma mente brilhante. Enquanto a maior parte das mulheres se ganha pelos ouvidos, eu me prendo à visão.

“Mas Sally, de que adianta um corpo lindo se o sujeito é um idiota e abre a boca e só fala merda?”. Vamos lá, mais uma vez: ser burro não quer dizer que só abre a boca e fala merda. Não pensem nos extremos. Mesmo dentro dos burros, há limites. Uma pessoa extremamente burra é um saco e beleza não compensa. Mas uma pessoa extremamente feia também é um saco e a inteligência não compensa. Um sujeito GOS-TO-SO fica até bonitinho falando uma que outra merda. Acho fofo, o que eu posso fazer?

Cá entre nós, leitoras… Muito cá entre nós… Por mais inteligente que seja um homem, quando se trata de mulher, ele sempre acaba virando um imbecilóide. Conheço homens inteligentíssimos que fizeram as piores burrices nas mãos de mulher. Quanto homem inteligente não toma golpe da barriga, não troca a mulher legal por uma vagabunda ou não põe uma relação bacana a perder por pouca merda? Vai ficar catando homem inteligente para que, se no fim das contas, quando se trata de relacionamento, eles são todos muito toscos?

E eu vejo outras coisas boas no homem burro: ele não faz joguinhos, ele acaba sendo mais honesto (até por falta de subsídios para mentir), ele é mais simples, mais previsível e mais fácil de lidar e agradar. Geralmente também é mais esforçado, porque tem que compensar a burrice desde cedo com outros atrativos. E são fofos. Ahhh… como são fofos. Tem coisa mais fofa que um belo tanquinho sem camisa com cara de interrogação porque não entendeu o final de um filme? (ok, beleza para mim reside no corpo, mas cada qual mentalize seu ideal de beleza nessa situação e me diga se não é fofo!)

Gente, sem querer ser escrota, mas para uma relação a dois, sexo é uma parte muito importante. Tem coisa pior do que aquele homem que você acha feio sem roupa? “Mas Sally, um dia a beleza vai embora, e só o que vai restar é a conversa”. E por isso eu vou aturar vinte anos de barango? Negativo! Quero um bonito! É fato que um dia a beleza vai embora, mas até lá, já passei muito a mão numa bundinha linda e durinha de homem! Hahahaha! E se um dia o que sobrar não me bastar mais, bem, trocarei por um feio inteligente. Alou? Relação não é para sempre!

Sou uma pessoa cercada por amigos queridos que suprem as necessidades que um homem inteligente supriria. Venho de uma família de intelectuais de esquerda com a qual se pode conversar sobre qualquer assunto cultural, político ou atualidades em profundidade. Homem é para ser meu parceiro, meu macho: sexo, companheirismo e bom humor. Não espero mais do que isso em um homem, e temo que quem espera se frustre.

E vamos parar com isso de achar que só porque a pessoa é linda tem que ser completamente imbecilóide. Os feios tem os mesmos problemas que os bonitos, só que são FEIOS!

Para dizer que eu sou macho, para dizer que concorda comigo mas não vai assumir porque é nojento demais pensar assim e para dizer que acha que no fundo eu sou apenas uma menina romântica tentando bancar a fortona: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (16)

  • Sally,

    Gostei muito do que li por vocês terem me surpreendido. Quando vi o tema, apostava que as respostas seriam trocadas. Fail!

    Mas, Sally, embora eu admire muito a sua sinceridade, acho que você superestimou os burros, principalmente quando falou que eles podem ser divertidos e bem humorados. Será? Tanto para fazer como para entender o humor inteligência é absolutamente fundamental.

    Outra coisa: burros não conseguem conversar. Eles falam, falam, falam e ficam apenas esperando a gente calar a boca quando os interrompemos para voltarem a falar, falar, falar. Geralmente se repetem, são previsíveis, não mudam, se projetam em tudo e todos, sem nunca saírem do lugar nem pensarem em coisas novas e diferentes…

    Como alguém assim pode ser “divertido”? Mesmo para conversar de coisas banais… as conversas são tããããããão chatas. Eles geralmente não gostam de ler, tendem a ser maniqueístas e tem opiniões exatas para tudo. Tratam todos os temas como “a minha opinião é…”, como se pudessem dividir o mundo entre pessoas que enxergam o vestido azul ou pessoas que enxergam o vestido dourado. E, claro, o que eles enxergam é sempre o certo. Não se questionam, não duvidam, não mudam de ideia, não aprendem com os próprios erros…

    E burro que é burro dificilmente se vê como burro. Não sei, não… Acho que esses com quem você convive não são tããããããããão burros assim, hein?

    Mas, como você mesma argumentou, esse não é um tema para discordar ou concordar, é algo totalmente pessoal.

    Para mim, as pessoas só tem graça se são inteligentes. Só são interessantes se são inteligentes. Só consigo dialogar com uma pessoa se ela for inteligente. Só consigo gostar de uma pessoa se ela for inteligente.

    #TeamInteligentes

    • Minha opinião, que pode não convergir com a sua ou de outros, pois o assunto é muito subjetivo:

      Para fazer humor não precisa de inteligência. Claro que humor inteligente é mil vezes mais interessante, mas basta que uma pessoa seja observadora para conseguir fazer humor.

      Sobre conversa, se o burro for esperto ele cria mecanismo para uma conversa que prenda a atenção e passe sua mensagem. O assunto não será profundo, mas bem, em contrapartida, os burros são mais leves e menos cri cri, pois não ficam cheios de crises problematizando tudo. Gente burra vai lá e faz sem pensar muito, algo que eu considero um ponto positivo no saldo geral pois me complementa (eu sou cagona, penso demais antes de fazer).

      Pega um burrinho de vez em quando, eles tem um je ne sais quoi interessante.

  • A Sally falou algo interessante, as características do parceiro ideal estão relacionadas com suas carências. Se vc não tem amigos, sentirá, eventualmente, falta de alguém pra conversar. Se é feio ou tem baixa auto-estima, talvez sinta vergonha de sair com uma baranga e de mãos dadas, ainda que ela seja inteligente.

    Agora o caminho de um homem inteligente de verdade é "problematizar" e depois resolver. Um cara realmente inteligente de uns 30 anos já é mais esperto que a maioria (vontade de evoluir e capacidade). Às vezes pode até ficar com uma menina não tão inteligente ou esperta (se ele é esperto saberá lidar), se tiver com quem conversar outros assuntos.

  • Nem inteligência nem dinheiro, vcs sabem muito bem que na hora H quem manda mesmo é dinheiro. Não vem meter essa que mulher é interesseira, porque já cansei de ver homem aproveitador. Tanto beleza quanto inteliência fazem ganhar dinheiro, então tanto faz, o resultado final é o que importa $

  • Borogodó!! Gezuuuuuiz eu achei que ninguém mais usava essa palavra!!!

    "Que me desculpem os belos, mas conteúdo é fundamental!"
    Odeio ter que concordar com o Somir, mas a verdade é que pra mim um bonito burro, me serviria apenas para dar uns beijinhos e mandar pra casa.

    Penso muito diferente da Sally, pra mim homem além de ser meu homem tem que ser meu companheiro. Aquele com quem eu possa conversar sobre os livros que gosto de ler, aquele que possa ir ao teatro comigo, me levar ao cinema e entender o final de um filme (pra mim não tem nada mais chato que ter que explicar final de filme). Se ele não for a cara do Brad Pitt tudo bem desde que seja uma companhia agradável.

    Tanquinho?? Prefiro uma Brastemp.

  • Tive que debater internamente. Foi uma reflexão bem interessante pq já estive com homens inteligentíssimos e não tão bonitos, e homens lindos não tão perspicazes.
    Primeiro…beleza E inteligência são conceitos pessoais e meio q intransferíveis.
    Qualquer beleza que te atraia (seja lá pq motivo for), é o que pra você? BONITO! E, qualquer pessoa mais inteligente que vc, é pra vc o q? INTELIGENTE!
    Então, já tive homens feios (pros outros, mas que, por algum mistério me atraíram)e inteligentes; bem como homens bonitos (pra mim E pros outros) e com raciocínio e inteligência aquém da minha.
    A falta de beleza me incomoda menos, BEM menos que a falta de inteligência pra entender quando explico pq determinada atitude me irrita tanto, por exemplo. É difícil cultivar e crescer na relação quando o cara é burro. A responsa de pensar em tudo é um tanto pesada quando se trata de um casal.
    MAS, concordo com a Sally…homem inteligente demais problematiza muito…pior, se for muito inteligente mesmo, acaba sendo chato (pq não entender o que ele fala é um saco né?).
    Num saldo geral, a conclusão é óbvia! Quanto mais extremo, mais errado deu! O mais inteligente que tive, apesar tb de ser bonito, era tão louco, tão problemático que fazia o relacionamento um fardo; e, o mais bonito e menos inteligente, servia de acessório para o meu outfit!
    No fim das contas, deu certo com um que não seja nem tão lindo e nem tão inteligente…exatamente como eu! E viva a mediocridade!
    beijo, AMO o blog

  • Eu não tenho nem dúvida: prefiro os feios inteligentes.
    Tenho tara em homem inteligente.
    Adoro poder conversar sobre pq a teoria da super cordas é uma mistura da teoria das cordas e da super gravidade.
    Se for meio nerd, melhor ainda.

    hahahahaha

    Obs: Isso não é uma cantada pro Somir hein? hahaha

  • em querer te ofender, que você é bonito e burro, MADAME.
    Comédia!
    Bonito , burro e sensível!

    Mas estou com Somir , quando estamos com alguém limitado só por atração é difíl aturar a criatura depois do coito. Agora, momentos de futilidades às vezes é muito bem vindo…

  • Oi, sou feio e burro, alguém quer namorar comigo?

    ***

    Francamente, não têm como eu me relacionar com alguém que eu não ache bonita (Dentro dos meus padrões), nem que eu não veja como inteligente (Dentro dos meus critérios).

  • "A linha que separa bonito de feio fica AONDE?"

    Fica no gosto de cada um, Somir. Não tem regra não.

    Muito bonito você se dizer feio e inteligente. Lamento te informar, sem querer te ofender, que você é bonito e burro, MADAME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: