Sally Surtada: Enrolados.

Espera dramática.

Faz pouco tempo fiz um texto sobre os homens Descansados que despertou críticas passionais. Adoro. Como rendeu, hoje volto para falar sobre um outro tipo de homem: os Enrolados.

O Enrolado te deixa na mão com muita freqüência, mas ele não é má pessoa nem canalha. É apenas enrolado. Te deixa plantada esperando não porque seja um embusteiro que decidiu te dar um balão para sair com os amigos ou porque esteja saindo com outra. Ele simplesmente te deixa plantada porque ele é um Enrolado, completamente incapaz de administrar seu tempo e seus compromissos.

Claro que para a maior parte das pessoas isso soa como um claro sinal de que o homem está cagando e andando. Difícil não sentir isso como um desprestígio ou uma mensagem de que você não é tão importante. Mas nem sempre é assim. Mania de mulher de achar que se o homem gostar da gente vai se portar como NÓS nos portamos quando gostamos de alguém. Como diz o Somir, Universo Umbigo.

O Enrolado pode se programar de forma paranóica para tentar conseguir chegar na hora em um encontro marcado – e frequentemente o faz. Já vi homem começar a se arrumar três horas antes do horário do encontro, porque sabia que era Enrolado e não queria que nada desse errado. Mas não adianta, porque auto-sabotagem é uma merda e quando você menos espera ela dá as caras. Eles atribuem essa condição de enrolado ao azar, vira e mexe a gente escuta um “não sei o que acontece comigo, sempre acaba dando alguma coisa errada em cima da hora”. Auto-sabotagem, na maior parte das vezes.

Como eu ia dizendo, muitas vezes o Enrolado se arruma com horas de antecedência e fica sentadinho rezando para nada dar errado, mas, no ultimo minuto, antes de sair, alguma coisa acontece e ele acaba se atrasando. Qualquer coisa: ele derrama suco em si mesmo, ele não acha a chave de casa, ele perde o celular. Qualquer coisa.

Daí o Enrolado se desespera, porque porra, ele gastou tanto tempo e energia para que tudo dê certo e no final das contas, ele fracassou. Tá ali, todo sujo de suco de uva. Vai ter que tomar outro banho, passar outra roupa e correr para o encontro. Já vai com um tremendo mal estar, pela correria, pela frustração de se programar para fazer tudo certo e não conseguir, e ainda por cima, ao chegar, depois de tanto corre-corre, ainda toma um esporro ou uma cara feia da mulher. O Enrolado está sem razão, afinal, chegou atrasado, mas na cabecinha tosca dele, aquele esporro é uma injustiça, porque ele tentou, ele se esforçou. Daí periga até dele ficar puto. Cabeça de gente Enrolada também é enrolada.

O Enrolado frequentemente fura com a mulher. Não porque está fazendo algo errado, e sim porque não pensa antes de falar. Uma grande amiga uma vez me apresentou a essa teoria: existem pessoas que simplesmente pensam em voz alta. Por exemplo, um Enrolado que está realmente interessado em uma mulher e em vez de pensar em chamar ela para ir ao cinema e avaliar mentalmente a sua disponibilidade, ele verbaliza de imediato que quer ir ao cinema com ela no dia seguinte, sem sequer pensar se isso será efetivamente possível. Sim, existem pessoas que não dialogam, apenas vomitam palavras. Depois de falar, muito provavelmente só no próprio dia seguinte, é que ele vai parar para analisar sua disponibilidade de agenda. E se já tiver um compromisso, fudeu.

Fudeu porque provavelmente ele já furou e atrasou com essa mulher antes, pois é um Enrolado, então, essa mulher já tem uma predisposição a se sentir sacaneada por ele – e dar esporro, e ficar puta. Então, o Enrolado, percebendo que vai dar merda, que não vai conseguir honrar o compromisso, fica em um dilema existencial: comunica para a mulher que não vai dar e agüenta um esporro, acusações de não estar nem aí, de estar saindo com outra e etc, ou fura do nada, sem dar sinais de vida e torcer para que a mulher fique tão feliz ao descobri que ele não morreu que o perdoe um dia.

Isso quando ele simplesmente não esquece do compromisso. Porque sim, Minhas Amigas, é possível que um homem esteja realmente interessado em você e se esqueça de um compromisso. Não que você deva continuar com este homem, eu acho que não deve, um homem assim não serve para nós, por mais bem intencionado que esteja. Meu ponto é: não presuma que é necessariamente desinteresse. Ele pode ser apenas um Enrolado.

Um dos motivos pelo qual o Enrolado fica puto quando leva um esporro é o fato de, na cabeça dele, não estar fazendo nada de errado. O Enrolado sabe que ele não estava te sacaneando com outra, que não fez por descaso, que não tinha intenção de te magoar. Repito: na cabeça dele, pelo fato dele não ter más intenções, isso deveria eximi-lo de esporro. Eles não entendem que o simples fato de nos deixar esperando é motivo para putez, ainda que não tenham feito mais nada de errado. Na cabecinha dele, ele fez o seu melhor, ele tentou chegar na hora, tentou lembrar do compromisso. Daí aquela sensação de “por mais que eu me esforce, não consigo agradar essa mulher, que saco”. A longo prazo, ele pode realmente desistir de te agradar, porque vai se achar incapaz disso. Sim, eles cagam no pau e ainda se sentem injustiçados. Quero voltar homem na próxima encarnação.

Uma estratégia nada eficaz do Enrolado é tentar minimizar o problema fazendo parecer que nós somos estressadas, malucas ou exageradas. “Tá assim SÓ PORQUE ______________” (complete a frase com a última cagada que ele fez). Nunca é SÓ PORQUE, já fiz um texto sobre essa história de “só porque”. Vai você fazer o mesmo com ele, tantas vezes quantas ele já fez com você, e veja se ele continua achando a coisa tão aceitável assim!

Outro argumento que o Enrolado adora usar e que me provoca vontade de esfregar a cara da pessoa no asfalto quente é “Eu não fiz por mal”. PORRA! SÓ FALTAVA, NÉ? Só faltava ter sido por mal! Eu hein… Tem dessa agora? A gente só pode se chatear quando o outro nos magoa de forma propositada? Sério, vai tomar no cu. Vai tomar MUITO no cu quem costuma usar esse argumento. EVIDENTE que a gente sabe que não foi por mal, porque se a gente achasse que fez a cagada com a única intenção deliberada de nos fazer sofrer, nem falaríamos mais com a pessoa.

O Enrolado até fica penalizado com o sofrimento que ele eventualmente nos provoca. Daí ele jura de pés juntos que não vai mais fazer isso, que vai se esforçar. Anota aí: ele vai pisar na bola novamente. Não que ele seja um mentiroso filho da puta, pois no momento em que ele promete, ELE ACREDITA que de fato vai conseguir cumprir aquela promessa. O Enrolado se ilude e se engana, ele pensa “isso não pode continuar, vou dar o meu jeito. Se todo mundo consegue, eu também vou conseguir”. Mas não consegue. Ele não mente para a gente, ele mente para ele mesmo, por isso, não fiquem com raiva nem se sintam enganadas. Sua desorganização interna, falta de força de vontade e auto-sabotagem são mais fortes que sua vontade. Essa promessa só aumenta nossa putez, porque além de tudo, na nossa cabeça, ele ainda vira um mentiroso.

Daí já se cria toda uma má vontade. Sucessivos eventos que, na mente feminina implicam em descaso e sinais de que o Enrolado não tá nem aí vão gerando um ressentimento que nos impede de ver outras formas que ele tem de demonstrar seu interesse, nem tão convencionais. Porque nosso foco para medir o interesse de um homem costuma ser bem definido, e ficamos cegas para outras demonstrações menos padronizadas. Porque a vida, Senhoras e Senhores, não é uma novela de Manoel Carlos.

Sem contar que essa vibe “irresponsabilidade”, “falta de compromisso” e “não dá pra contar com você mesmo” nos fazem pensar que a vida ao lado de uma pessoa assim seria uma merda. Parece o tipo de homem que esquece de buscar o filho no colégio, esquece de pagar as contas e se atrasa no próprio casamento. Não parece o tipo de homem provedor (no sentido amplo da palavra, não me refiro a dinheiro) que nos ampara quando precisamos. Nós é que vamos estar sempre limpando as cagadas deles, tipo uma segunda mãe. Sentiu desânimo? Eu também.

E o Enrolado sempre é incapaz de verbalizar que é um Enrolado. Porque se ele fosse mais bem resolvido, tivesse um mínimo de auto-conhecimento, poderia nos dizer “Olha, eu chego atrasado, eu furo, mas é um problema meu, um defeito meu, com tudo. Não quer dizer que eu não goste de você, eu gosto muito e você é muito importante para mim. Deixa eu te provar de outras formas, por favor não avalie meu sentimento pela minha pontualidade, que é meu ponto fraco. Eu não vou conseguir mudar, mas podemos criar mecanismos para amenizar isso”. Mas, infelizmente, o dia que um homem formular uma colocação destas, o melhor é correr porque muito provavelmente ele dá o rabo.

O Enrolado prefere não assumir que tem esse problema. Muitas vezes não só para os outros, como para ele mesmo. Daí nega, enrola, minimiza, se justifica e passa a impressão de que está tentando nos tirar de otárias. Alguns até preferem que a mulher o ache um filho da puta (e alimentam essa fama de falso canalha) do que ela perceber que se trata de uma fraqueza que ele não consegue controlar. Porque pelo menos o canalha o faz por escolha, tem seu charme. Melhor optar por ser um filho da puta do que ser Enrolado e não conseguir superar isso. Melhor escroto do que fraco, ao menos na cabeça masculina.

E desde já adianto: não tem nada que uma mulher possa fazer para mudar um Enrolado. Se eles pudessem mudar, mudariam. Não mudam porque não conseguem. Muito triste quando as suas fraquezas são mais fortes do que você. A mudança tem que ser de dentro para fora. Nem carinho nem esporro desencadeiam uma mudança. Geralmente é preciso ir na raiz do problema, seja pela psicologia, seja pela psiquiatria. Sim, muitas vezes é de fato um sintoma de um problema psiquiátrico, um Distúrbio de Déficit de Atenção ou outra coisa do tipo. E a pessoa passa anos ouvindo que não tem vergonha na cara, quando o que ela não tem é uma substância no cérebro.

Se a gente combinar a dificuldade que homem tem em entender e nomear seus sentimentos, bem como verbalizá-los, principalmente quando implicam em demonstrar uma fragilidade, com a paranóia de mulher de medir as demonstrações de afeto masculinas de forma hipervalorizada e carente, temos uma combinação explosiva quando se coloca uma mulher apaixonada por um Enrolado.

Cria-se esse círculo vicioso, do infeliz desesperado para agradar sua mulher, sem conseguir, prometendo cada vez mais que vai tentar mudar e não mudando porra nenhuma. Em contrapartida, a mulher fica cada vez mais puta, cada vez mais se sentindo enganada e traída, cada vez mais achando o Enrolado um embusteiro mentiroso filho da puta. Com o tempo o casal vai se afastando, mesmo continuando junto. Nós somos o lado inteligente da relação, Leitoras. Cabe a nós criar mecanismos para que esse defeito não nos incomode tanto: não marcar horário com ele, escrever os compromissos em um quadro na sala (ok, não dá certo, vide Siago Tomir) e o que mais for necessário, por tentativa e erro, para que esse defeito te incomode o mínimo possível. Chega de mandar o outro mudar. Ou mudamos nós, ou mudamos de pessoa. Não dá para contar com a mudança dos outros. “Mas Sally, homem não muda nunca?”. Muda sim, Leitora. MUDA PARA PIOR.

Perceberam o objetivo deste texto? Claro, falar mal de homem é sempre um prazer (Sally Mega Surtada 2010). Mas além disso, o objetivo é mostrar que os Enrolados são esquema “ame-os ou deixe-os”. Porque quando há um impasse, quem tem que ceder é quem PODE ceder. Não adianta pressionar o Enrolado para que ele ceda, porque ele é INCAPAZ de ceder. Ou você acha que ele gosta de viver assim, sempre atrasado, sempre esquecendo compromissos, sempre com prazos vencendo… sempre ENROLADO? Claro que não.

Portanto, a verdade é triste. Ou cede você, ou melhor ir embora. Ficar, e querer um comportamento pontual, responsável, planejado e exemplar mostra uma neurose SUA, porque você está se condenando a uma situação de fracasso, de sucessivas brigas e mal estar. Hora de pesar na balança os prós e os contras do rapaz COMO ELE É HOJE, sem esperar mudanças, e decidir se vai embora ou se adapta.

Isso, claro, para aquelas que conseguem se adaptar. Porque eu tenho muito claro na minha cabeça que dependendo do grau do Enrolado, não serve para mim. Não me leve a mal, mas um homem que me deixa plantada porque esqueceu, porque dormiu ou por qualquer outro motivo que não um atropelamento me faz muito mal, a ponto de não ter como ceder ou amenizar aquilo que me faz mal. Mas, Amiga Leitora, se você consegue abstrair os defeitos do Enrolado e pensar “eu sei que ele gosta muito de mim mesmo fazendo isso”, não tem porque não continuar com ele. Mas e não consegue, chute no cu. Sem dó.

Aos homens Enrolados, deixo um conselho: não tentem esconder sua condição. É patético. Sejam honestos, se desculpem e coloquem as cartas na mesa. Informem que tem muita dificuldade de mudar esse comportamento e que o ideal seria se a mulher pudesse aceitá-los assim. Prove que não está dando bolada nas costas. Compense a mulher. Faça ela se sentir especial mesmo que ela tenha ficado plantada na porta do cinema 40 minutos esperando por você enquanto todo mundo a olha com cara de “tadeeeeenha, levou um bolo”. Estabeleçam regras, metas, de modo a que você não se coloque em uma posição de ter que cumprir horário. Sei lá, dá teu jeito, o errado é você, mermão! Só não fica tentando disfarçar, porque isso é chamar a gente de burra. E não gostamos de ser chamadas de burras.

Sim, esse mecanismo de defesa de fazer parecer que está tudo sob controle e que fez porque quis é feio e magoa. Nada mais digno que assumir suas cagadas. Hombridade, minha gente, hombridade. O mundo tá precisando.

OBS: Cuidado, não confundir o Enrolado com o canalha galinha que se faz de enrolado para despertar solidariedade e poder dar bolada nas costas. Com o tempo, a gente vê a diferença. Se eu não estivesse na quinta página, até explicava. Quem sabe um dia.

Para me dizer que você acha que pode corrigir um Enrolado, para me dizer que eu sou muito inocente porque o Enrolado não existe e são todos canalhas mesmo e para dizer que você disfarça ser Enrolado com canalhice: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (14)

  • Adorei o texto. Nem fale… Uma grande besteira você achar que pode mudar uma pessoa enrolada… Você conhece a pessoa, acha ate que a forma desajeitada um charme.. Mesmo estando muitoooooooo brava. Depois você casa.. E igual voce escreveu.. Ou você muda achando uma forma de driblar essas dificuldades ou de repente chega em casa e não terás luz.. Pois o abençoado esqueceu de pagar. Sem falar nas peças do dia a dia que nos deparamos com ns situações.. E não são mentirosos, nem canalhas.. São enrolados demais!

    • Só o enrolado pode mudar, de dentro para fora, só se partir dele, se ele decidir, e não se alguém ficar pedindo.

  • Oi Sally, você escreve muito bem! Conseguiu dizer quem é o enrolado. Hoje passei por uma situação dessas e lendo seu texto me senti bem, dei até risada, foi um alívio. Eu escolho não fazer parte da vida de uma pessoa assim, porque como você disse: “é o tipo de homem que esquece de buscar o filho no colégio, esquece de pagar as contas e se atrasa no próprio casamento. Nós é que vamos estar sempre limpando as cagadas deles, tipo uma segunda mãe. Sentiu desânimo?”. Senti hehe. Faz anos que conheço uma pessoa assim e é foda viu….é tudo o que você disse mesmo. Confesso que é uma neurose minha querer um comportamento pontual, responsável, planejado e exemplar dele.

    • Fernanda, ele não vai te dar esse comportamento, não porque não te ame, mas porque não é capaz disso. O melhor é aceitar que a coisa é assim e você, o lado racional, criar mecanismos para não se aborrecer com a desordem mental alheia!

  • Muito bom este texto. Eu, infelizmente, sou um enrolado, praticamente 90% do que você escreveu tem a ver comigo. Sempre chego atrasado nos compromissos, SEMPRE, inclusive nos primeiros encontros. Nunca foi minha intenção e mesmo que eu comece a organizar as coisas cedo eu SEMPRE me atraso, incrível. O mais incrível é que as mulheres nunca reclamaram pra valer, parece que elas me entendem e aceitam. Eu acho ótimo, caso contrário, daria um belo chute na bunda, pois esse é meu jeito, ninguém é perfeito e nunca fiz por maldade. Se ela não gostou? Que pena, adeus.

  • SIMPLESMENTE PERFEITO!!!!
    Ontem mesmo, acabei dando um fora num enrolado que vem me deixando fula da vida há exatos 2 anos. tentei mudar, conversar, brigar e nada adiantou!
    Sei que gosta de mim, mas me amo antes dele e ter que aguentar tanto "descaso" é demais pra mim!!! Parti pra outra….

  • Nossa! SENSACIONAL seu poder de observação, amiga Sally.

    Quantas vezes tentei verbalizar o que era um indivíduo ENROLADO e não consegui… Muito bom perceber que eu não era a ÚNICA que enxergava o que era um homem enrolado. É verdade: eles EXISTEM! E aos montes, pelo visto.

    Na maioria das vezes os confundimos com DESLEIXADOS ou DESINTERESSADOS. Mas a principal razão para isto é justamente eles não serem francos quanto a condição de enrolados (ou azarados)…

    POR FAVOR, faça um SALLY SURTADA diferenciando o GALINHA do ENROLADO… Será de imensa utilidade para a mulherada.

    PS: Às vezes, sou como uma dessas pessoas que simplesmente PENSAM EM VOZ ALTA. Mas procuro controlar esse impulso, pois já fui muito prejudicada por causa disso. COMPAIXÃO AOS ENROLADOS!

    Abraços!

  • Só pra dizer que eu saí com um enrolado hoje e o FILHO DA PUTA atrasou quase uma hora. Ainda chegou meio bêbado. Não sei posto nesse Sally Surtada ou no dos "Descansados".

    Vou te falar que tô mais homem que esses moleques, hein… pqp

  • texto longo demais para o tipo de assunto.
    o madame deveria ficar em cima senão sally surta no tamanho do texto para um assunto "os homens fazem sexo e as mulheres amor"

    :|

  • Deja, do jeito que as coisas andam hoje em dia, melhor especificar ao menos o sexo quando você pede para alguém te ligar… hahaha

  • Que susto, quando comecei a ler, pensei que vc ia falar sobre mulheres descansadas. Sally Surtada só pode falar mal de homem, nunca de mulher. Que bom que continua asssim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: