Desfavor Web 1.0: Fala Desfavor!

Classe!O aborto da semana.

Estou achando bacana que o desfavor da semana esteja fazendo sua função de renovar as polêmicas aqui no blog. E me rendendo “colunas grátis” com respostas de comentários pra lá de desfavoráveis. Dessa vez vou me concentrar apenas em um deles. O assunto rende, e hoje eu estou especialmente carinhoso…

Desfavor da semana: Abortando a opinião.
Anônimo fez este desfavor de comentário:
Não gosto da Dilma.E nao é porque ela falou em liberar o aborto, não gosto dela porque simplesmente não consigo ver qual é a real dela. Só vejo o lula versão mulher, gorducha, dentucinha e de vestido vermlho ( to falando da Dilma ou da Monica? hauhs). Independentemente se ela vai liberar o aborto ou não ela nao ganharia meu voto. Porem quando veio essa coisa do aborto ai sim confirmou mais a minha postura anti-Dilma.

Também não gosto dela, mas já estou começando a me sentir mal de apoiar a oposição, que percebeu a brecha e está começando com um TERRÍVEL papinho de valores cristãos e família tradicional… Mas hoje não falaremos de política. Hoje falaremos do resto do seu comentário, uma ode à desinformação e ao egoísmo. Pode ficar tranquila, contanto, ela já está limpando a bunda com os papéis do Plano Nacional de Direitos Humanos.

Sou definitivamente contra o aborto. Acredito em Deus? Sim, mas não é por esse motivo.

Será?

Acho simplesmente a forma como defendem o aborto meio FAIL. Fulana teve 12 filhos oh coitada da fulana, não seria melhor ela nao ter tido?

Sim, essa é a idéia.

Sim era só ter previnido.

Ou melhor ainda, prevenido! Nem vou mais esquentar com erros de português, senão serão umas 30 páginas….

Filho não é uma porra de uma espinha. Eu tenho uma no nariz e tiro. Filho é filho porra.

Imagino que isso tenha saído da minha atenciosa comparação entre espinhas e embriões. Mas concedo que não é exatamente a mesma coisa, dependendo do tempo após a concepção, uma espinha costuma ser ainda mais complexa que um “filho potencial”.

Um argumento como “Filho é filho porra.” só costuma funcionar quando você discute com alguém que não está nem aí para as idéias expressadas numa discussão. Sabe aquele povinho temente a Deus que detesta vírgulas? Infelizmente para você, não é o caso aqui.

Qualquer definição mais abrangente do que o deserto da sua mente exige bases. Filho é filho dadas algumas condições. Vida humana é vida humana dada algumas condições. Fora da esfera do analfabetismo funcional existe toda uma sociedade de seres humanos dispostos a entender melhor o funcionamento desse mundo.

Um consenso recente, e muito bem definido, é o de que a vida humana termina com a morte do cérebro. Não foi alguma anta qualquer que berrou que “Morte cerebral é morte porra.”, foi o resultado do acúmulo do conhecimento humano até hoje.

No mundo racional, um ser humano só está vivo se tiver um cérebro vivo. No mundo real, toda essa bobagem de almas e espíritos está relegada aos esgotos do pensamento fantasioso. A ciência (séria) forma conceitos e idéias verificáveis e reprodutíveis. O bom senso os aplica.

Se uma pessoa perde todas suas funções cerebrais, seus órgãos podem ser retirados e doados para outras pessoas. Oras… não retirariam o coração de uma pessoa viva, não é mesmo? Cérebro = Vida.

Entendemos isso?

Filho é filho na mesma proporção de que ser humano vivo é ser humano vivo. Se um embrião ainda não tem um sistema nervoso central, é tão vivo e consciente como uma porcaria de uma espinha. Uma pílula do dia seguinte, por exemplo, não mata nada mais do que uma estrutura celular pouco complexa que DADA a oportunidade, PODE se tornar um ser humano.

Se esse argumento (onde reside a defesa do aborto até certo estágio de gestação, o que eu acho o mais razoável para aplicação imediata) não te convence, imagino que você enxergue alguma característica mágica e sobrenatural num embrião, o que invalida sua afirmação sobre não tomar a posição que toma por motivos religiosos.

Tecla SAP: Filho é filho, embrião é embrião, PORRA!

Se você não tá afim de ter, nao fode. Literalmente.

Mas em que planeta você vive? Deve ser o mesmo onde a Igreja Católica estuda a população… As pessoas VÃO fazer sexo. Exigir abstinência da população é de uma inocência que beira ao retardamento mental. Mais ou menos como entrar num campo de batalha e dizer para os exércitos rivais que basta parar de atirar para resolver a guerra…

Se não quer se acidentar no trânsito, basta nunca dirigir! Se não quer se afogar, basta nunca nadar! Se não quer pagar aluguel, basta morar na rua!

Olha só como o mundo é simples! *comemorando*

Vá à merda.

E tem exitem muitos metodos contraceptivos. Ai vem um bando de mané que provavelmente não ouviu falar de camisinha e nenhuma outra coisa e diz que o melhor é o aborto?

Tenho a impressão que o cérebro desse ser que escreveu o comentário foi se tornando geléia enquanto escrevia. A estupidez vai aumentando proporcionalmente ao quanto desenvolve a “idéia”…

ONDE CARALHOS VOCÊ VIU ALGUÉM DIZER QUE ABORTO É A MELHOR SOLUÇÃO? Aborto é questão de saúde pública, não vai ser a porra do Pobre da Silva, que odeia camisinha e se recusa a assumir responsabilidades que vai decidir o funcionamento das políticas. Parece até que você acha que o Ministério da Saúde vai fazer uma campanha: “Goza dentro que a gente te garante.”

Qualquer pessoa com um cérebro LEVEMENTE mais funcional que o seu (o que deve incluir até algumas espécies de invertebrados marinhos) vai defender primeiro a prevenção e em último caso o aborto.

E, claro… métodos anticoncepcionais não falham… NUNCA! Certo? Nunca vai precisar de aborto porque camisinha nunca fura e pílula nunca falha. Todo mundo que tem filho sem querer está simplesmente de sacanagem…

Tirar argumentação do rabo dá nisso. O pior… é que piora.

A nun ferra. Acho de verdade que o pais nao está preparado para a liberaçao de porra nenhuma. Se com o risco de você engravidar aos 13 anos + gonorreia + siflis + HPV + AIDS, o pessoal fode sem camisinha como se não houvesse amanhã que dirá com a legalização do aborto. Infelizmente 89% dos jovens que usam camisinha isso se usam, só usam pensando na merda que vai acontecer se viver um bebe. Caso isso seja simplesmente resolvido com um aborto. Vai ser mais facil, o Brasil ser um pais de primiro mundo do encontrar uma pessoa sem Aids. E essa é a realidade.

Isso não é um comentário, isso é uma colostomia!

Essa não é a realidade PORRA NENHUMA. Primeiro porque 95% das estatísticas são inventadas na hora (as pesquisas REAIS dizem que a preocupação prioritária é com as DST’s), segundo porque se os jovens realmente estivessem TÃO preocupados com filhos indesejados, a nossa taxa de gravidez na adolescência não seria tão alta. Duvido que você perceba, mas está se contradizendo até não poder mais…

As pessoas não usam camisinha porque não pensam nas consequências ou ESCOLHEM não se preocupar com isso.

Não podemos esquecer que a pílula do dia seguinte É legal no Brasil. Uma espécie de aborto (ou estouro de espinha) disponível para ricos e pobres há alguns anos. Os brasileiros pararam de usar camisinha? Viramos um país de aidéticos?

E outra: Só UM país dos que legalizaram totalmente o aborto figura entre os com as maiores taxas de infecção pelo HIV. A África do Sul. Só que por lá a legalização ocorreu em 1997, dois anos DEPOIS da doença já ter se tornado uma pandemia. Os outros países assolados pela AIDS (tudomiserável) tem políticas para o aborto ainda mais severas que as nossas. Não tem relação estatística. AIDS é problema sério para países pobres, não para países “liberais”.

No caso, da mãe de classe media descobri que o filho vai ter um problema e simplesmente aborta e se vê livre de um “peso” Fail total. SE VOCÊ QUER SER MÃE FILHA DA PUTA, PREPARE-SE PORQUE O SEU FILHO PODE TER MIL PROBLEMAS E SE VOCÊ NÃO ESTÁ PREPARADA PRA ISSO NAO SEJE MÃE, COMPRE UM CACHORRO, CRIE UM GATO OU CONTEMPLE A ALUCINANTE VIDA SEXUAL DOS CARAMUJOS DE JARDIM.

“Simplesmente” aborta? Me deixa extremamente preocupado que EU seja o elemento sensível nessa argumentação… Uma mãe que descobre que o filho vai ter um problema não “simplesmente” aborta. No caso de uma aborto por decorrência de um defeito congênito, imagina-se que os pais QUERIAM ter aquele filho, mas que por motivos alheios às suas vontades, não vão mais poder vivenciar a experiência.

Não estamos falando de abortar porque a criança não vai ter olhos azuis, estamos falando de casos onde a criança vai sofrer TERRIVELMENTE, isso SE ficar viva após o parto.

Quem não está preparada para o convívio com outros seres humanos é você. Como eu já disse antes: A turma anti-aborto QUER MESMO É VER OS OUTROS SE FODENDO.

E detalhe. Você descobri que seu filho vai ter problema. Legal é só abortar. Você não vai ficar presa pro resto da vida. BACANA NÉ?

Nem você vai ter que passar por esse sofrimento DESNECESSÁRIO, nem a criança vai viver uma vida limitada pelo egoísmo dos pais. Muito bacana. A vontade de fazer POSE de ser humano iluminado ao achar um presente dos céus seu filho deformado simplesmente ignora que o direito à dignidade é universal. Quem quer criar qualquer coisa só para aplacar carência que deveria comprar gatos e cachorros.

Talvez. Seu filho quando tem 15 anos leva um balaço na saindo do clubinho de futebol, sobrevive mas fica tão prejudicado que nunca mais você vai poder deixar ele sozinho nem sequer por um segundo. Ai o que você faz MATA? Ter filho é ter reponsabilidade.

Você tem sérios problemas cognitivos. Uma espécie de eufemismo para “um macaco faria analogias mais pertinentes”…

Se o filho nasceu em plenas condições de saúde e viveu normalmente até os 15 anos de idade, ele não entra mais na discussão de aborto. Estaríamos falando aqui de Eutanásia, a qual eu defendo também. E caso esteja confuso para você, Eutanásia não configura assassinato. Ou é vontade da pessoa, ou é consenso de especialistas que a vida dessa pessoa jamais retornará ao normal (liberdade, dignidade, auto-suficiência…).

O aborto ocorre no momento onde pode-se prever uma vida inteira de problemas. É aplicação de conhecimento existente, comprovável e reprodutível. Uma criança sem cérebro nunca vai viver como um ser humano minimamente funcional. Não tem “reza braba” que dê conta disso. Nunca deu, nunca vai dar. Lógica, história, prática…

É previsível. O que difere totalmente de um ACIDENTE.

E outra, legalizar o aborto não legaliza o assassinato.

E o foda é qe quando um aborto chega a acontecer, geralmente a mina já tá gravida de 3 meses. Cara 3 meses o feto já tá praticamente formado só falta crescer. As vezes o feto dá até pra ser enterrado, numa caixinha fosforo? Sim. Mas já é algo. E esse algo seria o seu filho.

Ah, agora ficou sentimentalista? (Sim, sentimentalistA. Está na cara.)
Se você se preocupa tanto com o bem estar de um ser humano que pode ser enterrado numa caixinha de fósforo, porque não liga para a MERDA de vida que ele poderia viver depois disso?

Quem é contra o aborto só se importa com a criança ATÉ ela nascer. Depois ela que se foda, não? O coração saaaaaangra pelo feto, mas EU QUERO SÓ VER SE RESPONSABILIZAR POR ADOTAR AS CRIANÇAS QUE NÃO FOREM ABORTADAS.

Pau no cu de todo mundo, não? Para evitar que se legalize o aborto, o povo tem que parar de fazer sexo ou criar seus filhos doentes, defeituosos ou miseráveis do jeito que der? E ai do Pobrinho se virar bandido por causa da vida que vai levar, porque é justamente esse povo do anti-aborto que ADORA uma pena de morte.

Mas como você deve ter tido coisas bem mais importantes pra fazer, como dar o cu na numa praia para Clodoalson um filho nao seria oportuno na sua vida.

A ESCOLHA é dos pais. Aborto não é uma imposição do Estado. A mãe que quer ter um filho com Síndrome de Down, por exemplo, ainda pode tê-lo sem o menor problema. Não interfere com os direitos de pessoas que são contra a prática.

Se não influencia SUA vida, se não temos argumentos REAIS e COMPROVÁVEIS que ligam aborto à redução da qualidade de vida em geral… Só sobra a “preservação da alma”.

E o Estado é laico. Foda-se o que o seu livrinho mágico diz, a vida real é diferente. Legalização do aborto é questão de evolução social. Vai viver na Idade Média com sua turma… E NÃO FODE!

Para dizer que eu devo estar escrevendo isso por causa de alguma pensão que pago, para assumir que o comentário foi trollagem (prefiro imaginar que sim), ou mesmo para dizer que estava com saudades desses meus textos irritadiços: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (42)

  • Grande Somir. Faltou comentar:

    Calaboca n° 1 – Analfabeto n faz lei, so, shut up.

    Calaboca n°2 – Cada um que cuide da sua vida. Crie seu filho retardado, foda-se, tem gente q n tá afim. E se eles QUEREM ter filho, vão ter outro dps. Vc acha q pra eles n dói ter se matado pra engravidar e descobrir q o filho vai nascer fodido, sem o cérebro, vegetar por 1, 2, 3 meses, e morrer? Claro, pq ver um filho morrer é DELÍCIA né? Vale até comprar pipoca…

    Calaboca n° 3 – 15 anos e tomou no cu? UAU! Ele viveu 15 anos, COM UM CÉREBRO! Ó que legal. E sepá se recupera, mesmo q n seja a mesma coisa, tem memórias, construiu algo, É UMA VIDA. Ahh n vai recuperar nunca, vai vegetar pra sempre? Eutanásia. Se fosse a sua mãe numa cama de hospital vomitando sangue, com os pulmões fibrosos, respirando por aparelho, com as veias ligadas numa máquina de hemodiálise, com os músculos atrofiando a pele ficando cheia de feridas pq ela n se mexe, e ela implorasse pra você deixar ela morrer, por MESES, vc ia fazer o q?

    Fácil falar merda do q n sabe né? Veja meia dúzia de pessoas nascendo, veja meia dúzia de pessoas morrendo, e tenha uma porra de um cérebro pra compreender as situações. Aí talvez valha a pena ler seus comentários. Por hora é só um anônimo tosco que me deprime. Não dá nem pra chamar de Troll, porque mesmo um Troll de segunda, q n chegue no nível da Sally e do Somir, pelo menos tem algo que se assemelhe a um cérebro.

    N faço comparações sobre o tamanho do seu cérebro ou a sua inteligência porque as portas, os burros e as ervilhas não merecem ser tão ofendidos.

  • Grande Somir. Faltou comentar:

    Calaboca n° 1 – Analfabeto n faz lei, so, shut up.

    Calaboca n°2 – Cada um que cuide da sua vida. Crie seu filho retardado, foda-se, tem gente q n tá afim. E se eles QUEREM ter filho, vão ter outro dps. Vc acha q pra eles n dói ter se matado pra engravidar e descobrir q o filho vai nascer fodido, sem o cérebro, vegetar por 1, 2, 3 meses, e morrer? Claro, pq ver um filho morrer é DELÍCIA né? Vale até comprar pipoca…

    Calaboca n° 3 – 15 anos e tomou no cu? UAU! Ele viveu 15 anos, COM UM CÉREBRO! Ó que legal. E sepá se recupera, mesmo q n seja a mesma coisa, tem memórias, construiu algo, É UMA VIDA. Ahh n vai recuperar nunca, vai vegetar pra sempre? Eutanásia. Se fosse a sua mãe numa cama de hospital vomitando sangue, com os pulmões fibrosos, respirando por aparelho, com as veias ligadas numa máquina de hemodiálise, com os músculos atrofiando a pele ficando cheia de feridas pq ela n se mexe, e ela implorasse pra você deixar ela morrer, por MESES, vc ia fazer o q?

    Fácil falar merda do q n sabe né? Veja meia dúzia de pessoas nascendo, veja meia dúzia de pessoas morrendo, e tenha uma porra de um cérebro pra compreender as situações. Aí talvez valha a pena ler seus comentários. Por hora é só um anônimo tosco que me deprime. Não dá nem pra chamar de Troll, porque mesmo um Troll de segunda, q n chegue no nível da Sally e do Somir, pelo menos tem algo que se assemelhe a um cérebro.

    N faço comparações sobre o tamanho do seu cérebro ou a sua inteligência porque as portas, os burros e as ervilhas não merecem ser tão ofendidos.

  • A pré-seleção de genes vai pedir um estágio tecnológico um pouco mais avançado. Mas se calhar você até acertou, por que deve sair mais em conta esperar que a pré-seleção se torne viável e ir evitando atritos com a parcela conservadora da sociedade do que usar o aborto como ferramenta enquanto esse estágio não chega.
    Bom, nessa hora é que se verá se vocês efetivamente discordam da idéia. Vai que vocês acham que os benefícios médicos compensam um caso ou outro de escolha estética… Só saberemos quando acontecer, e espero que você mantenha a posição apresentada em sua resposta, mesmo que apenas em prol da manutenção da diversidade de nosso pool genético.

  • Somir, esquece cara. As pessoas não conseguem entender a idéia que É PERMITIDO é diferente de NÃO DEVE NASCER/É OBRIGATÓRIO ABORTAR.

    Aí que eu discordo, Jacinto. Esse pessoal SABE que tem diferença, mas ESCOLHE perpetuar uma mentira porque isso choca mais o povo que não compartilha das mesmas idéias religiosas/retardadas.

    Sempre que puder, tire isso deles.

  • "Mera limitação técnica, uma hora isso não será mais argumento. Na essência, vocês são (mesmo que inconscientemente, o que não é tão provável) eugenistas."

    Nunca vai ser argumento nessa sua especulação golpista. Até porque a eugenia funcionaria muito mal dessa forma. O risco futuro é a PRÉ-SELEÇÃO de genes.

    E se chegarmos ao ponto dessa prática realmente se tornar relevante, estaremos do mesmo lado na "luta". Até de um ponto de vista puramente racional a redução da variação genética na humanidade é um erro colossal.

    Falou uma besteira sem base científica, tomou a resposta e aplicou a "lei de Goodwin". Este é o exemplo perfeito de uma discussão de Internet.

  • Puta merda. Estava com preguiça de comentar, mas não dá.

    Eugenia tem a ver raça. É o controle social atraves do controle dos nascimentos, mas a fim de selecionar e 'melhorar' raça.

    Desde quando uma sindrome de down, ou um feto ancefálico que vc opta por não ter, tem a ver com eugenia.

    Realmente tem problemas cognitivos que só surgem depois de uma certa idade…

  • "Aliás, a maioria absoluta das deficiências que não influem pesadamente na qualidade de vida de uma pessoa só são diagnosticáveis e/ou perceptíveis depois do nascimento." (Somir)

    Mera limitação técnica, uma hora isso não será mais argumento. Na essência, vocês são (mesmo que inconscientemente, o que não é tão provável) eugenistas.

    Era de se esperar da parte de ateístas (repito, entre ateu e ateísta vai uma bela distância).

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    Somir, esquece cara. As pessoas não conseguem entender a idéia que É PERMITIDO é diferente de NÃO DEVE NASCER/É OBRIGATÓRIO ABORTAR.
    Por isso tem tanto imbecil repassando email falando que o PT é o partido do anti-Cristo. É o partido dos ladrões, como todos os outros, isso sim.
    Ninguém vai meter um bisturi no seu pescoço e falar ABORTA FIODAPUTA. Se permitirem, faz quem quer. Como aliás, JÁ ACONTECE. A diferença é que filha de pobre aborta tomando espeto de churrasco na xota, e filha de rico vai em clínica clandestina e paga CARO $$$ por isso.

  • "Ok, autor, a discussão enfoca o aborto. Mas isto não impede que a discusão abra alas para outras discussões, não é verdade? É proibido fazer isto aqui?"

    Proibidão. Tanto que seu comentário foi deletado e eu não estou respondendo-o. O problema era que a falsa relação direta entre os assuntos foi usada como argumento.

    "Se, por exemplo, uma mulher tivesse a opção de escolher não gerar um filho porque descobrisse que ele seria um indivíduo com nanismo, surdez ou portador de qualquer outra má formação genética que seja, deveria assim ser realizado o aborto, ou só vale para Síndrome de Down? Deve prevalecer a vontade da mãe, pai, família acima de tudo?"

    Só para garantir: Nenhuma das propostas reais para legalização do aborto sequer CONSIDERAM tornar a prática obrigatória. Vamos tratar o "deveria" na sua pergunta como pergunta pessoal.

    E respondendo pessoalmente: Se a má formação congênita vai impedir o desenvolvimento intelectual pleno e/ou interferir com o direito à dignidade e liberdade dessa pessoa durante sua vida, eu defendo a interrupção da gravidez.

    A maioria dos exemplos que você e outras pessoas adoram jogar ao vento NÃO SE ENCAIXAM na categoria de problemas congênitos identificáveis. Nanismo não pode ser diagnosticado assim, por exemplo. Aliás, a maioria absoluta das deficiências que não influem pesadamente na qualidade de vida de uma pessoa só são diagnosticáveis e/ou perceptíveis depois do nascimento.

    A ciência se encarrega de eliminar essa comparação LEVIANA entre legalização do aborto e eugenia. Basta pesquisar um pouco. Eugenia se baseia na seleção de casais e na eliminação de indivíduos indesejados. Ou seja: ANTES e DEPOIS da gestação. Aborto é uma péssima forma de implementar esse tipo de idéia (que sim, é repugnante…).

    E sim, eu acho que a vontade da família deve prevalecer, DESDE QUE respeite a regulamentação vigente. A legalização do procedimento não o torna automaticamente disponível ao bel-prazer de qualquer mulher grávida. Há a necessidade de consentimento médico para a realização do aborto.

  • Ok, autor, a discussão enfoca o aborto. Mas isto não impede que a discusão abra alas para outras discussões, não é verdade? É proibido fazer isto aqui?

    Seguindo a linha de pensamento da Sally de que uma pessoa – ela ou outra que partilhe da mesma opinião – seria infeliz ao lidar com alguém que terá problemas mentais e/ou sociais para o resto da vida, lhes pergunto:
    Se, por exemplo, uma mulher tivesse a opção de escolher não gerar um filho porque descobrisse que ele seria um indivíduo com nanismo, surdez ou portador de qualquer outra má formação genética que seja, deveria assim ser realizado o aborto, ou só vale para Síndrome de Down? Deve prevalecer a vontade da mãe, pai, família acima de tudo?

  • NADA PODE SER PIOR PARA UMA CRIANÇA DO QUE SER ASSASSINADA

    VOCE PREFERIA LEVAR UMA VIDA COM ALGUMAS LIMITAÇÕES OU NAO EXISTIR?

  • Bah! Mas em que mundo dos ursinhos carinhoso as pessoas daqui vivem?

    É CRUEL colocar uma criança com síndrome de down no mundo nos dias de hoje! Um mundo competitivo, selvagem! O que vai ser dessa criança quando os pais morrerem? hein?

    Vocês acham que as crianças com síndrome de down não sentem e sofrem com o preconceito nas escolas, ruas etc? ELES PERCEBEM E SOFREM.

    Muito cruel jogar no mundo alguém que não pode se virar sozinho, que nunca vai poder ter uma sexualidade plena, que não vai poder formar sua própria família e que vai depender de pais que mais cedo ou mais tarde vão morrer e deixá-lo na merda!

  • "Criar um filho que NUNCA vai alcançar a plenitude do funcionamento do cérebro adulto"
    "Se você não acha decepcionante criar e conviver com um adulto severamente limitado intelectualmente"
    O pior são os casos de pessoas com os cromossomos no lugar que nunca alcançaram essa plenitude, e saem escrevendo "seje" e igualando um ser de 15 anos a uma amora celular. Os pais dessas jóias nem foram avisados do que viria.

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    O que me deixa cabreiro é ver a incapacidade das pessoas de entenderem a idéia por trás de um texto. O que se questiona é o direito à escolha. Neguinho parece que saiu da inquisição semana passada. Idade média Djá!

  • Ahh, vc disse que dá pra botar cachorro amarrado e bater. Dá nada! Quando eu tava putão com o cão latidor do meu prédio e falei que ia jogar uma carne com veneno pro fiadaputa e disseram que iam me denunciar. VSF!

  • Jacinto, você é uma rara exceção de pessoas que passaram por isso e não ficaram amarguradas achando que todo mundo tem que passar.

    Seu ponto de vista foi muito sensato, deixou bem claro que você respeita o direito de escolha e que esta escolha é pessoal.

    Parabéns pelo discernimento!

    obs: Concordo com TUDO que o Somir disse.

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    Gente, uma coisa importante a se notar, a discussão levantada pelo Somir e pela Sally partem do momento atual, no qual é possível identificar um problema como esse durante o início da gestação. Não é como o caso de minha família, afinal 35 anos atrás não dava para antecipar esse diagnóstico. E não é como o caso de muitas pessoas que possam ler isso, que não tinham como saber em tempo hábil.

    Uma coisa que gostaria de frisar aqui. Nunca perguntei isso para minha mãe (meu pai já morreu a alguns anos) se HJ, após ela ter criado minha irmã, se ela optaria por um aborto caso tivesse como saber em tempo hábil. Não acho que uma família que já criou a pessoa e a cuida seja capaz de responder essa pergunta de forma neutra. Eu mesmo não consigo.
    Mas concordo com o argumento do Somir e da Sally quanto aos cuidados constantes. Gente que vê de fora não tem noção. Para nós, que temos condiçÕes de pagar por cuidado adequado, isso não é tanto problema. Mas o que tem de gente que não tem condições de prover esse cuidado adequado não é brincadeira. E colocar uma pessoa no mundo para tornar uma família infeliz, caso as pessoas compartilhem os valores da Sally, que para mim não são recrimináveis, é apenas como ela vê a vida, E manter uma pessoa com uma condição de vida de merda (e nisso excluo os Down, pq de boa, em algumas instituições vi coisas que me fizeram ficar FELIZ pela minha irmã ter apenas Down)… essa OPÇÃ tem que ser dada. Eles não estão falando de OBRIGAR a abortar. Se você quiser, você leva adiante.

  • Medo do Dilmão

    Aê Salete, se tu é atéia vai votar na baranga ou no sopa de hospital? Tá rolando um email que acabei de receber e preferi votar no sopa de hosptal. Gzuis me livre da baranga, olha só que desfavor!

    —– Original Message —–

    Sent: Wednesday, October 06, 2010 6:23 PM

    Subject: ENC: FW: VAMOS PARA A VITÓRIA NO 2º TURNO. DIVULGUEM: VAMOS PARA A VITÓRIA NO 2º TURNO. DIVULGUEM!

    Vamos para o 2º turno derrotar a Dilma, a sem idéias próprias. DIVULGUEM!! LEMBREM-SE! Foi a internet que ganhou o plebiscito do desarmamento!!!

    "DILMA CAIU APESAR DE AFIRMAR QUE NEM CRISTO TIRARIA SUA VITÓRIA."VAMOS CONTINUAR NOSSA LUTA !!!!

    Gente ,

    independente do que se possa achar sobre o resultado desta eleição, foi fundamental a conquista para realização deum segundo turno

    Afinal, eles não ganharam no primeiro turno .Agora eles sabem que não podem tudo .

    Peço que cada um tire 5 minutos do seu tempo e repasse este e-mail para pelo menos 15 conhecidos de sua rede e peça para votarem no Serra quem votou nele ou na Marina no primeiro turno ou está indeciso ou ainda o eleitor da Dilma que deseja mudar

    1- VOCÊ É CONTRA A VOLTA DA CPMF ( A DILMA IRÁ TENTAR RETORNAR ESTE IMPOSTO ) ;

    2- VOCÊ É CONTRA A DEPENDÊNCIA DO POVO BRASILEIRO DO BOLSA FAMÍLIA, SE TORNANDO REFÉM DO GOVERNO;

    3- VOCÊ É CONTRA A CORRUPÇÃO DESENFREADA DO GOVERNO MAIS CORRUPTO NA HISTÓRIA DESTE PAÍS;

    4- VOCÊ É CONTRA A CENSURA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ( CUIDADO COM O FRANKLIN MARTINS ) ;

    5- VOCÊ É CONTRA O JADER BARBALHO/ JOSÉ DIRCEU / SARNEY / RENAN CALHEIROS E OUTROS ;

    6- VOCÊ É CONTRA A QUEBRA DO SIGILO FISCAL E DA INVASÃO DE PRIVACIDADE ;

    7- VOCÊ É CONTRA O APOIO AO IRÃ ; CUBA ; VENEZUELA ( CHAVEZ !! ) TODOS AMIGOS DOS DITADORES ;

    8- VOCÊ É CONTRA O CAOS AÉREO QUE VIVEMOS ……………,

    9- E a Erenice!!!!!! DOLLAR NA CUECA,MENSALÃO, ETC, ETC, ETC…

    10- ENTÃO NÃO VOTE NA DILMA

    AINDA HÁ TEMPO DE REESCREVER O FUTURO DOS PRÓXIMOS 4 ANOS
    Por favor isto é importante e levará alguns segundos apenas para fazer uma corrente viral !!!

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    Lembro do caso de um pai de uma criança com Síndrome de Down. Eles são extremamente amorosos, é um barato de conviver com eles. Mas tem gente que simplesmente não se adequaria, o que parece ser o caso da Sally. Qual o problema?
    Esse pai em questão se suicidou, pulou de uma ponte, por não conseguir ganhar dinheiro suficiente para prover as necessidades do filho, que são maiores que as de uma criança normal.
    Amo muito crianças com Down, mas entendo a posição da argentina malufista. E respeitaria sua decisão, num caso como esse.
    Falta respeito. Essa discussão do aborto mostra uma tremenda falta de respeito pelo próximo. O que a sua fé define como certo é certo apenas para a SUA VIDA. QUe cada um viva como ache melhor, desde que as regras de convivência (aperte a tecla SAP: não foda a vida alheia) sejam respeitadas…

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    Antes de ler as respostas do Somir, vocês notaram que eu deixei claro que deve existir a liberdade de escolha? QUe exemplifiquei A MINHA família, que na sua estrutura conseguiu se adequar de maneira bastante suportável e prover a estrutura adequada à minha irmã, e que concordo que é uma absurda minoria no Brasil que teria condições de fazer o que fizemos sem sermos prejudicados em um grau intolerável?
    Sally, eu concordo contigo no seu ponto de vista. NO SEU CASO, isso seria intolerável. Se dá para abortar enquanto é tempo e você prefere assim, que assim seja. Você não propôs matar o bebê que nasceu com Down. Você disse que abortaria. Imagino que um aborto nessas circunstâncias não ocorra após a formação do feto, deve ser possível a identificação em um momento adequado.
    E não te acho desprezível nem "espírito de escuridão"… é uma simples questão de escolha. Descrevi minha experiência pois sei que não foi fácil para minha família, e por isso expressei ser favorável à OPÇÃO.
    Dani, sério, ela não falou de MATAR UMA PESSOA PQ NASCEU DEFEITUOSA. Ela disse que optaria pelo aborto pela sua forma de pensar e viver a vida. O aborto não é pegar um bebê recém nascido e dar um tiro. Assim como fazer uma comparação entre essa situação e um filho de 15 anos que sofre um acidente e fica incapacitado é demonstração que você não entendeu muito bem o que ela colocou. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
    Agora vou ler a trolha do Somir…

  • E olha que Síndrome de Down tem a "vantagem" do afetado em si viver feliz da vida se criado por uma boa família. (Boa família não é só uma "mãe", é um grupo de pessoas capazes de cuidar dessa pessoa pela totalidade de sua vida.)

    Agora, imagine só aquelas síndromes e defeitos congênitos que simplesmente FODEM com a qualidade de vida da pessoa? Seja por dores crônicas, por aparência repugnante, por incapacidade completa de usufruir de liberdade e pensamento crítico…

    Se os pais PODEM escolher o aborto e NÃO escolhem, estão sendo cruéis/egoístas. Ser considerado pela sociedade como um "exemplo de superação" não vai diminuir o sofrimento da criança.

    O que está me torrando o saco de ler aqui e em outros lugares é a incapacidade das pessoas de perceber que a discussão ocorre em torno do CASO do aborto ser legalizado em condições muito menos extremas que as atuais.

    Se fulano sofreu um acidente e ficou com problemas, O ASSUNTO É OUTRO. Essa coisa de equiparar essa abnegação amorosa de ajudar alguém em necessidade com a de ESCOLHER uma vida de cuidados constantes (mesmo que às custas do sofrimento DESNECESSÁRIO de outro ser humano) não passa de sentimentalismo barato.

  • No caso específico, existem dois tipos de pessoas que são contra o aborto de fetos com Síndrome de Down:

    1) "Eu sou contra, não abortaria, mas é questão de escolha pessoal."

    ou

    2) "Eu sou contra, não abortaria, e não quero que outros façam diferente."

    Eu respeito, honestamente, a opinião do primeiro grupo. Agora, a do segundo…

    Diferentemente da Sally, eu não admiro ou acho mais "iluminadas" as pessoas que aceitam numa boa um filho com Síndrome de Down, quer dizer, não apenas por esse fato.

    Criar um filho que NUNCA vai alcançar a plenitude do funcionamento do cérebro adulto ME soa como uma atitude irracional, sentimentalista. Não se pode forçar para cima de outras pessoas uma vida de sacrifícios e decepções com o resultado da obra. Se você não acha decepcionante criar e conviver com um adulto severamente limitado intelectualmente, direito seu. Mas eu acho. Se pode-se abortar um filho por impossibilidade de criação digna do ponto de vista financeiro, pode-se escolher não levar em frente uma gravidez que vai resultar numa pessoa que NÃO vai se desenvolver da forma esperada. Não é questão de aleatoriedade, SABE-SE até onde esse feto pode se desenvolver depois de nascido.

    E pra mim é pouco. O grupo que quer FORÇAR outros seres humanos a compartilhar de sua escolha é muito menos humanista do que quem prefere abortar uma criança baseada na qualidade de vida que ela vai levar. Parece que essas pessoas precisam de um reforço social para sua decisão, por não terem tido oportunidade (ou mesmo coragem) de poupar um ente querido de uma deficiência mental crônica.

    "Se os outros podem escolher não ter esse filho com Síndrome de Down, eu vou me sentir um otário, não vão me tratar como um mártir… Passarei a ser uma pessoa que escolheu enfrentar os problemas que enfrento."

    E isso é nojento. Se você acredita de verdade na "iluminação" oriunda do gene extra e assume qualquer bronca necessária para criar esse filho, você tem mérito (mesmo que eu discorde de você, a sua possibilidade de pensar diferente é uma ótima coisa). Se você secretamente acha horrível lidar com esse filho e não quer que outros tenham a oportunidade de evitar esse problema, você é uma pessoa egoísta.

    E eu aposto… SEM MEDO DE PERDER… que pais de filhos com Síndrome de Down que querem evitar que outros escolham de forma diferente se encaixam nessa categoria de "ódio da humanidade".

    A palavra chave realmente é escolha. Julgo os defensores e detratores da idéia do aborto com base nisso. O importante é não ser uma imposição nem para um lado, nem para o outro.

  • Eu nem citei o aborto em si no meu comentário pois sou a favor, quero ter o poder de decidir sobre o meu corpo. O que me deixou enojada foi a maneira como você colocou o fardo de ter uma pessoa que necessite de cuidados especiais como filho.

    Tem um caso na minha família. Uma prima que é pediatra atendeu um menino que nasceu com uma série de problemas, segundo os médicos não sobreviveria 1 ano. A mãe não tinha condições de cuidar, minha prima o adotou e hoje o menino tem 10 anos. Eu acho que isto é um exemplo de superação, talvez eu não faria o mesmo, mas admiro minha prima por isto.

    Claro, que ele nunca será "normal" e que ela abriu mão de uma série de coisas, mas aí vai de cada um saber dos seus próprios limites e saber o que é intolerável, enfim.

    Não sei, talvez hoje eu esteja mais sensível por isto mexeu comigo o que você falou.

  • Concordo com a Sally. Eu não sou incapaz de amar alguém com problemas, desde que já amasse a pessoa antes.

    Mas podendo evitar, quando eu ainda não amo a pessoa, porque nem pessoa é, só amontoado de células, tipo, nem coração nem sistema nervoso tem, eu evitaria essa problemão na minha vida.

    PS – Não vou assinar porque os Olavetes vão jogar pedras

  • Tem um anônimo que nos acompanha que tem uma espécie de TOC com Olavo de Carvalho, já repararam? Semana sim, semana também baixa um comentário aqui citando seu nome…

  • Dani, não é egoísmo, é auto-preservação.

    Lógico que se um filho (ou qualquer ente querido) "sofresse algum tipo de acidente e ficasse com qualquer problema" nos termos em que você colocou, eu jamais o abandonaria e cuidaria dele com todos amor. MAS, SERIA INFELIZ, porque, pelo meu caráter, formação e personalidade, só consigo ser feliz com uma boa dose de liberdade, que eu perderia.

    Mas, abriria mão de ser feliz, porque também não seria feliz virando as costas para uma pessoa amada.

    Diferente de fazer um aborto, pois eu me recuso a aceitar que um aglomerado de célular seja uma pessoa amada. Compreende a diferença? Pode ser que na sua cabeça um feto e um filho de 15 anos sejam merecedores do mesmo amor (e não pretendo dizer quem está certo nesta questão), mas na minha não são.

    Sou capaz de sacrifícios impensáveis por pessoas amadas (Somir sabe), mas para mim um aglomerado de célular não tem força suficiente para me fazer abrir mão da minha felicidade.

    Continua enojada?

  • Sally até o momento eu não tinha sentido nojo das suas opiniões. Agora estou anojada com o seu egoísmo.

    Agora me diz, o que você faria se, como o exemplo da fulana do 'Fala Desfavor', você tivesse um filho completamente normal até os 15 anos que depois sofresse algum tipo de acidente e ficasse com qualquer problema que exija todo cuidado e atenção, que você jamais pudesse sair do lado?

    Já que você acha tão intolerável cuidar de uma pessoa especial, o que você faria? Abandonaria no hospital???

  • Somir, parabéns! Pela paciência de responder um comentário com "seje" no meio.

    Enquanto isso, ainda tem gente que critica o apedrejamento da Sakineh. Se é pra seguir dogma religioso, cada um que siga o seu e não critique o dos outros. É ou não é?

  • Caramba, carambinha, carambola, a lista só aumenta! Vejamos: ateístas (por que entre ateu e ateísta vai uma senhora diferença), gayzistas, aborteiros, pró-eutanásia, eugenistas… O que será que vem na sequência?
    Depois estes autores reclamam quando alguém cita Olavo de Carvalho e escreve que o ódio ao Cristianismo enlouquece…

  • Sinto o dever moral de me manifestar sobre o comentário do Jacinto, porque esse é um assunto motivo de inúmeras conversas entre Somir e eu, e não vou deixar ele tomar a trolha, que ele vai tomar quando opinar, sozinho.

    Jacinto, com todo o respeito à sua irmã e à sua família, que devem ser pessoas bem mais espiritualizadas e bem resolvidas do que eu, NO MEU CASO, não vejo como eu poderia ser "bem sucedida" criando uma criança com síndrome de down.

    Quero dizer, mesmo que eu pudesse criá-la de uma forma decente, porra, desculpe pela insensibilidade, mas minha vida estaria ARRUINADA, pois é uma criança que não cresce nunca e tem eterna dependência, sem contar que exige dos pais muito mais do que os outros filhos. Eu não saberia ser feliz com uma criança assim e acredito que as pessoas que aceitem esse desafio só o façam porque não tem opção. Eu tenho opção, eu sou racional e não sou contra o aborto.

    Soa horrível (e é), mas para mim ter que cuidar de um filho com síndrome de down seria a morte em vida. Talvez eu seja uma pessoa egoísta, despreparada, babaca ou tudo mais que quiserem chamar, mas para mim ter um filho com síndrome de down seria uma certeza de infelicidade, pois me conheço e posso atestar minha incapacidade de me adaptar a uma situação dessas.

    Vejam bem que eu disse PARA MIM. Não digo que um filho com síndrome de down seja atestado de infelicidade para todos. PARA MIM seria.

    Acho importante que cada pessoa se conheça e conheça suas limitações, para não se colocar em situações insuportáveis e para não acabar amargurada carregando um fardo maior do que aguenta. Para mim, um aborto no caso de um filho com síndrome de down seria a única alternativa que me faria feliz.

    Eu gostaria de fazer um aborto? NÃO. Mas eu gostariam menos ainda de ter que cuidar para sempre de um filho que demanda tanta atenção e cuidados especiais. Na balança, o aborto parece menos pior.

    Em resumo, eu seria capaz de criar um filho com síndrome de down, mas isso não é motivo para não optar pelo aborto, já que eu seria capaz de criá-lo mas não seria capaz de ser feliz com isso.

    Pronto, podem começar a apedrejar. Mas não gastem toda a munição, porque quando o Somir vier vai ser pior.

  • Sinto o dever moral de me manifestar sobre o comentário do Jacinto, porque esse é um assunto motivo de inúmeras conversas entre Somir e eu, e não vou deixar ele tomar a trolha, que ele vai tomar quando opinar, sozinho.

    Jacinto, com todo o respeito à sua irmã e à sua família, que devem ser pessoas bem mais espiritualizadas e bem resolvidas do que eu, NO MEU CASO, não vejo como eu poderia ser "bem sucedida" criando uma criança com síndrome de down.

    Quero dizer, mesmo que eu pudesse criá-la de uma forma decente, porra, desculpe pela insensibilidade, mas minha vida estaria ARRUINADA, pois é uma criança que não cresce nunca e tem eterna dependência, sem contar que exige dos pais muito mais do que os outros filhos. Eu não saberia ser feliz com uma criança assim e acredito que as pessoas que aceitem esse desafio só o façam porque não tem opção. Eu tenho opção, eu sou racional e não sou contra o aborto.

    Soa horrível (e é), mas para mim ter que cuidar de um filho com síndrome de down seria a morte em vida. Talvez eu seja uma pessoa egoísta, despreparada, babaca ou tudo mais que quiserem chamar, mas para mim ter um filho com síndrome de down seria uma certeza de infelicidade, pois me conheço e posso atestar minha incapacidade de me adaptar a uma situação dessas.

    Vejam bem que eu disse PARA MIM. Não digo que um filho com síndrome de down seja atestado de infelicidade para todos. PARA MIM seria.

    Acho importante que cada pessoa se conheça e conheça suas limitações, para não se colocar em situações insuportáveis e para não acabar amargurada carregando um fardo maior do que aguenta. Para mim, um aborto no caso de um filho com síndrome de down seria a única alternativa que me faria feliz.

    Eu gostaria de fazer um aborto? NÃO. Mas eu gostariam menos ainda de ter que cuidar para sempre de um filho que demanda tanta atenção e cuidados especiais. Na balança, o aborto parece menos pior.

    Em resumo, eu seria capaz de criar um filho com síndrome de down, mas isso não é motivo para não optar pelo aborto, já que eu seria capaz de criá-lo mas não seria capaz de ser feliz com isso.

    Pronto, podem começar a apedrejar. Mas não gastem toda a munição, porque quando o Somir vier vai ser pior.

  • Também pensei que fosse a Sally e não o Somir.
    Anyway, ainda bem que eu não moro no Brasil mas infelizmente tem meus pais com idéias BEM catolicas e brasileiras para ficar contra meus argumentos pro-aborto. Coisas do tipo "é assassinato" blablabla.
    Eu tenho uma tia ai no Brasil que ia votar em não sei quem (um deputado ou sei la o que) so porque ele é contra o aborto… Aiai.
    Hoje na minha aula de inglês eu estava falando porque eu néao sou orgulhosa da cultura do meu pais que se resume a futebol e carnaval, ai o contra argumento de uma outra aluna: Eu não entendo porque você não gosta da cultura do teu pais, o presidente de vocês é legal! E todo mundo aqui acha isso so porque ele é de esquerda. Bom, sai do topico do post, mas é isso ai!

  • @Somir
    Eu "sou da turma anti-aborto" e, adivinha só: adotei um Pobrinho da Silva E sou contra pena de morte.
    Que tal parar de fazer generalizações apressadas, rapazinho?
    Bem que Olavo de Carvalho já vem nos avisando disso há um bom tempo, mentalidade revolucionária É uma forma severa de psicopatia…

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    Tenho uma irmã com Down e sei a treta que é para os pais e família cuidarem. Venho de uma família de 4 irmãos. Eu tenho mestrado e sou engenheiro, meus dois irmãos são doutores, um pesquisa doenças e o outro é professor universitário. E nesse ambiente foi uma treta considerável, com ambos pais presentes e família bastante esclarecida. Imagino por ai situações bem piores que já tive contato em instituições especializadas que tive que visitar por causa de minha irmã.
    Não vejo o aborto como alternativa para o nosso caso, pois minha família foi bem sucedida em criar minha irmã e dar o que é necessário. Mas sei muito bem que minha família, nosso nível sócio-econômico não corresponde à 1% da população. Que se dê a alternativa a pessoa escolher, porra.
    Estado laico?? Que nada… na escola estadual que votei tinham crucifixos gigantes pendurados nas paredes.. senti um certo nojo ao ver isso.

  • Eu sou 100% a favor do aborto até os 5 meses de gravidez em QUALQUER situação, como acontece na maioria das nações civilizadas do mundo. Aliás, o apoio ao aborto era uma das únicas qualidades da Dilma e agora que ela resolveu "mudar" de opinião sobre o assunto, não sobrou nada de bom para se falar dela.
    Aborto é uma questão de saúde pública. Milhares de mulheres e adolescentes, pelos mais diversos motivos, morrem ou ficam com sérias sequelas devido a abortos clandestinos mal feitos. Os números são assustadores e alarmantes. Algo tem de ser feito por essas pessoas e eu espero que o nosso próximo governante tenha coragem de tomar uma atitude sobre esse assunto.
    E cadê o direito de a mulher tomar a decisão sobre aquilo que quer ou não fazer com o seu corpo? É uma estupidez sem tamanho o Estado ou a sociedade hipócrita querer obrigar uma mulher a ter um filho que não deseja ou que não pode sustentar, ainda mais quando falamos de um país como o Brasil, onde não existe informação de qualidade sobre sexo para os jovens, especialmente os de baixa renda e nem planejamento familiar decente.
    O que mais me irrita nesse povo contra o aborto é a pura falta de argumento deles. A conversa é só "mi,mi,mi, a Bíblia é contra, mi,mi,mi, o Vaticano disse que é assassinato, Deus isso, Jesus aquilo, blá,blá,blá". Porra, mermão, vai buscar uma justificativa mais realista e racional para as suas opiniões. Se as pessoas se livrassem do misticismo besta, pelo menos nas questões sócio-políticas, como já fizeram em pauses como a Holanda, por exemplo, essa república das bananas já tinha melhorado e muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: