Ele disse, ela disse: Uma camada de polêmica.

watPara começar 2011, nada melhor do que um assunto sério e profundo! Por sorte o desfavor não liga muito para essas formalidades de calendário. Somir, para variar, disse uma frase escrota; Sally, para variar, ficou ofendida. Segundo ele, as mulheres não se maquiam para agradar homens, e sim as mulheres.

Vejamos o quanto conseguimos enfeitar este tema para gerar uma saudável e raivosa discussão, para variar.

Tema de hoje: Mulheres se maquiam para outras mulheres?

SOMIR

Sim. A percepção masculina sobre maquiagem é extremamente limitada, enxergamos uma gama de nuances muito menor do que elas. Normalmente, um homem define a maquiagem de uma mulher em dois níveis distintos: “Hã?” e “Volta pro circo!”.

E aqui, o mais importante: Nenhum dos dois níveis de percepção modifica seriamente a decisão entre “comeria sóbrio”, “comeria bêbado” ou “não achei meu pau no lixo”. Uma mulher gostosa pode ter seu rosto parecendo um pesadelo de LSD e mesmo assim valer a pena. Uma baranga consegue mais ou menos os mesmos bêbados de sempre, bem maquiada ou não. (Ok, talvez consiga um que não vomite nela se bem maquiada…)

Acho hilário aqueles programas de “transformação” onde pegam uma mulher e dão um banho de loja. Um homem honesto vai te dizer que na verdade não mudou muita coisa no seu interesse por ela, às vezes até piora. Mas a mulherada fica com os olhos brilhando! É como se tivesse nascido outra pessoa diante de suas vistas.

Tem muito mais nessa história do que a vontade de agradar homens. Se fosse uma preocupação tão direta assim, saberiam que o rosto é só mais um acessório. Um muitas vezes ignorado em troca de opcionais mais volumosos… As Raimundas que o digam.

Não estou ignorando a realidade, contanto: Maquiagem tem seus efeitos no aumento do interesse masculino por uma mulher. De um ponto de vista mais “artístico”, posso garantir que um belo rosto feminino depende basicamente de simetria e contraste. Sim, contraste. Preste atenção em rostos masculinos e femininos: Os femininos tem mais contrastes naturais, contrastes que a maquiagem pode realçar.

Mulher estoura contrastes de suas fotos de orkut e facebook por isso (faça o teste com a foto de qualquer mulher). Mulheres desenhadas e pintadas (estilizadas) ficam quase sempre visualmente mais agradáveis do que homens… Mas antes que eu descambe para minha brilhante teoria sobre cores e contrastes, vamos voltar ao foco do texto: Mulheres se maquiam para outras mulheres, homens se preocupam basicamente com “contrastes” e corpo.

Eu me baseio em três idéias:

1) A competição entre as mulheres é mais ferrenha: Resultado da evolução humana que não incentivou tanto a cooperação entre elas. Se um homem elogia uma mulher criticada por outras mulheres, o efeito é quase nulo. Não fazemos parte desta guerra e não adianta querer entrar nela. Sua namorada vai entrar em crise “eu sou gorda” por causa de outras mulheres que vê no dia-a-dia, INDEPENDENTEMENTE de sua opinião no assunto. É mentira?

Não eximo os homens de culpa, afinal, foram milênios de seleção genética até conseguirmos essas mulheres peitudas e bundudas que abundam (apeitam?) o mundo. Nenhum outro ser passou por uma seleção baseada em estética tão severa quanto a fêmea da espécie humana (maior proporção entre mamas e corpo da natureza? parabéns, mulheres!). Enfiamos na cabeça delas que ser feia era sinônimo de extinção.

As que entraram em guerra com as outras mulheres passaram seus genes para frente. As que cooperavam… Mulheres se maquiam e se vestem para impressionar outras mulheres, manter seu status e enfraquecer a concorrência. Está na cara que foi alguém com MUITA raiva das mulheres que inventou o conceito de moda… Acendeu um isqueiro num barril de gasolina.

2) Mulheres gostam de fazer sexo com “meia luz”: Não, não estou quebrando meu argumento. Basta considerar que num dos momentos onde a atração tem sua maior força, elas abrem mão do “escudo” da maquiagem. Se elas se maquiam para homens, deveriam querer se manter visivelmente maquiadas o tempo todo. Mulheres sabem que na hora H mais vale uma boa superfície para pegar do que um “rosto de boneca”.

Até por isso, em relacionamentos estáveis, ela tende a se maquiar para sair de casa, mas relaxa bastante no dia-a-dia do lar. (Não que não seja um alívio não beijar o Bozo todo dia…) A maquiagem é usada de forma mais “cirúrgica” com seu homem, mas ainda é arma de destruição em massa na eterna disputa com as outras mulheres.

3) Todas as mulheres são meio bissexuais: Pronto, falei! Esse papinho brabo de que mulher reconhece beleza no mesmo sexo com mais naturalidade por ser mais segura já encheu o saco! Nós não costumamos elogiar a beleza de homens porque… adivinhe só… NÃO ACHAMOS ELES BONITOS! A presunção de insegurança masculina não passa de uma distração para o fato de que homens e mulheres tem em comum seu interesse pelo sexo frágil.

Não que eu ache essa característica feminina uma coisa ruim. Adoro essa tendência de vocês a experimentar a mesma fruta. Nunca mudem, viu? Mas ignorar que a relação entre mulheres é um misto de amor e ódio alimentado por uma competição histórica pela beleza e uma tensão homossexual latente é ignorar o mundo à nossa volta.

Pessoalmente, eu sempre preferi ignorar os momentos “Volta por circo!” quando vejo uma mulher maquiada demais. Entendo que não adianta reclamar do excesso se ele não é direcionado a me agradar.

Sim, entrei para perder hoje. Deveria ter maquiado mais o texto…

Para dizer que eu sou machista, inseguro ou blá blá blá… (Prêmio Originalidade 2011 já começou!) , para tentar SE convencer que não tem tara por outras mulheres me xingando, ou mesmo para me chamar de preguiçoso (hahaha): somir@desfavor.com

SALLY

Mulher se maquia para outras mulheres? NÃO, tolinhos. A mulher passa maquiagem pensando primeiro em seu próprio bem estar, e depois nos homens. Se é para considerar a opinião de terceiros, é aos homens que se pretende agradar, supondo que seja uma mulher heterossexual.

Não sou eu quem diz, é a ciência. A maquiagem feminina está toda calcada nos sinais que uma mulher saudável, boa reprodutora e fértil passaria a um homem, que a tornam mais atraente. A mulher passa maquiagem para transmitir uma imagem mais saudável e atraente AOS OLHOS DOS HOMENS, ainda que muitas o façam sem saber.

Eu uso maquiagem. Eu uso muita maquiagem. A verdade? Eu uso mais maquiagem do que deveria, frequentemente saio de casa parecendo uma macaca maquiada. E isso não tem nada a ver com preocupação do que as mulheres vão pensar de mim. Quem se preocupa com o que os outros vão pensar não faz a tatuagem que eu fiz, francamente. Até porque, toda mulher sabe que por mais impecável que você se apresente, sempre vai ter outra mulher que vai achar um defeito e te meter o pau. Desde a adolescência aprendemos que não vamos conseguir agradar outras mulheres. Mania de homem de supervalorizar a competição feminina, eles acham que tudo é para competir ou dar satisfação!

Também não acho que ao passar maquiagem as mulheres pensem “os homens vão gostar desta sombra!”. Não, não é assim que funciona. A boa maquiagem é aquela que o homem sequer percebe que você esta maquiada, porque surte efeito sem que ele nem mesmo perceba que está sendo vítima de um estelionato visual, e raramente uma mulher faz uso dela. Aprendemos na prática que homens acham algumas características mais atraentes e tendemos a reproduzi-las quase que de forma automática. Exemplo: boca carnuda. Daí passamos aqueles batons que causam a falsa impressão de que nossas bocas são maiores. Só que nossa vontade de agradar é tanta que exageramos, naquele raciocínio inocente de “quanto mais eu passar, mais bonita vou ficar”.

Tanto é verdade que quando a mulher passa maquiagem pensando em terceiros, este terceiro é um homem, que basta perguntar para as calcinha de plantão quando é mais recorrente o uso de maquiagem: quando saem para um programa com a amiga ou quando saem para um encontro com um cueca. A resposta é evidente. Não é porque muitas mulheres erram e pesam a mão na maquiagem (oi?) que podemos depreender que elas o façam pensando em outras mulheres. É um erro querendo agradar a si mesma ou aos homens.

Não é porque uma Fulana apareceu com o rosto branco como se tivesse passado argamassa, duas bolas vermelhas na bochecha numa vibe Pikatchu e duas bolas pretas nos olhos estilo urso panda que um homem deve pensar “Fala sério, impossível ela achar que eu ia gostar disso, ela passou essa porra na cara para impressionar outras mulheres”. Não, Meus Queridos, foi para impressionar o rapaz mesmo, fazer o que se nem todas as mulheres sabem se maquiar? (oi?)

O problema da Madame aqui de cima é o mesmo de sempre. Entra ano, sai ano, ele continua nesse jeito Universo Umbigo de pensar. Porque ELE não gosta de mulher maquiada (cata-hippie), ele acha que nenhum homem no mundo gosta. Não é verdade, existem outros exemplares da raça que tem mais sofisticação e que não acham que maquiagem seja coisa do demo. Quer uma mulher ao natural? Pega uma que não se depila então! Uma mulher bem maquiada fica mais bonita do que ao natural, tem milhões de fotos de celebridades e de “antes e depois” que comprovam minha afirmação.

Então, partindo deste princípio de que a mulher bem maquiada fica também bem mais bonita, é evidente que o destinatário da maquiagem é o homem. Tem uma revista que eu adoro, chamada “Mente e Cérebro”, que lançou no mês passado uma edição especial chamada “A ciência da sedução” e tem uma reportagem sobre o efeito da maquiagem nos homens muito interessante, recomendo que leiam (ainda está à venda nas bancas). Nela vemos que homens dão mais carona a mulheres com maquiagem do que a mulheres de cara lavada, além de serem mais prestativos, gastarem mais com elas e outros benefícios. Mesmo quando estão excessivamente maquiadas.

Se uma mulher usasse maquiagem para impressionar outra mulher, ela tentaria parecer MAIS JOVEM. No entanto, a mulher quando usa maquiagem, ainda que não perceba, tenta parecer mais fértil, mais saudável, mais reprodutora. Desde o tempo dos faraós no Egito mulher passa maquiagem pensando em seduzir o homem. Agora vem a Madame aqui de cima me dizer que é para competir com outra mulher? ME POUPE. Já deu no saco esse estigma de que mulher está sempre competindo e preocupada com outra mulher, não sei porque eles adoram nos pintar assim, como inseguras, competitivas e fúteis. Otários. Passamos maquiagem para vocês façam as nossas vontades e… adivinha só? Funciona! Mesmo quando a gente erra a mão.

Não importa quão exagerada a mulher seja na maquiagem, é apenas falta de prática ou bom gosto. Mulher nenhuma no mundo sai com um homem no qual esteja verdadeiramente interessada sabendo que ele acha sua maquiagem ridícula e exagerada. A mulher está se achando bonita e acha que o homem também está achando ela bonita. Universo Umbigo, lembra? As pessoas acham que seu senso de estética é referência universal de bom gosto e que se elas estão se achando lindas, estão realmente lindas. Semancol é artigo de luxo hoje em dia.

Ainda acho que no final das contas a mulher passa maquiagem para si mesma, para se sentir bem, atraente, poderosa ou sei lá o quê. Mas se existe um terceiro para agradar nessa historia toda, com certeza é o homem. Façamos um exercício mental: uma hecatombe nuclear mata todos os cuecas do mundo. Você, Amiga Calcinha, passa maquiagem para sair de casa? MAS NEM FODENDO. Nunca mais na vida eu me depilo, nunca mais na vida levando um pesinho ou faço um abdominal e nunca mais na vida passo maquiagem. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós!

Já dizia Napoleão Bonaparte: as mulheres tem duas armas perigosíssimas, lágrimas e maquiagem. Somir, se você tem motivos para acreditar que a sua namorada passa maquiagem para agradar outras mulheres… sei não, abre o olho, Meu Filho. Fica a dica.

Para me xingar de machista para baixo porque eu disse que mulher passa maquiagem pensando nos homens, para dizer que você passa maquiagem pensando no seu chefe – para que ele não repare que você foi trabalhar virada e de ressaca ou ainda para dizer que achou o tema chato e fazer com que o Somir fique o resto da semana falando de maquiagem só de pirraça: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (25)

  • Maquiagem boa é igual a efeitos especiais em filmes – é melhor quando vc não percebe.

    Se fizer o favor de não te melecar quando vc enconstar na mulher, melhor ainda.

  • Vou falar sério…

    Eu reparo em uma mulher maquiada sim, é um "Plus" que faz toda a diferença, principalmente no dia-a-dia de uma relação.

    É bom ter uma mulher que se cuida, que é vaidosa… que gosta de se sentir bonita.

    Eu reparo se a mulher faz a sobrancelha, se faz as unhas… inclusive, se ao sair comigo ela não fizer isso, eu já penso até que eu não valho à pena!

    Deve ter mais homens assim. Tenho certeza.

  • Se homem soubesse que um bom rímel custa mais de cem reais, que um bom batom custa mais de cem reais e que uma boa sombra custa mais de cem reais, tomavam mais cuidado na hora de falar de maquiagem!

  • A verdade verdadeira? Mulher bonita sempre vai ser cantada com ou sem maquiagem e mulher feia sempre vai encalhar, com ou sem maquiagem.

    Discussão sem sentido neste Ele Disse Ela Disse

  • Se a gente passa maquiagem eles falam que fica carregado e preferem natural, mas se a gente não passa eles falam que andamos desleixadas com a aparencia! Mas vão se foder muito!

    Anônima do rabo grande, vai malhar o seu cérebro: mexer é com X. Muita preocupação com o corpo e pouca com o intelecto dá nisso!

  • Não gosto de mulheres que usam batom.

    Dá um trabalho explicar as manchas na camisa em casa…

    "Eu derramei vinho amor, eu juro".

  • não, M., provavelmente eles querem dizer uma mulher sem espinha, sem olheiras e bronzeada NATURALMENTE (ou seja, que faça limpeza de pele, tenha as horas de sono adequadas, exposição ao sol cuidadosa e etc). ficar bem de cara limpa dá muito mais trabalho do que simplesmente tacar maquiagem…

  • Cara, homem vive falando que gosta da mulher ao natural, qt menos maquiagem melhor
    vai pro caralho porra!
    Vai dizer q homem prefere mulher com olheira, espinha, palida ou aquela q ta com o rosto direitinho, sem mancha, um pouco corada?
    ou entao uma mulher q ande toda mulambenta sem se arrumar, colocar um perfuminho, etc
    tsc

  • Eu sou mulher e hetero, quase não uso maquiagem e quando uso é bem fraquinha. Minha pele é oleosa e não quero ficar com aparência sebo colorido. Não tenho tempo nem paciência pra ficar nos cosméticos anti oleosidade. Prefiro investir na minha bunda e nos meus peitos. Em time que ganha não se meche. Sim, malho meu rabo e não é pra concorrer com as vadias, é porque me agrada me ver bem Raimunda no espelho e meus peguetes compartilham da minha opinião.

  • Acho que os dois foram extremistas demais (pra variar)… Nesse assunto o que vale é o meio termo…

    Sally dizendo que nos maquiamos para homens e Somir dizendo que o fazemos para mulheres…

    Eu me maquio para mim, para meu namorado e para as outras mulheres tbm!!

    Aliás, me maquio para quem passar por mim e quiser ver… Me sinto bem comigo, desejada pelos homens e invejada pelas mulheres…

    Melhor não pode ser!!

  • "O rosto é só mais um acessório"
    Que decepção!

    "A boa maquiagem é aquela que o homem sequer percebe que você esta maquiada, porque surte efeito sem que ele nem mesmo perceba que está sendo vítima de um estelionato visual(…)"
    Exato e perfeito!

  • Viiiiiiissh, na cara ein, na cara! Vai deixar quieto? A lá, vai deixar quieto?

    Putz, Somir, dessa vez você deu uma cagada no pau, ponto pra Sally.

  • Concordo com o Somir, apesar de ele ter exagerado em algumas partes.

    Sally, pensa comigo: mesmo quando você vai sair com seu homem e passa maquiagem pensando nele, ainda assim você vai estar passando maquiagem como forma de estar mais bonita que as outras mulheres. Ok, você tem um corpão, cabelo liso e loiro e usa uma roupa muito bonita que te deixa ainda mais atraente, MESMO ASSIM é bom garantir se garantir em todos os aspectos, você está garantindo também que nenhuma outra terá um rosto mais bonito que o seu. Claro que você pensa em você, naturalmente você quer que seu homem olhe apenas para você, assim você vai se sentir bem. E a maquiagem é uma aliada para que ele não olhe para as outras.
    Sim, é inevitável que ele olhe, mas se você estiver impecável só vai fazer com que ele te veja mais bonita do que as demais.

    Dei muitas voltas, mas acho que deu pra entender.

  • As mulheres se maquiam porque saõ escravas dos padrões de beleza do sistema, eu particularmente prefiro elas ao natural, e depois quem disse que mulher tem que ser bela e maquiada pra serem gostosas.
    Eu gosto de mulher inteligente vc conhece uma mulher na balada e fica com ela, depois de uns beijos e amassos vc olha pra ela, e dá um tchau rsrs porque ta toda borrada e nem parece a mesma.

  • Então Sally…
    Concordo em genero, numero e grau… Li a reportagem que você citou, e inclusive me lembro de que eles divulgaram uma porcentagem… eles pegaram fotos de mulheres com labios vermelhos, com baton rosa e cor de boca… E os homens olhavam mais para os labios com baton vermelho e rosa… Outra coisa que uma vez eu li (sim, é que horror! rs… me desculpe) que as mulheres utilizam baton para ressaltar os grandes lábios… rs…
    Sally, já te falei que sou seu fã? Mesmo viado, me sinto vingado quando vc fala as coisas viu… por incrivel que pareça, mesmo com os viados sempre tem essa coisa de um Imbecilóide e o outro surtado…

  • Homens dá mais carona pra mulher maquiada, poque geralmente atraz da maquiagem tem uma puta (e feia ainda em)por isso ela se maquia shaushaushauhaush.

  • Pelo amor de deus, ate em relacao a roupa eu imagino que no final a mulher se vista por si mesmo. Claro que ela quer ficar mais bonita que todas e chamar a atencao deles. Mas, se vc é homem nao vai desejar tambem a mesma coisa: se vestir e comportar de um jeito q te achem o fodao?
    Quanto a maquiagem, a mulher fica mais bonita com ela sim, alem de se sentir melhor, o que consequentemente da mais seguranca e molda o comportamento dela. A meu ver, quando me maquio, nao penso em outra mulher, mas em ficar bem, corrigir as imperfeicoes e que os HOMENS me achem bonita.

  • Verdade, Sally, um rosto HORRENDO atrapalharia.

    Deixa eu ir até o meu texto e apagar a parte onde eu disse que curto rostos HORRENDOS e…

    Opa! Eu não escrevi isso. Se eu não te conhecesse bem até desconfiaria que você está tirando uma frase de contexto para facilitar a vida das histéricas.

    Mas você não faria isso, não é mesmo?

  • "o rosto é só mais um acessório"

    Somir começou 2011 me deprimindo.

    Pqp. É o rosto que vocês beijam! Se conseguem beijar um rosto horrendo com facilidade parabéns, eu não consigo.

  • Anônimo: claro que não! É provavelmente uma pessoa de bom gosto.

    Cata-hippie é aquela pessoa que quer a mulher ao natural, sem maquiagem ou qualquer intervenção como depilação ou unhas feitas!

  • Concordo com a Sally quando ela diz "ainda acho que no final das contas a mulher passa maquiagem para si mesma, para se sentir bem, atraente, poderosa ou sei lá o quê". Okay, às vezes nos maquiamos na tentativa de chamar a atenção dos homens, ou de um específico.

    Essa história de competição é balela. No máximo competimos quando estamos interessadas pela mesma pessoa, mas não nos maquiamos pensando em chamar mais atenção ou parecer mais bonita que outra mulher…

    O texto do Somir me deixou com a impressão de que ele pensou com a cabeça de baixo! Tipinho: " não me importa a cara, o que importa é ser boa e poder comer…"

  • Sally: e cueca que prefere que sua companheira use "maquiagem de cara lavada" (aquela que quem não conhece a mulher JURA que ela não está usando lhofas: batom cor de boca, UM POUCO de sombra cor de pele com uma dica de rosado, base usada com muuuita parcimônia – taaalvez um pouco de corretivo, em casos específicos – e um tiquinho de brilhos – sombra/base com um SOPRO de brilho/metal/nácar, com preferência para nácar), é "cata-hippie"?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: