Desfavor Explica: Hipnose.

Você está com sooonoooo...O conceito de hipnose é bem controvertido e tem para todos os gostos. Por isso, não vamos conceituar, vamos apenas tentar explicar como funciona, com a ajuda de profissionais que valorizam demais seu nome para serem citados neste blog de merda.

A hipnose tem por objetivo induzir o hipnotizado a um estado de relaxamento que facilita um canal de comunicação mais profunda e uma ampliação sensorial. Difícil mensurar esta ampliação, porque cada pessoa reage de um jeito à hipnose. Existem pessoas que sequer são hipnotizáveis. Estima-se que cerca de 10% da população mundial não seja hipnotizável. Existem cinco graus de hipnose (alguns classificam como três). A regra geral é que a pessoa fique entre os graus médios (2, 3 e 4). Poucos chegam no profundo (5) (cerca de 10% conseguem). No grau profundo é possível até mesmo que a pessoa abra os olhos e converse sem sair do transe. No grau leve (1) qualquer barulho ou estímulo externo faz a pessoa “acordar”.

Não existe regra absoluta, mas a tendência é que sejam mais suscetíveis à hipnose pessoas que não tem medo do desconhecido, que não tenham resistência a um certo grau de submissão e que consigam ter um bom foco de atenção. Crianças com menos de dez anos dificilmente são hipnotizadas. Deficientes mentais e pessoas alcoolizadas não são hipnotizáveis.

Quem comanda é chamado de hipnotista e quem se deixa comandar é o hipnotizado. A primeira coisa que você tem que saber sobre hipnose é que uma pessoa não pode ser hipnotizada contra sua vontade. Ela tem que querer, consentir e se sentir bem, ter uma relação de confiança com quem a hipnotiza. É o que se chama “rapport”. Mesmo quando o hipnotizado está em trase profundo, ele não fica completamente sujeito ao hipnotista, podendo sair do transe sozinho se quiser.

Por exemplo, se for detectada uma situação de perigo, onde o hipnotizado perceba que o hipnotista vai lhe fazer algum mal físico, ele imediatamente sairá do estado de hipnose. Vamos lá, existe uma linha tênue aqui: eu disse que o paciente não vai fazer nada que ele não queira. Ou seja, se o hipnotista pegar uma faca e disser “eu vou te dar uma facada e proíbo que você se mexa” o hipnotizado não fica rendido como se fosse um sequestrado, ele pode e vai reagir e sair do transe. Repito: ele não pode ser obrigado a fazer algo que ele não queira.

Mas… ele pode ser induzido a querer alguma coisa. Um exemplo clássico seria um hipnotista fazer uma mulher acreditar que ele é seu marido e fazer sexo com ela. Atentem para o fato de que ela não está fazendo nada CONTRA a sua vontade, ela acha que está fazendo sexo com o marido. Ela está sendo enganada. Então, não se pode obrigar um hipnotizado a fazer algo contra sua vontade mas se pode manipular ou induzir a fazer algo que na verdade ele não gostaria. Por isso, não abra o catálogo telefônico e procure o primeiro Zé Ruela que aparecer, hipnose é coisa séria, é preciso ter total confiança.

Ok, vamos presumir que a pessoa queira ser hipnotizada por alguém. Não basta querer, é preciso estabelecer um vínculo de confiança com o hipnotista, se sentir confortável com ele, confiar em seu trabalho. É necessária uma “entrega” por parte do hipnotzado, caso contrário, nada vai acontecer. Pessoas que tem dificuldade em “se entregar” (no aspecto da confiança, do relaxamento, da perda de controle) podem nunca conseguir ser hipnotizadas, ainda que confiem no hipnotista. Sem cooperação do paciente nada acontece.

Supondo que a pessoa tenha estabelecido um vínculo e consiga se entregar, como se inicia a hipnose? Bem, existem vários procedimentos para induzir a este estado de relaxamento. É essencial que o hipnotizado esteja confortável (fisicamente falando, inclusive), preferencialmente em um local calmo e temperatura agradável. O hipnotista pode utilizar diversos métodos que variam desde a fixação do olhar até mesmo a utilização de aparelhos eletrônicos que promovam o estímulo de determinadas ondas cerebrais (ondas cerebrais alfa). É muito comum ver em filmes um hipnotista que usa um pêndulo para hipnotizar e, pasmem, isso não é lenda. Pode ser feito! Não é o pêndulo em si, e sim qualquer estímulo repetitivo, monótono, que pode ser visual ou sonoro. Pode ser até mesmo com um dedo.

Também é comum que se misture qualquer destes estímulos com sugestões verbais. Os estímulos sonoros costumam ser mais eficientes do que os visuais, por isso quase sempre o hipnotista dá preferência a eles ou conjuga ambos. No caso de sons, o ritmo indicado é um que acompanhe os batimentos cardíacos. Os estímulos verbais que se mostram mais eficientes estão ligados a palavras como “sono”, “relaxamento” e similares.

Como estes estímulos repetitivos fazem a pessoa entrar em transe hipnótico, fisicamente falando? Acredita-se que uma estrutura cerebral chamada “formação reticular”, responsável por controlar quais são as informações nas quais devemos nos concentrar) liga as palavras do hipnotista ao cérebro através de uma rede de conexões. Funcionaria mais ou menos assim: as palavras do hipnotizador são processadas pelo nervo auditivo, alcançam o começo dessa rede, localizada na base do cérebro e depois se espalham por ele. Justamente por serem informações repetitivas, quando chegam ao lobo frontal (relacionado à regulação e inibição de comportamentos), acabam provocando a concentração em um único foco inibindo todo o resto a seu redor.

Se tudo der certo, o hipnotizado vai entrando em um estado de relaxamento chamado “transe hipnótico”, que vai aumentando de forma progressiva. Este relaxamento permite acesso a áreas que normalmente poderiam estar bloqueadas e ainda promove um aumento de concentração. Esta concentração pode ser direcionada para determinados objetivos, conduzida pelo hipnotista.

Recentemente foram realizados estudos de mapeamento cerebral com pessoas hipnotizadas para entender exatamente qual era o efeito provocado, pois durante muito tempo se acreditou que fosse uma espécie de “sono”. Descobriu-se que quando uma pessoa está hipnotizada ela não está dormindo nem em estado inconsciente. O que apareceu foram “ondas alfa”, que indicam que a pessoa está em um estado de vigília, aquela coisa meio barro meio tijolo que a gente experimenta quando está em um pré-sono. O hipnotista é responsável por te manter nesse estado de pré-sono, evitando que você durma definitivamente ou que acorde completamente.

Uma vez que a pessoa entra nesse transe hipnótico, sua percepção da realidade pode ser alterada. Alguns destes efeitos podem surgir: alteração na percepção do tempo (tanto para mais como para menos), pode acontecer um aumento na capacidade de lembrar de fatos passados (ainda que ocorridos em um passado remoto), analgesia (entorpecimento da consciência da dor), anestesia (perda completa da consciência da dor) e movimentos involuntários do corpo.

Porque a hipnose diminuí a dor? Bem, ela relaxa a pessoa levando a um aumento na liberação de serotonina e se concentra nas áreas cerebrais que são responsáveis por processar a mensagem química da dor, o que acaba por atenuar sua intensidade. Além disso também diminuí o cortisol, responsável pelo estresse, que intensifica o sinal de dor. Graças a essa diminuição do cortisol, uma série de benefícios podem ser obtidos: células do sistema imunológico podem se tornar mais eficientes.

Não pensem que porque eventualmente a pessoa tem amnésia pós-hipnótica isso quer dizer que ela fique inconsciente no momento da hipnose. Não, ela está consciente. Especula-se que o inconsciente e o consciente atuem em conjunto quando a pessoa está em transe. Por isso, ninguém vai revelar um segredo medonho que queira esconder a sete chaves só por estar em transe. Mesmo no transe mais profundo conservamos uma espécie de vigilância para nos proteger. Ninguém conta o que não quer contar durante o transe.

Um dos meus medos foi a lenda de entrar no transe e não conseguir voltar. Porque é uma sensação muito boa de segurança e relaxamento. É um descanso para a alma. Mas, segundo o hipnoterapeuta que nos atendeu, isso não acontece. Se a pessoa se recusar a voltar do transe, basta deixá-la nesse estado até que ela se canse e queira voltar ou até que o transe se transforme em sono (questão de poucos minutos). Isso mesmo, a pessoa migra do transe para o sono quando é “abandonada” pelo hipnotista e depois acaba acordando.

Ainda não conseguiu visualizar como é o transe hipnótico? Vamos para exemplos concretos. Segundo o hipnoterapeuta que nos atendeu, entramos em pequenos transes várias vezes por dia. Sempre que estamos desempenhando alguma atividade na qual centramos um foco de atenção muito grande (geralmente atividades que nos são prazerosas) entramos em uma espécie de “mini transe”, onde o foco de atenção nas outras coisas vai sumindo ao poucos e acabamos quase que 100% concentrados na atividade principal. Ligou o nome à pessoa? Ler um bom livro, jogar video-game, dirigir por prazer, etc. A hipnose é esse mini transe só que mais aprofundado e duradouro, induzido com a ajuda de um especialista.

Também existe a possibilidade da auto-hipnose, seja pela pessoa completamente sozinha ou pela pessoa com um “tutor” do lado orientando, dando uma forcinha. Caso a pessoa queira trabalhar sozinha, existem exercícios que ela tem que “praticar” para conseguir alcançar o estado de auto-hipnose. É algo muito similar à meditação. Curioso como ninguém e diz exatamente quais são e como fazer, os profissionais da área apenas dizem que é algo que demanda muitas explicações e é muito complexo, um trabalho a longo prazo. Ou seja: ME PAGUE PARA QUE EU FALE.

E foi isso que a gente fez. Somir e eu procuramos, cada um em seu respectivo Estado, um profissional conceituado da área (que evidentemente não querem ser identificados em um blog baixo nível como este). Passei por uma sessão de hipnose e aprendi técnicas de auto-hipnose. Somir fez um inimigo.

Sobre a auto-hipnose, a técnica que mais deu certo comigo foi a seguinte: quando você estiver pronto para dormir, deite na cama de barriga para cima, pernas estendidas (sem cruzar), braços ao longo do corpo. Olhe fixo para um ponto e comece a imaginar que seus pés estão muito pesadas, muito cansadas, tente instigar seu corpo a pensar que seus pés estão exaustos com os recursos que forem necessários. Se você conseguir sentir essa sensação de pés pesadas, faça com que ela suba gratativamente: canela, joelhos, coxa… A reação natural, se você conseguir o relaxamento, será fechar os olhos quase que de forma involuntária. Com o tempo e prática, se pode chegar a esse resultado em poucos minutos. No que fechou o olho, aproveita, porque você está tendo um contato maior com seu subconsciente e pode “reprogramar” algumas coisas (dentro de um certo limite, né?) e usufruir de rompantes criativos e tentar resgatar informações arquivadas.

Supondo que você esteja diante de um problema que não consegue solucionar. Você pode tentar a auto-hipnose e aproveitar esse tempo de vigília, onde sua criatividade fica ampliada e tentar fazer com que uma solução “venha à tona”. Mas não vá pensando que você vai deitar na sua cama HOJE e levitar de pernas cuzadas tipo Dhalsin do Street Fight amanhã. É um procedimento demorado que requer prática e disciplina. Sem prática, muita prática, apenas uns poucos abençoados entram em transe profundo. Conheça-se, aperfeiçoe-se.

O hipnotista que me atendeu me contou histórias fascinantes de pessoas que através de anos de auto-hipnose aproveitaram esses minutinhos de vigília para colocar em sua cabeça coisas como “Organismo, estou falando com você, a partir de hoje eu te ordeno que você acelere meu metabolismo para que eu emagreça com mais facilidade!” ou “a partir de hoje eu não vou mais fumar e não vou mais sentir vontade de fumar, vou sentir nojo de cigarro” e coisas do tipo, obtendo resultados surpreendentes. Você vai ter que testar para saber se funciona (ou o quanto funciona) ou não, pois cada pessoa reage de uma forma.

Foi realizada uma experiência com fumantes, divididos em dois grupos. Um grupo tentou parar utilizando apenas a hipnose, o outro tentou parar utilizando outros métodos convencionais como adestivos de nicotina. O resultado final foi que no grupo da hipnose 50% a mais de pessoas conseguiram parar de fumar. Daí você pode se perguntar se isso não é mera sugestão, indução ou manipulação psicológica das pessoas. E eu te respondo: que diferença faz o que é, se revolver o seu problema?

Não se trata de lavagem cerebral, como muitos acusam. Durante muito tempo se acreditou que no estado hipnótico a pessoa era sugestionada a dizer que sentia certas coisas que seu cérebro na verdade não estava sentindo. Mas, recentemente, exames de imagem (PET) mostraram que o cérebro da pessoa hipnotizada efetivamente é enganado e sente aquilo que se manda sentir. Um teste feito com voluntários provou em definitivo esta teoria: pessoas eram colocadas para olhar figuras coloridas e seu cérebro era monitorado. Depois eram hipnotizados e submetidos às mesmas figuras coloridas, só que desta vez com um hipnotizador dizendo que elas eram cinzas. Resultado? O cérebro ativou uma região que inibe a visão das cores. O cérebro passou a ver em preto e branco. O contrário também foi feito: exibiram imagens em preto e branco e os voluntários induzidos pela hipnose viram as imagens coloridas.

Sabe aqueles shows que a gente costuma vez na TV onde um hipnotista pega alguém da platéia e coloca a pessoa em transe na hora? Segundo os especialistas consultados, na maior parte das vezes é verdade MESMO. Eu jurava que eram truques e gente fingindo! No entanto é bem possível. Porém, não é recomendado usar hipnose para esse tipo de babaquice, isto pode eventualmente causar algum tipo de prejuízo à pessoa (principalmente à dignidade, pqp).

Para que serve a hipnose afinal? Pense na seguinte metáfora: você tem que limpar por dentro uma caixa toda fechada que tem um pequeno furo na parte de cima. Como o furo é pequeno, você não consegue meter a mão e alcançar todos os cantinhos para tirar toda a sujeira. A hipnose te dá um acesso maior, é como se aumentasse o furo da caixa para que você consiga limpá-la e depois o fechasse novamente. Tá precisando de uma faxina interna? Pense na hipnose com carinho. Ela não é uma solução mágica, aliás, pode até mesmo não adiantar de porra nenhuma, mas é MAIS UM recurso. Como diz o Romário, só perde quem bate. Não custa tentar.

Em casos de pessoas que sofreram crimes violentos como estupros e tentativas de homicídio, a taxa de sucesso da hipnose para desbloquear o trauma é de quase 100%. Pessoas submetidas à hipnose quase sempre são capazes de fornecer um retrato falado do agressor com riqueza de detalhes. Entretanto, o mesmo não se aplica para o outro lado da moeda. Criminosos não podem ser compelidos a confessar mediante hipnose, pois eles poderiam mentir ou nem sequer se deixar hipnotizar.

A hipnose pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida da pessoa, trabalhando problemas como vícios, insônia, distúrbios alimentares e tratamento de uma série de doenças. Também pode ser usada para tratar distúrbios psicológicos, para diminuir dores crônicas ou até mesmo para anestesiar um paciente que por algum motivo não possa sofrer anestesia química. Recentemente vem se utilizando a hipnose na obstetrícia para garantir uma gestação mais tranquila e um bom parto. Também vem sendo utilizada no aprendizado, seja para aumentar a capacidade de fixação de conteúdo seja para motivar o aprendizado.

No Brasil, a lei apenas autoriza o uso de hipnose para fins profissionais, ou seja, para complementar a atuação de um profissional, a médicos, dentistas e psicólogos. A hipnose em si é de livre exercício, mas conjugada com a profissão, só nesses três casos.

“Mas Sally, eu não acredito em hipnose!”. Foda-se, hipnose não é religião, onde você “precisa acreditar”. Se entregue, coopere e você vai ver que é verdade.

NOTA DO SOMIR: Estava indo bem até aqui. Discordo MUITO dessa última frase. Hipnose só funciona com quem quer que funcione ou com quem não tem o conhecimento necessário para perceber o que realmente ocorre, o que entrega que é auto-sugestão. Da forma como é feita, hipnose é uma forma cara e ineficiente de simular os efeitos de um remédio sedativo.

Sobre as nossas sessões de hipnose? Bom, isso rende um tremendo Eu Desfavor. Um dia eu conto.

Para dizer que você vai se auto-hipnotizar e tentar intuir os números da Mega-Sena, para dizer que a reportagem da Galileu foi melhor ou ainda para deixar um zzzzzzzz : sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (29)

  • somir e sally, vcs acreditam q existe uma forma de hipnotizar sem ser consentido? Preciso de ajuda pé eu conheci um cara e fomos namorados. Ele colocou um remédio na minha bebida e fiquei em confusão chorei e tal . Agora q ele me descartou por algum motivo eu lembro de algumas coisas q falou. Ainda estou em confusão e não quero falar com ninguém pra não parecer q usei drogas . Drogas de rua . Ele me fez comprar um carro pra ele . E vou ficar com os consignados. Queria saber como posso denunciá-lo ou qualquer outra coisa.

    • Isso não é hipnose, ele te DROGOU e qualquer ato praticado com você drogada por terceiros pode e deve ser desfeito judicialmente.

  • Sally está viajando. Deixou as postagens todas prontas e uma POSTAGEM EXTRA sobre EQM, para o Somir usar em caso de emergência…

    Vejo que a postagem não foi usada, perguntem a ele o motivo.

    Semana que vem estou de volta.

  • Todos membros Desfavor gold diamante exigindo a postagem diária.

    Minha vida de proletária frustrou meus planos de auto hipnose.
    Quando chega a hora de dormir eu to tão mas tão cansada que só consigo relaxar e dormir de barriga pra baixo :(

  • Não consegui me hipnotizar, mal encosto caio no sono. Pro cara aí que falou de mulher andar em rua vazia, sempre ando e nunca vi nehum estuprador nem assaltante. Eu acho que nas altas horas que saio na rua não tem nem delinquente na rua porque não tem vítima disponível pra eles. Isso sem contar que ando com arma de choque e sou meio baranga.
    Falando em baranga, por onde anda a Somira? Estou com saudades.

  • FUROOOOOOOOUUUUUUU, SOMIR FURÃO DE POSTAGEM!!!!!!
    TIA SALLY, APROVEITE A BRECHA E CONTE-NOS COMO FOI A CONSULTA HIPNÓTICA DO SIAGO TOMIR!

  • Sally, vc poderia fazer um flertanto com desastre sobre a aviação?

    Tipo, alguns exemplos pra começar: A Emirates não contrata comissários com menos de 1.72. Nem carecas, nem HIV positivo, nem usando aparelho, nem com tatuagem, nem que usam óculos ou lentes de contato, nem gays afeminados.

    Uma conhecida minha trabalhava na Vasp. Compravam sucata no mercado negro para os aviões, bateria usada, asa quebrada e etc…

    Varig faliu e ninguém recebeu até hj…

    Um bom tema não?

  • Agora acho que não sou hipnotizavel não, tenho pavor de sair do meu auto-controle, prefiro sentir doooor mas ver tudo!

  • Sally,

    quanto é uma sessão? Quando tempo demora pra ter algum resultado? É tipo psicoterapia com tratamentos que duram 10 anos? ¬¬

    =**

  • Sally,

    quanto é uma sessão? Quando tempo demora pra ter algum resultado? É tipo psicoterapia com tratamentos que duram 10 anos? ¬¬

    =**

  • Se um hipnotista fizer uma mulher acreditar que ela gosta de sair na rua sozinha à noite e andar em lugares desertos e perigosos com roupas provocantes para ser estuprada de propósito, ele vai conseguir estuprar ela?

  • Então é por isso que nunca consegui me fazer hipnotizado. Eu me cago do desconhecido, não confio em ninguém e minha atenção é uma merda.
    Somir ganhou um inimigo, boa campeão!
    A única pessoa que confio é minha mãe, tipo se eu fosse numa hipnotizadora gostosa e ela me fizesse acreditar que era minha mãe, eu falaria a senha da minha conta bancária pra ela? Eu só digo minhas confidências pra minha mãe. Então essa parada aí é meio sinistrinha, ne não? Acho melhor arrumar um inimigo.

  • Sally, já ouvi falar de Apometria? Não deixa de ser uma técnica de auto-hipnose, apesar de estar relacionado com religião…

  • Que interessante!
    Vou tentar referente ao cigarro.
    Estou há um mês sem fumar e os adesivos de nicotina já estão pesando no bolso.

  • "Sobre a auto-hipnose, a técnica que mais deu certo comigo foi a seguinte: quando você estiver pronto para dormir, deite na cama de barriga para cima, pernas estendidas (sem cruzar), braços ao longo do corpo. Olhe fixo para um ponto e comece a imaginar que seus pés estão muito pesadas, muito cansadas, tente instigar seu corpo a pensar que seus pés estão exaustos com os recursos que forem necessários. Se você conseguir sentir essa sensação de pés pesadas, faça com que ela suba gratativamente: canela, joelhos, coxa… A reação natural, se você conseguir o relaxamento, será fechar os olhos quase que de forma involuntária. Com o tempo e prática, se pode chegar a esse resultado em poucos minutos. No que fechou o olho, aproveita, porque você está tendo um contato maior com seu subconsciente e pode "reprogramar" algumas coisas (dentro de um certo limite, né?) e usufruir de rompantes criativos e tentar resgatar informações arquivadas."

    LOL, isso quer dizer que eu auto-hinotizo quase que todo dia e não sabia? XD que bacana.

    Pra mim isso era apenas uma técnica de relaxamento que eu tinha inventado pra mim mesmo, sei lá o.Õ estranho pensar isso como auto-hipnose. Eu quero meu pêndulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: