Flertando com o desastre: Ética em desastres.

Oh Meu Buda!Difícil abordar este assunto. É popular demais para escrever um Desfavor Explica, já foi e vem sendo minuciosamente explicado full time por todos os meios de comunicação, seria chover no molhado. Também não dá para fingir que nada está acontecendo, estamos vivendo a história, dentro de vinte anos crianças estudarão sobre isto nos livros assim como eu estudei Chernobyl ou a bomba atômica. Foi então que percebi que todo mundo fala do ocorrido, dos dados técnicos, das estatísticas, do número de mortos, mas ninguém está falando sobre OS VIVOS. Quero falar da questão ética envolvendo esta tragédia no Japão.

Para começo de conversa, quero fazer uma pergunta: milhões de pessoas foram evacuadas, retiradas de suas casas e… levadas para ONDE? Não que eu desconfie do Governo Japonês, mas porra, só por curiosidade… PARA ONDE? Se bem que, quem consegue o “mérito” de construir e manter em funcionamento uma usina nuclear que é menos segura do que Angra 1 e 2 (é o que dizem os especialistas) merece minha desconfiança, viu? Nunca diria que a tecnologia nuclear do Brasil era mais segura do que a do Japão.

E já que estamos falando em ética, bem, eu não acho que um país deveria ter o direito de erguer construções que, em caso de catástrofe, podem colocar em risco todo o planeta e a vida da humanidade. Estão interferindo em um direito indisponível: a vida dos seres humanos no planeta. Energia Nuclear afeta a todos. Aliás, construir usinas nucleares no miolo da junção de placas tectônicas me parece bizarro. Eu sei que os recursos naturais do Japão são escassos e que provavelmente não deve ter outro jeito deles conseguirem energia, mas não justifica colocar em risco os habitantes do planeta. É importante para o Japão ter energia elétrica? Sim. É importante para a humanidade se manter viva e saudável? Sim. Ponderem os interesses e me digam qual é o bem maior, que deve prevalecer.

Não estou dizendo que o Japão deve ficar no escuro e desativar imediatamente todas as usinas (aparentemente, Deus vai se encarregar disso). Estou questionando PORQUE MERDA não pesquisaram uma nova fonte de energia para abastecer o país, porque não gastaram tempo e dinheiro pensando em outra solução e deixaram funcionando uma usina ultrapassada e insegura da década de 60. Talvez se tivessem gastado um pouco do tempo e do dinheiro usados para desenvolver celulares minúsculos e outros brinquedinhos caros para adultos, já existiria uma forma alternativa de manter os japoneses de luz acesa.

Se você está ficando indignado, pare aqui. Saia. Leia algum blog humanitário que vitimize os japoneses. Aqui tragédia, dor e sofrimento nunca foi justificativa para auto-perdão. Lamentamos muito tudo que aconteceu, acontece e acontecerá no Japão, não queríamos que tivesse acontecido (no Japão) MAS achamos que o país tem sua parcela de culpa e responsabilidade e não é porque eles estão no meio de uma catástrofe que vamos deixar de falar. Afinal, não se sabe até que ponto o nosso está na reta também.

Já pararam para pensar na repercussão disso se virasse um mega-acidente nuclear, mil vezes pior do que Chernobyl? Salvo engano Japão tem mais de dez usinas nucleares em funcionamento. E se tudo der muito errado e tivermos a pior contaminação nuclear da história? Spoiler: a contaminação nuclear já chegou em Tóquio. Imagine você no lugar deles. Você estaria desesperado querendo sair dali de qualquer jeito, ir morar em outro lugar onde o nariz dos seus filhos não brilhe no escuro quando você apaga a luz. Agora realiza de um bando de japoneses radioativos começarem a se mudar em massa para outros países? Agora pensa comigo e chora: onde fica a maior colônia japonesa do mundo? Isso aí, no Brasil.

Vocês sabem que a radiação passa de pessoa para pessoa, certo? E aí, comofas? A população de um país que ficou radioativo pede socorro, quer sair dali, quer sobreviver… e a gente faz o que? Fecha as portas do país na cara alegando que eles são muito radioativos para o nosso gosto ou acolhe e expõe a população local à radiação? E se ninguém acolher eles, eles vão ficar em um país sem energia elétrica, sem água, sem o mínimo para sobreviver? O que seria ético fazer?

E as usinas que explodiram, comofas? Porque em Chernobyl, tiveram que “fechar” o buraco e todos os infelizes que foram contratados para executar o serviço morreram por terem sido expostos a altos índices de radiação. COMOFAS? Deixa geral contaminado ou escolhe quem merece viver menos do que os outros e os obriga a fechar o buraco? O que seria ético fazer?

E o Governo do Japão, que mentiu adoidado durante todo o processo? Primeiro disse que as usinas estavam bem, que não era nada não. Depois disse que se houvesse um vazamento seria mínimo. Quando pessoas começaram a ser hospitalizadas disse que até que vazou um tiquinho, mas era grau 4 em uma escala onde o máximo é 7. Pelo visto, sabiam desde o começo o tamanho da merda, que está mais para 14 do que para 7 e tomaram as decisões erradas. Primeiro em esconder das pessoas a verdade. Segundo, em tomar providências. Quando começou o primeiro sinal de aquecimento em uma usina, poderiam ter resfriado (ou ao menos tentado) de imediato usando água do mar, já que a usina fica coladinha com a praia. Mas não o fizeram. Só começaram a usar água do mar mais de 24h depois do aquecimento. Porque? Ganância. Ao usar água do mar para resfriar uma usina, ela nunca mais pode ser usada como usina novamente, porque sua estrutura será lentamente corroída pela água do mar. Não queriam perder a usina. Se tivessem começado o processo de resfriamento no dia anterior, talvez o estrago fosse menor. Credo, parece até coisa de governo brasileiro!

Faz o que com esse governo que mente e coloca dinheiro acima da vida das pessoas? Destituí todo mundo no meio da catástrofe? Espera a merda acabar e manda para um tribunal internacional? Mata a paulada mesmo? O que seria ético?

Vamos pensar na pior das hipóteses. Vamos pensar que a radiação se espalhou pra cacete e afetou quase todo mundo. Vamos pensar que os japoneses radioativos vieram em massa para o Brasil e um deles se mudou para a porta ao lado da sua. Cientistas constatam que o mundo foi afetado pela radiação. Vocês sabem o que a radiação faz com os gametas, certo? Vocês sabem COMO nasce uma criança quando um dos pais (nem precisam ser ambos) foram expostos a radiação, certo? E aí? Faz o que? 1) Proíbe o mundo todo de ter filhos 2) Deixa todo mundo ter filhos e atura uma geração de aleijões improdutivos para o trabalho ou 3) Corre atrás do prejuízo dando total enfoque à manipulação genética para tentar criar embriões in vitro saudáveis para assim, quem sabe, dar continuidade à raça humana?

Supondo que se constate que houve tanta radiação a ponto de contaminar geral, como se faz para que os brasileiros não tenham filhos? Sério, isso é impossível. Só se a Dilma lançar um “Bolsa Radiação” pagando o dobro da bolsa família para aqueles que NÃO tiverem filhos. Tô falando sério, minha gente, o povo aqui reproduz que nem coelho, o único jeito de não ter filho é o governo te obrigando a fazer vasectomia ou ligar as trompas. E pode? Não pode. Deveria poder?

Supondo que o governo não impeça as pessoas de terem filhos e pelos próximos 50 anos venham gerações de baqueados, com sérias deficiências físicas e mentais. Já pensaram no rombo no sistema previdenciário? Na falta de força produtiva? E como seriam os filhos destas pessoas? Como eles trabalhariam? Iríamos involuir? Tudo pioraria?

E os outros países que usam energia nuclear, podemos querer proibir que eles usem? A França, salvo engano, possuí quase cinqüenta usinas. Países desenvolvidos como a Alemanha possuem usinas. Temos o direito de dizer “que se fodam vocês, fiquem no escuro, se virem, mas parem com esta merda agora porque isso pode matar a todos nós!”? Devemos impor um prazo para que alternativas sejam descobertas e elas sejam fechadas? E se nada for descoberto, devemos aceitar? Alguém me dá uma luz, porque meus limites éticos estão me confundindo e eu já não estou mais diferenciando o que é ético do que não é.

Supondo que tudo seja controlado e que o incidente nuclear seja menor do que o esperado, é justo impor aos países que estão localizados no “Círculo de Fogo do Pacífico” que acabem com suas usinas nucleares e deixar que países não propensos a terremotos mantenham suas usinas? Será que os EUA, que tem usinas nucleares, vai gostar disso tudo?

Me digam também o que fazer com os produtos made in Japan. Devemos boicotar e não comprar nada vindo do Japão para o nosso próprio bem? Suellen me disse que a área que por enquanto foi a mais afetada pelo acidente nuclear é responsável por boa parte da produção de laticínios. Devemos checar se cada iogurte, cada leite, cada manteiga foi feita ou embalada no Japão? E se nos disserem que é seguro, que não está contaminado, como fizeram com a carne de Chernobyl, devemos acreditar ou, na dúvida, pelos próximos cinqüenta anos não devemos mais comprar nada que venha do Japão? Devemos ajudar a afundar ainda mais uma economia que já foi pra casa do caralho ou devemos acreditar em Governos que vem mentindo para a gente minimizando coisas graves?

Como se ajuda uma pessoa que está em uma área afetada pela radiação? Podemos ajudar? Adianta mandar comida para ela, se quando a comida chegar, também vai ficar radioativa? Devemos ajudar a remover essa pessoa da área? PARA ONDE mandar? Seria cruel criar um mecanismo tipo uma mega-desapropriação em escala mundial e tomar uma ou duas ilhotas dessas não habitadas e construir uma colônia segregadora de japoneses radioativos, dando todo o suporte para uma existência digna – desde que bem longe da gente? É correto isolar pessoas radioativas pelo bem da coletividade ou seria uma versão pós-moderna de Auschwitz? Ninguém nunca poderia visitá-los e eles nunca poderiam sair? Meu senso ético não está preparado para responder nada disso. Estou perdida. Me ajudem, porque algo me diz que vamos ter que nos fazer esse tipo de pergunta mais cedo ou mais tarde. O ser humano caminha a passos largos para a própria destruição. Os Maias estavam certos: 2012.

Precisamos mesmo de Angra 1 e 2? Temos condições de obter energia vinda da água (vulgo hidroelétrica). Ou será que em uma grande catástrofe uma hidroelétrica também teria seu lado pau no cu? Vai nessa que aqui não tem terremoto… Amigo, o planeta tá maluco. A Terra tá de TPM. Coisas bizarras estão acontecendo. Além do que, grandes catástrofes não se resumem a terremotos. Nem queira saber o que vai te acontecer de o Mauana Loa acordar de mau humor.

É correto punir o Japão ou o Governo Japonês pelas escolhas trágicas, ainda que se ache que muitas delas são equivocadas, estando este Governo no meio de tanto sofrimento e dor? É possível julgar os atos de um Estado que se encontra em tamanha pressão? Depois de ajudar, os outros países ou cortes internacionais devem puni-los? Seria ético?

Porque ninguém está falando do vulcão Shinmoedake, que entrou em erupção no Japão logo depois do terremoto? Porque ninguém avisa que o vulcão está lançando pedras e cinzas a mais de quatro mil metros de altitude com uma ferocidade preocupante? Porque neguinho classifica e reclassifica o grau da merda com a mesma facilidade com que limpa a bunda? “Foi terremoto 8.7, não, espera, foi 8.9, não, espera, foi 9!”. “Foi acidente nuclear 4. Não, espera, acho que tá com cara de cinco. Ihh, fodeu, é seis! Corram para as montanhas!”. Porque os japoneses estão tão tranqüilos, educados e conformados? Porque ninguém grita “QUEROSAIRDESSAMERDAAAA” ou coisa do tipo? Porque deram iodo para a população se proteger da radiação sem acompanhamento médico mesmo sabendo que é muito comum alergia e choque anafilático após sua utilização? Eu teria feito tudo diferente, mas bem, quem sou eu e o que eu entendo sobre catástrofes. Me mantenho no direito que é o melhor que eu faço. Mas quero a opinião de vocês…

Para dizer que esta tsunami no Japão foi o Criador tirando onda, para dizer que japonês tem um azar danado com radiação ou ainda para dizer que eu deveria ter deixado para escrever esta coluna aos 48 do segundo tempo porque após 48h tudo que eu escrevi já está desatualizado: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (23)

  • Parece que hoje resolveram aumentar o nível do alerta pro mesmo de Chernobyl.
    Não tomaram medidas rápidas pra evitar que a contaminação se espalhasse. Cade a eficiência japonesa na hora que precisa?
    As pessoas vão minimizar esse acidente até que (daqui uns 7 anos) algum cineasta oportunista faça um documentário com um nome apelativo como "As crianças de Fukushima", mas elas não estarão apenas em Fukushima.
    Vai um país pobre fazer uma merda dessas! O mínimo que teriam feito é uma comissão internacional que tomaria medidas drásticas e urgentes, o governo iria pro beleléu. Mas não, é o Japão, deixa eles usarem o bom senso oriental que o ocidente tanto inveja.

  • "eles vão mesmo jogar no lixo toneladas de alimentos?"

    Vão jogar e sem conversa. Ontem, vi uma reportagem da NHK que toneladas de salsinha, espinafre, leite (como já era previsto), assim como outros produtos, estavam sendo separados nos CEASAS de lá para serem destruídos. Mas, estranhamente, estavam vendendo os peixes frescos das regiões atingidas nas grandes feiras e leilões numa boa. Eu, hein?

    Aqui, na época de Chernobyl, recebemos leite em pó da Holanda com pequena radiação, e o governo liberou o consumo…Vai entender.

    Quanto a alimentos que possam chegar contaminados aqui, é bem pouco provável, mas vou ficar alguns meses sem consumir alga, sashimi de atum gordo (importado de lá), nem produtos de lá feitos com leite, tais como balinhas e cosméticos.

    Suellen

  • Pergunta pra Suelen que já morou lá e entende bem a "humanização" dos japoneses ou pra Sally que enxerga que é mesmo a ganância que faz todas as merdas: Qual o risco de alimentos contaminados chegarem aos supermercados brasileiros? Pelo pouco que fiquei sabendo aquela região era mais agrícola, eles vão mesmo jogar no lixo toneladas de alimentos?

  • Sobre as usinas de Angra, o Governo não errou. É necessário dominar o ciclo e ter o conhecimento. Nossos reatores são mais modernos que os japoneses, se não me engano a concepção é alemã ou russa. E Escolheram um lugar razoavelmente adequado, se der pepino tem serra pra ajudar a segurar o rojão e outra, é RJ, se morrer não é gente mesmo.
    Piadas a parte, os militares tinham planos interessantes para a área com a vantagem do sistema top goela down: precisa fazer? FAZ.
    Um exemplo bom sobre isso foi a imposição por parte dos militares à VW o desenvolvimento de motores à alcool. Quando a VW se negou rolou um esquema FAZ OU SAI DO PAÍS.

    Não vejo problema em Angra. O Brasil tem mais opções, mas a tecnologia deve ser estudada e dominada sim.
    Diversificação da matriz energética. Energia nuclear, mesmo com os dejetos radioativos, é bem mais limpa para o meio ambiente que termoelétrica, principalmente em tempos de aquecimento global (hey, não sou eco chato, mas negar que isso tá rolando é surreal).

    "CHAMEM UM MÉDICO URGENTE! ou estas pessoas carregadas de radioatividade podem morrer!!!!!"
    HuahuauhAUHAhuahuAHUhuaHUAHUahua

  • "mas eu acho que se os japoneses não tivessem sido tão "educados, tranquilos e conformados" e tivessem fugido ao primeiro sinal de medo, teriamos menos pessoas contaminadas".

    Sally,

    Tendo morado lá, o que dá para dizer é que você acaba perdendo mesmo o senso crítico diante da postura do governo na prevenção e informação de desastres naturais. Anteontem, estava assistindo NHK (a TV estatal japonesa) e houve novos tremores ao vivo. Dois minutos depois apareceu na tela todas as informações possíveis do terremoto. Sem falar no alarme contra tsunamis, se bem que, com ondas de 15 metros de altura e naquela velocidade…

    Enfim, você passa 999 informações corretas em 1000, com eficiência e abrangência impressionantes, em mais de 50 anos, e um erro ou omissão enfiados no meio passam batido mesmo…ainda bem que a imprensa (e o Wikileaks) desmascararam o governo.

    "boa idéia a da ilha viu! claro que é terrível isolar tanta gente",

    "Todos os radioativos num lugar só e deixe que eles vivam lá, sem contato com os outros.
    Aposto que os próprios japoneses vão querer isso".

    Terrível, mas fazem desde sempre. Morei em três cidades lá, e em duas delas havia trabalho que pagava bem (ao lado de dar banho em lutador de sumô, solda de navios e funerárias): cuidar de crianças com síndrome de Down e outros retardamentos, além de deformidades físicas graves, enviadas para depósitos humanos em ilhotas remotas, sem quaisquer visitas. Japonês abomina aberrações e faz de tudo para escondê-las.

    Esse lance de não querer ser uma aberração se estende também no comportamento. Boa parte das pessoas evita adotar qualquer comportamento extremado para não ser mal visto pelo outros, mesmo que essa repressão envolva agüentar o cretino passando a mão dentro da sua saia em um metrô lotado. Por isso que, quando saíram as notícias da radiação, e o abafa do governo, o povo não quis pagar o mico de posar de desesperado e sair correndo. Meu tio disse que falta papel higiênico em muitos centros de refugiados (pq quem não perdeu casa comprou tudo que é mantimento e estocou, foda-se o resto) e o povo lá prefere ficar com o cu sujo e só vão quebrar o pau, e olhe lá, quando a situação atravessar o insuportável. Logo, muito do que o é elogiado como civilidade japonesa vem disso. Da preservação absurda da imagem.

    "Poderiamos deixar que se reproduzam mesmo sabendo que os filhos serão seres humanos comprometidos pela radiação?"

    Filhos, netos e bisnetos das vítimas de Hiroshima, assim como os atingidos pela bomba, são tratados pelo governo japonês, mesmo morando no Brasil e em outros lugares.

    Eles já têm larga experiência em tratar de doenças degenerativas decorrentes da bomba, apesar da medicina deles, no geral, ser BEM PIOR do que a nossa. Peça a opinião de qualquer japonês perto de sua casa sobre os médicos de lá.

    Não é à-toa que meu avô e tios jamais quiseram voltar para lá, por mais patriotas que fossem (um era veterano de guerra).

    Em se tratando de valores humanos, é um dos piores países para se viver. Poderia discorrer tranqüilamente sobre isso aqui, tão fácil quanto os donos do blog discorrem sobre qualquer coisa.

    Suellen

  • "Vocês são tudo loucos!

    Segregar numa ilha como? E se eles precisarem de médico, de cirurgia, ou de qualquer profissional que não tenha sido contaminado e não tenha na ilha?

    Inviável!"

    CHAMEM UM MÉDICO URGENTE! ou estas pessoas carregadas de radioatividade podem morrer!!!!!

  • A sério… Celulares para ficar de "brinquedos caros" para os adultos são desenvolvidos porque tem demanda potencial, o que não é uma grande preocupação na área de energia, a não ser nos casos críticos, onde a geração de mais energia é primordial (apagãao… OEEEE!)
    Sinceramente, o maior risco é de ter um aumento nos casos de câncer por conta da radiação, mas com a história pregressa do Japão (Hiroshima, OEEEE! Nagasaki, OEEEE!) isso tende a ser mais um "desastre administrado".
    Não custa lembrar que no pacífico, se tem a famosa "sopa plástica", que em termos de dano ambiental, também é um estrago.
    Só falta você abraçar uma árvore.

  • Vocês são tudo loucos!

    Segregar numa ilha como? E se eles precisarem de médico, de cirurgia, ou de qualquer profissional que não tenha sido contaminado e não tenha na ilha?

    Inviável!

  • Sally:

    Quanto a um Big One, não entendo quase pissirica nenhuma de geofísica, mas arrisco um palpite. Terremotos tem a ver com acomodação de placas tectônicas entre si, certo? Talvez a sacudida desse no Japão tenha ajeitado as outras placas todas por mais algum tempo, então talvez leve mais algumas décadas antes de vir o próximo Big One.

  • "Quem bancaria essas pessoas radioativas isoladas?"
    Inteligentes eles são, pensariam em algo e os outros países ajudariam mandando cargas via ar e mar.

    "Ninguém poderia visitá-las?"
    Vamos concordar que é melhor não.
    Já imagino o desfavor hollywoodiano de historias de amor separadas pela radiação, não-contaminados que se mudariam pra ilha por amor e outros, pqp.

    "Poderiamos deixar que se reproduzam mesmo sabendo que os filhos serão seres humanos comprometidos pela radiação?"
    Essa seria uma escolha deles.

  • Último Anônimo: não sabia dessa resposta, sou completamente leiga no assunto. Mas faz sentido.

    Quanto a San Andreas, tinha um grande terremoto esperado até o ano 2000 que partiria os EUA ao meio, salvo engano era chamado de "The Big One". Parece que grandes tremores naquela área acontecem com intervalo de 150 anos e o prazo já expirou… Já pensou se vem um Big One agora? Acidente nuclar nas duas pontas do planeta?

    Apesar de tudo, eu acharia graça de os EUA fossem rachados ao meio por um terremoto fuderoso…

  • Rorschach, no caso na energia nuclear é um pouco mais complicado, porque é uma coisa que pode matar a todos nós e comprometer o mundo todo. Temos armas para nos proteger da AIDS (camisinha) ou de guerras (fugir para outro país)

    Os acertos não apagam o fato muito grave de que eles podem foder seriamente o mundo todo com este pepino nuclear. Não deveria existir o direito de dispor da vida de toda a humanidade com a construção de algo que pode matar a todos nós, por mais necessário que fosse. Nada é mais importante do que a vida de todas as pessoas do mundo.

  • Daniele, concordo com as suas opiniões.

    Pior é que o Governo Brasileiro em vez de estimular o controle de natalidade estimula a procriação, dando BOLSA ESMOLA para cada filho que você faz, a ponto das pessoas se dedicarem a ter filhos em vez de trabalhar.

    A merda é que as perguntas continuam, ainda que se admita o isolamento!

    Quem bancaria essas pessoas radioativas isoladas? Ninguém poderia visitá-las? Poderiamos deixar que se reproduzam mesmo sabendo que os filhos serão seres humanos comprometidos pela radiação?

  • Primeiro Anônimo, desculpe a sinceridade, que beira à falta de educação, mas eu acho que se os japoneses não tivessem sido tão "educados, tranquilos e conformados" e tivessem fugido ao primeiro sinal de medo, teriamos menos pessoas contaminadas.

    Esse Governo Maravilhoso que dá arroz para pessoas desabrigadas mentiu e colocou em risco a vida de milhões de pessoas. Não vão ter seus bens roubados? De que adianta isso se os filhos terão 4 olhos e sete pernas?

    Medo protege em alguns casos.

    Vou morrer discordando que foi correto que o governo esconda informações importantes.

    E deveriam ter resfriado a porra do reator com água do mar no primeiro dia e aberto mão da usina, li que se tivessem feito isso tudo poderia ter sido evitado.

  • Muitas perguntas excelentes, uma delas talvez com resposta relativamente menos difícil que o resto.

    Usinas termonucleares no Anel de Fogo do Pacífico: seria melhor que não houvesse, sendo substituídas por suprimentos de combustível equivalentes. Exemplo japonês: os caras eram a segunda ou terceira maior economia do globo antes dessa merda toda acontecer, podiam ter usado o dinheiro para estabelecer contratos de suprimento de gás natural liquefeito. Um fornecedor natural seria a China, repassando gás russo.

    Normalmente quem tem dinheiro para bancar termonucleares tem dinheiro para bancar alternativas similares ao exemplificado acima, então não deveria ter sido tããão impossível fazer isso para quem instalou usinas termonucleares na região mais instável do globo.

    Agora uma pergunta: EUA? Mas precisavam construir usinas justo nas vizinhanças da falha de San Andreas??? Cacete… Não dava para construir apenas térmicas convencionais na Costa Leste e deixar as nucleares pro resto do território? Saco…

  • Contei, pelo menos, uns 4 "supondo" ou "vamos supor". Talvez a Sally seja uma mestre no xadrez, pensando 15 passos na frente.

    É fácil dizer: "Eles deveriam ter pensado numa outra forma de energia".
    Deveriam mesmo. Deveriam também ter pensado numa maneira de acabar com a fome no mundo, acabar com as guerras e, se se sobrasse tempo, descobrir a cura da AIDS. Fácil é falar.

    Querer punir o governo japonês já é um pouquinho demais. É a natureza humana, todo mundo fala dos erros, ninguém fala dos acertos. Um terremoto, pelo menos 1000x menor, acabou com o Haiti ano passado com cerca de 150k mortos. No Japão, são 5k. Que MILHÕES foram salvos pela ótima engenharia japonesa ninguém fala. Que pouco mais de uma semana depois do desastre já existem áreas reconstruidas, ninguém fala.

    Mas, como o objetivo do post é um debate ético sobre as ações a seguir, minha opinião:

    Todos os radioativos num lugar só e deixe que eles vivam lá, sem contato com os outros.
    Aposto que os próprios japoneses vão querer isso.

  • Primeiro de tudo: Ética? o conceito de ética me parece extremamente deturpado e em consequencia muitissimo nebuloso. Ética é algo que as pessoas esperam que as outras tenham, mas elas mesmas não tem. Então ética pra mim é muito relativa, é totalmente "faça o que eu digo não o que eu faço" "você tem que ser ético viu?" "Ei mundo seja ético! eu não fui muito ético ao construir usinas nucleares no cinturão de fogo do Pacífico, mas voces precisam ser éticos comigo"

    Exclarecida minha visão da "ética" seguem as respostas:

    -foi ganância sim!
    -10 usinas nucleares funcionando no Japão? haha! Pelo que ouvi passam de 50 (e o Japão é apenas o terceiro em número de usinas)
    -o governo brasileiro é tão incompetente que quando pensarem que a imigração em massa vai foder com os locais já vai ser tarde demais.
    -criar barreiras a imigração não me parece ruim, pense que os europeus proibem a entrada de quem é pobre, mais escurinho e tem religião diferente. Proibir por causa de radiação me parece mais ético (RA!)
    -punir o governo não me parece necessário, a grande punição vai ser o inevitável colapso da economia e a população radioativa. Tribunal penal ou pedradas pra quê?
    -o governo brasileiro deveria intensificar as políticas de controle de natalidade, algo como: tem 2 filhos e uma renda de merda, mora mal ou a familha é desestruturada (cada filho um pai por ex.) ok. Mas teve o terceiro (estou sendo bem generosa aqui) é hora de pensar em parar. Você tem o direito de ter filhos mesmo sendo miserável, mas já teve 3 tá na hora de parar (vasectomia e ligação de trompas porque falar não adianta)
    -boa idéia a da ilha viu! claro que é terrível isolar tanta gente, mas também seria terrível espalhar a contaminação pro resto do mundo.

    Joguem pedras se não conseguem enxergar que situações extremas exigem medidas extremas.

    O texto de ontem somado ao de hoje parece Ele disse ela disse.

  • SAlly, 30% da energia elerica no japão é gerada através de usinas nucleares, as pessoas residentes nas áreas afetadas tanto pelo terremoto, marremoto assim como os prejudicados pela usina estão em abrigos, bancados pelo gorverno recebendo aguá e alimento, estão passando fome e frio sim, até pq chegar até essas regiões está muito complicado por causa da neve. E sabe o que é mais legal nesse povo tranquilo, educado e comformado? Ninguém tá com medo de ter seus bens roubados e nem tem tumulto nas filas onde a distribuição de alimento, resultado: tem para todos. Aqui esperamos pela solução do governo, e acredite, ela vem. Quanto a governo esconder informações, bom, se ele estiver mesmo escondendo, só posso concordar com essa atitude, porque se a situação for realmente pior do que se diz, o país para, e se no final das contas não acontecer o pior??? E se a população entra em panico comofaz?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: