Flertando com o desastre: Lagartixas II

TRANZA!Em abril do ano passado escrevi um Flertando com o Desastre ensinando as melhores formas de se matar uma lagartixa e posso dizer com certeza que, para minha surpresa, este foi o texto que mais recebeu comentários ao longo do blog. Não em número de comentários e sim em freqüência. Toda semana aprovo algum comentário sobre este texto, o que me leva a crer que toda semana alguém procura ajuda no Google sobre como matar lagartixas. O que, por sua vez, me leva a crer que esse bicho nojento não é tão popular quanto eu pensava. Se você não leu o primeiro texto e tem interesse em matar lagartixas, leia. Depois leia este.

Essa procura por métodos para matar lagartixas me incentivou a escrever uma segunda versão do mesmo texto, desta vez acrescentando todas as dicas e idéias que troquei com leitores por comentários e e-mails, testadas ao longo de 2010. Sempre falei sobre como achava valiosa essa troca com os leitores e agora vou provar de uma vez por todas ao Somir como acrescenta em muito à sua vida ouvir o que eles tem a dizer.

Sobre o texto antigo, vou fazer um rápido apanhado daquilo que, na prática, se mostrou eficiente e ineficiente:

– Sair do cômodo onde ela está e ir buscar ajuda: Não. Não. NÃO. Eu sei que elas são horríveis, nojentas e ficam nos olhando com aquele olhos de ET. Mas você PRECISA SER FORTE, você TEM QUE FICAR, porque se você sair, a maldita vai se esconder em um local “inencontrável” e você nunca mais vai saber se ela continua lá ou não. Fique a uma distância segura e comece a gritar sem perder ela de vista. Ainda que ela se esconda, você saberá ONDE ela se escondeu e poderá orientar o herói o heroína que irá te salvar. Existem táticas para dificultar a fuga da lagartixa que podem ser usadas de modo a permitir que você efetivamente saia do quarto e busque ajuda, mais para frente falaremos delas.

– Ligar o ar condicionado bem forte no cômodo onde está a lagartixa: fraquinho. Ninguém tem ar condicionado em todos os cômodos da casa, além disso as baixas temperaturas não as matam, elas apenas se escondem, ou, na melhor das hipóteses, fogem. Mas elas são como o Jason, elas voltam, elas sempre voltam. Lagartixa SE MATA, não se espanta, porque ELAS SEMPRE VOLTAM.

– Jogar creme, óleo ou qualquer substância escorregadia nelas: complicado. Primeiro tem que ter a coragem de chegar perto o suficiente para jogar e segundo tem que ser ninja para acertar, já que elas são rápidas. E depois que elas estão melecadas, não morrem, apenas ficam mais lerdas, então, acaba que não resolve o problema.

– Derrubá-las costuma ser ineficiente porque elas quase sempre caem em pé (sistema de rotação super eficiente) e ainda podem acabar soltando o rabo (autonomia caudal) em cima de você. Só derrube se derrubar e imobilizar.

– Pancada: ótimo, mas cadê a coragem para chegar tão perto? Nem com vassoura eu tenho cu de matar uma lagartixa, é nojento demais!

– Inseticidas em geral: Costumam funcionar, mas nem sempre matam, geralmente apenas paralisam por um tempo. E, novamente, cadê a coragem de chegar tão perto?

– Cola para ratos: Ineficiente, pois você tem que ter a sorte da lagartixa passar por ali. Só serve quando você quer isolar a lagartixa em um cômodo da casa, impedindo que ela saia para outros cômodos: forra a saída com a cola.

– Aspirador de pó: Ineficiente. Até que você sai, monta o aspirador e volta, ela já se escondeu. Além disso, ao ligar o aspirador o barulho a espanta e fica difícil pegar. E mesmo que se aproxime o cano do aspirador antes de ligar, isso já basta para espantá-la também.

– Animais: Bacana. Principalmente gatos. Costumam matar mesmo. Jogue seu bicho no cômodo onde está a lagartixa e não o alimente até que ele a mate. O instinto vai falar mais alto.

PREVENÇÃO: Antes de mais nada, não posso deixar de recomendar a colocação de TELA nas janelas da casa ou apartamento. A incidência de lagartixas no meu lar diminuiu em 99% depois desta providência. Mas não pode ficar um mísero buraquinho sem tela, se não elas entram! Nosso leitor Monjh deu uma sugestão extra: colocar tela de metal também nos ralos da casa, porque essas criaturas podem subir pela tubulação. Também é dele a sugestão de verificar o chão, teto e paredes da casa em busca de frestas e cimentá-las para tentar conter uma infestação de lagartixas. A leitora Bianca, que é bióloga, afirma que a cintronela é um repelente natural para uma série de animais, inclusive lagartixas. Não mata, mas ajuda a prevenir.

Falemos agora das novas táticas de guerrilha para matá-las.

Uma sugestão bastante interessante veio de uma leitora chamada Adriana, que teve a idéia ao ler sobre a aderência deste animal asqueroso e sobre a sugestão de jogar hidratante. Como é muito difícil acertar um jato de hidratante ou condicionador em uma lagartixa, ela tentou aquela manteiga em spray, já que também deixa a lagartixa sem aderência e o jato sai mais rápido, pode ser desferido a uma distância maior e cobre uma área mais ampla. Ela relatou que a lagartixa caiu imediatamente da parede e ficou “andando no mesmo lugar” no chão, o que lhe deu tempo de ir buscar alguém para matar a fdp. Na mesma linha, a leitora Juliana disse que jogou spray fixador de cabelo em um momento de desespero e isso fez com que a lagartixa tivesse dificuldades de se mover por alguns minutos.

Em dezembro passei um mau momento envolvendo uma lagartixa na cozinha. Em uma fração de segundos me veio à mente o Desfavor Explica sobre Coca-Cola que escrevei em 2009 e pensei “Essa porcaria é tão nociva que deve servir”. Sacudi uma garrafa fechada de Coca-Cola, numa vibe champanhe de pobre e abri com o dedo parcialmente tampando a boca, para fazer um efeito mangueira. A lagartixa atingida pela Coca-Cola não sobreviveu e depois de 15 minutos seu corpinho estava até em decomposição sendo corroído. Fica a dica. Se não tiver Coca-Cola, pode tentar com vinagre.

Nosso leitor que não quer se identificar conta que não gosta de admitir que tem medo de lagartixa porque fica meio “viadinho”, então, quando ele está em um lugar onde tem uma lagartixa ele se mela de repelente para insetos e garante que fedendo desse jeito elas não chegam nem perto. Quando perguntei a marca (porque pode ser que nem todas as marcas espantem lagartixas) ele me disse que usa OFF em aerossol e disse ainda que se conseguir dar uma borrifada na lagartixa ela morre.

Na linha tóxica, a leitora Carlo conta que se você colocar Pinho Sol em um frasco vazio daqueles que vem com borrifador (vende em loja de jardinagem ou em lojas de produtos para cabelos se você não encontrar no supermercado) e borrifar nas lagartixas elas caem na hora. Melhor: também serve para sapos e pererecas, animais que considero primos gordos das lagartixas. Igualmente nojentos! Eu recomendo que mesmo que ela caia depois de ser atingida por algum produto tóxico, ela seja incendiada, esmagada ou morta de alguma outra forma, porque muitas vezes ela fica momentaneamente paralisada e depois retoma os movimentos. A leitora Jessica Weber conta que SBP aerossol mata os filhotes porém não mata as adultas.

Na linha mais piromaníaca, nosso leitor Bernardo descreve um jeito mais masculino de acabar com elas. Ele pega um spray qualquer, geralmente desodorante e seu isqueiro e acende um jato em cima da lagartixa. Um lança-chamas caseiro que acaba chamuscando o animal nojento à distância. Eficiente, porém perigoso. Se a chama chegar até a boca do desodorante e você não apagar a tempo, ele pode explodir. Cuidado. E a leitora Claudia_LHP avisa: fede.

Para melhorar o rendimento do seu animal de estimação, a nossa leitora Juliane, que também é veterinária, sugere um mini-adestramento que incentive os animais desde pequenos a caçar lagartixas. Ao visualizar a lagartixa grite uma palavra de comando para o animal, por exemplo: “Bisso!”. Aponte para a lagartixa. Se ele partir para cima, conseguindo pegá-la ou não, dê uma recompensa qualquer, de preferência um aperitivo gostoso. Incentive-o a caçar outros bichos também. Qualquer inseto ou pequeno animal grite “Bisso! Bisso!” e recompense se perseguir o bicho. Nosso leitor Jacinto conta que alguns animais fazem isso por natureza, basta instigar gritando que tem um bicho. E ainda conta que algumas lagartixas peitam os animais e se jogam em cima deles!

E se você não tem um bicho de estimação, não se acanhe! Esta que vos fala já foi catar gato na rua para se livrar de lagartixa. Depois dele ter cumprido sua missão, o devolvi no mesmo local onde o encontrei. Tudo é melhor do que ter uma lagartixa dentro de casa. Peça um gato ou um cachorro emprestado para um amigo ou um vizinho se for o caso!

Nossa leitora Eliane ensina que as fezes de lagartixas são “bostinhas pretinhas com bolinhas brancas”. Por isso, se encontrar algo parecido com isso na sua casa, promova uma sessão de descarrego: descarregue inseticida em toda a casa, tranque tudo e saia. Só a título de curiosidade, o cocô tem partes brancas porque os répteis como as lagartixas não urinam, então, o ácido úrico, que normalmente sairia pelo xixi, é removido do corpo pela cloaca, passando pelo intestino grosso, junto com as fezes, dando essa tonalidade mais clara em algumas partes do cocô.

Não importa a forma como se mate, recomendo que NÃO SE ENCOSTE NELA. Recebi diversos relatos de pessoas que tiveram severas alergias por encostar em lagartixas. Ok, eu sei que quem lê esse texto provavelmente não vai encostar em uma, mas avise às pessoas encarregadas do homicídio que não metam a mão no corpo.

Nossa leitora Letícia deu uma idéia boa, bonita e barata: jogar água fervendo. Mas ela lembra que a tática só pode ser usada quando a lagartixa se encontrar em uma superfície de piso frio (lajota, azulejo, cerâmica…). Não tentem isso na parede pintada ou em pisos de madeira. Ainda denuncia uma série de produtos onde foram encontradas lagartixas inteiras do lado de dentro, como por exemplo, o suco Del Valle e sorvete Kibom. Para quem quiser aprofundar o assunto, ela sugere que se procure pelo nome científico da lagartixa no Google: aparecerão links para diversos processos judiciais.

A leitora Michelle, que é engenheira química, conta que normalmente a dedetização não dá conta, mas, se for feita com uma freqüência maior do que a do prazo de validade, por exemplo, de quatro em quatro meses, pode ser eficaz. Sugere também o uso de K-OTHRINE, dizendo que mataria 90% dos animais de sangue frio. Mas adverte que o modo de aplicação deve ser meticuloso, conforme recomenda o fabricante e que o produto é tão forte que devem ser observadas as instruções para manuseio, como por exemplo, o uso de luvas.

Já a leitora Carmen sugere uma solução caseira: um chá forte feito à base de álcool e cravo da índia espantaria lagartixas, porém ela alerta que ao borrifar este chá, o líquido acaba escurecendo e manchando as paredes. Será que se a gente molhar panos de chão neste chá e espalhar pela casa (forrando o pedaço do chão onde o pano será colocado com filme transparente ou algo impermeabilizante) pode ser eficiente? Um pano embebido com esse chá foi para debaixo da minha porta este ano quando avistei uma lagartixa no corredor! Até onde eu sei, ela não entrou.

A leitora Katia conta que conseguiu bons resultados usando remédios para matar lesmas. Eu não tive a mesma sorte, mas pode ser que tenha escolhido uma marca ruim. A leitora Bibi conta que em um momento de desespero e falta de recursos, se viu encurralada por uma lagartixa enquanto preparava um café e acabou tendo que se defender jogando pó de café na desgraçada. Para sua surpresa, ela morreu quase que na hora. Marca do café: Pilão. Uma leitora anônima também narrou bons resultados jogando sal na lagartixa, aparentemente ela se contorceu e acabou morrendo.

É isso, espero ter ajudado. E a troca continua. Mandem sugestões, sucessos, fracassos, tentativas, acertos, erros e assim vamos chegando cada vez mais perto de uma solução definitiva para esta PRAGA chamada lagartixa.

Quer fazer mais? Mande uma sugestão para o SAC de uma grande empresa pedindo por um veneno para matar lagartixas. Ultimamente eles vem escutando o consumidor cada vez mais:

http://www.scjohnson.com.br/fale-conosco.aspx
ou 0800 7076789

“Ciente de que lagartixas são animais socialmente aceitos e teoricamente limpos e benéficos ao ecossistema, gostaria de, ainda assim, sugerir a criação de um inseticida para matar ou ao menos espantar lagartixas, pois ao contrário do que se pensa, elas também podem ser nocivas em alguns casos.

Tenho alergia a lagartixas e sua saliva já foi responsável pela morte dois canários que criava, uma vez que uma lagartixa bebeu a água no recipiente destinado aos canários, causando morte por intolerância/envenenamento após ingestão de substância contida na saliva da lagartixa.

Além disso, muitas pessoas sofrem de fobia ou apenas tem asco de lagartixas, razão pela qual acredito que exista um público alvo razoável que justifique a comercialização do produto. Podem ter certeza que será rentável. Agradeço a atenção.”

Mandem e mantenham contato informando sobre eventual resposta.

Para vir aqui perder tempo fazendo discurso defendendo lagartixas e ter seu comentário RECUSADO, para compartilhar experiências ou ainda para dizer que vai aderir ao movimento: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comentários (345)

  • Descobri uma Dedetizadora que dedetizão essas pragas e eles disseram que dao garantia de 6 meses que elas nao voltam, acho que vou fazer, não custa tentar

  • O desgraçado que diz que esse animal não faz mal, com toda certeza nunca teve um eletrônico sendo habitado por uma. Pois certa vez, eu perdi um sábado inteiro, desmontando meu computador, para retirar uma desgraçada que inventou de morar ali, eu só descobri quando, neste mesmo sábado, meu computador apresentou travamentos estranhos, forçando-me a abrir o gabinete e encontrá-la passeando pelo meu hardware aquecido. Desde então, nunca mais eu permiti que este animal habitasse a mesma casa que eu.

    ‘Mas ele come os bichinhos’

    Os bichinhos eu mato com inseticida, é easy. Dependendo do inseto, é só se vacinar, é de graça, meu hardware não, tem que pagar e é caro.
    Eu prefiro baratas entrando na minha casa, que é só jogar um SBP que é hit kill, do que uma lagartixa invencível à qualquer alternativa que não seja a porrada física.

  • To passando pelo mesmo problema. Na verdade passo a vida inteira! Só que agora elas se alojam no telhado da minha varanda. Ficam passeando nas madeiras que apoiam as telhas. Anoitece e eu fico presa dentro da minha própria casa. E quando eu tenho q entrar e sair do carro? Aquela sensação q vai cair na minha cabeça. To apavorada!!! Eu usei K-othrine ( não sei se é assim q eu escreve ), dilui 60ml em 5 litros, fiz bem forte pra ficar assassino mesmo. Distribui naftalina por todo o telhado, tática de guerra. Só que a agora à noite fui vigiar e estavam lá! Duas só. Mas duas demonias malditas , pretas e que devem ser tão ruim que nem respiram o cheiro da naftalina e nem se intoxicam com o veneno! Ódio! To pensando em usar querosene agora pra ver se o cheiro espanta. Mas minha esperança é detetizar pra não ficar escrava diária do telhado. Dentro estou segura pq também telei toda casa. Mas entrar e sair de casa virou um inferno na minha vida. Construí minha casa com tanto zelo e estou ao ponto de me mudar para um apartamento pra me sentir mais segura. :(

      • Não. São aquelas telhas coloniais. Elas ficam na Madeira que sustenta as telhas . Agora as demonias se agarram em tudo. Até em azulejos
        To ao ponto de deixar minha casa. Usei K-othrine em tudo, lavei as telhas com esse remédio e nada. Elas se escondem tão bem que quando chega à noite elas estão no mesmo lugar

          • Então meu meu caso é igual a menina da escada. Mesmo q eu ponha forro elas vão andar pelo forro.
            Eu precisava de alguma cosia que espante elas. Mas nada q eu fiz deu jeito.
            Agora minha técnica e só passar de guarda chuva na varanda e na garantem. Agora nem Ponho o carro na garagem mais. To preferindo por fora do telhado .

            • Pois é. ..só de pensar que podem cair em mim, entro em pânico!
              Evito sair a noite por causa delas. Me sinto prisioneira na minha própria casa.
              Fechei todos as frestas, mas elas aparecem.
              Vou tentar agora água de fumo. .. deus me ajude

  • Na minha casa elas ficam na escada , na entrada da minha casa. Fico apavorada pq é a única entrada da casa. Não sei o que fazer

  • Leticia Figueiredo

    Amei as dicas para se livrar das lagartixas. Porque, por mais que eu saiba que elas nao nos atacam e etc… TENHO PANICO e somente que tem, sabe como e terrivel conviver com isso.
    Queria voltar a morar em uma casa, porem, morro de medo… pq sei que nao teria a mesma paz que no apt.
    Entao, medo de repteis e anfibios, acabam comigo!!!!!
    Obrigada por esse texto!!! Certamente, irei imprimir para ter sempre comigo!!! :D

    • Leticia Figueiredo

      Ah!!! Desculpem as faltas de acentos… Ainda não consegui configurar o teclado e dei enter antes de copiar e colar as palavras do google para cá ! Hahahahahahaha

      Novamente, obrigada pelas dicas!!! Vou pensar se me mudo para uma casa ou continuo no meu apt. rsrs

  • Aqui em casa todos caçamos! Quando uma aparece, nos prontificamos e não paramos até o fim. Usamos veneno Baygon ou Mortein para baratas até caírem. Depois é mais veneno e, quando necessário, vassourada. Aparentemente o uso de cravos na porta de entrada as afastou. Mas não tem jeito, sempre aparecem novas. Nosso recorde foram 3 em uma noite.
    Também temos experiencia com calangos enxeridos, veneno também resolveu, mas foi usado em grande quantidade.
    Uma vez, meu pai foi abrir a tampa do motor da piscina (de concreto) e encontrou uma. No susto, largou a tampa e a lagartixa, que era rajada teve sua pele removida e tornou-se amarela. Morreu esmagada.

  • MENINA! Estou à mais de uma semana caçando uma lagartixa que está tentando se apoderar da minha casa! A desgraçada fica na minha janela da sala… desconfio que esteja fazendo ninho lá! Moro no quarto andar e já tentei derrubá-la, assustá-la de toda forma e a fdp volta! Elas sempre voltam! Estou postando toda minha saga contra essa meliante em meu Instagram e quanto eu recebi de mensagem dizendo “ela não faz mal pra ninguém” não tá escrito! Perdi as contas! E não importa o que falem, meu medo grita mais alto! (E como grita, porque em um dos capítulos dessa saga, estava eu gritando 01h30 da madrugada com meu pai no telefone, pedindo pra que saísse do serviço e viesse matá-la!)
    Estou buscando alternativas e soluções para evitá-las e matá-las há dias e foi assim que encontrei seu blog e me apaixonei por ambos os textos!!!! Me sinti à vontade para compartilhar meu pavor já que não estou sendo compreendida em outros lugares, e nem dentro de casa! Enfim, minha saga continua! Já liguei orçamentando a colocação das telas em todas as janelas e também vou testar algumas de suas dicas para eliminar essa capirota em forma de réptil! Se conseguir, venho contar como! E desde já agradeço por compartilhar suas dicas e informações à respeito da herpetofobia!

    • Viviane, tem que matar, tem que matar se não essas pragas voltam!

      A melhor coisa que eu fiz da minha vida foi colocar telas em todas as janelas da casa, assim essas desgraças não conseguem entrar.

    • Aprendi aqui e me ajudou muito: naftalina! Eu tenho alergia mas mesmo assim coloco nas janelas e na porta de casa além de jogar Mortein com certa frequência. Vou colocar tela de galinheiro na parede toda e revestimento por cima para não ficar nem uma brecha. Tenho pânico. Onde trabalho tem isso, tem calango que parece rato de tão grande e pra acabar outro dia vi um Teiú. Quase morri. É fácil dizer que não faz nada e se preocupar com biodiversidade quando não te faz passar mal, ficar presa em casa ou do lado de fora, te faz chorar um dia inteiro de medo…

  • Boa tarde! Não pude deixar de comentar. Isso ,em pleno século 21 observo o falta de informação e conciencia;ou uso de conhecimento para destruir um animal indefeso e necessário pra biodiversidade.Tenho boas lembranças no sitio onde cresci no rio e aprendi respeitar e deixar viver esse animalzinho;que aterroriza a quem falta conciencia”sem ofender”. Onde moro no sul temos problemas com aranha marrom e até mesmo com o desiquilibrio global;os pernelongos estão infestando o brasil e adaptando se a falta de água e frio ao estremo. Não só as largatichas como sapos ;rãs; pererecas ,aranhinhas papa mosca ,estão sendo mortos por falta de conciencia! Os rios estão sendo poluído com isso os lambadas estão sumindo os pernelongos proliferando aos milhares trasendo doenças, vermes para infectar humanos!os sapos estão saindo dos rios e indo prós quintais onde por falta de informação estao sendo mortos. Esses animais são muito úteis a terra e a nos humanos!em meu quintal já é a quarta geração do sapo papo amarelo e tem rãs, cuido pra não envenena-los com sabao em po ou adubos”só uso organico”,ainda mantenho um pote de água com um pedaco de de tijolo onde ele entra no pote e sai quando quiser;sempre troco a água para renovar e mante-lo no quintal afim de capturar lesmas ,aranhas ,pernelongos, pulgoes entre outros. sapo,rãs,pererecas,peixes,lambaris,aranhinhas papa moscas,largatichas são inofensivos a humanos e são tropa de elite; predadores natural de insetos como: pernelongos,baratas,moscas varejeira, aranhas entre outros. Vamos viver num mundo sustentável e trazer conhecimento ambiental onde nossa futura geração lembre de nos com conciencia da boa aventurando e não como vírus que destrói tudo onde passa.

    • Perceba o seguinte: não deixo herdeiros, não me importo com o planeta. Desgosto de lagartixas e, no que depender de mim, morrem.

  • Eu e minha mãe temos pânico desse bicho nojento, já tentamos com água fervendo e não resolveu.
    Nossa casa está infestada com esses seres horrendos.
    Vamos tentar outras soluções para nos livrar dela

    E sobre quem fala que é bobagem, espero de verdade que vocês nunca tenham pânico de nada mesmo porque é horrível.
    Não é frescura, é fobia mesmo, pavor, medo e várias outras coisas que só quem sente sabe o quanto é ruim.
    Isso atrapalha até no sono pois eu mesma já passei noites sem dormir com medo de alguma entrar no meu quarto.
    Elas fazem mal sim.

    • O que resolveu o problema para mim foi colocar telas nas portas e janelas, assim essas malditas não conseguem mais entrar!

  • Nossa, é bom saber que existem pessoas que também sofrem com esse medo! Eu tenho pavor desses bichos, e muita gente considera uma simples frescura.é péssimo!

  • Ah e o pior de tudo, alem de ser 4 da manhã e eu sozinha aqui, a bendita da largatixa sumiu, agora num sei se assustou comigo descendo as escadas e saiu daqui de casa ou se ela simplesmente se escondeu, eu sei que to com muito medo, estou das 4 até agora as 6 da manhã acordada!! Morrendo de medo do bixo! Sinceramente, estou sem o que fazer, pensando ja em mil coisas que quero preparar amanhã pra esses bixos nojentos sumirem daqui, já é a 5° vez que aparece e eu deixo essa casa super limpa pra ela sumir de vez, mas não adianta, ouvi falar pra parar de pensar e procurar largatixas pelas paredes, mas não consigo de jeito nenhum, morro de medo desse bixo!

  • Nem acredito, pensava que era só eu que tinha esse medoooo terrivel de largatixa, estou morando sozinha, fui descer pra ir no banheiro, e dei de cara com uma largatixa na parte de baixo da minha casa, eram 4 horas da manhã, eu sozinha e eu não consigo nem chegar perto desses bixos, fui procurar medidas para tomar assim que amanhecer, e encontrei esse blog, ja estou querendo por telas na minha casa, arrumar um gato e espalhar naftalinas e pimentas pela casa, li que pimenta, alho e cebola ajuda pelo cheiro ser forte e quero comprar aqueles cheiros de casa para eliminar esses bixos, aqui tem muita largatixa e eu morando sozinha, morro de medo desse bixo, e o pior que elas estão entrando pelo vão do lado de cima da porta, estou morrendo de medo, mas vou tomar providencias o quanto antes e vou seguir muitas dicas desse blog, amei o texto !! Finalmente achei algo que possa vir me ajudar!!

  • nem acredito que encontrei um lugar no qual entende esse pânico que esses troços amaldiçoados e pecaminosos causam em mim. super obrigada pelas dicas, eu já encho meu quarto de inseticida mas nessa época aqui onde eu moro fica lotado de insetos devido às chuvas e essas pragas nojentas aparecem com mais frequência, vou testar essas dicas, se eu tiver coragem, pois é mais fácil eu fazer um escândalo pedindo socorro ou desmaiar quando aparece um ser imundo desses por aqui

    • Mey, a única coisa que resolveu definitivamente meu problema foi colocar telas em todas as portas e janelas da casa, depois que fiz isso estas pequenas filhas da puta nunca mais entraram!

    • Nossa, eu também, morro de medo desses bixos horrendos, ou eu grito e saio da minja casa correndo, ou fico imovel, começo a chorar, faço um show de medo!

  • Gente, eu odeio esse bicho. Uma vez li que anafetalina as espatam por conta do cheiro forte, espalhei pela casa toda, passo álcool no chão, jogo inseticida… Os ar-condicionado vivem no máximo, aqui em casa é super limpo e gelado. Mas, não adianta esse ser maldito sempre aparecem do nada. Agora por exemplo estou na sala sem poder ir pro meu quarto pos tem uma maldita no corredor. Não sei se é por causa do forro PVC, não sei mais o quee fazeer, 1:48 da manhã e recorrer a quem ????? Moro sozinha, com meu filho de 1 ano. Socorro, essa budega veio da África infernar

  • Texto engraçadissimo! Eu não tenho problemas em matar lagartixas. ..aliás. ..quandi estão no teto é o mais fácil. ..pego um balde e coloco em cima…ela assusta e cai dentro…já fiz algumas vezes. Outras vezes só espanto mesmo porque realmente gosto menos de baratas e elas comem baratas…o problema é que agora tenho gata e ela adora caçar e a lagartixa é um dos únicos bichinhos que gato NÃO pode comer porque pode ser infectado com uma parasitose gravíssima, que ataca fígado, pulmões e tudo mais, de difícil – e caro – tratamento. Ou seja, minha única opção é matar mesmo. Mas me diverti muito lendo todas essas soluções rsss

  • ridículo, sou biólogo e posso te afirmar que o animal Hemidactylus mabouia ( lagartixa-doméstica)não traz doenças e não faz mal algum, além do que é um ótimo controle de pragar como aranha marrom entre outros.
    O ignorância popular e a ignorância no coração do ser humano tornaram esse nosso mundo cruel e vazio. Os animais existem por um propósito e no final nos seres humanos é que invadimos o habitat deles.

    • Cara, ninguém aqui quer eliminar esses bichos do planeta, mas existe a fobia, que algo irracional. Entenda isso. Eu por exemplo, acho os camaleões lindos e fofos, até mesmo teria um caso fosse permitido. Então como explicar esse pânico pelas “nem escrevo o nome”…(kakakakaka). Parece besteira, mas não é brother. Minha mulher também é bióloga e sei como funciona a cabeça de um cientista, mas isso vai um pouco além. Tenho combatido as “você sabe quem” com métodos de criar um ambiente ruim pra elas. Combato os insetos, odores fortes como naftalina também são repelentes, telas e janelas fechadas em lugares aonde sei que elas ficam, gatos, etc…

      • Definitivamente este blog é frequentado por pessoas abençoadas como Adriano e Claudia, que tem tempo livre para defender lagartixas. Como eu queria ter esse tempo sobrando na minha vida, para ficar entrando em blogs desconhecidos com os quais eu discordo e deixando comentários contra o que pensam os autores do blog…

    • Que bom te ler… Acho q falei só por mto tempo, antes. Concordo integralmente com o q escreveste e acrescento q a alagartixa é, além de tudo, um animal bonito… Nada mais comove os seres humanos? Não conseguem ver beleza nas lagartixas… mas veem, certamente, nos repulsivos selfies de tetas apertadas pra encenar mais volume e pernas quase flexionadas pra parecer q tem bunda grande… parecem grandes símios, com a diferença de que símios são bonitos… altamente estéticos.

      • Mas quanta arrogância, hein? Se VOCÊ acha o animal bonito, então ele É bonito. Seu gosto é uma verdade universal!

        Você certamente tem medo de algo, que certamente outras pessoas acham bonito. Custa respeitar o medo dos outros? Não tem louça na pia não? Tá sobrando tempo para vir aqui encher o saco?

      • Claudia, vc deve ser muito feia pra fazer um comentário desse, acho que ninguém olha pra você!! Qual a relação entre peitos, pernas e lagartixas? O assunto aqui é outro!!!! O assunto é uma fobia inexplicável e capaz de matar! Eu, por exemplo, sinto falta de ar quando vejo uma lagartixa!! Outro dia, derrubei uma do oitavo andar, com um jato de água, tive uma cãibra na perna que mal conseguia andar depois….. Eu acho que vc não está sabendo respeitar o PAVOR das pessoas!!! Você sabe o que é pavor?

    • Acontece que essas desgraçadas invadem a NOSSA casa, e PAVOR não se explica!!! Eu não pedi a ajuda delas! Posso comprar uma lata de inseticida por dia para matar insetos nocivos…

    • Olha, Adriano…Vc fala assim, pq é biólogo, e provavelmente, NÃO tem MEDO de lagartixas!! Eu tenho fobiaa!! Tanto que, se eu ver que um dessas coisas nojentas e sanguinarias, entrou no meu quarto, por exemplo, eu passo a noite acordada na sala!!…Se de repente, eu entrar no banheiro, e tiver algum desses ETs eu, provavelmente, faço xixi nas calças, ou procuro algum outro lugar mais seguro e algum recipiente, prá eu poder fazer o meu xixi sossegada!!…Eu quanto mais olho para elas, mais eu grito!! Mesmo elas estando já mortas e massacradas de tanta pauladas!!..E não é frescura não!! É um grito de terror mesmo!! Na minha família, todos já sabem e nem se assustam quando eu solto gritos de terror: eles SABEM que eu me deparei com esses filhotes de jacarés, em algum ponto da casa!!… Então, considere o que vc disse, e mesmo sendo defensor desses bichos intragáveis e assustadores, respeite quem não tem a mesma coragem que vc tem!! Eu odeio lagartixas!!

    • Uma luz!
      Caramba, até entendo as fobias e alergias
      Mas este papo de que a saliva da lagartixa é venenosa é mto estranho.
      Eu ja peguei uma lagartixa na mão e estou “vivinha da silva”.
      Sou defensora de todos estes bichinhos considerados esquisitos e que cumprem a maravilhosa função de aniquilar os insetos!;)

  • Cassia: adorei o blog! É bom saber que eu não sou uma ET por ter fobia de lagartixa. Adorei o relato da Sally, bem humorado e me vi em várias situações mencionadas enfrentando esse lagartissauro!

  • Apesar de ter fobia de lagartixas sou antes de mais nada na vida uma amante dos gatos e acho valido alertar que lagartixas podem passar uma doença bem tensa pros nossos amigos peludos. Eles transmitem pro gato um parasita que causa alterações na parte hepatica do gato, pode causar vomitos, perda de peso, desidratação, diarreia e pode levar inclusive a morte (ja acompanhei casos de morte por causa desse parasita inclusive). Enfim, fica o alerta de que se o animal tem contato com largartixas a atenção e cuidados devem ser dobrados.

      • A maioria dos gatos domésticos mata por diversão, e não come, mas sempre tem exceções, por isso o melhor – na minha opinião – é: 1 – fazer de tudo para evitar o aparecimento de lagartixas (O que é a meta de qualquer pessoa que tenha fobia!!! Ao contrário do que os defensores-mor das lagartixas pensam, não temos nenhuma vontade de sair matando lagartixas. Quem não queria nunca ter de encontrar uma em casa? Quanto menos melhor). E 2 – Afastar o gato da lagartixa assim que ele a tiver matado… Eu não chegaria perto, então usaria uma vassoura ou algo para conduzi-lo para longe dela. =)

        Por esse motivo também, aliás, não é necessário deixar o gato com fome, pelo contrário, eles podem até caçar melhor quando estão alimentados e com energia. E você raramente precisará prendê-lo no cômodo com ela também… Geralmente não tem erro, ele fica a seguindo e não vai a perder – não importa onde ela tente se esconder – e em geral vai conseguir matá-la bem rápido! A menos que você tenha dado o azar de ter um gato bem garfield, aí a solução pode ser arrumar mais um, rs.. (vira latas e siameses são ótimos caçadores… O bengal também é excepcional nisso, escala paredes e pula alto que é uma beleza).

        Ainda não vi solução melhor que ter um gato!!! Eles sempre encontram as lagartixas, não desistem delas (se ela entrar em qualquer “cantinho” ele vai ficar circundando, miando, tentando alcançar e esperando ela sair, relutantemente sem desistir), acordam fácil durante a noite (se alguma lagartixa entrar no seu quarto em algum momento da noite, você vai ser acordada com os miados do seu gato). E, o melhor de tudo, a própria presença deles é uma forma preventiva, elas começam a aparecer cada vez menos, tem mais de 3 anos desde que apareceu uma na minha casa – e nem tenho aquela tela fininha nas janelas.
        Agora vou mudar para um apartamento que me parece ter mais chances de ter lagartixa e já to considerando ter mais um gato (tenho 2 um pouco mais velhos. Com certeza se eu começar a ver lagartixas na casa nova, vou adotar que esteja com um pouco menos de 1 ano, são ainda mais enérgicos nas caçadas).

        • Tive um gato que ficava olhando com desprezo e até nojinho para insetos e lagartixas, mas ele era exceçao. No geral eles pegam qualquer coisa que se mexa!

    • parasita? qual? acredito que a informação esteja errada, é mais fácil a função hepática do gato ter alterações pela ração de má qualidade carregada em sódio do que por uma lagartixa.

      • Adriano, com todo respeito a sua profissão, venho por meio dessa, avisar que aqui não é lugar de defender esses demônios pois quem odeia vai fazer de tudo para matá-las!! Aqui é lugar de compartilhar estratégias de assassinato às lagartixas…

  • O SBP CITRONELA MATA AS VADIAS!!!
    – Fail 01: Apliquei uma vez sobre a bicha, quando vi que estava paralisada, varri e a desgraçada saiu correndo. Saí gritando dando vassourada. Foi a óbito pelas pancadas.
    – Fail 02: Apliquei duas vezes , dando um intervalo de poucos segundos, esperei por cinco minutos, quando varri, percebi que estava viva, mas não corria com a mesma velocidade da primeira, por via das dúvidas, matei à vassourada.
    – Sucesso: Apliquei uma vez (bastante quantidade) na vagaba e em volta, para que ela não conseguisse escapar, repeti o processo umas 4 vezes, a cada vez que via ela se mexendo (intervalos+- 5min cada aplicação). Gastei quase metade do vidro, mas a ordinária morreu. Não varri de imediato, deixei virar a noite e lá estava a piranha desfalecida.
    O cheiro do veneno não é dos piores, e como é a base d’água, vc não fica com a sensação de estar morrendo junto com a maldita.
    Espero ter ajudado!

  • Olá pessoal!!!
    Amei esse blog. Como é difícil achar um método para acabar com essas coisas nojentas!!!

    Eu ainda não testei, existe uma lanterna que quando ligada ela dá choque, será que esse método não seria eficaz para as pequenas e nojentas?

    Ainda não tive coragem de vê se funciona
    : (

  • Olá !
    Então , tenho pavor a lagartixas , mas vezes essas lokas estão no meu lixo , percebi que quando coloco sabão, veja, detergente , qualquer coisa que não deixe dar aqueles mesquinhos no lixo , elas não aparecem na cozinha .
    Mas no portão da minha casa , elas querem fazer Morada , e lá não tem nada de atrativo para as lazarentas , alguém já testou butox ( aquele que acaba com pulgas e carrapatos ) ???? . Socorro , não consigo nem chegar perto , nem olhar .

  • Olpa pessoal. Tive uma idéia e poderemos todos testar e ir falando se funciona. Outro dia assisti a um programa, daqueles do tipo de caras que ficam caçando cobras pra vender o veneno e etc…

    Numa ocasião eles foram chamados para retirar umas cobras de um campo de golfe e os jogadores falaram que já haviam aplicado “REPELENTE” para cobras mas não estava funcionando.

    No caso, não estava funcionando pq chovia muito no local. Mas então pensei, cobras e lagartixas são répteis e sendo assim será que esse repelente não poderia servir para repelir esses animais também???!!!

    Vou testar. Seguem aqui dois links de receita caseira para fabricar:

    http://www.remedio-caseiro.com/remedio-caseiro-para-afastar-as-cobras/

    http://www.ehow.com.br/remedio-caseiro-repelir-cobra-como_12060/

    Outra coisa bemlegal que encontrei foi isso aqui:

    http://www.chemicalsolutions-sa.co.za/gogecko.html

    http://www.chemicalsolutions-sa.co.za/product_data/go_gecko_buyers_guide.pdf

    Se alguém aí estiver indo para o exterior e conseguir comprar ou encomendar, informe o resultado.

    Esses caras também tem produtos interessantes!…:
    http://www.getridofgeckos.com.au/

  • Pode anotar que sal funciona. Joguei praticamente um pacote inteiro no lugar onde esse bicho asqueroso estava alojado hoje de manhã e agora o cadáver nojento já está fora da minha casa. O difícil foi ter coragem de verificar e varrer!

  • Para afastar aquela monstra que se escondeu no seu quarto, espalhe naftalina pelo cômodo!
    O quarto fica com cheiro ruim, mas ela vai embora e dificilmente volta enquanto o cheiro estiver la. Funcionou comigo.

  • Assino abaixo de todos comentários. Todo mundo tem um bicho ou inseto de pavor para mim esse é o pior. Não sei mais como lidar com essas asquerosas, para completar moro sozinha, não tenho a que pedir ajuda. Já tenho telas nas janelas mas como já dito, elas passam em qualquer fresta para vir nos infernizar. Só uma coisa não consigo entender como as pessoas conseguem alcança-las tão facilmente para exterminá-las, pois quando deparo com essa praga no alto da parede, o bicho pega um carreirão sem me dar tempo nem de pensar, só fica o pavor, dificilmente a verei novamente, portanto tenho que lidar com a prevenção, nunca com o extermínio. Me ajudem!

    • Onde estão essas frestas? Tem que mandar vedar tudo! Se for debaixo da porta, vale colocar aqueles plásticos protetores que parecem a parte de baixo de um rodo. Se for no teto, fazer um forro. Se for nas janelas, colocar uma argamassa. Para tudo tem jeito. E, por segurança, eu adotaria um gato.

    • Alguma possibilidade de adotar um gato, além de vedar tudo? =), além de fofos e bons companheiros, o bichinho é danado para caçar lagartixa.
      Eu também não entendo como alguém consegue acertá-las (com veneno, vassoura, etc), além dela correr, tem o fator medo, rs. Eu acho que não conseguiria. Mas os felinos sempre dão conta de pegar elas, podem estar andando no teto que uma hora o gato pega.

  • Com certeza sou a favor da criação de um veneno para acabar com esses mini monstros pré históricos Que interferem na minha qualidade de vida além de outros que como eu tem pavor aliás verdadeiro pânico…

    • Já entrei em contato com as principais marcas e todos bateram o martelo dizendo que não fariam pois é um bicho muito querido pelo brasileiro e a maior parte das pessoas ficaria com raiva deles por criar um veneno para matar um animal inofensivo.

      • Affe, odeio quando agem como se estivessemos querendo entrar em todas as florestas, becos e cantos do mundo caçando lagartixas. É a MINHA casa caramba! É demais querer que elas não invadam a merda do meu quarto, onde durmo, ou a cozinha que como? Como as pessoas não entendem isso? Aliás, formigas também são importantes para o meio ambiente (algum animal não é?) e nem por isso deixam de dedetizar cozinhas! Se não querem matá-las, bom seria inventarem um repelente que as afastasse metros longe da casa então, melhor ainda.

  • O melhor blog que já vi, estou radiante em ver que tem alguém querendo, assim como eu, um inseticidas pra eliminar essa coisa horrorosa. Elas são pragas, fora já suas jacaré em miniatura.

      • Que nojo!!!! Admiro a coragem das pessoas que matam a paulada!!! Pavor meu Deus!!!! Quero comprar uma arma de choque, aquelas que atingem a distância, quero muito!

    • Com certeza sou a favor da criação de um veneno para acabar com esses mini monstros pré históricos Que interferem na minha qualidade de vida além de outros que como eu tem pavor aliás verdadeiro pânico…

  • Juliana Lopes de Jesus

    Muito bom não ter foto, muito bom encontrar gente com pânico igual a mim. Uma ideia que ouvi e adorei (bom seria se eu tivesse coragem), é matar com a raquete elétrica, achei ótimo. Frita e pronto, quem dera. Eu gostaria de poder comprar dardos com ácido, para atirar de longe (com uma pistola) e não ter nem corpo depois. Obrigada pelo artigo é muito bom.

    • O jeito mais eficiente que eu encontrei foi colocar telas nas portas e janelas, bem vedadas. Nunca mais entrou nenhuma.

  • OI! Eu não queria matar, mas eu não as suporto. As quero longe longe longe da minha vida! Não tenho estômago para lidar com elas nem vivas nem mortas. HELPPPPPPP

  • Estava na net procurando formas de liquidar, eliminar, exterminar estas malditas.
    Encontrei este Blog versão I e amei, nunca me identifiquei tanto com um blog como este. Odeio todo este povo que começa a frase ” mas as bichinhas não faz mal para ninguém comem todos os insetos”
    Para que eu quero este bicho pre – histórico para matar os insetos se existe inseticida, se fosse assim no mercado não se venderia inseticida e sim lagartixas. KKK
    Mas venho apoiar a continuidade do blog na busca sem fim para algo que nos auxilie na exterminação.
    Mudei a um ano para uma casa apos 10 morando em apartamento, onde somete uma vez tive o desprazer de ter um monstro deste na minha casa, mas na casa tive um ano muito bom, mas infelizmente a fase acabou, estou alucinada, em panico, não saio mais na lavanderia, estou em choque, Hoje uma quase caiu em mim. Meu filho de 07 anos que a matou. Acho que elas sente que temos medo por isso nos persegue. So aparece para nos, das outras pessoas elas fogem nos que temos medo elas partem para cima.
    Na minha casa tem muito inseto acho que por causa de um coelhinho que tenho, estou trabalhando a cabeça do meu filho para doa -lo, para tentar eliminar a comida destas vagabas..
    Estou querendo usar agua de fumo, pois dizem ser muito bom para espantar, por que não quero matar, por que meu medo não me permite, quero que elas não apareçam na minha casa, na minha vida, pq até no meu trabalho já me deparei com estas malditas.

    Bom mas agradeço imensamente o empenho que estão tendo de me ajudar a todos que possuem esta fobia.
    Se souber de novidades informo tb.
    Boa Sorte a Todos

    • Jaqueline, usei água de fumo, passei em todas as paredes da minha varanda onde ela circulava, duas horas depois ela estava caminhando tranquilamente sobre o produto! Conclui que a água de fumo serve para repelir incetos e por consequencia ela vai embora, quando já não há mais do que se alimentar, afinal ela está ali porque ali está encontrando alimentos…. você terá que usar água de fumo e outros inseticidas por algum tempo para que a sua casa não seja mais um abrigo interessante à ela!! Só consegui me livrar da desgraçada com um jato de água que a fez despencar do oitavo andar!!

    • Esse bicho é um inferno na minha vida, sou prisioneira na minha própria casa. Já fiz de tudo, coloquei telinhas em algumas janelas, mas onde não tem, basta uma frestinha ou um minuto a porta aberta e uma maldira já entra. Eu odeio esse bicho, é uma praga, mato uma, logo já aparece outra, não tem fim. Porque não entra em extinção? O jeito é matar mesmo pra não se multiplicarem mais rápido.

      • Como vc tem telas e já tentou de tudo, já pensou em adicionar um gato as tentativas? rs. Além de fofos e companheiros, em geral são danados na caça viu… Encontram qualquer lagartixa e não deixam elas se esconderem, não desistem.
        E, o melhor de tudo, na minha opinião, é que com o tempo elas vão deixando de aparecer, então a presença do gato é preventiva também… nos últimos 7 anos, acho que só entraram 2 aqui, e a última tem mais de 3 anos.

        Mas isso, claro, se você gosta de gatos. Se vc não gosta, acho que vale telar todas as janelas e caçar qualquer frestinha para tampar. Um saco esse bicho mesmo, também tenho pavor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: