Desfavor Explica: Contracepção contínua.

Isso... é... uma... é?Quando surgiram as primeiras pílulas anticoncepcionais muitos se assustaram e atacaram seu uso dizendo que era “antinatural” e que “faria mal à saúde da mulher”. Novidades assustam mesmo. Vejo o mesmo se repetindo com os anticoncepcionais de última geração que suprimem a menstruação. Mulheres: não há a menor necessidade biológica de ficar menstruada. Tomar um anticoncepcional que suprime menstruação não é pior do que tomar um anticoncepcional comum. Não vai te fazer mal, não vai te deixar estéril e não vai te engordar, muito pelo contrário, eles tem uma série de benefícios secundários. Eu não fico menstruada há mais de dez anos, posso garantir que não tem coisa melhor na vida.

Para aqueles que não sabem, a menstruação é uma programação do organismo para a gravidez: todo mês o útero “cria” uma camada grossa de “sangue” para receber e “alimentar” um óvulo fecundado. Quando este óvulo fecundado não chega, a camada desaba, gerando a menstruação. Este é o lado técnico. Mas só quem já ficou menstruada sabe o que isso significa na prática.

O lado real é que você fica sangrando por vários dias, mas não é um sangue como o que corre nas nossas veias, é espesso, tem cheiro desagradável (sobretudo no verão) e muitas vezes traz de brinde cólicas, alterações de humor, dores de cabeça, pressão baixa e inúmeros sintomas de TPM. Sem contar que pode te inutilizar para a prática de atividades físicas ou sexo. Durante esse período você tem que andar com uma mini-fralda no meio das pernas, EXTREMAMENTE INCÔMODA, que vira e mexe fica aparente através da calça criando um vulto constrangedor. Sabe aquele comercial “incomodada ficava a sua avó”? DEVE TER SIDO CRIADO POR UM HOMEM, porque essa porra desse absorvente INCOMODA PRA CARALHO.

Muitas mulheres ainda passam por isso todo mês por mero desconhecimento da relação custo/benefício de se livrar desta praga mensal. É algo tão maravilhoso que desperta na gente uma certa desconfiança: “Não ficar menstruada? É bom demais para ser verdade… deve dar câncer!”. Não, não dá. Os mitos estão sendo esclarecidos e o preconceito está começando a ruir. Procure se informar sobre uma das modalidades com seu médico, tenho certeza que uma delas cabe no seu dia a dia e no seu bolso.

O nome técnico é Contracepção Contínua e, ao contrário do que muitos pensam, não é feito apenas através injeções. Consiste em submeter o corpo ao uso ininterrupto de hormônio para que ele não menstrue mais. Não, o sangue não vai se acumular dentro de você, ele simplesmente não vai se formar! Ah, você não gosta de tomar hormônios, entendi. Você é hippie. O que você está fazendo aqui no Desfavor? Vai sangrar bem longe daqui, bicho-grilo!

Falando em sangrar, não custa dizer que não é cem por cento garantido que se suprima por completo a menstruação. A regra é essa, mas pode acontecer de ter pequenos sangramentos em alguns casos isolados. Se você continuar sangrando, pode recorrer a um outro método de Contracepção Contínua, porque sim, existe mais de um. Vamos conhecer alguns métodos de Contracepção Contínua?

A injeção é a minha favorita pela praticidade. Existem injeções mensais e injeções trimestrais. É isso aí, você toma uma única injeção na bunda (não dói muito, pode confiar) e fica três meses sem menstruar e sem risco de engravidar. O método é tão seguro que muitos ginecologistas nem ao menos recomendam que se faça um exame de gravidez periódico, pois sua taxa de falha é a mais próxima de zero de todos os métodos. Basta tomar uma injeção de três em três meses, o que significa tomar apenas quatro injeções no ano! Pronto, sem risco de gravidez e sem menstruação! Já usei e recomendo a Depo-Provera ou Contracept. Para quem acha que deve ser caro, o preço de uma injeção que dura três meses é menor do que o de uma cartela de pílula, que dura apenas um mês. Mas, CONVERSE COM SEU MÉDICO para avaliar se este medicamento é compatível com seu organismo, não saia tomando só porque leu aqui.

“Mas Sally, você toma de uma vez só todos os hormônios que tomaria gradualmente através de uma pílula por três meses! Isso deve ser uma bomba, isso deve engordar, isso deve dar câncer, isso deve me deixar com vontade de escutar Fábio Junior isso deve…”. Calma. Não vilanize a injeção. Sim, você injeta de uma vez uma quantidade grande de hormônio, mas ele não é absorvido de imediato! Ele vai sendo absorvido gradativamente. É como se o seu organismo tomasse sozinho uma pílula por dia no piloto automático. Engorda? Não, o que engorda é fritura, gordura e açúcar, coisas que a gente come compulsivamente na TPM. No máximo pode te deixar um pouquinho inchada, mas isto também aconteceria no período pré-menstrual. Quando comparado, o eventual inchaço fruto do anticoncepcional é bem menor do que o inchaço de TPM. Quanto ao câncer, surpreenda-se: anticoncepcionais injetáveis à base de progesterona na verdade ajudam na prevenção de câncer no endométrio.

Se você tem fobia extrema a injeção e não consegue suportar nem mesmo de três em três meses, existem pílulas anticoncepcionais com o mesmo efeito. A cartela contem 28 comprimidos (em vez de 21). Ela é feita para emendar uma cartela na outra, para uso continuado, sem descanso de sete dias que te fazia menstruar. Já usei e recomendo Cerazette, que de tão inofensiva pode ser usada até por quem tem diabetes, hipertensão ou fuma. Ainda assim, CONVERSE COM SEU MÉDICO para avaliar se este medicamento é compatível com seu organismo.

“Mas Sally, é preciso parar de tomar pílula de tempos em tempos para limpar o organismo!”. Olha, essa mentira é TÃO MENTIRA que chega a me irritar. ISSO NÃO EXISTE MAIS. Isso é do tempo em que os anticoncepcionais tinham uma dosagem hormonal maior. Se você, mulher, pensa assim, procure se informar pois é um mito. Se você, homem, ouviu da sua namorada que ela vai parar de tomar pílula porque o médico mandou, para “limpar” o organismo ou “deixar descansar”, compre uma camisinha da adamantium porque essa mulher está querendo engravidar de você! E se você escutou isso da boca do seu ginecologista, TROQUE DE MÉDICO URGENTE porque ele parou no tempo e não se atualiza!

Se você nunca lembra de tomar a pílula e tem pavor de injeção, tem a opção dos implantes subdérmicos ou subcutâneos. Trata-se de uma cápsula de silicone flexível que é inserida por baixo da pele (geralmente na parte interna do braço, cerca de quatro dedos acima da dobra do cotovelo). Costuma ter 4cm de comprimento por 0,2cm de diâmetro. É colocado com anestesia local, porém sem uso de bisturi e sim com uma seringa especial, no próprio consultório do médico. Vai liberando hormônio na corrente sanguínea aos poucos. Este implante pode te proteger por meses ou até mesmo por anos! Existem implantes que duram até três anos! O preço é mais salgado, mas pense no quanto você gastaria em três anos de pílula e constate que não é tão ruim quanto parece!

“Mas Sally, eu posso ficar anos sem menstruar? A menstruação não é necessária para limpar meu organismo?”.
NÃO, menstruação NÃO SERVE PARA LIMPAR NADA. Muito pelo contrário, apenas suja: suja o lençol, suja sua calça branca, suja sua calcinha. Menstruação NÃO É NECESSÁRIA do ponto de vista fisiológico e nada de horrível vai te acontecer se você parar de menstruar. Muito pelo contrário, menstruação pode te fazer mal (pode causar anemia, endometriose e outras coisas). Eu repito isso para as minhas amigas há dez anos e todas ficam me olhando receosas. Precisou a Guta Stresser ir para a TV dizer as mesmas coisas para elas começarem a acreditar. Ninguém merece tanta falta de confiança!

Se você tem horror a injeção, implantes e não lembra nunca de tomar a pílula, tem também a opção do Sistema Intrauterino Liberador de Levonorgestrel. É um primo moderno do DIU (Dispositivo Intra Uterino), só que o DIU era mais rudimentar: feito de cobre, provocava sangramento e impedia que o óvulo fecundado se alojasse no útero. Seu primo mais novo é também mais inteligente, pois libera 20mg de levonorgestrel (LNG, para os íntimos) que atua como anticoncepcional. É um dispositivo plástico flexível em forma de T que é inserido no seu útero (sem cortes, através da vagina) pelo ginecologista e pode durar até cinco anos. FUCKIN´ CINCO ANOS sem ter que se preocupar com gravidez ou menstruação! *lágrima furtiva no olho direito. Como é bom viver em uma sociedade moderna e evoluída!!!

“Mas Sally, DIU é perigoso, mulher que nunca teve filho não pode usar DIU, o DIU pode me perfurar, causar infecção e comer meu cérebro, além disso não quero andar com troço pendurado no meio das pernas”. Negativo. Ele é de plástico flexível, o que torna impossível qualquer perfuração, além disso, se quiser ter filhos basta retirá-lo pelo mesmo buraco onde ele entrou. É perfeitamente reversível. E troço no meio das pernas você vai ter é se ficar menstruada, porque este dispositivo não deixa nenhuma cordinha pendurada no meio das pernas, nem você nem o seu parceiro vão sentir que ele está lá, pois ele é colocado no fundo do útero. Não, por mais bem dotados que seus parceiros achem que são, nenhum pênis consegue chegar até o fundo do seu útero. Se isto fosse possível mulheres grávidas não poderiam fazer sexo porque cutucaria o bebê.

Se você tem agonia de coisas enfiadas no seu útero, medo de injeções e implantes e memória ruim para lembrar de tomar a pílula, ainda tem outras opções. Uma delas é o anel vaginal. Não faça essa cara de wat. É um anel flexível tão fácil de ser inserido (adivinha onde? Turun tss!) que a própria usuária pode colocar sem auxílio de um médico. Parece com o diafragma, com a diferença que não precisa estar colocado necessariamente no colo do útero porque não atua por bloqueio, basta que esteja posicionado na porção final da vagina. Libera o mesmo hormônio das pílulas à base de estrogênio. Geralmente tem que ser trocado todo mês. Fácil de colocar e fácil de retirar. Nunca tive coragem de usar, tenho preconceito, pois existe a chance de que você ou seu parceiro sintam a presença do anel durante o sexo, embora seja pequena. Nada de mais, é um troço bem molinho e fino.

“Mas Sally, eu não gosto dessas coisas de enfiar, e se ficar preso lá?”. Uma vagina tem entre 7 e 10cm de profundidade, não tem como nada ficar “preso lá”. Basta enfiar o dedo e puxar, é um anel elástico de 5cm de diâmetro (meça com uma régua, é algo muito pequeno) que vai se adaptar à sua musculatura local. As coisas não se perdem dentro da vagina, ela não é um buraco para outra dimensão. E também não vai cair quando você estiver andando no meio da rua, pode ficar tranqüila.

Supondo que você tenha agonia de coisas dentro de você entrando pela sua vagina e também tenha agonia de injeção e ainda seja distraída demais para tomar pílula, tem mais uma opção: adesivos contraceptivos. É um adesivo cor de pele de uns três dedos de largura que pode ser colocado em qualquer parte do corpo e libera hormônios gradualmente. Deve ser trocado semanalmente e pode ser usado de forma ininterrupta. Se você parar, fica menstruada, se não parar, não fica. Ele não descola mesmo com banhos diários, prática de atividades aquáticas e suor. Nunca usei porque aqui neste calor da porra andamos com pouca roupa e ele acaba ficando aparente. Eu acho evasão de privacidade constrangedora que estranhos, colegas de trabalho e meu porteiro saibam qual é meu método anticoncepcional.

“Mas Sally, essa coisa de ficar se entupindo de hormônio não vai fazer mal para a minha pele? Não vou ficar cheia de espinhas?”. Primeiro que você não está se entupindo de hormônio, os anticoncepcionais de nova geração vem com dosagens baixas de hormônio, apenas o necessário. Segundo que os contraceptivos de uso continuado MELHORAM A PELE. Foi comprovado que após seis ciclos de uso ocorre uma melhora significativa na acne. Está na hora de detonar os mitos envolvendo anticoncepcionais hormonais. Não estamos na década de 70, os medicamentos evoluíram.

Não tem desculpa. Tem método para todos os gostos. Só fica menstruada quem quer. Além do método, também pode variar o tipo de hormônio usados: progesterona, estrogênio ou ambos combinados. Em último caso, até mesmo as pílulas comuns, com cartela de 21 dias podem ser tomadas ininterruptamente. Pode confiar, eu não sou irresponsável de afirmar que algo não faz mal a menos que tenha absoluta certeza do que estou falando.

Basta dessa ditadura retrógrada de achar que mulher TEM QUE menstruar, que é fardo inerente à condição de mulher. Eu acho menstruação coisa de BICHO, me lembra uma cadela que eu tinha que andava com fraldinha para não sangrar no sofá. Eu ME RECUSO a passar por isso, porque independente de cólica, TPM e etc, o sangrar em si é um desconforto do caralho, é uma preocupação e dependendo do momento é um constrangimento. Que atire a primeira pedra quem nunca menstruou na pior hora possível e quase passou vergonha por isso!

Ok, vamos às perguntas dos leitores.

“Mas Sally, anticoncepcionais de uso contínuo não aumentam as minhas chances de ter um efeito colateral? Afinal, a exposição do organismo à substância é maior”. NÃO, não aumenta. E muitos deles são reversíveis, por isso se você eventualmente tiver algum efeito colateral, basta remover o anticoncepcional. Qualquer medicamento pode causar efeitos colaterais, até uma simples aspirina. Leia a bula e chore. Mas efeitos colaterais são a EXCEÇÃO, se a gente ficar pensando neles, não toma mais remédio nenhum.

“Mas Sally, isso não pode prejudicar minha fertilidade? Não posso ficar menos fértil ou demorar mais tempo para engravidar?”. NÃO, você não vai ficar menos fértil coisa nenhuma. O máximo que pode acontecer, no caso específico das injeções trimestrais, é que você demore um pouco mais para recuperar a fertilidade, mas estamos falando de poucos meses – e quando ela volta, volta como era antes. Justamente por isso existem as injeções mensais e todos os outros métodos que são rapidamente reversíveis.

“Mas Saaaaally, tenho menos de 18 anos, comofas?”. Não tem qualquer contra-indicação relativa à idade. Os médicos costumam recomendar que a contracepção de uso contínuo seja feita por mulheres que já ficaram menstruadas há MAIS DE DOIS ANOS, ou seja, se você ficou menstruada com 14 anos, aos 16 já pode fazer uso. Vamos combinar, quase não vemos meninas de 16 anos que ainda não ficaram menstruadas. Sabe porque? Graças às imagens eróticas a que somos submetidos por revistas, TV, internet… tudo isso a longo prazo acelera o processo de amadurecimento sexual. Meninas estão menstruando com dez, onze anos de idade.

Por mais que eu já tenha dito isto, nunca é demais repetir que QUALQUER MÉTODO ANTICONCEPCIONAL, seja ela continuado ou não, DEVE SER INDICADO POR UM MÉDICO, pois existem uma série de fatores a ser levados em conta que nós, leigos, não sabemos mensurar. Por isso nada de correr para a farmácia e sair comprando remédio por conta própria. O objetivo deste texto é apenas informar e não receitar ou medicar.

Para dizer que conhece um método anticoncepcional ainda mais eficiente chamado “vídeo game”, para duvidar de tudo que eu disse só para não admitir que aturou anos de sangramento por nada ou ainda para reclamar de ainda não terem inventado um método anticoncepcional hormonal masculino: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (53)

  • Tomei a depo provera desde 09/2012 e parei agora 03/2017 foi a ultima que eu tomei quando era pra tomar a outra no mês 06 não tomei, não estou menstruando mais posso ficar gravida

  • Sally, qual anticoncepcional você usa? Em quanto tempo ele suspendeu a sua menstruação? Eu acabei de começar com o Desogestrel e estou ansiosa para não ter mais esses incômodos mensais.

    • Implanon. Uma espécie de chip que você coloca dentro do braço e vai soltando hormônio aos poucos. Pode demorar alguns meses para acabar com a menstruação, mas são anos sem se preocupar com isso. Recomendo.

  • Ola tudo bem gostaria de saber de ah possibilidade de eu ficar gravida tomando depô provera ah um ano sem erro sem atraso e com coito interrompido tipo ele SP colocou e tirou e nada mais nem chegamos ah fazer nada só foi um pega e ele acabou colocando e eu já enburei ele e estava seco tem possibilidade ?

  • Oi Sally, pode me tirar uma dúvida? Eu já uso a pílula há uns anos e quero trocar pelo injetável trimestral, mas estou com medo dos efeitos colaterais… Você teve sangramentos? Como foi a sua adaptação?

    • Um caso isolado não deve ser seu guia, cada organismo é diferente. O que aconteceu comigo pode não acontecer com você. Consulte um médico, só ele vai saber dizer se o método é indicado para você e tudo que pode acontecer.

  • Adriana Santos

    Durante anos reclamando com os ginecos…(Não,vc não pode parar de sangrar e etc) eu estava saturada de enriquecer os fabricantes de absorventes e medicamentos para amenizar esse periodo negro,digo vermelho e pitiu,afinal menstruação irregular, e o mal estar: colica,enxaqueca,tontura,vomitos e até dor de dente me atacava.Encontrei um profissional atualizado,finalmente me livrei dessa desgraça,que alivio;estou a 7 meses sem essa visita desagradavel.
    Recadinho:Se vc é contra não menstruar;então menstrue querida,isso vale pra outras coisas também.
    É contra o aborto,então não aborte.
    É contra o casamento gay,então não se case com alguém do mesmo sexo.
    Agora quer a sua opinião respeitada,respeite a opinião alheia.
    Ninguém está induzindo,está esclarecendo…Cada um,cada um…
    Agora,quanto aos homens agradeçam a natureza/criação divina, favoreceu e muito vcs:
    Primeira vez…a maioria sente dor,até mesmo por culpa de vcs:afobação/ inexperiencia ou ambos.E os homens em sua primeira vez:nada.
    Menstruamos e vcs nada.
    Engravidamos e para algumas nove meses perdidos de suas vidas,tendo seus corpos dilacerados…parimos,sofremos e vcs nada.
    Então o minimo que vcs HOMENS podem e devem fazer ;é ser mais esclarecidos/compreensivos,pois quando estamos nesse periodo não é frescura,como vcs adoram afirmar.
    Bjs

  • Nossa, preciso visitar o gineco então. Sempre desconfiei que ficar sem menstruar traria algum câncer… rs

    Obrigada Sally, por me salvar da ignorância!

  • Curioso que eu era leitora da RID mas cai aqui de novo por busca no Google. Não posso parar de menstruar :( triste… Me receitaram Cerazete e me fez efeito inverso, em vez de parar de menstruar, bombou hemorragia por mais de 10 dias. Parei de tonar ontem pra ver se melhora. Estranho, fiquei decepcionada.

  • faço o uso de injeções, melhor os efeitos colaterais de um anticoncepcional do que os de um bebê (que depois será criança, adolescente…)

  • E se eu tenho medo de ir ao gine como faço? Tenho medo de tomar pílulas sem prescrição médica e não quero deitar numa maca e abrir as pernas pra um desconhecido

  • Uso as pílulas porque sou medrosa e detesto injeção, admito que no começo fiquei meio receosa, mas que sensação ótima de estar há quase 2 anos sem gastar dinheiro com “fraldas femininas”

  • Amei isso aqui! Concordo plenamente! Sangrar é coisa de BICHO mesmo! Uma pena que minhas amigas não acreditem e não confiam.. bobas! Felizes somos nós, q nao sangramos, não sentimos cólicas e nem sofremos com TPM! :)

    • Coisa boba, pensamento antigo dos tempos em que anticoncepcional hormonal era mesmo muito forte. Hoje em dia não tem o menor problema. Mas, como sempre, o brasileiro demora décadas para perder o medo de avanços. É o mesmo tipo de pessoa que décadas atras achava que luz elétrica era coisa do demônio. Ou pior: são essas pessoas em uma vibe meio hippie que ACHAM que podem manter seu corpo sem influência de química. Bem vindos ao ano 2013: tudo tem química, tudo faz mal.

  • Olá, Desde quanto anos você começou a usar o Cerazette? Ele funcionou bem para você? A menstruação não veio mais mesmo? demorou algum tempo para adaptar? Algumas pessoas diz que vem mesmo assim.

    • Eu usei por cerca de um ano. Funcionou bem sim, já no primeiro mês parei de ficar menstruada. Só troquei porque eu tenho enorme dificuldade de lembrar de tomar comprimido todo santo dia, prefiro a injeção Contracep ou Depo-Provera, que são trimestrais e tem o mesmo efeito.

  • Sallyyy, adorei o textoo! Eu uso o anel, e pasmem! Não dá pra sentir nada, nem lá na hora! É um anjo! Tenha coragem, uso há 4 anos e é o melhor método existente na face da galáxia!
    Bjoss!

  • Sally, eu tomo anticoncepcional dos comuns desde os 18 anos tenho 25, comecei a emendar por minha conta, o anticoncepcional é o Selene, será q faz mal emendar por minha conta?

    • Depende do anticoncepcional. Os mais antigos fazem mal sim, pois tem uma dosagem hormonal muito alta, mas os de nova geração (contracepção continuada) podem ser emendados sem problema. Converse com seu ginecologista.

    • Tem várias marcas, mas o adesivo é grande e caro, é muito difícil colar em um lugar que não fique aparente e, se não me engano, tem que trocar toda semana. Não acho que compense muito não…

  • Ok, Sallynha. Suas informações e argumentações me convenceram a pesquisar mais profundamente o assunto e conversar com meu médico. Eu achava anti-natural parar de menstruar. Isso sem mencionar que eu SOFRO ABSURDAMENTE com cólicas. Já desmaiei de dor e fiz até exames para averiguar se era endometriose (por sorte, não era). Depois te conto o resultado. Beijos!

    • Mary, a dosagem hormonal das pílulas de uso continuado muitas vezes é a mesma das consideradas “normais”, não oferece nenhum risco extra.

      Sim, é anti-natural parar de menstruar, mas se você pensar bem, não ter 18 filhos também é anti-natural. Usar anticoncepcionais é anti-natural. O que é um peido para quem está todo cagado…

      Quem quer ser natural? Eu não quero! A natureza é um cu.

  • sally, você disse que até o mais bem dotado (18 cm) não chega no colo do útero… mas se depois você diz que a vagina tem de 7 a 10 cm o que tem depois ? hmmmmmmmmm…

  • Cara bianca essa fotinha ai é da perereca da tia sally menstruada, e o tio somir dando uma sugadinha na bichinha pra aproveitar o sangue argentino
    Espia a linguona dele ai
    Arrrrrrrrrrrrrribaaaaaaaaaaa

  • Te perdôo por não ser paga pau do meu nome, Julia Raquel. Acho Raquel um nome lindo, aliás. Geralmente nomes típicos de judeu não me agradam, mas esse é um ponto fora da curva. Me passa seu endereço pra eu te mandar uma prosti delivery? :o)
    Beijos, baranga!

  • Prezado Maradona
    Esse sim é meu nome.
    Lindo né
    Pena q mamãe resolveu colocá-los juntos .Preferia ser só Julia
    Mas,se for pra aparecer ex craque da seleção argentina.Desculpa,aí q não seja vc.Prefiro o Batistuta…
    JULIA RAQUEL

  • alguém me explica essa foto, faz favor? ja vim aqui duas vezes so pra ficar encarando ela e ainda nao tive imaginação suficiente

  • Sally, esses métodos acabam com tpm também, correto?!

    Eu nunca levei a sério isso! TPM é tão presente, está tão intrínseco que…

    Acho que vou visitar meu gineco! :D

  • Parabens Sally!
    Eu não menstruo faz muito tempo e todos me lançam olhares de que eu devo ter parte com o diabo.
    Não adianta, ninguem acredita em mim!
    Então me contento em fazer a venenosa ao escutar uma amiga reclamando de cólica e dizer "menstruar? nem me lembro mais o que é isso!"
    Beijos

  • A monstra nunca me inutilizou pra trepar nem pra praticar esportes, eu acho até bem útil uma boa TPM. Ontem por ex eu tinha que resolver um caso com um feladaputa que tava afim de me sacanear, eu podia ir outro dia, mas fiz questão de ir ontem porque eu tava Toda Puta Mesmo e isso me ajudou a tocar o zaralho pra cima daquele desgraçado. Resultado que o babaca miou, meteu o rabo entre as pernas e fez o que eu ordenei.
    Comigo antes é TPM, durante é TDM e depois TPósM. TPM forever!

  • Eu adoro ficar menstruada!
    Não tenho TPM, mas percebo que meu corpo funciona melhor quando menstruo.
    Acho que isso vai de cada um! Se é uma tortura ficar menstruada, o melhor é interromper mesmo.

  • Prezada Julia… não recomendo você assinar suas mensagens. Isso se é que esse é seu nome mesmo… é capaz de um dia desses aparecer uma prostituta delivery na sua casa. Tem muito troll aqui.
    Beijocas, baranga!

  • Bravo Sally
    Faz meses que não menstruo
    E,amooo isso
    Não cheirar a sangue pisado de peixe.
    Não ter que correr do serviço pra casa pra trocar de roupas.Ou pior não andar com roupas extras nessa época.Não ter cólicas.TPM eu desconheço.Mas,imagina quem tem…
    E,o melhor poder transar a vontade…
    Bjs
    Julia Raquel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: