Desfavor Explica: Seu computador – Rede

comofaz?Recentemente saiu mais um daquelas pesquisas mequetrefes com a “surpreendente” informação que a maioria dos jovens prefere ficar sem namorar do que ficar sem internet. Aposto que não se tocaram que namorar não é sinônimo de sexo para o público pesquisado, mas vá lá…

A popularização da internet anda de mãos dadas com a popularização dos computadores. Afinal, grande parte da população mundial nem saberia o que fazer com um deles sem a grande rede para alimentá-lo com vídeos e fotos de gatos engraçados. Só para não perder a chance, aqui vai um.

Perguntar para um jovem se ele acha bacana ficar sem internet é a mesma coisa que perguntar se ele acha bacana ficar sem água encanada. E mesmo nós, os que já passaram alguma porção da vida totalmente offline, não gostaríamos de ficar sem a web. Porcarias como o desfavor TEM que chegar até você, e a humanidade gastou muitos recursos para conseguir os resultados atuais.

Desde mega-centrais de redirecionamento até mesmo cabos atravessando oceanos, não poupamos esforços para assegurar o funcionamento da rede mundial de computadores. O problema é quando toda essa turma bate na sua porta.

O seu provedor é um monte de merda gananciosa, isso não se discute. Mas boa parte das dificuldades enfrentadas na conexão com a internet podem ser resolvidas configurando um pouco melhor a peça que está encarando seu monitor agora mesmo. Hoje falamos sobre os equipamentos que cuidam da internet na sua casa/escritório/porão escuro cheio de restos humanos.

Novamente: O que eu pretendo explicar aqui é funcionamento básico, cagando para termos técnicos e abusando de analogias. Se não entender nem assim, tem gente especializada em tratar de casos como o seu.

PERSONAL CORPORATION

A nossa querida empresa 100% feminina continua sua rotina extenuante. Presidente, secretária e arquivista tem que resolver todos os negócios fechados pelo setor comercial. Uma empresa não fica de portas abertas sem fazer compras e vendas.

MODEM

 

O modem é a tradutora da empresa. De uma forma simples, é o modem que efetivamente faz o seu computador entender a internet e vice-versa. Sem modem, sem internet.

O grande problema desse trabalho é que o pessoal de dentro da empresa é incapaz de conversar com quem está fora. Até ofereceram curso de inglês gratuito, mas era sábado de manhã e ninguém teve saco de ir. Ninguém além da nossa querida modem.

Ela escuta os pedidos malucos que vem da empresa e tem que achar quem possa oferecer o serviço. Ela traduz o pedido e manda para quem for necessário. Muitas vezes do outro lado do mundo.

MODEM: “Você quer um vídeo de uma mulher fazendo sexo com um polvo?”
PC: “Isso! Pede lá! Estou esperando”
MODEM: *pegando o telefone* “É… é… por favor… eu… p-preciso de um vídeo…”

E depois de tantos pedidos, é também ela que tem que receber. Ela não pode passar direto, tem que traduzir tudo de novo para a língua que os mimados da empresa consigam entender.

MODEM:
“Chegou o seu vídeo!”
PC: “Sem legenda! Traduz aí…”
MODEM: *suspirando* “E-ela… disse que o… o polvo… é muito… sexy… argh…”

Como vocês podem ver, é um trabalho estressante. Algumas vezes a nossa tradutora pode ficar completamente embananada com tanta coisa passando por seu escritório. Para nossa sorte, ela tenta ser didática explicando sua condição atual através de luzinhas piscantes. Quase todos os modems modernos tem indicadores luminosos na frente.

Você nem precisa saber para que serve cada um, basta saber que quanto mais luzes ligadas, melhor. Os sinais mais típicos que a tradutora manda quando está com problemas são: Luzes apagadas (desmaiou) ou todas as luzes piscando ao mesmo tempo (assistindo o Datena, o que é um problema!).

Em ambos os casos a sua melhor atitude é tirá-la da tomada, esperar pelo menos um minuto e ligá-la novamente. Tente não fuçar em mais nada. O motivo?

Moça reservada, a tradutora percebeu faz tempo que o ambiente da Personal Corporation não é nem um pouco saudável e resolveu virar terceirizada. Um modem atual não fica dentro do computador. Normalmente é provido pela empresa que está te mandando a conta da internet. Se a vendedora/compradora der chilique, você não pode “bulir” muito com ela se não quiser pagar mais ainda. Modem é, em último caso, problema da NET, Telefônica, GVT e afins.

Mas antes de ligar descascando para cima da verdadeira patroa da nossa tradutora, é bom lembrar que tem mais coisa nesse caminho. Se não for problema no modem (ou nos cabos deles), eles podem te cobrar pela visita.

ROTEADOR

 

Nem todo mundo tem, mas quando tem, é basicamente uma telefonista das antigas na frente de um daqueles painéis cheios de plugues. A telefonista também trabalha fora da empresa, e muitas vezes para mais de uma. Se a sua casa tem mais que um computador ligado na internet, você provavelmente tem um roteador.

E é fácil saber quem é quem. O modem (tradutora) recebe o cabo que vem da parede, o roteador (telefonista) recebe o cabo que vem do modem. O roteador fica entre o modem e o computador. Se estiver ligado em ordem diferente, não vai funcionar porra nenhuma.

A telefonista fica em contato com a tradutora o tempo todo, e assim que a tradutora termina o seu trabalho, manda tudo para a telefonista, que por sua vez faz a ligação com a pessoa certa. Se você tem um computador na mesa e um laptop, você tem duas empresas em casa. É a telefonista que resolve quais pedidos são de quem.

Mas a mesa da telefonista é CHEIA de botões. Um roteador aceita inúmeras configurações, algumas capazes de foder de vez a sua conexão com a internet. A sorte de quem não está interessado(a) em ficar aprendendo nerdices é que eles já vem de fábrica configurados para resolver conexões padrão. A telefonista tem um treinamento básico que funciona na maioria das vezes.

O treinamento básico da telefonista responde por “firmware” em nerdês. Quando ouvir essa palavra, não se assuste. O treinamento básico é uma coisa boa na maioria das vezes. A telefonista até vem de fábrica com algumas manhas de segurança. Um roteador não evita que você seja uma besta e abra aquele powerpoint recebido por e-mail, mas pode bloquear conversas suspeitas entre computador e modem.

E ela faz isso através de algo que você já deve ter escutado o nome: “Firewall”. A mesa da telefonista está cheia de plugues, mas para deixar as coisas mais organizadas, ela escolhe alguns deles e só deixa passar conversas por lá (no computador, o plugue se chama “porta”). Se alguém quiser usar outro plugue, ela bate o telefone na cara. Nada de fofoca no trabalho.

Uma telefonista é tão eficiente quanto sua mesa é organizada. Assim como a tradutora, ela também pode se enroscar toda e pedir socorro por sinais luminosos parecidos. Toda vez que ligar e desligar o modem, faça o mesmo com o roteador. Não adianta que só uma das duas esteja em condições de trabalhar. Tire da tomada, espere um minuto e ligue de novo. Costuma ajudar fechar a empresa (desligar e ligar o PC) nesse meio tempo.

A telefonista trabalha fora da empresa, mas costuma ser contratada. Se o seu roteador é seu mesmo, você tem uma outra solução (emergencial) para salvar a internet em frangalhos: Forçar a telefonista a lembrar do seu treinamento básico. Ou, resetar o firmware. Modems e roteadores costumam ter um botão minúsculo escondido na parte traseira, acessível só com uma ponta de caneta ou chave de fenda fina. Se você apertar esse botão E DEIXAR APERTADO, TEM QUE DEIXAR APERTADO por um minuto, pelo menos, a telefonista vai ter amnésia e se lembrar apenas do que sabia no momento em que foi contratada. Pode resolver uma emergência. Se você não entende chongas de computador, só faça isso em último caso.

O modem também tem o botão, mas mantenha suas patas longe dele. A tradutora é de família e não curte gente cutucando seu botão, e existe uma boa chance de não conseguir mais trabalhar até aparecer o técnico do provedor para te cobrar por isso.

Informações (in)úteis: Provedor é quem leva a internet até sua casa. A NET é uma provedora. Servidor é quem hospeda site. Confundir os dois te faz parecer um(a) panaca. Não pareça um panaca.

Extra: Você NÃO precisa de um roteador para acessar a internet em um computador por vez. Você PRECISA para usar a mesma internet em dois ou mais computadores. A telefonista não precisa trabalhar se a tradutora já souber com quem deixar cada coisa.

PLACA DE REDE

 

A placa de rede é a recepcionista da empresa. Você precisa de uma recepcionista para passar tudo o que chega da tradutora e/ou telefonista para quem realmente vá fazer algum uso dela. Se a informação chega por fio ou pelo ar, tanto faz. A função dela é simplesmente fazer essa ponte com o mundo exterior. Nem o namorado dela liga pra ela, pode esquecer que ela existe numa boa. Raríssimo o problema ser nessa parte.

A maioria dessas placas vem integrada no computador hoje em dia. Mas se precisar comprar uma daquelas sem-fio (com a anteninha), lembre-se que o barato sai caro. Você vai ter uma úlcera com a configuração de placas de rede wireless muito baratas. Tira o escorpião do bolso e gasta uns déi reáu a mais, ok?

EXTRAS

– Internet é baseada em pacotes (e nem é analogia, é o termo certo mesmo) de dados. As coisas nunca passam inteiras pela rede. Todos os arquivos são quebrados em minúsculos pedaços e colocados em envelopes endereçados. Eles nem precisam pegar o mesmo caminho, eles só precisam chegar no mesmo lugar. Downloads podem dar pau porque alguns desses pacotes perderam o rumo. Largue de culpar vírus por tudo.

– A conexão que te vendem é medida em bits, TODO o resto é medido em bytes. Bits e bytes são ordens de grandeza diferentes. É um golpe antigo do setor. Para simplificar: Uma conexão de 2 Mega anunciada pelo provedor significa 200kb/s para downloads (é sempre próximo de um décimo do “imaginado”). E sim, aqui na república das bananas é normal que subir arquivos seja MUITO mais lento que baixar.

– COLOQUE SENHA NA PORRA DO SEU ROTEADOR SEM FIO. Neguinho pode fazer uma coleção de pornografia infantil com a sua conexão e sumir praticamente sem deixar rastros. Até provar que focinho de porco não é tomada, você já pode ter tomado muito na cadeia.

Para dizer que dessa vez a conexão não foi tão boa, para pedir o telefone do 190 e denunciar o roubo do seu wireless, ou mesmo para dizer que é recepcionista e ficou ofendida: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (13)

  • Até que hoje em dia nem tanto, mas antigamente neguim se assustava quando por algum motivo tinha a informação de que eu mesma havia configurado minha rede (não, eu não pareço uma nerd). Quando ganhei meu primeiro pc e ainda não fazia eu mesma a manutenção dele, ficava super chateada por ter que PAGAR a alguém para conserta-lo, ou depender do favor de um amigo/primo.
    Hoje em dia dá pra resolver bastante picuinhas, basta procurar em fóruns (alguns até DESENHAM a informação para você, literalmente).

    Aliás, ótimo post!

  • Curioso o Somir postar isso no exato dia em que Steve Jobs alcança o status de Deus.

    Mas é um artigo interessante, Somir.

  • Eeeeeeeeeeeh, ele fez de novo!!!! \o/

    Eu já sabia das luzinhas do modem e do roteador. Me senti esperta! :D

    E como não entendo nádigas de pc, nada mais a comentar!

  • Técnico o caralho! Minha irmã que é loira conseguiu configurar o roteador aqui de casa. O arrombado do técnico tinha pedido 100,00 daí ela ficou puta, fuçou no Google e instalou a porra toda.
    E é mulher! E é loira!
    Se até minha irmã que é mulher e loira conseguiu, qualquer um consegue.
    Obs: Mais um agravante. Descendemos de portugueses, porém tomamos banho e não botamos gatos no prato.

  • Quando a minha net começa a merdear eu vou nas configs e derrubo um monte de feladaputa que invade minha conexão. Sifudê, Deja!

  • NÃO COLOQUE SENHA NA PORRA DO SEU ROTEADOR SEM FIO.

    Por que me dar trabalho pra quebrar a senha quando eu atrasar minha internet e cortarem????
    Solidariedade.

  • Juro que estou sem muito humor para ler essas paradas falando de computadores.
    Hoje em dia, o foco tem sido mais nos mobiles, netbooks e tablets.

  • To gostando de ver ,hein!!

    Somir com sua postagem na 'ponta da língua'.

    só pq estou sentindo falta de um Siago Tomir.

  • E ai Somir.

    Muito boas estas matérias sobre informatica.

    Vc esclarece duvidas? Se sim, já percebeu que quando vc vai configurar uma rede wireless, o tecnico so liga a internet pra apenas 1 computador?

    Se vc quiser rotear fica na mão, piois ele não te da nenhuma informação.

    Sendo assim, vc acha melhor configurar o modem em bridge ou pppoe pra depois rotear?

    A minha esta em pppoe e roteada por um dir 600, mas desconfio que metade de minhas reclamações pro velox podem ser culpa minha. (atirar primeiro, perguntar depois)

    Tenho internet de 10 megas e quando consigo baixar algo a 300 kb fico muito feliz. E olha que pago fileserve, megaupload.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: