Cadê seu deus?: Atrofia religiosa.

Estudo revela relação entre religião e atrofia de partes do cérebro! Quando Sally me passou este link, achei muito divertido. Mais uma evidência que religião deve mesmo ser tratada feito um distúrbio mental, agora com consequências físicas para reforçar.

Como eu gosto de sacanear religioso, mas gosto mais ainda de ciência de verdade, fui atrás da matéria original da Scientific American (Superinteressante é para os fracos) e por consequência, do artigo científico original.

Segundo o estudo, pessoas que passaram por experiências religiosas do tipo “nascer de novo” tem a atrofia do hipocampo cerebral acelerada. O hipocampo, como boa parte do cérebro, ainda não é 100% compreendido, mas pelo o que já sabemos, regula funções de aprendizado pela memória. Pode também estar relacionado com atenção e emoções em parceria com outras partes do cérebro. O cérebro é uma estrutura complexa, onde as partes se comunicam e se interdependem bastante.

O hipocampo costuma atrofiar naturalmente com a idade, gerando depressão e demência em vários idosos. Problemas no hipocampo também estão relacionados com pessoas esquizofrênicas em geral. Começa a fazer muito sentido que religião esteja conectada com a aceleração da atrofia dessa parte…

Essa lance doentio de acreditar que existe um ser mágico nos céus que realiza desejos pessoais já passou da hora de ser tratado como um transtorno mental (passageiro). Infelizmente isso ainda move MUITO dinheiro e deixa MUITA gente violenta, esperaremos sentados pelos primeiros tratamentos.

De qualquer forma, o estudo pesquisou 268 adultos com 58 anos ou mais de idade. Para analisar seus cérebros, passaram por ressonâncias magnéticas. Os que relataram essas grandes experiências “religiosas” apresentaram hipocampo bem mais atrofiado dos que não lidaram com essas experiências.

Bacana, mas eu tenho muito apreço pelo método científico para não apontar algumas coisas: 268 pessoas é pouco. Muito pouco. Sim, um estudo desses é bem caro (ressonância magnética não dá em árvore…) e é compreensível que o grupo tenha sido mantido desse tamanho. Mas eu não ponho a minha mão no fogo por menos de duas ou três mil pessoas, divididas em inúmeros grupos para limar fora desvios e falsos positivos.

Como eu já tinha mencionado na postagem sobre o método científico, existe uma relação meio torta entre estudos preliminares e atenção da imprensa. Cientista precisa de visibilidade e financiamento, mídia precisa de manchetes que vendam. É um estudo interessante, mas muita calma na hora de tentar tirar conclusões exatas sobre o pesquisado.

A ideia dos cientistas que fizeram esse estudo é apontar que o stress relacionado com essas experiências de “conversão/nascer de novo” na vida das pessoas acabou acelerando a atrofia do hipocampo. Até aí, tem uma lógica razoável: Os hormônios do stress, como o cortisol, estão ligados mesmo com o processo de envelhecimento acelerado.

Mas as manchetes do tipo “religião atrofia o hipocampo” são do mesmo naipe de “ovo faz bem/mal para a saúde”. Se fizer como eu fiz e ir direto ao estudo para tirar suas conclusões, você vai ver que nunca é exatamente o que a manchete está dizendo.

Como eu já escrevi: Faz sentido que atrofie, mas as evidências presentes indicam que é a situação da conversão (aceitação de divindade como salvadora em momento de crise) que acelera a atrofia do hipocampo. É possível que qualquer outra situação de stress extremado tenha o mesmo efeito.

E muita gente caiu matando em cima do estudo por causa disso, como se colocar religião na equação fosse apenas uma forma de provar algo já provado com palavras diferentes. Ou mesmo se concentrando no fato que um dos grupos era de pessoas sem afiliação religiosa. O que é balela, já que mesmo os sem afiliação religiosa no momento da pesquisa tinham sido escolhidos por já terem passado por uma conversão religiosa no passado.

Não estou batendo nas conclusões do estudo porque li o estudo. Dentro do que se propõe, mesmo com as limitações, tem seu mérito. Diferente de quem só leu matéria mastigada por gente querendo dar uma enfeitada na polêmica. Bater em religioso é divertido, mas tem que saber não se colocar em armadilha que empurra a discussão para o lado onde eles querem.

E essa é a questão que enrosca tanto a pesquisa séria das relações entre religião e cérebro. Normalmente só passam as que tratam religião/meditação como um placebo eficiente para acalmar e confortar as pessoas, e com manchetes babacas como “rezar faz bem para a saúde”. Os estudos não dizem exatamente isso, mas como a maioria da população mundial acredita de uma forma ou outra no amigão imaginário, passa fácil como conclusão válida.

Mensurar ciência pela popularidade das conclusões é uma temeridade. Não é só porque eu achei bacana dizerem que religião encolhe o cérebro que eu vou repetir essa informação como se fosse verdade inquestionável. Esperaria que a turma que acha confortável tratar fé como algo além de uma ilusão do cérebro tivesse a decência de repetir o comportamento, mas não é bem assim que as coisas funcionam, não?

E quando eu chamo fé de ilusão do cérebro, estou apenas sendo condescendente. Na prática, uma ilusão é o cérebro FALHANDO. Ilusão de ótica não é mágica, é seu cérebro demonstrando incapacidade de lidar com a informação recebida. É mais agradável dizer que é uma ilusão do que admitir que o nosso cérebro erra feio quando encontra algumas situações.

Não estou mudando o assunto do nada, tratar fé/religiosidade como o cérebro falhando é um dos campos mais eficientes para demonstrar como deuses não só não existem, mas que fazem mal para as pessoas na escala maior da humanidade.

Ainda temos poucas pesquisas, mas várias excelentes teorias de COMO uma pessoa é capaz de manter a crença em algo insano assim mesmo depois de adulto. O fator social é poderoso, afinal, os filhos costumam seguir as religiões dos pais, e as pessoas tendem a seguir a mesma fé vigente em suas sociedades. Mas mesmo que pressionadas pelo grupo a imitar o comportamento de adorar uma divindade específica, a grande loucura é que essa gente REALMENTE não percebe a falha no conceito “divino”.

A pessoa pode ser inteligente, educada, ter um excelente bom-senso, mas mesmo assim ter essa parte da racionalidade completamente apagada. E isso é importante! É um dos grandes desafios para compreender a mente humana. Religião é uma parte integrante da história humana, é muito científico querer saber como isso dura tanto e tem tantos adeptos, também pelo prisma do funcionamento cerebral.

Até onde eu tive oportunidade de conhecer, a teoria que menciona crença em divindades como um subproduto da empatia avançadíssima do ser humano me parece a que mais precisa de aprofundamento. A gente faz muita coisa “parecida” com pensamento religioso naturalmente, mas com o objetivo de socializar de forma mais complexa.

Por exemplo: Imaginar que existe uma divindade escutando os seus pensamentos tem muita conexão com a capacidade de imaginar outra pessoa conversando com você. Criar um ser que existe só na sua mente não é novidade nenhuma para a humanidade. Crianças tem amigos imaginários, oras!

E é evidente que existe um processo cerebral que gera essa habilidade de interação imaginária. Pesquisar isso a fundo pode dar evidências sólidas que trazem ao conhecimento médio humano a noção de que divindades são fabricações mesmo. Conhecendo o público aqui da RID, não estou falando novidades, mas vivemos numa sociedade onde grande parte da população está disposta a tratar esses seres imaginários como realidade.

Depois de muitos anos discutindo religião e divindades com pessoas que acreditam nelas, formei a opinião de que é uma burrice tratar sobre o assunto em qualquer esfera além da mais básica: A da mente humana. Argumentar se o universo poderia ou não existir sem um “arquiteto” por trás de tudo é bater palma para maluco dançar. É um campo de discussão fadado a ficar enroscado em metafísica barata. Opiniões.

Não se trata uma pessoa vendo elefantes cor-de-rosa andando pela rua tentando argumentar sobre a possibilidade de elefantes terem pigmentação rosada em suas peles… Tem que descobrir o que está criando isso e se concentrar no processo que gera a ilusão.

E é aí que estudos como o que ilustra esta coluna vem muito a calhar. Se pensarmos um pouco, pode-se reverter a conclusão e dizer que stress exacerbado atrofia o hipocampo, o que por sua vez diminui a resistência a pensamentos fantasiosos como o religioso. Expandir a pesquisa a partir disso poderia nos ensinar muito mais sobre como isso se apodera da racionalidade de alguém. A sanha de dizer que religião emburrece joga contra o processo de combate a ela. Não é à toa que esse assunto perdura por tanto tempo e tanta gente ainda discute essa bobagem de se “deus existe”.

E essa mania de tratar qualquer pesquisa sobre o assunto como uma guerrinha entre religiosos e ateus joga contra a evolução do conhecimento na área. Toda hora o assunto descamba para uma guerrinha babaca onde um tenta se sentir superior ao outro. Do ponto de vista do ateu egocêntrico que lhes escreve: Existem problemas de cognição que um grupo tem e outro não. Mas na média, superioridade é um termo tão relativo que é insanidade ficar discutindo nessa base.

Num mundo ideal, deveríamos não nos importar com polêmica, buscando sempre aprender mais. Deixa os religiosos espernearem, temos ciência para fazer!

P.S.: Meu hipocampo é maior que o seeeeu, lá lá lá lá lááááá!

Para dizer que até concorda, mas sacanear religioso é divino; para reclamar que eu linkei um blog de imagens com legendas (está perdoado pelo tema recorrente); ou mesmo para dizer que o que vale é o pinto, não o hipocampo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (247)

  • Nossa que texto lixo!! Kkkk ciencia di vdd? Kkkk ta que pariu viu e por isso que o mundo ta como ta por que imbecis como vx nao sabem pensar por conta propria!ciencias di vdd? Faz me rir nao caralho! Tudo pseudo ciencia cumpridora di agenda! Toda cheia di fraudes e mentiras dsd o tal big bang a pseudo evolucao baseada em macacos kkkkk parabens vx deu seu atestado di acefala mais vez como os outros pseudos neoateus imbecis q dizem amem pra toda essa merda ai!

  • Alguém mais reparou que os comentários estão competindo em tamanho com os posts? Eu sou super a favor de opiniões ou contrapontos que acrescentem alguma coisa ao tema em discussão, mas quando vira competição de egos torna-se um saco! Cansativo…

  • @Pastor Vagner, todo mundo tem seus momentos de debilidade e nao ha porque se envergonhar disso. A questao do comedor de sei la o que… isso nao eh nada, como a SAlly disse nem deveria ter respondido a primeira. Eh o brio besta que empurra a gente, mas vivendo e aprendendo sempre!!

    @Sally obrigada pela sugestao e realmente voce esta certa…Eu me assustei com o nivel de baixaria e por mais que a gente saiba que existe gente estranha no mundo, escutar esse tipo de agressividade eh algo surreal, eh uma pessoa que nao consigo nem mesmo montar a imagem dela por tamanha falta de senso e respeito com a opiniao dos outros partindo pra uma apelacao desnecessaria e incrivelmente degradante.
    Isso me lembra a passagem do Bom Samaritano que foi atacado pelos levitas e pelos judeus a pedras por que as pessoas que vinham de Samaria nao eram consideradas pessoas dignas. Um dia um homem judeu estava a caminho de Jerico e foi aborado por bandidos, apanhou e ficou jogado na estrada. PAssou o primeiro cristao julgador e quando viu o homem jogado na estrada pediu a Deus que o ajudasse mas nao fez nada porque tinha pressa. O levita quando o viu ficou temente dos bandidos e fugiu deixando o homem abandonado e finalmente o Samatano que foi apredejado pelos “dignos”, foi quem ajudou o homem. Quem era o melhor no entanto?! Dizer que tem razao, que eh ateu ou que eh santo dentro da igreja, ou julgar os outros nao faz de ninguem melhor….ou que faz a diferenca entre as pessoas sao suas atitudes. Alguem que fica xingando e denegrindo o outro mostra exatamente o que eh…

    @Somir…eu estou bem consciente de tudo e nao fujo da realidade porque acredito em algo maior. Quando falo de alguma coisa, falo por experiencia prorpia e nao de algo que me disseram e resolvi acreditar. Eu ja passei por depressao e meio a isso um ser de luz que nao sei te dizer o que era, me apareceu em um desses sonhos e realidade dizendo que eu tinha que escolher entre viver e morrer. Foi uma das experiencias mais marcangtes da minha vida. Nao uso drogas, nao tomo remedios e muito menos psicotropicos. Outra vez estava no transito e de repente veio uma energia super forte me intuindo para mudar de faixa no transito, e exatamente no momento em que mudei, um carro bateu na traseira que estyava anteriormente ante a mim. Meu pai eh falecido, e uma semana depois que ele morreu tive um sonho com ele me pedindo perdao por uns papeis que ele havia assinado. Ele estava em uma clica de tratamento com os mesmo seres de luz que eu havia visto anos antes no meu sonho de depressao… Um mes depois veio a noticia no inventario de que meu pai havia assinado os papeis desconsiderando eu e minha irma no peculio de seguridade social. Minha irma sofreu uma cirurgia e nessa epoca estavamos sem contato…no momento em que ela sofria a cirurgia em senti uma tontura, escurceu tudo e so dois dias depois fui entender o porque. Ja passei por uma experiencia de sentir sofrer um acidente e gritar pelo nome de Jesus e abrir os olhose, sentir como se o carro contrario passassse sem que nos dessemos conta. Mesmo ele ter sido visto por mim e minha amiga que dirigia o carro. Tive momentos em que fui sacaneada aqui na Europa, e por determinacao a situacao que estava totalmente perdida dar umas dessas reviravoltas inacreditaveis. Ja vi anjos 2 vezes. A primeira foi um anjo mensageiro. Tive medo e pensei que teria um ataque cardiaco ou coisa assim. Na outra vez foi um arcanjo…mas nao era como descrevem nos desenhos ou pinturas. Era algo supremo e inexplicavel. Ja tive situacoes em que um estranho total, em culto de jejum e oracao, me disse coisas que eu nao tinha contado a ninguem…e nessa primeira vez disse co ” Deus disse que ira fazer a vontade do seu coracao so para que veja que isso nao eh o melhor pra voce.”….e assim foi. O pedido foi realizado, mas me dei conta de que nao era o melhor pra mim. Os sonhos reveladores….ja tive varios!! Minha vinda, meu trabalho…antes de sair do Brasil, eu ja sabia de tudo e como iria acontecer. Eram as promessas de Deus na minha vida. Existe charlatanismo??? sim. Porem existem pessoas que realmente sao profetas como aqueles que falam na Biblia…Como Jaco. So que a promessa nao eh algo facil. Eh ai que entra a fe…O crescimento espiritual que tive aqui foi de que, eu nao tinha para onde ir…e quando ja nao tinha como me manter, me suprir… algo aparecia, surgia mas somente no ultimo momento ate onde ia minha Fe. Ja fiquei sem dinheiro para pagar a mensalidade da formaturae colocar a maentre meus cadernos, encontrar o valor exato para pagar. Sempre que tinha um problema com meus estudos ou minhas mensalidade, algo aparecia diante das minhas oracoes e jejuns. Alguem p ajudar, um dinheiro de trabalho inexperado…mas sempre Deus cuidou da minha vida… Quando estou em sintonia com Deus, posso sentir minha sensibilidade mais apurada…

    Poderia aqui ficar contando mil coisas que nao posso provar cientificamente ou materialemente. Nao sou melhor do que ninguem como ja disse antes. Gosto de viver minha vida como todo mundo, Nao levo bandeira de nada. Nao acredito em verdade unica e nem tenho cabeca fechada pras coisas. Porem aceitei Jesus como meu salvador e criador. Disse que queria que ele me fizesse um vaso novo e a partir dai… coisas inexplicaveis comecaram a acontecer. Boas e ruins. Porque eu sou grata pelas lagrimas e pelos sorrisos. Me converti em um dia que fui a igreja. Uma igreja grande em minha cidade. Estava cheia. Havia um pastor ja de idade que pregava caminhando pelos corredores. Ele veio ate mim e pelo espirito santo, me disse exatamente o que estava ocorrendo na minha vida naquele momento, me falou ate como eu me colocava no meu quarto nos meus momentos de suplica e me disse exatamente a duvida que tinha…. Como eu posso explicar isso???? Existem coisas que nao tem explicacao. Eh realmente acreditar no impossivel. Certa vez, meu cachorro, um cocker que so comia e dormia, me salvou de uma ladrao que tentava entrar na minha casa no momento que eu abri a garagem. O cara colocou a arma na minha cabeca e o cachorro veio sei la de onde e pulou no cara….ninguem na rua se quer olhou p o que estava acontecendo. Nem cristao e nem ateu….como a historia do Samaritano. Deus nao aparece e desce do ceu salvando as pessoas… as pessoas, os animais…sao instrumentos dele. E esse cachorro pango, velho…salvou minha vida.

    O discrente pode ver na sua frente o metal se transformar em ouro e ainda assim nao cre. E u creio porque nao olho apenas com os olhos fisicos, tbm olho com os olhos do coracao.
    Mais uma vez nao tenho porque inventar lorota…e tao pouco sou fanatica de andar convertendo os outros, mas acho incrivel acreditar no que diz uma superinteressante e nao acreditar no testemunho de um fato que aconteceu realmente com alguem.

    Nem falo de religiao…. falo de Deus realmente. O que envolve apobreza, a fome… tbm eh culpa de quem esta nesse mundo eganha milhoes e se abstem do resto do mundo. Agora vai ter esse programa “Mulheres Ricas”…sendo mostrado num pais como o BRasil…eh lamentavel. Um ator de Hollywood ganhar 50 milhoes de dolares em um filme. Todos sao responsaveis por todo dinheiro mal divido, pela omissao… eu ajudo a igreja mas sei que posso fazer muito mais…muito ainda que aprender e dar….para as pessoas, para a comunidade…. Existe algo muito maior do que a religiao em si. Nao eh julgar o pastor humilde, ou igreja catolica..porque sao instituicoes falhas como tudo… Nem mesmo o ateismo se explica por si so. Quando falo de Deus, falo de gratidao, de compaixao, de milagre, de entrega, de fe… coisas que so se tem consciencia com uma entrega do espirito. Quando se admite que vc nao eh capaz de saber o que eh melhor pra vc mesmo e precisa de protecao. Eu acredito que existe inveja, energia negativa, gente ruim, pertubada… e como se proteger cioentificamente disso tudo…

    Nao sei…mas essa de realidade cientificamente comprovada, a natureza com evolucao natural de celulas que vieram sei la de onde…a criacao do universo…isso ainda nao tem explicao clara e suficiente pra mim.

    • Olhe no espelho.

      Você está vendo o José Saramago?

      Não?

      Então você PRECISA usar parágrafos no seu texto se quiser que alguém se dê ao trabalho de ler. Depois eu tento desbravar essa mata fechada de letras…

    • Sem querer ser chato, mas vou tentar contemporizar as suas colocações…

      @Pastor Vagner, todo mundo tem seus momentos de debilidade e nao ha porque se envergonhar disso. A questao do comedor de sei la o que…

      Eu sei qual é a questão do “comedor de brioco”/anônimo desoficial… É invejinha porque a máscara caiu porque tem medo de ser abatido de novo na abordagem de alguém que tenha uma argumentação melhor consolidada.

      isso nao eh nada, como a SAlly disse nem deveria ter respondido a primeira. Eh o brio besta que empurra a gente, mas vivendo e aprendendo sempre!!

      Nem sempre se dá para se fazer isso… O maior risco disso é que aos visitantes habituais resta duas opções que são suportar o chato (que se acha muito engraçado sem ser) ou então deixar de comentar deixando espaço para o pombo enxadrista despejar as suas cloacas no campo de comentários.

      @Sally obrigada pela sugestao e realmente voce esta certa…Eu me assustei com o nivel de baixaria e por mais que a gente saiba que existe gente estranha no mundo, escutar esse tipo de agressividade eh algo surreal, eh uma pessoa que nao consigo nem mesmo montar a imagem dela por tamanha falta de senso e respeito com a opiniao dos outros partindo pra uma apelacao desnecessaria e incrivelmente degradante.

      Ao contrário do que parece, é bem mais comum do que se pensa… São os trolls que apelam a tática de “terra arrasada” para garantirem poder em espaços vistos como focos de interesse para suas ideias estapafúrdias.

      Isso me lembra a passagem do Bom Samaritano que foi atacado pelos levitas e pelos judeus a pedras por que as pessoas que vinham de Samaria nao eram consideradas pessoas dignas. Um dia um homem judeu estava a caminho de Jerico e foi aborado por bandidos, apanhou e ficou jogado na estrada. PAssou o primeiro cristao julgador e quando viu o homem jogado na estrada pediu a Deus que o ajudasse mas nao fez nada porque tinha pressa. O levita quando o viu ficou temente dos bandidos e fugiu deixando o homem abandonado e finalmente o Samatano que foi apredejado pelos “dignos”, foi quem ajudou o homem.

      Citação biblica… Entendi o que você quis dizer e notei sua tendência a embasar suas posições naquele livro. Não preciso comentar nada porque já está tudo implicito na “parábola”.

      Dizer que tem razao, que eh ateu ou que eh santo dentro da igreja, ou julgar os outros nao faz de ninguem melhor….ou que faz a diferenca entre as pessoas sao suas atitudes. Alguem que fica xingando e denegrindo o outro mostra exatamente o que eh…

      Mostra o que é em termos de rudeza nos ambientes que julga conveniente em seu jogo por poder, no qual o respeito as outras pessoas (vistas como “adversários”) passa longe do script.

      @Somir…eu estou bem consciente de tudo e nao fujo da realidade porque acredito em algo maior. Quando falo de alguma coisa, falo por experiencia prorpia e nao de algo que me disseram e resolvi acreditar. Eu ja passei por depressao e meio a isso um ser de luz que nao sei te dizer o que era, me apareceu em um desses sonhos e realidade dizendo que eu tinha que escolher entre viver e morrer.

      OK! É direito seu acreditar… Mas de qualquer forma, o fato de ter momentos de depressão e angustia se refletindo no inconsciente por meio dos seus sonhos não é justificativa nem para acreditar e nem para desacreditar de “uma força maior”.

      Foi uma das experiencias mais marcangtes da minha vida. Nao uso drogas, nao tomo remedios e muito menos psicotropicos.

      Tá certo… Mas ao que eu saiba, remédios também são considerados na categoria de drogas, ainda que na balança seus efeitos positivos contrabalancem os seus efeitos adversos, abrindo espaço para a prescrição dos mesmos. De qualquer forma, é recomendável parcimônia na utilização de medicamentos quando eles forem necessários.

      Outra vez estava no transito e de repente veio uma energia super forte me intuindo para mudar de faixa no transito, e exatamente no momento em que mudei, um carro bateu na traseira que estyava anteriormente ante a mim. Meu pai eh falecido, e uma semana depois que ele morreu tive um sonho com ele me pedindo perdao por uns papeis que ele havia assinado. Ele estava em uma clica de tratamento com os mesmo seres de luz que eu havia visto anos antes no meu sonho de depressao…

      Mais uma vez insights inconscientes. Não desacredito de você, pois vejo isso como perfeitamente possível, apesar de não ser algo afeito ao campo do consciente.

      Um mes depois veio a noticia no inventario de que meu pai havia assinado os papeis desconsiderando eu e minha irma no peculio de seguridade social.

      Seria esse um descuido por parte do falecido? Isso é bem mais comum do que se pensa no que se trata de documentos. A pressa do dia a dia pode fazer com que a gente nem verifique ao certo o que está no contrato que a gente assina.

      Minha irma sofreu uma cirurgia e nessa epoca estavamos sem contato…no momento em que ela sofria a cirurgia em senti uma tontura, escurceu tudo e so dois dias depois fui entender o porque

      Coincidências acontecem, por incrível que pareça. Nosso organismo bem ou mal tem as suas sensibilidades.

      Ja passei por uma experiencia de sentir sofrer um acidente e gritar pelo nome de Jesus e abrir os olhose, sentir como se o carro contrario passassse sem que nos dessemos conta. Mesmo ele ter sido visto por mim e minha amiga que dirigia o carro.

      Sentir sofrer? Sentiu a presunção de que o acidente iria ocorrer ou sofreu mesmo o acidente? Ficou pouco claro ai… A sua percepção pode ficar muito prejudicada nessas situações de agonia, sendo que por isso mesmo recomendo cuidado na direção.

      Tive momentos em que fui sacaneada aqui na Europa, e por determinacao a situacao que estava totalmente perdida dar umas dessas reviravoltas inacreditaveis.

      Isso acontece e é mais comum do que se pensa… Como se diz, um dia é da caça, mas o outro pode ser o do caçador e não há nada de errado nisso.

      Ja vi anjos 2 vezes. A primeira foi um anjo mensageiro. Tive medo e pensei que teria um ataque cardiaco ou coisa assim. Na outra vez foi um arcanjo…mas nao era como descrevem nos desenhos ou pinturas. Era algo supremo e inexplicavel.

      Imaginação? Projeção do inconsciente? Isso acontece bastante e é bem mais comum do que se imagina.

    • Ja tive situacoes em que um estranho total, em culto de jejum e oracao, me disse coisas que eu nao tinha contado a ninguem…e nessa primeira vez disse co ” Deus disse que ira fazer a vontade do seu coracao so para que veja que isso nao eh o melhor pra voce.”….e assim foi.

      Coincidência? Nossa vida não tem lá tantos segredos e tantos mistérios assim, mesmo que a gente a todo custo se preserve em nossa privacidade. E além disso, nem sempre o que a gente quer é exatamente o melhor para nós e isso independe de questões de natureza sobrenatural.

      Os sonhos reveladores….ja tive varios!! Minha vinda, meu trabalho…antes de sair do Brasil, eu ja sabia de tudo e como iria acontecer. Eram as promessas de Deus na minha vida. Existe charlatanismo??? sim.

      Tive alguns sonhos que tiveram “replay” na vida real, mas tive vários outros completamente inverossímeis ou mesmo que nunca se realizaram. Nem por isso fico dizendo que é coisa do “divino” ou do “maligno”. E a bem da verdade, muitas vezes a expectativa te deixa assim, atônita e imaginando sua vida em outro lugar.

      Porem existem pessoas que realmente sao profetas como aqueles que falam na Biblia…Como Jaco. So que a promessa nao eh algo facil. Eh ai que entra a fe…

      Seria a “profecia” algo com base em um resultado presumível e esperável? Se for assim, uma pessoa cética que tenha um bom conhecimento pode facilmente ser “profeta”, uma vez que para isso basta se ter uma metodologia que permita lidar com o campo em cima do qual faz suas “previsões”.

      O crescimento espiritual que tive aqui foi de que, eu nao tinha para onde ir…e quando ja nao tinha como me manter, me suprir… algo aparecia, surgia mas somente no ultimo momento ate onde ia minha Fe. Ja fiquei sem dinheiro para pagar a mensalidade da formaturae colocar a maentre meus cadernos, encontrar o valor exato para pagar.

      Colocar a mão entre os cadernos? Oras? Talvez o dinheiro até tivesse guardado ou “perdido” lá dentro e você tenha esquecido. Não há nada de divino nisso.

      Sempre que tinha um problema com meus estudos ou minhas mensalidade, algo aparecia diante das minhas oracoes e jejuns. Alguem p ajudar, um dinheiro de trabalho inexperado…mas sempre Deus cuidou da minha vida… Quando estou em sintonia com Deus, posso sentir minha sensibilidade mais apurada…

      Bem ou mal, você sempre teve pessoas que te ajudaram e você venceu as dificuldades com louvor. Talvez você acredite que seja a fé em Deus, mas presumo que isso nuble a visão da humanidade a sua volta.

      Poderia aqui ficar contando mil coisas que nao posso provar cientificamente ou materialemente. Nao sou melhor do que ninguem como ja disse antes. Gosto de viver minha vida como todo mundo, Nao levo bandeira de nada.

      Está bem… São tantas histórias que até mesmo para contar é problemático, mas tudo bem. É direito seu acreditar e o fato de não se achar melhor que os outros e manter uma postura mais reservada tem suas vantagens. Gente pretensiosa E agressiva, como aquele que esteve te provocando sempre acaba tendo o tapete puxado de uma forma ou de outra.

      Nao acredito em verdade unica e nem tenho cabeca fechada pras coisas. Porem aceitei Jesus como meu salvador e criador.

      Tá certo… Mas uma pergunta que não quer calar… Você vem de uma família fortemente religiosa, não? Se sim, acho que tá explicada a influência.

      Disse que queria que ele me fizesse um vaso novo e a partir dai… coisas inexplicaveis comecaram a acontecer. Boas e ruins.

      Coisas boas e ruins acontecem sempre em nossa vida e as explicações muitas vezes estão acima de nossa capacidade de assimilação e de compreensão.

      Porque eu sou grata pelas lagrimas e pelos sorrisos. Me converti em um dia que fui a igreja. Uma igreja grande em minha cidade. Estava cheia. Havia um pastor ja de idade que pregava caminhando pelos corredores. Ele veio ate mim e pelo espirito santo, me disse exatamente o que estava ocorrendo na minha vida naquele momento, me falou ate como eu me colocava no meu quarto nos meus momentos de suplica e me disse exatamente a duvida que tinha…

      Será que não entra no mesmo campo da previsibilidade que entra lá logo atrás, e bem ou mal, a experiência pesa bastante na compreensão da mente humana. Não é questão de espirito santo e sim de compreender o que se passa pela sua cabeça até por já ter convivido há muito com tais contextos.

      Como eu posso explicar isso???? Existem coisas que nao tem explicacao. Eh realmente acreditar no impossivel. Certa vez, meu cachorro, um cocker que so comia e dormia, me salvou de uma ladrao que tentava entrar na minha casa no momento que eu abri a garagem.O cara colocou a arma na minha cabeca e o cachorro veio sei la de onde e pulou no cara….ninguem na rua se quer olhou p o que estava acontecendo. Nem cristao e nem ateu….como a historia do Samaritano. Deus nao aparece e desce do ceu salvando as pessoas… as pessoas, os animais…sao instrumentos dele. E esse cachorro pango, velho…salvou minha vida.

      Instinto animal? Oras, isso já é bem documentado e tem certa explicação, ainda que a mesma ainda possa carecer de uma explicação mais aprofundada. De qualquer forma, ladrões costumeiramente abordam as pessoas que são alvo da ação por meio da intimidação, com a intenção de reduzir riscos, o que bem ou mal deu tempo de o cachorro agir, ainda que o mesmo estivesse em outro canto da casa.

      O discrente pode ver na sua frente o metal se transformar em ouro e ainda assim nao cre. E u creio porque nao olho apenas com os olhos fisicos, tbm olho com os olhos do coracao.

      Não é o metal vil que se transforma em ouro. Para se ter o ouro purificado, tem de se ter um mineral que tenha uma boa proporção do metal e a partir daí se extrai o ouro. Eu vejo com os olhos e tenho meu sangue bombeado pelo coração, mas o “pensamento” é processado pelo cérebro.

      Mais uma vez nao tenho porque inventar lorota…e tao pouco sou fanatica de andar convertendo os outros, mas acho incrivel acreditar no que diz uma superinteressante e nao acreditar no testemunho de um fato que aconteceu realmente com alguem.

      E quem disse que uma Superinteressante da vida é parâmetro científico? Aquilo lá é apenas uma porta de entrada para leigos em ciência e ainda assim, muitas vezes o teor de suas matérias é altamente discutível.

      Nem falo de religiao…. falo de Deus realmente. O que envolve apobreza, a fome… tbm eh culpa de quem esta nesse mundo eganha milhoes e se abstem do resto do mundo

      Conheço essa de “culpar o rico”, que bem ou mal é a alegria de certas linhas demagógicas de “esquerda”. Infelizmente, o problema é mais profundo do que aparenta a primeira vista.

      Agora vai ter esse programa “Mulheres Ricas”…sendo mostrado num pais como o BRasil…eh lamentavel.

      É ostentação, porque bem ou mal o povinho sem noção e sem parâmetros quer copiar a onda das “madames” na medida do possível, nem que fique só com o pior do colocado como moda pelas melhor aquinhoadas. E nem lamento que tal programa seja apresentado na TV Brasileira, que não é nenhum exemplo de bom gosto.

      Um ator de Hollywood ganhar 50 milhoes de dolares em um filme.

      Aham… E nem sei se você sabe, mas muitas vezes ele é o chamariz do filme, tipo o Neymar para o time do Santos por exemplo. Tira o ator do cachê milionário e muitas vezes o apelo do filme fica tão baixo que o pessoal nem se arrisca a assistir. É assim o mundo dos negócios.

      Todos sao responsaveis por todo dinheiro mal divido, pela omissao…

      Uma coisa a esclarecer: Dinheiro é expressão de valor, não sendo o valor em si. A não ser que você seja bem mais jovem que eu (de uns 23 anos pra baixo), deve ter alguma ideia de como era o processo inflacionário brasileiro até os idos de 1994. Qual o valor hoje dos cruzeiros e dos cruzados emitidos lá pelos anos 80 e 90 hoje? Nenhum.

      eu ajudo a igreja mas sei que posso fazer muito mais…muito ainda que aprender e dar….para as pessoas, para a comunidade…. Existe algo muito maior do que a religiao em si. Nao eh julgar o pastor humilde, ou igreja catolica..porque sao instituicoes falhas como tudo…

      Ah, tá… Se você acredita que ajudando a igreja, está fazendo um bem, direito seu pois presumo que bem ou mal você desfruta deste espaço para oração e para acompanhamento no campo “espiritual”. E não sei se você notou, mas o mesmo “fanatismo” apontado em religiosos também estaria relacionado a outros campos, como o caso dos macmaniacos por exemplo, sendo que vi em um site cético um artigo com esse tema. E para terminar, julgamentos morais costumam ser baseados em divergências que no geral transgridem uma lei escrita considerada como vital para a boa convivência entre os entes sociais. De resto, são conceitos construidos com a convivência em relação as pessoas e grupos com os quais você diverge.

      Nem mesmo o ateismo se explica por si so.
      O ateismo afirma que Deus é inexistente, mas o problema é justamente provar com 100% de certeza que sua posição é a correta.

      Quando falo de Deus, falo de gratidao, de compaixao, de milagre, de entrega, de fe… coisas que so se tem consciencia com uma entrega do espirito.
      Gratidão é respeito, compaixão é consideração… Já quanto a “milagre”, “entrega” e “fé”, acho que um avanço grande na direção do que a religião prega, o que não é exatamente positivo.

      Quando se admite que vc nao eh capaz de saber o que eh melhor pra vc mesmo e precisa de protecao.
      Essa colocação me soa como o bom e velho “segura na mão de Deus”. Renunciar a sua posição e deixar para que um ser que existe na sua imaginação as decisões pode ser uma forma de alívio para as pressões do dia-a-dia, mas não é nem de longe prova de maturidade.

      Eu acredito que existe inveja, energia negativa, gente ruim, pertubada… e como se proteger cioentificamente disso tudo…

      Inveja existe sim. A questão da energia não é exatamente no conceito que você imagina. Quanto a gente “ruim”, talvez esse nem seja o termo mais adequado. Quanto a mente dos “perturbados”, a ciência busca explicar. E quanto a questão de proteção, cada um faz sua parte na medida do possível.

      Nao sei…mas essa de realidade cientificamente comprovada, a natureza com evolucao natural de celulas que vieram sei la de onde…a criacao do universo…isso ainda nao tem explicao clara e suficiente pra mim.

      Não se engane… A ciência ainda tem de avançar bastante para oferecer explicações palpáveis para a maioria das pessoas, mas pelos descaminhos que se mostram, infelizmente isso pode demorar um bom tempo.

  • Depois de tentar ler alguns dos comentários (desorganizados) deste post, só me resta fazer uma coisa: vomitar logo pra passar o enjôo…

    Dica aos bulímicos: Ler comentários de cristãos fervorosos no Desfavor é mais eficaz que enfiar o dedo na garganta!

  • “Para falar a verdade, a gente nem tem nada sério contra Deus, é o fã-clube dele que a gente não suporta…”.

    Concordo PLENAMENTE, Sally. Se ELE existe, deveria ser melhor representado…

  • Somiiiiir, por favor, organiza os comentários! Coloque-os numa sequência lógico-temporal. Eles estão misturados (os do dia 04 e 05 estão praticamente intercalados) e não consigo correlacioná-los corretamente (é uma deficiência, admito…). Então? Vai organizá-los?

    • Já estão organizados.

      Os comentários estão organizados para mostrar os mais recentes primeiro. É um saco rolar a página por toneladas de comentários para saber o que está acontecendo… E as respostas diretas ficam aninhadas abaixo do comentário original, também organizadas pelas mais recentes.

      É só se acostumar… O foco é maior nas discussões do que na ordem cronológica.

      - Comentário 3

      - Comentário 2
      - Resposta 1 Comentário 2
      - Resposta 2 Comentário 2
      - Resposta à Resposta 2 Comentário 2
      - Resposta 3 Comentário 2

      - Comentário 1

      E não se preocupe, não vou adicionar nada à sua mensalidade por isso.

  • Somir Comunicado, “comedor de brioco” é o nome de batimso dele e isso não o impede de postar comentários profundos e edificantes sobre a irmã Larissa.
    Deus te abençõe, Amém

  • @Carol,

    Dessa vez nao vou falar que voce escreveu frases feitas, porque de tanto eu te induzir voce acabou colocando sua opiniao ao inves de apenas concordar ou discordar.
    O que voce chama de agressividade eu chamo de inducao. Saber induzir as pessoas ao que se quer.

    Em nenhum momento disse que a minha opiniao era o caminho certo…sempre fiz questao de colocar “Na minha opiniao” para deixar claro que esse ou aquele ponto era um pensamento meu. Eu particulamente gosto de saber a opiniao das pessoas porque isso me faz refletir sobre as minhas, e foi por isso que decidi me expor.

    Quanto ao Comedor de brico, sinceramente, nao me importo com nada e nem perco uma noite de sono porque qq comentario agressivo aqui na internet, mas me incomoda, meio a tantos comentarios apimentados, sarcasticos, interessantes, alguem chegar aquie comecar a escrever como se estivesse escrevendo na porta de um banheiro de puteiro, pois mesmo sem querer me acabo sendo obrigada a ler essas baixarias.

    Quando ganhamos algum tipo de conhecimento, eh importante que passemos a diante seja como for, porque o conhecimento de nada vale se ele fica guardado dentro de voce. De que vale voce ser uma expert em “doces caseiros” se voce so cozinha pra vc mesmo. Se as coisas que aprendi nao significam nada pra vc… otimo, vc filtra e deixa pra la. O que quis dizer eh que outras pessoas podem ler com olhos diferentes e uma semente de curiosidade pode plantar dentro delas…entao, o tempo que perdi escrevendo isso ja nao sera em vao.

    Eu nao precisosaber se foi bom pra alguem ler… nao importa. O que importa eh sentir que nao me calei, nao me omiti quando poderia ter me manifestado. O nao deixo de colocar o lixo na lixeira porque a maioria joga pela janela ou porque so o meu papelzinho de bala vai estar la. Eu faco o que acredito conforme a verdade que levo em mim. Se outras pessoas nao concordam….problema e vamos respeitar. Porem minha parte eu fiz.

    Nao vejo quem esta atras do computador como um monte de gente nada ver. Eu vejo que sao pessoas de carne e osso como eu, matando o tempo, buscando algo interessante pra ler…porque se vou pensar que todos sao como gente pobre de espirito que mente e bla bla bla… Me fecho no meu mundo, ignoro o que os outros tem a dizer e comeco a achar que sou melhor de todos….E muita gente se esconde atras da agressividade e da ignorancia para nao deixar transparecer a falta de conhecimento e de atitude ante a vida.

  • @Pasto Vagner,

    A unica razao que me fez acabar voltando no blog e tentar argumentar foia a de que:

    1 – Esta semana eh atipica aqui, feriado. Muita gente viajando, eu ja tirei minhas ferias e acaba que nao tem muito o que fazer. Ter uma carreira o seja la o que for nao implica que sua vida seja igual a da Paris Hilton. Tenho meus momentos de ocio como qualquer pessoa normal. No entanto que esta eh a primeira vez que estou escrevendo tantos posts… o que provavelmente e dificilmente ocorre a partir de segunda.
    2 – Cai na besteria de colocar o retorno dos pots no meu email, entao mesmo que nao quera acabo vendo as respostas.
    4 – Hoje eh sabado, ta uma friaca e a unica coisa que penso em fazer eh comer, internet e filmes… e encontrar a galera mais tarde, porque afinal eh sabado!!
    5 – Nao discutir com melhores argumentos o Comedor de brioco porque, primeiro fiquei assustada com tanta baixaria que nao estou acostumada a lidar, e segundo que nao argumento com o que nao tem argumentacao… chamar uma pessoa de doente e manda-la se tratar, irrita profundamente…por isso o fiz e ele continuou escrevendo, escrevendo, escrevendo…
    6 – Nao digo que voce tenha que falar palavra, que eu me lembre a unica coisa que falei fou “caguei”, que quer dizer “to nem ai” na linguagem informal da civilizacao moderna. Se voce quer chegar a todo tipo de pessoas precisa aprender a falar com todo tipo de gente. Isso eh a tarefa do bom comunicador e a paciencia pelo retorno uma virtude. No seu lugar pediria a Deus a sabedoria que ele concedeu a Salomao e meditaria mais sobre onde poderia melhorar. O seu rebanho eh reflexo de voce mesmo. Se voce se mostrar abatido e cansado… assim as pessoas irao agir. O corretor com educador eh, mais que atender pedidos, eh ensinar a buscar resultados. Porque Deus coloca as ferramentas nas maos da gente, mas a mao de obra eh por nossa conta.

    As pessoas me criticaram porque eu continuava respondendo… pois eh muito simples a razao. Apesar de todos os comentarios chulos que recebi, de alguns consegui apoio e de outros consegui questionamentos e isso pra mim ja foi o suficiente… que dizer, nao foi en vao. Se paguei o preco escutando absurdos para dialogar com dois ou tres gatos pingados, ja valeu a pena.

    Eu nao tenho uma vida perfeita…longe disso. Porem sou feliz com o que tenho e principalemnte com ideia de que a cada dia posso mudar e fazer as coisas diferentes. Acho incrivel esses comentarios de que porque tenho algum grau de educacao ou moro fora…devo ser a pessoa mais realizada do mundo. Pensar assim eh estupidez. Estou longe da minha familia, dos meus amigos, do sol….e muitas outras coisas que tenho que trabalhar e procurar enxergar o que encontrei de bom aqui. O primeiro livro que li na vida foi “Polianna”, com 12 anos de idadee que falava sobre o jogo do conte. Olhar para o mundo vendo coisas boas mesmo quando tudo ta uma merda. Isso eh um treinamento diaria mas que faz com que as pessoas, a vida e lutar valham a pena.

    Espero que Deus te abencoe e restaure suas forcas e te faca enxergar as coisas com olhos mais cheios de esperanca e positividade, mais cheios de amor.

    • Larissa, a diferença de pensamento muitas vezes ofende. É um requício ditatorial que alguns carregam. Se você é seguro das suas convicções, a diferença não te ofende, porque não te ameaça.

      Penso diferente de você na questão religiosa, mas isso não nos impede de conversar sobre o assunto. Ouvir aquilo que a gente não concorda amplia a forma de pensar e até mesmo os argumentos para reafirmar nosso ponto de vista.

      Não é intenção empurrar uma opinião como única e verdadeira, apenas expor a nossa forma de pensar, até porque, impor a opinião como única verdade é o erro que a gente mais critica em religiosos.

      Minha sugestão é que você não responda mais ao Comedor de Brioco, só a quem você achar que vale a pena.

    • Larissa, perdoe se minha alusao a solidao tenha saido daquele jeito. O que quis dizer e que o infeliz “comedor” poderia ter se utilizado desse argumento para usar contra voce. A insonia me levou a esse descuido dentro de uma enorme postagem na madrugada. Nao vai acontecer de novo.

      Inicialmente, permita discordar num ponto: voce so o chamou de doente ao final da serie de mensagens entre voces. O ser e tao baixo e rasteiro que suas respostas nada surtiram nele. Ele nao se irritou propriamente.

      Enfim, o que quero dizer mesmo e que o pobre infeliz carregou tanto na baixaria que chama-lo de doente foi e eh algo inocuo para ele. A arma dele foi te instigar a dar informacoes de cunho pessoal. Ainda bem que voce soube se segurar e disse coisas nada comprometedoras. Veja bem, para pessoas assim, chama-las de doente, solitario, dizer que tem pena eh algo inocuo para eles. Aqui e duvidoso afirmar que essa pessoa tenha se irritado pelo fato de voce te-la chamado de doente. Mas voce, nao diria que se abalou, mas no afa de querer se defender, acabou dizendo coisas que podem ser muito esparsas e isoladas, mas hoje em dia quem sabe? Veja o caso do marciel. Seria assustador alguem ter chegado a tanta coisa da vida dele por meios independentes, sem sequer conhece-lo. Nao creio que seria o caso, mas a mera possibilidade assusta.

      De resto, com todo o respeito, da mesma forma que voce desmentiu um pouco o mito de morar fora, vou fazer o mesmo com ser pastor. Meu rebanho e de uma das comunidades mais miseraveis, cujos ensinamentos erroneos de um pastor anterior foram cristalizados na cabeca dos fieis. Eu, recem-chegado, nao demove-los dessas ideias. Seria escrever ainda mais descrever as vicissitudes de um pastor frustrado. Posso nao concordar com ateus e pessoas que tenham digamos visoes “empreendedoras” de deus, mas sua visao ao menos parte de um principio nobre de querer acertar, ao passo que minha visao “corporativa” de pastor me faz pensar em ate mesmo mal de um deus que permite que eu me prostitua ao fingir que prego o evangelho e meu rebanho fingir que segue os dez mandamentos a risca. Veja, ha um irmao que se curou do homossexualismo e como ele e chamado pelos colegas? De bambi, frutinha, sob o pretexto dele torcer para o sao paulo. Esse incentivo do meu rebanho, desconfio, fez o irmao ter uma recaida, e sua vida familiar desmoronou. E os fieis se recusam a admitir sua parcela de culpa nesse deslize.

      Estou ainda fora de casa e meu celular nao permite carregar o youtube. Mas agradeco assim mesmo, verei mais tarde. Tenho tantos dilemas, mas devo encerrar aqui, pois estou ainda viajando com minha mulher, que sequer desconfia desses meus questionamentos.

      • Pastor, pude perceber pela sua escrita que o seu grau de instrução ultrapassa por larga margem os de outros com os quais já tive contato. Não estou fazendo uma equiparação leviana sobre inteligência de ateus e religiosos (se buscar nos meus textos, inclusive o que encabeça essa página de comentário, eu nunca tratei o assunto dessa forma), mas estou constatando que existe uma tendência de pastores comunitários apresentarem origens mais humildes, e portanto, menor acesso à formação acadêmica tradicional.

        Menciono isso porque os seus questionamentos condizem preocupantemente (evidente que não para mim) com a visão que os ateus tem da religião institucionalizada: A linha ética e moral traçada pela doutrina religiosa se assemelha demais aos desejos e preconceitos de pessoas de pouca instrução e/ou habilidade de pensamento crítico.

        Como se a resistência religiosa não se basease na defesa da mensagem que pregam, e sim na necessidade de se manter anestesiado e longe das responsabilidades inerentes à condição de ser racional e social. E por mais que eu não tenha nenhuma rixa pessoal contra a Larissa, até mesmo intervindo para controlar o antagonismo chulo que ela enfrentou, ela demonstra ser um exemplo retumbante dessa mentalidade.

        Tenho certeza que ela nem sonha com a possibilidade de fazer pouco ou nenhum sentido com o que diz, mas para mim é evidente como o sol do meio-dia num céu de brigadeiro. As inconsistências e fugas da realidade são muito perceptíveis para quem se propõe a enxergá-las.

        O que eu quero dizer aqui é que perceber falhas na lógica religiosa nem sempre é um teste de fé. Pode ser a porta de saída. Relativizar é muito mais simples sem um conceito absoluto no meio do seu caminho lógico.

        E mesmo que eu esteja errado e seja mesmo um momento de teste de sua fé, pensar fora da caixa pode ser uma excelente sugestão para melhorar a sua relação e sua capacidade de ajudar suas “ovelhas”.

        “A definição de loucura é tentar sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes.” – Um cara bem inteligente.

      • Somir,

        Calma, calma, foi só um momento humano de desabafo. Embora eu esteja propenso a deixar de ser pastor (que minha mulher não leia isso), cristão e evangélico permaneço. Seria fácil eu querer deplorar a mentalidade tosca e comesinha da grande maioria dos que frequentem os templos, o meu templo até, mas fazer isso é cair no comodismo. Nada mesmo contra seres espiritualizados ‘avulsos’ ou ateus, mas indivíduos bem intencionados não ajudam efetivamente os que precisam de ajuda, seja dando conselhos espirituais ou através dos trabalhos voluntários que realizamos. Uma andorinha sozinha não faz verão.

        Gostaria mesmo é que os cristãos agissem como se Deus não fosse onipresente. Explico melhor: que praticassem uma boa ação pela boa ação em si, de maneira espontânea. E não como tolas crianças imaturas que agem visando tão-somente agrda-Lo, principalmente visando um propósito ulterior.

        O que mais desaponta nas pessoas é isso: procuram ajuda, recebem-na e vão embora se dizendo ‘evangélicos independentes’ sem retribuir o tempo que os irmãos lhe dedicaram para ajudá-los, ampará-los e, muitas vezes, alimentá-los.

        Nem falo em dízimo. Prefiro receber migalhas de pessoas gratas a uma grande soma de pessoas contrariadas. O resto, se precisar, banco do meu próprio bolso (nem sempre a mulher entende, fazer o quê?). Estou aqui porque acho que recebi tanto em sabedoria dos meus que em troca resolvi retribuir. Não sou um cristão diferenciado com a Larissa, mas consegui uma vida para lá de confortável para minha esposa e eu. (Calma, Marciel, não sou político nem oriundo de uma família de gerações e gerações de pastores. Sou empresário e meu ‘hobby’ é ser pastor). Não agradeço a Deus meramente pelo que tenho, pela que posição que tenho hoje, pelo que conquistei e pelo que Ele me atender. Ater-se a isso é muito simplório.

        Agradeço a Ele por ter um pai e uma mãe na terra que souberam me passar o suficiente para ter me mantido no caminho e buscado o estudo independentemente de ser hoje um empresário ou empregado, ser carteiro ou ter um cartório, enfim, quando poderia facilmente ter seguido o triste destino de meus amigos de infância, destruídos pela bala ou pela balada. E, vendo esse mundo de hoje, penso que precisamos de bons pais acima de tudo. Até mesmo de mais templos, mais igrejas e programas de TV, que custam muito da nossa arrecadação e, honestamente, só são úteis para o ego de quem apresenta.

        Nada contra católicos, mas acho tão vazio e egoísta agradecer uma graça recebida, se deslocando até Aparecida, ou então louvar a Deus no meu templo por um objetivo comesinho, e ficar por isso mesmo, continuando a ser alguém mundano e individualista no resto do tempo, que poderia ser utilizado para ajudar os outros.

        Por fim, queria que o cristão fosse mais ‘ateu’ no sentido de praticar o bem pelo bem, não porque Ele quer que você aja assim, para agradá-Lo ou para agradá-Lo visando alguma coisa, mas sim deixar para encontrá-Lo na hora certa. Viveríamos todos iguais nessa terra e deixaríamos os ateus em paz para encontrar a Verdade só quando chegar a hora deles.

        Larissa,

        Nem preciso dizer o quanto seu depoimento me tocou na sua beleza. Apenas como ressalva digo que, se você tivesse começado a debater aqui a partir do que você escreveu agora, muito da polêmica aqui poderia ter sido abafada e em muito o debate seria enriquecido.

        Digo isso, porque sua postura de ‘brio besta’ não foi apenas com o famigerado ‘comedor’, ela foi provocada pelo texto do Somir, e, no início, você parecia mais uma das intolerantes que nos assolam em nosso meio. E, nisso, um ateu deve ter se convertido no “comedor” pelo simples prazer de te desestabilizar.

        Ateu é como aquelas pessoas que me procuram no templo: precisamos partir de um exemplo para captar a atenção deles. Não é porque ateu é burro, ignorante, nada disso, muito pelo contrário, são inteligentes e questionadores, mas sim porque, diante de não aceitação de Deus e dos ensinamentos da Bíblia, só restam mesmo exemplos.

        Larissa, por curiosidade, você tem contatos com irmãos de fé aí na Espanha? Se não tiver, seria bom começar a ter. Não para formar uma comunidade evangélica, mas sim para ajudar os brasileiros que desanimam. Imagino a solidão que deve ser estar só, deslocado de sua cultura e da sua família. É bonito ver o que Ele fez e faz por você, mas seria muito mais bonito Ele ver o que você faz por alguém por aí que certamente precisa do seu exemplo e da sua ajuda.

        Uma vez você me aconselhou a dirigir a mensagem para quem realmente precisasse. Repasso a você o mesmo conselho, pelo grande valor dele. Seja pessoalmente, ou pela internet.

  • Concordo plenamente com o comunicado do Somir!

    Aqui estamos discutindo idéias e não pessoas. Guardem os comentários sobre pessoas para o Processa Eu.

    Nós podemos não concordar com o que a Larissa diz, mas democracia é isso: ser obrigado a ouvir opiniões contrárias. Se a diversidade de idéias ofende, sugiro que o Comedor do Brioco da Larissa reveja seus valores e conceitos.

    Dá para parar de levar para o pessoal e voltar a discutir idéias?

  • Para todos aqueles aqui que insistem em dizer que o mundo seria muito melhor sem o cristianismo (ou sem nenhuma religião), e que estaríamos em uma civilização muito mais avançada hoje se fôssemos todos ateus, sugiro a leitura do livro “How The Catholic Church Built Western Civilization” do Thomas E. Woods, Jr.
    Faça um favor a si mesmo e leia o livro. Quem sabe assim você para de falar sobre coisas que você NÃO sabe. abs.

    • Olha, eu poderia dizer tanta coisa sobre esse livro… Se ele te convenceu, sugiro que você exercite seu poder de crítica e de reflexão. Se bem que, quem se convence de uma gravidez de uma virgem que nunca fez sexo não tem mesmo muito discernimento.

      Em tempo: como é que VOCÊ sabe o que a gente sabe ou não sabe? Sério mesmo, com que moral você diz que a gente NÃO SABE ALGUMA COISA?

      Pela milésima vez: TENHAM AMOR PRÓPRIO. NÃO GOSTOU? NÃO LEIA. Não venha aqui dizer que a gente não sabe nada. SE AME e use seu tempo com coisas boas e produtivas em vez de perder tempo confrontando um nobody que você nem sabe quem é!

    • Seria facil chegar aqui e simplesmente deplorar o comportamento de todos aqui: larissa, o abjeto “comedor” e os donos desse blog.

      Comodo seria dizer que nao sei o que e pior: a postura do “comedor” ao atacar uma pessoa crista ou a postura dessa mesma pessoa crista, que perdeu muito ao confrontar algo que ninguem pode classificar o que e. Ele foi, no minimo, um imbecil que jogou verde para tentar desestabilizar. Mas a Larissa tambem foi infeliz ao tentar desqualificar com argumentos risiveis e previsiveis de que seria un coitado solitario por tras do micro. Solidao por solidao, o que faz uma mulher com carreira feita na europa frequentar esse blog por muito tempo e perder tempo com alguem desclassificado como o “comedor” e dizendo que nao deixariam cagar na cabeca dela. Pior que o mais desclassificado e abjeto dos seres cagou.

      Para alguem que procura demonstrar o quanto conhece de Deus, se mostra uma pessoa ingenua em se tratado de pessoas, ate porque poderia ser provavelmente um sadico com grande auto estima e uma vida plena fora da internet. Falar para um sadico que ele nao e de seu nivel, que e doente e que deveria procurar tratamento e tao inteligente quanto tentar apagar um incendio causado por curto-circuito com agua.

      Poderia tambem descer a lenha nos donos desse blog, por permitir esse descalabro acontecer por quase 220 posts para chegarem a um recorde pessoal, so intervindo tardiamente.

      Mas o fato e que os cristaos que aqui estao e que sao os maiores perdedores aqui. Eu tambem, sinto-me o maior perdedor, por ser pastor. o pior nao e ter caido na provocacao barata dos ateus e de seus asseclas mais baixos. Foi perceber que aqui foi nos dada uma tolerancia e liberdade de expressao que nao concederiamos aos ateus em lugar algum. E, nisso, os donos desse blog aqui se revelaram mais evoluidos e proximos de deus do que eu que passei a vida inteira estudando-o.

      Esta dificil continuar depois disso.

    • Por outro lado, Larissa, concentre-se no que voce vinha fazendo de melhor ate agora. Falar do que Deus lhe significa. Use exemplos praticos da sua vida como subsidio. Nao ha estoria mais bonita do que a sua, que nao foi recompensada por deus apenas, mas recompensada por sua postura, inteligencia e atitudes produtivas voltadas a ele. E, nisso, deus foi o socio minoritario em seus empreendimentos, dado o seu grau de evolucao. Veja que ate a sally genuinamente se interessou e aprofundou o debate.

      Nao caia novamente na tolice de tentar achar que pode combater o baixo nivel das pessoas, pois as surpresas nunca acabam. Mirar para frente e para o alto tem te levado a deus e a conquistas cada vez maiores. Creia-me quando digo que ha pessoas tao cheias de si pelo sucesso ou pelo alto valor que se dao que se veem no direito de vir aqui tentar te destruir. Por experiencia na internet, nao foi mesmo um solitario que te atacou. Pelo contrario, veja que o marciel se propos a te ajudar.

      Queria eu ter sua mesma visao de deus, mas a realidade aqui e outra: como pastor, conviver com pessoas que so pedem, mentem e se contradizem em meu proprio rebanho tem me feito duvidar de mim mesmo nesse papel. Estou com vontade de largar tudo.

    • SIG, então era isso? O que faltava para a humanidade se livrar dessa discussão era ler um mísero livro? Devemos anunciar isso em lugares com mais exposição… Imagine só o alvoroço que vai causar entre os pensadores do mundo todo? Obrigado por dividir com o resto da humanidade sua solução mágica para tratar religião como algo útil para as pessoas…

      Uau! Aposto que deve ter um capítulo pra lá de convincente sobre as benesses da Idade Média… Mal posso conter minha expectativa.

      E pensar que tudo o que faltava para resolver tudo era você indicar o livro aqui no desfavor, hein?

  • anônimo desoficial

    ”Foi mal, não vi. Se perdeu no meio das centenas de comentários.

    Não sei classificar meu ateísmo, só posso te dizer como me sinto: já estudei muito sobre o assunto e por tudo que li e vi, tudo indica que não exista um Deus. Até segunda ordem, para mim não existe. Mantenho a mente aberta, cogito a possibilidade de estar errada, mas por hora não acredito.

    Vim de uma família de ateus, ateísmo de pai e mãe que sempre desencorajaram (porém nunca proibiram) qualquer prática religiosa, mística ou ocultismo. A ideia de não existir um Deus, para mim, é algo natural, de berço, ao contrário da maior parte das pessoas que cresceram acreditando e em algum momento tiveram que romper com isso.

    Sinceramente, não ligo muito para o questionamento sobre se existe um Deus ou não. Se existir, ele deve gostar de mim porque na essência sou boa pessoa. O que me emputece é o que os homens fazem e dizem em nome desse suposto Deus. Muita coisa de religião me emputece e me tira do sério. Entretanto, ainda consigo ver alguns pontos positivos em algumas delas que podem me beneficiar o beneficiar outras pessoas, desde que o usuário tenha os discernimento de saber como usar.”

    AAAH agora sim Sally,
    não quis te ofender quanto a vaca tá?
    Mas aí eu me pergunto, tá não existe DEUS, eu acredito mesmo que não exista o Deus ao estilo da bíblia ou afins, mas, alguma coisa existe para que nós existamos, a natureza, o planeta Terra, o universo, quiçá OS universos (e outras dimensões), dentre outras questões que são tão complexas que dói a cabeça só de pensar.
    Outra questão: alguém poderia me explicar sobre o Dejavù???? Se tenho uma religião é essa, a religiao do dejavù.
    Alguns fatos interessantes sobre ateus vs religiosos:
    nos EUA os estados mais religiosos tem fecundidade mais alta, e lá religião está entrelaçada com conservadorismo, se os liberais americanos venceram nesses últimos anos ,nessas últimas décadas na política esperem por uma reviravolta. (Eu sou conservador e agnóstico, sou a exceção nesse grupo);
    Na Europa a mesma coisa acontece, com um agravante, os conservadores não serão nativos locais mas os muçulmanos, também esperem por muito bafafá (pra não dizer o mínimo) sobre o velho continente e a terra do tio Sam, será melhor botarem os cintos;
    Os países mais pacíficos do mundo e mais inteligentes (também os mais desenvolvidos) tem maioria atéia ou não- religiosa (que necessariamente não quer dizer a mesma coisa) enquanto que os menos, geralmente são os mais religiosos e supersticiosos (coitados dos albinos na África). (ps.: por enquanto até a maré demográfica forçá-los para a dhimitude, acho que esse é o nome da vassalagem que os muçulmanos impõe aos não-muçulmanos ou a uma guerra civil);
    Se vcs ateus, não religiosos e agnósticos (esse convite é pra mim também) gostariam de viver em países sem religião e supertições tolas sugiro que tenham filhos, não sei se conseguirão impor alguma coisa a eles (talvez descubram o gene da crendice um dia) mas ao menos terão tentado pq as igrejas evangélicas estão inchando por aqui, consegue ser pior que catolicismo.

  • COMUNICADO:

    Não proibimos ofensas e baixo nível em geral, mas se isso dificilmente avança discussões. E por mais que isso aqui pareça o velho-oeste da internet lusófona, a RID tem um objetivo claro com a liberdade de expressão que permite aos impopulares: Discutir.

    Comentário com ofensa pura atrai muita atenção, mas é conteúdo vazio. Não quero gente enroscando a discussão e espantando antagonistas da opinião média do nosso público habitual. Se eu ou Sally quiséssemos pegar pesado e mandar alguém embora na base da briga, pode ter CERTEZA que já teríamos feito (e nós somos bons nisso…).

    Estamos buscando tudo, MENOS homogeneidade nas opiniões expressadas nos comentários. Eu posso discordar diametralmente do que a Larissa está falando, mas pode apostar que se eu a quisesse longe daqui, teria escolhido palavras bem diferentes para rebater o que ela disse.

    Isso vale para o “comedor de brioco” e para todo mundo que vier com essa de querer expulsar daqui quem pensa diferente. Vocês não falam em nome da RID. Queremos discussões e brigas que AVANCEM. Eu tenho pesadelos com o dia em que isso aqui virar clubinho de masturbação coletiva.

    Não é como se diz, é o QUE se diz.

  • Galera! Carpe diem! Discussão tola essa! Ninguém precisa provar nada a ninguém, muitos menos acreditar no que os outros dizem! Cada um “no seu quadrado”…

  • ” comedor do cú cristão da larissa” kkkk sacanagem né pessoal- aposto que é o sumir >)
    Mas a propósito, religião é foda, aliena msm…

  • Nossa Sally e Somir…

    Eu sei que palavrao as vezes eh virgula…

    Mas eh mesmo necessario tanta comecao de brioco do rapaz comedor para se manifestar no blog???!!

    Pergunto…nao eh baixar demais o nivel??

  • Sally…faca o que disser o seu coracao.

    Acredito que temos que ser sinceros consigo mesmo, porque somos os mais conscientes sobre o que levamos dentro. Eu gosto muito de ler… e escolhi uma entre tantas porque foi onde me senti melhor. Se voce tem sua contemplacao pela vida de uma outra forma, eh um direito seu… o importante eh sermos positivos e agir com as pessoas da mesma forma que gostariamos que agissem com a gente.

    Obrigada pela atencao e fico feliz se ajudei em algo.

    bjs.

    • Larissa, você não se incomoda em ter se “filiado” a uma instituição da qual não concorda com muitos preceitos ou não os cumpre? Me explique qual é o ponto de aderir a algo assim…

      • …eh que nao sou filiada….
        Eu sou crista por vontade propria.
        Concordo com os conceitos da minha igreja mas nem por isso me fecho para o que acontece no mundo ou me fecho para o que outras pessoas tem a dizer.

        Eu sou crista e evangelica.
        Respeito meu corpo, mas nao vou pra cama so por sexo e sem gostar.
        Na me vendo e nem ando provocativa.
        Acreidto no casamento como formacao de familia, mas nao quero casar virgem porque o sexo eh uma parte muito importante de uma vida a dois.
        Nao fumo e nunca usei drogas ilicitas…nem mesmo tenho vontade de provar.

        Procuro ser correta e tento ajudar quem esta proximo…mas sou imperfeita como todo ser humano com muito a aprender.

        Tenho duvidas e nao acredito em verdades unicas… mas estou feliz com a religiao que escolhi, leio a biblia, gosto de ouvir a palavra e medito nela tambem.

        A gente se filia a partido politico, a sindicatos… a Deus a gente aceita como criador e sou grata por responder quando lhe peco algo em minhas oracoes e, por me ensinar que o perdao, a gratidao, a paciencia e mais que tudo o amor ao proximo faz com que a vida seja muito mais facil em todos os sentidos.

        • Pergunta de pessoa ignorante (no sentido de desconhecimento): a igreja admite que o fiel se diga desta religião mas não siga todos os seus preceitos?

          Não tem esse lance de punir porque descumpriu tal ditame, obrigar a dar uma contraprestação, tipo rezar sei lá quantos pai nosso ou até mesmo dízimo?

          • Sally… No caso, eles tem duas perspectivas. Ou deixam que sigam sua vida fora da “igreja” perdendo a influência sobre o fiel que não segue seus preceitos a risca ou então mantém a rédea mais ou menos solta na perspectiva de influenciar mais fortemente a geração seguinte a esta pessoa.

            É um dilema difícil, mas por questões de sobrevivência, a tendência é optar pelo segundo caminho.

          • ….mas eu sigo os preceitos e tambem tenho curiosidade.

            Sabe o que acho ruim…eh quand oalgumkas pessoas que sao mega super bitoladas passam uma imagem de Deus como julgadore inquisidor.

            Nao eh bem assim….

            Deus eh compaixao, amor, perdao…

            Essa coisa de punicao nao vem de Deus, porque Deus castiga… o castigo na verdade eh a consequencia de um ato ruim.

            O dizimo eh para ajudar a igreja porqeu ela precisa sobreviver de ajuda. Isso vai da consciencia de cada um. Nao sou a favor de igreja que forca… a minha por exemplo, pede o que o fiel pode ajudar. Afinal nao tem instituicao que sobreviva de ar.

            Se voce quer continuar naquele lugar, frequentando, escutando a palavra…precisa cooperar… ate porque as pessoas sobrevivem com o essencial em geral… Nao como uns que se aproveitam da boa fe e exploram a boa vontade dos outros.

            A questao nao eh a igreja admitir…a questao eh que cada um sabe de si….
            Ninguem fica te vigiando…. Sua consciencia eh o seu guia como ja disse.

            Deus te aceita exatamente como voce eh….com todos os defeitos desde que voce seja honesto com si mesmo.

      • comedor do cu cristao da larissa

        Depois a vadia de merda se ressente quando falam que ela segue Deus no que lhe e conveniente. Essas crentes de merda, a gente come o cu com farinha. Veio aqui querer botar banca, saiu rapidinho com o rabo entre as pernas. Escancara mais detalhes da sua vidinha, sua vadia de merda, vai! Um monte de contradicoes surgiriam.

        E ai, carol souza, suas preces foram atendidas? Viu, larissa, Deus atendeu as preces dela e te deixou na mao. E agora, vadia de merda?

  • anônimo desoficial

    ”Sally,
    obrigado pelo vaco, quando precisar?”

    Para BOM entendedor, meia palavra basta… não para o casal mal educado da bagaça…
    Sally é uma vaca???

    Se é vacuum, vapo, vaCÚo, realmente não interessa, interessa se o tico e o teco entenderam a message que passfeei.

    Eu perguntei, HUMILDEMENTE (e fiquei como uma criança esperando a bala de coco) para a señorita Sally de la Avellaneda (rsrs) se ela era atéia do tipo que só acreditaaaaa… veeendooo (ou provaaando pela ciêêenciiiaaaa) ou se era atéia ”pura”????

    Para o Sumir,
    mais Vácú fica a minha cara quando leio seus tessstos mooooito intereSantes, vácú para comentar, vácú para pensar naquilo que foi vomitado… um quase revolucionário (prefiro Folha de São Paulo, mais emocionante ou gibis da turma da Mônica)

    • Foi mal, não vi. Se perdeu no meio das centenas de comentários.

      Não sei classificar meu ateísmo, só posso te dizer como me sinto: já estudei muito sobre o assunto e por tudo que li e vi, tudo indica que não exista um Deus. Até segunda ordem, para mim não existe. Mantenho a mente aberta, cogito a possibilidade de estar errada, mas por hora não acredito.

      Vim de uma família de ateus, ateísmo de pai e mãe que sempre desencorajaram (porém nunca proibiram) qualquer prática religiosa, mística ou ocultismo. A ideia de não existir um Deus, para mim, é algo natural, de berço, ao contrário da maior parte das pessoas que cresceram acreditando e em algum momento tiveram que romper com isso.

      Sinceramente, não ligo muito para o questionamento sobre se existe um Deus ou não. Se existir, ele deve gostar de mim porque na essência sou boa pessoa. O que me emputece é o que os homens fazem e dizem em nome desse suposto Deus. Muita coisa de religião me emputece e me tira do sério. Entretanto, ainda consigo ver alguns pontos positivos em algumas delas que podem me beneficiar o beneficiar outras pessoas, desde que o usuário tenha os discernimento de saber como usar.

  • Tava querendo entrar mais nessa discussão, mas no momento, só de vir ler aqui já está sendo um sufoco. Mas o fato é que rendeu.

  • comedor do cu cristao da larissa

    Mwahahahahaaha! Nao acha anti-profissional postar aqui para dar o tempo de ir embora, para depois confessar que esta postando no Iphone escondido do patrao. Deus nao poderia escolher uma vadia de merda mais contraditoria com sua defensora.

    E pelo tamanho das postagens, esta perdendo muito mais tempo do seu empregador. Cuidado, vadia de merda, num pais com tantos desempregados, o que fazer se for posta na rua? Vai trabalhar na calcada? Hahahahahahah

    Mas se formos ver, a vadia de merda ja eh uma prostituta. Deve ter graducao, mestrado e/ou doutorado em boas faculdades publicas daqui, pagas com nossos impostos, para ter um empreguinho menial ai, quando poderia se dar melhor por aqui, em retorno a educacao de graca que recebeu. E uma versao internacional do caboclinho indolente.

    E pensa em ter filhos, coitados deles, filhos de uma vadia de merda contraditoria.

    • Nossa!! que boca suja a sua!!! Voce beija sua mae com ela???
      Aponta o dedo pra vc mesmo antes de falar dos outros….

      Eu trabalho desde os 13 anos e paguei meus estudos pq sempre estudei a noite em escola privada…e o resultado de anos de sacrificio eh que eu estou aqui e voce ai falando um monte de bobagem suja que voce aprende nos filmes de porno q assiste. Porque a gente so fala do que o coracao ta cheio.

      Aqui ter um iphone nao eh nada meu amigo…qq pango tem… falei tentando explicar o porque da falta de letras…

      Aqui eh feriado, entao os escritorios estao vazios porque as pessoas ainda nao voltaram das festas de natal e ano novo.

      Nao sou contraditoria…sou honesta. Nao vou pagar de santa nem que seja por internet porque a consciencia eh minha…. e quero saber se voce eh muito limpo de tudo na sua vida pra atirar pedra em mim…. Todo mundo tem um tempo no trabalho q olha alguma bobagem…nao tem esse que nao.

      Que pobreza de espirito escrever tanta coisa baixa….
      Isso eh carencia de atencao. Rebeldia sem causa….

      • comedor do cu cristao da larissa

        Mwahahahahahahaha! E voce, beija seus amigos e beijara seus filhos escrotos com a mesma boca com que chupa a rola do seu marido? Acertei na veia de novo e tudo que voce diz e que assisto filmes pornos? Mwahahahahahahaha. E olha que a vadia de merda caboclinha indolente tem mestrado doutorado e vai ser subempregada num paiseco periferico da europa. Pais da opus dei, do francisco franco, das touradas e de uma populacao tao creuza e cafuza quanto voce.

        Eu aponto o dedo pra voce e enfio no seu cu sim, vadia de merda. Porque voce diz que acompanha o desfavor ha tempos e tempos, roubando o empregador. Que vergonha para os brasileiros que realmente se esforcam. Quer dar exemplo, e apanhada numa contradicao e diz que e honesta, vadia de merda?

        E todos os espanhois de ferias e voce ai no escritorio???? Mwahahahahaha! Prova definitiva que e a “creuza” do escritorio! Vai limpar as latrinas e esvaziar as lixeiras empregadinha de merda.

        Ah, tadinha, que historinha comovente cuti cuti. Deve ser uma merda ser sempre a mais pobre da sala, tadinha. As amiguinhas bonitinhas e voce com o cabelo bom…bril. So falta a mae ter vendido brioches para ajudar a pagar os estudos mwahahahahahaha. Pagou tudo desde o colegio ate o doutorado? Duvido! Se serviu do pais que nasceu e abriu as pernas para a espanha. Quitou o credito educativo ou fugiu para a europa devendo, vadia de merda? Conseguiu seu visto depois de anos de sacrificio ou do sacrificio de seu anus? Seu marido e espanhol? Mwahahahahahahahahahahah! Muito cristao isso.

        E ainda usa a desculpa de que “todo mundo faz isso” e que e honesta? Evangelica tipica. Sao esses valores que vai passar pros seus filhos?

        • Desculpe mas uma briga so vale a pena quando o oponente for do mesmo nivel.

          Eu nao vou me rebaixar, nao vou te xingar e nem tenho que falar o que faco ou deixo de fazer aqui… porque nao te interessa.
          Como disse eh muito facil ser macho atras de um computador.
          O que as pessoas fazem da vida, do seu trabalho, no seu tempo livre o que quiser e nao cabe a voce julgar.

          Eu nao posso contra atacar seus argumentos porque ate agora eu so vi palavroes e baixaria. Quanta raiva voce guarda dentro de voce….

          Pela sua irritacao eu eh que devo ter acertado em cheio….

          Frustrado, com falta de carinho, necessidade de atencao e nao sabe ter atencao das pessoas e precisa apelar para a agressao. Tenho pena de voce, de verdade….muita pena e espero que voce se encontre um dia como “cerumano” que eh…

          Nao estou ofendida… porque em nada muda a sua opiniao em minha vida.
          Estou assustada com o nivel…isso sim…
          “vou passar aaky para enfiar nao sei que…”

          Vc vive no mundo da fantasia achando que eh alguma coisa porque fala meia duzia de pornografia. Estude, leia, cresca e apareca que assim vc sera respeitado e quem sabe ter algum nivel.

          Fica com Deus e sucesso seja la no que for q vc trabalha arduamente.

          • comedor do cu cristao da larissa

            nossa, outra contradicao da vadia de merda. Diz que nao devemos julgar os outros e ca esta a putinha me julgando e achando que me conhece. mwahahahahahaha. Diz que nao estou no seu nivel. Deus me livre: seria uma pessoa muito burra e incompetente para ter pagado os estudos desde os treze anos para no fim ser a “creuza” num trabalho meia-boca na espanha. Com sua formacao, seria facil conseguir algo por aqui, mas nao.

            Primeiro que nao deve ter pagado integralmente, logo de cara deve ter recebido uma bolsa. Morrerei sem ver uma caboclinha indolente chegar a algum lugar sem ter tido uma boa ajuda. Garanto que fez muita coisa de graca aqui, paga com nossos impostos, e se escafedeu pra esse paiseco mediocre tentar alguma coisa. Entao, essa sua trajetoria de vida nao cola. Agradecendo a deus por essas conquistas ordinarias? mwahahahahahahahaahh

            De novo, julgo o que quiser e quem quiser. Liberdade de expressao, vadia indolente. Vade seu deus para te ajudar aqui?

            Puxa que pessoa iluminada. Nao usa palavras de baixo calao mas da para notar que queria mesmo e sentar o verbo e me xingar. Manda bala, vadia de merda. So nao me chama de filho da puta, porque nao sou irmao de caboclinha indolente.

            Nao digo o que sou e faco da vida porque a auto-estima aqui esta otima, obrigado. Mediocre a pessoa querer botar banca e sair vom o rabo no meio do cu mwahahahahahaha. Se acha que consistencia de argumento tem a ver com eu estar atras de nicks, posta ai seu nome completo para eu verificar se o que voce eh bate com a verdade.

            E depois fiz perguntas simples: como a caboclinha conseguiu visto de trabalho? Passaporte portugues falso? Casou com espanhol em troca do brioco? E a “creuza” da firma? Aquela marronzinha que os espanhois fingem tratar bem para depois ser alvo de cantos racistas em estadios? Enfim, o que esperar de verdadeiro de alguem que acha ser profissional e poder teclar escondido do patrao porque “todo mundo faz”? Que vadia de merda deprimente que voce. E tera filhos. Deus, torne-a esteril pelo bem do planeta. Olha a horda de evangelicos que estao por ai.

            E depois nao e raiva nao: e pura diversao. Sobretudo quando voce disse que nao ia mais me dirigir a palavra, disse “fui” e volta aqui para levar outra dedada no cu. Mwahahahahahah! Alem de se contradizer na questao de ser profissional, nao manteve a palavra de que iria mais voltar aqui. Nisso, o que resta para acreditar na sua porra de pregacao?

            “pela sua irritacao eu eh que devo ter acertado em cheio”. Nao consegue se expressar com suas palavras, vadia de merda?

            E no fim, a humilhacao suprema, postando para sally e somir reclamando do nivel das mine? Que ironico, pedindo ajuda para dois ateus. E seu Deus?

            Estou satisfeito com o meu Deus. O seu nao e grandes merdas, a julgar pir voce.MMwahahaha. Vai vadia vai xo xo, vai fazer a faxina. Mwhahahhah

            • coitado de voce….
              Nao adianta…nao vou discutir.
              Pense o que quiser… continuo com pena de voce.
              Pobre coitado… Sozinho solitario que se esconde atras de um computador….

              doente… voce nao eh normal….
              continuo com pena….muita pena….nao leio mais essa coisas que vc le…
              Nao importa….tenho pena, muita pena….

              • comedor do cu cristao da larissa

                Nao me confunda com o marciel. Mwahahahahahaha! Pode sentir pena a vontade. Conheco um monte de vadias de merda caboclinhas indolentes pseudo-evangelicas como voce. Mas tudo bem, seu Deus de merda aprova voce roubar um grande tempo do seu empregador para falar em nome dele e aprova voce postar escondido. Como deve ter aprovado, na sua cabeca, um monte de coisas duvidosas que voce fez ate chegar, nossa, a um subemprego de merda na espanha.

                Deus perdoou e o sucesso relativo validou seus erros, afinal voce os encobre com a velha desculpa esfarrapada de que nao e perfeita. Posta ai seu nome inteiro entao para ver se estou errado, saia voce de tras do micro e va tirar um xerox ou levar un cafezinho pro seu chefe vai.

                Ta vendo, fala que nao vai mais falar comigo e ja postou varias vezes! Mwahahahhahahahah! Doente alguem voltar para levar outra dedada. Da pena. Deus, faca essa mulher esteril. O planeta agradece.

    • comedor do cu cristao da larissa

      ja que a vadia de merda nao se manifesta, vou passar ky para enfiar meu dedinho no seu cuzinho. A buceta eu deixo pro seu marido, ja que voce quer ter filhos com ele. Cade Deus nessas horas, uma caboclinha indolente subempregada na espanha tendo filhos??? Continua a postar escondida do patrao, continua ai mwahahahaha!

      Sera que quando ela diz que nao e rodada, foi com a mesma conviccao com que disse ser profissional? Para sabermos mesmo, so o ginecologista dela para responder. Larissa, caboclinha, uhuuuu? Responde ai, creuza desocupada. Mwahahahahahaaha

      • Nossa… eu nao consigo falar com gente assim…
        Desculpe, pode continuar xingando se vc quiser…
        Mas eu nao sei lidar com pobreza de espirito e ignorancia.
        Principalmente de gente que se esconde atras de um computador para externar sua mente de titica porque nao tem capacidade de se comunicar como uma pessoa normal…

        fui…

        • comedor do cu cristao da larissa

          Ah entao suma daqui vadia de merda, pois a cada postagem sua estarei aqui. Mwahahahahahaha. Que exemplo de cerumano. Nem refutou nada do que disse, logo muito do que falei deve ser verdade. Sera que deu o brioco para algum espanhol feio e peludo para conseguir um visto de trabalho entao? Para alguem que se diz batalhadora, desiste diante do primeiro obstaculo serio. Sera que os filhos saberao a vadia de merda que ela e de verdade?

          Cade seu Deus para lhe dar forca para contra-atacar meus argumentos, sua caboclinha indolente?

          Boa faxina, creuza! E boas compras na Zara, mwahahahahahahaha!

          • Nossa…coitado de voce…precisa se tratar urgentemente.
            Nao to acostumada com esse nivel de conversacao…
            Desculpe…eu passo…

  • Antigo testamento:

    Eclesiástico 25, 24: Foi pela mulher que começou o pecado, e é por culpa dela que todos morremos.

    Deuteronômio 24, 1: Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele não gostar mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa em liberdade.

    Eclesiástico 42, 14: É melhor a maldade do homem do que a bondade da mulher: a mulher cobre de vergonha e chega a expor ao insulto.

    Novo Testamento:

    1 Coríntios 11, 7-9: O homem não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem e o reflexo de Deus, a mulher, no entanto, é o reflexo do homem. Porque o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem. Nem o homem foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.

    1 Coríntios 14, 34-35: Que as mulheres fiquem caladas nas assembléias, como se faz em todas as igrejas dos cristãos, pois não lhes é permitido tomar a palavra. Devem ficar submissas, como diz também a lei. Se desejam instruir-se sobre algum ponto, perguntem aos maridos em casa; não é conveniente que a mulher fale nas assembléias.

    Colossenses 3, 18: Mulheres, sejam submissas a seus maridos, pois assim convém a mulheres cristãs.

    1 Timóteo 2, 9-14: Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E não foi Adão que foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, pecou.

    Esta é a palavra de Deus através da Bíblia. Eu defendo a palavra de Deus e sou uma mulher feliz.

      • Não disse ¨Depende de quem¨ se sou a favor…

        Quis dizer: ¨Depende SOBRE quem você escre¨ acho interessante.
        Por exemplo, não acho interessante ler sobre a Carolina Dickman… apesar de olhar as revistas de fofoca. Quando vejo algo sobre ela passo direto…

        Existe tantos tipos de religiões quanto de igrejas.
        Dentro da igreja evangelica, existem igrejas emancipadas e igrejas tradicionais.

        Eu sou muito feminina e claro tive namorado antes de casar.
        A diferença é que respeito meu corpo e não saio por aí dando porque estou afim…
        Já vi muita gente terminar um casamento, um namoro por não ter sabedoria.
        Quando digo isso é que as vezes você quer chigar a pessoa que está com vc… e as vezes o silencio trabalha melhor, a paciencia e a oração.

        Existe uma literatura de ficção espiritual muito interessante. É um Best Seller nos EUA e em vários outros países. Em portugues se chama: Este mundo tenebroso.
        Caso tenha curiosidade. Como disse é ficção…mas dependendo de como você o lê, desperta para algumas coisas.

        Eu já vi gente possessa…. não queira ver nunca na sua vida…Não desejo isso pro meu pior inimigo…. Mas existe um mundo espiritual e quando não fortificamos esse nosso lado… todo tipo de coisa ruim se aproxima, fraquezas, depressão, baixa estima, tristezas….

        Eu sei que existe essa galera que se passa dentro de qq religião… mas tudo nessa vida tem que ser comedido. Se vocÊ come demais, passa mal. Se malha demais, machuca um musculo. Se é nerd demais, se afasta da realidade. Se toma sol demais, se queima. Parece bobo….mas é como é…

        Não sou eu Larissa que estou afirmando… é assim, né não??!!
        Tudo tem que ter seu meio termo, inclusive a religião.

          • Sou evangélica.
            Ningué me fala o que devo fazer, mas minha consciência é meu guia.

            Mandamentos da bíblia…como a de qualquer cristão.
            Pecado é tudo aquilo que você tem consciência de que é errado e ainda assim faz.

            Por isso é importante pra muita pessoas frequentarem um lugar que as orientem porque o que é óbvio para uma pessoa esclarecida como eu, não ocorre com outra que de repente não recebeu orientação em casa, não recebeu amor ou atenção.

            Se um menina vê sua mãe cada final de semana com um homem diferente dentro de casa… a probabilidade de que ela faça o mesmo é grande. Com isso outras consequencias, como ser mãe solteira, sozinha… e nem mesmo estar preparada para ter um filho. Tem gente que não recebeu amor em casa e por isso não sabe dar… sua forma de externar isso é sendo uma pessoa agressiva e daí acontece o que vemos com frequência…gente que compra uma arma e sai matando com histórico de ser uma pessoa calma e tranquila.

            Tenho amigas em que eu não apresentaria um namorado meu porque não confio. A pessoa simplesmente não entende que é errado você cobiçar e desrespeitar seu próximo. Não vou deixar de ser amiga, vou orientar, tentar ajudar… mas a pessoa simplesmente não entende e muitas vezes porque acha que a promiscuidade é normal… ou as vezes é só pq é fela da put… mesmo.

            Eu já tirei chinelo do meu pé e dei pra uma pessoa passando na rua. Porque quando você leva o amor de Deus dentro de si, vc passa ver o mundo diferente. Naquele momento eu pensei q, eu teria dinheiro pra comprar outra e ela não. Ja parei várias vezes para pegar um mendigo colocar no meu carro e ir comprar o remédio q a pessoa estava pedindo. Já achei um senhor na rua, passando mal por diabetes porque nao tinha 20 reais pra voltar pra sua cidade e nem dinheiro pra comer… eu dei meu dinheiro que iria comprar um ingresso de uma festa pra ele….

            E muitas outras coisas…

            Eu não sou melhor do que ninguém, minha mãe não me ensinou essas coisas… eu faço porque quando eu olho pro mundo eu sinto uma imensa compaixão e vontade de ajudar…esse amor que transborda em mim, na minha visão, vem de Deus. Porque mesmo com todos os meus problemas… eu ainda consigo parar de olhar pra mim e olhar pra quem estar ao meu redor.

            É fácil desistir das pessoas ou passar por alguém e sentir pena e não fazer nada. O que te move é o amor…o amor ao próximo.

            Quando eu vou a minha igreja… de repente pessoas que nunca vi, estão de mãos dadas comigo orando por algo meu, um problema meu… As pessoas fazem porque fazer o bem é legal e escutar as lições da bíblia é legal…quando são ditas por uma pessoa normal e não um bitolado religioso.

            Eu quero que meus filhos cresçam sabendo sobre o que é pecado, a promiscuidade que só traz vazio dentro do coração…
            Ou você acha que aquela moderninha que transa com o carinha quando ELE quer, não se sente usada?? Claro!!

            Pois pecado, limitações e o que prega na minha igreja é isso.

            • Pecado é subjetivo então? É pecado quando você acha errado ou é pecado quando os ditames religiosos listam aquilo que pode ou aquilo que não pode?

              • Sally,

                Como eu vou ser julgada por algo que não sou consciente de que è errado?
                Isso seria muito injusto.

                Pecado é o que você tem consciência de que è errado e ainda sim o faz.

                Por isso dizem que com a sabedoria vem o sofrimento.
                A partir do momento que seus olhos começam a abrir para o mundo real, as coisas já não são tão simples como antes.

                Orientar não é apenas dizer que é pecado, mas também explicar o porque e as consequencias disso.

                Nós somos livres para escolher o que queremos para nossas vidas. Eu posso ter sido criada num lar católico, mas me desenvolvi e vi, que o evangelismo tinha mais a ver com as minhas necessidades. Tem pessoas que gostam de viver a vida em uma igreja tradicional, que só veste saias, sexo depois do casamento e são felizes assim. Tem gente que como eu, prefere uma igreja emancipada, que me aceite e me oriente espiritualmente. Cada um com seu cada um. O importante é que cuidemos do nosso espírito.

                É pecado cobiçar o parceiro do próximo…por exemplo.
                Você pode até conseguir tirar aquela pessoa da outra, mas seja como causa e consequencia, isso volta pra você de alguma forma. Por que você a partir daquele momento, esta trazendo um carma, um peso pra sua vida por ser responsável pela infelicidade de alguém.

                Você gostaria que fizessem com você? Uma amiga sua, que vc leva pra dentro da sua casa…Claro que não… Tem pessoas que precisam entender que isso é errado porque não têm uma visão aberta das coisas.

                Matar mais do que um crime…é pecado, claro! Mas porque?
                Porque ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém em vão.
                Porque ao matar alguém, vc tira todos os direitos dessa pessoa de ser feliz, de mudar, de se arrepender….e se suja com algo que irá te remoer o resto da vida.

                Porque fofocar não é legal? Porque é mais legal vocÊ ser sincera com a pessoa, abrir os olhos dela e dizer na lata… do que não dar oportunidade da pessoa refletir e quem sabe mudar…

                Pecado é subjetivo…. como que um caipirava do interior que era criança, via o primo mais velho enrrabando uma cabra vai saber que isso é pecado??? Pra ele é normal até que alguém diga: Meu filho, isso é pecado, violação de animais e vc pode pegar uma doença…

                e por aí vai….

                • Mas se a sua religião te informa, através de mandamentos ou coisas assim, que é errado, a pessoas tá sabendo que é errado.

                  Minha dúvida é: se sua religião diz que é errado, você sabe que a sua religião acha errado, mas você não acha errado e faz mesmo assim, Deus fica puto?

                  • ….nao sei se Deus fica “puto”
                    …mas acredito que feliz nao fica e tbm pela consequencias do que se faz de errado.
                    nao acredito queomos criados para sermos infelizes, ao contrario…. Mas ao mesmo tempo temos o livre arbitrio de fazer o que quisermos de nossas vidas e seguir o caminho que melhor nos convem.

                    Sally, eu nao sei te dizer tudo, claro…porque a vida pra mim eh um eterno crescimento e fonte de aprendizado. O que faco eh procurar ler e colocar em pratica o que acho que eh positivo.

                    Eu li sobre seu post do Budismo….teve uma epoca que eu estava lendo sobre isso…Lembro que em uma das leituras dizia que nos nascemos com tres espiritos. Um que eh o esprito santo quando ainda somos gerados na barriga da nossa mae, um espirito animal que seria os nossos instntos do mundo e um espirito que seria a nossa consciencia. Eles falavam que quando nao cuidamos do nosso espirito bom, que seria o espirito santo e a nossa consciencia, o espirito animal se torna dominante. Com isso nos tornamos mais materialistas, ambiciosos, egoistas e eh onde surge o mal. Quando trabalhamos nosso espirito bom, desenvolvemos qualidades referente a eles… Isso nao tem nada haver com cristianismo, li em uma literatura budista…

                    O espiritismo fala de muitas coisas tbm…algo deve existir, porque nao pode ter tanta gente ignorante acreditando num Deus que nao existe…

                    • Larissa, eu simpatizo com o budismo, desde que usado como filosofia de vida, não como religião.

                      Não serve para mim me filiar a uma entidade, qualquer que seja ela, com normas fechadas sobre a minha conduta. Eu quero poder fazer o que eu achar certo e não o que aquela entidade me diz que é certo. Acho que se Deus existe, ele deve compreender isso e não se importar muito se você é adepto da religião A ou B.

            • Desculpe me intrometer, mas reconheço esse mal necessário para a moral para as pessoas. Num mundo perfeito as informação e cultura chegaria a todas as pessoas, mas não é, e esse acaba sendo o papel da religião.

              Religião conforta e serve de guia a pessoas que não teriam acesso a certos padrões éticos de outra forma. Para pessoas a ‘ciência não chega’, a medicina não pode ser paga, etc. Concordo com tudo isso.

              Mas tem de admitir que possam existir pessoas que não precisam disso e que religião é uma espécie de muleta, e que esse lance de religião e Deus pra fazer a pessoa fazer coisas boas é besteira. Uma exemplo simples é o fato de que deve existir mais religiosos fervorosos em presidios do que em igrejas.

              O que acha?

              • Sinceramente Hugo…. eu nao posso dizer o que eh melhor para as pessoas. O que posso fazer eh falar sobre as minhas experiencias e que se alguem estiver buscando algo como eu estava…procurar se aprofundar.
                Talvez haja tanto nos presidios porque eh exatamente la onde ha gente mais necessitada…nao sei, porque o arrependimento eh algo muito intimo, que so a propria pessoa sabe se eh sincero ou nao.

                Eu sei que ha muito charlatanismo. Cabe a cada um perceber o que eh verdadeiro e se protejer. Tenho medo de gente muito bitolada seja no que for, ate mesmo no ateismo ou na religiao…porque geralmente as pessoas extremistas sao as que mais julgam erroneamente.

                Eh muito mais facil viver uma vida sem regras… onde nao existe pecado e vc faz o que te da na telha… mas as consequencias sempre vem.Tudo que vc faz pra uma pessoa, vc paga aqui mesmo nesse mundo.

                O que te falo eh que nao tem preco que pague o sorriso de uma pessoa quando te agradece de algo….nao tem….eh contagiante. Eu sou uma apaixonada pelo ser humano!! Existe tanta gente boa e incrivel no mundo que compensa o resto. Acho que talvez seja essa minha explicacao para a compaixao de Deus conosco.

                Eu nao acho que eh um mal…. acho que como tudo que existe, tem gente que exagera e passa dos limites…

    • Até que estava demorando que uma “cadê seu deus” fosse uma aspirante ao Troféu Pilha de comentários, se bem que o ano está só começando.

      Não sei se vamos ter mais tópicos na faixa das centenas de comentários aqui, até porque o ano tá só começando.

      A aguardar.

  • ….bom, apesar de algumas baixarias, umas coisas sem sentidos e outros que falaram muito mesmo sem dizer nada…o post finalizou com mais de 120 comentarios!! Sucesso!!

    Quero comentar que acho totalmente careta tentar convecer as pessoas de acreditarem no que você acredita. Você não quer acreditar em Deus??? Falou amigão, problema é seu… mas nem por isso vou deixar de falar o que penso. Da mesma forma que as pessoas que são ateias pordem colocar o ponto de vista e argumentar.

    O que percebi aqui é que os ateus são muito mais resistentes à religião do que um cristão. Ja levam pra baixaria e tratam como se isso fosse uma doença cerebral. Muito coerente.
    Escrevi linhas e linhas de argumentos em resposta ao Somir e o mesmo colocou seus argumentos nas minhas respostas. Isso quer dizer debater…Tá Carol??!! Fica a dica.

    Chamar o outro disso e daquilo nunca levou e nem levará ninguem a lugar nenhum…
    Dica para suas vidas!!

    Essa galera que tem necessidade de colocar palavrao no Nick por que acha ¨Cool¨….nao eh Cool…como que alguem quer ser escutado tendo como nomes: Comedor de br…fuck num sei que….??!!

    O que na verdade me dispus a falar e que nem o Pastor Vagner entendeu…é que eu sou uma pessoa normal, que trabalha, estuda, faz burrices, se diverte….mas que acredita que a vida é muito melhor quando cuidamos do nosso espírito e procuramos conhecer nossa escencia que é Deus.

    Nao precisa acreditar em nada, mas eu digo que Deus é sim o mais importante. Ninguém lavou meu cérebro nem nada disso…mas quando eu estive sozinha sem nenhum amigo por perto, precisando de um milagre…quando todos falavam que nada iria acontecer como eu queria, quando eu achava que estava tudo perdido…esse milagre acontecia.
    Voce nao esta vendo minha cara, consequentemente eu nao tenho razao pra mentir.
    Se voce nao quer acreditar…direito seu…mas pelo menos pode deixar o direito de duvidar e tentar ter essa experiÊncia com Deus. Porque se pra vcs ele não existe, nada vai acontecer…Né verdade????

    Eu te desafio…tenta. Coloque algo em seu coração que só você saiba e fale com ele em oração…Peça um sinal…deixe que ele entre nem que seja uma única vez…

    …então depois de tentar e nada acontecer… você vem aqui com autoridade e fale o que quiser. Porque para aceitar a Deus independente de religião, tem que ter coragem.

    Was my pleasure!! bye…

    • Ai gente… tou emocionada… Fui citada nominalmente!!!! I win! (voz de video-game – Street Fighter???)

      Sally, desculpa… eu te ajudo em outro post durante o ano. Mas não dá para deixar passar uma homenagem dessas… :)

      Obrigada Larissa, continue. Make my day. (<- filme! "Fica a dica".)

    • “Quero comentar que acho totalmente careta tentar convecer as pessoas de acreditarem no que você acredita.”

      Algumas frases depois…

      “Eu te desafio…tenta. Coloque algo em seu coração que só você saiba e fale com ele em oração…Peça um sinal…deixe que ele entre nem que seja uma única vez…”

      É PÓS-conceito mesmo…

  • anônimo desoficial

    completando…
    …tão óbvias quanto da cobra falante e Eva e Adão serem mentiras.

    Sally,
    obrigado pelo vaco, quando precisar?

  • Claro que a biblia tem algumas coisas meio absurdas. Mas tudo tem contexto. Temos de avaliar a época. Algumas coisas sõa pra ser lidas literalmente e outras não. E pra saber a diferença, é só deixar Deus guiar.

    Quem precisa de hipocampo enorme quando tem um poder assim ao seu lado hein?

    Fiquem com Deus que criou o Homem. O homem que pecou e a a partir daí todo mundo que foi criado depois dele tem o mesmo pecado. Aí Deus Pega uma virgenzinha de 15 anos casada, engravida ela com ele mesmo dentro da barriga dela, aí ele nasce e se sacrifica em seu próprio nome para salvar o homem do pecado que ele mesmo inventou.

    Mas tudo pelo nosso bem e porque ele nos ama. Deviam ser mais gratos.

    Aff.

  • anônimo desoficial

    ”Discordo. A ciência existe para esclarecer, o que acontece é que existe mesmo muito além do que já sabemos. E mesmo o que achamos garantido pode ser desprovado no futuro. Ciência se adapta, evolui e acha o máximo quando descobre que está errada, já que até mesmo quebrar a cara significa ter aprendido algo novo. Conhecimento solidificado por experiência e método científico não é questão de crença, é verificável e reprodutível. Se a ciência descobre que radioatividade vai te deixar com câncer, não adianta “escolher acreditar” que não vai.”

    OOOOOHHHH,
    só falta vc passar a usar esta frase (muito bem escrita diga-se de passagem) para outros temas mais SENSÉVEIS.
    pq se não, é hipocrisia medonha, só pra passar de bonzão…
    obs.: isto não é um ataque a vc, só uma apreciação de coisas mais do que óbvias, tão óbvias quanto da cobra falante e Eva e Adão.

  • Queria agradecer a todos pelos comentarios construtivos!!

    Nao estava mais presente durante o resto da conversa porque fui fazer algo melhor da vida….

    Nao acho que tenho o poder de convencer mas se consigo fazer com que as pessoas argumentem e questionem….ja é algo muito legal!!
    Afinal essa é a intenção do blog….verdade?!

    Acho que todo mundo tem que buscar ser feliz e fazer o bem independente da religião.

    O mundo é o espelho e nos devolve exatamente o que damos a ele.

    Saludos!!

    • Sim. Graças aos seus comentários o pessoal aqui questionou bastante.

      Mas não foi exatamente sobre se religião é algo bom ou não…

      De resto, vejo que esta no caminho certo. Principalmente quando diz: “Acho que todo mundo tem que buscar ser feliz e fazer o bem independente da religião.” só acrescentaria “independente de religião…ou a falta dela”. Fecharia com chave de ouro.

      Bejones.

  • Não preciso mais responder ninguem, nem provar meu ponto. Deus fará isso!

    Estou inclusive rezando neste momento pra fazer isso acontecer.

    Voces não perdem por esperar. AH HA HA HA HA!

  • “Para o vulgo ignorante, todo fenômeno cuja causa seja desconhecida passa por sobrenatural, maravilhoso e miraculoso; uma vez encontrada a causa, reconhece-se que o fenômeno, por muito extraordinário que pareça, mais não é do que aplicação de uma lei da Natureza. Assim, o circulo dos fatos sobrenaturais se restringe à medida que o da Ciência se alarga.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXI)

    • Por um lado isso poderia até ser um pensamento cientifista, mas por outro pode ser um mea-culpa dos religiosos para “justificar” a não ocorrencia do sobrenatural.

      Lembremos que o espiritismo é uma doutrina relativamente recente, sendo quase tão contemporânea quanto a cientologia.

  • MASNEMFODENDO que o Somir vai me tirar o Prêmio Pilha de quantidade de comentários 2012!

    Só vim aqui humildemente dizer que eu super curti a atitude da Larissa de gastar muitas linhas e muito tempo que poderia ser usado passeando, conversando com amigos, beijando na boca ou lendo um livro para convencer pessoas que não tem o menor interesse em uma crença pessoal dela.

    Larissa, faz um favor? Passa aqui amanhã na minha postagem e me prestigia também? Tá, meu tema é menos profundo, mas em tese, eu também devo ser filha de Deus, né? Mereço essa moral. Vai pensando em um bom argumento para contestar meu tema: é inconveniente mijar no meio da rua.

    Te aguardo.
    beijos

    • Sally sera um prazer!!!
      Na verdade estava matando o tempo para ir pra casa….
      Sabe esses dias que o trabalho ja acabou mas tem que esperar para passar o carta ode ponto?! Pois é…

      Eu sempre leio o Desfavor mas nem sempre tenho tempo de comentar.
      Nao quis convencer ninguem…acho meio impossivel por aqui… minha intençao foi questionar e ver a reaçao das pessoas.

      Beijos!!

      Logo ja nao pude comentar porque como vc disse…. fui fazer algo melhor da minha vida…. (Escrevo estas palavras enquanto tomo meu cafe da manha…)

      • Já escrevi demais por aqui, mas adorei o “Escrevo estas palavras enquanto tomo meu cafe da manha…” – é o novo “Enviado do meu iPhone.”

  • A Larissa roubou a cena, heim?
    Não parem! Vamos chegar aos 100 coments…
    Alô, você! Vamos a parcial:
    Larissa 10 X 0 Hipocampo

  • As respostas do Somir valeram muito mais a pena do que o texto. Me diverti horrores. Valeu Somir!

    Ps.: Ta aí uma coisa linda. Religioso pede tolerância, mas não pode ver um ateu que vai lá torrar a paciência e tentar, de certa forma, evangelizar o vivente.

    Maaas, continuem, crianças…
    @__________@

  • Por que uma pessoa com mestrado, bacharel, doutorado e o caralho a 4, não consegue escrever corretamente? Ah, só pode ser obra de “Deus” mesmo.

    • Porque a criatura esta escrevendo de um Iphone e rapido pro chefe nao pega-la de surpresa, sem tempo para rever a concordancia…

      Na proxima vez eu capricho mais ta?

      ps: paciencia é uma forma de caridade.

        • e o que tem haver uma coisa com a outra?
          ou você acha que na Europa todo mundo vive largado e trabalha em casa??

          Mestrado = mais conhecimento
          Mestrado diferente de ganhar na loteria.

  • Credo que papo bravo!! Pelo rumo das discução vcs estão todos com o hipocampo atrofiado. Vou vadiar que eu ganho mais .Beijundas. (bocejando)

  • Ontem na faculdade estavamos fazendo debates sobre assuntos “polêmicos”, ai tinha uma menina que estava contra o casamento gay porque “deus criou um homem e uma mulher então duas pessoas do mesmo sexo se casarem não é natural”, queria arrancar a cabeça dela. Como pode pessoas racionais acreditarem em Adão e Eva e a cobra falante e toda aquela bosta? Pfff, quero ser desbatizada JA!

    • E se a 02 neurônio soubesse ler, veria que em Gênesis 2:21-22 na verdade se tem a referência a tirar a “costela” de “Adão”.

      Pela descrição, podemos entender por analogia que na verdade, o “Adão” biblico era na verdade um ser do sexo feminino. Em suma, uma mulher.

  • Ateus da ciência e religiosos: Recebi esse link por email e pensei que fosse hoax, mas como pode ser verdade? A menina nasceu só sem o rosto ou sem o cérebro também? Os médicos deram horas de vida e ela está com mais de 2 anos. Como vai ser? Ela vai se tornar uma adulta desse jeito? Queria saber o que vcs dizem disso. Pra variar só falam em Deus no vídeo, que é dádiva de Deus e o kct.

    http://www.youtube.com/watch?v=gXlnYR9S-0w

    • Deus nos presenteia com várias crianças completamente deformadas, todos os dias. Sem cérebro não pode estar, porque sem cérebro = sem vida.

      E os comentários do vídeo são de doer:

      “as vezes deus tras no mundo pessoas como ela pra mostrar para nois. e nao relamar da vida”

      Religião!

      • Pra variar, um programa sensacionalista de auditório onde pipoca esse tipo de apelo… Vai saber se não é fraude. ;)

        Desculpem… Rosto deformado é compreensível, mas sem rosto?! Disfarça ai, mas por pior que seja, a criança tem um rosto, nem que seja meras reentrâncias para a narina e para a boca… Se não tivesse, estaria morta ou numa hipotese benevolente, em uma UTI da vida.

  • As pessoas confundem muito humildade e com ser cristao.

    Muita gente acha que porque quem tem uma religiao, tem que abaixar a cabeca para os outros cagarem em cima…. Eu hein! Onde esse mundo vai parar?!

    Sou crista mas nao sou pinico de ninguem….

    • Concordo que o cristao nao deva baixar a cabeca e se fazer de pinico, mas, senhorita, Deus certamente dispensaria esse linguajar chulo em Sua defesa. O milagre que Ele operou em sua vida deve ter sido tao grande e maravilhoso que lhe tolheu momentaneamente o juizo e o controle sobre as emocoes para que viesse falar com tanta ira, caindo facil na armadilha deste pessoal. A senhorita esta melhorando seus argumentos na medida em que se acalma mas, francamente, suas postagens iniciais reforcaram a postura esperada da figura caricata do ‘crente’.

      Por favor, como cristao, repense sua abordagem. E possivel defende-Lo discutindo com civilidade e educacao, tal qual o fiz com Marciel e mesmo a dona deste blog.

      Marciel, espero que tenha tido um bom ano novo. Cresca, prospere, busque a desforra contra aqueles que tentaram te machucar de maneira digna.

      • Verdade Pastor….

        Posso melhorar…sempre….
        Porem nao acredito que eu tenha que me fazer de algo que eu nao sou para defender meu ponto de vista. Nao eh porque se é cristao, que se é santo…
        Estou longe de ser e aprendendo muito dia a dia.

        Nao estava discutindo com ira….longe disso.
        Estava discutindo com um certo tom de ironia e sarcasmo.
        Porque os argumentos sao engraçadissimos!!

        Obrigada pelos conselhos, vou levar em conta.
        :)

        • Larissa, a partir do momento em que voce se disse crista, voce se avocou da defesa Dele. Esse e um assunto serio, e lamento ver que voce o utilizou para fomentar um debate nada construtivo e, pior ainda, so para passar o tempo ate dar a hora de largar o trabalho e ir para casa. Uso futil do seu tempo de trabalho.

          Concordo que nao temos que ser santos, mas muito menos sermos pessoas que ostentam com orgulho “beber, sair para caramba, fazer e falar merda”. Da a impressao que Deus e so mais uma coisa na sua vida. Nao a Coisa. Aqui voce disse que Deus a havia curado. Se assim foi, o que voce faz com essa segunda chance? Perde seu tempo lendo um blog que nao de hoje e uma ofensa a Deus. E, pior, conclama os outros a serem cristaos quando voce esta longe de ser um exemplo, tanto pessoal quanto profissionalmente.

          Se voce vem acompanhando o blog, minha missao aqui e meramente tentar auxiliar o marciel, a pedido de pessoas proximas dele que me trouxeram aqui. So isso. Quando ele diminuir a participacao dele em coisas inuteis e passar a ter uma vida construtiva, sairei daqui..

          Por fim, faco um pedido. Voce tem todo o direito de defender sua fe. Mas modere seu linguajar e, se nao conseguir, nao envolva Deus nele.

          • Me desculpe Pastor…mas o senhor nao me conhece e nao sabe nada da minha vida.
            Em nenhum momente desrespeitei a Deus…muito pelo contrario. Se assim fosse nao havia recebido tantas criticas.
            Falei a verdade….e o senhor como cristao deve saber que nao cabe a voce julgar e sim a Deus. Ele sim sabe de todas as coisas!!

            Eu nao vou mentir e dizer que nao saio, que nao me divirto…faço tudo com moderaçao…e nao acho que ninguem tenha vindo ao mundo pra ser múmia…
            Sobre isso poderiamos discutir por horas.

            Acho que pensamentos extremistas como o seu, de proibiçao faz com que as pessoas pensem que a vida com Deus é uma vida triste…. e não é bem assim. Ele é meu guia e melhor amigo…

            Nao é porque eu decidi ler o Blog para passar os meus 20 minutos finais de trabalho signifique que eu trato minha crença como brincadeira ou que sou menos profissional…. Totalmente fora de foco o seu comentario. Meu linguajar nao tem nada demais…porque estou tratando com pessoas de uma forma informal…nao estava trantando nem com o senhor e nem com Deus.

            Como vou ostentar algo em uma pagina que nao conheço ninguem e ninguem me conhece???
            Você esta perdendo seu tempo comigo, podendo estar falando algo util para o resto do grupo, que acredito precisa muito mais de sabias palavras do que eu.

            Nao fui curada de nada…nao falei de nenhum testemunho meu aqui…mais uma vez, o senhor nao me conhece e com todo respeito, o senhor tem que teer mais sabedoria em sua palavras, por sua forma julgadora e agressiva de abordagem gera um resultado negativo…e nao positivo como creio que o senhor deseja.

            • Larissa, respeita o pastoooooorrrr [fazendo a mesma voz de “respeita a puliça”]. E para de desfalar o que vc mesma fala, caramba… Até eu já não sei se vc passou ou não pela tal experiência que vc queria respeito. Ou não foi vc que falou disso pro Somir???

              “conclama os outros a serem cristaos quando voce esta longe de ser um exemplo, tanto pessoal quanto profissionalmente.”

              Sem mais a acrescentar. É o que eu acho de 90% das pessoas que se dizem seguidores de alguma religião. Especialmente os não-praticantes e os praticantes-quando-convém, como parece ser o caso…

              • Disse que não fui curada…Passei outros tipos de experiencias.

                Sim sou praticante fiel.

                Não sou quando me convém…
                Porque acredito que todos somos morada do espírito de Deus e procuro respeitar meu corpo e minha vida, como morada de DEus.
                Disse e repito. Não sou santa e nunca fui…mas procura crescer e evoluir dentro das minhas limitações como pessoa.

                Você é sempre muito agressiva nos seus comentários.
                Não é nem ironica e nem sarcastica. Só agressiva.
                Duvido que você receba o metade do amor que gostaria de receber ou que Deus poderia ter dar…. reveja seus conceitos. Fica na onda de todo mundo, mas quando a gente se encontra sozinho, só ele para nos ajudar… os amigos correm. Correm quando voce nao tem dinheiro, correm quando voce tem problema e homem nao gosta de mulher com problema….
                O espaço esta aberto para que voce continue com suas criticas construtivas….

                @Sally Gosto muito dos textos do Processa eu!!
                São muito bons….esses cansam muito pq os comentarios sao muito repetitivos e evasivos.

                • Larissa, uma dúvida sincera sem nenhum cunho provocativo: você acha que postagens ofensivas como o Processa Eu são compatíveis com a filosofia da sua religião?

                  É mera curiosidade mesmo.

                  • Depende de quem…
                    Por exemplo, gostei muito de ler sobre o Che Guevara, Fidel Castro, Caetano e outras figuras que às vezes temos uma idéia de pessoa e que vocês com o trabalho de pesquisa, nos deixa com uma interrogação como: Opa! Então não é bem assim…

                    Acho be mescrito, engraçado, interessante…

                    Porém, quando me sinto ofendida por ser cristã tento argumentar porque não gosto de ¨ser cristã quando me convém¨ como disse a outra… Defendo o Deus que eu sirvo sem apologia e a minha maneira…. O problema é que quando entra a baixaria, falta de elaboração nos argumentos e burrice propriamente dita… me falta um pouco de pacência…

                    Sou cristã mas sou como uma pessoa qualquer… porém minha vida é melhor assim. Deus é o que me fortalece porque todos nós temos muitas fraquezas, medos, angústias… e tem coisas que o mundo realmente não pode te dar… é algo que na minha humilde opinião, temos que buscar… enfim….

                    Se leio o seu Blog é porque valorizo as pessoas, o seu trabalho e principalmente o talento para alguma coisa….e vocês têm talento para escrever… Se concordo ou não, aí é outra coisa. Não bitolada e gosto de saber o que acontece ao meu redor.

                    • “Depende de quem”

                      Tipo, o problema não é ofender e sim a quem se ofende?

                      Eu particularmente não acho ofensivo nada do que escrevo, até porque frequentemente escrevemos sobre nós mesmos. Existe um processa eu sobre a gente, outro sobre o blog e outro sobre os leitores.

                      Pergunta ignorante: Cristão tem que seguir aqueles blá blá blá de não suar método anticoncepcional, não fazer sexo antes do casamento ou isso é só para católicos? Sou muito ignorante no assunto, só fui ler a bíblia depois dos 30 anos de idade e mesmo assim, doeu.

                • “Você é sempre muito agressiva nos seus comentários.” – projeção, Freud explica…

                  “Duvido que você receba o metade do amor que gostaria de receber ou que Deus poderia ter dar…. ” + “o senhor nao me conhece e nao sabe nada da minha vida.” = :S

          • Nunca tenho nada a dizer mesmo… gosto de passar aqui só para encher o saco do pessoal internet-serious-business-tenho-uma-vida-tão-maravilhosa-que-preciso-divulgar-no-meu-iphone.

            De forma geral qdo tenho “algo” para dizer tenho amigos de verdade para escutar…

            • Não existe criatura nesse mundo que tenha uma vida maravilhosa e sem problemas….nem mesmo você eu aposto….

              Os comentarios chegam no meu email, por isso contesto…

  • A parte mais engraçada: o hipocampo não tem relação com a inteligência do indivíduo. Pelo menos não relação fundamental.

    O hipocampo é responsável pela memória, faz parte do sistema de controle das emoções e tem função na navegação do indivíduo. Mesmo que a religião atrofiasse o coitado, geraria uma pessoa esquecida, sem controle emocional e desastrada, mas não necessariamente burra ou sem capacidade de raciocínio.

    É importante dizer isso pra evitar que mais religiosos venham aqui dizer: “Opa, eu não sou burro não, tenho o hipocampo desenvolvido”. Não é burro não, sei, sei…

    Concordo que a ciência não deva tentar provar que a religião emburrece ou coisa assim. Provar que a religião emburrece é a mesma coisa que provar que o céu é azul: quem olha, vê. Quem anda de cabeça abaixada, não percebe.

    Se cientistas querem estudar os efeitos da religião no cérebro, era interessante que tentassem perceber como a religião é capaz de justificar dezenas de absurdos que transgridem a ética pessoal de um indivíduo sem que ele perceba.

    Ou tentar explicar as razões para a necessidade desesperada de crença num ser superior e como podemos usar isso para controle de massa. Útil também.

    • Quer dizer não adianta nada fazer de conta que não lí. O hipocampo é sim fundamental para o raciocínio, o equilíbrio emocional é fundamental para o raciocínio, a memória relativamente ao que acontece a curto prazo é fundamental para o raciocínio e a falta dela também, as reações químicas do hipocampo são fundamentais quando existe “equilíbrio” e o hipocampo além do mais é responsável por um milhão de outras coisas que deixariam uma pessoa doente pela falta delas.

  • Eu ia até escrever um comentário pertinente, mas tá tão melhor ler os comentários religiosos que vou ali pegar pipoca e coca cola, por que pelo visto vai render…

    • É estranho quando você vê que alguém comentou o que você ia comentar…

      *relaxa e come um pouco de pipoca*

      • Ô Paulo Coelho, traz mais pipoca, pq a minha acabou e o babado ainda tá rendendo…

        Tá ótimo ler os comentários, vou ficar só assistindo…

  • Larissa = KKKKK GRIPE SUÍNA sem o poder de síntese.

    Quanto ao texto, tambem existe a possibilidade lógica de quem desenvolve esta atrofia começa a se sentir mais religioso e não o contrário (não que tenha afirmado isso).

  • Boa postagem. Vai brotar bastante religioso retardado por aqui, promete ser divertido :).
    (Já está sendo, dizer que você “escolhe” acreditar na ciência e não na religião.. existe uma coisa chamada LÓGICA, não é questão de “acreditar”…)
    Tenho passado madrugadas assistindo The Atheist Experience (http://www.ustream.tv/channel/the-atheist-experience), um programa BOM pra caralho em que volta e meia rola um religion bashing sinistro.
    E pra qualquer pessoa que pede “respeito” pela fé dela e etc eu mando esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xeHlwp5qSTM -> chute na boca do estômago, epic shit.

      • comedor do cu cristao da larissa

        Falou a vadia que usou citacao de teilhard de chardin. Tem que se apoiar em citacoes para dar sua resposta, sua vadia de merda?

    • The Atheist Experience, um clássico…

      Mas qnd pedem respeito pela fé eu geralmente mando aquele manjado mas mesmo assim ótimo do George Carlin, Religion is Bullshit…

  • Sério, estou me divertindo com a polêmica. Ainda bem que apareceu um exemplar de religioso médio para botar lenha na fogueira.

    Adoro o Desfavor! Aliás, acho que a República Impopular do Desfavor poderia iniciar um movimento separatista.

  • bibliotecário

    Uma coisa que percebi só depois de entrar numa universidade de respeito foi a necessidade de se buscar as fontes originais de determinado estudo. Como uma cerumana disse, os ateus acreditariam em qualquer porcaria que venham com “estudo científico”, “pesquisas revelam”, “estudos indicam”, entre outros… Isso não é coisa de ateu, sim de gente idiota.

    Confiar num estudo ou pesquisa (como queiram chamar) científicos irreflexivamente é emular as ações de um religioso na ciência; é um fanatismo diferente. Compreender como funciona o método científico e avaliar como este é empregado nas pesquisas da vida já separaria muito lixo da ciência de verdade.

    Um outro aspecto interessante de confiabilidade científica são as informações coletadas nos bastidores da ciência. Pra isso contatos são necessários, o que hoje em dia não é difícil… O que tem de “roubo de ideias” (plágio), pesquisas boicotadas (pelos próprios colegas…), calúnias e outras “picuinhas científicas”, é surpreendente. Conteúdo relevante se perde, pois ser escroto não é uma característica exclusiva dos burros.

    • Hahaha adorei o é coisa de “gente idiota”. Por aí mesmo… Se apegar a estudo científico como se fosse algo imutável é coisa de quem lê o caderno “Equilibrio” na Folha e acha que é ciência. Tem gente idiota em tudo que é segmento, mas de forma geral quem aprende a questionar uma área da vida (que pode ser a da religião), aprende a ter um olhar mais crítico sobre outras coisas.

      • Lichia, infelizmente perdi o original, vitima de um virus no hd do meu antigo micro. E praticamente apaguei todas as mensagens enviadas para sally e somir desde 2009. Que pena.

  • anônimo desoficial

    ”Como por exemplo o caso óbvio dos macacos…que nós evolímos deles e bla bla bla… e até hoje não vi nenhuma comunidade de Gorila evoluindo e pegando o buzão pra voltar pra floresta.”

    Vejo vááários, huahuahuahua.

    Sally,
    me responde uma dúvida: vc é atéia pq a espiritualidade ainda não foi provado ou pq simplesmente não acredita?
    Pq tem essa diferença dentre os ateus, o ateu que acredita só naquilo que é provado pela ciência e aquele que não acredita em nada.

  • Achei muito boa a sua análise crítica sobre O ARTIGO em si. Fiquei com vontade de ler as suas outras postagens que falam de método cientifico. Quanto ao restante da postagem, se acreditar ou não em Deuses: cada um no seu quadrado.

  • Do mesmo jeito que você pode sacanear dizendo que quem acredita em Deus tem um hipocampo atrofiado…Posso te sacanear e dizer que você tem problemas seríssimos em acreditar em tudo que se publica e na ciência.

    Como por exemplo o caso óbvio dos macacos…que nós evolímos deles e bla bla bla… e até hoje não vi nenhuma comunidade de Gorila evoluindo e pegando o buzão pra voltar pra floresta.

    A ciência tal qual como a religião está aí para confundir e cada um acredita no que achar melhor. Que existe coisas muito além desse mundo, ah isso existe.

    Frase de um ateu:

    “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.

    Teilhard de Chardin”

    Não acredito em religião perfeita, mas poucas coisas param o ser humano de ser um animal irracional, fuder como um cachorro, roubar e matar como um lobo….que o temor à Deus. O que te faria ser uma boa pessoa? Porque é legal? Porque é educado? Porque vocÊ teria que obedecer? porque têm leis? e porque existem leis? e de onde vem o que é certo e é errado? e se matar pra pegar algo que eu não tenho, no meu entender eu julgar correto? Porque serei castigado? Porque existe o bem e o mal? Porque eu tenho que amar meu proximo e trata-lo com respeito? Porque quem planta colhe? Quem determina isso? Porque existe tanta gente com dinheiro e infeliz? Porque existem tantas pessoas que largam tudo para encontrar o que Deus, Jesus, o cosmos ou o que seja dá? Porque pessoas que foram um ser desprezível se encontraram dentro de alguma religião??

    Não existe perfeição no mundo. Não existe religião perfeita e sempre irá existir gente doida para deturpar tudo…. como deturpar a mensagem da biblia, a mensagem da igreja seja qual for, estuprar uma ovelha, se masturbar com uma garrafa…dentro e fora da religião, pegar criancinhas e por aí vai….

    O que te faz uma pessoa melhor não é a igreja, mas a mensagem que ela pode te transmitir… a mensagem de amor.

    Voce de verdade acredita que veio aqui nesse mundo pra crescer, ralar, trabalhar e morrer??? Você ja tentou perceber as mensagens e lições de vida do cotidiano?? em ajudar o outro?? ter compaixão?? Ser bom??? Olhar alguém na rua com dificuldade e se oferecer antes que te peçam?? Jà pensou em sentimentos como solidariedade, perdão??

    Não pode perdoar quem não acredita em algo superior…porque o perdão é divino, é superior…

    Muita gente pira o cabeçao com extraterrestre, com sexo, com remédios, com malhação, com musica…são simplesmente outras formas de adoração porém que não te ensinam nada, só colocam sua atenção para algo de vazio que se leva dentro. Há exageros em toda parte é o que quero dizer.

    Essa de hipocampo…pfffff….Caguei!

    Você sabe o que é chorar sentindo uma extrema energia boa tomando conta do seu corpo, te aliviando… VocÊ até pode fazer todas as piadas que quiser… Isso é quando você conversa com Deus, se ajoelha, entra em contato com seu eu, seu coração (porque é aí que ele vive) e de repente vem um alìvio e uma sensação de que vocÊ nao esta sozinho.
    Pode fazer piada… mas tenho pena de vocÊ e do seu hipocampo se algo tão lindo como isso ainda nao te passou….Cantar uma musica pra Deus e no meio do estribilho as lagrimas virem aos seus olhos devido tamanha sensação de amor.

    Somir…eu saio pra caramba, bebo, vou pra balada, namoro, faço merda, falo merda, viajei o mundo, moro fora…e te digo uma coisa…Se não é a presença de Deus forte e necessária em minha vida..nem sei!! Quantas demonstrações de amor, de poder e de coisas impossíveis em minha vida…. coisas que não teriam nenhuma explicação humana.

    Não porque ele me ama mais que os outros… simplesmente porque meu coração esta aberto para Deus, para o seu amor, para me guiar e me ensinar, pois nem sempre sei o que é melhor pra mim.

    As coisas de Deus são muito simples e ele só entra onde é convidado…
    Que um dia vocÊ tenha coragem de deixa-lo entrar e te provar…
    Porque fazer piada é facil…Isso todo mundo faz…

    Beijos e fique com Deus ;O)

      • O exemplo que eu quis dar foi bastante chucro eu sei…

        Acredito que o ser humano evoluiu sim em vários ambitos e aspectos, porém não acredito que eu tenha surgido de uma ameba que evoluiu num lago depois de uma explosão de meteoros…

        É um direito meu…eu não acredito em muitas coisasporque acho que muito do que existe no mundo é um misterio onde os cientistas acertam muito e em alguns casos tentam adivinhar. Há coisas que simplesmente ainda não foi descoberta as explicações… Agora pode falar que eu tbm tenho o meu hipocampo atrofiado porque eu não acho que evoluí da ameba ou do king kong… :OP

        • Senhora…não tem essa de acreditar não, mas sim ser minimamente racional de estar de acordo com a posição que apresenta mais evidências que vai de encontro com a verdade.

          Claro que você tem todo direto de acreditar no que quiser, seja em aliens que se disfarçam de homens ou em dinossauros voadores. E pague o ônus de sua “escolha”, como se acreditar fosse questão de escolha…é cada uma viu.

          • Senhor Fucked…. e quem aqui disse o contrario. O que falo é sobre as intensas críticas a quem acredita em Deus como se fossemos deficientes de metade do cerebro…. Cada um faz o que quer…com certeza. Não existe verdade única e muito menos sou dona dela (pobre de mim…) Porém acho errado você acredita em evidências científicas e se eu te dizer que passei por uma experiência espiritual, que me curou…você me tirar de tempo…
            O problema é que o mundo tá cheio de São Tomé que tem que ver pra crer…
            Pra você conseguir um objetivo, voce tem que ter persistencia, lutar, fazer por onde, trabalhar e principalmente ter FÉ…acreditar que se vc fizer tudo isso, vai dar certo ou é melhor nem começar.
            A questão é de FÉ… e isso não ha mundo cientifico que prove que exista, mas ha um mundo cientifico que prova que pessoas com alto indice de FÉ se curam mais rapido, por exemplo…

            • Fé é placebo…por isso pode curar. E que conversa é essa que fé é a pricipal coisa para se conseguir algo? Você sabe qual o significado de fé? Acreditar em algo sem provas pelo simples desejo de ser verdade…isso é bom aonde?

              Acho que está trocando as bolas, dando nome errado aos bois

      • foi a mesma coisa pra mim!!! mas não tinha tempo pra responder. Tava torcendo para o Somir vir responder e vou poder saborear agora as respostas dele :D

      • Eu ia comentar exatamente essa frase! Pqp!!! Vai estudar antes de sair falando!

        Essa ai nao fez nem ensino medio.

    • Do mesmo jeito que você pode sacanear dizendo que quem acredita em Deus tem um hipocampo atrofiado…Posso te sacanear e dizer que você tem problemas seríssimos em acreditar em tudo que se publica e na ciência.

      Podemos muita coisa… Eu posso apontar, por exemplo, que você perdeu toda a parte do texto dedicada a dizer que precisamos tomar cuidado ao analisar materiais e publicações científicas. Poderia apontar que é seriíssimo começar a discussão boiando na proposta do texto, mas vamos lá…

      Como por exemplo o caso óbvio dos macacos…que nós evolímos deles e bla bla bla… e até hoje não vi nenhuma comunidade de Gorila evoluindo e pegando o buzão pra voltar pra floresta.

      *contando até 10* Eu não seria útil para a humanidade simplesmente te chamando de burra. Então aqui vai: Nunca foi a ideia da evolução que homens descendem diretamente de macacos. Essa é uma informação errônea espalhada para gerar confusão entre as pessoas. Temos antepassados comuns, mas nos separamos há milhões de anos atrás. Humanos nunca foram chimpanzés, gorilas nunca serão humanos.

      A ciência tal qual como a religião está aí para confundir e cada um acredita no que achar melhor. Que existe coisas muito além desse mundo, ah isso existe.

      Discordo. A ciência existe para esclarecer, o que acontece é que existe mesmo muito além do que já sabemos. E mesmo o que achamos garantido pode ser desprovado no futuro. Ciência se adapta, evolui e acha o máximo quando descobre que está errada, já que até mesmo quebrar a cara significa ter aprendido algo novo. Conhecimento solidificado por experiência e método científico não é questão de crença, é verificável e reprodutível. Se a ciência descobre que radioatividade vai te deixar com câncer, não adianta “escolher acreditar” que não vai.

      Frase de um ateu:

      “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.

      Teilhard de Chardin”

      Frase de um religioso:

      “Ou dá ou desce.”

      Edir Macedo.

      Não acredito em religião perfeita, mas poucas coisas param o ser humano de ser um animal irracional, fuder como um cachorro, roubar e matar como um lobo….que o temor à Deus.

      Ameaças são realmente mais simples do que explicações. Controlar os instintos humanos é um caminho lógico para estruturar uma sociedade que aumente nossa qualidade de vida. Discordo que usar um caminho baseado em medo (temor) seja mais eficiente a longo prazo. E triste que você enxergue uma espécie de ditadura cósmica como algo positivo…

      O que te faria ser uma boa pessoa? Porque é legal? Porque é educado?

      Racionalidade. Relações positivas e mutualmente benéficas com outros seres humanos aumentam nosso potencial de sucesso. Uma criança é capaz de perceber isso.

      Porque vocÊ teria que obedecer? porque têm leis? e porque existem leis?

      Porque eventualmente não se pode ter uma relação benéfica para ambas as partes. E também porque uma boa parcela da população mundial não é incentivada a pensar de forma crítica e entender as vantagens de ser mais civilizado e menos egoísta. As religiões adoram bloquear a difusão do conhecimento…

      e de onde vem o que é certo e é errado?

      Experiência acumulada da espécie. Senso de preservação pessoal e social.

      e se matar pra pegar algo que eu não tenho, no meu entender eu julgar correto? Porque serei castigado?

      Porque vivemos numa sociedade baseada em posse. Porque aplicar sanções para as pessoas que causam dano aos outros aumenta nossa própria sensação de segurança.

      Porque existe o bem e o mal?

      Subjetivo. Eles existem como conceitos abstratos da mente humana, e podem tomar formas completamente diferentes de acordo com o ambiente e as pessoas envolvidas.

      Porque eu tenho que amar meu proximo e trata-lo com respeito?

      Você não tem. Mas é muito mais lógico se concentrar em manter relações positivas, lembra?

      Porque quem planta colhe?

      Ação e reação. Conceito básico das leis físicas que regem nosso universo conhecido.

      Quem determina isso?

      O observador.

      Porque existe tanta gente com dinheiro e infeliz?

      Como infelicidade não pode ser traçada com uma causa comum e imutável, milhões de coisas podem ser a resposta. Câncer… câncer deixa uma pessoa infeliz, por exemplo. Sem contar na tendência do ser humano de se enganar que pessoas com maior poder aquisitivo na verdade são menos felizes do que ele(a).

      Não existe perfeição no mundo. Não existe religião perfeita e sempre irá existir gente doida para deturpar tudo…. como deturpar a mensagem da biblia, a mensagem da igreja seja qual for, estuprar uma ovelha, se masturbar com uma garrafa…dentro e fora da religião, pegar criancinhas e por aí vai….

      Concordo. Não se deve generalizar comportamentos baseado nos elementos mais desajustados de um grupo. Porém, em situações onde o problema se repete acima da média de outros grupos, é razoável prever uma conexão.

      E para ser sincero, a mensagem da maioria da religiões é confusa, contraditória e aberta a interpretações horrendas. Os mesmos religiosos que pregam o respeito a uma das leis da bíblia que trata homossexualidade como abominação ignoram completamente as outras regras adjacentes, que sugerem até mesmo apedrejar mulheres menstruadas. Se vai defender a mensagem como um todo, querendo se livrar dos malucos, então vai ter que se livrar das maluquices envolvidas na mensagem.

      O que te faz uma pessoa melhor não é a igreja, mas a mensagem que ela pode te transmitir… a mensagem de amor.

      Amor é uma ótima coisa. Bom-senso idem.

      FIM DA PARTE 1
      Continuo depois…

      • Amei a resposta, mandou bem Somir!

        A propósito, ótimo texto, e serve para nos alertar sobre a superficialidade de algumas conclusões apontadas em revistas super interessantes, não tão científicas. Agora, que a religião é fonte de grandes males no mundo e na saúde das pessoas, isso é. para alguns faz bem, para aqueles que precisam de um sentido para a vida, ou que precisam explicar o inexplicável (explicar com teorias fantasiosas, sobrenaturais e não comprováveis, curioso né)…

        • É fácil ir no bonde da Maria vai com as outras….
          Aqui ninguem procura sentido pra vida nao fia…
          O sentido da minha vida é minha familia, meus amigos e ajudar quem esta ao meu redor, fazendo minha parte como cidadã e ser humano.
          De sobrenatural, so aquele programinha lá da TV a cabo…
          Nem tenho necessidade de explicar nada pra niguém.
          É bom contestar com o Somir, porque ele é um bom desafiante… de que vale a luta se ela não é justa?! Desafiar o hipocampo sempre é bom!!
          A parte de babar o ovo dos outros eu deixo pra voce…beijo linda!!

          • Quanto ao tom da sua resposta, que eu saiba eu não me dirigi a você. Mas que agressividade, moça! Adoro ver um pregador da religião do amor e da bondade ser agressivo de graça com alguém que manifestou opinião contrária à sua. Assim como você defendo a minha opinião (posicionar-se não é ser maria vai com as outras, meu bem) e ao contrário de você não estou com pedras na mão contra quem pensa de forma diferente. Sinto muito se sou esclarecida e racional. Outro beijo pra você, querida, que amor de pessoa gente!

            • Quando voce diz¨: ¨Amei a resposta, mandou bem…¨ é claro que vc se refere a discussao minha e do Somir… Nao se contradiga….
              O fato de ser crista nao me faz santa…nao sou e nunca fui e tao pouco estou com pedras na mao amor… mas sei muito bem me defender.
              Acho hipocresia uma coisa horrenda.
              Nao fiquei agressiva em nehum momento, muito menos ao ver uma opiniao contraria….ao reves, disse que eh muito melhor criar uma discussao onde se aprenda algo (inclusive com vc, porque nao?!) do que ficar nessa de justificar a crença dos outros com frases feitas tipo: ¨que a religião é fonte de grandes males no mundo e na saúde das pessoas, isso é. para alguns faz bem, para aqueles que precisam de um sentido para a vida, ou que precisam explicar o inexplicável ¨

              • Exatamente, eu me dirigi ao Somir, que rebateu um a um de seus “argumentos” brilhantemente. Sim, você não lidou bem com o elogio que fiz à resposta do Somir. Não se irrite dizendo que eu estou “babando ovo” dos outros, ou sou “maria vai com as outras”, tá? Eu acompanho o blog porque gosto, corroboro de muitas das opiniões de Sally e Somir, e costumo elogiar o brilhantismo alheio. Ninguém elogiou sua resposta, né. Entendo. E você, sendo cristã, crente, ou o que for, lê postagens desse tipo por que? Para se sentir atacada e responder tentando evangelizar os outros (quando não é agressiva e irada, digo, sarcástica e irônica)? Não perca seu tempo… Não uso frases feitas, tenho minhas convicções sobre religião e o que ela faz com as pessoas, e não me submeto à lavagem cerebral que você possivelmente sofreu e tenta passar pra frente.

                Ah, já ia esquecendo, “hipocresia” é mesmo uma coisa horrenda.

                Cuidado hein, deus castiga. hahahaha

                • Julia….

                  Eu nao tenho bandeira.
                  Tenho minha crença e não me acho melhor do que ninguem e nem me coloco como santa porque acredito em Deus. Acreditar em DEus não me torna melhor do que ninguem. Você fala com muito sarcasmo porém não sabe entender quando alguém fala com você no mesmo tom.

                  Como já falei…nao é porque sou cristã que minha cabeça é pinico ou que deixo os outros me fazerem de trouxa porque sou humilde… Isso é hipocresia…(vc nao conseguiu captar né?! Tudo bem…)

                  A piadinha…¨cuidado deus castigo¨ – Péssima….

                  Falta muito pra me irritar com alguma coisa…muito menos com pessoas que não conheço…. e que nem mesmo saber argumentar….frases feitas sim…I´m sorry.

      • Nível deprimente essa Larissa. Até aqui no Desfavor tem religioso fraco que acha que a cabecinha limitadíssima dela é a verdade, e oq desconhece é de deus

        • Nivel deprimente é o seu meu bem…que além de tudo vem com esse nick de ¨Fuck Bush¨ achando que é cool…se nem no poder o pobre está mais…
          Nao sou dona de nenhuma verdade e muito menos sou obrigada a concordar com você. Se voce pode colocar seu ponto de vista…eu posso colocar o meu.
          Apelou perdeu zezão!!

          • é pra rir? Posso ir ali rir então? Teu povinho da igreja que acha que se ganha debate sem argumentar…n colocasse 1 argumento, só pseudo ofensa. Esse meu nick talvez seja mais antigo que sua entrada na internet mas tudo bem, deixa quieto ele, n vem ao caso.

      • Do mesmo jeito que você pode sacanear dizendo que quem acredita em Deus tem um hipocampo atrofiado…Posso te sacanear e dizer que você tem problemas seríssimos em acreditar em tudo que se publica e na ciência.

        – Podemos muita coisa… Eu posso apontar, por exemplo, que você perdeu toda a parte do texto dedicada a dizer que precisamos tomar cuidado ao analisar materiais e publicações científicas. Poderia apontar que é seriíssimo começar a discussão boiando na proposta do texto, mas vamos lá…

        Resposta:
        Não perdi nada….entendi muito bem. O que me incomoda é a necessidade desnecessária de criticar quem acredita em Deus.Entao já começo atacando sim e daí?! Exatamente no ponto de onde voê fala: “Mais uma evidência que religião deve mesmo ser tratada feito um distúrbio mental, agora com consequências físicas para reforçar.”
        P.S: Voce mesmo não lê o seu texto….

        Como por exemplo o caso óbvio dos macacos…que nós evoluímos deles e bla bla bla… e até hoje não vi nenhuma comunidade de Gorila evoluindo e pegando o buzão pra voltar pra floresta.

        – *contando até 10* Eu não seria útil para a humanidade simplesmente te chamando de burra. Então aqui vai: Nunca foi a ideia da evolução que homens descendem diretamente de macacos. Essa é uma informação errônea espalhada para gerar confusão entre as pessoas. Temos antepassados comuns, mas nos separamos a milhões de anos atrás. Humanos nunca foram chimpanzés, gorilas nunca serão humanos.

        Resposta:
        Utilizei o exemplo dos macacos de uma forma propositalmente chucra para criticar quem acredita na evolução humana, onde viemos da ameba ou do macaco!! P.S: Você não entendeu o sarcasmo!!

        A ciência tal qual como a religião está aí para confundir e cada um acredita no que achar melhor. Que existe coisas muito além desse mundo, ah isso existe.

        – Discordo. A ciência existe para esclarecer, o que acontece é que existe mesmo muito além do que já sabemos. E mesmo o que achamos garantido pode ser desprovado no futuro. Ciência se adapta, evolui e acha o máximo quando descobre que está errada, já que até mesmo quebrar a cara significa ter aprendido algo novo. Conhecimento solidificado por experiência e método científico não é questão de crença, é verificável e reprodutível. Se a ciência descobre que radioatividade vai te deixar com câncer, não adianta “escolher acreditar” que não vai.

        Resposta:
        Você de assunto…pra não chama de burro. Estou falando que existe um plano espiritual e não estou falando que a ciência, pesquisas e etc são ruins para a humanidade!!

        Frase de um ateu:
        “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.
        Teilhard de Chardin”

        – Frase de um religioso:
        “Ou dá ou desce.”
        Edir Macedo.

        Resposta:
        Típico…. ( Respirando fundo)

        Não acredito em religião perfeita, mas poucas coisas param o ser humano de ser um animal irracional, fuder como um cachorro, roubar e matar como um lobo….que o temor à Deus.

        – Ameaças são realmente mais simples do que explicações. Controlar os instintos humanos é um caminho lógico para estruturar uma sociedade que aumente nossa qualidade de vida. Discordo que usar um caminho baseado em medo (temor) seja mais eficiente a longo prazo. E triste que você enxergue uma espécie de ditadura cósmica como algo positivo…

        Resposta:
        Não estou falando em ditadura…(pra não chamar de burro parte II) Falei que a concepção do amor, de ajudar o próximo, da bondade que em geral se prega através da religião, ajuda com que as pessoas sejam mais conscientes sobre viver em sociedade e tenham valores familiares. Se fosse algo tão óbvio assim, não existiria a maldade, bandido e tantas outras coisas e sentimentos ruins no mundo.

        O que te faria ser uma boa pessoa? Porque é legal? Porque é educado?

        – Racionalidade. Relações positivas e mutualmente benéficas com outros seres humanos aumentam nosso potencial de sucesso. Uma criança é capaz de perceber isso.

        Resposta:
        Uma criança percebe se é educada. Hoje basta ligar a TV pra ver um monte de criança dançando igual adultas danças super sensuais…Vc acha que ela tem noção sobre estar provocando um pedofilo em casa?? Você acha que a mãe tem noção?? É obvio pra voc macaco velho e criado…mas pra muita gente não.

        Porque vocÊ teria que obedecer? porque têm leis? e porque existem leis?

        – Porque eventualmente não se pode ter uma relação benéfica para ambas as partes. E também porque uma boa parcela da população mundial não é incentivada a pensar de forma crítica e entender as vantagens de ser mais civilizado e menos egoísta. As religiões adoram bloquear a difusão do conhecimento…

        Resposta:
        Não é a religião que bloqueia, e seim os lideres de merda…assim como há na política ou o professor bosta da faculdade. Da mesma forma que há lideres religiosos bons, tem merda sobrando tbm!!

        e de onde vem o que é certo e é errado?

        – Experiência acumulada da espécie. Senso de preservação pessoal e social.

        Resposta:
        Sem comentários.

        e se matar pra pegar algo que eu não tenho, no meu entender eu julgar correto? Porque serei castigado?

        – Porque vivemos numa sociedade baseada em posse. Porque aplicar sanções para as pessoas que causam dano aos outros aumenta nossa própria sensação de segurança.

        Resposta:
        O que é seguro pra você pode não significar o mesmo para outros…Falo muito e não falou nada.

        Porque existe o bem e o mal?

        – Subjetivo. Eles existem como conceitos abstratos da mente humana, e podem tomar formas completamente diferentes de acordo com o ambiente e as pessoas envolvidas.

        Resposta:
        Claro…. matar, roubar, estuprar…é subjetivo…depende das pessoas envolvidas…

        Porque eu tenho que amar meu proximo e trata-lo com respeito?

        – Você não tem. Mas é muito mais lógico se concentrar em manter relações positivas, lembra?

        Resposta:
        Logico porque??? É um erro achar que as coisas são obvias para todo mundo. Isso não é instruir…quem pensa assim é muito bom em criticar e muito ruim em ensinar.

        Porque quem planta colhe?

        – Ação e reação. Conceito básico das leis físicas que regem nosso universo conhecido.

        Resposta:
        Pffff…. Isso era um comentário retórico.

        Quem determina isso?

        – O observador.

        Resposta:
        :OP Tem que rir….

        Porque existe tanta gente com dinheiro e infeliz?

        – Como infelicidade não pode ser traçada com uma causa comum e imutável, milhões de coisas podem ser a resposta. Câncer… câncer deixa uma pessoa infeliz, por exemplo. Sem contar na tendência do ser humano de se enganar que pessoas com maior poder aquisitivo na verdade são menos felizes do que ele(a).

        Resposta:
        Vai visitar um manicômio de gente rica e deprimida que tentou se matar mesmo tendo tudo…irao te explicar direitinho…

        Não existe perfeição no mundo. Não existe religião perfeita e sempre irá existir gente doida para deturpar tudo…. como deturpar a mensagem da biblia, a mensagem da igreja seja qual for, estuprar uma ovelha, se masturbar com uma garrafa…dentro e fora da religião, pegar criancinhas e por aí vai….

        – Concordo. Não se deve generalizar comportamentos baseado nos elementos mais desajustados de um grupo. Porém, em situações onde o problema se repete acima da média de outros grupos, é razoável prever uma conexão.
        E para ser sincero, a mensagem da maioria da religiões é confusa, contraditória e aberta a interpretações horrendas. Os mesmos religiosos que pregam o respeito a uma das leis da bíblia que trata homossexualidade como abominação ignoram completamente as outras regras adjacentes, que sugerem até mesmo apedrejar mulheres menstruadas. Se vai defender a mensagem como um todo, querendo se livrar dos malucos, então vai ter que se livrar das maluquices envolvidas na mensagem.

        Resposta:
        Qualquer mensagem pode e deve ser aberta a reflexão. Cada coisa depende dos olhos de quem vê. A bíblia tem vários livros escritos por pessoas que diziam opiniões próprias…como o caso do apedrejamento. Porém, qual foi a reação de Jesus ao apedrejamento da prostituta??????

        O que te faz uma pessoa melhor não é a igreja, mas a mensagem que ela pode te transmitir… a mensagem de amor.

        – Amor é uma ótima coisa. Bom-senso idem.

        Resposta:
        Bom senso aqui sobre meu bem…. Valeu por responder… :O) Gracias muchacho!

        • Utilizei o exemplo dos macacos de uma forma propositalmente chucra para criticar quem acredita na evolução humana, onde viemos da ameba ou do macaco!! P.S: Você não entendeu o sarcasmo!!

          Eu só queria deixar essa parte bem destacada.

        • Porque existe o bem e o mal?

          – Subjetivo. Eles existem como conceitos abstratos da mente humana, e podem tomar formas completamente diferentes de acordo com o ambiente e as pessoas envolvidas.

          Resposta:
          Claro…. matar, roubar, estuprar…é subjetivo…depende das pessoas envolvidas…

          Resposta [2]

          UAHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHUAHUHA

          Tipicamente religioso confundir causas e consequências.

    • Voce de verdade acredita que veio aqui nesse mundo pra crescer, ralar, trabalhar e morrer???

      Não, eu acredito que estou aqui para aprender. O meu sentido da vida é esse. Mas isso é extremamente pessoal. O sentido da vida é o que você quiser que seja.

      Você ja tentou perceber as mensagens e lições de vida do cotidiano?? em ajudar o outro?? ter compaixão?? Ser bom??? Olhar alguém na rua com dificuldade e se oferecer antes que te peçam?? Jà pensou em sentimentos como solidariedade, perdão??

      Tenho a impressão que você está criando uma conexão entre ser ateu e não demonstrar solidariedade, ética ou moralidade. Eu sou humano, portanto, capaz de tudo isso. Demonstra baixíssima educação fazer essa comparação leviana. Não me ofende, mas você deveria ter vergonha…

      Não pode perdoar quem não acredita em algo superior…porque o perdão é divino, é superior…

      Pode sim. A maioria dos ateus pode te dizer isso com a segurança da experiência própria. Não há relação obrigatória entre pensamento supersticioso e propensão ao perdão.

      Muita gente pira o cabeçao com extraterrestre, com sexo, com remédios, com malhação, com musica…são simplesmente outras formas de adoração porém que não te ensinam nada, só colocam sua atenção para algo de vazio que se leva dentro. Há exageros em toda parte é o que quero dizer.

      Quando ficarmos sabendo de uma guerra iniciada por tensões entre gente pirando o cabeção por espécies alienígenas diferentes, ou mesmo quando ninfomaníacos, hipocondríacos, marombeiros e fãs do Iron Maiden começaram a forçar a sociedade a reduzir o nível de difusão de conhecimento humano, podemos aceitar sua comparação. Por enquanto, não. Religião é utilizada de formas extremamente danosas para a sociedade como um todo, independentemente da mensagem original delas. Religião não precisa ser extirpada, mas deve sofrer regulação muito mais severa.

      Essa de hipocampo…pfffff….Caguei!

      Percebi.

      Você sabe o que é chorar sentindo uma extrema energia boa tomando conta do seu corpo, te aliviando… VocÊ até pode fazer todas as piadas que quiser… Isso é quando você conversa com Deus, se ajoelha, entra em contato com seu eu, seu coração (porque é aí que ele vive) e de repente vem um alìvio e uma sensação de que vocÊ nao esta sozinho.

      Isso já foi estudado pela ciência. Você poderia acreditar fervorosamente no Saci-Pererê e ter os mesmos resultados. É o funcionamento básico do cérebro humano, adaptando estímulos sensoriais de uma forma compreensível. Eu mencionei o poder da oração/meditação no texto. Se não for muito incômodo, leia-o.

      Pode fazer piada… mas tenho pena de vocÊ e do seu hipocampo se algo tão lindo como isso ainda nao te passou….Cantar uma musica pra Deus e no meio do estribilho as lagrimas virem aos seus olhos devido tamanha sensação de amor.

      Novamente, os mesmos resultados podem ser conseguidos com abstrações diferentes. Não precisa ser o seu deus judaico-cristão, pode ser qualquer coisa. Está dentro do cérebro, não fora. Você me oferece pena, eu te ofereço o meu conhecimento. Percebe como um de nós não está tentando demonstrar superioridade?

      Somir…eu saio pra caramba, bebo, vou pra balada, namoro, faço merda, falo merda, viajei o mundo, moro fora…e te digo uma coisa…Se não é a presença de Deus forte e necessária em minha vida..nem sei!! Quantas demonstrações de amor, de poder e de coisas impossíveis em minha vida…. coisas que não teriam nenhuma explicação humana.

      As muletas só existem na sua cabeça. Sempre foram suas pernas. Não sei porque isso parece negativo para tanta gente… adoraria aprender. E eu não tenho nada contra sua felicidade pessoal, não preciso de religiosos miseráveis para provar um ponto. As pessoas podem ser felizes com ou sem um deus. A sociedade como um todo que precisa ser protegida de pensamento supersticioso e irracional. Uma pessoa feliz na igreja é uma coisa, um deputado escroto querendo barrar o plano de direitos humanos é outra, completamente. Não pode existir dúvida “oficial” sobre a existência ou não de divindades, isso é uma âncora de evolução.

      Não porque ele me ama mais que os outros… simplesmente porque meu coração esta aberto para Deus, para o seu amor, para me guiar e me ensinar, pois nem sempre sei o que é melhor pra mim.

      Me soa como uma temeridade que seres humanos sejam guiados por um ser imaginário. Por isso o meu ponto.

      As coisas de Deus são muito simples e ele só entra onde é convidado…

      Ótimo, eu sou completamente contra o esquema ditatorial dele. Adoração ou danação eterna? Nhé… valeu…

      Que um dia vocÊ tenha coragem de deixa-lo entrar e te provar…

      Repetir as crenças da maior parte da população mundial para evitar uma punição que ninguém sabe se é verdade não me parece muito corajoso…

      Porque fazer piada é facil…Isso todo mundo faz…

      Muito pelo contrário, o senso de humor das pessoas parece cada vez pior…

      Beijos e fique com Deus ;O)

      Obrigado, mas pode ficar.

      • Voce de verdade acredita que veio aqui nesse mundo pra crescer, ralar, trabalhar e morrer???
        Não, eu acredito que estou aqui para aprender. O meu sentido da vida é esse. Mas isso é extremamente pessoal. O sentido da vida é o que você quiser que seja.

        Resposta: Essa é uma resposta muito incoerente de acordo com a pessoa que demonstra ser…superficial e alheia a sentimentos melosos da classe sub-hipocampo

        Você ja tentou perceber as mensagens e lições de vida do cotidiano?? em ajudar o outro?? ter compaixão?? Ser bom??? Olhar alguém na rua com dificuldade e se oferecer antes que te peçam?? Jà pensou em sentimentos como solidariedade, perdão??
        Tenho a impressão que você está criando uma conexão entre ser ateu e não demonstrar solidariedade, ética ou moralidade. Eu sou humano, portanto, capaz de tudo isso. Demonstra baixíssima educação fazer essa comparação leviana. Não me ofende, mas você deveria ter vergonha…

        Resposta: Só animal irracional tem sentimento de gratidão por instinto. Nós temos sentimentos ¨humanos¨ não porque somos seres evoluídos, mas porque temos um espirito divino que habita em nós.

        Não pode perdoar quem não acredita em algo superior…porque o perdão é divino, é superior…
        Pode sim. A maioria dos ateus pode te dizer isso com a segurança da experiência própria. Não há relação obrigatória entre pensamento supersticioso e propensão ao perdão.

        Resposta: Desculpe…pero lo dudo…O que te move a perdoar alguém?

        Muita gente pira o cabeçao com extraterrestre, com sexo, com remédios, com malhação, com musica…são simplesmente outras formas de adoração porém que não te ensinam nada, só colocam sua atenção para algo de vazio que se leva dentro. Há exageros em toda parte é o que quero dizer.
        Quando ficarmos sabendo de uma guerra iniciada por tensões entre gente pirando o cabeção por espécies alienígenas diferentes, ou mesmo quando ninfomaníacos, hipocondríacos, marombeiros e fãs do Iron Maiden começaram a forçar a sociedade a reduzir o nível de difusão de conhecimento humano, podemos aceitar sua comparação. Por enquanto, não. Religião é utilizada de formas extremamente danosas para a sociedade como um todo, independentemente da mensagem original delas. Religião não precisa ser extirpada, mas deve sofrer regulação muito mais severa.

        Resposta: Se vc acha que religião não precisa ser extirpada, provavelmente é porque vc vê coisas positivas. Que deve sofrer regulações…claro, porque não?!

        Essa de hipocampo…pfffff….Caguei!
        Percebi.

        Resposta:
        ;O)

        Você sabe o que é chorar sentindo uma extrema energia boa tomando conta do seu corpo, te aliviando… VocÊ até pode fazer todas as piadas que quiser… Isso é quando você conversa com Deus, se ajoelha, entra em contato com seu eu, seu coração (porque é aí que ele vive) e de repente vem um alìvio e uma sensação de que vocÊ nao esta sozinho.
        Isso já foi estudado pela ciência. Você poderia acreditar fervorosamente no Saci-Pererê e ter os mesmos resultados. É o funcionamento básico do cérebro humano, adaptando estímulos sensoriais de uma forma compreensível. Eu mencionei o poder da oração/meditação no texto. Se não for muito incômodo, leia-o.

        Resposta:Acho injusto vc acreditar no que diz um livro e não acreditar em uma experiência minha, pessoal onde estou dizendo diretamente pra vc.Eu tive muita resistência a religião… a Deus… Não é algo que levo de toda minha vida… Vale ao menos o voto de confiança.

        Pode fazer piada… mas tenho pena de vocÊ e do seu hipocampo se algo tão lindo como isso ainda nao te passou….Cantar uma musica pra Deus e no meio do estribilho as lagrimas virem aos seus olhos devido tamanha sensação de amor.
        Novamente, os mesmos resultados podem ser conseguidos com abstrações diferentes. Não precisa ser o seu deus judaico-cristão, pode ser qualquer coisa. Está dentro do cérebro, não fora. Você me oferece pena, eu te ofereço o meu conhecimento. Percebe como um de nós não está tentando demonstrar superioridade?

        Resposta: Não…so acho que tem que se respeitar as experiências dos outros tbm…e não ficar tentando justificar por A e B como se alguém que tem fé em algo seja um anormal. Voce pode ficar com a superioridade pra vc…e eu com respeito.

        Somir…eu saio pra caramba, bebo, vou pra balada, namoro, faço merda, falo merda, viajei o mundo, moro fora…e te digo uma coisa…Se não é a presença de Deus forte e necessária em minha vida..nem sei!! Quantas demonstrações de amor, de poder e de coisas impossíveis em minha vida…. coisas que não teriam nenhuma explicação humana.
        As muletas só existem na sua cabeça. Sempre foram suas pernas. Não sei porque isso parece negativo para tanta gente… adoraria aprender. E eu não tenho nada contra sua felicidade pessoal, não preciso de religiosos miseráveis para provar um ponto. As pessoas podem ser felizes com ou sem um deus. A sociedade como um todo que precisa ser protegida de pensamento supersticioso e irracional. Uma pessoa feliz na igreja é uma coisa, um deputado escroto querendo barrar o plano de direitos humanos é outra, completamente. Não pode existir dúvida “oficial” sobre a existência ou não de divindades, isso é uma âncora de evolução.

        Resposta: Agora vc esta melhorando… Muito bem Flipper!!

        Não porque ele me ama mais que os outros… simplesmente porque
        e meu coração esta aberto para Deus, para o seu amor, para me guiar e me ensinar, pois nem sempre sei o que é melhor pra mim.
        Me soa como uma temeridade que seres humanos sejam guiados por um ser imaginário. Por isso o meu ponto.

        Resposta: Eu não sou guiada…Existe o livre arbítrio. Mas o que muita gente chama de intuição, eu chamo de Deus.

        As coisas de Deus são muito simples e ele só entra onde é convidado…
        Ótimo, eu sou completamente contra o esquema ditatorial dele. Adoração ou danação eterna? Nhé… valeu…

        Resposto: Perdendo a paciência…. ui ui ui

        Que um dia vocÊ tenha coragem de deixa-lo entrar e te provar…
        Repetir as crenças da maior parte da população mundial para evitar uma punição que ninguém sabe se é verdade não me parece muito corajoso…

        Resposta: Eu não repito nada… eu so falo de experiências próprias…Ta duvidando…tenta eu…nao vai acontecer nada mesmo…

        Porque fazer piada é facil…Isso todo mundo faz…
        Muito pelo contrário, o senso de humor das pessoas parece cada vez pior…
        Resposta: Verdade. Mister Fucked Bush que o diga…

        Beijos e fique com Deus ;O)
        Obrigado, mas pode ficar.

        Resposta: Sempre! :O)

      • Somir, impressão minha ou este foi um email que a Larissa enviou para você e que você trouxe para os comentários do desfavor?

        De qualquer forma, essa linha de argumentação adotada pela Larissa é bem clichê entre os teistas de linha cristã.

        • Disfarça ai… Tá tão grande e eu mal me adaptei a leitura no computador que nem vi a abordagem da Larissa acima. [;)]

    • Sério isso?
      Estou confusa até agora, li e reli umas 3 vezes e … cadê a coerência?
      O único comentário que, pra mim, fez sentido foi o “Essa de hipocampo…pfffff….Caguei!” porque né, ela não vai se preocupar com algo que não usa…
      Sally isso tudo é sua culpa!!!! ( E suas postagens da Fazenda…rs)
      Affff

      • Kika….quica pra ver se quica…

        Tenho nas costas dois mestrados, falo 3 idiomas e uma carreira….
        To aqui matando tempo porque na Espanha, essa semana é morta por conta do feriado de Reis…
        Aqui tem hipocampo que sobra…

        • Conheço tanta gente imbecil com mestrado… doutorado….me disse nada esse seu currículo.

          “Kika….quica pra ver se quica…” o.O ( Argumento de uma pessoa com dois mestrados que fala 3 idiomas)

          • Nao meu bem…eh o argumento de:
            “porque né, ela não vai se preocupar com algo que não usa…”

            “Quica pra ver quica” foi um trocadilho para tornar o post engracado..vc nao entendeu ne? Nao tem senso de humor ne?…pois eh…

            Nao estou escrevendo para impor nada e muito menos pra sair de inteligente. Ninguem aqui me conhece…mas acho uma pena alguem responder uma opiniao com essas respostas infantis:
            “Conheco tanta gente imbecil com mestrado” (sim, e dai?)
            “porque né, ela não vai se preocupar com algo que não usa…” (pobre de espirito total, vc pode fazer melhor…)

            So falta me falar que sou chata e dizer que vai chamar sua mae…

            Se vai criticar coloca sua opiniao, argumenta, pergunta…isso eh coisa de gente com hipocampo…

          • Meu bem…isso foi um trocadilho…Nao entendeu ne?! Tudo bem…

            Foi pra tornar o post mais engracado ate pq eu nao conheco ninguem e niguem me conhece, estou apenas colocando minha opiniao, afinal o espaco eh pra isso, ne verdade?!

            Melhor do que falar infantilidades tipo”porque né, ela não vai se preocupar com algo que não usa…” ou “Conheço tanta gente imbecil com mestrado…”
            Oque mais? vai falar q eu sou chata e chamar a sua mae??!!

            Vc pode mais…coloque sua opiniao, argumente, pergunte, se esponha… porque ficar ai falando muito e falando nada eh facil. As pessoas precisam trocar experiencias, trocar ideias, opinar, criticar, discutir…. pois eh com isso que geramos uma opiniao e crescemos….

        • Tentarei em bullets, como diria meu chefe.

          – O comentário não tem nada a ver com o texto. Embora a discussão esteja divertida, não achei em lugar nenhum que ACREDITAR em Deus tenha a ver com a atrofia do hipocampo. O texto fala sobre a POSSIBILIDADE de experiências religiosas impactantes afetarem o hipocampo. Ou seja, não tenho nada a “rebater” dado que o comentário seria considerado ‘fugiu da proposta’ numa ´prova de colégio…

          – Discussão de internet é sempre divertida pq ‘existe por existir’. Nenhuma das partes está disposta a ouvir o outro lado, muito menos considerar a outra opinião. Por isso rezo (hahaha) para o pastor e o comedor de brioco virem aqui tentar rebater o comentário. Será muito divertido. Se eles vierem, digladiem-se por gentileza.

          – Dois mestrados, três idiomas, mora na Espanha, blablabla. Gente, por gentileza… parem com a evasão da suposta vidinha (eu queria dizer “medíocre”, mas terá quem se sinta ofendido) de vocês. Primeiro pq é falta de hipocampo desenvolvido (turum tsss) desconsiderar que estamos na internet e que a mesma é “insegura” e qualquer um lê. Segundo porque todo mundo tá pouco cagando para o que o outro é – aqui vc pode ser só um personagem inventado. Terceiro porque mesmo SE for verdade, tem gente que tem muito mais CV que quem fica se exibindo (a humildade não deve estar na Bíblia, suponho)

          Abraços de macacos depilados

          • Dear Carol,

            Na verdade nao gosto de ficar expondo meu CV…ate porque como vc disse, cada um fala o que quer aqui…vc esta corretissima. Meu comentario foi uma resposta direta a alguem…nao ao geral.

            Apenas comentei isso porque primeiro nao tenho vergonha de ter estudado, admitir uma qualidade nao tem nada que ver com humildade e outra, o espaco aqui poderia ser melhor aproveitado do que servir para que as pessoas se digladiem.

            Acho legal alfinetar para forcar uma discussao positiva, conhecer pontos de vista e quem sabe…nem todo mundo esta como vc pra ver o circo pegar fogo, talvez haja pessoas buscando respostas… Nao as minhas, nao as suas…mas querendo ler para criar a sua propria.

            Os meus comentarios foram referentes a:
            “Estudo revela relação entre religião e atrofia de partes do cérebro! Quando Sally me passou este link, achei muito divertido. Mais uma evidência que religião deve mesmo ser tratada feito um distúrbio mental, agora com consequências físicas para reforçar.”

            “Como eu gosto de sacanear religioso, mas gosto mais ainda de ciência de verdade, …”

            “O hipocampo costuma atrofiar naturalmente com a idade, gerando depressão e demência em vários idosos. Problemas no hipocampo também estão relacionados com pessoas esquizofrênicas em geral. Começa a fazer muito sentido que religião esteja conectada com a aceleração da atrofia dessa parte…”

            Faltou interpretacao de texto da sua parte…

            • Cada um move isso para a direção que mais convém… Não temos a “Igreja Googleista” por exemplo? E não vem me dizer que tá cheio de gente que fica olhando os macs e iAnything como a oitava maravilha do mundo.

              Será que isso também se aplica a eles… Ou não?

            • Hj eu estou mais legal (mentira). E deixei essa para responder nesses momentos Nescafé da minha vida.

              Larissa, o que eu falei nos posts de ontem vc considerou como agressão por causa de um treco chamado “projeção”, que acontece quando vc imputa em outro uma característica sua ou de terceiros. Acontece muito quando uma pessoa te incomoda e vc não sabe bem o porquê.

              O que eu tentei alertar no primeiro post (e que depois acabou acontecendo mesmo) é que a postura agressiva e defensiva em um local de opiniões acaba gerando discussão vazia.

              Curiosamente eu me identifiquei com o seu jeito. Há alguns anos eu mesma achava que de estivessem falando sobre um assunto que eu gostava bastante (e estudava) eu deveria me meter, defender “a causa”, colocar o que eu sabia e, se preciso, desqualificar quem achasse o contrário. Exatamente o que vc fez e exatamente o que vc alegou quando disse que poderia entrar alguém aqui procurando uma ajuda ou uma opinião para formar a sua própria.

              Entrar solando na discussão levanta muros na opinião alheia e gera uma “batalha”. E se alguém de fora estiver procurando uma idéia para sua própria vida, não vai ser de alguém agressivo que ele vai achar a idéia “mais legal”. Ou seja, não convence o “oponente” (no sentido de opinião) e não convence o “em cima do muro”. Exatamente porque alguém que inicia uma discussão de forma agressiva demonstra que não está disposto a mudar de opinião, a considerar a opinião de outra pessoa e acha que é “mais” que os outros, porque quando vc ouve algo que soa como “minha opinião é a única certa”, a reação natural é pensar que o emissor é, no mínimo, arrogante.

              Fora isso, discutir um assunto na net é bacana, mas transformar isso num embate ou num objetivo de vida é perda de tempo. Quando vira “embate” as pessoas envolvidas estão muito mais interessadas em “ver sangue” do que na idéia. Se vc cai está só demonstrando que se importa muito com a opinião de pessoas que vc não conhece e nem sabe se existem de verdade. Eu poderia ser um homem, poderia estar postando como Comedor de Brioco, Pastor e Laryça ao mesmo tempo, por exemplo. Poderia até criar um perfil para concordar com vc e me divertir vendo as respostas…

              Internet definitivamente não é “coisa séria”. Tem muita coisa boa, tem MUITO lixo. Mas a vida acontece aqui fora. Esse tipo de embate só TE faz mal. O comedor, a laryça e demais personagens devem ter dormido bem e talvez nem entrem aqui hoje. Não fará a menor diferença para eles. Para quem leva isso a sério sim. Vc se estressa, se enrola, acaba se contradizendo ou pior… abrindo informações da sua vida que não deveriam ser expostas em rede… E para que? Para nada. Vc não convencerá ninguém, não será convencida e ainda será “zuada” por personagens que, muito provavelmente, não são reais.

              Tenho certeza que vc não concordará com esse post. Pode até usar uma de minhas desculpas antigas como “convencer alguém de fora”, “criar dúvida”, “levantar polêmica”. Mas um dia pode ser que vc volte aqui, releia o que escreveu e se ache meio besta por ter perdido tempo com aquilo ou até nem concorde mais com vc mesma !!! Isso já aconteceu comigo. E o tempo que perdi não voltou…

              Abraços. [/fim do discurso “sou-‘maior’-legal”.]

        • E ainda assim acredita num amigo imaginário e num “plano espiritual”…
          Provando o ponto que o Somir levantou na postagem, pessoas instruídas e até certo ponto “inteligentes” sendo completamente IRRACIONAIS quando o assunto tratado é religião/espiritualidade/etc.

          Li você citando a FÉ e mimimi, e não entendendo as críticas, assista esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xeHlwp5qSTM e seja feliz (ou chame todos de insensíveis e chore)..

          +: Acreditar em algo que, como você mesmo citou, não é possível ser provado… COMO DIABOS ALGUÉM RACIONAL CONSEGUE ACREDITAR NUMA MERDA DESSA? -> você tem 2 mestrados, não consegue ver a incoerência nesse seu comportamento?

          • Caro Henrique,

            Obrigada pelo seu video, mas isso nao eh exemplo de nada….um monte de bla bla bla como o “meu”.
            Eu tenho FE e acredito em Deus porque passei por experiencias pessoais.
            Coisas que cientificamente nao tem explicacao… e coloquei meu ponto de vista para que as pessoas possam refletir e ter o direito da duvida e se qustionarem.

            Os estudos sao para o meu crescimento profissional e pessoal…e alem disso tambem procuro desenvolver o meu lado espiritual. Sim, acredito que temos um espirito. Independente de qq religiao. Acredito que sabemos muito pouco do que verdadeiramente existe. Mas isso eh uma opiniao minha que como cavalheiro que eh, ira respeitar assim como eu respeito a sua de nao acreditar em nada.

          • Henrique… Assisti o vídeo indicado e se fosse depender dessa abordagem típica de “Ateista Saindo do Armário” para me convencer de que religião é uma furada, não sairia convencido.

            É aquilo que talvez possa até ser visto aos risos pelos religiosos, pois eles dificilmente iriam conseguir levar muito a sério essa colocação do Pat Condell, até porque clero é um termo um tanto quanto estranho para os ouvidos de um neopentecostal por exemplo.

        • Difícil de acreditar….
          Mas isso só prova que ser bitolado não está diretamente relacionado ao grau de escolaridade…

          • Bitolado? Interessante vocabulario…

            Pois eh Lia…eh verdade…
            Eu consigo respeitar a sua crenca e ate mesmo a falta dela…
            Vc consegueria respeitar a minha? Ou a incredulidade eh um sistema que nao admite opnioes e criticas?! Se por colocar meu ponto de vista eu sou bitolada…pois sou sim! I’m Bitolada, nice to meet u!!

        • Kika e Larissa… Na verdade, se busca na pesquisa uma relação entre a religiosidade e a disposição das partes do cérebro, bem como o efeito de eventuais problemas no mesmo sobre o pensamento das pessoas.

          De qualquer forma, talvez seja cedo para termos um prognóstico.

      • Será que a “costela” na verdade não era Eva se desenvolvendo no útero de Adão? (Se bem que um parto costuma ser trabalhoso)

    • “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.

      Teilhard de Chardin”

      Meu Deus não matem a literatura com temas religiosos.

      • Não acho que a literatura com viés religioso não vai morrer e mesmo que avancemos na direção racionalista, é bem provável que grande parte desses escritos sejam vistos como os mitos de outrora… Com importância no campo da história da civilização.

    • Do mesmo jeito que você pode sacanear dizendo que quem acredita em Deus tem um hipocampo atrofiado…
      Para quem gosta de TURUM TSS, é bem a cara generalizar isso, mas tem hora que isso perde a graça.

      Posso te sacanear e dizer que você tem problemas seríssimos em acreditar em tudo que se publica e na ciência.
      Não acredito em tudo o que se publica, mas a ciência, com seus acertos e erros, permitiu que produzissemos muitos dos avanços tecnológicos dos quais desfrutamos hoje.

      Como por exemplo o caso óbvio dos macacos…que nós evolímos deles e bla bla bla…
      Digamos que temos várias semelhanças com os outros símios, até mesmo no que diz respeito a organização social, ainda que a nossa seja bem mais complexa.

      e até hoje não vi nenhuma comunidade de Gorila evoluindo e pegando o buzão pra voltar pra floresta.
      Não se esqueça que a evolução ocorre de forma lenta e gradual. Não dá resultados assim do dia pra noite, se bem que isso não impede que um gorila tenha noção o suficiente de saber que pegando tal ônibus, pode tomar a direção da floresta.

      A ciência tal qual como a religião está aí para confundir e cada um acredita no que achar melhor.
      A ciência pode causar confusão sim… Na mente de leigos que não a entendem. Já quanto a religião, bem… Acho que você mesma disse que ela serve para confundir, não? Eu acredito no poder do conhecimento, que é uma coisa que a ciência busca e a religião não.

      Que existe coisas muito além desse mundo, ah isso existe.
      Varios outros mundos, muitos tão distantes que nem em milhares de anos teriamos condições de chegar neles.

      Frase de um ateu:

      “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.

      Teilhard de Chardin”

      Pode isso? Um Padre Jesuita ser chamado de ateu? Desculpa, mas seu desconhecimento neste caso está no mesmo nível da pessoa que utiliza a historieta de Adão e Eva para querer condenar a homossexualidade.

      Não acredito em religião perfeita, mas poucas coisas param o ser humano de ser um animal irracional, fuder como um cachorro, roubar e matar como um lobo….que o temor à Deus.
      Isso só prova uma coisa… Que a religião é uma excelente ferramenta de controle social, funcionando de forma similar ao pônei rosa citado pela Sally aqui com a vantagem de que a pessoa dificilmente vai ter o discernimento necessário para desfazer o mito.

      O que te faria ser uma boa pessoa? Porque é legal? Porque é educado? Porque vocÊ teria que obedecer? porque têm leis? e porque existem leis? e de onde vem o que é certo e é errado? e se matar pra pegar algo que eu não tenho, no meu entender eu julgar correto? Porque serei castigado? Porque existe o bem e o mal? Porque eu tenho que amar meu proximo e trata-lo com respeito? Porque quem planta colhe?colhe? Quem determina isso? Porque existe tanta gente com dinheiro e infeliz? Porque existem tantas pessoas que largam tudo para encontrar o que Deus, Jesus, o cosmos ou o que seja dá? Porque pessoas que foram um ser desprezível se encontraram dentro de alguma religião??
      Aqui você faz uma série de questionamentos na tentativa de conduzir a pessoa que te responde a estafa. A resposta mais simples a tudo isso é dizer que vivemos em uma sociedade, onde nem sempre há justiça apesar de muitas vezes fazermos o possível para que se tenha o convivio mais equilibrado possível para os entes dela. No entanto, é importante lembrar que muitas pessoas como você buscam “conforto” na religião, justo para apaziguar o fato de que nem sempre somos eficientes na hora de aplicar a justiça.

      Não existe perfeição no mundo. Não existe religião perfeita e sempre irá existir gente doida para deturpar tudo…. como deturpar a mensagem da biblia, a mensagem da igreja seja qual for, estuprar uma ovelha, se masturbar com uma garrafa…dentro e fora da religião, pegar criancinhas e por aí vai….
      De fato, a perfeição é uma utopia, mas daí a se argumentar com “religião perfeita” ou com deturpações de mensagens da bíblia (um conjunto de livros que é mais objeto de cultos do que de leitura própriamente dita) ou da igreja já me parece um tanto despropositado. Em tempo, essa parada de estuprar ovelhas e se masturbar com garrafas é bizarro, mas é só uma mostra do que o ser humano é capaz em nome de seus desejos.

      O que te faz uma pessoa melhor não é a igreja, mas a mensagem que ela pode te transmitir… a mensagem de amor.
      Não é o que acho. Na verdade, a tal “mensagem de amor” é só o chamado. O mais importante não é isso e sim o convívio com as pessoas e eventuais ensinamentos. Isso sim que é o mais importante de tudo.

    • Voce de verdade acredita que veio aqui nesse mundo pra crescer, ralar, trabalhar e morrer???
      Como se o aprendizado e o conhecimento também não fosse importante no meio desse caminho tão tumultuado.

      Você ja tentou perceber as mensagens e lições de vida do cotidiano?? em ajudar o outro?? ter compaixão?? Ser bom??? Olhar alguém na rua com dificuldade e se oferecer antes que te peçam?? Jà pensou em sentimentos como solidariedade, perdão??
      Para variar, apelo a emoção… De boa, as lições de vida que tive nem de longe foram benevolentes e quanto a aplicação da benevolência, muitas vezes elas são feitas esperando algo em troca. Nada vem de graça.

      Não pode perdoar quem não acredita em algo superior…porque o perdão é divino, é superior…
      Seria esse um eufemismo para “se você é fiel, te perdoo, mas se você é um porco infiel, vai andar na rédea curta comigo”? Dois pesos e duas medidas: A gente vê por aqui.

      Muita gente pira o cabeçao com extraterrestre, com sexo, com remédios, com malhação, com musica…
      Coisas que com as quais você não deve lidar muito bem. Extraterrestres não me interessam. Sexo é bom e eu gosto. Remédio é bom principalmente para controlar as doenças. Malhação faz bem para o corpo e música… Bem, é ótimo para te tirar do rítmo do tédio.

      são simplesmente outras formas de adoração porém que não te ensinam nada, só colocam sua atenção para algo de vazio que se leva dentro.
      Ah, tá… Você acha que todo aficcionado em música é tipo groupie do Justin Bieber ou algo que o valha? Você acha que toda pessoa que malha é neurótica com o corpo? Você acha que quem se preocupa com a saude é hipocondriaco? E que por gostar de sexo a pessoa é ninfomaníaca? E que por acreditar que seres extraterrestres possam existir as mesmas ficarão acompanhando passo a passo as revistas de ufologia? E tire o convívio social com as pessoas da “comunidade” e você vai ver que pouco sobra da igreja em si.

      Há exageros em toda parte é o que quero dizer.
      Mas não é pelo exagero que você tem de tomar parâmetros para julgar as pessoas que tem preceitos diferentes dos seus.

      Essa de hipocampo…pfffff….Caguei!
      Deve ter achado o artigo muito ridiculo para tecer um comentário nessa linha.

      Você sabe o que é chorar sentindo uma extrema energia boa tomando conta do seu corpo, te aliviando… VocÊ até pode fazer todas as piadas que quiser… Isso é quando você conversa com Deus, se ajoelha, entra em contato com seu eu, seu coração (porque é aí que ele vive) e de repente vem um alìvio e uma sensação de que vocÊ nao esta sozinho.
      Sabe o que tá parecendo… “Ai mamãe, vou chorar… Vou pedir perdão por todos os meus pecados e me ajoelhar para conversar com alguém que só existe na minha imaginação para me sentir mais tranquila.” Disfarça, mas não é assim que lido com os meus problemas. Prefiro enfrentar as coisas de cabeça erguida a ficar chorando pelos cantos.

      Pode fazer piada… mas tenho pena de vocÊ e do seu hipocampo se algo tão lindo como isso ainda nao te passou….Cantar uma musica pra Deus e no meio do estribilho as lagrimas virem aos seus olhos devido tamanha sensação de amor.
      A velha parada do pombo enxadrista. E quanto as tais músicas, acho que o efeito emocional deve ter par com aquelas baladinhas românticas estilo “Foreigner” que vivem tocando no rádio e que te fazem lembrar de um tempo em que você era bem mais jovem e suas preocupações eram bem menores.

      Somir…eu saio pra caramba, bebo, vou pra balada, namoro, faço merda, falo merda, viajei o mundo, moro fora…e te digo uma coisa…Se não é a presença de Deus forte e necessária em minha vida..nem sei!! Quantas demonstrações de amor, de poder e de coisas impossíveis em minha vida…. coisas que não teriam nenhuma explicação humana.
      Antes que digam qualquer coisa, notei que esse texto foi uma carta aberta pro Somir, mas estava dando gosto de responder assim mesmo. Se tem gente que acredita que alguém se converta para alguma religião só com essa linha de argumento, tá dando é tiro n’água. Pode até funcionar com alguma ou outra vitima da moda, mas ai já é outro departamento.

      Não porque ele me ama mais que os outros… simplesmente porque meu coração esta aberto para Deus, para o seu amor, para me guiar e me ensinar, pois nem sempre sei o que é melhor pra mim.
      Sei lá porque, mas isso lembra aquele bom e velho cacoete “Jesus te ama, mas ninguém te come”, feito especialmente para zoar com as pombas de deus que se acham muito, mas que ninguém curte.

      As coisas de Deus são muito simples e ele só entra onde é convidado…
      Que um dia vocÊ tenha coragem de deixa-lo entrar e te provar…
      Porque fazer piada é facil…Isso todo mundo faz…

      O importante é fazer você acreditar… Lamento dizer, mas o Deus do script bíblico é um mito. De qualquer forma, como o negócio rende, vai se mantendo as aparências até quando dá.

      Beijos e fique com Deus ;O)
      Você se sente bem acompanhada sozinha? Fica a pergunta.

  • Realmente a amostragem é muito pequena e não dá evidências sólidas para as afirmações. No entanto é visível que religiosos moderados a fanáticos são menos inteligentes que ateus e agnósticos. Basta ver o nível dominante nas igrejas: os pobres reinam.

    Creio que a pesquisa poderia englobar outros grupos de idade. Supor que só a religião atrofiou o hipocampo é ser arrogante demais. Meu conceito não muda: deus existe…só na cabeça das pessoas e é um sentimento, assim como qualquer outro, que causa as mais diversas reações nas pessoas.

    • Infelizmente pesquisas dessas não tem financiamento adequado. Gostam mesmo é desse lance de filme americano “dualidade ciência/religião”. Não é a mesma coisa, a ciência tem que estudar a religião, e não tratá-la como uma alternativa…

  • anônimo desoficial

    ”Como eu gosto de sacanear religioso, mas gosto mais ainda de ciência de verdade”

    Não foi ironia essa última parte foi?

  • Muito boa a postagem…

    Fica a dúvida: após a redução (ou atrofia) do hipocampo, existe alguma coisa que o faria voltar, mesmo que parcialmente, ao tamanho original? Ou uma vez re-nascido, se fodeu para sempre? Pode ser uma explicação para que adultos continuem acreditando nessas coisas…

    • Com a tecnologia atual, não parece ser possível. Mas os avanços na nanotecnologia e na terapia genética podem tornar a recuperação de partes do cérebro possível ainda nas próximas décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: