Ele disse, ela disse: Cena armada.

As leis sobre porte de armas na República Impopular do Desfavor ainda não foram decididas. Sally e Somir enxergam a questão de forma diferente, principalmente no aspecto de segurança pessoal. Os impopulares estão livres para sacar suas opiniões em meio a este duelo.

Tema de hoje: Andar armado é mais seguro que andar desarmado?

SOMIR

Não. Sensação de segurança tende a não se traduzir muito bem para segurança efetiva na vida real. Não vou negar que em algumas situações é mesmo melhor ter uma arma, mas me parece que há um exagero na mentalidade popular sobre a prevalência dessas situações.

Como de costume, nesta coluna tratamos de um espectro bem mais amplo do que uma ou outra pessoa específica. Quando se faz uma pergunta como a que gera a discussão de hoje, temos que considerar que estamos falando do cidadão médio. Mesmo que não seja uma discussão sobre segurança pública. É segurança pessoal, eu entendo isso.

Mas mesmo assim, seria enganoso considerar apenas uma pessoa com treinamento, porte legalizado e estrutura emocional suficiente como portadora dessa arma. Assim como também não vou dar uma de esperto e sugerir que todo mundo portando uma arma vai ser um maluco de pavio curto que atira às cegas ao primeiro descontento.

Existe um meio termo onde podemos trabalhar, um que nos permite perceber as falhas mais sérias da ideia de que armas são necessariamente uma medida para aumentar segurança pessoal.

A primeira, e provavelmente mais séria, é que uma pessoa armada acaba se sentindo mais segura mesmo. Ter ao alcance das mãos uma ferramenta capaz de incapacitar qualquer outro ser humano se usada de forma minimamente correta é um poder que não pode ser ignorado. Mas como diria o Tio Ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.

Esse cidadão médio, base da análise que teço aqui, tem algo que frequentemente seus adversários em situações… adversas… não costumam ter: Algo a perder, ou a consciência de ter algo a perder. Isso gera uma resposta emocional que só mesmo gente muito bem treinada (e selecionada, porque não é todo mundo que tem estrutura emocional) consegue tratar com eficiência.

Tomar a decisão de mostrar ou não sua arma é bem complicado. Se você escolher a alternativa errada, pode acabar levando um tiro ou mesmo atirando em alguém que efetivamente não lhe trazia perigo. São duas variáveis que pesam muito na vida de quem tem algo a perder. Ansiedade e medo são duas máquinas de criar péssimas decisões.

Como estamos falando de segurança pessoal, vou pular a parte onde matar ou ferir uma pessoa gravemente pode foder com a sua cabeça (a vida não é filme, mas… estamos na internet e todo mundo é fodão…).

Vamos considerar apenas as possibilidades de você puxar a arma na hora errada e ser punido diretamente por isso. A dúbia sensação de poder de ter uma arma vai obrigatoriamente mexer com o seu leque de possibilidades numa situação crítica. E isso não é uma coisa boa na maioria das vezes.

Digamos que você está sendo assaltado numa rua escura. O mais óbvio é que o assaltante esteja armado (armas ilegais e baratas estão por tudo quanto é canto), e o mais óbvio é que para ele seja melhor pegar o seu dinheiro sem deixar um corpo no chão. Na situação mais comum, puxar uma arma muda a dinâmica da situação de forma a torná-la muito mais perigosa. E no caso mais raro do assaltante estar com a intenção de te matar (e é mais raro SIM, obviamente, basta cruzar estatística de roubo e de assassinato, oras!), ainda sim você vai depender de que ele não atire primeiro, ou mesmo que você não erre se conseguir se adiantar.

E vamos lembrar que essa coisa velho-oeste de um contra um não tem a menor obrigação de acontecer… Não é incomum que outra pessoa armada esteja dando cobertura para quem está te ameaçando. Você pode ser a porra do Charles Bronson e ainda sim não conseguir derrubar dois antes de levar uma azeitona na testa (ou no bigode, se for mesmo o Bronson).

E mesmo se você ficar quietinho, ainda corre o risco do bandido em questão achar a sua arma. Se ele SONHAR que você é policial, adivinha o que acontece? Aliás, alguns podem até ficar putos por você não mencionar logo ou entregar a arma junto com os pertences. O simples fato de portar uma arma te tira a presunção de vítima simples da cabeça de quem está te ameaçando. Você está comprando um risco maior, numa situação onde nem usou a arma…

O que eu digo aqui é que na maioria das situações onde é factível puxar uma arma para defesa pessoal, você efetivamente aumenta a sua probabilidade de levar a pior usando uma arma. E não é garantia nem mesmo se a arma for sua única chance de sobrevivência. A sensação de segurança de estar precavido para a probabilidade mais rara também resulta em perigos maiores nas probabilidades mais comuns.

A matemática não fecha com o argumento que armas de fogo trazem mais segurança. Se você comparar as mortes por armas de fogo em países sem controle estrito de armas com os que o fazem de forma séria, vai ver que não existe vantagem de segurança. E não estou comparando Brasil com Noruega, estou comparando dois países como Estados Unidos e Inglaterra. Não tem evidência prática que andar armado torna a vida do cidadão médio mais segura.

E para quem não sabe, nem mesmo nos EUA o direito de carregar armas foi planejado como medida de segurança pública. É uma medida de segurança contra o próprio governo, que em tese teria mais receio de se tornar ditatorial com uma população armada. Não caiam nessa balela. Os países com menor número de homicídios e violência urbana no mundo controlam armas com mão de ferro.

Mas ei, o importante é “sentir”. Pensar é para os otários! A sensação de segurança da arma precisa de condições muito específicas para se solidificar em melhor opção possível. A forma mais segura de agir na maioria das situações de atrito onde uma arma pode ser utilizada não é puxar o gatilho… é evitar o confronto e voltar para casa.

Argumentar que armas deixam as pessoas mais seguras por causa de situações pontuais extremas, IGNORANDO que na maioria do tempo é menos seguro, não só é um desrespeito horrível com a lógica matemática que rege as probabilidades; como também é irresponsabilidade, considerando que todo mundo quer se sentir mais seguro, até mesmo quem é incapaz de lidar com a responsabilidade de ter uma arma. Cidadão puxa arma depois de levar fechada no trânsito, cacete!

Para dizer que eu estou errado porque numa situação extrema e muito menos provável do as que enfrentamos no dia-a-dia ter uma arma te dá uma probabilidade um pouco maior de sobrevivência (e me ver te ignorar totalmente…): somir@desfavor.com

SALLY

Vamos compreender o tema proposto: andar armado é MAIS SEGURO DO QUE andar desarmado? A única questão debatida é a segurança. É possível inclusive que você conclua que sim, é mais seguro, porém, contudo, todavia, não compensa para você. Muitas vezes abrimos mão da segurança por outros fatores. Não estou perguntando se você quer andar armado, não estou perguntando se você anda armado, não estou perguntande se você acha que aquele seu vizinho com QI de bonobo deve andar armado. Estou perguntando se a pessoa que anda armada está mais segura do que a que anda desarmada.

Sim, andar armado é mais seguro do que andar desarmado. Da mesma forma que passear na rua com um cão de 50kg é mais seguro do que passear com um chiuaua (ou sem nada). Estar armado não te impede de eventualmente virar uma vítima, porque nada impede, mas com certeza pessoas armadas já se safaram de boas enrascadas por estar armadas. Só que isso não vira estatística, é o 5% que dá errado que estampa manchete de jornal.

Cada vez que um pai de família enche de tiros um filho da puta que estava entrando no seu quintal para assaltar a sua casa não se computa para fins estatísticos. Cada vez que transeunte dá um tiro em um homem que arrastava uma mulher para um beco escuro não se computa para fins estatísticos. Mas se em qualquer caso der errado e quem portava a arma morre, vira manchete e é tratado como regra geral, como exemplo do quanto aquela arma não é segura e causou uma morte.

Vamos ser sinceros? O Brasil é um país que cobra da classe média a mesma porcentagem de imposto que cobra ao Eike Batista, onde uma pessoa entrega anualmente o valor de CINCO MESES DE TRABALHO integral (sim, sete meses de trabalho do seu ano vão para o seu bolso, cinco para o do Governo) e ainda assim não oferece segurança pública, ao menos não nas grandes cidades. Alguém vai querer me convencer de que um grande centro urbano recheado de desigualdade social é mais seguro quando você não está com uma arma na cintura? Nem tente, volte para Mauá e vá vender artesanato e conversar com gnomos.

Fique claro que não estou propondo matança, estou dizendo que andar armado é mais seguro. Não sou favorável a sair dando tiro nos outros para fazer valer a lei. Quer levar meu relógio? Quer levar a minha bolsa? Leva, pode levar. Eu trabalho e compro tudo mais uma vez, mesmo que me custe muito. Mas existem casos, que no Rio de Janeiro não são exceção, onde a pessoa quer levar a sua vida independente de qualquer outra coisa. Neste caso, onde a opção que o outro te oferece é morrer, quem está com uma arma de fogo na mão está mais seguro, pois tem ALGUMA chance.

Você acha que isso não existe? Você acha que uma pessoa sob efeito de alguma droga pesada como crack tem noção ou consideração com a sua vida? Você acha que mesmo que uma pessoa não pretendesse te matar a coisa não pode sair do controle e uma desgraça acabar acontecendo? Fato: o risco de morte ronda qualquer ato de violência urbana. Igualmente fato: se você estiver armado estará em igualdade de condições, caso contrário, estará em desvantagem.

Atentem bem para a argumentação, não estou sugerindo que as pessoas se armem. Eu não ando armada. Poderia. Mas não ando porque me conheço e sei que eu não tenho preparo emocional para usar uma arma apenas como proteção. Estaria mais segura se andasse armada? SIM. Mas no meu caso, correria igualmente o risco de matar um escrotinho filho duma égua numa fila de banco e me daria um trabalhão, por isso prefiro abrir mão de segurança. Em bom português: não ando armada porque sou maluca e descontrolada, não porque não julgue estar mais segura com uma arma na mão.

Daí sempre tem quem diga que o primo do amigo do tio do Fulano andava armado e mesmo assim foi baleado e morreu. Sim, armas não são infalíveis. O que ninguém conta é quantas vezes antes de morrer o sujeito escapou da morte por causa da arma. Também não comentam que muitas vezes a pessoa mesmo desarmada leva um tiro no meio dos cornos, sem que uma arma de fogo seja o motivador da morte. O que esperar de algo pelo qual a Rede Globo faz campanha? Minha gente, se a Globo fala que desarmamento é bom, é evidente que é uma merda. E não é discurso de comunista não que eu abomino esse tipo de “hiponguice”, é questão de bom senso.

Arma não é uma falsa ilusão de segurança, arma dá segurança. Algumas vezes falha, como tudo nessa vida, mas isso não apaga o sucesso. Países tidos como civilizados onde há violência urbana (por um motivo ou por outro) permitem e muitas vezes até incentivam o porte de arma. Eu poderia ganhar esta discussão só falando dos altos índices de casos de estupro que ocorrem no Brasil, boa parte praticados por pessoas desarmadas. Quantas mulheres poderiam não ter sido estupradas se estivessem armadas? Isso ninguém questiona. E só para não parecer uma histeria regional, em Campinas, terra da Madame aqui de cima, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informam que uma mulher é estuprada a cada 36 horas. Você acha que elas estão mais seguras desarmadas?

O que acontece é que neguinho faz tudo nas coxas no Brasil. Então quando quer se armar, compra um 38 (revólver de atirar em sogra e em amigo), vai para o sítio e atira em umas latinhas e pronto. Se acha o Senhor das Armas. Daí quando se apresenta uma situação se emergência, o cidadão com aquele conhecimento rudimentar e aquele armamento de merda sofre o um revertério, é morto e todos culpam a arma. Culpem o idiota que não fez um curso de tiro decente, que não comprou uma arma apropriada, que não tomou todas as precauções necessárias para que o fato de estar armado tivesse o máximo de efetividade.

É como se eu te perguntasse o que é melhor, ir trabalhar de ônibus ou de carro, e você, por ter um fusquinha 68 azul calcinha que pifa toda semana me dissesse que é melhor ir de ônibus porque seu carro falha, quebra, perde o freio… Ora, não é ônibus que é bom, é o seu carro que é uma merda. Uma arma boa utilizada por uma pessoa exaustivamente treinada como deve ser alguém que porta uma arma deixa a pessoa mais segura, apesar de implicar em alguns riscos. Uma arma de merda usada por um imbecilóide com cérebro do tamanho da cabeça de um alfinete é apenas um risco, como qualquer coisa feita por um imbecilóide com cérebro do tamanho da cabeça de um alfinete. É o seu caso? Não né? Então arma te deixa mais seguro.

Para fazer do meu texto uma questão política, para fazer do meu texto uma questão pessoal ou ainda para fazer de mim saco de pancada e levar um choquinho para aprender a ficar na moral: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (33)

  • Arma de fogo me parece meio brega, coisa de traficante. Uma boa estaca rombuda à moda dracúlea é mais charmoso……..

  • Acho que andar armado traz uma sensação de segurança maior, o que acaba sendo mais perigoso.
    Ex, eu pego o ônibus da empresa toda manhã, quando ainda ta escuro, tenho que andar uns 400 metros, meus sentidos estão todos aguçados e olho pra todos os lados para ver o que está acontecendo ao meu redor. Se eu andasse aramada ( o que não seria recomendável senão eu já teria matado muita gente ), eu acho que iria ficar mais relaxada e me sentindo mais protegida e não prestaria tanta atenção ao meu redor me tornando uma presa mais fácil…

    • Será, Aline? Acho que com o tempo você se acostuma e até esquece que está armado. Tomar cuidado e estar alerta é natural do ser humano…

  • Nem há o que discutir sobre a necessidade de estarmos preparados. Apenas temo topar com uma situação de risco ou de perigo estando acompanhado de um pai, mãe, de criança, amigos ou mesmo do namorado, totalmente vulneráveis…acredito que elas devam estar tão ou mais alertas (ou se possível, treinados) do que você ao te acompanhar, para (tentar) auxiliá-lo a evitar ou, se não tiver jeito, combater a situação de risco…

    Nesse sentido, um japonês baixinho e nerd, amigo meu há anos, cansado de seguidos assaltos e roubos, comprou uma Desert Eagle .350 e dizia para o carona (mesmo ficantes e namoradas) que estava com uma arma escondida na porta e que o (a) acompanhante deveria ajudá-lo a ficar alerta dentro do carro na volta das baladas…

    Além disso, quem conseguir debelar uma situação de risco deve estar ciente de uma provável revanche. Como o delegado que morava em frente a meus tios que, ao afastar a tiros dois marginais que tentaram roubar o carro dele na garagem de casa, teve que matá-los alguns meses depois no mesmo lugar, trocando tiros com os bandidos em plena luz do dia, com o carro dele servindo de barreira entre ele e os marginais e, ao final, executando-os no chão com tiros na cabeça para resolver definitivamente o problema, a pedido da mãe dele, que estava vendo tudo da sala.

    Coisa que o marceneiro da rua em que morava não fez, ao apenas assustar um assaltante numa primeira tentativa. No troco, foi metralhado na porta da marcenaria.

        • Ótimo. Faça. Se for por plano de saúde, faça RÁPIDO, pois eles tem validade e depois que ela expira tem que voltar no médico e pedir uma nova requisição.

          • É pelo plano de saúde mesmo. Quando minha pressão está baixa é 14/10, acho que não estou afim de terminar como o “Don Lázaro”, o da novela antiga…

            • Então não espere passar muito tempo, pois depois de um certo período (não lembro de são 15 ou 30 dias), o pedido de exame não é mais aceito.

              Vá fazer estas merdas JÁ. Você vai ligar, daí vão te dizer que só tem hora para maio, daí você vai dizer que é uma urgência, daí vão te dizer que foda-se, daí você vai fazer o seguinte: vai ligar TODOSANTODIA perguntando se houve alguma desistência (sempre tem, acredite) e vai pegar o primeiro horário de desistência que vagar, nem que para isso você tenha que desmarcar com a mulher mais gostosa do mundo que você ia comer naquela mesma hora.

              Estamos combinados?

  • + ou - off topic

    Sal, pode me dizer wtf é essa lei que proibe usar o celular dentro de bancos? Eu tava numa agência do Itaú no Jio de Raneiro meu cel tocou e óbvio atendi, daí veio um funcionário do banco e me mostrou um cartaz onde dizia a lei tal…… Sifudê, daí eu falei pra ele que também existia uma lei que não pode deixar o cliente esperando mais de 20 minutos e eu já estava alí a quase 1 hora, trabalho com vendas e não posso me manter off até que eles resolvam me atender. O funcionário enfiou o rabinho entre as pernas e deu meia volta. Agora eu te pergunto: Qual a punição pra quem usa o celular dentro do banco? Ou é só uma leizinha decorativa do tipo, favor não use?

    • A origem dessa lei foi para tentar evitar um tipo de crime muito comum aqui no Rio chamado “saidinha”.

      Consiste no seguinte: ficava um vagabundo do lado de dentro do banco fingindo que estava na fila para alguma coisa quando na verdade estava de olho em quem sacava dinheiro. Quando via alguém sacando um bolinho considerável de notas, pegava o celular e ligava ou mandava mensagem de texto para seu comparsa, dando a descrição da pessoa. Esse outro vagabundo esperava a pessoa do lado de fora, na esquina do banco, e a assaltava.

      Aparentemente o Poder Público do Rio de Janeiro achou mais fácil onerar o usuário de serviços bancários e proibir de usar celular do que promover um policiamento efetivo de modo a que mesmo tendo esta informação a pessoa não possa assaltar ninguém.

      No Rio de Janeiro, a lei que prevê esta proibição não estipula nenhuma pena específica: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/0/f74990ded17beda18325786f005bcb7e?OpenDocument

      Porém, se quiserem forçar a barra, os seguranças do banco pode te colocar para fora e até mesmo te conduzir a uma delegacia te colocando como “suspeito” de tentar praticar o crime de “saidinha”. Não é legal entrar em delegacia no Rio de Janeiro, muito menos como suspeito de alguma coisa. Não recomendo.

      • Sally, dúvida direitística: se vc for dono de um estabelecimento comercial, digamos… um supermercado. O filho da puta resolve roubar uns chocolates. Você vê. O cara está no caixa. Além de ligar para a polícia, que demorará 50 minutos para chegar, você pode conduzir o cidadão a uma delegacia? Segurar o cara é cárcere privado como diz a lenda urbana? Se pode conduzir a uma delegacia, pode ser de carro ? (vai saber, né, melhor perguntar)…

        • Qualquer cidadão do povo pode dar voz de prisão em caso de flagrante.

          Mas pessoa que furta comida não é (ou ao menos não deveria ser) punida. É algo chamado Furto Famélico ou Princípio da Insignificância. Um biscoito não afeta o patrimônio de um supermercado a ponto de se justificar jogar uma pessoa na prisão. Há quem entenda diferente, tudo vai ser questão de prova no processo.

          O único porém é que se não ficar provado que a pessoa furtou algo, ela pode acionar o supermercado e quem lhe deu voz de prisão e conseguir uma bela indenização pelo constrangimento que passou.

          • É… não me ocorreu exemplo melhor na hora, mas já soube de casos de funcionários enfiando celulares em tudo que é buraco para sair da loja, e de gente tentando esconder coisas absurdas para roubar… No caso dos biscoitos, tb acho, é muito pouco e muito de “necessidades básicas” para ser punido.

            Por falar em mercado, tem um video de uma cidadã que abaixa as calças, faz cocô e sobe as calças (sim, sem limpar) no MEIO das gôndolas… ARGHHHHH Depois disso, xixi na pia é ficha…

            • Se for um furto sem necessidade, que traga um prejuízo considerável, pode dar voz de prisão na hora e usar de força para levar à delegacia. Geralmente quando ocorre uma confusão dessas acaba aparecendo um policial, alguém chama, daí ele mesmo leva.

              Porque uma pessoa caga no supermercado? Sério mesmo, eu não posso andar armada não…

            • Paulo César Nascimento

              Como uma pessoa faz isso?! Estava longe da gôndola do papel higiênico? Nem que estivesse com os dois braços queb… ops, desculpe.

              • Acho que Somir deveria se pronunciar e nos contar se já cagou no supermercado

                E quem tiver o link para esse vídeo da moça cagando, faça o desfavor de postar…

  • Acho que o fato de você portar uma arma não te dá segurança. Mesmo que você tenha um curso sobre como usá-las e tenha tido aulas de tiro, ainda assim, creio que não te dá segurança, afinal, ninguém é treinado para situações de risco.
    Em alguns casos até pode ser que a arma salve algo, como nos citados no texto da Sally (estupro quando o estuprador não está portando arma de fogo evocê sim e um zé mané pulando o portão da sua casa), mas se você estiver caminhando e um animal vier te assaltar e notar sua arma no ato do assalto, quase certo que acaba em morte, e provavelmente na sua. Aqui, na minha cidade, o mais comum é o assalto, e aqui, creio que não traria segurança.

    • “ninguém é treinado para situações de risco”

      Um dia vou te apresentar Krav Magá e o Mestre Kobi

      Arma não te dá garantia TOTAL de segurança, mas ainda acho mais seguro andar armado do que desarmado. Se meu argumento não te convenceu, sugiro que dê uma olhada no do Alborghetti no Youtube. É fascinante.

  • O Somir, como todo bom ditador, gostaria de desarmar o povo, claro.

    Libera o porte de armas pra quem passar por um rigoroso teste psicológico, dá aula de tiro e faz um acompanhamento regular do dono da arma por pelo menos 1 ano.

    Seleciona quem tem essa capacidade, ensina a usar e habitua ao uso. A intenção não é criar policiais ou super-heróis, mas pessoas com capacidade de intervir caso seja necessário.

    • Sim, o controle deveria ser maior. Acho até que para comprar um cão de grande porte (que não deixe de ser uma arma ou ao menos de poder ser usados como uma) a pessoa deveria passar por alguns procedimentos e acompanhamento.

      • Já que vc citou Krav Maga e cachorros, tem uns vídeos legais de malinois (é a raça do cachorro) anti-sequestro… São os Kravs caninos… adoro… [cara de maligna]

      • Sally, concordo sobre os cães de grande porte. Na minha opinião, era questão de fiscalizar quem cria cães de grande porte, não só por questão de segurança pública, mas por causa dos maltratos com os animais e tudo mais.

        Mas, acho que o caminho é o desarmamento. Pelo menos no Brasil. Em alguns lugares, nem a polícia mais está usando armas: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/03/o-preso-nao-foge-porque-nao-quer-diz-juiz-sobre-cdp-com-estilingue.html

        • Não usa porque não tem, não porque não seja necessário…

          Infelizmente a população brasileira tem uns psicopatas filhos da puta fora de controle (que deve ter em todo lugar do mundo) com liberdade de ação graças ao sistema de segurança pública vergonhoso e deficiente!

          • Exatamente, Sally !

            Mesmo eu que não me vejo como seguramente emocional sinto que preciso daqueles portes legais não-regulados (carabina “5,5” e de choque), pq tá demais !

            Tá cheio de BMs sádicos, esse tipo de estatística (mesmo “maquiadamente”) nem é feito e…dois grupos foram assaltados quase em seguida recentemente, em trecho PEQUENO ! Fiquei sabendo pelo segundo, cheguei quando tavam terminando de desabafar e já estavam realmente indo à delegacia de uma região notável pra policiamento que deveria ser (literalmente) fixo há ANOS e milhares já haviam clamado por isso !!!

  • ….uma curiosidade que nada tem que ver com o texto..

    Existe um Processa Eu do Vladimir Putinx???

    Seria legal saber mais sobre ele…
    Ontem estava em uma discussao com uma amiga russa e outra francesa!!
    E elas me comentavam sobre o passado sinistro do cara…e as eleiçoes.

    ..só uma idéia… :))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: