Cadê o seu deus?: Judas enforcado.

Como vocês devem saber, o ator Thiago Klimeck, aquele que se enforcou acidentalmente enquanto interpretava o personagem Judas no espetáculo da Paixão de Cristo morreu no domingo passado, segundo o atestado de óbito, em decorrência de uma “pneumonia nos dois pulmões e sequelas do enforcamento”.

Não, eu não vim tripudiar às custas desse infeliz que morreu, vim apenas jogar um holofote sobre o evento, já que quando alguém morre em algum ato ligado a uma religião “não-cristã” todo mundo ilumina o assunto e o classifica como “castigo divino”. Então que fique bem claro e imortalizado aqui: neguinho estava louvando um Deus católico e se fodeu redondo no meio da homenagem. Chega dessa merda de só divulgar quando ateu se fode e sempre explicar qualquer sofrimento ou acidente pelo fato da pessoa não acreditar em Deus. Esse acreditava, inclusive foi um culto ao seu Deus que o matou. Thiago… CADÊ O SEU DEUS?

Para quem não sabe mas tem curiosidade mórbida, o que aconteceu tem toda a pinta de “providência divina”, pois foi um acidente infeliz e improvável. Até porque, o ator tinha experiência, encenava a peça há cinco anos e era seu terceiro ano como Judas, sendo enforcado. Não custa ressaltar que este ano ele vinha ensaiando há seis meses para interprestar esse personagem. Essa é a hora de virar, sorrir e dizer calmamente “Quando Deus quer, não adianta ensaiar”. Se errar a concordância melhor, fica ainda mais verídico. Porque vento que venta lá, venta cá: se quando ateu morre é castigo divino, quando cristão morre também é. Deus está puto, estou avisando isso faz anos e ninguém quer me ouvir.

O acidente ocorreu da seguinte forma: a cena do enforcamento de Judas seria feita pendurando o ator de mentirinha por um colete de segurança, de modo a que o peso do corpo fosse sustentado pelo colete, enquanto a corda em torno do pescoço seria um mero enfeite. Atores da peça dizem que o equipamento foi emprestado pelo corpo de bombeiros e que eles inclusive teriam auxiliado nos ensaios, entretanto o corpo de bombeiros nega tudo, apesar de que o sargento Eduardo Seiji Waricoda confirmou o empréstimo em depoimento ao delegado.

O fato é que no momento do enforcamento, uma peça do vestuário de Thiago, mas precisamente um cadarço que amarrava sua capa, túnica ou sei lá qual é o nome daquela merda, se enroscou na corda e provocou seu enforcamento. O laudo pericial apontou as marcas no pescoço de Thiago como “compatíveis com o cadarço da capa utilizada como figurino”. Ou seja, por uma infeliz coincidência, uma paradioca enrolou no lugar errado, ninguém percebeu e ele acabou morrendo.

Se fosse um acidente com um ateu enquanto ele encenava algo que exaltasse seu ateísmo, IAM DIZER O QUE, me responde? Certeza que viria aquele papo de “castigo divino”, de escrever certo por linhas tortas, “Deus tentando falar com você” e outras coisas do tipo. Que porra de Deus é esse que tenta falar com os outros mandando doença, acidente e outras desgraças? Tomara que essa porra nunca venha falar comigo, puta que me pariu! Certeza que Deus, se existe, super se ofende quando escuta esse tipo de especulação escrota colocando dor e sofrimento na sua conta.

Thiago foi levado ao hospital, onde se constatou que rolava uma atividade cerebral e até mesmo conseguiu mexer um braço no auge da sua recuperação, mas acabou falecendo três dias atrás. Se fosse em um ritual de macumba que esse tipo de acidente tivesse acontecido, IAM DIZER O QUE? “Bem feito, ficam mexendo com essas coisas do demônio, dá nisso!”. Taí a prova de que acontece com todo mundo a toda hora, sem qualquer ligação com escolha religiosa. Melhor acreditar nisso, porque se alguém ousar acreditar que é um sinal, ganha força minha teoria de Gezuis-Godzila, voltando e pisoteando as igrejas, putíssimo com o que os religiosos fizeram em Seu nome.

Isso deveria bastar para que, no mínimo, as pessoas calem a boca sobre castigo divino, afinal, o sujeito se enforcou em uma peça que louvava a história de Gezuiz, não é mesmo? Mas não, essa gente não tem bom senso, essa gente não tem semancol. É explicação a qualquer custo, porque Deus os livre de viver em um mundo onde tudo não possa ser explicado e controlado, o acaso é ofensivo. Chegaram ao cúmulo de inventar uma teoria bizarra para justificar uma morte em uma peça que seria para louvar o próprio Deus que matou um dos atores.

Um grupo de retardados mentais está dizendo que ele morreu porque recusou o papel principal na peça. Teriam oferecido a ele o papel de Jesus Cristo, entretanto ele trabalhava como auxiliar de entregas da Coca-Cola e não teria tempo suficiente para ensaiar um papel maior. Ou seja, esse Deus bonito, bacana e misericordioso que permite que pessoas como Paulo Maluf e João Kleber levem uma vida confortável, mata um trabalhador porque ele recusou o papel de Jesus em uma peça de teatro. CÊJURA que alguém consegue louvar um Deus desse? Não tinha uma explicação menos pior para o que aconteceu não?

Momento maldade: muita gente se pergunta como é que ninguém percebeu nada e você talvez esteja se perguntando também. Não posso deixar de transcrever um relato sensacional, o depoimento de um suposto amigo do enforcado chamado “Gleison”, explicando quão traiçoeira a situação foi: “O problema é que ele fez o que era para ser feito, por isso ninguém percebeu. Ele tinha que morrer e ficar pendurado. Ele fez exatamente o que era para acontecer”. Se você riu, você vai para o inferno. O lado bom é que pretendemos dar continuidade do Desfavor quando ambos estivermos no andar de baixo, a gente se vê por lá.

Fica a lição para esse povo fatalista que procura por mensagens divinas em cada acontecimento do dia a dia: shit happens. Nem tudo tem explicação, nem tudo é um sinal, um castigo ou uma lição. Melhor aceitar que coisas boas e ruins acontecem para todos nós, caso contrário terão que aceitar que se Thiago fosse ateu (ou macumbeiro, ou budista, ou…) estaria vivo.

Será que é Gezuiz-Godzila barbarizando com quem dá moral para esses religiosos safados que roubam e estupram garotinhos em seu nome? Provavelmente não, provavelmente foi um azar desses que nos lembram da nossa insignificância e quase que nos ofende. É preciso encontrar uma lógica grandiosa para a morte, afinal, todo mundo se acha super importante e imortal. Não somos, somos todos The Sims nas mãos de uma criança sádica.

Só uma pergunta: porque Thiago não acenou ou gritou ou fez qualquer pedido de socorro quando percebeu que estava sendo realmente enforcado? Até onde estudei, o enforcado não fica desacordado de imediato, tem pelo menos uns 30 segundos para reagir. Será que ele não quis sair do papel e estragar a encenação?

Para dizer que quando eu morrer, não importa como seja, será castigo divino, para dizer que acha que Gezuiz-Godzila existe e lê Desfavor ou ainda para me dar uma longa lição de moral: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (700)

  • Quase 700 comentários ?!?!?!

    SENSACIONAL, clamor popular pela conversão do IRMÃO Hugo.

    ” Impopulares, UNIDOS por um Hugo CONVERTIDO “. (repetir bordão 100x)

  • Evangélica de Saia

    Pra quem perguntou sou sim esposa dele. Ele teve um derrame em casa na frente do computador de noite quando chegou do culto depois de trabalhar. Graças ao Senhor que meu irmão é enfermero e socorreu ele. Levamos ele pro hospital e Ele junto com os médicos o salvou.
    Agora ele tá em casa de licença saúde. A grana tá curta mas ele tá vivo isso o que interessa. Agradeço quem desejou bem pra ele e quem quis mau dele, isso tudo deixa a gente feliz porque mesmo doente e fraco ele ainda meche nas pessoas mediucres kkkkkkkkkkkkkk. O problema dele vai embora mas a pobreza de espirito fica kkkkkkkkkk. Quem é Hugo? Meu marido sempre fala bem de você, diz que graças ao senhor tem gente pra debater como você, que faz a gente crescer como gente. Não entendi mas ele manda um abraço. Deixo ele ver internet porque ele não tá conseguindo segurar um livro e fica cansado logo só dorme. Mas o bicho é tão teimoso que morde um lapis com a boca e fica teclando. Só vendo mesmo. Pra digitar uma frase, deixa a comida esfriar. Mas se ajudar na recuperação dele está valendo. Só fico curiosa com uma coisa. Que foi que foi dito pra ele ficar tão nervoso no dia que foi pro hospital? Nunca vi ele nervoso daquele jeito, nem quando o sócio dele roubou ele, ele não ficou tão nervoso daquele jeito. Marciel, ele tá pedindo agora pra falar pra você deixar de ser bobo e tocar sua vida se não acaba que nem ele.

    • Tem coisas que você só vê aqui, no Desfavor.

      Ele está digitando com um lápis na boca, é isso?

      Marciel, se você não conhece esta pessoa, TEM QUE CONHECER.

      POR FAVOR, MARCIEL, VAI ATÉ A CASA DELE E BATE UMA FOTO DELE COMENTANDO DO DESFAVOR COM UM LÁPIS NA BOCA, POR FAVOR!

        • Vamos botar ordem na casa!

          Larissa, profira palavras de um ritual de conversão, para que o Hugo repita e escolha um novo nick de cunho religioso para que ele use!

        • Evangélica de Saia

          Mentira o quê menina? Mais mentira que você se achar evangélica? Infeliz. Alguém pode me falar quem falou o que pro meu marido ficar doente?

          • Larissa de calça jeans

            Affff…..

            Serio…esse negocio de evengelica de saia que vem num blog contar que o marido teve um derrame…Isso é trolagem ne´???!!!

            Entao…. tenho que me abstener do processo de batismo do Hugo porque como todos ja estao cansado de saber, Deus é o cara pra mim entao nao me sinto bem fazendo parte da brincadeira…. porque isso pra mim é coisa séria.

            Mas voces podem pedir a Evangelica de Saia…. :)

            • Mas você pode fazer uma cerimônia criada pela sua cabeça, personalizada para o Hugo, como lição de humildade. Não precisa ser nada oficial. Estou certa de que Deus gostaria de ver o Hugo passando por isso pois vai fazer dele uma pessoa melhor.

              • Vou fazer um video de batismo. Se algum evangélico famoso da rid quiser inserir um audio com palavras amigas, serei grato.

                Não quero ficar com fama de ‘sem palavra’.

                  • Um tanto melhor. Mas não vamos estragar a surpresa.

                    Se eu tivesse um audio com algumas palavras, seria melhor. Se fosem palavras de alguem que acabou de sofrer um derrame seria épico.

                    Tentarei Fazer amanhã.

                    • Fica nosso apelo à Evangélica de Saia: que grave um audio com palavras de fé proferidas pelo Pastor para a conversão do Hugo! Seria pedir demais?

                    • Vou deixar para opróximo fds. Sexta fazia 30 graus aqui, agora esta uns 7, 8, 10 quando chove.

                      Os evengélicos interessados em angariar mais uma ovelha, tem mais uns dias.

                    • Ok. Leitores de Cristo (ou trolls que queiram se divertir com o Hugo), por favor preparem seus discursos!

        • Evangélica, faça um favor: Profira algumas palavras, como se fosse um juramento, para que o Hugo repita e se converta…

          • MEU DEUSS (modo de dizer)

            SOU ADOTADO!!!

            Mas se quer entrar neste debate, me explica porque ele ‘ama’ mais alguns do que outros.

            • Hugo, chega de bater boca! Você tem que se converter!

              Vai ter que repetir as palavras do ritual que serão ditas pela Larissa e pela Evangélica e mudar seu nome para HUGO DE CRISTO por um tempo

                • Mas isso não seria humilhante… ele foi arrogante, ele duvidou que minha postagem tivesse comentários. Prefiro entregá-lo para os evangélicos, acho merecido por duvidar do ibope do Desfavor.

                • Evangélica de Saia

                  E eu acho que tu é um bobão mesmo, imbecil que nem a burra da Carol Souza. Todo mundo que te bota no lugar não existe é isso? Boto um nome de piriguete e ai tu acredita?Troxa. Agora alguém pode falar o que aconteceu com meu marido? Quem falou o que pra ele ficar ruim de derrame. Com certeza foi um infeliz por aqui. Que chatisse isso.

          • Evangélica de Saia

            Filha, não sou ministra, quero saber o que aconteceu com meu marido pra ele ficar doente. Se vem resposta faço oração pra ele.
            Não tem nada de vitmização não, meu marido está cada dia melhor, só vim aqui pra botar as coisas em prato limpo entendeu? Só achei ridículo o Marciel achar que sumi por causa dele kkkkkkkkkk Nâo consegue dar conta da mãe, da avó, que moral ele tem pra querer mandar em mulher kkkkkkk. Sem noção. Meu marido tem que melhorar, ultima coisa que preciza de você perto dele kkkkkkkkk

            • Como é que eu vou saber o que fez o seu marido ter um troço? Eu nem o conheço! Você acha que seu marido teve um troço por causa da gente?

              • Eu acho que seu marido teve um troço por sua causa. VC não se lembra de ter soltado um “pra MIM ir kkkk” ??? Ele não aguentou… Coitadinho…. Aliás, para de postar, deixa ele treinar a digitação. Além de mais legal ele está “precisado” de treinamento…

    • Rorschach, El Pistolero

      Meu Senhor Jesus Cristo, o seu sangue tem poder. Que notícia triste.

      OOOOSHALABARICANTARABÁS

      Dona Evangélica de Saia, diga ao nosso querido Pastor Vagner para ter forças. Diga, por favor, que o seu amigo de todas as horas Rorschach mandou-lhe os cumprimentos e repasse a seguinte mensagem: “Vagnão, força meu truta! Jesus vai te curar logo pra você ir jogar aquela pelada no fim de semana com a gente, tomar um choppinho e tudo mais”.

    • Em primeiro lugar, quando falei quanto a “saia crente”, foi em tom de piada, porque não conheço nem a ti e nem a seu marido.

      Em segundo, desejo melhoras ao cara. Não é porque ele é pastor que eu vou sair desejando o mal pra ele.

      Em terceiro, acho que agora vai ficar mais tranquilo aqui, pois a problemática mais séria parece estar desanuviando.

      Para finalizar, já passei por momentos muito piores que esse… Ao menos hoje tenho alguma tranquilidade para tocar minhas coisas. Não fico nervoso com a questão da internet, sendo que meu único problema é com a ansiedade.

      E o telefone da minha casa é o ****8384, sendo que quem for buscar na net acha isso. No cel, também coloquei um número de mesmo final (prefixo 9961)

      • Sallyta…

        Por acaso eu disse: “Se chegar a 600 comentários eu vou me converter a religião debatida”?

        Eu disse: “Se alcançar 600, eu me converto.”

        • Se chegar a mil você dá o cu. Eu namorei tempo demais com Siago Tomir para esse tipo de argumento colar…

          Comecem a cerimônia!

                  • Estou tentando não rir do termo “prolixismo”. Se com o desfavor aprendi a desenvolver textos mais longos, paciência porque ao menos estou um nível acima da turma do “kkkkkkkkk gripçuyna!”

                    • Caro Marciel – ‘normal e acima da média’.

                      Existe diferença entre escrever texto mais longos. E falar muito pra dizer quase nada.

                      Mas tenho certeza de que não sou o único que não tem paciência pra te ler, mesmo tendo paciência pra ler as 4 pa´ginas de praxe do desfavor.

                      Pense nisso. Ou pelo menos pense a respeito de não perder seu tempo comigo. Prometo fazer o mesmo.

        • Isso foi uma tentativa de piada?…

          Marcielito, como disse antes, “não leio Marciel”, haja saco pro seu prolixismo. Me limito ao mínimo necessário pra manter certa cordialidade com quem não ‘cheira, nem fede’.

          Não comece a feder.

  • Larissa de volta a labuta

    HUGOOOO CADE VOCE; EU VIM AQUI SO PRA TE VER!!!

    E ai??? Tem palavra de homem, macho e viril….
    Vai cumprir??? Se converter???
    Ou voce é só desses que ameaça e se borra no final????

    Eis a hora da verdade verdadeira do mariatti!! Pffffff….

  • 5 comentários, minha gente !!! Estamos quase lá !!!

    Pensei até numa musiquinha pra quando finalmente alcançarmos 600 comentários:
    ” OH HUGO, CADÊ VOCÊ, EU VIM AQUI TE CONVERTEEEEEEEER ! ”

    * Batendo palmas

  • * Com muita dor de cabeça após ler TODOS os comentários… *

    Sallyta, acho que não vou trazer nada novo à mesa, mas quero apoiar sua campanha de CONVERSÃO para o Hugo. Então, lá vai:
    – Os primeiros comentários de HUGO e RORSCHACH mereceram palmas! Trollagem refinada! Pena que as zebras não entenderam e ainda questionaram a “contradição” de suas ideias (opinião simulada x opinião real). Tsc tsc tsc…
    – LARISSA deixar um COMENTÁRIO pra dizer que QUEM COMENTA não tem vida é IMPAGÁVEL! Dispensa críticas/deboches posteriores (ela mesmo se encarregou disso).
    – Os links com fotos sobre coloração anal são NOJENTÍSSIMOS. Quase vomitei.
    – ADOREI a ideia da Carol sobre fundarmos a Igreja das Graças Godzílicas. Podem contar com a minha conversão – junto com o HUGO (em breve).

    Rumo aos 600 comentários. Agora falta pouco!

    Sem mais,
    SEE YOU ALL IN HELL !

      • Engraçado que o pastor sumiu MESMO depois da postagem dos peitinhos.
        Ele até que era articulado pra um religioso.
        Será que colocava o texto no word antes de postar, pra não correr o risco de ter os argumentos desclassificados?
        Aliás, fica a dica pra crentinha de saia.

    • Vou postar como anônimo…. Caralho, estava respondendo com uns “evanhellicos” na resposta e uma amiga minha viu. Sally, entendi o que vc diz quando fala em perder o amigo….Que merda…. Mas já que já está cagado…

      Igreja de Gzuise, venha para as graças godzilicas, todos os dias em horários comerciais. Se converta e tenha direito a financiar um pedacinho do céu . Temos casas com vista para o mar, montanha ou no centro, muito próximo aos shoppings sagrados. Evangélica de saia, tenho um desconto especial para vc, e não é só isso… Se fechar HOJE ganha um desconto na entrada do seu carro de nuvens! Mas ligue AGORA.

      • Agora é esperar o Hugo. Vai preparando o discurso de batismo. Hugo vai ter que responder “Amem!” a cada coisa que você falar

        • Sally, o Hugo comentou ontem, sobre a Larissa não ter tempo de comentar por estar malhando. Já apareceu ! Agora é CELEBRAR !!!

          • Sim, agora só falta O HUGO aqui.

            Seria bacana se o Pastor e a Evangélica de Saia pudessem dar uma passada também, quanto mais gente melhor

  • Sallyta, antes de ler os quase 600 comentários, preciso “dizer”:

    Sim, EU RI. Sim, EU VOU PRO INFERNO (I’ll be one of Satan’s bitch)…
    Mas se o DESFAVOR me acompanhar, suporto tudo sem reclamar (até rimou).

    * Impopulares lotam um elevador…
    Desce !?!?!

    • Eu acho que grávidas deveriam ser enforcadas e pessoas que cagam na frente do cônjuge também deveriam ser enforcadas

      Vamos lá, rumo aos mil!

        • Não quero te manipular, quero sua colaboração para ver a infelicidade do Somir ao constatar que não vai bater meu recorde e que o Pilha Awards categoria Numero de Comentários será meu!

          • Sally…

            Nao se preocupe com minha suposta preocupação quanto a manipulação. EU levo internet menos a sério do que imagina, e mais da metade do que falo não é exatamente o que penso.

            De qualquer forma, não quero ter de me converter. rs

            • Se chegar a 600 você vai se converter, né?

              Tenho fé que um ou outro sádico vão movimentar a postagem só para ver a sua danação

    • Esse Judas…

      Nós enganando o tempo todo!

      Ps.: “O termo catolicismo é “usado geralmente para uma experiência específica do cristianismo compartilhada por cristãos que vivem em comunhão com a Igreja de Roma.”[2] Muitos dos principais credos (definições de fé semelhantes a preces) cristãos, nomeadamente o Credo dos Apóstolos e o Credo Niceno, utilizam este termo.”

  • Serio…isso de copia frase minha frase e explica cada vírgula….ufff…Cansativo!!!

    Pastor, nao posso acreditar que voce esta levando a serio o sarcasmo do Hugo?? OMG!!!

    Nao sou a favor do aborto.

    • Sarcástico?! Eu?!!

      Nunca fui tão ofendido neste lugar.

      Sally, bloqueia toda resposta que essa religiosa possa vir a me mandar.

      Agora se ela quiser resolver algo, que me ligue pra marcar. E vai ser na base da disputa de quem toma mais chopp e num Pub da Irlanda. hunf.

      • Não bloqueio ofensas, apenas ataques à privacidade alheia.

        Para quem “tem uma vida” vocês dois continuam um debate bem acalorado… hahaha

        • Pena…Sabia que não ia dar certo desta vez..hahaha

          Por isso não posto minha barriga, não quero sofre atques a privacidade da minha barriga. ;)

            • Pensei nisso. Mas neste caso, poderia postar até mesmo a MINHA própria barriga e vcs nunca saberiam se é verdade.

              De qualquer forma, minha muié não permite exibição do meu corpo na internet sem pagamento, e sexo extra-oficial somene sem beijo na boca.

              Vida de casado é foda.

  • Eu não tenho twitter e odeio quem tem, por isso não posso cumprir parte do prometido.

    Posso ser tudo, mas tenho palavra (boa parte das vezes).

    Segue um paliativo com um video meu tirando a camisa no ‘youtubo’, pelos 500 coments.

    http://youtu.be/LCLSMosBHEk

    Ps.: Sally, minha parte quero em espécie. Nem vem com essa de café.

      • Sabia que ia gostar.

        Este quadro que tenho em casa se chama “A Metamorfose de Narciso.”

        Revelei meu intimo de certa forma; e cumpri minha promessa. Rumo a conversão depois dos 600 post’s! ;)

          • Pô Larissa, não gostou do video? Vc naõ gosta de nada!

            Aposto que se eu mostrasse uma barriga tanquinho, não ia gostar; se mostrasse uma barriga de chopp, só ia curtir se eu dissesse que ganhei tomando Chopp Irlandes Guinness.

            Complicado…

  • Larissa Docinho de Leite

    Serio…ainda tem gente aqui comentando??!

    Hoje eh sexta caracas!!! Nao li nada de ninguem ja aviso…

    Fui…que a vida la fora espera…Facam o mesmo!!

    • Larissa, Hugo disse que se a postagem chegasse a 600 comentários ele se converteria, por isso ainda estamos aqui. Estamos trabalhando pela humilhação do Hugo. Colabore.

    • “Larissa Docinho de Leite disse:
      11/05/2012 às 18:47
      Serio…ainda tem gente aqui comentando??!”

      Tem, você.

      Desculpa… não resisti.

      Sally, foi mal… Não chegaremos aos 600. Culpa da Larissa que não quer colaborar.

      Hugo, por que vc não se converte à Igreja das Graças Godzílicas? Duvido vc fazer isso…

        • Já me dei muito mal e paguei muito mico(incluindo dançar no palco de uma balada gls e outras confusões mais vergonhosas) por não resistir a um ‘DUVIDU’.

          Hoje, não caio mais nessa. rs

          A Larissa, segundo a mesma, ‘esta vivendo’- coisa que nós não fazemos porque comentamos aqui (ela não, claro).

          Uma pena, mas acredito que a Larissa já cumpriu seu papel, nos mostrando como a religião pode fazer bem pra alguem. E como essa pessoa se torna melhor, amável e tolerante. Isso eu aprendi vendo o exemplo dela. E basta.

          Acabarei não sendo convertido, pena.

          • É o caralho que essa discussão morre aqui.

            Vocês todos se acham importantões, né? Tipo “EU não quero mais discutir, então a postagem vai morrer”

            Pois eu tenho uma novidade: TEM MALUCO PRA-CA-RA-LHO aqui para bater boca. É só dar trela.

            Vocês querem viver? Querem vida real? TRAIDORES. Vão viver então, tomara que peguem herpes, gripe e que sejam sacaneados por colegas de trabalho. Porque é ISSO que acontece com quem vive.

            Eu continuo aqui, doida para bater boca com quem não quer viver.

              • A gente tem maluco de sobra para ficar escutando esse faniquito de “eu não discuto mais”, “eu tenho vida”

                EU NÃO TENHO VIDA, então, sempre haverá alguém aqui para antagonizar e provocar os outros malucos sem vida. Este texto será imortal, vou alimentá-lo o ano todo para garantir que o Somir não ultrapasse meu tão precioso recorde.

                My prrrreciouuussss…

            • Caralho, chorei de rir… Dá um Sally Surtada fácil: “pessoas que acham que tem vida”.

              Larissa, eu não te odeio, eu ti amuuu miga. [fazendo coraçõezinhos com as mãos]. Mas confesso que eu prefiro suas fases surtadas, tentando responder as troll… quer dizer… bully… quer dizer… postagens.

  • “Ajudar a Sally

    Se alcançar 500 eu tiro a camisa na twitcam, 600 eu me converto.

    1000 deixo de ser arrogante e prepotente.”

    505 comentários. Hugo, pode ir já na twitcam tirar a camisa.

    Promessa é dívida.

  • Larissa Grotesca

    Sally…beleza entao!! Pra mim já deu esse post…

    Voce ja venceu!!! Sempre é bom ajudar a ala a feminina vencer o que quer que seja… :)

  • Estive fora por um tempo e da minha cidade para acompanhar a Feira Literária Internacional Cristã em São Paulo. Volto aqui com muita satisfação, por ver que o nível dos debates aqui só tem elevado.

    Paulo, ser heterogêneo não é exclusividade nossa (tenho amigos judeus ortodoxos e liberais que sairiam na mão por conta da religião), mas creio que somos a categoria mais heterogênea. Já presenciei filho evangélico recusar-se a ir ao enterro do pai porque este era de outra igreja, pura e simplesmente.

    De resto, quanto à Larissa, vejamos o que ela disse ultimamente:

    “A igreja entra aonde o ateu nao quer entrar.
    Querendo voces ou nao….a maior parte dos grupos jovens voltados a informacao do jovem, prevencao…sao grupos religiosos.
    Quantas vezes voces ja foram em um lar de velhinhos conversar, ajudar?? nao vale natal…durante o ano…quantas??? Isso eh uma das coisas que nos ensinam na igreja.”

    Novamente o assunto com que discuti com Hugo. A conclusão foi que, geralmente, religioso é, na prática, mais consistente, organizado e perseverante em questões assistencialistas. Ateu vai, se empolga até, mas geralmente não dá seguimento.

    “Existem sim pessoas que nao tiveram acesso a educacao e que se encontrarm dentro de uma religiao que julgam ser tao boa pra elas que querem que outras pessoas tenham a mesma experiência”.

    De fato, há mesmo. Há pessoas que usam e abusam do proselitismo. Não saem do que chamamos ‘estaca zero’ de ser evangélico. Nesse afã de quererem que outras pessoas tenham a mesma experiência acabam por alienar familiares, colegas de trabalho, amigos.

    Tenho um parente que, ao virar evangélico, não se dá conta do ridículo dessa atitude e prega em qualquer lugar, como em uma vez em que pregou no meio de uma excursão “contra o sexo antes do casamento, a união estável” pegando o microfone que era para um karaokê. Pobre dos outros idosos participantes dessa excursão, de seus familiares e ainda mais da mulher dele, que não viaja mais com ele. Ou então, disse a um de seus filhos que a nora não engravidava porque eles eram espíritas. Vergonhoso. Aí pessoas, incapazes de separar o joio do trigo, acham que evangélicos são (quase) todos assim.

    Ou então aqueles que querem se fechar num clubinho exclusivo. Evangélicos contratam evangélicos, fecham negócios com evangélicos, contratam serviços de evangélicos, querem que seus filhos se casem com evangélicos, e da sua igreja, não de outra. Aí se lascam. Se algo assim fosse determinante, a grande empresa em que trabalhei, cujos donos e diretores eram todos judeus, não teria falido. Um prejudicando o outro até o fim, que se deu com a morte de dono. Coitado, sobreviveu ao holocausto, mas não à rapina dos filhos e dos judeus em quem confiava.

    Nesse sentido, fecho com Dalai Lama. Indagado por um cristão sobre qual seria a melhor religião, ele respondeu que seria aquela que faria a pessoa se sentir melhor. E ponto. Se a religião escolhida for a ‘não-religião’ e a pessoa contribuir de forma positiva para todos ao seu redor, tanto faz quanto fez.

    (Hugo, o prazer em conversar é todo meu, e espero poder discutir outros assuntos que não religião. )

    • “Nesse sentido, fecho com Dalai Lama. Indagado por um cristão sobre qual seria a melhor religião, ele respondeu que seria aquela que faria a pessoa se sentir melhor. E ponto. Se a religião escolhida for a ‘não-religião’ e a pessoa contribuir de forma positiva para todos ao seu redor, tanto faz quanto fez.”

      Acho que da pra finalizar com isso.

    • “A conclusão foi que, geralmente, religioso é, na prática, mais consistente, organizado e perseverante em questões assistencialistas. Ateu vai, se empolga até, mas geralmente não dá seguimento. ”

      Esse ponto será ponto de discórdia mesmo. Na minha prática, que é diferente da sua, é difícil pra cacete conseguir gente engajada em causas difíceis. Curiosamente é baba arrecadar dinheiro para qualquer coisa, basta dar o número da conta. Agora… ir mesmo, botar a mão na massa, dar prosseguimento, nem religioso, nem não-religioso. É de cada um ter responsabilidade e comprometimento e isso não tem a ver com crença. O que vejo é que em algumas áreas tem mais de um ou de outro tipo. Bingo tem mais religioso. Construção de casas tem mais ateu. Enfim… Vai de grupo, tempo, local de divulgação, etc etc etc.

      De resto…

      • Estou bastante offline esses últimos tempos (Sally, sinto saudade de interagir mais com vc, mas vc sabe meus motivos) mas acompanhei o que pude.

        Carol, concordo com tudo que vc escreveu. Achei um perigo essa afirmação, e rememorando, achei também tendencioso demais afirmar que instituições, ou pessoas que não possuem a religião, dificilmente se sustentam na assistência e seus projetos. Poderia citar várias organizações, setores que possuem projetos extremamente estruturados e que não possuem religião como base, mas estão aí, ano após ano promovendo saúde, qualidade de vida, resolução de conflitos. Parece, sob esse ponto de vista dessa afirmação, que se é ateu, a pessoa é desprovida da noção de responsabilidade sobre o outro, sobre uma consciência de unidade, de responsabilidade social… Putz!

        • Lichia, você é cidadã da República Impopular do Desfavor, pode ir e vir quando quiser e o quanto quiser. Dou o maior apoio!

    • Novamente o assunto com que discuti com Hugo. A conclusão foi que, geralmente, religioso é, na prática, mais consistente, organizado e perseverante em questões assistencialistas. Ateu vai, se empolga até, mas geralmente não dá seguimento.

      Não necessariamente. Os religiosos costumam ter melhor sustentação para políticas nessa linha, o que faz bastante diferença entre as ações por parte de grupos religiosos e de grupos não religiosos, mesmo que se tenha niveis de consciência, organização e perseverança semelhantes nos dois casos.

      De fato, há mesmo. Há pessoas que usam e abusam do proselitismo. Não saem do que chamamos ‘estaca zero’ de ser evangélico. Nesse afã de quererem que outras pessoas tenham a mesma experiência acabam por alienar familiares, colegas de trabalho, amigos.

      É o jogo de querer marcar influência sobre o seu círculo de relações, algo tão instintivo que chega a ser tão antigo quanto a própria organização social da humanidade.

      Tenho um parente que, ao virar evangélico, não se dá conta do ridículo dessa atitude e prega em qualquer lugar, como em uma vez em que pregou no meio de uma excursão “contra o sexo antes do casamento, a união estável” pegando o microfone que era para um karaokê. Pobre dos outros idosos participantes dessa excursão, de seus familiares e ainda mais da mulher dele, que não viaja mais com ele.

      O boa e velha parada de falar as coisas na hora errada e no lugar errado. Quando se fala com um público alvo de jovens, ainda pode abrir uma discussão interessante, mas utilizar isso como pregação em algum lugar onde ao menos em teoria se enfoca na “diversão”, tal atitude é pra lá de inadequada.

      Ou então, disse a um de seus filhos que a nora não engravidava porque eles eram espíritas. Vergonhoso.

      Ai se tem uma boa mostra do estrago que a ignorância e a falta de conhecimento podem trazer. Junta-se isso ao sectarismo no campo “religioso” e o estrago está feito.

      Aí pessoas, incapazes de separar o joio do trigo, acham que evangélicos são (quase) todos assim.

      Quando se fala de evangélicos entre a população comum, a primeira coisa que vem a cabeça são grupos conservadores-reacionários influenciados pelos telepastores encastelados em organizações de caráter NEOPENTECOSTAL. Apesar de ser um grupo bem representativo (IURD, Renascer, Vitória em Cristo, Igreja Mundial, etc.) tal grupo não representa o todo da população evangélica, sendo que há os “protestantes históricos” e os grupos pentecostais.

      Ou então aqueles que querem se fechar num clubinho exclusivo. Evangélicos contratam evangélicos, fecham negócios com evangélicos, contratam serviços de evangélicos, querem que seus filhos se casem com evangélicos, e da sua igreja, não de outra. Aí se lascam.

      Coincidência ou não, se falou disso aqui nesses dias. Muito pertinente a sua colocação, uma vez que a crença não é por si só sinônimo de caráter ou de eficiência. É até compreensível que as pessoas queiram agregar em torno de si pessoas com interesses e visões de vida afins, mas nem sempre isso dá certo.

      Se algo assim fosse determinante, a grande empresa em que trabalhei, cujos donos e diretores eram todos judeus, não teria falido. Um prejudicando o outro até o fim, que se deu com a morte de dono. Coitado, sobreviveu ao holocausto, mas não à rapina dos filhos e dos judeus em quem confiava.

      Pois é… Sem comentários ai porque os fatos falam por si.

      Nesse sentido, fecho com Dalai Lama. Indagado por um cristão sobre qual seria a melhor religião, ele respondeu que seria aquela que faria a pessoa se sentir melhor. E ponto. Se a religião escolhida for a ‘não-religião’ e a pessoa contribuir de forma positiva para todos ao seu redor, tanto faz quanto fez.

      Se você se sente melhor acreditando, direito seu. Eu me sinto melhor não acreditando, ainda que isso gere a estranheza e a repulsa de pessoas que porventura estejam a minha volta.

  • Ajudar a Sally

    Se alcançar 500 eu tiro a camisa na twitcam, 600 eu me converto.

    1000 deixo de ser arrogante e prepotente.

    Cade o Somir? rs

    • POAAARRRRRA! Agora até eu quero chegar aos mil, para ver você abaixando a cabeça para os Sally Surtada e dizendo que nós mulheres temos razão!

      Campanha: MIL POR UM HUGO MELHOR!

  • Larissa Grotesca

    Daniela…se meus comentarios sao gigantes e nao dizem nada: NAO LEIA!
    Assim de facil!!! Que eu escrevo o que me der na telha….
    Que ate onde eu sei, aqui voce nao manda em nada :P

    • Ui, ficou bravinha.
      Não achei que seria tão fácil fazer você trocar seu discurso de evangélica racional (rá!) por essa resposta boba e apelativa.

      Eu não perco meu tempo lendo tudo que você escreve, tenho coisa mais importante pra fazer. Devo ter lido uns 2 comentários grandes e passado os olhos nos outros e já deu pra notar a repetição.

      • Larissa Grotesca

        Nao tenho discurso de envagelica meu bem…
        Eu tenho discurso proprio como pessoa independente de religiao…

        Bravinha?? nao querida….. foi ironia mesmo.

        • Discurso próprio como pessoa independente de religião.
          É, vimos isso nos seus 200 comentários deste post.

          Quer dizer, viu quem teve paciência de ler.

          • Larissa Grotesca

            Nao se dê ao trabalho…. pode dar tilti no seu cerebro….
            Junte-se a Carol e a aula particular de interpretaçao de texto ficará mais barata… :O* Beijos!

            • Dani, topa???

              Quero muito assistir essa aula… Tenho uns exemplos para levar e vou comprar as tais vitaminas que a Larissa recomendou para entender melhor. Andei perguntando por aí e me disseram que para entender esse tipo de texto, que se recomendam vitaminas do tipo “alucinógenos”…

              Hugo, e você? Talvez para 3 pessoas tenha desconto especial… hahahaha

              • A pessoa escreve 2 mil linhas pra defender que evangélicos não são bestas tapadas, sobre como é fantástico ser evangélica, como é lindo ter Deus dentro de si e dá trela pra cada um que provoca.
                Aí diz que o discurso é independente de religião.

                Eu e Carol precisamos de interpretação, a Larissa pode indicar o professor.
                Sugiro que o Hugo venha também e traga os cogumelos.

  • Pessoal, a categoria “Evangélico” é tão cheia de subdivisões e confissões que colocar tudo no mesmo saco é apenas falta de conhecimento. Nisso o Bilu estava certo. Depois que neguinho souber quem foram Lutero, Calvino, Zwinglio, o que foi a contra-reforma, quem são os Neo-pentecostais e a pqp, aí saberá quem usa vestido longo, quem é ex-viciado, quem acorda a gente às seis da manhã pra presentear Bíblia, quem pratica extorsão pela TV, etc., e quem ora, paga dízimo e não entra nessa de pagar milagre.

    Evangélicos não são uma categoria homogênea. A Larissa é uma boa moça, só está esperneando demais porque ainda acha que vale a pena. Não vale. Se ela ama Jesus, que ame e sinta-se amada por ele. Isso não a impede de gostar de modelos BBB masturbatórios, afinal de contas é uma moça na flor da idade. A Larissa não é uma Evanchata e está dizendo que nem todos o são. E não são mesmo. Mas tem muito Evanchato por aí. O Pastor Wagner é um cara lúcido também, mesmo que se possa ter divergências com relação a ele. Evangelismo não é Evanchatismo, como ecologia também não é Ecochatismo.

    • Discordo. Não conheço um ecologista que não seja ecochatopracaralho

      Quanto à Larissa, repito o que eu disse em um comentário acima: ela tem o mérito de não tentar converter ninguém e eu admiro isso. Ela respeita meu ateísmo, então nada mais ético do que respeitar a crença dela. Ela não concorda com o meu ateísmo e eu não concordo com a crença dela mas não ficamos tentando nos convencer nem nos desgostando porque pensamos diferente.

      • É por isso que ela não é uma evangélica típica. Está entre os dois mundos. E te garanto que ela é mais aceita do lado de cá do que do lado de lá.
        Se os evangélicos fossem como ela pensam que são (ela se baseia em si própria), tudo seria diferente, a sociedade seria melhor, as ciências e a educação teriam mais investimento, os homossexuais seriam mais felizes, as mulheres seriam mais respeitadas, até o aborto já seria permitido (muito diferente de obrigatório).
        Ela só não se deu conta ainda que não está inserida naquele grupo.

        • Marok, eu já perguntei à Larissa várias vezes se uma ou outra coisa que ela faz é aceita pela Igreja dela porque tive essa sensação também. Acho que a Larissa é mais flexível porque ela se baseia mais no amor a Deus do que nas amarras da religião, o que na minha cabeça faz mais sentido mesmo.

          • O problema é que ela se dói quando a gente fala dos evangélicos.
            Quando eu generalizo, não falo pensando nela, no pastor Wagner ou em outros que eu conheço, por exemplo. Aposto que eles até leiam livros. Estou falando dos outros 98%.
            E como já deixei claro em vários posts, aprovo a forma de pensar e agir dela, mas não da quase totalidade.
            Diferença de opinião não gera conflito, nem quando é o motivo da discussão. O que gera conflito é querer impor que a sua opinião seja a verdade absoluta para todos.

            • Marok, será que no meio de tantas correntes evangélicas não existe uma que seja compatível com as escolhas de vida da Larissa? Digo isso porque se tem evangélico que aceita coisas que são muito piores do que qualquer coisa que nós pessoas comuns fazemos, como aceitar atriz pornô, deve existir uma corrente não tão radical onde um comportamento normal e não-puritano seja aceito…

              • Sallyta, tem as que se especializam em aceitar ovelhas desgarradas. Na real eu acho isso muito bom, porque pra tirar neguinho do crack, da putaria e do crime em geral, é bom ter uma porta aberta, mesmo que gastem um décimo do que ganham. Fé é uma coisa poderosa, tanto pra manter o cara longe dessas roubadas, quanto pra fazer neguinho se explodir, fazer churrasquinho de bruxa, etc.

                (Vá preparando a dancinha da vitória, que o recorde está chegando)

                • Faltam três comentários para bater o recorde

                  Paulo, se não me engano, esse povo fez filme pornô quando JÁ ERA evangélico e não sofreu qualquer tipo de recriminação por parte disso na sua igreja. Por isso eu achei que tinha umas vertentes mais liberais…

            • Sim, Sally. Há igreja pra todo gosto. Pra TODO!
              A Larissa tem a igreja que a aceita, assim como o Pilha e Cia. Quase todos os evangélicos escolhem aquela que o aceita.
              As pessoas não querem mudar por Deus, embora digam o contrário. Elas querem um Deus que as compreenda e aceite e vão atrás disso.
              Por isso que eu digo que ser evangélico não diz quase nada sobre ninguém.

              Se você quiser ser evangélica e não tiver a igreja adequada ao seu way of life, fique tranquila que ela será criada. O importante é só uma coisa: público-alvo.

              • Olha, se alguém criar uma igreja que pregue que Gezuiz voltará numa pegada Godzila, pisando em templos eu juro que eu me filio, porque vai, merece…

                • Funde a igreja. Se fizer direitinho, tem grandes chances de enriquecer e não precisar pagar impostos. Vai de ter outras pessoas que gostem e se identifiquem.
                  Tinha um amigo (faz tempo que não vejo) ateu que frequentava uma igreja em São Paulo que os caras tocavam só rock pauleira. O culto era mais um show do que tudo. Detalhe: ele ofertava $$ quando ia.

    • Eu nao estou esperneando e nem estou mais de um lado que outro…tao pouco sou mais aceita aqui do que na minha igreja….

      Acho que a Sally entendeu completamente meu ponto de vista e aonde me encaixo.

      Da mesma forma que ha pessoas extremistas em suas opinioes politicas…como o louco da Noruega….ha em religioes. Existem sim pessoas que nao tiveram acesso a educacao e que se encontrarm dentro de uma religiao que julgam ser tao boa pra elas que querem que outras pessoas tenham a mesma experiencia.

      Eu tive a oportunidade de ter educacao e ser uma pessoa esclarecida…entao nao fico bitolando os outros com a minha fe. Eu falo pra quem quer ouvir…quem nao quer beleza.
      90% das minhas amigas sao evangelicas. Elas gostam de ir no show do Chiclete, gostam de dancar e o que???? Acreditar em Deus nao quer dizer ser mumia!!! Quer dizer que acreditamos em Deus e ponto.

      So me irrita quando leio coisas que ao meu ver nao fazem sentido e sao ditas com ignorancia. Por exemplo…ja que falamos do protestantismo irlandes…aqui depois do culto a galera vai pro pub….e sao nordicos, educados e que???? Sao hipocritas tambem???
      Nao!! So que louvamos a Deus e celebramos por nossa vida. Somos felizes…dentro de um limite….ninguem sai caindo pela rua como eu ja disse…e nem vivendo uma vida promiscua…

      Culpar Deus de todas as tragedias….coisas ruins e boas acontecem a todo momento. E vivemos em um mundo de acoes e reacoes…que pelo que EU acredito, onde o palpavel nao pode mais atuar…pela fe, vemos o extraordinario acontecer.

      Tem pessoas que tem fe em mandinga pra assistir jogo de futebol, tem pessoas que nao se separam do colar que foi de alguem querido, tem gente que nao pode sair de casa sem o dolar de estimacao na carteira….e eu tenho fe que Deus existe e me guarda. Simples assim.

  • Eu nao faco nenhuma linha pessoal…simplesmente nao sou hipocrita.

    Nao sou santa e nao existe santo aqui nesse mundo.

    E acho podre ficar apontando o dedo porque a pessoa eh evangelica e fez filme porno.
    Quem sabe da vida dela, o que ela passa…eh somente ela…

    Ateu faz merda pra caramba assim como crente….nao porque eh ateu, e sim porque eh uma pessoa imperfeita e que erra.

    Ser crente, ser evangelico, ser catolico, ser judeu….quer simplesmente dizer que se acredita em Deus. Um so Deus… a diferenca eh a forma de cultuar esse Deus…

    Serio, explicar uma coisa tao basica dessas repetitivamente eh muito chato….

    Eu sei que faz parte do tralalalala fazer as pessoas falarem aqui, colocar os posts…mas isso de “Cade seu Deus” e Gezuis Godzila vai atacar, eh monotono porque crer em Deus vai muito mais alem de qualquer babaquice que um monte de cerhumano faz em nome dele ou em critica a Ele.

    Quem quer acredita e quem nao quer acredita que quando morrer vai pro poco de pixe e pronto.
    Cada um tem um caminho pra construir, um carma para cumprir…pessoas que nos ensinarao, pessoas a quem devemos ensinar….porque so um bocoio de verdade acredita que esta nesse mundo so pra crescer, comer, cagar, ser piao proletario, procriar e morrer….

    Mentes pequenas, ideias pequenas….mundo pequeno….
    Tenho pena mesmo!!
    Nao porque me sinto superior, muito pelo contrario…Tenho pena que tanta gente se contenta em pensar que o significado da vida, o porque de tudo…seja algo realmente mediocre e totalmente cientificamente comprovavel.

    • Nao falo que todo mundo tenha que ser evangelico… mas acho que as pessoas deveriam se conhecer melhor e buscar ter experiencias consigo mesma, com sua alma…com seu ser interior.

      Eu sou evangelica, acredito na igreja porque os fatores positivos ultrapassam os negativos NA MINHA OPINIAO. Eh uma escolha minha. E gostaria muito de ser respeitada assim como eu respeito quem nao ta afim de saber. Vivo com alguem que eh agnostico e nao fico pregando a palavra para ela…quando tenho oportunidade falo algo, mas nao tento convecer ninguem, porque cada um tem seu livre arbitrio.

      Eu vivo minha vida sim mas nao sou promiscua.
      Respeito meu corpo porque eh a morada de Deus.
      Nao uso drogas, nunca usei nem maconha e gosto de sair e tomar vinho sim!! (qual o problema??!!!) Nao ando bebada pela rua, caindo e pegando qualquer cara.
      Gosto de ficar pra namorar…quando sinto algo….
      Mas isso novamente eh uma escolha PESSOAL…e se voce quer fazer cheirar po, beber ate cair, ser a piada dos outros, da pra geral na cidade, pegar todo mundo…eh problema seu…porque a conta vem… Nao eh Deus que vai castigar…eh seu corpo que vai gerar doencas, sao as pessoas que irao te julgar e eh a vida que ira te maltratar…

      A palavra de Deus so nos alerta para as coisas. Claro que existem muitos escritos ultrapassados…mas ela esta ai para aconselhar aquela destranbelhada que acha “massa” ficar com geral, as amiguinhas de merda que da o maior apoio e so que ver nego se ferrar…os amigos que sentem inveja e te aconselham para o mal caminho porque a vida deles eh uma merda…

      A igreja entra aonde o ateu nao quer entrar.
      Querendo voces ou nao….a maior parte dos grupos jovens voltados a informacao do jovem, prevencao…sao grupos religiosos.

      Quantas vezes voces ja foram em um lar de velhinhos conversar, ajudar?? nao vale natal…durante o ano…quantas??? Isso eh uma das coisas que nos ensinam na igreja.

      Talvez se muitos seguissem esse caminho, nao tinha tanto filho matando pai, mae, irmao, avo ou se drogando…

      Nao quero ser chata…nao sou ninguem pra dar licao de moral…mas acho uma hipocresia ficar jogando as coleras do mundo nos crentes que nao tiveram acesso a boas escolas, pessoas de origem humilde ou ate mesmo esse que sao estelionatarios… Porque gente ruim e gente boa tem em qq lugar do mundo…inclusive dentro da sua casa.

      Hipocresia me irrita profundamente.

      • Você poderia começar explicando essas coisa que você considera “chata de tão básica” para seus próprios irmão de fé. Definitivamente, você não é uma evangélica típica, por isso não deveria se colocar como exemplo para defender o grupo.
        Primeiro, porque você não tem o defeito que eles têm geralmente, segundo porque você passa uma visão errada dos evangélicos. Eles não pensam como você.
        Talvez a sua igreja específica seja toda diferentona, mas você precisa entender que ela está em uma zona marginal do “evangelismo” e não representa o segmento.
        Quando você for defender a sua crença, seja específica para não passar por mentirosa. Diga “os evangélicos da igreja do Fogo do Céu do Deus dos Próximos Dias (exemplo) não são assim”.
        Você fica falando de um tipo de evangélico que não se vê por aí e toda discussão acaba ficando improdutiva, pois cada um está falando de uma coisa.

      • Minhas partes preferidas:

        “Eu sou evangelica, acredito na igreja porque os fatores positivos ultrapassam os negativos NA MINHA OPINIAO.” (Eu acho que isso já encerraria qualquer discussão, mas vai diretamente contra o que vc anda fazendo ao longo dos últimos meses. Claro, isso é MINHA OPINIÃO, e ela não deve importar pra vc. Hum…entendeu a ironia?

        “A igreja entra aonde o ateu nao quer entrar.” – (não pense besterias Hugo, não pense besteiras…)

        “Talvez se muitos seguissem esse caminho, nao tinha tanto filho matando pai, mae, irmao, avo ou se drogando…” – O ser humano é um selvagem por natureza, somente a religião pode salva-lo. Ps.: Já visitou algum presidio? Pergunte quantos ateus e religiosos tem lá dentro. No mínimo vai descobrir que religião não define carater, nem inibe crimes.

        “Hipocresia me irrita profundamente.” – Somos dois. Mas ficaria muito grato se apontasse especificamente um caso de hipocrisia ateísta. Ou qualquer exemplo de hipocrisia, acho que pode não estar associando a situaçaõ com a palavra correta.

    • Larissa, hipocrisia é falar uma coisa e fazer outra. Dizer que acredita em uma religião não é assumir tudo o que vem com ela? Suas proibições inclusive. Dizer que é de uma determinada religião mas que as regras x, y e z não são “para você” é hipocrisia. É usar o lado “bom” para validar que vc é legal e esquecer o lado “ruim” que vem com qualquer escolha. Quem é católico está validando o comportamento de não-punição dos padres pedófilos. Pode dizer que não concorda, mas continua indo a Igreja e doando dízimo. Isso é hipocrisia.

      Hipocrisia é dizer “acho podre ficar apontando o dedo porque a pessoa eh evangelica e fez filme porno” e depois “porque so um bocoio de verdade acredita que esta nesse mundo so pra crescer (…)”. Por que você não acha podre apontar o dedo a quem não acredita no mesmo que você?

      E julgar os outros pelo que você acha válido também é complicado. Você pergunta “Quantas vezes voces ja foram em um lar de velhinhos conversar, ajudar?? nao vale natal…durante o ano…quantas??? Isso eh uma das coisas que nos ensinam na igreja.”. Não acho que seja humilde ficar espalhando o que vc faz como caridade, mas conheço MUITOS ateus engajados em causas sociais tão ou mais importantes que esta. E valores como cooperação, humanidade, gentileza e educação podem ser passados em casa, independentemente da religião ou falta dela dos pais. Independe completamente de igreja ou religião.

      E sobre a redução de crimes, a maior parte da população brasileira (inclusive a carcerária) se declara de alguma religião. A maior parte da população não escolheria um ateu para Presidente. Portanto, embora a religião possa ser boa para VOCÊ, dizer que disseminá-la reduziria o número de crimes seria o mesmo que dizer que reduzir os preços do Mc Donald´s reduziria o número de obesos. Não “orna”…

      • Eu ja falei que eh uma opiniao minha….e ja cansei de falar que nao tento convencer ninguem….voce nao le???

        Eu nao estou falando de muitos ateus que fazenm caridade…estou falando de voce que esta aqui escrevendo e criticando. Tao pouco falei que sou que vou e que faco, falei que eh o que nos ensinam e nos encaminham a fazer.

        Nao sou hipocrita porque na minha igreja ninguem coloca o dedo no meu nariz pra me julgar e dizer que anda fazendo algo mal. Isso minha propria consciencia me diz.
        Minha igreja eh emancipada, aceita as pessoas como elas sao e mostram atraves dos seus erros o que pode de ruim acontecer, te aconselhando e ao mesmo tempo formando uma familia baseada no amor de Deus.

        Eu nao sei que igreja que voce costumava ir….mas como a Sally disse ha varias igrejas e cada uma com seus estigmas. Nao coloque todo mundo dentro de um saco porque isso nao eh democratico. Se a sua era ruim nao quer dizer que todas sao. Se voce nao gosta e nao acredita…nao quer dizer que quem gosta eh burro ou jeca.

        Hipocresia seria eu dizer que sou evangelica e mentir aqui dizendo que sou santa. Nao faco nada escondido…a minha vida eh aberta na minha casa e meu pastor sabe exatamente como caminho. Porque quando tive problemas ou quando preciso de alguem que olhe pela minha casa no Brasil…eh essa familia que escolhi que vai ate la…nem mesmo a minha se preocupa tanto.

        Serio,…voce ta falando de escolha de presidente e Mc donalds….afff…..nem sei o que dizer…

        Eu nao perguntei sobre os outros…VOCE FAZ CARIDADE???
        Facil se esconder nas boas acoes dos outros…porque vc mesmo como ateia de bom coracao…nao vai la e faz sua parte???!!!!

        • Leio, mas respondo e parece que vc não lê. Ou não entende. Sei lá, mas nunca tem a ver com o que eu coloquei. Mas sem problemas, estou com paciência hoje…

          Hipocrisia (use com “i”, eu sei que vc não mora aqui…): no dicionário (Priberam) hipócrita é aquele que finge bondade de idéias ou de opiniões apreciáveis. Ou seja, quando vc diz que é escroto alguém apontar um dedo para falar mal de evangélico porque não o conhece pessoalmente, temos que concordar porque estamos pré-julgando, mesmo que a crença dele nos indique alguns valores que ele tem. Mas você mesma diz que ateu é bocoió (lembrei da minha avó) e tem mente pequena (a minha cabe numa cabeça grande, sou cabeçuda). Sendo assim, ou vc finge opinião apreciável – “não podemos julgar alguém por suas crenças” – ou vc acha que só seus valores estão certos (e nesse caso não poderia reclamar por pessoas fazerem o mesmo que vc). Dizer que ateu é bocoió e evangélico não pode ser julgado é meio… contraditório, não acha?

          Sobre ajuda: vc me pergunta o que EU faço (irrelevante para a discussão), mas não diz o que vc faz (também irrelevante) e ainda completa que sua igreja encaminha, mas que não necessariamente as pessoas fazem… Bom… sim, eu faço!!! Legal né??? Mas tá vendo??? Saber desse fato não agregou nada na sua disputa ateus x evangélicos… Mais legal saber que apesar de encaminhar, as pessoas não necessariamente fazem, e que você mesma sabe que vários ateus são caridosos. Portanto o argumento de que a igreja seria imprescindível ou muito importante para a sociedade cai por terra e entraremos no pessoal, guerra da qual me abstenho porque é meio ridículo o bate-boca “eu sou melhor que vc”.

          Sobre sua curiosidade sobre meu conhecimento de religiões, conheço muito bem a católica, judia, protestante, espírita. Conheço também CCBistas, umbandistas, budistas (embora o ramo de budismo que eu conheça não seja uma religião), etc etc etc. Até gente da maçonaria… hehehe. Como vc disse, em todas elas tem gente boa e gente ruim. E, ao contrário do que vc disse, NENHUMA delas faz uma super-diferença para a sociedade, exatamente porque podemos encontrar gente boa e ruim em todas. Tem exemplo de preso que se converte e se regenera e tem exemplo de preso que se converte e mata alguém no dia seguinte… Por isso acho a discussão inútil – religião é muleta emocional para quem precisa, não é solução.

          • Larissa Grotesca

            Serio.. nao falamos a mesma ligua….
            Nao estou fazendo competicao nehuma querida e muito menos disse que ateu é boicoió.
            Você coloca palavras aonde nao existe e se prende a corrigir portugues quando não é necessário… Voce tem sérios problemas de interpretação de texto.

            Não, não moro aí…não fiz review do que escrevi e nem estou preocupada com o portugues dos outros. Nesse momento é irrelevante.

            Sally gracas a Deus voce me entende….
            Se quiser agradeça a Gezuiz Godzila, dá igual!! :P

            • Esqueçam a frase do pasotor que coloquei como definitiva pra finalizar a discussão.

              Fiquem com esta muito melhor da lariça

              “Sally gracas a Deus voce me entende….”

              hahaha É…vc não entendeu nada mesmo.

              • Não é legal, Hugo? Rumo aos 1.000… rssss

                Só para ilustrar a contradição:

                “porque so um bocoio de verdade acredita que esta nesse mundo so pra crescer, comer, cagar, ser piao proletario, procriar e morrer….”

                “muito menos disse que ateu é boicoió.”

                Se isso não é contradição, é invasão de site e roubo de identidade… Sally, investiga aí…

                • Larissa Grotesca

                  Mais uma vez…

                  Eu nao escrevi: Ateu eh bocoio…ESCREVI: porque so um bocoio…

                  Voce coloca palavras aonde nao tem.
                  Me referi as pessoas em geral, porque ate mesmo dentro da religiao existem pessoas que acham que a vida eh so isso…

                  Vai estudar!! e tomas umas vitaminas porque voce tem raciocinio lento.

                  • Vamos lá, não é todo dia que se tem que explicar o que a própria pessoa fala… Divertido. Talvez seja a alfabetização em espanhol.

                    As pessoas em geral que acham isso e os ateus todos, porque se é ateu logo não acha que a vida tem um significado especial, sublime, que ultrapasse a vida em si… Logo, todo ateu (e um pouco dos supostos religiosos) é bocoió. Desconheço um ateu que acredite que vá para algum lugar após a morte… logo, a vida é só isso mesmo: viver.

                    Se vc tivesse colocado em outro contexto eu poderia acreditar em vc, mas analisa comigo: se fosse um “acho que as pessoas que não tem objetivos na vida são bocoió” (chutando um outro possível significado), não veríamos essa frase logo em seguida:

                    “Tenho pena que tanta gente se contenta em pensar que o significado da vida, o porque de tudo…seja algo realmente mediocre e totalmente cientificamente comprovavel.”

                    A não ser que ateu acredite em algo como coelho da Páscoa, que é uma vertente que desconheço, todo ateu tende a acreditar que as coisas da vida possam ser (mesmo que não sejam hoje) comprovadas, entendidas ou pelo menos estudadas através de métodos científicos. E isso é o oposto dos religiosos. Ou não? Haveriam religiosos “mentes pequenas” que achem que tudo pode ser explicado “cientificamente”? Esta frase estaria se referindo a outra classificação que não estas?

                    É como causa-consequência. Vamos a um contra-exemplo para ver se funciona. Se eu dissesse que quem acredita que existe um ser superior a nós é bocoió, teoricamente eu estaria abordando alguns ateus que acreditam que o chefe, o Presidente da República ou o Steve Jobs é superior a “nós”. Mas isso não invalida o entendimento de que todo religioso é bocoió, especialmente se até aquele prezado instante este seja o assunto da discussão…

                    Em geral as pessoas tem uma linha de raciocínio que se insere dentro de um contexto de discussão, que até o momento era sobre religião x a falta dela. Mas sem problemas, pode ser excesso de pensamento desconexo e falta de foco, múltiplas personalidades… as condições humanas são infinitas!!! Pode ser também que você tenha se expressado mal, já pensou nisso? Dado que não fui a única que entendeu desta maneira, talvez seja mais fácil reescrever… Ajuda também, mais do que ficar bravinha…

                    Sobre estudar e vitaminas, obrigada pelas dicas… Vou fazer sim, nossa… nunca tinha pensado nisso antes!!! Valeu!! ;)

                    • Larissa Grotesca

                      Desculpa…..comecei e nao terminei….muito chato seu texto….Nao prende o leitor.

                    • Ai, ai… você não está ajudando na conversão do Hugo…

                      Pessoa má. Tá bom… para facilitar a leitura (na próxima eu coloco figuras) vou dar uma colher de chá. Pode tentar explicar o porquê dos ateus não poderem ser considerados nessa frase aqui:

                      “Tenho pena que tanta gente se contenta em pensar que o significado da vida, o porque de tudo…seja algo realmente mediocre e totalmente cientificamente comprovavel.”

                    • Pessoal, só cuidado com o uso de adjetivos. Se continuar assim, logo a Larissa vai ter o maior nome do desfavor.

                      “Prof.a Larissa Grotesca” até o momento.

                    • “Se as pessoas nao querem escutar…entao respeite elas.” – Larissa

                      Sem mais a acrescentar… hipocrEsia é uma merda mesmo.

                    • Sally, eu não tenho nem camera nem twitter. Vc esta bem crescidinha pra acreditar em tudo o que ve na internet.

                      Quanto a conversão, bem…eu poderei, sim me converter. só naõ falei em que especificamente.

                      E nem me venham com essa de “de acordo com o contexto…só poderia ser em evangélico”. Aprendi com a Larissa e que segundo ela ateu não é bocoió. Contexto não vale nada!!!

                      Quanto a deixar de ser arrogante e prepotente…quando chegar a 1000 conversamos. Mas ambos sabemos que não vai acontecer. rs

                    • Religião?! Putz. Eu ia me converter pra um MPEG2 ou .mov.

                      Mas se é religião, escolho ser mormon… Parece divertido.

                    • Hugo, você vai gostar da Igreja de Satã, fundada pelo LaVey.

                      http://www.churchofsatan.com

                      Estou com você, o contrato não especifica de onde você deve tirar a camisa. Pode ser de uma arara. A conversão pode ser à igreja descrita acima. Só a aposta dos mil é que fica difícil, você foi bem claro quanto a ficar humilde.

            • “Quem quer acredita e quem nao quer acredita que quando morrer vai pro poco de pixe e pronto.
              Cada um tem um caminho pra construir, um carma para cumprir…pessoas que nos ensinarao, pessoas a quem devemos ensinar….porque so um bocoio de verdade acredita que esta nesse mundo so pra crescer, comer, cagar, ser piao proletario, procriar e morrer….” – Larissa

              Aguardando a aula de interpretação deste texto.

          • Carol, ela pode ter ‘sido alfabetizada’ em espanhol. Por isso escreve ‘hipocresia’.

            Outra possibilidade e que eu também uso é trocar o ‘i’ por ‘e’ ou o contrário em algumas frases pra destacar bem a palavra. ex: Enveja, Enteligente, Incosto, etc. Dica: não funciona tão bem no meio da palavra como em: famelia, relegião, hipocresia e assim por diante.

            • Larissa Grotesca

              Quando se passa todo um dia escrevendo e falando em outro idioma eh normal que as palavras se confundam…Eu nao fico revisando texto, porque ja tenho vcs para fazerem esse trabalho por mim….Valeu!! Obrigada pela dica! ;)

              • è isso ai! Agora colocou essa Carol no seu lugar.

                Vamos embora Larissa e vcs…”vcs não merecem falar comigo e com meu anjo. Fui.”

        • “Mas você mesma diz que ateu é bocoió (lembrei da minha avó) e tem mente pequena (a minha cabe numa cabeça grande, sou cabeçuda). Sendo assim, ou vc finge opinião apreciável – “não podemos julgar alguém por suas crenças” – ou vc acha que só seus valores estão certos (e nesse caso não poderia reclamar por pessoas fazerem o mesmo que vc). Dizer que ateu é bocoió e evangélico não pode ser julgado é meio… contraditório, não acha?”

          Pois é, é isso que acontece quando dizemos que a pessoa tem uma forma por vezes grotesca de se expressar e essa pessoa, em vez de ponderar seus argumentos, encampa o adjetivo em seu Nick. Como se criticar a forma de se expressar de alguém necessariamente equivalesse a chamar a pessoa de grotesca. Triste se utilizar de argumentos ad hominem, atacando uma pessoa ou um grupo de pessoas para fazer valer seus argumentos. Se o objetivo é o entendimento mútuo, chamar ateu de bocoió é realmente um grande e inteligente passo. Deselegante, para dizer o mínimo.

          Também sou contra o proselitismo: quem quiser buscar o Senhor, acaba vindo no final. Em eventos sociais, me apresento como pastor e ponto. Se a pessoa tiver interesse, ela acaba procurando a gente. Não tento convencer das vantagens com exemplos pessoais, nem atrelar meu sucesso profissional à defesa do que acredito. Chega a ser ofensivo para um fiel consciente e ilusório para os demais. Apenas falo da clínica de recuperação de drogados, se muito, quando são familiares de drogados ou os próprios que me interpelam.

          Por fim, diante dessas opiniões escabrosas, surge a questão da pulverização. Marok disse algo interessante a respeito. Mas não são só os fiéis, mas também os pastores são grandes impulsionadores dessa pulverização. Só que, muitas vezes, essa pulverização tem mais a ver com preferências pessoas e carisma do fundador de cada Igreja. E uma crescente minoria escolhe em quem acreditar antes de tudo. Waldomiro é um triste exemplo disso.

          • Pastor, sem mais a acrescentar… vc chegou ao ponto.

            É difícil não se “exaltar” numa discussão, mas quem consegue é quem costuma angariar simpatia por sua causa… Se a intenção não é só a discussão em si, é uma boa estratégia.

            Sobre sua clínica de recuperação de drogados, além da parte espiritual, vocês contam com médicos, psiquiatras, remédios? Já chegaram a medir resultados de longo prazo? [Só curiosidade mesmo, sem vínculo com a discussão.]

            A pulverização é aquele efeito de procurar o que se encaixa ao seu estilo e não adaptar seu estilo à sua crença. Isso, para mim, é um pouco de comodismo. Não sei se é um pensamento correto, mas para as outras coisas todas o sucesso vem junto com algum esforço. Desconheço dieta que funciona com uma pílula, músculo que venha com aparelho passivo, promoção sem responsabilidades maiores. Se for assim quero que a digitação enrijeça os músculos, assim os exercícios se adaptarão à minha realidade. Quero justiça!! hehehe. Faz algum tempo que não se criam religiões que questionem as atuais por algum raciocínio lógico…

            • “Se a intenção não é só a discussão em si, é uma boa estratégia”

              Carol, sigo apenas o exemplo de Cristo, que se misturou com os homens desejando-lhes o bem. E também defendo a ideia de que aprendemos muito mais com os outros do que nos isolarmos com os nossos.

              “Sobre sua clínica de recuperação de drogados, além da parte espiritual, vocês contam com médicos, psiquiatras, remédios? Já chegaram a medir resultados de longo prazo?”

              Digamos que coincidentemente contamos com um médico e um psicólogo, parte da turma que mantém com o próprio bolso a clínica, fundada por um juiz que quer se manter anônimo (“uma mão não vê o que a outra faz”).
              Mensuração a longo prazo não temos, o que temos são recuperados que trabalham conosco aconselhando os que vão para lá.

          • Larissa Grotesca

            Olha pastor, so fiz mencao ao “grotesca” que vc me atribuiu para nao perder a piada….

            Por tudo que voce leu so digo que:

            “Nao seja arrogante com os humildes e nem seja humilde com os arrogantes”

            Meu lema aqui….

              • Larissa Grotesca

                Claro…..so que nada foi direcionado a voce.

                De verdade Pastor, nao acho certo tentar mudar as pessoas através de criticas ao que se refere acreditar ou nao em Deus.

                O que podemos fazer é orar. Voce deve saber muito bem que colocamos as pessoas a quem temos aprecio nas mãos dele e que assim seja feita a Sua vontade.

                Nao acho que vivendo uma fantasia de estar discutindo com pessoas anonimas em um blog venha ajudar em algo…esclarecer alguma duvida verdadeira talvez….mas de resto, nao acredito que funcione. No minimo pode fazer alguem refletir…

                Entao nao me venha com essa de que se aplica a mim porque em momento algum me dirigi ao senhor com falta de respeito para que eu merecesse esse nivel de comentario da sua pessoa.

                Me divirto escrevendo aqui, como em outros blogs na minha hora de ócio, porque gosto de ler, porque a Sally pode ser ateia e pra mim isso nao faz com que ela mereça menos respeito…mesmo que desrespeite meu Deus. Voce nao lembra da parabola de que Jesus pregava para os pobres, os bandidos, os mendigos, as prostitutas??? (nao estou falando aqui que alguem é isso ok??!!) E na parabola ele falava que pregava para quem precisava e queria escutar. Se as pessoas nao querem escutar…entao respeite elas. No dia em que elas tiverem duvida e precisar, saberao como chegar, aonde tem que chegar e SE quiserem chegar…)

                Excesso de puritanismo não é don…é excesso. como a propria palavra diz. Nao é porque sou cristã (ja cansei de falar isso aqui) que tenho que levar pedrada e escutar desaforo. Acreditar em Deus não é sinonimo de retardamento mental e fraqueza.

                Acho que as igrejas devem se emancipar, procurar entender que vivemos culturas e tribos diferentes dentro de um mesmo povo. Todo mundo merece respeito e que se alguns religiosos nao fossem tão extremistas…talvez houvessem menos ateus…pois ha muita gente que deixa de crer nao pela falta de fé…mas pelo o que tanta gente faz de ruim em nome dela.

                Sabedoria a gente ganha observando, escutando, aprendendo com as pessoas, vivendo outras coisas, outros mundos e respeitando a diversidade. Deus está em tudo e em todo lugar…nao só dentro da igreja evangelica. Deus esta nos olhos de alguém, nas maos que se estendem para ajudar, na natureza que se renova a cada dia….Nao gosto que me digam o que devo fazer, porque Deus me deu o livre arbítrio. Vou a igreja para aprender o que acontece se sigo tal caminho, como agir se passa tal situaçao comigo e principalemente por ser grata. Porque ter gratidão pela vidanos fazem pessoas mais humildes e infinitamente melhores.
                Vou a igreja porque tenho 7 dias com 24 horaso fato de sair de casa, na chuva ou no sol, me levantar cedo….so para ir a igreja…é uma das minhas demonstrações a Deus de gratitude.

                • Larissa, o Hugo disse lá pra cima, em um surto de arrogância, que se chegasse aos 600 comentários ele se converteria.

                  Vamos chegar aos 600 comentários e ele vai ter que se converter. Vai pensando em algo para que nós o obriguemos a fazer, porque nada como dar uma lição de humildade…

                • Larissa,

                  Analisei o teor de sua resposta e segue o que depreendi delas:

                  1)“Claro…..so que nada foi direcionado a voce.”

                  Façamos uma interpretação do que foi escrito. Eu escrevi ‘aplicável’. Se tivesse escrito ‘aplicado’, aí sim poderíamos entrar na seara do ataque gratuito.

                  Além disso, críticas independem do fato de ter sido ou não direcionado a mim. Até porque indiretamente foram direcionadas a todos que leem esse blog.

                  2)“De verdade Pastor, nao acho certo tentar mudar as pessoas através de criticas ao que se refere acreditar ou nao em Deus.”

                  Dúvida honesta. Em que contexto ou situação essa sua frase se aplica?

                  3)“O que podemos fazer é orar. Voce deve saber muito bem que colocamos as pessoas a quem temos aprecio nas mãos dele e que assim seja feita a Sua vontade”.

                  Você quis dizer pessoas a que temos apreço, certo? Sim, temos que fazer muitas coisas por essas pessoas, até orar.

                  4)“Nao acho que vivendo uma fantasia de estar discutindo com pessoas anonimas em um blog venha ajudar em algo…esclarecer alguma duvida verdadeira talvez….mas de resto, nao acredito que funcione. No minimo pode fazer alguem refletir…”

                  Com todo o respeito, percebi isso quando você se altercava com os anônimos que escrevem aqui, desde o nazista até agora. Centenas de vezes. Mas isso pode mudar por uma questão de abordagem. Ninguém veio aqui me xingar (com exceção da Sally no começo), e troquei ideias interessantes com Hugo, Carol Souza, entre outros. Acredito ter feito muita gente refletir aqui, tanto ou mais quanto elas me fizeram refletir. De verdade.

                  5)“Entao nao me venha com essa de que se aplica a mim porque em momento algum me dirigi ao senhor com falta de respeito para que eu merecesse esse nivel de comentario da sua pessoa”.

                  De novo: a. o comentário que fiz foi no sentido de que seu lema é uma via de mão dupla, daí o ‘aplicável’; b. não ter se dirigido a mim com falta de respeito não é óbice para críticas, não a sua pessoa, mas sim a seus comentários, entenda isso; c. Também não gosto que me digam o que devo fazer ou não fazer.; d. a partir do momento em que você colocou os termos ‘Deus’, ‘cristã’ e ‘evangélica’, a opinião continua sua, mas o assunto que essa opinião é de interesse de qualquer evangélico, tanto que não fui o único evangélico ou religioso a interpelá-la aqui, acredito eu.

                  6)“Me divirto escrevendo aqui, como em outros blogs na minha hora de ócio, porque gosto de ler, porque a Sally pode ser ateia e pra mim isso nao faz com que ela mereça menos respeito…mesmo que desrespeite meu Deus”.

                  Pois é, o seu Deus, o meu, enfim, o nosso, nem se ofenderia com o que falam dele, até porque, muito do que falam nem chega a ser qualificado como opinião para apreciarmos se é ruim ou bom. A questão aqui não são os extremos, mas o que ocorre no meio, na zona cinzenta.

                  Quanto à diversão, só peço tomar cuidado para não se tornar fonte de diversão dos outros enquanto se diverte.

                  7)“Voce nao lembra da parabola de que Jesus pregava para os pobres, os bandidos, os mendigos, as prostitutas??? (nao estou falando aqui que alguem é isso ok??!!) E na parabola ele falava que pregava para quem precisava e queria escutar. Se as pessoas nao querem escutar…entao respeite elas. No dia em que elas tiverem duvida e precisar, saberao como chegar, aonde tem que chegar e SE quiserem chegar…)”

                  Sim, escrevi justamente a respeito em alguns posts acima deste seu aqui. Transcrevendo: “Também sou contra o proselitismo: quem quiser buscar o Senhor, acaba vindo no final” e “Carol, sigo apenas o exemplo de Cristo, que se misturou com os homens desejando-lhes o bem. E também defendo a ideia de que aprendemos muito mais com os outros do que nos isolarmos com os nossos”. Nesse ponto, procure imitar o hábito de sua amiga Sally, que responde a todos que comentam, e aplique esse hábito louvável no sentido de acompanhar o desenrolar do debate e ler tudo que é escrito.

                  Veja que compartilhar crenças comuns é bonito, bacana, mas não nos acrescentou nada, porque já está bem alicerçado em nossas crenças.

                  8)“Excesso de puritanismo não é don…é excesso. como a propria palavra diz. Nao é porque sou cristã (ja cansei de falar isso aqui) que tenho que levar pedrada e escutar desaforo. Acreditar em Deus não é sinonimo de retardamento mental e fraqueza.”

                  Concordo com o conceito, mas divirjo em relação a sua estratégia. A questão aqui não é que você esteja levando pedradas propriamente. A questão é que, de forma inadvertida, você tem fornecido matéria-prima a seus detratores que se utilizam de contradições pontuais, e sobretudo na forma com que você transparecido sua impaciência com as respostas, tais como “Manucu, você é chato pra caralho” ou, o pior de todos, “Desculpa…..comecei e nao terminei….muito chato seu texto….Nao prende o leitor”.

                  Nem mesmo sua amiga Sally, no tempo em que acompanhei esse blog, menospreza seus leitores dessa forma.

                  9)“Acho que as igrejas devem se emancipar, procurar entender que vivemos culturas e tribos diferentes dentro de um mesmo povo. Todo mundo merece respeito e que se alguns religiosos nao fossem tão extremistas…talvez houvessem menos ateus…pois ha muita gente que deixa de crer nao pela falta de fé…mas pelo o que tanta gente faz de ruim em nome dela.”

                  Uma teoria interessante, mas acredito que o surgimento do ateísmo é um assunto polêmico e complexo. Mas, de forma preliminar, acredito que você tenha acertado no quesito gratidão: muitas pessoas que tiveram dádivas e conquistas com a sua não são gratas a coisa alguma. Tudo que conseguem foi graças exclusivamente ao seu próprio mérito.

                  Esquecem-se de que são meros inquilinos nessa morada e terão que prestar contas ao Dono, na morada Dele, do que de ruim fizeram aqui.
                  Agora, nada contra vivermos culturas e tribos diferentes dentro de um mesmo povo. O problema é que essa diversidade, a meu ver, começa a deteriorar a sociedade. Acredito que o trabalho de revisora deva ser devastador para suas retinas, mas, caso tenha tempo, sugiro ler os livros de Zygmunt Bauman, sobretudo o que trata da modernidade líquida.

                  A individualidade descambando para o individualismo é, a meu ver, prelúdio para o Apocalipse.

                  • Larissa Docinho de Leite

                    Serio…..nao consigo ler tudo.

                    Desculpe mas nao concordo com sua opiniao.
                    Direito meu.

                    Nao sei qual eh a sua idade…. mas o “manucu” que voce citou nao eh tao ofensivo assim…. eh uma forma popular de dizer “Caracas”, “Nossa” e sinceramente eh muito exaustivo explicar coisas simplorias assim.

                    Eu nao menosprezo ninguem…e nem me acho no direito disso. O problema eh que voce ainda nao entendeu esse Blog.
                    Acredito em Deus, sou fiel a ele e nao tenho que provar a minha fidelidade pra voce e nem pra ninguem. Por Ele sabe da verdade do meu coracao.
                    Nao gosto de julgar as pessoas. Cada um sabe de si….
                    Gosto de escutar, gosto de me aconselhar…mas nao gosto que alguem que nao eh Deus, julgue a minha vida e ate mesmo sendo alguem que nem conhece.

                    Nao faz nenhum sentindo.

                    Eu defendo a Deus onde quer que eu va…Se nao gosto de algo que li…Falo e ponto final.
                    Aqui as conversas sao com base no sarcasmo…so que vc ainda nao se tocou disso.

                    Ser cristao nao significa que sou tonta, que nao sei falar de igual e nao sei me defender…vc tem essa opiniao e eu tenho a minha….E viva a diversidade.

                    De verdade… nao eh pra mim que voce tem que dar licao de moral, ate porque, com todo honestidade…. eu nao levo a serio…

                    • Bem, tirando as frases feitas e repetitivas de sua resposta, vejamos a questão do sarcasmo. É bem perceptível o sarcasmo do pessoal aqui contra sua pessoa. Vejamos:

                      “Uma pena, mas acredito que a Larissa já cumpriu seu papel, nos mostrando como a religião pode fazer bem pra alguém. E como essa pessoa se torna melhor, amável e tolerante. Isso eu aprendi vendo o exemplo dela. E basta.”

                      Não poderia dizer melhor, honestamente. Se você não se tocou no papel que desempenhou não só aqui neste tópico, mas ao longo deste blog, com todo respeito, teremos que rever essa questão de ser tonta ou não. Independente de se levar a sério ou não.

                      De resto, uma curiosidade: qual sua posição em relação ao aborto? Pergunto isso porque você sendo evangélica, nisso devemos compartilhar da mesma visão.

  • Larissa Grotesca

    Acho que as postagens que não fossem relacionadas com o tema não deveriam entrar na contagem….

    #jogandosujo…

    • Não discordo totalmente. Nesse caso, a postagem do Somir com 450 comentários teria apenas meia dúzia de comentários oficiais e o recorde seria meu.

      Ano passado, ao fazer o Prêmio Pilha a gente tinha decidido assim. Daí chegou a hora de CONTAR quantos comentários relacionados cada texto tinha e quando eu disse ao Somir que eu contava metade e ele contava a outra metade ele disse que “nemfodendoporra” e decidiu que valeria o total de comentários. Dá um trabalho do caralho ler tudo novamente e contar…

    • Larissa

      Então vamos unir a discussão à da postagem:

      a) A maioria das pessoas sabe o que se fazia em Sodoma, mas afinal de contas, o que se fazia em Gomorra?
      b) Lot ofereceu as filhas para a população não currar os anjos. Ainda assim foi salvo e considerado justo. Que raio de justo é esse que oferece as filhas à turba ignara pra ficar bem com os anjos?
      c) Que raio de anjos são esses que precisam que Lot os defenda?
      d) Daí a supor que Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro) era só um pregador, humano, não seria apenas um pulinho?
      e) Os pastores evangélicos estudam latim, grego e aramaico, ou partem direto da Bíblia do Rei James?

  • “Crucifixo não faz parte da religião evangélica não? O Jesus de vocês foi pregado onde? Em um outdoor?”

    Vou ficar uns 3 dias rindo disso, obrigada Sally.

    Evangélicos não gostam de crucifixos pelo mesmo motivo que não gostam de imagens (aquelas miniaturas de santo feitas de gesso): consideram idolatria.
    Um dos mandamentos diz que é proibido adorar imagens e bla bla bla.
    Então eles não gostam, radicalmente. Lembram do pastor que chutou uma imagem de nossa senhora?
    A radicalidade é seletiva, o mandamento que diz pra amar uns aos outros eles escolheram ignorar (não amam homossexuais, só pra citar UM exemplo).

    Jesus no outdoor, puta que pariu. Essa teria feito muito sucesso na época das troladas do orkut.

    • Esse discurso deles de não gostar de idolatria não se sustenta. Pagar dízimo é mais idolatria do que adorar imagem!

        • Olha, as casas de evangélicos que eu conheço todas tem fotos, quadros ou referências a Jesus e cia. Ou eles são não praticantes ou essa historia de não ter símbolo é meio relativa.

          • É, eles tem aqueles quadros cafonas com imagens dos animais entrando na arca de Noé e afins.
            O que não pode, na visão deles é demonstrar adoração, por exemplo ajoelhar e/ou usar algo como sendo um simbolo da presença de Jesus. Para eles esta presença só pode ser espiritual, sem imagens/simbolos materiais.
            Os católicos rezam olhando para crucifixos, terços e imagens, para os evangélicos é adoração.

            No mais, concordo com isso que vocês disseram. É que os evangélicos são tapados e não sabem o que é ser coerente. Aleluia irmão.

            • Católico reza olhando para crucifixo? Gente, eu sou mais ignorante do que pensava! Juro que não sabia disso, achei que eles ajoelhavam na cama antes de dormir e rezavam, que bastava ajoelhar…

              • Não é regra 100%, mas acontece. Olha pro crucifixo com Jesus pregado, como se estivesse falando com ele cara a cara. hahaha
                Nem precisa ajoelhar, basta estar com o crucifixo na mão. Sabe aquelas correntinhas com crucifixo? na hora que vai rezar a pessoa segura o crucifixo, sei lá, pra se sentir mais perto de Deus.

                • Vixe… que coisa mais esquizofrênica! Acho que as pessoas são ensinadas desde criança a fazer esse tipo de coisa e por isso se acostumam com o ridículo da situação e não param para refletir como é bizarro…

                  Gezuiz-Godzila cuspirá fogo e incendiará todos os crucifixos. Se eu morresse e alguém fosse me adorar, eu gostaria que usassem uma imagem minha bonitona, 100%, não uma imagem toda espancada, ensanguentada e escaralhada!

                  • Larissa Grotesca

                    As coisas se confundem muito por aqui…

                    É tudo muito repetitivo.
                    Criticas repetitivas….sem sentido que apelam através da inocência e ignorância das pessoas.

                    Parece vitrola véia com disco arranhado….

                    pipipipipipipi crente! pipipipipipipipipi idolatria” piipipipipipipipipi Evangélico! pipipipipipipipipipi crente é tapado…

                    Affff……

                    • Mas a maioria dos evangélicos se porta de forma a estereotipar a classe mesmo. Eu sei que existem evangélicos que não são emburrecidos e tapados (já falei que tenho dois casais de amigos muito queridos evangélicos e inteligentes), mas a maioria tira dinheiro de casa para dar ao pastor nem que para isso os filhos comam só pão com ovo e tenham que sair de escola particular!

                      Da mesma forma como a esmagadora maioria de argentinos são escrotinhos arrogantes pouca bosta que se acham, a maioria dos evangélicos são burros e tapados. Existem exceções? Claro! Mas também existe a regra geral!

                    • Não sei porque você fica defendendo evangélico. Você vai na contramão de quase todas as igrejas desse tipo.
                      Faz mais um tipo de evangélico independente.

                    • Você acha a Larissa ousada para uma pessoa evangélica? O que você me diz de Rita Cadilac e Gretchen, evangélicas que fizeram filme pornô!

                      E Rafael Pilha, que além de drogado, sequestrador e etc era evangélico e gravou CD Gospel?

                    • Eu não acho ela ousada, só acho que ela não faz a linha evangélica geral. Ela segue um estilo próprio de religião, que vai ao encontro dos gostos pessoais dela.
                      Até aí, tudo bem, pois quase todo evangélico faz isso. É só ver o tanto de igreja evangélica diferente tem por aí, muitas uma ao lado da outra.

                      Mas também, ela difere do evangélico médio pelas coisas que acredita. Por exemplo:
                      – Acha que cada um tem que ficar na sua com suas crenças.
                      – Gosta de vida social, acho que até vi algum comentário dela dizendo que bebe.
                      – Não reprova relacionamentos que não sejam pra casar.
                      – Lê textos de 4 páginas por aí (esse é o maior disparate, inclusive). Não duvido que até leia livros.

                      Só o que vem de imediato na cabeça. É óbvio que se a maioria das igrejas evangélicas reprovariam sua conduta, deve ter outras que aceitariam, desde que não atrasasse o boleto, óbvio.

                    • Essa é a questão: nenhum evangélico tem conduta que seja aprovada por sua igreja pois as exigências são ridículas.

                      Evangélico pode fazer filme pornô? Pode sequestrar pessoas? Pode usar drogas? Pode tentar se matar em um elevador com um garfo enferrujado?

                      Ninguém que se diz evangélico tem o perfil exigido.

                    • Isso é uma coisa comum entre evangélicos, como eu disse anteriormente.
                      Ser evangélico é ser você mesmo, afinal.
                      Em relação à igreja, você vai procurar aquela que te atenda. Quase sempre Sempre vai ter uma. Se não tiver, crie você mesmo uma, oras.
                      A coisa funciona dessa forma. Ser evangélico, hoje em dia, não diz quase nada sobre a pessoa.

                    • Diz sim: diz que a vida e/ou o passado da pessoa é tão cagado, que ela precisa de um atestado de boa conduta social, por isso se filia a uma igreja com a qual não se identifica e não segue os preceitos, apenas para obter uma presunção de ser uma pessoa correta.

                    • É, digamos que isso seja bastante coisa.
                      Então eu reformulo o “quase nada” para “quase tudo”.
                      Melhorou?

                    • Verdade, inclusive o seu discurso de evangélica liberal-bebo-faço sexo-saio a noite-Deus mora dentro de mim também está repetitivo.
                      Admita que você é exceção no meio dos evangélicos e nos poupe dos seus comentários gigantes e repetitivos.

              • Sally
                Se quiser aprender mais sobre as nuances do pensamento evangélico, pra poder trollar metendo o dedo onde dói, sugiro você ir a uma igreja evangélica no domingo de manhã. Geralmente começa às 9:00 (foda né, 9 da manhã no domingo).
                Eles se reunem pra ensinar sobre a biblia. Quando eu era criança me levavam todo domingo. As crianças ficam num local separado e tem umas revistinhas cheias de desenhos pra colorir e joguinhos educativos sobre a biblia. Aí tem uma tia que fica contando a historinha do dia, ela leva umas gravuras bem coloridas com imagens tiradas do que a biblia narra, pra prender a atenção das crianças. Parece que no final tinha até lanchinho, não lembro direito.
                Na igreja batista (também já frequentei) eles levam as crianças pra salas separadas durante os cultos e ficam contando as historinhas e fazendo brincadeiras pra entreter. São super organizados, separam as crianças por idade e tudo. Geralmente tem mais recursos$ que os demais evangélicos (ou aplicam mais os recursos com a comunidade), lembro que tinha teatrinho de fantoches (pra mim era super sofisticado).
                Depois veio a cereja do bolo, eu frequentei a igreja catolica por um tempo, já era quase adolescente, minha irmã frequentava só por causa do grupo de jovens e ela me levava porque se não meu pai não deixava ela ficar saindo sozinha. O grupo de jovens dos catolicos era mais atraente que o dos crentes. Os crentes eram muito conservadores e ficavam com aquela frescura de não pode usar calça, não pode cortar o cabelo, não pode usar maquiagem. Já os católicos além de não ter restrições de vestuário saiam direto, todo fim de semana iam pra barzinho ou faziam festinha na casa de algum deles.
                Eu tinha uma amiguinha que frequentava a igreja catolica desde sempre, teve uma missa que ela insistiu pra eu ir com ela lá na frente pegar aquela bolachinha sem graça da Crisma, pior que eu fui, comi a bolachinha mesmo sem frequentar os rituais deles. Na época foi esquisito mas hoje é muito engraçado lembrar este episódio de sacrilégio.
                Minha infância foi um verdadeiro tour antropológico :)

                • Olha, nem preciso ir até lá, porque tem uma nas proximidades da minha casa e esses porras berram ao microfone, basta sentar na minha varanda e escutar. Mas honestamente, não vale o trabalho não. Meu soninho da beleza vale mais…

    • Finalmente cheguei aqui, consegui entender os novos apelidos e acho que se a Sally fizer uma mini-divulgação em qqr comunidade religiosa no Facebook, batemos fácil os 500 comentários.

      Tb dei muita risada da história do outdoor. Na verdade dei risada lendo muitos dos comentários… Depois vem alguém defender que não precisa da escola. Se tendo já é esse nível de ignorância, imagina se não tivesse.

      Eu já desisti de tentar explicar as contradições e as irracionalidades disso tudo. É foda que a maior parte do povo seja acomodada porque “deus quer assim” e, pior, que seja tão julgadora do outro e agressiva apoiando-se bem na religião… Mas cada um lê o que interessa…

      • Carol, é muito contraditório que quem prega amor, compaixão e perdão seja tão agressivo como alguns religiosos são, especialmente os católicos, os reis da intolerância.

        Espero de coração que o conceito de Gezuiz-Godzila seja divulgado e as pessoas comecem a acreditar, afinal, quem acredita movido pelo temor, acredita em qualquer merda. Por séculos as pessoas frequentam templos religiosos por medo de emputecer Deus caso não o fizessem, mas nunca pensaram no outro lado da moeda: talvez fazê-lo emputeça Deus. Tomara que por medo, parem de frequentar igrejas. Já que pela racionalidade não dá, que seja pelo temor!

        • Se a gente fizer um vídeo bacana (Somir, ajuda aí) conquistaríamos muitos adeptos. Se fizermos com GG atacando alguém, é capaz de um cerumano se apresentar como testemunha e jurar que ele também viu. Podemos fazer uma trollagem colocando GG gritando com voz de monstro: BUSQUEM CONHECIMENTO.

          E não precisamos ter medo de combinar essas coisas por aqui. O cara da cientologia também fez e ninguém nem reparou…

  • Larissa Grotesca

    Uffff…..Só consegui ler tudo isso agora!!

    Cheguei atrasada….tava curtindo umas ferias na terra do Bono Vox!!

    Falo isso porque a galera lá passou por coisas, são dividos entre protestantes e católicos…creio que uns ateus perdidos…mas sabe o melhor: A galera se respeita!!

    Tem igreja pra todo lado!! O livro de Kells esta lá…a mais antiga Biblia do mundo!!
    …mas a galera dança, a galera bebe, a galera se comporta como se você fosse o vizinho do final da rua!! Passaram por tanta coisa e dificilmente voce vê um irlandes amargado!! Sao nordicos mas ninguem te trata com discriminacao e tão pouco eles se acham os melhores porque sao europeus…. Diferente de tanto neguim que p tem o pelo do nariz loiro se acha melhor que os outros.

    O problema de tudo são as críticas desnecessárias. Ninguém tem que levantar a bandeira pra apontar o dedo ou dizer que faz…tem que ir lá e fazer!!

    Não Mariatti…eu acredito no bem não porque tenho medo de Deus e nem vou a igreja porque senão vou arder nas chamas… Eu acredito em Deus simplesmente porque o sinto dentro de mim e vou a igreja para escutar a palavra. Uns gostam de meditar, outros gostam de fazer ioga, outros gostam de sair e praticar a caridade….e eu gosto de louvar e cantar em agradecimento a tudo: lagrimas e sorrisos.

    Essa semana recebi um triste notícia. Um grande amigome enviou uma mensagem dizendo que esta com cancer e que gostaria muito que eu fosse conhecer Lisboa e que ele estivesse ainda nesse mundo para me mostrar a cidade. Disse ainda que é ateu como eu já sabia, mas que se eu quisesse orar por ele…ele não se importaria.

    Serio…depois de receber uma noticia dessas….o resto parece tao pequeno: picuinhas, baixarias…pffff. Eu só queria muito que as pessoas cuidassem de suas vidas espirituais e tivessem a oportunidade de ter uma exeriencia com Deus, não pela dor…mas por vontade propria e pela alegria. Um desejo meu, respeitando qualquer Desfavor a Deus.

    • Larissa, nem tenho mais paciência pra rebater cada ponto contigo e mostrar suas contradições; mas vou me dar ao pequeno trabalho mais uma vez.

      Sério que vc esta falando de tolerancia entre diversos credos ao mesmo tempo em que termina o post dizendo que SEU desejo é que os ateus pudessem ter uma experiência com SEU Deus?! […] MEU desejo poderia ser que vc pudesse ter uma experiência de vida sem crendices que EU considero tolas.

      Passar uns dias na Irlanda não lhe torna capaz de entender um conflito religioso que dura séculos e NÂO terminou ainda. De tempos em tempos tem grupos se matando por ali.

      Seu amigo ateu não se importa que vc reze por ele, justamente por ser ateu. Percebe a beleza? – Vou te explicar:

      Sendo ateu, vc não se importa que rezem pra ti, não se importa com uma frase tola como ‘vá com deus’, com ameaça de macumba, com possessões demoniacas, encostos, espera de milagres, carma, destino ou horóscopo; pra citar alguns exemplos.

      A mesma tolerancia não acontece com os religiosos. Vc se importaria se eu lhe fizesse um trabalho de umbanda pra ti? Poderia dizer que seus problemas foram por causa de encosto ou o seu sucesso é graças aos seus espiritos protetores? Se importaria se eu lhe desejasse que Ogum lhe acompanhe? Ou mais ainda. Se sentiria ofendida se eu fizesse uma piada com sua religião?

      Eu sendo ateu, não me importo com piadas com meu ateísmo; eu mesmo as faço (referencias a entregar um livro em branco de porta em porta como fazem as testemunhas de jeová e justificar dizendo que somos ateus, dizer que se declarar ateu não te torna automaticamente inteligente, etc).

      Recebemos ataques e tentativas de intromissão na vida geral das pessoas como se TODOS acreditassem ou devessem acreditar em um único Deus.

      Quer saber o que é tolerancia?

      É eu ou vc podermos falar o que, e da forma que quisermos sobre religião sem ninguem se ofender.

      • Serio…voce eh muito agressivo na sua forma de expressar…faz a gente perder a vontade.
        Cansa minha beleza.

        Nao existe “meu Deus”…o Deus de que todo mundo fala eh o mesmo e unico.
        Nao tem o Deus da igreja catolica, da igreja evangelica, Deus judeu….eh o mesmo.

        Minha viagem foi para ilustrar…ja fui la outras vezes, namorei um irlandes e conheco muito bem a historia….nao tem porque voce criticar so porque mencionei…

        Falei que apenas seria um desejo meu….que as pessoas tivesem interesse em conhecer Deus na alegria e nao so na tristeza.

        Desculpa mas voce distorce as coisas….Nao pedi pra voce me explicar nada, so te respondi em relacao a sua aformacao. Nao tenho medo de Deus. Acredito e vou a igreja por livre e expontanea vontade.

        Nem mesmo falei sobre intolerancia. Talvez seja essa a diferenca…
        Quando a gente sente o amor de Deus, nao sente a necessidade de usar palavras agressivas e nem vulgares para se expressar….porque a gente fala com amor.

        E de verdade….voce tem uma visao muito fechada das coisas. Open your mind, open your vision, open your world!! and forget about to open your finger and put it on others face.

        • Desculpe Larissa, admito: acabo sendood agressivo mesmo as vezes. Deus é amor, e como não acredito em Deus não posso ser amoroso.

          Por favor, reze por mim.

          Ps.: Citar a Irlanda como exemplo de gente pacifica e saudável em relação as diferenças me tirou um pouco da linha, desculpe.

          Ps.2: Vou abrir minha mente, vou começar a acreditar em Deus e esquecer a ciência. (ops…tem algum erro de lógica aqui…)

        • “Nao existe “meu Deus”…o Deus de que todo mundo fala eh o mesmo e unico.”

          Sò existem uns 2040 deuses. E dezenas de religiões; engraçado que todas dizem que seu Deus é único e verdadeiro.

          Ps.: Novamente, não é culpa minha. É que não sinto o amor de Deus, e por isso sou amargo e rancoroso. Reze por mim.

            • Na verdade, nem todas as religiões são monoteístas (acreditar em um único deus). Os gregos antigos cultivavam, e hoje em religiões como o taoismo e hinduismo, se cultiva a crença em vários deuses.
              Cada religião considera seu deus como único e verdadeiro. E algumas religiões considera SEUS deuses os únicos e verdadeiros.

              Para considerar alguma possibilidade de existência tenho de usar como base alguma religião. E não posso usar o catolicismo por simples conveniência.
              Logo, não concordo contigo que se existir um deus ele será apenas um.

              • Não me refiro em quantidade e sim em abrangência. Quem quer que seja que por ventura esteja “no cargo” (um ou mais de um) serve a todas as pessoas, independente dos rituais idiotas que cada uma utiliza para se conectar com seu Deus.

          • Larissa Grotesca

            Uma coisa não tem nada haver com a outra…

            se para ser uma pessoa justa, caridosa, com bons sentimentos você não precisa de Deus e nem de religião segundo dizem voces ateus….Porque entao voce relaciona diretamente a Deus à existência do amor em você???

            Serio….nao tem graça nenhuma discutir com voce.

            E o que tem haver a Irlanda?? Tirou do serio porque?? Voce ja foi la?? Conhece?? Conhece algum irlandes???
            Eu falo de conhecimento de causa garotao!!

            Voce é muito mongol….

            #praticando bullying

            • Essa me da um prazer imenso responder:

              SIM, EU CONHEÇO A IRLANDA E TENHO AMIGOS DALI! hahaha

              Mas não posso provar sem me expor ainda mais então usarei outra resposta:

              Estive perto, vi ou conheço gente que viu a Irlanda tanto quanto vc viu Deus.

              #praticando bullying

            • “Porque entao voce relaciona diretamente a Deus à existência do amor em você???”

              Essa pergunta é séria?!

              • Claro que eh…que quer desenhe???

                ….e duvido que voce tenha amigos la….
                Eh um direito meu duvidar e seu de mentir…. Ta valendo!!

                Nunca disse que vi Deus….

                Serio, cansa minha beleza…
                Voce fala muita merda…

                • Nossa. Que coisa especial e dificil que é ter amigos em outros países.

                  Quer ser minha amiga?

                  Me senti muito diminuido agora. (lágrimas)

    • Pra finalizar, como já li em algum lugar:

      “O bom da ciência é que vc pode acreditar ou não acreditar; mas ela continua sendo verdade.”

            • Klingon é um idioma de uns extraterrestres, que formam uma raça guerreira. Na real, eu falei pra você comprar na NERD STORE, que deve ser uma loja nerd virtual. Não sei se existe, mas teria mercado.

              http://en.wikipedia.org/wiki/Klingon

              E vamos firme rumo aos 400. Se você tivesse trazido para cá a nossa disputa pelo “Habeas color ani”, já teria vencido o post do Somir.

              • Porque não? Falemos mais sobre coloração anal.

                Qual foi o cu mais escuro de que você teve notícias? O famoso “cu preto” existe?

                • Sallyta, minha experiência com negras é pequena, quase nula. Fiquei apenas com uma e foi no escurinho… Então não serve de parâmetro. Você pensou em buraco negro em função do lado espacial nerd?

                  Em todo caso, creio que você se refira ao cu preto em pessoas de outra raça. Aí eu já não sei, e se existir vai provocar o maior rolo na política de cotas.

                  Talvez você possa telefonar para uma especialista em clareamento anal e fazer um “Desfavor explica”.

                  • Mas para ter o cu preto a pessoa precisa ter a pele preta? Acho que não, acredito que negros tenham o cu vermelho. Eu já vi mulheres brancas com mamilo preto (gente que usa blusa branca sem sutiã deveria ser multada).

                    Cu preto é diferente de pele preta!

                    Ainda estou aguardando você ralar na boquinha do espelho para me dar uma coloração confiável.

                    • Sally, aí tem uma questão conceitual. Quando você fala da cor de uma boca, está falando dos lábios e não das gengivas. Quando eu falo de cu, refiro-me à região perianal e às pregas, não às hemorróidas.

                      Você pode aguardar sentada em cima do seu rosado orifício. Vai parar no STF e você vai ter que me passar uma foto do seu furico autenticada em cartório. ;-)

                    • Eu estava falando do cu mesmo! Da mesma forma que cu de mulher bate com a cor do seu mamilo geralmente cu de homem bate com a cor da glande. Eu buscaria uma foto de um pênis negro mas meu Google imagens parece estar censurado, só mostra pênis de chocolate! que porra é essa???

                    • Ah, você acaba de me dar outra via para responder a questão. Eu não pego sol de cueca, então a cor da glande é original de fábrica. Na verdade, existem muitas formas de solucionar esta questão. Eu penso em 69…

                    • Porra! Só se for um 69 com cada um segurando uma lanterna! Ou então você é muito bom de lábia para convencer uma mulher a fazer sexo com esse grau de luminosidade no recinto. Ou então eu que sou muito ruim de ver cu, porque já tentei várias vezes olhar o cu de parceiro “discretamente” e não consegui.

                      Alguém saberia me confirmar se cor do cu de homem bate com a cor da glande?

                    • Ei! Esse cu é PRETO!

                      Do lado DE DENTRO todo mundo é rosa, né? O que conta é o buraco de entrada! Ou não?

                      Taí uma questão traiçoeira… para fins de coloração, até que ponto o cu deve ser levado em conta…

                    • Eu estava partindo dessa premissa, de que o válido são as pregas e a região perianal. Isso responde à questão anterior sobre o buraco negro, mas não esgota a questão das cotas. Existem pessoas com as partes íntimas razoavelmente mais escuras que o restante do corpo, segundo a literatura específica, que diz que a cor muda na adolescência. Qual é mesmo o recorde de comentários?

                    • * com medo do meu cu ter mudado de cor

                      O recorde é de 446 comentários. Ou melhor, era. Cu rende bem, até o final da semana o recorde será batido

                      Pergunta idiota: é possível saber a cor do cu de um homem se ele não tiver o cu depilado?

                    • P.S.: eu pensei que você chamasse de “buraco de saída” e não de “buraco de entrada”, pela ideologia que vem defendendo há anos (com trocadilho) aqui no Desfavor.

                    • Depende de quem é o buraco. Na foto que você postou estava funcionando claramente como buraco de entrada e como eu estava avaliando aquela foto usei este termo…

                    • Perguntinha capciosa, com claro interesse no “habeas color ani”.
                      Tem que perguntar para a depiladora do seu salão. Em todo caso, se o seu mudou de cor, vou pensar naquilo que você me disse sobre lábia.

                    • Minha pergunta não teve maldade. Desculpe pela inconveniência, mas esta foto ilustra bem o fundamento da minha dúvida:

                      http://2.bp.blogspot.com/-hH3V5ik24yY/TZSljkacCoI/AAAAAAAABFg/smJTehCQkFw/s640/IMGP0317.JPG

                      Não tem como identificar cor, nem que rale na boquinha do espelho. Certos cus morrerão inclassificáveis.

                      Em tempo: aqui no Rio rola um apartheid, os salões de depilação não são mistos, tem versões só para homens e versões só para mulheres (ao menos o meu é assim). Minha depiladora só depila mulheres, não estará apta a me responder. Tenho que conseguir um homem que !) se disponha a depilar em um salão de depilação masculino e 2) se disponha a abordar o tema sobre coloração anal com a depiladora. Improvável…

                      Em todo caso, acho que Somir deveria colocar um quadrinho de pesquisa na página inicial:

                      “Qual é a cor do seu cu?

                      a) rosado
                      b) marrom
                      c) vermelho
                      d) preto
                      e) flicts “

                    • EXPO-CU?

                      FUCKIN´ EXPO-CU?

                      GEZUIZ, APAGA A LUZ! Eu morro e não vejo de tudo nessa vida! E eu achando que estava super radicalizando falando de cor de cu…

                      Vou ter que organizar um EXPO-BADALHOCAS para chocar a sociedade. Dá cada vez mais trabalho chocar a sociedade, puta que pariu!

                    • Poxa… me sinto uma plagiadora! Juro que nunca tinha visto esse vídeo. Agora tenho que encontrar outra polêmica escatológica para forçar um debate, não gosto de copiar os outros!

        • Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!

          Sally, fala pra ela que eu nã sou manipulável. Eu só faço o que EU e Deus quer.

  • Pastor, tenho como regra não me meter nessas questões, até porque foi católica até ontem.

    De qualquer forma, o que vou falar é pessoal, mas não me importo: uma vez fui ao Rio encontrar dois amigos católicos, para quem eu tinha avisado que estaria na cidade com, no mínimo, um mês de antecedência. Cheguei na rodoviária às dez da noite do sábado e liguei para a amiga católica, e a cretina disse que estava num retiro e que não poderia me encontrar. Nisso, chocada, liguei para o outro amigo que havia combinado de me encontrar e ele disse para um pegar um táxi para encontrá-lo no Shopping América porque ele estava numa festa em família. Resumindo, eles se esqueceram totalmente de que iria ao Rio naquele dia!

    Aí, liguei para Sally para saber quanto tempo levaria para chegar no tal Shopping. “Cê tá louca? Com o trânsito que está até lá, você vai levar umas três horas e gastar uns oitenta reais de táxi”.

    Nessa hora, se colocando no meu lugar, sabendo que iria pegar imediatamente o próximo ônibus de volta a São Paulo, e provavelmente só no começo da madrugada seguinte tendo que ir dormir lá, ela me chamou para ir a uma festa na Lapa. As amigas estranharam aquela paulista gorda e mal vestida com a Sally, mas me trataram muito bem. Fui no aniversário, até dancei funk, foi divertido, apesar de ser um mundo totalmente estranho para mim.

    Se ela tinha outros planos, certamente ela os modificou para não me deixar na mão. E, apesar de nos conhecermos há algum tempo só teclando, só a havia encontrado antes uma vez ou duas apenas antes pessoalmente lá. E, mesmo assim, ela fez de tudo para minha noite não ser uma bosta, me deu toda a atenção e conseguiu diminuir em muito a sensação de decepção que tive com aqueles que eram até então amigos.

    Enfim, o gesto dela foi de pura humanidade, algo que faltou nos meus devotos agora ex-amigos. Desde então, se já nutria um sentimento de admiração pelo que ela e o Somir têm feito aqui, somo a isso um sentimento de gratidão a ela desde aquele dia de 2009.
    Entendo que o senhor até tenha vindo aqui com um sentimento conciliatório, mas se há algo que o senhor precisa aprender ainda é que há pessoas que fazem o bem pelo bem em si, mesmo que esse bem seja ‘apenas’ nos presentear leitura que nos faz refletir em muitas coisas, de graça e queimando pestana, há quase quatro anos praticamente ininterruptos. Já tentei imitá-los algumas vezes, escrevendo textos para cá. Mas não chego aos pés. Até compreendo também que uma pessoa de seu público-alvo dificilmente terá acesso ou até mesmo capacidade para captar o espírito deste blog, mas quem sabe alguém que poderia virar seu público-alvo possa encontrar algum esclarecimento aqui, antes de cair de vez no nicho em que o senhor se especializou para tirá-lo de lá.

    Encerrando a pieguice, Pastor, encerrando minha manifestação nesta baixaria toda: tem pessoas que acreditam em Deus, mas Deus não acredita nelas, ao passo que há pessoas como ela que não acreditam em Deus, estão se lichando para ele, mas este, caso exista, certamente acredita nela. E até no Somir.

    • Você não e gorda e não estava mal vestida.

      Não se preocupe, Lapa também é um mundo novo para mim. Só fui naquele dia porque era aniversário de uma amiga minha maluca, não sei se você se lembra, a criatura estava com um véu de noiva… E você também foi muito bacana de ter encarado um programa tão diferente com pessoas tão doidas.

      E pelo que eu me lembro, você havia avisado com antecedência que vira, as pessoas não foram pegas de surpresa, elas optaram por não estar disponíveis (podiam ter avisado isso antes de você vir para o Rio, mas tudo bem).

      Em todo caso, religião não faz de ninguém boa pessoa. Muito pelo contrário, quem precisa ostentar socialmente religião precisa de um aval formal de bondade, o que me leva a crer que boa bosta não é.

    • Quem deveria ter medo de punição são vocês babacas que frequentam uma instituição que matou, torturou, roubou e acobertou criminosos por séculos! Se esse Deus que vocês enchem tanto a boca para falar realmente existir, ele deve estar muito puto da vida com vocês batendo palmas para esses pedófilos assassinos!

      Eu falo essas coisas desde sempre e até agora não fui “punida”, muito pelo contrário, o que me leva a crer que Deus está feliz da vida que tem alguém desmascarando essa instituição covarde e hipócrita! Se surgissem a mesma quantidade de casos de pedofilia que surgiram na igreja em uma empresa qualquer, por exemplo, o Bob´s, e o Bob´s acobertasse os funcionários que estupraram criancinhas, CERTEZA que todo mundo ia boicotar o Bob´s. Porque não fazem o mesmo com a Igreja?

      CHEGA DESSA MERDA! CHEGA DESSA MERDA que eu tô ouvindo essas asneiras calada faz uma semana e agora vou começar a responder!

    • Poxa, então faz assim: me explica

      Mas explica em váááários comentários, bem detalhadamente. POR FAVOR, quanto mais melhor!

  • Tá que vocês criticam quem acha que tudo é sinal divino mas porque alguma veses não pode ser de verdade um sinal divino? Ator é tudo promiscuo drogado vai ver ele so teve o que mereceu e foi Nosso Senhor Jesus Cristo castigando sua housadia de participar nessa peça não sendo merecedor por ter cometido tantos pecados

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!! Booooooaaaaaa, Sally! xD E não apenas no projac, mas em praticamente todos os programas de TV, teatros e estúdios de cinema do mundo inteirinho, hurehuhuheuehueh

        • Não… Se o Deus do conceito que temos existisse, eu tenderia a achar que ele era um negligente ou mesmo um sádico que quer mais é ver neguinho se matando. <>

          Mas como Deus é um mito assim como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa ou Saci Pererê, não creio que “ele” faça qualquer intervenção nesse mundo louco, deixando tudo na base do “aqui se faz, aqui se paga”.

          E se uns pagarem pelas sacanagens dos outros, azar… Ninguém está muito preocupado com justiça até porque ela serve principalmente para manter a zorra minimamente administrável.

    • “Ator é tudo promiscuo drogado”
      hahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahah

      então tá bom. beijinho na sua bunda.

      • Até parece que todas as pessoas no mundo que morrem são más pessoas! Se fosse assim, como explicar a morte de um recém nascido, que nunca fez mal a ninguém? Um absurdo achar que morte é castigo divino! Morte é consequência natural de todo ser vivo.

  • Realmente é muito interessante os religiosos, que mais parecem ter uma procuração para falar em nome de deus, tentarem dar um jeito de encaixar deus em tudo. Por conta disso é que vemos tanta besteira…eles querem ter resposta p tudo, n se contentam em simplesmente n saber.

    • Pior do que ter resposta para tudo, a maior parte ainda faz questão de te convencer e de achar que se você discorda você está errado!

      • Esse não se contentar em não ter as respostas para tudo também se estende para outros aspectos da vida cotidiana:

        – querer entender o motivo pelo qual o parceiro se afastou e o relacionamento não deu certo. E tem quem se culpe por tudo;
        – querer entender o motivo pelo qual não se deu bem com aquela pessoa do trabalho/faculdade… Ou membro da família;
        – entrar numa espécie de paranoia por conta da cara de bunda do colega de trabalho ou chefe, ou parceiro….
        – Atribuir significados às reações das pessoas a sua volta, também colocando palavras na boca dos outros, ou distorcendo o que se fala, ou descontextualizando uma frase específica, enfim, poluindo a comunicação, prejudicando as relações;
        – imaginar o que o outro pensa, sente, percebe;
        – imaginar o que o outro imagina…

        Ou seja, CONTROLE.

      • É oq eu digo: em um Universo de meados de 400 bilhões de galáxias, mais estrelas do que grãos de areia do planeta Terra, uma religião mixuruca de nada quer ser a dona da verdade. É de uma pretensão e arrogância sem tamanho…haja carência

  • Que curioso!
    Eu não tenho a menor paciência para discutir religião, apesar de concordar com vc. E são postagens que mais me divirto com os comentários.

    Deixo aqui minha contribuição, Sally!

    *pegando a pipoca

  • Hugo disse que o sinal divino é evidente e que coincidências não existiam.

    Ele tem razão. Nem parece que passei a visitar aqui no começo do ano. São muitas coincidências aqui. Primeiro, os membros de blog o transformaram numa seita. E depois ficam ridicularizando os crentes. Se nós temos um ser imaginário, para todos os efeitos, você também pode ser imaginária, Sally. Somir também. E muitos aqui comparecem diariamente, pedem conselhos, ajuda, até mesmo te idealizam em sonho, mesmo sem conhecê-la no momento ou jamais. É divertido esse paralelismo.

    Além disso, na mesma linha da idolatria, somos criticados por recorrermos a um ser imaginário nos momentos de desespero. E o que aconteceu aqui, tanto em janeiro quanto agora mesmo? Diante da impotência em saber lidar com seres rasteiros, da mesma forma que rogamos a Deus para que nos ajude, Marciel e Hugo pediram ajuda à entidade Sally para interceder por eles. Depois somente nós é que padecemos de autossuficiência, precisando de um ser imaginário para nos auxiliar em nossos passos.

    Enquanto isso, podem rir da questão do enforcamento e das questões religiosas. Como já havia dito antes, eu mesmo achei a questão irônica, já que nada diz que Judas morrera daquela forma. Como se diz muito por aqui, vergonha alheia por conta dos evangélicos. E vergonha alheia tmabém pela grande semelhança do comportamento dos frequentadores desse blog em relação aos crentes que nos procuram. As mazelas diferem, mas a ignorância é essencialmente a mesma.

    Não estamos livres de falhas, de idiossincrasias e de passar ridículo, sem dúvida. Assim como vocês não estão. Um nazista impúbere, desequilibrado e infeliz, vir aqui quando quiser e desestabilizá-los é prova cabal disso.

    Mas, como mea culpa, esse blog é democrático em um nível que os evangélicos, no seu grande bojo, jamais serão. Apenas fica a preocupação do quanto essas pessoas te idolatram, Sally. Pode ser tão nocivo quanto louvar um ser imaginário.

    • Pastor, vc tem razão em algumas coisas e esta errado em teorizar a maior parte. Mas vou tentar simplificar:

      Sally e Somir são pseudonimos que representam pessoas reais. Não sabemos se eles existem, ou se existem da forma como escrevem ou julgamos. Mas evidentemente existe uma interação que ocorre entre pessoas; pessoas que existem.

      Eu pedi ajuda pra Sally, primeiro porque ela ofereceu, e segundo porque achei que a coisa passou do limite razoavel, e se fosse continuar que não fosse de forma pública. Senti que estava gostando do show, mas desculpe, preferi terminar de resolver isso no reservado.

      A ‘entidade’ representada por sally fala comigo quando falo com ela. A sua não. Vc fala pra nada, ou pra vc mesmo. Se ela lhe responde, vc é esquisofrenico e naõ religioso.

      Em tempo, não idolatro ninguem. idolatrar alguem é mostrar que seu idolo é melhor do que vc, meu ego não permitiria, e por isso não me deixa mentir quanto a isso.

      Por último: Se eu tivesse pedido ajuda pra uma entidade como Deus, orando pra interceder entre eu e o nazista, acredito que não seria atendido tão prontamente, não é mesmo?

      • Ela responde mesmo, ou fala o que você quer ouvir? Há aí uma grande diferença. A pessoa por trás do Somir, da Sally, sem dúvida, são reais. Mas a questão é: o quão reais são essas personas a quem você dá tanto valor? O que garante que isso tudo se trate de um jogo e que essas pessoas se regojizem dessas situações tristes que presenciamos?

        Sendo uma pessoa de fora, vejo esse blog como um grande jogo de SIMs em que você se tornou um dos peões principais, Hugo. Tanto quanto Rorschach, Maradona, Suellen, só para ficar nos mais habituais. Apenas a Larissa, embora por vezes grotescamente, mostra alguma personalidade.

        Veja o quanto você assumiu o lugar do Marciel aqui, postando tanto ou mais do que ele. Tanto que acabou tão vítima como ele, infelizmente. Indiferente se Sally ofereceu a ajuda, a questão é que você a aceitou tão de bom grado, ou até com grado maior, do que o Marciel. O desenrolar da sua situação poderá não ser do nosso conhecimento, mas sua vulnerabilidade foi notória.

        E quanto a Deus, a situação em que você se colocou foi fruto de seu livre arbítrio. E ponto. Deus não controla você como o jogo de SIMs que é esse blog. Deus não interfere na sua liberdade e decisão. No entanto, em minha opinião, Ele pode ter feito com que o ato não fosse adiante. Certamente sua demonstração de machão do pré-pago ajudou, mas nunca se sabe. O que fez o nazista recuar? É definitivo, provisório, não sabemos.

        Se Deus deixa centenas de milhares de pessoas morrerem em um tsunami, porque se preocuparia que a segurança de um singelo indivíduo quando esse alguém a tratou com desídia? Olhando aquela baixaria dele toda, dei Graças a Deus que nada aconteceu, especialmente com os terceiros envolvidos.

        De qualquer forma, para tipos como o nazista, interpelações de qualquer um pouco adiantariam. A vida o pegará mais para frente.

        • “O que garante que isso tudo se trate de um jogo e que essas pessoas se regojizem dessas situações tristes que presenciamos?”

          O que garante que eu naõ me importe com quem são os autores do blog e que eu não participe dele ativamente porque tambem jogo. Se notou, eu nem me importo de expressar minha opinião. Geralmente estou apenas disposto a mostrar um contra ponto. Não só com comentadores como com os autores. Isso já aniquila sua teoria do ‘Sim’.

          Sim…minha ‘vulnerabilidade foi notória’. Todo mundo aqui com certeza teria uma forma melhor, mais eficiente e calma de resolver com certeza. Sempre resolvemos os problemas dos outros melhor que os mesmos. Sinto que como pastor vc quer que eu ‘me arrependa’. rs Agradeço a preocupação com o episódio. Na internet, resolvi da forma que viu. E achei adequado o anti-spam. Na vida real, se, e quando acontecer, saberei me defender, e não será orando.

          Quanto a todo o papo de Deus dos últimos paragrafos. Vou ser bem claro: Eu não acredito. Não o invoquei em nenhum momento deste episódio. E se vc tem o direito de acreditar. Eu tenho o direito de – na hipótese de que ele exista – querer é que ele se foda, por deixar tanta merda acontecer.

          Por fim, eu, o nazista ou qualquer outra pessoa colheremos sim o fruto de nossas ações. Mas isso sera de acordo com nossas escolhas e não de um plano divino.

          Se vcs guardassem sua crença pra vcs, eu guardaria a minha descrença da mesma forma. Pense nisso, e não em quanto teria agido melhor que os outros não estando na mesma situação.

        • Em tempo, essa expansão nazi-religiosa deste The Sins, já me encheu.

          Daqui a pouco ao inves de receber ameaças de tomarem chá em casa, vou receber ameaças de que queimarei no inferno.

          Só responderei se suas indagações forem interessantes. Para outras respostas procure a Biblia.

          • Num quero mais brincar snif snif. Logo agora que peguei meu saco de pipoca. Tomando toco de nazista e de crente. E depois quem? Zoa dos crente e ai encontra alguem de nivel, entuba. Eh, o hugo ja nao eh mais aquele, se eh que foi alguma coisa. Vai pedir arrego pra tia sally ou vai dar outro celular pre-pago. Que sujeito patetico. Machao do pre-pago, tai gostei. huahuahuah.

            • Essa é a vantagem de não levar isso tão a sério e encarar como um esporte. Eu paro quando quero.

              Se bem que com o Pastor da gosto de debater. É outro nível, coisa que vc não tem. Sò não sei se terei tanto tempo nas proximas longas horas.

              Vc ainda não me ligou machão nazista-pre-pubere-que-não-ladra-longe-do-computador.

              Vamos marcar algo. ;)

          • Voce se contradiz todo o tempo.

            Em um momento voce parece simpatizar pela ideia de um Deus e em outro voce diz que nao acredita….

            É muito complicado para um leitor nao entender de que lado voce esta.
            Ficar em cima do muro todo mundo fica…Dificil é ter posicionamento.

            Parece mais que voce acredita por se acaso o mundo acabe amanha…e ao mesmo tempo voce critica para jogar confete e ganhar uma falsa e unutil sensação de popularidade aqui.

            Um dos piores estilos de ser humano…é exatamente aquele que é indefinido, que fala sem segurança e transmite insegurança… (até rimou, viu só??!!)

            Se voce acredita em Deus, tenha posicionamento… é mais digno in this way.

        • Pastor, pensei mais a fundo no lance da manipulaçõ e sabe que acho que sob certo ponto de vista, da pra entender sua linha de raciocinio.

          Ainda mais neste post. Com Sally convocando as pessoas e tal. Sò que convenhamos que isso é teoria de conspiração demais. Somos manipulados das mais diversas formas o tempo todo. Se for pensar assim, nada garante que o que motivou suas respostas não seja manipulação.

          Pense que talvez eu possa ser egoista o suficiente pra ter meus proprios motivos pra ser um comentador assiduo. A Sally e o Somir tambem podem ter diversos motivos pra interagirem dessa forma, e eu na verdade, não estou a fim de explicar os meus, e não me importo se um dos dois gosa na frente do teclado com a masturbaçaõ mental e embates alheios. Me importo com os MEUS motivos.

          Quanto a Deus, o mais correto seria simplesmente dizer mesmo o clássico: “Eu naõ sei.” EU vou um pouco alem e não acredito mesmo e acabou. Se acompanhasse mais e a mais tempo o Desfavor, veria que sepre defendi a religião como um mal necessário. O governo, a filosofia, e a ciencia não alcança todos; e mesmo se o fizesse ainda teriam lacunas que naõ seriam preenchidas, como esperança, conforto, etc.

          Ou seja, entendo que algumas pessoas precisem, ou que o prefiram, mas naõ gosto da idéia da intervenção demasiada na vida social e juridica como se a religião fosse uma verdade absoluta. Como disse, guardem sua crença pra vcs, que guardarei minha descrença comigo.

          Como já disse antes: “A moda agora é se dizer ateu.

          O problema é que assim como tem muito cara que se diz religioso pra se auto-rotular como uma pessoa boa, tem gente que se diz ateu pra se fazer de inteligente. E convenhamos virar ateu não te torna nenhum Sartre ou Confúcio.

          Se vc tira a lacuna da religião da sua vida e não a preenche com outro tipo de conhecimento. Vc está pior do que antes.”

        • Antes de darmos seguimento aos debates, cabem alguns esclarecimentos:

          i)concordo com a questão da cada um guardar suas crenças para si. Mas paremos também com as brincadeirinhas infantis, que me ensejaram vir para cá e, como disseram, acionar a “metralhadora”. Um para quando quiser, aqui continuo até pararem, certo, Rorschach? Ou deveria chamá-lo de Horseshit?

          ii) venho aqui me apresentar como Pastor não para colocar banca, mas sim para deixar claro de que lado estou e, acima de tudo, poupá-los de parágrafos e parágrafos de proselitismo, como temos visto por aqui. Empatia com as retinas, neurônios e sentimentos alheios, por favor.

          De qualquer forma, não creio no clichê de que a religião seja um mal necessário. Adepto da postura de que “o que uma mão faz a outra não sabe”, posso dizer, em linhas gerais, que coisas em que, se não houver religião envolvida, dificilmente prospera.

          Um exemplo do que vejo são hospitais, serviços voluntários, clínicas de recuperação de drogados, mesmo iniciativas sociais simples etc., dos quais os que perduram por mais tempo são os que tem apoio religioso.

          Outro exemplo é o que se consagrou como Capelania. Há um trabalho ecumênico realizado no Hospital das Clínicas, para dar conforto a pessoas que lá se encontram internadas e, principalmente, para seus familiares. Conforto, jamais proselitismo. Qualquer uma, criança, idoso, etc. Não que particulares sejam incapazes de realizar esse trabalho, mas este sofria de uma enorme descontinuidade e, além disso, os voluntários que apareciam só queria saber de criancinha doente, não de velho. Afinal, vinham quando queriam, e por quanto tempo queriam, para ficar bem na fita ou mesmo para por no currículo! Nisso, o projeto de Capelania só decolou quando religiosos encamparam o projeto.

          A meu ver, os membros dos grupos religiosos parece que têm menos tendência a enganar-se mutuamente (quanto a enganar o restante, são outros quinhentos!) e estão mais disponíveis a sacrificar-se pelo grupo. Em se tratando de iniciativas coletivas, podemos chegar a um processo de seleção natural, onde grupos onde a religião tem um papel relevante têm no longo prazo uma vantagem competitiva sobre grupos onde a religião não está presente.

          Agora, passemos ao segundo argumento, “entendo que algumas pessoas precisem, ou que o prefiram, mas naõ gosto da idéia da intervenção demasiada na vida social e juridica como se a religião fosse uma verdade absoluta”.

          Também não gosto do papel da minha igreja, em conluio com as outras, em tentar dominar a sociedade. Deus não precisou de político, de emissora de televisão, muito menos de conglomerados para se fazer valer. A dominação seria o fim dessas Igrejas, pois não haveria mais um contraponto, um contraste, que as impulssionasse a melhorar e se adaptar ao do bom e o de ruim que a modernidade nos traz. Regrediríamos à Idade Média, sem dúvida, com essa dominação. Prefiro lidar com o nível micro da vida.

          Passemos para uma observação mais ampla. Acredito piamente que as comunidades que são mais fundamentalistas são aquelas que se sentem mais ameaçadas (tanto enquanto grupo quanto individual). Como podemos explicar tanto o maior nível de religiosidade nos EUA (onde a menor protecção do Estado torna a vida é bem mais dura para muitos indivíduos, o que faz a religiosidade ser maior nos Estados mais liberais economicamente), em contraste com a Europa, com seu Estado de bem-estar social, ou mesmo o nível de fundamentalismo em alguns países do Médio Oriente, como o Irã e o Afeganistão, sociedades que além de terem elevados níveis de pobreza estão em profunda crise no que toca à erosão rápida dos seus valores tradicionais em confronto com a modernidade (trazidos por nós).

          Ou seja, baseando-se na infeliz frase da mulher do Kaká, da mesma forma que “se o homem trai, a culpa é da mulher”, muitos acreditam que o efeito da religião na sociedade está em relação direta com o estágio em que esteja essa sociedade.

          Aguardo seu retorno. Só me avise se isso tudo ficar muito “Gabriel Chalita”.

          • Se os pastores pensassem assim, no geral, não teríamos nem discussões sobre o assunto por aí. O pastor deveria lutar contra isso (se é que já não luta), que é a raiz do problema.
            A reação de pessoas que ridicularizam e se contrapõem às crenças parte de uma posição de defesa. O ataque ostensivo das religiões às sociedades laicas, o intrometimento na vida de pessoas que nada querem com seus dogmas e o senso de evangelização constante a qualquer custo são reais e visíveis.
            Só que, de maneira torta, coloca religiosos moderados e justos contra os “inimigos” errados. Acabam ficando todos os religiosos do mesmo lado da trincheira, como se aliados fossem. E, no fundo, não deveriam ser, não é?

          • Pastor. É esse nível de debate que prefiro. Meu outro estilo é apenas por falta de opção, ou por não me preocupar tanto em provar meu ponto aos outros.

            Vou contribuir sobre suas argumentações – que achei interessantes, assim que possivel.

            Hoje preciso descansar.

          • Dizer que mesmo por linhas gerais, se não houver religião envolvida algo não prospera é no mínimo tendenciosos. Mas vc mesmo sem perceber prova meu ponto do mal necessário da religião.

            Os exemplos que citou, como serviços comunitarios, atendimentos voluntarios em clinicas de drogas, hospitais sendo realziados de forma mais ampla e duradoura pelo elo da religião é falho.

            Os motivos que fazem alguem ser caridoso podem ser vários: sentimento de culpa, altruismo, generosidade, e isso é caracteristica humana, que independe de religião.

            Admito que a religião pode organizar grupos e engajar em coisas mais sólidas, mas isso poderia ser uma ong, escoteiros, um partido politico, uma familia, ou qualquer outro grupo de pessoas. Não é a igreja que tem esse poder, e sim a organização para o alcance de objetivos maiores que sua capacidade individual.
            Associar a facilidade de se fazer coisas com outras pessoas lhe ajudando ou cobrando com a influencia religiosa é ingenuo.

            Tambem diz que membros dos grupos religiosos tem menso tendencia a se enganar dentro do próprio grupo…Hum…isso acontece em quase qualquer grupo (ver: escoteiros, nazistas, corinthianos, desfavores, pestistas, gays, jogadores de rpg e religiosos).

            Não acho que a religião, pelo menos no Brasil, influencie o estágio social de forma muito direta. A religião tem o seu papel. Mas novamente acredito que deviam se limitar a quem a procura.

            Se nos tornassemos um estado realmente laico da noite pro dia, isso não melhoraria em nada a vida das pessoas. Mas se ao contrário, fossemos mais tolerantes com os devaneios baseados em superstições dos religiosos, voltaríamos como falou, a idade média.

            Se o ateísmo pode levar uma pessoa a digamos, perdiçaõ, ou condenação eterna – sei la como classificam; isso é algo individual que só interessa aquela pessoa. Por outro lado, a religião, só existe como tal, de forma coletiva; e esse mesmo engajamento que se orgulhou, citando as boas coisas que podem fazer pelos outros, também pode fazer muito mal não só pra um individuo, mas pra toda sociedade.

            • Kant chamou essa entrega a uma causa maior, ajuda ao próximo, fazer o bem, de imperativo categórico. Não tem nada a ver com Deus, é apenas um comportamento evolutivamente selecionado em uma espécie social de animais (nós). Nós temos o instinto de ajudar quem amamos (obviamente isso varia entre indivíduos e situações). Se o fizermos conscientemente, o que pode ocorrer em um contexto religioso OU NÃO, isso ganha um poder fantástico.

            • Pode ocorrer ou não em um contexto religioso, mas onde estão os não-religiosos na prática neste momento?

              • Pastor, até então eu não estava me metendo, mas você está falando tanta merda, mas tanta merda, que vou começar a opinar…

                • “Não quero trollar ninguém, quero ganhar limpo. Quero 500 comentários debatendo um assunto com interesse!”

                  Pastor, o materialismo permite que gente doente compre antibióticos. Vai cagar no mato e limpar o cu com folha, vai…”

                  Contraditório alguém falar em ganhar limpo mostrando esse alto nível. Poderia cair nesse jogo e sugerir que você limpasse o seu com o salto de qualquer uma das dezenas de pares que a senhora deve ter comprado em sua sanha consumista.

                  Mas não vou fazer isso. Em vez disso, pedirei a você o que você pediu a outrem:

                  “Poxa, então faz assim: me explica

                  Mas explica em váááários comentários, bem detalhadamente. POR FAVOR, quanto mais melhor!”

                  • Ganhar limpo = sem trapaças

                    Falar palavrão não é sinônimo de desonestidade. Talvez nessa sua merda de igreja valha mais o que se fala do que o que se faz. Talvez você tome 10% do salário das pessoas todo mês sem dizer um caralho de um palavrão, mas ainda assim, você é um escroto muito mais baixo nível do que eu.

                    Digo mais: Deus, se existe, deve estar olhando para baixo e soltando um sonoro PUTA QUE PARIU cada vez que um infeliz paga dízimo para sua igreja.

                    Meus saltos eu não uso para limpar a bunda, eu uso para enfiar no cu de quem explora pobre. Querendo experimentar, é só marcar.

                  • “Talvez nessa sua merda de igreja valha mais o que se fala do que o que se faz. Talvez você tome 10% do salário das pessoas todo mês sem dizer um caralho de um palavrão, mas ainda assim, você é um escroto muito mais baixo nível do que eu”.

                    Bem, devo admitir que e um ponto de vista pitoresco, do qual você fala com propriedade, já que esse blog só vale alguma coisa pelo que se fala e zero pelo que se faz.

                    Idealismo, bravata, xingamentos, faça o que quiser, nada vai mudar o fato de continuarem nessa mesma toada. Meramente apontar o que temos de errado não vai nos enfraquecer enquanto instituição. O que efetivamente vocês farão para combater nossas injustiças e abusos? Rir de nossos erros. Tudo bem, rimos dos seus.

                    E pensar que esperava de vocês um contraponto a nossos excessos. Mais engraçado ainda esse desejo de ter uma República para si. A República Idealista do Desfavor? Louvável que tenham uma maior consciência do que a média, mas é deplorável que fiquem só no debate, dada essa maior consciência.

                    Agora pode continuar o xingamento, se isso te faz se sentir melhor.

                    • Não estamos apenas rindo, estamos fazendo a nossa parte e combatendo a babaquice religiosa com informação. Tenho certeza que nesses quase quatro anos de blog ao menos uma alma boa leu algum dos mais de mil textos que tem aqui e pensou “Nunca tinha parado para pensar nisso, vou rever meus conceitos”.

                      Dizer que a gente não faz nada? Que não colabora? Francamente, vai enfiar um crucifixo pelo cu até sair pela boca! A gente poderia estar ganhando uma boa grana todo mês se o Desfavor virasse pago para assinantes, mas não o fazemos, porque queremos que nossos textos e nossos debates nos comentários alcancem o maior número de pessoas possíveis! NÓS lutamos por uma causa, sem receber uma porra de um centavo por isso, enquanto você condiciona algo que deveria ser incondicional ao pagamento de um dízimo. Quem não faz nada é VOCÊ.

                      E sim, vou continuar no xingamento porque me faz muito feliz: vai sentar em um canavial de rolas, seu explorador desocupado!

                    • Recuperou algum drogado, ajudou alguém a voltar ao mercado de trabalho ou à família, fez alguém largar o vício da bebida? Viu, não tem comparação, porque tratamos de públicos-alvo diferentes. Você ajuda de uma forma, nós ajudamos de outra, mas querer comparar os efeitos da nossa ajuda à sua é de dar pena.

                      Afinal, pegar dados por aí e transformá-los em informação, sem se mexer da cadeira, é o mais fácil. Quero ver esse esclarecimento todo nos ajudar lá na Cracolândia. Escrevam algo sobre o malefício das drogas e sairei distribuindo aos viciados. Vejamos quantos deixarão o vício apenas com suas belas palavras. Tão inócuo quanto apenas ficar orando.

                      Se você também conseguir me provar que consegue efetivamente um drogado, um alcoólatra, com parcos recursos, serei o primeiro a adotar sua solução.

                      E quando for xingar, reserve o crucifixo aos católicos. Se estivesse equilibrada, tal como o Hugo tem sido, não teria cometido um erro tão banal.

                    • Natural que alguém como você, que se dá bem às custas da falta de informação das pessoas, menospreze tanto quem tenta prestar algum esclarecimento à população. Aqui nós não damos o peixe, nós ensinamos a pescar. Nós tentamos abrir os olhos das pessoas para que elas aprendam a pensar por elas mesmas. Isso vale muito mais do que catar um drogado e falar de Jesus para ele, coisa que não adianta nada, como não nos deixa mentir nosso querido Rafael Pilha, que mesmo evangélico cagou no pau em diversas ocasiões.

                      Crucifixo não faz parte da religião evangélica não? O Jesus de vocês foi pregado onde? Em um outdoor?

                    • Pastor,

                      Não sei se 10% do que fala é verdade, mas pelo menos seu esclarecimento e forma de se expressar mostram uma pessoa serena e num nível como os cristão deviam ser na prática e naõ apenas na teoria.

                      Discordo de muita coisa da religião e muito mais da biblia (E tenho base pra critica, pois já fui budista, espirita e católico), me encontrei quando admiti que tudo girava em torno do que eu fazia, do que eu acreditava e tudo pra mudar pra pior ou melhor dependia de mim. Mas isso é um caso pessoal.

                      Eu acho inutil criticar gente como vc, pois vc é uma peça necessária na sociedade, preenche lacunas – como já falei, que o governo, a medicina, a filosofia e os supostamente engajados não chega. Não que eu ache isso bom, mas é o que temos.

                      Já falei aqui que por exemplo um Pastor Waldomiro pode enriquecer a custa de milhares de pessoas, mas infelizmente eles pagam pelo show e pela esperança de melhora e paz que mesmo artificialmente lhes é proporcionada. Se ele devolver 50, 100 reais de cada familia, isso não vai melhorar em nada a vida dos mesmos. De modo contrário, se ele receber isso, ele pode enriquecer. E dai? Se estas pessoas não precisassem não recorreriam a isso. Não da pra alegar burrice nesse caso, ignorancia talvez, mas mesmo a inteligencia não supre tudo. O ser humano em geral sempre louvou deuses, sempre precisou acreditar numa força maior, só há o ‘serviço’ se houver demanda, e não o contrário. As pessoas acham que se não houvesse religião ia melhorar a vida das pessoas. Isso chega ser mais ingenuo.

                      Por isso, insisto no mal necessário. Se eliminassem a igreja catolica da face da terra hoje, iriam criar outra religião ou migrar pra alguma já estabelecida. Demanda…demanda…

                      Ainda acho deploravel usar essa força pra tentar impedir avanços cientificos e sociais num estado que devia ser mesmo laico, essa interferencia ou a evangelização forçada eu combato de bom grado. Todo o resto, não.

                      Em qualquer debate, vc já entra numa guerra perdida, pois ninguem nunca muda opinião de ninguem, e mesmo se mudar o outro alguem não dará o braço a torcer. Mas claro, sempre tem um pensamento ou outro em que a troca pode ser benefica. Espero que tenha conseguido aqui algo nesse sentido, assim como eu consegui.

                      De resto, o nível aqui começou a decair, e naõ quero continuar a participar disso.

                      Até logo, e foi um prazer.

                    • Em tempo, pelo que sei, evangélicos não adotam o crucifixo por acreditarem que Jesus ainda está vivo, epor ser um simbolo meio agressivo. Por isso muitos adotam o simbolo do peixe (já deve ter visto em carros).

                      No mais Sally, acho que tinham razão: vc naõ tem conhecimento biblico suficiente pra trolar os evangélicos. Não que precise ter, mas é sempre melhor saber sobre o que criticamos.

                      Espero que não me leve a mal – mesmo parecendo, naõ foi um ataque.

                    • Gezuiz… vou repetir mais uma vez: quem disse que eu estou querendo trollar alguém?

                      Já falei que vou ganhar limpo, daqui até o final do ano vou conseguir uma postagem com mais de 500 comentários de DEBATE, não instigando um maluco qualquer a se defender.

                      Se eu estivesse trollando não estaria xingando desmedidamente o Pastor.

              • Eu e minha esposa somos ateus e doamos sangue.
                Só pra começar, pois considero isso o básico do básico, mas ilustra bem o quadro.

                • Se for para falar se sangue, falemos dos religiosos radicais idiotas como os Testemunho de Jeová, que preferem deixar seus filhos MORREREM do que permitir uma transfusão de sangue. Será que Deus está feliz com essa atitude?

                    • Se alguém perdeu o fio da meada aqui, eu só quis demonstrar que o que move as pessoas não é necessariamente a religião, mas outros motivos.
                      Reparem que o próprio pastor foi quem encontrou minha motivação, nesse caso: Cidadania.
                      Por isso acho um belo exemplo a doação de sangue, pois não me beneficia em nada, pessoalmente. Aliás, odeio agulhas, dói, tenho que compensar as horas perdidas no trabalho e é um procedimento chato. A única vantagem é que tem um lanchinho depois.

                • Isso aí, Irmão! Linda atitude! Mas vale lembrar que Jesus foi o primeiro doador de sangue, quando deu todo seu precioso sangue para nos salvar!

                  • E por um acaso, nessa lenda mal contada de mulher engravidando virgem e zumbi voltando três dias depois, Jesus teve a opção de não ser crucificado? Porque sacrifício é quando a pessoa OPTA. Acho que ele meio que não teve opção de recusar, logo não tem mérito algum a título de sacrifício.

                    Debatamos sobre o tema, em muitos comentários.

                    • Sally, Sally, Sally…

                      Eu não sou digno de repassar a história de Jesus, o Pastor Vagner está presente aqui para solucionar as suas dúvidas. Ele é mais versado do que eu nas Sagradas Escrituras.

                      Sobre a parte de Jesus ter ou não opção, o que você acha, Irmã Sally? Todos nós temos o livre arbítrio! Deus, Nosso Pai, colocou essa dádiva em todos nós, tenho certeza que o Pastor vai te esclarecer.

                      Logo, Jesus também teve o livre arbítrio. Mas era função dele morrer por nós, e foi o que ele fez. Claro, ele ressucitou depois porque ele é Jesus, Filho de Deus. Mas ele se sacrificou por nós! Se sacrificou sabendo que iria ressucitar três dias depois e fez isso alguns milhares de anos depois da criação do ser humano, privando assim milhões de pessoas da benção, mas fez! Jesus te ama!

                      Irmã Sally, ainda dá tempo de você se arrepender… venha para o lado certo!

                    • É sim…

                      Porque Jesus poderia ter dado uma de João Kleber e gritado “PARA! PARA! PARA!

                      Aliás, se estamos na merda hoje a culpa é Dele, que antes de ressuscitar passou no inferno e pegou um bando de almas condenadas que estavam lá, as perdoou e as trouxe de volta para a Terra. Deve ser graças a isso que hoje circulam entre nós pessoas como Sarney, Faustão e João Kleber.

                    • Sally, ninguem estava lá pra ver. Nem quem escreveu a Biblia, assim cada um conta o caso que melhor lhe convem…

                    • * Da criação até o dilúvio – 1656 anos
                      * Do dilúvio até Abraão – 292 anos
                      * Do nascimento de Abraão até o êxodo do Egito – 503 anos
                      * Do êxodo até a construção do templo – 481 anos
                      * Do templo até o cativeiro – 414 anos
                      * Do cativeiro até o nascimento de Cristo – 614 anos
                      * Do nascimento de Cristo até os tempos do Arcebispo Ussher – 1650 anos
                      * Total = 5610 anos

                    • No calendário dos judeus a contagem está mais ou menos por aí.

                      Sabe, quando eu era pequena e enchia as pessoas de perguntas sobre Papai Noel me davam um cala a boca genérico. Eu questionava coisas racionais do tipo como ele fazia para entregar todos os presentes em uma única noite, como ele alimentava as renas, como ele usava aquela roupa em um clima tão quente e mais uma dúzia de perguntas. Sempre me respondiam da mesma forma: “Papai Noel é mágico, pode fazer tudo que quiser”. Os religiosos também tem sua respostinha genérica: “Fé”. Se você tiver “fé”, você acredita e pronto, engole tudo sem questionar.

                      Olha a fé matando a matemática aí…

                    • Entramos num paradoxo então.

                      Se comentar sou manipulado, se não comentar também…

                      Já sei! Comentarei apenas discutindo horóscopos. Até o fim do ano, alcança 500 post’s.

                    • Comente o que quiser…

                      Fale sobre a sua infância, seus filmes favoritos, sobre a FUCKIN´ COR DA SUA CUECA, mas comente.

              • Há muitas maneiras de ajudar a diminuir a injustiça do mundo e contribuir para uma sociedade melhor. Há maneiras diretas e indiretas, e a atitude de cada um nunca é isolada, sempre vem em um pacote de valores que podem ajudar a reforçar ou anular o resultado de sua ação. Independentemente de crenças, pessoas que educam seus filhos a terem respeito pelo ser humano, cultura e bom senso fazem muito pela sociedade. Além disso, pessoas que pagam seus impostos, não cometem crimes, respeitam os outros, votam direito e têm pensamento crítico sobre os problemas da sociedade também ajudam muito. Isso não tem a ver com crença. Por exemplo, se formos olhar a história, os cientistas que descobriram que a causa de muitas doenças eram germes e que elas poderiam ser evitadas através de medidas simples de higiene salvaram milhões de vidas. E eu não vejo como a intervenção assistencialista contínua das igrejas aos miseráveis tenha melhorado o mundo, em larga escala. Salva uma vida aqui, outra ali, mas não resolve ou esclarece nenhuma das causas dos problemas sociais que enfrentamos. Parece enxugar gelo, com a agravante de que embute uma lavagem cerebral nas pessoas que entorpece o seu entendimento ou questionamento sobre a realidade. Eu reconheço como louvável e precioso o esforço que muitos religiosos fazem para minimizar os males sociais que enfrentamos diariamente, pois isso nada mais é do que a bondade do ser humano, mas não acho que eles terão sucesso, pois não tiveram em 5 mil anos. Os problemas da sociedade contiuaram quase que os mesmos…Em contrapartida, o investimento da sociedade em conhecimento crítico salvou muito mais vidas em cerca de 2 séculos. Criou novos problemas, obviamente, mas pelo menos acho que o ser humano é mais consciente hoje do que era há 3 séculos.

        • Eu tenho minha visão bem definida quanto a Deus e quanto a religião. Não vejo as coisas da mesma forma que os antiteistas.

          Não estou me importando com o tanto que comento ou não aqui, sendo que vi que a pessoa que estava digladiando comigo no debate o fazia por puro ego e para pagar de fodão por aqui.

          Estou pouco me lixando para isso, contanto que não note que o interesse por detrás disso seja o de me coagir ou de ficar espalhando demagogia e inverdades aqui ou em outros espaços que frequento.

          Também tenho minhas falhas, sendo que na maioria das vezes eles são por conta de tiros cegos e em me firmar em bases frageis, mas em caso de erros, assumo de cara limpa e sem ressentimentos.

          Se fosse do meu intuito parodiar com a religião e com a existência de Deus, teria campo farto pra isso, mas esse tipo de protesto está tão na moda entre a verve antirreligiosa e antiteísta que prefiro até me abster e deixar de lado tal embate, indo por outro caminho.

          Quanto a outras questões, vou levando, na medida que a minha paciência permite.

          • Marciel, por curiosidade, a igreja, a religião, os crentes, quem quer que seja, no que eles concretamente te prejudicaram? Advém de onde esse campo farto para parodiar Deus e a religião?

            • Vagner, como em todo campo da vida, tem os que ajudam e os que te prejudicam.

              Não faço julgamento moral da religião como intrisecamente boa ou má, até porque ela é apenas mais um norteador que pode ser utilizado seja para o bem, seja para o mal.

              É comum se utilizar de paródias com os mitos religiosos, sendo que o JesusManero.com é um bom exemplo disso.

        • Antes de seguirmos com o debate, uma errata:

          Faltou um verbo neste trecho: “ Adepto da postura de que “o que uma mão faz a outra não sabe”, posso dizer, em linhas gerais, que HÁ coisas em que, se não houver religião envolvida, dificilmente prospera.

          Logo, suplementando a frase com o verbo que faltava, restrinjo às coisas que presencio e não às coisas em geral. Não tenho a pretensão de negar a eficiência dos escoteiros, embora veja com ressalvas a atuação de ONGs, de Partidos Políticos, etc.

          “Os exemplos que citou, como serviços comunitarios, atendimentos voluntarios em clinicas de drogas, hospitais sendo realizados de forma mais ampla e duradoura pelo elo da religião é falho. Os motivos que fazem alguém ser caridoso podem ser vários: sentimento de culpa, altruismo, generosidade, e isso é caracteristica humana, que independe de religião”.

          Sem dúvida, o que leva um ser humano a ser caridoso independe de fato de religião, mas potencialmente um membro de religião é mais engajado. Fato, não ingenuidade.

          Pena que não more em São Paulo, mas o exemplo na Capelania é emblemático. São pouquíssimos lá que não o fazem sob a batuta de uma religião ou mesmo individualmente, impulsionados por sua própria religião ou conjunto de crenças.

          Como disse, uma pessoa espiritualizada ou não, no geral, vai lá, passa um tempinho, e só quer passar com crianças, e vai embora, pelo tempo que quiser e de forma irregular.

          A questão aqui é outra: a resistência. Sem o apoio de um grupo, quem quer que se presta a esse serviço de forma individual, sem ter um grupo coeso o apoiando, acaba se desgastando mais, e não dura muito tempo. Os religiosos acabam assumindo mais firmemente o compromisso, no geral. Já vi grupos de amigos, bem intencionados, sem filiação religiosa. No começo, empolgação, no final, acabavam por não cumprir suas escalas e deixavam seus companheiros na mão, até que estes também deixavam de ir.

          O problema de quem não é religioso, sendo espiritualizado ou mesmo ateu, não é ser mais ou menos eficiente que o religioso. É que simplesmente fica difícil angariar nem mesmo um grupo de amigos para se dispor a algo com um grau maior ou menor de sacrifício pois vivemos, como disse aquele autor que não me lembro, uma modernidade líquida. Bauman, é esse o nome, certo?

          Se puder passar lá um dia procure o Ministro Roberto, da Igreja Presbiteriana, que é quem organiza a capelania ecumênica.

          “Admito que a religião pode organizar grupos e engajar em coisas mais sólidas, mas isso poderia ser uma ong, escoteiros, um partido politico, uma familia, ou qualquer outro grupo de pessoas. Não é a igreja que tem esse poder, e sim a organização para o alcance de objetivos maiores que sua capacidade individual’.

          Aqui cabe um esclarecimento. Há muitas clínicas de recuperação de drogas evangélicas não por conta do apoio da evangélicas por apoio financeiro da Igreja.

          Elas o são por iniciativa dos membros evangélicos que as fundaram e que mantêm essas clínicas junto com outros irmãos. E é aqui que se concentra meu ressentimento contra as grandes Igrejas. Muitas dão um apoio mínimo ou nulo para iniciativas como essas. De qualquer forma, o elo da crença compartilhada ajuda muito na continuidade desse serviço voluntário. Veja a clínica que o Rafael Ilha montou, por exemplo. Funciona de forma inconstante, que nem ele.

          Enfim, não há como comparar com a vocação profissional de uma ONG com a iniciativa individual e mesmo romântica de evangélicos, pior ainda uma família, que meramente deixa um quinhão de seu patrimônio para uma Fundação criada por eles, administrada por uma gestão profissional. Partido político, exemplo escabroso esse, não? Para esse nosso debate sim, mas, pensando bem, será que nossas igrejas se rebaixaram tanto a ponto de serem comparadas com esses partidos? Bem, quem mandou se imiscuir na política. Tristeza.

          Enfim, meu ponto de partida são indivíduos, pobres, ricos, se unirem, tirarem grana do bolso e tempo da sua vida para dedicarem a uma iniciativa dessa monta por anos e anos. Nesses parâmetros, religiosos acabam prevalecendo.
          Assim, peço para trabalhar melhor o que você quis dizer com “Associar a facilidade de se fazer coisas com outras pessoas lhe ajudando ou cobrando com a influencia religiosa é ingênuo”, ou então, e esclarecer em que partes meu argumento é falho, para que possa refutar, concordar, refutar em parte ou concordar parcialmente.

          “Tambem diz que membros dos grupos religiosos tem menos tendencia a se enganar dentro do próprio grupo…Hum…isso acontece em quase qualquer grupo (ver: escoteiros, nazistas, corinthianos, desfavores, pestistas, gays, jogadores de rpg e religiosos)”.

          Sim, nada de especial, somos mais um agente dentro da sociedade. O mais eficiente. Eficaz, aí tenho minhas dúvidas.

          “Não acho que a religião, pelo menos no Brasil, influencie o estágio social de forma muito direta. A religião tem o seu papel. Mas novamente acredito que deviam se limitar a quem a procura”.

          Concordo, mas se não procurássemos os drogados por nossa iniciativa e os encaminhássemos às clínicas, a sociedade civil o faria tão bem quanto? Do jeito que o individualismo prospera, duvido. Um drogado recuperado traz um grande efeito multiplicador à causa. Em vez de criticar os evangélicos por isso, nossos críticos deveriam olhar para si e se perguntar porque nos deixaram encampar tanta coisa.

          “Se nos tornassemos um estado realmente laico da noite pro dia, isso não melhoraria em nada a vida das pessoas. Mas se ao contrário, fossemos mais tolerantes com os devaneios baseados em superstições dos religiosos, voltaríamos como falou, a idade média”.

          O problema é que vocês são muito tolerantes que chegam a ser inertes. O que farão para coibir o abuso? Discutir em blogs? Parecem aqueles jovens idealistas do filme “Hair”.

          “Se o ateísmo pode levar uma pessoa a digamos, perdição, ou condenação eterna – sei la como classificam; isso é algo individual que só interessa aquela pessoa”.

          Concordo, mas, obviamente sou voto vencido.

          “Por outro lado, a religião, só existe como tal, de forma coletiva; e esse mesmo engajamento que se orgulhou, citando as boas coisas que podem fazer pelos outros, também pode fazer muito mal não só pra um individuo, mas pra toda sociedade”.

          Pode não, já faz. Como disse, Deus prescinde de mídia, política e opulência.

          Mas, por outro lado, Hugo, o que você preferiria, caso morasse perto da Cracolândia: que ela mantivesse esse nome ou fosse transformada numa “Crentolândia”, com todos os zumbis pelas drogas continuassem a sê-lo pela Bíblia?

          Porque, a depender da sociedade civil, aquele problema só vai exasperar. Nós enxugamos gelo, podem dizer, mas o resto nem isso faz.

          Se não quer ver trocado o seis pelo meia dúzia, o que você propõe de sua perspectiva? Certo, errado, inadequado, criminoso muitas vezes, os evangélicos já estão fazendo alguma coisa. Cabe a pessoas esclarecidas como você começarem a enviesar um plano para dar basta em nossos excessos.

          • Ainda defendo o mal necessário. Infelizmente…

            CLaro que indiretamente vc comprova que a religião melhora algumas atitudes das pessoas, mas a sociedade seria muito melhor se não precisassem de um motivo assim pra fazer algo. Se fizessem por seus próprios meios e motivos.

            Concordo que a religião preenche espaços que o governo ou vários grupos não preencham. Mas, também queria que a religião não funcionasse como um bolsa familia assistencialista – se vc parar de acreditar (equivalente a votar no PT), ele naõ vai mais te ajudar; se perder a fé, sua vida vai desmoronar de novo. Tenha medo, contribua, consiga novos adeptos, não pense.

            Religião é uma fraqueza, uma muleta. Se defendo que um aleijado precise de muletas? Claro que sim! Se defendo que quem pode andar as use? Bem…a palavra adequada é algo próximo a ‘vergonhoso’.

          • “(…) a sociedade seria muito melhor se não precisassem de um motivo assim pra fazer algo. Se fizessem por seus próprios meios e motivos”

            Concordo, mas morreremos sem presenciar uma sociedade que faça o bem pelo bem em si. Em um extremo teremos religiosos que farão o bem à espera de alguma recompensa e, do outro, uma sociedade cada vez mais fragmentada pelo individualismo.

            “Religião é uma fraqueza, uma muleta. Se defendo que um aleijado precise de muletas? Claro que sim! Se defendo que quem pode andar as use? Bem…a palavra adequada é algo próximo a ‘vergonhoso’”.

            Sim, Nietzsche já dizia isso. Mas aí pergunto, terapias e auto-ajudas não seriam muletas tão ruins ou ainda piores? É curioso as pessoas deplorarem o controle da religião para, em seguida, se submeterem voluntariamente ao alvedrio de um psicólogo, pautando sua vida pelo que este profissional ditar. Achar absurdo pagar um dízimo para uma igreja e acabar pagando, muitas vezes, mais do que um décimo de seu salário em sessões de terapia e remédios por anos e anos.

            Ao passo que, se prestassem a olhar ao redor, perceberiam que buscar ajudar o próximo, conosco ou por outros meios, poderia ser uma excelente maneira para jogar uma luz sobre os próprios problemas, em vez de olhar para o umbigo. E isso pode ser feito adaptando-se a abordagem ao século XXI, como um estudo que presenciei na PUC aqui em São Paulo de pessoas que disponibilizavam uma hora de seu tempo para conversar com pessoas pelo MSN, oferecendo alento pelo menos. Mas não, o cidadão diz não ter tempo nem para iniciativas como essa, mas prefere blogs, facebooks, twitter e outras porcarias.

            Nesse ponto, não somos nós os religiosos que estão erodindo a sociedade. É o individualismo, é o tirar o corpo fora da responsabilidade nessa derrocada. É falar que está indignado com a impotência da sociedade e se mostrar tão impotente quanto a quem critica. Isso sim é vergonhoso.

            “Concordo que a religião preenche espaços que o governo ou vários grupos não preencham. Mas, também queria que a religião não funcionasse como um bolsa familia assistencialista – se vc parar de acreditar (equivalente a votar no PT), ele naõ vai mais te ajudar; se perder a fé, sua vida vai desmoronar de novo. Tenha medo, contribua, consiga novos adeptos, não pense”.

            A questão de ‘caso perca a fé, a vida desmoronará de novo’ se refere tão-somente a constância. O que muitas vezes acontece é que uma pessoa, ao procurar a Igreja, quer uma solução mágica para seu problema, sem jamais querer fazer sequer alusão a sua parcela de responsabilidade na causa daquele problema. Nisso, as pessoas vêm, conversam comigo, dou conselhos práticos para a vida dela, exorto a pessoa a seguir esses conselhos, dentre os quais destaco mostrar mais gratidão. E, aqui, ressalto que isso deve ser feito visando uma melhora geral na vida dela, e de seus familiares, que pode ou não levar ao resultado específico desejado por ela (v.g.: sair do desemprego, largar as drogas, curar-se de uma doença terminal). E, enquanto torcemos para que a pessoa consiga ter determinação para trilhar esse caminho, oramos por ela aqui em nossa igreja para que Deus interceda por ela, se ela assim o merecer.

            Aí, o que ocorre? A pessoa consegue seu objetivo ou experimenta uma pequena melhora na vida e o que faz? Simplesmente vai embora. De vinte, se um se junta a nós em nosso trabalho, é muito. Sobretudo, no caso de drogados, o sujeito se recupera e, muitas vezes, não reconhece o quanto foi investido nele em recursos em nossas clínicas e some. Não espero que a pessoa aceite Jesus, mas pelo menos retribua em tempo e em recursos o que em tempo e em recursos nela foi investido para que ela se recuperasse, para que outros tenham a possibilidade de encontrar a luz no fim de túnel.

            Dito isso, quanto a contribuir, tem mesmo é que contribuir. Quando comecei em minha paróquia, tinha que tirar do bolso para pagar até papel higiênico. Temos muitas despesas para a manutenção da Igreja. E teríamos mais despesas se eu recebesse salário. Mas sou exceção.

            Engraçado isso, as pessoas vêm, precisam de ajuda, sabem que temos gastos para manter esse nível de ajuda e muitos nos olham com indignação quando pedimos alguma ajuda financeira. Pois é, deve ser esse o comportamento de hoje em dia. O que esperar de pessoas que não tem respeito algum pelo esforço alheio, baixando filmes e jogos piratas por aí por exemplo? Como esperar que elas também reconheçam nosso esforço, que incorre em tantos custos?

            Por fim, uma observação. Dizer que a religião é um mal necessário chega a ser um tanto empobrecedor. Não é a religião em si, mas quem se arvorou dela, desde tempos imemoriais, para manipular os outros. O mesmo raciocínio vale para aqueles raciocínios de que o dinheiro corrompe as pessoas.

            • Eu não fico do lado de nenhuma instituição/pessoa que tenha a favor de si o argumento “rouba mas faz”.
              Em tempos de crise o ser humano encontra caminhos melhores e esse tipo de instituição maqueia as crises, enquanto uns poucos se aproveitam disso.
              Se você quer fazer o bem, faça o quanto pode, sem pedir ajuda. Quando você pede, acaba virando uma empresa em busca de lucro. No meio religioso, isso é ainda mais notório, quando deveria ser justamente o contrário.

              • Dinheiro tira a credibilidade de qualquer boa ação. Condicionar o amor de Deus a pagamento é estelionato religioso. Duvido que exita um Deus que condicione seu amor a pagamento, isso é invenção do ser humano. E Deus, se existir, deve estar muito puto da vida com essa baixaria que estão fazendo em Seu nome. Já falei: ele vai voltar e vai pisotear todos os templos com esses pastores inescrupulosos dentro!

              • Marok, se você conseguir provar por A + B que consegue curar um viciado sem qualquer ajuda, tirando do próprio bolso, sou todo ouvidos.

                • Não disse isso.
                  Só estou argumentando que não se trata de bondade religiosa per se.
                  Nem que as pessoas que participem não levem um trocado pra casa (o que eu duvido), o lucro acaba revertendo para a instituição envolvida.

    • Pastor, só pedi ajuda naquele caso porque estava vendo que as provocações estavam num nível baixíssimo, além do que a questão naquele outro tópico estava se prolongando demais.

      Tendo a utilizar uma política de “fair play” só recorrendo a pedir ajuda alheia em casos extremos e já fora da minha alçada.

      Enquanto muitos acreditam em um “deus” intangível, eu acredito na humanidade, que a despeito de suas falhas, vem buscando que o mundo se torne um lugar melhor para se viver.

      Nossa vida não é fácil, mas os que nos precederam também não tiveram facilidade.

      • Com todo o respeito, sua vida, em comparação a muitas mazelas que presenciamos por aí, é muito mais fácil do que você imagina. Só para ficarmos num aspecto: acha pouco ter à disposição internet, diante de pessoas que não desfrutam sequer de água encanada?

        Quanto ao mundo se tornar um lugar melhor para se viver, se essa melhoria se pauta pelo materialismo, não posso ver como isso pode ser melhor, tendo em vista o que tem sido feito de nosso planeta por conta do crescente consumismo. E não posso ver como melhoria uma sociedade que relega ao lixo quem quer que a atrapalhe, sejam drogados ou bebês indesejados.

        • Pastor, o materialismo permite que gente doente compre antibióticos. Vai cagar no mato e limpar o cu com folha, vai…

        • Permite realmente? Pessoas de seu nível sócio-econômico podem comprar antibióticos, mas muita gente por aí ainda depende de muita ajuda, governamental, civil e religiosa, para ter acesso ao que a senhorita tem por garantido.

  • Well Well Well…. e eu perdendo tudo isso aqui!!

    Li praticamente todos os comentários e confesso que acho essa discussão um tanto desnecessária.

    Se querem até apimentar mais sobre o que aconteceu com o ator… pois também saiu nas notícias que meses antes ela havia sido prenssado por um caminhão, ficou em estado grave e sobreviveu. Fazia apenas um mês que ele havia voltado a vida normal quando aconteceu esse trágico acidente.

    A questão é: Não importa as razões cabíveis ou inexplicáveis que sucederam esse acontecimento fatídico. Se ele tinha culpa, se ele sobreviveu ao acidente porque teve uma chance de fazer algo diferente, se ele era pecador, se não era nada… e era apenas chegada a sua hora…Isso NÃO é problema nosso e muito menos Deus é culpado ou se vingou de alguma coisa. Quem garante que foi Deus que dirigiu os acontecimentos??? Ninguém sabe a verdade do coração de ninguém…
    Assim como tantas outras pessoas se dizem servidoras da religião e na verdade apenas utilizam desse artifício para atingir quem realmente é bom, através da pedofilia, roubo, estelionato….

    Ninguém aqui sabe dos mistérios do mundo.
    Ninguém sabe realmente de onde viemos e para onde vamos…NINGUÉM.

    Porque não foi comentado sobre a garota que semana passada sofreu um acidente de carro onde o veículo teve perda total… e ela teve apenas 02 arranhões???!!!

    Pessoas perdem suas vidas todos os dias e pessoas sobrevivem ou saem ilesas de coisas graves também todos os dias.
    Cada um tem sua hora e seu momento… a diferença é que através de nossas orações podemos pedir a Deus que tenha misericódia de nossas vidas, pedir a Ele que nos cuide e nos guarde sob sua proteção. Pedir a Ele discernimento e sabedoria para agir conforme seu coração…e que finalmente sejamos instrumentos do bem.
    Atrevés da oração, do jejum…Ele poupa a vida dos nossos (familiares, amigos…) e nos livra do inimigo. O inimigo pode ser seu chefe te fodendo no trabalho sem você saber, pode ser sua melhor amiga dando em cima do seu marido, pode ser sua filha recebendo oferta de drogas…

    Deus não é otário. Ele sabe de todas as coisas.
    O que foi falado sobre Pedro…sim, ele sabia por uma razão muito simples….Ele nos conhece mais que nós mesmos. Ele sabia das limitações de Pedro e sabia que Ele não teria força para assumir que o seguia naquele momento…Foi necessário que Pedro o negasse para que ele se arrependesse e então fizesse a obra. Judas teve várias oportunidades de retroceder….porém Jesus sabia da verdade em seu coração. Deus não se mete em nossas escolhas, temos o livre arbítrio…mas tudo tem uma consequencia: boa ou ruim, de acordo com o que elegimos.

    Jesus foi levado ao Governador Romano Poncio Pilatos. Ele queria solta-lo….porém, é verdade quando se diz que Jesus morreu por nossos pecados. Judas o traiu, Pedro o negou, Tomé duvidou, o povo julgou e livrou Barabas. Poncio Pilatos que não acompanhava a Jesus, sabia que ele era inocente e lamentou sua morte. Disse ao povo para julgá-lo porque não iria sujar suas mãos com sague de um inocente. E no alto da crucificação Jesus pediu perdão por nós, pois não sabíamos o que estávamos fazendo.
    Isso é um amor incondicional, amor de criador…amor de Pai.

    A consequência de tudo é o mundo que vivemos hoje.Vivemos apenas em uma versão ampliada do que era naquela época. Os que exigiram a cricificação de Cristo eram religiosos…. e utilizavam da ignorância do povo para conseguir o que queriam. (Isso te lembra algo nos dias de hoje??)
    Assim aconteceu com as inquisições e tantas outras babáries durante os séculos.

    O resumo da ópera é que, não temos que perder tempo julgando os outros se não é conviniente…e sim nos preocuparmos com o nosso próprio umbigo e tentarmos ser pessoas melhores.

    Se vocês lerem sobre a vida de Moises, saberam o porque que Deus queria que somente o povo dele fosse a terra prometida…. é muita coisa pra explicar aqui. Porém aí se pode verificar a existência de pessoas fracas, suscetiveis a coisas ruins e facilmente influenciáveis que não teriam que acompanhar na caminhada e mesmo assim seguiram junto com o povo santo. Essas mesmas pessoas, essas mesmas almas…somos nós nos dias de hoje. Nossa missão aqui é preservar a morada que o criador nos deu para que tenhamos o aprendizado necessário para sermos espíritos evoluídos…e principalmente sermos gratos, ajudar ao próximo… crescermos em nosso interior.

    A riqueza, milhoes de dolares que caem nas mãos de poucos…e esses poucos um dia justificaram a ganância, a mesquinhagem….e a pobreza de por exemplo, os nossos irmãos na Africa. Tudo que temos e ganhamos não é por acaso. É merecimento misturado com crescimento pessoal, oportunidade e deveres.

    Então galera saudável, com casa e comida na mesa do meu Brasil varonil, vamos agradecer pelo dia de hoje, fazermos o nosso melhor, ter pena do irmão que tem pouco conhecimento e não atirar pedra, mas ensiná-lo a escrever… Não chamá-lo de burro, mas explicar com o conhecimento que você foi beneficiado… porque acreditar em Deus não prova a burrice de niguém. E ser Ateu não prova a inteligência de ninguém.

    O mal não chega a nossa porta vestido de preto e com chifres…..ele chega através de palavras que machucam, através do ódio, da ganância, da inveja…e do desamor. Ele usa os fracos de espírito para trabalhar ao seu favor.

    Ontem escutei um cara falando que desejava que o amigo encontrasse o demonio. Porque ele era beleza…estava na bebida, no sexo…no que era lindo.
    E eu digo que essa é a voz doce que te leva para a cirrose, DSTs….e uma lista imensurável de coisas ruins e fatais….

    Porque afirmar que Ele existe??? Porque colocar limitações em nossas vidas??
    Afinal é muito mais fácil ser donos de nós mesmos sem nos preocupar com nada e ninguém. Cada um com seu cada um…..
    Verdade???
    ….mas a linha entre o bem e o mal, entre a vida e a morte é tênue…
    Cuidado…mas se você é ateu, pra que pensar nisso, verdade???
    Afinal depois que se for, não vai pra lugar nenhum…

    Isso tudo é muito libertário até que a dor bate a sua porta.

    Quem te ajuda a levantar? Quem pode te curar? Quem pode fazer um milagre?
    Quem poderia ter o poder de libertar alguém de um vício?
    Quem pode confortar seu coração?
    Quem pode fazer um irmão ao seu lado oferecer ajuda sem saber que você estava passando por um problema??
    Que amor é esse, que sentimento é esse que faz com que pessoas que você nunca viu te estender a mão??
    Que Deus é esse que poderia vir ao mundo cheio de luxo e escolheu vir entre os pobres??
    Que Jesus é esse que vem aqui falar de amor??? Pra que???
    Que Deus inexistente é esse que faz com que tantas pessoas sintam o seu amor, chorem sem ter razão, que tenham fé??? Que Deus é esse que cura?? Que Deus é esse???

    Pra mim…. esse é o meu Deus criador e salvador. Deus de bondade, amor e luz. Deus de sabedoria, guia e misericordioso. Deus de luta, de justiça PARA OS QUE A ELE CLAMAR.
    Esse é o Deus libertador e que mora em todos os corações que o permitem estar ali.

    Desculpem pelo longo comentário!! :)

    • “Porque não foi comentado sobre a garota que semana passada sofreu um acidente de carro onde o veículo teve perda total… e ela teve apenas 02 arranhões???!!!”

      Deus podia ter evitado o acidente, nem arranhões haveria.

      “O resumo da ópera é que, não temos que perder tempo julgando os outros se não é conviniente…e sim nos preocuparmos com o nosso próprio umbigo e tentarmos ser pessoas melhores.”

      Ah, se todo crente pensasse assim… seria um mundo muito melhor e nem se veria ateus defendendo qualquer ponto por aí, pois não teriam o que criticar. A merda é que religiosos, no geral, não pensam assim.

      “Isso tudo é muito libertário até que a dor bate a sua porta.
      Quem te ajuda a levantar? Quem pode…”

      Muitas coisas me ajudariam a levantar, ter compaixão e coisas do tipo. O que você supõe é a mais improvável delas. Mas eu também gostaria de achar que tenho um super-herói ao meu dispor, mas, infelizmente, sou realista demais pra me desligar do bom senso.

      • A solução não é “se todo crente pensasse assim”….e sim: Se todo mundo pensasse assim!!!

        …ou só cristão que não cuida da vida deles???
        Pelo que sei tá cheio de ateu aqui rindo dessa tragédia…

        • Mas você não viu que eu escrevi “…e nem se veria ateus defendendo qualquer ponto por aí, pois não teriam o que criticar”?
          Ateus, a rigor, não têm nada em comum. Só discutem sobre algo como defesa do ataque ostensivo dos religiosos sobre a sociedade. Se as pessoas não fizessem tanto proselitismo de suas religiões, ateus não teriam sobre o que discutir a esse respeito.
          Não haveria assunto, seríamos ateus e pronto, assim como eu gosto de goiaba e fulano de melancia. Agora, se fulano começar a sugerir leis obrigando a todos a comerem apenas melancia, infelizmente vou ter que me juntar a outros adoradores de goiaba, pois passaremos a ter um assunto em comum a defender.

    • “Quem te ajuda a levantar? Quem pode te curar? Quem pode fazer um milagre?”

      R.: Seus músculos, médicos e o acaso, mas alguns chamam de milagre.

      “Quem poderia ter o poder de libertar alguém de um vício?”

      R.: Sua força de vontade, parentes ou remédios.

      “Quem pode confortar seu coração?”

      R.: Um cardiologista. Mas se falar no sentido não literal. Pessoas, e esperança. Algumas pessoas usam Deus, o que tambem é válido.

      “Quem pode fazer um irmão ao seu lado oferecer ajuda sem saber que você estava passando por um problema??”
      “Que amor é esse, que sentimento é esse que faz com que pessoas que você nunca viu te estender a mão??”

      R.: Sentimento de culpa ou filantropia, caridade e altruismo que são caracteristicas humanas que independem de religião.

      “Que Deus é esse que poderia vir ao mundo cheio de luxo e escolheu vir entre os pobres??”

      R.: Naquela época carpintaria não era uma profissão de exatamente um pobre. Jesus era um classe-média-média-alta. 2 terços do que falava versava sobre finanças. E seus amigos tambem tinham dinheiro como Lazaro.

      Que Jesus é esse que vem aqui falar de amor??? Pra que???

      R.: Ele não foi o único. E falar…bem..cada um fala o que quer. Mudar algo que é dificil. Preferia que ele falasse sobre bacterias e asseio do que transformar agua em vinho.

      Que Deus inexistente é esse que faz com que tantas pessoas sintam o seu amor, chorem sem ter razão, que tenham fé??? Que Deus é esse que cura?? Que Deus é esse???

      R.: Sim. Que Deus é esse. Que inclusive escolhe aleatoriamente e sem lógica quem ajuda e quem não da a mínima.

      Depois falo do resto.

      • Nem precisa se dar ao trabalho…..

        Falou muito e não falou nada….
        Se continuar nesse contexto, plis me abstenha de comentários desinteressantes…

        • “Falou muito e não falou nada….”

          Falou pouco e não contra-argumentou nada.

          Nesse nível também não faço questão.

          Até a próxima Larissa.

          • Querido….

            Eram perguntas retoricas.

            anyway….quando você responde a uma delas, sobre quem pode curar…dizendo que os médicos e remédio…Cara fica difícil!!

            Porque é claro que estou me referindo a casos onde a pessoa é desenganada pela medicina. Acho que quem tem o problema, seja qual for, DEVE procurar meios de soluciona-los, meios racionais….
            O que eu me referi é que Deus trabalha quando já o racional, o visível, o palpável não pode mais solucionar.

            Se for para responder nesse nivel anterior…realmente, melhor deixarmos pra próxima.

            • Ora. Não esquenta. As minhas respostas eram respostas retóricas.

              Mas nunca vi Deus curar um amputado por exemplo. Isso pra mim, é um bom exemplo de “quando já o racional, o visível, o palpável não pode mais solucionar.”

              • Respostas retoricas???? kkkkkkkkkkkk

                Dá zero pra ele!!

                Só se for perguntas retóricas com respostas disléxicas!!

                Curar um amputado?????

                E desde quando isso é uma doença???!!!

                …quanta ignorância!! Vou dormir!!

                • Ah…são só doenças que ele cura…

                  Eu nunca entendi exatamente o q é obra de Deus e o q não é. Onde ele atua e onde não atua e por que.

                  Se puder me explicar seria grato em aprender.

                  • Larissa Grotesca

                    Se você nunca entendeu e não procurou saber, porque critica então se não tem conhecimento de causa?!

                    Sério…..me desculpa mas isso é muita ignorância.

                    Eu não tenho consciência de tudo que Deus têm feito, os milagres e todas as áreas que ele atua. Porque cada pessoa tem necessidades diferentes, em areas diferentes…

                    Deus atua em nossas vidas com pequenos milagres que às vezes podem atè ser diàrios se voce estiver realmente aberto e atento.

                    Vivemos em um mundo terreno mas existe um mundo espiritual e Deus atua em nossas vidas através de outras pessoas para que seja feito esse milagre. Porém se vocÊ buscar por depoimentos e casos verídicos…melhor ainda….se for a qualquer hospital e procurar por um medico antigo ali, pergunte a ele sobre os casos de curas inexplicáveis, diagnósticos dados a pessoas já desenganadas e que uma semana depois, fazem o mesmo exame e absolutamente sem nenhuma explicação paupável, estavam curadas.

                    Eu particulamente tive experiencias… ja saí de um quadro de depressão por causa de um sonho. Já fui abordada por uma pessoa que não me conhecia e me falou coisas que somente eu sabia…. São coisas que são fáceis de sentir mas realmente difícil de colocar em palavras.

                    Deus pode atuar em qualquer area da sua vida, desde que você tenha Fé…. saiba pedir e entregar seu coração. Acontecem coisas simplesmente inexplicáveis, mas para Deus tudo é possível.

                    Isso não quer dizer que Ele deveria sair por curando todo mundo, fazendo todo mundo ficar rico e bla bla bla…como muita gente ignorante fala….. O mundo que vivemos hoje é consequência de anos e anos de vivência humana no planeta Terra.

                    A mensagem de amor, perdão, compaixão que muitas igrejas, religiões quando sérias, tentam transmitir…é a forma que Deus têm de nos conscientizar sobre as coisas, as pessoas e a razão da nossa vida aqui.

                    De verdade, você acha que vinhemos nesse mundo só pra crescer, comer, ter filhos e morrer??? Sério??
                    Todas as pessoas vivem diferentes tipos de evolução espiritual e lições a serem aprendidas. Necessidades e problemas a serem superados de acordo com as liçoes que temos que aprender e nossa carga cármica.

                    Quando você não cuida da sua vida espiritual, abre então espaço para que o mal possa agir, usando sua boca para ofender, instintos ruins de sobrevivencia e sem valores sociais em casos extremos.

                    Muitas pessoas não acreditam em Deus como um ser personificado, porém acreditam que algo superior exista. Muitas vezes essas pessoas são colocadas em situações pelo menos uma vez na vida, para que possam presenciar o impossível.

                    Quantas vezes você viu em noticiários, um pai de família que chegou em casa e matou todo mundo e nao era usuario de drogas e nem nada…. escutava vozes. Depois que foi preso, nunca mais escutou vozes nenhuma. Nós vivemos em um mundo cercado de coisas invisíveis aos olhos.

                    “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.” (William Shakespeare)

                    Existe o milagre da cura? Sim. Porém a medicina está aí para ser usada…você faz seus 50% com fé e Deus o resto…. é assim que funciona.

                    A paciência é uma forma de caridade. Porque ter paciência com alguém que não têm o mesmo nível de conhecimento que você, às vezes é muito complicado. Mas era isso que Jesus fazia aqui, nos explicava coisas através de parábolas, passava ensinamentos…porque estavamos muito aquém de tudo.

                    Admiro o trabalho da igreja e admiro a vida dos missionarios, que muitas vezes não fazem voto de pobreza mas vivem uma vida muito difícil para ensinar tanta gente ignorante e reclamona que a vida não é tão complicada assim.

                    Antes eu não sabia, mas hoje os recebo em minha casa com muita alegria… já recebi muita gente, minha família…vou buscar, levo pra onde precisarem…. porque são essas pessoas que muitas vezes estende a mão e ora junto com você. Que te liga e se alegra com a sua vitória. É triste que muitos padres e pastores não reconheçam a beleza de ser um servo de Deus e usam desse artifício para roubar.

                    Enfim…. me estendi demais….

                    • Sacanagem do Pastor com vc, hein? Isso não se faz…

                      Pastor, embora a Sally e o Somir venham me manipulando contra a Larissa, eu não a acho grotesca!

                      P.S.: Eu só deixo a Sally me manipular. Não quero disputas com o Deja.

                    • NAONDE que eu te manipulo contra alguém? Principalmente contra a Larissa! Eu gosto da Larissa, por mais que a gente discorde em algumas coisas, sempre que eu sei discordo dela eu mesma faço questão de dizer. Mais: nós discordamos uma da outra mas nos respeitamos, uma não fica tentando convencer a outra.

                    • Sim…a vida não é complicada. Tudo é simples. Não precisamos pensar; deixa isso pros ateus.

                      Mas agora entendo porque existem tantas desigualdade, crianças morrendo de fome, miséria, enfermidades, dor, injustiça e o Pampa Show logo após o Super Pop.

                      Tem gente que não deixa Deus atuar em suas vidas.

                      Larissa, que bom que vc seja aparentemente uma pessoa tão boa e salva graças a força de Deus. Eu daria mais valor se vc dissesse que faz tudo isso por convicções próprias, mas até ai…cada um encontra suas razões.

                      Tudo o que faço de bom ou ruim, eu credito a…bem credito a mim mesmo. É uma carga mais pesada pra se carregar, mas é minha escolha.

                      Fica com Deus. ;)

                    • Sally, o Pastor abriu meus olhos! Você vem com esse seu jeitinho meigo, carinhoso, e me fecha os olhos para a Luz! Não fossem as suas mãozinhas tão macias, eu me revoltaria contra tanta manipulação!

                    • Mãozinhas macias? Acho que quem pegou em você foi o Somir, porque minha mão é praticamente um ralador de coco por causa da musculação…

                    • Eu sempre desconfiei que essa minha vontade incontrolável de comentar não era coisa minha.

                      Antes achava que era um encosto. Agora sei que era apenas a Sally e o Somir.

                    • Se eu pudesse controlar as pessoas, mandaria elas fazerem coisa muito melhor do que ficar comentando…

                      HUGO! ME DÊ DINHEIRO!

                    • ….Sim…mestra…vou no banco..

                      Mas só se chamar de dízimo e se intitular pastora (sim, ninguem te nomeia, vc se intitula – ao contrário de padre, bispo, etc)

                    • Maldito Somir! Então era ele me manipulando com mãozinhas macias?! Agora entendo porque o Deja é tão ciumento!

                    • Eu, não! Eu fui ludibriado! A vítima aqui sou eu! Maldito creme klingon para as mãos!

                  • Levando em consideração que a maioria das doenças são causadas por microrganismos, digamos que ele atue mais no comando dos patógenos. Ou ele mata os bichonhos ou faz com que se reunam e saiam pela urina/fezes. Digamos que ele também atue sobre células cancerígenas, regulando-as ou simplesmente fazendo com que saiam organizadamente também.
                    Sem contar que ele provavelmente refaz ligações nervosas rompidas, aquelas que deixam as pessoas em cadeiras de rodas, mas ainda com os membros pendurados.
                    Só tenho dúvidas quanto a alergias, não sei se ele cura esse tipo de coisa.

                    • onde eu escrevi “bichonhos”, leia-se “bichinhos”.

                      PS.: Errei de propósito, só pra ajudar na causa da Sally.

                    • Toda doença tem uma taxa de cura espontânea, isso por que e gente tem uma coisa chamada ¨sistema imune¨, que ninguém compreende completamente até hoje…daria até pra criar uma religião com isso. Puts, a ¨Imunização Racional¨ já existe! Droga!

  • “..Mas não, essa gente não tem bom senso..”

    Diria mais… E nem capacidade para compreender o que a sua própria religião prega, ou seja, o DEUS DA COMPAIXÃO, sendo inviável discursos do gênero “Foi coisa de Deus”, sendo esta oratória sustentada pelos Hebraicos do Deus punitivo, sendo tal teoria rechaçada pelo Novo Testamento (Atual Igreja Católica).

    Sou Ateu, me criticam muito por isso, mas muitas vezes quem me critica não sabe nem quem é a pessoa que idolatra, se é que esta “pessoa” realmente existe.

    • Fanfa, o que incomoda é o fato de alguém conseguir ser feliz e realizado sem religião, porque a estas pessoas é ensinado que isso não é possível e quando elas tem que encarar o fato de que sim, é possível, a verdade começa a ruir diante dos seus olhos e eles se desesperam.

      É muito mais fácil para eles se convencer de que nós, ateus, somos infelizes, sofredores e vamos ter uma vida cagada do que repensar se essa bosta de religião realmente fala a verdade!

  • Achei interessante a justificativa de que o rapaz morreu porque recusou o papel de Jesus.
    Nesse caso, católicos seguem uma religião fundada pelo apóstolo que negou TRÊS vezes Jesus, e saiu de fininho, tirando o seu da reta, para não ser perseguido pelos soldados do rei. Então a porra do fundador desta religião é um bundão mentiroso que quando o sapato aperta ele foge? Muita vergonha de ter sido católica, quero meu desbatismo djá!

    • Thaisa, por qual fundamento o sujeito que negou três vezes saiu impune e ainda recebeu benefícios?

      Muito complicada essa história. Neguinho teve carta branca para inventar a merda que quis e ainda assim foi incompetente de inventar uma história contraditória e bizarra!

      Aguarde, em breve teremos desbatismo disponível para todos!

  • É irônico morrer num papel. É até um pouco triste, digo isto pensando em Heath Ledger, mas enfim, o caso é que realmente Sally, você foi a fundo no cerne disto: pra que porra enfiar sinal de Deus em tudo que é canto? Tipo, não dá pra simplesmente se ater aos fatos e manter para si a sua intuição/crendice porca? Porra, não me considero um ateu, mas tá cada vez mais foda acreditar em algo além sem se sentir ignorante por culpa de outras pessoas que tem fé. Por mais ateu que seja o meus discursos sobre ética, lei e moral religiosa ou de Deus(o que é algo recorrente a pergunta se tenho religião ou não), é cada vez mais bizarro o volume de pessoas que são cegas pela religião em todos os âmbitos, puta que pariu, JESUS NO PÃO/NA JANELA/NO MOFO DA PAREDE AI MEU SENHOR. Puta merda, eu sou completamente contra a igreja católica justamente por todo este cabresto e as hipocrisias até hoje presentes, e o pior: tudo isto é passado aos fiéis de modo osmótico. Minha opinião é que a boa parte do povo brasileiro(ignorante) tem seus alicerceres na cultura cristã. Gostei muito da teoria de Geezas-Godzilla, só acho uma coisa de inconveniente na teoria: Como ele esmagaria prédios com as palmas das mãos, furadas daquele jeito? :D

    • Augusto, é justamente por isso que eu defendo que acreditar em Deus, no seu Deus e bater um papo com ele em off não é nocivo. O nocivo é quando entram os intermediários, ou seja, a religião. Religião é um câncer! Tomara que GG (Gezuis-Godzila) apareça e pisoteie a porra da Basília de São Pedro no Vaticano até o menor pedaço caber dentro de um dedal…

      Ele pode esmagar os prédios pisando com a ponta dos pés!

      • Ou distribuindo BITCHSLAPS pela cidade, fazendo prédios voarem. Mas a clássica cena do godzilla amassando um prédio com a mão, não veremos do salvador GG.
        Religião eu não consigo ver como uma patologia, mas sim a institucionalização e o fanatismo dela. Tipo, as pessoas mais hipócritas e escrotas (os religiosos não praticantes) chegam a ter mais resistência e uma recuperação melhor frente ao câncer. O que realmente fode são as lavagens cerebrais e o simples ‘vou me deixar levar pela religião’. Pelo menos pra mim, né |:

  • Tem uns comentários de anônimos aí que estão bom demais (no sentido de RUIM demais) pra serem verdade, cuidado, Sally. =/

  • O desfavor deve começar uma campanha para que o proximo judas no ano que vem seja o Sarney (que para o nosso (des)gosto não saiu do Sirio-Libanês no caixão). Nós, os impopulares, faríamos questão de não verificar as condições de segurança.

    Querida Sally, esta república ainda não tem um processa eu! Sosé Jarney? O Bike Chatista já pode ser considerado um marco, agora a glória mesmo seria esta figurinha na fogueira do desfavor!

    • Eu cheguei a pensar nisso, mas todo mundo sabe que ele é um crápula sem caráter, já escreveram mais de um livro metendo o cacete nele… O objetivo do Processa Eu é desmistificar mitos. Esse elemento não é um mito, é um merdinha notório que infelizmente tem poder. Acho que eu não conseguiria dizer nada novo em um Processa Eu sobre ele, apenas repetiria tudo que vem sendo dito de forma ampla e acessível…

    • Um turbilhão de sentimentos toma conta de mim: é um misto de afeto piedoso com vontade de rir e vontade de chorar ao mesmo tempo…

      Serio mesmo, prestem atenção: EU SOU MENINA, PORRAAAA!

      ME OFENDAM NO FEMININO, CARALHOOOO!

    • Cara, eu por exemplo não estou contra a Sally. Mas NESTE caso específico, discordo dela.

      É evidente o sinal divino. Coincidências naõ existem.

      Mas ainda acho que vc esta em uma tentativa de trolagem. Vc deve ser algum ateuzinho repugnante tirando sarro de coisa séria e ainda desrespeitando a crença alheia.

  • Sabe qual foi o maior pecado nessa estória toda?

    Essa estória de que Judas Iscariotes teria se enforcado nem a Bíblia confirma expressamente isso.

    Observem esses dois versículos bíblicos:

    “Ora, este adquiriu um campo, com o galardão da iniqüidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.” – Atos 1:18.
    “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.” – Mateus 27:5.

    Lendo a Bíblia, a hipótese mais razoável é que Judas tivesse mesmo a intenção de se enforcar, mas preferiu se jogar no abismo, sem se dar ao trabalho de preparar a forca.

    Quer dizer, até nessa hora, Judas acabou traindo o ator. Coitado, morreu por conta de uma cena que, a meu ver, nunca aconteceu. Que Deus o receba no Reino dos Céus.

    Por falar nisso, por onde andam Marciel e Larissa? Volto aqui amanhã para procurá-los e discutir como vocês as bobagens que certamente serão escritas envolvendo o cristianismo.

        • Ele mesmo, o que me enche de esperança que esta postagem bata o recorde que até então pertence ao Somir.

          Alguém por favor manda um link da postagem para algum grupo de religiosos briguentos?

    • Quem sou eu para discordar de incongruências bíblicas apontadas por um pastor?

      Sério mesmo, a Bíblia é uma construção anacrônica cuja importância se limita a dar o embasamento necessário para o pregador religioso.

      Segundo minha concepção, Deus se limita a dois conceitos:

      1º) O Deus transcendental e intangível, defendido por panteístas (que creem que Deus é o conjunto da natureza e do universo) e por deístas (que creem na possibilidade de existir ou de ter existido um Deus criador) e
      2º) O Deus mítico, uma concepção projecional por parte da humanidade, construido em cima de tramas onde realidade e fantasia são misturadas em uma construção onde não dá para se depreender claramente o que é verdade e o que é mentira.

      Não creio que o primeiro exista e tenho certeza que o segundo não existe a não ser na imaginação daqueles que creem nele.

    • Pastor Wagner, obrigado por derramar a palavra do Senhor!

      Judas era um ser tão do Coisa-Ruim que enganou Jesus, enganou os apóstolos e depois enganou à todos nós nos fazendo acreditar que ele tinha morrido enforcado!

      Além de trair nosso Pai Todo Poderoso por 30 moedas, o Traidor ainda era o o tesoureiro do grupo de Jesus! Como João diz em João 12:6, Judas era um “ladrão”, provavelmente surrupiando o dinheiro que era, literalmente, de Jesus! Como eu odeio aqueles que tomam o que é do Pai!

      Agora, essa revelação de que ele na verdade, se jogou de um abismo! Preguiçoso pecaminoso!

      Espero que na próxima versão da peça, os atores corrijam a cena da morte de Judas

      • Lembrei da Mara dizendo que quem naõ paga o dizimo esta roubando a Deus.

        E ainda tem gente que a critica. A analogia com a traição de Judas é clara.

        Quanto a verdadeira forma da morte de Judas, acredito, infelizmente que essa versão errada vai perdurar por muito tempo – não é todo lugar em que se tem um abismo por perto.

    • Biblia?
      Aquele livro que super merece credibilidade por ter sido escrito não se pode provar onde nem por quem?
      O que a história prova é que a biblia foi modificada pelos religiosos diversas vezes, pra adaptar às necessidades de contenção popular.

      Mas o que importa mesmo nessa discussão? Se Judas se enforcou ou não e daí?
      O que aconteceu com o ator foi fatalidade. Parem de atribuir a Deus essas bobagens.
      Se ele existe deve estar fazendo algo mais importante.

      • Nós criamos Deus a nossa imagem e semelhança.

        É mais do que obrigação ele considerar ‘zelar por nós’, como importante.

  • Ainda existe pessoas de bonsenso aqui, Deus nao faz nada ao acaso seu idiota se vc nao pode ver isso pq esta cego problemaseu, escute seus leitores q eles perceberam o q eles tem a intelijencia que vc não teve

    • Eu sabia. EU SABIA.

      É só abanar a isca que cai uma zebra para morder.

      Apesar de todas as respostas nas quais eu deixei claro o esquema montado, as zebras vem. As zebras vem e batem boca. Seria muito engraçado se estas porras não votassem e fizessem filhos. Mas enfim, continuem, Minhas Crianças. Brinquem até sobrar só a carcaça, Leões do Desfavor.

      Depois sou eu que estou cega… e a propósito, eu sou menina, me ofenda no feminino, faz o favor.

  • Senhores,

    Eu fico realmente abismado com todas essas vinculações religiosas que TODOS vocês fazem!
    Tanto os prós como os contras à Igreja, puxa vida, como religião dá pano pra manga!!

    FOI SÓ MAIS UM ACIDENTE!!

    Sou ator e gostaria de lembrá-los que a origem do teatro (assim como a arte, de uma forma geral) está vinculada ao que chamamos de “SAGRADO”. As tragédias gregas, por exemplo, escritas muito antes do surgimento da Igreja Católica, tinham sempre como tema a relação entre os homens e os deuses. Em algumas os deuses mandavam mais, em outras os homens os desafiavam. Vide Édipo, Antígona, etc.

    Não sei se vocês já leram a respeito das “paixões”: eram peças escritas pela própria Igreja Católica que eram interpretadas dentro e fora das Igrejas, em praças e ruas das cidades. Isso acontecia desde o século II d.C. Nelas, atores (muitas vezes padres) interpretavam “Deus”, o “diabo”, “Maria”, “José”, “Jesus”, “JUDAS”…

    Embora, com o passar do tempo, a relação da Igreja com as artes (aliás, principalmente, com os artistas) tenha mudado, hoje, quando assistimos uma missa, estamos vendo um espetáculo teatral. Quando vêmos uma imagem de santo ou um vitral de catedral, estamos vendo também uma escultura de um artista plástico. Quando cantamos hinos religiosos ou fazemos orações, estamos lidando com música e poesia.

    Por fim, “a paixão de Cristo” é mundialmente interpretada, por diferentes atores e diretores. Mel Gibson já dirigiu uma, lembram? Será que todo mundo que interpretar Judas (e lembrar da mensagem que este personagem transmite) está condenado á morte? Ora, façam-me o favor!
    Ninguém passa a pecar mais por que faz arte.

    Aliás, que eu saiba, a bíblia sagrada recomenda que ninguém julgue ninguém, que não tomemos o direito de Deus de julgar os homens. Então me parece que essas pessoas que estão julgando o ator, a Igreja, a religião e tudo mais, estes sim, estão comentendo um grande erro, pois estão se apoderando de um pseudo-conhecimento para se colocar em um pedestal acima dos demais mortais, homens que querem julgar outros homens não pelas leis dos homens, mas pelas leis de Deus. Alguém tem uma procuração aí?
    Saudações!

    • A explicação pra isso é muito simples:

      Muitos interpretam Judas, mas não foram penalizados porque NÃO NEGARAM Cristo.

      Este ator, negou cristo ao recusar o papel. Vai saber quantas vezes antes ele já não o tinha feito (aposto em 2)?

      Por isso a fatalidade que gente como vc insiste em não ver como obra divina. No mínimo um sinal.

              • Porque estava previsto, tanto Judas trair quanto Pedro negar. Sally, isso aí não é conhecimento bíblico avançado. A culpa desempenha um papel fundamental no pensamento judaico-cristão. Tem gnósticos que acham que Judas foi o apóstolo mais importante, justamente porque a traição era necessária para que houvesse o sacrifício do Filho de Deus. Por isso que o filme “O Corpo” e o livro “O Código da Vinci” batem nas teclas de que Jesus não ressuscitou ou ascendeu aos céus (encontram os ossos / ele se casou e teve família, tendo sido salvo na última hora). Na verdade, estas questões sobre a natureza de Jesus faziam parte de uma grande polêmica antes do ano 300. A explicação é longa…

                • Paulo, meu conhecimento da Bíblia é zero. A única vez na vida que abri essa porra chata para ler foi no ano passado, quando escrevi uma semana temática sobre Jesus, em dezembro. E confesso, foi um sacrifício do caralho ler essa bosta para escrever uma paródia.

                  Porque tratamentos diferentes para o mesmo “delito”? Porque um nega e vira Papa e o outro nega e vira traidor histórico?

                  • Sally, na real é porque quando os caras escreveram os evangelhos (algumas décadas após a morte de Jesus) eles precisavam adequar os acontecimentos aos livros proféticos que falavam que o Messias seria da tribo de Davi, nascido em Belém, etc. Além disso, existe uma questão que começa com Adão (desobediência), passa por Abraão (quase sacrifício de Isaac), Moisés (nova aliança, com a Arca da Aliança e as tábuas dos mandamentos) em uma longa sucessão de alianças e traições do homem com um Deus ciumento. Aí, para redimir a humanidade dos pecados, o Messias – que para os judeus seria um líder político que conduziria o povo escolhido para uma nova Jerusalém, contando com o apoio divino para destruir os povos infiéis – se encaminharia para um sacrifício voluntário, uma auto-imolação como a do cordeiro pascal. O que era para ser um judaísmo revisado (opinião de Pedro) passou a ser um cristianismo universal (opinião de Paulo). Judas não foi punido, mas puniu-se, do mesmo modo que o cara que jogou uma das bombas atômicas pirou. Pedro era meio cagão, mas se arrependeu e bancou a liderança, pois era vontade do Rabbi Jesus. Apesar disso, o Cristianismo como conhecemos é muito a versão de São Paulo (que não conviveu com Jesus antes da ressurreição). É uma história complexa e você está fazendo o papel que eu faço quando pergunto sobre as novelas. Tem que entender o contexto, senão você não capta a lógica.

                    • p.s.: o cordeiro pascal não se auto-imola, só vai para a imolação de um modo “conformado”.

                  • Era uma profecia que tinha que se cumprir, somada a outra predição de Jesus. Cristo disse que um ia trair e o outro ia negar. Os papéis já estavam pré-definidos, inclusive o de Pedro ser Papa. Inclusive seria legal escrever um conto em que Judas se recusa a trair Jesus e a Salvação da humanidade fica em risco. Tipo: “A última tentação de Judas”.

                    • Então a traição de Pedro não foi culpa dele, foi obra do “divino”, algo programado?

                    • Segundo os católicos, sim. Os Luteranos pensariam um pouco diferente por causa da teoria da predestinação (o homem tem livre-arbítrio, mas Deus já sabe de antemão o que ele vai fazer).

          • Hugo, ele negou o PAPEL de Jesus Cristo, e não Cristo, por que foi um homem honrado e sabia que não poderia fazê-lo!
            Se teus olhos fossem de uma pessoa pura, tu virias isso como uma mera questão de trabalho, ele não tinha TEMPO para realizar esse papel com a consistência e a força que este exigia.
            E creio eu que, com tudo que sabemos de Cristo, ele certamente merece que os atores que o interpretem consigam atingir um grau de qualidade que não se consegue apenas indo a missa!

            Ser sincero é negar Cristo? Deus meu, como pode alguém achar que sabe tanto sobre o Espírito Santo…

            Se queres ser visto pelas pessoas como um bom cristão, meu amigo, peço-te que sejas mais HUMILDE.

            • A Humildade é uma virtude que cultivo. E isso faço melhor do que qualquer um, lhe garanto!

              Eu acho sim que ele negou Cristo. Vc fala em executar opapel com qualidade. Ach mesmo que ele seria mal julgado se exercesse o papel de maneira ruim? Ele foi julgado porque escolheu o papel com quem mais se identificava: Judas. Isso é claro.

              Ele devia se esforçar mais pra conseguir fazer o papel que lhe fora imputado.

              Jó não desistiu, apesar de tudo conspirar contra si. “Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9)

              Sem contar todos os homens que tiveram de matar ou mandar matar em nome de Deus, como Moises, Davi, Salomão, Eliseu e tantos outros. Acha que eles teriam conseguido a salvação sem esse esforço?

              Nenhuma morte é em vão. Deus tem sempre um plano. Mas o ator sendo aparentemente religioso devia se mostrar mais temente e esforçado.

              Não sei exatamente porque aconteceu isso tudo. Não sou eu quem pode julgar isso. Mas certamente ele foi julgado por alguem superior e as manchetes recentes foi o veredicto.

              • “A Humildade é uma virtude que cultivo. E isso faço melhor do que qualquer um, lhe garanto!” – hahahahahaha… DAQUI JÁ SE VÊ O QUANTO VOCÊ É HUMILDE DE VERDADE.

                O papel não lhe foi imputado, foi oferecido, após o reconhecimento de suas virtudes como ator. E ele negou, por que achava que não conseguiria fazer. Ele foi HUMILDE. Isso é tão simples, não é?

                Bom cara, então fique com suas justificativas bibliográficas pra explicar esse raciocínio psicopata que você tem. Você está a um passo de se transformar em um assassino, se o seu Deus assim desejar. Ou então pode satisfazer seu ego interpretando você mesmo Jesus em alguma encenação da Paixão de Cristo. Em qualquer uma das possibilidades, eu espero não estar na sua frente quando esse dia chegar.

                Me lembra o cara lá da Irlanda que tá sendo julgado… que absurdo…

                • “Bom cara, então fique com suas justificativas bibliográficas pra explicar esse raciocínio psicopata que você tem.”

                  Vc está refutando a palavra de Deus. Eu apenas citei a Biblia. Não apoio a matança de inocentes. Felizmente o mundo mudou depois que Cristo morreu por nossos pecados e Deus se tornou menos ciumento no Novo Testamento.

                  Claro, ele não pede hoje pra se matar pessoas, mas envia sinais, por pastores, curas, milagres, santas que choram, torradas de pão (tem gente que tira sarro disso, tsc), ou mesmo quando o papel do personagem mais importante do Cristianismo cai de bandeja na sua mão.

                  Não estou dizendo diretamente que o motivo da sua morte foi esse. Mas coincidencias não existem, e Deus tem sempre um plano. Mesmo que não o entendamos.

            • A postagem não é direcionada à mim, mas vou me meter.

              Irmão Gustavo, a vida em Cristo não é fácil.Mas Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos!

              Ele foi o escolhido para viver Jesus e disse não porque faltava tempo? Imagine se Davi tivesse dito que não dava pra enfrentar o Golias porque “tinha um trabalho da escola pra entregar”. Imagine se Moisés não libertasse o povo de Cristo do deserto porque “era noite da pizza em casa”.

              Não se pode vacilar com o Plano Divino…

  • Deus só é amor quando ganha-se um carro, uma casa, uma esposa que gostosa que lava, passa, faz comida, gosta de sexo anal e de uma suruba.

    • Lamento muito por você se você quer ver a sua esposa em uma suruba. Na minha terra homem que gosta de ver a esposa sendo comida por outro homem tem nome…

    • Bizarro… tá ficando cada vez mais aberto esse tipo de coisa. Quem não lembra do Ricardo Gama tomando um tiro no meio da fuça em plena luz do dia?

      • Não apenas em plena luz do dia como ainda em uma das ruas mais movimentadas do Rio.

        Ser blogueiro polêmico está virando um risco. Acho que em vez de cobrar mensalidade temos que cobrar adicional de periculosidade…

  • Eu sempre dou nos dedos quando alguém (mãe e sogra, por exemplo…) usa o discurso “quando chega a hora…”.
    Eu já provo logo como todo mundo que diz isso (95% da população) não pratica o ensinamento. Nego tem uma doença e corre pro hospital, como se fosse adiantar algo. Nego tá no meio do fogo cruzado e corre pra se proteger, como se isso fosse mudar a “hora”.
    Eu sei que é um discurso vazio que nem precisa ser mencionado, que as pessoas o fazem apenas por força do hábito, quando não têm nada melhor pra dizer. Porém, eu sou super a favor do silêncio nessas horas. Odeio hipocrisia, por mais inocente que seja. Pelo menos as pessoas têm o cuidado de ver se estou presente antes de soltar essas merdas.

    Mudando de assunto: Sally, sonhei que você estava na minha casa, conversando comigo e com a minha esposa. Nossa conversa foi muito agradável. Foi um prazer conhecê-la pessoalmente.
    Uma das coisas que lembro é que falamos a respeito da prova da OAB, que você disse que não prestaria. Disse também que trabalhava principalmente como freelancer. Teve bastante conversas que eu simplesmente esqueci e outras que lembro mas são muito prosaicas pra merecerem menção.
    Sonho é um barato, a gente consegue sensações bastante verdadeiras, tipo empatia e afeto pelas personagens.
    Há algum post sobre isso aqui na RID? Não estou me referindo àquele sobre sonho consciente.

    • Marok, você se lembra de como eu era fisicamente no seu sonho? Se eu era bonita, foi um sonho premonitório, seu eu era feia é tudo coisa da sua cabeça! hahaha

      Sabe que eu não me lembro se já escrevi um Desfavor Explica sobre sonhos? Se não escrevi, vou escrever.

      Bacana saber que já estamos no inconsciente do cidadão da RID!

      *inception feelings

      • Olha, era bonita sim. Nos sonhos, acredito que isso seja básico para despertar a nossa empatia.
        Lembro que tinha cabelos lisos, quase pretos, amarrados tipo rabo de cavalo. Tinha estatura baixa e não era anoréxica, embora não fosse gorda. Usava roupas estilo academia.
        Engraçado que conversávamos no quarto, enquanto eu dobrava e guardava roupas (odeio dobrar roupa).

        • Os espíritas dizem que quando você tem muita afinidade com uma pessoa, é possível que durante o sonho os espíritos, alma ou whatever se desloquem e se encontrem. Você acredita nisso?

          • Não. Mas eu conheço bem a doutrina espírita, já visitei algumas reuniões kardecistas. Foi bacana, embora nunca tenha acreditado nos “ensinamentos”. O pessoal parece ser muito íntegro, compreensivo e tem um ar de Oráculo do Matrix, o que me agrada bastante.

            Mas por que da pergunta, você se lembra de ter estado lá também?

            • Eu? Não… quem em sã consciência me daria um pingo de mediunidade? Eu não mereço, se eu tivesse mediunidade eu a usaria para coisas mundanas tipo ver os números da Mega-Sena…

              Muita gente já sonhou comigo. Acho que deveríamos fazer um concurso: cada um manda um desenho de como me vê e quem chegar mais perto ganha uma foto do Somir pelado com uma rosa na boca autografada…

              • Na verdade, o conceito de mediunidade não parece com vidência. Mais interessante seria tentar amizade com um espírito e pedir pra ele conseguir informações privilegiadas, numa vibe atravessador de paredes. Algo como invadir reunião de políticos, aquelas estilo jantarzinho, pra saber o rumo de decisões de governo. Coisas assim.

                Quanto ao concurso, vamos fazer assim: desenhamos o Somir pelado com uma rosa na boca e quem chegar mais perto ganha uma foto sua autografada.

                • Marok, vamos fazer uma experiência espiritual então: se um dia você sonhar comigo novamente, tente se programar para me perguntar qual é o nome do meu cachorro. Depois volta aqui e me conta. Se você acertar, juro que vou rever meus conceitos sobre espiritismo, mediunidade e cia.

                  Nem morta que eu vou ficar vendo um bando de desenho do Somir pelado com uma rosa na boca e julgar o que mais se parece!

                  • Eu já fiz experiencias com viagem astral. Fiz vários testes me usando como cobaia. Eu só conseguia ir, ou ‘descobrir’ até onde minha memoria permitia.

                    Qualquer dia eu relato isso e como consegui com isso e pesquisas sobre o assunto, provar pra mim mesmo que naõ havia nada de sobrenatural ou espiritual nisso tudo.

                    • Sally, ninguem consegue descobrir nada. Porque viagem astral não existe. Vc não sai do seu corpo e ve outros lugares. Vc apenas esta num estado entre o consciente e incosciente e tem uma especie de sonho lúcido.

                      Eu não conseguia nem observar detalhes do meu quarto pra comprovar depois de acordar. O que eu via, ia ate onde EU JÁ SABIA .

                    • Mas que bosta… continuo querendo um jeito de descobrir os números da Mega-Sena. Quem me viabilizar essa informação me fará acreditar em Deus.

                  • Sally, eu ia fazer a projeção astral, mas antes resolvi perguntar às cartas se o nome do seu cachorrinho não seria Nabunda. É muito perigoso encontrar um cachorrinho com esse nome no plano astral. Porém, as cartas disseram que não é e eu me desloquei até o seu apartamento na hora que você estava no banho. Realmente, todo esse empenho na academia compensou. Aí, de quebra, resolvi vasculhar seu armário. Você tem muitos sapatos de salto alto e alguns pares de tênis. Metade do guarda-roupa é de profissional séria, a outra metade é de Patricinha esportiva. Metade das calcinhas são do tipo confortável bege, a outra metade é muito indecente, tanto o tamanho quanto o preço exorbitante. Fiquei satisfeito ao ver que há muitos livros. A geladeira é que está cheia de coisas intregáveis, como vento e folhas. Seu cachorro estava dormindo e fiquei com pena de acordá-lo para perguntar o nome. Você não devia colocar tantas fitas viadinhas em um cachorro macho. É ruim para a identidade de gênero dele, assim como a castração que você fez no pobrezinho.

                  • Sally, hoje te procurei no sonho pra perguntar o nome do cachorro pessoalmente, mas você não apareceu. Fico desconfiado que você tenha medo de altura, porque meu sonho, dessa vez, se resumiu a ficar voando sobre prédios em lguma cidade com muitos prédios, diga-se.
                    Na verdade, a única coisa que lembro é que não conseguia voar direito, foi bastante chato ficar boa parte do sonho apenas tentando. Porém, no final, acho que acabei pegando o jeito, porque estava sobrevoando algum deserto.
                    Até agora não descobri pra onde estava indo, afinal.

                    PS: acabei de lembrar que você realmente tem alguma fobia com altura. Sonhos não são coisas fascinantes?

                    • Eu não tenho fobia de altura não!

                      De onde você tirou isso? Morei anos no 15º andar e ficava na varanda o dia todo. E adoro voar de avião.

                    • Não quis dizer fobia de altura, quis dizer fobia com altura, pois só lembrava que tinha relação com isso.
                      É que certa vez, você comentou em um Siago Tomir sobre uma “agonia de altura”. Acho que você sentiria essa agonia me vendo tentar voar a partir de beiradas de edifício.
                      É, sem chance de você estar naquele sonho.

                    • Acho que o que eu comentei foi com a Suellen, quando ela disse que tinha agonia de ficar em lugares altos e eu disse que isso era normal, que todo mundo tem agonia de olhar para baixo…

                      Sua espiritualidade está em baixa! hahaha

                    • Porra, Sally! Você escreveu assim:

                      “Desde pequena, sempre tive o que eu chamo de “agonia de altura”. Deixa eu explicar: não tenho medo de altura, posso subir ao topo de um prédio ou de uma montanha sem me incomodar, meu problema é quando vejo algo ou alguém nas proximidades de um precipício. Qualquer coisa, desde uma latinha de refrigerante a um bebê. Me bate toda uma agonia inexplicável e eu fico nervosa. Gente maluca é assim, cheia de manias.”

                      http://www.desfavor.com/blog/2011/07/siago-tomir-aquela-da-varanda/

                    • Ahhh… minha agonia é de pessoas ou coisas cairem de lugares altos!

                      Eu posso ficar em um lugar alto numa boa, não me incomoda. Mas se houver algo ou alguém nas proximidades do precipício eu surto!

  • Sally, perguntinha fora do contexto da postagem

    Vi o edital do TCE/RJ e pensando em fazer, mas ainda nem tentei tirar a OAB e não vou fazer a prova para superior esperando passar na OAB logo em seguida , então seria para nível médio, salário de um pouco mais de R$ 6mil….dá para viver razoavelmente bem aí com esse salário tendo um filho?

    Apesar de não ter a OAB trabalho com meu pai fazendo quase tudo no escritório (ele praticamente só vai lá para assinar) e ganho “bem”…acho que querendo sair de um lugar com custo de vida alto, Bsb, para outro ainda mais alto

    • Rafaela, meio subjetivo “viver bem”. Um aluguel em um bairro bom e relativamente seguro de um apartamento 2 quartos dificilmente sai por menos de dois mil (com condomínio). Uma boa creche ou escolha acaba ficando em torno de mil reais. Só aí já se vai metade do salário. Acredito que no momento o custo de vida do Rio seja um dos mais altos do país.

      Dá para viver dignamente com seis mil sim, mas em outro estado você viveria com muito mais conforto. Por exemplo, em Salvador com seis mil por mês você é quase rica.

      Pensa bem se você quer viver em uma cidade que seu filho sai de casa e as chances dele não voltar são uma das maiores do país. Rio tá foda, muito pior do que a imprensa noticia.

        • Rio anda badalado demais e passa por um déficit habitacional gravíssimo que fez os preços dos imóveis subirem absurdamente. Some a isso o fato da cidade ser extremamente perigosa e violenta, o que te obriga a escolher com muita cautela o bairro que você vai morar e a brincadeira acaba custando caro, muito caro.

          O custo de vida é exorbitante por aqui. Não está valendo a pena.

            • Pois é, e também tem a questão de que, se você nao tiver grana p bancar um apartamento legal teu filho vai basicamente viver trancafiado em casa jogando videogame sem espaço legal p brincar =(
              E aqui no rio, infelizmente, os preços subiram de modo tao absurdo que está tudo muito além da realidade. Muuuuuuuuuuuuuuuito além!!!!

              • Concordo plenamente. Tudo é muito caro: comida, condomínio, transporte público, médicos… tudo um absurdo. O pior é que além de caros, os serviços são ineficientes.

                Por exemplo o nosso metrô, que é O MAIS CARO DO MUNDO, cujo bilhete mais barato para uma única viagem custa R$ 3,20 vive abarrotado de gente a ponto de muitas vezes você não conseguir nem entrar nem sair do vagão.

                Outra coisa cara são os planos de saúde, porque sim, considerando o que são os hospitais públicos do Rio, o ideal é que você tenha um plano de saúde.

                Pagar caro para viver bem eu até posso conceber. Mas pagar caro para não ter educação de qualidade, saúde, transporte púbico, segurança pública, para viver trancado em casa com medo e para ver seu filho assediado por gente vendendo drogas eu não acho que compense.

                  • Vaga de garagem é artigo de luxo em alguns bairros do Rio, quando tem, tem uma.

                    Alias, os lugares aqui dificilmente tem estacionamento. Tirando shoppings, geralmente não tem. E estacionamento rotativo é caro pra caralho, tem uns que são derreau a hora! Tá um absurdo isso aqui!

                • è tudo tão caro aqui. Eu tenho uma amiga arquiteta e ela me explicou que a questão do metrô, ele é caro p caralho pq teoricamente foi idealizado para ser o melhor em termos de segurança, limpeza, qualidade. Infelizmente, p o que ele serve msm é uma merda, que é transportar as pessoas p distâncias minimamente satisfatórias. VAmos concordar que é uma vergonha o alcance desse metro, pqp
                  Quanto à rede pública de saúde, eu realmente tenho muito medo de ter um mal súbido e acordar num hospital público. Deus me livre disso

                  • Megg, o metrô é uma vergonha! Os trens ficam parados por longos períodos de tempo entre uma estação e outra (cansei de chegar atrasada por causa disso, às vezes são 20 min parada, trancada de pé em um vagão lotado). Se era para ser o melhor do mundo, FALHOU!

                    Hospital público é deboche com o cidadão. Não tem nem esparadrapo, os médicos ficam batendo papo no celular enquanto a pessoa está passando mal em vez de atender e as condições de higiene são terríveis: gente baleada no chão, mulher tendo bebê em macas nos corredores…

                    As pessoas tem que pensar dez vezes antes de vir morar no RJ

    • E porque não, Rafaela, tentar algo de nível superior direto? Há tantos concursos de ciclo de gestão prestes a sair, com salário inicial bem acima disso…e você nem precisaria sair de Brasília dependendo do concurso. Se quiser trocar uma ideia a respeito, deixo aqui o e-mail: suellensoveral@gmail.com. Sou funcionária pública já há algum tempo.

      • Na verdade meu objetivo é Itamaraty, mas começando a ter dúvidas que ainda sai esse ano.
        Ainda não decidi fazer esse concurso, mas tenho vontade de mudar de Brasilia e dentre as opções esse era o melhor salário.

        Suellen, em geral prefiro e faço concursos para nível superior, quando é para qualquer área de formação, mas para Direito é difícil não exigirem a OAB e não tentei tirar quando me formei e agora estou focada em concurso e se for estudar para OAB vou ter que parar e tirar alguns meses só para isso. Te mandarei email sim, na verdade meio perdida enquanto espero o que quero e tentando outros

  • João Medeiros

    E se deus não existe? Se um dia for comprovada a inexistência de qualquer divindade, inclusive o deus judaico-cristão? Se o além for algo diferente do que normalmente se pensa? E se existem diversos outros deuses convivendo num mesmo plano? Existe alguem, ou algo além de deus? As questões são muitas.

    Eu costumo pensar nas infinitas possibilidades. Quero dizer, não poderiam existir outras realidades, outras existências, outros conceitos sobre o universo, ou além do próprio universo? Não sei, mas prefiro raciocinar dessa forma. Se bem que tem um ramo da filosofia que trata dessas questões, que é a metafísica. Vale a pena dar uma estudada a respeito.

    • João, eu acho que a resposta mais inteligente é essa mesmo: deixar a questão em aberto. Quando me perguntam se eu acredito eu digo que não sei. Quando me perguntam se existe um Deus eu digo que não sei. Até o momento, por tudo que vi, me parece não existir, mas certeza mesmo não dá para ter. Não sabemos porra nenhuma, somos uns bostinhas ignorantes tentando achar explicação para tudo na ilusão de acreditar que temos algum controle.

      • Mas é ÓBVIO que Deus não existe. É uma inconsistência lógica com o que conhecemos do Universo. É apenas um meme cultural que é passado de geração pra geração. Salve Richard Dawkins!

        • Fernando, eu também acredito que não exista, mas nós não temos certeza disso. Assim como quem acredita que existe também não tem certeza.

          Temos o sagrado direito de não acreditar, mas não dá para afirmar com certeza absoluta que estamos certos.

            • Grandisbosta acreditar num livro que um ser humano como qq outro escreveu….

              Pelo menos a Bliblia é um Best Seller :P

            • Já li, e esse livro foi uma das rpra querer me afastar de gente desse tipo.

              Dawkins é tão ou mais radical e intolerante do que os grupos que critica. Alias, ele não prova que Deus não existe, ele apenas aponta o que religiosos extremistas podem fazer em nome Dele, ignorando os evidentes beneficios da religião no aspecto social.

              Repito: PROVE QUE DEUS NÃO EXISTE. Ou aponte um trecho ou frase de alguem do seu interesse que faça essa prova. Estou muito curioso.

              • Hugo, isso é impossível. Só se pode provar empiricamente que algo existe. Na falta de provas de que algo exista, fica-se em dúvida ou se tem fé (que não prova nada, apenas não exige provas). Se a prova não for empírica, mas argumentativa, aí você pode ler os textos da Escolástica provando que Deus existe (e que também não provam nada, do ponto de vista empírico).

                Se você quiser ler um debate inteligente sobre a necessidade / desnecessidade de religião para que se funde uma postura ética, recomendo a leitura do livro “No que creem os que não creem”, que traz uma correspondência bem educada entre o Umberto Eco e o Cardeal Carlo Maria Martini.

                • Exato. Não se pode provar nenhuma das duas hipóteses.

                  Sobre a necessidade, ainda acho religião um mal necessário. Claro que com alguns comentários de religiosos minha fé nisso vai se esvaindo pouco a pouco.

                  • Bom, eu ia responder algo como ¨PROVE QUE MARCIANOS DE CALCINHA E NARIZ DE PALHAÇO NÃO EXISTEM¨, mas acho que o Paulo definiu a questão brilhantemente. Apenas colocaria que, se estamos falando de algo que não existe fisicamente, ou seja, uma idéia, a prova da não existência teria de ser lógica, ou seja, a demonstração de contradição ou inconsistências, algo como um quadrado redondo (que eu ACHO que NÃO EXISTE). E a idéia corrente de Deus é tão cheia disso que dá até preguiça comentar. Spinoza e Kant cobrem bem esses problemas, mas eles estavam trabalhando para o lado negro da força, o que estraga bastante o resultado final. Quanto a religião ser um mal necessário, eu discordo do Mariatti, acho que a religião é a causa de 99% dos problemas do ser humano, pois inviabiliza qualquer tipo de análise ou discussão sobre que tipo de vida, sociedade, mundo queremos ter.

  • Acreditam no amor? Na amizade?…Acreditam que possa haver esperança?

    São todos conceitos abstratos. Que vc não consegue ver, mas existem. Não pode negar que existem.

    Porque é tão dificil assim acreditar em uma Deus que não se prova por meios comuns, mas esta em todo lugar zelando por nós?

    Estas blasfemias só vão fazer caminharem pro marmore do inferno, onde vão sofrer, chorar e arder em chamas por toda eternidade. Mas ele te ama. Um pai castiga o filho que quer melhorar.

    Ele tem sim um plano. Mas vc só descobre no final no que tinha de ter acreditado. E isso também deve ter um motivo…

      • Amor, amizade e esperança não são conceitos abstratos, são estímulos nervosos do nosso cérebro. É só espetar no lugar certo.

          • Dá sim, é só dar remedinho pra eles. Muitos transtornos cerebrais são resolvidos à base de remédios. Você praticamente modifica os sentimentos da pessoa.
            Não precisa nem ser remédio, pense na cerveja, por exemplo.

          • Já fizeram isso com cirurgias retirando uma parte do cérebro. O ser continua vivo mas fico ‘bobo’, sem vontade (exceto em crianças pequenas cujos cérebros conseguem compensar e fazer novas conexões). Obviamente foi proibida.

            Mas sim, é possível.

              • Sim, lobotomia frontal. Esse assunto está naquele livro que te falei, Incognito. Tem uma parte legal sobre esse assunto daqui. Vamos bater os 500 posts então:

                “Pense em Joana D’Arc (…) . Como descreveu a própria experiência, “aos 13 anos eu tinha uma voz de Deus auxiliando-me a governar. (…)” (…) Embora seja impossível diagnosticar retrospectivamente, seus relatos típicos, religiosidade crescente e vozes contínuas certamente são compatíveis com a epilepsia do lobo temporal. Quando a atividade cerebral é ativada no local certo, as pessoas ouvem vozes. Se um médico prescreve um medicamento antiepilético, as crises desaparecem e as vozes também.”

                Infelizmente acho que esse trecho será usado contra o autor e quiçá, contra os medicamentos antiepiléticos, mas como não espero lá grandes utilizações da ciência por parte desse povo, vou postar mesmo assim.

                PS: se tivessem esses medicamentos há alguns mil anos, talvez alguns livros não existissem hoje…

                • Pois é, naqueles tempos não existiam doenças psiquiátricas como esquizofrenia. Quem escutava vozes ou era do demo (e era queimado vivo) ou era um abençoado tocado por Deus, tudo dependia do que a vozes diziam.

                  Mas aceitar que tudo não passou de um fenômeno psíquico é admitir que somos um cocozinho sem pai nem mãe no universo e a maior parte das pessoas não consegue conceber uma coisa dessas…

                  Já existem experiências que indicam que a sensação de “sentir Deus” é bioquimicamente explicável: o conforto em acreditar é tanto que causa uma descarga de uma substância no cérebro que acarreta essa sensação de paz descrita pelos religiosos que se dizem “tocados” por Deus.

                  Deus é um só: GEZUIZ-GODZILA, que voltará para pisotear todos os filhos da puta que falaram merda em Seu nome. Quem viver verá.

  • Eu fico puta da vida com essas merdas de “Deus escreve certo por linhas tortas” ou “Deus sabe o que faz”, “Deus trabalha de uma maneira misteriosa”. Va pra puta que os pariu! Até a minha mãe solta uma dessas “ai, espero que Deus ainda mostre aos meus filhos que ele existe, que seja de uma maneira boa ou ruim” WTF!!?? So WTF?! Que religião é essa que faz as pessoas pedirem pelo mal dos outros so pra mostrar que o Deus deles existe.
    Vou parar de escrever se não vou ter um colapso nervoso. Religião de merda que estraga a vida das pessoas.

    • Najla, concordo com tudo. Onde já se viu um Deus que para calar a boca das pessoas promove morte, dor, sofrimento, doença…

      Francamente, acho que se Ele existir, tem mais o que fazer do que ficar se provando para um bando de macacos pelados.

          • na minha opinião Deus não se prova de propósito, pois não é para ser provado, mas sentido. E o que chamamos de “mal”, é apenas o que não concordamos. E deve existir o mal para que possa existir a noção de “bem”, pois são relativos. Para mim é um espírito/energia inexplicável, se transformando pelo infinito para experimentar seu poder…
            e outras coisas mais…

            • Harison, de onde você tirou que isso que você sente é Deus?

              Não pode ser uma descarga de serotonina? Não pode ser algo biologicamente explicável?

              • é fácil tirar onda Sally….

                Mas como você pode definir o sabor do choolate se você nunca esperimentou??!!

                Sentir a presença de Deus é algo inexplicável…
                Arrisque-se, entregue-se um dia…daí vc pode criticar por conhecimento próprio.

                É o divino e o terreno agindo no mesmo lugar.

                • Larissa, não descarto.

                  Apenas pergunto quem garante que não é algo físico, hormonal, etc…

                  Como saber que não é? Tem como saber?

                  • Hormonal??? Tipo menstruação…fé que vem todo mês??

                    Fala sério….

                    Físico?? hein?! Você pode mais que isso vai….

                    • Larissa, estou apenas questionando, não afirmando.

                      Como disse, mantenho a mente aberta.

                      Não subestime as coisas físicas. Tem gente que vê coisas, escuta coisas e até sente coisas (como frio, calor, dor etc), que não existem graças as estímulos físicos. A mente humana é poderosa.

              • primeiramente, não tenho certeza se exatamente “sinto Deus”, isso é muito subjetivo, claro. Outra: pode ser algo biologicamente explicável mas com relação espiritual. Explicações tiradas a partir de reflexões feitas após a leitura dos livros “Conversando com Deus”.

                  • como eu te disse Sally, é minha opinião, ou seja, não estou dizendo que tenho certeza que isso é a verdade, mas sim o que no momento eu acho que é a verdade.

                    • Mas PORQUE no momento você acha que isso é verdade?

                      É justamente o motivo que te leva a acreditar nisso que eu quero saber. Gente que “acha porque acha” é burra, tenho certeza que você tem um bom motivo racional para ter essa opinião. Qual é?

              • primeiramente, não tenho certeza se exatamente “sinto Deus”. Isso é muito subjetivo, claro. Outra: pode ser algo biologicamente explicável, mas com ligação ao espiritual. Explicações tiradas a partir de reflexões feitas após a leitura dos livros “Conversando com Deus” I II e III e outros.
                ;)

        • Se o ser humano pode projetar algo tão poderoso assim….
          Me faz um favor e me projeta lá no Caribe nesse momento…

  • Ridiculo Sally.

    Deus tem um plano muito maior. Seria prepotencia pra dizer o mínimo querer vc, uma simples mortal entender o que se passa na cabeça/mente/coração do criador do Universo. O que vc criou? Um blog. Ele criou todo o resto minha filha. Chupa essa.

    As pessoas tem mania de querer associar tudo a Deus. Tem muita coisa que ele zela por nós. Quando alguem quase morre, se salva de um acidente, doença, divida. É ELE que esta ali.

    Quando alguem morre num acidente deste tipo por exemplo, pode ser explicado pelo livre arbitrio – presente de Deus, mas que pode causar consequencias. No caso ele escolheu essa morte por todas as decisões que tomou na vida e naquele momento.

    Provavelmente foi mais uma falha de fé do que mecanica. Deus é bom e só pede uma coisa tão simples que é incrivel alguem negar isso. Fé. Acreditar no seu proprio criador. Um cara que quer interpretar Judas, deve ter seus motivos. Ele tambem não tinha fé.

    “Mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”.

    E estes 11 mil que morrerão? Ah que se fodam!

    • Eu tenho quase certeza que aparecerá alguma alma desprovida de cognição dando razão ao Hugo inocentemente e com passionalidade.

      Se aparecer eu vou rir muito.

    • Aleluia, irmão!

      Glória à Deus! Que o Senhor seja louvado em toda sua glória e misericórdia! Quem mandou o pecador interpretar o Judas? Quem se coloca na pele do traidor, traidor é! O lobo se coloca em pele de ovelha mas a ovelha não entra em pele de lobo! Trocar de pele é coisa de serpente e a serpente é astuta e pecaminosa!

      Obrigado Jesus por mais essa vitória!

      OOOOSHALABARICANTARABÁS!

        • Pois é, o problema é o hiper-realismo da coisa. Eles por acaso pregam Jesus de verdade na peça? Usam aquele chicote romano com ferro e ossos nas pontas, à moda de Mel Gibson? Pra que ser tão realista no enforcamento? É teatro, não é cinema. Não precisa parecer verdade, precisa passar a emoção.

          • Até acho bacana coisas realistas, mas para fazer direito tem que ter competência, né? Nada pior do que aqueles espetáculos com uma vibe “Chaves”, tudo toscão, isopor feelings.

            Pelo que eu vi, não era para ter dado errado, foi “vontade divina” mesmo, algo improvável aconteceu. “quando chega a hora da pessoa” não tem jeito. Mas “Deus sabe o que faz”. irc!

        • Isso seria uma boa notícia.

          Eles poderiam cancelar a peça por falta de Judas. Ou mudar o final da história de Jesus, colocando um dragão cuspidor de fogo e de olhos azuis para ser o traidor de Jesus. Ou um dinossauro, eles parecem ter algum problema com dinossauros…

      • E depois ainda dizem que argumentos religiosos não tem lógica e inteligencia. tsc

        Não sou tão radical Rorschach, mas apoio que bom cristão o cara não devia ser.

        Ninguem nega o papel de Jesus pra ser Judas a toa. Ele devia se identificar com este ser que traiu Jesus.

        Também é muito estranho ele não ter reagido. Acho até que ele era angustiado, um pecador e naõ aguentando de vergonha e remorso, se matou de propósito e convenientemente se vestiu de Judas no processo.#prontofalei.

        • Irmão Hugo, eu acredito (e meu pastor confirma) que essa alma atormentada só foi encontrar o seu criador (o Belzebu) justamente porque ele negou Jesus!

          Isso é um crime gravíssimo! Pior: é um pecado da maior seriedade. A partir do momento que ele negou o papel de Jesus, ele negou o nosso amado como seu Senhor e Salvador, e entregou sua alma ao Coisa-Ruim. Deus agiu através da sua infinita sabedoria para vestí-lo de Judas e dar ao pecador uma morte digna de um traidor.

          Mas eu tenho certeza que o Nosso Pai amava até mesmo esse seu filho ímpio #jesusamatodos #jesuséamor

        • Claro qe não era bom cristão! Trabalhava na Coca-Cola, qe é sabidamente uma arma de Satanás. Preferiu o emprego de entregador da bebida de Satã a interpretar Jesus e recebeu o castigo merecido.

      • Na igreja de crente que eu frequentava com minha mãe quando era pequena eles gritavam exatamente isso
        “OOOOSHALABARICANTARABÁS!”
        EXATAMENTE!

        Você também fala “linguas estranhas” coleguinha da Assembleia de Deus?

  • João Medeiros

    A bíblia cristã é cheia de estórias fantásticas, no sentido de fantasia, mesmo. Infelizmente, muita gente acredita no que ta escrito nela, por mais ”nonsense” que sejam os eventos e as personagens contidas nela.

    Apenas um exemplo: se o cara lê o Gênesis, que diz que o deus judaico-cristão criou o mundo e os seres vivos numa semana, o indivíduo vai acreditar nisso, sem parar pra pensar e questionar. Estudar biologia pra quê, né? Bilhões de anos de desenvolvimento e evolução jogados no lixo. Ou pior, encurtados em sete míseros dias…

    • João, para mim o mais grotesco é a mulher engravidar virgem e o marido engolir essa. Esta senhora deveria ser muito boa de lábia…

          • Não acho. Isso não é faixa-branca, mas está longe de ser faixa-preta. Uma amarela estaria de bom tamanho. Homens foram enganados sobre a prole até o advento do teste de DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: