Ele disse, ela disse: O preço do desfavor.

Atualização da “crise”: Sally e Somir tiveram uma longa conversa nesta madrugada. Dentre as inúmeras alternativas e soluções discutidas, duas ganharam força. Uma defendida por ele, outra por ela.

E no impasse, a opinião dos impopulares pode ser o fiel da balança.

Tema de hoje: Desfavor pago ou desfavor vazio?

SOMIR

Difícil defender o ponto de vista que eu vou defender hoje. O desfavor fechado apenas para assinantes pagando mensalidades era uma piada recorrente minha. Toda vez que alguém nos cobrava, eu tirava sarro pedindo para não cancelarem o pagamento. Mas quanto mais eu penso nisso, mais sentido parece fazer…

Inicialmente, pensamos em reduzir drasticamente o número de postagens. Deixar apenas algo como Desfavor da Semana fixo, e mais uma por semana, alternando entre eu e Sally. Por mais que isso parecesse razoável dados os recursos disponíveis, ainda sim me deu a sensação de que era muito pouco. E mesmo que Sally esteja teimando agora, eu sei que ela nutre um sentimento parecido. Tem uma outra forma de fazer isso, e essa forma é cobrar pelo acesso integral.

A questão aqui não é exatamente ganhar dinheiro com o desfavor. Se fosse para se arreganhar, era bem menos arriscado encher de publicidade. Sem o risco de ninguém querer assinar e nós ficarmos com cara de tacho. O grande lance de fazer essa transição de site aberto para fechado é permitir que tanto eu quanto Sally tenhamos meios de compensar o tempo que perdemos na nossa vida profissional para cuidar do desfavor.

Depois de mais de três anos de desfavor, é cada vez mais trabalhoso trazer conteúdo novo, na quantidade que trazemos diariamente. Já passamos do ponto de apenas “desabafar” na internet. Pesquisamos, desenvolvemos e passamos várias horas de nossas semanas pensando em como manter a RID ativa e atual. Sem contar o esforço para escrever textos extensos de qualidade.

Onde você pode enxergar apenas dois malucos com muito tempo livre, existem duas pessoas tirando do bolso muito mais do taxas pífias de manutenção de domínio e servidor (o servidor atual é uma batata ligada na internet…). Via-de-regra eu tenho um gasto quando não furo postagem: Pago com hora de trabalho ou hora de sono. E com Sally seguindo no mesmíssimo caminho, preciso que vocês entendam o seguinte:

Tempo é dinheiro. Sim, desperdiçar tempo é desperdiçar oportunidades de ganhar dinheiro, mas a expressão também significa que todos os seus minutos tem valor. Julgamos o quanto vale cada uma dessas medidas de tempo e se o investimento vale a pena. Se eu digo que o desfavor vale um investimento da sua parte, eu estou dizendo que não só o nosso tempo de trabalho tem um custo, mas também que eu aposto que você “lucra” nessa relação também quando lê o desfavor. Com TANTA merda na internet, lugares como este aqui estão cada vez mais raros. Pela qualidade e pela comunidade. Temos exemplos excelentes de sites que fecharam seu conteúdo para preservar sua comunidade das antas da rede e viram o nível das participações subir exponencialmente. Um dos mais famosos é o fórum do Something Awful. Originalmente aberto e apinhado de imbecis cagando por cima de tudo, depois que fechou e começou a cobrar, a comunidade se uniu e começou a interagir de verdade. Criativamente, foi um puta de um salto…

Reflita sobre a relação entre custo e benefício de pagar uma mensalidade aqui na República Impopular do Desfavor. Sério, vocês já nos conhecem o suficiente para saber que não estaríamos sequer oferecendo essa possibilidade se fosse apenas um caça-níqueis. Vamos ter a vantagem de continuar como estamos, com postagens diárias, e ainda vamos poder seguir para algumas novas direções.

O mais interessante dessa nova fase é que não vamos estar mais arreganhados à vista de qualquer um. Sally e eu vamos estar mais livres para botar em prática o monte de ideias que temos que jogar fora constantemente. Já consideramos fazer alguns vídeos, mas não queríamos que fossem distribuídos para qualquer cretino com uma conta de Youtube. Eu já pensei em fazer servidores de alguns jogos só para os impopulares, em instalar um quadro de desenho coletivo, em fazer conferências ao vivo quando acontece algo importante… Mas nada disso funciona se estiver tudo aberto.

Longe de mim ser o tipo que carece de interação social, mas o grupo que formamos a duras penas aqui não é de se jogar fora (é o máximo de elogio que vocês vão conseguir de mim). O desfavor com mensalidade também é uma oportunidade de fazer valer a graça que muita gente vê aqui: Não é só a postagem, é o povo. E eu também tenho um motivo mais egoísta para gostar dessa ideia: Em comunidades mais fechadas, menos impessoais, os DRAMAS são divertidíssimos e dá para trollar com muito mais classe.

Lembrem-se que não é apenas dar dinheiro para ler o que lia de graça até pouco tempo atrás: São os impopulares se juntando de verdade para tornar possível uma das melhores comunidades virtuais da terrível internet brasileira. Com o “grupo fechado”, volta o fórum e possivelmente cai a moderação dos comentários. Porra, muita informação bombástica que a Sally descobre acaba bloqueada porque o site está aberto para qualquer um. A gente não queima fonte. Vamos poder pegar ainda MAIS pesado e permitir ainda MAIS liberdade para os impopulares enfiarem o dedo na ferida. Tem coisas que a gente só pode dizer no desfavor…

E como Sally e eu vamos estar recebendo para manter as coisas funcionando, não vai ter aquele problema do fórum anterior: Nós vamos efetivamente entregar conteúdo e atenção para movimentar as coisas. Claro que você pode encontrar diversão e uma comunidade bacana em outros lugares, mas essa aqui está basicamente pronta. Vamos ter volume de pessoas para não ficar um lugar parado, mas também vamos ter uma necessária “paz” para desenvolver conteúdo, trocar informações e nos concentrar na comunidade.

E para finalizar: Não tenho a menor intenção de cobrar caro, centavos por dia de mensalidade, pretendo dar grandes descontos para quem assinar logo no começo, e é mensalidade, porra… Se não gostar, não paga no mês seguinte. Ah, e não vamos ficar abrindo as pernas só porque estão pagando… Vamos postar o que queremos postar. E vamos brigar com vocês sempre que necessário. Garanto aqui que vou te chamar de burro da mesmíssima forma, pagando ou não (embora vá ter que aceitar quando me cobram por atrasos… E entregar todos os textos sempre na data e hora certas… merda…). Honestamente? Eu acho que o desfavor fechado vai ser do caralho. Não, sério. Eu juro que pagaria se estivesse do outro lado. Só resta saber se pensamos parecido…

Para dizer que não vai assinar por uma questão ideológica (não compra merda), para reclamar que nós nos vendemos (ainda não…), ou mesmo para dizer que só vai topar para não perder os textos do Sally Surtada (conto com isso…): somir@desfavor.com

SALLY

Dentre as opções cogitadas, cada um selecionou a que achou “menos pior”: Desfavor pago ou Desfavor “vazio”?

Esse termo “vazio” é bastante tendencioso. Permitam-me explicar melhor. O mais correto seria dizer “nem tão bom quanto”. Talvez com uma postagem por semana, sem coluna fixa, revezando uma semana eu e um mês de Somir, em um total de quatro postagens por mês. Enfim, redução drástica de quantidade, o que nos impediria de comentar questões polêmicas de imediato, como fazemos há mais de três anos. Em compensação, continuaria livre para qualquer pessoa do mundo que queira ler.

A versão paga seria exatamente igual a tudo que fazemos hoje, talvez (provavelmente) ainda melhor, pois teríamos mais tempo e um compromisso formal. Sim, eu sei, parece razoável, mas me dói. Porque muita coisa que eu quero dizer não vai ser lida por quem eu quero que leia, justamente as pessoas que PRECISAM ler estas informações. O cidadão da República Impopular do Desfavor não precisa ouvir que religião emburrece, que mijar na rua é vergonhoso ou o quanto Baike é imbecil. Quem precisa ouvir isso é o povão, que não terá discernimento para concluir estas coisas sozinho.

Daí surge a grande encruzilhada: PARA QUEM faremos o Desfavor daqui para frente? Para quem entrou e ficou nos últimos três anos, fechando a porteira e elitizando o público ou continuaremos fazendo para todos, sacrificando um pouco do conteúdo daqueles que nos acompanham, para que mais pessoas possam entrar e se beneficiar? Difícil, muito difícil.

Eu li as sugestões de colocar textos dos leitores. Olha, francamente, teríamos alguns textos muito bacanas, mas basta dar uma lida em qualquer “Ei Você” para perceber a quantidade de imbecilidades que teríamos que filtrar para selecionar dois ou três textos bacanas. Infelizmente tempo não é o nosso forte no momento. Texto de leitores não é uma opção, justamente pela falta de tempo para ler tudo que chegaria e selecionar. Além disso, não faz sentido manter o Desfavor vivo com textos majoritariamente de outras pessoas. Não seria o Desafvor.

O que seria mais interessante para nós, para vocês e para o mundo: manter o nível das postagens e sacrificar o numero de leitores ou fazer postagens esporádicas, “quando der”, porém deixar as postas abertas para qualquer um? Joguem pedras, eu sou romântica, eu acredito que seja preferível manter, que seja, uma postagem quinzenal, mas deixar as portas abertas para qualquer pessoa que queira ler, inclusive para xingar. Essa é a nossa essência.

O bacana aqui é a diversidade de opiniões, o debate. Por exemplo, a postagem sobre Rogerio Skylab, que gerou tanta polêmica, jamais teria repercutido se isso fosse um ambiente fechado. O que aconteceu na ocupação do Complexo do Alemão teria morrido ali se fosse um texto fechado. Tanto e tantos textos que ajudaram, informaram ou divertiram pessoas não teriam nem 50% da sua utilidade e alcance se fossem fechados. É muita tristeza fechar o nosso conteúdo.

Nosso maior motivo de orgulho sempre foi justamente esse: fornecer de graça com mais qualidade e mais rapidez o que os outros cobram. Orientação jurídica, notícias, explicações científicas superficiais… tudo que estivesse ao nosso alcance. ESSE era nosso diferencial: a gratuidade. Mostrar ao mundo que duas pessoas com cérebro e boa vontade podem mais do que um bando de pessoas sem vocação que recebem pagamento para realizar a mesma tarefa. Se a gente acabar com isso… o que nos resta? Seremos o que? Uma espécie de Superinteressante do ateísmo por assinatura? Uma versão demoníaca da Veja? Uma versão escatológica da Galileu?

Nós não temos nome no mercado, nós não ficamos twitando, “curtindo” no Facebook, não fazemos política de boa vizinhança com outros blogs (muito pelo contrário). Nosso único chamariz é o boca a boca, o SER DE GRAÇA. É o nosso diferencial. É apenas isso que atrai leitores. Se isso acabar, não tenho esperança que mais leitores se juntem a nós. Vamos virar um grupo fechado, tipo uma Maçonaria da Baixaria, o que seria muito empobrecedor.

Não se enganem, Somir é publicitário. Ele é uma criatura programada para vender coisas para os outros. Hoje eu jogo fora de casa, quem joga em casa é ele e ele vai vender um produto muito atraente para vocês. Ele vai fazer parecer que a melhor coisa do mundo é pagar para manter qualidade mas… pense comigo, E SE isso tivesse sido feito antes de você conhecer o Desfavor? Hoje você não estaria aqui, porque nem fodendo que alguém paga por uma coisa que nem ao menos conhece. Já pensou o número de portas que vamos fechar, o número de pessoas que deixarão de nos conhecer e se beneficiar com uma ou outra informação nossa?

Não, eu não sou megalomaníaca de achar que isso aqui vai mudar o mundo. Também não acho que nossos textos sejam indispensáveis para a existência de um ser humano. Só acho que eventualmente, nem que seja para fazer um tolete sair da privada, eles prestam e ajudam. E é justamente isso que eu não quero perder. Saber que em algum lugar do mundo tem dois idiotas que brincam com qualquer coisa, onde nada é sagrado, onde não há medo de processo, onde não há intocáveis. O mundo precisa de um lugar assim, ABERTO A QUALQUER UM.

Um sacrifício terá que ser feito. O que você prefere: que tudo continue como está, porém gastando algum dinheiro e fechando radicalmente as portas para novos leitores ou que tudo continue como está reduzindo a frequência mas mantendo a gratuidade e a diversidade de leitores? É questão de ideologia.

Só um aviso: não adianta falar em banner, propaganda ou qualquer tipo de publicidade. Isso é se vender. Isso interfere no conteúdo que será escrito. Isso é coisa de gente que quer LUCRO. Não estamos falando em lucro, estamos falando em cobrir despesas do próprio Desfavor e/ou poder trabalhar menos para poder escrever mais. Nenhuma solução que interfira no conteúdo dos nossos textos é viável, inclusive publicidade. Nisso a gente concorda, se esse for o caso, melhor acabar com o blog.

O que você prefere, um bom namorado que te ame de verdade porém só possa te ver de 15 em 15 dias, ou um garoto de programa que te veja diariamente porque você está pagando?

Para não compreender que só existem duas opções ficar citando uma terceira, para dizer que nem fodendo você paga por essa merda ou ainda para dizer que para quem diz que não existe esperanças para o Brasil eu estou me contradizendo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (245)

  • Sally,
    não sei se você recorda, mas há um tempo atrás (alguns meses) fui obrigada a deixar de acessar o blog em função de OBRIGAÇÕES COTIDIANAS. E foi algo difícil pra mim, porque eu AMO o Desfavor (piegas, mas real). Tudo aqui me atrai: a qualidade das postagens (verdadeira fonte de informações sobre os mais variados assuntos); a troca de conhecimento e opiniões através dos comentários; a aversão ao politicamente correto; a coragem de pensar diferente da maioria bestificada; poder expressar isso sem receio de censura ou reprimenda etc. Enfim, tive que sacrificar as horas semanais dedicadas ao Desfavor e usá-las para estudos e preparação para provas – felizmente, logo poderei voltar a visitá-los diariamente… O que quero dizer é que tenho alguma noção do quanto vocês se dedicam e sacrificam para manter o blog. Isso porque, se eu “gastava” um tempo considerável apenas COMO LEITORA, eu imagino o que significa pra vocês PRODUZIR OS CONTEÚDOS, MANTER E COMPANHAR OS DEBATES, INVESTIR EM PESQUISAS etc…

    Quanto às duas opções, respondo (ainda que tardiamente): eu PAGARIA pra manter esse espaço vivo, com postagens diárias e um possível incremento no conteúdo exclusivo, sem pestanejar! E querem saber algo potencialmente patético? Não me importo de elitizar o Desfavor e torná-lo exclusivo, porque eu sempre fiz isso, de certa forma. Eu tenho ciúmes desse espaço e não divulgo a RID sequer para os amigos mais próximos. É um “lugar” secreto, um refúgio pra mim… Podem criticar, não me importo.

    Por fim, como estou muito atrasada na leitura desse texto e no debate levantado, pergunto: ainda se discutem essas possibilidades de MUDANÇA ou o blog seguiu como era antes, voltando à normalidade? Não notei qualquer alteração…

    • Mary, na verdade nunca cogitamos cobrar, este texto foi uma brincadeira para comemorar o Dia do Troll, que ocorreu no dia seguinte.

      O que a gente queria era despertar a ira das pessoas para ouvir coisas como “Eu não vou pagar por esta merda, nunca mais volto aqui” e daí no dia seguinte dizer que tudo não passou de dia do Troll e ver a cara de bunda da pessoa. Se você ler as primeiras letras de cada parágrafo do texto do Somir vai ver que eles formam a palavra DIA DO TROLL. Também era uma lição para que as pessoas aprendam a ler a Constituição da República onde vivem. Queriamos ver quantos efetivamente (e QUEM) gostam da gente a ponto de pagar. E de fato muita gente se inscreveu no link falso que o Somir criou. Agora sabemos bem quem gosta da gente a ponto de pagar e quem não! hahaha

      MAS, a coisa saiu completamente contra o esperado. Muita gente foi a favor de pagar e até gostaram da ideia, porque pagando poderíamos melhorar o blog, fazer vídeos e outras coisas bem bacanas, o que fez com que a gente comece a pensar de verdade em fechar o Desfavor.

      Mas se acontecer, não vai ser assim no susto não. Vai ser algo conversado e decidido com vocês

  • Tô atrasadíssimo, quando li fiquei em choque e acabei demorando demais pra responder. Já sei que é brincadeira, mas só pra marcar posição: eu pagaria sim pelo desfavor, mas acho que algumas postagens deveriam ser abertas. Abração e parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!

    • Fernando, mas você GOSTARIA que fosse com conteúdo mais exclusivo tipo vídeos e coisas assim porém pago (com partes abertas) ou prefere que fique como está e gratuito?

  • Nossa, fiquei um tempo sem passar aqui, tava super oupada e hj me deparo com isso. Que dilema!
    Bom, vou parar de tentar convencê-los de que o melhor é abrir pra publicidade pq vcs tiraram de algum lugar a ideia de que vão se vender assim, ter que maneirar nas opiniões. Não vejo motivo pra isso, a menos que o anunciante fosse o EBX, claro.

    Isto posto, não sei se pagaria pois nunca tive tanto interesse num site a esse ponto. Também não sei quanto vcs vão cobrar e eu deixaria de ser anônima. Coisa chata!
    Mas por outro lado, gostei das promessas. De mais conteúdo, de interação da patotinha, coisa e tal. Então, consideraria fortemente essa possibilidade.

    Só que tem aquilo né? E os ideiais??? Os seus né, pq eu já taria ganhando dinheiro há tempos com isso aqui. Comofas?

    E tem muita gente que pensa chegando aqui todos os dias. Fechando acabou. A pessoa não vai comprar conteúdo que não conhece messsmo.

    Com relação aos mongos que precisam ler, com certeza esses são os que nunca vão ter interesse em ler tantas linhas, que dirá compreender! Se gente inteligente já tem preguiça (sim, eu indico e sim, me dão o feedback que é legal mas é muito texto… aff).

    Aguardo as novidades e o desconto pra leitores antigos! ;)

  • Justiça Divina

    Que notícia maravilhosa!!! Quando um irmão da igreja me falou eu mal acreditei. Quer dizer então que o blog que dá mal exemplos e prega as mulheres se comportarem de maneira inadequada está prestes a se tornar fechado? Ninguém teve coragem de tirar do ar porque o mundo está se pervertendo, mas Deus escreve reto por linhas tortas e finalmente os próprios donos resolveram fechar. Reclamam dos fiéis pagarem dízimo para coisas construtivas e vão pagar para lerem postagens satânicas, mas pelo menos fica no grupo fechado e iguais a vocês e não aberto ofendendo os demais navegantes da internet. Fechem tudo, inclusive as postagens antigas onde desejam o mal a outras pessoas e dão maus conselhos as mulheres. E não precisam publicar o comentário. Não postei para ser publicado, apenas para que lessem e agradeçer a Jesus.
    Obrigado, Senhor!

  • Olha, não é todo dia que eu faço um comentario, mas eu sempre visito esse blog. Existe aquele ditado que diz que “o que é bom custa caro” agora o que custa caro nem sempre está ao alcance de todos. Na minha opinião, cobrar pelo acesso a RID acabaria totalmente com o seu objetivo. Prefiro que as postagens sejam diminuidas, e quem sabe passando até de quatro páginas, o acesso continuaria free. Uma certeza a gente sempre deve ter: os textos de vocês não devem perder a grande quantidade de conteudo e qualidade, sendo pago ou nao.

  • Vou colocar o meu ponto de vista aqui: Eu prefiro a versão paga, por mim, mas pelo Desfavor é melhor de LONGE que seja a versão aberta. Eu não ligaria de pagar centavos por postagem, mas é como a Sally disse: O Desfavor não é somente para os bons leitores, é pro povão mesmo, que precisa aprender alguma coisa, nem que seja apenas um outro ponto de vista descartável.

    Afinal, uma postagem por semana é algo aceitável, apesar de decepcionante. E, sendo muito sincero, nem eu tenho tempo de ler todas as postagens todos os dias; entre estágio pendente, faculdade e emprego fixo, o pouco tempo que me sobra eu faço coisas inúteis, que não me cansam a mente, como jogar rpg ou ler algum romance, porque se eu quiser ler uma postagem decente do Desfavor, eu o tenho que fazer com uma cabeça fresca e raciocínio funcional. O que nem sempre é o caso, depois de um dia normal de semana.

    Voto pelo Desfavor aberto, com uma postagem no sábado ou domingo, o que não é o ideal mas INFELIZMENTE é o único jeito de manter o Desfavor vivo. Também voto por manter o Desfavor da Semana como coluna principal, se há de fato um voto assim, porque é ele que faz a diferença de qualquer outro blog; a mente e o raciocínio da Sally e do Somir quando lidando com questões populares e de histeria da mídia, a qual 100% das vezes anuvia os fatos.

    De resto, resta esperar que um dia a coisa volte a ser como era, se a situação mudar de tal maneira que isso se torne possível. Se não houver jeito, e se for uma péssima idéia, comecem a fazer o Desfavor Pago.

  • Sally, eu não posso ganhar uma isenção se enviar um atestado de pobreza? Foto das sobras de sabonete que juntei para formar um só.

              • Está bem… eu não fiz exame algum, mas tenho uns pra fazer. Eletroencefalograma, ecocardiograma com doppler colorido (acho que é isso), cintilografia.

                Droga.

                • São exames concorridos, marque logo essas porras no esquema que eu te falei: você vai ligar, a moça vai te dizer que só tem paga agosto, você vai marcar para agosto e depois você vai ligar TODOS OS DIAS perguntando se teve alguma desistência na qual possam te encaixar. SEMPRE TEM desistências (provavelmente de gente que agendou três meses atrás e conseguiu uma desistência antes disso)

                  Verifica na requisição dos exames se existe data, porque se eles foram datados o plano só autoriza se você fizer em até um mês da data que consta no pedido. Se o prazo já expirou, liga pro médico que te atendeu, diz que você é um merda relapso com sua saúde e perdeu o prazo para os exames e implora para ele deixar uma requisição nova com a secretária, assim você pode passar e pegar no dia seguinte sem precisar esperar uma consulta.

                  Sério mesmo, você solteiro é um perigo a si mesmo. Trate de se comprometer com alguém!

  • Somir, seu publicitário FDP…começar a cobrar com postagem sobre sexo anal fo uma jogada de mestre…lá se vão os 9,90….

  • eu cancelaria minha assinatura no netflix e pagaria o desfavor, afinal tenho mais cultura e divertimento aqui do que no conteúdo disponível do netflix, qqer coisa procuro pra baixar de graça os filmes e seriados, mas nao quero ficar sem a Sally, ela eh o tipo de pessoa que eu queria ser amigo ou estar em uma roda de conversa.

    • Vai ter vídeo do Somir limpando a bunda com os dois braços imobilizados e vai ter vídeo meu lavando a camisa do Corinthians dele.

      • Sally, foi bom enquanto durou. Vocês capricharam na estratégia “good cop, bad cop” para convencer que pago seria melhor. Realmente, pro trabalho que vocês passam, sai caro manter gratuito. É uma questão pessoal, eu não pago para navegar em sites. Pago cinema, livro, restaurante, mas não pago para navegar. Não tem fundamento racional, é mais uma birra mesmo. Espero não quebrar os dois braços, pois vou perder o vídeo do Somir se limpando. Se você quiser me ajudar com meu próximo livro, trocando ideias sobre o RJ, agradeço. Se quiser dicas sobre formas de conseguir ser publicada sem ser roubada, mande seu e-mail pessoal para o meu ou deixe em comentário no meu blog. Não se preocupe quanto à sua identidade, eu sei que isso é importante para você e será mantido sigilo.

        Somir: conte as cervejas da geladeira. Se faltar alguma, foi o Deja.

        Deja: vá ao médico, seu demente!

        Lichia, Larissa, Hugo, Suellen, Marciel, Maradona, LindaMàr, Rorschach e todos os comentaristas habituais que me divertiram aqui na RID, obrigado por mostrarem que ainda há vida inteligente escondida por aí. Desejo de coração muito José Mayer de sunga na vida de todos vocês! Abraços!

        • Eu concordo contigo e na verdade sofro da mesma “birra”…

          Acho que como toda droga…vou passar um tempo me desvinculando…mas sem ler os textos, nao creio que sera dificil, pois discutir sobre uma pauta que nao conheco eh complicado…

          :(

  • Se eu mandar um print do meu contracheque vcs me dão um vale gratuidade? Vcs ganham 10X + que eu e eu que tenho que pagar?

    • Desculpa, mas como você sabe quanto a gente ganha?

      O que você TEM QUE pagar é imposto, senão é preso. Aqui não é obrigado a pagar nada não, tem a opção de não ler.

  • Me dói no coração saber que realmente a RID tá mal das pernas a este ponto, confio que não é de má fé ou índole esta ajuda a manter a nossa rapública, mas eu tenho um pouco de medo que com a ‘compra dos serviços desfavor’ meio que crie uma legião leite-com-pêra que se achem mais que os outros por que lêem um tal blog que dá na cara de geral. É um receio meu.
    Mas quanto ao tópico principal, eu só tenho uma dúvida, e acho que tanto a sally e o somir poderão responder.
    Faz no boleto? :D

    • Augusto, realmente pode ficar insuportavelmente elitizado se a gente não criar um mecanismo contra isso. É algo a ser pensado com calma

      Não tenho a menor ideia sobre como será feito o pagamento: se teria cadastro prévio, se teria boleto ou sei lá o que. Eu apenas escrevo, todo o resto é com o Somir

  • Diboa? Desmerece o trabalho de vcs não cobrar, no Brasil tudo que é de graça é ruim! Já tinha que estar cobrando faz tempo e cobrando caro, pq se cobra caro todo mundo quer

    • Realmente, no Brasil tem essa cultura de que “se é caro é bom”. Muitas vezes a coisa é uma merda mas como a pessoa pagou caro e não tem o menor discernimento ela se convence que aquela merda é boa. Só não entendi porque você está instigando uma cobrança que atacaria supostamente o seu bolso. Tá sobrando dinheiro?

      ei… EIKE? É VOCÊ?

  • morria de vontade de perguntar se na república do desfavor o tempo era relativo, pra dar tempo de trabalhar, dormir, pesquisar, escrever, interagir, comentar E viver, em apenas 24 horas. eu jamais conseguiria… voto pela mensalidade, se é pra continuar com posts diários.

    e não me importaria de abrir conteúdo, pela heterogeneidade de opiniões e até pra não assassinarmos aquela coisa linda que é o “ei, você”.

    • vinicius, a gente se sacrifica bastante para dar conta de postagens diárias todo santo dia.

      Até Deus descansou no sétimo dia, a gente não descansa nunca

      Desfavor > Deus

  • Ei, vcs só querem postar pra 10 pessoas que comentam e não pras 100000000000 que visitam todos os dias?
    Qual passaria a ser a graça da Veronica Moser e José Mayer de Sunga sem os anônimos online?
    Se vcs quiserem cobrar, como seria feito? username + boleto = senha?
    Meu IP muda a cada conexão, não teria como cadastrar por IP e também sou ateu não assumido dentre outas coisas. Não gostaria de dar meus dados, até pq se alguém me vir lendo pega mal pra mim.

    • Eventualmente a gente poderia abrir uma postagem, tipo todo o Desfavor da Semana aberto e o resto fechado, assim dá oportunidade para as antas se manifestarem.

      Quanto à forma de cobrança, isso tudo é com o Somir. Eu sou postar, apenas escrevo, o resto todo é com ele.

  • Não acho que o desfavor cairia em esquecimento de forma alguma se diminuíssem drasticamente as postagens. Pra quem lê, quem gosta de verdade, nada cai no esquecimento! Eu apoio o desfavor fechado, apenas se vocês não o deixarem tão fechado assim. Fazer uma postagem, ou outra mais “popular” que seja aberta, que continue trazendo leitores de fora, e informando o povão. E para quem assina todo o tipo de postagem, ou informação mais pessoal que vocês quiserem dar. Espero que se entendam, e independente do que for resolvido,que o desfavor não acabe NUNCA :)

    • bel, não vai acabar não, nem que eu tenha que acorrentar o Somir em um porão e obrigá-lo a escrever em troca de comida

  • Cara, é muito usura cobrar pra postar em blog. Eu pensei que blog era pra diversão, porque vcs gostavam de trocar idéias, inclusive com leitores. Se vcs querem unir a patotinha não precisam cobrar, é só marcar encontro por email. Muita gente vem aqui e não comenta ou então troca de nick e põe um nick escroto zuando a postagem. Não tem lógica vcs falarem tipo de for daqui a 15 dias vai cair os leitores, até porque se é leitor fiéil da patotinha, não vai deixar de vir até se for 1 x ao mês. Afinal vcs querem holofotes de estar sempre na crista da onda ou vcs querem fazer um blog pelo prazer de fazer e deixar quem curte ler ler em paz, sem pagar dízimo?

    • ( Comentário tardio, mas irresistível )

      Um absurdo a opinião desse cara!

      Usura? Em tantos anos de blog SALLY e SOMIR (mais SALLY, indiscutivelmente) postam diariamente, pesquisam, comentam, discutem de forma ALTRUÍSTA ! Não sabe o que significa a palavra? Vai pesquisar, porque CONHECIMENTO DE GRAÇA não está disponível em todos os lugares. Bjks.

      • É né…quando você dá uma coisa de graça por muito tempo é normal que as pessoas não valorizem e se crie a falsa sensação de que é sua obrigação continuar fazendo de graça

  • Eu ganho salário mínimo e também sou daqueles leitores do Ei, vc que vcs disseram que apenas lêem e não comentam. Teve uma vez que eu jogava um joguinho online grátis e depois começaram a cobrar merreca tipo 10 ao mês e o jogo esvaziou. Não vou comparar um simples joguinho com um blog informativo e tals, mas não sei se eu pagaria, até porque eu trabalho em call center e ganho um salário. Eu ficaria sem ler do mesmo jeito que parei de jogar.

    • Você é uma das pessoas que chegou no blog pesquisando coisas bizarras citadas na coluna “Ei Você”?

      Se for você quem vem pesquisando José Mayer de Sunga, a mensalidade será de mil reais!

  • Acompanho o site a tanto tempo… É uma tristeza enorme ler isso. Independente da decisão que vocês tomarem, os apoiarei. Com o tempo, Sally e Somir começaram a fazer parte da minha vida. E mesmo que sejam pseudôminos, eu agradeço por todo o trabalho realizado até hoje.

    “Vida Longa ao Kleber e ao Cumpádi!” e é claro, a vocês dois :)

  • Acho que pra quem já está dentro, ficaria mto melhor se fechasse. Mas temos que pensar nos que ainda não tiveram o prazer de conhecer o Desfavor. Seria um pecado fechar tanto as postagens antigas como as novas. Sugiro que vocês tenham um conteúdo aberto reduzido, e no fechado coloquem textos mais “secretos”, fóruns, etc. Assim estaríamos abertos a quem quiser chegar. Sou uma estagiária, não ganho bem, mas pagaria com gosto para continuar lendo o Desfavor diariamente.

    • Renata, lendo todos os argumentos, eu estou começando a achar que se a gente conseguir um equilíbrio entre aberto e fechado a coisa pode não ser tão ruim assim…

  • Eu provavelmente sentiria uma puta falta da quantidade de textos que vocês produzem aqui, acho também que ficaria estranho, eu acabaria aparecendo aqui 1 vez por mês, leria os 2-4 textos e iria embora (acabaria lendo textos totalmente fora da data por ter desistido de “acertar” quando sai um texto novo e etc)..
    Ou seja, se for pra manter a qualidade e a quantidade de textos eu toparia sem problemas pagar uma mensalidade. Mas a Sally levantou bons pontos, o Desfavor não seria o Desfavor sem a presença ilustre daqueles desprovidos de um senso crítico apurado..

    Não existe a possibilidade de um meio termo? Alguns (ou todos) textos sendo publicados para o público em geral, e uma parte “fechada”, com fórum e com sei lá mais quais ideias vocês tem.

    • Henrique, acho que acrescer conteúdo não seria uma opção porque estamos sem tempo, mas talvez fazer um conteúdo fechado e de vez em quando soltar algo mais polêmico em aberto. Inclusive no conteúdo fechado podemos tramar todos juntos armadilhas para essas pessoinhas anencefálicas e promover uma grande pegadinha com os pops (populares). É um assunto a se pensar… Talvez fechar os textos e deixar o Desfavor da Semana aberto, que costuma ser a coluna que mais “sacode” as pessoas para a realidade. Quem não tem acesso a notícia de qualidade que ao menos leia uma notícia por semana!

  • Que tal doações? Não sei se algo similar já foi proposto, mas acredito que seria uma boa idéia. Se o objetivo não é lucro, vocês poderiam calcular friamente quanto dinheiro necessário para valer a pena manter o blog do jeito que está: Aberto e com postagens diárias.

    Já que estamos em uma República, pode chamar isso de imposto.. rsrsrs

    E fiquei surpreso, o Somir é bom MESMO no que ele faz. Depois de ler o texto dele, estava preparado para ser o primeiro a pagar a mensalidade do Desfavor. Tanto que QUASE não li o texto da Sally.

    Claro que vocês precisaram confiar nos seus leitores, mas acredito que isso não será um problema. ADOREI as idéias do Somir e acredito que quem doar, deveria ter o direito de desfruta-las.

    • Jesus Maneiro fez isso no blog dele e eu meti o pau. Acho um misto de esmola com malandragem.

      Sabe porque eu acho que não funcionaria? Porque não cria na gente a obrigatoriedade de fazer algo fodidamente bom (o clássico “estão pagando, tenho que fazer direito”) mas desperta em quem paga a sensação de cobrança. Sem contar que uns pagam e outros não, acho injusto que alguns se beneficiem gratuitamente enquanto outros pagam.

      Confesso que Somir me mandou um e-mail com vários projetos para a versão paga que seriam realmente muito bacanas. Poderiamos fazer videos, mostrar a cara, postar fotos e expandir em muito nossas piadas. Mas eu sou fã do acesso irrestrito à informação, não tem jeito…

        • Eu sou tudo e não sou nada. Não sou passível de classificação…

          Comunista escreve Processa Eu do Che e do Fidel? Comunista compra dezenas de pares de sapato? Comunista namora com o $omir?

  • O problema de pagar parar ler os textos, no meu caso, é que eu não estou trabalhando no momento, então a grana fica bem difícil. Não queria, de coração, que esse desfavor que descobri por acaso na internet terminasse.
    Não dá pra manter o desfavor quinzenalmente não pago e um diariamente pago?
    Assim quem não tem condições de pagar ou não quer pagar, lê o que tem pra ler… E os outros se divertem todos os dias…

  • O desfavor ficaria muito melhor com as mudancas propostas pelo Somir. As postagens sendo quinzenais e sem uma participacao mais efetiva por parte dos autores, ao meu ver, acabaria por estrangular o blog. Porem, nao posso deixar de concordar com a Sally no que diz respeito `a monotonia que seria o novo blog. E, serio, nobre pra caralho o jeito como a Sally enxerga o papel da RID.
    Leio o desfavor desde o comeco e para mim a RID = sally/somir + a comunidade de leitores. Por isso, acho que as duas opinioes levadas a risca vao acabar sendo prejudiciais.
    Acho melhor um desfavor pago ( centavos por dia), ate porque me parece a unica solucao para salva-lo. Apesar disso, nao vejo problema em compartilhar a maioria do conteudo com o publico que nao paga. Por exemplo, vcs poderiam postar uns 4 textos por semana no aberto … claro, fazendo uma pesquisa sobre quais os dias com maior numero de acessos. No caso dos textos serem muito “pesados” a solucao seria tirar fora a parte pesada e deixar so no fechado. Nao sei se estou sendo ingenuo demais, mas acho que estando pronto os textos, nao seria um grande gasto de tempo coloca-los no aberto. Essa medida, por sua vez, permitiria que novos leitores conhecessem melhor o blog e com isso despertaria o interesse desse pessoal pelo conteudo fechado. Renovaria leitores e assinantes.
    Nao da para tirar a chance de novas pessoas conhecerem o desfavor.

  • Eu, como pessoa que checa compulsivamente seu leitor de feeds a cada oportunidade, sentiria minhas manhãs menos satisfatórias ao ler um post disso daqui. Quando vejo o (1) ao lado do tópico do Desfavor comemoro internamente, pois ler as postagens de vocês é terapêutico pra mim, no sentido de que percebo que ainda existem pessoas com senso crítico.
    Se opinião individual conta, eu pagaria sim por postagens regulares. Como a Sally falou, Somir é publicitário e haverá formas de arrebanhar mais pessoas a essa nova comunidade. Eu também não me importaria em vocês soltarem algumas postagens de graça, visto que isso seria feito em prol da manutenção de um espaço dinâmico.
    Vocês também poderiam sacanear os não pagantes soltando um parágrafo ou parte dos texto mais “publicáveis pro povão”, assim os resultados cairiam no Google.
    No mais, se tiver esse negócio pago quero que o Somir socialize a nata de sua coleção pornô nipônica!
    Já disse isso, admiro a dedicação de vocês a esse espaço de ateísmo, escatologia, método científico de publicitário e joselitagem :)

    Até a próxima!

  • Ahh outra sugestão, please botem um botão ‘tem certeza que quer publicar anonimo’ para os retardados como eu que deixam pra preencher campo de nome e email depois e vão direto no ‘publicar comentario’ e 3 segundos depois se lembram q não botaram nome/email

            • Cêjura?

              Pagando você vai apenas ter a honra de poder acessar o Desfavor, que antes era de graça. E para o seu IP vai ser o dobro do preço.

              • Já falei que quero juntar todo mundo em uma comunidade experimental localizada na ilha de Lost e criar uma sociedade alternativa como no filme “A Vila”. Tudo bem que estaria mais para “O barraco” mas a gente se entenderia…

                • ei, imagina como seria se todo mundo daqui (os donos e os leitores), fizessem esse experimento de verdade? ahahaha, muito show, com tantas pessoas diferentes convivendo, ia ser legal. Ei, isso dá um conto! Seria muitoo engraçado ahauhaua.

                    • Outra coisa, dá para pelo menos mandar o texto que enviei para vocês por e-mail de volta por favor? Acho que sem querer exclui ele daqui. É só isso que peço, eu não sabia que a situação ia ficar dessa forma… Obrigado.

  • DDA tá me inpedindo de ler todos os comentários, parei na metade, depois continuo…. Mas até eu que não sou mto de comentar apesar de vir bater ponto aqui todo dia (Somir e Sally sabemr pelo IP), acho q tem q fechar essa bagaça e botar pago… Qualidade continua, não vai ficar q nem o outro ali disse (acho q o Maradona) tentando dialogar com uma ameba por nada…Só concordo ali com a menina q sugeriu, pretty please por boleto, pq cartão é igualmente a treva para mim…

    • Realmente dá raiva perder tempo com amebas que discordam de tudo e se dão ao trabalho de vir aqui apenas xingar, sem apresentar qualquer argumento, mas também estaremos abrindo mão de possíveis bons leitores. É uma escolha cruel…

  • Paulo César Nascimento

    A velha vibe traficante: as primeiras doses são de graça…
    Eu gosto das postagens, mas acho mais interessante o bate-papo que originam. Sou por uma terceira via: Suellen, Hugo, Larissa, Marciel, Lichia, Hugo, Maradona e demais comentaristas habituais, desfavores do mundo todo, uni-vos! Sou por uma Republica Anarquista do Desfavor. Um blog com diversos colaboradores e uma escala de postagens. Somir e Sally são bem vindos como colaboradores. Quanto a pagar, eu prefiro comprar os livros “Siago Tomir”, “Ele disse, Ela disse”, etc. Não pago para acessar site algum, se querem receber, arranjem anunciantes.

    • PUBLICA EU, Paulo, que eu lanço um livro!

      Anunciantes está fora de questão. Isso implica em tomar cuidado com o que se escreve. Prefiro uma postagem quinzenal ou uma postagem paga dizendo tudo que eu quiser sem me preocupar em desagradar ninguém.

      Quanto ao blog com diversos colaboradores, dou o maior apoio a vocês, leria com certeza mas eu só escrevo no Desfavor. Boa sorte organizando um blog de postagens diárias entre várias pessoas. Serei a primeira a parabenizá-los se fizerem isso funcionar a longo prazo.

      • É, cobrar várias pessoas pelo compromisso de postar… se só com eles dois já rola furo e vários Siago Tomires como forma de pressão com a Sally ameaçando contar das surubas com travecos do Siago e mesmo assim rola furo…
        Uma coisa é a gente postar um desfavor convidado ocasionalmente. Outra é isso virar compromisso. Nas palavras do capitão morrimento, “vai dar merda isso aí”

        • Se não houver compromisso, não sai quase nada. Se houver compromisso, sai estresse. Sem contar que no meio do caminho, o elo mais fraco (aqueles cujos textos são piores) sempre apanha e se ressente e o elo mais forte (aquele cujos textos são mais populares) sempre causa discórdia entre os demais. Os elos do meio perdem a mão do que fazem ou por medo de virarem o elo mais fraco ou por ambição de ser o elo mais forte e depois do primeiro ano, começa a ser um exercício de criatividade falar sem se repetir. Nem vou comentar quando todos querem falar sobre o mesmo tema ou quando um critica o texto do outro, porque prefiro esperar e ver.

          Já aviso: trollaremos para incitar a discórdia. Sejam fortes e sobreviverão.

        • Até toparia, daqui a uns dois anos, quando a faculdade acabar. Mas presenciei a derrocada de uma boa ideia como essa lá na comunidade onde conheci Sally e Somir(a). E olha que havia umas dez mulheres escrevendo e tema não faltava.

          Pois é, hipoteticamente falando, Maradona, do que falaríamos num espaço próprio? Não sou dançarina de axé, você também não. Não curto muito funk, você também não deve curtir. Se for falar de sexo, se Sally está para Tieta, estou mais para Carmosina. Não moro no Rio, não faço academia e sou gorda e feia. E estou noiva. Logo, minha vida é muito pacata. Enfim, embora mulher, creio não ter um temperamento e experiência de vida muito distoantes de você.

          E tampouco sou entendida da Androids, de video-games e de RPGs. Não sou publicitária, muito menos empreendedora. Não tenho amigos como o Alicate, você também deve não ter. Ainda tenho minha visícula, você também. Nunca andei de moto, embora já tenha sofrido mais acidentes de carro, atropelado mais gente e acionado muito mais o seguro do que o Somir. Só resta o amor por gatos como algo em comum.

          Enfim, se com o desfavor fechado, ela teme cair na monotonia, imagina apenas nós, sem Sally e o Somir?

          O que poderíamos fazer, com todo o respeito, para não transformar nosso hipotético espaço em algo homogêneo demais, de tiozinhos?

          • Lembra, Suellen? O show de histeria que foi com a história do ventilador? Depois o grande drama por causa do “esse texto foi um desfavor”. Haja saco, viu. Conselho: se forem abrir qualquer blog juntos primeiro sacaneiem bastante uns aos outros e só depois entrem na empreitada, só para filtrar os pau no cu sensíveis faniquiteiros… Além disso barrem de cara a entrada de gente doida e/ou que não sabe escrever (se preparem para fazer inimigos).

            • E como me lembro. O que era uma história virou uma histeria. E a autora escreveu, num trecho, que o Brasil deveria ficar só para os brasileiros. Uma demonstração fora de contexto de xenofobia, para dizer o mínimo, esquecendo-se de que você é argentina, tenho familiares japoneses e, por aí, vai. E você nem xingou a menina, apenas disse que o texto era um desfavor, e, nisso, dá-lhe choros, histeria, xingamentos esses sim contra sua pessoa, exigência de pedido de desculpas, ultimatos…enfim, uma histeria punitiva e um linchamento.

          • Tiozinho é o caralho!
            Bastou um tempo atrás na praia uma menina de uns 18 anos vindo na minha direção, eu lá já me animando, encolhi o pânceps, estufei o peito naquela vibe ai como eu sou foda, e ela me solta um “tiiiiiio, que horas sãããão”… os amigos caíram no chão de gargalhar… e eu com aquela cara de tiozinho da sukita, travado, olhando pra ela num esquema meio SLOOOOT… fui obrigado a retrucar com um “TIO É A PUTA QUE TE PARIU”, o quenão foi algo exatamente digno…

            • Você falou um “puta que pariu” para uma estranha, uma pobre coitada que só queria saber as horas?

              Você merecia ser trancado em uma sala escura e ficar sendo obrigado a ler slides com diversos Sally Surtada!

              • Infelizmente, sim, falei… como disse, não foi algo digno. Mas hj eu sou mais light, encontrei G-zuis.
                Uns anos atrás eu mandei uma pior ainda, no escritório do CREA do Jabaquara-SP. Aquele dia não sei como não apanhei ou fui em cana. Essa aí até que foi light…
                mas como disse, encontrei o zumbi judeu e hj estou mais light. Acho que é a idade batendo…

      • Um livro seria demais, hein Sally? Eu ia adorar!

        Paulo, não sei se vc viu a minha resposta (digitei o e-mail errado), mas eu toparia!

  • Tava pensando com meus botões… apesar de concordar com o Somir na questão do custo, do tempo, da justiça em remunerar o tempo de vocês dois, antes mesmo de ler o texto da Sally cheguei aos mesmos pontos que ela expôs… quem PRECISA ler não terá acesso ao que vocês postam… massss em contrapartida, quem PRECISA ler efetivamente LÊ? Absorve? Usa pra algo mais que limpar a bunda? Tente dialogar com uma zebrinha, é como esmurrar uma parede. Um esforço totalmente inócuo. Apesar de jogar contra meus interesses pq gosto de ler a grande maioria do que vocês postam, efetivamente vale a pena esse esforço?
    Talvez a postagem semanal servisse como balão de ensaio pra ver o efeito.
    A questão da assinatura não é o dinheiro, 30 reais por mês por cabeça que efetivamente ficaria aqui não faz falta pra ninguém. Mas o que a Sally disse com certeza ocorrerá e creio que a longo prazo isso implicaria na morte do site. Um pessoal cada vez mais selecionado, pensando igual como disse o Hugo (sim, mesmo os crentes imbecis que nos torram o saco à la Larissa a Bisca tem uma convergência de raciocínio, ninguém gasta horas semanais lendo algo que não concorda)…
    Não é pelo dinheiro, mas acho que a longo prazo o desfavor iria realmente virar um desfavor.

    • É né… tem isso que eu não tinha pensado. Será que quem precisa LÊ QUATRO PÁGINAS E AS COMPREENDE? Provavelmente não!

      • …..ja se via que alguem que faz comentarios baixo so podia ser velho, caido e recalcado :)

        “Crentes imbecis que nos torram o saco??” kkkkkkkkkkkkkkk

        Caguei pra vc titio!! Voce acha que eh o que?? so porque le o blog se acha parte da Cupula das Nacoes Unidas??? hahahahahahaha!!! Eh de chorar de rir a mediocridade humana… Vindo de alguem que nao eh capaz nem de responder as horas com um minimo de educacao…

        Veio do buchao!!

  • Eu acabei vindo parar aqui no desfavor por causa de um comentário que a daniela b. deixou em um blog. Então eu entendo, Sally, o porquê de vc não querer fechar o desfavor. Porém, eu ainda prefiro que ele seja fechado e que se cobre uma mensalidade do que vcs diminuam a quantidade de postagens.

    Talvez seja uma boa deixar os textos antigos abertos… assim, o paraquedista pode ler o que já foi publicado e decide se quer ou não participar da comunidade.

    • Pois é, agora que você e outras pessoas falaram isso eu estou começando a refletir sobre o assunto. Não tinha pensado nessa hipótese. Sei lá, quando você está emocionalmente envolvido parece que você emburrece… Isso poderia ajudar a oxigenar o público. Talvez soltar um ou outro texto novo também… se bem que eu ficaria puta da vida se dessem de graça algo que eu tive que pagar para ter!

      • Sally, eu não ficaria puta se vocês soltassem dois textos novos por mês visto que eu terei fotos, videos, talvez video conferencias… Isso que seria a grande novidade extraordinaria do desfavor.

        • Realmente, quando eu parei para escrever minha parte do texto de hoje não pensei nesses benefícios. Na verdade, ainda pela manhã, quando o assunto estava começando a ser debatido, eu não consegui visualizar.

          Na verdade, se fosse pago isso nos aproximaria de quem está sempre por aqui e não necessariamente precisaríamos fechar tudo. Sabendo dosar o conteúdo fechado e aberto pode ser que não seja de todo ruim…

  • Apesar de todo meu dinheiro ser imaginário (e ainda que eu o ame, ele não tem muito valor no mundo real), eu voto por pago. Nao consigo imaginar desfavor semanal, seria muito triste.

  • Não acho necessário ter postagens diárias, eu mesmo não tenho como acessar todo dia, hoje mesmo fiz um comentário atrasado na postagem do aborto de anencéfalos.

    Tem temas mais complexos que merecem maior atenção. Ao mesmo tempo que leva mais tempo pra elaborar o texto ( as horas da Sally e do cof, cof…Somir…) também deveria levar mais tempo para os súditos compreenderem e digerirem os temas.

    Em diversos momentos vejo o Desfavor ficar superficial, prefiro debater mais profundamente poucos temas que ficar lendo toda hora coisas novas. A nova postagem vicia e faz com que tudo fique muito efêmero. Não acho ruim ter menos postagens, não precisa ser quinzenal, mas entre 30 posts/mês e 2/mês tem uma grande diferença, talvez algo intermediário pudesse resolver. Fora que com menos postagens você refina os assuntos.

    Acho que se fechar mesmo de maneira radical o Desfavor vai acabar de qualquer jeito, ficaria sem oxigênio como colocado por alguém antes. Voto em algo intermediário com partes abertas, e uma compensação ( ridiculamente baixa) para os Ditadores.
    Alguma solução vai rolar, estou certo disso. Abraço a todos!

    • Bionicão, a essência do Desfavor é falar sobre TUDO. Do raso ao profundo. De merda a política internacional. Sim, às vezes ficamos superficiais, mas é por escolha. Se as postagens fossem quinzenais, aí teríamos que sacrificar alguma coisa: ou fala de atualidades, ou faz algo mais jornalismo, ou fala de fofoca, ou fala de escatologia, ou fala mal de homem e Siago Tomir, enfim… hoje temos mais de 20 colunas diferentes que alternamos ao longo do mês. Dessas vinte, só poderíamos postar três ou quatro e nada garante que todas sejam sobre assuntos profundos.

      Algo vai se perder: perde-se em renovação de público ou perde-se em conteúdo? Essa é a escolha.

      • Também acho meio exagerado a qt de postagens que vocês colocam. Diário não é necessário, se vocês fizessem 1 postagem semanal cada um já estaria de ótimo tamanho.

        • Eu sempre achei postagens diárias meio pesado. Eu não consigo acompanhar tudo. Sem contar que como disseram, o divertido tambem é a interação com outros desfavores nos comentários.

          3 textos por semana é bastante razoavel na minha opinião. Fim de semana, eu prefiro fazer qualquer coisa, do que ler na frente de uma tela.

          A favor de pagar, mas liberarem algum conteudo para os demais populares. A graça esta nisso.

          • Três por semana só seria viável pagando.

            Acho que Somir não se oporia a liberar um ou outro texto mais ofensivo para os pops (apelido carinhoso para “populares”), mas eu acho meio que desaforo dar de graça algo quando outras pessoas estão pagando por isso…

  • Sally deixaria aberto somente alguns textos, os mais polemicos, só a título de atrair novos leitores, e repito quem gostar e se identificar vai pagar sim, então resumindo para preservar a qualidade do Blog, os custos que se tem com a menutençaõ, e tendo em vista que tempo é dinheiro Eu Concordo com o Somir, só peço que através de Boleto, pois cartão é a desgraça todo mês estoura. Ah, e realmente pensando melhor com postagens quinzenais o blog pode vir a cair no esquecimento, principamente para nós que já estamos acostumados a postagens diárias, então creio que a saída menos danosa seja a proposta por Somir.

    • tá aí a merda. só quem pagará é quem se identifica… Acho que vai rolar uma carne-moída-homogeneizada mental. O que torna isso aqui rico? No meio dos posts quilométricos do Marciel, das poesias mongolóides da Larissa-Bisca e do Stalker nazista perseguindo os dois, justamente o que torna isso aqui rico é a mistura infernal de opiniões e gente que pensa diferente!

      • Esse é meu medo.

        Mas outros medo meu é: com postagens quinzenais, teremos isso? Porque eu achava que sim, até que o pessoal começou a dizer que se a postagem for quinzenal vamos cair no esquecimento

        * chorando em posição fetal

        • Não acho não, Sally. Vc ainda vê seus textos do Bastidores rolando por aí, mas sem os devidos créditos. Quinzenal acho muito tempo, mas se vocês fizessem algo semanal, um post cada um por semana já estaria de bom tamanho. Manteria a galera fidelizada e acho que vocês até poderiam evitar o desgaste da postagem diária, de exaurir o assunto. Daqui a pouco vcs estão postando sobre a textura do cocô do poodle da vizinha pq não tem mais assunto.

          • O que não falta é assunto…

            Sei lá, parece que quinzenal o povo não quer. Tem aquela coisa de querer ler sobre o assunto no dia seguinte que tudo aconteceu. Uma semana depois a maior parte das notícias está morta e desatualizada. Teríamos que abrir mão de comentar notícias e atualidades.

  • Sally, confesso que estava quase indo para o lado do Desfavor pago quando você comentou da questão de fechar o site para novos leitores. Concordo com você. Dificilmente alguém vai pagar por algo que não tenho lido antes e o Desfavor vai virar literalmente um clube fechado.

    Por outro lado acho triste que tenhamos postagens apenas de 15 em 15 dias (não sei se este será o espaço real entre uma postagem e outra) pois uma das partes mais gostosas do dia é abrir o Desfavor e ter a certeza de encontrar conteúdo novo.

    O fato é que criamos um vínculo e de certa forma um relacionamento e como tal acredito que ambas as partes devam entender e respeitar o outro. Se o seu namorado recebe uma proposta e terá que passar um tempo fora (sendo isso vai beneficiar ambos no final das contas) vc terminaria tudo com ele apenas porque ele não pode estar 100% do tempo junto com você? Acho que a analogia é por aí. Por isso minha opinião é para que o Desfavor continue sendo aberto para que mais pessoas possam se beneficiar com ele. Acho que não é questão de dinheiro mas sim de aumentar o alcance das postagens para leitores que precisam.

    • Bem, pelo menos não foi Flawless Victory do Somir.

      Você discorda que o Desfavor morreria ou cairia no esquecimento se fosse quinzenal?

  • Oh my God! =O
    Bueno, que decisão difícil!
    Acho que se continuar aberto a todos mas com postagem reduzida o blog, depois de um tempo, vai acabar. E se for pago, nunca aparecerá ninguém novo, além de não ter aquelas antas tipo GRIPE SUÍNA KKKKK.
    Não tenho opinião formada =~
    Só, please, se for pago, que seja centavos mesmo, eu sou semovente, não tenho muito dinheiro. E incluam boleto bancário como uma das opções de pagamento. Ou pag seguro que aceita cartão do banco do rio grande do sul ;D

    • Talento, “semovente” são animais irracionais tipo cachorro, vaca e porco.

      Se você for mesmo semovente, pode vender seu leite para pagar a mensalidade…

      • Aqui conhecemos estagiários como semovente. Afinal, somos tratados como animais, trabalhamos muito, muitas vezes apenas carregando pilhas de processos, e somos mal remunerados. =(

        • Que coisa mais desrespeitosa chamar estagiário de semovente!

          Olha, sambaram tanto na minha cara quando eu era estagiária que estagiário eu trato que nem filho hoje em dia. Quem bate esquece, quem apanha não esquece nunca.

            • Independente da lei do retorno, acho que todo mundo tem mãe, tem irmão, tem filha… não custa ser profissional e tratar os outros bem, como gostaria que tratem um parente seu.

              Uma coisa é brigar com um nonody qualquer que te enche o saco, outra coisa é destratar diariamente, sistematicamente uma pessoa que está subordinada a você. Isso se chama covardia.

    • Ô, Talento (sempre que vejo seu nome lembro do chocolate, bem gorda eu), de que cidade tu é/onde tu mora? É que sou do interior do RS e me emociono com conterrâneos. :~~

        • Hahaha, pode se intrometer!
          Sou de Ijuí, mas agora moro em Curitiba. Minha tia mora em Alvorada, mas lá não tem trensurb (pelo menos não pros lados onde minha tia mora), meu sonho andar de trensurb. :~~~~

          • O trem daqui é bom! Se um dia for andar, tente não ir nos horários de pico, se não seu sonho se transforma em pesadelo…

  • Eu prefiro pagar para ajudar a manter um blog com discussões inteligentes, do que perder um dos poucos locais na web brasileira onde argumentos lógicos são a regra.

    • * em algum lugar Somir sorri, esfrega as mãos, escuta barulho de caixa registradora em sua mente e abre uma conta em um banco

  • Gezuiz, vocês já estão negociando preço?

    De qualquer forma, estou prestando atenção nas sugestões e considerando pontos como atração de novos impopulares e a “sabedoria dos paraquedistas”.

    Pra mim 90% da graça disso vai ser a comunidade mesmo. Nossa própria rede anti-social. Mandem sugestões de como podemos manter essa nossa… República, porque até mesmo se não virar de cobrar, quem sabe aparece alguma coisa que ajude a “diminuir” o impacto da diminuição das postagens? Eu acho que o fórum seria perfeito em ambos os casos. Com pagamento ou com esvaziamento de conteúdo meu e da Sally.

  • Se botarem um botão do PayPal aqui eu colaboraria sempre que pudesse, independente da quantidade de textos. Por falta de tempo, geralmente só leio os desfavores da semana.

  • BÃO, meu lado Somir, essencialmente egoísta, ia preferir um blog pago, MEU, TUDO MEU, SÓ PRA MIM. Eu, como cidadã, pagaria a mensalidade (no boleto, plis, porque meu cartão tá estourado faz horas). Aliás, creio que vocês já estimaram o tanto de assinantes, para chutar um valor de mensalidade, né?
    Compreendo o lado da Sally também, de postagens raras, mas interatividade intacta. Mesmo assim… Acho que alguma coisa ia se perder, com a frequência de posts mais espaçada.
    Pensei numa solução intermediária, como a do Hugo: acesso gratuito a textos antigos, ou a uma quantidade limitada por mês. Podia ser também tipo na globo.com, em que qualquer zé-mané pode ler, mas só assinantes podem comentar. Mas não sei qual seria a logística de colocar esse meio-termo pra funcionar. :~~
    Em resumo: prefiro pagar por um conteúdo igual e/ou ainda melhor do que o disponível agora.

    • Sabe o que eu fico mais feliz? De vocês, pessoas que eu amo tanto, como a Dani, amarem o desfavor a ponto de me contrariar.

      E quando eu falo que eu amo, eu não tô de sacanagem não. Eu me apego, a gente troca e-mail, a gente desabafa, a maioria aqui virou amigo mesmo.

      Dani, fico muito orgulhosa de você, em nome do que acredita ser melhor para o Desfavor, tomar o lado do Somir. Amo muito liberdade de expressão.

      • Ain, a Sally miama :~~~ [lágrimas]
        Sério, vocês não fazem ideia do papel que o Desfavor tem nas nossas vidas. É um refúgio de “vida inteligente” na internet incomparável. Além, é claro, de eu te considerar uma amiga (consideraria o Somir também, mas ele não dá atenção pra ninguém, HAHAHAHA) ^^

        • Somir não tem amigo, tem cliente. Não dá essa moral para ele não…

          Sim, eu te amo. Eu amo todos vocês, menos o Deja, que não vai ao médico. Depois que ele fizer todos os exames e for ao médico, voltarei a amá-lo também.

            • Que estranho a Sally fazendo ‘s2’ hahaha a cada hora que volto aqui tem mais 20 comentários! Queporraéssa? Também topo pagar.

                • eu concordo….
                  Gosto muito dos textos Sally….mas vou muito sincera.
                  Eu nao sei se estou disposta a pagar para nego ficar me xingando num circo de baixarias.

                  #pensando sobre o assunto.

                  • Larissa, sob este aspecto acredito que será benéfico.

                    Acho até que tinham de pedir mais dados. Se bem que o IP, já é uma boa.

                    Xingar e ser xingada virtualmente não é problema. Problema seria talvez se a coisa migrasse para o mundo real. Mas por experiencia, afirmo que poucos cães da net ladram fora da coleira do seu computador.

  • Se fosse necessário pagar para ler um texto – pela prestação de serviço – de vocês eu faria isto sem pensar duas vezes! Porém não quero um Desfavor pago, ou pelo menos um pago e fechado – pelo prejuízo que isto traria para o próprio RID e para a nossa comunidade… se nós não estamos fadados ao apocalipse pelo número reduzido de postagens também não estaríamos pela implantação de uma comunidade restrita? Ou seja, será que não era caso de encontrar um caminho alternativo – intermediário – entre os dois extremos apresentados?

  • Sally, uma parte do Fórum poderia ficar aberta, para atrair pessos novas. E vocês poderiam fechar somente para assinantes outros conteúdos, como por exemplo os que Somir citou no texto dele, conferencias, videos, jogos, etc. Essa parte que seria gratuita serviria na verdade para atrair novos leitores, e pode ter certeza de uma coisa quem lê o blog e se identifica com ele pagaria uma mensalidade justa sim.

    • Acho que se as pessoas tiverem blog de graça dificilmente vão pagar pelo forum, além disso, para lidar com blog + forum precisaríamos do dobro do tempo, e o problema aqui é a falta de tempo!

  • Se o objetivo de cobrar pelo acesso não é o de ganhar dinheiro, não sei por que isso iria alterar o fator “tempo” que, pelo que entendi, o principal dos problemas.
    Se o acesso for cobrado em preços módicos, eu certamente pagaria.
    O problema é que, como bem disse a Sally em alguma resposta, eu não pagaria por algo que não conheço, e ai se estabeleceria o problema de fechar o site para uma “meia-dúzia”.
    Um solução, caso resolvam cobrar, seria fazer uma espécie de “trial”, dando 10, 15 dias de acesso gratuito. Assim, o novo leitor poderia conhecer um pouco o Desfavor antes de decidir pagar pelo acesso.
    Com relação aos posts quinzenais, sinceramente, cairia no esquecimento. O povo iria se lembrar de checar o site nas duas primeiras postagens e depois buscaria outra coisa p ler.

    • Kiko, se eu gasto um valor X com o Desfavor, tenho que trabalhar um numero de horas X para pagar minhas contas + despesas do Desfavor

      Se eu não preciso pagar as despesas do Desfavor, eu posso trabalhar um numero de horas menor e dedicar mais tempo, carinho e atenção ao Desfavor, compreende? E se por um acaso desses da vida (tá, se por um milagre) um número grande de pessoas aderirem, não penso duas vezes, largo tudo e vivo somente para vocês, dando consultoria jurídica de graça para todo mundo, postando tudo que mandarem, respondendo e-mail e comentário 24h, promovendo eventos, encontros, vídeos, etc.

      A questão não é essa. Que o blog ficaria melhor, até eu concordo que ficaria. Só não sei se seria possível dar essa melhorada sem fechar em uma panelinha monótona. Talvez se deixar as 20 melhores postagens antigas abertas alguém se anime a entrar, não sei… EU acho que não, mas eu não entendo muito de mercado (só mercado de frutas).

      Quase chorei quando você disse que com postagens quinzenais a gente cairia no esquecimento…

      • HAHAHA!! Não chore por isso, mas é fato. O Desfavor é quase um obrigação diária, que se não fosse diário cairia no esquecimento, sem dúvida.
        Mas veja bem, eu não sou contra vcs ganharem dinheiro com o blog. Acho até que deveriam ganhar, pq se dedicam horrores a ele e aos leitores. Os comentários e resposta aos comentários são lidos com o mesmo prazer que as postagens.
        Não deixem o Desfavor morrer e cobrem p acessar, se essa for a única saída.
        Ah, e caso vc abandone a advocacia, não preste consultoria gratuita não. Encaminhe os clientes p mim!

        • Kiko, no fundo eu acho que você está certo, se não for diário não vai ter a mesma frequencia de leitores.

          Qual é a sua área e em qual estado você trabalha? Talvez eu possa te indicar clientes.

              • Então estou me candidatando. Num futuro próximo, te mando um e-mail pra desabafar quanto ao meu dilema profissional…

                  • Pois é, Sallyta, ainda não tenho uma área de atuação.

                    Acabei de concluir a graduação e já passei no Exame da Ordem, ano passado. Basta colar grau e dar entrada na carteira. O maior problema é que vou “crua” pro mercado porque não tenho experiência, não fiz estágio durante o curso.

                    Por que ainda não nos conhecemos?

                    • Vamos providenciar isso, precisamos tomar uns cafezes. Me manda um e-mail! Essa coisa de estar “crua” se resolve em duas semanas, não se preocupa!

  • A única ressalva em relação à versão paga é que podaria a eventual cooperação espontânea, original e pertinente, tal como a do engenheiro Mauro quando do desabamento do edifício ou do gay que falou dos padres podres e ‘semenaristas’ que encontrou lá em baladas na Itália.

    De resto, já senti na pele o quanto é trabalhoso não só pesquisar a fundo um assunto, como no caso da soja (lichia, se quiser trocar figurinhas, suellensoveral@gmail.com), mas também colocá-lo de forma palatável aqui (sem trocadilhos). Agora, quando o tema é algum podre de que você sabe ou soube por outrem, o trabalho deve ser bem minimizado, creio.

    Assim, independente da solução ser a hippie ou a yuppie, fica aqui a oferta de ajudar em pesquisas, algo com que estou bem familiarizado por conta do trabalho. Até porque a Pamina está certa. Perder dinamismo seria o pior.

    • Suellen, várias postagens que eu fiz ao longo desses anos forma com consultas a especialistas. Já paguei do meu bolso consulta médica para questionar sobre algumas duvidas que oficialmente seriam sintomas meus mas que na verdade eram objeto da postagem. Não veria problema em pagar novamente por uma consulta de um profissional se fosse necessário.

      O que me dói no coração é o medo de ficar sem oxigenação, sabe? Sempre as mesmas pessoas, sempre as mesmas opiniões, todo mundo concordando com tudo… será que isso não seria empobrecedor? Medo de ficar chato, monótono…

      • Fico surpresa por ainda estar surpresa com seu nível de comprometimento. Confesso que dificilmente pagaria por alguma informação, por mais que fosse imprescindível, até porque jamais cobraria para esclarecer alguém, informalmente. Mas trata-se do meu umbigo…

        De resto, concordo com a questão da oxigenação. Por mais que tenhamos fontes, conhecidos, contatos, amigos, uma ou outra contribuição espontânea de um não-habitual tem sido muito esclarecedora. Ou mesmo de pessoas com pontos de vista completamente diferentes ou mesmo deploráveis nos ajudam aqui enquanto leitores.

        Olha, acho que a questão fecha mesmo no que a Pamina falou, do dinamismo.

          • Prefiro. E nem há mais o que falar quanto a ideias, porque as sugestões do pessoal aí em cima já embasam qualquer boa ideia de vocês. Não posso falar pelos outros, mas aqui não se trata propriamente de concordar com A ou B, mas reconhecer o esforço feito por ambos até aqui e retribuí-lo daqui para frente.

      • Puxa por que não falou antes que não queria sempre as mesmas pessoas concordando com tudo?

        Eu faço a minha parte, e sou sempre a mesma pessoa discordando de tudo.

        Mas entendo sua dor.

  • Bem, o desfavor é de longe um dos melhores blogs que leio. Inclusive estudei para um concurso público com base na coluna “Em Direito” hahaha. Bem, reconheço o valor de vocês e a dedicação de manter o blog com postagens diárias, sei que é bem exaustivo porque já participei de um site que me tirava muito tempo por dia. Se o desfavor pago for em “barato”, eu seria uma das pessoas que pagaria para ler, porque sei, acompanhando vocês desde 2009, que o conteúdo das postagens são anos luz melhores que muitos sites por aí. Contrapartida, a chance do numero de acessos caírem é alta, acho que só os frequentadores antigos animariam pagar esta taxa, já os novos não arriscariam.

  • Se vcs vão se vender que pelo menos sejam comprados por nós.

    Uma versão paga seria ótimo (não vem com esse lance de centavos por dia, que isso é papo de publicitario pra camuflar gastos fixos). Só que iria apenas mimar quem já é leitor do desfavor, e no fundo no fundo, que está aqui não porque aprende muita coisa nova, e sim porque o Desfavor vai de encontro com seus pensamentos. Quem precisa mesmo ler o desfavor não leria.

    Por outro lado uma versão gratuita com menos postagens pode ser um tiro de misericordia; seria, pra ser atual, como gestar um anencefalo.

    Acho que poderiam deixar o blog aberto, mas com postagens reduzidas e cobrar pelo fórum ou uma parte fechada do desfavor com as postagens diárias.

    Os leitores mais fieis iriam pagar e ter acesso a conteudo melhor. E de repente, videos e outras coisas. O blog continuaria aberto pra todos se divertirem com os paraquedistas, stalkers e desavisados, e ainda fazer uma propaganda com amostra gratis do que o desfavor oferece, assim podiam conseguir mais assinantes que aumentariam com o tempo, ao invés do caminho natural que seria diminuir, sem uma parte aberta.

    Em resumo: Pago mas com postagens reduzidas no gratuito. Inclusive, poderiam liberar pelo menos alguns titulos de postagens ou temas do que rola no pago pra se despertar o interesse. O UOL por exemplo faz coisa semelhante.

    • Acho que ninguém pagaria pelo forum, nosso público quer texto, quer conteúdo, não quer só a nossa opinião.

      Cobrar pelo forum não sustentaria o blog.

        • Mas se for para ter que administrar com excelência (porque se cobrar tem que ser bem feito, né?) um forum e um blog, eu tenho que largar tudo e ficar o dia todo na frente do computador. Aí a mensalidade vai ficar escrotamente cara, porque vai ser meu único ganha-pão. SE for para cobrar, melhor muitos pagando pouco do que poucos pagando muito…

          • Então deixa só o blog mesmo. Mas deixa sempre uma parte aberta..Tem de ser algo tipo uol, ou microsoft live. No caso do fórum podia se nomear moderadores, mas entendo que ai seria demais.

            A manutenção do fórum só seria vantajosa no esquema de postagens quinzenais.

            • Hugo, eu acho que o Somir até concordaria em deixar uma que outra coisa aberta, quem tem resistência a isso sou eu, porque me sinto meio estelionatário de dar a alguns de graça aquilo que cobro para outros.

              ME CONVENÇA, por favor. Você não se sentiria meio corno pagando por algo que outros estão vendo de graça?

              • Não exatamente isso. Estaria pagando por TODO o conteúdo e talvez antes. Um texto ou outro seria de graça, pois acredito que gente de fora da panelinha acrescenta muito. Até um kkkk gripe suina, um stalker, uma crente cheia de complexos, um eng Mauro como já citaram, são fundamentais.

                Não sei se eu teria saco pra ler os comentários sempre dos mesmo personas…marciael com textos longos e minuciando cada ponto de cada frase, eu, com meus textos levemente machistas, e direitistas com a dislexia constumaz, ou discussões sobre maquiagem.

                A diversidade do caos é boa.

                Não me interessa que alguem leu algum texto do desfavor de graça, já que estou pagando. O que interessa, é que sei que estou pagando por conteudo exclusivo e ‘up to date’.

                Um jornal tem um preço x no dia da publicação. No dia seguinte é embalagem pra peixe ou forração de gaiola. Então porque ainda tem gente que paga? Entende?…

  • É justo pagar. Escrever como vocês escrevem é um trabalho e trabalho é remunerado. Se fosse eu, já tava cobrando desde o 1 ano!

    • Isso nem eu discordo, seria justo cobrar um preço simbólico para cobrir as despesas que a gente tem e o tempo que a gente investe.

      A questão é: vale a pena fechar para assinantes e arcar com as consequências disso? Grupo fechado, elitização…

      • Nao acho legal a ideia de grupo fechado….

        Ate porque seu eu pago pelo uso de um serviço, nao vou querer escutar qualquer coisa tambem….
        A partir do momento que algo é livre, então também não tem arbitrariedades e a gente acaba escutando o que quer e o que não quer…

        Grupo fechado sugere pessoas que voces escolheram e pode ser que o seu gosto para discussoes nao tenha haver com o meu…. Nao sei mas nao acho uma boa ideia por enquanto….

        • Larissa, grupo fechado são pessoas que escolheram a gente. A gente não é lá grandes merda para poder escolher quem queremos que entre!

          Uma coisa é certa: fechado ou aberto, todo mundo vai poder falar o que quiser, desde que não viole a privacidade alheia.

  • Desfavor pago – contanto que não seja um preço absurdo

    Quem tem capacidade de ler os textos de vocês tem condições de pagar um valor por mês. Eu quero ser mimada e quero acesso exclusivo!

    • Bia, valor absurdo não vai ser. Nosso objetivo nunca foi nem nunca vai ser lucro.

      A questão é que quem não conhece, não vai pagar e com isso podemos deixar de ganhar muitos leitores bacanas e de passar muita informação que poderia ajudar as pessoas e a sociedade de alguma forma.

  • Acho que dá para manter uma solução intermediária em relação a proposta do Somir.

    Um conteúdo livre mais recente (da última semana ou do último mês) e uma cobrança referente ao acesso aos Desarquivos e as facilidades do “desforum” por exemplo.

    O que acham?

    • Pensamos nisso, mas não seria possível por uma série de motivos.

      É aberto e democrático quinzenal sem resposta a e-mail e sem qualquer outro contato ou fechado ultra-mimando quem já é leitor e deixando de fora o resto.

  • Sally eu acho justo pagar, é o tempo de vcs investido. Sei muito bem o que é dedicar esse tempo além do que vc pode. Mas tb, por outro lado, entendo e compreendo seu posicionamento.

    Por isso estou dando meu voto que fique aberto com postagens reduzidas. Mas caso decidam por ser pago, eu irei aderir, claro! Só solicito que seja por boleto.

    • Ok, Lichia.

      Somir está encarando a coisa mais como uma “Família Desfavor”, enquanto eu estou encarando como uma “Missão Desfavor”

  • Acho que deve ser pago, como o Somir disse.
    Inclusive me animei com a parte dos “centavos ao dia”, agora vou me fazer de coitadinha aqui: como estou pagando aluguel e pós graduação em faculdade que não é de esquina, eu não poderia pagar muito mais do que “centavos ao dia”, mas se for isso mesmo, tá beleza :)

    ” muita coisa que eu quero dizer não vai ser lida por quem eu quero que leia, justamente as pessoas que PRECISAM ler estas informações”
    mesmo sendo pago, podiam liberar para o publico que não paga 1 ou 2 textos por mês, os mais provocativos é claro. Até porque a gente se diverte com as zebras que vem aqui chingar muito em seu portugues bonito.

    • Daniele, será que alguém vai passar aqui apenas uma vez por mês para ler um texto? Sei lá… acho que a pessoa passa uma vez e quando percebe que está bloqueado não volta mais.

      • Mas essa parte aberta continuará aparecendo nas pesquisas do google, é daí que as pessoas virão, sangue novo. Se a pessoa tiver cerebro pra ser um impopular vai ler os textos do arquivo e se interessar em virar um assinante.

        • Daniele, sinceramente, não sei quais seriam os planos para o que já foi postado. Tenho que perguntar ao Somir se ele fecharia tudo, inclusive o que já foi postado ou se deixaria o conteúdo postado até agora aberto.

  • Bem, façam uma opção pra pagar por boleto, please. Eu não tenho cartão de crédito…

    (e Somir, poucos centavos por dia, sim? Não adianta nada ser 99 centavos o dia…)

      • Eu prefiro Sally, porque nesses anos todos já deu pra saber algo sobre vocês…e algo que não é movimentado cai no esquecimento…mesmo que esse algo hoje represente uma paixão.

        Foi exatamente assim com a comunidade no orkut, com seu tópico de perguntas e com o Fórum. Daqui a seis meses, nesse esquema de um texto quinzenal, não teríamos mais Desfavor…

        • Compreendo.

          Hoje eu não quero convencer ninguém, quero apenas ouvir o que vocês preferem. Faço isso aqui para vocês, nada mais justo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: