Desfavor Explica: O lado negro da gravidez.

Não venho aqui para fazer campanha contra ou tentar convencer alguém a não ter filhos. Tenho certeza que, para quem quer e para quem tem a estrutura econômica e emocional necessária, deve ser ótimo. Vocês, mulheres que optaram por ter filhos, certamente terão alegrias que eu jamais sonharei… em compensação, meu cu tá inteirinho, sem uma hemorroida. A vida é feita de escolhas.

Agora falando sério, quer engravidar? Vai fundo. Mas SAIBA o que te espera, porque a sociedade é canalha, ela só te conta o lado bonito e romantizado da gestação. As derrotas ninguém conta. É uma espécie de clubinho secreto do mal, uma Maçonaria de Útero. Mulheres que engravidam não falam ao mundo sobre o lado negro de sua gestação. Talvez porque a alegria de ter um filho seja de tal tamanho que depois que passa você esquece aqueles momentos ruins, talvez porque sejam coisas realmente humilhantes. Talvez ambos.

Mas eu vou falar de cada detalhe indigno deste período “mágico” da sua vida. Falar sobre isso é libertador, pois te permite ficar puta, revoltada e reclamar. Chega desta merda de querer convencer o mundo que tudo são flores na gravidez. Não, eu não tenho filhos, mas tenho convivido bastante com amigas grávidas, então, eu tenho as informações toscas mas não tenho a alegria transbordante necessária para esquecê-las. Prepare-se, você vai conhecer o lado negro da gravidez que ninguém conta. Sabe aquela foto de uma atriz linda, sorridente e serena com as mãos na barriga? Pois é, esquece. Vamos à verdade. Nua, crua e sangrando.

Seu corpo não te pertence mais. Não interessa o que você quer, o que você quer está condicionado ao que é bom para o bebê, a começar pela sua alimentação. Você terá que comer algumas coisas, goste ou não e deixar de comer outras (adivinhe só? as gostosas). E mesmo assim, vai ser um festival de arroto e peido que vão te obrigar a amarrar os lençóis na cama para que eles não voem enquanto você dorme. Você já teve azia? Prepare-se, mesmo que tenha uma alimentação adequada, grandes chances dela dar as caras com frequência.

E tem também os enjoos, que podem estar ligados ao cheiro do marido, ao cheiro da casa, ao cheiro do carro, ao cheiro do seu perfume ou ao cheiro de qualquer merda. O que quer que seja, você vai ter que se afastar enquanto o enjoo não passa. Isto é, se for possível. Se não vai viver alguns meses enjoada. E quando o enjoo estiver relacionado a comida, podem vir os vômitos.

Sejamos justos, nem todas as mulheres experimentam enjoos alimentares, mas as que os tem, vomitam em jatos como a menina do Exorcista. Não se trata daquele vômito que dá tempo de reflexão mental, onde você consegue pensar “Mmmm… acho que vou vomitar” e corre para o banheiro. No segundo “m” você está soltando jatos de vômito. Acostume-se a andar com o cabelo preso, vai ser melhor para você. Mas prende com um elástico que não danifique os fios, porque eles vão cair e quebrar de um jeito como você nunca viu. As unhas e os dentes também poderão ficar enfraquecidos. E além do enjoo (ou talvez por causa dele), você vai ser vítima de uma super-salivação. Isso mesmo. Ou cospe ou engole muita saliva. E quando for dormir, toalha no travesseiro, porque você vai babar.

Seus pés e pernas vão inchar e você não vai mais usar salto alto. Varizes provavelmente aparecerão. Você também não vai usar sapatos bonitos, vai usar aquelas bostas estilo alpargatas ou qualquer merda da marca Moleca. E mesmo assim, vai incomodar. Mas não são apenas os pés que incham. Seus mamilos vão ficar do tamanho de um ovo frito e de brinde, pode ser que vaze um pouco de leite, o que te obriga a andar na rua com um absorvente de mamilo (sim, isso existe), que nem sempre dá conta do recado. Em alguns casos o pé pode aumentar de tamanho para sempre, fazendo com que você tenha que jogar fora todos os seus sapatos e comprar um número maior. Isso não acontece por causa do inchaço e sim por causa de um hormônio que ajuda a “amolecer” seus ligamentos, para que sua bacia abra na hora do parto. Só que arromba os ligamentos do pé e eles podem alargar em definitivo.

SE você puder fazer sexo, porque muitas grávidas não podem fazer por alguma peculiaridade médica da gestação, o número de posições vai ser muito limitado. Seu médico te disse que você vai poder fazer sexo “normalmente”? Coitado, na casa dele ele só deve fazer sexo de ladinho, ele não deve ter outro referencial. Sem contar que você vai ficar cansada por qualquer merda, não vai ter tanto pique como antes e provavelmente seu marido vai cortar um dobrado para conseguir te comer quando você tiver o tamanho de uma vaca holandesa (ele vai te dizer que você está linda, mas repare na ereção meia bomba) somado ao fato de dar um nó na cabecinha tosca de estar metendo o pau na casinha do filho. Sexo será estranho, contraditório e pro vezes constrangedor.

Diga adeus às suas noites de sono bem dormido. Sim, mesmo antes do bebê chegar ele já vai paunocuzar seu sono. Além de câimbras medonhas e formigamentos, você provavelmente vai fazer xixi 347 vezes por noite e só vai conseguir dormir em uma ou duas posições. Algumas mulheres no final da gravidez só conseguem dormir sentadas. Se você é como eu e adora dormir de barriga para baixo, vai se preparando porque mais cedo ou mais tarde você vai ter que dormir “A La Snoopy”. Sua mobilidade no geral ficará comprometida, em alguns casos você pode até precisar de ajuda para conseguir levantar da privada. No final, você se arrastará como uma foca para começar a se locomover quando estiver deitada.

A bexiga nervosa não ocorre apenas no período noturno. Acabou aquele papo de estar com vontade de ir ao banheiro mas decidir esperar para chegar em casa. ACABOU. Ou mija onde está, ou mija nas calças. E às vezes quando ri, mija nas calças sem querer. E quando tosse também. E quando espirra também. Acabou essa graça de andar com calcinha pura, Carefree é item obrigatório, um na calcinha e dez na bolsa. Controle da urina é um luxo ao qual você pode não ter mais acesso, mesmo depois do parto, dependendo como as coisas se desenrolem.

Além de engordar você vai reter líquidos, o que vai fazer com que você tenha um aumento significativo de celulite e suas extremidades inchem. Prepare-se para não usar anéis. Ah sim, grandes chances de você conseguir ver o lado de dentro do seu umbigo. Sua barriga vai ficar parecendo a barriga daquelas criancinhas africanas com vermes, cujo umbigo pula para o lado de fora. Umbigo 3D é tendência entre grávidas. E por causa dessa barriga, suas roupas não vão mais caber, daí você decide se quer pagar caro por uma roupa feia para gestantes que só vai usar poucos meses na vida ou se quer passar os próximos meses com as únicas três roupas que ainda servem em você. Ambas as opções uma merda.

Você não vai poder se expor ao sol. Não digo ir à praia e ficar torrando, digo não se expor ao sol Michael Jackson Level, tipo guarda chuva na rua em dia de sol, ou então toda melecada de protetor solar. Ou ambos. Ou então aceita com serenidade que vai ficar com a pele toda manchada. Também pode ser que apareça uma linha escura na vertical cortando sua barriga ao meio. Ah sim, também tem boas chances de nascerem pelos na sua cara. E seu suor pode ficar com um cheiro que nem o desodorante mais forte do mundo vai segurar. Tem também dores de cabeça e um estranho gosto na boca que algumas grávidas descrevem como “um gosto metálico” mas minhas amigas dizem ser “gosto de porra de girafa”.

Tem todo um TOC com toxoplasmose. Não come carne crua, não come salada, manda o gato para a casa da cunhada. Mesmo sem fundamento algum, você é uma mãe desnaturada se não tiver TOC com toxoplasmose. Também poderão surgir coceiras na barriga e nas pernas e dores e sangramentos na gengiva. Aliás, a dor será uma amiga constantemente presente, pois há aumento de sensibilidade, o que vai de fazer sentir mais dor em tudo e provavelmente vai te impedir de se depilar com cera. Tudo bem, você deve estar pensando, raspa-se as pernas e a virilha. Minha Amiga, foi mal mas da metade da gravidez para a frente você não vai FUCKIN´ alcançar! Opções: a) permanecer peluda b) fazer seu marido raspar c) use camisinha.

Tem também um brinde anal: hemorroidas (para informações técnicas sobre hemorroidas ler Desfavor Explica: Cu). Ela surge em função de uma confluência de fatores, uma piada de mau gosto da mãe natureza. Durante a gestação, com a expansão do útero, os vasos da região pélvica são comprimidos dificultando o retorno venoso, que por sua vez, causa a dilatação desses vasos. Como Deus é sádico e ficar com as veias do cu inchadas era pouco, também tem o aumento do hormônio progesterona relaxa a musculatura do intestino e acaba causando prisão de ventre, já que a bosta não transita na velocidade correta porque seu intestino está frouxo (para maiores explicações sobre prisão de ventre, Desfavor Explica: merda)

Assim, a bosta passa mais tempo do que deveria no seu intestino e consequentemente mais água é absorvida do seu bolo fecal. O que acontece? Ele fica seco e você tem que fazer uma força a ponto de quase ter um derrame para cagar uma pequena mamona. Força maior + bosta seca + veias inchadas = hemorroida. Não é só sua buceta que vai ter perda total quando essa brincadeira acabar, seu cu também pode sair muito danificado. Cuide bem da sua boca se quer continuar casada, porque vai ser o último refúgio sexual inteiro.

Daí vem o grand finale, o parto. Mas não pense você que será nove meses depois, pois gestação se conta em semanas e os médicos acham aceitável que uma gestação dure entre 37 a 42 semanas, ou seja, você pode ficar grávida mais de nove meses. Sobre o parto se fala um pouco mais, tudo bem, as pessoas comentam que dói e tal, mas tem uns detalhezinhos que ninguém conta. Primeiro que SE DER TEMPO vão raspar seus pelo pubianos antes de fazer o parto, com sorte será uma mulher a realizar essa tarefa, mas pode ser que seja um homem. Depois, também SE der tempo, vão fazer uma lavagem intestinal em você antes do parto (para maiores detalhes Desfavor Explica: Sexo Anal).

E torça para dar tempo, se não, quando você estiver fazendo força para sair o bebê, sairá também um monte de merda, na frente do seu marido, que se bobear filmará tudo. Os músculos utilizados para empurrar o bebê são os mesmos que usamos para cagar, mas como a mãe natureza é uma tremenda filha da puta, só para garantir que você vai se cagar no momento mais feliz da sua vida, quando o bebê está saindo temos um plus: ele empurra o reto pelo lado de dentro, “espremendo-o” e fazendo com que a merda que estava ali, por menos que seja, saia. Sério mesmo, homem que entra com filmadora na sala de parto deveria ter a filmadora enfiada no próprio cu por decisão judicial.

Se for parto normal, me sinto na obrigação de te dizer que Deus só pode ser homem, porque se fosse mulher, tinha feito a buceta em um tamanho que comportasse a saída de um bebê. Mas não fez, então, SE der tempo, vão fazer um corte na sua buceta para que o bebê passe sem rasgar. Se não der tempo, vai rasgar. Nove em cada dez mulheres sofrem um rasgo na vagina na hora do parto, inclusive alguns vão de ponta a ponta, da vagina até o ânus. Mas o lado bom é que o parto dói tanto, mas tanto, que muitas grávidas relatam nem ter reparado no rasgão ou no corte. Em ambos os casos, costurarão sua buceta e cada vez que você tiver que mijar você verá estrelas tamanha a dor e ardência.

Daí você pode pensar; “Então vou fazer uma cesariana, eles me apagam e pronto!”, só que como tudo envolvendo gravidez, também há coisas que não são ditas sobre a cesárea. Para começo de conversa, ninguém te apaga, porque se sedar a mãe, seda o bebê junto, então, você vai ficar bem consciente e sentir muita coisa, só não vai sentir dor, mas vai sentir uns empurrões e puxões pelo lado de dentro que podem ser bem apavorantes. Quero dizer, não vai sentir dor na hora, porque depois vai doer sim e você não vai poder se entupir de remédios porque estará amamentando.

Você vai ser sondada, ou seja, vão enfiar uma mangueira pela sua uretra até a sua bexiga e assim você vai permanecer, mijando no saquinho, mesmo depois da cirurgia. Você também vai sentir claramente o cheiro da sua carne sendo queimada pelo bisturi elétrico, é um cheiro particularmente desagradável que você nunca mais vai esquecer. É provável que você sinta enjoo durante e depois e que tenha frio e tremedeiras depois. Você não vai poder levantar com facilidade nem carregas peso ou o seu bebê com total liberdade de movimentos por um tempo.

Neste ponto, você, Amiga Calcinha deve estar pensando que o final da gravidez é complicado, mas pelo menos os primeiros meses são tranquilos (os Cuecas certamente estão pensando “puta que pariu, ainda bem que eu não sou mulher”). Não, não são. O grande baque hormonal se sente no primeiro trimestre. Além dos vômitos você oscila entre choro por qualquer merda e uma fúria assassina com vontade de matar pessoas. Também vai ter sensações de angústia, como se algo de muito ruim fosse acontecer. Vai ter muito medo e angústia que exista algo errado com seu bebê. No começo tem também a formação da placenta, que causa uma sequência de cólicas nada agradáveis. Quando os hormônios começam a melhorar, a barriga fica enorme e os demais desconfortos surgem.

Vale lembrar que os problemas não acabam com o parto. Em nenhum dos casos, nem parto normal, nem cesariana, sua barriga volta ao normal. Você volta para casa com uma barriga do tamanho correspondente a seis meses de gestação e pode continuar sentindo cólicas e sangramentos por um tempo.

Também não custa lembrar que todos os desconfortos experimentados ao longo da gestação tem que ser suportados na raça, pois grávidas devem evitar ao máximo tomar remédios. Também não esquecer que depois de todo esse período extenuante vem noites de sono mal dormidas, um bebê que quando não está mamando (de duas em duas horas, tá bom para você?) está cagando, quando não está cagando está mijando, quando não está mijando está sendo colocado para arrotar e por aí vai.

Meu mais sincero parabéns a aquelas mulheres que, CIENTES disso tudo ainda assim vão encarar a maratona. E meus mais sinceros xingamentos para os homens que pensam “Mas são SÓ nove meses”. Vão se foderem, queria ver se a palavra “só” seria usada se fosse com eles! Homem não aguenta desconforto nem por 9 horas sem fazer disso um evento.

Em resumo, gravidez é coisa de bicho. Boa sorte para as que encararem o desafio.

Para dizer que este texto deveria ser distribuído nas escolas públicas como forma de controle de natalidade, para resumir tudo a frescura ou ainda para dizer que tudo que foi escrito aqui é tão horrível que você vai optar por acreditar que é tudo mentira: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (3.318)

  • Oi. Achei super interessante publicação de vcs , já no meu caso a maioria das pessoas já haviam me falado sobre o lado negro da gestação e me aconselharam a não engravidar. Estou á espera do meu primeiro filho.

    Mas como algumas mulheres não tive esses sintomas nadinha, ganhei pouco peso e não parei de comer as coisas gostosas. Tbm posso dizer q fui privilegiada.

    O lado negro realmente existe mas uma minoria não irá experimentar dessa dura realidade.

    Obrigada pela sinceridade de vcs. Achei incrível.

      • Tudo oq disse estar certo .tudo acontece na gravidez .mas apesar das dores ter um BB e maravilhoso pq vc senti um amor q nem sabe como explicar q apesar de cada sofrimento vc esquece e diz valeu a pena tem ali um presente de Deus.mas se me perguntarem direi e lindo ser mae mas se prepare pras coisas q viram pq não são fáceis

  • Vc é uma mulher louca, frustrada e mal resolvida.
    Provavelmente vc não tem um marido ou alguém que te faça bem, sua infância deve ter sido difícil.
    Procure o melhor psicólogo que existe, Jesus, Ele pode curar toda sua frustração e as feridas que existem em sua alma.

  • Estou de 34 semanas da minha 1 e única gravidez. Adorei o texto, ninguem fala mesmo do lado negro, além muitas coisas que foram ditas aqui, ainda tem a chatisse de ir ao obstetra, fazer ultra, exames, emergencias..aff! É foda! Mesmo achando bonitinho os chutes do BB é cada um que dói pra valer. Não sei como tem.mulher que diz que adora ficar grávida! Ainda trmos que aturar os palpites alheios….aff é tanta coisa. Valeu ! Adorei o texto.

  • Hahahaha tô rindo, mas estou de 10 semanas e tô desesperada…
    Acho que faltou você dizer sobre as terríveis dores no peito, Jesus , é tenebroso… Sabe quando tens na tpm? Então , multiplica por 10!!! É assim …
    Adorei o texto, é realmente a realidade nua e crua !

  • Que triste ler pensamentos tão egoistas de algumas mulheres que só servem para ser fêmeas e não mães ….
    Objetos dos homens , frias ,sem amor no coração , vazias
    Um dia com certeza absoluta talvez não nessa existência , mais em outros tempos vão chorar e se arrepender de tais pensamentos
    E implorar pelo perdão divino e a possibilidade de se tornarem mães
    Estou grávida pela quarta vez , tenho 41 anos , sou instruída e cursei faculdade
    Estou MUITO FELIZ e grata por DEUS me dar a benção da maternidade mais uma vez
    Mais cada um conforme seus atos e pensamentos
    DA lei de causa e efeito ninguém escapa
    A humidade está cada vez mais carente de amor e família

  • Vc sally pra mim é uma endemoniada sem DEUS no coração como vc pode fala que gravidez é um clubinho do mal massonária de útero. Vc é uma doente logico que a gente passa por muitas mudanças. São sintomas suportavel,coisas que são passageiras mas n é pra tanto né. ser mãe é um milagre, saber que a gente deu a vida a outra pessoa isso é lindo, Mas ser mãe é pra poucas e vc não merece ser mãe se DEUS algum dia te conceder esse milagre vc vai intender que so de centir seu bebê mexendo dentro de seu ventre e saber que nasceu saudável isso apaga todas as dores e noites mal dormidas antes do parto. Mas vc com esse pesnsamento acho melhor n ter filho quem vai sofrer e ele por ter uma mãe como vc mas DEUS é quem sabe do futuro quem sabe ele faz um milagre em su vida e uma lavagem na sua cabeça. Mas DEUS que te abençoe.

  • Oi, estou de quase seis meses e até agora nenhum sintoma ruim. Nem enjoos, inchaço, azia, linha nigra, manchas na pele, hemorroidas, nada … minhas unhas e cabelos estão mais fortes que nunca, durmo ferrada de noite, levanto uma ou duas vezes para o xixi, mas já fazia isso antes de engravidar, hehee… Acho que sou uma privilegiada =D
    Espero que tudo continue tão bem até o final da gestação…..

  • Sally adorei o texto gravidez nao e facil mesmo…. As roupas nao caem bem fica td estranho as manchas que aparecem no rosto aiaiai e por ai vai e a midia e tao sem vergonha que so contam o lado bom da coisa ninguem te conta a verdade nua e crua ou mostra mulheres reais…. Alem disso esquecemos ou romantizamos o filho e da mulher e ela quem ficara sem tempo o corpo todo diferente antes e apos o parto e c uma responsabilidade ate que os filhos crescam….. O que vou falar causara revolta tambem mas…..
    Tenha filhos apenas se for algo que vc realmente queira eu n julgo quem nao queira filhos, aborte ou de para doacao se vc nao deseja realmente nao tenha pois quem mais sofrera sera a crianca e apos a sociedade….
    Nao siga os padroes da sociedade siga os seus …. ;)

  • Obrigada pelo seu texto! Estou em agonia com o primeiro trimestre de gravidez e tenho todos os sintomas possíveis. Há dias em que penso que vou morrer, e nem gosto de pensar sobre o parto. Falar sobre os desconfortos é proibido, as pessoas tentam me silenciar com o bordão “isso é normal, mas isso passa”. Normal é eu não sentir nada. Sentir que vou morrer de tanto enjôo, fdores, tonturas cansaço etc não é normal. Ninguém fala sobre isso e reclamar disso é como manchar a sagrada gravidez. Amo meu filho e sei que sou abençoada por poder conceber mas…. Puta que pariu, tinha que ser tão ruim?

    • Pois é, Isa. Tem esse pacto perverso de nunca contas as coisas ruins. É preciso falar sobre as coisas ruins, para que as mulheres possam se preparar melhor!

  • Adorei e me identifiquei bastante, to rindo mais to preucupada kkkkk
    Uma pena que certas mães nao compreende o texto, so pq admitimos esses desconfortos não quer dizer que não amamos nossos filhos ! Gente ignorante não devia nem ter Internet .
    Amei o texto <3

  • Estou assustada com esse texto!! Menos, bem menos… claro que algumas pessoas têm bastante desses sintomas, mas na maioria das vezes, são pessoas que já tem alguns problemas pre existentes, ou não estão preparadas para engravidar. Por isso é importante fazer um acompanhamento médico antes de engravidar, para diminuir drasticamente todos esses sintomas. Quem lê seu texto tem a impressão de que é uma tortura do início ao fim. E ISSO NÃO É VERDADE!! NÃO EXISTE REGRAS!! Cada mulher age de uma forma diferente, e tem como reduzir, e até mesmo não ter todos, ou maioria esses sintomas, fazendo um bom acompanhamento, desde o planejamento da gravidez. Mães que acompanham muitas outras durante todo o período, sabe muito bem que existem muitas mulheres que não sentem absolutamente nada exagerado de desconforto, na maior parte dos 9 meses.

      • É realmente…estou com cinco meses de gestação nunca tive nenhum sintoma de enjoo vomito eé possivel ter uma gravidez normal Saudavel eu me exercito estou muito tranquila se todas as minhas gravidez forem assim posso dizer q sou privilegiada

      • Você é realmente ridícula! Aconselho engravidar primeiro para depois dar seu parecer sobre… Quer dizer…espero que não consiga essa dádiva, seria melhor para todos nós!
        Meninas, não aceitem esses pensamentos toscos de um ser que não tem ideia do que está falando!
        Uma gravidez saudável só depende de cada uma de nós! Desejem/Planejem/Acompanhem/e acima de tudo: APAIXONEM PELO O MOMENTO ÚNICO! Cada gravidez é única, e dificilmente é acompanhada por todos essses sintomas e sensações. E MUITAS vezes é um momento tranquilo e prazeroso.

  • Adorei seu texto! hahaha Estou entrando na minha primeira gestação, e sei que não será fácil…Vim parar no seu texto justamente por causa da sudorese…Nossa gente! nenhum desodorante salva…rsrsrs, os peidos tbm, me matam de vergonha! Xixi é bem isso mesmo!
    As cólicas são presentes e me fazem acordar durante a noite…Parece que algo está colocando pressão dentro do útero e vai sair pela vagina. No mas, sem azia e vômitos(graças a Deus). Não li nenhuma mentira, o momento pode ser mágico…mas há muitos desconfortos sim!

  • Nossa , como me identifiquei .. tudo que eu penso , porem
    Não posso falar , pois todos ao meu redor me veem como uma monstra por está grávida , mas não querer isso. Sabe como é ? Engravidei tomando a porra do remédio , sou a favor do aborto , não sou e não quero ser mae ! Pq pra mim uma mulher se torna mãe a partir do momento em que ela engravida , e eu não me tornei. Eu sou anormal. Odeio fotos da barriga , odeio mostrar a barriga , quando perguntam que dia vai nascer eu sinto vontade de morrer ao lembrar que um dia vai nascer . Choro todos os dias por pensar que está cada dia mais perto do terrível e constrangedor parto , onde vc fica deitada com as pernas arreganhadas gritando de dor com aquele monte de gente te olhando , porra aquilo deve ceder a sangue e coco e suor .. tudo junto! Tbm dou parabéns as mulheres que amam ser mãe e tem um,dois, três .. filhos ! E amam passar por isso! Pq pra mim tá sendo uma merda desde do dia em que eu descobri que estava grávida !

    • Eu também Amanda, odeio quando me perguntam se vou querer menino ou menina, ficam me mostrando vídeos “fofinhos” que particularmente não acho nada fofo, só faz lembrar que estou com o quadriz largo que não posso usar cropped mesmo a barriga não aparecendo ainda, odeio tomar remédios receitados, odeio palpites de outras pessoas, odeio que as pessoas saibam que estou grávida, mesmo minha família aceitando eu não gosto que outras pessoas saibam, mesmo assim minha família fala mesmo sabendo que odeio, aí uns falam que tenho que entrar na realidade é aceitar que estou grávida quando falam que sexo do bebê prefiro e fico chateada ai falam isso, como se eu não soubesse que estou e ainda tem pessoas pra falar o dia inteiro, lembrar de minhas roupas esquecidas no fundo do guarda roupa quando sei lá vou poder usar, e dizer olá para roupas folgadas e secar a barriga, e como se agora eu virasse a segura vela de minhas amigas moro em cidade pequena onde todo mundo sabe de tudo e claro sabem de minha gravidez, todo mundo acha fofinho gravidez, e o que mais quero que é conhecer alguém em uma balada e não ser segura vela de amigas, depois que fiquei grávida to passando por esta situação, esquecer faculdade por enquanto, e um monte de coisas, e ainda ter que ouvir desaforos dos outros, tipo tenho amigas adolescentes da faixa de 15 anos se elas ficam com alguém e estou perto delas é os pais delas pegar no flagra ai a culpada sou eu to colocando no mal caminho que já ganhei o que tinha que ganhar e agora estou influenciando as mais novas, e sinceramente odeio esses chutes na barriga ainda to entrando no quarto mês mas já sinto e incomoda, falo mês mesmo porque não me informo muito sobre gravidez não me interessa prefiro dizer mês mesmo, e porque falei resumido mas é muito coisa que me incomoda!

  • Gostei muito do seu texto, pois retrata exatamente o que eu estou sentindo no fim da gravidez. Claro que não senti tudo, mas as dores sempre me acompanham. A gravidez é uma fase mágica, cheia de transformações, mas não deixa de ter um lado negro e é isso que as pessoas devem ter em mente.
    Abraços.

    • Obrigada por não se ofender. Ter um lado negro não quer dizer que seja ruim, que não se deva engravidar ou que não se ame seu filho.

  • Se todos pensarem assim e resolverem que não terão mais filhos, será o fim da humanidade.
    Respeito a opinião de quem não quer ter filhos, afinal, muitas mães não deveriam ter parido.
    Ser mãe é dom de Deus, tudo na vida requer algum sasacrifício, renúncia… Algumas grávidas passam por muitas coisas, outras por quase nada disso, como aconteceu comigo na primeira gestação.
    A verdade é que, tudo tem um tempo na vida, se for na hora certo, mesmo que tudo mude, ainda sim, valerá a pena… O amor que uma mãe ( de verdade) sente, Pessoa alguma no mundo vai saber como é…. Filhos se não temos, como sabemos?….

    • Uma coisa não se confunde com a outra: não querer ter filhos é uma coisa, a gestação ter um lado negro que ninguém comenta é outra.

      Se eu quisesse ter filhos passaria por estes desconfortos sem o menor problema.

      • Sally, adorei o seu texto, ri tanto…. Passei por tudo isso, tive parto normal. Não me deram nada para diminuir a dor, foi na cara e a coragem, mas sabe de uma coisa? A vontade de conhecer o rostinho do meu bebê, foi tão imensa, que nada me encomodou ou me afligiu. Esse texto deve ser apresentado, nas escolas. As meninas de hj em dia, pesam que tudo é flores, só pensam nos momentos de prazer que o sexo traz, mas não pensam nas consequências. PARABÉNS SALLY, você retratou com perfeição, o dia a dia de uma gestante.

  • O texto ta perfeito, eh isso mesmo, pena que soh falou do imediatismo dos 9 meses e amamentacao, e nao falou da compania do filho

  • Poxa, gostei bastante de seu texto!
    Muitas pessoas acharam que engravidar é maravilhosos e que não tem complicações, minha mãe sempre me alertou muito a respeito da gestação como é lindo ser mãe mas também deixou claro tudo que mudaria, inclusive no meu corpo e mesmo assim tive problema para me sentir bem nas roupas no começo pq parece mais que vc está com a barriga quebrada e não grávida e depois vc parece um bujão de gás coberto com um vestido kkkkkkkk um bujão fofo mas ainda um bujão kkkkkk.
    Sempre esperei o pior para essa fase e devo agradecer pq não tive nem metade do que poderia acontecer em uma gravidez, se não fosse a barriga eu nem saberia que estava grávida até a semana passada pq essa semana ela encaixou e doe bastante para andar.
    Fiquei realmente feliz em ler seu texto pq serve para orientar muitas “menina” que inventam de engravidar apenas pq o namoradinho pediu e depois ficam reclamando de tudo o que sentem pelo simples fato de não saber o que poderia acontecer.
    Acredito sinceramente que seu texto deveria circular nas escolas sim; pelo menos muitas teriam cuidado e só engravidariam se realmente quisessem.
    Mais uma vez parabéns pelo texto.

  • Esse texto só vem pra reforçar o meu desejo de não parir kkkk mas eu penso em adotar, também já convivi com grávidas e é como se elas fossem pegas de surpresa pela realidade, desde pequena nunca quis ficar grávida e nunca entendi essa pressão da sociedade. Por outro lado sempre quis adotar uma criança abandonada em orfanato, eu acho que elas precisam mais, agora só falta achar um homem que pense igual pq ta difícil kkkkkk

    • Um filho é algo grande na vida de uma pessoa. Se quer ter, engravide, não é o medo de nove meses de desconforto que tem que te impedir.

  • Olá!!!! Achei o texto muito bom e realista, não que aconteça todos esses desconfortos com todos, mas é bem importante saber dessa realidade antes do que embarcar numa fantasia furada. Estou gravida de quase 32 semanas e por enquanto só a azia me incomoda de vez em quando…mas a reta final é que costuma ficar mais complicado mesmo. Quando decidi engravidar, várias amigas minhas já tinham tido filho e me dado a real para o que viria pela frente, então encarei esperando pelo pior e por enquanto tá sendo ótimo, inclusive estou me achando bonita com barrigão (algo que nunca imaginei que fosse acontecer). Acredito que o principal na decisão de ter ou não filhos, ou quando tê-los, deve ser a partir de uma avaliação muito pessoal da mulher sem se influenciar pelas intromissões de terceiros que adoram dizer como cada um deve viver a vida sem responsabilidade e comprometimento nenhum. Afinal, ninguém deve viver a sua vida para satisfazer as expectativas dos outros (mesmo daqueles que nos querem bem) e filho é pra vida toda, e se a gravidez é difícil, cuidar quando é pequeno mais ainda, imagina o desafio que é educar outro ser humano e prepará-lo para encarar esse mundo maluco.

    • Olá!
      Há casos, em que a gravidez é assintomática. Eu ,por exemplo, não senti absolutamente nada. Foram três gestações, ganhei uma média de 10kg em cada uma delas, amamentei os três por 2anos e meio cada um. Nunca, eu disse nunca , passei uma noite em claro em nenhuma das experiências, nem durante as gestações e muito menos depois que nasceram, meus filhos não tiveram as famosas cólicas . Não ganhei estrias, muito menos hemorróidas . Fiz sexo, até um dia antes do partos (minha libido aumentou consideravelmente) fiz, não só, na famosa posição de ladinho, como também, por cima, de quatro, minha preferida, e era sempre muito bom. Os três partos foram cesariana não senti nem por um minuto dor . Quanto a não poder tomar remédios, no pós operatório é um equívoco, todas as mulheres são medicadas pelos seus obstetras . Não existe , fazer uma cirurgia, de médio porte como a cesariana, e não tomar remédios. Há risco de infecção que são diminuídos com a medicação, fato.
      Quanto as mulheres que não desejam ter filhos , eu apoio , acho legítimo. Respeitem as suas naturezas a maternidade é para uma parte da sociedade que se identifica com o papel : “ser mãe “. Só acho hilário, me desculpe se ofendo alguém, a justificativa a respeito das supostas deformidades que a gravidez pode trazer ao corpo. Me parece que quem escreveu está muito distante de perceber que há uma finitude . A vida acaba , o corpo envelhece , cria-se rugas, a lei da gravidade é bem democrática e implacável, corpinho bonito para sempre é impossível, já que o oxigênio, está aí para nos envelher desde o primeiro momento de vida até o último e a nós é indispensável.
      Conclusão : as meninas que desejam engravidar , engravidem, curtam cada momento, é único e não volta. E àquelas que não desejam, parabéns por terem coragem de assumir “não sou maternal” e não há nada de errado nisso.
      Em todas as decisões que tomamos na vida, devemos considerar em primeiro lugar o que é bom para casa um individualmente, independentemente do que os outros irão achar . A sociedade é hipócrita e julgadora , por isso é importante que vc reaja e se defenda e defender-se não é agredir o outro. Deefender-se é dizer NÃO. Isso mesmo: “não quero isso para mim pq dói e me faz mal”. Simples, não?
      sandraciluvi@gmail.com

        • Não precisa se desculpar.
          É muito comum que duvidem , só as pessoas mais próximas viam a minha disposição durante os nove meses de gestação. A boa notícia é que não sou a única( um ser estranho no planeta), ficaria preocupada se assim fosse.
          Há um número considerável de mulheres que não sentem absolutamente nada. Vc pode fazer uma pesquisa no Google e verá que é mais comum do que se imagina.
          Procure por (“Gravidez sem sintomas: entenda os motivos da gestação que não dá sinais.”)
          Apesar de não serem tão comuns, gestações assintomáticas podem acontecer e até surpreender com a descoberta do bebê só na hora do parto. Havia inclusive um programa chamado ” Eu não sabia que estava gravida” que contava histórias de mulheres que foram surpreendidas com as dores do parto e horas depois um bebê no colo. Temos um caso recente , no Brasil, de uma jogadora de vôlei , da seleção, que não sabia da gravidez. Portanto somente as mulheres, como eu, que passaram pela experiência podem afirmar que a gravidez assintomática existe. Não tenho pq mentir , somente quero levar as mulheres um outro lado, uma outra vertente. Já ouvi dizer que tudo pode ser psicológico, que tudo depende de como o assunto ” gravidez ” foi abordado durante a nossa vida. Pode até ser verdade, não descarto essa possibilidade, pq minha mãe sempre abordou o assunto de forma bem natural e nada assustadora e de repente criei uma blindagem emocional que me auxiliou durante o processo, mas nada confirmado.
          Outra coisa que eu gostaria de frisar, é que, alguns sintomas atribuídos a gravidez , não são exclusivos da gestante e sim de qualquer mulher. Se a mulher tem, prisão de ventre, gastrite, insônia, dores nas costas, intolerância alimentar , é seletiva a cheiros e sabores, ganha peso com facilidade, tem saúde frágil, sinto muito em dizer, mas durante a gravidez a intensidade de tudo que citei a cima será maior e talvez com mais frequente, porém a culpa não
          é da gravidez. Compreende? Uma mulher, por exemplo, que já tem insuficiência de cálcio, muito provavelmente, ficará com as unhas fracas e pode sim perder os dentes pq o bebê precisa do cálcio, algo imprescindível ao bom desenvolvimento do feto, ou seja, se o organismo estiver debilitado, nesse sentido, o bebê vai sugar dos ossos, dos dentes e de onde tiver cálcio, simples assim. Portanto quanto mais saudável, física e psicologicamente, a mãe estiver , melhor será o processo gestacional.
          Falar de gravidez não é uma conta exata, cada mulher tem a sua história, mas só quem passou pela experiência é que pode relatar com precisão como é a gravidez, é claro que, semore, baseando -se na própria experiência. Quem ainda não passou pelo mesmo, só vai conseguir fazer comentários baseados em hipóteses (achismo). É como pedir conselho , sobre o casamento, ao padre, esse pode até te dar bons conselhos, mas jamais poderá opninar como um indivíduo experiente, calejado e conhecedor.
          A gravidez é uma experiência em si , não dá para transferi- la a ninguém. É como explicar o gosto da laranja a quem nunca a experimentou. Você pode ter todas as teorias, mas só a prática te dará a sensação e só através dessa, terá condições de reproduzir em palavras a sua percepção diante daquilo que foi experimentado. Enfim…

          • Que exista gravidez “assintomática”, pelo menos de forma aparente, tudo bem. Acredito na primeira metade do seu texto pq sei que uma gravidez nunca é igual a outra e existem casos de todos os tipos pelas diferenças entre os organismos.
            Agora a parte do seu texto que coloca as alterações simplesmente como uma pré-disposiçao já posso discordar (talvez essa explicação seja válida para alguns casos, como os que você exemplificou, mas ainda é muito simplista e deve ter mais a influência de vários outros fatores junto com a predisposição para que seja uma explicação válida), até porque, no meu caso, nunca tive nem próximo nada do que estou tendo agora. Como, por exemplo, dor de cabeça, desde criança quando as pessoas reclamavam de dor de cabeça eu nem conseguia entender o que era isso e na inocência de criança queria ter para saber como era, depois de uns anos pra cá tive umas pouquíssimas vezes na vida e agora na gestação estou tendo horrores. E isso se aplica a quase todos os outros sintomas que praticamente nunca tinha tido na vida.
            E da parte “a culpa não é da gravidez” discordo totalmente, porque são inegáveis todas as alterações hormonais decorrentes da gravidez que mexem com nosso corpo e psico/emoções de uma forma que antes nunca imaginávamos e é só estudar endocrino para perceber a dimensão dos efeitos dos hormônios em um organismo.
            E por último, mesmo quem nunca passou pela experiência pode estudar e falar com base científica, sem necessariamente ser achismo. Ciência é baseada em fatos e está aí disponível para todos, e não apenas para quem já experienciou aquele fato em específico, esse seria mais o caso do estudado, do paciente ou da “cobaia”.

  • Desculpe que te diga mas VOCÊ TEVE UMA GRAVIDEZ MISERÁVEL KKKKKKKeu tive 2 de sonho e outra que fiquei bem gorda mas essa historia que voce contou ai acima NÃO SE APLICA a todas!

    • Adoro quando o próprio leitor se encarrega de escancarar para todo mundo que não leu o texto. Me poupa do trabalho de esculhambar quando a pessoa se esculhamba sozinha.

  • Nossa, tudo o que eu queria ler na vida , apesar de desejar que a maior parte fosse mentira kkkkk. Ainda não tenho filhos, pretendo ter e amo crianças … só que sou bem realista quanto a essa fase da gestação. Tenho 4 anos de casada e meu marido e sogra me colocam pressão desde o primeiro ano pra engravidar … tô enrolando até agora pq não me sinto preparada. Há dois anos uma amiga engravidou sem planejar e depois que o bebê nasceu ficou só me perguntando quando eu teria um , que era maravilhoso e todo aquele “mar de rosas”. Hoje , ela tá grávida novamente e encontrei com a mãe dela que me contou que quando ela descobriu chorava dia e noite e quase ficou em depressão.. são essas coisas que me deixam INCONFORMADA. Parece que é bem um “clubezinho do mal” meeeesmo. No momento , 4 mulheres dos amigos mais próximos do meu esposo e a cunhada dele estão grávidas, imagina a pressão, e eu só escapando. Vou ver se prolongo pelo menos mais uns 4 anos kkk e quanto ao texto , vou deixar salvo aqui pro meu marido ler na hora que ele vier com essa conversa de querer ter filho logo e parar de me pressionar –‘. Abs

    • Sam, medo de gravidez não tem que ser motivo para não ter filhos. Você tem que se perguntar se quer ter filhos, que são uma responsabilidade para o resto da vida. Gravidez pode ter seus desconfortos, mas passa. Se fosse tão ruim, ninguém engravidava.

  • Seu texto me assusta e me conforta ao mesmo tempo. Assusta por que estou grávida de 21 semanas e tenho praticamente metade do caminho a percorrer, e conforta por que alivia um pouco a culpa que tenho sentido nos últimos dias por não estar me sentindo bem grávida, e desejar profundamente que as 19 semanas passem como um raio. Eu queria estar grávida, não foi acidente, na verdade tive um aborto no ano passado, e eu me sinto abençoada por ter engravidado tão rápido depois disso. Por isso mesmo, tenho me sentido culpada porque estou de saco cheio das pessoas ficarem falando só da minha barriga: – Sua barriga está pequena; – Sua barriga está grande; – Que barriga linda!; – Que barrigão!…… Enfim, não sou mais eu, é a barriga..kkk E não gosto que a toquem! Poxa vida, eu já não gostava antes de pessoas me pegando, agora então… Haja paciência. Sempre fui muito vaidosa, e pesquisei inúmeras fotos com looks bonitos, e o problema não é comprar as “lindas” roupas de gestante, o problema é não sentir-se bem com nada… Até agora engordei uns 4 quilos, a pele tá bonita, cabelo bom, mas quanto ao corpo não me reconheço mais. Barriga crescendo (sei que vai crescer muito mais), seios crescendo (sempre tive seios pequenos e gostava deles pequenos mesmo), celulite ganhando minhas pernas que sempre foram mais malhadas e bonitas…Enfim, estou numa semana que os hormônios do mal tem agido fortemente, sinto-me triste, chorosa e culpada, por que afinal, quase todas as pessoas do mundo acham que eu não tenho direito de sentir-me “triste” na gestação. Eu amo muitoooo a minha filha, estou fazendo inúmeras concessões para ter uma gravidez que ocorra super bem, para que ela nasça forte e saudável, só gostaria que o processo fosse mais indolor, que os hormônios agissem de uma forma que eu me sentisse sempre maravilhosa e não ligassem para comentários toscos…

    • Daia, não se assuste. Ninguém disse que tudo isso sempre acontece. Algumas coisas vão acontecer, outras não. De qualquer forma, é um desconforto que tem prazo para acabar.

      A ideia do texto é que grávidas não se sintam culpadas se odiarem a gestação e que não esperem por um mar de rosas como todo mundo pinta. Relaxa, não gostar de estar grávida não significa não gostar do seu filho!

  • Hahaha ri demais! Estou na segunda gestação e previnia ao máximo… Engravidei com uma camisinha mal colocada, tomando pílula (deixei de tomar 1 único dia e me fodi). No dia que descobri a gravidez tive que ser levada ao pronto atendimento pq me deu uma crise de loucura “não quero! Não quero! Vou me matar” hahahhaa. Hoje amo minha bebe demais… Estou de 7 meses e vomitei jatos e jatos e jatos de vomitos por 8 semanas seguidas. Me identifiquei muito com quase tudo! Bom okaay… Agora meu marido vai operar e não vamos ter mais filhos! Amém!!!

  • Estou grávida de oito meses e ri demais com seu texto, por que muita coisa passei e estou passando. Me identifiquei em muita coisa no seu texto.

  • Daniela soares da silva

    Isso que voce não falou é que as vezes carregamos sequelas o resto da vida por conta de um parto eu por ex ate hoje sangro atras quando vou ao banheiro e meu filho vai fazer 7 anos adorei teu texo Parabéns.

  • Eu amei estar grávida, e tive uma gestação gemelar, e é uma gravidez muito difícil… 2 meses internada no hospital, no final da gestação, mas não mudaria nada…
    nem todos são iguais, e nem todas as coisas são tão ruins… passamos por mudas coisas difíceis na gestação sim, mas passamos por muitas coisas difíceis na vida, e nem por isso vamos deixar de viver!! Escolhas cada um faz, opinões cada uma tem a sua,
    A minha é “amei estar grávida” queria estar grávida sempre, mas não é por eu ter amado estar grávida que eu quero engravidar de novo… não, não quero, pq não é a gravidez que tenho medo, é a parte de educar, essa sim é difícil, pq se vc não educar corretamente seu filho, ele pode não ser uma pessoa digna… essa é o que é mais preocupante na minha opinião!! Estar grávida é bom, apesar das limitações no final da gestação, vc só tem q se adaptar, com os 5 travesseiros na sua cama p dormir e ter um bom profissional que vai te orientar p não inchar igual um hipopótamo…

    • Obviamente nem tudo é ruim. Por isso o título deste texto é “o lado negro”, para tentar explicitar que a proposta é descrever apenas o lado ruim, as coisas que PODEM acontecer de ruim, uma vez que sobre o lado bom todo mundo fala…

  • Tenho 17 anos e estou lendo esse texto em 2017! Tenho 8 irmãos, e sei o que a minha mãe passou, é por essas e outras que nunca vou ter filhos! Ri muito com o texto, parabéns a todas as mulheres que gostaram da sua gestação, mas eu odeio crianças, e filhos Não trazem orgulho, tenho por exemplo a mim mesma, nunca mais dei paz a minha mãe desde que nasci! Já fico transtornada com uma fuking menstruação e tpm imagina uma gravidez, eu acho que entraria em depressão após o parto.

    • Amanda, para quem quer ter filhos, é um desconforto suportável. Porém, se voce não gosta de crianças, não tem que ter. Ninguém é menos feliz por não ter filho, alias, muita pena da mulher cuja única fonte de felicidade é o filho, sinal que a vida dela é bem medíocre…

  • Muito obrigada por abrir os olhos de muitas mulheres e abrir os meus mais ainda do que já estavam. Não tenho pretensão nenhuma de ser mãe desde a infância, e acredito que isso é mais que um direito e deveriam parar de falar que tudo é lindo e um milagre, blablabla. Ratos procriam, cachorros procriam etc e ninguém fica falando que é uma honra poder ser papel principal no milagre do nascimento.
    Isso que tu descreveu, pra mim, se encaixa bem numa descrição de tortura contínua – e isso porque tu nem citou ter que trabalhar enquanto lida com isso ou a pequena riqueza gasta com esse fruto que chamam de investimento.
    Por mais textos assim!

    • Natália, para quem quer ter filhos, é apenas um desconforto passageiro. Não tem que ser o motivo para não ter. O motivo para não ter é não querer ter. E concordo com você, mulheres não são menos mulheres nem menos nada por não querer ter filho. Mas, nessa sociedade tupiniquim, onde mulher não almeja ganhar nobel, parece que a grande realização da vida delas é ter filho. Ter filho é mole, basta fazer sexo. Qualquer pessoa pode ter, não vejo mérito algum. Gente que glorifica filho como grande realização da vida está compensando por não ter conseguido fazer nada realmente grandioso. Até mendigo tem filho…

  • Adorei o texto! Obrigada por não ser mais uma mãe fútil que romantiza a gestação e a maternidade como se voassem plumas de glitter a cada momento mágico. Eu nunca quis ter filhos, e se engravidar prefiro abortar, espero que não aconteça, pois tenho verdadeira fobia de passar por isso e não gosto de crianças. Realmente, é pra quem quer muito e tem coragem, não deveria ser taxado como uma coisa obrigatória, como a sociedade insiste em te cobrar.

    • A gravidez passa, para quem quer filhos, não tem que ser impedimento. Mas se não gosta de crianças (sagrado direito de não gostar, isso não faz de você uma pessoa pior) não tem que ter!

  • Aline Guimaraes

    Ameiii! A verdade eh que ngm tem coragem de falar pq sabe que vao vir varias politicamentes corretas falando “mimimi”.. Seu texto nada mais eh que a verdade e isso nao significa nao amar o nosso filho, ou nao estar feliz por estar gerando uma vida, porem
    as dificuldades que encontramos no caminho, pq afinal.. nada eh perfeito!
    Vc ganhou meu respeito!

      • Adorei! Me descreveu com discrição. Sinto tudo isso e muito mais… Acho hipócrita essa idéia de que não podemos falar a real. O fato de ser horrível e traumatizante não tem nada a ver com o amor de mãe / filho. Parabéns. Apoio.

        • Pois é, Ana. O fato de ter um lado ruim não quer dizer que não valha a pena, quer dizer que nem tudo é um mar de rosas!

      • Eu ate gostei do seu texto, mas pra que responder assim aos comentários que são contrários a sua opinião?
        Você é muito grossa. Aceite opinião diferente da sua, e seja menos mal educada.
        A pessoa quer um blog (creio que para interagir) mas não tem o mínimo de respeito com os leitores.
        Se não gostou do meu comentário, pega ele e enfia no cu (pra escrever no seu nível, quem sabe assim vc se identifica).

        • Não é minha opinião, são fatos médicos devidamente descritos em livros.

          Não cague regra sobre como deve ser um blog, o meu não tem esse objetivo. Não gosta? Não perca tempo, não leia.

  • eu to na segunda gestação e posso te dizer que amo ser mãe. masssss gestação é péssimoooo mesmo. é raro a mulher que não se sente mal e a sensação é de uma virose das piores.
    fora seu corpo que destroe durante e depois da gravidez.
    (salvo exceções que realmente não sentem nada e o corpo volta sozinho como mágica. mulheres de sorte)
    as mulheres que passam mal e escondem o lado negro é por 2 coisas : 1-medo de julgamento (pois as pessoas acham que se esta insatisfeita com a gravidez é como se tivesse rejeitando o filho, oque não tem nada a ver uma coisa com a outra)
    2 – hipocrisia mesmo. tem gente que quer dar uma de Madre Tereza . kkkkkkkkkkk

    me identifico com boa parte do seu texto.

  • Estou de 32 semanas. É tudo verdade! Minha gravidez não foi planejada. No início senti um pouco de desprezo. Hoje aceitei muito bem. Não vejo a hora de ter meu filho nos braços, Mas isso não significa que eu não tenha o lado “saco cheio da gestação ” to super desconfortável, com dores, inchaços, só choro, não aguento mais tudo isso! Parabéns pelo texto. Mostra a realidade uma gestação. Só que ao decorrer , pegamos amor na vida que se forma dentro de nós. Ainda não sei como.Vai ser depoisdo Nascimento, confesso que estou morrendo de medo e que não consigo mais ouvir “.calma vai dar certo”. Tô aguardando pra ver oque vai ser!

    • Não tenho dúvidas que, para quem quer, vale a pena. Mas é bom que as pessoas saibam que não é esse mar de rosas que vendem…

    • Nossa! Estou de 12 semanas e sinto o mesmo que vc. Quando digo que não estou gostando de estar grávida as pessoas me recriminam. Mas não estou nem ai. Falo mesmo !

  • Bom dia, Me chamo Dani estou gravida de 8 semana tenho uma filha de 10 anos, realmente to com muita azia! Gostei do seu texto deu até medo agr ná hora do parto porque nem mi lembrava mais que ná hora de fazer xixi arde!! Parabéns

  • Sally muitas coisas que você falou é verdade só que em partes por que cada gravidez é diferente uma da outra.
    Tive 2 filhos duas gravidez totalmente diferente uma da outra a primeira senti enjôo, azia e parto maravilhoso sem dor alguma, ja na segunda gravidez comi de tudo não enjoei muito pouca azia gravidez maravilhosa filho de mais de 4 quilos e parto normal sem precisar dar ponto. Por isso digo tem um pouco de verdade mas a verdade do seu texto vai depender da mulher que engravidar. Amei minhas gravidez e amei os meus partos e principalmente amo os meus filhos da trabalho mas um sorriso é compensador.

      • Você deve ter sido muito mal amada pelo seus pais pois se sua mãe tivesse tomado a iniciativa de ter aborta não precisaria termos mais uma pessoa no mundo hipocrita e machista como você está sendo, a mulher grávida está gerando uma vida e por isso deus fez tudo correto e claro que tudo isso é necessário, bom no fundo acho que tem

        • Simone, meu bem, não dê importância nem se aborreça com uma estranha na internet. Não faz o menor sentido perder seu tempo e energia com isso.

  • Nathalia Camargo

    Claro que cada gravidez é diferente da outra e todas tem seus momentos ruins. Nas minhas duas gravidez eu não sofri com tanta intensidade quanto a do seu texto. Leite vazando incomoda? claro, mas dávamos boas risadas disso principalmente durante o banho que jorrava leite pra todo lado. Inchei bem no finalzinho da segunda gestação, mas não perdi sapatos depois, continuo com minha coleção de saltos intacta. Hoje estou grávida do terceiro kkk de 9 semanas apenas e nessa estou enjoando um pouco o que não aconteceu nas outras duas x. Achei a recuperação da cesárea bemmmm tranquila e do parto normal, graças a Deus não fiz cocô no parto kk, achei mais ruim que a cesárea porque pontos na xereca pra mim é pior que pontos na barriga. Gostei de texto, mas fico com dó de quem não tem filhos e vai traumatizar antes de tentar kkk Quanto a compensar, realmente compensa, o que não significa que seja fácil ou um mar de rosas, aliás, o que na vida é um mar de rosas? E realmente, depois que passa, esquecemos tudo. Meus filhos hoje estão com 11 e 9 anos, consegui amamentar sem problemas e voltei meu corpo e minha vida ao normal, acho que porque não me vitimizei, encarei a realidade e fiz tudo da melhor forma possível.
    Beijos

      • Eu estava procurando sua qualificação profissional, porque em muitos comentários você se inclina a chamar as pessoas de burras, mas disse que fez sua “pesquisa” com consultoria de um médico e lendo muuuuuuuito. Entao você nao é médica, obviamente. Também não é pesquisadora né?! Hahahahahahaha… pq algumas pessoas nem foram ofensivas ctg e você retirou texto do terra pra fundamentar a redução de massa cinzenta das grávidas. Do terra ?!?!?! Falando que o povo brasileiro tem probleminha com interpretação de texto… Continue suas pesquisas pela Universidade não sei de onde, que um dia você chega lá !
        Hahahahahahaha
        Engravidar não é de Deus mesmo não, mas aceite os comentários…
        Ahhh, e bota aí sua qualificação em cada textinho seu, pra não dá trabalho pra os seus leitores saberem que você é

        • A resposta com o texto de internet era deboche, mas ok, nem todos compreendem essas sutilezas. Mas te agradeço me dar tanta importância de ler texto, ler comentários e deixar mais de 20 linhas em pleno sábado! Honrada! Eu jamais gastaria tempo do meu sábado com alguém que discordo ou desprezo…

  • Eu tô com 3 meses e já tá ruim…vc esqueceu de falar das consultas os peitos sendo examinados direto dignidade pra que néh! Kkk muito bom seu texto..

      • Senti tudo que você descreveu nesse texto, com exceção do relacionado à parto normal. Hemorróidas, estrias, oscilação de humor, 20% a mais do meu peso… mas o pior mesmo é não poder reclamar. Tem mulheres que se sentem plenas e julgam as que não estão felizes nessa fase, outras estão infelizes tbm mas julgam assim mesmo. Quanto a ser uma fase, não tenho tanta certeza, não para todas. A felicidade de ter um bebê, pelo menos pra mim, não apaga a dor de tanta incompreensão, deum corpo deformado e tantas outras coisas.
        Gostei muito do seu texto pela proposta. Expôs muito do que eu passei e me fez sentir péssima (e ainda faz) e não tive com quem compartilhar visto que, em regra, ninguém aceita mulheres que não “nasceram pra ser mães” ou não se sentem felizes com a maternidade.

  • Muito legal o texto! Mas para quem está lidando com questões de fertilidade há mais de 2 anos sem sucesso, o que eu mais queria era poder sentir todas as dores (e delícias) de uma gravidez, natural ou não. Quem me dera! :)

  • Passei mal de rir!!! Estou com 35 semanas do meu primeiro neném e está sendo dureza! Sou super cuidadosa com a alimentação, mesmo assim tenho uma azia violenta que não me deixa dormir. Também morro de dor de gases presos, já tomei litros de chá de erva doce e todos os comprimidos luftal da farmácia, mas não passa!! Tudo isso acompanhado de muita dor de cabeça. Ah, também tem o calor!! Moro no Rio e está difícil suportar o verão com a barriga. Tem que passar óleo pra evitar estrias, mas nesse calor, puts, imagina!!!! É uma mistura de óleo com suor, fico toda melecada! Pra piorar ainda tenho que me preocupar com o aedes. Deus me livre pegar zica!! Meus pés e mãos estão inchados, acho que até meu nariz cresceu hahaha. Namorar o marido não rola mais, ele fica com medo de machucar o bebê e perde a vontade hahaha, além disso, eu fiquei sem posição né. Olha, minha gravidez foi super planejada e eu sempre disse que queria ter dois filhos, mas agora mudei de ideia, vou ficar só no primeiro mesmo porque está sendo bizarro. O pior de tudo é ouvir da sogra e das tias mais velhas coisas do tipo “que frescura menina, no passado as mulheres tinham cinco filhos”. Sinceramente, acho que no passado as mulheres gostavam de tortura, só pode hahaha. Apesar de tudo isso, estou muito feliz por viver a experiência de ser mãe. Fico emocionada quando sinto o neném mexer e não vejo a hora de ver o rostinho dele. Contudo, não vou negar, está sendo dureza. Não é fácil e temos que ser realistas. Bjs!

  • Kkkkk… Ri muito! Minha gestação, apesar de ser de risco, eu gostei do momento. Há muitas verdades no seu texto! Achei mais difícil, no período de cólicas do bebê, já que cuido dele praticamente sozinha. Mas vale a pena cada dorzinha que sentimos para tê-los. É um amor que não cabe no peito. Acho que só quem tem filho sabe o que é o verdadeiro sentido da palavra amor.

  • Muito bom o texto…sabe porque? Pq algumas mulheres podem não sentir nada disso, outras sentem tudo ou quase tudo. Mas o ideal é não se achar um ET, por pensar diferente. Não existe coisa pior do que ficar achando que isso só está acontecendo com a gente. Pq vc ver fotos lindas por aí e estão todas tão plenas e felizes. Estou com 35 semanas e gosto mesmo de falar tudo o que sinto, falo pra minha irmã de 20 anos, p/ as minhas amigas, para o meu marido e pra quem quiser ouvir. Eu amoooo saber que minha filha chega daqui algumas semanas, mas odiei quase tudo na gravidez. Eu tenho essa sensação de que eu olhava para as gravidas antes e achava tudo lindo. Tanto que sempre achei que algumas coisas eram exagero. Eu costumo falar que estar grávida, é como estar doente por 9 meses. Pq você está o tempo todo tendo algum sintoma. Quando o enjoo passa, vem a azia, depois vem inchaço, dores, algumas coisas juntas. Já chorei de agonia por querer que minha filha chegasse logo e eu parasse de sentir essa dor na pelve que não me deixa a uns 2 meses. Isso não me torna menos mãe, só me torna real. Hoje gestante, não consigo entender como algumas mulheres conseguem ter tantos filhos. Pq sinceramente não estou preparada pra passar por tudo isso de novo.

    • Cris, acredito que muito da depressão pós-parto vem da idealização excessiva da maternidade somado a uma hecatombe hormonal. As mulheres tem que saber que nem tudo será um mar de rosas e que está ok que não seja. Devem ser libertas, deve ser permitido que reclamem, que desgostem de aspectos da gravidez sem que disso se depreenda que não amam seus filhos. Obrigada por não se ofender com meu texto, fui bastante xingada por causa dele.

      • Você foi xingada não porque seu texto tenha sido ruim ou porque você não tenha dito várias verdades, mas sim, por que me pareceu ser muito grossa. É claro que a gravidez é ruim, e eu não vejo as mulheres idealizando da forma que você falou, mas se você não veio ao mundo pra fazer um grande feito, ao menos procrie e torça pra que se tiver outra vida, venha como homem.

        • Débora, se me acham grossa, a resposta certa é ser igualmente grossa de volta? Que triste, hein?

          E filho não é grande feito, qualquer pessoa pode fazer. Mas, que não consegue nada grandioso na vida, se consola pensando assim.

  • Fui mãe com 18 anos, amo meu filho, mas sinceramente é muito difícil ser mãe, cuido do meu filho sozinha o pai só ajuda financeiramente mal ver o filho é muito difícil, tem dias que penso estar enlouquecendo, eu já não saio mais e qnd saio me estresso pq meu filho não sussega eu sempre opto por ficar em casa. Meu corpo era lindo antes de ter filho, hoje olho no espelho e tenho vontade de chorar, meus peitos estão caídos, minha barriga, coxa, bunda, perna estão cheias de estrias. Nem reclamo tanto pelo corpo mais por ser tão difícil criar uma criança sozinha. É muito triste.

    • Pois é, não é esse mar de rosas que dizem. Fica dica para quem tem filhos: se planeje e só tenha se quiser muito e tiver tempo e dinheiro para tal.

  • Simplesmente perfeito …Porém estou em estado de choque kkkkk nunca quis ser mãe mas hj me deparo com uma gestação de 12 semanas totalmente traumática vômitos , enjoos , azia mudança de um corpo q era totalmente esculpido pela musculação .. em resumo odiando . Mas tenho um marido mt compreensivo que e minha sorte pq estou surtando .

  • Melhor texto que já li! Gravidez é uma merda, e não tem nada a ver com falta de amor pelo filho que esta por vir. Estou de 12
    Semanas e não me reconheço mais: tudo cansa, incomoda, enjoa… queria ter lido antes, pra me preparar psicologicamente.
    As pessoas me julgam por essa raiva que tomou conta de mim, mas aprendi a tocar foda-se. Ja avisei meu marido, se quisermos mais um filho, será adocão, não passo por isso de novo. O que me consola é que vai acabar em 6 meses.

  • Tenho dois filhos adolescentes e estou gravida novamente.
    Me lembrei que arde para fazer xixi depois do parto.
    Você esqueceu de falar do sono que não passa e só aumenta e também não comentou a exaustão infinita e a vontade de vomitar ao acordar e a falta de ânimo.

  • Ótimo texto. Sinceridade nível máster. Estou grávida e me identifiquei em vários momentos. Claro que tudo tem seu lado bom e ruim. mas depois da gravidez só te digo uma coisa, eu admiro muito as mães, se tiver mais de um filho então, são deusas, porque realmente não é fácil.

  • kkkkk muito bom texto.
    …para dizer que tudo que foi escrito aqui é tão horrível que você vai optar por acreditar que é tudo mentira. A real é muito pior que isso, não só pensarão que é mentira… Mas acreditam no que o Estado e a mídia ditam. Basta levar as childfree para a mídia, que vai virar moda e que moda boa e que a moda pegue… Odeio esse culto doentio a maternidade. Odiei a gravidez e odeio ser mãe. Merda para essa sociedade imbecil, que nos empurram essa porcaria goela abaixo desde que nascemos. Mandaria todos para o inferno se ele existisse. SACO

    • Conheço muitas mulheres que confidenciam escondido que odeiam ser mães mas na frente de todo mundo defendem maternidade com unhas e dentes. Lá no fundo, láááá no fundo, as mulheres que vieram me xingar devem ter uma questão mal resolvida com maternidade, caso contrário não teriam dado tanta importância a este texto.

  • Rs! Adorei o texto e me identifiquei em algumas situações. Estou com seis meses e não vejo a hora do meu bebê nascer. Graças a Deus eu tive uma gravidez super tranquila e sem complicações até hoje. E que siga assim sempre! Por fim eu fico vendo minhas amigas reclamando desse mesmo modo que vc relatou e penso, que bando de frescas e mimadas, querem ser paparicadas o tempo todo. Rs! Mas é assim mesmo, nenhuma gravidez é igual a outra

  • ri muito, me sinto compreendida agora, estou grávida e a gestação não é algo que curto muito, não vejo a hora do bebê nascer ….
    Tanto q este 2 filho veio depois de 16 anos da minha primeira filha.

  • Estou na minha primeira gestação e realmente qd a gente não está grávida acaba romantizando este momento, mas qd chega…meu bem …kkkkk é um misto de felicidade extrema com “pra q q eu engravidei??”;
    Adorei o texto, ri muito (me identifiquei com algumas situações) e quem falou qq tipo de ofensa à pessoa q escreveu o texto, no mínimo não sabe interpretar texto.

  • Bom dia. Nesse momento da minha gestação ( 38 semanas, bebê chegando, azia que já não passa com remédios, prisão de ventre acompanhada de cólicas homéricas, medo da cesariana marcada para daqui a 5 dias) penso se são verdadeiras as palavras do grande Fernando Pessoa: será que tudo vale mesmo a pena ou será que eu é que tenho a alma pequena?
    Só sei dizer que hoje meu mundo está em conflito: como não amar esse serzinho que nesse momento faz da minha barriga seu playglaund particular fazendo tudo se remexer lá dentro e como não odiá-lo pelo mesmo motivo?

  • Exageros à parte…. o texto é no mínimo engraçado!!!
    Gravidez realmente não é fácil… mas ter um filho recompensa tudo isso.;-)

  • Olha Sally, eu acompanho o desfavor tem alguns anos. Quando vc lançou esse texto, eu li e ri e achei o máximo alguém falar das verdades da gravidez. Apesar de não ter filhos eu super entendi como as mulheres são guerreiras. Hoje anos depois me vejo nessa situação. Estou grávida. Pqp é um inferno. Eu tô feliz pelo bebê e tal, mas olha tô passando uns perrengues que ninguém conta. E agora tem o agravante da porcaria da Zika né e eu moro no hell de janeiro. Calor dos infernos + mosquito= muito Repelente = muito enjôo com o cheiro de se troço. Olha tem horas que olho para meu companheiro e penso onde eu estava com a cabeça que deixei ele me colocar nessa situação. Eu tô chegando no terceiro mês e tô odiando estar grávida, me julguem.

  • Ri muito lendo o texto. Deu uma aliviada na minha vontade fulminante com fúria assassina de psicopatia de exterminar meu marido da face da terra.
    O pior são as respostas de praxe dos médicos “É normal”, mesmo quando não é. Igualzinho ao descaso que fazem de você, quando você leva o rebento ao pediatra, relatando algo meio fora do normal e ele te dá aquele olhar de suma superioridade e começa com o “Mãezinha….”
    Aí você descobre que na realidade seu impulso psicopata não foi embora com o fim da gestação e nunca mais irá.

  • Cara, sou homem, pai de um menino que hoje tem 14 anos, fui um companheiro e pai bem presente até onde me consta, mas realmente é loucura esse processo todo, mulheres são guerreiras demais por conseguir suportar tudo isso e não odiar eternamente o homem que a colocou nessa situação. caras q tiveram a curiosidade e o estomago para ler até aqui, agradeçam a Deus de coração pela mulher que Ele colocou do seu lado e que ta aguentado toda essa barra, ajude em tudo, atrapalhe em nada e talvez com isso vc tenha sua divida menos pesada com sua mulher
    Parabéns Mulheres

  • Enfim um texto que mostra a verdade! Filhos são uma maravilha,mas, não podemos negar que a gestação não é essa maravilha toda que vendem.

  • Me identifiquei em muitas situações tenho 35 anos, estou com 27 semanas e é minha primeira gestação.
    As frases: é normal.
    E: vai passar.
    E o que mais ouvimos em toda a gravidez.
    Muito bom o texto… adorei.

    • É normal e vai passar, mas seria melhor que você tivesse todas essas informações ANTES de engravidar, assim poderia se preparar física e psicologicamente de forma mais eficiente para essa jornada, né?

  • Sally, eu sou jornalista, tu escreve bem… Acho q algumas coisas ficaram fortes. Mas dei muita risada com o teu texto. Estou no início da minha primeira gravidez… Agora estou um pouco assustada. Mas há tempos sonhava em ter um filho… Eu não vejo a hora de ver o sorriso do meu bebê, seja menino ou menina. Já estou inchada, meus pés estão um pão (caseiro)… Mas essa vida é uma merda… se a gente não romantizar…

    • O fato de ter um lado negro não significa que no final das contas não compense. Vai compensar. Não tenha medo, isso é uma pequena parte da sua vida, por mais que tenha contratempos, tem data para acabar: em nove meses a gestação passa.

  • Eis que anos depois, cá venho eu ressuscitar o post provavelmente mais polêmico do blog. Talvez eu devesse ficar quieta e não botar mais lenha na fogueira, mas, wharever.
    A questão é que eu tô muito pasma com a quantidade de comentários xingando a Sally e no meio dos xingamentos, como uma ofensa, surge: “vc deve ser uma GORDA […]”.
    Além do analfabetismo funcional, ainda são gordofóbicos. deus, por quê? Na boa… tá foda!

    • As mesmas pessoas que me acusam de preconceito usam o maravilhoso argumento “você deve ser gorda”. Não consigo compreender a relação, mas acho fascinante.

      Rumo aos 3000 comentários!

  • Realmente qd lemos a impressão que temos é que toda grávida sente isso, e não é verdade. De fato há mt romantização sobre a gravidez. Do meu primeiro filho foi td normal exceto o fato de sentir enjoo até o último dia de gestação, qd relato o parto parece que foi mágico foi lá e nasceu, embora não tenha sofrido mt tempo, ele nasceu em 1:15 , doeu mt e fiquei apavorada com medo de me rasgarem. Mas a gravidez msm foi tranquila sem pressão alta, dormir foi difícil a partir dos 7 meses porque eu só durmo de bruços. Sexo Tb foi tranquilo, agora estou grávida novamente, 13semanas ,de gêmeos, não sinto enjoo nenhum só dor na barriga às vezes ainda está tranquilo, mas não é fácil só não achei tão pavoroso quanto descrito, o mais complicado acho que é estar limitado eu como de tudo, sem problemas, mas tipo dor se eu sentir como senti ontem de cabeça só pode tomar paracetamol que não faz nem cócegas na minha dor, nunca funcionou pra mim, isso é na minha experiência de gravidez o pior.

  • Acredito que você somou todas as experiências ruins como se todas as grávidas as tivessem de uma vez só. Se é tão ruim,
    e as maternidades estão cheias, imagine se fosse bom?
    A Cada dia nos achamos o centro do universo, principalmente no mercado de trabalho competitivo. Mas um filho é uma oportunidade de sermos melhores todos os
    dias, e conhecer o amor mais profundo.
    Minha avó teve 7 filhos e um morreu, ela disse que, para tê-lo de volta, teria mais 7 filhos.
    Parabéns a todas as guerreiras que são mães!!
    Eu estou no início da minha primeira gravidez.

    • Eu não somei nada, isso está cabeça de quem lê. Meu texto não afirma em momento algum que tudo isso vai acontecer necessariamente.

    • É fofa?! Quero ver repetir essa mantra fofo daqui a 14 anos, nesta mesma época quando a professora do fofo disser que além de bombar seu rebento/coisalindadimamãe é um péssimo aluno…
      Geral pensa que ser mãe se resume em parir e amar…
      Educar é foda!!!

      • Esse amor todo… olha… eu desconfio muito de quem precisa ficar afirmando o quanto ama o filho. Quem o faz certamente tem muitas dúvidas disso soterradas lááááá no fundo

  • Eu sou plenamente a favor de conscientização quanto à gravidez, mas a conscientização e não o terror desnecessário. Estou grávida, e é uma gravidez de alto risco, mas de longe, não senti nem um terço das coisas que descreveu. Sim, muitas sentem, mas como toda regra, há exceções, e neste caso acredito que as exceções sejam quanto as suas descrições.
    Tenho 5 amigas que engravidaram comigo, estamos passando pelas mesmas coisas, e nenhuma, digo NENHUMA, teve metade do que relata. Esses “sintomas” são para uma minoria, digo isso porque tenho consulta toda semana, converso com muitas grávidas em diversas fases, e de fato conversamos sobre tudo (é neste momento em que aprendemos mais). Bom tudo isso tem que ser dito? CLARO! Mas nunca generalizados.
    Se quer falar de gravidez, ÓTIMO! Como disse, precisamos de conscientização e menos romantização acerca da gravidez, mas procure alguém que possa expor os dois lados, alguém que passa ou já passou por essa experiência.
    A única coisa que me passou, foi pleno pavor de gravidez, o que me faz pensar se você realmente pode ter filhos e isso não é amargura por não poder gerar uma vida. Se eu estou errada? Não sei, mas essa não é o tipo de leitura fiel e conscientizada que devemos ler, não são verdades sobre a gravidez, são relatos de uma pessoa que NUNCA ENGRAVIDOU e que não faz ideia do que seja isso.

    • Carol… Carol… procure uma obstetra mulher hein? Pois homem nunca engravidou e não vai saber te orientar sobre o que você vai sentir!

      • Meu obstetra é homem, mas além de ter feito 6 anos de medicina, acrescentou 3 anos de residência. Além, claro, dos 23 anos de experiência com gestantes de alto risco. Pode deixar, ele sabe bem o que está fazendo e está me orientando muito bem, por isso talvez estou tão tranquila.

        • Curioso, o obstetra que me orientou quando escrevi este texto também tinha 23 anos de experiência. Eu vou rir é muito se for o seu…

      • Seu texto é examente oq sinto e daí pra pior! Se tivesse lindo antes de engravidar, estaria pelo menos preparada psicologicamente pra essa merda toda! E que dó de quem acha que mulher que não quer ter filho, é pq tem algum problema… esse povo não conhece libre arbítrio.

    • Hahahaha, dei muita risada lendo o seu post. Muito engraçado e interessante.

      Realmente as pessoas precisam saber pelo que irão passar. E digo, os maridos tb pq a vida deles muda junto.

      Trabalho com adolescentes carentes e fico com uma dó quando aparece uma grávida, toda perdida. Mas além de tudo isso que vc colocou acho que elas precisam ter mais acesso a educação sexual e atendimento médico de qualidade. Muitas das jovens com quem trabalho nunca sequer foram a um ginecologista. Ah, e tem o medo de os pais descobrirem que elas têm relações sexuais. Até por isso não vão ao ginecologista.

      Eu estou grávida pela primeira vez e não passei pela maioria das coisas que vc descreveu. Tenho apenas muito sono e dificuldade para dormir. Bastante cansaço tb. Fora isso, tranquilo.

      Mas me informei bastante sobre tudo antes de começar a engravidar, as coisas boas e principalmente as ruins que podem acontecer durante a gravidez e acho que até por isso tá tranquilo pra mim. Já meio que estou preparada pra qq coisa que vier.

      A sociedade realmente romantiza muito a gravidez.

    • A pessoa que escreveu este texto precisa de ajuda urgente.. sabes q nasceste de uma gravidez? Ou achas que vieste numa cegonha?

      • Por isso não posso relatar sintomas que estão descritos em livros de medicina? Quem precisa de ajuda é você, incapaz de perceber que só porque algo tem um lado negativo isso não o desvaloriza.

        • Olha, estou quase ganhando meu bebê, passei pelos enjôos mas vomitei uma vez só, e acabaram aos 4 meses de gravidez. Hoje só sinto azia raramente, vou 20x no banheiro por dia e não acho posição para dormir. Só engordei 6 kg e não tive estrias nem nada… Só não sei como será meu parto, mas tenho certeza que minha gravidez não foi nem 10% do que diz nesse texto.. Não sofri nem metade disso aí não! E fiquei muuuito assustada se existem mulheres que passam por tudo isso aí! Acho que se a grávida se cuidar direitinho e for saudável não vai sofrer metade disso. Que sofrencia hein! Realmente serviria de conscientização para jovens em prol do uso de contraceptivos. Se tivesse lido antes ficaria bem assustada.

          • Aponte o trecho do texto onde eu digo que tudo vai necessariamente acontecer ao mesmo tempo com uma grávida, por gentileza.

    • eu faço ideia e ela tem meu total e absoluto apoio. Sem romantização, maternidade é um horror em todos os sentidos. Do incio até o fim da criação da sua cria, mas tem fim?

  • Estou grávida de 6 semanas e estou sofrendo de enjoos 24h por dia não stop. Vou te falar…não tá brinquedo não!!!!

  • Antes de estar gravida, tinha mto medo, mas gracas a Deus estou com 38 semanas, e super tranquilo….gracas a Deus. Tenho mta fé sabe, apesar de não ser super religiosa. Sinceramente até agora achei fácil. Claro que tem algumas mudanças, mas realmente nao achei nada demais. Incrível, nunca pensei que um dia, eu que tinha medo e achava tudo isso um absurdo, escreveria algo assim…. Olha, sua mãe e seu pai, por exemplo, seus professores, vc reclama da maneira como são as coisas, mas se esquece que as vezes são com tempos dificeis, ou com atitudes rigorosas, eh que aprendemos mtas coisas. A vida nao eh um mar de rosas, e nem um desenho da Disney. Para muitas coisas sofremos, ir no dentista por exemplo, depilar com cera, entre outras coisas….no final as vezes escolhemos a dor para obter outras coisas…e sabe, como disse escolhemos. Podemos ser covardes, vivendo limitadamente por medo, ou ser e dar o máximo que temos, enfrentando coisas dificeis, para as vezes alcançarmos o melhor da vida…Nao se trata so de amor pelo bebe, mas sim amor proprio…o auge do nosso poder, que nenhum homem é capaz. Um sucesso pessoal, uma vitoria, gerar uma vida…é além de tudo superar desafios jamais antes superados….de verdade, eh melhor que ficar a vida inteira sem enfrentar nada. Eu to na primeira gravidez, e de verdade, me sinto como um heroi…ser mãe é uma luta eterna, e eu amo desafios. Eh melhor sofrer e viver, do que nao viver nada, eh melhor amar, sorrir todo riso, mesmo que um dia chore todo choro. Resumindo eu nasci pra viver….e nao vou embora daqui, sem conhecer um pouco de dor(fato), e principalmente todo amor…

  • Antes de estar gravida, tinha mto medo, mas gracas a Deus estou com 38 semanas, e super tranquilo….gracas a Deus. Tenho mta fé sabe, apesar de não ser super religiosa. Sinceramente até agora achei fácil. Claro que tem algumas mudanças, mas realmente nao achei nada demais. Incrível, nunca pensei que um dia, eu que tinha medo e achava tudo isso um absurdo, escreveria algo assim…. Olha, sua mãe e seu pai, por exemplo, seus professores, vc reclama da maneira como são as coisas, mas se esquece que as vezes são com tempos dificeis, ou com atitudes rigorosas, eh que aprendemos mtas coisas. A vida nao eh um mar de rosas, e nem um desenho da Disney. Para muitas coisas sofremos, ir no dentista por exemplo, depilar com cera, entre outras coisas….no final as vezes escolhemos a dor para obter outras coisas…e sabe, como disse escolhemos. Podemos ser covardes, vivendo limitadamente por medo, ou ser e dar o máximo que temos, enfrentando coisas dificeis, para as vezes alcançarmos o melhor da vida…Nao se trata so de amor pelo bebe, mas sim amor proprio…o auge do nosso poder, que nenhum homem é capaz. Um sucesso pessoal, uma vitoria, gerar uma vida…é além de tudo superar desafios jamais antes superados….de verdade, eh melhor que ficar a vida inteira sem enfrentar nada. Eu to na primeira gravidez, e de verdade, me sinto como um heroi…ser mãe é uma luta eterna, e eu amo desafios. Eh melhor sofrer e viver, do que nao viver nada, eh melhor amar, sorrir todo riso, mesmo que um dia chore todo choro. Resumindo eu nasci pra viver….e nao vou embora daqui, sem conhecer um pouco de dor(fato), e principalmente todo amor…

  • Acho que ficou muito ridículo seu comentário. Quem gera um filho é por amor. E nada se compara com o sentimento de te-Los. Apesar disso tudo vale muitißimo apena. E um sentimento indescritível. Dádiva de Deus. Maravilhoso. Que só saberá se optar ou poder gerar uma vida dentro de vc . Minha princesa é linda. Presente do senhor. Enviada perfeitamente. Alegria da minha familia. Espero que um dia possa reconhecer que se precipitou ao fazer tais declarações. Passei e passaria por tudo outra vez. Isso se chama amor. Será capaz de amar???.

  • Estou gravida de 36 semanas….ainda vomitando quase diariamente. Sobre o texto escrito, prefiro um vocabulário mais educado…mas concordo com as questões colocadas. Não durmo mais… acabei de sair do banheiro vomitando, pois só consigo me deitar de um lado, e graças ao meu aumento de peso (16kg) mesmo sem.comer quase nada, a dor e a pressão no quadril piora a cada dia. Sinto tanta dor que tenho crise de vômito. A pele da minha barriga queima tanto que as vezes penso que vai rasgar, e pra piorar meu nenem não para quieto, cada vez que ele empurra, sinto minha pele arder e minhas costelas doem muito…e isso não é só um período do dia… e sim o dia inteiro. Outro dia depois de conseguir caminhar por 4 quadras , tive que voltar pra casa e trocar de calcinha e calça, pois do nada tive um ” corrimento ” significativo que me deixou bem molhada. Não dá pra sentar ou abaixar…. Você se sente a mulher mais horrível e incapaz do mundo. Cada vez que me olho no espelho ou me sento no vaso pra fazer xixi, não reconheço minhas pernas…Não consigo pegar o Sabonete quando cai no chão…. me sinto mal com o meu novo jeito de andar, realmente como as pessoas dizem, viramos um pato. Nada é gostoso… e sobre sexo???? Esqueçam…. tudo o que você vai desejar é só ter algumas horas de sono! Realmente é desanimador…e sabe o que é pior??? Junto com todo esse sentimento de rovolta e tristeza, vem a culpa por você estar pensando tudo isso! O sentimento de incapacidade… As vezes pensamos que somos más por tantas coisas ruins se passarem a nossa cabeça. As vezes raiva, choro, cansaço, desânimo e vontade de voltar no tempo.
    O que tem me mantido, é saber que isso acaba, mas isso a gente sabe né? ?…que uma hora acaba. O negócio é AGUENTAR! Tenho pedido paciência pra Deus e que me dê uma nova forma de pensar a respeito de tudo isso… ah! E sobre o ” parto e pós parto” prefiro nem pensar agora pra não piorar…

    • Mas você concorda que ajudaria saber com antecedência as coisas que podem acontecer, para se preparar física e psicologicamente?

      • Sim… concordo totalmente…. porque se sabemos com antecedência não nos sentimos tão incapazes ou frustradas. Acho que toda mulher deve saber de todas as coisas que podem acontecer durante a gravidez. ..e não achar que é tudo lindo como nas propagandas de fraldas… isso causa uma expectativa bem diferente do que realmente é e nos faz pensar que somos ” terríveis” quando estamos tristes diante os problemas da gravidez…

      • Ah….e mais outras coisas… meu nariz ainda sangra…. fazer coco é uma glória. ..cheguei a ficar uma semana sem ir ao banheiro, e quando consegui, gritava de dor e ainda vinha com sangue! As vezes os vomitos vem 4 ou 5x ao dia… e junto com ele, um cansaco sem fim…Conforme eu for lembrando de tudo que tenho tido, vou escrevendo aqui

  • Assino em baixo!! Se as escolas divulgassem as fotos das estrias das gestantes, da pele ‘carcomida’ pelos ataques de coceira no terceiro trimestre, do escurecimento da pele, das verrugas que aparecem, as meninas pensariam 2 vezes antes de embarcar nessa!! Morte àquelas fotos da mamãe linda, sorridente, maquiada, com barriguinha de 4 meses e escova no cabelo.

  • Falou tudo. To passando por quase tudo isso comecei ate pensar que eu era o problema e diversas vezes eu choro sozinha a noite no meu cantinho, o que ta mais incomodando é a falta de tesão mais como que um ser pode sentir vontade de alguma coisa nessa situação. Não sei se depois todas as coisas ruins vão passar mais espero muito que sim ainda não me sinto mãe mais eu tenho que ser, a criança não teve culpa do meu vacilo.

    • Dany, todo mundo passa por desconfortos. Mas eles são temporários. Aguenta firme aí, que isso tem data para acabar!

  • Sabe eu amei vc falar tudooo isso , as pessoas gostam muito d fantasiar tudo , tô com quase 10 semanas , me sentindo muito mal, azia ,refluxo ,rinite, enjoo algumas cólicas e definitivamente para nessa gestação,

  • Estou grávida do meu segundo filho (a)… Estou amando, acho que um filho e dom de Deus…. Um milagre da vida. E quando o casal se ama de verdade e não está junto só por prazer, tudo e maravilhoso. Respeito a todos os comentários, mas acho, e tudo isso passa, esses momentos de enjôo, sexo sem posição, enfim tudo isso é passageiro, e ver teu filho com saúde e coisa mais importante….

    • Claro que tudo isso passa. Mas se a mulher está esperando que tudo seja sempre lindo, leva um baque e sofre muito mais.

  • To morrida aqui de tanto rir,sim,nao me ofendi,apenas gostaria de dizer,eatou de 22 semanas,40 anos,aegunda gestação,a primeira a 15 anos atrás,mas meu cú,continua intacto!kkkk

  • Tudo que disse ai é verdade,perdi o tesão por ter mais filhos,nao vejo vantagem alguma em ter filhos,a mulher passa por isso 9 meses, o homem passa por outras coisas o resto da vida,humilhações de pae e de mae julgamento de familiares,sogra fica contra e causa guerras,o homem depois da gestação nem lembrado é,todos lembram da mulher e da criança mais do homem? foda-se vai trabalhar para sustentar tua próle ou morra de fome sendo humilhado e julgado por quem te ajuda,ser pai tambem nao é facil, por isso que muitos homens abandonam mulheres durante a gestação ou pós gestação.pois são tantas a humilhações que acaba perdendo o sentido ficar junto.

    • “por isso que muitos homens abandonam mulheres durante a gestação ou pós gestação.pois são tantas a humilhações que acaba perdendo o sentido ficar junto.”

      Serio?!?!! depois de ler um texto desse vc tem coragem de justificar uma atitude escrota dessa forma?!?!

      Geeeeeente…..se homem gestasse a humanjdade estaria extinta, socorro!!!!

  • Estou de 27 semanas , nunca mais dormi estou detestando tá grávida , nem consigo desabafar por que as pessoas já apunhalam , agora ela deu para mexer e muito imagina isso noite toda , olha que não tive enjoos alivio ufa , meninas que barra minha primeira gestação aos 34 anos por um descuido mas Deus sabe de tudo tinha que ser mãe , para ser sincera Ainda não me vejo acho que somente quando ela nascer , mas tá aí esse texto é tudo que eu pense e doa a quem doer não vejo essa felicidade toda não , sem animo pra nada nem vontade de sair eu tenho me sento horrível enorme já engordei 13 kg

  • Estou grávida de dois meses. Minha vida mudou 100%, para pior. Eu não sei mais o que é dormir. Eu enjôo de tudo, da minha casa, do meu marido, do meu perfume. Vida lixo. Não pensem duas vezes antes de engravidar, pensem um milhão de vezes, e sério. Se alguém falar um “A” grosso comigo, eu já vou chorar. Meu marido não me entende, ainda fica fazendo charminho, diz que estou exagerando. Vida lixo. Minha vida se resume a dor, azia,enjôo, vômitos. Meu psicólogo tá fudendo comigo. Se eu estivesse pensado um milhão de vezes antes de engravidar, eu não teria engravidado. Isso não é nem o comeco… Dsculpe-me, mas estou sendo sincera.

  • Tive todos os “presentes” citados no texto além de uma sogra filha da puta e um patrão machista e escravocrata. Sofri o tempo todo assédio moral, não apenas do patrão mais das vacas conservadoras do meu serviço.

    • Adoro patrão que fica repetindo que “gravidez não é doença” mas que fica em casa uma semana por causa de uma gripe

  • Estou eu aqui com 29 semanas
    Em um fespero completo pois me achava uma monstra, pois passei por muitas coisa transcrita no texto e ainda me preparo para o parto e sempre que me abria com alguém e contava como me sentia todos me olhavam com cara de espanto depois de ler o artigo me sinto até melhor

  • Eryanne Azevedo

    Estou com 34 semanas e posso garantir que não reconheço esse corpo sob o qual minha cabeça repousa…hahaha. Adendo: Estou com 40 anos… e esperava por essa gravidez a pelos menos uns 5.
    Para quem tem vontade de engravidar eu digo: Não embaça..vai logo… mas vai na certeza de que não vai encontrar um mar de rosas pela frente.. na realidade é um pântano… e olha que comparando com as 3 outras grávidas (em andamento) na família, eu sou a mais comportadinha e a que menos passa mal. Agora olho para baixo e vejo somente a LUA GIGANTE.. rsrs… e fico imaginando como é que vai sair isso tudo de dentro de mim.
    Já sou apaixonada pela minha pequena. Eu e o papai estamos muito felizes… sofremos juntos e sorriremos juntos também. Grande abraço à todas e divirtam-se com os barrigões.

  • Ri muito com seu texto. É divertidíssimo! Estou na minha segunda gestação, com um intervalo de 17 anos entre meu garoto e minha princesa que nascerá em janeiro. Tenho e tive amigas que passaram por todos esses incômodos gestacionais. Para minha sorte, sofri e sofro de pouquíssimos problemas. Na primeira gestação tive uma azia absurda, durante os nove meses. Milanta PLUS era como água, no gargalo. Nessa, os enjoos no primeiro trimestre foram incapacitantes. O peso da barriga e o cansaço estão difíceis, mas em termos gerais estou muito bem. Meu primeiro parto foi normal e pretendo que este também seja. Vou me preparar para a hemorróida! Kkkk… Parabéns pela forma divertida como você abordou tudo isso, certamente alertará muitas mulheres sobre a outra face da moeda de uma gravidez que, como tudo na vida, tem um bônus e um ônus. Vamos rir pois esse é sempre o melhor remédio. Ah, sobre o ditado citado por uma mãe acima, na verdade ele é assim: “ser mãe é PRA DESCER do Paraíso!!” ;)

  • Não tenho filhos, mas penso em ter daqui uns 10 anos e esse texto é exatamente o que eu penso sobre a gravidez, pelo o que já observei nessa vida. Quando falo sobre esse lado da gravidez sempre me xingam, dizem que sou egoista por pensar que há o lado ruim, que quando eu engravidar vou mudar totalmente o pensamento e vou ser a pessoa mais feliz do universo (uma ova). Bom saber que mais pessoas tem coragem de falar sobre isso!!! Odeio pessoas que tem sindrome da Disney, onde tudo é um conto de fadas. Outra coisa que me irrita PROFUNDAMENTE são os álbuns de gestante…tem coisa mais brega? Sou uma pessoa ruim em olhar as fotos e ficar “meu deus, que horror”? Acho tão fútil e superficial, como se precisasse mostrar pro mundo que tá MUITO feliz (90% dos casos tu ta se sentindo uma orca, desconfortável, com dor nos pés por estar em pé tirando as malditas fotos por horas). Ótimo texto, todos deveriam ler, inclusive os maridos/namorados, porque é importante saber como a mulher se sente nesse período, facilitaria muita coisa.

    • Nåo tem coisa mais tosca que album de grávida mostrando a falsa plenitude da gravidez!
      Estou de 12 semanas, comendo o pão que o diabo amassou, não me reconheço mais, e querendo chegue logo o parto pra acabr com tudo isso!
      Quando reclamo da gravide, muitos falam: “nossa, mas é um momento tão lindo, como
      Pode reclamar tanto. Vc devia estar se sentindo plena”
      Sim, eu tô plena de raiva, de enjoo, de gases, mal estar. Oq me alivia é saber que vai acabar esse martirio. Sempre quis ter um filho, mas a gravidez é um tormento pra quem passa mal.
      Muitos estão me julgando por esse ataque de raiva que eu tenho, mas liguei o foda-se.
      Se um dia vc resolver ter filhos, é bom que ja está preparada! E odiar a gravidez, não tem nada a ver com o filho .

  • Débora Menezes

    Ou estou gravida de 15 semanas adorei o texto realmente passamos por muitos desconfortos e acredito que vamos passar mais além do texto ser extremamente verídico é muito divertido tenho orgulho de ser mulher

  • Nossa, era tudo isso que precisava ler. Estou de 12 semanas e me sentindo muito mal, desconfortável, triste, frustada. Mas falar pra quem neh? Se o mundo das “mamães felizes” não abrem essas informaçoes pra nós. Hipocrizia. Muito obrigada pelo seu texto. Pq é exatamente assim que a maioria de nós mulheres nos sentimos.

    • Vivi, é normal, muita gente se sente assim, não tem nada de errado com você! Fica tranquila que depois que seu filho nascer isso vira um grão de areia.

  • Estou com 13 semanas de gestação e as vezes me sinto mal por não estar me sentindo feliz, mas realmente é muito difícil. Estou enjoando muito desde a 6 semana, é terrível, parece q perdi minha identidade. Não sinto vontade de comer nada, remédio nenhuma melhora. Sempre quis muito ser mãe e nao imaginava que existia esse lado, parecia sempre tudo muito lindo. Sei q no final ficarei feliz em ter meu baby nos braços, mas até lá é como PADECER NO PARAÍSO.

  • Estou grávida de 8 semanas e já passei muito mal.. Teve um dia que queria vomitar o BB. Não aguento esse mal estar; enjoos, queda excessiva de cabelo, tonturas, falta de ar.. Até já pensei em não prosseguir com a gravidez por puro medo (estou de 8 semanas) só quero ficar boa, mas sou quase velha (35 anos, nunca tive filhos) Se eu abortar nunca mais vou querer ou pensar em ter outro. Esta semana apanhei um resfriado e virou sinusite (estou me entupindo de remédios e antibióticos) e grávida PODE SIM tomar remédio SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA CLARO!! Não precisamos sofrer gente. Cada vez que enjoo é logo um comprimido.. (se tiver essas cenas todas que vc diz, bem não me importo nada de tomar comprimidos e passar pomadas a gestação toda (desde q o médico que receite) Que tudo corra bem..Mas este será o úlimo

    • Estou na mesma situação! 35 anos, primeiro e último! Se soubesse não tô já encarado essa jornada não! Estaria viajando feliz com minhas amigas nesse feriadao, mas não! Estou aqui: enjoada de tudo e de todos, inclui-se meu marido, nauseada, com azia, queimação, sem apetite p nada, com intestino mega pawer preso, e, pra acabar de inteirar, de repouso absoluto, há 10 dias, por tempo indeterminado, por um bendito hematoma q apareceu na minha placenta! É mole? Às vezes acho q não vou conseguir suportar essa barra! Texto perfeito, nunca ninguém tinha me dito o lado B da gestação! Estou odiando estar grávida, mas com certeza irei amar qndo meu baby tiver nos meus braços! Ainda prefiro acreditar q vale a pena! Abraço a todas!

    • Se você realmente quer, não são desconfortos passageiros que vão te impedir. Se este texto te deixou na dúvida, bem, sugiro que não os tenha, porque é muito pouco para fazer uma pessoa desistir de um sonho real.

      • Repense! Se o texto te deixou em duvida, sentir tudo isso é muito pior. Se vc quer ter filhos e acha que não suporta a gravidez, a adocão está ai pra isso.

  • Adorei o texto, estou gravida de 5 meses, não tive muitos dos desconfortos citados, mas tive outros que estam faltando ai kkkkkk. Adoro quando a verdade é dita diretamente.

  • Nossa, esse texto foi tudo!!! Estou grávida de 4 meses e estou ficando com a cada horrível de tanta espinha gigantesca e cravos. O rosto brilha mais que gliter, agora deu pra aparecer cheiro horrível nas axilas. Putz, é uma merda. Você esclareceu pra mim muita coisa que não sabia e que temia. Obrigada pelas explicações que todos escondem.

    Deixem os imbecis falarem as merdas deles. Vejo que tem muita mulher imbecil. Você é INCRÍVEL, esclarecendo essas informações pra nós que seremos mães em breve.

    • Filho e uma benção do Senhor larguei tudo quando engravidei e n mim arrependo pois quando meu filho olha pra mim é rir meu mundo se preenche de alegria n acho que quem ama seus filhos são imbecil n se vc fala assim então vc n teve amor de mãe pois quando ficarmos velho e nossos filhos q vai cuidar da gente n e farra nem sapato nem maquiagem e sim nossos filhos cada um tem sua opinião

        • Concordo, Sally. E mais: quatro anos depois e este post continua “gerando polêmica” – as aspas são necessárias pois só vê algo “polêmico” aí quem realmente não entendeu o texto – e recebendo comentários como esse. Que merda…

          • Meu Bem, não estou mandando as pessoas não engravidarem. Apenas estou ajudando a que as mulheres saibam com o que PODEM vir a lidar e assim estejam mais preparadas para essa jornada.

          • Caderneta de poupança. A gente não sabe de nada nessa vida, às vezes filhos morrem antes dos pais, às vezes filhos não cuidam dos pais. Burrice ter filho por esse motivo.

      • Bom dia, eu adorei o texto. Eu já sabia de muitas coisas ruins que acontecem durante a gestação, pois acompanhei a gestação da minha melhor amiga. E após o parto dela decidi que isso não é pra mim mesmo. Mas tenho um problema eu namoro e pensamos em casar porém meu namorado quer ter mais um filho (já tem uma de outro relacionamento). Não sei o que fazer da minha vida. Por tudo que vc escreveu sobre gestação e o que eu presenciei, sei que eu não aguento essas coisas. Morro de medo do parto, e vc esqueceu de falar que a mulher abre as pernas e sem calcinha pra um monte de gente no hospital. Estou muito indecisa do que fazer da minha vida…

      • Quando seu filho crescer vai te por num lar de idosos porque vai ter vida própria. Se amasse assim tanto como diz não ia querer atrapalhar a vida do seu filho. Não faz sentido mas mesmo assim pessoas como voce tentam arranjar argumentos para desculparem a verdade negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: