Desfavor Convidado: Escolhendo o filhote.

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.

Como escolher um filhote de cachorro

Esse assunto é muito extenso e são muitas as situações possíveis, então resolvi fazer um apanhadão geral considerando que os leitores da RID são (de forma geral) mais inteligentes que a média da população suíça. Conto com vocês. Comentários idiotas irão para a caixa de email do meu gato, que ficará feliz em responder. Dúvidas em geral podem ser postadas nos comentários.

Primeiro decida SE dá para ter um cachorro: cachorros precisam de algum tempo de convivência com o dono todos os dias, e são idiotas o suficiente para mastigarem um saco de lixo e morrerem antes de você voltar de uma viagem de fim de semana. Portanto se você não tem tempo: tenha peixes. Cachorros também precisam de itens mínimos para sobrevivência: ração de boa qualidade, vacinas, vermífugos, antipulgas, consultas periódicas ao veterinário, shampoos e uma reserva para emergências (elas acontecem mais frequentemente do que as pessoas supõem). Portanto se você está sem grana: tenha peixes. Cachorros não podem ser acasalados indiscriminadamente, nem podem ficar soltos pelas ruas como gatos, mas também não podem ficar presos em correntes, nem em lajes. Portanto se você não tem como manter o cão seguro dentro de casa: tenha peixes. Cachorros precisam de exercícios (mais ou menos dependendo da raça) e disciplina. Portanto se você acha que cães são como crianças ou acha que não dá nem para dar uma volta no quarteirão TODOS os dias: tenha peixes.

Se você descobriu que pode ter um cachorro, pense bem no tipo de vida que você leva. Não adianta querer um cachorro super agitado se você só conseguirá sair com ele uma vez por semana. Seja muito realista com os seus desejos e necessidades, cães duram (em média) quinze anos e são apegados o suficiente para morrerem caso sejam abandonados.

Bebê ou adulto: Filhotes são lindos, mas tem que aprender onde fica o banheiro (sinto informá-los, não “vem de fábrica” e seu tapete é mais parecido com a grama do que os jornais), aprender a não roer móveis (até que tenha dentes permanentes), não morder mãos, não pular sobre as pessoas. Adultos são mais sossegados e pode já vir ensinados, dependendo da origem.

Tamanho: Apesar de ser possível ter um cachorro grande num apartamento, isso demanda bastante tempo porque cães grandes precisam fazer mais exercício do que cães pequenos. Cães grandes precisam de pisos ásperos para não ter problemas ósseos e não podem subir escadas enquanto filhotes.

Pelos: Um monte de gente pede cães de pêlo curto porque “não gosta de pêlos pela casa”. Kkkk gripe suína. De forma geral cães de pêlos curtos soltam MAIS pêlos do que os peludos. É uma questão de lógica: pêlos curtos chegam ao seu tamanho máximo muito mais rapidamente do que pêlos longos, então podem cair sem maiores problemas para o cachorro. Cães que tem subpêlos (parece uma lãzinha que cresce entre os pêlos) soltam mais ainda (Beagles, Labradores, Goldens, etc). Cães de pêlos encaracolados são “hipoalergênicos” porque só soltam pêlo com escovação (Poodles, Curly Coated Retriever, Cão d’água Português, Bichon Frisé). Cães de pêlos eriçados (Akita, Shiba, Husky, Samoieda, Chow Chow, Collie) não podem ser tosados, porque a camada de ar que fica próxima a pelagem protege do frio E do calor. Mas dão pouco trabalho porque quase não forma nós.

Macho ou fêmea: se for para companhia, tanto faz: CASTRE. Cachorro não “precisa” cruzar como muitos dizem (teríamos uma super população de cachorros em três gerações). Evita cios, fugas, brigas, demarcação de território com urina e abandono de filhotes. Se for para guarda, fêmeas TENDEM a ser mais protetoras do humano, machos TENDEM a ser mais protetores do território. Nesse último caso, castre após a adolescência: logo após o primeiro cio ou aos 18 meses para os machos. A castração precoce, de acordo com alguns especialistas, atrasa um pouco a chegada desse instinto territorial. Pelo sim, pelo não, aguarde. Para companhia, o mais cedo possível: a castração antes do primeiro cio (fêmeas)/ 12 meses (machos) reduz a quase zero as chances de câncer de mama e próstata e reduz a zero as chances de câncer de útero, ovário, testículos. Procure um bom vet e prefira a anestesia inalatória, que é um pouco mais cara, mas reduz MUITO a probabilidade de qualquer problema. Na cidade de São Paulo os cães de companhia deveriam ser vendidos castrados (Lei 14.483), mas sabemos que na prática não é o que ocorre.

Raça: Cães são divididos em raças que tem comportamentos ESPERADOS, mas que podem variar de acordo com a genética (pais, avós, bisavós) e de acordo com a criação. Basicamente funciona assim: eu acasalo um Labrador agressivo com um agitado e eu terei filhotes parecidos fisicamente com Labrador, só que com o temperamento do Taz Mania (denuncia a idade, mas ainda é o melhor exemplo). É esperado que eles sejam dóceis, mas a criação selecionou exemplares agressivos.

Se você comprar um filhote muito barato (criador de fundo de quintal) é provável que além de nem ficar parecido fisicamente com um cachorro dessa raça, que ele também não se comporte de acordo com o esperado. Vide Marley, que não tem nada a ver com um cão guia de cego. Obviamente custar caro não é garantia de qualidade (como os conhecidos cachorrinhos de pet shop), mas não há milagres nessa vida: só UMA exposição custa entre 150 e 400 reais por cão, e um bom criador leva um cão reprodutor em VÁRIAS. Não vai existir um filho de campeão mundial por 100 reais…

De qualquer forma, pense primeiro num vira-latas. Prefira os jovens adultos e adultos, que você encontra de todos os tamanhos, cores, pelagens e temperamentos. Adultos já têm o tamanho definido, bem como nível de atividade e comportamento com humanos e outros cães, e por isso acabam sendo boas escolhas. Você já sabe o que esperar.

Se tiver demandas específicas, pense em um de raça de um bom criador. Reconheça um bom criador: eles permitem visitas, deixam você interagir com os adultos, mas os filhotes pequenos não podem ser tocados. Eles respondem perguntas sobre a raça. Os canis parecem limpos. Os cães têm pêlos (sim, isso é importante), não estão em gaiolas e parecem saudáveis. Só essas regrinhas básicas vão te livrar de uma série de inconvenientes. Faça também um contrato de compra e venda que garanta o ressarcimento do valor do filhote se ele tiver alguma doença infecto-contagiosa nos primeiros 15 dias que estiver com você, ou de doenças genéticas em qualquer parte da vida. Isso é IMPORTANTE: não aceite contratos que garantam apenas a troca do filhote. Se o cãozinho estiver com cinomose ou parvovirose, por exemplo, você não poderá colocar outro no lugar pelos próximos seis meses. E depois que você se apegou, não conseguirá devolver o cachorro com displasia (uma doença genética) e ainda terá que arcar com os custos do tratamento.

Sobre as raças, de forma BEM geral, considerando o comportamento esperado (genética + educação):

Pastores são obedientes, se adaptam bem a famílias que nunca tiveram cães, mas precisam de exercícios e latem mais do que a média. Isso também vale para cães de guarda “finos”, como o Dobermann e o Schnauzer.

Cães de guarda “grandes” (molossos como os Rottweilers, Mastim Napolitano, Mastiff) são cães de temperamento forte, precisam de educação firme e constante. São cães que precisam de menos exercícios que os do grupo anterior, mas precisam de espaço.

Terriers são os caçadores de tocas. São persistentes, insistentes, aprendem rápido, mas precisam de motivação para obedecer. São muitos os que gostam de cavar e, se não fizerem exercícios, podem arrumar o que fazer – cavar seu sofá, sua cama, rasgar alguma coisa, latir para moscas. São ótimos caçadores de tudo – moscas, lagartixas, ratos (cuidado com venenos!). São cães que não costumam se dar bem com outros cães. Boston Terrier e Yorkshire Terrier não são típicos, são cães de companhia.

Cães rústicos são cães pouco modificados pelo homem. São cabeças duras e precisam de um líder seguro e experiente. Os “lobos” (Husky, Malamute) latem pouco, mas podem uivar com certa frequência. Akitas e semelhantes japoneses são mais mudos. Bassenjis não latem, mas fazem uma série de barulhos estranhos. NÃO tose um cão desse grupo, mas escove bastante – eles tem trocas bem intensas por causa do calor.

Hounds são cabeças duras, persistentes, dóceis e resistentes. Precisam de bastante exercício e um espaço que possam ficar sem destruir muitas coisas. São inteligentíssimos, procurem por cão do Chuck Norris no Youtube e vejam o Beagle escalando as grades do canil. Esse é o tipo de coisa que eles são capazes de fazer e, por isso, podem literalmente enlouquecer um ser humano. De forma geral, gostam muito de conviver com cães e crianças.

Cães de aponte são cães que trabalham com seres humanos, por isso precisam de bastante companhia. São cães atléticos que precisam de exercícios vigorosos. Entram nesse grupo os Setter (Inglês, Gordon e Irlandês) e Pointer (Inglês, Alemão – ou Bracco Alemão), por exemplo.

Cães de busca são os famosos Labrador, Golden e Cocker Spaniel. São muito inteligentes, obedientes e, mesmo com a fama do Marley, são cães que tem alguns dos menores índices de destrutividade do mundo canino. Por isso, pela docilidade, sociabilidade e facilidade no trato, são famosos no mundo todo. São bons com crianças, precisam de exercícios moderados e bastante companhia. São cães que sofrem se deixados sozinhos por longos períodos.

Cães de companhia são cães que, de forma geral, latem muito, mas são pequenos e pouco destrutivos. Alguns precisam de exercício moderado, como Papillons, Cavaliers, Yorkshires. Outros precisam de pouco exercício como Lhasa Apso, Shih Tzu e Maltes. E alguns tem o físico tão alterado que não podem fazer exercícios de impacto como Bulldog Inglês e Pug.

Finalmente os cães de caça pela visão. São magros, esguios e “esquisitos”. Na verdade são máquinas de correr, planejados para enxergar em grande campo de visão, correr em explosão (curtas distâncias em alta velocidade) e trotar sem cansar por longos períodos. São tão rápidos que foram proibidos em alguns países porque estavam acabando com as lebres. São cães como Whippet, Greyhound (que é grande), Greyhound Italiano (pequeno), Afghan Hound. São ótimos companheiros, silenciosos, independentes, quietos e pouco destrutivos. Tomar cuidado com janelas (eles podem se empolgar em uma brincadeira e pular) e corridas sem coleira (eles podem ver algo interessante e sumir).

O criador ou ONG só deve entregar um filhote com mais de 60 dias de vida e com uma dose da vacina múltipla (pode ser V8, V10, V12). Isso porque ele ainda está aprendendo com a mãe e irmãos e está mais sujeito a doenças antes dessa idade. Você deve receber o filhote, o certificado de vacinas, o contrato de compra e venda e, talvez, um protocolo do pedigree. O pedigree demora cerca de 4 ou 5 meses para chegar, então não se preocupe muito com isso. Cães grandes e/ou pesados devem ter o exame de displasia negativo do pai E da mãe. É uma doença genética, que não tem cura. Se quiser um desses cães, pesquise mais sobre essa doença.

Bom… escolheu a raça, o criador, a idade. Chegou a hora de escolher um da ninhada. Novamente foque MUITO no seu estilo de vida. Descarte da escolha aquele que vem, morde sua mão, bate nos irmãos, pula no seu colo, rosna e late quando pego no colo – esse vai dar mais trabalho com imposição de regras e limites. Geralmente é o primeiro a ser escolhido: “ahhh ele me escolheu, que lindo!!!”. Na verdade ele só começou o processo de educação humana… Deixá-lo ficar no sofá e rosnar quando você quiser tirar o osso serão os próximos passos, caso você não dê bons e consistentes limites…

Descarte também os medrosos, que gritam e choram quando pegos no colo, que fogem e se escondem de você e dos irmãos. Com os do meio observe os que são mais calmos, mais ativos, mais adeptos às brincadeiras e escolha o que você mais gosta. Observe mais de uma vez porque um filhote calmo pode ser apenas um filhote com sono.

E o que você precisa ter quando o filhote chegar: uma cama BARATA e que se for destruída não doa no bolso: pode ser uma grande toalha dobrada, por exemplo. Se ele dormir fora de casa, precisa ter uma casinha de madeira ou material isolante com a cama dentro da casinha. Tigelas para água e comida, preferencialmente de porcelana ou inox. Plástico pode dar alergia e alumínio tem o conhecido problema de soltar material a cada lavada. Ração: no começo use a mesma ração que o criador indicar, depois pode fazer a troca gradual. Prefira rações super Premium ou Premium SEM corantes. Corantes são um dos maiores causadores de alergias contínuas em cães e Premium ou super Premium porque usam sempre os mesmos ingredientes, dos mesmos fornecedores para evitar diarréias, e usam ingredientes de alta digestibilidade e balanceamento, o que gera um consumo muito menor. Várias pessoas usam rações mais baratas porque o “cachorro gosta mais”. Não é isso. Ele come mais porque precisa de mais quantidade mesmo. Na ponta do lápis não serve nem como economia.

Assim que chegar coloque-o no lugar certo de fazer xixi: ele VAI fazer. Premie-o BASTANTE. Leve-o para o veterinário para checar se está tudo bem e combinar os ciclos de vacina e vermífugo.

E curta. Curta bastante. Não caia na patrulha do “tem que ser assim”, “tem que ser assado”. Da mesma forma que não existem filhos ideais, pais ideais, métodos de educação ideais, não existem cães ideais. Aproveite a zona que ele fez na sua casa e tire uma foto. Você sentirá falta quando ele se for…

ASSINADO: CAROL

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (66)

  • Eu não gosto de cachorros, parecem homens, mijam onde querem quando dá vontade, são barulhentos até de noite, não param quietos, são sujos.
    Prefiro gatos porque todos (menos a gata chupacabra) do Somir são lindos, limpinhos, quietinhos.
    Obs: Eu achei o bombado do vídeo bonito e gostoso. Será que ele mija na pia?

    • Depende de quem cria o cachorro, meus cachorros nunca mijaram em qualquer lugar e ai deles se fizessem barulho, seja noite ou dia.

      Eu já vi gato tocando o terror durante a noite, correndo, derrubando vaso e mijando em carpete para demarcar território. Acho depende de quem cria mesmo.

      Sério, vou lançar uma campanha “Somir, mostra a Chupa-Cabra”. Vocês tem que ver como esse gato é horrendo…

  • Carol, uma dúvida: o veterinário com o qual estagiei muitas vezes pegava a caderneta de vacinação de filhotes, RASGAVA e dizia “Não serve de nada essa vacina que ele tomou!” e revacinava o bicho.

    Você saberia quais vacinas são confiáveis? Digo, as “marcas” de vacina confiável?

    Outra coisa que ele dizia: ração nacional é tudo merda. Quer ter um cão saudável dê Pro Plan, Eukanuba, Royal Canin ou Sciens Diet (que ele achava a melhor). Você concorda?

    • Assino embaixo quanto às rações nacionais serem uma merda. O gato de casa sofreu quase dez anos com insuficiência renal (um recorde de sobrevivência, de acordo com a veterinária que o tratou por toda a sua vida) por conta dessas rações “uískas”.

      De resto, excelente esse texto, Carol. Muito esclarecedor.

      (agora é sofrer com os artistas que irão nos representar no encerramento da Olimpíada de Londres)

      • Sullen, é verdade, seu gato era um survivor felino…

        Meu gato está com a Golden Formula para gatos castrados. Ele gosta bastante (ele SÓ gosta de ração seca, se colocar atum, ração úmida ou comida ele não come) e até agora está bem. Vou torcendo para dar tudo certo porque ele veio da rua, não faço idéia do que ele comeu até chegar em casa…

        Que mico, que vergonha alheia, que sei-lá-o-que esse encerramento. Puta merda, já não bastava a seleção de volei e a do futebol… GG GOdzila, acaba com tudo antes da próxima!!!!

    • As vacinas importadas: Fort Dodge, Pfizer, Rhodia, Smith KLine, Merial…
      E as dadas em aviculas ou criadores (exceto se veterinários) tb revacina. Isso porque o povo deixa vacina fora da geladeira (ou em isopor, congelador, etc) e a vacina perde o efeito. Ano passado o governo jogou uma porrada de vacina nacional fora porque vários cães e gatos morreram durante a campanha…

      Outra coisa é a super vacinação. Veterinário quer vacinar até pra verme. Nos EUA já tem uma corrente de veterinários que dividiram as vacinas em essenciais, desejáveis de acordo com a região e desnecessárias. Como tem várias possíveis reações envolvidas na vacinação, eu adotei essa regra e dou a V12 e raiva como essenciais, e a de tosse dos canis como necessária na região onde moro. E só. E tenho que brigar com o vet todo ano para ele dar SÓ essas.

      Eu já usei muita marca de ração… As que ele citou são ótimas e, hoje, já temos algumas nacionais no mesmo nível: Cibau, PremierPet, Natural Guabi e Excellence (a que eu mais gosto porque vem um pacote de 15 quilos divididos em sacos de 1 quilo). Tem MUITA porcaria nacional…

  • [ OFF TOPIC ]

    Sallyta, lembra que eu comentei de um ator da série GAME OF THRONES que eu achava uma graça e tinha um vídeo muito engraçado em que ele chamava uma fã de “moon of my life”? Tô mandando o link pra você ver: http://www.youtube.com/watch?v=PCOvwBOPvbA

    ATENTE para os comentários de alto nível, como: “You can hear the waves crashing in ther vaginas”. Sensacional…

    • No mesmo dia em que você me falou isso eu fui procurar pelo elemento. Mary, fiquei chocada. Um mix de bombado com metrossexual! Você acha ele bonito por si ou no contexto do personagem? Atração inexplicável, não parece ser seu tipo.

      • No contexto do personagem: o corpo escultural, o olhar frio, os cabelos longos, uma masculinidade primitiva… Não sei te explicar porque me chamou atenção, juro! le é a personificação de tudo o que eu NÃO gosto num homem e, ainda assim, me atraiu.

        DEFINITIVAMENTE ele não é meu tipo. Já procurou saber quem é o Michael Cera? Hahahaha não tem como ser MAIS ANTAGÔNIGO !!!

        • Sim, ele é do mesmo tipo do Zach Braff, nerd com cara de “me leva para casa, me dá um prato de sopa”

          Qual dos dois você prefere, o bombado ou o nerd?

        • AI GENTE, Michael Cera é o homem da minha vida, adoooro esse estilo magrelo, nerd, desengonçado e com cara de bobo. O efeito colateral desse tipo é que costuma ser tímido DEMAIS, e se a gente chegar chegando, capaz de sair correndo, assustado. :~~~~

            • Sally, cê viu o clipe que postei no post ali de baixo? Durante anos fui apaixonada (platonicamente, claro) por um guri IGUAL o do vídeo (inclusive, amigo do ex-namorado-que-não-me-trouxe-presente-do-Paraguai). Não tô gostando desse negócio de nerd tá na moda, aumentou a concorrência, humpf.
              Mary, outro que ÃMO é o Jim Parsons, que que cê acha?

                • Aff, Sally, tu ainda leva o Somir a sério? Mas tudo bem, se o Somir vetar por algum motivo (ENVEJA, talvez), me avise que te mando o link por e-mail. ;)

              • Dani, eu AMO o Sheldon!
                Pode me chamar de cover da Amy Farrah Fowler, hehehehehe

                Você sabia que ele tem 39 anos e já é pai? Você acharia isso OLHANDO pra ele? Louva-Deus Style? Nem eu…

                • Que ele já é pai eu não sabia… SHOREI SANGUE quando vi ele casando… com outro homem. (um minuto de silêncio pela comunidade feminina hetero) Mas eu também gosto do jeitinho do Simon Helberg, quando não tá fantasiado de Howard, com o cabelo pra trás e barba. ^^

                    • Pois é. :(
                      (porque eu vivo num mundo paralelo onde atores de Hollywood me dariam bola se fossem solteiros e heteros, AHAM)

                    • Mas vocês conseguem se sentir atraídas por um homem que SABEM ser gay? Taí uma coisa que eu não conseguiria…

                    • Mas eu demorei pra descobrir, daí o estrago no meu <3 já tava feito, hahahaha!
                      Btw, na firma que eu trabalhava, pouco antes de eu sair, entrou um guri com o mesmo layout dele. Foi bem ridículo, eu sabia que ia ser mandada embora, não dormi direito, suava e tremia de nervoso, porque seria a última chance de eu falar com ele. Sim, sou daquelas que quando tá apaixonada não consegue nem respirar direito perto da pessoa. Até que me enchi de coragem e falei com ele, meio gaguejando mas falei… Adicionei ele no Facebook e nunca mais consegui falar nada. FIM

                    • Sim, Jim Parsons é homossexual assumido.

                      Cara, eu tinha visto essa informação sobre ele ser pai numa entrevista com o David Letterman, mas acabei de rever o vídeo e acho que me enganei (confundi o entrevistado).

                      Então, RETIFICO: ele não é pai. Que eu saiba…

                • Eu não tava ligando o nome à pessoa, dei uma googlada rápida, não conheço muito bem pra formar uma opinião, mas gostei do que vi.
                  Fazendo a linha mais “normal”, ãããmo o Ryan Gosling. :~~~~ Ele tá lindimais em Drive.
                  (olha, o post é sobre filhotes de cachorro, e a gente falando de homem… Mas é praticamente a mesma coisa, HAHAHAHAHA)

  • Ótimo texto, Carol, parabéns! Só serviu pra confirmar que NÃO sirvo pra ter cachorro, não morando em apartamento. A vida inteira tivemos cachorro, mas eram vira-latas e ficavam no pátio. Aliás, lembrei daquele Ele disse, ela disse sobre roupinhas pra cachorro: eu morava no RS, ou seja, FRIO PACARALHO, minha mãe fazia blusõezinhos de tricô, mas QUEM disse que os cachorros usavam? Era o trabalho de minha mãe colocar e eles já tirarem. Uma vez tivemos um que não dormia dentro da casinha de jeito nenhum! Minha mãe forrava com tudo que era coisa e o cachorro dormia no pátio, bicho burro. ¬¬
    Um adendo: pra quem não está ligando o nome à pessoa Greyhound é a raça do Ajudante de Papai Noel, o cachorro dos Simpsons. Ele, inclusive, foi encontrado participando de um corrida de cães. Fico me perguntando se os Greyhounds são todos desse jeito…

    • São todos meio assim sim, inclusive aquela parte de demorarem um pouco para aprenderem comandos… Vc assistiu o episódio que o Bart o leva para fazer aulas de adestramento??? blabalablabalbalabdhueeche SENTA sanxkjebfiugqandpahefbrsl DEITA. Histórico… (só perde pro South Park sendo adestrado pelo Cesar Millan)…. hauhauahauaha

      • Hahahaha, eu lembro sim! E teve também aquele episódio que o Bart comprou uma “Lassie” com o cartão de crédito do Homer, ela ia no banheiro e até puxava a descarga. :P

    • Eu acho LINDO o Pug, mas desde que vi o barulho que eles fazem quando respiram, decidi que não é para mim. Parece que tem obra na casa do vizinho o dia inteiro…

      • Aaaaaah tadinho… Não é culpa dele respirar com dificuldade.

        Eu terei um, mas não sou fã da ideia de comprar cachorro. Acho mais “humano” adotar.
        Dificilmente teria um PUG num canil. Ou teria?

        • Mas também não é culpa minha! Não tenho marido para roncar no meu ouvido, vou colocar um cachorro para roncar e atrapalhar meu sono? hahahaha

        • Teria alguns… Todos de criadores ruins, então é bem provavel que eles tenham sido abandonados por algum problema. Mas vc acha sim…

          Agora… de qualquer forma, eles precisam ser limpos uma vez por dia (as rugas podem assar), tem que tomar cuidado com a coluna e eles NÃO podem ficar no sol (tem que ter sombra e água disponível SEMPRE) e exercícios pesados nem pensar. Isso porque essa seleção fez com que eles não consigam resfriar adequadamente o ar até chegar aos pulmões (o focinho é MUITO curto), então eles super aquecem com facilidade.

  • CAROL, gostei muito do texto. Bastante informativo. PARABÉNS!

    ADORO cachorros! Muitas das raças que você mencionou eu desconhecia, então fui buscar imagens e mais informações. Tem cada um mais bonitinho que o outro!

    Se não se importa, tenho algumas perguntas:
    – É verdade que qualquer cruzamento de raças diferentes tem como “produto final” um vira-lata?
    – Já ouvi dizer que algumas raças não deveriam ser criadas nos trópicos, em função do clima quente (ou absurdamente quente, como no caso do RJ e o nordeste em geral), por exemplo, o Husky Siberiano. isso é verdade ou eles se adaptam ao clima sem grandes problemas?
    – Última pergunta: qual seu posicionamento quanto à criação/reprodução para comércio x adoção de cachorros abandonados?

    • “Se não se importa, tenho algumas perguntas:” – Não, adoro… não me dá corda…

      – É verdade que qualquer cruzamento de raças diferentes tem como “produto final” um vira-lata? – Sim, qualquer cruzamento entre raças gera um vira-latas e o produto é imprevisível. Pode ser uma mistura dos dois, pode ser mais puxado para um lado e pode dar problema de comportamento se os dois foram incompatíveis (Labrador calmo e manso com Rottweiler agressivo, por exemplo). Tem DUAS situações que é permitido e bem-vindo, mas extremamente controlado: para superar problemas de saúde, defeitos genéticos, falta de exemplares ou melhorias físicas (caso dos Boxer que nascem sem cauda), e para criar uma nova raça (como foi com o Fox Paulistinha). As duas situações exigem conhecimento de genética, TEMPO, DIIIIINHEEEEEIIIIRRO e autorização da Federação Cinológica Internacional.

      – Já ouvi dizer que algumas raças não deveriam ser criadas nos trópicos, em função do clima quente (ou absurdamente quente, como no caso do RJ e o nordeste em geral), por exemplo, o Husky Siberiano. isso é verdade ou eles se adaptam ao clima sem grandes problemas? – Se adaptam com ressalvas. Eles perdem subpêlo, ficam os pêlos mais ralos e podem precisar de lugares gelados para se esconder. Conheço Huskies que cavam túneis na terra para ficarem nas horas mais quentes do dia… Tem criadores que tem canis com ar condicionado…

      – Última pergunta: qual seu posicionamento quanto à criação/reprodução para comércio x adoção de cachorros abandonados? – Acho que as coisas andam juntas. Muita gente estaria disposta a ter vira-latas, uma parcela da população não. Quem quer um cachorro com N características vai acabar optando por um cachorro de raça e aí é importante valorizar os bons criadores, os que não visam apenas lucro, que procuram cães saudáveis e de acordo com o que é esperado mesmo. Fábricas de filhotes eu sou absolutamente contra. Já vi cadela tendo cria todos os cios (não pode), com ninhada aos seis meses (seria o mesmo que uma garota de dez anos com filho), vivendo em gaiolas de 30 cm x 30 cm. Acho o fim.

  • Isso ae! Se bem q eu prefiro um cachoorao ao estilo Satanas. Aquele do Somir que dizem as
    mas linguas a Sally o mandou para o alem.

    • O “pitbull” é sádico e tá doidinho para ver se um cão tipo o “Satanás” ataca ele.

      E eu nem tinha visto que o Somir também teve um pastor e colocou o nome de Senhor. [:D]

    • Criar um Husky não é uma coisa de Deus… hahahaha Exceto se vc for esportista e tiver MUITO tempo / espaço para eles. São Beagles só que versão gigante e peluda. Não é de Deus…

      Rotts são minha paixão, mas não são cachorros fáceis, são dominantes e podem se tornar agressivos se foram mal criados…

      Eu quase tive um treco quando vc disse que tinha OS DOIS em casa. Sabendo que ela é do tamanho de um apê, olha… vc vai pro céu.

      • Engraçado.
        Quando eu era criança todo cachorro que eu encontrava implicava comigo e a maioria corria atrás de mim. Tanto que eu até atravessava a rua pra não passar perto dos vira latas que ficavam soltos (sabe bairro periférico onde tem MUITO cachorro solto?).
        Menos o Husky. Uma amiga da minha tia tinha, a gente ia na casa dela e ele ficava só deitado (no chão gelado), nem dava bola pra mim! Eu achei incrível! na época contei pros meus amiguinhos e nenhum acreditou.

          • Tava normal pro clima brasileiro do interior paulista, acho que não era um daqueles dias que passava dos 30ºC.
            Esse cachorro era sempre muito quieto, das outras vezes que eu fui lá ele também tava muito quieto. Devia ser uma personalidade isolada…

      • Isso é o que o doidinho do meu irmão fez quando moravamos juntos lá em Franca sem nem me consultar e nem falar nada.

        Pelo clima quente típico do interior paulista, a Husky não era de se movimentar muito e até entendo isso porque é um animal proveniente de uma região de clima frio, mas mesmo assim o espaço existente em casa era exiguo demais para os dois animais.

        Concordaria numa boa se fosse para uma chácara, mas lá em casa preferiria instalar cercas elétricas se objetivo fosse ter segurança. Para animal de estimação preferia mais um gato ou um hamster, ainda que odiasse os gatos fazendo suas necessidades perto da geladeira. :(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: