Desfavor Explica: Capela Sistina

Um homem pintando praticamente sozinho um espaço de aproximadamente 680m² (há quem diga que passa de 1.000m²) localizado a mais de 20m de altura. Para completar, ele ainda usa uma técnica complicada que demanda precisão e rapidez na pintura. Ah sim, ele pinta em 1508, sem grandes tecnologias para erguê-lo até o teto. Ele pinta sozinho pois não admite ajudantes. E faz uma das obras de arte mais bonitas da humanidade. Desfavor Explica: Capela Sistina.

Para quem não sabe, a Capela Sistina se localiza no Vaticano, na grande Dinseylândia Católica que é a moradia do Papa. É como se fosse um parque temático de Jesus: tem várias igrejas, túmulos de religiosos importantes e coisas do tipo, todas interligadas. Pode não parecer o lugar mais divertido do mundo, mas do topo do meu ateísmo eu lhes garanto: vale uma visita pelo patrimônio artístico que abriga. Dentre as centenas de obras de arte deslumbrantes, está o teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo. Evidentemente que em quatro páginas não dá para falar detalhes da Capela Sistina toda, então, vou focar nas partes mais interessantes: o teto e o Juízo Final na parede.

Na verdade, Michelangelo nem mesmo queria esse trabalho, pois ele achava que pintura era para os fracos, os fortes esculpiam, mas acabou aceitando. Ele estava um pouco irritado porque havia sido chamado para um trabalho “maior”, o mausoléu do Papa em Roma e veio uma contraordem mandando fazer o teto da Capela Sistina, tirando ele do projeto do mausoléu. Ele achou um desaforo e acreditou que seus desafetos teriam arquitetado essa puxada de tapete. Ficou puto, mas como se comentava em off que aquilo era uma armadilha para desacreditá-lo, pois todos pensavam ser impossível um único homem conseguir pintar uma área daquele tamanho, pegou birra e só de raiva fez muito bem feito. Recusou ajuda de outros pintores na hora de pintar, os usava apenas para empurrari andaimes, limpar pincéis e essas tarefas de estagiário. Não deixou mais ninguém tocar na pintura. Ele era bem raivosinho.

Chegando na Capela Sistina, Michelangelo se deparou com um teto já pintado com estrelinhas, tipo quarto de criança na década de 80, que neguinho colava aqueles trecos que brilham. Achou medíocre e resolveu mudar tudo. Porém era uma área muito grande (aproximadamente 680m²) para cobrir com uma única pintura, ficaria grosseiro e desproporcional. Então, apesar dos pedidos do Papa, que queria apenas os desenhos dos apóstolos mantendo o fundo de estrelinhas, Michelangelo mudou os planos. Ele teve uma ideia bacana: desenhou uma bíblia em quadrinhos no teto da igreja. Isso mesmo, o teto da Capela Sistinaé, de certa forma, uma história em quadrinhos.

Além da ideia sensacional, Michelangelo optou por uma técnica extremamente difícil, chamada de “afresco”. Consiste no seguinte: o artista pinta sobre uma camada fresca (que ainda não secou, ok?) de gesso, cimento ou coisa do tipo, de modo a que este gesso absorva o pigmento da pintura ao secar. Isso mesmo, a tinta penetra na superfície úmida, ou seja, você tem pouquíssimo tempo para pintar antes do troço secar. Realiza 680m² disso. Agora realiza 680m² disso a uma altura de 20m em um andaimezinho de merda em 1508. Quem pinta sabe: esta técnica exige que o artista pinte rápido e com precisão, pois é muito difícil de corrigir algum erro. Imagina pintar rápido e com precisão de pé em um andaime que balança 20m distante do chão. Agora imagina isso 20h por dia. Sozinho. Ninguém achava que ele fosse conseguir, neguinho ria e apostava em quanto tempo ele ia abandonar a obra. O problema é que com a conclusão do trabalho havia a promessa de uma quantidade enorme em dinheiro e também tinha o orgulho e o ego de Michelangelo, maiores ainda.

Existia ainda uma dificuldade extra: quando se realizam pinturas que serão vistas à distância, as proporções devem ser alteradas. Para que uma pintura que será vista a 20m de distância fique proporcional deve ser pintada contando com algumas distorções: em alguns casos as mãos devem ser muito maiores (algumas vezes até o dobro do tamanho que seria proporcional) e outras adaptações no estilo, feitas por Michelangelo com maestria em uma época em que não havia computador para calcular nada disso, era no olhômetro mesmo. Ele tinha que pintar em proporções alteradas de forma rápida e firme a 20m de altura, que tal? Eu comentei que ele concluiu o trabalho todo em apenas quatro anos? Pois é. Entende agora porque o sujeito ficou famoso?

Os relatos históricos contam que a maior parte do teto da Capela Sistina foi pintada com Michelangelo de pé, pois deitado no andaime ele não tinha a firmeza suficiente para dar pinceladas rápidas e precisas. O esforço foi tanto que historiadores dizem que quando ele concluiu a obra ficou um bom tempo sem conseguir olhar para baixo, sendo narrado que quando ele tinha que ler algo, levantava o texto acima da cabeça com as mãos para executar a tarefa. Para dificultar ainda mais, a superfície do teto tem formato de abóbada, ou seja, não é um teto reto como o da sua casa, é um teto em formato de cúpula. Tome distorção de imagem e proporções novamente.Ainda assim, a obra ficou uma ode à simetria, linda, perfeita e harmônica. Com certeza cada um de vocês já viu por aí, nem que seja em uma camiseta ou em um pôster uma das muitas imagens pintadas na Capela Sistina.

A imagem mais famosa de todas os “quadrinhos” da Capela Sistina é a criação de Adão. Talvez você não esteja ligando o nome à pessoa. É aquela célebre pintura onde um Deus de cabelos longos e barba branca está com a mão estendida quase encostando seu dedo indicador no dedo indicador de Adão, que se encontra à sua frente. Esta imagem que já virou pop e hoje estampa camisetas, canecas e até mesmo campanhas do Desfavor: “La Mano de Diego”, quem é leitor antigo deve lembrar da completa cagada que fizemos com esta bela obra de arte. Tem também a versão dela onde só se vê um dedo se aproximando do outro. Você já viu isso em algum lugar, tenho certeza.

Michelangelo era como Somir, genial mas cheio de faniquitos. Além de pintar tudo sozinho ainda proibiu que qualquer pessoa acompanhasse seu trabalho, dizendo que só mostraria a obra quando estivesse pronta. Abriu uma exceção para o Papa, porque afinal, era o “dono” do lugar e quem estava pagando. Mas uma vez o Papa pisou na bola e acabou levando Rafael (outro pintor famoso) para dar uma olhadinha no trabalho. Michelangelo ficou possesso, até porque Rafael era meio que rival dele, competiam abertamente, inclusive Rafael foi um dos que enfiou Michelangelo nessa roubada achando que ele não conseguiria pintar um troço daquele tamanho, na intenção de desacreditá-lo para se livrar do rival. Porém, ao ver a beleza da obra de Michelangelo, Rafael percebeu sua genialidade e de tão impressionado que ficou resolveu homenagear Michelangelo, colocando-o no centro de uma pintura que na qual estava trabalhando à época, a Escola de Atenas, na Stanza dela Segnatura. Michelangelo é o homem em destaque com a mão no rosto escrevendo. Rafael se rendeu a Michelangelo.

Essa personalidade tinhosa e obstinação pela perfeição é explicada por muitos historiadores pelo layout de Michelangelo. Ele tinha um temperamento intratável, era workaholic e buscava a perfeição das formas, talvez pode ser baixinho, meio corcunda e com o nariz torto fruto de uma porrada que levou (porque será?). Alternava agressividade e deboche. Brigava com quem ele não gostava e debochava dos amigos. Quando estava esculpindo o Davi, um amigo foi visita-lo e comentou que o nariz da estátua estava um pouco grosso. Michelangelo, que achava ele (e quase todos) um imbecil, percebeu que o amigo andava pela sala e de onde ele estava no momento não era possível ver o nariz, então decidiu trollar: subiu em uma escada com um pouco de pó de mármore nas mãos e soltou o pó lentamente como se estivesse re-esculpindo onariz. Ao final perguntou ao amigo o que ele tinha achado do novo nariz e o amigo disse “Muito melhor”. Michelangelo riu e depois teria feito anotações sobre como o amigo era um completo imbecil. Esse seu temperamento refletiu na sua obra.

Mas antes, vamos ao básico. Difícil descrever a Capela Sistina apenas com palavras. Mais difícil ainda por fotos, que não mostram nem 1% da sua beleza e magnitude. Para quem nunca foi, se puder vá. Se não puder clica aqui e vai acompanhando a explicação sobre cada quadro da pintura. Você está dentro da Capela Sistina. Basta direcionar o mouse para o teto e você verá os diversos “quadrinhos”. Vou explicar quem é quem, mas como não sei de qual ângulo vocês estão vendo, pode ser que a legenda não bata com a figura. Procurem depreender pelo título quem é quem ou procurem a legenda nas próprias pinturas.

Nas áreas triangulares ele colocou ilustrações de Profetas e Sibilas (personagens da mitologia greco-romana). São sete profetas: Daniel , Ezequiel, Jeremias, Joel, Jonas e Zacarias. Eu adoraria explicar o simbolismo na pintura de cada um, mas não cabe aqui. Quem quiser pesquise, as escolhas ao retratar cada um deles são bem interessantes. As Sibilas são Ciméria, Prisca, Dafne, Sibia Líbia e Sambeta.

Nos retângulos do meio, você vai ver 1) Deus separando a luz das trevas; 2) Deus criando o sol e a lua; 3) A criação de Adão; 4) O pecado original; 5) O sacrifício de Noé; 6) O dilúvio

Nos chamados “pendentes” (as quatro quinas, ou seja, as quatro imagens das quatro pontas) temos 1) Golias e David; 2) Judite e Holofernes; 3) A punição de Amã e 4) A serpente de bronze. Como eu disse, adoraria explicar cada um deles, mas não tem espaço para isso.

Dito o básico, vamos à fofoca. Michelangelo era bem encrenqueiro, ele brigou com meio mundo, inclusive com Leonardo DaVinci. Não contente em ostentar hostilidade declarada pelo “rival”, ainda espalhava que quem gostava das obras dele era burro. Chegaram inclusive a brigar em público, certa vez: Leonardo estava na rua com colegas discutindo alguns trechos do Inferno (de Dante, o livro, não o filme, Animal!). Fizeram perguntas a Leonardo e ele aproveitou que Michelangelo passava pela rua neste momento para tentar uma oportunidade de selar a paz, uma vez que Michelangelo era profundo admirador e conhecedor desta obra: “Michelangelo vai explicar para vocês!” e apontou para ele, na tentativa de permitir que o colega brilhe. Michelangelo ficou putíssimo achando que estava sendo ridicularizado e meteu o dedo na ferida de Leonardo: “Explique-se você, que fez um modelo de cavalo que jamais poderia terminar!”. Ele se referia a uma obra inacabada, um cavalo de bronze encomendado por um duque de Milão. Foram achados relatos escritos de Leonardo muito abalado depois de levar esse fora em público. Michelangelo era assim, não levava desaforo e isso se reflete em diversos momentos na Capela Sistina. Sim, Senhoras e Senhores, Michelangelo trollou a igreja católica até dizer chega!

Agora que você viu a versão oficial, vamos aos Easter Eggs. Sim, uma das razões pelas quais eu amo tanto Michelangelo é porque ele era Troll com T maiúsculo e espalhava easter eggs em quase tudo que fazia. Observe a Criação de Adão. Muita gente diz que na verdade Deus estaria posicionado dentro de um CÉREBRO, como uma forma de dizer que Deus é uma coisa que você cria na sua cabeça. Michelangelo era um estudioso de anatomia, não parece ter sido acidente. Repare agora em Jeremias, que se encontra no extremo noroeste do teto. Ele é descrito como um homem de pensamentos profundos, adivinha se Michelangelo não deu um jeitinho de fazer um autorretrato seu no lugar do Jeremias? Reparem agora no profeta Jonas. Ele está olhando com admiração para o próprio teto da Capela Sistina e teria sido uma forma de Michelangelo dizer que até o profeta ficaria maravilhado com sua obra.

Outra sacada de mestre foi a cara do Papa Julio II no profeta Zacarias e colocar duas criancinhas atrás mandando ele se foder. Explico: ele colocou duas criancinhas fazendo figa com as mãos, que tinha esse significado (mas poderia ser alegado que em outras localidades era usado para dar sorte). Procura lá: um sujeito de longa barba branca e roupa amarela ledo um livro de perfil com duas criancinhas fazendo figa atrás dele.De costas para o Juízo Final, é primeira figura do meio do teto. Aliás, não é por nada não, mas está cheio de criancinha e anjinho fazendo figa em vários momentos na obra toda!

Existem estudos sérios dizendo que Michelangelo escondia partes da anatomia humana subliminarmente em seus desenhos. Por exemplo, pesquisadores da Universidade John Hopkins dizem que se pode visualizar claramente na imagem em que Deus está separando a luz das trevas o desenho da medula humana e do nervo ótico. Não tenho conhecimento de anatomia para dizer se faz sentido ou não, mas se você pesquisar vai ver que muita gente jura que tem partes do corpo camufladas por toda a Capela Sistina.

Infelizmente estou na quarta página e tenho que encerrar por aqui. Só quero dizer que Michelangelo passou quatro anos pintando cerca de 20h por dia e depois que acabou sambou na cara de todos que duvidaram dele e ainda voltou para pintar uma das paredes da Capela Sistina, que retrata o Juízo Final (você começa o vídeo de frente para ela). Novamente, mais easter eggs. Caronte, o sujeito no bote ameaçando as pessoas com um remo (na parte de baixo, bem no meio da obra) tem a cara do Papa Paulo III, que foi quem encomendou a obra e ficou paunocuzando Michelangelo durante todo o processo. Também na parte de baixo, bem à direita, vemos o demônio Minos. Originalmente ele tinha outra cara e estava nu, mas um bispo qualquer deu um esporro em Michelangelo porque não aprovava nudez na pintura, então Michelangelo teve que voltar e cobrir o bilau da figura. Já que estava com o pincel na mão, aproveitou para mudar também o rosto e colocou a cara do tal bispo no demônio. Ah sim, e cobriu a nudez colocando uma serpente para morder o bilau do sujeito. Troll level máster! Tem como não amar Michelangelo?

Independente de convicção religiosa, a Capela Sistina é uma obra de arte sem igual. É surpreendente que um ser humano tenho conseguido realiza-la com tecnologia quase zero. Vale uma visita ou vale uma tarde de estudo para entender o que estava sendo retratado e o que está escondido naquilo que estava sendo retratado. Aqui eu só pude pincelar por alto algumas peculiaridades e alguns eastereggs, mas tem muito mais para ser visto. Já diria Bilu: busquem conhecimento! Nada como estudar as grandes trollagens feitas com a igreja católica!

Para comemorar que vai poder falar sobre esmalte de unha nos comentários desta postagem, para dizer que tem muita informação naquele teto e você não tem saco de ver tanta obra de arte junta ou ainda para dizer que quer mandar fazer um adesivo do teto da Capela Sistina e colar no teto do seu quarto: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (78)

  • Tô feito na vida, graças em muito a nossa bem sucedida estratégia de colocar uma programação genérica na emissora carro-chefe de nossa congregação, a Rede Record, para atrair a atenção das pessoas.

    Estou muito feliz mesmo de ver o pessoal da Globo possesso de ver os nossos contratados comentando dos podres envolvendo o cast daquela emissora de lixo.

    Além disso, foi com enorme surpresa e muita satisfação saber que você, minha cara Sally, curtiu o nosso reality show “A Fazenda”, sendo que isso é uma mostra de que nós aqui estamos trilhando no caminho certo.

    Foi muito feliz termos contratado o Paulo Henrique Amorim e termos deixado o Russomano fortalecer sua imagem no Balanço Geral para agora concorrer a prefeitura de São Paulo com enormes chances de sair vitorioso, garantindo a nossa posição no eixo Rio-São Paulo, uma vez que como todos sabem, o Crivella é meu sobrinho.

    Para terminar, me acabo de rir com os ateus metendo o pau no meu cunhado R. R. Soares e no Valdomiro (conhecido meu dos tempos de boca), até porque isso é prova de como a inveja deles faz a minha fama.

    Com a paz do Senhor,

    Edir Macedo

    • Querido Edir Macedo de Sunga,

      Me orgulho de ser uma pessoa eclética, aberta para todo tipo de informação, capaz de fazer piada com todo tipo de manifestação cultural. Graças a esta qualidade sou capaz de peneirar na sua bosta de programação e tirar leite de pedra falando sobre um reality de merda do seu canal. Você fica feliz que eu meta o pau e conte podres dos bastidores e das armações do seu programa? Bacana. Conte comigo sempre.

    • Querido Edir Macedo de Sunga,

      Me orgulho de ser uma pessoa eclética, aberta para todo tipo de informação, capaz de fazer piada com todo tipo de manifestação cultural. Graças a esta qualidade sou capaz de peneirar na sua bosta de programação e tirar leite de pedra falando sobre um reality de merda do seu canal. Você fica feliz que eu meta o pau e conte podres dos bastidores e das armações do seu programa? Bacana. Conte comigo sempre!

  • “Mas uma vez o Papa pisou na bola e acabou levando Rafael (outro pintor famoso) para dar uma olhadinha no trabalho. ”

    Imagina este encontro!!! Juntar duas pessoas com esse skill de arte, tipo misturando estilos. Épico.

    “Michelangelo era bem encrenqueiro, ele brigou com meio mundo, inclusive com Leonardo DaVinci. ”

    Não sabia que os tartarugas-ninja brigavam entre si… e o Donatello, cadê???

    hahahaha

  • Sabe o que é mais foda que a capela sistina? É você conseguir tirar fotos dela escondido dos guardas em plena década de 80 como fez meu pai. Na época era proibido para não danificar as pinturas e tal. E foto com câmera analógica, pra ficar boa, tinha que ser com flash.

    Agora que li seu texto quero ver se eu acho o slide (sim aquele de retroprojetor), revelar a foto e te passar para você mostrar aqui no desfavor essa pérola.

  • Tem também uma história sobre o espanto do Papa ao ver a obra pela primeira vez, não lembro direito mas parece que quase teve um treco.
    Ótimo texto Sally, descobri um monte de coisas novas.

    Mudando de assunto,
    vão comentar ao vivo a final do futebol?

    • Essa Olimpíada tá tão cagada que chega a dar um desânimo, mas a ideia é boa, vou pedir para o Somir preparar um Live para a final do futebol!

  • Sally vou postar um comentário off tópico para pedir uma informação sobre direito.

    A taxa de conveniência é permitido por lei no Estado Rio de Janeiro? Quais são as regras para cobrar esta taxa? Adianta denunciar ou processar um estabelecimento comercial que insiste na cobrança da taxa?

    O valor desta taxa de conveniência aqui no Brasil é bastante salgada se comparado aos eventos realizados no exterior, lá a infra estrutura é milhões de vezes melhor que a maioria dos estabelecimentos comerciais nacionais.

    • Bruna, não sei como anda a decisão dos tribunais, mas até onde eu sei pode DESDE QUE você também tenha a opção de comprar na bilheteria pelo preço normal. Vou tentar confirmar isso com alguém da área.

      • Bruna, você poderia me explicar mais aprofundadamente sobre o que exatamente seria esta “taxa de conveniência”?

        Se é sobre compras de ingressos “online”, é uma condição tão irregular quanto a do infame cambista. Se é sobre os serviços em bares, restaurantes e baladas (a famosa taxinha “do garçon” que pode variar de 5 a 20% sobre o valor consumido), é uma cobrança que cabe questionamento.

        A taxa só é legítima quando é por um serviço efetivamente contratado PELO CONSUMIDOR.

      • Em tempo, estou me lembrando daquele infame parente do Edir Macedo que é senador, que propôs um projeto de lei para INSTITUCIONALIZAR a taxinha “do garçon” e como se não bastasse, ainda fixá-la em 20%.

        Um desfavorzaço esse, não?

        • Marciel estou me referindo aquela taxa cobrada para a compra de ingressos à distância. Não é exclusivo para compras online, ou seja, qualquer ponto de venda diferente do original pode aplicar a taxa de conveniência durante a transação.

          • Ah, certo… Cambistas de ingresso pra show. Tô vendo.

            O pior é o risco de que aconteça nisso o mesmo fenômeno que já acontece no futebol, onde se joga um limite baixo para venda no “oficial” e joga um outro número de ingressos para se vender no “paralelo”, com interesses de desviar recursos para a mão dos cartolas.

            Você pode até reclamar dessa taxa, mas pode ter problemas para contestar a cobrança juridicamente. Guarde toda e qualquer documentação caso queira entrar com processo e antes de qualquer coisa, não se esqueça de verificar se a mesma prática é adotada onde se venderia o ingresso ao preço oficial.

  • Sally, vou ter que imprimir este texto e levar comigo quando viajar para a Itália… Faço questão. Ainda não sei quando eu vou pra lá, mas não quero passar por esta vida sem ir… E depois, quem sabe, dar um giro pela Europa também…. Ah! E eu ainda não poderia deixar de destacar este trecho: “(O Vaticano) pode não parecer o lugar mais divertido do mundo, mas do topo do meu ateísmo eu lhes garanto: vale uma visita pelo patrimônio artístico que abriga. Dentre as centenas de obras de arte deslumbrantes, está o teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo. “. Concordo plenamente….

  • E pensar que justamente por conta da venda de indulgências para custear tais obras que se desenrolou a distensão que culminaria na “reforma protestante”.

    A trollagem não foi em vão. [:D]

  • Michelangelo era de Peixes, nascido em 4 de Março.

    Pelo lado positivo, é imaginativo e sensível. É amável e tem compaixão. É intuitivo e pensa nos demais.

    Pelo lado negativo, não assume a realidade. É idealista, mantém segredos.

    Por isso, o paradoxal em ter se dedicado tanto tempo a temas religiosos e conseguido patrocinio da igreja, mas indiretamente atribuir a religiosidade e Deus, a criações do cérebro humano.

    Michelangelo (ou Miguel Ângelo) é o cômico e extrovertido do grupo que tambem inclui Donatello, Leonardo e Rafael. Sua bandana é laranja, e sua arma é um par de nunchakus. Pessoalmente eu só jogava com ele no Flipper.

    Pra quem quiser fazer um tour virtual pela capela que ele pintou. Tem um site oficial do vaticano que vale a visita.

    http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

  • Esse texto foi muito melhor e muito mais interessante que as aula de história da arte que tive no primeiro ano de faculdade. Meu professor era um velho tarado que gostava de olhar pros peitos das alunas e ficar comparando colunas romanas com empregadas domésticas.

    Muito bom esse tour virtual da capela sistina, dá para ver bem os detalhes das pinturas. Achei bem modernoso o vaticano ter um site, ainda mais um que possibilita visitas virtuais.

  • Acho muito interessante as intenções escondidas nas obras de arte de cunho religioso. Devem ter livros falando sobre isso, vou procurar.
    E você deveria fazer um outro texto sobre isso, Sally! Apesar de que eu não conseguia achar as pessoas de quem você estava falando :/

    • Najla, nesse link da wikipedia tem duas figuras que detalham o posicionamento das pinturas na capela sistina, veja se elas te ajudam a achar as pessoas que vc teve dificuldade de encontrar.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Sistine_Chapel_ceiling

      Apesar de ter adorado o tour virtual, eu achei meio chatinho de navegar… até que eu peguei o jeito não conseguia achar nada do que a sally falava tb.

    • Najla, também tive o mesmo desejo que você. Será que a Sally conhece algum livro do tipo que não seja estilo Dan Brown de ser???

    • Pesquisa sobre a pietá – primeira escultura do cara…
      tenta ver uma imagem de lado, onde se ve o interior das vestes do cristo, segundo uma antiga professora de história da arte que eu tive, o cristo não estava lá muito morto, por isso a imagem lateral está “banida”.

      se achar a imagem salva e me linka, nunca achei. Rsrs

        • Não tanto Sally, a Pietà por ser uma representação cristã, entretanto a inspiração dela essencialmente pagã. Ela deriva de uma serie de esculturas de Deusas que seguram em seus braços seus amantes mortais agonizantes. Mas com certeza, há uma grande inquietação sexual, como há em quase todas das obras dele.

  • Rorschach, El Pistolero

    Uma das coisas que eu gosto na Capela Sistina é como ela acabou sendo uma obra-prima quando tinha absolutamente tudo pra dar errado.

    O Michelangelo não gostava de pintar, estava puto com a situação, fez tudo sozinho, tinha toda a questão das proporções por causa da altura/formato do teto/etc, ele estava endividado na época, brigava com o Papa quase todo dia (chegou a apanhar e a ser ameaçado enquanto trabalhava), ouvia as provocações do arquiteto do Papa (que foi um dos que mexeu os pauzinhos pro Michelangelo ir pintar a Capela ao invés de fazer o mausoléu do Papa, tinha o clima da cidade que atrapalhava muito na hora de pintar…

    Mesmo com tudo isso contra, o teimoso fez algo que é estudado e admirado por séculos, algo que é absolutamente sensacional.

  • Muito bom o post, Sally, parabéns! Só seria melhor se tu tivesse escrito há uns quatro ou cinco anos, quando tive que fazer um trabalho da faculdade sobre a Capela Sistina. Como é coisa pacaralho, as pinturas foram divididas entre a turma, eu fiquei com a parte do Dilúvio. E é tudo bem simétrico e talz, não lembro se é por causa da Proporção Áurea, se não me engano o Leonardo Da Vinci que era aloka por Proporção Áurea, enfim, acho que era a modinha da época. Aliás, foi mais ou menos nesse período que “descobriram” a perspectiva. Pode reparar que os desenhos das laterais (os que não foram feitos por Michelangelo) são muito toscos, parece quando a gente aprende a desenhar e coloca o chão bem embaixo do pé das pessoas, sabe? Então não foi só a perspectiva que o Michelangelo usou que foi revolucionária (esse negócio de “deformar” as proporções porque ia ser visto de longe e tal), e sim a perspectiva de um modo geral.
    Bão, pelo menos ir na Capela Sistina vale a viagem, ao contrário da Monalisa, que só se vê um pontinho de longe.
    E Rafael, Leonardo e Michelangelo (e Donatelo, que não foi citado), pra mim, são nomes de Tartarugas Ninjas forever (depois dizem que criança não aprende nada vendo TV…). :P

      • Acho que um que merecia um Desfavor Explica/Processa Eu é o Toulouse-Lautrec, considerando que graças a ele surgiu a expressão “mentira tem perna curta”, já dá pra ver que boa coisa não era. :P

          • Sim! Daí cê vê que mulher não é muito exigente, porque mesmo “anão” (na verdade, só as pernas dele eram defeituosas) pegava geral, haha!

            • Mulher se ganha pelo ouvido, homem pelos olhos.

              Se o homem for uma porra feia mas falar as coisas certas ele come geral. Se a mulher for linda mas burra de doer, ela dá para geral.

              • Toda vez que escuto isso fico numa negação horrorosa. Mais pela questão de ser ganhada pelo ouvido…

                A sorte é quando vc acorda assustada E nauseada com:
                “- Um beijo no seu coração, amore!!!”

                  • O que mais me deu asco foi o beijo cardíaco.

                    Dependendo da pessoa, sim! São maneiras de chamar que eu sempre avalio de quem está vindo. Tenho uma amiga que me chamava de querida e eu sempre tive um estranhamento. Até o dia em que ela chegou pra mim e falou. Quando eu chamo alguém de querida, é porque é querida, muito querida pra mim e ponto.

                    • Minha mãe sempre falou que “bonitinha” é feio enfeitado, por isso não gosto que me chamem de “lindinha”, “bonitinha”, “gracinha”, etc. Primeiro, não sou mais criança e segundo, ou faz um elogio bem feito( “você é linda”), ou cala a boca, porqueq ninguem ta pedidndo nada.

                      Haha, surtei, melhor ir dormir!

                    • Concordo muito. Quando um homem acha uma mulher maravilhosa, bela, gostosa etc ele não faz um elogio com INHA no final! Vê se alguém olha para a Angelina Jolie e diz que ela é “bonitinha”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: