Desfavor Explica: Transexuais.

O assunto está na moda, graças à participação de um transexual naquele programa do qual nos recusamos a falar ou sequer citar o nome. Mas a gente não vai falar porque está na moda, muito menos por causa do programa. A gente vai falar porque o assunto é interessante. Já havíamos abordado o tema transexuais em um Flertando com o Desastre em 03 de março de 2010 e voltamos agora para um enfoque mais técnico.

O transexual não se confunde com o homossexual. O homossexual sente atração sexual por pessoas do mesmo sexo. O transexual sente uma sensação de inadequação com o próprio corpo, desconforto psicológico. É classificado como “doença” segundo a CID-10 (10ª Revisão da Classificação Internacional das Doenças), que corresponde ao item F64.0 e se define como: “um desejo de viver e ser aceito como um membro do sexo oposto, usualmente acompanhado por uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e um desejo de se submeter a tratamento hormonal e cirurgia para seu corpo tão congruente quanto possível com o seu sexo preferido.”

A angústia e infelicidade é tanta que muitos chegam mesmo a amputar seus pênis de forma caseira tamanho o sofrimento. Não se trata de mero capricho ou vaidade, é um sofrimento incalculável e real, a ponto da pessoa se sujeitar a uma cirurgia difícil, dolorosa e cheia de riscos. Estar preso a um corpo que não reflete sua identidade sexual é cruel. E não se trata de um erro de criação, de um desvio de caráter ou de uma fase.

Há relatos impressionantes, como um caso catalogado de um menino que já aos três anos de idade segurava o próprio pênis e chorava dizendo que aquilo não era dele, que ele não queria aquilo no seu corpo e que tinham mandado colocar aquilo nele quando ele estava dormindo. Possuir aquele pênis era um sofrimento absurdo para aquela criança. São almas de um sexo presas a um corpo de outro sexo. Não posso imaginar tortura maior do que viver assim.

E foi justamente para tentar acabar com essa agonia que se desenvolveu a cirurgia de redesignação de sexo, para tentar adequar a mente da pessoa a seu corpo. O que começou como um procedimento digno de um açougue, tosco e esteticamente insatisfatório, hoje evoluiu quase à perfeição. Muito se fala sobre cirurgia de mudança de sexo mas na prática pouco se sabe sobre o procedimento e suas implicações. Não é apenas cortar fora um pênis. Tem conseqüências para o resto da vida e demanda uma série de obrigações paralelas.

No Brasil, para realizar este tipo de cirurgia, é preciso que o paciente tenha mais de 21 anos e que tenha passado por um longo acompanhamento psicológico/médico (pelo menos dois anos). O nome técnico é Cirurgia de Redesignação Sexual mas é mais conhecida como cirurgia “de mudança de sexo”.

A cirurgia mais comum é aquela realizada em pacientes que nasceram biologicamente do sexo masculino e querem passar para o sexo feminino. É realizada com toma anestesia geral e sua duração pode ser relativamente longa (uma média de seis horas).

O médico começa fazendo um corte em forma circular que contorna a base do pênis e a parte onde os testículos se ligam ao corpo, para descolá-los do tronco. Primeiro o médico remove os testículos, o que é de grande ajuda, pois além da parte estética, nele são produzidos hormônios masculinos, que não serão mais bem vindos naquela quantidade. Não apenas porque masculinizam, mas também por causarem calvície, o que em uma mulher é um problema e tanto. Não quer ficar careca? Corte as bolinhas fora. Ficaadica.

Depois remove-se boa parte do chamado tecido cavernoso, que é a responsável pela ereção quando se enche de sangue. Sobram então a glande (vulgo cabecinha) e o nervo que liga a glande ao resto do corpo. Literalmente, o pênis fica por um fio. Daí eles pegam a pele que antes revestia o pênis e a usam para revestir o canal vaginal, de modo que a região tenha sensibilidade. Esta é uma parte especialmente difícil, pois muitos transexuais passam longos períodos de suas vidas prendendo seu pênis com adesivos (o lendário Emplastro Sabiá) para trás, de modo a que não fiquem visíveis, o que pode danificar a pele ou algumas terminações nervosas. Muitas vezes, dependendo do dano, nem mesmo é possível realizar a cirurgia ou então esta dependerá de enxerto, o que complica as coisas. Se o pênis for pequeno, também será necessário enxerto de pele. Se o bilau for pequenininho também gera dificuldades.

O próximo passo é manipular a glande, que é “empurrada para dentro”, criando uma espécie de clitóris um pouco maior que o normal. Como o nervo não foi cortado, se a glande for estimulada é possível atingir um orgasmo. Com o que resta de pele (prepúcio, saco e cia) modela-se um lábio vaginal. Eu não sabia que fazia tanta diferença, mas se a pessoa for circuncidada ou tiver feito cirurgia de fimose, pode haver uma escassez de pele que dificulta a cirurgia. Quem diria que dois dedinhos de pele poderiam fazer tanta falta!

Parece sofrido. E é. Mas isto, que parece o auge, é apenas o começo. É uma mutilação, portanto, o pós operatório é muito dolorido. Sangramentos, infecções, medicação pesada e muita paciência permeiam os dias que se seguem.

Mesmo a longo prazo cuidados são necessários. Considerando que foi aberto um buraco “não natural” (e por “natural” eu quero dizer que é algo que não veio de fábrica), a tendência é que o corpo esteja para sempre em uma luta constante para tentar cicatrizar este buraco, encarado pelo organismo como uma agressão. Para evitar que este buraco feche, existem duas opções: fazer sexo todo santo dia (pelo menos vinte minutos por dia) ou então usar uma espécie de “alargador” para manter o buraco aberto. Sim, da mesma forma que muitas pessoas usam aparelhos nos dentes para dormir com a intenção de evitar que eles saiam do lugar, as pessoas que fazem esta cirurgia tem que usar o alargador para evitar que seu buraco vaginal feche.

Inicialmente se começa com um molde menorzinho, e depois, à medida que a nova vagina for “cedendo”, se aumenta o tamanho do molde. O procedimento padrão é usar o molde por aproximadamente uma hora por dia, várias vezes ao dia. Eu conheço vocês. Depois de anos, eu conheço vocês. Eu sei que vocês querem fotos. Aqui está uma foto de um molde vaginal utilizado para manter o buraco aberto e fotos de uma vaginoplastia bem sucedida. Sinceridade, quantos de vocês diriam que foi feita em uma mesa de cirurgia?

Depois desta cirurgia, também chamada de vaginoplastia, pode ser realizada outra, chamada labioplastia, para dar um aspecto ainda mais real à parte externa da genitália. Alguns cirurgiões mais cuidadosos ainda colocam uma pequena prótese de silicone ou material similar para simular o acúmulo de gordura que existe em algumas partes vagina (vulgo capô de fusca).

Um resultado final bem sucedido criará uma vagina com profundidade que pode variar entre dez e quinze centímetros, o que não difere muito da profundidade de quem veio com uma vagina de fábrica. Dá para fazer sexo numa boa em todas as posições, a menos que seu parceiro seja um tripé. Porque tem esse problema: a vagina artificial não é tão elástica quanto a vagina de fábrica, não dá para forçar muito não. A vagina de fábrica foi pensada pela mãe natureza para esticar ao ponto de passar a cabeça de um bebê se necessário, já a vagina cirúrgica tem mais limitações. Portanto, é possível que ocorra a impossibilidade de fazer sexo com homens muito bem dotados.

O pós operatório requer muita atenção. Muita coisa pode dar errado. Desde infecções simples até total perda de sensibilidade na área. Eventualmente pode ser necessária até mesmo uma colostomia. Poucos médicos são realmente capacitados para realizar esta cirurgia, mas muitos se dizem aptos. É preciso cuidado. Muitos pacientes também sentem vergonha de procurar ajuda em caso de complicações cirúrgicas. Não é fácil chegar no pronto socorro e pedir esse tipo de ajuda. Isso pode causar danos irreparáveis e até mesmo a perda da vagina, sendo necessária nova cirurgia.

Este procedimento, que era considerado o ponto final em outras épocas, hoje é só o básico do básico, o ponto de partida. Quem quer sair 100% tunado tem opções adicionais, como por exemplo fazer uma cirurgia nas cordas vocais para ficar com voz feminina. Já vi uma pessoa com as cordas vocais operadas e lhes digo uma coisa: a voz é perfeita. Uma voz feminina sem qualquer sinal de ter sido masculina um dia. Apesar de que hoje em dia, nem precisa, porque quase todas as mulheres saradas falam com voz de traveco de tanto que tomam bomba, virou normal, os homens não estranham mais.

Podem ainda fazer uma cirurgia de retirada de pomo de adão. Sim, Amigo Cueca, se vocês achavam que seu porto-seguro para identificar um ex-homem era o pomo de adão, se fode ai porque além de retirar, a cicatriz é imperceptível. E a pessoa pode alterar toda sua documentação, inclusive a certidão de nascimento, aniquilando qualquer registro de que nasceu homem. Passa a ser mulher e se tudo correr bem, não tem quem diga que um dia já foi homem. Só fazendo exames de imagem como uma ultrassonografia.

Para arrematar, é feito um tratamento hormonal com intenção de feminilizar ainda mais a paciente. Eventualmente é preciso ministrar também um pouquinho de testosterona, para quem não sabe, grande responsável pela libido feminina. Como cortaram fora os testículos, sua produção pode cair drasticamente a ponto de comprometer a vida sexual da pessoa. Por fim, tratamentos estéticos dão o toque final para que ninguém diga que aquela pessoa foi homem um dia, como por exemplo a depilação definitiva da barba com laser.

Cerca de dois meses após a cirurgia, a área já está razoavelmente recuperada e já é possível sentir sensações prazerosas. Muitos médicos inclusive recomendam que as pacientes se masturbem com freqüência não apenas para aprender o funcionamento do novo corpo como também para estimular a regeneração neural e recuperar a sensibilidade.

FAQB – Perguntas Frequentes e Bizarras dos leitores

“Mas Sally, sem querer ser preconceituoso, a situação é desesperadora! Não tem mais como identificar um transexual de uma mulher! Eu não quero fazer sexo com um transexual!”. Primeiro, um esporrinho para você: se você ama alguém, não deveria se preocupar com isso, amam-se pessoas e não um gênero. E se você sai fazendo sexo com pessoas que mal conhece, bem, é um risco que você corre, se fode ai que eu vou é achar graça se você levar gato pro lebre. Faz tanta diferença assim o passado da pessoa? Mas Desfavor quebra seu galho e te ensina o pulo do gato: a única coisa que ainda não conseguiram fazer foi a lubrificação natural da mulher. Transexuais podem até ter alguma lubrificação, mas geralmente ela não é suficiente e eles tem que recorrer a lubrificantes artificiais. Fique de olho nisso.

“Sally, um transexual mija sentado?”. SentadA. Porque sim, passa a ser considerada legalmente do sexo feminino, goste você ou não. Sim, elas mijam sentadas, apesar de que é um processo de difícil adaptação, no começo há problemas técnicos que só são ultrapassados após muita prática. Os relatos são muito engraçados.

“Sally, para onde vai o esperma?”. Para lugar nenhum, porque o buraco não tem conexão com nenhuma parte interna. É uma rua sem saída. Justamente por isso a higiene depende de um procedimento especial, pois é preciso alcançar o final desta rua sem saída e limpar todos os resíduos que por ventura venham a se depositar ali.

“Faz diferença na sensação que o homem experimenta ao comparar sexo com uma mulher e sexo com uma transexual?”. Sim, e esta resposta vem com base no relato de um homem que teve ambas as experiências. Transexuais são mais “apertadas”, portanto, podem até ser consideradas melhores.

“O que é melhor para um transexual, um orgasmo como homem ou como mulher”. Relatam ser como mulher porque dizem que sem a ejaculação a brincadeira não acaba e pode durar mais tempo.

Pasmem. Já vem sendo feita cirurgia de mudança de sexo em mulheres que querem ser homens. É um procedimento novo, menos comum e mais difícil, mas já está disponível. Consiste no seguinte: a paciente começa a tomar doses massivas de testosterona, o que acaba gerando o crescimento de seu clitóris. Quando ele cresce razoavelmente (em torno de 5 ou 6 cm) ele é descolado do púbis e ganha autonomia de movimento. Nesta cirurgia, pegam um pedaço do tecido da antiga vagina e fazem uma gambiarra aumentando o tamanho da uretra para que a paciente possa mijar de pé.

Com a pele retirada dos grandes lábios são feitas bolsas escrotais que serão recheadas com duas bolinhas de silicone meramente decorativas. O grande problema é o tamanho final do pênis, porque por mais que você force a barra, dificilmente se consegue um tamanho razoável. É mais pela questão estética do que pela funcionalidade. Não entendo porque ainda não fizeram implante de pênis. Se fazem até implante de face, acredito que em breve isto seja possível. Ou então fazer um aumento peniano, como fazem nos homens mal dotados. Fica a sugestão de uma completa leiga.

A transexual mais famosa do Brasil é Roberta Close. Pioneira, fez a cirurgia de redesignação sexual em 1989, na Inglaterra. Para quem estiver curioso, já posou nua. Google it!

Sim, é uma cirurgia invasiva. Sim, é uma mutilação. Mas é a única forma destas pessoas levarem uma vida feliz e não é opção delas ser assim. Assim como aceitamos com tranqüilidade que uma mulher coloque silicone nos seios ou que faça uma lipo, a tendência é que, com o tempo, aceitemos com naturalidade a cirurgia de redesignação sexual.

Nada como se colocar no lugar do outro antes de falar. Você, Homem, imagine se acordasse no corpo de uma mulher e não tivesse pênis. Não faria de tudo para tentar obter um? E você, mulher, imagine se amanhã acordasse em um corpo peludo, barbado e com um pênis enorme, se sentiria feliz? Não faria o que estivesse ao seu alcance para que seu corpo corresponda à sua alma?

Olha, se houvesse outra forma, eu até seria contra uma cirurgia tão invasiva e mutiladora (vide meus argumentos no texto de segunda-feira), mas acreditem, não há. Ninguém deixa de ser o que é. Não me parece ser uma “doença”, tal qual é catalogada. É apenas uma pisada de bola da mãe natureza que colocou o conteúdo no recipiente errado. Quando a mãe natureza pisou na bola comigo e me programou para morrer aos 25 anos, eu fiquei muito feliz por um médico ter realizado um procedimento cirúrgico mutilador e invasivo que me salvou. Seria hipócrita negar este direito a outras pessoas, quando este é o único caminho para uma vida plena.

Para dizer que acha a redução de estômago da segunda-feira mais aceitável do que esta cirurgia, para dizer que está mesmo na hora do Somir voltar ou ainda para dizer que vai passar a pedir uma ultrassonografia das mulheres antes de ficar com elas: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (106)

  • Não existe “mudança de sexo” em humanos, é impossível! Uma mutilação, uma castração não é uma simples cirurgia. Sugiro a todos a buscar mais informações sobre essas “cirurgias” (principalmente na gringa), onde a grande mídia, com interesses próprios, não mostrará. Procurem por fotos, por todo detalhamento do processo cirurgico, das “cirurgias que deram errado”, das vítimas que se arrependeram.
    Uma vagina não é um mero buraco, não é uma ferida, e esses “médicos” sabem muito bem disso. A genitalia feminina possue uma anatomia complexa, com sistemas nervosos próprio, pH próprio, produção de muco, clitóris, etc. Assim como a genitalia masculina também tem sua anatomia e particularidades próprias!
    O cérebro não vai entender essa “cirurgia” como uma “mudança de sexo” e mudar todo o DNA e funcionamento do corpo dessas pessoas, e esses “médicos” sabem disso!
    Essas pessoas possuem disforia, não nasceram no corpo errado. Elas precisam de tratamento correto, verem que não há nada de errado com seus corpos, com suas genitalias. Assim como fazem com pessoas com anorexia, por exemplo! A sociedade e a cultura é que estão erradas, limitando as pessoas, colocando-as em caixinhas.
    Já existem detrans por ai mundo colocando esses “médicos”, “terapeutas”, “clínicas de gênero” na justiça e isso será cada vez mais frequente!

  • Uma mulher cansada

    Não existe “mudança de sexo” em humanos, é impossível! Uma mutilação, uma castração não é uma simples cirurgia. Sugiro a todos a buscar mais informações sobre essas “cirurgias” (principalmente na gringa), onde a grande mídia, com interesses próprios, não mostrará.
    Uma vagina não é um mero buraco, não é uma ferida, e esses “médicos” sabem muito bem disso. A genitalia feminina possue uma anatomia complexa, com sistemas nervosos próprio, pH próprio, produção de muco, clitóris, etc. Assim como a genitalia masculina também tem sua anatomia e particularidades próprias!
    O cérebro não vai entender essa “cirurgia” como uma “mudança de sexo” e mudar todo o DNA e funcionamento do corpo dessas pessoas, e esses “médicos” sabem disso!
    Essas pessoas possuem disforia, não nasceram no corpo errado. A sociedade e a cultura é que são erradas, querem colocar pessoas em caixinhas. Elas precisam de tratamento correto, verem que não há nada de errado com seus corpos, com suas genitalias. Assim como fazem com pessoas com anorexia, por exemplo!
    Já existem detrans no mundo colocando esses “médicos”, “terapeutas”, “clínicas de gênero” na justiça e isso será cada vez mais frequente!

  • cdbaixinha@gmail.com

    Vou revelar meu segredoNInguém imagina que na intimidade uso calcinhas e enfio consolos no meu cu, gozando deliciosamente dessa maneira.Quero encontrar mulher fogosa para me penetrar usando consolo preso na cintura.
    cdbaixinha@gmail.com
    Não tenho problemas de ereção mas adoro chupar e lamber demoradamente uma mulher gostosa até o gozo, que depois me penetrará e depois a penetrarei
    Sou pessoa discreta, excelente nível e contato inicial somente pelo e mail acima.Quero conhecer mulher e conversar a respeito

  • Espera aí Sally. Vc foi preconceituoso dar esporro em um hétero que não quer se relacionar com uma transex. Aceite a heterossexualidade dele, assim como vc quer que a transsexualidade, homossexualidade e bissexualidade sejam respeitadas. Da esporro em um hetero que não quer se relacionar com transex, é a mesma coisa de dar esporro em um gay que não quer se relacionar com mulheres.

  • Gente , felizmente um homem pode reconhecer sim um trans rápido , felizmente a mulher faz parte da natureza divina e nem tudo o homem pode copiar, rapazes vocês que estão pensando como diferenciar um trans de um mulher , fique atentos todo às os tras antes de ter relações sexuais tem que se lubrificar com cremes e pomadas a mas usada e Ky durante uma hora e dilatar o buraco(a neovagina) e colocar o molde ,vaginaa fabricada nisso você terá que se ligar pois nenhuma mulher passa lubrificante na vaginana porque já somos lubrificadas naturalmente , alem disso um trans não pode ter uma parceiro com mais de 15cm de pênis ereto, pois elas não tem elásticidade para aguentar mais, você não irá colocar o seu pênis todo, claro se você tiver mas de que 15cm, então para um trans a vida sexual não é como de uma mulher , não tem a mesma naturalidade como de uma mulher , então rapazes , você mata a xarada! Na hora quando ela dizê que tem que passar um lubrificante na vaginà, ou talvez mao ira dizer nada claro para você se ligar nestas coisas você não pode tá chapado né rs

    • Marcia operada

      Lamento te informar Suzana mas o teu comentário não está certo o homem nem sempre pode identificar o transexual já que eu sou uma transexual que me operei em Londres e a minha profundidade e de 21 centímetros nem em todo lado e igual e é mentira que uma transexual só tem 15 centímetros de profundidade já para não falar que me retiraram uma parte do intestino para fazerem um enxerto e colocaram pegando a cúpula que por sua vez me mantém um corrimento para toda vida, e sim não preciso de lubrificantes porquê lubrifico todo dia.,só me dá pena e falarem sem saber o que falam só nisso mostra a falta de informação que as pessoas tenhem e depois venhem para aqui cuspir veneno a julgarem que estão a falar uma grande coisa enfim…

      • Nossa Marcia, eu não sabia nada disso. Cheguei aqui sem querer na verdade, pois estava pesquisando sobre a lubrificação feminina. Vou falar de forma mais respeitosa possível, pois respeito acima de tudo, mas uma vagina molhadinha é bom demais para um homem. Dá muito tesão.

  • Anônimo que queria ser Anônima

    P******! Fiquei total decepcionado! Não consegui ler o texto inteiro, pois fiquei extremamente frustrado com a parte que diz que quem já fez cirurgia de fiz(eu quando tinha 3 anos) terá dificuldade de fazer a cirurgia. O que a vida quer de mim? Eu me sinto uma Mulher por dentro!(Apesar de ser Masculino por fora) Queria ser uma Mulher pra satisfazer todos os meus desejos com os Homens, e porque desde que eu fiz 20 anos de idade, eu praticamente desisti de ser Homem e vira e mexe eu me pego me perguntando: “Se eu fosse Mulher? Se eu fosse Mulher? Se eu fosse Mulher seria mais feliz. Se eu fosse Mulher minha vida seria mais fácil. Se eu fosse Mulher não estaria virgem em plenos 20 anos e a virgindade não teria passado dos 16”. Eu tenho vontade de ser agarrada, de ser pega com vontade por Homem. De ser abraçada por um Homem. Eu estou muito certo que todos os meus desejos com os Homens só serão satisfazidos, se eu estiver em um Corpo de uma Mulher. Pensamentos fantasiosos não param de passar pela minha mente. Vira e mexe vendo um Filme Pornô eu me pego dizendo que queria estar no lugar da Atriz. É muito ruim viver no Corpo errado! Nascer no Corpo Errado! Eu queria ter nascido Mulher! Eu não me contento em ser apenas um Gay. Desculpem os leitores por algumas partes vulgares do meu comentário, mas é o que eu penso e eu tive que desabafar.

    • Anônimo que queria ser Anônima

      Uma correção: Fiquei extremamente frustrado com a parte que diz que quem já fez cirurgia de fimose terá dificuldades de fazer a cirurgia.

    • Não quer dizer que seja impossível… se isso é tão importante para você, em vez de reclamar, corre atrás e faz a cirurgia!

      • Anônimo que queria ser Anônima

        Eu sou circuncidado! E descobri que não é possível uma pessoa circuncidada fazer a cirurgia. Nunca vou poder ser 100% eu. Estou chorando muito por isso!

  • Parabéns pelo texto,você é uma entre um milhão em que entendem a real situação de uma TRANSGÊNERO,tenho 26 anos e só eu sei a luta que é ser eu,além do tratamento pesado com Antiandrogênos(para bloquear a testosterona) e os hormônios femininos,ainda passo dopada com antidepressivos,é não é fácil ser uma transexual,muitas vezes já desejei a morte,a dor que nos acompanha é incalculável e permanente,por mais que eu me a semelhe a uma mulher Cisgênero(inclusive sem pomo de Adão rs) acho que isso machuca mais ainda,pois de que adianta ser tudo e sentir que falta algo. Infelizmente oque temos que fazer é nos conformar e aprender a viver com essa condição,e sermos fortes para lutar pelo nossos direitos.

  • sou mulher e pra min mulheres transexuais são mulheres sim , esse lance de que pra ser mulher precisa menstruar ou engravidar e bobagem o ser mulher vai além disso e engraçado as pessoas falaram ” ah transex acha que ser mulher se limita a isso e aquilo ” e fazem o mesmo existem mulheres que menstruam porém n sente dor de cólica , algumas nascem com anomalias Cromossômicas ( por mais raro que seja existem ) , mulher estéril , entre outros casos então elas n são mulheres por isso ? são inferiores ? fala que esses casos que citei ou transex n são mulheres por isso ou aquilo e mesma coisa dizer que ” uma mãe adotiva n é mãe porque n gerou a criança , porque n sentiu oque era carregar uma criança bla bla ” se coloca no lugar do outro e deixem de ser COVARDE , outra coisa que quero falar a pessoa passa por um sofrimento tremendo pra ser aceita no genero que se sente pra depois ta escrito ” transexual ” no documento justo ? , ai vem outros e dizem ” basta se aceita ” como se isso fosse simples assim , como se a pessoa escolhe-se nasce assim isso nasce na pessoa estudo já comprovam problemas no cérebro da pessoa . Por fim, o que faz uma mulher e um homem não é o que ela ou ele teve ou tem entre as pernas, mas como ela ou ele se vê e se afirma. Os pacotes “homem” e “mulher” são construções sociais e individuais, afinal de contas. Ninguém nasce “homem” ou “mulher”. Torna-se. recomendo esse site explica algumas coisas ” http://www.feministacansada.com/post/40248740172#disqus_thread ” eu sou Josiane mulher cis e levanto a bandeira contra transfobia e contra toda forma de preconceito afinal ser humano diversidade em tudo porque na sexualidade seria diferente ? obs : respeito opiniões contrárias antes que venham encher o saco falando besteira parabéns adorei site sou novata

  • Giordana Pucci

    Só pra avisar, Transsexual n pode ter filho, mas mulheres inferteis também não e tem mulheres que não querem filhos, e mesmo assim sao mulheres.

  • Concordo que todos façam de suas vidas o que bem entender; mas discordo fixar pontos irrelevante sobre a questão , para tornar suave o peso da moral em contrapartida. Colocar que estão nascidos em corpos diferentes? – não sei com que interessa mencionar tal, a vida tem que ser respeitada , a criação é perfeita não à erros , nós humanos não satisfeitos mudamos tudo , mudamos de casa , de cidade , mudamos o meio ambiente ; porque tbm não mudar de sexo? É intrigante ! Vamos continuar mudando tudo , até se perder em meio ao curioso , tudo podemos enquanto vivemos . Mas vamos assumir que o desejo de ser diferente é culpa ou simplesmente nosso…

  • Fernanda Ávila

    nojo, seu escroto
    se acha no direito de pagar sapo por que um HOMEM de verdade não quer transar com um homem capado! vai se fuder.
    Um capado tem que falar para o cara que é geneticamente homem, cromossomo XY, não tem útero, nao pode gerar filho e que nunca vai dar a boceta gostoso igual uma mulher, porque não tem boceta, tem um buraco feito na faca.
    É a mesma coisa de um portador de HIV não falar para o parceiro que é portador do vírus.
    Você é um hipócrita nojento, transexuais não são mulheres e nunca serão, pouco importa as leis bizarras que vocês conseguiram.
    Sejam “machos” uma vez na vida e assumam para os possíveis parceiros que são homens cirurgicamente modificados.
    Depois vão apanhar e não reclamem

    • Amiga concordo,é abominável esse tipo de coisa Deus fez o corpo com perfeição e esses estúpidos estragam na ilusão de terem uma vacina igual a nossa,pois passa longe de terem, isso é nojento,me embrulha o estômago, são incapazes de assumir sua identidade masculina,realmente um buraco seco, relaxado,feito a faca.

    • Ah! Duas dicas: não se refere a uma transexual que fez um procedimento chamado MtF (Male to female) de ‘O’ transex. É uma forma levemente pejorativa. O correto e mais educado seria dizer ‘A’ trans (abrindo mão do -ex que traz confusão com ‘travestismo’), umA trans. O que nós enfrentamos é denominado Disforia de Gênero. Não se enquadra em nenhum dos quadros e definições sexuais tais como homossexualismo, bissexualismo ou travestismo, ou seja, não somos gays, não somos bi e não somos travestis. Outra coisa: não procuramos a cirurgia de redesignação para satisfazermos outras pessoas que não a nós mesmas. O sofrimento é interno e o externo geralmente vem de pessoas preconceituosas que te atacam com palavras rudes na rua sem o menor motivo. Graças a Deus, não passo por isso há anos, mas a cirurgia em si é pra tranquilizar a nossa passagem por essa terra, pra amenizar o nosso sofrimento enquanto cumprimos nossa missão. Não é pra enganar ninguém, não é pra tirar maridos alheios e muito menos para fazermos vida, isso é de cada pessoa, independente de ser disfórico. ;)

  • Anonima transexual

    Sou transexual, mas não tenho a mínima intenção de fazer disso um motivo para ser tratada como alguém especial ou diferente. Sou como qualquer outra pessoa, só que meu sofrimento tem causa e solução. Só quem vive sob esta condição pode dizer o que acontece. Não é uma questão reversível, não é um problema de cabeça, não é maluquice e não é assim que funciona. Ao contrário do que disse a Dani acima tbm, não se ensina uma mulher a ser homem. Se fosse homem, não teria dúvidas quanto a isso. Não se ensina um homem a ser mulher. Tudo vem da alma de cada um, do instinto. Tratar a transexualidade (fugindo aqui do sufixo -ismo para não relacionar a doença) como uma escolha é uma coisa muito injusta. Vocês, que nasceram todos em corpos que têm orgulho de exibir e que sabem o que é ser sexualmente bem resolvidos, não podem e não devem tentar adivinhar como é não ter prazer sexual por não ter a ferramenta necessária pra isso, uma vez que seria preciso vocês terem nascido sob essa realidade para julgar. De fora, é muito fácil analisar e dizer: por que não se ensina essa pessoa a ser do sexo que seu corpo tem? Simples: porque o corpo se conserta, se adequa, a cabeça, a mente, a alma, o instinto, não. Não se pode modificar a mente de um ser humano para que ele sinta prazer de uma forma que não sente. Por exemplo, você odeia cantar, acha sua voz horrivel! Então, te colocam na terapia psicológica pra que você comece a acreditar que é o Frank Sinatra e comece a fazer apresentações orgulhosas em público. Não parece meio absurdo? Você não só não vai se deixar convencer, como ainda vai querer processar o psicólogo em questão por charlatanismo. Sua voz não vai mudar porque vc tem pensamento forte e positivo de que isso vai acontecer. Agora, se vc tem uma belíssima voz e tem problemas pra se expressar em público, só canta quando ninguém está te ouvindo, mas sabe com toda certeza que se vencesse essa barreira daria inicio a uma carreira de cantor brilhante, isso sim tem como ser modificado pela psicologia. Deu pra entender mais ou menos? Não é questão de julgamento. Repito: quem não vive essa condição, sob essa situação que foi imposta por vários motivos, inclusive genético, não sabe o que é o sofrimento por ter nascido em um corpo errado. Tenham todos suas opiniões, mas saibam discernir o que lhes pertence a opinião. Esse não é o caso. Não se julguem pertencentes a uma raça superior capaz de julgar os vivos e os mortos. Não se julga a realidade alheia até que se viva, na carne, aquela realidade. Mais uma coisa: nós transexuais não estamos disputando vaga com mulheres biológicas (essas que se gabam de povoar o mundo). Estamos tratando de um problema íntimo, doloroso para qualquer ser humano. Não temos a mínima vontade de engravidar, não invejamos o fato de vocês sangrarem todo mês e muito menos gostaríamos de passar por todos os problemas psicológicos de uma mulher biológica. Há tampa para todas as panelas, não há motivo pra briga! Nunca tive problemas pra encontrar homens que tem uma mente evoluída o suficiente pra entender a minha condição e me amarem acima de qualquer definição médica. Sendo o sexo feminino mais compreensivo e sensível para tratar de questões da alma, espera-se um pensamento mais acolhedor para com os que sofrem, independente da causa do sofrimento e não um pensamento de quem se acha uma raça superior porque estamos todos na mesma vida, no mesmo planeta e lutando, cada um por sua própria sobrevivência e felicidade. Eu sugiro que olhemos mais pra nós mesmos em busca do que podemos melhorar na nossa qualidade de vida até que estejamos plenos de felicidade porque isso é um direito de todos, independente de gênero, credo, cor da pele, tipo de cabelo, condição física, condição financeira, etc. Procurem se preocupar mais em ajudar e menos em julgar; ninguém aqui tem esse direito. Deixem a questão transexual para ser discutida pela equipe médica que a trata. Se fosse uma coisa fácil e tão simples como vocês tem julgado, haveria muitos mais profissionais especializados na área. Muitos psicólogos fogem do assunto porque nem eles mesmos, mesmo tendo estudado a fundo a questão, vão conseguir entender. Vocês não tem ideia do quanto é difícil!!! Cada um tem sua missão aqui. Deixemos que cada um cumpra a sua em paz e façamos o possível para ajudar e não pra atrapalhar e trazer mais sofrimento. Deus os abençoe com compreensão, sabedoria e compaixão! Um abraço!

    • Em momento nenhum no meu texto eu quis fazer parecer que é algo fácil, “tratável” ou “reversível”. Concordo com quase tudo que você disse, exceto com uma coisa:

      “e muito menos gostaríamos de passar por todos os problemas psicológicos de uma mulher biológica”

      Mulher biológica tem problemas psicológicos inerentes ao fato de ser mulher? Até onde eu sei, SER HUMANO tem problema, independente de sexo e sexualidade.

      Em tempo: sou mulher, não menstruo há mais de dez anos, não tenho filho e não pretendo tê-los

      • Exatamente isso. Você não menstrua há mais de dez anos, não tem filhos e não pretende ter e por acaso deixa de ser mulher por isso? Eu estava me referindo a uma outra pessoa que disse “não importa o que digam, pra mim não é mulher.” Não queremos nada além de sermos vistas como qualquer outro ser humano, em qualquer lugar. Parece que é muito difícil pra algumas pessoas entenderem que há espaço nesse mundo pra todos e q a diversidade é gigantesca no mundo animal, entre os primatas não haveria exceção. Colocar um novo sexo como foi sugerido por uma outra pessoa (o transexual) seria nos expor a uma situação ainda mais ridícula do que a atual. Realmente não há motivo para ostentarmos o gênero em nenhum documento então por que o temos? Pq preciso ir pro aeroporto sabendo que vou passar o constrangimento de apresentar o passaporte onde diz “Sexo:M” (q n é de Mulher rsrsrs) quando sou extremamente feminina, discreta, sociável e respeitosa para com todos!? Não tem q haver difernciação. E a caráter informativo lhes digo claramente: não queremos enganar ninguém, não vamos pra cama com um e outro só porque acabamos de transiocionar e sempre que uma relação promete dar inicio a algo promissor, arrumamos um jeito de contar porque não queremos ser injustas com a pessoa em quem estamos interessadas e que nos demonstra afeto, mesmo que isso, às vezes, afaste de nós essas pessoas q julgamos sinceras mas que se deixam abalar por isso. É um preconceito implantado. Não dá também pra sair por aí com uma camisa ou uma tatuagem escrito: SOU TRANS! É o oposto do que buscamos! O que nos tranquiliza é a fé, pois através dela sentimos paz por terem sido afastadas de nossas vidas, pessoas que provavelmente nos feririam muito mais do que quando nos deixam por esse motivo, a meu ver, extremamente torpe e preconceituoso.

        • Olha, esse argumento de ser mulher ou não ser mulher é tão indiferente! Amamos seres humanos, foda-se a forma que a gente decida classificá-los! Se menstruar e ter filhos for critério para definir mulher, como disseram, então eu não sou mulher! hahaha

  • Anonima transexual

    Entendam mais uma coisa: se tivéssemos como escolher, escolheríamos estar em harmonia desde o começo da nossa existência. Ninguém escolhe viver em desacordo, em sofrimento. Nós, como vocês todos, só buscamos a felicidade plena em todos os campos, mas somos discriminadas por uma sociedade que estabeleceu um padrão a ser seguido para haver sucesso. Tenho certeza que muitos de vocês também enfrentam problemas com relação a esses padrões. Pensem nisso. Abraços!

    • Ahhh mas certamente ninguém escolheria se colocar em qualquer posição de sofrimento que fosse. Não tenho nenhuma dúvida que sexualidade em geral não se escolhe nem se muda: ser gay, ser hetero ou qualquer orientação (se é que é essa a palavra) sexual que for.

  • Elisa (crossdresser)

    oi gente, sou transexual e me sinto muito ruim, por causa do preconceito, e por causa do meu corpo que gostaria de adequar e fazer a cirugia de troca de sexo, mas por enquanto tenho que ficar assim mesma, quem sabe um dia meu sonho se concretiza, essa cirtugia iria mudar muita coisa em minha vida, deveria ser mais fácil penso eu.

    • Elisa, o grande problema é que se trata de uma cirurgia irreversível, por isso a lei impõe tantas exigências, como por exemplo um período de reflexão e de consultas com um psicólogo. Eu acredito sinceramente que você tenha certeza da sua decisão, porém infelizmente muitas pessoas tomam esta decisão tão importante no calor do momento e depois se arrependem. A restrição legal de tempo de espera pela cirurgia tem por principal razão proteger que vai ser operado e obrigar a pessoa a refletir.

      Se estiver tendo qualquer dificuldade de caráter legal para conseguir a cirurgia, entre em contato comigo por e-mail. Talvez eu possa ajudar ou ao menos te orientar sobre os seus direitos!

    • Elisa, dê o primeiro passo, se tiver condições financeiras, procure um terapeuta, psicoterapeuta sexual. Se vc mora em SP, posso te enviar umas dicas por e-mail. Mesmo que você não passe por todo o processo, é importante cuidar da mente pra evitar viver em conflito consigo mesma, ok? Tô na torcida! ;)

  • Sabe o que é ?
    Preconceito da maioria, e de "outras" partes, medo de ser trocada por um trans. O que eu não vejo mal algum; as pessoas deveriam é crescer de verdade e parar de ser tão imaturas quanto a isso. É por isso que o Brasil não vai pra frente, é por isso que eu e a maioria das pessoas da minha idade, temos a mesma opinião sobre a sociedade. Sim, somos adolescentes, mas somos grandes o bastante para entender que tudo isto que vemos é errado. Se você é gay, te discriminam; se é gordo, te discriminam; se é magro, te discriminam; se tem tatuagens, te discriminam, se tem piercings, te discriminam; entre váaarias outras coisas que nem vou citar aqui. Qual o problema da pessoa ser feliz da maneira que acha que deve ? que eu saiba, o livre-arbítrio serve para isso, não é ? E sinceramente as pessoas deveriam parar de se importar com a vida dos outros, todo mundo tem o direito de ser feliz, seja homem, mulher, transexual ou o que quer que seja.
    E outra, uma pessoa ama a outra não pelo sexo, mas pelo que a pessoa tem no coração, e que eu saiba o coração não tem sexo, como os sentimentos também não. Eu acho que essa cirurgia nada mais é do que uma forma de fazer a vida dessas pessoas que sofrem tanto ficar melhor, de uma forma que possam se sentir bem. Eu sei que não sou a pessoa mais indicada pra falar desse assunto, muitos podem dizer que eu sou apenas uma adolescente, o que eu realmente assumo que sou. Mas eu sou apenas uma adolescente que quer viver em um mundo sem preconceitos, onde as pessoas possam viver em paz, felizes, sem diferenças, em um mundo que cause orgulho a quem vive nele.
    Me desculpe se atingi alguém, essa não é minha intenção, quero apenas mostrar minha opinião e realmente mudar esse mundo.
    Beijos, uma menina de quinze anos (:

  • Penso ainda que deveriam existir 3 tipos de sexo .. Homem, Mulher e Transexual.
    Creio que como a pessoa de um dos comentários a cima disse, primeiro uma pessoa para tal fato precisa de ser corajosa, e existe todo um processo pra isso, então porque não ter a coragem de se assumir transexual ? Qual é o problema ? Se ela não teve vergonha para mudar de sexo e se "mostrar" para a sociedade, qual é o problema de receber um sexo diferenciado pra isso ? até o ponto que eu saiba perante a lei preconceito é crime, e todos são iguais, idependente de sexo. Um homem é um homem, uma mulher é uma mulher cada um recebe um sexo específico para o que é, e um transexual é um transexual… Uma pessoa que possui um jeito feminino de ser, e se fez parecida com uma mulher, se semelhou nos jeitos femininos, entre outras coisas não quer dizer que seja uma mulher de fato. Pra mim mulher de fato só as que nascem como tal. Então uma nova classificação quanto a isso seria correto na minha opinião (não estou querendo dizer que eu esteja 100% certa em tudo o que eu falo e que só exista a minha "verdade"), apenas disse que isso pra mim é o mais correto, até porque mexem com os órgãos reprodutores… Não tenho preconceito contra quem quer se parecer com uma mulher, opção delas (na qual ao nascerem não escolheram), admiro até esses atos de coragem… porém tratamos cada coisa na sua devida ordem.
    O que as pessoas têm confundido muito, é que precisamos respeitar uns aos outros, seja quem for. Só que isso também não quer dizer que eu seja obrigada a aceitar a mesma como mulher. Então porque não um novo tipo de sexo na sociedade? Não está tudo tão moderno? Qual seria o problema? Existem muitos homens que não ligam de se relacionar com essas pessoas… o importante é se sentir bem com o que você tem .

    OBS: ESSA FOI A MINHA OPINIÃO.. OBRIGADO PELA PACIÊNCIA E AGRADEÇO À TODOS.

  • minha nossa as mulheres estão com medo de perde o lugar para os transex, gente vamos acorda, mesmo por que o homem e bicho safado ele pega mulher feita, mulher fabricada e os viadinho tambem.

    resumindo o homem so quer saber de safadeza e mais nada.
    na questão de filhos, pra isso se resolve com adoção.

    as mulheres estão com ciumes por que os transex tem coragem pra enfrentar um monde de cirurgia e ainda a sociedade e tão vamos para de descriminar gente e vamos amar mais o nosso proximo!

  • ser mulher vai mto além de ter uma vagina…Damos vida a outro ser dentro de nós, amamentamos e depois educamos essa criança p/ resto da vida. Isso um trans não consegue… sorry.

    • Exatamente Anonymous, ser mulher eh muito mais do que um corpo, um rosto delicado,uma voz meiga, ser mulher eh ser “macho” o suficiente pra aguentar menstruacao, uma mesa de parto, etc, etc, etc. Por mais que tentem, e almejam, sinto muito, ser Mulher eh a combinacao perfeita Fisiologica, Espiritual e Mental. Todo o resto eh ligado somente ao comportamental e isto NAO faz ninguem mulher de verdade. Entendo que Aparentar Mulher eh praticamente irresistivel pq somos mesmo fabulosas, criacao linda feita para criar novos seres, enfim co-ajudadoras do Criador, dotadas de capacidades excepcionais de forca, coragem, e sabedoria. nao me importo que queiram se parecer conosco, irei respeita-los sempre, mais nunca, jamais, em meu coracao irei considera-los semelhantes a mim no quesito Genero Sexual, deixando bem claro. Se nao querem se aceitar ou se readequar ao corpo que nasceram, nao vai ser uma operacao que ira transformar sua essencia em uma mulher. Estou falando de essencia, ou seja a composicao do seu corpo. Atualmente eh assim: se sua mente nao aceita a condicao da sua natureza, eh mais aceitavel mudar o corpo do que fortalecer a mente e ser feliz com o que nasceu…eh uma pena, mais eh a verdade!

      • Só para constar: discordo de cada linha. Se a pessoa pudesse fazer um esforço e ser feliz com o corpo que nasceu, ninguém faria essa cirurgia. Algumas coisas não dependem de esforço. É como dizer a uma pessoa deprimida que ela tem que fazer um esforço e sair dessa ou dizer a um paraplégico que ele tem que fazer um esforço e andar.

  • tem muitos homens que quando faz a operaçao diz que sente prazer igual a mulher e e uma mulher.isso e mentira o local fica dormente nao sente prazer,a mulher sente prazer nao so porque tem a vagina mas e tb os organs todos.no qual nao tem como a ciencia fazer.mulher e aquela que deus permitiu nascer como mulher.entao eu acho correto estar no documento transsexual.mas tambem nao pode receber nenhu preconceito contra a isso.

    • Concordo com o fato de não receber nenhum preconceito. Pré-conceito! Preconceito de qualquer natureza é abominável! Agora, com relação à funcionalidade do órgão reconstruído, nunca saberemos e poderemos comparar com exatidão se o que se sente é igual ao que sente uma mulher biológica, nascida no corpo certo, mas com certeza não há dormência e o orgasmo é muito mais intenso! ;)

  • falando francamente, povinho preconceituoso e sem noção hein!!! cada um faz oq quer da propria vida e vcs nao tem nada oq ficar dando opinião por ae, falar oq pensa é uma coisa, agora ofender os outros é bem difenrenta….
    invedir a privacidade e o direito de escolha do proximo com comentarios preconceituosos e cheios de malicia é uma vergonha, estamos em pleno século XXI. o mundo mudou sabiam??

  • [ Parte 2 de 2 ]

    Outra questão igualmente importante: em qualquer situação de relacionamento ou contato sexual, acho que o transex deve, sim, alertar o parceiro quanto à sua condição sexual original. É o que considero correto. Isto porque um homem tem direito de querer ou não se relacionar com um transex. Nada dessas teorias hippies: ama-se pessoas. Não é simples assim. A pessoa tem total direito de se opor a um relacionamento com alguém que há algum tempo atrás partilhava seu gênero.

    P.S.: Tenho que aprimorar meu poder de síntese… Os comentários têm ficado gigantescos !

    • Mary, foi o que eu disse acima. Nunca vamos andar por aí com uma camiseta ou tatuagem ou placa nas mãos avisando: Somos trans! Não queremos destaque e isso seria auto-flagelação. Mas como eu lido com isso de contar? Obviamente não espero que a relação atinja um ponto onde irá causar a ele a sensação de ter sido enganado. É um fato da vida, gente, mas deve ser compartilhado com as pessoas certas. Eu nunca vou me relacionar com um ‘skinhead’ por exemplo. Quando começamos a conhecer uma pessoa, não sabemos tudo a seu respeito, mas com o passar dos dias, com as longas conversas, saídas e tal, dá pra sacar se o cara em questão tem uma cabeça boa e uma mente aberta. Se não for o caso aí, me desculpe, mas serei eu a não querer uma relação com ele. ;)

  • [ Parte 1 de 2 ]

    Gente, após tentar ler tantos e tão extensos comentários, confesso que estou um pouco tonta… Mas vou tentar concatenar as idéias e opinar sobre o assunto.

    Alguns pontos geraram discussões nos comentários. O que eu acho produtivo, desde que sejam tratadas com objetividade, cruzamento de informações, convite à análise sob óticas diferentes etc. Isso agrega valor às críticas e comentários. Mas, por obséquio, não JULGUEM a opinião pessoal do outro como PRECONCEITO só porque não se igualam às SUAS opiniões. Digo isso porque alguns comentários aqui expostos são verdadeiras odes ao EGOCENTRISMO. As pessoas não têm que pensar como você e o fato de pensarem diferente não faz delas preconceituosas, deturpadas, ignorantes, hipócritas etc, ok?! Dito isso, Camilla, Dani, Morgana e tantas outras comentaristas deste post têm razão e estão corretas em suas convicções. O erro ocorre em extrapolar o que é CERTO PRA VOCÊ, categorizando-o como o que é (ou deveria ser) CERTO PRA TODOS.

    A questão é complexa e controversa. Penso que não é uma vagina ou um aparelho reprodutor feminino completo que define uma mulher; também não é o ciclo menstrual ou coisas abstratas como sentimentos, temores ou mesmo vivência como indivíduo do sexo feminino. Igualmente, não podemos definir alguém como mulher por uma "alma feminina", porque não podemos ter a prepotência de achar que um transex não possui alma feminina. Dá pra entender? Não é algo identificável, definível, mensurável…

    O transex pode se entender/enxergar/pensar/sentir uma mulher, modificar seu corpo, modos, pensamentos e tudo o mais. Mas, na minha opinião, não é e não se tornará uma mulher ! Não tenho a prepotência de achar que a minha opinião é A CERTA, A VÁLIDA, ou o que valha. É apenas e tão somente a minha opinião.

    Eu nem imagino o desespero e a luta cotidiana que um transex vivencia pra adequar seu corpo à mente. De coração, me COMPADEÇO. Mais, ADMIRO os que alcançam seus objetivos. Acho que as pessoas têm que buscar sua felicidade, mesmo que passando por cirurgias dolorosas e transformações igualmente dramáticas. Basta ter o bom-senso de permear a questão como necessária ou superficial. Se for necessário, pra sua plenitude e identificação com o corpo esse tipo de cirurgia, faça.

  • BRUNA (SÓ DE PASSAGEM)

    GENTE,
    QUER OPERAR?
    OPERA!
    MUDAR DE NOME?
    DE ZÉ
    PARA MARIA
    MUDA-SE!
    AGORA SUA ORIGEM DEVE CONTINUAR NO SEU DOCUMENTO.
    SEXO MASCULINO.
    É VERGONHA DE ASSUMIR SER transex?
    ACHO QUE NÃO, PQ É PRECISO MUITA
    SEGURANÇA PRA SE FAZER ALGO DO TIPO.
    ENTÃO QUAL O PROBLEMA?

  • "No caso do transex, acaba sendo a mesma coisa. Se o homem escolhe não se relacionar com o transex pela questão da transexualidade, eu acho uma tremenda falta de amadurecimento de toda uma sociedade que impõe esse tipo de valor. Se o homem escolhe não se relacionar com o transex porque ele não lhe atrai fisicamente, pela personalidade, blábláblá, aí sim eu considero uma escolha baseada no que aquela pessoa representa pra você."

    Mas q merda é essa??? Agora pq alguém nao quer se relacionar com trans é imaturo preconceituoso???
    Manucu, rapá!!
    Pensamento tronxo e inversão de valores total…

    TODO MUNDO TEM DIREITO A ESCOLHAS E PONTO, NG PODE OBRIGAR NG A ACHAR NATURAL, ATRATIVO OU A CASA DO CARALHO NAO…
    Se tem q aceitar as escolhas do outro, tem q respeitar as minhas tb.

    • Não se pode negar que se você conhece uma pessoa que é maravilhosa pra você, que tem tudo a ver com você, que te trata super bem, que te traz segurança e conforto, que te ajuda e te acolhe nos momentos mais difíceis, que está do seu lado independente do que você faça, que é o seu sonho de consumo, a perfeição em pessoa, terminar com ela por saber que se trata de uma pessoa que passou por um tratamento é uma coisa absolutamente preconceituosa sim. Como não? Você virar as costas pra essa pessoa que seria uma companhia agradabilíssima na vida e que faz seu coração saltitar de alegria quando se encontram, só por esse motivo? Conheço vários assim… não são felizes… ;)

  • Sally:

    Mas não tem coisa mais PC nesse mundo que dar porrada na ICAR e nos valores dos conservadores, titia! Quer ser não-PC? Bate no movimento gay, aponta as figuras que apoiam pedofilia (já ouviste falar na NAMBLA e no antigo Dutch Pedophile Political Party?). Faz um Deleta da página do NAMBLA (http://www.nambla.org/), que eu quero ver! Aí sim vai chover comentário te ofendendo, pode até rolar o teu tão sonhado processo.

    Ficaadica!

  • Sally, um amigo me mandou seu texto por e-mail e eu sou transex e agente nao escolhe ser assim nem é uma coisa que alguem pode curar, entao agente tem duas escolhas: viver num corpo que nao combina com agente e que agente sente repulsa ou passar por um monte de cirurgia para se sentir menos pior nao queremos ser mulher nem queremos aparecer agente so quer sentir um pouco menos de sofrimento

  • @Morena Flor:
    Pois é, linda. Essa história de relativismo moral só dá é nessa inversão que você descreveu, mesmo.
    Forte abraço!

  • "E isso de orientação da natureza, bem, nós evoluimos milhões de anos em relação a nossos ancestrais, que sequer tinham uma linguagem para se comunicar. Nós aprendemos a administrar nossos instintos primitivos e a refinar os critérios na escolha de parceiros, senão fulaninha e fulaninho ao se encontrarem no meio da rua a caminho do trabalho já saíriam se pegando para dar continuidade à espécie, assim na maior".

    Sim… Mas tem coisas q já estão no nosso cerne, apesar de já termos trabalhado os nossos instintos mais primazes. Buscar por parceiros que sejam fenotipicamente e geneticamente do sexo que se prefere está entre elas. Em se tratando de evolução, deve ainda demorar outros milhões de anos para que a admissão de pessoas independente de ser "transex" seja realmente efetiva. Enquanto isso, lidemos com o mundo real, o q vivemos hj.

  • "Morena Flor, acho que você não entendeu ou distorceu o que eu quis dizer a respeito de amar a pessoa, independente de gênero".

    Não, não, entendi o q vc escreveu, daí a minha resposta.

    "Nem estou entrando no mérito do gênero".

    Mas se fez entender assim, se não entrou neste mérito, então tudo bem.

    "Eu amo uma pessoa pelo conjunto de fatores que definem essa pessoa: pelo quanto ela me atrai fisicamente, por algumas características de sua personalidade, pelo quanto ela tem o mesmo foco para o futuro que o meu, etc. Podem ser inúmeros fatores.Isso, pra mim, é amar a pessoa".

    Bem, concordo com o q vc falou, mas tem coisas q vão além disso aí na hora da escolha. Como disse antes, se alguém não se importa de namorar transex SABENDO q é transex, então, beleza. E se alguém se importa e não aceita transex, ela não estará errada por isso.

    "Amar o idealizado é o que se vê em grande parte das pessoas por aí, confundem imposições sociais e buscam essas imposições nos seus relacionamentos".

    Não, não são exatamente "imposições". Não estamos mais no século passado para se escolher pessoas por "imposições" sociais. Pode até existir isso, mas não dessa maneira. Na verdade, a coisa funciona no esquema das ESCOLHAS, como disse antes. Cada um tem a sua, e quem estiver engajado nela não estará dando a mínima nem a semínima para o q os outros pensam. Um problema – fruto dessa onda politicamente correta de aceitar tudo e TER de aceitar tudo – é exatamente esse, a problematização das escolhas pessoais sendo SEMPRE por pressões sociais, o q é uma inverdade absoluta. O bom é q apesar de existirem pressões sociais para isto ou aquilo, estamos em uma sociedade livre, na qual podemos fazer as escolhas q pensamos ser o melhor para nós.

    "Se a mocinha não quer ficar com o velho porque o velho não lhe atrai fisicamente ou mesmo em termos de personalidade (não acompanha seu ritmo agitado de jovem, ou simplesmente é uma mala sem alça), concordo, é uma escolha dela não se relacionar com esta pessoa".

    Nisso concordamos.

    "Mas se ela não se relaciona com o velho porque criou uma ojeriza a ela pelo fato de que a sociedade (oi?) diz que é feio uma mocinha ficar com um velho, isso pra mim é errado. Errado para a própria mulher, pois não é uma escolha real dela, foi induzida a isso, na real ela perdeu a oportunidade de fazer uma escolha verdadeira, se perseguir o "ideal" de que "tem" que ficar com um cara jovem como ela".

    Se a mocinha do exemplo estiver realmente engajada em ficar com o titio coroa, ela não vai dar muita bola ao que os outros irão falar. E mesmo q ela atenda a convenções sociais, ela estará atendendo-as por ESCOLHA própria, ainda sim.

    "No caso do transex, acaba sendo a mesma coisa. Se o homem escolhe não se relacionar com o transex pela questão da transexualidade, eu acho uma tremenda falta de amadurecimento de toda uma sociedade que impõe esse tipo de valor. Se o homem escolhe não se relacionar com o transex porque ele não lhe atrai fisicamente, pela personalidade, blábláblá, aí sim eu considero uma escolha baseada no que aquela pessoa representa pra você".

    Tá vendo aí? É isso q eu sou contra: Essa problematização da escolha alheia pq não atende os critérios de "escolha certa" X "escolha preconceituosa". Discordo retumbantemente. Em nome de "aceitar o diferente", se desrespeita o direito do outro de escolher se quer ou não quer estar com essa ou aquela pessoa, escolha q concerne única e exclusivamente ao q escolhe. Como disse antes, é uma questão de ESCOLHA, não de maturidade. Maturidade é escolher e ter certeza do q quer escolher para a própria vida. Não é escolher dessa ou daquela maneira. Desculpa, mas tal pensamento e raciocínio como o explicado nesse seu trecho é mais um moralismo às avessas, o qual condena uma pessoa com a pecha de "imatura" "preconceituosa" e outras mais por decidir dessa ou daquela maneira.

  • Jacinto Pinto Aquino Rego

    "E não, porra, eu não sou gay. Adoraria ser porque HOMEM É UMA MERDA que só dá trabalho, mas INFELIZMENTE NÃO SOU. Porque as pessoas acham que só um gay pode defender um gay?"

    Uma vez bati boca com um conhecido que se tornou neo nazista e achava bonito bater em boiola. Bati boca FEIO. Cagava baldes para ele falando mal de judeu, pq sinceramente já foi o tempo que judeu era pobrezinho indefeso. Não concordo, mas foda-se. Agora um brucutú bombado faixa preta de jiu jitsu achando legal bater em bicha na paulista… vai tomar no cu, covarde do caralho. Bate boca foi feio e não sei como não deu merda, pq esse cara anda armado até pra ir no banheiro. E UM FILHA DA PUTA DESSES CONSEGUE PORTE LEGAL!

    Agora Sally, puts, pega leve. Doeu na alma ler o relato da cirurgia. Eu tava na fisio lendo essa merda no celular e comecei a me contorcer deitado na máquina de ondas curtas, a fisioterapeuta achou que eu tava tendo um treco. Comecei a ler a cirurgia e ela começou a se contorcer tmb… puta aflição. Parece que vc sente seu pau sendo cortado…

  • Camilla, você tem o direito de desconfiar de que as pessoas queiram pagar de moderninhas, pois tem muita gente por aí assim. Mas quem é desse jeito não tem argumentos para sustentar sua opinião, ou então cospe apenas o que ouve por aí, e é desmascarado no momento em que é confrontado (como o caso dos seus amigos, quando confrontados na prática já mostraram o que pensavam realmente).

    Não me parece ser o caso da grande maioria dos comentários deste post, e de vários outros posts deste blog.

    Eu tenho TPB, faço uso de medicação e terapia há anos. Com isso, mudei muitas das minhas crenças. Passei a ver muitos assuntos com mais tolerância, e da tolerância foi um passo para encará-los com naturalidade. Por isso, eu posso afirmar que sim, consideraria o transex uma mulher assim como eu sou. Ainda tenho muitos preconceitos relacionados a muitos assuntos, mas tem muita terapia pela frente, e espero um dia resolver estes preconceitos também.

    E ainda por ter TPB e saber que alguns distúrbios (não chamo de doença, para mim não são doenças, mas quem quiser pode chamar. Não me ofendo, é só uma questão de terminologia) não tem cura. Alguns não tem cura e são administráveis com medicação e terapia (caso do TPB, sorte minha, uba!). Alguns não tem cura e não são administráveis (caso da psicopatia. Psicopata não tem cura e não tem condições de ter um convívio normal em sociedade, mesmo com terapia e medicação). Por isso, por saber o que é ter o inferno na sua mente, que eu me solidarizo com os transexuais e os compreendo. E se, após tantos anos de estudos médicos, chegaram à conclusão de que essa inadequação com seu corpo é irreversível, e investiram tanto na evolução de cirurgias de adequação deste corpo, isso só vem a confirmar a minha crença de que o gênero é definido por muito mais fatores do que um cromossomo ou órgãos reprodutores.

    Mas são coisas bem diferentes, crença e aceitação. Pode-se ou não crer/aceitar que o transex era/se tornou mulher antes/após a operação (uia que confusão). Eu creio que já era uma mulher no corpo errado, e a cirurgia é uma correção de um erro genético que vai minimizar o sofrimento e constrangimento desta pessoa.

    Desculpem aí os comentários tão extensos, acho que me apeguei à discussão porque durante muito tempo eu também me senti inadequada em um mundo cheio de padrões e crenças antiquadas, que evolui em alguns aspectos e regride em outros. Vamos ampliar os horizontes, galera?

    (sem nenhuma prentensão de convencer ninguém, apenas de colaborar com determinado ponto de vista na discussão)

    Agora prometo que vou ficar caladinha, já falei muito. :-)

  • Morena Flor, acho que você não entendeu ou distorceu o que eu quis dizer a respeito de amar a pessoa, independente de gênero. Nem estou entrando no mérito do gênero. Eu amo uma pessoa pelo conjunto de fatores que definem essa pessoa: pelo quanto ela me atrai fisicamente, por algumas características de sua personalidade, pelo quanto ela tem o mesmo foco para o futuro que o meu, etc. Podem ser inúmeros fatores. Isso, pra mim, é amar a pessoa. Amar o idealizado é o que se vê em grande parte das pessoas por aí, confundem imposições sociais e buscam essas imposições nos seus relacionamentos. Se a mocinha não quer ficar com o velho porque o velho não lhe atrai fisicamente ou mesmo em termos de personalidade (não acompanha seu ritmo agitado de jovem, ou simplesmente é uma mala sem alça), concordo, é uma escolha dela não se relacionar com esta pessoa. Mas se ela não se relaciona com o velho porque criou uma ojeriza a ela pelo fato de que a sociedade (oi?) diz que é feio uma mocinha ficar com um velho, isso pra mim é errado. Errado para a própria mulher, pois não é uma escolha real dela, foi induzida a isso, na real ela perdeu a oportunidade de fazer uma escolha verdadeira, se perseguir o "ideal" de que "tem" que ficar com um cara jovem como ela.
    No caso do transex, acaba sendo a mesma coisa. Se o homem escolhe não se relacionar com o transex pela questão da transexualidade, eu acho uma tremenda falta de amadurecimento de toda uma sociedade que impõe esse tipo de valor. Se o homem escolhe não se relacionar com o transex porque ele não lhe atrai fisicamente, pela personalidade, blábláblá, aí sim eu considero uma escolha baseada no que aquela pessoa representa pra você.

    E isso de orientação da natureza, bem, nós evoluimos milhões de anos em relação a nossos ancestrais, que sequer tinham uma linguagem para se comunicar. Nós aprendemos a administrar nossos instintos primitivos e a refinar os critérios na escolha de parceiros, senão fulaninha e fulaninho ao se encontrarem no meio da rua a caminho do trabalho já saíriam se pegando para dar continuidade à espécie, assim na maior.

  • "Mas busque da CID-9 pra trás que tá lá o distúrbio, classificadinho do jeitinho que tem que ser.
    Porra, merrrmão, bóra parar de bater palma pra maluco dançar, por que essa merda de PC (Politicamente Correto, não o ParTidão…) só dá é nisso!"

    Esse tipo de coisa magoa. Magoa no fundo da alma.

    Eu ralo, ralo, ralo. Eu ME ESFORÇO, SABE? Eu chamo o Papa João Paulo II de "um grande filho da puta", eu falo que deficientes mentais não deveriam ter filhos, eu chamo Madre Teresa de Calcutá de Mercenária e traveco de Cristo… para vir um leitor e me acusar de estar tentando ser politicamente correta? A-LO-OU!

    Eu posso ser tudo, menos politicamente correta. Se estou defendendo esse ponto de vista, é porque acredito nele.

    E dizer que homossexualidade é doença é foda.

    Na boa, a forma como a pessoa goza, se é pela buceta, pelo pau ou pelo cu, não me interessa em nada. Se cada um de nós tivesse devassada a forma como sente prazer, no final das contas ninguém ia ser considerado normal.

    E não, porra, eu não sou gay. Adoraria ser porque HOMEM É UMA MERDA que só dá trabalho, mas INFELIZMENTE NÃO SOU. Porque as pessoas acham que só um gay pode defender um gay?

  • Sally:
    Só tiraram o homossexualismo da CID-10 por que um grupo de ativistas homossexuais invadiu a convenção na hora da votação correspondente e avisou que, caso não retirassem o verbete da nova versão, porrada ia comer geral.
    Mas busque da CID-9 pra trás que tá lá o distúrbio, classificadinho do jeitinho que tem que ser.
    Porra, merrrmão, bóra parar de bater palma pra maluco dançar, por que essa merda de PC (Politicamente Correto, não o ParTidão…) só dá é nisso!

  • Sinceramente, o que me chamou atenção mais do que a matéria escrita pela Sally, foi tanta mulher insegura e pessoas com falso moralismo.Quando alguém critica, e por mais preconceituosa que seja a opinião, por mais idiota que seja.Infelizmente não são todos com opinião feita de forma coerente, mas atacar esse tipo de pessoa que pensa assim, é censura ao meu ver.Ao invés de atacarem quem pensa de uma forma torta ( o certo e o errado são bem ambiguos) ensine-as a pensar de outra forma, e ver qual melhor lhe convém.
    É dificil isso?

  • Credo, usei a menstruação e afins só pra exemplificar que o corpo e a mente de uma mulher e de um homem são muito diferentes. Cada um faz o que quer da vida ( e dos órgãos), eu entendo perfeitamente e acho muito corajoso uma pessoa fazer uma cirurgia dessa. Só que pra mim, transex não é mulher, e ponto.
    E fiquei surpreendida com a falsidade da galera. Garanto que a maioria só quer pagar de mente aberta e compreensivo, queria só ver esses defensores teriam mesmo a coragem de se casar e assumir um relacionamento com um transex. Apontar o preconceito dos outros e falar bonito e fácil, difícil é na hora do "vamos ver". Já tive um "rolinho" homossexual e os amigos que se diziam compreensivos e modernos me viraram as costas, trataram mal, O mesmo deve acontecer com vcs. Falar é muito fácil (ainda mais na net), acho feio querer mentir pra si mesmo.

  • Não tenho mais como responder a tudo… Tem comentário pacarai. Vocês me matam de orgulho!

    Rápidas considerações:

    – Tenho minhas dúvidas se todos os casos são "doenças". Cogito a hipótese de uma mulher nascer no corpo de um homem mesmo. A mãe natureza tem seus mistérios. Tanto que muitas transex fazem psicoterapia, tratamento e… não deixam de ser quem são. Vale lembrar que até pouco tempo se pensava que ser gay era uma doença que podia ser curada.

    – Esta postagem teve mais comentários do que a da jornada de trabalho sim. O assunto jornada de trabalho é super importante, mas daí a dizer que a postagem de hoje é baixo nível é sacanagem. Dá uma procurada nas postagens antigas, especialmente na semana escatológica e na semana baixo nível e observe que quando eu quero baixar o nível eu sou muito mais competente. Esta postagem é sobre um assunto sério.

    – Transex não é concorrência para mulher, não estamos travando uma disputa de gêneros. Além disso, o dia que celulite for determinante para a escolha de um parceiro, é sinal de que a relação é doentia. Celulite só é importante para quem não tem mais nada a oferecer além do corpo.

    – Estive doente por muito tempo e como os médicos não descobriam o que eu tinha, começaram a me dizer que era psicosomático, que era coisa da minha cabeça, que eu precisava de acompanhamento psicológico. Passei quase um ano muito mal, inclusive tomando anti-depressivos sem estar deprimida. No fim das contas descobriram que eu tinha um tumor do tamanho de uma laranja e que estava falando a verdade desde o começo. Isso me marcou e hoje sempre tento me colocar no lugar das pessoas em situações onde todos acham que elas estão fantasiando coisas. Imaginem só por um segundo se houver a possibilidade de nascer de um gênero no corpo de outro gênero e imaginem todo mundo dizendo que você está doente e precisa se tratar quando você tem a mais absoluta certeza daquilo que você é.

    – Nem tudo que não compreendemos ou não explicamos é sinal de doença. Nem tudo que difere de padrões estabelecidos deve ser alterado e tratado para se adequar à "normalidade".

    – Não sei se é correto chamar transex de mulher, mas com certeza seu gênero é feminino e acho que é isso que deve constar em seus documentos. Ou melhor, deveriam abolir esse papo de "gênero" dos documentos. Para que merda precisamos ostentar nosso gênero em um documento?

  • essa postagem teve mais comentários que a sobre jornada de trabalho.
    sinceramente, tá caindo o nivel dessa bodega.

  • Engraçado, quando a pessoa é depressiva e pensa em se matar, o tratamento é fazer a pessoa parar de pensar em se matar. Se ser trans é uma doença, pq neste caso não se trata a doença fazendo o homem perceber que é um homem!?

    Seguindo a linha de raciocínio, seria bonito então deixar que o depressivo se mate, não? Ele pensa que o mundo seria mais feliz assim, deixa ele!

  • Apaporra com todo esse povo batendo palminha pra maluco dançar… Seis cirurgias (no mínimo) para um resultado marromeno ao invés de psicoterapia para um resultado 100%, e ninguém para para pensar, haja saco!
    Por que o tal Kim Petras da foto parece o Boy George bem maquiado. Por mais cirurgias que um homem faça, o crânio humano tem dois modelos mais ou menos básicos, um para cada gênero. O homem tem mais testa (caixa encefálica um pouco maior, para acomodar cerca de uns 200g a mais de miolo) e mais queixo (testosterona interfere em crescimento ósseo, então para evitar isso só se o transex se operar antes da puberdade). Daí o por que podemos ver, na foto do loirinho aí de cima, esse queixo de Superman de HQ. Cabeça (e por conseguinte rosto) de homem é mais quadradona, de fábrica. "Conserto" para isso até tem: plástica facial para afinar o maxilar inferior e reposicionar os malares (maçãs do rosto). Daí só fica o testão, e dá-lhe franja em cima pra disfarçar!
    Mas mesmo isso sendo igualmente solúvel por via cirúrgica, repito: é infinitamente mais eficaz tratar o distúrbio de auto-imagem corporal de alguém que esteja nessa condição de "nascida em corpo de gênero errado" do que aceitar fazer esse festival de cirurgias na pessoa. Pacote básico mínimo de 6 cirurgias é bater palminha pra maluco dançar até ficar com as mãos sangrando, caralho de asas!

    • Anonima transexual

      Sou transexual, mas não tenho a mínima intenção de fazer disso um motivo para ser tratada como alguém especial ou diferente. Sou como qualquer outra pessoa, só que meu sofrimento tem causa e solução. Só quem vive sob esta condição pode dizer o que acontece. Não é uma questão reversível, não é um problema de cabeça, não é maluquice e não é assim que funciona. Ao contrário do que disse a Dani acima tbm, não se ensina uma mulher a ser homem. Se fosse homem, não teria dúvidas quanto a isso. Não se ensina um homem a ser mulher. Tudo vem da alma de cada um, do instinto. Tratar a transexualidade (fugindo aqui do sufixo -ismo para não relacionar a doença) como uma escolha é uma coisa muito injusta. Vocês, que nasceram todos em corpos que têm orgulho de exibir e que sabem o que é ser sexualmente bem resolvidos, não podem e não devem tentar adivinhar como é não ter prazer sexual por não ter a ferramenta necessária pra isso, uma vez que seria preciso vocês terem nascido sob essa realidade para julgar. De fora, é muito fácil analisar e dizer: por que não se ensina essa pessoa a ser do sexo que seu corpo tem? Simples: porque o corpo se conserta, se adequa, a cabeça, a mente, a alma, o instinto, não. Não se pode modificar a mente de um ser humano para que ele sinta prazer de uma forma que não sente. Por exemplo, você odeia cantar, acha sua voz horrivel! Então, te colocam na terapia psicológica pra que você comece a acreditar que é o Frank Sinatra e comece a fazer apresentações orgulhosas em público. Não parece meio absurdo? Você não só não vai se deixar convencer, como ainda vai querer processar o psicólogo em questão por charlatanismo. Sua voz não vai mudar porque vc tem pensamento forte e positivo de que isso vai acontecer. Agora, se vc tem uma belíssima voz e tem problemas pra se expressar em público, só canta quando ninguém está te ouvindo, mas sabe com toda certeza que se vencesse essa barreira daria inicio a uma carreira de cantor brilhante, isso sim tem como ser modificado pela psicologia. Deu pra entender mais ou menos? Não é questão de julgamento. Repito: quem não vive essa condição, sob essa situação que foi imposta por vários motivos, inclusive genético, não sabe o que é o sofrimento por ter nascido em um corpo errado. Tenham todos suas opiniões, mas saibam discernir o que lhes pertence a opinião. Esse não é o caso. Não se julguem pertencentes a uma raça superior capaz de julgar os vivos e os mortos. Não se julga a realidade alheia até que se viva, na carne, aquela realidade. Mais uma coisa: nós transexuais não estamos disputando vaga com mulheres biológicas (essas que se gabam de povoar o mundo). Estamos tratando de um problema íntimo, doloroso para qualquer ser humano. Não temos a mínima vontade de engravidar, não invejamos o fato de vocês sangrarem todo mês e muito menos gostaríamos de passar por todos os problemas psicológicos de uma mulher biológica. Há tampa para todas as panelas, não há motivo pra briga! Nunca tive problemas pra encontrar homens que tem uma mente evoluída o suficiente pra entender a minha condição e me amarem acima de qualquer definição médica. Sendo o sexo feminino mais compreensivo e sensível para tratar de questões da alma, espera-se um pensamento mais acolhedor para com os que sofrem, independente da causa do sofrimento e não um pensamento de quem se acha uma raça superior porque estamos todos na mesma vida, no mesmo planeta e lutando, cada um por sua própria sobrevivência e felicidade. Eu sugiro que olhemos mais pra nós mesmos em busca do que podemos melhorar na nossa qualidade de vida até que estejamos plenos de felicidade porque isso é um direito de todos, independente de gênero, credo, cor da pele, tipo de cabelo, condição física, condição financeira, etc. Procurem se preocupar mais em ajudar e menos em julgar; ninguém aqui tem esse direito. Deixem a questão transexual para ser discutida pela equipe médica que a trata. Se fosse uma coisa fácil e tão simples como vocês tem julgado, haveria muitos mais profissionais especializados na área. Muitos psicólogos fogem do assunto porque nem eles mesmos, mesmo tendo estudado a fundo a questão, vão conseguir entender. Vocês não tem ideia do quanto é difícil!!! Cada um tem sua missão aqui. Deixemos que cada um cumpra a sua em paz e façamos o possível para ajudar e não pra atrapalhar e trazer mais sofrimento. Deus os abençoe com compreensão, sabedoria e compaixão! Um abraço!

  • "Infelizmente, Sally, o amor pela pessoa – e não pelo gênero – ainda é uma ideia distante do que acontece na prática. Acho que a maioria das pessoas tem dificuldade para amadurecer esta ideia. A maioria das pessoas ainda ama o ser idealizado, e não o ser humano".

    A questão, Morgana, é q seres humanos não "amam" pessoas ao invés de gêneros, é pq NATURALMENTE o ser humano é assim. Faz parte da natureza humana alguém escolher alguém q realmente(pelo menos geneticamente e fisicamente falando) pertença ao sexo de sua(dele/a) preferência. É a natureza. Exceções existem, mas a regra é essa. Coisas da natureza humana.

    E sim, não veria com essa naturalidade toda como uma pessoa q nasceu geneticamente e fisicamente HOMEM(não falo aqui dos hermafroditas, pq são coisas completamente diferentes) simplesmente "se achar" uma mulher e daí fazer cirurgia p/ resolver virar uma de nós. Não mesmo, digo isso com a mais absoluta sinceridade(Respeito a pessoa, mas isso não significa que chame de mulher, chamaria pelo feminino só por polidez mesmo, não que ache q é "tão mulher qto eu", seria hipócrita se dissesse o contrário.). Por mais que se tente mudar o sexo, por mais q se sinta "do sexo oposto", nasceu homem é homem, nasceu mulher, é mulher, se as diferenças entre os sexos no campo psico-emocional ainda andam num terreno nebuloso da fronteira entre o que é comprovado e o q é mero preconceito social, fisiologicamente funcionam de maneira diferenciada(independente de ter ou não útero, afinal de contas, fisiologia feminina não se limita somente aos órgãos genitais e reprodutores).

    E a aceitação de pessoas ao invés de gênero nada tem a ver com "amadurecimento de idéias" ou "amadurecimento" em si. Como disse antes, se trata tão somente de opções e de escolha. Não é razoável qdo alguém fala q uma mocinha, qdo se recusa a ter um relacionamento com o tiozinho mais velho, ou que alguém não quer casar com um "pé-rapado" precisa de "amadurecimento". Ora, são ESCOLHAS e nada mais.

    E sobre a "idealização" do ser humano: Sequer se trata disso – aliás, neste caso, não tem idealização coisa alguma, pois aí os critérios são bem reais(físicos, para ser mais exata).

    Outra coisa interessante a se pensar é a questão da transexualidade X paradigmas de masculino e feminino. Será q o transexual se transforma numa mulher de fato ou em um simulacro social e paradigma de modelo de feminino?(válido para as transexuais que querem "virar" homens tb!)

  • Outro detalhe importante: o discurso sobre as diferenças teoricamente GRITANTES entre "alma de homem" e "alma de mulher" já estão começando a soar mais ou menos como as argumentações dos crentes, baseadas em nada. Só que nesse caso o "nada" é na verdade um apanhado de convenções sociais sobre o que é "ser mulher", e sobre a essência do feminino.

    Pensem bem se, depois de tanto esforço, de tanto desejo pela troca de sexo, a pessoa merece mesmo ser isolada dessa troca porque nunca saberá como é lindo amamentar um bebê ou ficar menstruada?

    Eu prefiro acreditar que a identidade, quando analisada por um aspecto tão particular quanto esse, merece ser definida por quem vai viver aquela vida mesmo. Descobri/aprendi/me convenci de que nasci no corpo errado? Tenho o DIREITO de me achar errado então. E, a partir do momento que posso ser legalmente e anatomicamente corrigido, não posso ser questionado também. Nem teria porque ser.

  • Em relação às ESCOLHAS dos transexuais, é importante observar que (pelo menos entre as que eu conheci) a sinceridade com o parceiro em relação à "condição física" (uma vez que o corpo adaptado é o que se torna o diferenciador, após a operação de ADEQUAÇÃO) é considerada essencial por elas mesmas.

    A transex conta SIM pro cara que já teve um pinto, porque pretende ser íntima do rapaz. Fazem questão de contar, e se referem aos casos de omissão com desprezo. É um tipo de sinceridade que nem merece aplausos, porque é OBRIGAÇÃO, afinal, é a intersecção do seu segredo com a vida pessoal de outra pessoa.

    Mas eu duvido que elas sejam assim tão francas quando vão pegar um cara sem compromisso. Quando tão afim de piranhar, e são fisicamente convincentes (não raro), acabam se atracando com um babaca com grandes chances de ser um preconceituoso (senso de auto preservação não funciona nessas horas). E eu creio que elas não contam pra um cara de uma noite só que são operadas. Se o contato entre ambos passar disso, ele vai saber no terceiro ou segundo encontro. Mas se não passa, nunca saberá. É injusto? Não acho.

    O sexo casual tem o caráter (atrativo/repugnante, vai da escolha pessoal) de estar despido de intimidade. Ficamos nus, suados, trocamos fluidos (não necessariamente) com semi-desconhecidos. O segredo de uma trans pode SIM ser guardado em uma relação tão rasa quanto essa. Não há motivo que justifique essa confissão de um segredo EXTREMAMENTE INCÔMODO a um desconhecido.

    E não me venham com discurso de "já que carrega um segredo incômodo vai ter que abrir mão de comportamento promíscuo" porque a vida NÃO PODE funcionar assim. O direito ao sexo (principalmente o casual, que nem tem implicações nas estruturas sociais formais, costuma ser mal visto até hoje) não pode ser tolhido por constrangimentos deste tamanho.

    A menina tem agora uma xaninha funcional, e merece ter mais de uma opção de como usá-la.

  • E o que define o gênero de um hermafrodita, já que possui os órgãos genitais de ambos os sexos? Aí teria que usar "hermafrodita" no RG também?

    Vai aparecer alguém e dizer que o que determina o gênero são os cromossomos. Eu acredito que a determinação do gênero deveria ir além disso. Quem faz terapia sabe de todas as nuances que diferenciam e assemelham os seres humanos. Não somos equações matemáticas.

    O corpo é uma mera casca. Dá pra mudar praticamente tudo (nariz, peitos, pele, o escambau), mas só muda o invólucro. A essência da mente continua a mesma. É a história do gordo, se fizer regime vai emagrecer, mas se não readequar sua auto-imagem, vai continuar se sentindo e agindo como gordo. Que diferença faz o cromossomo que ninguém vê?

    Eu respeito as demais opiniões e não pretendo ofender ninguém, mas Camilla, eu não gostaria de ser reconhecida como mulher pela descrição que você fez. Está mais para uma visão romantizada e ultrapassada. Parece música da Rita Lee (todo mês sangra???). Pra mim, ser uma mulher é muito mais que isso. Meus peitos certamente não cresceram tanto quanto os seus, sou menos mulher por causa disso? Se eu apelasse para o silicone, me tornaria mais mulher? :-)

    Dani comentou que os sentimentos são diferentes. E se o transex tiver sentimentos muito mais semelhantes (ou iguais) aos de uma mulher, isso não o torna mais próximo a uma mulher do que a um homem? E o final de seu comentário, puxa, senti uma leve insegurança ao achar que os transex se tornarão uma raça de super-mulheres sem celulite, e teremos mais rivais no já escasso mercado de homens heteros disponíveis? :-)

    Não vejo nenhum problema em dizer que uma pessoa que fez todos esses procedimentos para se tornar mulher é uma mulher como eu. Eu a veria como uma igual. O transex é a prova de que ser mulher vai além de ser uma vagina. O transex já tem a personalidade, os sentimentos, tudo, exceto a vagina. Já é uma mulher, só nasceu no corpo errado. E isso a ciência resolve.

    Só faço uma ressalva de que precisa haver honestidade ao se relacionar com um homem e já de cara falar sobre o assunto. Infelizmente, Sally, o amor pela pessoa – e não pelo gênero – ainda é uma ideia distante do que acontece na prática. Acho que a maioria das pessoas tem dificuldade para amadurecer esta ideia. A maioria das pessoas ainda ama o ser idealizado, e não o ser humano.

    "Imaginei um mini penis saltando por aí, tipo a mãozinha da família Addams."
    MORRI, Gabriel! :-)

  • "“Mas Sally, sem querer ser preconceituoso, a situação é desesperadora! Não tem mais como identificar um transexual de uma mulher! Eu não quero fazer sexo com um transexual!”. Primeiro, um esporrinho para você: se você ama alguém, não deveria se preocupar com isso, amam-se pessoas e não um gênero".

    Sally, discordo redondamente de vc qto a este aspecto. E sinto dizer, nem vc nem ninguém aqui tem o direito de "dar esporro"(?) qto a isso. Pessoas – independente de serem hétero ou homo – majoritariamemte irão preferir q seus parceiros sejam "homens" ou "mulheres" no q tange às constituições, digamos, "normais" de cada sexo, e assim sempre será. Claro q existem exceções, mas a regra é esta mesmo. Outra coisa é o fato de q pessoas têm suas escolhas e estas pessoas merecem ser respeitadas: O transexual, que reinvindica a identidade do sexo oposto merece tanto respeito qto o outro, que, majoritariamente, quer um parceiro que seja homem ou mulher(a depender da preferência). Lembremos que aqui se trata das ESCOLHAS das pessoas com quem ELAS irão dividir a escova de dente, a cama, a vida. O transexual quer assumir identidade feminina, por ex? Pois saiba q esta identidade é válida para ele só(infelizmente), e que ele terá q se deparar e encarar este fato e ter o máximo de sinceridade de revelar isso aos seus parceiros. Se ELES, os parceiros, não verem problema com isso, ok, maravilha. E se não gostarem disso? Paciência, q estes trans procurem outros. O q não se pode é forçar a barra com essa onda de "mimimi ah, vc é preconceituoso pq não me aceita como sou"! Oras, qtos de nós não namorariam com crentes ou pessoas de certas religiões? Ou pessoas com um gosto musical diferente? Ou ainda, pessoas com certas características psicológicas q não gostamos nem apreciamos? Pois é… Temos de encarar isto Sally: Pessoas preferem algumas coisas e pessoas em detrimento de outras. E estas não estão certas ou erradas por conta disso, é uma questão de escolha e ponto. Quer gostemos ou não.

    "E se você sai fazendo sexo com pessoas que mal conhece, bem, é um risco que você corre, se fode ai que eu vou é achar graça se você levar gato pro lebre".

    Não, nem estas pessoas merecem ser enganadas, ou "traídas pelo desejo". Nesses casos, o melhor é dizer a verdade, mesmo q doa. Será q tem graça ser enganado? tem? Acho q não.

    "Faz tanta diferença assim o passado da pessoa"?

    Faz, Sally. Em alguns casos sim. Não se pode fechar os olhos para isso. A diferença está em como cada um encara as coisas. E, volto a dizer, ninguém está certo ou errado se escolher ou não ficar com um trans. As pessoas são livres para dizer SIM ou NÃO sem serem incomodadas com esse papo de "é preconceito". As pessoas tem o direito de dizer não para um "trans" da mesma maneira q eu tenho o direito de dizer não para o tiozinho mais velho que insistir em me paquerar, da mesma maneira q vc tem o direito de dizer não para tal pessoa que não seja da maneira q vc quer. Tudo questão de opção, nada a ver com "preconceito".

  • Sally, tuas perguntas dão nós na minha cabeça…
    Sou mulher e acho estranho [deve ser preconceito] um homem que trocou de sexo ter em seus documentos o sexo feminino…
    Acho que deveria contar algo que dissesse que é um transsex, afinal de contas é o que ele é… ele não passa a ser mulher por ter uma vagina, pois nada comprava se ele tem alma ou não de mulher… doença eu acho muito forte dizer, mas penso que pode ser algum disturbio sim. Gostar de alguém do mesmo sexo é uma coisa, agora querer ser de outro sexo e fazer toda essa loucura que é a cirurgia, acho pesado demais!

    Mas enfim, não acho legal ter no documento sexo feminino por causa de uma vagina e um silicone nos peitos!

    Uma pergunta, como ficam os documentos dos hermafroditas? Que sexo consta lá?!

  • Eu, particularmente, acho q mulher é XX e homem é X com outro X q perdeu uma perninha (por isso q somos superiores a eles… os bichinhos, só são deficientes!! hehehe)

    Mas, falando sério, ainda q eu ache q trans é o q nasceu, apesar da mudança, seria mto constrangedor manter o natural nos documentos deles e tal…
    Sei lá, pra uma pessoa fazer uma coisa tão extrema dessa o transtorno de viver como nasceu deve ser gigante… então deixa ela ser feliz e não sofrer pelo q fez.

    Não ia gostar nada q alguém q eu conhecesse omitisse isso de mim, mas, como eu sou mulher é bem mais complicado rolar essa situação…
    Qto aos homens, é só não sair comendo geral sem saber daonde veio ou pra onde vai… será q conseguem?

  • não acredito. as mulheres aqui estão se sentindo ameaçadas pelos transexuais?

    sempre há ônus e bônus ao se ser quem é. Nós, bem informadas, temos a OPÇÃO de engravidar. Eu não consigo nem imaginar a dor de um indivíduo que se sinta mulher e não possa ter um filho com o seu parceiro, caso queira.

    vamos parar com a vitimização. Transex terão "vantagens" em algumas áreas e em outras não.
    Por sinal, a respeito do comentário da Dani, os hormônios que ELAS devem tomar promovem a deposição de gordura em locais específicos, semelhante ao que ocorre com as mulheres "de fábrica". Hello celulite!

    já tá mais do que na hora da nossa felicidade não depender da procura do outro pela sua.

  • Quer dizer então que o cara pode até se casar com uma ex traveca que tem até papel falsificado e a feladaputa não engravidar porque nasceu homem?! Agora tem que fazer exame antes de casar, porque esporrinhos à parte, pegar uma traveca até vai, mas se casar com uma é o Apocalipse!
    Obs: Xoxota muito feia a da foto. Prefiro as do RedTube.

  • OLHA SO O MULHERADAS CHILIQUENTAS
    Tem muitas transexes que dá de 10a0 em muitas barangas que se dizem mulher. E tem mais… elas não dão xiliques e liberam geral na hora H.
    Saõ carinhosas.liberadas,ñ engravidam,ñ tem TPM,e tem mais uma coisa boa elas naum fedem (bacalhau) pronto falei suhaushaushaushau.

  • Sally, achei muito bom o post e suas perguntas nos comentários são muito convenientes. É um assunto delicado, complicado demais…

    Eu fico indo até mais longe com suas perguntas, e pensando se isso não são erros e sim coisas programadas mesmo. Programadas no sentido de ter que existir pessoas assim… E não que foi um erro genético da natureza ou uma doença. Enfim, estou começando a filosofar, mas é algo muito interessante para se debater (e criar confusão).

  • Hahahaha. Sou mulher, mas olha… Me dá vergonha de alguns exemplares do gênero.

    Quer dizer então que para ser mulher tem que ser exatamente como você ou ter sofrido pelo menos coisas parecidas? Como diria a Sally: universo umbigo!

    A questão aqui não é bem quais características alguém precisa ter para ser considerada como mulher, mas sim como as mulheres se sentem únicas, seres superiores que não podem ser comparadas pois sua fórmula é mágica e inatingível.

    Mas sinto muito dizer: nós não somos insuperáveis só porque nascemos com o pacote completo. Afinal, será que é difícil de entender que um transexual PENSA como uma mulher, e por isso se sente no corpo errado? O detalhe que "separa" um transexual de uma mulher é apenas o seu corpo, modificando-o aquela pessoa torna-se uma mulher SIM. O único comentário que acho razoável é dizer que o corpo de um transexual que passou pela cirurgia não pode ser comparável com o natural por questões biológicas e até estéticas. Porém, dizer que transexuais não merecem o gênero é demais para mim, e eu só digo: pessoas que dizem isso são tão profundas quanto um pires; de longe se vê que nada mais são do que egocêntricas.

    Aliás, logo se vê como algumas mulheres correspondem bem o seu gênero, que é famoso por ser sensível para com os outros… Algumas tão sensíveis que negam até seu gênero para alguém que as admira e gostaria de ter nascido como elas. Lindo, não?

  • Que argumentação feia das mocinhas aí… Uma vez que é impossível existir alguém que tenha estado nos dois lados, não dá pra afirmar que uma transexual tem "sentimentos de homem", e por isso nunca vai chegar a ser mulher. A não ser que vocês encontrem por aí uma transexual que já foi mulher, depois acordou homem e pediu pra voltar a ser mulher.

    Curti muito o texto, é um assunto que sempre serve como plataforma para comentários estúpidos e desinformados, além de preconceituosos. A explicação da Tia Sally simplificou algo que o senso comum insiste em complicar: transexualidade não é uma questão de sexualidade, é uma complicação (ou doença, que seja) fisiológica, com uma correção cirúrgica "aceitável" em uma boa parte dos casos. Ponto.

  • Nasci sem útero, com apenas 1 ovário e canal vaginal reduzido e com fundo raso(Síndrome de Morris, Google it!), não preciso fazer reposição hormonal, mas faço exames frequentes para verificar se não houve alguma alteração hormonal que possa me prejudicar.
    Segundo a Camila, eu deveria me sentir menos mulher só porque não sei comprar absorvetes ou porque não tenho a preocupação de uma gravidez não planejada?

    O transexual não é um homem que resolveu que ter uma vagina seria mais legal, é uma mulher que nasceu no corpo errado.

    A Dani questionou o fato de que homens possam vir a gostar mais de transex porque são mais apertadinhas e não tem celulites. ME POUPE! Enquanto as próprias mulheres continuarem aceitando homens que as acham iferiores por motivos tão superficiais, atenção para o spoiler, ELES CONTINUARÃO ACHANDO!
    Com tanta mulher se bombando e esculpindo corpos cada vez mais artificiais, quem é que tá "enganando" aqui?

  • Em tempo: entre vaginoplastia, labioplastia, remoção de pomo de adão, ajuste de cordas vocais, próteses de silicone para os seios e pelo menos uma plástica facial, lá se vão pelo menos SEIS cirurgias para fazer um portador de um tipo específico de distúrbio de auto-imagem corporal vir a ter uma boa chance de se sentir realmente feliz. Não seria mais fácil tratar o paciente para curá-lo de seu distúrbio de auto-imagem corporal, ao invés de bater tanta palminha pra maluco dançar?

  • Sally: não é tããão irracional classificar o transtorno de transexualidade como doença no CID-10, se você parar para pensar que trata-se de um distúrbio de autoimagem. Tem gente que acha que um braço, mão, pé ou similar não lhe pertence e não deveria estar ali (maluco até se mutila por conta disso), tem gente que se vê com um peso muito diferente do seu peso atual (o que gera vários casos de bulimia e anorexia), e tem os transex, entre tantas outras variantes e possibilidades.

  • O texto é ótimo, mas o que me surpreendeu mesmo, foram os comentários.
    Esperava esse preconceito dos homens, não das mulheres.
    Capacidade de parir, cadelas também tem!
    Tá cheio de mulher por aí que não tem útero.
    E conheço algumas que nem sabem o que é uma cólica menstrual.
    Operar e colocar Trans no documento é condenar a pessoa a ser discriminada.
    A intenção da cirurgia não é a aceitação de si mesmo e da sociedade?

  • A ideia de colocar transex no lugar de mulher nos documentos me parece ridícula.
    Se a pessoa faz a cirurgia de mudança de sexo, é porque ela está no corpo errado e a essência é feminina (ou masculina, dependendo). Ninguém toma uma decisão assim de uma hora para outra, mesmo porque é obrigatório ter acompanhamento médico.
    Não estou dizendo que uma transex é mais mulher do que outra que nasceu de fato; só acho que esse o direito de mudar a documentação para mulher deve ser preservado. O físico até pode ser fabricado, mas internamente é uma realização de estar no 'corpo certo'. Garanto que mesmo as transex lutam pelos mesmos direitos, e se esse é o caso, devem ser tratadas como tal sim. Afinal, não foi escolha delas nascer com um pênis no lugar de uma vagina.

  • Sim, a cabeça, os sentimentos e o jeito de pensar de homens e mulheres são diferentes. Mas… quem garante que um homem não pode ter um cérebro feminino, uma alma feminina? Não pode acontecer de um cérebro essencialmente feminino estar em um corpo masculino? Necessariamente isso é fruto de uma doença ou disturbio?

    obs: Não são perguntas com a intenção de confrontar, são perguntas para as quais eu não tenho uma resposta e gostaria de ouvir a opinião de vocês

  • Concordo com a Camila, não aceito essa de um homem que mandou fazer uma vagina se considerar uma mulher!

    Ser mulher vai muito além de ter um aparelho reprodutor feminino, é muito mais do que isso. Os sentimentos são diferentes, os medos são diferentes…

    Ainda pode vir o argumento "mas o fulaninho nasceu achando que era uma mulher, ele se sente mulher". Ok, pode ser uma doença enfim,o fulano se sente mulher, mas nunca será uma mulher!!

    Agora só o que falta alguns homens acharem que transex é a mulher perfeita, pois não engravida, não tem celulite e é mais "apertadinha"…

  • Camilla, então, se uma mulher nasce sem útero e sem ovários, ela não poderia ser considerada uma mulher, porque não menstrua, não tem cólica, não tem medo de engravidar nem pode parir um bebê?

    Se colocar "transexual" no documento deles, também causaria constrangimento. Talvez tanto quanto manter o nome de homem.

    A grande questão é: o gênero da pessoa é determinado exclusivamente por seus órgãos reprodutores?

  • Camilla, então, se uma mulher nasce sem útero e sem ovários, ela não poderia ser considerada uma mulher, porque não menstrua, não tem cólica, não tem medo de engravidar nem pode parir um bebê?

    Se colocar "transexual" no documento deles, também causaria constrangimento. Talvez tanto quanto manter o nome de homem.

    A grande questão é: o gênero da pessoa é determinado exclusivamente por seus órgãos reprodutores?

  • Camilla, então, se uma mulher nasce sem útero e sem ovários, ela não poderia ser considerada uma mulher, porque não menstrua, não tem cólica, não tem medo de engravidar nem pode parir um bebê?

    Se colocar "transexual" no documento deles, também causaria constrangimento. Talvez tanto quanto manter o nome de homem.

    A grande questão é: o gênero da pessoa é determinado exclusivamente por seus órgãos reprodutores?

  • Não acho certo chamar transexual de mulher. Fica parecendo que pra ser mulher basta ter uma vagina ,e pronto! Mulher luta tanto por direitos iguais e blablablabla, aí vem uma pessoa que so porque mandou fazer uma vagina alí, quer ser tratada como igual.

    Eu não aceito: menstruei com 9 anos (isso mesmo!!), nem sei explicar a dor de ter os seios crescendo (bater o peito numa quina é a coisa mais dolorosa de todos os tempos), sangue jorra de você todo mês, cólica, medo de engravidar, parir um baby e outras coisas mais.
    Na minha cabeça, transex é transex, deveria estar assim nos documentos.

  • "(…)ele é descolado do púbis e ganha autonomia de movimento"

    Imaginei um mini penis saltando por aí, tipo a mãozinha da família Addams.

  • A doença consiste mais nos transtornos psicológicos… Legal você ressaltar isso.
    Agora eu vou viajar um pouco… posso? Assim, ninguem Batistella, não te de ve passar, mas no processo saude-doença (Hoje que se pensa dessa maneira viu!!) considera-se tudo aquilo que diminui a qualidade de vida uma doença, além de claro as doenças clássicas, mas Pepê (Pett, pernalonga… tanto faz o apelido agora) Você não gostar do trabalho não é uma doença! É, isso aumenta o seu estresse, diminui o numero de hormonios como serotonina no seu corpo e te deixa mais propenso a ter problemas como depressão! (Sim, baixas hormonais levam a depressão bioquimica!)… Você não se resolve com alguém e fica martelando isso por dias… também é doença… E digo isso para que vocês entendam o que acontece com as Transexuais! Porque elas entram em depressão, e algumas não só cortam fora o pinto, muitas definham com câncer aos plenos 19 anos, primeiro porque não podem fazer cirurgia, não tem condições e o SUS não disponibiliza essa cirurgia tão fácil! Perdi um amigo assim. Sally, cada vez mais sou seu fã! Mais um Sally Surtada já… e com um tema do genero "O que fazer com que o cueca abestado respeite seu tempo" porque o mero dizer não, e não ter DR aprendidos contigo já não funcionam mais! E as medidas Socioeducativas também não!
    hahahahaha
    Beijos sua linda

  • A doença consiste mais nos transtornos psicológicos… Legal você ressaltar isso.
    Agora eu vou viajar um pouco… posso? Assim, ninguem Batistella, não te de ve passar, mas no processo saude-doença (Hoje que se pensa dessa maneira viu!!) considera-se tudo aquilo que diminui a qualidade de vida uma doença, além de claro as doenças clássicas, mas Pepê (Pett, pernalonga… tanto faz o apelido agora) Você não gostar do trabalho não é uma doença! É, isso aumenta o seu estresse, diminui o numero de hormonios como serotonina no seu corpo e te deixa mais propenso a ter problemas como depressão! (Sim, baixas hormonais levam a depressão bioquimica!)… Você não se resolve com alguém e fica martelando isso por dias… também é doença… E digo isso para que vocês entendam o que acontece com as Transexuais! Porque elas entram em depressão, e algumas não só cortam fora o pinto, muitas definham com câncer aos plenos 19 anos, primeiro porque não podem fazer cirurgia, não tem condições e o SUS não disponibiliza essa cirurgia tão fácil! Perdi um amigo assim. Sally, cada vez mais sou seu fã! Mais um Sally Surtada já… e com um tema do genero "O que fazer com que o cueca abestado respeite seu tempo" porque o mero dizer não, e não ter DR aprendidos contigo já não funcionam mais! E as medidas Socioeducativas também não!
    hahahahaha
    Beijos sua linda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: