Desfavor da semana: Águas de Janeiro.

ds_aguas-janeiro

As chuvas, que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde a madrugada de quinta-feira (3), já obrigaram mais de 4.800 pessoas a sair de suas casas. (…) Levantamento da ONG Contas Abertas divulgado nesta sexta-feira (4) mostra que o governo federal aplicou, no ano passado, apenas 32,2% dos recursos previstos para a prevenção e resposta aos desastres naturais. FONTE

É o terceiro desfavor da semana em três anos que dedicamos às chuvas no Rio de Janeiro e suas consequências. E ano que vem vamos fazer de novo, está na cara… Desfavor da semana.

SOMIR

Escolhemos este tema porque ano passado já sabíamos que aconteceria. Assim como no ano anterior previmos o seguinte. Desfavor anunciado que já está virando tradição aqui. Interessante que mesmo antes do primeiro caso (dessa série, porque essas coisas acontecem faz tempo) já existia verba federal separada para prevenção e resposta aos desastres naturais. Dessa vez a verba era ainda mais generosa.

A aplicação capenga e ineficiente dessa verba já é, por si só, uma derrota vergonhosa para o Estado. Mas quando se pensa que no Brasil desastre natural é basicamente só inundação causada por excesso de chuvas, começamos a ter noção do TAMANHO da incompetência presente no caso. Que o país não esteja aparelhado para lidar com furacões, terremotos, vulcões e tsunamis é até compreensível, beiraria ao desperdício destinar verba para esse tipo de desastre. E me resumo ao “beiraria” porque no final das contas qualquer coisa seria mais útil do que deixar o dinheiro mofando nos cofres públicos.

Agora, quando o país lida com um tipo de intempérie natural TODO ANO, sem falta, e o dinheiro do fundo destinado a proteger os cidadãos delas acaba encalhado… aí parece até que somos governados por acionistas de fábricas de caixões. O dinheiro não está nem recebendo o tratamento padrão tupiniquim do desvio e superfaturamento, está parado mesmo!

Enquanto isso, mais casas rolam morro abaixo, as sirenes instaladas para prevenir os cidadãos tocam horas depois da merda feita, e todo o investimento vai novamente para a parte que vem depois de uma cidade inteira ficar debaixo de água e barro. As verbas para salvamentos, abrigos temporários e reconstrução estão sendo usadas, mesmo que muita gente ainda continue sem moradia. Mas de qualquer forma, esse dinheiro está ao menos sendo pedido.

E essa é uma dica valiosa sobre a forma “nas coxas” como o processo é tratado. Dinheiro para tapar buracos é fácil de pedir e fácil de liberar. Sem contar que faz-se vistas grossas para eventuais abusos. No momento do drama, nada parece caro demais. E reconstruir sempre foi um grande negócio. Mas mesmo que isso cheire mal, ainda sim sobrou dinheiro para investir em projetos de prevenção! É tanta gente incapaz tomando conta dessa área que não conseguem sequer aprovar projetos sem a presunção de emergência. As coisas só funcionam quando as expectativas baixam o suficiente! Não é alentador?

Será que é cultura mesmo desse povo focar sempre em remediar? O Japão levou um terremoto de nove graus no rabo e mesmo assim a grande maioria dos serviços de prevenção foi acionada a tempo. Morreu tanta gente porque foi… uma porra de um terremoto de nove graus com uma tsunami monstruosa para acompanhar. Como é que as sirenes de lá tocam e as brasileiras são “profetas do acontecido”?

Técnicos responsáveis por elas disseram que “não choveu o suficiente para acioná-las”. Bom, choveu o suficiente para derrubar casas, mas não o suficiente para a sirene tocar? Isso se chama incompetência. E olha que estou deixando passar a outra explicação da “falta de luz”, porque dá vontade de internar todos os (ir)responsáveis na APAE. É meio que óbvio que vai faltar luz na situação onde as sirenes precisam tocar.

Com a verba disponível, uma empresa que não seja gerida por macacos jogando merda uns nos outros seria capaz de construir a estrutura necessária para evitar essas desgraças PELO MENOS para a população com moradias legalizadas. Esse povo que morre e perde tudo nas chuvas quase sempre já foi assentado pelo poder público, estão lá pagando impostos.

Não estou dizendo que é uma tarefa simples, mas com dinheiro e um grupo de pessoas que entenda do assunto, é uma tarefa possível. E governo está aí para isso mesmo, para gastar dinheiro com projetos que independem de retorno financeiro ou midiático. Pode ser um cu colocar murros de arrimo e sistemas de alarme em centenas (talvez até milhares) de comunidades carentes (ou sem noção, no caso de quem não PRECISA morar nesses lugares), mas pagamos imposto justamente para isso, para que alguém encare esse cu.

Se o poder público é incapaz de realizar essa tarefa, que pague para alguém do privado se virar com isso. Mesmo que os preços fiquem altos, a porra do dinheiro está lá, separado. Não vai virar escola ou hospital. O Estado deveria ser capaz de recrutar e remunerar pessoas capazes, mas entendo (embora não corrobore de forma alguma) que os sistema político brasileiro se baseie apenas em interesses próprios. Gente capaz que por um acaso também tenha os conhecidos certos é algo raro.

Tem que mudar MUITA coisa na forma como o Estado define quem cuida do quê? Claro. É razoável esperar até isso acontecer para começar a evitar tragédias desse tipo? Não. Porque ainda vai chover mais no começo deste ano, e ano que vem vai começar tudo de novo. O problema das chuvas não vai esperar, então que se ache uma solução razoável.

Pegue o dinheiro e bote na mão de empresas com capacidade técnica comprovada. Assuma sua incompetência. Foda-se se vão roubar uma parte, qualquer coisa é melhor do que “lamentamos o ocorrido”. O Brasil precisa de uma dose de pragmatismo para lidar com a massa de funcionários públicos incompetentes que formam seus quadros.

Se eu fosse um engenheiro ou algo do gênero, abriria uma empresa só para isso, faria um projeto caríssimo com uma afirmação de eficiência ousada do tipo “ano que vem não vai cair UMA casa legalizada por causa de chuvas na cidade”, e tentaria vender. É só molhar as mãos certas e a coisa avança. O dinheiro já está separado! E na próxima eleição o escroque no poder da vez poderia usar isso como “obra realizada”. Tem um bando de incompetente cuidando do caso atualmente e todo mundo do governo sabe disso.

E se alguém que estiver lendo gostar da ideia, uma condição: Contrata eu para fazer a divulgação. Mas não tem pressa não, em 2014 vai acontecer tudo de novo e vai ter mais uma chance. E em 2015, 2016…

Para dizer que só comenta quando falarmos do assunto ano que vem, para dizer que é tudo vontade do amigo imaginário (amigão, hein?), ou mesmo para começar a planejar a empresa e a verba de propina no orçamento: somir@desfavor.com

SALLY

Todo ano é a mesma coisa: chuva, nada mais do que água, acaba com a vida de centenas de pessoas (imagina se fosse terremoto ou tsunami). Destrói suas casas, seu pertences e até mesmo causa mortes. Todo ano é a mesma coisa, podem procurar os Desfavores da Semana de janeiro dos outros anos. Vem acontecendo sistematicamente e fica por isso mesmo. E enquanto ficar por isso mesmo, vai continuar acontecendo.

Uma coisa que eu venho repetindo aqui faz tempo e muita gente me desacredita deve ser dita mais uma vez: o povo não recebe melhorias estruturais não apenas pelo desvio de dinheiro e corrupção, mas sobretudo por INCOMPETÊNCIA. Sobra dinheiro que é devolvido aos cofres públicos no final do ano por falta de PROJETOS. Sim, é isso mesmo. O problema não é falta de verba, é falta de CÉREBRO de saber o que fazer com essa verba. Falta de cérebro de não conseguir adequar um projeto às normas e requisitos estabelecidos pelo Poder Público.

Eu já acompanhei de perto a situação. Muitas vezes nem é preguiça ou vagabundagem, os encarregados tentam, tentam muito, mas fazem projetos tão de merda que não tem como serem aprovados. Enquanto isso a verba para evitar desastres (como tantas outras verbas) fica parada o ano todo e não é gasta. BILHÕES são devolvidos. É nisso que dá esses trocentos cargos comissionados (de “confiança”) que empregam gente despreparada cujo único mérito é ter bons contatos. A coisa não anda. É ruim para todo mundo, pasmem, até mesmo para os corruptos, que não podem tirar do papel sua obrinha superfaturada e embolsar um qualquer favorecendo colegas em licitações.

Se é ruim para todo mundo, porque continua acontecendo? Por INCOMPETÊNCIA, por causa da imbecilidade que reina no funcionalismo público. Concursos emburrecidos que aprovam quem decorou o exato teor de uma lei mas não tem jogo de cintura para raciocinar quando algo sai do previsto nem para inovar ou oxigenar órgãos que funcionam a passo de cágado coxo. Funcionários nomeados em cargos de confiança que não tem a menor ideia do que estão fazendo ali e muitas vezes nem sabem qual é a função do órgão que trabalham. Funcionários antigos, acomodados e obsoletos que desempenham sua função de forma robotizada morosa e desatualizada. Estes e tantos outros personagens são coautores destas mortes por causa das chuvas, não apenas Prefeito e Governador.

Claro que em ultima instância, a culpa é do Prefeito e do Governador, porque afinal, eles nomearam estes imbecilóides. Eles não cobraram a apresentação de projetos por parte destes imbecilóides. Eles observam voltar aos cofres públicos todo ano verbas destinadas a um fim que nunca se concretizou e não apertam esses imbecilóides para que trabalhem e aproveitem o dinheiro em favor do povo. Mas não são os únicos. O círculo vicioso é enorme e no final das contas, até o próprio povo tem sua parcela de culpa. Por exemplo, quem vota no PT nas esferas estadual e municipal SABE (porque não é possível que não se perceba, é gritante demais) a enxurrada de nomeações de semianalfabetos cabos eleitorais em tudo quanto é órgão. Quem se elege nomeia os amigos, amigo de analfabeto é analfabeto.

No Rio por exemplo, as pessoas votam em filhos da puta públicos e notórios que já os foderam antes. Quem aqui não se lembra de tragédias como a de Nova Friburgo, Angra dos Reis e do Morro do Bumba? (eu citaria uma lista de três páginas se tivesse espaço!) Tudo sob o comando de Serginho Alcoólatra Cabral e Eduardinho Queima Rosca Paes (vulgo “Tudo” entre quatro paredes gays). Aprenderam a lição? Não aprenderam a lição, daí foram lá e reelegeram AMBOS. Meus queridos, tomem teto na cabeça, tomem lama, tomem morte, tomem no cu porque francamente, carioca só pode ter bosta podre de hipopótamo na cabeça para reeleger esses merdas ou para não fazer nada a esse respeito.

E como se não bastasse essa palhaçada toda, quando a desgraça acontece o discurso é sempre o mesmo: todo mundo se mobiliza e quer aparecer no RJTV como se estivesse dando o melhor de si para ajudar as vítimas. Porra, seus filhos da puta! Depois que a casa caiu no teto da pessoa, matou seu filho e lhe tirou todos os seus pertences, NÃO ADIANTA MAIS! Que tal usar os bilhões disponibilizados para evitar que isso aconteça? Não dá, né? Junta vinte funcionários públicos cariocas e não somam um único cérebro. Sabe porque? Porque quem tem vergonha na cara não tem estômago para trabalhar nesse esquema, como entra acaba saindo. Gente que faz não suporta a forma como a banda toca no funcionalismo público carioca e pula fora. Ou nem entra.

E quando eles vem com um papinho de que choveu mais do que o esperado? Todo ano eu escutava isso quando morava no Rio. Ano após ano justificando a morte de pessoas porque choveu mais do que o esperado. Será que ainda não perceberam que até março só existem duas opções para o Rio de Janeiro? Ou você morre torrado, ou morre alagado. Já que faz anos que erram na conta sobre a chuva que era “esperada”, que tal trabalhar com uma margem de erro enorme, para não correr o risco para o próximo ano? ESTÁ SOBRANDO DINHEIRO, e não é na casa do milhão não, está sobrando dinheiro na casa do BILHÃO!

Mas para fazer show na praia com Steve Wonder tem projeto. O cachê dele era de dois milhões e o custo total do show foi de SETE milhões, ou seja, a Prefeitura gastou CINCO MILHÕES DE REAIS na montagem de um palco na praia, porque sim, foi na praia, nem casa de show teve que alugar. Para isso neguinho dá destinação à verba pública, porque pão e circo valem à pena e se os Zé Bucetas das pastas da “Cultura” não soltarem muita diversão com verba pública levam comida de rabo, levam esporro e são exonerados. Então, rola toda uma fiscalização e exigência para montar show. Mas para fiscalizar um investimento “silencioso” como a construção de encostas (aquele que se dá certo simplesmente não acontece nada), não há interesse. Pra que? Quando dá merda basta ir para a Globo com cara de cachorro cagando na chuva, pagar de solidário e fica tudo certo.

Com que cara este bando de filhos da puta aparece na TV com expressão transtornada e frases feitas? MAIS UMA VEZ choveu e morreu gente, gente perdeu suas casas, tragédias que podiam ser evitadas não foram. Spoiler: não adianta tentar culpar os moradores, eles pagavam IPTU, ok? Eles tinham o aval da Prefeitura para estar ali e tinham o direito a sua assistência. Spoiler 2: Vai ter mais chuva e vai morrer mais gente. Sabe porque esses filhos da puta vão posar de transtornados no Jornal Nacional? Porque eles não tem MEDO. Porque vem fazendo isso há anos e vem colando. No dia em que algo acontecer, algo que lhes provoque um verdadeiro temor de brincar assim com a vida do povo, eles vão pensar duas vezes e vão fiscalizar a aplicação do dinheiro público para salvar vidas humanas.

Uma opinião pessoal: fosse meu filho, meu pai, meu irmão, minha irmã, meu marido, minha mãe ou qualquer pessoa querida a morrer numa tragédia dessas, eu pegava uma arma e dava um tiro no responsável, mesmo que fosse muitos meses depois. Não é vingança, é uma forma de que dali para frente os que vem tenham medo de deixar isso acontecer novamente. É barbárie se portar assim? Não, barbárie é o que esses filhos da puta fazem com o povo impunemente há décadas. Se portar assim é apenas um mecanismo de defesa. Já que a vida humana parece valer bosta para eles, vamos fazer com que a vida deles também valha bosta para a gente.

Mas sabe quando esse povo pacífico vai aprender a se defender usando os meios que forem necessários? Nunca. Semana que vem metade dos que sofreram alguma perda estão em bloco de rua pulando carnaval e se encachaçando. E ainda tem quem defenda a bosta do Rio de Janeiro e o carioca… Sim, o Rio é uma cidade maravilhosa… DE LONGE!

AINDA BEM QUE EU NÃO MORO MAIS NO RIO! (vocês vão me ver escrever muito isso durante este ano)

Para lamentar que eu não tenha o peso de incitar mortes que a Globo tem, para dizer que não adianta matar um filho da puta porque logo vem outro filho da puta em seu lugar ou ainda para reclamar que eu fiz do tema uma guerrilha pessoal contra o Rio de Janeiro: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (43)

  • Não há como corrigir todas estas “cacas”. Se um dia houve planejamento (o que não é o forte por estas “bandas brazilis”), é mais um ponto em que a abordagem radical seja senda certa.
    Sempre houve a chuvarada, mas antes não havia gente aí. Quando não havia gente, havia árvore, raiz, córrego dentro da calha, sem lixo, sem aterro…
    Tira o povo daí e acaba com o problema, e também acabam as tetas que dão leite para os desvios, que dão argumento para demagogos em campanha… Loooooooonga conversa.

    • Discordo de você: na base do medo dá para corrigir sim. Se os responsáveis sentirem medo das consequências de fazer uma coisa dessas, não vai mais acontecer.

  • Correspondências do Ministro JOAQUIM BARBOSA são violadas no CNJ e não entregues ao destinatário.

    correspondência violada e não entregue : SA 019130152 BR ( com AR ).

      • A correspondência era um apelo ao Ministro Joaquim Barbosa para dar andamento a um processo no CNJ cujo relator ara a ex- corregedora Eliana Calmon e agora sob os cuidados do atual corregedor de justiça.

        O processo no CNJ : 0006201-52.2011.2.00.0000

        Juízes e desembargadores do TJRJ participam de roubo de imóveis e assassinatos de idosos juntamente com empresários da construção civil e advogados.
        Juntamente com o apelo para conclusão e punição aos corruptos,um Ministro do STJ foi denunciado por mentir e omitir informações processuais.

        As denúncias são graves,pois há uma relação direta com o governo federal e estadual,pois os empresários envolvidos são da construção civil (especuladores imobiliários) que estão destruindo a natureza no RJ.

        Todos sabemos que as empreiteiras são as maiores financiadoras de campanhas dos partidos políticos.

  • NÃO ESQUEÇAMOS A CONIVÊNCIA E O SILÊNCIO DO CREA-RJ,TRANSFORMADO EM CARTÓRIO PoliTíco ParTidário,NÃO QUESTIONA A CORRUPÇÃO DOS POLÍTICO$ , GOVERNANTE$ E A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA POR ESPECULADORES IMOBILIÁRIOS.

    O RIO DE JANEIRO E A CIDADE MARAVILHOSA FORAM TRANSFORMADOS EM UM IMENSA FAVELA ADMINISTRADOS POR QUADRILHAS DIVERSAS ATRELADAS A IMPRENSA MARROM.

    • Sim, o CREA está em péssimas mãos: não fiscaliza nada. Cai janela em Copacabana, cai prédio inteiro no Centro… e nada! Culpa do CREA e culpa de quem fiscaliza o CREA que não o pune e o obriga a trabalhar!

  • Sou da opinião que deveriam criar um grupo de extermínio pra matar político.
    Aliás….vou ali fazer uns contatos e já volto.

  • Vou confessar que não sei porquê, eu esse ano achei que não ia acontecer. Me peguei surpresa com a notícia. O que deu em mim?

    Aí lendo isso hj me lembro de algo que a Sally sempre fala: a esperança é o caralho.

    • Vai continuar acontecendo, até que as pessoas se emputeçam e tenham uma reação suficiente para provocar MEDO nesses filhos da puta, porque por consciência a gente já viu que eles não agem. Só pelo medo mesmo.

  • sugiro a inclusão no bolão desfavor do ano que vem prevermos a cidade ou região que será atingida por mais uma tragédia imprevisível dessas e o número de mortos…

  • Calma que piora. Calma que piora muito. Sally e Somir, com um texto desses fica até parecendo que vocês não tem a devida noção de como é o jogo sujo em si. Claro, foram reveladas questões pertinentes, mas ainda há muito mais a ser dito.

  • O que dá ódio nesses representantes são as “justificativas” ridículas.
    “não choveu o suficiente para acioná-las”
    #Rai-ai

  • É… triste ver que por interesses próprios de uma minoria outros são extremamente prejudicados. Me pergunto até quando será assim, mesmo diante de possíveis[oi?] mudanças na organização sistêmica social e política.

    • Até quando as pessoas começarem a se revoltar e dar tiro nos cornos de políticos. Aí o medo vai falar mais alto e eles vão andar na linha. A coisa passou do patamar da civilidade, só violência resolve

      • “A coisa passou do patamar da civilidade, só violência resolve”. Sally, eu venho repetindo essa frase há anos pra um monte de gente do meu convívio e sou tachado de radical… Quem sabe esses que me criticam mudem de idéia quando seus respectivos cus piscarem…

        • E não é para tomar atitudes radicais contra esses filhos da puta que estão fodendo todo mundo? Tem que ser radical, tem que ser radical ao quadrado, tem que fazer o que for necessário para dar um basta nessa putaria! Não vejo a hora dessa onda politicamente correta e contra violência passar…

        • Bahh eu não sei! Tenho lá minhas ressalvas em relação a ser tão radical assim. Tudo bem, concordo que medidas drásticas em relação a esse povo devem ser tomadas JÁ, mas penso no sentido de que ainda possa talvez restar alguma esperança no “grau de civilidade”.

            • Bom, talvez conseguiria pensar mas num sentido um tanto utópico e desperançoso. Primeiro incentivaria a leitura do desfavor, seguido de outras leituras de peso e de qualidade hehe… seguido de boa educação, tomada de consciência crítica, levar os fatos obscuros e falcatruas desse povinho aí à luz de todos, punição geral deles, tira-los dos respectivos cargos e funções, e só pra zuar um pouquinho sem ter que apelar p/agressão física… agressão verbal/psicológica! Dói bastante tb se souber aplicar bem!

              Enfim, mas tudo isso como disse anteriormente, só funcionaria a longo prazo e com uma boa dose de esforço então… o que seria meio utópico na situação que temos hoje.

              • Sabe qual é o problema, Ge? O povo lê e não entende o que está lendo, por causa de um ensino muuuito deficiente na escola. É sério mesmo, minha melhor amiga é professora do Município. Eles chegam à oitava série sem conseguir ler um texto e identificar a ideia central do texto nem reproduzi-lo com suas palavras. Eles sabem apenas ler, sem compreender o sentido do que está sendo lido.

                • O pior não é o fato de o “povo” não ter capacidade para leitura e interpretação e compreensão crítica. O pior é o fato de os instruídos com formação de terceiro grau, mestres, doutores e outros quejandos não terem igualmente as capacidades para o entendimento crítico. Olhe para o lado e repare bem.

      • Suburbano Style

        Eu sou totalmente a favor, um bom plano com rifles de mira bem calibrada (o nosso amigo Mauro pode nos auxiliar) e ir derrubando um por um, de modo que eles não se sentissem seguros nem em casa. Terrorismo por uma boa causa = Eu apoio!

        • Por mais “feio” que se ache essa tática (como se o que eles fizessem não fosse mil vezes pior), ninguém pode negar que isso ajudaria muito a resolver o problema!

          • Eu tenho uma dúvida. Por onde começar? Por quem começar? Atirar em cacique ou em sub que fica tirando onda? N(o)as amantes influentes?

            • Começa por aquele cuja falta vai desestruturar mais o resto, preferencialmente quem tem mais poder (não necessariamente o melhor cargo e sim mais poder), assim os demais brigam entre si para usurpar esse poder que vai ficar sem dono

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: