Desfavor Explica: Educando Gatos.

Um erro muito comum que as pessoas cometem (inclusive Siago Tomir) é pensar que ao adquirir um gato o animal vai ser autodeterminar de forma livre e imutável e que não existe nada que o humano possa fazer para educa-lo. Isso é mentira, se alguém te disser que um gato não pode ser educado ou até mesmo adestrado, a pessoa está enganada. Ter um gato não significa deixar o animal livre para fazer o que quiser, gatos precisam de educação e limites.

Evidente que gato não é cachorro e justamente pela enorme diferença que existe entre eles, os métodos usados com cães não costumam dar certo com gatos. Isso quer dizer que um gato não possa sofrer a intervenção humana para moldar seu comportamento? De forma alguma, pode e deve, qualquer animal mal educado é um inferno. Qualquer animal ao qual se permite fazer o que quer é mal educado. Porém a estratégia adotada com os gatos deve ser diferente. Leia o texto e conheça algumas formas de educar e até mesmo adestrar seu gato.

A relação do gato com o humano não se baseia em subordinação/dominação como ocorre com os cães. O gato não se sente subordinado ao dono, por isso, não espere que um gato obedeça com base no medo, na intenção de te agradar ou da violência. Conforme-se que você não vai ter dominância sobre ele, mas pode ter autoridade. E autoridade já basta para educa-lo. Autoridade e inteligência, pois muitas vezes para conseguir o que se quer de um gato é preciso trollar o animal. Sim, você vai precisar de tempo e paciência, se não tem ambos compre uma planta.

A primeira coisa que você tem que saber é que o gato apenas se importa e respeita o ser humano ou animal ao qual ele está afeiçoado. Não espere que visitas ou estranhos consigam algo do gato. Uma vez que estabelece um vínculo de afeição, o gato tende a observar e imitar o ser humano ou o animal ao qual ele se afeiçoa. Quem tem gato e cachorro que convivem harmoniosamente desde pequenos sabe que não raro o gato levanta a perninha para fazer xixi, por ter observado o cão fazer o mesmo.

É por causa desta observação que gatos acabam aprendendo a abrir portas, abrir geladeira, e outras condutas que seriam exclusivamente humanas. Não, ele não é “espertinho”, é um medo imitador. Seu gato está de olho em você e provavelmente vai tentar copiar muitas condutas suas que lhe gerem algum benefício. Ênfase no “que lhe gerem algum benefício”. Um gato dificilmente fará algo com a única intenção de agradar seu dono, isso é coisa de cachorro. O gato faz algo que lhe gere algum tipo de benefício ou recompensa: comida, carinho, brincadeiras, etc.

Então, existem três formas de lidar com seu gato: reforço positivo, premiando quando ele faz algo certo, punição quando ele faz algo errado e trollagem quando a punição se mostra ineficiente. Independente destes três estímulos, existe um exercício para reforçar sua autoridade que eu particularmente sou fã e recomendo que se pratique regularmente: pegue seu gatinho pela pele do pescoço (forma como a mamãe gato carrega seus filhotes), o que por si só já vai deixa-lo em estado de atenção. Depois deite seu gato de lado (recomendam deitar do lado esquerdo do gato, mas para mim tanto faz) e, mantendo-o deitado de lado, coce sua barriga com leves (eu disse LEVES) arranhadas. Se tudo der certo, as perninhas dele vão encolher e ele vai ficar imóvel. Isso reforça sua autoridade sobre o gato, faça de tempos em tempos para que ele lembre bem qual é o esquema na casa onde vive.

O reforço positivo é muito eficiente, mas para isso é preciso que o gato efetivamente faça algo certo. Pode ser um petisco, um carinho ou até mesmo alguns minutos de uma brincadeira que o gato goste. Deve ser imediatamente depois do ato que se pretende encorajar, caso contrário o gato não fará a associação desejada. E cuidado para não transformar o reforço positivo em chantagem: depois que o animal entender que você está encorajando o ato, depois que isso ficar bem claro, recompense algumas vezes sim e outras não, se não periga do bicho só fazer a coisa certa quando ganha recompensa, te chantageando.

No caso de gatos que estão fazendo besteira, é necessário punir. Mas é preciso muito cuidado na hora de punir. Primeiro que a punição tem que ser NA HORA em que o gato estiver fazendo besteira, não adianta punir depois, quando chega em casa e encontra o desastre feito. Se não for na hora, não resolve e ainda causa mais problemas. E mesmo sendo na hora, uma surra, gritos ou demonstrações de ira não tem qualquer eficiência com estes animais. Se o gato perceber que você está se voltando contra ele, ficará chateado e passará a se afastar de você, te respeitando cada vez menos. O máximo de punição física que uma pessoa pode tentar de forma produtiva contra um gato é dar umas cutucadinhas de leve com o dedo na bochecha ou na cabeça do gato, como se estivesse imitando uma patada dada pela mamãe gato. Atenção, a força tem que ser similar a uma patadinha de um gato, não é para sentar o dedo no bicho!

Se estas dedadas de leve não resolverem, você pode tentar uma outra opção para repreender o gato. Trave sua mandíbula fechada e assopre com força. Vai sair um barulho, algo como um “fffffffttt”, similar ao ruído que os gatos fazem quando estão brigando ou se sentindo ameaçados. Alguns gatos são altamente responsivos a esse estímulo sonoro e param na hora o que quer que estejam fazendo. Outros nem tanto. Se o seu gato compreender que esse ruído é sinal de que aquela conduta não será tolerada ótimo, se não, parte-se para a última solução, mais radical: o ataque direto causando mal estar no animal.

Não é para bater, não é para gritar. Lembre-se, você não quer que seu gato tenha medo de você, se afaste de você. Quanto mais ele se afastar, menos vai te respeitar e te obedecer. Por isso, nesta última alternativa, quando o gato estiver fazendo merda, você se aproxima sem olhar para ele, sem dizer uma palavra e borrifa água no corpo do animal. Confesso que quando estou muito puta miro bem no cu, que é para incomodar bastante, mas se você for uma pessoa evoluída, um borrifo de água no tronco basta. Borrifa, vira e sai. Se o gato não perceber que o borrifo partiu de você melhor ainda, o ideal é que a punição tem esteja associada ao ATO e não ao dono. Muita gente não quer ficar molhando a casa e não gosta desta solução, então, uma tática alternativa é jogar as chaves na proximidade do gato. Nas proximidades, não NO gato! O barulho das chaves caindo vai assustá-lo e ele não vai saber de onde veio, só vai associar que quando ele faz aquilo, cai um troço sinistro e barulhento perto dele = não é bacana.

Tudo muito lindo, mas existem situações onde nada disso funciona. Vamos analisar os problemas mais comuns e planejar uma solução específica para cada um deles. A palavra chave é INTELIGÊNCIA, lembre-se, você é mais inteligente que um bicho de quatro patas, use isso a seu favor em vez de apelar para força bruta.

Gatos costumam ser animais limpos e normalmente aprendem a usar a caixa de areia observando sua mãe, dispensando treinamento para isso. Porém existem casos onde algo dá errado, como por exemplo quando a mamãe gato mora em uma casa e faz xixi no quintal e o filhote é levado para um apartamento. Este filhote aprendeu que quando tem que fazer xixi tem que sair e procurar grama, então, é isso que ele vai fazer. Como não vai encontrar grama, ele vai procurar o que houver de mais parecido, provavelmente um fuckin’ tapete. Seu dono vai pensar “Mas que gato filho da puta que eu comprei, ele sempre vai fazer xixi justamente no tapete!”. Não bata, o animal estava bem intencionado. No raciocínio dele, o tapete se adequava ao que lhe foi ensinado.

Muita calma. Primeira coisa que você tem que saber se tem um gato mijão que faz xixi pela casa: existem dois tipos de xixi, aquele normal de quem está com a bexiga cheia e outro usado pelos gatos para efetuar uma marcação de cunho sexual (e não territorial como muitos pensam, mijo territorial é o mijo canino). Você pode observar pela quantidade de xixi: se for muito, é bexiga cheia, se for um esguicho ou uma borrifada, é a marcação sexual, que pode ser realizada tanto por machos como por fêmeas, ocasião em que geralmente eles empinam a bunda e levantam o rabo. Para cada um deles há soluções diferentes.

Vamos falar primeiro do xixi de bexiga cheia. Antes de mais nada, certifique-se de que o “banheiro” do seu gato está adequado às suas necessidades: a caixa de areia deve estar sempre limpa, muitos gatos simplesmente não fazem se estiver suja. Também deve estar a uma distância considerável (mais de 2 metros) do local onde o animal come e dorme, gatos não fazem suas necessidades perto de onde comem e dormem. Se está tudo ok com o “banheiro” do gato, então você deve partir para um tratamento de choque. Confine o animal em um espaço pequeno, onde de um lado esteja sua cama e comida e do outro o banheiro. Como eu disse, gatos não fazem xixi perto de onde comem e dormem, por isso o bichano não vai ter escolha: ou mija na sua cama, ou mija na caixa de areia. Ele vai mijar na caixa de areia, acredite. Deixe o animal nesse regime de confinamento por 5 a 10 dias, isso deve bastar para ele aprender que a caixa de areia é o lugar certo para se aliviar.

No caso do xixi como marcador sexual, que é efetuado tanto por machos como fêmeas, pode ser resolvido com castração. Um pequeno detalhe: nos machos, esta castração deve ser feita antes da puberdade, pois depois que ele viram machos, mesmo castrando existirá uma programação mental para continuar fazendo. Fêmeas castradas em qualquer idade param com essa nojeira. Seu gato macho já é adulto e não foi castrado? Tarde demais para resolver o problema assim. Mas calma, ainda existe um pequeno truque, vamos trollar o gato.

Limpe o xixi, mas em hipótese alguma limpe com cloro, amoníaco ou similares, pois estas substâncias exalam um cheiro que atrai o gato e farão com que ele volte a fazer xixi no mesmo lugar. Depois de limpar, você vai fazer o seguinte: transforme o local mijado ou na cama do gato, ou no local de alimentação. Novamente, gatos não fazem xixi onde comem e dormem, então, aquele ponto crítico onde o animal cisma de fazer xixi pode ganhar uma caminha por cima ou uma tigela de comida, assim ele vai se ver obrigado a não urinar mais ali.

Supondo que a disposição física da sua casa não permita isso (ninguém quer uma tigela de comida no meio da sala), ainda existe uma última cartada: gatos exalam um determinado odor que usam para marcar tudo que lhes é querido: brinquedos, sua cama, humanos etc. É o que se chama “marcas de afeição”. Esse odor vem em sua maioria de glândulas localizadas no rosto do gato. Use isso contra ele.

Vista luvas e pegue uma gaze. Esfregue gentilmente a gaze na área que vai do canto da boca até atrás da orelha do gato (bochechas). Esta gaze vai ficar impregnada com o cheio utilizado pelo gato para marcar as coisas pelas quais ele tem afeição. Daí você vai no lugar onde o mijão costuma urinar (evidentemente depois de limpá-lo) e esfrega a gaze ali. Quando o gato voltar, ele vai sentir o cheiro da marca de afeição e dificilmente vai mijar em algo que ele supostamente “marcou” como sendo precioso e querido. Gato se adestra sim, mas com inteligência e não com pancada. Esfregue o cheiro do gato todos os dias por algum tempo até desacostuma-lo de vez a urinar ali,

Outra reclamação comum: o gato que arranha tudo. Muita gente pensa que gatos arranham de sacanagem ou pelo mero afiar das unhas (o que se resolveria apenas cortando as unhas), mas na verdade quando o gato arranha ele libera um odor por entre os dedos que funciona como uma espécie de “marca de presença”. É a forma do animal alertar que esteve ali, justamente por isso, pela finalidade de marcar presença, gatos arranham os lugares mais visíveis, como o braço do seu sofá.

Resolver o problema dos arranhões demanda vigilância. Quando o gato começar a arranhar, tente uma das técnicas de punição. Normalmente eles só reagem à última instância (borrifo de água ou jogar as chaves) mas tente as mais leves antes, quem sabe com seu gato dá certo. Você vai ter que repetir esta bronca cada vez que o animal começar a arranhar. Uma coisa que pode facilitar sua vida é comprar um arranhador e colocar nas proximidades (ou até mesmo na frente) do local onde o gato costuma arranhar. Geralmente, basta que ele esteja em um local visível que o gato acaba usando-o. Spoiler: prefira os arranhadores verticais, pois os gatos gostam mais. E quanto mais alto, melhor. Gatos normais costumam obcecar com arranhadores altos e esquecem do sofá. Para não ter erro, espalhe uma erva chamada CATNIP, também conhecida como “erva do gato” no arranhador e divirta-se com seu gato se comportando como o Rafael Pilha.

Agora é tarde? O gato já detonou o braço do seu sofá? Calma, ainda há esperanças. A tendência é que ele volte sempre ali, então, a primeira coisa é cobrir a área arranhada com uma superfície bem lisa, pois gatos não acham graça em arranhar coisas lisas. Você pode colar um papel Contact provisoriamente ou improvisar outra solução Depois deixe um belo arranhador vertical à vista e se ainda assim o ataque ao sofá continuar, monte armadilhas para seu gato, coisas que caiam ou que façam barulho quando ele subir no sofá ou chegar perto dele. Já vi gente usando ratoeiras viradas para baixo, mas eu teria medo do gato se machucar. Seja criativo, qualquer coisa que assuste o gato, desde o ruído de uma panela caindo até um estalinho está valendo.

Outra reclamação comum: gato que morre de medo de alguma coisa (barulho, vassoura, violão etc). Não endosse o medo do gato. É comum que as pessoas por pena peguem o animal no colo, o acariciem, o confortem e com isso acabem reforçando a certeza de que aquilo deve ser temido. Faça uma espécie de terapia de dessensibilização. Exponha o animal a uma modalidade muito fraca do estímulo, fraca o bastante para que ele possa tolerá-la, se não vira uma tortura que só reforça o medo. Por exemplo, gatos com medo de barulhos altos: faça um barulho tolerável para o animal algumas vezes por dia e com o passar do tempo vá aumentando gradativamente o barulho até que ele se acostume.

Seu gato não gosta de tomar banho? Normal. Gatos não são mesmo muito fãs de água, sobretudo situações de imersão. Mas talvez você esteja piorando a situação. O que vou dizer agora vale tanto para cães como para gatos: estes animais tem uma dificuldade especial em manter o equilíbrio térmico do corpo, ou seja, quando seu corpo fica muito mais quente ou muito mais frio do que o normal isso lhes causa um tremendo mal estar e uma puta dificuldade para reestabelecer a temperatura correta. Por isso, não se dá banho frio em gato. Sua temperatura corporal oscila entre 38 e 39°, banho frio representa uma tremenda agressão durante e depois. Tente dar banho com água morna e veja se a situação não melhora. Se ainda assim houver estresse, compre aqueles saquinhos para colocar roupa delicada na máquina de lavar e ponha o gato dentro, com a cabeça para fora. Isso permitirá que você o molhe, que o sabão e a agua entrem e saiam sem que as patinhas dele te alcancem.

Outro problema comum: introduzir uma pessoa nova na casa. Gatos não costumam apreciar estranhos, não raro se escondem ou até mesmo se comportam de forma agressiva. Seu namorado foi morar com você e o gato sumiu por dias? Calma, é preciso apresenta-los. Existem um pequeno truque para enganar seu gatinho. Lembra do cheiro que ele exala na área das bochechas, usado para marcar seu objeto de afeição? Pois é, esfregue um algodão ou uma gaze na região que vai do canto da boca até as orelhas do bichano e depois esfregue este algodão na barra da calça ou nos tornozelos da pessoa que está na sua casa. Espere o gato se aproximar e quando ele o fizer, o intruso deve ficar imóvel para não assustá-lo. Repita o processo por vários dias. Com o tempo o gato vai sentir repetidamente essas marcas de afeição na pessoa e passar a tolerá-la melhor.

Agora vamos a dicas para você que ainda não comprou um gatinho mas está pensando em comprar. Uma coisa importante que você deve saber é que o temperamento do gato é definido de acordo com o tratamento dado à mãe na sua gestação e ao filhote nos primeiros nove meses de vida. Estas duas fases são cruciais. Fêmeas muito acariciadas durante a gestação geram filhotes mais propensos ao contato humano. Quanto mais manipulado por seres humanos (evidentemente em experiências positivas) o filhote for nas primeiras semanas de vida, mais afetuoso e propenso ao contato físico ele será. Então, se você puder adquirir um animal de um criador de confiança que tenha socializado corretamente esses filhotes, terá um animal bem mais dócil e carinhoso do que a média.

A “formação de caráter” do gato se dá nas primeiras sete a nove semanas de vida. É nesse período que sua personalidade se constrói. Se ele for habituado a muito barulho nestas sete primeiras semanas, tolerará bem o barulho pelo resto da vida. O gatinho é plenamente moldável nesse período. Quanto mais acariciado e maior o contato com humanos melhor. E se você quiser que ele conviva pacificamente com outros animais, deve acostumá-lo com eles nesta fase. Mas atenção: só vale para aquele animal específico, ou seja, um gato criado junto com um rato desde pequeno não vai atacar AQUELE rato, mas pode atacar outros ratos. O ideal é não separar um gatinho de sua mãe antes de sete semanas de vida, pois nesse período ele aprende coisas cruciais observando-a.

Ao adquirir um gatinho a primeira providência é leva-lo a um veterinário pois ele provavelmente vai precisar de vermífugo, vacina e talvez alguns suplementos alimentares, além de uma consulta para saber se está tudo bem. Sua casa também deve ser avaliada: janelas são um convite para o desastre, pois gatos podem pular mesmo sendo um andar alto. Telas em todas as janelas são essenciais. Um conselho: acostume-o desde pequeno com a caixa de transporte. Deixe a caixa em casa, aberta, com petiscos do lado de dentro. Deixe o animal se habituar com ela sem teme-la. Se você só usar a caixa de transporte para leva-lo ao veterinário ou a viagens ele vai adquirir fobia dela e coloca-lo do lado de dentro vai dar trabalho.

Não recompense ou tolere comportamentos do filhote que não serão tolerados na vida adulta: uma gracinha um filhotinho à espreita pulando na sua perna, mas um saco um adulto fazendo isso. Corte o mal pela raiz. Gato que vai morar em apartamento deve preferencialmente ter nascido em apartamento, caso contrário tudo aquilo aprendido na infância com a mamãe gata se tornará inútil e a adaptação será mais sofrida. E tenha cuidado com a escolha das raças, algumas vem com defeito de fábrica, procure se informar. Por exemplo, os persas de pelagem branca e olhos azuis costumam ter problemas de surdez. Quando mais esbelto e longilíneo for o gato, mais agitado ele será. Quando mais compacto e peludo, mais calmo. Se você quer um gato ativo, um Siamês é uma boa pedida (são ativos e “falantes”). Se você quer um gato calmo, quase que uma almofada, o Persa é uma boa pedida. Se você quer um gato calmo mas acima de tudo dócil e amoroso, nada melhor que um Ragdoll.

Decidida a raça, alguns cuidados devem ser tomados ao escolher o filhote. Teste o filhote da seguinte forma: levante-o pela pele do pescoço, como a mamãe gato faria e se ele reagir com agressividade ou impaciência, pode devolver e esquecer. Deite ele de lado e coce sua barriga, se ele reagir mal, irritado, pode devolver. Deixe o gatinho solto e aproxime-se dele, se ele fugir, pode devolver. Bata uma ou duas palmas fortes perto do gato, se ele se assustar, pode devolver, se ele ficar agressivo pode devolver. Se ele se mostrar curioso, pode levar para casa.

Por fim, como adestrar seu gato. O processo é o inverso do cachorro. O gato vai fazer o comando espontaneamente, quando ELE quiser, e depois que ele fizer você dá o comando e recompensa. Por exemplo, você quer ensinar seu gato a sentar. Você deve esperar que o gato sente voluntariamente, quando ele tiver vontade. Logo depois que ele sentar você diz o comando SENTA e dá um petisco. Se preferir, pode fazer um gesto também, gatos costumam responder melhor a linguagem corporal do que a palavras. Toda vez que ele sentar você dá o comando e o petisco. Vai chegar uma hora, depois de muitas repetições, que ele vai entender e quando você der o comando ele vai sentar sozinho. Recompense. Mas quando ele fizer o comando sem a menor dificuldade recompense algumas vezes sim, outras não para não virar escravo de recompensa.

Com esta tática dá para ensinar o gato a sentar, a deitar, e até mesmo o clássico “Vem!”. Eu conheço um gato que dá a pata a partir desta técnica de adestramento. Gatos também podem ser acostumados a passear de coleira se houver um local seguro para tal. Porém devem ser acostumados com a coleira desde pequenos e a coleira deve ser peitoral, se for de pescoço o gato é capaz de se soltar e fugir. Quando acostumados desde pequenos, gatos demonstram prazer na hora de passear.

Tinha mais coisa, mas já me excedi no limite de páginas. A ideia é mostrar aos donos de gato que não é porque é gato que pode fazer o que quer e que o humano deve tolerar tudo. Gato se ensina, se educa, se pune e até mesmo se manipula. Bote ordem na sua casa, o dono da casa é você. Gato não tem que fazer o que ele quer, gato tem que se adaptar às normas de convivência e higiene de quem paga as contas da casa.

Para perguntar se este texto foi uma indireta ao Somir, para perguntar porque alguém iria querer ensinar seu gato a sentar ou ainda para dizer que você odeia gatos: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (1.361)

  • Me ajuda , minha gatinha fica só fazendo fezes nas plantas de minha mãe, sendo que ja comprei uma vasilha de botar cimento e botei areia na vasilha pra ela fazer , ela só fez lá uma única vez e o resto tudo nas plantas de minha mãe .. O que eu faço ? Onde boto a vasilha pra ela fazer fezes : longe ou perto das plantas ? Ela só faz nas plantas , me ajude se puder !

    • Tem que limpar, gato não gosta de fazer as necessidades em um local sujo. Mantenha a areia sempre limpa e ela vai usar.

    • POr favor, é possível acostumar os gatos fora de casa? Tenho quatro gatos que amo muito mas, meu filho de sete meses está tendo uma crises alérgicas constantes, Faço todas as limpezas necessárias mas eles transitam muito. Tenho procurado deixar sempre o quarto fechado, mas não está resolvendo. A minha casa é muito pequena.

      • Você tem quintal? Pode deixá-los do lado de fora sim, desde que tenham acomodações adequadas e estejam protegidos de agressões externas

    • Ouvi falar que para educar catos e bom sempre que ele fizer algo que não gostamos eou subir em algum lugar que não pode e bom briga agua nele e dizer não eu ainda não testei em minha gata porque tenho que compra o burifador, mas acho que funciona

    • Eu vi colocarem tampas de bolo de plasticos nas plantas, e só cortar um circulo no fundo e ”vestir” ou envolver a planta. Espero ter ajudado

  • Eu adotei um filhote, mas não consigo de jeito nenhum fazer ele dormir na caminha dele, não posso deitar ou sentar na minha cama que ele sobe e se eu levanto ele sai. Não sei o que fazer pra ele dormir na caminha dele e largar a minha!

    • Cada vez que ele subir, dê bronca e coloque ele no chão. Você vai ter que repetir isso milhões de vezes, mas uma hora ele aprende.

  • Rogério Sales

    Gostaria muito de saber o que preciso fazer para minha gata parar de destruir minhas cortinas…acabei de troca-las, pois ela destruiu as anteriores.

  • Ola Sally tudo bem? Nossa depois dessa maluca ficar dizendo que vai te processar até eu que fui desfavor vim mandar ela procurar um psiquiatra …afffff..
    Aprendi muito aqui com vc Sally, ainda + eu que peguei um gato adulto e tive que reeduca lo pq o bichano teve que aprender e aceitar as escovações todos os dias…etc…
    O que me deixou invocada nao foi o fator educar o gato, foi a dona do gato que nunca levou o gato no veterinário.
    Não sei se o Nick e mto esperto ou sou eu q atraves de suas dicas fui ensinando, nunca tive que bater nele, mas basta um Não pode, Faz dodoi q ele entende.
    Mas tem aquele dia q ele se faz de desentendido e cai justamente no dia q vc nao esta com a minima paciência, ai vc dá um grito….Nãoooooooooo pode……………………….. e ele acha o rumo dele.rsrs
    Agora a Maria Fernanda disse tudo a moça não sabe interpretar textos…
    Sally , deixa eu te perguntar uma coisa, o Nick sempre que chega uma pessoa q ele goste, qdo a pessoa levanta p ir embora ele fica na frente, nao p arranhar,mas pula, passa a cabeça , faz carinho e mia, p a pessoa nao ir embora.
    E qdo meu filho chega de viagem ou do trabalho ele quer carinho, ate ai normal, mas adora chamar atenção, ou seja se meu filho conversa comigo ele sobe onde nao eh p sobir, ele entra no meio da conversa e mia, chamando a atenção p ele.
    Devo deixar ou não? Da minha parte acho normal, as visitar adoram ele, mas a pergunta seria isso é normal em gatos?
    Qdo digo ele sobe onde nao pode é na cadeira do computador do meu filho, pq ele senta no sofa p conversar comigo..
    Mas depois que meu filho agrada, faz carinho, dá colinho, bringa de cordinha, bolinha, ele esquece meu filho e vem atras de mim…
    Excelente semana!
    Abs

      • Sally, ja briguei com ele uma vez, estava sem paciência e gritei, depois me arrependi!
        Ele me olhou e foi para debaixo da mesa de centro e ficou magoado!
        Meu filho disse, mãe não faz + isso, o Nick só queria a minha atenção, ele é um gatinho tão amoroso e tb magoou..
        Aguentar filho e gato magoados é dose…
        Agora deixo ele miando, colocando a patinha no meu filho, reclamando e os dois que se entendam :P
        Obrigada Sally…
        Abs

  • Oi! Adotei uma gatinha e ela tem 45 dias hoje. Na primeira semana ela fez suas necessidades na caixinha de areia, mas faz 3 dias que ela só faz o cocô lá, o xixi tem feito do outro lado da caixa. Já limpei, desinfetei e coloquei a caixa onde ela tem feito o xixi, ela continua fazendo o xixi do lado contrário da caixa novamente. Pode me ajudar?

        • Pode ser que alguma vez ela tenha feito xixi ali e tenha ficado um cheiro que a atrai a fazer novamente no mesmo lugar. Tenta passar vinagre no local ou colocar uma caixa de areia maior que cubra o lugar.

  • Oi,Sally!
    Tenho uma gatinha de 7 meses,castrada aos 5 meses,que encontrei abandonada com aproximadamente 7 dias.Amamentei com Pet milk,sempre orientada por uma veterinária de confiança que sempre cuidou de minhas outras gatas.Levou um tempo mas agora elas se dão bem.Um doce de gatinha.Gatinha fashion sempre usou roupinha e coleiras bordadas,adorava andar de carro,a legítima Maria gasolina,viajava no vidro traseiro deitada de coleira e guia.Desde que está comigo viajamos para uma cidade a cerca de 2 h de minha casa,sendo uma parte do percurso de ônibus e outra de carro.Até 2 meses atrás essa viajem era tranquila mas tudo mudou…na viajem de ônibus fica agitada,mia mas o problema é só até ficar acomodada no banco, depois fica calma e olha e olha a paisagem até adormecer.Não era assim,ela não “tava nem aí” para o movimento.O problema maior o percurso de carro que fazemos depois e a volta que é de carro,agora ela fica louca,mia alto e grosso,avança com violência,tenta sair do carro desesperadamente,sempre uso o spray para educar minhas gatas,com ela não funciona nessas crises de raiva e nem segurar pela pele do pescoço,é largar que ela avança de novo,então ela viaja na caixa de transporte miando o tempo todo.Morro de dor de vê-la passar por isso,sendo que não era assim.Hoje vou testar um medicamento que a veterinária receitou o Calmavet,caso eu consiga fazer ela engolir,o que antes também não era problema.Ela sempre me considerou a sua mãe,me seguindo para todo lado,dormindo no meu braço e nunca tinha me arranhado.Ainda aceita bem a coleira.O que posso fazer?

    • O medicamento é uma boa solução. Só me chamou a atenção você dizer “caso eu consiga fazer ela engolir”. Quem é dono de quem? Se você quiser que o gato engula, o gato VAI ENGOLIR. Não existe um animal se recusar a tomar um medicamento que seu dono está tentando dar!

      Usa o Calmavet, acho que vai resolver.

      • Oi,não é difícil colocar na boquinha dela,o caso é que coloco com a seringa lá no fundão e se ela não quer,vomita de volta!Mas não teve problema,foi fácil e o resultado maravilhoso!Ótima viajem!E agora ela vai seguir usando floral para diminuir o stress!

  • Olá Sally, ótimas dicas, as melhores de todas as buscas que já fiz na internet. Tenho uma gata “vira-lata”, que adotei aos 2 meses, onde encontrei na rua. É muito carinhosa, e esperta, gosta da coleira, passei na rua, porém sempre a noite. Convive bem com uma cachorra que tenho, é super obediente com os comandos (não pode, sai dai, e etcs), porém, ela morre de medo de secador, e todo pós banho é uma tortura, o que devo fazer? Já expus ela aos poucos com o barulho do secador, e aspirador de pó, porém não adianta. :( E, outra coisa que me deixa maluca, ela tem a mania de destruir meus vasos de plantas, ( apenas os grande ), fica cavando, e eu chamo a atenção e depois de 1 hora ela volta a cavar, oque eu faço ? Obrigadaaaa! :D

    • Você pode espalhar cheiros que sejam desagradáveis para o gato nas proximidades das plantas. Cheiros como citronela, lavanda e até mesmo sprays específicos mantem gatos longe de vasos de plantas.

      Sobre secador, olha, gato não paga as contas de casa. Ele não gosta? Pois é, vai ter que secar mesmo assim. Eu tentaria um reforço positivo com agrados, petiscos, mas sem muito “não me toque”. Seca na marra.

  • Olá Sally, adorei o que vc escreveu, está de parabéns!!! Eu fui criada com gatos e pude observar de perto tudo o que vc escreveu, adorei as dicas muito boas! Tenho duas Gatas, Bimbinha é uma mistura de persa com SRD e tem 15 anos – castrada, a outra LUNA é uma Sialata (Siamesa com SRD mas tem todas as caraterísticas de Siamês) e tem 1 ano e 6 meses não é castrada ainda. Estou com dificuldades com elas, pois elas convivem com a gente dentro de casa e a Luana dorme na minha cama, o problema é que minha mãe teve um problema de saúde e esta com duas feridas grandes na perna, preciso afasta-las um pouco de dentro de casa, pois não pode cair nenhum pelo na ferida da minha mãe. Não quero retira-las totalmente, mas gostaria de saber como faço para educá-las a dormir na caminha e a fazer a necessidades no quintal, pois a caixinha tbm vou ter que tirar do banheiro.
    Obrigada!

  • Maria Fernanda

    Oi Sally, tudo bem ? Aqui tudo bem na medida do possível. Não sei se recorda mas me mudei tem 3 semanas. E sempre deixo as janelas fechadas por receio da gata fugir. Agora estou em uma casa. Hoje resolvi abrir as janelas pois a ágata ta bem acostumada com a casa. E ela descobriu a janela que vai pra rua… Ficou lá umas meia hora se adequando ao ambiente… Fiquei inspecionando e deixando. Depois cansei e a trouxe pra dentro de casa. Ela correu pra janela novamente pois é muito curiosa . Devo deixar ou não ? Ela pode fugir ?

  • Boa noite
    Comecei a ensinar a minha bombom a ir fazer as necessidades a sanita.
    Estava a correr tudo muito bem … Até eu tirar o terceiro anel do tabuleiro..
    Acontece que ela continuou a fazer o xixi na sanita e o coco no chão.
    Quando apanho .. Limpo desinfeto o chão e nesse mesmo sítio coloco um obstáculo …mesmo assim continua .,,
    Gostava de saber o que posso fazer Porque não queria desistir ..
    Alguém me pode ajudar?
    Obrigada

    • Posso tentar te ajudar, mas você vai ter que me explicar melhor o que está acontecendo. Não entendi muito bem o que está acontecendo…

  • Olá! Gostei muito do seu texto, sempre tive gatos, mas muitas coisas que você escreveu me surpreendeu e foi um novo aprendizado para educar os bichanos. Queria compartilhar o que estou passando, me mudei há 3 meses em uma nova casa, apareceu uma gata prenha e comecei a alimenta -la em cima do telhado, pois é muito arisca, ainda continua, vem só para comer “conversa” comigo porém não aceita aproximação, teve 3 filhotes aqui e os carregou para casa da vizinha que não mora ninguém, os gatinhos já estão desmamando, mas também são super ariscos, jogo ração por cima do muro, gostaria muito de ficar com um e doar os outros dois, porém estou com muita dó por serem ariscos e as pessoas não terem paciência e acabar os jogando na ruas, porém o que farei com todos esse gatos aqui, e mais um problema, quando ela desmamar logo entrará no cio novamente, estou sem saber o que fazer com essa situação. O que me aconselha?

    • Primeira coisa, castrar todo mundo. Depois, acho que o melhor seria deixar eles soltos e, se você quiser, alimentá-los diariamente.

  • Oi Sally, bom dia…
    não sei se vai ler o que vou escrever pq este post seu já tem algum tempinho :D
    Há 3 semanas estou com um gatinho que adotei por estar abandonado. Estava muito muito assustado, faminto e tinha mais ou menos uns 30 dias de idade. Então, hj nem deve ter 60 dias.
    Levei ao veterinário, já vermifugamos e estamos esperando mais uns dias pra dar a primeira vacina antirábica, ou seja, está tudo bem com ele.
    Ele fez amizade rapidinho com meu cachorro, Bóris, de 7 anos e agora eles não se desgrudam rs (a propósito, o nome do gato é Casoy! rs)
    Ele aprendeu a fazer cocô e xixi na caixinha (apesar de, de vez em quando, ele gosta de ir na grama e fazer seu xixi lá – tenho um quintal grande e gramado que era só do Bóris mas agora o Casoy também se adonou! rs)
    Ele dorme na garagem numa caminha (toca) bem confortável onde também tem o comedouro, bebedouro e banheirinho. Não deixei ele dormindo dentro de casa pq não confiava nele e eu tenho muito muito muito nojo de cocô e não gostava nem de imaginar ele fazendo cocô nas coisas, sofá, tapete, cama… Deus me livre! Mas graças a Deus ele aprendeu usar o banheirinho dele :D
    Já come raçãozinha e está muito, muito esperto, tão esperto que aí vai minha dúvida rs
    De dia, ele brinca com meus pés, com minhas pernas (estou com as mãos sarando agora das mordidas e arranhadas de quando o peguei – ah! ele escalava nas minhas pernas para chegar até meu pescoço achando que eu sou sua mãe, e isso me dava nos nervos pq eu estava com as pernas em frangalhos, mas de uns dias prá cá ele parou com isso, graças a Deus!)
    Como somos um casal de fotógrafos, passamos boa tarde do tempo trabalhando em casa editando e algumas vezes ele até dorme no meu colo enquanto estou trabalhando no computador.
    Pois bem, tenho notado que ele é um gato de dia, brincalhão, esperto, não muito dorminhoco mas mais tranquilo, mas à noite ele se transforma! Ele parece me caçar! Brinco com bolinha amarrada no barbante com ele e tento cansá-lo, mas ele me espreita e continua mordendo minhas mãos e braços e fica dando patadas, mordendo e arranhando muito, com a orelha para trás, atacando mesmo! Ele também faz uma coisa incrível que não gosto: anda pela base do sofá como se estivesse escalando na horizontal… ainda não rasgou mas imagino que se continuar assim eu não terei sofá por muito tempo!
    Mas o que incomoda mesmo é o fato dele me caçar à noite como citei agora. Será uma fase por ser muito novinho? Este fato só afirma que ele continuará dormindo do lado de fora da casa porque ele fica muito muito muito elétrico depois das 20h e coloco ele pra fora sempre às 23:30h e ele vai dormir tranquilamente e amanhece o dia! Muito fofo =^.^=
    Gosto muito dele mas tenho medo de crescer um gato violento, sabe?
    Eu posso então pegar ele pela pele da nuquinha e dar uma sacudida e falar que não é pra fazer aquilo? É isso mesmo que entendi? O jato dágua está ajudando um pouco quando não quero que ele suba nos armários, mas no sofá não quero jogar pq sofá molhado fede demais! kkkkkkkkkkkkkk
    Bem, desculpa a “carta”, mas se puder me ajudar ficaremos muito felizes!
    Um beijo grande,

    • Gatos costumam ser mais ativos à noite mesmo. A maioria sofre desse frenesi noturno, quando se transformam. É bem provável que continue assim por um bom tempo e que só diminua quando ele ficar mais idoso.

      Agora é a hora de você ensinar o que vai ser tolerado e o que não vai ser tolerado na vida adulta. Escalar a perna é bonitinho em um filhote, mas inaceitável em um adulto. Dica: não tolere do filhote nada que não toleraria de um adulto, eduque desde já e deixe claro o que não pode.

      Pode dar bronca pegando pela pele do pescoço sim. Por tentativa e erro você vai descobrir o que funciona melhor com ele.

      Sobre o sofá, o que pode te ajudar é espalhar arranhadores altos pela casa ou então estantes vazias onde os gatos possam subir. Gatos gostam de ficar em lugares altos e ver tudo de cima, isso gera uma sensação de segurança, pois lá no alto estão livres de predadores. Dá lugares para seu gatinho escalar e ficar próximo ao teto que talvez ele largue o sofá.

  • Oi Sally!

    Decidi comprar um gatinho, e meu marido nunca teve contato com gatos em casa, mas aceitou e acha bonitinho. A única questão é: não poderá dormir na cama com a gente. Dormimos com a porta do quarto fechada (ar condicionado), e não sei como acostumar um gato desde pequeno a não ficar miando na porta a noite toda querendo entrar. Falo isso pois cresci com gato em casa, e ele sempre dormiu com meus pais, e quando meus pais não queriam dormir com ele, o gato ficava na porta miando noite a fora. Como educar? Também estou decidindo a raça, queremos uma bem calma, amorosa e muito silenciosa. Obrigada!

    • Sugestão de raça: Persa ou Ragdoll

      Se miar, deixa miar. Uma hora ele cansa e aprende que a porta não vai se abrir. O que não pode é recompensar o miado e abrir a porta, mesmo que para dar esporro.

  • Natasha Pietsch

    Oi, Sally! To maravilhada com teu blog! Conheci hoje lendo o post “mãe terra” e acabei achando esse post.
    Queria pedir uma orientação. Quase um pedido de socorro!
    Sou mãe de primeira viagem de uma gatinha.
    Graçazadeus, depois de 3 dias, ela começou a comer, após sua mudança de casa, e começou a usar a caixa e fica mais sociável ontem.
    PORÉM, apesar dos carinhos, ela começou a ficar arisca comigo, SOMENTE comigo. Meus familiares entram no quarto, ela fica toda dengosa, e comigo, ela morde e fica “rosnando”.
    Só de me aproximar, ela mostra os dentes. Tentei fazer carinho nela usando uma meia na mão e ela deixou, mas quando tirei a meia pra fazer carinho, instantaneamente ela me mordeu. Só de aparecer na porta do quarto, ela “rosna” pra mim.
    To desesperada, já que a “dona” sou eu, e só eu cuido dela, limpo a areia, coloco água e comida, e tenho paciência nessa etapa e adaptação.
    Não consigo ter contato nem criar um laço com ela, já que ela não quer que eu me aproxime. Creio que tenha ligado os traumas (ela veio da rua) e a mudança de casa à mim. A orientação dos vets é sempre a mesma, “tenha paciência”. Sei que tem pouco que ela chegou, mas preciso reverter essa situação (ela arisca somente comigo e sem acessar a casa pq fica se escondendo somente de mim), não consigo me imaginar nos próximos 18 anos tendo que fazer ela conviver à força comigo. :(
    Obrigada, beijos! :D

    • Minha orientação é um pouco diferente e bem menos espiritualizada: bicho NÃO PODE agredir o dono e ficar impune. NÃO PODE. NÃO PODE. NUNCA. Mesmo que esteja com dor, mesmo que esteja com medo, mesmo que esteja com o que for. Bicho tem que saber que nunca, jamais, pode agredir o dono.

      Se você recua quando ela rosna ou ataca, ela acaba sendo recompensada por isso. Surtiu efeito a tática dela. Não pode. Se você quiser pegar, VAI PEGAR. Vai pegar e só vai largar quando ela se acalmar, para ela aprender que não adianta espernear. Quando gato pagar as contas da casa, aí ele decide quando quer ou não quer ser colocado no colo.

      obs: essa orientação vai ser criticada por qualquer veterinário do mundo, só eu penso assim.

  • Bom dia Sally!!!

    Levei um grande susto semana passada… meu gato Pepeu começou a vomitar na madrugada de quinta feira, e não parou mais… levei ele ao veterinário na sexta sem entender o que acontecia, pois os meus gatos não saem de casa, então não podia ser envenenamento, são vacinados, vermifugados, fiquei muito preocupada…
    Sexta ele ficou internado no soro pois estava desidratando, foi feita ultrasson e exame de sangue que não mostrou a origem do problema, quando levei ele de volta para casa continuou vomitando, nada parava no estomago dele… estava tristinho e eu já não sabia o que fazer….
    até que em um dos vomitos dele saiu um pedaço grande de durex…
    acredito que essa era a causa dos vomitos dele pois a partir dai, parou de vomitar, já está se alimentando e começou a brincar de novo…

    ainda estou medicando ele com antibiótico e gaviz.

    agora é só persistir no meu antigo problema, ele continua a fazer as fezes fora da caixa de areia… não consigo fazer ele mudar esse habito… alguma sugestão?

    Obrigada!

  • Maria Fernanda

    Oi Sally, tudo bem? Cacilda, ta ai ? Sally me ajuda. Já me mudei para uma casa. A adaptação da ágata esta melhor que eu esperava. Ela esta miando mais, querendo mais minha atenção. Mas creio que é por causa da boxer que meu marido comprou. No apto ela bateu na cachorra 2 vezes. Agora só rosna e sai correndo. Não to forcando a barra para se aproximarem. Não sei o que devo fazer. Se devo advertir quando ela rosnar e mostrar os dentes. Tenho dado atenção, petisto, tentando tornar a nova casa mais agradável possível e acho que tenho conseguido.Mas quanto a cachorrinha e ela Queria que fossem “amigas”. Sem que a Ágata precisasse fugir toda hora. Comprei cat nip pra ajudar TB . Sei que tenho que ter paciência, mas quanto o convívio com a cachorra. Quando rosnar ou mostrar os dentes, o que me sugere ? Eu tenho feito carinho, sem fazer nada brusco pra assustar. Uma vez dei um tapinha de leve.. Rosnou mais e saiu correndo. Ela só fica ben perto da cachorra quando ela ta dormindo. E quando ela acorda ela fica atenta, olhando, encarando e se cachorra chega perto, ela rosna e foge para um dos quartos.

    • Acho que nem vale a pena repreender quando ela rosnar. Ela está se sentindo assustada, ameaçada. Vai demorar um pouco mesmo… Quando você não está em casa, você os separa de uma forma que um VEJA o outro? isso acelera muito o processo, eles se acostumam um com o outro mais rápido!

      • Maria Fernanda

        Sally, muito obrigada. Agora ta bem mais tranquilo. Ela rosca pra caramba, mas tem se aproximado bem mais da cachorrinha. Mas não ataca. A cachorrinha fica olhando, latindo e querendo brincar, mas a gata não entende isso né. Agora o mais engraçado é ela rosnando e encarando a cachorrinha. Dai a pequena sussega e vai deitar. Tipo obedecendo. Eu queria que elas brincassem, acho que isso já é querer demais né ?

  • Olá Sally, gostaria de saber quanto tempo leva para a mamãe gata esquecer de seu filhote. Hj separei ela do seu último bebê, elas brincavam muito. Eu estou super triste com isso, mas já tenho outras duas aqui e essa mamãe estou pensando em ficar com ela, porém minhas outras duas estão relutando em aceita-la. Será que era pelo bebê? Será que com o tempo podem passar a uma boa convivência?

    Então são essas duas dívidas que gostaria que me ajudasse.

    Muito obrigada e gde beijo.

    • Não sei dizer quanto tempo, mas pode ter certeza que chegaria um ponto onde a própria mamãe gata daria um “chega pra lá” nos filhotes e os estimularia a serem independentes. Pode separar sem pena, porque talvez seja até um alívio para ela. Só certifique-se que eles não dependam mais da mãe.

      Sobre a dificuldade em aceitar, costuma ser assim com qualquer gato. Eles estranham novidades. Mas com o tempo é provável que aceitem. Estamos falando de meses, mas no final dificilmente não aceitam.

  • Olá, Sally, eu adotei uma gatinha com 45 dias de vida. Já tenho um outro gato adulto siamês, que já é castrado. Bom, ela é muito educadinha, faz xixi e coco na caixinha de areia, gosta de dormir no sofa e tudo, mas está mamando no meu gato. Fico morrendo de pena dela, pq ele muitas vezes bate nela qd ela chega perto, com essa intenção. O que posso fazer?

    • A menos que o maior esteja de fato machucando o menor, deixa eles se entenderem. O siamês está colocando limites no filhote, está “educando”, ensinando a ele o que pode e o que não pode fazer. Eles que são gatos que se entendam.

      Mas, se você sentir que tem perigo do Siamês efetivamente machucar o menor, mantem eles separados quando você não estiver por perto. Normalmente os filhotes entendem muito bem um “chega pra lá” de um gato adulto e não insistem a ponto da coisa descambar para uma agressão grave, mas fica de olho.

    • To muito muito muito triste choro dia e noite, por favor me ajuda pelo amor de Deus, meu gatinho tem 9 meses nao foi vassinado e nem castrado, peguei ele com 1 mes
      Bom a 2 semanas ele começou a fazer xixi pela casa e esfreguei o fusinho dele no xixi e dei umas palmadas as tres vezes fiz isso mas passou essas duas semanas ele nao fez mais come sempre damdo muito amor e carinho dorme comigo ele é incrivel bozinho parece um cachorrinho, mas ontem fui pegar ele para colocar na caminha dele ele crudou em mim e nao me soltava acabou comigo me rasgou enteira fui para o hostipal to tomando antibiotico e vacinas voltei pra casa e tratei normal com carinho e de comida tudo mais pq amo demais me atacou de novo crudou em mim, ai levei pra casa da minha tia pq agora estou com medo dele e tenho um filho de 10 anos e se o gatinho pegar meu filho ele nao aguenta pq os rasgos sao fundos, mas estou muito muito mal sofrendo muito pq dei umas palmadas e acho que foi conseguencia disso, como faço para ter meu gatinho de volta sem me atacar amo ele de mais me arrependo muito do que fiz pois ele nao é cachorro para esfregar o fucinho e nunca devia ter dado umas palmadas nele sinto falta de em todo canta da casa me ajuda pelo amor de deus estou sofrendo de mais

      • Se o seu animal, QUALQUER ANIMAL, te machuca seriamente, tem que apanhar MUITO para nunca mais fazer. Sei que vai ter gente de cabelo em pé ao ler isso, mas é o que eu penso.

        • Maria Fernanda

          Sally quando minha gata atacar o marido ou bater na cachorrinha. Eu posso bater nela ? Pra advertir ? Se atacar o marido ele quem deve advertir pra mostrar quem manda ou eu pra ela entender que ta errada ?

          • Olha só, uma coisa é ela dar um bote, arriscar uma patada, se mostrar hostil. Outra é ela efetivamente machucar outra pessoa ou animal seriamente. Normalmente o gato dá um ataque de alerta, um “não me toque” só para repelir quem se aproxima. Um gato que estraçalha o dono é um gato do qual se perdeu o controle. Eu bateria bastante em um animal que me machuca feio. Não que me arranha, não que me enfrenta, que me MACHUCA FEIO.

            EU acho que quando machuca feio o dono, a única solução é uma surra exemplar para que nunca mais se repita. Isso é muito criticado e provavelmente a maioria vai discordar de mim.

            • Loucaaaaaa!!!!! Tu é loooooouca, completamente loucaaaaaaaa. Vou te denunciar mil vezes se precisar. Espera, vai esperando o teu tá reservado. Maluca, insana, demente!!!!!

            • Fazer com que o gato apanhe, não o educará. Identificar a causa é o mais coerente. Em caso de doença (Raiva ou qualquer outro distúrbio neurológico), o animal não tem a menor intenção de agredir, visto que nem possui controle de seus atos. Sem dolo, sendo assim, primeiro, essa adotante deveria levá – lo ao médico veterinário, antes de tudo, principalmente porque já está em falta com as vacinas, é lá que buscará a resposta para a causa da agressão e se caso contrário, for realmente de cunho comportamental, por favor, procure um bom adestrador (com referências) e fique longe dos conselhos dessa moça ….
              No mais, estou admirada com a falta de instrução e bom senso dessa “adevogada”…

              • Ok, dialoga com um animal que te machuca feio. Boa sorte.

                Menos de 1% dos casos de animais agressivos o são em função de problemas de saúde. É comportamental, pois o dono não teve pulso firme quando tinha que ter. E não me refiro a bater, sim a colocar limites. Depois que o animal perde o respeito por você, te machuca, machuca seu filho, não adianta mais tentar pegar a via civilizada. E, bom senso falta a você, de achar que adestrador resolve: a pessoa não se impõe, o gato volta a desrespeitar.

                Muito bacaninha seu discurso politicamente corretos, mas quando se perde o controle de um animal a ponto de ter ferimentos sérios, é sinal que o dono tem problemas e isso não se resolve com adestramento. Só se resolve com mudança postural do dono (que não acontece, pois se deixou chegar naquele ponto, não tem pulso firme MESMO) ou com o animal tendo MEDO de repetir a conduta.

                Mas continua no seu mundinho achando que pagar para alguém resolver funciona…

        • Oi Sally tudo bem? Maria Fernanda :)
          Me desculpa Sally, mas totalmente desfavor…
          Pelo que li o gato nao foi vacinado, nao foi castrado, o gato deve estar doente …
          Quem tem que apanhar é a irrresponsavel que se diz dona do gato.
          O gato ja tem 9 meses, e nada de vacina nem castração?????
          O Nick q peguei adulto tomou todas as vacinas, ate vacinas de bebezinho
          Qqer animal bem cuidado, com as vacinas em dia , sendo tratado com amor , jamais ataca seu dono.
          Sally excelente fim de semana!
          Abs

          • Cacilda, não estou muito certa disso. Gente permissiva, que deixa o animal fazer o que quer, pode sim gerar um animal agressivo. Mas, independente do motivo que gerou a agressão, animal NÃO PODE agredir o dono. NÃO PODE. NÃO PODE. NÃO PODE.

            Se chega ao ponto disso acontecer, amor não vai servir para evitar que aconteça novamente.

            • Sally concordo com vc qdo diz nao podemos deixar o animal fazer o que quer!!
              Mas o que estou tentando explicar é assim:
              Ela a dona do gato disse (escreveu) que adotou o gato com 1 mes de vida , e que o msm
              agora tem 9 meses, nunca tomou vacina e nem foi castrado .
              O que estou tentando explicar é assim:
              Se o gato nunca tomou vacina, ele pode estar com a doença” raiva”
              A única maneira de proteger os felinos desse mal é por meio da vacina antirrábica – que pode ser administrada aos bichanos com idade a partir de 2 meses, e deve ser renovada anualmente.
              Sigo a risca tudo q vc postou p nos ajudar com o felinos!!!
              Desculpa se estou errada, mas sou totalmente contra agredir um animal!!!

              • Com certeza absoluta esse gato precisa de vacinas, não apenas a de raiva. E de uma visita ao veterinário para fazer uma série de exames. Mas independente de qualquer coisa, um animal não pode machucar o dono e receber carinho depois para se acalmar. Animal que ataca seu dono e o machuca tem que ser repreendido de uma forma tão contundente que nunca mais na vida sequer cogite fazer isso novamente.

                • Sally , poxa vc nao me entende e eu nao te compreendo :(
                  Nunca soube que esfregar focinho de gato no xixi é educar + deixa keto!!!
                  The End

                  • Não acho que se eduque gato assim não! Não acho que funcione!

                    Minha afirmativa é: NADA justifica um animal atacar o dono. NADA. Isso simplesmente não pode acontecer.

                • Te prepara maluca!!!! Mais uma declaração incitando a violência contra os bichos né???? Te prepara!!!!!! Vou te denunciar milhões de vezes. Milhões!!!!

                  • Tô aguardando, filha. Tô super preparada. Pena que você é do tipo de pessoa que ameaça, ameaça e não faz porra nenhuma. Tô aqui, pode vir.

                  • Maria Fernanda

                    Moça… Se tenho um gato ou um cachorro. E eles ficam me.mordendo… Devo deixar e achar bonitinho ? NAO! Mas é obvio que não vou bater nos pets, vou repreende-los para que me respeitem. Acho que isso que VC não entendeu. Estude interpretacao de texto, ha cursinhos on line por ai.

                    • Mas me processa primeiro, que eu quero ver ser declarada analfabeta funcional incapaz de interpretar um texto por sentença judicial.

                    • Maria Fernanda

                      Sally.. Eu considerei a Cris como incapaz de interpretação de texto e não VC. Desculpe o mal entendido. Jamais reclamaria de VC já que me ajudou tanto. Se for possível.. Delete meu comentário. Não quero lhe causar transtorno. E ela quem deveria procurar um curso de interpretação de texto.

          • Huuummm… esse é um bom ponto…

            Alteração súbita de comportamento pode ser sinal de doença mesmo. Às vezes um bicho bonzinho com dor aguda ou um incômodo grande pode atacar “do nada” mesmo….

        • Tu é louca. No mínimo louca ou sádica ou completamente sem conhecimento e sem cérebro. Um humano que se diz “entendido” de animais, principalmente gatos, vir num blog incitar a violência contra animais só pode ser considerado insensatez. Espero que ninguém que leia ou já tenha lido esse seu “conselho” ABSURDO faça o que tu diz. Bater em um gato ou seja lá qual animal seja jamais vai modificar um comportamento agressivo. A agressão ao bichano só vai gerar mais agressão por parte do bicho pois ele vai se sentir acuado e vai atacar sempre que lembrar dos maus tratos. Se eu tiver como publicar esse teu comentário e denunciar isso eu vou. Pode apostar que vou. Vi aqui vários posts teus Sally incitando a violência contra os bichos, sem contar as inúmeras vezes que tu incentiva a compra de determinadas raças de gatos. Informa nome de gatis e de criadores etc. Aprenda que qualquer animal pode ser um grande companheiro mesmo sem raça definida e sem pedigree. Mandar dar chineladas, tapas e bater em gatos é crime. Incitar a violência e maus tratos contra animais é crime. Mau tratar animais é crime. Vergonha esse blog….vergonha pra todos que amam e cuidam de seus bichos. Ah e antes que tu ou algum maluco aqui diga algo eu tenho sim vários gatos, todos sem raça, todos adotivos e muito bem cuidados. castrados, amados, bem alimentados, educados, carinhosos e JAMAIS apanharam. Tenho ao todo 08 animais em casa. Tomara que eu consiga encontrar um jeito de te fazer responder legalmente pelos teus atos e pelas tuas declarações nesse blog.

          • No aguardo. Conselho: se me processar, arrume um bom advogado, porque eu sou MUITO BOA e pretendo te processar de volta.

        • Guarda a merda dos teus pensamentos idiotas pra ti. Deixa de ser ridícula incitando a violência contra bichos. Criminosa isso é o que tu é. Uma criminosa dando ideias de maus tratos para outras pessoas se tornarem criminosas também. Tua batata tá assando. Te prepara, estou te denunciando em todos os órgãos possíveis. Ahhh e eu sei que meus comentários não serão publicados nesse blog mas fiz print screen de todos eles e de cada tela. Remeto tudo com as denúncias. Vai te preparando. Arruma bons advogados. Malucaaaaaa!!!!

          • Cris, Querida, repreender um animal que te ataca não é maus tratos. Existe uma enorme diferença entre espancar um animal de forma cruel e repreendê-lo. Se você acha que se educa bicho com diálogo, só lamento por você.

            Fica super à vontade para me denunciar. Mas assim… FAZ MESMO, OK? FAZ MESMO, porque ameaçar e não fazer é a maior vergonha. Estou aqui no aguardo, ansiosa para ver a sua denúncia!

            obs: Não preciso arrumar bons advogados, sou a melhor advogada que eu conheço. Se me processar, trate de ganhar, se não te processo de volta e te tomo até as calças. Mal posso esperar. No aguardo.

            • Não acredito! Até no post sobre gatos! Esse pessoal parecia ser tão calmo, que alguns estavam até fazendo amizade contigo.

              • Sabe o que me envergonha? Nesses seis anos recebicentenas de ameaças e essa cambada de FROUXOS nunca concretiza nada. Será que não tem UM corajoso para efetivamente tomar uma providência concreta contra mim? Vergonhoso isso, gente! Ameaçar e não fazer nada.

                • Talvez as ameaças que recebeste anteriormente não tenham passado mesmo de ameaças. Não sei…não posso responder pelos outros (esses tais que tu chama de frouxos) mas posso e sempre vou responder por mim. Não te fiz ameaças. Te denunciei. Em mais de um órgão. Aliás te denunciei em todos os órgãos possíveis. O tempo vai te provar que nem todos são FROUXOS. Vergonhoso é teu comportamento, tuas ideias retrógradas, teus ensinamentos baseados na agressão de um ser indefeso. Aguarde….apenas aguarde…já que tens tanta vontade de ver uma providência concreta…aguarde.

                  • Nossa, ainda mente! Para denunciar para “órgãos” (nem sabe citar nomes) teria que ter uma série de informações minhas que você não tem. Não faz mal, entendo sua vergonha de sair por baixo, sem qualquer processo contra mim.

                    Dica: “órgãos” não podem fazer nada, se quer me denunciar MESMO, vai para o Judiciário, o único que pode efetivamente me punir.

                    • Não, não. Eu apenas conheço muito bem a leibe tenho certeza absoluta de não ter feito nada errado. Em vez de ficar vindo aqui me dar atenção, recomendo que tome logo suas providências contra mim. Tá ficando vergonhoso tanta ameaça vazia.

            • Que bom que estás esperando. Tua espera não será em vão. Te garanto Sally. Não sou o tipo de pessoa que se intimida e muito menos que deixa de abraçar uma causa que acha justa. És a melhor advogada que conheces??? Bom pra ti, melhor pra mim. Justiça existe pra ser feita. caso tu não conheça (e realmente acredito que não conheça mesmo), aqui está o embasamento das minhas acusações contra ti e esse blog criminoso:
              Maus Tratos Contra Animais
              Material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de idéias ou teorias que façam apologia, promovam e/ou incitem terceiros a praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

              Ahhh outra coisa, não me chama de querida, não sou nenhum pouco “querida”. Vais comprovar isso. :)
              (Obs: Printscreen de tela feito)

            • (Intrometida)
              Uma dúvida, Sally. Você disse que não precisa arrumar advogados pois é a melhor advogada que conhece. Advogados podem defender a si mesmos?

            • sua louca. Deve ser advogada de porta de cadeia. De nivel bem inferior…vc nem merece a companhia de um animalzinho. Eles .são mto superiores a vc. Vc pode nao ser punida aqui…pelas brechas da lei. Mais com certeza vai ser punida por alguem muito maior q um ser tão pequeno e desprezivel quanto vc. Conhece DEUS! Com certeza não. Cuidado. Sua maldade vai virar contra vc.

        • ridiculo isso´absurdo…não se bate em nenhum animal…eles não pensam. Nao tem raciocinio. A gente é que tem que ter raciocinio e principalmente paciencia. Se o animal age assim não é por maldade. Os donos é que não sabem como tratálos. que incoerencia uma pessoa que quer ensinar como ducar um animal dizer um absurdo
          desses..vc não conhece a lei que protege os animais contra maus tratos…se informe melhor ..que absurdo.

  • Olá!
    Meu gatinho tem 5 anos, desde novinho ta acostumado com a nossa casa, porém agora vou me mudar, não sei como agir… Tenho medo dele não se acustumar com a casa nova e fugir. Afinal ele e muito territorialista. Alguma dica de como agir diante dessa situação??
    Obrigada

    • Mayara, ele vai ODIAR. Gatos odeiam mudança de casa. Ele vai ficar chateado, assustado e escondido por um bom tempo. Mas ele vai se acostumar, tudo é questão de tempo. Não deixa nenhuma porta de fuga aberta: tela nas janelas, portas fechadas e todos os cuidados para que ele seja obrigado a ficar na casa!

      • maria fernanda

        Pois é, tb estou nessa Mayra, a minha tem Um ano e meio. Penso em prender ela no quarto com suite pois, sera o quarto que inicialmente nao pretendo mobiliar, e vou prender ela la… colocar um monte de caixa de papelao, os brinquedos dela, areia e comida claro…. Ah vou espirrar um treco que comprei a base de catnip também. A noite com a casa trancada, eu penso em abrir a porta do quarto pra ver se ela resolve circular pela casa. ( Acha boa ideia Sally ?)

        Sally, e a foto que enviei no email, ja tem um bom tempo, nao me disse se recebeu, gostou da agata? preta dos zoio verde.

  • Boa tarde!

    Tenho uma gata de 3 anos e um gato de 1 ano adotados da rua. Ambos são trancados em casa para não ter acesso a rua, e muito bem cuidados. o macho nunca me deu problema com as fezes, mas agora, de 2 meses para cá, acostumou a fazer as fezes fora da caixa de areia. A urina ele faz na caixa. Tenho as 3 caixas conforme orientado… alguma dica?

  • Sally por favor socorrooooo… tenho dois filhotinhos de gatos. estou com eles a 2 semanas e nada de eles usarem a caixinha de areia. na minha casa há um grande gramado e um deles só quer saber de fazer na grama. o outro só dentro de casa. coloquei a areia em cima de um lugar na grama que observei que um deles sempre fazia. mas ele pisa na areia ( que é a propria pra gatos) e vai fazer logo a frente na grama. já tentei colocar as fezes em cima da areia, eles ate enterram, mas não fazem lá por nada. já tranquei num comodo só com a comida e a areia, e eles preferem o piso. pelo amor de Deus, o que posso fazer??

  • Boa noite.
    Adotei um gato de, aproximadamente, 1 ano, é castrado e muito carinhoso. Já fazem 7 dias que ele está comigo e no começo achei que ficaria louca com tantos miados. Ele queria ir pra Rua de tudo quanto era jeito, mas até hoje só o deixo dentro de casa. Minha dúvida é: se eu solta-lo, tem risco dele não voltar mais? Ou é melhor esperar mais um pouco?
    Obrigada.

    • Bruna, tem o risco dele não voltar mais sim. Ele pode ser atropelado, atacado por um cão, roubado por alguma pessoa, etc. EU não deixaria sair!

  • Maria Fernanda

    Sally, meu marido comprou um boxer. E filhote ainda. Mas estou preocupada com o convívio com a Ágata. Alguma orientação ?

    • Não deixa os dois sozinhos sem a sua supervisão e tenta sempre dar um reforço positivo quando eles estiverem juntos. O boxer costuma ser uma raça afetuosa, acho que não vai ser muito difícil

        • Sim, qualquer coisa que ela goste. Acho que se alguem criar confusao vai ser ela, filhote dificilmente briga!

          Vou dar uma olhada no meu email

          • maria fernanda

            Sally, a cachorrinha queria brincar… ja a Agata avancou feio nela… mas protegi, a cachorra ta bem, mas minha mão ta toda arranhada. Sera que vai ser sempre assim?
            O que será que a Agata ta pensando? Queria ate dar remedio pra ficar menos nervosa.

            • Com o tempo é provavel que eles se acostumem um com o outro. Tenta colocar os dois para conviver o maximo possivel e fazer dessa experiencia algo positivo

              • maria fernanda

                To tentando.. quando chego em casa, brinco mais com a agata. Dou petisco… Quando chegamos ela se esconde. E não vai no mesmo ambiente que a cachorrinha de jeito algum. Custa a ir… quando vai fica olhando de longe… se a cachorra se aproxima ou ela sai correndo ouuu rosna e mostra os dentes. Até sabado, mais uma tensao no ar, vamos enfim pra casa. Vou prender a gata em um dos comodos até ela se acostumar com a nova casa.. Espero que logo ela fique amiga da cachorrinha.

                • Vai demorar, gatos são desconfiados, mas eles vão acabar se acostumando um com o outro. Se você puder isolar ela de modo que ela VEJA o cachorro, isso acelera o processo: uma cerca, uma divisória transparente, ou coisa assim

  • Bom dia!
    Amei o blog e os textos, virei fã! Estamos com 3 gatos em casa, o mais novo está perseguindo os outros dois (3 machos, castrados), vou aplicar as dicas.
    Só tenho uma pequena consideração a fazer: Você sempre comenta a respeito dos gatos “comprados”, “adquiridos”, cita gatis, criadores… De certa forma, é um incentivo à comercialização dos bichanos. Acho que já passou da hora de abolirmos essa besteira tremenda de raças, como se uma vida pudesse ser comercializada. Quem ama gatos (ou cães, aves, bichos em geral) deveria se focar na adoção dos MILHÕES (no Brasil, temos cerca de 30 milhões de animais abandonados) de animais abandonados nas ruas, carrocinhas e centros de zoonose. Vale lembrar que a maioria desses estabelecimentos tem por política abater (ASSASSINAR) todos os animais que estão confinados a mais de uma semana, por questão de espaço. Ou seja, para cada animal comprado de um criadouro, outro tem que morrer. E não existe essa de “quero garantir as qualidades do meu felino”. Primeiro, por que raça não garante comportamento. Tenho um persa, que minha mãe comprou a mais de 10 anos (sob meus protestos); ele é mirrado, minúsculo, o pêlo é horrível, seboso, ele adoeceu muitas, muitas vezes ao longo da vida, é antipático, depressivo…. Os outros dois, vira latas “de quinta”, são lindíssimos, saudáveis, brilhantes, brincalhões, inteligentíssimos… Como eu disse, raça não garante comportamento (nem padrão de estética, que eu quero é que se foda). Por fim, queria deixar uma frase, que apesar de manjada é bem real: Você vai descobrir a raça que ele (o gato) tem, quando souber o que ele já sofreu.

    NÃO COMPREM ANIMAIS, ADOTEM. POR FAVOR, PELOS BICHOS.

    • Acho louvável adotar um bichinho, mas não admito esse discurso de que se você compra um gato está sendo responsável pela morte de outro. Quem quiser comprar QUE COMPRE, sem culpa.

      • Maria Fernanda

        Eu adotei a minha gatinha, e acho o gesto nobre e também incentivo muito, no entanto concordo com você Sally, mesmo por que um Gato de raça e todo cuidado não vai deixar de ser comercializado em prol dos abandonados, mesmo por que sempre terá quem os compre.
        No caso dos gatinhos/cães de rua é preciso conscientização de castra-los para diminuir o número alto.
        E o mais importante, não abandone seus animais de estimação, é isso que não entra na minha cabeça, uma pessoa adotar ou comprar e gostar enquanto filhote, mas dai cresce e muitos abandonam. Isso deveria ser crime.

    • Conheço os dois (ou 3, ou 4) lados dessa história. Tem gente boa e gente ruim em ambos os casos. As premissas de que um vira é substituto natural de um de raça não é verdade em todos os casos, muita gente tem necessidades específicas e não quer assumir o risco do cachorro crescer demais, ou ser bravo demais, ou qualquer coisa. As pessoas tem o direito de quererem um cachorro que se adapte ao seu estilo de vida e isso não é ruim, nem imoral, nem antiético.

      Só para diversão, temos alguns tipos bem comuns nesse meio:

      – O “criador de feirinha” (ou “creador”): mantém cachorros em gaiolas e caixas de transporte. Os cães só saem para cruzar. As fêmeas cruzam todos os cios, começando muito cedo e terminando muito depois do recomendado e são mortas, abandonadas ou doadas quando não podem ter mais filhotes. Os criadores ou não vacinam ou vacinam com as nacionais e dão ração do pior tipo. Os filhotes são vendidos em pet shops, por anúncio de jornal ou internet, em feirinhas. Deixam qualquer um pegar os filhotes no colo. A seleção genética é pelo “maior” ou “menor” ou “mais peludo” (não há controle nenhum de comportamento ou temperamento). Não querem saber quem comprou os filhotes, não aceitam devolução dos mesmos.

      – O “dono”: comprou um filhote, acha que é o mais lindo do mundo e que “tem que cruzar”, “tem que satisfazer as necessidades do cachorro”. Normalmente procura um bom dono por um tempo, exceto quando nascem 8 de uma vez ou quando 4 ou 5 filhotes estão encalhados roendo a casa toda. Aí começam a pensar em vender pro pet shop mesmo ou botar no jardim do vizinho. Não tem controle de físico, de temperamento e muito menos de saúde. Normalmente os filhotes lembram os de alguma raça.

      – O “Criador”: estuda a raça, leva seus cães para serem analisados por veterinários competentes e juízes. Fazem rígidos controles de saúde, mantém os cães em canis grandes com boa ração, vacinas importadas, remédios, consultas periódicas. Costumam trazer exemplares de outros países para melhorar a raça. Controlam quem compra seus cães, aceitam devolução dos filhotes e garantem saúde. Seus cães costumam ser muito próximos do esperado pelo padrão da raça sendo bem previsíveis em físico e temperamento. Gastam muito dinheiro com isso e costuma ser um hobby. Mantém cães idosos (ou doa para conhecidos) e planejam acasalamentos pulando cios e preservando a fêmea.

      – O “espertuxo”: pega uns cachorros estrupiados e faz campanhas intensas na internet para arrecadar dinheiro. Vive disso. Já pegamos um caso em que a pessoa tirava foto dos cachorros e abandonava na rua novamente. Já vimos também um caso de espertuxo que continuava pedindo dinheiro mesmo depois que o cachorro havia morrido ou sido adotado. Joga muito com o “cães sem ração para hoje”. Quando os cachorros existem de verdade, costumam não ser castrados nem vacinados.

      – O “acumulador”: pega todo e qualquer bicho que vê pela frente e depois fica pedindo ajuda desesperadamente pela internet. Muitos vivem em condições precárias, no meio de sujeira mesmo. Vários cães acabam não sendo castrados e brigas são comuns. Recebem ração “da que tiver”. Se o cuidador fica doente, morre ou acontece qualquer coisa, com o perdão do palavrão, FODEU. Era melhor que estes cachorros estivessem na rua, para ter alguma chance de sobreviver. Hoje recebi um caso de protetora que ficou doente e deixou TREZENTOS cachorros e gatos. E esses ainda estavam bem (apesar dela já não estar conseguindo bancar a ração há 3 anos). Teve outro caso que a pessoa deixou 140 cães e alguns deles estavam mortos, outros já estavam praticando canibalismo. Semana passada foi uma senhora que deixou 26. E quem faz conta, que cuida de quantos pode que se vire pra resolver o problema. Super legal mesmo.

      – O “Protetor”: cuida de quantos pode e tem uma rede que sustenta os cães mesmo se ele não estiver presente. Os cães são bem cuidados e ficam em espaços adequados. São todos vacinados, castrados, separados por temperamento, tamanho e idade. Costumam fazer bons eventos de adoção e ajudar os do grupo anterior. Infelizmente, são minoria.

      Ou seja, poderia dizer que ao retirar um animal de um acumulador ou espertuxo, você também está condenando N outros a morrerem nas mãos deles. O ser humano é uma droga mesmo…

  • Boa noite. Tenho um gato de um ano castrado e ha duas semanas adotei um gatinho de 2 meses. Foi difícil a adaptação pois o mais velho bufava e rosnava para o bebe. Hoje já passam tempo juntos mas as vezes ainda bufam um para outro. Hoje apanhei o mais velho a arrastar o pequenino pelo pescoço e o pequenino estava com as patas e o rabo encolhidos, como quando se pega pela pele do pescoço. Não percebo o porquê deste comportamento. Pode me ajudar?

    • Marina, é normal que os gatos peguem seus filhotes pelo pescoço. Ele estava apenas levando o filhote para algum lugar ou o estava mordendo, machucando?

  • Sally, parabéns pelo site e artigo. Preciso de uma opinião. Adotei uma gata de 1,5 anos super apegada, brincalhona e mordedora (nome Pretinha). Passados uns 15 dias de ambientação, adotei outra que estava abandonada por um dono que se mudou e a deixou no estacionamento (nome Blue), aproximadamente 3 anos. Esta chegou em casa dia 02 out/2014. Fiz uma aproximação gradual entre as duas: primeiro a caixa de transporte com a Blue dentro e Pretinha fora no primeiro dia. Depois o inverso. Fui para aproximação com petiscos, no segundo. E, por fim, alimentos separados por uma porta balcão com frestas onde uma sentia o cheiro da outra para se alimentarem obrigatoriamente, no terceiro. Os uivos, gritos e berros de uma com a outra, foram diminuindo mas não são amigas. No final de semana proporcionei uma conciliação obrigatória entre as duas, as fechei comigo na sala e liguei a televisão onde cada uma achou seu canto, mas não ficam juntas. Pararam de brigar. Recebem-me na porta, mas uma não pode olhar para outra que já dá um tapa e ai rola um (fffs). Brinco com as duas. Elas brincam e deitam, mas a Pretinha sempre quer atacar a Blue nestas brincadeiras qd se anima e a Blue corre para se esconder. Você acha que conseguirei fazer ainda estas duas ficarem comigo no sofá assistindo um filme? Sem se estranharem ou rosnarem? Como fazer as duas ficarem comigo sem ficarem cismadas uma com a outra. Me ajuda. Obrigado.

    • Gatos podem demorar meses para se acostumarem uns com os outros. Você está fazendo certo, continua assim. Só toma o cuidado de deixar bastante comida à disposição e, no mínimo, 3 caixas de areia.

  • Olà ! eu tenho uma gata de três anos, ela é Castrada e é muito carinhosa quase sempre dormi em meu quarto. Minha pergunta é.. Eu acho muito estranho attitude dela por três vezes ela entrou em casa com um rato que ela matou ela vem em direção ao meu quarto como se estivesse falando e dizendo olha o presente que eu te trouxe, o miado é muito alto ela vem coloca o rato perto de mim. Eca !

    • Gatos fazem isso. Levam sua “caça” como se fosse um “presente” para o dono. É um comportamento instintivo que infelizmente não pode ser mudado…

  • maria fernanda

    Ola Sally e cacilda..
    Estou enviado pro seu email Sally, fotos da agatha pra vc conhecer. Veja se recebeu Beijos
    Cacilda, gostaria do seu email para enviar pra vc tb. Beijos

  • Oi! Tenho uma gatinha (adotada), castrada. Ela fez amizade c um gato d rua q eu passei a cuidar. Ele foi castrado e desde então fica a maior parte do tempo dentro d casa. O problema é q não consigo acostuma-lo a usar a caixa d areia. Ele faz coco e xixi no chão. Então, resolvi deixar ele fora d casa na parte da noite. Ele mia muito, e o pior pula no muro d vizinho p pular na minha janela q fica no segundo andar. Tenho mt medo dele cair, pois o espaço é minimo. Além disso ele tá dando mal exemplo p minha gatinha q passou a miar mt. Como faço p ele não pular na minha janela. Já joguei água… Mas não adiantou.

    • Você tentou colocar mais caixas de areia? O ideal é que na casa exista uma caixa de areia por gato mais uma extra.

      Sobre a janela, o único jeito é colocar tela para que ele não consiga sair…

  • Maria Fernanda

    Ola…
    Sally, a Agatha nunca usou coleira, mas ja vi gatos usando… principalmente os que moram em casa. Sera que se eu comprar uma, ela vai adaptar facil, penso em comprar e colocar o nome e telefone, pois ja estou pensando que ela pode fugir quando nos mudarmos pra casa nova. Morro de medo de perder minha pretinha. O que acha?

    • No começo ela não deve gostar muito não. Mas quem paga as contas da casa, ela ou você? Então, pode deixar a coleira lá, e ela que se acostume com isso, porque já é um baita privilégio a Agatha não ter que trabalhar! rs

      Falando sério, se for algo muito sofrido que mesmo com o passar dos meses traga desconforto para o animal, você pode pensar em implantar um chip com identificação no pescoço ou na orelha dela. É um procedimento rápido e indolor.

  • Sally, saudades , Maria Fernanda, saudades :)
    Meninas cheguei, viajei e levei a bicharada, foi Lorinho e Nick.
    Lorinho não deu trabalho, Nick até parecia que estava em sua casa..rsrs..
    Só ia no quintal se eu fosse, mas se eu entrava p dentro ele vinha desesperado com medo que eu fechasse a porta.
    Abria as vezes a porta para ver a reação dele, ele ficava parado na porta, andava um pouco e olhava para trás e miava p que eu fosse até ele. caso eu não fosse ele voltava e ficava atras de mim miando.
    Sabia que ele estava miando p que eu fosse no quintal com ele, inventava uma brincadeira ,ele esquecia do quintal.
    Não quis acostumá-lo no quintal, moro em apto, a casa enorme, um sobrado uma sacada telada, ele fez a festa, tomava sol na sacada , mas não em cima na mureta, ele é folgado..rsrs, miava pedindo um pufe para deitar.
    Mesmo no apartamento os vitros telados , ele sobe olha, desce e fica esperando o sol bater no tapete, não deita nem no taco.
    Bom ja falei tudo sobre o Nick, pq aqui é para falar de gatos…
    Nossa que judiação colocar uma gatinha de 2 meses presa em uma caixa de transporte para dormir???!!!!!!!
    Ela ainda é um bebezinho, tadinha:(
    Novidades: O Nick cismou com uma cordinha, se tornou o brinquedo preferido , ele pega a cordinha e tras, e começa, coloca a patinha no meu colo e mia..mia..para puxar a cordinha , no começo ele vai atras, depois ele se esconde e qdo a cordinha passa ele pula e pega.
    Isso cansa, afff…todas as visitas que chegam puxam cordinha.
    Comprei a erva de gato e passei nos brinquedos, p ele desencanar um pouco da corda.
    Nossa demorei , mas coloquei a conversa em dia :D
    Abs

    • Curioso como gatos se divertem com coisas baratas, né? A gente compra brinquedo caro em pet shop e no final das contas o que faz o gato mais feliz é um cadarço velho ou uma caixa de papelão!

      • Sally verdade, estou com uma sacolinha de plastico lacrada com bolinhas.
        Cada vez que meu filho vai no pet shop ele compra brinquedos, ele chega abre o plastico e fica olhando o Nick pegar os brinquedos, Nick olha p os brinquedos e vai brincar com a sacolinha de plastico.
        Chamo o para a area para que meu filho esconda a sacolinha de plastico, pq tem que ser escondido , se ele ver ele magoa.
        Vai p o pufe , deita e fica nos olhando triste , para evitar de vê-lo magoado temos que jogar coisas que achamos que ela possa engolir ou se machucar econdido dele.
        Mas não adianta falar, minha filha qdo vem aqui , vem carregada de brinquedos para ele.
        Até amigos (as) trazem brinquedos, ele acostumou que as vezes vem alguem para fazer um serviço, tipo trocar uma torneira ele fica miando , tipo cadê o meu presente???
        Dei bronca nos filhos, para não trazer nada, ele tá ficando mal acostumado se vc não dar p ele nem que seja uma bolinha de papel, ele fica miando e pedindo.
        Ja pensou cada vez que vc sai ter que fazer bolinha de papel, pq abriu a porta ele ja tá colado na porta pedindo algo.
        E como criança, se vc acostuma o filho a dar brinquedinhos , balinhas, etc…todos os dias, o dia que vc esquecer eles abrem um berreiro.
        Obrigada Sally
        Abs

  • Ola, Sally!
    Estou com uma gatinha de 2 meses e queria saber se é judiação fazer ela dormir na caixinha de transporte fechada?!
    A primeira noite ela dormiu ok! Ela dormir nos meus braços e depois levei p a caixinha, já na terceira noite esta miando um pouco e depois para!
    Trabalho o dia todo, gostaria q ela brincasse de dia e de noite dormisse!
    Brincamos bastante com ela tanto de manha como de noite, tem vários brinquedinhos….
    Não posso dormir de porta fechada, tenho uma filha pequena e também não gostaria de ver a gatinha dormindo com a minha filha.
    Me ajude por favor e obrigada pela sua atenção!

  • Oi Sally boa tarde.
    Estava procurando uma ajuda com minha gatinha e encontrei o seu site.
    Minha gata a Bebel foi encontrada na rua ela deveria ter 1 mês, eu morava em apartamento, coloquei tela, e assim vivemos bem felizes por 7 anos, somente eu e ela, a 2 meses atras casei e mudei do apartamento para uma casa grande, o muro deve ter 2 metros de altura e meu marido colocou em cima do muro uma tela de proteção de 1 metro, mesmo assim minha gatinha esta pulando o muro para o terreno do lado, onde fica vários passarinhos a qual ela nunca tinha visto, não sei mais o que fazer, ela é de porte pequeno e castrada, mas esta super empolgada com o terreno, tenho medo dela sair e eu perde-la, o que faço?
    Se não deixo ela sair no quintal ela fica deprimida dentro de casa….
    Obrigada
    Abraços!!

      • Então ela esta subindo em um muro de 2 metros e mais uma tela de 1 metro, ontem meu marido disse que vai puxar uma tela do telhado ao muro, assim vai ficar tudo fechado, fazer o que, mas o meu amor por ela compensa morar em uma gaiola rssss

    • E se virar a tela colocando-a “para dentro” em um ângulo de 45º ou mais? Provavelmente ela não consegue escalar. Se mesmo voltada para dentro ela conseguir escalar, filma e põe no Youtube porque a gata é uma espécie de Houdini Felino.

  • Oi, tudo bem?
    Eu tenho uma gatinha de +- 4 meses… Eu encontrei ela no lixo quando ela tinha pouco menos de um mês… estava bem subnutrida e muito assustada… mas a levei para casa para dar comida pra ela, pq chovia muito e como tinham muitos gatos na região eles comiam toda a comida que eu deixasse pra ela.
    Desde que ela chegou, a principio bem assustada, ela miava muito. Eu e meu namorado achamos que era por causa da falta da mãe… Com o tempo ela se tornou muito carinhosa conosco, querendo sempre estar no colo, brincando… Mas esse hábito de miar bastante seguiu… Levamos no veterinário, vermifugamos, demos antibióticos… Achamos que era pq ela estava com vermes, foi tratada, mas continuou miando
    De um tempo pra cá nós constatamos que ela era surda… Pois ela não respondia a nenhuma reepreensão vocal, nem sons altos…
    Mudamos da casa, que era bem pequena, mas que ela tinha acesso a rua, para um apartamento há mais ou menos um mês… Ela demorou uns dias, mas pareceu se adaptar bem, no entanto, as miadas contínuas só parecem piorar… Ela parece desesperada toda a vez que acorda, miando muito, e mia sempre que se vê sozinha em algum comodo do apartamento… Como ela é surda, não percebe se eu a chamo, e só se acalma quando eu a coloco no meu colo, ou quando ela mesma sobe e deita comigo.
    O problema é que esta miada constante está se tornando insuportável, além de cortar o coração… Todas as vezes eu verifico se ela tem comida, agua, se a caixinha está limpa… mas muitas vezes ela está só olhando pra parede e miando sem parar…

    Será que é por causa da surdez? Eu também pensei pela idade, que isso pudesse ter sido acentuado por um possível cio… Desculpe a história longa e eu não sei se de fato você sabe o que poderia ajudar… Mas eu estou preocupada com esse comportamento aflito e medroso da Estopa… e sei que não dá pra ela só se sentir segura quando está no meu colo…
    Alguma dica?

    • Luiza, infelizmente não sei o que te dizer. Provavelmente está relacionado com a surdez sim. Existem cirurgias para remoção das cordas vocais de animais, mas via de regra é considerado uma coisa cruel, uma mera futilidade de um dono que não quer ser incomodado.

      No seu caso é diferente, ela tem um problema real e nunca vai se ouvir miando. Converse com o veterinário a respeito dessa cirurgia, prós, contras etc. Acho que ela só deve ser realizada em último caso, se ficar inviável você continuar com a gatinha miando desse jeito.

      Para repreendê-la o ideal é pegar pela pele do pescoço e dar uma leve sacudida. O problema é que se ela é surda, ela não vai entender porque está sendo repreendida, pois sequer deve saber que está miando. Sinceramente, não sei o que dizer. Se algum leitor tiver alguma sugestão que possa ajudar, por favor, colaborem!

      • Não imaginaria opera-la não… Minha preocupação maior era mesmo com ela, com formas de amenizar essa ansiedade, quando ela acorda é desesperador.. até bolamos uma teoria que ela ouve nos sonhos, e quando acorda percebe a falta de som… Incomoda, mas não pensaria em tirar as cordas vocais dela, tadinha.. Eu fico imaginando que os vizinhos devem achar que ela é maltratada, ou fica sozinha, sem comida… mas como eu sei que não é o caso e que ela recebe muita atenção, não me preocupo tanto com eles.
        Será que algum floral ou coisa assim poderia acalmá-la? Nunca usei nada disso em animais, mas gostaria de permitir a bichinha uma vida mais tranquila, menos cheia de sustos a cada vez que se ve sozinha num comodo…

        • Costuma funcionar. Acho que vale tentar tudo. Começa com floral, se não der certo passa para medicamentos convencionais. Não creio que ela mie de angústia, pois se ela nunca escutou, ela não vai sentir desespero por ser surda. Talvez ela nem saiba ao certo que está miando…

  • maria fernanda

    Oi Sally, boa noite… saudades. Oi Cacilda.. será que esta por aqui? Como anda o Nick? Inteligente como sempre? rs rs rs
    Sally, gostaria de mais uma opinião. Muito em breve, creio que dentro de um mês me mudarei do “apertamento” para uma casa bem maior, com quintal inclusive. A Ágata é extremamente curiosa, sempre quando abrimos a porta que vamos sair.. ela quer ir no corredor, raramente desce as escadas… até que um belo dia deixei ela la com a porta aberta pra ver ate onde iria… e desceu as escadas. Mas ficou de canto olhando, e escutando as vozes do apartamento de baixo. Estou perguntando, pois apesar dela ser castrada, corro risco dela fugir da casa nova?
    Inicialmente pretendo deixar a casa fechada até ela se acostumar com a mudança e se acostumar com a novidade, a casa tem um jardim de inverno que pretendo deixa-la la.. o espaço é grande, 4 vezes o tamanho da minha varanda. No dia a dia, vou querer abrir a janela.., será q sera um problema? Tenho tanto receio da minha pretinha fugir. Pretendo comprar Capnit e tudo mais rs rs rs.

    Ah ja ia me esquecendo da melhor noticia. Ela ta bem melhor com o maridão, não esta nem um pouco agressiva como antes, creio que a minha temporada em MG e sua carência fez ela se aproximar dele e perceber que ele não era tão malvado quanto ela talvez pensasse… Quando eu estava em MG meu marido me mandou uma msg dela deitada no peito dele na cama, coisa que era impossível de acontecer. Claro que em termos de colo, ela prefere a mim, mas ela gosta de brincar com ele atualmente… melhorou demais graças a Deus . :)

    • Fico muito feliz em saber que a birra passou!

      Olha, pode acontecer dela fugir sim. Mesmo gatos calmos são meio curiosos: um passarinho, um bicho, uma folha no chão… sei lé, nunca dá para saber ao certo o que se passa na cabeça de um bicho. Observa aos poucos e se puder, faz um muro seguro que ela não consiga pular.

  • Flávia Schoppan

    Minha gata dá a pata (mas ela é escrava do petisco), e anda na coleira bonitinha na rua. Queria conseguir postar fotos dela fazendo isso aqui. É só treinar gente, que dá pra fazer sim, eles fazem o que queremos, é só ter paciência.

  • Oi, Sally!
    Essa coisa de gato vicia mesmo! Digo isto porque há 3 meses resolvi pegar uma gatinha que estava alimentando na minha rua, ela estava doentinha e fiquei com pena e tal. Após 2 meses de quarentena, sendo minha hóspede no banheiro, e devidamente curada, vacinada e castrada, começamos a fazer a adaptação com os outros 2 gatos (Gatto, o primogênito, o macho, o alfa, o semideus, e Kaká, a gatinha que é cega de um olho e era arisca pra caramba, mas que agora é só amor). Pois bem, a Chuya (a caçula) era bem carinhosa com a gente, apesar de ficar um pouco ressentida de ter que engolir vários comprimidos/xaropes por dia, fora os colírios (ô coisa difícil, é pior que os comprimidos!). Mas acho que ela não tinha contato com outros gatos na vida selvagem – um terreno baldio. Daí que ela meio que não liga para os irmãos, ou seja, não brinca mas também não procura briga. O problema é que o Gatto simplesmente não a deixa em paz, ele a persegue o tempo todo, e ela não é submissa como a Kaká, ela o enfrenta e daí já viu, né? Nunca vi rastros de sangue pela casa, mas definitivamente não é de brincadeira, ela rosna, faz fzzzzzzzz e tal. Já tentei as medidas socioeducativas aqui recomendadas: borrifador e pegada no cangote. Barulho fica mais difícil por causa dos vizinhos. E hoje, após 2 noites mal dormidas, cansei e deixei o gato de castigo no banheiro. Você teria outra sugestão? Estou pensando em aparar a unha de ambos e deixar que eles se virem até se acostumarem um com o outro.
    Obrigada
    Nadia

    • Nadia, ele não recua quando a gata o ameaça? Talvez seja bom você deixar os dois se (des)entenderem sozinhos e só se meter se realmente sair briga…

      • Então, Sally, resolvi deixar a preocupação de lado. Aparei as unhas e eles que se virem! Eu até tinha pensado em
        tentar doar a caçula, mas pensei bem e cheguei a seguinte conclusão: ela só viveria sossegada se fosse para uma casa onde fosse filha única. Muito mais difícil, principalmente pq já é adulta e tal. E se estivesse nas ruas a vida seria certamente muito mais difícil: teria, além de outros gatos, cães e humanos-espírito-de- porco. A casa é espaçosa, eles tem acesso a todos os cômodos, então tem bastante cantinhos para se esconder.
        E quanto ao Gatto se sentir o alfa e não estar gostando das companhias, é como vc diz: “o dia que o gato pagar as contas da casa” ele decide quem vai morar com ele. Por enquanto quem manda aqui sou eu!
        Bjs e bom fim de semana!

  • ola,tenho uma gatinha e ela nao gosta de dormir na caminha feita pra ele,ficamos a noite acordados tentando tirar ela da nossa cama,o que devemos fazer pra ela entender que na nossa cama, ela nao pode dormir?

  • Bom dia, Sally! Estou tento muita dificuldade para educar nosso gato a não escavar nossas plantas. Penso que o fato de ficar fora o dia todo, prejudica a punição na hora correta. Além disso, ele passou a subir na mesa e pia da cozinha, o q acho muito desagradável. Ele tem muitos brinquedos e um arranhador vertical de três andares! Quando estou em casa, uso as técnocas, mas acho q ele se deseduca qdo não estamos… O q fazer? Ótimo texto! Abs!

    • Ludmila, tem algumas coisas que você pode tentar. Existem produtos a venda em pet shops que tem um cheiro que desagrada os gatos. Você pode espalhar o produto nos locais onde não quer que ele vá, costuma dar certo.

  • Eu adotei um que havia sido jogado no lixo com cerca de um mes,hoje ele tem seis meses e é um amor, o problema começou esses dias porque moro em uma cobertura e ele começou a pular o muro e ir para o telhado,estou desesperada pois nao sei o que fazer

  • Oi Sally. Tudo bem? Preciso de uma ajudinha. Esses dias suei pra pegar um gatinho que estava pelas ruas. Digo suei porque ele é muito brabo…e sempre que me aproximava ele fazia aquele “fuuuzzz.”. Ele é um filhote. Mas não pequenininho. Confesso que perdi a paciencia..pois ele não me deixou dormir a noite miando ( meu sono é sagrado) abri a porta e ele saiu. Por sorte o encontrei de novo na rua, com a patinha machucada (o q me pesou a consciência) agora ele esta mais calmo..ainda estranha um pouco só que bem menos, mas ele não procura conhecer a casa e sempre fica isolado no meu guarda roupa. ( com certa dificuldade pra andar.. Visto q ele se machucou) o q eu faço? Estou aflita.

    • Pode demorar semanas e até meses para um gato se adaptar a um novo ambiente e reconhecê-lo como sua casa. O que você pode fazer para ajudar nessa adaptação é sempre deixar muita comida e água à disposição, espalhar brinquedos pela casa, colocar pelo menos duas caixas de areia (por cada gato que tiver) e dar muito carinho para ele.

  • Boa noite, agora são 04:29 da madrugada e eu tive que perder o sono e ir atrás do meu gato na rua .. Ele tem mais ou menos uns 6 meses e foi castrado a uns 3 meses, achei que a castração iria resolver o problema dele mais parece que piorou, eu moro em casa e quando tento prende lo ele fica miando sem parar ate que alguém abra a porta para ele sair ! Existe alguma coisa alem das telas de proteção que eu possa fazer para que ele não queira sair ? Obrigada desde já

    • Se ele tem o hábito de sair, talvez nos primeiros dias ele reclame. O que não pode é você ceder a reclamação do gato, pois assim ele aprende que sempre que ele mia alguém vai lá e atende seu pedido. Ele tem que aprender que pode miar até morrer que ninguém vai dar atenção, daí ele vai desistir.

      Para ajudar, torne o local onde ele fica mais interessante para ele: brinquedos, catnip e quem sabe até outro gatinho…

  • Ola,

    Adotei um gato macho de 3 anos e ele esta mijando no meu sofa todos os dias. Alem disso, passou a mijar no tapete do banheiro tambem. Ele ja foi castrado quando era bem novinho, mas parece que nao funcionou pois e bem agitado e nao se interessa pela maioria dos brinquedos que tem.

    Ele tinha o habito com a antiga dona de ficar na rua e sempre esta miando e indo em direcao da porta se esticando como se fosse abri-la para me mostrar que quer sair, porem nao gostaria que ele ficasse na rua por questoes de doencas e brigas com outros animais. Acho que ele esta mijando no sofa por estar entediado dentro de casa.

    Voce teria alguma sugestao para mim? E voce me aconselha a deixa-lo sair de casa para passar o dia na rua?

    Desde ja agradeco.

    • Ele acabou de chegar? Se ele chegou na sua casa faz pouco tempo, deve estar fazendo xixi para demarcar o território, para tentar mostrar que agora ele mora ali.

      Você tem outros animais além dele?

  • Oi Sally :) passando para lhe desejar um excelente fim de semana!
    Menina ontem li esse seu texto (“Síndrome de Estocolmo” )
    Voltei mais tarde para reler e quem disse que encontrava o texto????
    Mas sou persistente..e consegui encontrar o texto :D
    Não sabia que vc abordava vários assuntos, agora que descobri , vou sempre ler…
    Abs

  • Ola Sally, tudo bem? “Espero que sim”
    Lendo os comentários ..rsrs..
    Sally o Nick é tão social até para quem não é chegado muito em gatos.
    Parece que ele percebe e fica encanrando e mia, faz carinho, vai desamarrar o cardaço caso a pessoa esteja de tenins ou sapato, cheira, claro comigo ou filhos sempre por perto.
    Os que não são chegados muito em gatos , não voltam mais, ótimo que fiquem no quadrado deles.
    Agora não pegue os brinquedinhos dele, pode ser uma bolinha, cordinha, caixinha, que ele mia reclamando, se ele estiver a fim de brincar , ele escolhe o brinquedo!
    Sally passei para te desejar uma excelente semana!
    Estou ansiosa para saber noticias da Ágata …
    Abs

    • Maria Fernanda

      Oi Cacilda, tudo bem ? Oi Sally :)
      A Ágata ta bem, cheguei de MG e encontrei ela no colo do meu marido, claro que ela desceu do colo na hora e veio me recepcionar, ficou me cheirando, ela esta agora igual a minha sombra, pra todo lado que eu vou ela vai atrás. Quando esquece e dorme na sala e percebe que não estou perto fica fazendo um barulho semelhante ao de uma coruja ( Bruuuu … Bruuuu ) até me achar. Notei também que ela soltou pelo demais essa semana, passei 3 escovas e lotou de pelo, não sei por que? Você sabe Sally ? É normal ?
      Ela mudou o comportamento com meu marido, não está agressiva, mas esta tão aberta a carinho como quando eu não estava aqui. Mas esta tudo bem, graças a Deus.
      Beijos e bom resto de semana a vocês

      • Alguns gatos soltam mais pelos quando estão estressados, mas fatores externos como clima e até o crescimento dos pelos podem contribuir. Mas também pode ser porque você se ausentou e ela ficou sem a escovação por uns dias…

        • Oi Sally, oi Fernanda…
          Fico feliz em saber que esta tudo bem com a Ágata.
          Acho que os Bichanos interagem com seus donos de maneira diferente.
          Aqui em casa o Nick com meu filho caçula ele gosta que ele faz carinho na cabecinha e fica pedindo carinho, com meu filho mais velho ele pede colinho, com minha filha ele pega a cordinha p ela correr e ele vai atras, com minha netinha ele brinca de casinha, de dormir, de filhinho, ele aceita todas as brincadeiras, com meu neto ele quer jogar bolinha , comigo ele gosta de brincar de esconder, de amassar paozinho e é igual a Ágata fica atras , onde vou Nick tá perto.
          Qto aos pelos concordo com a Sally, ou ele não foi escovado, ou é mudança na pelagem ou é coisa de gatos mesmo.
          O Nick como é mistura de raças…SRD, escovo ele todos os dias, sai muito pelos, e de manhã aspiro o apto, e dá lhe pelos…
          Já falei com o Veterinário, ele disse que é normal.
          Tem raças que soltam pelos na primavera e verão, outras raças no inverno, o meu eu até estive a pensar assim: Se tem uma mistura de raças vai soltar pelos o ano todo.
          Mas percebi que ele solta mais no verão e inverno, vou prestar atenção quando chegar a primavera.
          Abs

  • Sua página é incrível!!!!
    Me esclareceu muitas dúvidas em relação ao xixi do gato adulto!!!
    De tudo o que vi na internet, vc foi o mais claro e que mais me ajudou!!!
    Obrigada!

  • Jennifer Azevedo

    Olá Sally,

    Eu moro num apartamento e tenho dois gatos, um macho castrado e uma fêmea não castrada. Estava tudo indo muito bem até que meu filho resolveu adotar um cachorro. Sempre tive gatos, mas nunca um cachorro. Enfim, meu filho insistiu muito e acabei aceitando.
    O gato macho já se entendeu com o cachorro e entre os dois é quem manda, já a fêmea está totalmente transtornada. O cachorro nunca a machucou e quer apenas brincar, ele ainda vai completar 6 meses, mas ela não o aceita. Além disso ela começou a fazer xixi e cocô em todo e qualquer lugar. Eu botei a caixa de areia num local alto que o cachorro não alcance e até banquinhos e cadeira para ela se sentir mais segura para ir até a caixa de areia.
    Não sei o que fazer, amo meus gatos e quero que se entendam com o cachorro e que façam suas necessidades no lugar certo.

    Pode me ajudar?????

    • Quando um novo animal chega na casa, a forma do gato dizer “eu sou o dono disso aqui” é fazendo cocô e xixi pela casa toda, infelizmente. Me tira uma dúvida, a fêmea tem medo dele ou o ataca?

      • Jennifer Azevedo

        Ela ataca e tem medo. :(
        Ela não procura ele nem avança. Ele se aproxima querendo brincar e ela dá patadas e sibila achatando as orelhas para trás.

        • Você vai ter que fazer ela se acostumar com ele. O ideal é que eles só fiquem juntos com a sua supervisão, e sem forçar contato. Tenta brincar, dar petiscos para ela, associar esse convívio com uma coisa agradável. Quando você não puder supervisionar, deixa eles separados, mas se possível, que se vejam, assim ela tem que se acostumar com a presença dele. Algo como uma grade que os impeça de brigar mas que não os impeça de se verem.

  • Ola, Sally!
    Minha gatinha esta com 45 dias, dorme facil a noite, o problema é ir para a casinha. Tenho que esperar dormir e coloca-la. A tarde, ou em outras horas, ela entra sozinha e apaga.

    Outra dúvida, moro sozinha, mas estou sempre nos meus pais, ela ja esta acostumada com eles, os primeiros dias foram na casa deles. Alguns fds gosto de ir para la, posso leva-la ou é prejudicial?

    • Já tomou as vacina necessárias para sair de casa? Se já tomou e o veterinário autorizou, pode sair sim. Só não te garanto que ela vá gostar do passeio, no geral gatos não gostam nada de sair de casa para um ambiente novo, ficam assustados, se escondem ou ficam tensos. Tenta e vê no que dá.

  • Boa noite, tenho 3 gatos, Bisteko (pai) e Pankeka (mãe) com 2 ano e meio, e a Rajada (filha) com 1 ano e meio. A mãe é altamente sociável calma e carinhosa. Porém tenho problemas com a filha e o pai. Todos são castrados.
    A Rajada é muito medrosa quando chega alguma visita, ela percebe logo quando algum carro que para por perto é uma visita para mim e se esconde embaio da cama, dentro do sofá, ou outros lugares assim, e fica rosnando enquanto está lá. Quando não tenho visita ela é um doce e vive me chamando para brincar, gostaria de umas dicas para melhorar esse temperamento quando chega alguma visita.
    O Bisteko, também tem problema com visitas, ele não rosna apenas se esconde, então tenho esse problema e mais alguns: ele aparenta ter muito medo de mim, se me levanto para ir a cozinha ele sai correndo, se ele passa pela sala e eu ajeito minhas pernas ele corre, a todo momento ele demostrar extremo medo, se encolhendo com os olhos vidrados e coração batendo forte, confesso que as vezes perco muito a paciência com isso porém gosto muito dele mas minha paciência de criar e alimentar um gato que não gosta do dono está chegando ao fim, gostaria de alguns concelhos para reconquistá-lo. Como disse em seu texto, cada gato tem seu temperamento e isso faz deles únicos.

      • Isso mesmo, queria que eles ficassem mais calmos e sociáveis quando há visitas, e dicas para me aproximar mais de um deles.

        • Cada vez que uma visita chega você pode dar petiscos, algo que eles gostem, para associar a experiência com uma coisa boa. Pode mantê-los trancado nos cômodos onde as visitas ficarão, fechando todas as outras portas e colocar à disposição deles lugares altos onde possam subir, assim eles se sentem protegidos e podem observar. Se for possível, as visitas podem oferecer petiscos ou estimular brincadeiras.

          Para se aproximar é mais ou menos o mesmo: brincadeiras, carinho, petiscos, mas respeitando o tempo do gato

  • Gostaria de saber por que meu gato me puxa pelas pernas pela manha, todos os dias tenho que acordar as 8:00, pois ele entra no meu quarto e gruda as garras nas minhas pernas, tentando me arrastar. Ele tem 6 meses, se chama Precioso.

    • Porque ele não está sendo devidamente repreendido para não fazê-lo. Seu gato só faz o que você permite que ele faça. Mostre a ele que não tolera esse comportamento. “Tenho que acordar … PORQUE ele entra” não pode. O dono da casa é você, você não “tem que” nada por causa do gato.

  • Maria Fernanda

    Oi Sally, tudo bem? Oi Cacilda… vc deve estar lendo também né rs rs rs
    Sally, estou em MG para resolver umas coisas e deixei meu marido e minha gata la em SP. E lembra que te falei que minha gata não confiava no meu marido ? Que era arisca com ele? Raramente deixava ele fazer carinho…, mas como estou aqui desde sabado e chego la sexta, quase 6 dias longe dela. Ela esta mais carente e dengosa, meu marido disse que ela esta cheia de dengo e inclusive deitou sobre o peito dele para acorda-lo, coisa que só fazia comigo quando eu estava la… será que isso vai continuar quando eu retornar? Espero que sim né :)
    Obs : Não sei se ja comentei , mas minha gata se chama Ágata.
    Obs : Li a historia de Bento 16 e ri muito. :P
    Beijos e obrigada

      • Oi Sally, oi M Fernanda..sim lendo…rsrs.
        Ágata é esperta, se não tem Mamãe vai com papai..
        Estou com a Sally na torcida para que ela continue amorosa com seu marido.
        Bento 16 foi d+ ri muito tb..
        E por falar em banho, terça feira estava quente, um sol gostoso, aproveitei e dei um banho no Nick.
        Fechei todos os vitros para ele não pegar vento, sequei com 3 toalhas de banho e depois com o secador de cabelo com ele já no sol bem quente.
        Ele é tigrado em cima, mas a barriga . pescoço , pernas e as patas são brancas e já estava encardidinho…
        E por falar em banho é normal o gato acabar de tomar banho e já começar a se lamber, tomar o famoso banho de lingua???
        No Nick eu posso passar de tudo, lenço umedecido, Free Clear, mas a pelagem branca vai ficando encardida.
        Lindo o nome de sua gatinha Fernanda :)
        Abs

          • Sally , ele agrada o secador, faz carinho passa o carinha de um lado, do outro lado, até complica p secá-lo ..rsrs..
            Ele tem medo do aspirador de pó, basta eu pegar que ele sai correndo.
            E como aspiro o apto todos os dias devido aos pelos , ele corre todos os dias :p
            Agora ele sempre me viu secando o cabelo, e ficava me olhando, depois que eu secava , tirava da tomada e deixava ele ficar cheirando o secador.
            Pq os 2 primeiro banhos foi com o veterinário, e muita gente me falava que por ele ser um gato adulto eu jamais ia conseguir educá-lo e nem o Nick nunca ia gostar de mim pq não fui eu quem o criou…
            Mas qdo peguei ele na calçada apanhando de uma psicopata, ele me olhou fixamente com um olhar tão triste que marcou muito.
            E qdo levei ele no veterinário que a moça foi dar banho, fiquei do lado dela, e ele me olhava com o mesmo olhar de quando eu o peguei na rua.
            Olhar triste de quem pedi, não me abandone nunca, eu confio em vc :(
            Parando por aqui, antes que eu comece a chorar…
            Abs

              • Maria Fernanda

                O nick gosta de secador? Esse nick é raro mesmo viu…
                A Ágata tem pavor de secador e aspirador de pó.. sem chances de secar ela. Só na toalha mesmo.

                • Tenta colocar uma toalha em cima da cabeça dela quando for secar… No pet shop nós fazíamos isso para secar bem. De forma geral, se não pega o vento diretamente na cabeça, eles ficam mais tranquilos. Os de lá acabavam até dormindo.

                  Talvez ajude…

  • Oie Sally, tudo bem?
    Passando p lhe desejar uma ótima semaninha!
    Nossa por onde esse gato andou que chegou cagado??
    Sally tem um casal de amigo do meu filho e ontem veio nos visitar!
    Eles estão com traumas de gatos!!!
    Não do meu gatinho e sim dos gatos da vizinha.
    A mulher tem cinco gatos, nenhum castrado, eles saem de manhã para trabalhar e só chegam a noite.
    Chegam e tem que limpar o quintal, os gatos da vizinha pulam o muro e fazem suas necessidades no quintal do casal.
    Eles já conversaram com a dona dos gatos , mas ela nem tomou conhecimento.
    Eles não tem coragem de fazer nenhuma maldade com os bichanos, meu filho deu ideia , comprar uma mangueira com esguincho bem forte, e fim de semana deixar preparado.
    Qdo os bichanos estiverem no quintal deles, esguinchar agua, não machuca mas com ctz vai assustá-lo pela força da agua.
    Abs

    • Eu morro de pena, mas também morro de pena de quem trabalha o dia todo e tem que limpar cocô de cinco animais que não são seus. Manda ela comprar um cachorro que os problemas acabam, os gatos não vão mais nem chegar perto do quintal dela.

      • Cachorro!! Minha filha tinha 4 cachorros todos pegos na rua, agora ela está com 5, ela achou um labrador abandonado e castrado , meu neto que ficou feliz com o labrador
        A cadelinha que pegou na rua, é pequena mas é brava , digo brava com os intrusos que entram no quintal, parece gato, até passaros ela mata !!!
        Agora com a família ela é super amorosa, se minha netinha chorar ela corre e chora junto..rsrs..
        Só que minha filha não doa a cadelinha, nem pensar, mas tem um cachorro estabanado, grande, amoroso, adora carinho, vou conversar p ver se ela doa ele.
        O casal ja leva para casa um cachorro castrado e jovem que vai dar uma canseira nos gatos..rsrs
        Os outros dois são velhinhos ela pegou por dó, tem um que já esta cego e ja perdeu os dentinhos.
        Ela ficou com tanta dozinha desse caozinho qdo viu que ele estava cego, esta sendo bem cuidado, se alimenta de ração de filhote, é como minha filha fala: Sei que logo ele vai virar estrelinha, mas sem sofrimento.
        Obrigada Sally, vc é D++++

      • Oi Sally,amei sua página,mas eu vim falar de outra coisa.
        Eu achei um gatinho dentro de uma lata de lixo,estava chovendo e não aguentei e levei ele comigo(coração de manteiga).
        Levei ele ao pet e o veterinário disse que ele aparenteve ter 2 meses,vacinei ele,comprei uma casinha e ok.
        Depois de uma semana na minha casa ele se adaptou bem,ia no pátio etc,ficou bem querido,quando eu me deito ele se deita na caixinha,me lambe,um amor.
        Só que esses dias eu percebi que ele começou a ficar arisco,não deitava mais na caixinha,só no tapete da porta do meu quarto,e ficava ali,eu colocava na caixinha mas ele voltava,aí ele já tinha 1 ano,depois ele não comia mais,ficou mais de 1 semana sem comer nada,depois voltou mas comia pouco.
        Ai semana passada até hoje ele não dorme mais,só ficava de plantão na porta do meu quarto e dorme só de tarde sempre das 2 até as 4,não sei se é instinto ou algo assim,mas gostaria da sua ajuda.
        Gracias.

  • Camila Pedrazza Coelho

    Estou com uma dúvida meu gato siames Bento 16, brigou ontem e apareceu todo cagado e eu tive que dar banho de madrugada nele, eram 05:30 e ele e começou miar que estava parecendo que eu estava matando ele, isso fez com que minha irmã, a filha dela e minha mãe acordasse, resultado brigamos por causa do gato e não estamos se falando até agora eu e minha irmã, detalhe: eu tenho 33 e ela 38.
    Puta merda ele dorme comigo e gostaria que eu o deixasse cagado, você queria ficar cagado? Bem eu gostaria de saber o por que acontece isso, até pensei que meu gato violentou alguém, alguém não, outro gato. Me responda!

    • JAMAIS deixaria um gato cagado nem por um segundo dentro da minha casa. Porém gatos tem uma dificuldade “térmica” muito grande, quando entram em calor ou ficam com frio é muito difícil para seu organismo recuperar o equilíbrio térmico. Por isso eu teria dado banho em Bento 16 (houveram 15 Bentos antes desse ou foi por causa do Papa?) com água morna, nem muito quente, nem muito fria, caso contrário seria realmente um sofrimento para o animal. Você deu banho de água fria nele? E depois tem que secar com secador, se não o animal começa a sentir muito frio.

      Fala para sua família que gato não tem que “querer”, gato não sabe o que é melhor para ele. Se o dono acha que o gato tem que tomar banho, então O GATO TEM QUE TOMAR BANHO e ponto final. No dia que o gato pagar as contas da casa ele decide se vai ou não tomar banho.

      • Gente, chorei de rir com a história!!! Desculpe, Camilla, a situação é tragicômica, já comecei a gargalhar com o nome do seu gato, e no desenrolar da situação tb, imagina só o desespero do pobre bichano tomar banho às 5 da manhã! Meu Gatto “acordaria não só a minha casa, mas a vizinhança inteira!”
        E a resposta da Sally então! “Se o dono acha que o gato tem que tomar banho, então O GATO TEM QUE TOMAR BANHO e ponto final. No dia que o gato pagar as contas da casa ele decide se vai ou não tomar banho.” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Bjks e boa sorte! Espero que fique tudo bem entre você, sua família e o gatinho!

          • Camila Pedrazza Coelho

            Mas você não respondeu o por que que o meu Bento 16 chegou em casa as 5 da manhã todo cagado!
            É por causa do Papa que ele tem esse nome, aqui em casa tem 8 gatos, com ele nove, veja os nomes:
            Morrana, Peleca, Bernardo, Zóio, Fominha, Saraiva, Napolião, Bento 16 e Fred Tufinho. Também tenho um papagaio que se chama Fábricio.
            E me desculpe por ter escrito algumas coisas erradas é que eu tinha já procurado por duas horas e nada de uma responta plausível a minha pergunta e só depois achei esse site, mas nem você me respondeu!
            E eu dei banho nele no chuveiro com água quente e shampoo e depois passei condicionador e ele arranhou toda a minha perna, depois que ele tomou um banho eu tive que ainda brigar com a minha irmã as seis da manhã. Só o Zóio, Napoleão e o Bento 16 são meus, os outros são da minha irmã e o Fominha é da rua e o Papagaio é de todos aqui em casa ele adora brigadeiro e bisteca de porco e ele já tem 18 anos, minha cunhada fala que ele é um porco, pois ele como tudo o que der pra ele. Antes ele dormia comigo no meio das minhas pernas, dormiu comigo até os meus 25 anos, dai eu coloquei um piercing e ele começou a puxar e depois vieram os gatos e eu parei de dormir com ele. Minha mãe falava que ele dormia no meio das minhas pernas e entrava em como com o cheiro da minha perereca, um dia ele bicou ela e eu acordei a casa inteira com meu grito, puta que dor! Ninguém me merece eu sei, só que eu mereço saber por que que meu gato chegou cagado! Me responda!!!!!

            • Camila, foi a primeira ver que Bento XVI chegou em casa todo cagado? Isso costuma ser relativamente normal entre gatos que saem na rua. Geralmente eles brigam com outros gatos, seja por causa de comida, de território ou de uma fêmea. Durante a briga eles podem liberar fezes, rolar pelo lixo, se arranhar, se morder, se machucar.Daí chegam nesse estado deplorável. Gato que sai na rua corre o risco de acabar tendo que brigar por ser atacado por outros gatos e chegar assim.

              • Camila Pedrazza Coelho

                Minha irmã me perguntou se um gato pode transar com outro gato, eu falei que não por causa do rabo, mas tem como?
                Foi a primeira vez, quando você me falou que pode ser por causa de briga eu imaginei o outro gato levantando o rabo e atirando coco que nem uma bazuca, os macacos cagam na mão e jogam em seus predadores, mas gatos não tem mãos, por isso que imaginei assim.

                • Ué, claro que pode! Cães e gatos colocam o rabo para o lado na hora.

                  Olha, nunca vi um gato cagando-bazuca em cima de outro, não sei se acontece ou não. Muitas vezes o próprio gato se caga de medo durante uma briga.

                  • Camila Pedrazza Coelho

                    Credo!
                    Então existe sim a homossexualidade em animais, sempre pensei que isso fosse desculpa para as pessoas continuarem a fazer algo escroto, Definitivamente Bento 16 não sai mais na rua, vai que ele chegou todo cagado por ter feito sexo anal com outro gato!
                    Outro dia eu peguei ele em cima de Napoleão, dei risada, mas agora você me confirmou que pode acontecer isso, se eu pegar vou dar uma chinelada nele, não admito gato viado, não sou homofóbica, mais como mãe tenho que educar meus gatos.

                    • Existe homossexualidade animal, tem um texto aqui explicando isso.

                      Curioso que seu primeiro pensamento para justificar o ocorrido seja sexo homossexual…

                      Deixa seus gatos serem felizes, se eles estão gostando você não tem que se meter. Já pensou se seus gatos interrompessem seu sexo por não aprovarem seu parceiro?

                    • Camila Pedrazza Coelho

                      Eu tenho uma visão diferente sobre o homossexualismo, e sendo um pouco estudada nesse assunto vejo por outro angulo, depois veja essa explicação http://youtu.be/oA6QTUGw1yY, e sendo mais coerente eu tenho a responsabilidade de mostrar um outro caminho a meu filho gato, se eu tivesse um filho e se ele teria esse desvio de personalidade eu faria de tudo para que ele aceitasse a sua nova roupagem e não que ele mudasse ela, em alguns debates já dei o seguinte exemplo, se eu tivesse um filho com tendencias assassinas e essas tendencia fossem usadas para enriquecer algumas pessoas eu iria ser taxada de criminalista, sendo que o crime é taxado pela sociedade como algo ruim, não sou taxada de nada, agora quando eu taxo o homossexualismo de um desvio de personalidade sou taxada de homofóbica, pois o homossexualismo é moeda em mão de pessoas capitalistas que usam os desvios de personalidade de algumas pessoas para se enriquecer. Exemplo a primeira parada Gay foi feita para festejar o não avanço da Aids em um ano, daí veio um capitalista e viu que aquilo seria uma mina de dinheiro, e quando ela ocorre ela movimenta quase 2 milhões e meio de reais. Sendo que Deus permitiu essa pessoa que em outra reencarnação desvirtuou o sexo, que renascesse em meus braços eu tenho o dever de recolocar ela num caminho certo. Por quê eu devo estimular a ela a se corromper mais, e mesmo assim se ela quiser ter relações com o outro sexo que seja digno então, que ela não seja fruto de discórdia e sofrimento a outras pessoas. Entendeu o meu ponto de vista? Não deixe de ver o vídeo.

                    • HomossexualISMO não, porque não é doença. O termo correto é homossexualidade.

                      E não é caminho, opção ou escolha. Gay se nasce, é como nascer com olhos castanhos, não tem nada que a pessoa possa fazer em termos de escolha ou força de vontade para mudar isso.

                    • Camila Pedrazza Coelho

                      Se você ver o vídeo vai entender como homossexualismo funciona, Ele é um transtorno de personalidade segundo a psiquiatria, segundo a ciência espírita é uma reparação de pratica erronia ao sexo. O homossexualismo faz 21 anos que ele foi retirado da CID, segundo a união de vários psicólogos e psiquiatras que eram homossexuais. Achei um site que fala sobre isso (http://ulbra-to.br/encena/2012/12/04/CID-10-FXXX-Transtorno-homofobico). Não sou Homofóbica, só explico o porque a pessoa é desse jeito e a pessoa escolhe seguir ou não esse caminho, mas eu acho se a pessoa já compreende o porque nasceu com esse transtorno, ela não precisa sofrer mais, até porque a Lei de Causa e efeito não é regida pela Lei de Talião (dente por dente e olho por olho). Não é porque por exemplo que eu arranquei seu braço em outra encarnação que ou você ou outra pessoa vai chegar a mim e arrancar meu braço fora. Tem pessoas que tem esse transtorno mais grave e tem pessoas que tem esse transtorno mais leves segundo seus feitos e tem muita gente que é safada mesmo e usa da ingenuidade da pessoa para se aproveitar dela, eu já com a minha mediunidade já tenho problemas imagine aqueles que tem tal transtorno. Eu se eu não estudasse como estudo, hoje eu poderia estar num manicômio, e quando outras pessoas usurpam a inocência dessas pessoas que enfrentam essa reparação levam elas muitas vezes a criminalidade. Uma vez que a problemática não está no corpo mais sim no perispírito. Mas pelo menos eu sei segundo a Bíblia que ninguém fica impune quando violam o corpo de alguém.
                      Eu já escrevi muito sobre homossexualismo e me desculpe se eu errei a palavra, pra mim as duas palavras não se diferem em nada uma da outra, o que difere é o não estudo sobre a temática abordada em questão.
                      Um Debati sobre esse assunto, redeu 1,800 comentários, fui ameaça de processo e o Orkut excluiu a minha página, hoje eu tenho só Google+, escrevo muito na minha página se quiser dar uma olhadinha entre lá. https://plus.google.com/u/0/+CamilaPedrazzaCoelho/posts
                      Não atorize esse comentário não pois foge muito do seu texto, mas se quiser autorizar fique a vontade.
                      E outra pergunta, por quê seu site tem esse nome?

                    • Esse video é equivocado e ultrapassado. Existem estudos cientificos serios desmentindo isso.

                      O nome é uma piada com a palavra Favor. Enquanto pessoas de bem prestam um favor à sociedade, nós prestamos um desfavor

                    • “não sou homofóbica”. É sim. Quem não é não precisa falar isso.

                      Pergunta: Quem são os capitalistas que lucram com homossexualidade ANIMAL????? O que eles foram em outras “vidas” que os tornam BICHOS HOMOSSEXUAIS????

                      Que viagem…

  • Ola , meu gato está com 8 meses e foi castrado na semana passada. agora ele esta ficando uma mania de como de estivesse fazendo sexo com a coberta, ele segura ela com a boca e fica exitado fazendo movimentos como se estivesse no ato do sexo.
    Por que ele esta fazendo isso?

  • Oie querida Sally, tudo bem? “Espero que sim”!
    Preciso de uma ajudinha!
    Comprei um armário grande tipo balcão ou gabinte para cozinha de madeira.
    O Nick cismou em arranhar, sendo que tenho mesinha de centro com enfeites e ele nunca subiu para pegar nada nem arranhou a mesinha.
    Mesa, cadeiras, tb não sobe e nunca arranhou.
    Piso e cortinas foi brincando com seus brinquedos, isso não conta.
    Fico observando, ele vai na mesinha de centro passa a carinha e nada de arranhar, sofa, mesa de jantar e cadeiras, escrivaninhas dos computadores..etc..etc..ele passa a carinha e não arranha.
    Agora no balção da cozinha ele nunca fez carinho , vi os arranhados e coloquei papel contact, dupla face não resolve pq é mto grande o balcão.
    Como nunca peguei ele arranhando não tem como dar bronca, a bronca que falo e dizer não pode , e se não obedecer basta mostrar o borrifador , não precisa nem jogar agua que ele já entende.
    O tapete da sala ele as vezes arranha, qdo vejo falo esse tapete é da mamãe, vamos para o seu tapetinho, ele me acompanha e arranha o tapetinho , e depois vai no arranhador.
    O tapete eu nem esquento, mas se vejo que tá arranhando d+ , chamo atenção.
    Queria uma dica, ja coloquei o arranhador proximo do balção , e não resolveu.
    Sally nao mais esta tudo bem, o Lorinho não teve mais ataque de epilepsia e me deixa tranquila, nada como ver os bichinhos sem sofrer , não tem preço.
    E para encerrar deixo meu eterno carinho, desejando um excelente fim de semana!
    Abs

    • Existem alguns produtos à venda em pet shops que se dizem “repelentes”para gatos. Eles prometem que se você borrifar o produto o gato não chega perto do local.

      Também é possível tentar soluções caseiras. No geral, gatos não gostam de certos cheiros. Passar um algodão embebido em óleo de canela, citronela, limão, lavanda, laranja ou alecrim no móvel costuma ajudar. Também pode ferver as ervas correspondentes a esses aromas em um chá bem forte, colocar o líquido em um borrifador e jogar no móvel.

      O Nick é um gato bem especial, tenho até medo dele gostar e lamber, mas no geral os gatos não gostam!

      • Sally, obrigada!!!
        Vou usar essas soluções caseiras, maça, alface, couve, banana e tomate sei que ele gosta, pq ele pediu eu dei e ele comeu.
        Contei para o veterinário foi que ele me disse para não dar mais nem frutas nem verduras, se bem que ele falou assim….Cacilda…….agua e ração nada maissssssssssss;;;;;;;;
        Vou fazer e passar com algodão .
        Mas não dei a alface nem couve temperada não ok..foi que estava lavando e ele pediu.
        Ele comendo verdura é muito engraçado :)
        Explicando para não levar bronca da Sally, rsrs..

        • O veterinário está certo: água e ração, sempre disponíveis. O rim do gato é muito sensível e coisas aparentemente inofensivas podem até matá-lo. Mesmo sem tempero nenhum. Não faz mas isso não…

  • Oi Sally passando para lhe desejar uma excelente semaninha :)
    Filhote do Nick?! Agora não tem mais jeito …rsrs…
    No dia que o Nick foi castrado eu e meu filho ficamos apavorados..
    Ele chegou ainda sobre efeito da anestesia, e queria ir na area de serviço e meu filho foi segurando ele para não cair, parecia um bebado…
    Pensavamos que ele ia comer ração, beber agua, pq são 9 hs em jesum, que nada ele foi p a caixa de areia, meu filho ajudou ele a entrar na caixa de areia, fez xixi e dava patadinha para cobrir, só que ele não conseguia e dava dó de ver ele querendo enterrar o xixi.
    Tiramos ele e levamos p sala, ele subia no meu colo amassava paozinho, saia e subia no colo do meu filho e amassava paozinho.
    E cadê que ele comia? Não conseguia, ligamos p o veterinário e ele disse p não ficarmos preocupados que logo ele ia comer que ainda estava sobre efeito da anestesia.
    Ele queria pq queria subir no pufe, meu filho colocou ele em cima do pufe e sentou do lado com receio que ele caisse.
    Tinha duas caixas enormes , eu falei p meu filho, vou aproveitar que ele tá dormindo e vou jogar essas caixas fora.
    Qdo peguei uma caixa ele deu uma miada, desceu do pufe e ficou me olhando triste, resumindo as caixas ficaram.
    Ele foi para area comeu ração, bebeu agua e deitou perto das caixas.
    Como esse gato foi ensinado não sei, mas nunca fez xixi fora da caixa de areia.
    Penso que cada animal tem sua personalidade.
    Tive uma cachorrinha na pre adolescencia, peguei na rua tb, pequena , pretinha e peludinha.
    Ela estava sendo jogada em uma poça dágua por dois moleques, bati neles e levei p casa.
    Acredita que essa cachorrinha dormia dentro de casa e fazia suas necessidades no vaso sanitário?
    Minha mãe levou um susto quando foi no banheiro a noite e a Negrinha estava no vaso..rsrs..
    Essa deixou saudades, morreu de velhice.
    Abs

    • Pelo que você está contando, acho que seu temperamento é que deve ser muito bom. É inevitável que animais peguem algo do temperamento do dono. Você deve ser uma pessoa serena e educada

  • Oi, sou eu de novo rs
    Sally, agora é sobre as gatinhas da minha tia.
    São duas gatinhas, irmãs, de 10 meses e castradas. A situação começou quando minha tia substituiu a sílica fininha pela que parece uns cristais maiores; uma das gatas não aceitou e começou a fazer as necessidades no chão, aí eu instruí a trocar novamente para a sílica fininha, mas ainda assim vez e outra ela acaba fazendo no chão. Eu acho estranho porque os gatos são limpíssimos e a caixinha delas está sempre muito limpa, pelo menos 2 vezes por dia…você tem alguma alternativa para o que está acontecendo? Até mais!

    • Coloca três caixas de areia: uma com sílica fininha, uma com pedras grandes e outra com aquela areia que parece uma terra. Deixa a disposição dela. Se ela não usar nenhuma, tranca ela em um quartinho bem pequeno ou um banheiro, onde ela não tenha espaço para fazer as necessidades a menos que seja ali (mas com comida e água, hein?). Ela vai ser forçada a escolher um.

      • Bom dia Sally, tudo bem? Então, fizemos isso e ela faz do lado das caixas :(
        O que me intriga é que ela nunca fez fora antes, mesmo quando era bem filhotinha…

        • Se voce jogar as necessidades DENTRO da caixa, ainda assim ela faz fora? Tenta isso, talvez indique para ela que ali é o lugar

          • Será que ela não se assustou com alguma coisa enquanto estava na caixa? Alguma panela caindo, uma abelha ou formiga que possa ter picado, alguém que a espantou…

            Dá uma olhada na caixa se não virou “ninho” de formiga, se tem alguma coisa que possa machucá-la no fundo…

            E eu faria uma dessensibilização: põe ela na caixa e dá um petisco MUITO gostoso: carne crua, atum em lata, enfim… o que ela mais gosta. Repita várias vezes por dia e SÓ dê petisco, carinho e atenção enquanto ela estiver NA CAIXA. Assim, se foi um susto ou algo desse tipo, deve ser revertido em um ou dois dias.

            • então Carol, na caixa não tem nada, está sempre limpinha, se ela se assustou eu não sei dizer, porque não são todas as vezes que ela faz fora, ontem mesmo ela fez do lado da caixa e estava tentando cobrir com o tapete : /

          • é, isso não fiz, mas sempre apresentamos a caixinha para ela, e também, de cada 10 vezes que ela faz as necessidades, uma media de 2 vezes faz fora…mas está sempre limpo, limpamos 2 vezes por dia

  • Olá, tudo bem? Gostaria de uma ajuda (se houver) com a minha gatinha…eu não posso virar as costas que ela já vem pulando e me escalando, o problema é que ela não é mais pequeniniha e isso está me machucando muito. Eu tento corrigir de imediato, colocando-a no chão, falando não, mas mesmo assim, é só virar as costas que ela já está em cima de mim de novo…estou somando umas cicatrizes meio feias apesar de cortar as unhas toda semana :/ Alguém tem uma solução? Obrigada ^^

    • Michelle, sua bronca não está sendo suficiente. Você tem que dar uma bronca que deixe ela com medo de repetir isso. Não precisa bater, muito menos machucar, é só fazer algo que a assuste. Geralmente barulhos altos ou pegar pelo pescoço da forma como a mamãe-gata faz com os filhotes e dar uma sacudida costumam funcionar.

      • Obrigada Sally, vou ser um pouco mais firme com ela, por que literalmente está arrancando sangue rs Vou colocar em prática assim que ela aprontar! Obrigada novamente!

  • Oi Sally passando para lhe desejar um excelente fim de semana!
    Aproveitei para reler seu texto, menina eu tive muita sorte com o Nick.
    Ele foi castrado com 3 ou 4 anos , e nunca fez xixi fora de sua caixa de areia.
    Queria saber a idade dele certinha, mas o veterinário diz que não tem como saber.

    Abs

    • Você teve sorte mesmo, geralmente machos costumam fazer essa marcação de território! Pena que o Nick foi castrado, ele é um gato tão incomum que eu ia querer um filhote dele!

  • Sally, tudo bem? Sou CAROLINA e tenho 3 gatos, uma gata de 6 anos outra de 1 ano e o filhote de minha gata mais velha que tem 7 meses. Quando eu só tinha a gata mais velha nos não tinhamos nenhum problema comportamental nela mas quando adotei minha gata de um ano tudo mudou, pois esta gata não gosta de carinho nenhum e se você a toca ela te morde e te arranha, ela rouba coisas, destruiu nossos sofás e sobe em tudo. Depois com a chegada do filhote tudo piorou porque parece que ela o influenciou, dentro todos os problemas que temos com eles o que mais nos incomoda( e é o que eu preciso de ajuda) é que eles acordam muito cedo, muito antes de nós ( eu e minha mãe) que acordamos as 06:30 da manhã e começam a riscar a porta , arranhar a porta toda para comer, o que podemos fazer para inibir este comportamento que já nos faz acordar de mal humor porque de madrugada começam a fazer isso. Obrigado!!!!!

    • Deixa só eu entender uma coisa: elas arranham a porta para comer A PORTA ou para que vocês coloquem comida para eles? Porque gato tem que ter comida sempre à disposição, se for pela questão da comida ração, basta deixar sempre uma boa quantidade de ração à disposição.

      Se estiverem arranhando a porta para comer A PORTA, aí não pode! Se um gato não se comporta de acordo com as normas da casa, seja subindo na mesa, seja arranhando a porta, é porque o dono está errando na hora de disciplinar o animal. Vocês tem que mostrar que aquele comportamento não é aceitável, de uma forma que o animal entenda e tenha medo de repetir aquilo. Não sei qual é o tipo de bronca que vocês estão dando, mas não parece ser o suficiente. Acho que é hora de engrossar um pouco.

      Vocês também podem tentar espalhar muitos brinquedos pela casa para ver se isso os distrai ou tentar adequá-los ao horários de vocês, mantendo-os acordados o dia inteiro e deixando que durmam apenas à noite, assim talvez não acordem tão cedo.

      Em todo caso, regra para a vida: se a bronca não fizer o animal ter muito medo de fazer aquilo novamente, ele vai ficar repetindo a conduta errada. Pulso firme na hora de dar bronca.

      • Eles riscam a porta para que a gente dê comida a eles, não faz mal deixar comida a disposição deles? Porque já tentei e eles comem tudo de uma só vez. Vou tentar usar algumas dicas tuas, obrigado!

        • TEM QUE DEIXAR. TEM QUE se não eles correm até risco de vida! Gato precisa comer pequenas porções em pequenos intervalos se não seus rins tem sérios problemas. TEM QUE DEIXAR SEMPRE COMIDA À DISPOSIÇÃO. SEMPRE. SEMPRE. SEMPRE.

          Eles estavam certíssimos de ficar arranhando a porta! Deixa comida de sobra à disposição deles e eles vão parar com isso.

  • Oi Sally, tudo bem?
    Sally, tenho uma amiga que não a via +/- 3 anos, só falavamos por telefone.
    Ontem ele esteve aqui e me pediu conselhos , pq viu que estou com o Nick.
    Ela tem um gato ja vai para 3 anos e como ela quer passar cascolac no piso, trocar móveis ..etc..
    Me perguntou se ela doar o gato ele vai sentir falta dela, mas ela tb disse que esta confusa, tem medo de doar o gato e sentir a falta dele.
    Eu aconselhei ela a pensar e repensar, passar cascolac? tudo bem, mas falei p ela comprar passadeiras baratas, tipo em promoção na net, 3 por 60 reais (exemplo) e um tapete simples e barato.
    Nos móveis novos colar dupla face…etc..etc..
    Qdo peguei o Nick joguei meu tapete fora.. ele vivia com pulgas, eu já tava ficando maluca, foi que o veterinário me deu um produto p colocar na agua e dedetizar o taco, foi que ele me disse que as pulgas que vieram nele botaram ovinhos e larvas..felismente nunca mais vi pulgas nele depois de dedetizar com um produto que não fazia mal ao Nick nem aos humanos.
    Ia comprar um tapete de 1.800, pensei…pensei..e comprei dois tapetes que foi menos da metade de 1.800. resumindo o tapete é da cor do Nick..rsrs..tem preto, bege, só faltou o branco, e nem parece qse os pelos dele, se bem que aspiro todos os dias.
    Sally falei p minha amiga que ia perguntar p uma amiga que tem gato, pq de net ela não entende nadica.
    Eu acho que o gato vai sentir falta dela, e ela idem, o que vc acha que devo falar p ela?
    O Nick arranhou o cascolac mas foi de tanto correr e brincar, eu jogo a bolinha no corredor do apto , ele vai correndo que chega a derrapar e as vezes ate dá cabeçada na porta e pega a bolinha com a boca e traz e fica esperando eu jogar, e nessa brincadeira o cascolac ficou arranhado.
    Um dia se eu resolver passar cascolac , já sei que vou ter que colocar passadeira, mas não esquento muito a cabeça com arranhados em pisos nem em tapete.
    Me dá uma luz Sally, o que digo para a minha amiga?
    Obrigada
    Abs

    • Cacilda, eu não consigo imaginar que tipo de pessoa tem um animal há três anos e cogita doá-lo. Isso para mim é inconcebível. É EVIDENTE que o gato vai sentir falta dela, é uma crueldade doar um animal, só deve ser feito quando não há qualquer outra escolha! Doar um gato porque ele arranha é como doar um filho seu porque a criança chora!

      Olha, estou chocada. Não sei nem o que te aconselhar, porque se ela não se apegou ao gato a ponto de estar cogitando doá-lo, talvez seja melhor mesmo ele ir para uma família que realmente o ame!

      • Sally e Fernanda, falei com ela hoje e a resposta foi que ela quer passar cascolac nos tacos e comprar móveis novos.
        Ela disse que pegou esse gato na rua abandonado e que não foi ela quem abandonou , e que apesar dela gostar muito dele , quer ter um apto organizado sem móveis e pisos arranhado, e ainda disse que tem dinheiro p comprar o que bem entender e que não vai ficar com o gato por peninha, já que o gato não teve pena dos móveis dela……
        Bom eu tentei , infelismente tem pessoas assim, por isso que tem tantos animais abandonados, gente sem coração, que só tem olhos p seu proprio umbigo.
        Eu nem esquento com arranhados , se alguem vem na minha casa em primeiro lugar a casa é do Nick e a visita se não gostar que vá embora.
        Ele adora receber as visitas, toca a campainha ele ja vai correndo na porta e faz festa, se esfrega, mia , ele é muito social.
        Mas as visitas que vem aqui todos gostam de animais , aqueles que não apreciam gatos não voltaram mais.
        Vem muitos amigos (as) de meu filho, e todos adoram animais, e poucas amigas que tenho tb amam animais.
        E sua gatinha como está? Espero que esteja mais calminha com seu marido..
        Sally e Fernanda, obrigada pela palavras…
        Abs

    • maria fernanda

      Nossa Calcilda, por que ela quer doar ele? Concordo com a Sally, só de pensar nisso fico com dó do gato dela… Eu sou muito apegada a minha pretinha, até quando viajo e alguém vem cuidar eu sofro de saudades. Espero que sua amiga repense essa possibilidade.
      Pergunte a ela: Por que você quer doa-lo? Depois da resposta, pergunte: Por que então resolveu ter ele se ja quer se desfazer dele?

  • Oi Sally,
    Adorei as dicas e a forma como vc às dá. Moro em apartamento e adotei um srd macho com 40 dias. Castrei ele com 6 meses por ordem do veterinário. Ele faz tudo direitinho, faz suas necessidades na caixinha de areia e tal. Só que ele não é nem um pouco amoroso. Me morde do nada (braços e pernas estão horríveis), detesta colo, mesmo sendo acostumado desde pequeno e agora inventou de querer “morar” no corredor do meu bloco. Fica miando e não há nada que eu faça q faça ele parar a não ser abrir a porta e deixá-lo ser feliz. Só fico vigiando pra ele não descer as escadas e sumir. Minha sogra mora em outra cidade e tem um quintal enorme com um gato siamês q mora com ela e as vezes levamos o nosso pra lá. Será que ele ficou acostumado ao espaço do quintal dela e não quer mais morar em apartamento? Kkkkkkk… Devo adotar um irmão mais calmo pra ele ou borrifo o cu dele e jogo a chave nele toda vez q ele chegar perto da porta?

    • “e não há nada que eu faça q faça ele parar a não ser abrir a porta e deixá-lo ser feliz”

      Tem alguma coisa errada aí. É você que manda no gato ou é o gato que manda em você? Enquanto ele perceber que se fizer escarcéu você abre a porta, ele vai continuar fazendo. Não é assim não… se você não quiser que ele saia, ELE NÃO VAI SAIR E PONTO FINAL. Vocês dão muito mole para bicho!

      Não sei exatamente o que aborrece mais ele: barulho, toque, água… ele reage melhor a que tipo de bronca?

      • Eu acho q é barulho e toque. Pq ele odeia q apertem ele kkk… Morde mesmo. Mas nunca tentei dar uma bronca com toques. O único toque q pensei seria umas palmadas mas li q isso não resolve. Vou tentar o dedo na cabeça.
        Mas isso dele querer sair é, na verdade, o de menos. Eu queria que ele gostasse mais de colo e ficasse mais perto da gente, tipo deitado no sofá dormindo eqto assistimos tv.
        Minha preocupação maior é dele ser um gato estressado por estar em apartamento e não ter espaço.

        • Ele pode estar entendiado no apartamento. Um segundo gato ajudaria. Espalhar muitos brinquedos pela casa e brincar com ele também.

          Acredito que se ele ficar miando na porta e for ignorado, ele não vá miar até o fim da vida. Ele vai ver que aquilo não adianta e vai parar.

  • Sally, achei seu blog e gostei muito das suas dicas!
    bem, estou desesperada procurando uma solução para minha gatinha… desde que adotei ela bem bebêzinha (3 semanas), eu a acostumei a “mamar” na minha mão… e achava isso fofo, lindo! Ainda mais sabendo que a coitadinha tinha sido abandonada, achei que estava fazendo um super bem pra ela.. afinal, ela não teve o carinho da mãe, nem pôde mamar..
    Sendo que o tempo foi se passando e ela começou a ficar viciada em mamar na minha mão… não tinha mais hora, e até de madrugada ela começava a mamar por horas seguidas… e eu não me importava…
    Passou-se 1 ano e meio e tudo continuou assim, até que um dia eu e meu marido decidimos por um fim nisso pois estava começando a incomodar!!! então começamos um processo de desintoxicação hehehehehe… toda vez q ela vinha tentar mamar nós escondíamos a mão e dizíamos NÃO! quando ela insistia muito nós borrifávamos água nela.
    Sendo que percebemos os meses se passando e nada mudando.. ela em total abstinência, e o desmame 100% concluído.. e ela nãoooooo desistia!!!!
    E hoje ela já fez 2 anos de idade.. (faz uns 6 meses q estamos tentando tirar esse vício dela), e ela continua insistente, nos acordando de madrugada para tentar mamar. :( :(
    Você acredita q enquanto ela tenta mamar ela chega a BABAR? ela baba de vontade! é um coisa incrível! parece vício em drogas! hehehe
    Tô rindo pra descontrair, mas a situação ta desesperadora de verdade viu!!!!
    E o pior: desde então ela nos acorda varias vezes de madrugada por vários motivos!! pedindo comida, pedindo carinho, querendo mamar.. e quando não acordamos ela começa a derrubar tudo de cima do criado-mudo!

    Por favor Sally, se tiver alguma dica pra me ajudar, eu agradeço!!!!!!!!
    Estou grávida e tô imaginando como vai ser ter que resolver esse problemão com um bebê no colo! :/

    Observação importante: Ela é SRD, mas é identicaaaaaaaaaa um SIAMÊS!

    • Mayra, ela parece ser meio teimosinha… Quando um hábito está muito enraizado, algumas vezes pode ser necessária uma intervenção de medicamento temporariamente para ajudar o gato a se acalmar e controlar a ansiedade. Se nada mais der certo, um consulta no veterinário explicando o problema pode ser necessária. Pode ser que ele comece prescrevendo florais ou até algo mais forte.

      O que você pode tentar antes da medicação: você cogita um segundo gatinho? É bem possível que eles se distraiam entre si e essa distração tire o foco dela para esse hábito ruim. Vocês mesmos podem distrair ela com brincadeiras quado ela tentar mamar. E se ela está acordando vocês no meio da noite, talvez seja hora dela dormir em um lugar separado…

      • Boa ideia essa dos florais Sally!! Já tinha ouvido falar mas não tinha pensado nisso! :)
        Na verdade eu já tenho outro gatinho.. é um persa beeeeeeeem tranquilão hehehehe
        num tá nem aí pra nada nem pra ninguém.. rsrsrs
        Ele brinca bastante com ela a noite, pq de dia só dormem, e como trabalhamos fora o dia inteiro, não temos como cansá-los durante o dia para a noite eles nos deixarem em paz (ele não, ELA!) hehehe
        Aí quando chegamos do trabalho brincamos bem muito com eles pra ver se ela se cansa.. as vezes funciona e minha Mia fica cansada e não perturba.. mas as vezes ela simplesmente não deixa a gente dormir :(
        Mas vou tentar seguir o seu conselho pra ver se dá jeito…
        Quanto a dormir separada vai ser bem complicado, pq ela é MUITOOOOO apegada.. vai passar a noite miando! Não sei o q é pior! kkkkkkkkk

        Bjos e parabéns pelo Blog!

  • Olá!
    Adotei uma gata já grandinha (com 8 meses) e ela não obedece de forma alguma.
    Eu falo não, e ela finge que não é com ela. Não adiantou borrifador, não adiantou barulho. Se der bronca ela vira a cara e chega a ficar fugida por dois dias, voltando só para se alimentar. Ai fica arisca e só volta a se aproximar quando quer alguma coisa(comida por exemplo, porque ela é morta de fome). Além disso tem mania de querer roubar comida do prato e subir na mesa…agora deu também para não enterrar o coco dela. Não sei mais o que fazer.

          • oi Sally, sim! ela foi recolhida na rua e morava em um lar para animais abandonados. Conheci a pessoa que cuidava dela, super amorosa com todos os animais.
            Hoje foi mais um dia difícil… ela fez a maior zuada na área de serviço, virou a água dela, a caminha dela, rasgou a capa da máquina de lavar… ai quando eu fui repreende-la ela escapou e se escondeu e não voltou até agora, nem pra comer. Estou me cansando, não sei o que fazer…

            • Você vai ter que ter muita paciência até criar um vínculo com ela, até ela confiar em você. Quanto mais tempo puder passar com ela, melhor. Brinque, dê petiscos, faça tudo que estiver ao seu alcance para que ela sinta a sua casa como a casa dela e você como alguém de confiança.

              • Ai Sally, ela foge… não gosta de brinquedos, não gosta de caixas ou bolinhas. Comprei brinquedos com catnip e ela não se interessou. Gostava de brincar um pouco com o espanador, mas nem isso ela se interessa mais. Contato físico ela também não está permitindo. Hoje vai para o terceiro dia que ela está fora de alcance… só vem a noite e de manhã para pedir comida e depois desaparece. Ela tem um quintal enorme para brincar, com grama verdinha, com pedras e árvores para subir galhos secos para escalar…tem um laguinho.
                E pra piorar o vizinho dos fundos me chamou hoje de manhã dizendo que ela fez coco no quinta dele :(
                Não quero trancá-la dentro de casa porque sei que isso não vai dar certo, e nem quero, porque acho que ela tem que ter liberdade e espaço… mas do jeito que está, realmente não sei o que pensar.

                  • Oi, eu me perdi um pouco na hora de responder os comentários… é o caso da gatinha de 9 meses que está conosco a 3 meses, temperamento difícil.

                    • Ahhh… é que seu comentário saiu como anônimo!

                      Três meses é pouco tempo para adaptação de um gato, acho que se vocês conviverem mais ela vai criar um vínculo com vocês. Tenta brincar, desentocar ela com pestiscos, brinquedos e dar muito carinho!

  • Oi Sally tudo bem? “Espero que esteja tudo bem com vc e família”
    Sally li sobre a gatinha da Maria Fernanda, penso que é como o marido pega a gata.
    Dependendo de como ela pega a gatinha ela se sente acuada e unha p se defender.
    Semana passada assisti um programa sobre gatos e cachorros .
    Nesse programa a gata unhava o dono , mordia, e o homem ja estava odiando a gata .
    A esposa chamou um adestrador , não sei se ele é veterinário, ele foi ensinando o dono como pegar a gata e como fazer carinho nela.
    Resumindo: no final o dono pegava a gata tranquilo.
    Como a M Fernanda mesmo disse ele pegou a gata e carregou a nas costas.
    Se ele brinca com ela de bolinha, ela sobe no colo dele e amassa paozinho, significa que ela gosta dele.
    Se ela fica nervosa qdo ele a pega, melhor não pegar, deixa ela se aproximar e pedir por carinho.
    O Nick dependendo de como vc pega ele não gosta, mas como ele nunca foi de unhar nem morder, ele mia , é um miado diferente, tipo me solta , socorro.
    Ele quando quer colinho ele pede, vem coloca a patinha e fica olhando, como ele não sobe no sofa, a quem ele pede colinho, senta no tapete ele sobe , amassa paozinho depois se aconchega e dorme.
    Estou compartilhando o que aprendi aqui contigo Sally e minha convivência com o Nick.
    Espero poder ajudar a M Fernanda com sua gatinha.
    Ah Sally eu queria ter batido uma foto do Nick me levando uma flor na boquinha :)
    Que fofura, mas não deu tempo, ele chegou no quarto, colocou as patinhas no meu colo e deixou a flor.
    Meu filho trouxe um vasinho com violetas, ele arrancou uma e me levou..rsrs..
    Estamos todos bem, netos de férias estão aqui, a netinha brinca e não me dá trabalho, e o neto só na net e video game.
    Sally , se não vier aqui amanhã ja deixo meus sinceros votos de um excelente fim de semana à vc e família.
    Abs

  • Olá Sally, tudo bem?… Bom já havia aparecido aqui algumas vezes pra pedir algumas dicas de duas gatinhas que havia pegado da rua (mãe e filha), com sua ajuda hj elas são duas princesas… Mas agora chego um novo membro, um rapazinho que meu pai pego da rua tbm, ele é mt mt mt sapeca, era magro, e todo machucado de brigas com outros gatos, tratamos dos machucados até ele ficar bem, foi mt difícil pq ele não parava de ir na rua, mas como os machucados estavam inflamados saindo pus o vet não castrava ele assim então com mt sacrifício ele foi castrado, faz +/- 1 mês, ele melhorou um pouco, depois disso ele não brigou mais, e diminui um pouco as idas na rua, é meio complicado segurar ele pq o meu pai faz TUDO que o gato quer, fora que ele mia tanto que fica insuportável, ele ainda não faz numero 2 na caixa de areia, só qnd solta e ele vai na rua e quando quer ir na rua e não deixamos ele começa a fazer xixi nos moveis, ele fica nervoso e qnd fica, ele morde e ja fez isso cmg, foi uma boa mordida. Agr ele começou a aprender a brincar mas ele é bem grosseiro, morde e arranha a gente com mt força rsrs’ e ele tbm provoca um grande ciumes nas outras duas gatas, uma delas tem medo dele, ela foge dele, da uma volta enorme pela casa pra não passar perto dele, já a outra a menor enfrenta ele fica rosnando, se ele estiver acordado e ela tbm ela vai atrás e fica olhando, observando ele sem parar, bate a pata nele e meu medo é dele ficar bravo e atacar ela,(pois já vi ele brigando com um outro gato e ele machucou bastante o gatinho e se ele bater nela, coitada… ela é bem pequena) ele já correu atrás dela algumas vezes mas atacar não, eu acho que ele correu só pra brincar, mas nunca se sabe… Ela anda mt isolada, ela já é bem isolada, e medrosa não é um gato que gosta de colo, que fica perto das pessoas, principalmente de visitas ela odeia visita, ela melhoro bastante com suas dicas mas ela ainda é meio onça rs’, mas ultimamente ela ta mt pior e creio que seja por conta dele… peço ajuda pra saber como lidar com esse ciumes delas, queria que fossem amgs e tbm pra ele parar de rua (apesar que eu acho que rua é só com o tempo e prendendo mais ele, pq a gata mais velha foi assim que aconteceu) e esse nervoso dele, essas mijada fora de lugar como faço pra ele parar?

    • Ana, a primeira providência é adestrar SEU PAI. Porque não adianta você disciplinar o gato se depois seu pai vai e deixa ele fazer o que quiser.

      Essa coisa de fazer xixi em móvel como vingança por não poder sair na rua é inaceitável. Vocês tem que mandar no gato e não o gato em vocês! Tem que repreender, tem que dar uma bronca muito séria, que faça ele sentir MEDO de repetir esse desaforo. Mas a bronca tem que ser na hora em que ele fizer as necessidades fora, não pode ser depois porque ele não vai entender porque está sendo repreendido.

      O que eu faria é não deixar o gato sair na rua. Deixaria ele em casa e sempre em contato com as duas gatinhas. Se houver um comportamento agressivo, separa eles por uma divisória, para que ele não machuque ninguém, mas deixe que eles se vejam, assim se acostumam um com o outro.

      É hora de dar broncas muito sérias nesse gato. Tem que ser algo ruim o bastante para que ele tenha pavor de repetir a besteira que fez. Um simples “não” geralmente não basta!

  • maria fernanda

    Sally,
    Boa noite, tudo bem?
    Me ajude com sua opinião, já te falei que a minha gata não respeita meu marido e coisa e tal, mas as coisas estavam melhorando, ela tava brincando com ele as vezes, mas vira e mexe tinha um ataque e mostrava os dentes. Hoje ocorreu algo que sinceramente não sei explicar. Moramos em apartamento e fomos sair pra ir ao cinema, gato curioso que é, quase todas as vezes que abrimos a porta da casa pra sair ela também fica querendo sair e só fica rondando a área mas não desce as escadas, qualquer barulho volta correndo pro apartamento de medo e, hoje meu marido a carregou para coloca-la de volta ao apartamento… daí ela o estranhou, acho que ficou com medo dele descer com ela… não sei… ficou bem nervosa , ficou “rosnando”, mostrando os dentes e agitada e o principal: esguichou urina enquanto ele a carregava. Agora me pergunto… ela esguichou urina pra se defender dele ou de pavor do que estava acontecendo?
    Não sei se fui clara, mas isso me preocupou, pois nunca aconteceu antes. Queria saber o que acha. Beijos

      • maria fernanda

        Sim… ele a segurava, mas não no pescoço, não chegou a urinar nele, mas no chão, as costas dela estavam de frente pra ele… como quem carrega uma criança por trás, não sei se fui clara. Assim que ele a carregou pra levar pra dentro de casa ela ficou agitada e ele ficou firme, não a soltou e ela continuou “rosnando” e ai escutei os esguichos de urina no chão.

        • Assim, à distância, me parece que está diretamente relacionado ao estresse dela com os eu marido. A coisa parece bem grave, não consigo nem imaginar o que tenha desencadeado isso, mas ela pegou um pavor dele, do nada. Os ataques, mordidas, unhadas e etc não são maldade, parecem mais medo, estresse.

          Acho que a situação deve estar muito ruim para todo mundo e pelo visto não vai ser resolvida com dicas comportamentais. Consulta o veterinário porque acredito que seja o caso de entrar com medicação para acalmar sua gata, ao menos em um primeiro momento.

          obs: Seu marido é um anjo, fosse qualquer namorado que eu já tive, tinha matado a gata.

          • maria fernanda

            Sally, eu confesso que acho minha gata meio doida… pq ela tem hora que quer brincar e tem momentos que se esconde dele. Ele fica brincando de jogar bolinha de papel com ela, as vezes pula na perna dele brincando… mas ele não pode pegar nela ou fazer carinho que ela se irrita, pode ter sido isso, pensando melhor, ela não confia nele. E como ela tem pavor de sair de casa e ela estava no corredor ao sairmos de casa e ele a carregou, dai ficou nervosona mesmo. Claro que ela não iria entender que ele a colocaria de volta em casa. Quando voltamos do cinema, ela tava de boa…,veio para o meu colo, mas quando ele se aproximava ela ficava olhando bem desconfiada.
            O fato de ter esguichado xixi que me encucou… pq foram dois esguichos quase seguidos, não foi xixi igual uma criança com medo que se mija todo na calça sabe… . Fiquei pensando que ou medo ou defesa ( ja que ela não conseguiu arranha-lo pelo modo como ele a carregava e neste dia eu tinha cortado suas unhas).
            Mas obrigada vou perguntar a um veterinário mesmo :)

            • Pelo que você conta, ela parece ter desenvolvido uma birra muito grande com ele de um dia para o outro. Ela também deve estar sofrendo demais com isso. Imagina, morar com alguém em quem você não confia? Conversa com o veterinário sobre a possibilidade de medicá-la, só em um primeiro momento, para ela se acalmar um pouco, porque deve ser muito chato para o seu marido conviver com um animal que pode agredi-lo a qualquer momento e muito chato para sua gata conviver com alguém que lhe desperta medo!

              • maria fernanda

                Essa birra ao meu ver começou depois que castramos ela…, mas ela não fica tensa o dia todo Sally, tem dias que ele ta sentado no sofá e ela vai la e amassa o pãozinho na coxa dele e deita, é raro, mas acontece, mas ontem a noite fiquei pensando. É toda vez que ele pega ela no colo que ela fica agitada e nervosa, a ultima vez que ela o atacou foi justamente por ele ter pegado ela. Quando ele brinca com ela.. de bolinha ela até deixa ele passar mão nela ( interesseira hehehehe) E até chega a lamber ele….
                E ela dorme conosco no quarto, ela não confia nele como confia em mim, mas não tem pavor dele assim, pois se tivesse se esconderia, como esconde quando o rapaz do gás vem, por exemplo. O lance do xixi que fiquei realmente espantada e preocupada… Quero só ver quando nos mudarmos de apartamento para uma casa bemmmmmmmmm maior. Essa gata vai surtar !

                • Deve ser um mau momento passageiro. Não custa dar uma ajudinha a ela nesse período ruim. Talvez o veterinário comece com um florar ou algo mais leve.

  • Ola Sally , tudo bem? Espero que sim!!
    Aqui estamos todos bem, os humanos e o bichano…rsrs
    Passei para lhe desejar uma excelente semana , à vc e familia.
    Abs

  • Gabriela Rodrigues

    Olá Sally, boa tarde. Estou pensando em adotar um gato persa de uma amiga, mas eu já tenho um cachorro (pequeno porte, Yorkshire), ele tem 6 anos e é ”filho único”. Você acha que é possível eles se relacionarem bem? Um tempo atrás eu cuidei de um gatinho filhote e o meu cachorro não suportava ele… Será que há alguma forma de eles se darem bem (já que dizem que o persa é bem calmo)? Fico com medo de não dar certo, fico aguardando a sua resposta!! Desde já agradeço, abraço!

    • Gabriela, o persa é uma raça muito dócil e tranquila, existe sim a chance de se darem bem, principalmente se o persa for filhote. Mas, durante um bom tempo você vai ter que supervisionar os dois de perto e não deixá-los sozinhos de jeito nenhum, pois se acontecer algum estranhamento vai sair sangue. Você tem disponibilidade de tempo para ficar monitorando como eles estão interagindo?

      • Gabriela Rodrigues

        Olá Sally, então eu trabalho de segunda á sexta, mas a minha mãe é aposentada e fica em casa, ela pode dar uma olhada neles! Só fico na dúvida de pegar ou não o gatinho, por que o meu york é ciumento e eu não queria ter que deixá-los separados… caso dê tudo certo e eu leve o gatinho para casa qual a dica para esse primeiro encontro?

        • Tem que ser aos poucos. O primeiro contato eu gosto que seja com cachorro na coleira e gato dentro da caixa de transporte, para ter controle total. Assim eles ficam próximos o suficiente para terem que lidar um com o outro mas não podem se machucar. Se puder, repreenda agressividade e dê petiscos e carinho para ambos, para que eles entendam a experiência como positiva.

          Quando o clima estiver pacífico e ambos estiverem relaxados e acostumados um com o outro (pode demorar), solta o gato e deixa o cachorro na coleira. Não força o gato a sair, apenas permita que ele saia no seu tempo. Repreenda o cachorro se tiver qualquer postura agressiva ou de tratar o gato como caça.

          Isso vai durar dias, semanas ou meses, dependendo deles. Eu só soltaria ambos depois que tivesse absoluta certeza da amizade dos dois e mesmo assim, com supervisão.

  • maria fernanda

    Oieeee mudou a foto do gatinho na página… esse gato com cara de mau é muito engraçado né?
    Sally, ta tudo bem contigo ?!?! Aqui ta tudo bem sim, mas vivo tentando fazer com que a minha gata respeite meu marido, ja falei aqui que a ideia de ter gato foi dele e o tiro saiu pela culatra pq ela não fica com ele.
    Outro dia ele foi pegar ela pra brincar, e sei la se ela se assustou… ficou se gemendo la no colo dele e o arranhou todo… dai.. ela tava deitadinha na “rede de janela” ( uma cama suspensa que comprei nesses sites chinezinhos ) e ele foi fazer carinho numa boa.. dai ela mostrou os dentes e o atacou novamente… e ele revidou, mas só a assustou, não chegou a acertar (eu acho), mas isso tudo piorou pra que se ele esta perto ela saia correndo.
    Hoje tentei novamente.. ela tava aqui comigo no computador, chamei o marido e ela ficou tensa e veio para meu colo e ficou toda desconfiada… dai coloquei minha mao nela e fiz carinho e a mao do meu marido por cima fazendo o mesmo movimento, ate que ficou só a mão dele… ela deixou, mas ainda fica ressabiada. Vai ter jeito dela o respeitar ou posso desistir?

  • jessica borges

    Ola sally me ajude se vc poder minha gata pegou cria e é a primeira gestaçao dela como devo me portar com ela nesse periodo tenho uma outra gata tbm devo separar as duas o que faço?

  • Oi , Sally! :)
    Então, sempre que acho um gatinho, levo para a minha vizinha, pois ela têm vários, só que ontem, encontrei um filhotinho de mais ou menos dois meses, uma graça! E, bem, o estoque lá tá cheio, haha Por isso, decidimos ficar com ele. Tenho dois cães que estão bem velhinhos, por isso queremos deixá-lo na varanda fechada, que é grande, bem espaçosa, e de noite, vamos arrumar o quartinho-dispensa para ele descansar. Esse fds ele ficou dentro de casa, pq eu e meu pai somos moles demais… rs Você acha isso certo ou pode ser perigoso?
    Ah, e ele come muito e é bem ativo, e pelo menos na primeira noite, não resmungou – dormiu feito pedra. Estamos dando bastante atenção e carinho, mas também estou receosa com uma coisinha: todo mundo trabalha e ele passará praticamente o dia inteiro sozinho (saímos 8h e chegamos 18h30), tem problema? O que posso fazer para ele não se sentir triste e abandonado? E é normal um gato ser tãããão agarrado com uma pessoa que conheceu tão de repente? Pegamos no sábado, e no mesmo dia, ele já dorme na barriga do meu pai e por mais que eu bote no chão e brigue, o Oscar dá um jeito e quando vou ver, já está no meu ombro, mordendo meu cabelo.
    É fofo, mas não quero acostumá-lo de forma errada.

    Desculpe tantos questionamentos, mas é que sempre tive cachorro, e bem… tenho rinite alérgica, por isso costumava evitar gatos. Mas, convivendo com minha vizinha e os mais de dez gatos dela, não resisti…

    E também não dava para deixar esse pequenininho abandonado na chuva. Ele é bem carente, até no colo costuma miar.

    Dá uma forcinha? hehe

    • Cuidado com a varanda, gatos pulam. Muitas vezes pulam de uma altura que os machuca. Não o deixe na varanda se houver qualquer chance dele pular, enquanto não tiver uma tela, nem pensar.

      O que eu faria para ele não se sentir tão sozinho é pegar um segundo gato para ficar com ele quando você não estiver em casa, você cogita essa possibilidade?

      • O murinho tem menos de um metro, com certeza. Meu medo é por causa dos cães (um é bem mooole e bobo, mas não se deve arriscar, e o outro está ceguinho, velhinho também, os dois, mas…) Será que ele tem essa ‘consciência’ de que no outro lado têm cães e assim se manteria afastado?
        E quanto a outro gatinho… A gente não estava pensando em adotar um, esse foi do nada, sabe… O encontramos na rua, abandonadinho, e como não tínhamos ninguém de confiança para ficar com ele, o levamos para casa. :( Eu comprei vários brinquedinhos (bolinha que faz barulhinho, ursinhos…), mas você acha que ele pode ficar triste ou com o tempo se acostumaria com essa rotina? Ele parece tão frágil, quero fazer tudo certinho.

        • Eu não arriscaria deixar um gato em contato com cães, se ele pode pular o muro, melhor não arriscar.

          Sobre ficar sozinho, isso varia muito do temperamento de cada gato, é provável que ele se acostume sim, mas certamente seria menos sofrido se ele tivesse outro gatinho…

          • Entendi, vou deixá-lo na parte de cima, então, que é mais segura, rs

            E quanto ao sozinho, vou notar como ele vai se comportar, pois ele gosta de brincar. Chegando em casa, vamos dar atenção, mostrar os novos brinquedos e ver como ele reage, pelo menos nessa primeira semana. Qualquer coisa, conversarei com minha mãe sobre essa opção de adotar um novo gatinho.

            Obrigada :)

            • A maioria dos gatos fica bem sozinha, acho que ele vai se adaptar, até porque na vida adulta eles dormem muitas horas…

          • Foi nessa que me arrisquei. A minha ficava uma depre só quando eu saia. Peguei outra ee la está odiando a nossa irmã rsrsrs

              • HAHAHA!
                Pegou um pra resolver o problema e piorou xD
                O Oscar chora muuuuito quando a gente o deixa sozinho, mas uma amiga minha que tem uns mil gatos disse que é assim mesmo, que ele acostuma.
                Ele tá ficando dentro de casa porque tá fazendo muito frio na varanda, mesmo sendo bem coberta.

                • Geralmente gatos se estranham no começo mas depois se acostumam e se dão bem. Muito azar se isso não acontecer…

  • Oi Sally,

    cheguei ao seu texto por uma busca no google sobre gatos mal-criados. Tenho dois estimas, Celeste e Samuel, eles convivem pacificamente, respeitando-se e respeitando um ao espaço do outro, mas vejo que não são amigos – acho que isso é porque Celeste chegou depois do Samuel. Eu adoraria que eles fossem carinhosos um com o outro, mas só o fato de se respeitarem já me deixa feliz.

    Tenho uma dúvida sobre o comportamento de Samuel, ele é um macho de no máximo 1 ano, não é castrado e nunca sai pra rua, vive em casa. O problema é que ele me parece super carente da minha presença, mesmo eu estando com ele. Quando estou em casa ele me segue onde quer que eu vá, quando estou no quarto, ele fica junto e se eu saio ele mia e me acompanha. Não entendo isso, porque é um comportamento só comigo. O que eu posso fazer pra mudar isso? Não vejo problema nisso, mas gostaria que ele ficasse mais sozinho, andasse pela casa, não entendo também porque ele mia tanto pra mim, ele não age assim com meu noivo – moramos os dois com nossos gatos.

    De uns tempos pra cá, Samuel começou a ficar perturbando durante a madrugada, miando e subindo na mesa onde ficam os livros. Ele mia muito alto e algumas vezes derruba as coisas da mesa, o problema, além de subir na mesa, é o barulho, pois moramos num apartamento e não queremos que os vizinhos se irritem com o barulho. Ele não faz isso durante o dia, só de madrugada e, consequentemente, não nos deixa dormir. O que podemos fazer? Já repreendemos várias vezes, já o trancamos pra fora do quarto e ele continua miando, se deixarmos ele mia a madrugada inteira – já fizemos o teste e ele realmente é perseverante no miado rs…

    Se puder me dá algumas dicas do que posso fazer pra mudar esse comportamento do Samuel, ficarei muito grata.

    Obrigada, pelo texto explicativo e interessante :)

    • Eu castraria Samuel, porque talvez os miados sejam ele querendo sair. Corta fora as bolinhas que ele vai ficar mais calmo!

  • Olá Sally! Minha gata, como diz a veterinária, tem vida de gato! rs..Vive prá rua, melhor, em cima dos telhados…faz o que bem quer, quando está chegando mia e avisa que quer entrar, tem toda autonomia, e se eu não abrir a janela de madrugada para ela sair, ela começa a jogar tudo no chão, ou seja, ela manda. Eu consegui algumas coisas, ela dorme na própria cama, é muito higiênica, sabe onde não pode arranhar, mas em matéria de reinvindicações, até por ser “filha única”, acredito não ter tido o êxito esperado. Ocorre que a pergunta que se faz é: como impor limites em gata já com quase 3 anos de idade? É possível educá-la? Outra coisa, quando me mudar de residência, ouvi dizer que terei que ficar em reclusão dentro da casa com a gata por no mínimo uma semana para ela se acostumar no local. Isso é verdade? É verdade que os gatos voltam para as antigas casas? Teria que deixar ela fechada na casa nova por quanto tempo, ou, posso deixá-la livre? Enfim..como faria essa adaptação na nova casa? Obrigada!

    • A primeira coisa que te recomendo é que castre sua gata, para tentar diminuiro desejo dela de irpara a rua. O ideal é nao deixar ela sair mesmo, e pode demorarbem mais deuma semana para ela se habituar com o novo lar…

        • Eu não deixaria um gato meu sair na rua, porque as chances dele não voltar não são pequenas. Eu daria um jeito de mantê-lo trancado.

  • Sally, como fazer o gato nos “desculpar”? E quanto tempo leva para ele voltar ao normal depois que brigamos com eles?
    Digo isso porque minha gata, de 5 meses e adotada há um mês, passou, ontem, a fazer coco e xixi em cima da cama de um quarto na casa que não uso, mas que estava cheia de roupas minhas (ela sempre fez direitinho na caixinha e agora fez ali). Como não entro sempre lá, não sei quando ela começou, mas pelo menos há dois dias. Quando vi ela fazendo ontem a noite, fiquei maluca. Coloquei direto na caixinha, peguei pelo colarinho, balancei e deixei 10 minutos trancada no banheiro. Hoje de manha fui olhar e ela fez de novo. Peguei pelo colarinho, fiz cheirar de novo e tranquei no banheiro por mais 10 minutos. Agora não para de tremer, não me vê que foge e não come bem bebe água há um dia. Ah, eu tenho o Feliway ligado por três semanas já.
    Como ela foi castrada há 6 dias, na hora de dar o remedio e colocar a rifocina eu não fui nada delicada. E, como ela tinha se mijado toda, eu passei álcool no pelo (longe dos pontos e dos órgãos genitais, lógico), uma colônia própria para gatos e sequei com o secador (por um minuto ou menos, mas o suficiente para assusta-lá). Eu estava realmente com muita raiva, mas não agredi a não ser pegar pelo colarinho com força e sacode (ela não miou. Só miou com o secador, quando fui pentea-la para tirar o excesso de pelos e coloquei a roupinha cirúrgica). Enfim. Estou desesperada e me sentindo muito culpada. Ao mesmo tempo que quero educa-lá, não consigo ser dura por muito tempo.
    Por isso pergunto: quanto tempo leva para “esquecer”?
    Como fazê-la voltar a ficar amistosa comigo? (Detalhe: só comigo ela ficou com medo e ela sempre foi muito calminha)
    Será que a castração recente tem algo a ver com o fato de fazer xixi no lugar errado? É que, mesmo fazendo ali nesses dois dias, ela também usou a caixinha (deixo duas caixas pela casa, que é minúscula já). Estou muito confusa e preocupada.
    Muito obrigada desde já, sally. Aproveito para agradecer toda a atenção e o excelente conteúdo de seu blog.

    • Mas é para ficar assim mesmo, com temor de repetir a besteira que fez! Se ela ficasse indiferente à bronca e amistosa com você, seria sinal de que a bronca não teria adiantado nada! Dar bronca e depois se sentir culpada e cobrir de mimos é desfazer toda a educação que a bronca estava tentando construir.

      Cada vez que você der uma bronca bem dada isso vai acontecer. Ela vai ficar receosa e vai se afastar de você. Faz parte do pacote. O tempo que demora para ela voltar ao normal varia. Já vi gatos demorarem três dias, já vi demorarem uma semana. Mantenha-se firme, não projete carência no animal, você pode e deve saber conviver com um gato chateado com você. É para o seu bem e para o bem do gato.

      Se você não a machucou com a bronca, então não tem com que se preocupar.

  • Querida,
    boa tarde.

    toda vez que eu brigo com meu gato ele faz xixi em cima de mim como se fosse vingança… e sem contar que ele não bebe agua no pote que eu coloco pra ele…só em locais de agua empoçada como vazos de planta e etc…o q devo fazer?

    • Guilherme, certamente é vingança. Você tem que mostrar a ele que esse comportamento não é aceitável. Cada vez que ele fizer xixi em você ele tem que se arrepender amargamente. Não estou falando para espancar ou machucar o bichinho, mas sim para assustá-lo, de modo a que ele pense duas vezes antes de repetir essa gracinha.

      Sobre a água, tenta não deixar nenhum tipo de água disponível para ele que não seja a “oficial”. Uma coisa que eu já vi acontecer: algumas vasilhas soltam um gosto ruim na água e o gato se recusa a beber, procurando outras fontes. Tenta comprar uma tigela nova para ver se ele se adapta melhor!

  • Oi Sally tudo bem? Passando p lhe desejar uma excelente semana!
    Aqui tudo +/- pq o meu periquitinho tuim anda tendo crises epileticas devido a idade avançada, mas sei que ele tá mto velhinho, e como criei dando papinha me doi mto , sei que faz parte um dia partir, não quero nem pensar.
    Essa madrugada acordei com ele gritando, levantei correndo, peguei o com um paninho, embrulhei bem e fiquei com ele no colo ate voltar a se recuperar , e o Nick miava querendo colinho, que situação.
    Ele tem ciumes do lorinho.
    Bom tirando essa parte triste, estamos todos bem.
    Abçs

      • Sally , me desculpe só agora que li, então ele não pode tomar o remédio devido a idade, ataca o coração.
        Esses passaros vivem 12 anos, ele tem quase 20 anos.
        Menina comprei uma baba eletronica, assim durmo sossegada, se ele tiver crise escuto.
        Grata por tudo..

  • maria fernanda

    Oi Sally. Tudo bem?
    Eu queria te falar que esta tudo bem, mas não esta. Não sei o que fazer com minha gatinha. Ela me respeita e tudo, adora brincar comigo, mas não sei o que acontece que quando ela ta no meu colo e marido vem brincar com ela, ela o ataca, será que ciúmes?
    Hoje , agora a pouco ela o atacou de forma feia… fez uma ferida na pálpebra do meu marido, por pouco não acertou o olho. Assim que vi que tinha machucado fui advertir ela, parece q ela percebe que ta errada pq sei la muda o comportamento. Fiquei passando algodão na ferida e ela fica olhando de longe e depois fica me adulando, querendo brincar. Enfim… ta dificil.

    • A bronca que você dá logo depois que ela o ataca é algo que realmente a assuste? Ela tem que ter medo de fazer isso uma segunda vez.

      Deixa o seu marido dar comida para ela, quem sabe assim ela respeita um pouco mais. E dá uma senhora bronca se isso se repetir, não basta apenas repreender verbalmente. Tem que ser algo que deixe ela com muito medo.

      • maria fernanda

        Bronca sacodindo ela pelo pescoço e falando bravo? ou uma chinelada?
        Vou ser mais brava na próxima… Sei q hoje meu marido ficou puto com ela. Ela tava no meu colo e eu fazia carinho, ele começou a fazer e ela miou reclamando, tipo: ” vc não, só ela” Dai avançou nele do nada…
        Eu queria q ela respeitasse ele tb, mas pelo jeito vai ser dificil.
        Como ela tava no meu colo, só consigo pensar que é ciumes de mim… sei la.
        Mas vou ser mais brava sim :)

        • Nada que machuque, só assustar mesmo. Não sei do que ela teria mais medo:uma sacudida, uma jornalada no chão com barulho alto… aí é com você, testa o que assusta mais!

          • Oiii li o que escreveu axei mt bom, eu axa qe eu nao ia saber nunca como esducar meus gatos, e fazer eles pararem de subir na mesa kk, bom eu tenho dois gatos brancos e os dois sao macho eu peguei os dois dps de grande portanto nao sei qe idade eles tem, peguei um dps de um mes peguei outro no começo eles ficaram nao gostavam um do outro, mas dps de ums dias ate tavam dormindo juntos e brincando e se lambendo.. nunca pensei qe iam se dar tao beem dois gatos machos brincarem.. eles nao sao castrados, e de um tempo pra ca um deles começou a apresenta algms atitudes estranhas, ele começa e chora tipo chora o tempo todo pra sai pra fora e de noite nao deixo eles ir para fora de jeito nenhum. e tbm ele começa tipo a acasala no cobertor, é toda hora fica hrs como se estivesse em uma gata e fica bravo se tira ele nao sei o que eu faço e agr eu troquei de casa ele nao consegue faze xixi, ouvi dize qe e por causa da mudança.. to fazendo o possivel para acostuma eles aki e tipo eu queria leva eles os fim de semana posa na ksa onde eu morava (do meu namorado) mas axo melhor nao pq vai confundi eles e eles nao acostumaram aki ainda, POR FAVOR tem como me ajuda???

            • Melhor não levar. Deixa eles na casa onde eles vão morar, pode demorar mas eles se adaptam. Eu recomendo que você converse com o seu veterinário para castrar ambos os gatos, pois se um deles fugir para cruzar (coisa que gato adora fazer) pode se machucar ou pegar alguma doença como por exemplo AIDS felina. Não vale a pena o risco!

            • Urgente! Estou com o mesmo problema da Camila ” ele começa tipo a acasalar no cobertor, é toda hora fica hrs como se estivesse em uma gata e fica bravo se tira ele não sei o que eu faço ” . Levei ele para castrar, faz dois dias, ele ficou recuperando da castração, mas ontem ele castrado e fazendo isso e se eu vou tirar ele da cama ele me morde…O que eu faço? Será que deu algum erro na castração? To super preocupada com ele.

              • Bianca, pode demorar um pouquinho porque mesmo castrado, ele ainda tem alguns hormônios ativos, já que a castração foi bem recente. Normal ele estar chateado, cortaram as bolinhas dele fora, qualquer um de nós estaria. Acho que em algumas semanas você começa a ver a diferença. Se isso persistir (as vezes vira um problema comportamental), aí vai ter que desencorajar isso na base da bronca mesmo.

        • Maria Fernanda, faz o que a Sally sugeriu, sem chineladas e sem sacudelas pelo pescoço,
          Usa borrifador de agua, bate o pé no chão e grita , algum barulho que ela não goste como disse a Sally , vai testando , mas bater nunca, uma chinelada machuca a gatinha , ela vai ficar tristinha.
          Desculpe dar palpite no seu blog Sally .

  • Achei esse texto no momento perfeito. Tenho quatro gatos (sim, quatro rs, mas a casa e o quintal são imensos, então quando a espaço é ok), 3 deles irmãos de 9/8 meses e um mais novinho que adotei depois, com mais ou menos 6 meses. Desses, 2 são ótimos, dóceis e carinhosos, mas os outros dois (incluindo o mais novinho) são mais agressivos e vivem brigando entre si e com os outros. Já tinha tentado outras táticas e não tinha resolvido muito, quase nada na verdade, e agora vou colocar essas aqui em prática e depois volto pra contar o resultado.
    Já que tinha mais coisa, em nome dos donos de gatos com problemas de comportamento (rs), queria pedir pra você fazer uma parte 2. Acho que seria muito útil :)

  • Oi Sally, menina vc não imagina o que aconteceu.
    Ontem fui limpar as portas de entrada, são duas uma social e uma de serviço.
    Coloquei o pufe do Nick no meu quarto, um solzinho gostoso e ele dormindo.
    Mesmo assim fechei as portas que dão acesso na area de serviço e limpei a porta.
    Terminei da area e fui p a outra porta, carreguei escadinha e os produtos, limpei, guardei a escada, os produtos e fechei a porta.
    Estou na cozinha e escuto um gato miando , e miava alto d+!
    Lembrei que uma amiga moradora me contou que viu outra moradora reclamando com o zelador que não tinha dormido devido um gato que miou a noite e virou madrugada miando.
    Pensei…nossa o gato deve estar com fome, deve estar sendo maltratado, pq não é miado de filhotinho.
    E o miado continuava, eu tentando ouvir p saber de onde vinha o miado p descobri o apto, e de repente a minha porta social fazendo barulho e miado.
    Menina, abri a porta o Nick entrou correndo desesperado, correu pra debaixo da mesinha de centro e ficou magoado, me olhava com os olhos tristes e ficou dimal comigo…
    Ou ele subiu as escadas ou desceu, pq não vi ele saindo e qdo fechei a porta olhei p o corredor e não tinha nada.
    Credo, ele são silenciosos d+ , e a lerda aqui tentando descobrir de onde vinha o miado…
    Fiquei pensando, como ele achou a porta do apto se ele nunca foi no corredor ?
    Vou ficar muito atenta depois do susto que levei.
    A noite abri a porta p jogar o lixo na lixeira no corredor, ele correu e se escondeu debaixo do sofa.
    Sera que ele pensa que eu deixei ele la fora? pq ele está sem falar comigo desde ontem.
    Ontem nem ração ele comeu, hoje comeu um pouco e bebeu agua, dormiu na sala, nem quis dormir no meu quarto.
    Estou tentado agradá-lo com bolinhas de papel aluminio, ele olha p bolinhas, me olha e nem quer saber.
    comprei muitos brinquedinhos p ele, fica numa caixa, mas ele prefere bolinhas de papel aluminio e papeis comuns.
    Mas se alguem pega um brinquedinho dele na caixinha, ele levanta e olha com uma cara feia e vai tomar conta da caixa de brinquedos, tem ciumes dos brinquedos.
    Sally tenho uma historia veridica p te contar, qual e-mail te envio?
    Abç

    • Não acho que o Nick pense que você o trancou do lado de fora de propósito não, só deve estra estressado. Tem que ver como ele conseguiu fugir, para impedir que isso aconteça novamente. Gatos são muito curiosos, acaba se metendo em problemas por causa disso! Ainda bem que ele encontrou a porta certa. Não sei dizer se foi pelo cheiro ou pela sua voz, mas ainda bem que ele conseguiu voltar!

      email: sally@desfavor.com

      • Sally foi pq eu estava limpando a porta , ela estava aberta, não vi ele sair , pq ele estava dormindo no meu quarto tomando sol, pela minha voz ele não voltou pq estava sozinha e ainda não estou falando sozinha..rsrs…
        Ele ja saiu do apto p ir no veterinario, mas dentro da caixa de transporte, nunca saiu no corredor, qdo vou jogar o lixo nunca deixei ele me acompanhar.
        Agora vou ficar bem atenta ao Nick se for abrir portas que dá no corredor p limpar fecho as portas que dão acesso a elas.

      • Maria Fernanda, sério as vezes penso que os gatos ficam invesiveis, pq estou sempre atenta e não vi ele passando pela porta.
        E sua gatinha esta bem? espero que sim.
        Bjs

  • Bárbara Ayres Caldeira

    /Oi, estou com probleminha com minha gatinha de 6 meses, ela veio da rua e nós a adotamos, nos cuidamos vermifugamos e vacinamos ela está linda e saudável, é muito inteligente. Criei um puleiro pra ela brincar e arranhar com corda. Arrumei muitos brinquedos, bolas de meia fitas de cetim, tudo que vc imaginar! Enfim, ela só brinca com o lixo!!!! pedaços de papel, ela fica doida no meu caderno, bolinhas de papel, ela se espreme entre a cadeira e a mesa e usa as patinhas pra tentar roubar qualquer coisa em cima da mesa para brincar! Esses não são problemas grandes,ok! Agora o que acontece é que ela gosta de brincar de morder agente, eu ouvi falar sobre mordidinhas de amor, mas ela não controla doi demais a mordida eu digo não mas ela custa e soltar e ela agarra meu braço com as patinhas da frente me morde e com as patinhas de trás fica como se tivesse correndo mas isso arranha e machuca, to tentando de tudo, grito, digo não ignoro ela, tudo que eu já li eu tentei exceto o spray de água isso eu ainda não tentei! E as vezes ela esta dormindo eu faço carinho nela, evito de fazer na barriga porque sei que eles nao curtem né! Aí ela começa a morder tbm! O que esta acontecendo é que parece que enquanto ela está crescendo ela esta gostando menos do nosso carinho, antes ela dormia na minha ?

    • Você tem que repreender depois das mordidas, para ela perceber que está machucando. Não precisa ser nada violento, apenas algo que deixe claro que esse comportamento não vai ser tolerado. Já tentou pegar pela pele do pescoço e sacudir, dando um “não” bem firme? É pelo excesso de pele do pescoço que a mamãe gato dá “bronca” em seus filhotes.

      Pode ser que ao crescer o gato fique mais independente, é normal. Gatos são carinhosos quando eles querem, carinho full time ou no seu tempo só com cachorro…

      E sobre os brinquedinhos, melhor para você, não precisa gastar muito dinheiro! Espalha caixas de papelão e bolinhas de papel (tenta bolinha de papel alumínio) pela casa.

  • Boa noite, Sally
    Tudo bem? Espero que sim!
    Não passei p te desejar um fim de semana maravilhoso, mas lembrei de vc :)
    Jogo , filhos, netos, mas foi tudo ótimo.
    Nossa que isso? Cada coisa que é melhor nem comentar ! hehehehe
    Sally o Nick saiu da porta pra fora é medroso, por isso que corto a unha dele, dou banho, etc..etc..
    Se bem que qdo peguei ele na rua o coitado estava apanhando , dizem que os gatos se defendem quando são atacados, esse felino apanhava e nem miava, eu fui olhar de perto e ele me olhou com os olhos tristes…
    Tem muitos psicopatas soltos pelas ruas e net, e ainda pedem informações…hahahaha
    Sally excelente finzinho de domingo e uma excelente semana à vc e família.
    Abçs

    • Olá Cacilda! Comigo tudo bem, e com você?

      Acho bom o Nick ser “medroso”, isso protege ele. Não gosto muito de gato passeando pelas ruas, gatos são bichos muito curiosos e podem se meter em sérias encrencas…

  • maria fernanda

    Oi Sally
    Tudo bem? Quanto tempo…
    Deixa eu te perguntar… a minha gatinha tem mania de coçar a orelha, igual os cachorros fazem, sabe? e ela sacode muito a cabeça, parece q tem algo q a incomoda… ja passei cotonete, limpo… é normal? Coçar igual cachorro parecendo q ta com pulga?

    • Não sei se o jeito de coçar indica alguma coisa, acho que a frequência é mais importante. Ela está se coçando muito? Talvez valha uma visita ao veterinário, ela pode estar com algum fungo no ouvido ou alguma alergia…

  • Quem eu vou ter de amigo aposto que meu (a) favor diga as pequenas questoes vcs tem filhos? onde moram? me descupem mas eu sou a sim mesmo tá vcs tem filhotes de gatas pra me dar ou vender?qual é o preço em? ate o da gente fede ne principalmente a gosma fedorenta chamada de pum ne e o do cao mais ou menos ne thal tem que ir thal e respondam as miinhas perguntas ta todos vcs thal thayane sua e seus melhores amigos (as)thal fui e do gato vc ja sabe ne imaginem junto com a gosma pum e o barro coco ne thal fui de verdade thal amigos ( as).

  • Quem eu vou ter de amigo aposto que meu (a) favor diga as pequenas questoes vcs tem filhos? onde moram? me descupem mas eu sou a sim mesmo tá vcs tem filhotes de gatas pra me dar ou vender?qual é o preço em? ate o da gente fede ne principalmente a gosma fedorenta chamada de pum ne e o do cao mais ou menos ne thal tem que ir thal e respondam as miinhas perguntas ta todos vcs trhal thayane sua e seus amigos (as)thal fuiiiii iiiiiiiiii

  • Vanessa Carvalho

    Bom dia Sally… minha gata fez. 4 meses nesse dia 25 de maio, então, a uma semana ela ta vomitando , uma vez por dia um liquido verde as vzs marrom, e as outras é ração em forma cilíndrica…..e uma dessas vzs…ração bem liquida… peco sua ajuda.pois levar ela ao veterinário agora ta um pouco difícil.desde já …obrigada.

    • Vanessa, não tenho como te ajudar, pois além de não ser formada em veterinária, seria impossível dar um diagnóstico à distância. Leva ela ao veterinário o quanto antes, pois vômitos diários por mais de uma semana é um sintoma preocupante!

  • Oi Sally … tudo bem? fds chegando então não poderia deixar de vir aqui p desejar a vc e familia um excelente fim de semana!
    Leio os comentários e os seus são hilarários, aprendo muito sobre os bichanos e ainda dou boas gargalhadas…rsrs…
    Verdade eles são chantagistas..o Nick tem um miadinho tão dengoso que é de cortar o coração…mas dou um grito e ele sai correndo.
    Daqui a pouco tá ele de volta esfregando a carinha e pedindo carinho e dando carinho.
    No começo o miadinho dele me comovia , ele usou esse miadinho e me controlou até eu chegar no seu cantinho virtual …rsrs..
    Admito que acho fofo d+ o miadinho de chantagem que ele faz…as vezes ate finjo que acredito…qdo não é algo que estrapole..
    Comprei outra toca e coloquei no meu quarto, assim ele dorme na toca na sala , ou do meu quarto.
    Parou de me dar trabalho em relação a subir nos móveis, mas aprendi que com o Nick só funciona na base da conversa e com carinho, com gritos e agua ele faz qdo não estou por perto .
    Pego ele, mostro a cortina e falo..esse brinquedo é da mamãe , Nick não pode fazer dodoi.
    Ele vai jogando as bolinhas e qdo chega perto da cortina ele para , dá meia volta , e vai pegar outra bolinha.
    Agora minha cortina ele fez um buraquinho, mas pq os pombinhos vieram p a janela, ele ficou muito doidao e queria pegar os pombinhos.
    Coloquei ele na area e fui espantar os pombinhos, e como ele miava…+ estranho seria se ele não quizesse pegar os pombinhos.
    Sally aquele findi Mara!!!!

    • Obrigada pelo carinho, Cacilda! Olha, o Nick deve ser mesmo um gato fora do normal, porque é a primeira vez que eu escuto alguém me dizer que resolveu um problema com um gato conversando! Acho que o Nick entende português, seu gato é superdotado!
      Um ótimo final de semana para vocês também

      • Os gatos tbm entendem os comandos de voz, assim como os caes, podem ser treinados, adestrados. A minha gata basta um não em om de voz firme e olhando pra ela. É suficiente pra ela deixar de fazer oque estava pretendendo e procurar outra distração.
        Esses comandos funcionam em qualquer idade, desde que insista e condicione o animal ao comportamento ruim e o comando.
        Dá certo, basta um pouco mais de paciência do que com os cães, pois como sabemos, gatos sao seres indomáveis e só fazem o que querem hahahaha

          • Sally , estava vendo e-mails e vi o seu..rsrs..
            Comando de voz não funciona com o Nick, só conversando mesmo!
            E olha que peguei esse gato com +/- 3 a 4 anos de idade.
            Semana passad comprei um balcão p cozinha e faltou uma peça que o cara ficou de trazer depois.
            Resumindo: o Nick encostava a pata e a porta ja abria…
            E quando vi o Nick passeando dentro do balcão chamei com voz baixinha, Nick vc tá fazendo dodoi no meu brinquedinho, sai dai , sai, por favor, ele saiu de boa.
            Quase 23 hs esse gato começou a miar alto, e corria feito doido.
            Perguntei Nick que foi mostra pra mamãe, ele me levou no balcão a porta estava aberta , ele sentou e ficou olhando pra porta.
            Fechei a porta e disse, que fofinho da mamãe vc esbarrou e a posta abriu né?
            Ele ronronou muito por ter me ajudado.
            Quando falo assim: Nick faz esquilinho pra mamãe, ele vira com a barriguinha pra cima dobra as patinhas e fica identico um esquilo..
            Qdo falo Ni ele ja olha , qdo falo Ni vamos brincar? cade os brinquedinhos do Nick, ele corre pra caixa e vai pegando as bolinhas com a boquinha e traz p mim, e começa a brincadeira de bolinha.
            Qdo falo…..ihhhhh mamae vai pegar o Nick, vamos brincar de conde conde..ele corre e esconde..
            Olha sinceramente até eu fico impressionada.
            Sally mas se consegui tudo isso com o Nick foi com suas dicas e ajuda.
            Vc me ajudou muito mesmo, pq nunca tive gato.
            Otima semaninha…e mais uma vez obrigada por tudo!
            Abç

            • Falando sério, tem que levar o Nick no Fantástico. Filma isso e coloca no YouTube que você vai ficar RICA, vai ter um milhão de acessos, deve ser algo muito divertido de se ver! Queria ver você batendo um papo com o Nick…

    • Olá, Sally!Nesta época de inverno percebo que meu gato sente frio (as patinhas e orelhas ficam meio frias), mas se tento cobri-lo com uma manta ou cobertor, ele cai fora! Às vezes de madrugada quando ele pula na minha cama e se ajeita para continuar dormindo e eu tento cobrí-lo, ele raramente aceita. Rapidamente pula fora! Até mesmo quando coloco um forro quentinho na da casinha dele, me parece que não é de agrado dele. É normal?..

      • é normal, gente. Raramente os gatos aceitam cobertura no corpo ou cabeça. Na verdade eles se sentem acuados,sentem que ficam impedidos se precisarem fugir por exemplo.
        Deixe ele se aninhar no cobertor, sem cobri-lo. É o suficiente pra ele se aquecer.

  • Ola Sally tudo bem? (espero que sim )
    Passando p desejar a vc e familia um excelente fim de semana!
    Qto ao Nick esta tudo nos conformes…
    Conforme vc me orientou eu segui e deu tudo certo…ate rimou…rsrs
    Obrigada ….
    Abraço

  • Ola Sally, adorei seu blog, será que vc poderia me ajudar?
    Peguei um gato adulto da rua, muito amoroso, já estava alimentando-o há quase um mês, quando resolvi coloca-lo dentro de casa. Moro em apartamento e o nome dele é Kuro. Vacinei, e mandei castrá-lo faz uma semana, mas tenho notado um comportamento estranho dele, anda me mordendo, e pulando nas pernas. Talvez seja brincadeira, não sei, mas as mordidas estão cada vez mais fortes. Ele fica tão agitado, que tenho que prendê-lo fora do quarto, para ele não pular nas pernas das crianças enquanto dormem. Como posso agir com ele? O que está acontecendo? Será que ele está com raiva??
    Se puder me esclarecer, ficarei muito grata!!

    • Não acho que ele esteja com raiva de você não. Quando um gato ataca com raiva ele geralmente machuca a pessoa e isso fica bem evidente. Ele deve estar com energia sobrando. Tenta brincar mais com ele para deixar ele “cansado”, mas independente de qualquer coisa, tem que dar bronca quando ele morder ou arranhar, para ele aprender que esse comportamento não é aceitável!

      • Sally, acho que ela perguntou sobre a raiva doença mesmo, não a raiva sentimento… sei lá, pelo menos foi o que eu entendi.

        • Raiva doença? Poxa, entendi tudo errado! Olha, até onde eu sei a raiva foi erradicada, seria bem improvável, a menos que fosse em uma zona mais rural, onde um morcego ou outro animal não doméstico pudesse transmitir…

  • Olá Sally, tenho um gato que se chama Spencer, e gostaria de saber se tem como acostumar meu gato a brincar com a bolinha grande que dei. Esta foi a primeira bolinha que dei a ele, mas ele nunca gostou dela. Tenho outra bolinha menor, mas ele acaba a “perdendo” debaixo do sofá ou outros móveis e como passo o dia todo fora ele fica sem alternativa de brinquedos. Tenho outros brinquedos, mas ele só brinca com aqueles que tem potencial de pararem debaixo do sofá, como trocar os móveis da casa toda estão fora de cogitação, queria ver se existe uma maneira de convence-lo a brincar com a bolinha maior.

    • Spencer é do contra, né? Hahahaha

      Você pode tentar rechear uma bolinha maior (ou comprar já recheada) com catnip, “a erva do gato”, uma plantinha que deixa a maioria dos gatos malucos. Eles ficam doidos, brincam, se esfregam… Se tudo der certo Spencer não vai resistir a uma bolinha ou um ratinho recheado com a erva do gato. Vende em pet shop. Tenta e depois me conta!

      • maria fernanda

        Sally,
        Se eu comprar essa erva do gato e esfregar na mão do meu marido, será que minha gatinha vai passar a ama-lo como ela me ama ? Digo isso pois eu fico só com ela, fico em casa e quando o marido chega do trabalho e tenta brincar, ela é meio de lua, as vezes brinca, as vezes avança nele, arranha… e chega a machucar. Queria que ela gostasse dele assim como sei q ela gosta de mim.

        Beijao

  • Oi Sally, passando p lhe desejar um ótimo fim de semana!
    Li alguns comentários sobre probleminhas em relação ao uso da areia.
    O Nick qdo faz coco, ele sai correndo miando muito alto, parecendo um gato doido, ele corre pelo apto todo miando.
    No começo qdo peguei ele na rua achava que era pq queria namorar, depois foi castrado e continuou com defeito..rsrs..
    Demorou p eu descobrir, agora qdo ele fica doidão correndo e miando alto, vou e limpo a areia.
    Sally e duas caixas de areia não resolve o problema, comprei outra caixa e pensei, agora ele faz xixi em uma e coco na outra, ele ate usou as duas, mas qdo faz coco faz escandalo.
    Então aquele fim de semana maravilhoso p vc e familia.
    Abraço

    • Mas que coisa engraçada… ele faz escândalo sempre que acaba de fazer cocô? Será que ele está com dor? Tem sangue no cocô dele? Se você tiver dúvida, joga água oxigenada, se houver sangue vai subir uma “fumacinha”.

      Será possível que ele só faça esse escândalo para te chamar para limpar?

      • Sally o escandalo que o Nick faz é para limpar a caixa de areia, descobri conversando com ele, perguntei assim: Nick que foi? me mostra? e ele me levou na caixa de areia e sentou e ficou olhando p areia!
        Limpei a areia com ele do ladinho, tipo limpa que eu estou mandando e se não limpar faço escandalo…
        Ah essa da agua oxigenada o veterinario mandou eu fazer..e como não subiu a fumacinha q vc citou ele disse que é dengo do Nick.
        Ah deixa eu te perguntar uma coisa, o veterinario disse para não dar banho nele quando estiver frio.
        Como ja esfriou aqui passo um produto que era p minha alergia a pelo de gatos, agora ficou só para limpesa mesmo ..
        O produto é o Free & Clear , deixa o pelo brilhoso e limpo.
        Mas mesmo assim sinto um cheirinho.
        Meus filhos que falam que sinto cheiro de onde nem existe.
        Eu forro poltronas nos quartos , caso ele resolva dormir na poltrona no dia seguinte tiro o forro que pode ser uma camiseta, lençol, etc
        Mas mesmo lavando sinto que fica com cheiro, existe algum produto especifico para lavar as roupinhas de cama dos bichanos?
        A toca junto com a almofadinha quentinha que fica dentro lavei no verão bem lavadinha com ariel e deixei secando no sol e não ficou cheiro nenhum, digo ficou com cheirinho de limpinho.
        Penso que tem que ser um tecido especial para gatos p não ficar cheiro.
        Se ele dormir em uma poltrona, no dia seguinte ja tiro e lavo, e fica um cheirinho desagradavel.
        Sera pq esfriou e demora para secar?
        Sei que estou fazendo perguntas meio estranhas, mas vai que vc sabe né?
        Minha vizinha que tem as gatas falou p eu lavar com candida, acho muito forte o produto.
        Obrigada Sally e aquele fim de semana super mega feliz..

        • O que eu sei (e na dúvida, você sempre deve seguir o que veterinário fala!) é que gatos tem muita dificuldade para controlar a temperatura do corpo. Por isso um banho pode ser um estresse tremendo para o aninal, já que o corpo vai demorar horas para recuperar o equilíbrio térmico. Mas, me ensinaram que se der um banho quente e logo depois secar o gato no secador pode dar banho sim, mesmo estando frio. Mas tem que secar bem sequinho. Caso contrário, essa dificuldade de regular o equilíbrio térmico do corpo é agravada pelo frio e pode fazer muito mal.

          Existem alguns srpays que DIZEM remover odores. Não sei dizer se funcionam ou não, porque nunca testei. Você pode testar e contar para a gente… E também existem produtos específicos para lavar a caminha e almofadas dos animais, se não me engano, vende em Pet Shop. Mas bom mesmo é deixar secando no sol, na minha opinião faz toda a diferença.

          • vlw mesmo Sally, obrigada!
            Qto ao banho vou continuar passando o produto que citei, tenho medo que o bichano fique doente.
            Com ctz o sol faz toda a diferença.
            Minha filha disse estar lavando as roupas de cama dos cachorros colocando o sabão misturando com um pouco de bicarbonato de sodio, diz que esta dando resultado em relação ao odor.
            Qto ao srpay minha filha testou e disse que o bicarbonato alem de mais barato foi melhor.
            Quem mora em apto sofre no inverno, estamos no outono mas o frio ja deu sinal por aqui.
            Abro as portas dos guarda roupas, armarios e deixo as janelas abertas e coloco anti mofo.
            A gente reclama qdo esta muito quente , mas o sol realmente é tudo de bom, e no outono ele ja começa a ficar fraquinho .
            Minha filha mora em casa e levou as camisetas e lençois da poltrona, disse que vai lavar quando o sol estiver bem quente.
            Ele tem 4 cachorros SRD que pegou na rua abandonados, tem um que tá tão velhinho que ja perdeu os dentinhos.
            Dá uma dó de ver os bichinhos abandonados e maltratados nas ruas :(
            Pra quem mora em casa e tem quintal pode salvar alguns, pq não basta levar o animal para casa, tem a despesa com veterinário, alimentação, ter paciencia, dar amor, educar…etc..

            • Não reclama do frio, que o frio é coisa linda de Deus! hahaha Nada pior do que morar em um lugar onde não existe inverno!

  • Olá, parabéns pelo texto! Muito útil!
    Estou passando pela seguinte situação: eu tenho dois gatos machos castrados, um de um ano de idade e outro com 5 meses de idade. Os dois são super grudados, brincam, dormem juntos, inseparáveis. Porém o gato mais novo tem uma mania que me irrita muito, ele mama no mais velho. Não sei o que fazer pois já tentei de tudo. Ele machuca a tetinha do mais velho de tanto mamar. O problema é que o mais velho não faz nada, até lambe o outro quando ele faz isso. Não sei o que fazer. Muito obrigada.

    • Priscila, o que você pode fazer é repreender o gato cada vez que ele fizer isso. É como uma criança que rói unha: no que você vira as costas, ela começa a roer novamente, porque é um “vício”. Tenha paciência e quando ele estiver fazendo isso tire, dê bronca, distraia, faça ele mudar de foco. Com o tempo imagino que esse hábito desapareça.

  • Oi Sally como foi seu feriado? Eu fiquei por aqui mesmo, curtindo o friozinho debaixo do edredon e assistindo filme, e comendo pipoca …isso não pode faltar..rsrs…
    Passando para te agradecer , tudo blz com o Nick, agora ele não sobe mais no sofa, escrivaninha , cadeiras e escrivaninha.
    Voltou a dormir no meu quarto, comprei manta quentinha e forrei, assim ele fica bem quentinho.
    Quando quer vai para toca, mas a opção é a poltrona no meu quarto.
    De manhã quando acordo , ele esta me olhando e logo fecha os olhinhos p fingir que esta dormindo.
    Chego pertinho dele ..ai que fofura ele ronrona feliz :)
    Sigo todas as dicas que vc me passa e só tenho que te agradecer , pq todas as dicas tem me ajudado muito com o Nick.
    Como nunca tive gato , estou aprendendo a educa-lo com sua ajuda.
    Obrigada e um excelente fim de semana.
    Abraço

    • Cacilda, você é muito querida! Fico muito feliz que o Nick esteja bem e que vocês estejam em harmonia. Um dono centrado se traduz em um animal de estimação centrado. Sempre que precisarem estarei aqui. Um ótimo feriado para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: