Des Aprovado: Bombons Garoto.

desaprova_chocolategaroto

A verdade verdadeira é que isso aqui merecia ser um “Eu, Desfavor”, porque meu grau de imbecilidade e masoquismo foi memorável, mas vamos estrear a coluna Des Aprovado de uma vez por todas. A corna aqui decidiu testar na própria pele a caixa de bombom Garoto. Vocês sabem, todo castigo para corno é pouco. Nem de longe se revelou aquela coisa agradável que eu acreditava ser na década de 80, quando eu era uma criança idiota e as opções de chocolate eram essa o a porra do Surpresa com fotinho de bicho antiestético tropical. Mudaram os bombons Garoto ou mudei eu? Só vocês podem me responder. Estou injuriada por ter engordado comendo coisas tão pouco prazerosas. A Garoto teria mais sucesso fabricando sola para sapato. O bombom deveria se chamar “bombom médio”, pois ele está para os chocolates como o brasileiro médio está para as pessoas normais.

Não se trata de gosto pessoal, se trata de ser uma porcaria de chocolate mesmo. Perguntem a qualquer pessoa que trabalhe com isso e entenda do assunto: parecem bolinhas de gordura com corante marrom. Chocolates duros, mas duros, mas tão duros que precisam ser mordidos com os dentes molares. Chocolates que não derretem na boca, quebram quase que em estilhaços, mesmo aqueles pensados para serem macios, como os ao leite. Chocolate que dá azia, que deixa um after taste vibe boquete na boca. Chocolate que você dá para cachorro e ele vira a cara (nunca ofereçam chocolate para cachorro porque é tóxico para eles, pode até matar, eu o fiz como teste e se o cachorro pegasse eu tiraria, mas ele virou a cara).

A desgraça já começa na apresentação. Uma caixa amarelo ovo que parece ter sido pensada para agredir qualquer olhar mais sofisticado. A esperança de ter o olhar acariciado por tons pastéis se esvai por completo ao abrir a caixa. Um mix de cores tropicais cafonas nos remete a uma arara em forma de chocolate: é laranja, é vermelho… é cor forte que não acaba mais. Eu sei que uma caixa de bombom que custa menos de dez reais não está propriamente preocupada em agradar a um público sofisticado, mas não precisava ser algo tão horrendo. Fiquei com medo de, ao abrir a caixa e ver aquela confluência de cores, ter um ataque epiléptico.

Como eu disse, eu fiz o esforço sobre-humano de abrir uma dessas e provar um por um. Xinguei muito, mas muito mesmo, a ponto de chamar a atenção das pessoas a minha volta. Cada bombom era um palavrão. Não se parecia em nada com aqueles que eu comia na infância. Chocolate duro, farinhento, cheio de gordura e com aspecto e gosto de plástico. Um pior do que o outro. Já que eu tive que provar um por um, vocês vão ter que me ouvir reclamar de um por um!

Começo pelo que até então era o meu favorito: Alô Doçura. Vamos abstrair o nome de motel e a embalagem que mais parece de camisinha. Pulemos para o sabor. O chocolate é tão cagado, tão duro, tão plastificado que eu fiquei me perguntando se essa porra era realmente chocolate ao leite. Para não cometer uma injustiça, me dei ao trabalho de ir até o site do fabricante tentar estudar sobre o bombom. Acho que foi a filha do dono, de cinco anos, quem fez a descrição “Não dá para falar do Alô Doçura sem dar uma mordidinha. É tão irresistível que acabou conquistando o nosso coração”. Oi? Obrigada por nada! Continuo sem ter a certeza, mas até onde eu sei, é o chocolate ao leite mais duro do planeta. O barulho que faz quando você o morde é similar ao barulho de quando se morte um pepino. E, numa boa, Garoto… contrata o Somir porque a descrição de vocês sobre cada produto está vergonhosa.

Peguei outro que eu lembrava não ser tão ruim e que eu sabia a composição: o Crocante. Realmente, me pareceu o menos pior, mas ainda assim, passa longe de um bom chocolate. Duro que nem um pedaço de carvão, seu gosto talvez seja mais tolerável porque quase não tem chocolate, é apenas uma fina camada do manteigoso chocolate cagado, sendo 99% dele composto por amendoim e castanha. Como o amendoim e a castanha vem prontos na mãe natureza, o contexto geral é bom sem mérito algum do fabricante, apesar do chocolate de merda. Em resumo, os bombons que não tem muito chocolate nem são tão ruins, o que mostra quão de merda é essa caixa de bombom, já que bombom, em sua essência, costuma ser basicamente chocolate. Seria como dizer que uma piscina é muito agradável, exceto pela água, que está podre.

Ainda na faixa dos que eu tinha uma vaga lembrança, experimentei um Nougat, que deveria ser chocolate com castanha. Mais ou menos o mesmo esquema do Alô Doçura: maciez de um pepino, gosto de plástico e estilhaçar violento na boca que provoca até sangramento na gengiva. Parece que você está mastigando brita, só que adocicado. E tem um after taste nefasto, onde o suposto doce do chocolate vira uma coisa pastosa na boca, uma camada gordurosa cuja gosto não sai. Tive que escovar a língua por uns cinco minutos para tirar o ranço plástico das papilas gustativas. A sensação de corpo intoxicada cresceu dentro de mim, parecia que eu tinha comido pecinhas de lego. Mas né, qual é a novidade de eu me fodendo? Nenhuma. Vamos continuar.

Ok, respirei fundo. Resolvi pegar um clássico, o Serenata de Amor. Abstraindo a embalagem vibe Mc Donalds (romance não remete a amarelo e vermelho, fica a dica) o formato grosseiro e incômodo de se comer (bombom não deve ter o tamanho de uma bola de golfe, fica a dica 2) e as frases bregas, machistas e irreais que existem do lado de dentro, me concentrei no sabor. Fiquei me perguntando se o recheio desse troço era castanha ou amendoim e, idiota que sou, voltei no site do fabricante: “Um clássico que tem acompanhado a vida de muita gente. É irresistível comer um só. Você come um e sempre quer outro e outro… e outro… e outro”. Neste ponto me dei conta que cometi uma injustiça. Retiro o que eu disse, não foi a filha do dono que escreveu, foi a filha do dono NORMAL E ACIMA DA MÉDIA quem escreveu. “É irresistível comer um só”? Uma grande empresa não tem vergonha de colocar isso como descrição do seu produto não?

Fiquei surpresa quando descobri que o Serenata de Amor deu cria. Agora tem o Serenata de Amor branco, que é uma versão um pouco pior, pois do lado de fora tem chocolate branco que, nessa marca, consegue ser ainda pior do que o chocolate soldadinho e tem também o Serenata de Amor Mousse. Olha, dizer que isso que tem do lado de dentro é mousse é como dizer que porra tem gosto de leite condensado. O fabricante tem o descaramento de se referir à “cremosidade” do recheio. Sem querer ser grosseira, eu cago mais cremoso do que isso. O gosto é mais suave, apenas. É um chocolate “aguado” se fazendo passar por cremoso. Uma verdadeira vergonha. Você vê as fotos e morde esperando um mousse (eu sei que é feminino e eu não me importo) leve, cremoso e aerado e vem aquela bola compacta que gruda no canino, saindo inteira e te deixando apenas com uma casquinha de bombom na mão. Um verdadeiro desaforo.

Além do Serenata de Amor dar cria, ele também ganhou um cosplay: o bombom Surreal. Nessa até que o nome condiz com o produto. O Surreal é de amendoim, o que por exclusão me fez pensar que de fato o Serenata seja de castanha, mas, com a descrições miguxescas do site, não dá para ter certeza. Novamente, prometem recheio cremoso e novamente a bola gruda no canino deixando apenas a casquinha do lado de fora. Ah sim, eu só sei que é de amendoim porque está escrito SURREAL AMENDOIM, se não nem por um caralho cravejado de brilhantes eu descobriria o sabor. Quase todos tem o mesmo gostinho plástico, e os que não o tem, antes tivessem.

A coisa começou a piorar. Aqueles que eu tinha uma vaga lembrança de gostar haviam acabado, dali para frente seriam os que eu não gostava e, se os que eu gostava já encheram meus olhos de lágrimas (e não foi de emoção), a coisa ficaria muito triste. Peguei um Mundy. São todos basicamente a mesma coisa: camada de chocolate por fora com algum recheio por dentro, que pode ser avelã, coco, creme ou mousse. Todos igualmente enjoativos e gordurosos. Parece porra misturada com essência desses sabores. Não há cremosidade no recheio, na verdade, dá para levantar uma laje usando o recheio do Mundy como cimento. Você morde o bombom de creme e a impressão que esteticamente é de ver uma borracha de colégio forrada com chocolate.

Chegou a vez do It Coco, um cosplay de Prestígio, só que pior. Pior porque o chocolate é de qualidade inferior e porque o coco está em hediondos fiapos daqueles que você passa três dias tentando tirar das entranhas com fio dental. O coco não é molhadinho como deveria ser, muito menos macio, parece que você está mastigando um estalinho. As tiras plásticas de coco não parecem ser digeríveis pelo organismo humano, se uma delas se enfiar entre seus dentes você tem que tirá-la de lá, caso contrário ela não será dissolvida nos próximos cem anos. Serio mesmo, sacolinha plástica de supermercado é mais biodegradável do que isso. A embalagem amarelo ovo com um coqueiro (tem como ser mais aborígene tupiniquim do que isso?) também não ajuda.

A coisa está ficando realmente ruim. Bombom Torrone… eu já lembrava que era meio cagado, mas não lembrava que era tanto. Uma maçaroca mastigada do lado de dentro denota um confuso gosto que me remeteu a ovo, apesar de saber que oficialmente é castanha. Alias, qual o problema com a castanha? Tá certo que o Brasil é produtor, mas porra, precisa ser tão monotemático? Não tem um bombom de café, de cereja, de menta… é a maldita castanha a toda hora. Não tem vergonha de escrever “bombons sortidos” na caixa não? Chega a ser propaganda enganosa. Bem, quem não tem vergonha de escrever “É irresistível comer um só” não deve ter vergonha nem de coçar o cu e cheirar o dedo em público! Em todo caso, a maçaroca farinhenta parece um mix de farofa com argamassa, é deveras desagradável no sabor e na textura.

Na mesma categoria enquadro o Moon e o Milk e Mel, não sem antes perguntar porque caralhos não escolheram um idioma único para o nome “Milk e Mel”. Poderia ser “Milk and Honey” ou “Leite e Mel”, mas não, foi “Milk e Mel”. Será que existe alguém tão tosco que achou essa sonoridade bacana? Ou será que havia um receio do brasileiro médio não conseguir pronunciar “Honey”? Nunca saberemos.

Daqui pra frente a coisa beira o insustentável. Minha estratégia foi burra, eu deveria ter começado pelos que eu menos gosto, porque encarar coisa que você não gosta de barriga cheia é sempre pior. Fica a dica, se um dia você for masoquista de comer coisas engordativas que você não gosta para depois escrever um texto de graça sobre elas e ainda acabar xingado, além de procurar um bom psicanalista para se tratar, você deve começar pelo que você gosta menos.

Vamos para a bosta do Opereta. Lembro que na minha infância, o Opereta era usado como forma de castigo para quem perdia nas brincadeiras: o perdedor tinha que comer um Opereta. Uma bola de gordura dura e branca que dizem ser chocolate branco mas que tem a textura de uma cenoura, sendo inclusive similar o ruído quando a gente morde. A impressão que me passa é que mesmo que se coloque o Opereta em uma solda, ele não derrete. Se jogar um Opereta do alto de um prédio em um carro em movimento certeza que quebra o para-brisas. O after taste dele também é muito tóxico, fica uma camada de gordura plástica revestindo sua boca, você chega a sentir a oleosidade do lado de dentro. Impermeabiliza sua cavidade bucal de uma forma que não sai nem com Listerine, só fazendo bochechos com Ipê para tirar essa merda. Confesso que fiquei olhando relutante para ele uns dez minutos antes de ter coragem de morder. Depois tentei morder com os incisivos e me dei conta que apenas um roedor conseguiria. Fui com tudo nos molares, e de olhos bem fechados por medo de voar um estilhaço na minha córnea.

Por fim, o pior de todos. O maldito Caribe, que, para quem não sabe, é chocolate com banana e “o oficialmente rejeitado”. Esse nem brasileiro média encara, salvo raras exceções. Pode apostar, o Caribe quase sempre vai sobrar na caixa, mas, por algum sadismo, continuam fazendo. O dono da marca deve gostar, sei lá. O aspecto asqueroso da banana lembra a fezes e o gosto te faz pensar que você está mastigando uma daquelas bonecas da Moranguinho da década de 80. O Caribe é uma merda tão cagada que eu gorfei quando dei a mordida, e olha, fazer chocólatra gorfar com chocolate é um evento de grande porte. Não sei qual é o problema com o maldito Caribe, já que sua rejeição é notória. No meu colégio o menino mais feio da sala tinha o apelido de “Caribe”, porque ninguém queria, ele sempre sobrava. Se até agora eu fiquei reclamando que tudo tinha um gosto plástico, me retrato da minha ingratidão: Caribe tem gosto é DE MERDA. Volte, plástico! Volte!

Como se toda esta danação não bastasse (quem é mulher sabe que não há sentimento de derrota maior do que ter engordado por algo que não valia a pena), ainda pude constatar algumas desgraças extras. Por exemplo, a validade dos bombons é de FUCKIN´ 12 MESES. 12 MESES, sabe? Tipo, de onde vem a banana que recheia o Caribe? De Chernobyl, só pode. Sejamos sinceros, bombons revestidos com camada de wafer como o Serenta e suas crias ficam parecendo o saco do meu avô depois de 12 meses. Que a composição destas pedrinhas aromatizadas era majoritariamente plástico eu já sabia (menos o Caribe, que é cocô de cachorro, tenho certeza), mas eu pensei que ao menos havia algo de orgânico neles. Pelo visto não, porque se houvesse apenas 1% de material orgânico não sobreviveria 12 meses sem refrigeração em cidades onde o calor chega a 50°. Em breve teremos carros feitos à base de bombom Garoto.

Enfim, bombom garoto é o chocolate oficial do brasileiro médio, é a cara do brasileiro médio. Juro que não é preconceito por ser produto nacional, existem chocolates nacionais que são realmente muito gostosos, mas caixa de bombom Garoto simplesmente não dá para encarar. Horrendo, ofende todos os sentidos. Estou tão puta da vida que isso aqui mais parece um Sally Surtada Gastronômico, parabéns, viu Garoto?

Obs: Não custa lembrar da nossa política de Ausência VIP. Sua empresa paga uma módica quantia mensal e não falamos de você nem associamos seu nome com essa pocilga que é o Desfavor. Reflitam. As Havaianas e a academia Body Tech chegaram a ficar com o primeiro lugar geral no Google ranqueado no nosso blog. Você tem noção do estrago que isso faz para uma empresa? Cobramos baratinho, preserve sua marca!

Para perguntar se tem como pagar ausência VIP para que barremos pessoas em vez de nomes de marcas, para deixar suas impressões sobre a hedionda caixa de bombons Garoto ou ainda para insanamente defender o Caribe e ser banido da República Impopular do Desfavor por falta de discernimento: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (254)

  • “Uma caixa amarelo ovo que parece ter sido pensada para agredir qualquer olhar mais sofisticado.”
    Vc deveria ter gostado da caixa então, já que pelo número de xingamentos no seu texto, de sofisticada, não tem nada!

    Não culpe a Garoto pelo que é hoje em dia pq da marca agora só existe o nome.

    • Meu texto não tem a intenção de ser sofisticado, por isso o linguajar informar.
      Sobre a marca Garoto: você percebeu que este texto é de dez anos atrás, certo?

  • mario dolizete

    Eu detesto o opereta, sempre sobra na caixa. Minha filha também não come. Quando alguém pede um doce eu dou o opereta para não jogar fora. A garota poderia parar de por na caixa esse opereta. Caribe eu como no final da caixa.

  • Chocolates com melhor qualidade dos ingredientes são mais caros, e mesmo assim o preço não é garantia. Se tem condição de comer, compre e seja feliz.
    Enquanto isso, a maioria das pessoas continua a comprar essas bombas de açúcar e gordura hidrogenada, e está feliz assim. Gosto é coisa que não tem certo ou errado.

    Os chocolates da Garoto sempre foram ótimos para mim. Ultimamente, desde que cresci parei de comer por um tempo e hoje acho a maioria muito inferior ao que já foram… Talvez seja pela venda para a Nestlé.
    Ah, e o melhor de todos é e sempre vai ser o Opereta! Tem lugar cativo no meu coração, uma delícia de bombom ;)

    • Marcos, eu acho a Nestlé a menos pior das marcas nacionais, mas parece que ela jogou a Garoto para uma linha B de produtos, uma espécie de Dolly Guaraná dos chocolates…

  • Gosto é que nem nariz, cada um tem o seu.
    Os bombons Garoto são realmente horríveis e merecem todos os alinhamentos e ainda mais. Mas, tenho uma percepção diferente da sua. Por exemplo: vi que você implica com o chocolate ser duro. Os únicos duros são aqueles sem recheio, aqueles tijolinhos tipo Opereta. Os que tem recheio não chegam a ser macios ou cremosos, mas são molengas. Quanto ao Caribe, aí está nossa maior divergência. Ele não é um espetáculo de bombom, mas é o melhor da caixa. Assim como eram os melhores os outros de frutas. Antigamente tinha de figo, de laranja e até de pera. Pra provar que gostos são estranhos mesmo, você diz gostar de chocolate de menta, que é uma coisa que eu acho que deveria ser PROIBIDA. Chocolate é a melhor coisa que inventaram pra se comer, e aí vem gente como você que mistura com pasta de dente!?!? Não dá pra entender.

    • Tô contigo sobre o Caribe e concordo com a autora sobre o Crocante. O resto infelizmente ja foi destruído deliberadamente pela estratégia de mercado da Nestlé após a compra da Garoto. Não existem mais bombons de chocolate nas caixas das líderes de mercado. Deveriam ser classficados como doces com sabor de chocolate. Nada mais que isso.

      • Max, agora são uns troços duros, tudo com o mesmo gosto e ainda em pouquíssima quantidade. Parece cera de vela marrom.

  • É porque a Nestlé é uma das empresas envolvidas com a nova ordem mundial, e é uma das empresas escolhidas por eles para minar a alimentação humana no novo sistema satanico que a terra vai ser obrigada a passar, então tudo deles conterá muita porcaria para a população, e muita química altamente tóxica como conservante. A Garoto que era uma fábrica brasileira de qualidade muito boa, com certeza deve ter sido obrigada por eles para que vendesse suas empresa. Ai a Nestlé compra e começa a destruir o pouco de empresas maravilhosas que tinha-se no Brasil. Não só a Nestlé em relação ao setor alimentício, mas a nova ordem mundial é em todos os setores, farmácia, por exemplo produzindo remédios que simplesmente não funcionam mais…, setores automobilisticos, produzindo só plástico de baixa qualidade, etc…a intenção deles é deixa a vida humana cada vez mais miserável e doente. Por isso os chocolates da garoto estão tão ruins. É notório a baixa qualidade e como eles mudaram. A nestlé anda dominando o mercado brasileiro de lacticínios, justamente para minar a alimentação do povo aqui. Lá fora em outros países ela também deve dominar em certas nações, assim como outras ligadas a nova ordem, também deven estar.minando e baixando a qualidade e aumentando os preços de tudo. Isso tudo é verdade. Pesquisem sobre esse sistema satanico literalmente, e vocês ficarão de queixo caido.

    • ISSO MESMO !!! MORO AQUI NO “ES” E ME LEMBRO QUE ANTES DA GAROTO PERTENCER A NESTLE OS BOMBONS ERAM EXCELENTES, ERA A MARCA QUE MANDAVA AQUI !!! DEPOIS DA FABRICA SER VENDIDA TODOS OS BOMBOMS MUDARAM RADICALMENTE, NÃO SÃO MAIS 10% DAQUELES QUE CONHECI, E FIZERAM PARTE DA MINHA INFANCIA OU ATE MESMO COMO MEUS PAIS TAMBEM SE LEMBRAM POIS OS VI COMENTAR ISSO VARIAS VEZES !!!

  • Chocolate brasileiro que me parece ser bom, ainda vou experimentar, são os da Amma, pelo menos no marketing, agradou muito, quero provar para ter certeza, mas uma barra de 80g da Amma, sai mais caro que uma barra de 100g da Lindt.

  • Hoje foi a primeira vez que comi o chocolate da Lindt, comprei o Excellence 85%, simplesmente uma delícia de chocolate, tanto quanto quase tão gostoso quanto fazer amor com uma mulher rsrsrs, dá de 1000 a zero nos chocolates de merda que muitas marcas brasileiras famosas tem a cara de pau de comercializar, que é puro açucar e gordura.

  • Com certeza o chocolate da garoto mudou. Falo com conhecimento de causa, passei a vida toda comendo chocolate da garoto.
    Com certeza o gosto mudou.

    • Concordo. Me recordo dos chocolates garoto como melhores que que o que é vendido hoje. Como acontece quando qualquer grande empresa compra uma menor que e o a nestlē fez com a garoto. Normalmente eles fazem questão de matar a empresa comprada para fortalecer a marca principal.

  • Meus chocolates preferidos são Lindt, Godiva, Koppenhagen (mas faz tempo que não como então, pode ter mudado). E Lacta, só porque é a menos pior marca de chocolate brasileira que vende em qualquer lugar. A Cacau Show, de show não tem nada, só tem gordura e açúcar, troço ruim! Qualquer alimento com açúcar no Brasil é exagerado! Gosto de doces mas precisa ter tanto açúcar? E o que tem gordura, só tem gordura (biscoito recheado de gordura) Eca! Nestle, Garoto, tudo porcaria! E a Neugebauer, tenho muito preconceito! Não compro nem para experimentar, penso que vou comer um chocolate do tipo guarda-chuva, pura parafina! Concordo com vocês, os chocolates estão horríveis e caros! Na minha infância eu odiava ganhar caixa de bombom, sempre tinha com recheio de fruta e na época já tinha gosto de parafina em alguns chocolates! A Amandita, é outro produto que tem só gordura!
    A gente só come gordura e açúcar no Brasil! Que bom, ne?

  • César Henrique Xavier Rosa

    Concordo totalmente. O chocolate brasileiro, de modo geral, é de baixa qualidade, mas os bombons da Garoto surpreendem negativamente. Já tive oportunidade de comer alguns importados (até marcas de 2º escalão) e eles dão pau nos chocolates daqui! Sem dúvida os bombons da Garoto, que nem de longe eram meus favoritos, ficaram muito piores de uns anos para cá. Falo disso pois quando se pensava em fazer alguma receita com chocolate a primeira marca que se tinha em mente ao se comprar o com fins culinários era Garoto mas hoje há marcas bem melhores. Perguntem para quem trabalha no ramo. Não tenho a menor dúvida que a Nestlé tem culpa nisto, e pior, propositalmente. Compra a empresa, desvaloriza e encerra suas atividades só para manter o mercado. O Talento, que era a linha “top” da marca quase nem é vendido de tanto que diminuíram a qualidade. Ainda acho a Lacta superior. Nestlé, sinceramente, só Charge que hoje perde feio para o Snickers. Garoto não dá.

  • Hahahaha,muito engraçado suas críticas,algumas partes do texto me fizeram rir muito,a primeira foi logo a que você disse que “a Garoto faria mais sucesso se fabricasse solas de sapato” ou alguma coisa assim,kkkkk
    Por outro,lado demorei muito lendo tudo isso,é tanto texto que eu devo ter levado mais de 40 minutos.Apesar que eu estava lendo no celular,então tinha que parar pra ficar arrastando a página toda hora por causa do zoom,mas mesmo assim o texto ficou muito longo,você poderia ter dividido em 2 ou 3 partes,em mais de um post…
    Enfim,eu cheguei aqui procurando no Google sobre reclamações quanto ao chocolate Baton,que está ficando cada vez pior! Pensando se eu seria o único que tinha reparado nisso,ou achado isso.Queria ver se tinha críticas ao Baton de gente que tambem não estava gostando nada da mudança tão horrível dele.
    Quando entrei nessa página,apesar de saber que as críticas do texto seriam dirigidas ao chocolates da Garoto em geral,pensei que falaria tambem sobre o Baton em algum momento do texto.Mas apesar disso não ter ocorrido,eu resolvi ler tudo até o fim,pois estava me divertindo com suas pérolas,tiradas, comparações e esculhambações ao bombons da Garoto.
    Tirando os palavrões e algumas outras linguagens mais pesadas e até vulgares que você usou,o texto está excelente.Muito boas análises detalhadas de cada um dos chocolates,mas infelizmente por causa da linguagem de baixo calão em alguns trechos,eu não mostraria o texto,por exemplo pra alguem com quem eu tivesse mais formalidade,como um professor,ou familiares próximos.
    Sobre o que eu acho da marca,realmente,a Garoto nunca foi minha preferida, mas eu já gostei muito de alguns dos chocolates dela.O Baton inclusive,já foi muito bom,e outros que você citou no texto achei que teve um tanto de exagero de sua parte,mas enfim opinião é igual gosto,né? O que pra você pode ser o fim do mundo,pra mim não é lá esse apocalipse todo.E vice-versa.
    Não acho por exemplo,que a aparência da caixa e das embalagens dos bombons conte taaaaaanto assim,uma vez que quando os chocolates forem comidos,tanto a caixa quanto a embalagem vão pro lixo mesmo.Importa muito mais pra mim que o chocolate seja bom do que a embalagem pareça ser papel de camisinha. Pra que eu seria exigente com uma mera embalagem,se o que eu como seria o chocolate?
    Mas enfim,os chocolates da Garoto estão ficando cada vez mais endurecidos mesmo,nisso eu concordo.Se tem gosto de plástico aí eu já não posso dizer, nunca comi plástico,nem pretendo,rsrsrs

    Outro ponto: dar chocolate pra um cachorro é uma atrocidade,se ele comer,você pode matá-lo,é como dar veneno ao animal.Jamais se deve fazer isso,ok?

    O Crocante,pelo que eu entendi,é basicamente um pé de moleque coberto com fina camada de chocolate,apesar desse tambem nunca ter sido dos meus favoritos.

    Na parte que você afirma “romance não remete a amarelo e vermelho”,acho que teria soado melhor se você invertesse a ordem,na seguinte forma “amarelo e vermelho não remete a romance”. Parece até ter mais sentido assim.

    Agora “Já que eu tive que provar um por um, vocês vão ter que me ouvir reclamar de um por um!”
    Calma aí,né? Hahahaha
    Assim cê espanta os leitores,quer obrigar a gente a ler só porque você se achou obrigada a comer os chocolates? kkkkk Não é bem por aí,mas enfim…

    O “cosplay” seria o quê,exatamente? Tipo um cover,uma imitação?
    Tambem não entendi o que quis dizer com “brasileiro médio”… Como assim,médio? Em que sentido?

    Não sei se temos o mesmo gosto para chocolate,mas tambem gosto é gosto,né?
    Os da Garoto eu atualmente estou abominando mesmo,não tem como,tá cada dia pior…
    Agora: Nestlé,Lacta,Cacau Show e Hershey’s pra mim são muito boas marcas, aliás,hoje em dia são as melhores,pelo menos as nacionais.Opinião minha,ok?
    Dessas acima,de longe,a Nestlé ganha disparado! A melhor marca nacional,pelo menos é o que eu acho.
    E me desculpe discordar mais uma vez de um comentário seu,mas Kopenhaggen sempre foi das marcas mais refinadas,é quase chocolate de rico! Deve custar os olhos da cara,eu nunca vi alguem pobre comendo chocolate da Kopenhaggen…

    Enfim,não vou me estender mais,só vou concluir dando parabens pelo texto,muito bem elaborado,exceto por alguns detalhes,como eu já disse…

  • Robson Luís dos Santos

    Sempre comia chocolates da Garoto. Comia o Serenata de Amor, Baton e o Talento mais especificamente. Nunca gostei dos chocolates da Nestlé, pois é muito doce e enjoativo. Poucas exceções. Na verdade a Nestlé brasileira é ruim, pois comprei chocolates deles fabricados na Suíça e são de outra qualidade. Na páscoa comprei um Ovo Talento pra mim e tenho plena certeza que mudaram a qualidade do chocolate e está com gosto de chocolate da Nestlé Brasileira, ou seja, muito ruim. Mudaram a fórmula e nem pra dizerem que se trata de um novo chocolate. O Chocolate Talento mesmo era um dos melhores chocolates nacionais, pois era feito com um chocolate mais macio e derretia na boca. Hoje realmente é uma pedra. Quanto à caixa, faz tempo que não compro mais da Garoto, mas a própria caixa da Lacta também piorou consideravelmente. Colocam aqueles bombons de canela e uns outros sem gosto.

    • Eles mudam sim, de tempos em tempos, para se adaptar ao gosto do brasileiro. A Coca-Cola brasileira, por exemplo, é uma das mais doces do mundo.Brasileiro gosta de coisa muito doce.

      • Você mudou. os bombons continuam com o mesmo gosto e não tem nada a ver a junção com a Nestle. Continuam sendo produzidos no ES e da mesma maneira. Na infância você deveria gostar de sabores mais doces. Simples assim.

      • Mas… se você quiser uma coisa um pouco mais requintada. Kopenhagen, e nem é tão caro. Pra exigir você tem que gastar um pouco mais do que 10,00 né? é o mesmo de comprar um fusca e querer que ele funcione como uma Ferrari. Cada um tem seu público. você é que está errada e não a fábrica. você deve ir na loja de 1,99 e querer compra antiguidade. kkkkkkkk só rindo.

    • Robson, o problema de, não só os chocolates, em particular, mas os doces, em geral, serem mais doces aqui no Brasil do que lá fora, é que o brasileiro tem essa fama de gostar de doces melados. Da Nestlé à Coca Cola, todos os que aqui se instalaram, deixaram os seus produtos muito mais doces aqui do que em outros países. Se essa fama corresponde à realidade ou não, ninguém sabe. A questão é que quem não suporta tanto açúcar, como eu por exemplo, tem que aguentar.

  • Bom, vale lembrar também que a Garoto é subsidiária da Nestlè, por isso não consigo entender a ruindade, já que Nestlè é alto nível.

    • Devem usar matéria prima de pior qualidade, ou então devem ter feito uma pesquisa de mercado e constatado que o gosto do povão é essa merda mesmo: gostam de coisa doce e gordurosa ao extremo

      • Eu disse um pouco mais requintada. Um pouco mais…
        Você deve querer ver desfile de escola de samba em tons pasteis.
        É muito fina, não posso nem argumentar com uma pessoa tão sofisticada.

  • Muitos comentários para fazer…. mas o apreço dos impopulares pelo Caribe é insignificante comparado ao esplendoroso Yakult, é café pequeno.
    Primeiro, parabéns pelo texto, tudo isso merecia ser dito sobre a Garoto. Eu lembro que antes (10 anos atrás) não eram tão horrorosos, eu não os comia com frequência, mas não detestava-os, recentemente comprei uma caixa e que decepção! Todos tem gosto de gordura hidrogenada e a sensação de ter chupado uma vela de 7 dias fica na sua boca! É sério, surfista na falta de parafina deve passar chocolate garoto na prancha.
    Desde a infância achava horrorosa a embalagem do Alô Doçura e depois de tanto tempo descobri que ele se parece mesmo com embalagem de camisinha, ótima a sua colocação. Os chocolates Mundis não eram tão duros assim! Tenho certeza! Agora dá pra levantar uma casa com eles, incomíveis. Senti falta da analise do horrível Torrone, dos chocolates com rum (confesso, eu gostava desses) e também do Batom (que agora deve ser feito de batom feminino mesmo tamanha a sua impermeabilidade). O Caribe eu comia, mas comia por que sobrava no final da caixa e não achava essa desgraça toda. O It (deveriam ser inserido um Is nesse nome) Coco não da pra saber o que é pior, a embalagem ou o gosto.
    Agora o que é igual a 10 anos deve ser o CROCANTE… sabe porque é igual o de 10 anos atrás? Por que foram fabricados no mesmo lote de 10 anos atrás. Eu acho disparado, mas disparado mesmo, o pior chocolate da caixa (talvez um dos piores que comi na vida). O chocolate é horrível! Pra mim ele é o Brasileiro Médio dos chocolates! Aquela camada de amendoim caramelizada (ou caralhamelizada se preferir) deve ser feita em compactadores industriais, impossível de ser dissolvido pelo organismo, na natureza deve demorar mais do que plástico pra se degradar, eu acho que a cobertura de chocolate é só pra você ter um estímulo no maxilar pra vencer a inércia e conseguir quebrar aquilo, por que na partida a seco não conseguiríamos.
    Nos comentários vi sobre a Neugebauer que nem lembrava que existia mas eram um similar da garoto (algo que por si só já é um desfavor, seria como uma cópia do Dolly). E aquele Dadinho? Eu descreio que comia aquela massa de gordura na infância.
    Sobre a Lacta, não sei quanto tempo faz que você não compra uma caixa, mas as mudanças recentes foram péssimas; Você já notou o processo de escaralhamento o qual a caixa está sendo submetida? Começou com a ótima redução dos gramas (coisa que a inflação em um mês já joga pro preço anterior de peso maior) e aí eles deram pra fazer o chocolate enorme, com não uma, mas duas bolas de golfe unidas, tipo o Sonho De Valsa, Lunch e o Amandita. Como eles ousaram mudar o Amandita da caixa? Fiquei bem frustrado e voltei a comprar Nestlê e seus chocolatinhos minúsculos e cheios de puxa-puxa (Charge, Lolo e Smash).

  • Haha! caribe era horrível mesmo… pense positivo, deixaram de fazer o de ameixa! E acho que o caribe não é tão rejeitado assim, já tem para vender uma barrinha.
    Quando eu era pirralha o meu preferido era o serenata. Muito tempo que eu não como chocolate da Garoto, também não gosto daquele Talento cheio de passas.
    Quanto ao chocolate da Nestle…outro dia fui comprar um tal de “lion” quase R$3 a porcaria(made in polonia), só comprei porque fiquei curiosa mesmo. Acho que estou ficando velha e não ligo mais para chocolate, já compensei quando era mais nova.
    Já viu a taça da copa em chocolate da garoto? Estão loucos, R$50, em promoção!

  • O rapaz com quem estou dating me deu um Caribe, talvez ele não goste de mim tanto assim, haha! :~~
    (mas até que não achei tão bizarro, apesar de saber que a banana que ele contém é radioativa)

    • Deixa eu entender, em vez de te dar a caixa ele separou o bombom mais cagado e te deu SÓ UM BOMBOM?

      Eu acho ofensivo receber um Caribe, se eu fosse você jogava esse Caribe na cara dele! hahahaha

    • O de ameixa era bom, comprei uma caixa esses dias estavam esfarelando estão colocando agua na receita, um lixo, ou será agua da enchente que teve no E.S.

  • Tive um ataque de riso, choro e tosse, tudo ao mesmo tempo, ao ler esse post. Na última Páscoa, esqueci de comprar chocolates e tive que passar rapidamente no supermercado pra comprar, antes de ir almoçar na casa da minha mãe. Acabei comprando duas caixas da Garoto, uma pra minha mãe e outra pro meu padrasto. Depois do almoço, ela abriu uma das caixas e colocou na mesa, era o momento que eu estava esperando, tinha até comido pouco no almoço pra poder comer mais chocolate (sim, eu sei que não existe compensação em dieta e não me importo). Foi a experiência gastronômica mais pavorosa dos últimos tempos! NENHUM se salvou, fiquei até com vergonha de ter trazido aquela caixa de desgraças coloridas.

    O que quer que tenha acontecido com a Garoto não importa, o que importa é que eles já deveriam ter explodido a fábrica que produz essas caixinhas de desprazer.

  • Sally, pode jogar pedras em mim, mas adoro Caribe e sinto muito falta mesmo dos bombons de uva passas e ameixa que vinha nessa caixinha amarela nos anos 80.

  • Sally, qual seria o motivo pra cair tanta a qualidade?
    O fato da Garoto ter sido vendida para a Nestlé.
    A multinacional tratou de desqualificar o produto para que continue suprema?
    Ou seria a abençoada gordura trans??

    • Não sei responder, não acho que a culpa seja da Nestle, pois acho seus chocolates os mais gostosos. O que pode ter acontecido é a Nestle usar a Garoto para produzir uma linha de chocolates mais baratos, para a classe D e E e com isso estragar propositadamente o produto.

      • Mas, Sally, a caixa de bombons Nestlé é no mesmo valor da Garoto, aqui na minha cidade ambas estão 7,50.
        Concordo dos chocolates vendidos em mercado os da Nestlé são imabativeis.

        • Eu acho a caixa de bombom Nestle bem ruim também. Gosto dos chocolates mais elitistas, como Kit Kat. Quem sabe fazer chocolate bom e barato é Lacta… amo Bis!

          • Tb acho Lacta mil vezes melhor que Nestlé e Garoto. Nestlé tem nome, mas até o Alpino virou um compensado duro de gordura hidrogenada. Horrível! Latca tem Bis, lancy, Sonho de Valsa, Ouro Branco, mto melhores que ous das outras 2 marcas. Mas hj ganhei uma caixa de bombom da Lacta e abri só pra pegar o Lancy. Fiquei CHOCADA ao ver que tiraram o Lancy, antes vinha um só e agora não tem mais nenhum, é um festival de Sonho de Valsa! Que raiva!!!!!!!!

            • Dani, tenho comprado Alpino no formato tablete grande, e está uma delícia, derretendo na boca. Um pouquinho doce demais para o meu gosto, mas dá perfeitamente para aguentar, em vista de outros mais doces ainda. Mas, quanto ao Garoto, gente, que horror! Comprei a cobertura Garoto para fazer uma receita de pavê, mas não consigo nem ralá-lo, e muito menos cortá-lo em pedaços para colocá-lo no liquidificador, para tentar picá-lo. Esse chocolate é duro como pedra!!!!!
              Entrei na internet justamente para ver se alguém poderia me dar uma dica de como fazer isso, mas acho que não vai ser fácil encontrar esse alguém!!!

          • Concordo com você, Sally, a Lacta é a melhor. Laka, Amandita, Ouro Branco e Bis são meus favoritos. Minha única queixa quanto a caixa de bombons sortidos da Lacta, é que quando abro a caixa, tudo o que contemplo são uns 10 bombons sortidos em meio a 1.000.000 de Sonhos de Valsa. Eu até entendo que o Sonho de Valsa seja um grande sucesso, mas, vender uma caixa repleta de Sonhos de Valsa como sendo uma caixa de Bombons sortidos é exagero

  • hahahahahahaha, rachando de rir com a descrição do Caribe, nem me lembrava mais dessa desgraça de bombom, hahahahahaha.

    Sally, te envio tb uns chocolates belgas? ;-)

  • Sal, vc curte Nescau?
    Eu lembro que quando lançaram o Nescau Power com mais cacau, geral (ainda na época do Orkut) protestou horrores. Brazukas curtem mesmo é coisas meladas. Eu adorava o Power mas nunca mais econtrei, deve até ter acabado.

    • Olha… Nescau quebra um galho, mas não é dos meus favoritos. No geral prefiro doces com aquele chocolate para cobertura Nestle

    • Anonimo, no quesito achocolatado com pouco açúcar, acho que o melhor era o Ovomaltine tipo suiço, que acabou. Só restou o tipo chocolate, muito mais doce. Mas, mesmo assim, é melhor do que o Nescau e o Toddy, para o meu paladar.

  • Eu morei durante uns vinte anos praticamente a um quarteirão da fábrica da Garoto.
    Lembro que lá pela meia noite, surgia aquele cheiro de chocolate que inundava o bairro.
    Depois de um bom tempo, parou. Acredito que a Garoto tenha instalado filtros afim de evitar o cheiro que, acredito, para os vizinhos mais proximos deveria ser enjoativo depois de um tempo.
    O tempo passou.
    Cheguei a conhecer, de vista, o manda chuva da Garoto, o Helmut Meyerfreund, o cara que era responsável pela Garoto ser o que era.
    Como ele tinha a maioria na diretoria, o negócio rodava do jeito dele.
    A Garoto era um primor.
    Com a disciplina alemã, herdada dos antepassados, não se via uma única folha seca caída na grande área verde que circundava a fábrica.
    Daqui por diante, repasso em tom de rumor muito bem confirmado à boca pequena:
    “Um belo dia, o Sr. Helmut perdeu o apoio da maioria da diretoria. Os seus parentes, que tinham cotas de voto na diretoria, conseguiram tira-lo da diretoria. Daí por diante, foi o inicio da cagação.”
    Conseguiram vender a Garoto para Nestle.
    Ficou um bom tempo no CADE pra aprovar a aquisição. (Preocupava o fato de a Nestle ser a dona do mercado – o que aconteceu)
    Depois que a Nestle assumiu a Garoto…
    FO-DEU.
    Conheci pessoas que trabalhavam lá.
    O relato de testemunha ocular dizia que a Nestle tinha aumentado a quantidade de gordura em 5%. (Acho que era gordura hidrogenada.)
    Então, minha mãe, que SEMPRE comprou e escondeu as barras de chocolate garoto, comprou uma com a embalagem nova (que oficializou a gestão da Nestle).
    Ela pegou uma barra das que ela escondia, e que tinha esquecido, com a embalagem antiga, e comparou com a de embalagem nova.
    A antiga tinha aparência fosca. Era um chocolate mais encorpado. Daqueles que derretiam entre seus dedos.
    A nova, era mais clara. Chegava quase a brilhar. (Era uma merda de chocolate).
    Agora, amigos, o chocolate Garoto já era.
    A Nestle tem a maioria esmagadora do mercado.
    Se quiserem tentar salvar o que sobrou do paladar, minha sugestão são as barras de chocolate da Lacta.
    E, creiam. O chocolate das barras é o que as industrias de chocolate tem de melhor a oferecer.
    NUNCA comprem ovos de pascoa. Gordura demais praquilo ficar de pé e durar no calor.
    Escrevi pra caralho…

    • Desfavorecido, ou era isso ou a Garoto literalmente FALIA!

      O problema da “vassoura-de-bruxa” estourou no correr dos anos 90 e representou uma quebra de mais de 60% da safra nos cacaueiros da Bahia. Como resultado disso, teve de se passar a se importar de outras zonas produtoras (que estão literalmente NA ÁFRICA, onde a cultura foi introduzida com sucesso).

      No fim dos anos 90 e no início dos anos 2000, a depreciação cambial deixava a Garoto fortemente exposta a déficits entre o custo de produção e o preço de venda, sendo que a saída foi mesmo repassar o negócio para a Nestlé justo para tentar contornar o problema da empresa estar literalmente VENDIDA EM DÓLAR.

      Claro, com tal parceria obviamente se enfocou na produção de um chocolate de pior qualidade justamente para reduzir o custo de produção e tentar manter o negócio minimamente administrável. Ou era isso ou a quebra (falência).

      • Vale lembrar que a vassoura de bruxa não foi uma infecção trazida pelas intempéries, ela foi INOCULADA nos cacauzeiros por militantes de esquerda que queriam desestabilizar o sistema produtor porco-capitalista e a ordem estabelecida. Isso está super bem documentado.

        • Fiquei sabendo disso, Fernando. Irônico que foi justo a jogada desses malucos que acabaram precipitando o abocanhamento da Garoto pela Nestlé e a sua transformação em segunda marca da multinacional suiça no país.

          Quando é que vai ter o Processa Eu do Marl Karx? Depois de Cidel Fastro e Gue Chevara nada mais justo, não?

        • Fernando, então foram os “perfeitos idiotas latino-americanos” que fizeram essa idiotice (pra não falar outra palavra, né?)???? Ti-pi-co!!! Será que foi essa cambada que também inocularam um troço nos algodoais brasileiros???

  • Sally, tenho uma boa ideia pra um Flertando com o Desastre:
    leeeembra aquela história ridícula de Monteiro Lobato ser censurado por conter racismo? Eu aceito que hoje em dia é inadmissível, mas NA ÉPOCA que foi escrito a sociedade era outra, então acho válido deixar como está, para registro histórico. Acredita que estão fazendo a mesma coisa com a Turma da Mônica? Shorei sangue quando soube.
    Pra te poupar o trabalho de comprar revistinhas novas, leia esse blog: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/ É escrito por um colecionador. Ele comentou várias republicações que foram editadas porque “hoje em dia não pode ser assim”, tipo uma cena que a mãe do Cascão o ameaça com um chinelo, tiraram o chinelo da mão dela, fazem um contorninho quando os meninos escrevem no muro, pra parecer que é um cartaz, não o muro, etc. Novamente, eu entendo, com ressalvas, que nas histórias novas não possa mais ter isso, mas PORRA, as antigas deixa como eram, caralho!

    • Viva a CENSURA!

      Olha, pior que isso só o pessoal ai dizendo “coitadinha da Dona Geralda, tão trabalhadeira” ou “coitadinha da Dona Helena, é o jeito dela… Não tem que falar mal porque é sua vó”.

      O caralho! Essas duas PILANTRAS já aprontaram um monte e quando eu estava na pior, ai sim é que trataram de armar a arapuca, até porque o que essas duas VADIAS curtem é dinheiro para ostentar.

      Pensa que não sei que “Geralda, a chupim” não vivia jogando na cara do meu pai (o mané) que “em casal ‘decente’ era um mês para ter um tapa na cara, mas que no casamento dela foi quinze dias pra ela ter de ir trabalhar no pau-de-arara…” e que o sonho dela era ter algum carinha tipo “galã de novela” pra ficar ostentando pra mamãe e pras irmãzinhas na gandaia e de quebra ainda pagar de fodona lá com a parentaiada nos cafundós? Ah, tá… Me engana que eu gosto!

      Conseguiu o “liso” do Ademar pra tirar onda, mas nunca me perdoou por eu ter roído a corda e assim ter dificultado a armação que ela estava querendo fazer na tentativa de tirar vantagem na separação com o meu pai. Ah, mas também… Queria que eu trabalhasse de ESCRAVO colando sapato e de quebra ainda tivesse que baixar a cabeça pra todas as estripulias que ela fazia… Ah, vá!

      Sério mesmo, essa malandrona chegou a me ESPANCAR querendo me forçar a ir com ela pra casa da mamãe dela (provavelmente pra facilitar as maracutaias, uma vez que mesmo ela não gostando do mané, ela estava de olhão nos bens que o mané tinha). Se não parei todo ensanguentado na casa da velha, foi por intervenção do próprio Ademar.

      E falando na velha da Dona Helena, é outra… Pra dar golpe tanto em filho quanto em neto, é uma maravilha. Vendeu a casa que o marido deixou pra ela e pros filhos e sabe-se lá o que fez do dinheiro. Quando comprei a merda dos imóveis aqui, me emprestou dois mil reais me dando um prazo draconiano para a cobertura da dívida e antes mesmo do prazo vencer, fez maracutaia inviabilizando a possibilidade de eu pagar a dívida. Depois disso, passou a usar a dívida pra chantagens e para me forçar a suportar a pau-no-cu da dona Geralda, que além de passar a mão em boa parte da merreca que eu recebia da casa que aluguei aqui, ainda ficava PAUNOCUZANDO aqui e armando querendo me internar no hospital psiquiátrico.

      Não preciso dizer que por conta da arapuca de Dona Geralda não ter dado certo porque literalmente me salvei no gongo, a vagabunda da Dona Helena foi executar a dívida e de quebra ainda veio querendo fazer pose de fodona estadiando em casa no final do ano de 2008 (se fazendo de joão-sem-braço enquanto a PILANTRAGEM corria no fórum).

      Aproveitaram-se das minhas dificuldades para armar litigância de má-fé justo com o objetivo de arrancar o máximo que pudessem, seja de mim, seja do meu irmão, só pra manter a pose e a gandaia as custas do que o mané (que era bem fdp, mas bem menos fdp que as duas PIRANHAS) deixou de herança. Por conta disso, tivemos de entregar imóvel que poderiamos conseguir negócio melhor por MERRECA.

      Seria uma maravilha se as OTORIDADES aqui de RIBEIRÃO PRETO não fossem tão coniventes com essas duas VIGARISTAS, uma vez que Geralda mesmo vende os seus “tapetinhos de retalho” em FUCKIN’ Posto de Saúde e Pronto Socorro e Dona Helena, bem… Na promissória executada, está o nome de MARCELO DA SILVA RIBEIRO ao invés de meu nome correto.

        • Daniela, é justo por atitudes como a sua que acho completamente HIPÓCRITA o fato de o brasileiro médio se achar no direito de ficar criticando as atitudes de políticos e burocratas corruptos que se utilizam de sua posição para tirar proveito político e econômico.

          Os infames “escândalos de corrupção” já viraram uma coisa mais clichê que as “piadas” amarelas do Zorra Total, sendo que é justo por isso que achei MAIS QUE MERECIDO que baleassem o TROUXA do RICARDO GAMA. Se morresse, ia ser PRÊMIO DARWIN.

          Considero uma completa perda de tempo esse pessoalzinho que vem me criticar os mafiosos no entorno da política brasileira por conta de suas atividades ilicitas, que geralmente visam o enriquecimento ilicito e a manutenção das aparências a todo custo com o foco no “meu pirão primeiro”.

          Por essas e outras, considero aquele pessoal que vem pregar a favor da moralidade (cof, cof!) e contra a corrupção (aham, Cláudia, senta lá!) ainda PIOR que aqueles SOLDADINHOS do movimento negro que militam em favor das COTAS RACIAIS.

          É bem verdade que essa turma das cotas se enfoca apenas no privilégio para si e para os seus, ganhando nisso o apoio das pollyannas de esquerda e de políticos oportunistas que veem na instrumentalização dos ativistas uma oportunidade de construir um rebanho fiel a longo prazo.

          Pelo menos, tais soldadinhos tem coerência, uma coisa que os revoltadinhos de classe média NÃO TEM. O mal pode estar ocorrendo sob os próprios olhos, mas mesmo assim se finge que se não vê o mal ocorrendo e depois vem com essa postura “do bem” que é tão hipócrita quanto o Luciano Huck que tanto se critica aqui.

          Minha crítica a Darcy não é por ela ser corrupta… É por ela ser brega e tacanha. Minha crítica ao Serra não é por ele ser um mafioso corrupto. É por ele ser burro e inepto (Mamar nas tetas da “viúva” é fácil. Difícil é ter uma postura política a caráter). Minha crítica ao Eike não é por ele ser um empresário corruptor e sim por ele ser um completo banana pintado como herói pela bajuladora imprensa tupiniquim. E por ai vai…

          Se pedirem aqui a cabeça de um Renan ou um Sarney da vida, vou fazer questão de mandar a pessoa TOMAR NO CU… Passarinho que come pedra sabe o cu que tem.

          E pra finalizar, acharia lindo que tivesse um Kassab da vida para dar uma prensa desse tipo na Dona Geralda, até porque ELA MERECE.

    • Daniela B., mais uma idiotice dos politicamente corretos ‘idiotas latino-americanos’ (eu sei que os “revisionistas” a quem você se refere são brasileiros, mas essas atitudes idiotas têm tudo a ver com o “modus operandi” dos tais “idiotas …”. Estou lendo o ‘Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano’ e está tudo lá, tim-tim por tim-tim…

        • Sim, mas se fabricam chocolates da marca Nestle no Brasil, ao gosto do brasileiro.Da mesma forma que a Coca-Cola também não é brasileira, mas quando vende refrigerante aqui muda a fórmula, porque o gosto do brasileiro médio não corresponde ao gosto de gente civilizada. Duvido que o chocolate Nestle que se fabrica aqui no Brasil seja igual ao que é vendido na Europa… Em resumo, a marca é estrangeira, mas o chocolate é made in Brasil.

          • O KitKat ainda não é fabricado no Brasil. O negócio é aproveitar comer agora enquanto ainda é importado, porque a partir do momento que algum brasileiro colocar a mão, vai virar merda igual a todo resto.

            • Quando não era fabricado no Brasil custava oito reais e sua embalagem estava escrita em inglês. Hoje custa 2,50 e esta escrito em português

  • Não creio que seja o nosso paladar que mude com o tempo, ou mesmo que fiquemos mais ou menos exigentes. Essa desgraça plastificada não é mais só da Garoto não. Apesar de não ser muito fã de doces, me arrisquei outro dia num “leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes, coberto com o delicioooso chocolate Nestlé” (tá, tá, cresci nos anos 80 sim, ou melhor, sobrevivi à eles). O chocolate era pura farinha e açúcar. Pra quem só apela à doces na crise de hipoglicemia, como é o meu caso, foi uma experiência desagradável. Mesmo Lugano, como foi citado aqui, já foi muito melhor no passado. Hoje em dia, não sei se pela moda de consumir chocolate de Gramado, com o aumento da demanda, o fazem de chocolate em pó (que esteja na promoção), amido de milho e muuuito açúcar.
    Com exceção de algumas linhas para exportação (tem uma fábrica na minha cidade mas só encontro aqui, em loja de importados) e claro, alguns importados de verdade (você vende um rim pra comprar uma caixa), chocolate mesmo, não se come mais, é farinha, gordura (muita) e açúcar (mais ainda).

      • Acredito que seja mais rentável exportar o cacau. Então, ficamos com as sobras da produção aqui. Complementam com farinha e açúcar, entopem de essência disso ou daquilo, graças à tecnologia que citou. Hoje em dia, praticamente qualquer coisa pode ser sintetizado.

        • Marcos, não tem mais exportação de cacau a partir do Brasil.

          O que tem é IMPORTAÇÃO, uma vez que a produção presente no país não é suficiente sequer para suprir a demanda do país em si.

          • Não sei quais são suas fontes, mas no sul da Bahia eles exportam sim. Nosso fruto é considerado de mediano para ótimo, dependendo da safra/ região, diga-se de passagem.

            Importamos cacau ruim para suprir demanda interna, e importamos cacau bom também, para produtos premium como os da Diletto. Dá uma lida nos “blends” dos sorvetes, chega a ser engraçado…

            Marcos, concordo com quase tudo que vc colocou, acho que sim, os produtos mudaram para pior (pode ser que o gosto médio do brasileiro tenha piorado? Ou que cada vez mais as empresas testam produtos mais baratos para liberar margem e o brasileiro médio aceita? Não sei). Só a parte que mudamos de gosto que eu discordo… Mudamos de gosto sim, assim como mudamos a maneira que enxergamos as cores e sentimos os cheiros… Nosso corpo muda mesmo. Quando crianças preferimos os sabores muito doces e preterimos os amargos. É comum gostarmos de vinho (bom) e determinados tipos de alimentos só depois de beeem adultos. Sobre as cores, crianças preferem as BEM coloridas e preterem as neutras. Não é só questão de exposição não, existem explicações biológicas para isso.

            • Carol, se voltaram a exportar, foi mais recentemente com a praga melhor controlada, sendo que nos números dos últimos 10-15 anos houve uma ligeira recuperação na cultura. Ainda assim, a produção hoje é bem menor do que havia antes da praga se instalar mais fortemente na região.

              No que diz respeito aos produtos de baixa qualidade presentes no varejo brasileiro, bem, o consumidor tende a suportar pela FALTA DE CONDIÇÕES DE BARGANHA. E isso não ocorre apenas no chocolate, como também em outros produtos e serviços pelo país afora.

              Isso se deve tanto a conformação oligopolizada de nossa economia como também no foco na rentabilidade (em detrimento da produtividade) e a falta de perspectivas claras quanto a sustentabilidade do negócio no futuro.

              Todos esses fatores se juntam a “carga tributária” e a outros custos variáveis redundando em preços proibitivos para produtos de qualidade discutível.

            • Sim, numa proporção ou outra realmente mudamos (nem sempre pra melhor), mas acredito que, para o paladar, ainda que tenhamos nos tornado mais seletivos, lembro muito da qualidade dos chocolates de antes em comparação com os de hoje. Na adolescência (depois de escapar dos tiranossauros) o presente comum para as namoradinhas eram chocolates, que claro, compartilhava. Hoje praticamente não consumo doces, mas me lembro bem da qualidade daqueles, das mesmas marcas que temos hoje no mercado (algumas não mais, da minha época pra cá, viraram lenda). Um exemplo mais próximo disso é meu filho. Uma das diversões, quando ele tinha seus 3 anos, era vê-lo comer chocolate. Praticamente derretia todo na mão, ele se lambuzava todo pra comer um pedaço apenas. Hoje, 10 anos depois, quase é necessário um maçarico para derreter o mesmo chocolate.

              • Hahahaha é verdade…

                Pelo que eu me lembro, tb sou dessa época tiranossaurica, os chocolates realmente eram melhores. Tb acho que, a despeito do paladar, os fabricantes estão piorando os produtos consideravelmente (assim como diminuindo o tamanho, vide Big Macs e outras tranqueiras semelhantes).

            • César Henrique Xavier Rosa

              Concordo com a Carol Souza. Aliás, se me permitirem, gostaria de registrar uma experiência no que tange aos “produtos que pioram com o tempo”. Quando criança (hoje tenho 32 anos) detestava cebola, chegava a ser aquele chato que separava com o garfo qualquer pedaço mínimo que encontrava. Porém adorava o salgadinho Cebolitos da Elma Chips (meu preferido dentre todas as marcas existentes). Uma hora “a ficha” caiu e acabei experimentando e gostando de cebola, hoje um dos meus temperos favoritos. Por outro lado, a Elma Chips piorou tanto, mas tanto o salgadinho com o passar dos anos que hoje eu nem como – e entendam que eu como todo tipo de “porcariada” com sal. Um gosto praticamente IDÊNTICO ao tempero de miojo sabor legumes, uma verdadeira porcaria. O mesmo para o Doritos, que acabou sendo meu preferido com a decadência do Cebolitos, tem hoje concorrentes melhores como o da Yoki. Sinceramente, não compreendo o que estas empresas pensam.

          • Então o “bom” da produção é utilizado para produção aqui e vendem pra fora. Como citei, na minha cidade natal tem uma fábrica da Arcor. Os chocolates deles aqui são medonhos. Comprei uma caixa numa loja de importados, do mesmo fabricante, como importado da Argentina mas, surpresa, olho na caixa e vejo que foi fabricado ali, na minha cidade, vai pra Argentina (onde tem outra fábrica deles) e entra aqui como importado. Eram de ótima qualidade, dá pra comparar a um chocolate belga. Isso é no que dá os “bolsa-esmola” preocupados em não conseguir comprar uma calça de 300 reais pra filha de 16 anos, mas consomem sabão/gordura/farinha/açúcar, como se chocolate fosse, e continuam alimentando esse mercado do “mais ou menos” que temos aí..

    • Depende… chocolate não é só farinha gordura e açúcar! O que ocorre hoje com o avanço tecnológico é que adicionam muitos educolorantes artificiais, aromatizantes e conservantes. O que torna às vezes o gosto meio artificial mesmo!

  • Duas coisas a considerar. Seis reais equivalem a 3 dolares, ou duas libras esterlinas. Voce não encontra uma caixa de bombons que preste por esse valor em nenhum lugar do mundo. Outra coisa é que para que o chocolate não derreta no Brasil ele tem que ter uma quantidade maior de gordura saturada, senão ele vira suco rapidinho a 20, 25 graus, o que dirá 35, 40. E se pensarmos que o transporte não é refrigerado (senão ia custar muito mais) a gente percebe que a única saída é misturar gordura vegetal hidrogenada. Não estou justificando a qualidade, apenas tentando acrescentar algo na discussão. A propósito, quando criança eu gostava dos bombons de ameixa e de figo, mas pararam de fabricar. E não existe nada pior no mundo do que aquele bombonzinho chamado Turkish Delight, muito comum lá fora. Esse sim me dá vontade de gorfar.

      • Para diminuir o ponto de fusão de uma emulsão lipidica, tem que adicionar lipideo insaturado. Tem dois problemas nisso: lipideo insaturado é caro (por exemplo, azeite) e, alem disso, se nao for guardado em boas condicoes oxida (fica rançoso). Mas acho que o limitante é que o fabricante tem que trabalhar no Brasil com intervalos de temperaturas meio imprevisiveis (tipo, de 10 a 50 graus), o que faz com que as vezes se adote a politica do menor risco: bota sebo na mistura que nao derrete de jeito nenhum. A alternativa a isso é investir em distribuicao e armazenamento, o que nao ocorre com chocolate barato. Vale lembrar que fazer uma boa emulsao, ainda mais com produto natural na mistura, é uma arte. Muitas vezes mudar a formula em 0,5% abaixa o ponto de fusao em alguns graus e isso pode ser a diferença entre um bombom e um papel sujo melecando sua bolsa.

    • Eu acabei de voltar da Europa e comprava tipo um saquinho com mini Kit Kat por 1,99. Quando fui ver o preço aqui a mesma embalagem custava 20 reais.
      A respeito do calor também não justifica porque o verão europeu chega a 40 graus também e a qualidade não piora.
      A verdade é que eu pagava mais barato de tudo lá e a qualidade era muiiiiiiito melhor! Triste mas é verdade!

  • Adorei a nova coluna!

    Tem muitos anos que não como desses bombons e concordei com cada palavra sua. A última vez que me deram um Serenata tive a nítida impressão de que pioraram muito a qualidade. Sonho de Valsa me parece que continuou a mesma coisa. Atualmente esse não me apetece mais.

    Já fui muito de doce, hj é muito raro comer. E quando tenho vontade e me é permitido, percebi que fiquei mais exigente, pois se é pra comer tem que valer a pena. Sou apaixonada pelos bombons do Kaebisch. Mas se for para priorizar na porcaria, gosto daquelas sobremesas tipo Torta Bulgara, Torta de Chocolate Maltado… Ah e o docinho bicho de pé… Esse é modo infância on! rs

  • Hahahahaa. Fiquei com dó de ti, e ao mesmo tempo pensei: Ela é bem exigente!

    Não que Garoto seja exemplo de algo razoável, mas alguns são comestíveis e até saborosinhos. Da caixa, eu gosto bastante do Crocante, apesar de ter a impressão que ele possui uma utilidade dupla: satisfazer a vontade de doce e testar a saúde dos dentes. Ô negócio duro! Em vez de Crocante o nome deveria ser Concreto. Além dele, gosto do Batom, e até encaro uns Mundy também, na falta de algo melhor. Ah, e o Talento branco da Garoto é realmente muito bom.

    Mas chocolates que eu considero realmente decentes: Toblerone, muitos da linha Ferrero Rocher, e muitos da Lacta também (Diamante negro, Bis, Shot, Milka, etc). Agora, há uns “chocolates caseiros” produzidos por aí que superam. Um exemplo, que experimentei recentemente, são os chocolates Lugano. Se você ainda estiver pelo Sul, Sally, experimente. São realmente MUITO BONS. :)

  • A Nestlé comprou a Garoto 11 anos atrás. Então, não vejo motivo em criticar a Chocolates Garotos e elogiar a Nestlé, se é tudo “farinha”, ou “cacau”, do mesmo saco.

    • Salvo engano, não chegou a ser autorizada a compra.

      Mas em todo caso, várias marcas tem produtos de qualidade superior e inferior. Veja por exemplo a Loreal, que tem o shampoo Elseve que é barato e mais ou menos e também o Kerastase, que é top de linha e custa dez vezes mais. O fato de serem produtos da mesma marca não quer dizer que sejam da mesma qualidade.

      • Na verdade, enrolou… O que não foi aprovada ao fim foi a incorporação. Deixaram a questão em banho-maria durante tanto tempo que na prática a decisão do CADE não afetou a aquisição em si.

      • E se vocẽ perguntar porque a “compra” foi colocada no banho-maria pelo Cade para no fim não ser “aprovada”… As motivações foram POLÍTICAS. Imagina a bomba que seria se o Cade aprovasse tal negócio no correr do governo de Çá Çilva I… Bem provável que a debandada da base “de esquerda” do governo do nove dedos fosse ainda maior.

        Agora no ano passado, o Cade deu um parecer contrário a compra sem determinar qualquer medida em contraponto a isso… Não preciso dizer que foi uma jogada pra Inglês ver, uma vez que a despeito da administração “autônoma”, a Garoto continua nas mãos da Nestlé.

  • Hey, Jigsally, please!
    Naquele post vc falou que bom aparelho de choque deve ter 8 mil volts?
    O meu aqui é modelo LB800Type e vem escrito assim 2800 k volt. Vc sabe o que significa?
    No ML o vendedor anuncia dizendo 3,8 milhões V.
    Porra, como eu sou ignorante! WTF siglas são essas?
    Como posso saber se funciona se não moro em Campinas pra fazer o Alicate de cobaia?

  • Eu adoro o Opereta e o Serenata de Amor e as crias de chocolate branco dos Serenata. Adoro chocolate branco, mesmo sabendo que não é saudável. Como barra de chocolate Opereta, como Ouro Branco (ok Ouro Branco é da Lacta). Da Garoto só curto mesmo esses que falei, os Surreal mais ou menos, eu sou racista pra chocolate.

  • To nessas de só engordar com algo q valha a pena

    Olho as calorias na embalagem e lembro de tanto q preciso ficar na esteira correndo pra perder aquilo ali e pronto, não como por pura preguiça – sim, sou mais preguiçosa q gulosa.

    Escapo vez em quando pra a bomba chamada Snickers – chocolate, caramelo e amendoin TUDOJUNTO, eu não aguento – até aguento, mas na tpm não.

    Acho das caixas a da nestlé menos horrível, comia metade do que vem ali fazendo careta, mas comia, né? coisa de quem só sossega quando acabou o chocolate, não importa qual chocolate.

    A meses olho o sorvete de charge – acho o charge um snickers não tão gostoso – da nestlé. Não comprei ainda pq sei que é daquelas coisas q mesmo não sendo fantásticas comerei o pote todo em 2 dias. Se for fantástica eu faço um daqueles tratos mentais ridículos: como tudo de uma vez e fico sem doces + academia 6x na semana por um mês. Claro que não conseguirei cumprir.

    Só pra não cortar de vez, eu não aguentaria, tem sempre uma barra do chocolate amargo da hershey’s na geladeira. Pego 1 quadradinho essa coisa sem leite e sem graça e faço de conta que estou feliz.

  • Eu consigo comer um ou outro mundy, o resto é pra tacar fogo. Aliás todas as caixas de bombom são horrendas, os da garoto tem gosto de plástico na mesma proporção que os da Nestlé e Lacta são puro açúcar.

    Sempre aparece essas caixas de bombom no trabalho, quando alguém faz aniversário. Mas esses dias um cara levou um sacão de kit kat e mais umas balas… bem que todo mundo podia copiar, ou ao menos os que viajam bastante e estão sempre no free shop.

    Eu gosto do Caribe (por favor não me bana), esses dias experimentei o picolé Caribe, não achei que vale os 2,50 que cobram. Até o pseudo chocolate vinha só até metade do sorvete.

    Dos nacionais o que eu acho menos pior é o amargo da marca Dia, tem um gosto bom, não é gorduroso nem açucarado.

      • Bom, eu COMO o Caribe quando ninguém mais quer, porque fico com dó de jogar fora, não sei se “gostar” se aplica no meu caso, haha!

          • Ufa, que alívio!
            Acho que a única coisa feita com açúcar que eu provei até hoje e que abominei completamente foi quindim. Me disseram que quindim tem que saber fazer bem, senão fica com muito gosto de ovo mesmo, mas não tive coragem de tentar de novo. :(

      • Se a gente pensar que tem gente que gosta da Paula Nobody Fernandes… eu gosto de Caribe. Acho mais digno inclusive.

      • hum…eu…também gosto do caribe *gaguejando de vergonha*. Sei que a banana deve vir de Chernobyl, ou de lugar pior, mas não consigo evitar…Não gosto de nenhum outro da caixa. Fui criança na década de 80, adorava aquele pirulitinho “dip lick” (é assim que escreve?), lembra aquele pirulitinho que passávamos num pozinho que parecia kisuco? Então, costumo dizer que aquele pozinho devia ser radioativo, e estragou meu paladar pra sempre…*indo embora encolhida e rastejando de vergonha*

      • hum…eu…também gosto do caribe *gaguejando de vergonha*. Sei que a banana deve vir de Chernobyl, ou de lugar pior, mas não consigo evitar…Fui criança na década de 80, adorava aquele pirulitinho “dip lick” (é assim que escreve?), lembra aquele pirulitinho que passávamos num pozinho que parecia kisuco? Então, costumo dizer que aquele pozinho devia ser radioativo, e estragou meu paladar pra sempre…*indo embora encolhida e rastejando de vergonha*

          • Não fale em pirulitos! #uy
            Eu AMAVA esse pirulito do pózinho radioativo, bem como os chupa chups da vida e os push pops. Lembro de uma vez que arranjei briga na escola por causa desses pirulitos! kkk Ahh velhos tempos!

    • Daniele, acho que você merece usar uma camisa com “Eu gosto de Caribe, e daí?”…
      Mais hipster, impossível, hahahahahahhaha!

      • Também estou chocada que exista público para o bombom E o picolé. Porque o bombom vem junto do resto e já que ele está lá a pessoa pode acabar comendo, mas o picolé não. O picolé você tem a vontade específica de comer O CARIBE

        • É uma bosta o picolé, palavra de quem gosta do Caribe (que tá mais pra doce do que bombom).
          Dos picolés da Garoto o Chambinho é o melhor e é 0,50 mais barato que o Caribe.

  • Mesmo criança eu não gostava de Garoto, sempre preferi Lacta ou Nestlé.

    Eu sei que o que eu vou dizer vai parecer condescendente o que eu vou falar mas chocolate no Brasil é muito ruim. Sempre adorei, logico, qual criança que não gosta de chocolate, mas depois que eu me mudei para a França, até os chocolates que você paga 50 centavos a barra, de marca de supermercado é melhor do que os chocolates no Brasil. Até da marca nestle muda. O gosto é diferente, tem menos açucar. Acho que eles mudam o chocolate de acordo com o gosto da população.

    Mas os chocolates que mudaram a minha vida e que eu sempre vou lembrar são aqueles bombons artesanais que as “tias” passavam vendendo, com fruta dentro. Aquilo era uma delicia!

    • Certamente o gosto muda. Até o gosto da Coca-Cola que é basicamente desentupidor de pia muda de país para país! Logicamente o gosto do brasileiro médio é essa coisa cagada, excessivamente açucarada e gordurosa, não se podia esperar outra coisa!

  • Eu acho que sou Masoquista…

    Destas três marcas populares que temos (Nestlé, Garoto, Lacta), a única que costumo comprar é a da Garoto. Isso é porque aqui em casa a gente divide a caixa, e como a Caixa Amarelo Ovo vem mais…

    Outra que não suporto é o Ferrero Rocher. Vai ser ruim assim lá puta que pariu viu. Sei que tem gente que gosta, fala que é chique, mas sinto em dizer, meu paladar se acostumou com a pobreza. Prefiro comer 5 caixas de Garoto a que comer uma de Ferrero Rocher.

    Enfim. Realmente os bombons da Garoto só vem piorando com os anos. É tanto “Sabor Cocô” repetido… Gente. Pra quê vir em uma caixa 10 Fucking Serenata? No Compreendo.

    • Sally, concordo contigo! Não curto garoto também (pausa: podia jurar que tu ia falar sobre o “batom”) e das marcas populares prefiro nestlé ou lacta. Agora, se me permite aumentar o nível, nada melhor que um chocolate alpino original (le-se: comido NA EUROPA) ou alguns irlandeses, bem como os chocolates da Kopenhagen!

      • Eu tive a oportunidade de ganhar uns chocolates suíços e ansiosa pra ver se era tudo aquilo mesmo, achei uma bela enganação… deve ter sido a expectativa que eu criei, sei lá…

        Ou será que isso se enquadra naquelas “obviedades mentirosas”, quando todo mundo elege algo como bom e ninguem questiona e vai ficando assim mesmo, intocável?

        Por exemplo, me batem aqui se eu falo que não acho cacau sh tão gostoso, todo mundo que eu conheço resolveu que é bom e que é pecado não gostar mas caramba, quando acabo de comer essa marca fico com peso no estomago e boca com gosto de cabo de guarda chuva.

        Mas gosto do panetone deles…

        • Da Cacau Show só gosto da trufa. O chocolate acho nojento e incomível.

          Olha, pro meu gosto, os chocolates suíços costumam ser gostosos: cremosos, muito leite… Talvez você tenha dado azar

          Prove um chocolate da marca LINDIT, para mim é o melhor custo benefício

  • O paladar muda conforme crescemos, vi em uma reportagem na supeinteressante.

    Mas eu nunca gostei do chocolate da caixa de bombom da garoto, gostava do talento, mas parece que de um tempo para cá o chocolate está muito duro.

    Achei que com a compra da Garoto pela nestle o chocolate ia melhorar, mas acho que me enganei….

    Sally, você viu que “Garoto é o chocolate oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™”
    está no site da nestle….
    http://corporativo.nestle.com.br/media/pressreleases/garoto-%C3%A9-o-chocolate-oficial-da-copa-do-mundo-da-fifa-brasil-2014tm–

  • Ai Sally… eu gosto do Opereta. É o único da Garoto que eu como… o Serenata de Amor me enjoa, aquele creme nojento de dentro é lastimável.
    Agora, é a pergunta que fica, né?! Por que diabos essa fábrica ainda produz o Caribe, se NINGUÉM COMO AQUELA PORRA!!! Ninguém que eu conheço come aquilo… é muito ruim!
    Agora, eu gargalhei com o “No meu colégio o menino mais feio da sala tinha o apelido de “Caribe”, porque ninguém queria, ele sempre sobrava.” e o “Tipo, de onde vem a banana que recheia o Caribe? De Chernobyl, só pode. Sejamos sinceros, bombons revestidos com camada de wafer como o Serenta e suas crias ficam parecendo o saco do meu avô depois de 12 meses.”
    Incrível como você consegue destruir de maneira cruel algo que já é horroroso, hahahahaha!

    • Eu tenho esse dom de colocar um “filtro de merda” por cima de qualquer coisa. Exclusividade de gente amarga e pessimista.

      Não sei porque ainda fazem o Caribe. Também não conheço uma pessoa que goste. Vamos ver se um único leitor diz gostar de Caribe…

    • acho que só eu gostava do caribe, do de uva passa e do de figo, mas… parece que não são mais a mesma coisa… será que mudou algo neles?

      • O de uva-passa e figo acho que foram extintos, na caixa que eu comprei não tinha. O Caribe eu sempre achei um lixo, então, não saberia dizer…

  • Também gostava mais desses bombons quando era criança. Será que as coisas mudaram ou fui eu? (O mesmo questionamento que você faz).

    E até o doce de coco sócoco que eu adorava também possui um gosto diferente, o Big Mac, os refrigerantes…

    Deve ser algo com a gente mesmo.

    Mas o ‘Serenata de Amor’ ainda me agrada, e o Opereta… a gente brigava em casa pra ficar com ele! Não tinha isso de ser um castigo não.

    Agora o Caribe era o rejeitado quando a gente fazia a divisão. Sim, minha família era pobre e a gente comprava uma caixa de bombom e dividia por 4 pessoas (Pai, mãe, irmão, eu).

    • Os anos 80 foram uma década perdida, de cafonice e precariedade. A gente gostava de mullet, de cabelo frisado, de gel New Wave, de Dominó, de tanta coisa ruim que francamente, acho que nós é que mudamos. Para melhor.

      • Todo mundo fala mal dos anos 80, mas eu não consigo… tenho tanta saudade daquela época que tem dias que até dói, eu me sentia mais livre, por exemplo o fato ninguém ter celular e você sair pra dar uma volta sem ser incomodado, e nem ter que jantar com gente que fala mais no celular do que com você que está ali. Os doces também me dão saudade como se fossem ótimos (sendo que talvez nem eram… e eu não soubesse), bombons garoto pareciam mais gostosos antes do que agora, embora eu não saiba se o sabor mudou ou se mudei eu, que além disso como estas coisas cheias de culpa e medo de engordar, o que tira boa parte da graça. Gostei muito desta postagem, porque eu tenho estas dúvidas também.

          • Pode ser desligado… mas acho que as pessoas com quem eu convivo não sabem disso, snif…

            Sobre a internet, até poderia pensar no caso de abrir mão sim… tem as facilidades que ela proporciona, mas como a internet não traz só coisa boa acho que com o tempo me acostumaria.

            O duro são as roupas da época.

      • Mudamos pra melhor? As pessoas hoje vivem de cabeça baixa de tanto olhar pra um troço de mil reais(smartphone), caríssimo.
        As mulheres, ao saírem de um salão de beleza, parecem cópias umas das outras. O cabelo é igual. Acabaram as características de cada uma: cabelo enroladinho, liso etc.
        As músicas de hoje são porcarias feitas pra durar por 3 meses. As letras não têm nenhuma profundidade.
        Os biscoitos atualmente tem tamanho reduzido e ninguém reclama. Continuam sustentando essas empresas milionárias que vendem besteira a preço de ouro.

    • Eu gosto do Opereta :(

      Recentemente tive um grande desgosto ao comprar um pacote de Dadinhos (aquele doce/bala de amendoim, saca?). Não comia dadinho há mto tempo, o gosto agora é de pura gordura hidrogenada…consistencia sebosa que gruda nos dentes, lingua e céu da boca… nada parecido com aqueles que eu comia qdo era criança… triste.

        • Passei a mesma coisa com esses ‘dadinhos’. E também com uma bolacha que eu gostava muito quando criança e relançaram há um tempo: Tostitas.

          Daí agora parece que tiraram ela de circulação novamente.

          Até o lollo, dip n lik que voltaram, não possuem o mesmo sabor.

          Não sei se a gente evoluiu ou contrário. Afinal, a infância tinha um gosto melhor…

  • O único chocolate que eu como da Garoto é o Talento (aaah vá?!)
    E acho ele muito bom, mas é aquele do pacotinho roxo.
    Já na minha infância, minha avó se negava a comprar caixa de bombom da Garoto, e cada vez que meu avô ia sozinho ao supermercado e as comprava para dar aos netos, vovó enlouquecia e o fazia voltar e trocar! Para ela era o maior desaforo aparecer com uma caixa de bombom Garoto, e olha que isso era início da década de 90!

  • Faz MUITO tempo que não como uma caixa da Garoto. Uma, porque eu não compro caixa de bombom, espero as pessoas me darem, e outra porque elas sempre me dão da Nestlé. Acho que a Garoto tem a caixa com a menor porcentagem de chocolates que adoro, ou apenas me acostumei com a Nestlé.
    Eu não tive a coleção dos bichos bregas brasileiros, tive só a dos dinossauros, com álbum e tudo. Eu gostava muito de um chocolate Surpresa-like da Turma da Mônica onde o personagem central vinha em relevo e chocolate branco. Meu paladar não ficou muito mais aguçado de lá pra cá, então não posso opinar muito.
    Tenho trauma desse chocolate Crocante, uma vez meu irmão ganhou um ovo de Páscoa dele e CHESSUS, achei que era granito que tinha no meio. Apesar de você considerar o melhor por ser o que tem menos chocolate, achei duro demais. =/
    E quando eu como o bombom, eu como primeiro a casquinha de fora, depois o recheio. Acho que não era isso que os criadores tinham em mente.
    Que marcas de chocolate nacionais você recomenda? Já comeu a caixa da Neugebauer, ou pelo menos o bombom Amor Carioca?

    • O crocante é muito duro mesmo, passou do ponto. Um ser humano com dentadura (que convenhamos, é forte candidato a ser público alvo dos bombons Garoto) não consegue comer esse troço!

      Não gosto do chocolate Neugebauer. Dos nacionais, prefiro Nestle mesmo: gosto do Kit Kat, tenho uma afeição pelo Lollo (talvez por memória afetiva), gosto do Crunch e tolero o chocolate Alpino. Da Lacta eu gosto do Bis e do Shot.

      • Citei a Neugebauer porque imaginei que fosse novo pra você. Uma amiga minha de São Paulo é louca pelo Stikadinho (aquele com recheio de morango) e quase não acha pra comprar, achei que no Rio provavelmente não tivesse. E eu também não gosto da Neugebauer.
        Chocolate em barra gosto dos que tem coisinhas no meio, tipo o Crunch, mas geralmente compro o com cookies ou Ovomaltine da Hershey’s porque é mais barato. Não vi nenhuma diferença significativa entre o Lollo e o Milkybar, e muito me irritou o povo que disse que o Lollo de antigamente era melhor. Meu, a parada foi descontinuada faz VINTE anos, bitch, please. E eu tenho memória afetiva até daqueles guarda-chuvinhas, pelamor.

        • Eu acho o novo Lollo mais macio e mais cremoso que o Milkybar, mas como você disse, não dá para ter certeza se o novo Lollo realmente se parece com o antigo vinte anos depois!

          • Bom, também fazia muito tempo que eu não comia o Milkybar, porque não achava ele pra vender, só vinha na caixa, e eu quase não como caixas. :(

      • Jesus… nada é pior que o chocolates da Neugebauer, nem os da Garoto. O gosto é de gordura hidrogenada, e somente isso.

      • Acho fofo você gostar do “chocolate fofinho da Nestle” (Lollo).
        Eu amava ver o desenho da vaquinha na embalagem (Sim, pobre se contenta com pouco).

      • Então vc não gosta de chocolate. A propósito, o branco não é chocolate e sim doce de cacau, já que é feito a partir da polpa.

            • Chocolate branco não tem semente de cacau, só manteiga de cacau (por isso é branco e por isso não é BEEEEMM um chocolate).

              Nós temos algumas ótimas safras de cacau, exportamos o fruto pra tudo que é canto e não temos quase nenhum chocolate que preste.

              Chocolate brasileiro com “C”, eu gosto da Kopenhagen. O que eu mais gosto é o 75% cacau com laranja, acho muito bom. Mas a língua de gato, chumbinho e os com frutinhas são bem gostosinhos tb. Kit Kat eu acho doce demais.

              Mas “doce” (não contabilizados como “chocolates”), ahhh esses, de vez em quando dá saudades… Dadinho, aquela merda hidrogenada com gosto de vela, guarda-chuvinha (tem hífen?) ou moedinha (gordura pura!!), Lollo… de vez em quando me dá vontade. Lembranças de infância… São uma droga que plastifica a língua mesmo, mas eu como.

              Sobre o Caribe parecer “boneca da moranguinho”, eu chorei de rir porque é EXATAMENTE esse o gosto. Como eu sou estranha, eu comia esses bombons e tb os de côco, abacaxi e demais de “frutas” (aliás, de onde vem essas frutas? Não tem gosto de frutas e duram 15 anos, iguais aqueles pedaços de plástico que colocam no Panettone…). Não que eu super gostasse, nem que considerasse isso como “chocolate”, mas comia. Talvez isso explique meu péssimo dedo pra homem no passado (“ninguém quer”).

              • Eu também sinto uma estranha atração por essas porcarias da década de 80, tipo aquelas merdas rosas amorfas chamadas Bala Boneco. Mas só com muita droga no organismo você conseguia ver um boneco ali!

              • EXPORTÁVAMOS! Conjugue no verbo passado! Hoje temos de IMPORTAR matéria prima para a fabricação de chocolate.

                A região que era forte na produção de cacau aqui no país (região de Ilhéus, na Bahia) teve uma abrupta queda na produtividade do cacau por conta da infestação pela “Vassoura de Bruxa”.

                • Essa parada da “vassoura-de-bruxa” foi o segundo maior desastre no que tange ao “agronegócio” no Brasil. Só perde pra geada negra de 1975, que literalmente MATOU os cafezais do norte do Paraná.

  • Não costumo comprar essas caixas, só gosto de dois desses chocolates. E eles são vendidos separados onde moro.
    Eu até gosto do Mundy (de mamão)
    E gosto do serenata de amor.
    Os outros são tenebrosos mesmo.

    Agora, não são só os chocolates nacionais que são ruins. Tem muito lixo achocolatado estrangeiro que é vendido aqui como se fosse uma maravilha.
    Comprei uma caixa de algo polones esses dias que era uma bosta. (não lembro o nome, mas é de cereja e custa uns 30 pilas)
    A maior parte dos da Hershey’s tem gosto de estragado, tirando aquela bomba calórica cheia de creme e amendoins que eu não lembro o nome.

    Um tipo de chocolate que engana é o “feito em gramado” (ao menos no RS (parte que conheço) isso é oferecido como se fosse o suprasumo dos chocolates). Normalmente são chocolates sem graça e que mais parecem barras de barro.

    Agora
    Tem muito chocolate bom por ai

      • HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA Ri tanto que tive que me retirar do local silencioso que eu estava.

        Sempre fui uma criança de bom gosto. Por conta disso, eu nunca queria nem experimentar os chocolates Garoto por causa da cor da caixa, que sempre achei horrível. Uma vez alguém chegou em casa com aquela caixa e fui ver os chocolates que tinha dentro. O primeiro que me neguei a comer foi aquele Alô, Doçura. Eu pensava que aquilo poderia ter gosto de batom, por causa da cor da embalagem e daquela boca desenhada.

        O menos pior era o Mundy. Mas pelo texto, parece que não está mais tão bom assim. Acho que o melhor chocolate da Garoto é o Talento (justo o que não vem na caixa de bombons). E justamente por causa do chocolate Talento que a Nestle quis comprar a Garoto.

  • Eu gosto do Opereta. Nunca comi um bombom opereta, só comi a barra mesmo. Não sei se muda alguma coisa ou se é a mesma merda, mas olha…eu gosto heim! De resto, tudo uma porcaria mesmo…concordo com as descrições.
    Antigamente, quando eu era criança, a Garoto fabricava um chocolate chamado Personalidades. Era aquela caixinha com bombons dos personagens da Looney Tunes. Não sei se meu paladar era cagado por ser criança e comer até terra ou se era bom, sei que eu adoraaava aquilo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: