Desfavor Explica: Linguagem Corporal (Parte 1).

dex-linguagem-corporal

O corpo fala, e nem sempre o que ele diz está em harmonia com o que a boca falou. O corpo costuma ser mais sincero do que a boca. Assim como temos a capacidade de aprender um outro idioma, suas regras específicas, seus códigos, podemos aprender o idioma falado pelo corpo, que certamente é de mais valia que qualquer língua estrangeira. Os benefícios, sobretudo na vida profissional, são visíveis logo nos primeiros meses, é um investimento que eu recomendo. Este texto nem de longe vai conseguir te ensinar o básico, apenas vai dar uma pincelada superficial no assunto, com a única intenção que você saiba que ele exista. Cabe a você pesquisar mais e aprender esse novo “idioma”, garanto que você não vai se arrepender. Desfavor Explica: Linguagem Corporal.

Antes de mais nada é indispensável fazer um parágrafo de advertência. A Linguagem Corporal descreve tendências. Tendências não são certezas matemáticas. Tudo que você aprender sobre Linguagem Corporal deverá ser “lido” dentro de determinado contexto, sob pena de te prejudicar mais do que te ajudar. Um gesto isolado não quer dizer nada. É preciso saber depreender o contexto global, coisa que poucas pessoas sabem fazer. Veja quem, quando, onde, como, em que situação e em que conjunto gestual, antes de bater o martelo.

Quando mais você conhecer a pessoa, maiores as chances de acertar, portanto, procure estudar a pessoa antes de avalia-la. Uma coçada no nariz pode denotar uma mentira, mas se a pessoa tiver rinite alérgica, pode ser só uma coceira mesmo. Em resumo: nada de levar a ferro e fogo o que aprender, a sabedoria está em conjugar informações: leia os gestos em conjunto (nunca um gesto isolado) e esteja atento ao contexto. A Linguagem Corporal é como um quebra-cabeça que, para revelar a imagem que você procura, deve ser montado com várias peças interdependentes. Ninguém sabe dizer qual é a imagem de um quebra-cabeça com apenas uma pecinha, certo?

Dito isto, vamos ao tema. A Linguagem Corporal nada mais é do que o reflexo externo do estado emocional de uma pessoa. Ainda que muitos insistam em utilizá-la apenas para detectar mentiras, ela pode te fornecer informações muito mais preciosas e, além de fornecer, transmitir informações sobre você. Estudos comprovam que quando estamos transmitindo uma mensagem verbal a alguém pessoalmente, nossas palavras tem o poder de causar um impacto de apenas 10% no interlocutor. Já a nossa voz (tom de voz, rapidez da fala, etc) costuma causar um impacto de uns 20%. Os outros 70% da impressão que você vai causar estão diretamente ligados com a sua Linguagem Corporal. Portanto, se você quer algo de alguém, seja isso um beijo ou uma promoção, precisa aprender a usar a Linguagem Corporal a seu favor.

Geralmente as mulheres tem uma capacidade perceptiva muito maior à dos homens em matéria de Linguagem Corporal. Há quem explique isso alegando que desde os primórdios a mulher tinha a função de cuidar da cria, por isso tinha que estar sempre muito atenta a seu rebento para a sobrevivência da sua “tribo” e até mesmo da espécie, aprendendo assim a decifrar sinais de sono, fome, frio e tantos outros. Muitos dizem que essa capacidade infinitamente superior que a mulher tem de perceber sinais de Linguagem Corporal é a responsável pelo chamado “sexto sentido feminino”, a mulher sabe, ainda que não saiba como sabe, através de uma percepção inconsciente da Linguagem Corporal.

É por isso que mulheres percebem as coisas com mais facilidade. Quantas vezes vemos uma mulher dando em cima do marido de alguém e o marido não percebendo? Quantas vezes não vemos a esposa revoltada dizendo “Você não percebeu que eu não estava gostando?” ou “Você não percebeu que eu queria ir embora?” ou “Você não viu como ela estava te olhando?”. Não, ele não viu (ou viu e é sonso, mas eu acredito que a maioria de fato não perceba). E provavelmente não é culpa dele, seu cérebro não foi treinado como o nosso para perceber emoções, sentimentos. Foi treinado para caçar, para ter boa localização geográfica, boa pontaria, boa visão central. Mulheres: não briguem com seus homens se eles não perceberem algo ligado à Linguagem Corporal. Homens: não duvidem de suas mulheres quando elas lhe apontarem algo ligado à Linguagem Corporal que vocês não tenham percebido. Ah sim, sempre que forem mentir para uma mulher, usem o telefone. Ao vivo e a cores vocês estão em desvantagem!

Não gosto, mas vou ter que fazer um “feijão com arroz” aqui, porque creio que ao menos o básico do básico tem que ser dito. Vamos então fazer um apanhado dos gestos mais característicos e sua “tradução”.

Braços cruzados costuma ser um sinal típico de não-receptividade. As pessoas costumam ficar de braços cruzados quando estão desconfortáveis, na defensiva. Acredita-se que seja um resquício primitivo de uma forma de proteger os principais órgãos vitais, pulmão e coração, de forma inconsciente, pois muitos primatas quando se sentem afrontados ou ameaçados cruzam os braços. Se você está falando com alguém e a pessoa está de braços cruzados dentro de um contexto que te indique postura defensiva, mude o tom da conversa e se mostre mais amigável até ela descruzar os braços, enquanto ela se mantiver de braços cruzados a mensagem que você pretendia passar não vai ser bem recebida. Outras variações com mesmo significado são cruzar um braço só (geralmente segurando o outro que está estendido), segurar as próprias mãos na altura da barriga ou segurar um objeto como uma pasta ou uma bolsa próximos ao tronco (repare em pessoas desconfortáveis durante uma consulta médica, quase todas fazem isso). Se identificar uma pessoa nestas posturas, desarme-a antes de dar seu recado.

Como pode dar errado: Quando eu conheci o Somir, em Curitiba, estávamos em um parque onde ventava muito. Eu tinha acabado de chegar do Rio, onde fazia um calor descomunal. Em Curitiba a sensação térmica que eu tinha era de zero graus, somada a um vento de fazer doer as articulações. Eu sou uma pessoa que por natureza sente muito frio, naquele dia eu estava beirando à hipotermia. Nem precisa dizer que passei o encontro todo de braços cruzados (e mexendo os dedinhos do pé para ter certeza que eles ainda não tinham congelado). Se Somir tivesse lido esses braços cruzados fora do contexto, hoje não existiria Desfavor.

Tocar o rosto com as mãos costuma ser lido como um indício de mentira. O mais comum é cobrir a boca com a mão, gesto muito utilizado por crianças e pelo Alicate, mas normalmente pessoas adultas costumam ser mais discretas e não metem a mão deliberadamente na frente da boca, apenas a tocam ou a deixam menos visível. Estudos comprovam que o ato de mentir é um colapso para nosso corpo, falar uma mentira causa um estresse enorme e a Linguagem Corporal nem sempre consegue acompanhar. Mais: o ato de mentir aumenta a sensibilidade nasal, fazendo com que muitas pessoas toquem no nariz quando estão mentindo. Outros toques podem indicar mentira, como esfregar os olhos, puxar a orelha, coçar o rosto ou a lateral do pescoço ou até mesmo usar objetos para tocar o rosto, como por exemplo levar um copo de água à boca depois de ouvir uma pergunta para a qual mentiu ou vai mentir na resposta.

Como pode dar errado: Ainda na situação narrada Somir + Sally + Curitiba, não preciso nem dizer que com o frio que estava minha rinite alérgica estava bombando. O que significa que fiquei metendo a mão no nariz (a mão, não o dedo, ok?) e esfregando sem parar. Eu não estava mentindo, a porra do nariz estava coçando. Contexto, gente. Grupo gestual como um todo e contexto. E evitem tocar no rosto durante apresentações ou conversas sérias, esse gesto intuitivamente faz com que seu interlocutor perca a confiança em você sem que ele mesmo perceba o motivo.

Existem outros sinais típicos que indicam algum tipo de reprovação. Por exemplo, uma pessoa que coloca a mão no rosto para te ouvir com o indicador na têmpora e o polegar no queixo formando um “L” provavelmente está te julgando e não está concordando ou gostando do que você está falando. Hora de mudar o enfoque ou o tom se for importante para você que essa pessoa te escute e concorde. Gente que tira fiapos da roupa, muitas vezes um fiapo imaginário, provavelmente está discordando do que você está falando e está inclusive irritada com isso ou te desprezando. Gente que afrouxa o colarinho ou puxa a gola da roupa pode estar impaciente ou chateada com o que você está dizendo, bem como gente que massageia o próprio pescoço. Colocar uma das pernas sobre a cadeira ou sentar com a cadeira invertida (com o respaldo no peito da pessoa) geralmente quer dizer superioridade, desafio, arrogância, dominação. Nem preciso dizer como uma interpretação descuidada de cada um desses gestos poderia dar errado, né? Pela milésima vez: contexto.

Assim como existem sinais típicos de reprovação, também existem os de aprovação, muito úteis para saber que você está no caminho certo. Quando seu interlocutor inclina a cabeça de lado geralmente isso demonstra interesse no que você está falando. Apoiar a mão na bochecha (mas sem segurar o peso da cabeça!), mostra interesse. Reparem que vários entrevistadores em talk show fazem isso quando o entrevistado responde às perguntas. Inclinar-se na direção da pessoa que está falando com você também costuma ser um bom sinal, mas não invada seu espaço pessoal, porque isso passa a ser visto como ameaça ou inconveniência. Para se mostrar pacífico, deixando claro que não é uma ameaça e sim um amigo, deixe os pulsos e o pescoço expostos (discretamente, por caridade).

Percebam que este conjunto de gestos positivos e negativos não servem apenas para decifrar o interlocutor, servem também para trollar pessoas. Um desafeto seu está fazendo uma apresentação? Sente na primeira fila e comece a fazer os gestos de reprovação. Ninguém vai saber o que você está fazendo, provavelmente nem ele, mas isso vai desestabilizá-lo sem que ele saiba porque. Quer conquistar uma mulher? Pareça interessado fazendo os gestos de aprovação mesmo que não esteja prestando atenção em uma única palavra do que ela está falando. Gestos são 70%, palavras são apenas 10%, lembra? Se falar merda mas fizer o gesto certo, ainda há esperança para você. Jogue com os gestos a seu favor em todas as ocasiões, seja para subir, seja para derrubar, seja para seduzir.

Missão cumprida, “feijão com arroz” prontos, agora vamos à especialidade da casa: contar o que geralmente ninguém te conta. Vamos tirar vantagens pessoais, egoísticas e mesquinhas da Linguagem Corporal?

Quando se tem oportunidade de ter um contato ao vivo com uma pessoa, a melhor forma de conseguir o que se quer, de angariar sua simpatia, sua confiança e sua admiração é algo chamado “Espelhamento”. O Espelhamento é uma forma não verbal de dizer “Não tema, eu sou igual a você, goste de mim, eu sou igual a você” e, por mais boba que pareça, funciona que é uma beleza. Estudos mostram que essa empatia que o Espelhamento provoca vem lá dos tempos das cavernas, onde a colaboração era a moeda mais preciosa, aumentando as chances de sobrevivência. Naqueles tempos a rede social das pessoas se dividia entre aqueles que colaboravam com elas e aqueles que não colaboravam. Os que colaboravam eram muito bem vistos e tratados, por isso sentimos essa gratidão e simpatia involuntária por quem se mostra colaborativo, por quem se mostra “um de nós”.

O Espelhamento consiste em copiar os atos do outro, mas não de uma maneira óbvia, como uma sombra. Normalmente quando estamos interessados ou em sintonia com alguém fazemos um Espelhamento involuntário. Observe casais em seus primeiros encontros: um coloca a mão no queixo, o outro vai e coloca a mão no queixo também, sem nem ao menos se dar conta, mas cada um a seu jeito. É um bom indicador para medir o interesse de alguém em você, se a pessoa “espelhar”, ela está empenhada em te agradar. Portanto, se quiser agradar, ser bem visto ou ganhar a simpatia de alguém, pratique seu espelhamento. Mas com sutileza, espelhar não é imitar! Espelhar é reproduzir corporalmente o mesmo sentimento que a pessoa está esboçando, porém com o seu gestual, não imitando o dela.

Uma informação curiosa: mulher sabe espelhar mulher e também sabe espelhar homem, mas homem normalmente só consegue espelhar outro homem. Daí a imensa dificuldade dos homens em conquistar mulheres e sua confiança: eles relutam em espelhar gestos femininos e com isso não conseguem uma empatia de cara. Leia com atenção as próximas linhas, pois Tia Sally vai te ensinar como comer muita mulher. A mulher avalia prioritariamente a expressão facial, a linguagem corporal e o tom de voz e só depois o conteúdo do que está sendo dito. Portanto, suas chances aumentam muito se você espelhar a mulher com a qual está conversando. Não é para ser um macaco de imitação, é para ser sutil.

Um exemplo para que vocês visualizem: uma mulher conta a trágica história de como foi abrir o armário da cozinha e caiu uma barata lá de dentro. Realidade: o homem caga para isso, o homem não sente nojo da barata e a história é absurdamente desinteressante. O homem apenas solta um “que chato” para parecer solidário. O homem cresce achando que se mantendo inexpressivo ele está sendo forte, dominante, seguro e isso de fato é verdade, mas apenas em relação a outros homens. Se em vez disso o homem ficar calado e apenas fizer uma expressão de nojo ou de lamento (que provavelmente é a expressão que a mulher estará fazendo ao contar a história), ele será visto como carinhoso, compreensivo , interessante a atraente. Ele espelhou o sentimento da mulher, a mulher não vai perceber exatamente o que ele fez, mas vai sentir uma simpatia imensa por ele. Compreendam: não é para fazer A MESMA CARA que a mulher fez, é para fazer a SUA expressão correspondente ao sentimento dela. Se ela está com cara de nojo, você pega e faz A SUA cara de nojo normal. Nada de imitar a cara de nojo dela, porque isso será patético e tem efeito contrário.

O grande problema é: homens não conseguem fazer nem um terço das expressões faciais das mulheres, pois durante muito tempo foi prova de poder se manter em pleno controle de suas emoções e não demonstrar sentimentos, não demonstrar “fraquezas”. Como eu disse, isso funciona bem para outros homens, use no trabalho, mas com uma mulher isso passa a impressão de desinteresse, insensibilidade e indiferença. Então, passo numero um é observar a expressão da mulher e tentar entender o que ela está sentindo, passo numero dois é espelhar esse sentimento com a sua linguagem corporal. Isso vai fazer ela achar que tem uma empatia enorme com você e vai te tirar do saco dos Zé Ruelas que querem comê-la diretamente para o saco dos Homens Especiais. Mesmo que você não seja.

Uma curiosidade: todos nós praticamos espelhamento em maior ou menor grau, sem perceber. Quando estiver em uma sala cheia de pessoas interagindo, observe: todos espelham aquele que é visto como líder (que nem sempre é o líder oficial). Isso é muito importante para perceber quem realmente manda, quem realmente é admirado e trazer essa pessoa para seu lado. Também pode ser útil para afirmar ou derrubar um grupo. Se você vai fazer uma apresentação em grupo e, ainda que de forma coreografada (porém discreta e bem feita) o grupo se espelhar durante a apresentação, isso passa uma imagem de coesão, de grupo unido, que trabalha bem, que rende bem. Isso pode ser crucial quando você está competindo com outros grupos por alguma vaga ou prêmio: o seu vai ter algo positivo que mesmo não sendo identificável, te gera uma vantagem.

Como tudo nessa vida, a melhor forma de se aprimorar é ler a respeito e depois tentar colocar em prática. Leia mais sobre o assunto e depois comece a observar estranhos em parques, shoppings e até mesmo em consultórios médicos. Comece pelas crianças, elas são mais fáceis de ler porque não tem instrumentos para disfarçar bem seus sentimentos. Com o tempo você vai ficar bom nisso e vai começar a tirar proveito na sua vida pessoal e profissional. E se quer uma verdadeira aula de Linguagem Corporal, observe grandes líderes mundiais. Eles são treinados à exaustão para passar a imagem desejada. Depois que você começa a perceber, chega a ser risível.

Sexta página e não falei nem metade do que queria. Aguardem a segunda edição na semana que vem!

Para me culpar se colocar em prática o que leu aqui e não conseguir comer mulher, para dizer que o mercado está difícil e quer técnicas de como uma mulher deve espelhar um homem ou ainda para perguntar quem espelhou quem no primeiro encontro, Somir a mim ou eu ao Somir: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (133)

  • Preciso ler mais sobre o assunto, é muito útil e aplicável em vários aspectos. Minha linguagem corporal me acusa demais: tenho muitos tiques que denotam ansiedade/insegurança. Cheguei até a cortar o cabelo mega curto pra perder o hábito de enrolar/puxar as mechas, não uso anéis/colares com pingente pra não ficar brincando.
    Mas sempre acabo substituindo um hábito por outro…

    Acho engraçado quando alguém faz uma expressão facial que dura segundos, às vezes acho que é até imaginação.

  • Outra coisa que pode levar a um diagnostico errado é a personalidade das pessoas, gente tímida ou sem muita habilidade pra comunicação costuma ficar nervosa em situações comuns e acaba fazendo gestos com as mãos pra amenizar o nervosismo pra ela mesma, geralmente colocando a mão no rosto ou com coceiras imaginárias no pescoço, braço, etc.
    Eu faço isso… já notei gente que considero tímida fazendo, não deve ser tão incomum.

    No mais, ótimo texto e aguardo a continuação.

      • Ah, nem sempre… Eu nem sempre sei. De repente, os caras estão a fim de mim e eu nem tinha reparado até eles dizerem com todas as letras. Uma vez fui a uma festa com um cara que eu tinha certeza de que estava a fim da minha amiga e só me chamou para ir porque queria uma desculpa para que minha amiga fosse. Só percebi que ele estava a fim de mim quando ele, literalmente, me mostrou com um beijo. E já errei feio, também. Tinha certeza absoluta de que era correspondida e que estavam a fim de mim e era só amizade. Uma vez, inclusive, o cara era gay. E eu, além de não perceber que ele era gay, ainda achei que ele conversava tanto comigo porque também estava a fim de mim. Enfim, sou uma mulher heterossexual sem capacidade de leitura corporal e péssima em matéria de percepção.

        • Quando estamos emocionalmente envolvidos, isso afeta o discernimento mesmo, é normal. Mas em situações de neutralidade acho que você acertaria mais do que a maior parte dos homens

        • AHAHAHAHAHAHAHA sou dessas. Meu gaydar é made in Taiwan, PORQUE OLHA. Nunca cheguei a passar nenhum tipo de vergonha, mas já fiquei bem ~chatiada~ em algumas ocasiões. =/

  • Sally, o tema é muito interessante, mas eu sinto uma dificuldade enorme em encontrar um bom livro sobre o assunto. A maioria dos livros me parecem toscos. Teria algum para indicar no próximo post?!

    • São toscos mesmo, o menos pior para leigos é o “Desvendando os segredos da linguagem corporal” (Alan & Barbara Pease), mas mesmo assim, tem que ser lido com cuidado

  • Queria ser testado por alguém como o cara da série ‘Lie To Me’. Porque dizem que minto bem e eu acho que é verdade.

      • Sociopatas em particular disfarçam muito bem. Alguns conseguem camuflar até o olhar, o dito espelho da alma. Daqueles que possuem uma.
        Ainda acho que comportamento cotidiano é mais revelador do que qualquer outra linguagem. O difícil é que, para tal empreendimento, há que se conviver diariamente ao longo do tempo com a porcaria.

  • Adorei o texto de hoje, Sally, aguardo ansiosamente a segunda parte. O que você disse sobre observar comportamentos ensina muito mais do que alguns cursos patéticos que vejo por aí, do tipo “aumente sua influência pessoal”.

    • O melhor jeito de aprender é vendo. Comece a observar as pessoas e em pouco tempo você vai conseguir ler os sinais com muita facilidade

      • Típico ateu/agnóstico? Desconheço um tipificamento deste conjunto de pessoas… conheço desde os ateus mais raivosos (esquerdistas) até os totalmente camuflados (que podem ir pra igreja por causa da avó ou da mãe, e não se afetam).

        O que seria o ‘típico’ ?

  • “E provavelmente não é culpa dele, seu cérebro não foi treinado como o nosso para perceber emoções, sentimentos. Foi treinado para caçar, para ter boa localização geográfica, boa pontaria, boa visão central.”
    Não detecto sentimentos nem tenho senso de direção, sou tipo o pior dos dois mundos. :(
    No mais, parabéns e obrigada pela postagem!

  • Nossa, eu adoro esse assunto! Sabia de quase tudo o que você disse, só acho meio complicado aplicar, mas algumas vezes fica bem óbvio as expressões corporais das pessoas e o que estão pensando (braços cruzados, quase sempre percebo quando é sinal de discordância). Eu cheguei a começar a ler um livro sobre isso (Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal) e só não li todo porque eu sou muito impaciente com livros. Não tenho paciência de lê-los, e se leio, tem que ser numa tacada só ou duas, senão depois perco o ânimo. Sei lá, sou estranha com isso. Mas queria saber, além do seu texto ótimo, se você sabe de outros artigos sobre isso ou livros mesmo (quem sabe eu consigo lê-los). :)

    OFF-TOPIC:

    Sally, sei que você possui muito conhecimento sobre essas coisas, e não sei se você lembra de um e-mail meu falando sobre meu possível TCC com foco num site com cadastro de políticos e etc. Mas assim, eu realmente vou fazer esse TCC, inclusive tenho que entregar em breve a monografia escrita, e eu precisava saber como se subdividem os projetos que os políticos criam. Por exemplo, bolsa família não deixa de ser um projeto que foi discutido e depois implantado, mas ele não seria um projeto de lei, certo? Ou seria? Deve haver separações, como: projeto de lei, ambiental, social, educacional e etc. Ou seriam todos projetos de lei de qualquer forma? Há separação também de projetos municipais, estaduais e federais, certo? E me desculpa perguntar tudo isso, pois eu realmente tive certa dificuldade na pesquisa sobre.

    Se quiser me responder por e-mail, acho até melhor. Só mandei comentário porque achei que você veria primeiro e etc. Muito obrigada. :)

    • Cada esfera (federal, estadual ou municipal) tem competência para deliberar sobre determinados assuntos especificados na Constituição. Os projetos devem versar sobre esses assuntos, porém dentro da sua competência, cada um pode deliberar sobre o que quiser. Na verdade, geralmente cada um apresenta projetos (quando apresenta) sobre coisas que lhe favoreçam ou a seus amigos, infelizmente.

  • Outra dúvida.

    Sobre o que esta acontecendo com o caso de Santa Maria. A decisão judicial de deixar os responsáveis responder em liberdade e a reação dos familiares. Eu não entendo de lei mas a decisão judicial foi errada?

    • Não sei exatamente quais responsáveis foram soltos… Foram todos? Também não sei o grau de responsabilidade que cada um tem. Por exemplo, eu achei um absurdo prender a banda! Era evidente que os caras não queriam provocar a morte de ninguém, não leva a nada meter um cara desses na cadeia…

      • Foram soltos os dois donos da boate e dois integrantes da banda. Os familiares das vítimas ficaram revoltados com a decisão.

      • Parece que todos foram soltos…
        Também achei um absurdo prenderam os caras da banda. Tive a infelicidade de dizer isso para um brasileiro médio e ouvi grandes elogios…

        • Honestamente, eu acho que todos deveriam ter seus bens leiloados e pagar uma puta indenização a cada familiar e apenas aquele responsável pela superlotação ficar preso…

          • Me intrometendo… acredito que foi acertada a decisão. Por que razão continuariam presos? Os requisitos da preventiva já não existiam mais. Cheguei a ouvir de uma autoridade o absurdo de que estavam presos para a própria proteção, afinal, “aqui fora” podem tomar um laço incrível, sofrer algum tipo de perseguição.. WTF?! Agora se prende uma pessoa para protegê-la?!

            Sally, eu achei certíssimo prender o vocalista e o produtor da banda (acho que era o produtor), já ficou comprovado que o utensílio usado pelo vocalista era para locais abertos, sendo que o vendedor do material afirmou na investigação e em entrevistas que avisou o vocalista e ainda assim o imbecil preferiu comprar o utensílio indicado para locais abertos (esqueci o nome do “foguinho”), pois era muito mais barato (em média 50 reais). Agiu com muita imprudência. Foi um somatório de gente imbecil, ambiciosa e imprudente.

              • Sim, eu afirmei que foi um somatório de imprudência, ambição e imbecilidade (nessa imbecilidade entra o ato genial de acender o utensílio para local aberto em um local fechado), acabei não me explicando. No caso do vocalista e produtor, eles sabiam o que poderia ocorrer. Foram alertados inclusive. Acredito em um dolo eventual. Agora eu não consigo formular uma linha de pensamento acerca dos donos. Eles estavam totalmente irregulares. Mas então eu penso “estavam irregulares com o aval do Estado”. O que de fato contribui para tantas mortes (que era o tipo de espuma utilizado no isolamento acústico da casa) não é um crime. Também não era a espuma indicada, mas não era crime. Não sei se a superlotação e os extintores com prazo de validade vencido são crimes, mas enfim, não consigo vê-los em uma modalidade que não a culposa. Ao passo que às vezes penso que eles deveriam ter impedido o show pirotécnico. Acredito que o Estado tem mais culpa do que eles, afinal, a casa deveria ter sido notificada ou fechada. Enfim, quanto aos donos eu fico perdida, quanto ao vocalista e produtor eu indiciaria por dolo eventual.

                • No caso dos músicos da banda, me parece mais uma culpa consciente do que um dolo eventual, aquela ciência de que poderia dar merda seguida pela plena convicção de que não daria. Digo isso porque não creio que eles colocassem suas próprias vidas em risco, já que eles também estavam dentro da boate.

                  Já no caso dos donos, que não estavam lá, aí sim vejo dolo. Dolo em superlotar aquela merda para ganhar mais dinheiro, dolo em treinar os seguranças para que barrem as pessoas que tentassem sair sem pagar mesmo em situações emergenciais, enfim, dolo de diversas formas.

                  Mas, como não vi o processo, não posso falar muito. Em todo caso, como alguém disse aqui, gente que paga para ouvir Gurizada Fandangueira deveria saber que está sujeita à ira de Gezuiz Godzila…

                  • Eu nunca ouvi essa porcaria (isso que sou da região!). Mas, tendo em vista que misturava música gaúcha com sertanojo (sem querer ser bairrista, mas para mim o maior crime do vocalista foi esse) e ainda remixavam, é de se pensar na possibilidade de deixar todos que gostavam da banda surdos!
                    Agora, se for ver quantas “gurizada fandangueira” tem por aí, haveria muito churrasco em um estilo canibal.

                    • Que sirva de alerta para a juventude. Quem nao quiser virar 50 tons de cinza que apeimore seu gosto musical… Hahaha (gente reclamando desta piada em 3… 2…)

  • Sally muito bom esse seu texto. Mais completo de tudo que já li. Muito bom!!

    Lembra uma vez que relatei que me treinei para não bocejar? As pessoas interpretam como descaso e desinteresse.

    Mudando de assunto: o que vc achou daquelas sementes? Suas unhas melhoraram?

  • Sally que delicia de texto! Off: tem dedo de Lichia psicóloga aqui? rs

    Saudades das minhas aulas de semiótica e psicolinguistica no começo do curso…

      • Ahh Lichia, se não for pedir demais, ou se até for o caso conversamos via email mas… tu pode me ajudar numa coisinha? Estou em dúvidas em relação à um colega meu se ele está com sintomas de depressão. Tais sintomas são: perda de apetite, apatia, chororo quase que o dia inteiro, ficar na cama vegetando o dia inteiro, estar sem ânimo pra nada, sem inspiração, se sentir sempre cansado, e oscilação de humor entre raiva (aquela raiva que beira a ira, vontade de matar o 1o que aparecer na frente) e melancolia. Se não é depressão, o que é?

        • Gê, eu não curto muito fazer isso aqui, primeiro pq tenho o Desfavor o meu reduto de liberdade, aqui é um ser humano que está falando, segundo porque acredito que só um psiquiatra tem autorização para fechar diagnóstico, ou um psicólogo perito… E fechar diagnóstico é algo que se faz estudando a pessoa, leva um tempinho.

          Mas já que me perguntou: isso tem ocorrido durante quanto tempo? Porque se isso está se estendendo por muito tempo é bom mesmo ficar de olho.

          Vc tem intimidade com essa pessoa ou é mais intimo de alguém mais próximo dele? Seria interessante alguém de mais intimidade (Ou não. Em um momento em que se mostre receptivo.) orientá-lo a ir para um psiquiatra E um psicólogo. Observe a ênfase ao tratamento em conjunto.

          Desculpe não te responder de forma objetiva. Mas simplesmente não dá! Observe que no caso do Amado Batista há sim grandes chances de ser Síndrome de Estocolmo, mesmo sendo coisa de anos, digo, décadas depois. Fator que pode ter sido cristalizado ou contribuído por sentimentos diversos, significados construídos ao longo de toda uma vida. O ser humano é complexo, subjetivo. Mas como sempre costumo falar, nunca isento de responsabilidade.

          Só pra te dar uma ideia: Isso que eu falo está na literatura. Muitos casos em que a pessoa à princípio recebe diagnóstico de TDAH, mais tarde fecha-se em um diagnóstico de outros transtornos. E isso, pode levar anos.

          • Nhmm tendido! De qqr forma obrigado! E sim, sou amigo intimo dele, estou realmente preocupado pois ele nunca foi assim. Isso vem acontecendo desde algumas semanas, talvez coisa de 1 mês e meio ou dois. Fico pensando se não é por causa do fim da facu + começo de mestrado e tals que é realmente estressante…

  • Finalmente acabei de ler todo o blog \o/

    Adoro esse tema de Expressão Corporal, aguardo ansiosamente a continuação, esperando algum gesto bombástico.

    • Qual foi a sua impressão ao ler o blog todo? Poucas pessoas conseguem esse feito. Por favor: críticas, impressões, sugestões… dê seu parecer!

      • Estou no hall da fama então hahahaha.

        Eu acho o blog fantástico, no sentido de diversidade de temas e pela visão e opinião diferenciada e atualizada. Em um mundo cada vez mais hipócrita, onde tudo é preconceito, e onde cada vez mais temos que engolir o que pensamos não só para agradar aos outros, mas também para podermos nos manter “aceitáveis” perante a sociedade, o Desfavor é um Éden no meio da favela internética.
        Óbvio que em alguns pontos não concordei (no Processa Eu sobre Senna, e sobre morte de lagartixas), mas isso faz parte.
        Continuem sendo uma espécie de Schutzstaffel na rede. Porque se não for por pessoas como vocês, que tem coragem de jogar na cara do povo tudo o que MUITA gente pensa, mas não tem coragem de expressar, sob um manto politicamente correto/sociedade igualitária/direitos iguais para todos, e que está acabando com esse país. Claro que temas escatológicos também são muito valiosos (qual outro lugar ensinaria a cagar na casa alheia sem deixar vestígios?).
        Enfim, parabéns pela sintonia e falta dela entre você e o Somir, parabéns pelo blog. Agora aguardo ansiosamente pela minha cidadania na República Impopular hahaha.

      • Ge, eu encarei o blog como um livro gigantesco. Como sempre fui amante de livros (frequento bibliotecas desde meus 5 anos), não foi nem um pouco difícil. Óbvio que tempo também ajuda, mas como eu não sou cortadora de cana, sempre arranjo uns 5 minutinhos aqui e acolá para ler um post.

  • Caramba Sally, tem coisas que a gente faz e nem percebe! Quando você citou que quando ua pessoa procura fiapos imaginários quando está desinteressada num assunto, comecei a rir, faço muito isso!

    • Tem sinais que não são “disfarçáveis”, como por exemplo, dilatação das pupilas. Mas outros são controláveis. Se quiser agradar seu interlocutor, não cate fiapos! hahaha

  • Aguardando ansiosamente pelos próximos textos.

    Sally, tb tenho rinite alérgica, e das brabas. Uso descongestionante nasal umas 10 vzs por dia. O que vc faz pra melhorar sua vida com essa praga?

    • Me mudei. Desde que fui embora do Rio de Janeiro nunca mais tive uma crise. Os médicos acham que era a poluição…

  • Sally, quer melhor exemplo de linguagem corporal a Ticiane Pinheiro que dançou o famigerado “Quadradinho e 8” na TV e por umas dessas coincidências do destino acabou de se separar do Justus? ahahahahahahha

    PS: Nada me tira da cabeça que ele é gay enrustidão…

    • Olha, ele tem muitos defeitos e eu sou a primeira a meter o pau nele quando posso, mas dessa vez eu acho que ele está coberto de razão. Ele sempre foi uma pessoa discreta que prezou por sua privacidade e já tinha dado um pé na bunda da Galisteu por expor demais a vida dos dois. A Ticiane estava arrombando a privacidade do casal, fazendo Tweet Cam dentro da casa deles (ele ficou puto, xingou e quebrou a câmera ao vivo) e coisas do tipo. Sem querer ser moralista, mas não acho postura de uma esposa e mãe ficar dançando o quadradinho de oito para o Brasil todo ver, sabendo que está casada com uma pessoa que aprecia privacidade e que é discreto. Não acho que ele seja gay não, apenas é muito mais sofisticado que ela, que é literalmente uma filha da puta e herdou o ranço vulgar da mamãe.

  • Gostaria que você desse mais dicas práticas de como usar a linguagem corporal no dia a dia. Ou poderia indicar boas fontes e livros para pesquisarmos. Achei muita bobagem na Internet. PS: Cheguei há pouco tempo aqui por causa do texto do lado negro da gravidez e fiquei, porque gostei muito dos textos de vocês. Li vários textos antigos. Vocês deveriam escrever livros, se é que já não escreveram. Acho interessante que vocês mantenham o anonimato, porque quase todo mundo que escreve blogs (ainda mais um tão bom como esse) quer ganhar popularidade.

    • Vou tentar inserir mais dicas na segunda edição.

      Marina, honestamente, adoraria escrever livros, mas não creio que alguém vá querer me publicar, eu falo coisas muito polêmicas, não são “vendáveis”. A maioria das pessoas hoje quer ler auto-ajuda ou mentiras, soluções fáceis para seus problemas.

      Quando ao anonimato, vou tentar manter até o final, não sei se vou conseguir, porque a internet acabou com a privacidade, porém já acho uma vitória ter mantido por cinco anos!

      • Ou poderia ser um meio de juntar pessoas que pensam de maneira parecida e hoje estão se sentindo “sozinhas” no meio de um monte de brasileiro médio.

        Pode ser que tivesse mais vendas do que supomos… E aí poderiamos ir para o Suriname com um bom número de impopulares…

        • Até acho que juntaria um bom grupo, só não sei se seria suficientemente rentável para alguém bancar uma publicação…

      • Uma dica pra que possívelmente dê um livro: os textos da Sally que tratam sobre comportamentos humanos, tais como alguns flertando com o Desastre, Sally Surtada e aqueles textos polêmicos que a Sally mete pau mas de maneira bem humorada, nos comportamentos das pessoas, do brasileiro médio, e dos homens…

        • Me dá uma dica de editora que compre o barulho de publicar centenas de palavrões e afirmações politicamente incorretas?

          Meu sonho era publicar uma compilação de todos os textos falando sobre ateísmo, mas, novamente, 1% da população vai querer ler. Ou menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: