Ele disse, ela disse: Desnorteados.

eded-nortenordeste

Sally e Somir decidem contribuir para a (des)integração nacional discutindo algo que com certeza não vai irritar boa parte da população brasileira.

Tema de hoje: O que é PIOR, morar no Norte ou no Nordeste?

SOMIR

Norte. Vejam bem, estamos escolhendo o pior. Pessoalmente, se é para ficar no Brasil, eu prefiro ficar nos arredores do Trópico de Capricórnio. Mas se não temos nenhuma escolha além de Região Norte ou Região Nordeste, eu escolho o mais próximo de civilização que puder. E isso não implica a região menos populosa do país…

Muito se fala sobre como tem muita gente nesse mundo, sete bilhões e contando… mas vejo pouca discussão sobre o QUÃO apertadas estão essas pessoas. A maior parte das pessoas vive amontoada em poucas áreas deste planeta. E apesar de não ser muito fã de gente, não se pode negar que há lógica e serventia de nos mantermos tão próximos.

Os satélites com certeza facilitaram muito a vida das pessoas que vivem longe dos grande centros populacionais, mas até que eles consigam transportar mais do que informações, não é como se distâncias fossem irrelevantes na qualidade de vida de uma pessoa. E neste caso, eu estou fazendo até uma comparação de “vida de rico” (que costuma ser excelente em praticamente qualquer lugar)… Mesmo se você estiver cagando dinheiro, é melhor ser rico no Nordeste do que no Norte.

Mais civilização significa mais acesso a serviços básicos, bens de consumo, cultura e lazer em geral. Claro que o Norte também tem suas cidades, algumas bem grandes, mas com certeza faz diferença ser uma cidade grande no meio de intermináveis quilômetros de selva e uma grande cidade há uma ou duas horas de distância de outra grande cidade. Sabem como é… comércio, competição, relevância política… Tudo isso influi no tamanho das suas possibilidades ao morar em uma região ou outra.

O mundo pode ser um pálido ponto azul no universo, mas é grande pra caralho na prática. Mesmo com carros, barcos e aviões, ainda sim existe toda uma questão de horas e horas de viagem entre locais muito distantes. E transporte também não é de graça. De um ponto de vista logístico, mesmo com o monstruoso Rio Amazonas cruzando boa parte de suas terras, o Norte é um pesadelo. Tudo é muito longe! Porra, dava para enfiar boa parte da Europa dentro da floresta e ainda sobraria espaço!

E nesse ponto o Nordeste ganha de goleada. Mesmo considerando o tamanho da Bahia, as distâncias entre grandes e/ou médias cidades por lá é MUITO menor do que no Norte. Civilização depende bastante disso. Achar gente que faz o que você precisa ou mercadorias que te interessem vai ser bem mais simples numa região mais bem “irrigada” por pessoas e economias locais mais modernas. Evoluímos por um motivo e não foi o amor pela natureza…

Além disso, o Nordeste está melhor localizado. Se não pelas belezas naturais e propensão à chuva, pelo menos no quesito do comércio e de influências culturais. Não está na puta que pariu em relação ao Sudeste, não está muito isolado do comércio internacional pela generosa costa atlântica… E vamos concordar que entre influência de holandeses e influência de bolivianos, colombianos, peruanos e venezuelanos tem muito chão!

Muitas vezes o Norte parece mais um daqueles “outros” países sulamericanos do que com a parte mais desenvolvida do Brasil. Tudo bem que o Brasil não é grandes merdas, mas perto da zona que são os países que fazem divisa com o Norte, é um referencial bem positivo. Sem contar que com exceção dos índios, o resto do povo local é uma mistureba de exploradores, aproveitadores e pobres coitados que acabaram por lá, presos a uma economia muito primária e cruel com quem não nasceu no berço certo.

Pelo menos em outras regiões você acha mais gente feliz por morar onde mora, com mais orgulho de onde está e mais ânimo para melhorar as coisas. No Norte tudo ainda parece muito distante, em questão de tempo também. É muita gente querendo tirar logo o seu e se escafeder dali.

Vai achando que a vida no Norte é comunhão com a natureza, bicho… Boa parte daquilo está mais para terra de ninguém do que para terra prometida. Logística também atrapalha presença de poder público. Claro que Nordeste também não é fácil com seus coronéis, mas no Norte você está muito longe de tudo para sequer peitar os salafrários locais. Vai reclamar com quem quando entrar no caminho de uma madeireira, por exemplo? Com os políticos mais ricos do país? Vai nessa… Quem acha que os bandidos engravatados do Nordeste roubam muito com certeza ainda não viu os números dos que comandam o Norte.

E se vamos falar de criminalidade, temos que falar de drogas. Os funkeiros cariocas não dizem “estilo Colômbia” para se fazer de santinhos. Com TANTA fronteira sem supervisão e tão pouca cobertura “do sistema”, estamos lidando com só com a mais “boa gente” de vários países passeando por lá. Não é fogueteiro de morro passando drogas, é guerrilheiro de selva. No Nordeste a criminalidade está mais “domesticada”, mesmo com os matadores, que se existem aos borbotões em ambas as regiões, pelo menos não estão protegidos por três ou quatro dígitos de quilômetros entre eles e qualquer sinal de civilização. Ah sim, se vocês acham que turismo sexual é ruim, adivinhem quão pior é isso quando temos garimpeiros e madeireiros envolvidos?

Não posso esquecer da cultura… Axé, frevo e similares são horríveis, mas perto do tecnobrega são sinfonias! Resultado de uma mistura dantesca de ritmos populares, influenciada pelo que há de pior no resto da América Espanhola e livre de grandes repercussões nos mercados mais ao sul! O Norte é meio terra de ninguém também nesse aspecto… Tudo muito arara! Muito indígena misturado com o pior das outras culturas para gerar resultados indigestos. (P.S.: Para ser justo, o funk – a pior música feita no país – está no Sudeste, mas na média isso não sobe o crédito de ninguém)

E se vamos falar de clima, quente e úmido é pior que quente e seco. As regiões “ultra” tropicais do planeta com certeza não foram feitas para ocupação humana. Sabe o que é tomar um copo d’água gelada no calor e não refrescar? Então passe um dia quente na região Norte. Sério, aquilo não é brincadeira!

Ah sim, a fauna local! Calangos ocasionais ou uma das trocentas espécies assassinas gigantes da Amazônia? Talvez se você tiver medo irracional de lagartos o Norte pareça um pouco melhor, mas se você tem medo racional de venenos, dentes, garras e espinhos, diria que é bem melhor estar longe da porra da maior floresta tropical do mundo! E não tem Candiru no Nordeste. Se você não sabe o que é Candiru, pesquise e volte aqui para dizer como concorda totalmente comigo.

Ah sim, se eu posso dizer uma coisa que o Norte faz melhor que o Nordeste é a comida. Mas isso é EXCLUSIVAMENTE pela ausência de bodes no cardápio (e olhe lá). Ei, para não dizer que eu não disse nada de bom.

Para dizer que eu só tenho Enveja de não morar onde você mora (sim, eu sempre tenho, de TODOS), para falar que só precisava ter passado o link do Candiru e ganhado automaticamente, ou mesmo para se gabar de qualquer coisa da sua região da qual você não tem participação nenhuma: somir@desfavor.com

SALLY

Onde é pior para se morar: Norte ou Nordeste do Brasil?

Nordeste é pior, minha gente. Porque o Norte também é uma desgraça, mas se eu tivesse que escolher um único argumento, eu diria que, desgraça por desgraça, pelo menos no Norte tem menos gente!

Ok, no Norte tem mais natureza, coisa que eu abomino, mas algumas pessoas parecem gostar de planta, mosquito e aquelas aves tropicais cafonas super coloridas. Sem contar o fator praia. O Nordeste tem muita praia, inclusive praias badaladas. Praia é o maior chamariz para gente farofeira, inconveniente e chata do mundo! Lugar de praia é lugar de paunocuzação, trânsito e encheção de saco! A ciência ainda vai descobrir que o cérebro de seres humanos que vivem em regiões de praia encolhe com o tempo.

Ok, ok, talvez o Nordeste tenha mais infraestrutura, mas vai por mim, parece menos pior, mas é igualmente insuficiente. O melhor dos hospitais em ambos deve ser mais ou menos a mesma coisa. Pergunta pro cantor Netinho, que está na UTI por causa de uma cagada do Hospital Aliança, que os baianos adoram se vangloriar chamando de “top”. Aliás, do que eles não se vangloriam? Que preguiça…Top em fabricar presunto, só se for. Já soube de cada coisa de lá… Enfim, precariedade por precariedade, a qualidade é a mesma, a quantidade é que varia. No Nordeste tem mais hospital, mais escola, mais de tudo, mas a qualidade… de que adianta um monte de merda?

O povo do Norte me pareceu bem mais humilde, no sentido de oposto de arrogância. Já o pessoal do Nordeste é aquele povo bem vira-lata, bem complexado, que tem aquele falso sentimento de superioridade. Já vi cearense esculhambando outros nordestinos, se achando melhor (pausa para rir) e baiano dizendo que o atendimento em Salvador é melhor do que em muitos lugares em São Paulo. Ou seja, são pessoas LOUCAS, desprovidas de sanidade mental, com um falso complexo de superioridade para esconder uma baixíssima autoestima, já que seu ego é pisoteado pelo Sul e Sudeste faz décadas. O povo do Norte simplesmente não se importa em ficar provando que é superior.

As pessoas do Norte me passaram uma impressão pacífica, bem resolvida. Já no Nordeste, parecem estar sempre se justificando ou exaltando sua cidade ou estado. Um saco. No Norte as pessoas me pareceram mais propensas a ouvir, a compartilhar, enquanto que no Nordeste querem impor sua vontade, são cheios de certezas (sem o menor fundamento, lógico), e ficam agressivos quando se discorda deles. Evidente que não são todos assim, mas percebi uma tendência. Falo com base nas minhas impressões e não pretendo ser dona da verdade, mas puta merda, no Norte tem muito menos gente inconveniente. Não suporto gente folgada, que em segundos tem um excesso de intimidade com você. Chega a me dar arrepios.

No Norte não fazem micaretas, outro ponto importantíssimo. Nem axé. Eles tem lá a cultura deles, mas não é massificada nem irritante como no Nordeste. O Norte não exporta para o Brasil e o mundo “artistas” que nos envergonham como Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Chiclete com Banana e todos do mesmo tipo. O Norte não tem sotaque irritante, e olha que irritar uma pessoa que a vida toda ouviu sotaque de carioca não é fácil. Taí uma dificuldade pessoal minha: compreender um nordestino quando fala rápido. Não que eles estejam errados, eu é que simplesmente não consigo entender nada, fico apenas fazendo que sim com a cabeça, pois se perguntar a pessoa vai repetir e eu não vou entender nada novamente!

Tá, no Norte é tão quente que banca de jornal tem ar condicionado, mas porra, você pede uma comida e a comida chega menos de três horas depois que você pediu. Norte não tem aquele ar de putaria e turismo sexual. Norte não tem Trio Elétrico. Norte não tem seca. Norte não tem rua com cheiro de urina (ao menos eu até hoje não vi). Tá que muitas vezes nem rua tem, mas conviver com o cheiro de urina misturada com dendê é de fazer cair o cu da bunda. Norte não é cheio de igrejas, Norte não é hostil com os homossexuais… ao menos não pude perceber nada nesse sentido. Em Fortaleza vi ameaçarem um gay com uma peixeira e quando eu decidi intervir o agressor disse que “só podia ser Pernambucano, que aquilo não tinha lá no Ceará não”.

No Norte as pessoas são mais bicho do mato, mais matutas, quase-índio. No Nordeste senti pessoas mais malandrinhas, mais espertinhas, na intenção de passar a perna. Evidentemente não conseguem, porque no geral são burros (só quem tem dinheiro chega a fazer faculdade, mestrado e etc como regra geral). No Norte as pessoas falam menos, o que alivia em muito a convivência. Pegue um avião e sente ao lado de um baiano: você vai tentar se suicidar estilo Didi Mocó, abrindo o próprio maxilar com as mãos, depois de 20 minutos de voo. Mas ok, tem gente que gosta de pessoas conversadeiras (gente chata).

Eu já disse que no Nordeste tem Carlinhos Brown? Não custa frisar mais uma vez. No Nordeste tem Carlinhos Brown. Acho até que eu poderia ter feito duas páginas inteiras repetindo apenas isso, só não fiz porque tive medo do Somir vetar o texto e perder uma chance de ouro que a gente está tendo aqui hoje: ofender metade do país em conjunto.

No Norte as pessoas são mais silenciosas e problemas urbanos como trânsito são mais raros. No Norte tem fronteira com outros países, se tudo mais der errado dá para cruzar a fronteira, já no Nordeste, boa sorte nadando até a África. Além disso, justiça seja feita, o Norte é cagadinho porque nunca ninguém deu uma chance a ele (o excesso de natureza desanima), mas o Nordeste já teve até capital do Brasil e continua nesse atraso! Salvo engano, o IDH mais baixo vem do Nordeste e não do Norte.

Para fechar, no Nordeste há uma alegria irritante. Não sei de onde vem tanta alegria, animação, agitação. Mesmo entre aqueles que estão na merda, que são a maioria. O que para muitos é uma qualidade, para mim é de uma irritância (não existe e eu não me importo e uso mesmo assim) sem fim. Odeio gente alegre, gente que te dá bom dia cantado esticando a última sílaba às sete da manhã. Felicidade para ser digna deve ser comedida e privada. Essa gente bronzeada mostrando seu valor, cantarolando, gargalhando e batucando me faz pensar em bomba atômica.

Olha, hoje, conhecendo o que conheço, se a morte fosse uma opção eu não hesitaria em meter uma bala no meu cérebro. Caso isso não fosse possível, eu iria para o Norte com a maior convicção do mundo, porque como eu disse, tem menos gente e as pessoas de lá são mais compatíveis com a minha personalidade impaciente e azeda. Por favor, opinem.

Obs: Muitos de vocês pensarão: “Mas Sally… no Norte não tem NADA”. Queridos, vai por mim, melhor não ter nada do que ter um monte de merda.

Para se ofender e me dar um prazer inenarrável, para fazer ameaças vazias como se a Polícia Federal fosse se importar com alguém dizendo que rua cheira a mijo ou ainda para ter um rompante de sinceridade e apoiar a ambos metendo o cacete em qualquer lugar do Espírito Santo para cima (pode ser sincero, aqui é o único lugar onde se pode ser sincero sem medo): sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (164)

  • Olha, é claro que esse texto é meio que recheado de certos estereótipos e préconceitos adicionados das pitadinhas de opinião pessoal mas… E bom, neste sentido, não querendo me levar por julgamentos baseados nesses epistemas, só digo que é tudo “cultural” de cada região. Cabe a nós respeitar, e em outro sentido: procurar o melhor local pra se viver, o local que melhor se adéque à nossas necessidades. Conheço ambas as regiões apenas como turista, e concordo em vários pontos com a Sally. Embora eu destaque que no norte é terrível aquele clima de Roraima, Belém ou mesmo Manaus em que chove TODO SANTO DIA (ou seria: toda santa tarde?) e depois fica aquele MORMAÇO, e aquela sensação de “melado”; afora aqueles pernilongos GIGANTES que resolvem te chupar tudinho (uy) bem dolorido!

  • Patrícia Lucena

    Sou do Norte, e do interior,Altamira pra ser mais precisa….não concordo com muita coisa que disse porém concordo com algumas! Só o que tenho a dizer é que historicamente o nosso estado foi colônia de Portugal por mais tempo do que os demais, se o Brasil inteiro já é uma colônia imagina o Norte que sofreu na mão dos portugas por mais tempo?! pois é…aliás Sally, vc devia dar uma lida aí na atual conjuntura do Norte pois, na minha cidade por exemplo tá chovendo sulista e paulista, e carioca e gente do mundo inteiro vindo matar a fome aqui nas obras da barragem de Belo Monte, pois é, pois é pois é…a maioria vem lascados fudidos sem grana e sem emprego se refugiar pra essas bandas e ainda tem a cara de pau de criticar essa terra, é assim mesmo, o seu humano é ingrato! O Norte é legal, o Nordeste tb (prefiro o norte), respeito quem não gosta, mas por traz desse “preconceito” existe muita desinformação tb, veja lá como fala….até entendo que o âmago do Blog é criticar, me divirto com isso mas essas críticas, posso até dizer que a maioria delas são inverdadeiras. Abraços! continuarei acompanhando as postagens do blog, e só p constar, se eu tivesse que escolher morar no sul ou no sudeste eu me mataria, não pelo local em si, mas sim por causa da prepotência dos que ali residem!

      • Patrícia Lucena

        Ah é verdade Sally, mas não quis te criticar, só tentei em meu argumento dizer que a visão que as pessoas de outros estados tem do Pará é meio deturpada, quem diz que aqui só tem índio, fazenda, pernilongo (que pra nós é murissoca, carapanã…) está bem enganado e influenciado por uma mídia idiota, o Pará é lindo, cheio de riqueza e cultura (tirando o tecnobrega que é uma merda mesmo, concordo…), tem bons hospitais sim, mas se tratando de um lugar em que os aspectos naturais ainda dominam a paisagem é certo que há dificuldade sim em encontrar assistência médica, os ribeirinhos por exemplo….vivem isolados nas florestas e como há muito desrespeito e invasões eles contraem doenças que antes, quando viviam de fato isolados não tinham, ixe, é muita coisa, muita argumentação, e é por falta desse conhecimento que as pessoas tem essa visão em partes deturpada do Pará, e digo mais, as pessoas aqui do Pará tem a mente muito mais aberta do que se dizem “grandes metrópoles”, eu que nunca fui a São paulo, nem ao Sul conheço muita coisa desses locais, a cultura, a história mesmo, pq aprendi na escola que o nosso Brasil é multicultural, mesmo com 22 anos ainda me lembro quando criança, na escola quando estudávamos a fundo cada estado, eu acredito realmente que nas escolas de centro-oeste, sudeste, sul haja essa “conversa” com os alunos de “apresentação” do país porém quando chega no Norte os professores devem dizer assim: “é só mato, índio, fazendeiro, conflito de terra ponto final”..haha Lamento, não é bem por aí!

    • É, temos muito em comum. Tanto por ter que escutar que alguém odeia o lugar onde vc vive, sendo que veio trabalhar aqui porque onde nasceu é cagado demais, quanto por me matar se tivesse que escolher entre dois lugares onde não vivemos hoje.

      Só que eu moro em SP, não dou a mínima para a opinião alheia sobre esse assunto e tenho clareza de saber que o lugar onde eu moro tem uma porrada de defeitos, vários deles sérios e inaceitáveis, mas que ok, não vou deixar de querer que este lugar melhore um pouco…

      Sobre a discussão, acho norte tão cagado quanto o nordeste. Alguém falou sobre violência do sul / sudeste, mas os relatos de crimes “sem explicação”, trabalho escravo, trabalho infantil e exploração sexual (inclusive infantil) nos dois lugares tb não é muito animadora… É tipo SP ou RJ só que com gente com menos acesso a educação e cultura e menos (se é que é possível) infra-estrutura (ainda tem hífen?). Deve ser bom para quem mora em fazendas ou locais mais tranquilos, como uma comunidade russa no Pará… Mesmo assim eu teria medo de ter que precisar de um hospital.

      SE eu tivesse que escolher, apesar de achar que as excessões no Norte são mais tranquilas, com mais qualidade de vida de forma geral, seria o NE por causa da infra-estrutura / facilidade de voltar pro S / SE. Talvez pro sul da Bahia, algo assim.
      Ah sim… e tb porque ser vizinha da criação de gado do Molusco me irritaria demais…

    • Eu amei o Pará e pretendo voltar. Gosto tanto de lá quanto de Sampa. São belezas e energias diferentes, ambas muito revigorantes.

  • Morei 8 anos na porcaria do Para, e te digo, norte e nordeste é tudo a mesma merda. Se não é o inferno, são as portas.
    Norte não tem Carlinhos Brown, mas tem Calipson, calcinha preta e essas porcarias de brega.
    Tudo o que você falou dos nordestinos, serve pros nortistas tambem. E na maioria das cidades do sul do Para (região onde morei), não existe saneamento básico algum, não existe sistema de saude (publico e privado é tudo a mesma bosta). No Sul do Para, quando alguem adoece, tem que vir pra Brasilia ou pra Goiania.

  • Complementando, pra quem acha que o RS é uma maravilha de viver ou que todo gaúcho é bairrista: o RS tá ralado. Afundado em dívidas, não honra compromissos, parou no tempo por culpa da bancada ruralista que acha que “a força está no campo”. Tá bucha pra esses lados daqui.

    • Esses problemas aí são normais de qualquer país de terceiro mundo. Não estou significando que é pra se acomodar. Há que lutar para melhorar.
      O que acho realmente mais problemático no típico sulista brasileiro é a falta de autoaceitação em sua condição latinoamericana em favor de uma pseudoidentidade pseudoeuropeia que não corresponde aos fatos. .

  • Bah, fazia horas que não passava por aqui, e achei ótimo esse “Ele disse, ela disse”. Moro em Porto Alegre, e só conheço até Brasília (gostei de lá, não me julguem). Não tenho lá grandes curiosidades em conhecer o norte e o nordeste, muito por conta do clima, que não me apetece.

    O que mais irrita os “argentinos wannabe”, como se referiram a nós aqui do RS, é o fato de que, em qualquer bosta que denominam como A CARA DO BRASIL, nós não nos sentimos de modo algum representados! Samba, simpatia (que pra mim é subserviência) calor, cerveja, coqueiros, enfim… Da mesma maneira que um homem montado num cavalo, de pilcha, guaiaca e o caramba, cavalgando solitariamente num campo, mamando num chimarrão, também não fala sobre quem somos! Nós não temos a tal “cara do Brasil”, não somos tropicais o bastante por essas bandas. Por isso, acho um tanto difícil definir uma identidade desse país.

    “Argentinos wannabe”? Olha, se for para ser raçudo do jeito que o povo argentino é, acho uma boa comparação. Aguardo, como alguém comentou, um sul/sudeste também!

    • Paula, voce nao deve se irritar com isso, deve se sentir feliz, honrada.e orgulhosa por nao ser a cara do brasileiro medio!

      • Sally, tô enganada ou tu tá morando por aqui? Tô achando que as coisas por aqui pelo sul tão de mal a pior, sabe. A brasileiro-medianização tá forte, a gurizada que, em tese, tá começando a se integrar à população economicamente ativa tá achando o máximo se parecer com o núcleo favelado da novela das oito. Triste!

        • Infelizmente estou viajando a trabalho por todo Brasil sem paradeiro fixo agora, mas passei um tempo no Sul e comparado com o resto, é primeiro mundo. Pode ser que nao esteja tao.bom como ja foi,.mas ainda é melhor do que o resto

          • No primeiro mundo tem muito lugar merda e muita gente bosta também. Não vamos aqui descambar para o provincianismo nem para o viralatismo.

              • Será? Depende do lugar e da cultura. Primeiro mundo é uma denominação, um rótulo, e não uma garantia ou verdade inquestionável. Merda por merda, eu fico com o “subdesenvolvimento” bem temperado da Turquia e do Chile, viu?

          • Exatamente!
            Sempre quando viajo pro Sul, me sinto em outro país. Pode não ser as mil maravilhas que vendem, mas que está bem melhor que o resto do país, ah está!

            • Por mais que o Sul tenha decaído, ainda continua muuuuito superior ao resto na minha opinião

              Se eu fosse eles, começava a proibir a entrada de pessoas de outros estados, se não vão acabar virando brasileiros médios

              • Nas duas vezes que viajamos com a faculdade pro RS, minhas amigas (maioria do Interior do Paraná ou de São Paulo) também se sentiram em “outro país”, principalmente porque pro lado que a gente se vira tem alguma coisa com as cores da bandeira do Estado. Numa das vezes estivemos em Santa Maria, houve uma apresentação de danças típicas e no fim tocaram o Hino Riograndense. Elas ficaram impressionadas que TODO. MUNDO. sabia a letra de cor. Acho que isso reforça ainda mais a indentidade do RS como um mundo à parte.

                  • Haha, essa coisa do hino é bem assim mesmo, gurias! Quer aprender a ser bairrista, vem pra cá! Chega a ser irritante, ainda mais porque a coisa do ser gaúcho é toda construída, né? Ou vai dizer que o mulherio das antigas se trajava de prenda e o homens de bombacha? Mas enfim, essa coisa folclórica/fantasiosa faz parte, pessoal é apegado e toma como verdade absoluta. Dou de ombros.

                    Mas é aquela coisa, quem é de fora tem outra impressão. As coisas já foram muito melhores sim, e eu culpo, como já disse, a mente pequena da bancada ruralista, e a sucessão de péssimos governantes (o governador atual não teve talento para aproveitar a boa relação da Dilma com o RS). Aqui as coisas não vão pra frente e não perdem o xucrismo por conta desse orgulho besta.

                    Posso estar errada, mas em termos de oportunidades, o foco não tá aqui, certamente. Embora dê uma tristeza de ver, ainda gosto muito daqui, e não viveria em outro lugar… eu acho.

                    • Eu gosto muito do RS, adoraria voltar a morar lá, mas agora me acostumei com a vida na CapitaR, não suporto Porto Alegre e pro Interior não vou nem amarrada, OU SEJE.

                    • Eu acho Porto Alegre legal… e frio! Mas ainda assim fico com meu amado estado de Santa Catarina! xD

  • Minha teoria é de que tendo dinheiro qualquer lugar é um doce lar.

    A Familia Sarney por exemplo vive muito bem no Maranhão que divide as duas regiões.

    Aguardo um Sul/Sudeste.

    • Nem sempre… Tem lugar que nem com todo o dinheiro do mundo. Se duvida, visite Campos dos Goytacazes ou Macaé, ambos no Rj

    • Ih… mas quanto a isso, nem é preciso questionar! O Sul ganha disparado, principalmente no que diz respeito a qualidade de vida…

  • Moro em Manaus e só pra constar não fiquei ofendido com nada que disseram do norte.
    Com relação ao candiru, é super ultra mega raro encontrar um por aqui. São somente em rios específicos que a gente encontra. E é claro que pouquíssima gente toma banho pelada por aqui (apesar do que as pessoas pensam). Enfim, aqui realmente tudo é muito longe mas depois que inventaram o sedex tudo ficou muito melhor.

  • A minha cidade foi invadida por uma horda de nordestinos terrível, coisa de mais ou menos uns 15 mil. Virou um inferno na terra.

    Agora eu falta a 2ª parte da coluna: Onde é melhor pra se viver: Nas metrópoles do Sudeste ou na Europa Brasileira do Sul?

    • Você mora no Brasil mesmo? Morar nas metrópoles do Sudeste tá uma IMENSA merda e “Europa Brasileira do Sul”? HAHAHA

      • Desculpe, esqueci de colocar a tag [ironia] no início do texto, e [/ironia] no final. Prometo não cometer esse terrível erro novamente.

    • No sudeste sem sombra de dúvida. Só o fato dos sudestinos serem resolvidos como brasileiros e latino americanos, sem precisar invocar uma condição pseudoeuropéia, já os faz gente mais resolvida. Se existe raça humana superior, esse é, então meu conceito de super raça: o humano resolvido com a própria condição/identidade/espelho.

  • Concordo com tudo o que vc falou sobre o povo nordestino, mas ainda sim prefiro o nordeste. Alguns estados do norte não arrecadam impostos suficientes para cobrir os gastos do estado, dando um preju enorme ao Tesouro Nacional. O Acre é o estado que mais da prejuízo p/ o Brasil. O país gasta em média 400 milhões com ele todo ano, já que os impostos federais arrecadados não dão conta dos gastos…

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Cara, eu amo vocês!!!! Aqui eu posso falar mal dos dois locais, obrigada, eu amo vocês!!!
    Olha, Sally, meu pai é Piauiense (o lugar com a maior porcentagem de gente feia – 150%!) e cara… EU ODEIO NORDESTINO! Falo isso na cara do meu pai, digo que é gente feia, burra e metida a fodona, com o maior complexo de vira-lata do país. E Sally, vc disse tudo: não dá pra entender o que eles falam. Em 2010 uma irmã do meu pai que vive lá no Piauí veio aqui pra casa… ela deve ter passado 1 semana e, durante esse tempo, eu não entendi absolutamente nada do que ela disse. Foda-se não devia ser nada de interessante mesmo!
    Mas também não tem nada que me atraia e ainda tem o Candirú! Mas olha… trabalho com 3 paraenses e elas são muito show de bola! 3 éguas sensacionais!
    Pois bem, eu fiquei muito em dúvida nessa discussão, pois entre Candirú e Carlinhos Brown, não sei o que é pior. Digo logo que os dois são uma grande merda, e que não quero ir pra nenhum dos dois lugares.
    E mais uma vez: muito obrigada pela oportunidade de zoar essas duas regiões. Muito obrigada!

    • Pode falar a vontade, SE, por um acaso um dia a Polícia Federal tiver tempo e recurso para investigar tudo que é dito na internet e SE, por um acaso, tiverem um surto de burrice e acharem que alguém aqui cometeu um crime (o que não é verdade), a responsabilidade é toda minha como dona do blog. METE O PAU O QUANTO QUISER!

  • Tem prós e contras, mas sempre achei muito bizarro essa coisa de “fulano que conquistou/descobriu/whatever é gaúcho” ou “brasileiros ganharam x, mas gaúchos ganharam 2x” numa espécie de competição pra provar que eles são melhores, mas como ninguém mais se importa, se torna um tanto ridículo

  • Tambem nao consigo escolher. Só vim compartilhar a minha alegria pelo desenrolar do caso caxirola. Essa copa está ficando cada vez mais ridícula.

  • Ser estuprada por um cabra macho feio, fedorendo, com sotaque ininteligível e dotado de uma arrogância suprema ou por um peixe maldito, cria do demônio que vai se alimentar das minhas vísceras?
    A morte é uma opção? Hahahaha

    • Veja bem, o peixe tem como prevenir e mesmo depois que ele entra, pode ser removido cirurgicamente. Ah sim, o peixe é mais bonitinho…

      • Tem isso, ne? O peixe é mais bonitinho mesmo! Mas se antes eu já não tinha coragem nem de botar os pés dentro de água de rio, depois de saber da existência dessa criatura de Satanás, eu não chego mais nem perto!
        Bem, e sobre a pergunta do post, o pouco que conheço do Nordeste me faz preferir qualquer lugar do mundo.

      • Deveriam proibir qualquer evento que gaste toneladas de verba pública enquanto a população não tivesse, no mínimo, saúde e educação de qualidade

        • Concordo. Saúde e educação públicas, gratuitas e de boa qualidade são o que pode proteger, eficazmente, o pobre, seja ele de que raça for. E não cotas mortas nem bolsas fudilhas.

          • Sabe quantas pessoas concordam com a gente? Poucas. Por isso é que nada vai mudar. As pessoas nivelam por baixo: “melhor cotas do que nada”. E quem foi que disse que NADA é a única outra opçao que existe?

            • Não concordam os preguiçosos que não querem a melhora do ensino público para não precisar levar uma vida de estudo antes de acessar a universidade. Para os parasitas, é mais vantagem depender das cotas, ainda que menos digno: passar toda a vida escolar sem esforço, só bola, pagode e alcool e ainda assim entrarem na faculdade via garantia cotista. Já fui contra cotas mas mudei: hoje não só sou a favor como acho muito bem feito para quem precisa delas. E quem merece ter mérito que escolha fazer algum esforço e vez do puro privilégio que é o direito sem a contrapartida do dever.

  • Recífilis é um lugar que me exaure emocionalmente num tanto que não consigo mais dizer uma única palavra sobre esse assunto… só de pensar sinto minhas forças se esvaindo…
    concordo com tudo q esse gringo aqui diz: http://pernambucogypsy.blogspot.com.br/2013/01/recife-in-61-facts.html

    E sobre o item 34: Sou aquela que corre risco de levar bala. Não aceito grito como argumento válido. Cruzo os bracinhos e falo ainda mais baixo. A pessoa começa a falar ainda mais alto e a ponto de explodir e continuo discordando e as pessoas em volta começam a ME CULPAR pela situação toda, afinal estou aparentemente calma e provocando o outro(?????). Tenho um problema filosófico com essa cidade.

      • Não force meu lado bairrista, Sally, SE existe um é apenas nisso que ele reside.
        Os únicos xingamentos dos ‘do sul’ que poderiam me irritar são ‘baiana’ e ‘ceará’, nessa respectiva ordem.
        Obviamente não deixo transparecer, senão pega.
        Não precisa nem ir na cidade, basta passar pelo estado. Já fui de ônibus pra SP com o povo da universidade e nada mais horrendo que o trecho da Bahia. Chegamos a conclusão de que nem baianos – uns 3 estavam conosco na viagem – gostam de lá.

  • O que é PIOR, morar no Norte ou no Nordeste?

    A resposta mais correta seria MARANHÃO, que dizem ter o pior do norte mesmo sendo no nordeste ou vice-versa. Sem contar que a Roseana problema-de-junta Sarney é a governadora de lá.

    • HAHAHAHAHA…. O Maranhão é pobre demaissss… A festa junina lá é de bumba meu boi e não um arraiá como no restante do nordeste…. Lá é um inferno realmente, um calor insuportável e uma gente feia de dar medo. Os maranhenses são mto mal acabados. Atarracados, largos e cabeçudos. Parecem um tolete pisado, o corpo não tem uma forma definida. Quando fui com meu namorado parecíamos celebridades, todo mundo olhava.
      Tive a oportunidade de passar por uma experiência antropológica num lugar chamado Barreirinhas, no interior do Maranhão. Visitei os lençóis de dia e a noite não tinha nada pra fazer, fomos inventar de ir num arraiá da cidade p/ conhecer melhor os locais e tentar trocar uma idéia com outros turistas. Meus amigos, não tinha nenhum turista, só locais. Podem acreditar que tivemos a exata visão do inferno. Jamais esquecerei esse dia. As pessoas eram bizarras, chega a dar nervoso em saber que tem gente assim e vivendo naquelas condições… Tomara que nunca venham a conhecer o sudeste, pois se tiverem que voltar à sua terra natal, perceberão o abismo em que se encontram com relação a outras culturas de outros estados… Triste!

      • Não é bem assim.
        Sou paulista,piracicabano,filho de polonês , minha esposa e eu fomos a Barreirinhas,nos hospedamos bem, super barato,fizemos o passeio das dunas, passamos o dia inteiro lá,um garoto,maranhense carregou o dia inteiro um isopor com refrigerantes e bebidas,estávamos em 5 casais, sendo que apenas eu e a esposa e um casal de goiania erámos brasileiros, havia um casal inglês,um holandês,um alemão .
        A noite comemos muito bem e barato, camarões enormes.Passei a noite toda treinando meu inglês e foi maravilhoso.
        Querem um lugar bom de se morar e trabalhar?Interior de São Paulo.
        Acontece de uma ou outra cidade do Sul se destacar,mas basta ver a lista das melhores cidades do Brasil para se morar e a gente nota a ‘caipirada’ no topo.Morei mais de 40 anos em São paulo-Capital,conheço o Rio e quase todas as capitais e muitas cidades do interior dos estados.

  • Nunca nem pisei no norte mas sim morei 5 longuíssimos anos no nordeste (Hellcife). Mas tb convivi com gente do norte e concordo com a Sally no que diz respeito a serem mais humildes e “na deles”.

    Fiquei muito tentada em concordar com o Somir pq tb detesto lugares ermos, longe de tudo e de todos, bichos, natureza, cheiro de mato…essa merda não é pra mim, sorry. Mas o nordeste é ainda pior com aquele monte de gente arrogante, que fica metendo o pau no sul e sudeste, com idéias de separatismo (pausa pra gargalhar alto) porque se acham, né?

    Grandes merdas ter praias bonitas. De que adianta tanta praia bonita com tanta gente feia? Fora o sotaque irritante, odeio com todas as minhas forças e olha que convivo com nordestino desde que nasci pq a família da minha mãe é de lá e então imaginem a parentada no domingo qdo se reunia pra comer buchada de bode e não paravam de falar alto e dançar forró. Tive uma infância sofrida.

    A culinária é um capítulo a parte mas disso dá pra fugir, ninguém é obrigado a comer aquelas comidas nojentas. Bom, depende, minha mãe teve uma época que me obrigava. Já falei que tive uma infância sofrida?

    Salvo raríssimas exceções, os nordestinos são MUITO mal-educados. Gente que grita com vc, que te empurra nas filas, que pisa no teu pé e ainda retruca “oxe, sai da frente!”, e vários etcéteras. E não me venham falar que só gente pobre e sem instrução que é assim. Isso pode se aplicar ao sul e sudeste mas no nordeste não há muita diferença entre o pobre e o rico nesse quesito, falo por experiência própria. Trabalhei em loja elegantee cara no shopping center Recife e sei o que sofri.

    • Ligia, muito amor por você. Não poderia concordar mais.

      ALGUÉM AVISA PARA A REGIÃO NORDESTE QUE ELES SÃO RIDICULARIZADOS EM TODO O BRASIL? Sério, alguém manda eles pararem de se achar melhores, porque eles são um grande lixão do país? Não sei de onde vem tanta arrogância! Impressionante como eles são tão mal educados, mas tão mal educados que nem ao menos tem semancol de perceberem que são mal educados.

      E não adianta, vai passar alguém aqui dizendo que isso é INVEJA.

      Obs: Grandes merda ter praia, não foram eles que construíram, não é mérito deles. E as praias do Rio dão de mil a zero nas do Nordeste, até porque nas praias do Rio tem gente bonita.

      • Vamos lá. Só posso falar do que conheço. As praias do Rio conseguem ser ainda piores do que as do nordeste e não tem gente bonita não. Aliás nem sei pq o Rio não é nordeste. Gente bonita tem em São Paulo. No centro da capital, que é o que eu realmente conheço daquilo ali. E os brasileiros mais educados que já vi são os do Pará. Eu mesma é que não sou: mando todas as regiões tomarem no cú do país inteiro…….

        • Em quais praias você foi no Rio? Só pode ter ido na praia do Flamengo, porque se você pisar no Pepê, em Ipanema ou outras praias do tipo só vai ver tanquinho e cabelo esvoaçante

          • Frequentei o Rio durante tantos anos que nem sei a quantas praias fui. Pedi as contas e os nomes. Quanto ao tanquinho, vc há de convir que não sou obrigada a adotar o padrão dos outros…………

            • Ahhh sim, mas é o padrão social. Então VOCÊ não acha bonito

              Vai para a praia de Amaralina domingo e me diz se ALGUÉM acha aquilo bonito

              • Deus me livre! Se fosse só estar fora do padrão social, menos mal. O pior dessa praia que vc citou, é ser o balneário de uma das maiores boca de fumo de Salvador. Beleza é subjetivo. Segurança, não !

        • Oi? Gente bonita tem em São Paulo??? Gente gordinha, isso sim… E você deve ter ido no “Piscinão de Ramos” pra achar praia do Rio feia…

          • São Paulo tem gordo também, como em todo lugar. Só que nem em todo lugar todos os tipos são bonitos como em Sampa. É a isso que chamo de povo bonito: beleza com diversidade.

      • Tem gente bonita e mais educada, por incrível que pareça. Meu marido adorou o Rio e não viu nada demais no nordeste, nem com as praias se impressionou. Eu não sei o que essa gringaiada vê naquela porcaria mal-organizada e cheia de gente ignorante. Só deve achar bom quem vai pelo turismo sexual mesmo.

        • É o oba-oba, o saber que pode fazer qualquer coisa em uma terra sem lei. Também conheço muito gringo que cagou para as principais praias do Nordeste e se apaixonou pelas praias do Rio. Alias, a praia mais bonita do mundo eleita por diversas revistas especializadas fica no Rio de Janeiro e se chama Lopes Medes. E dá de mil em qualquer praia do Nordeste.

          Atentem que para que EU defenda o Rio, a coisa é grave.

          • Caraca Sally… você já foi a Lopes Mendes? Um dos lugares mais lindos, se não o mais lindo que já fui na minha vida… é um sonho e é super bem preservada!

            E foi exatamente o que me peguei pensando quando defendi o Rio na minha resposta acima, “pra eu defender o Rio, a coisa é séria”, hahahaha!

            • Lopes Mendes é sim um dos lugares mais lindos que eu já fui na vida. Deixa essas praias famosas do Havaí e da Polinésia no chinelo. Talvez por ser uma praia deserta, não ter brasileiro médio paunocuzando, eu tenha gostado tanto.

  • Difícil escolher… Nunca estive em nenhum dos dois lugares, mas pelo que me contam – de gente que foi lá a passeio e até de alguns nativos – eu não me atreveria a sonhar em pôr os pés por lá. Talvez um dia, dependendo das circunstâncias, eu até vá pra lá e me surpreenda, mas até agora todos os relatos que me chegam de lá são os piores possíveis.

  • Acho que Somir me ganhou no candiru, como assim um corpo foi achado no amasonas com varios candirus sobrevivendo das visceras dele???????????

  • Sally você veio em que estado daqui do Norte?

    Eu conheço o Norte e Nordeste mas não conheço o Sul nem Sudeste… Li verdades mas também li impressões superficiais. Me deu vontade de escrever algo sobre, eu sempre morei no Norte e já viajei bastante para o Nordeste.

    Abraços

    • O Norte eu não conheço em profundidade, mas o Nordeste… esse sim.

      Estou errada nas minhas impressões sobre o Norte?

      • O Norte é excluído mesmo. Sempre se perpetuou no resto do Brasil a ignorância em relação ao Norte. Aqui começou essa onda de Micareta faz tempo, muita coisa do Nordeste acaba escapando para cá. As pessoas pobre daqui são mais ignorantes, mas aqui ninguém passa fome. Enfim muitas coisas que daria pra eu escrever até para escrever um texto sobre, pelo menos muita gente ia começar a ter uma ideia mais real daqui.

              • Sally, você diz que não gosta da natureza pelos mosquitos e outros insetos que enfezam a nossa vida? Porque se for por isso eu também odiaria a natureza, mas tem um lado bom. Por aqui tem algumas praias, mas o mais legal mesmo são as cachoeiras e igarapés que tem pelo interior do estado.

                Mas se odiar natureza mesmo, tem a capital. Vou jogar a real tá, tem uns lugares bons para ir, tipo shopping, clubes noturnos, lugares mais calmos para um bate papo, praças, algumas muito boas para dar um volta, de vez em quando tem uma programação cultural no centro de convenções, tipo feira do livro ou feira internacional. Ah e aqui tem umas comidinhas muito gostosas. E se você gosta de história também, porque a história daqui é cheia de cagadas.

                • Eu não gosto da natureza por um conjunto da obra. Não gosto de insetos, nem répteis, nem anfíbios, nem peixes, nem… bom, basicamente eu só gosto de mamíferos fofos e peludinhos. Cago baldes para praia, rios, cachoeiras, meu negócio é frio, montanha e neve.

        • Os pobres do Pará são mais respeitosos do que os pobres de Salvador. SEm comparação.
          Quanto aos ricos: rico cucaracha é tudo palhaço viralata. Acha que o dinheiro o faz menos cucaracha e mais europeu. Cucaracha rico é rico sim, mas de terceiro mundo. Devereiam usar a grana para se resolver.

              • É.. gente mal educada tem em todo canto mas eu gosto daqui e das pessoas. Eu me referi a cabocos metidos à bestas… são os piores, tipo cabocos que pagam pau pra estados do sul e sudeste e dizem que morar aqui é uma merda, só falam. Entende?

  • O post da Anya resume BEM os textos da Sally e do Somir hoje: Somir basicamente se prendeu ao fato do Norte está longe de tudo, enquanto a Sally expôs uma quantidade MUITO maior de argumentos sem perder a qualidade.

    Sou de Manaus-AM e sou autoridade para falar hoje!! Acha o clima quente e úmido é uma merda? É porque você é FRACO!! Ou sendo menos arrogante: no inverno, passa dias e dias intercalando entre chuva fraca e tempo nublado. E acredite: dia “lindo” ensolarado só é bom se você está fazendo um churrasco com os amigos, por que no dia a dia, Sol brilhante só serve para você SUAR e ficar cansado, não importa aonde você viva…

    Só o argumento do clima já seria o suficiente para ganhar o debate, já que o clima é algo que temos que conviver, não importa aonde estejamos, e o do Norte é melhor, mas vamos continuar: aqui no Norte as coisas são mais tranquilas. Morte, corrupção, crimes… o grosso de tudo de ruim no Brasil está lá para baixo! Aqui não é o paraíso, mas pelo menos aqui no Norte você consegue ler as noticias locais e ainda acreditar na humanidade.

    O Norte é o MELHOR, pelo menos em comparação com o Nordeste!

    Vivam com isso…

    • Eu concordo que seja melhor que o Nordeste, mas não melhor do que Sul e Sudeste. Prefiro o risco de assassinato do que tanta natureza perto de mim!

      • Aqui no Norte temos um ditado: Não incomode a natureza e a natureza não incomodara você…

        Nunca disse que o Norte era melhor que o Sul/Sudeste! Mas faço questão de dizer que vem logo atrás deles…

  • Nunca vi nada mais relativo. Depende das suas condições, da localidade e também de seu temperamento.
    Eu abomino o clima equatorial mas gostei muito do povo paraense. Já aqui na Bahia há regiões um pouco mais altas de clima um tanto ameno ou, no mínimo, menos quente do que o de Salvador, e portanto mais confortável do que o clima equatorial do Pará. Mas com o baiano eu já não me identifico tanto como com o paraense. A comida do norte também é melhor.
    Não conheço nem todo o norte nem todo o nordeste, mas uma coisa é certa, quem está pensando em vir para Salvador, seja para passear ou morar, deve repensar muito. Preferencialmente no sentido de desistir. Aracaju ainda é um pouco provinciana, mas está sabendo crescer sem ficar infernal. Petrolina também é razoável.
    Nessas coisas de melhor para morar conta muito o temperamento, o tipo de sensibilidade, os objetivos e a missão maior da vida de cada um. Não podemos esquecer que até o conceito de “civilização” é pessoal e subjetivo.

      • Altas taxas de criminalidade violenta, imundície demais, custo de vida caro, transporte risível, praias podres, verões intermináveis, nazicoitadismo de montão: aguente uma salada como essa sem ter indigestão.

        • Sabe o que eu reparei em Salvador? O povo mais arrogante do Brasil, e talvez o mais ignorante também. Esse orgulho em ser baiano (grandes merda MESMO), essa falsa superioridade e uma tremenda falta de educação. Gente atirada, abusada e sobretudo interesseira: quando você tem algo que lhes interessa eles nem ao menos disfarçam a puxação de saco. Um povo lambe-cu em troca de um chaveirinho.

          O trânsito é terrível, por culpa dos próprios baianos que NÃO SABEM DIRIGIR. Nunca na minha vida, nem na Índia, nem no Egito, nem nos piores países africanos vi pessoas dirigirem tão mal como em Salvador. Mas claro que eles acham que dirigem super bem, então dirigem em alta velocidade.

          Transporte público não existe. É trânsito violento e demorado, ou ir a pé e ser assaltada e estuprada.

          Gente SEM EDUCAÇÃO, nos mais diversos sentidos da palavra. Desconhecem normas mínimas de bons modos, normas básicas para uma convivência com outros seres humanos.

          A prestação de serviços também é de longe a PIOR DO MUNDO, e olha que eu já viajei para lugares bem cagados. Nunca vi tanta ineficiência, informalidade e despreocupação em perder o emprego. Acho que nunca ninguém foi demitido em Salvador, pois desconhecem hierarquia e não tem medo de trabalhar mal, chegar atrasados ou se recusar a trabalhar.

          Porém, tenho que defender em dois pontos: verão em Salvador = inverno no Rio (a temperatura não chega a ficar insuportável em nenhum momento do ano em Salvador) e o custo do vida eu diria que é dez vezes mais barato que o do Rio.

          • Orgulho de ser qualquer coisa, seja baiano ou não, é atestado de inferioridade. Pois quem é resolvido com sua condição tem é autoestima, que é bem diferente de orgulho. Nisso aí o brasileiro típico é carente, seja qual for a região.
            Não sei se vc percebeu: aqui o simples fato de alguém ser de raça caucásica, ou pelo menos predominantemente caucásico, já é suficiente para fazê-lo culpado de todas as tragédias do planeta. É a isso que chamo de nazidespeitocoitadismo.
            Sem educação tem em todo canto. Mas aqui em Salvador isso chega às raias do desrespeito e do aviltamento mesmo. É por isso que não posso andar armada por aqui…….

            • O baiano é o mal educado mais cheio de razão do Brasil. Experimenta dizer que ele não tem razão! Sem contar que tratam mulher feito bicho e subordinado feito escravo. Os ricos são racistas, cruéis feito senhores feudais, preconceituosos e desumanos. Nunca vi humilhar tanto trabalhador como no período que morei em Salvador. Chegava a me meter e comprar briga dos outros.

              • Baiano acha que desrespeito é identidade cultural. Só por aí vc deduz o mérito……….
                Quanto à violência laboral: sim, isso aqui é um dos capeões nacionais (e acho que internacional) de assédio moral. O que prova ainda mais ser esse problema um resquício do escravagismo. Não entendo, então, porque a militância negra ainda não encampou essa batalha: limpar o país dessa herança maligna. Estaria o movimento negro preservando esse estado de coisas para, quando chegar ao poder, tornar-se o assediador?

                • Maria, NADA justifica assédio moral. NADA. Sou contra, repudio, acho que quem faz tem que ser preso.

                  Mas fazer baiano trabalhar com afinco e dedicação é uma missão impossível. Eu tentei com educação por seis meses e simplesmente desisti e fui embora em vez de tentar na grosseria, mas colegas meus que ficaram e partiram para a ignorância conseguiram bons resultados.

                  Não seria o caso de se pensar que o próprio baiano endossa essa agressão quando só funciona na porrada?

                  • Meu pai, que é historiador, jura de pé junto que esse costume muito arraigado no baiano de fazer corpo mole foi, durante os séculos da escravidão, a única forma de resistência dos escravos. A explicação até que convence, princialmente vinda do meu jovem, sempre tão sério, politizado e questionador. Mas, a essas alturas da nossa história, não justifica ou ao menos não deveria justificar o corpo mole do baiano contemporâneo e muito menos o assédio.
                    Mesmo porque, aqui em minha categoria, oa assediados são, invariavelmente, os melhores em vários aspectos. Os de corpo mole que passam a vida a bajular as autoriddaes de forma alguma são assediados e ainda são privilegiados. Os portadores de preciosas e raras qualidades é que incomodam. Nesse sentido, assédio é agressão mas também é lisonja. haha

                    • Eu concordo que tem uma origem na cultura da escravidao. Lugares colonizados com imigrantes com Sul e Sao Paulo tem historico de gente esforçada e otima prestaçao de serviço. Mas ja deu… mais de cem anos se passaram, hora de se adaptar à nova realidade. Eu nao posso ter ranço de cultura escrava e colocar um no tronco se nao sou presa, entao quem trabalha para mim tambem nao pode…

  • Eu gosto de mato e pássaros coloridos, cafonas. :D Rio Branco cresceu muito. Não tem mais esse negócio de cidade do interior. Moraria lá sem problemas.

  • Nao conheco pessoalmente nenhum dos dois,
    Seria pra dizer o menos pior pelo que escuto dizerem, entao o No
    rte seria menos pior. Se bem que do ES pra cima a coisa cemeca a ficar feia

        • Brasília é civilização artificialmente construída. Pegaram um nada e fizeram na marra uma civilização. Não conta porque foi artificial, não foi fruto de evolução da cidade. Basta olhar para o entorno de Brasília para ver como ela estaria não fosse a injeção de dinheiro e civilização que recebeu…

          • Verdade! Não havia pensado por esse lado. E o entorno, muitos da responsabilidade do Goiás e Minas, recebem ajuda e auxílio do DF, pois são largados por seus administradores.

  • Olha, tá realmente um páreo duro, ambos tem argumentos bem convincentes. Vou observar os comentários ao longo do dia, onde espero que mais pessoas exponham motivos, e espero que até a noite eu consiga tomar uma decisão.
    Os dois são bem ruins porque são distantes pacaralho da civilização, aka São Paulo (jamais moraria lá, mas volta e meia tem coisas bacanas pra fazer). Sempre achei o Paraná um estado bem whatever, porém reconheci sua importância por ser perto de São Paulo, se eu resolver ir amanhã é só pegar um ônibus e de boa (tecnicamente você pode ir pro Nordeste de ônibus, claro, mas passar TRÊS DIAS dentro de um não me parece interessante). Cada vez que planejei ir pro Norte ou Nordeste (tive uma vez em cada) foi um terror pra caçar passagens aéreas na promoção, acho muito chato e desgastante isso. Imagine passar por esse transtorno cada vez que quisesse ir pra São Paulo (porque, vamos aceitar, TUDO de bom e culturalmente relevante acontece lá). Então o importante é que o Sul é meu país, haha!

      • Não sei como é no Paraná e em Santa Catarina, mas morei no Rio Grande do Sul por anos e sempre me pareceu que o povo gaúcho em geral é um ‘argentino wannabe’

        • Eu amo o Sul. O Paraná tem realmente a questão de ser próximo a São Paulo, mas não curto muito a galera de lá… agora, Santa Catarina… esse estado é o dono do meu coração. Amo de paixão!
          Para o Rio Grande do Sul, ainda não fui. Mas por mais que o gaúcho seja um “argentino wannabe”, eu gosto muito deles. Totalmente o oposto do que sinto pelos nordestinos.

          • Não curte os paranaenses pq? eu achei eles até de boa… Confesso que tenho uma suave queda por curitiba, e se pa pretendo fazer meu mestrado lá! xD

  • Esse é um dos EDED mais difíceis da história do Desfavor… Vou apenas esculachar as duas regiões.

    Pra começar, minhas impressões sobre o Pará, que é o único estado do Norte que conheço aceitavelmente: Não é muito melhor que o NE. Lugar úmido, feio, quente, cheio de puteiro/putanheiro (uns tios meus que moram lá acharam de bom tom comentar isso perto de uma criança de 11 anos). A melhor coisa de lá é o Tecnobrega. Reflitam.

    Sobre o Nordeste, morei mais de 10 anos e conheço mais da metade dos Estados. Se você não mora em uma capital, basicamente está fodido. O atraso mental da sociedade (CHEIO DE CATÓLICOS/machistas) chega a ser alarmante. Você não consegue ser bem atendido em nenhum estabelecimento, e o conceito de fila é uma coisa inexistente.
    Nem vou comentar sobre a quantidade de esgotos a céu aberto, uma coisa que a população já abstraiu como parte da paisagem urbana.
    Além disso, suas cidades estão cada vez mais violentas. Ando mais tranquila em São Paulo e no Rio do que em certas cidades do NE.

    Finalmente, algo que nunca consegui entender: Os homens (feios, bregas, burros, e incultos pra caralho) são super disputados pela população feminina desesperada, que parece ter uma esmagadora vantagem numérica. Isso leva aos machos terem uma autoestima elevada e uma autoimagem completamente incoerente com a realidade.
    Ser comprometido no Nordeste é uma coisa desgastante se você for mulher, e todo mundo tenta te convencer de que “homem é assim mesmo”. Filhos fora do casamento são bem mais comuns e algo aceito por lá.
    A região tem o maior índice de estupros também.

    Fora a arrogância das pessoas, comentada pela Sally. Sempre ouço as histórias “do gringo que veio a turismo e acabou morando pra sempre, encantado com o lugar”. OI? Sério, me enrola em plástico bolha e me mandem pra Noruega…

    Paro por aqui para não escrever um post paralelo.
    As duas opções são muito cagadas, não consegui escolher dessa vez.

    • A arrogância do nordestino é algo tão gritante que um dia pretendo escrever um texto sobre isso. Eles tem resposta para tudo, eles acham que sabem tudo, eles são cheios de certeza, de opinião e… ZERO embasamento. Nunca leram uma porra de um livro sobre o assunto que opinam e sua fonte de informação é Jornal Nacional, Veja e aquilo que o vizinho comentou, ainda assim, são cheios de razão e se você discorda deles ficam putos, agressivos e ainda te chamam de burro. Desculpa aí a honrosa minoria que se salva, mas o nordestino não é esse povo simpático e carismático que pintam.

      • O que acho ridículo, atestado de atraso mesmo, aqui no nordeste (e no Rio também, embora em menor escala), é essa obrigação de vc falar com todo mundo, conversar com todo mundo. Como se possível fosse alguém ter assunto e/ou afinidade com todo mundo. Como se existisse padronizar temperamento. Como sou independente e reservada para o padrão nordestino, acabo passando por metida e/ou antipática. O que é muito bom por um lado: pretexto e oportunidade (mais uma) de mandar tomar no cú. hahahaha

        • Você mora em Salvador, certo? Creio eu que seja o pior lugar do universo para quem tem um mínimo de apreço por privacidade e intimidade. Neguinho te conhece hoje e amanhã passa na sua casa sem avisar, na hora do almoço, dizendo que está com fome. Neguinho faz toda sorte de inconveniências invasivas e AI DE VOCÊ se colocar um limite, ainda que com muuuuita educação. Neguinho se ofende e fica ofendidinho como se estivesse coberto de razão. Ou seja, quem quer fazer amigos em Salvador tem não apenas que tolerar a falta de educação e invasão de privacidade, como ainda sorrir, para não ofender a massa sem noção.

          Você concorda comigo ou tive a impressão errada?

          • E depois falam mal de curitibano, dizem que são frios e antipáticos, APENAS PORQUE não tem essa mania de falar com todo mundo que passa pelo caminho.
            Mais um motivo pra não querer morar pra essas bandas.

          • Eu vivo e nasci em Salvador. Vc não interpretou errado, não. É isso mesmo a cultura daqui. Minhas amizades baianas são do sertão e eles também acham o povo daqui do Recôncavo muito “entrão”. Sou considerada uma pessoa estranha e reclusa, que reluta muito em pôr gente dentro de casa e de frequentar a casa dos outros. É o diabo da padronização cultural. Não existe padrão para o bem.

            • Já morei um tempo em Salvador e não fiz um único amigo baiano justamente por sentir as pessoas mal educadas, entronas, interesseiras, rudes, arrogantes, sujas, metidas e pobres de espírito. Porque merdas baiano rico ostenta tanto? Porque merdas vai a um shopping cagado em uma Ferrari?

              Tenho bons amigos baianos sim, mas conheci fora da Bahia. Dizem que baiano com bom senso sai ou tem vontade de sair de Salvador.

              Em tempo, no Rio costumam dizer que todo baiano é inconveniente. Existem exceções, mas essa é a regra.

              • A Bahia hoje já tem lugares interessantes para quem quer mudar para melhor sem sair do estado: fica tudo lá pelo interior, bem longe do Recêncavo. Tem a região da soja e a região do vinho. A chapada também é razoável.
                O carioca típico, para meu conceito, é incoveniente também. Eu prefiro ainda menos entrão. O paulistano me parece equilibrado nesse quesito: nem incoveniente nem frio demais.
                Quanto aos ricos daqui, não conheço nenhum assim de perto. Nasci remediada e estou satisfeita com meu círculo e minha classe. Nunca tive curiosidade de andar por meios mais abastados. Mas fique sabendo que ostentação, na maior parte das culturas, é coisa de pobre mal resolvido. E isso tem muito por aqui.

                • Carioca é sim inconveniente e malandro, também tenta se dar bem o tempo todo, com a diferença que na maior parte das vezes consegue porque é esperto. Carioca é ainda mais perigoso que baiano. Eu acho os paulistas muito mais bem educados que carioca e baiano.

          • Sally, teve uma tia minha que veio do Nordeste para uma festa de família e, a PRIMEIRA coisa que falou quando viu minha mãe foi: “nossa, mas você ta gorda, hein?!”
            Juro por Deus, Sally. E pior: minha mãe ta sim gorda, mas a fulana, além de tão gorda quanto, era mais feia que a Carla Perez antes da plástica. Imagine minha resposta ao presenciar a cena…

              • Talvez a palavra “gorda” para a nordestina incoveniente não signifique insulto. Eu mesma acho que pode ser até elogioso: engordar no rosto depois de uma certa idade fatalmente provoca rejuvenescimento.

                  • Em muitos lugares deste planeta gordo é elogio. Acredite se quiser. Em outros, é palavra neutra, nem boa nem má. Nesses lugares, gordo nunca se confunde com obeso.
                    Na língua inglesa, os dois extremos são ofensivos, tanto o fat como o thin. O slim e o fatso, os pesos intemediários, são sempre neutros ou elogiosos.
                    Eu daqui de minha parte não me gosto dentro de uma roupa 40. Sinto-me magra demais mesmo medindo somente 158 cm. E prefiro homens com sobrepeso. Nem magros, nem obesos nem musculosos.
                    O problema é que brasileiro confunde o significado de gordo com obeso. Gordo é quem tem gordura mas não necessariamente excessiva. Eu visto 42/44 e sou gorda no sentido de que tenho alguma gordura. Não no sentido de que sou feia ou doente: meus 45 anos tem gente que diz por aqui que é invenção minha para me mostrar.
                    Essa nazipadronização, esse nazimagrismo na sáude e na estética está causando doenças como os transtornos alimentares, por exemplo. Temos que começar a questionar isso. Padrões servem a interesses políticos e econômicos, nunca ao bem estar social, natural nem ao processo civilizatório que dependem, entre outras coisas, da diversidade das espécies

      • Fiz um passeio à Pipa/RN no mês passado numa van de turismo, eu e meu namorado ficamos ao lado do motorista/guia, que foi de Natal à Pipa narrando fatos históricos e errando feio nas datas. Numa delas meu namorado não se conteve e o corrigiu. O guia não relutou,mas fez questão de frisar que não estava tão certo da certeza do meu namorado…

        No passeio de buggy a Genipabu o motorista foi xingando todo mundo no trânsito. Na volta um motociclista fechou o buggy e o bugueiro desceu e ameaçou de morte o motociclista na nossa frente…rs. Foi o maior barraco…

    • Até minhas amigas que moram em Capital reclamam da falta de coisas (“Ué, mas aí não é Capital?”, eu pergunto), então…

        • Aliás, irei a Salvador em julho, participar de um evento de design, ainda não sei onde ocorrerá o evento em si e onde será o alojamento (provavelmente em alguma universidade), assim que tiver mais infos pedirei dicas, se o lugar é sussa, etc, MIAGUARDE

  • “melhor não ter nada do que ter um monte de merda” resume com perfeição. Se é pra escolher, fico no norte(além de ter a vantagem de metade da família ser daqueles lados)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: