Plantão Vinagre: Mandando bala.

plantao-vinagre7

Mais um dia de protestos e repressão sangrenta. Mas não esperem grandes spoilers sou novidade, infelizmente hoje venho escrever coisas que todos vocês já sabem, só para que essa violência não passe em branco. Porque no dia em que a gente começa a aceitar a violência como normal e se acostumar a ela a vida humana passa a valer merda. A violência policial na manifestação da última terça (ontem), foi algo sem precedentes.

Não é novidade, mas armas letais foram utilizadas mais uma vez nos protestos. Algumas cápsulas de PT-380 e muitas do precário 38 foram encontradas a rodo pelo chão pode onde o Choque passou. Olha, o que me surpreende nem é o uso de armas letais, porque isso a gente noticiou aqui em primeira mão mesmo antes de começar a acontecer, quando bateram o martelo permitindo. O que me espanta mesmo é como a polícia carioca é FUDIDA, com U mesmo, que é para ser pior do que se fosse com O. Porque todo mundo sabe, ou deveria saber, que policias costumam ter duas armas: uma “funcional”, para atirar em serviço, e outra “caixa 2”, para cometer barbáries sem ser incriminado por uma perícia balística, uma “arma fria”. E não é que a “caixa 2” da polícia carioca é um caralho de um 38 FUDIDO? São uns merdas em todos os aspectos! Normalmente é uma arma melhorizinha. Mas não, a arma “fria” da polícia carioca é uma bosta.

Eu tinha que abrir um parágrafo para falar desta humilhante condição de tentar matar cidadão com UM FUCKIN’ 38. Desculpa, não resisti. E tenho que fazer outro comentário maldoso, que soa mais como fofoca, mas não quero ignorar a questão. O que está acontecendo com o shape dos policiais cariocas, hein? Porque né, se a Veja, que ainda por cima cobra pelo que escreve, pode gastar parágrafos falando da marca do tênis usado por um membro do Black Block, eu, que escrevo de graça, posso falar dos policiais obesos e cagados nas calças que estão sendo colocados para antagonizar com manifestantes. Sério mesmo, um povinho obeso, segurando o escudo do choque acocorado, tal qual um tatu-bola… patético. Sabe qual é a impressão que fica? Falta de contingente, que estão tendo que pegar aquele policial que estava encostado no administrativo, na corregedoria, e colocar na rua na marra, para dar conta da situação. Vamos malhar um pouquinho, polícia? Afinal, seu corpo é seu instrumento de trabalho. O grande problema é: o cão covarde é o que mais ataca.

Ah sim, para quem não acredita na gente quando o assunto é uso de armas letais, a coisa foi tão ostensiva que foi parar na globo.com, ok? Com direito a fotinho e tudo. Mas se você acredita mais na globo.com do que na gente, faça um favor e nem volte. Só quero ver o que vão dizer no dia em quem um manifestantes sacar uma arma para se defender de volta (e certamente será algo bem melhor que um 38). Aí vai virar “vandalismo”, “barbárie”, vai virar “inaceitável”. LEIAM A LEI e constatem que uso de arma letal em manifestação é tão ilegal nas mãos de polícia como nas mãos de manifestantes.

Mas vamos lá… o que teve nessa terça?

Teve violência? Teve sim Senhor! Pancadaria ostensiva e gratuita, violência desmedida de um jeito que eu, que morei uma vida no Rio, nunca tinha visto. Agressão física gratuita. Menina caída no chão levando chute de botina de seis policiais. Surra na imprensa. Espancamento de menores de idade. Bombas de efeito moral como se fossem água. Moradores colocavam a cabeça para fora da janela e gritavam “PM SEM LEI!” e coisas do tipo. Moradores assistindo a espancamentos de manifestantes, sentidos com o tamanho da covardia, jogavam pertences seus pelas janelas nos policiais: canecas, pratos e mais.

Policiais atirando balas de borracha mirando NA CARA das pessoas, destacando sempre que alguns dos atingidos nem manifestantes eram, foram apenas “sorteados” que estavam passando pelo lugar errado na hora errada ou pobres infelizes que foram mandados pelas redações dos jornais para cobrir o evento. Em resumo, trabalhadores. Uma moça foi atingida por uma bala de borracha NA TESTA, e pergunta se deixaram tirar ela da multidão para socorrer? Não abriram passagem, ela teve que ser atendida por socorristas voluntários que estavam no meio dos manifestantes de forma improvisada. Não custa lembrar que a polícia, em tese, é estritamente proibida de atirar balas de borracha na cara das pessoas, apenas nas pernas, e mesmo assim, em último caso.

Teve de tudo um pouco: policial arrastando A CARA de manifestante no chão de asfalto, taser, porrada de cassetete na cara de menina e tantas outras barbaridades cometidas. O Choque estava tão alucinado, tão surtado, que passou a impressão de estarem todos cheirados. Porque tem disso, no Rio de Janeiro a polícia conta com uma grande massa viciada em drogas. O país onde o traficante se vicia, a puta se apaixona, o cafetão sente ciúmes e o pobre é de direita. Ô país desgraçado, viu?

Detalhe que tem muita coisa filmada, eles realmente não estão se importando, eles tem imunidade, eles tem carta branca do Cabral para fazer coisas que dão a impressão de que a Síria é um lugar aprazível. Impressionante como sem o CORE por perto eles ficam valentes. Uma menina foi espancada por dez policiais do Choque, caída no chão, pelo simples fato de estar ali, teve que ser socorrida por uma ambulância porque estava com as duas pernas quebradas. Tem tanta imagem, mas tanta imagem da barbárie que acho que agora algo vai acontecer. Se você tiver vídeos, por favor, envie para: direitoshumanos.adv@gmail.com. Se não tiver, pegue um vídeo da noite de ontem na internet e envie TAMBÉM. É hora de divulgar o que a imprensa não divulga.

Chegou a um ponto dos repórteres se meterem, inclusive na porrada. Quem acompanha de perto o desenrolar dos atos está muito revoltado. Um repórter que filmava uma prisão ilegal teve sua câmera tomada de suas mãos, jogada no chão por um policial e pisada na sua frente, seguido da frase “da próxima vez, vou fazer isso com a sua cabeça”. Policiais gritando “quem filmar vai apanhar” e outras delicadezas do tipo. Francamente, se a imprensa não meter o pau na polícia carioca agora, não vai meter nunca.

Teve prisão arbitrária? Teve sim senhor! Manifestante detido por estar sem documento! Me diz se é crime sair sem documento, porque no meu Código Penal eu não achei nada a esse respeito. Mas se isso fosse tudo… infelizmente sempre pode piorar. Teve manifestante sendo preso PORQUE SIM. Acreditem se quiser, foi esta a resposta de um policial quando imobilizou um manifestante e lhe deu voz de prisão. Não custa lembrar que se a lei fosse cumprida, haveria uma obrigação de comunicar os motivos da prisão. Mas não é o caso. A classe média sente na pele pela primeira vez a truculência policial, antes destinada apenas a pobres e favelados. A prisão de manifestantes virou artifício para dispersar manifestação, pois a polícia sabe que todo mundo marcha para a delegacia sempre que prendem alguém. O novo jogo agora é prender uns dez, vinte, “porque sim” para desmobilizar a massa. Mas calma que a coisa ainda piora um pouquinho mais.

Lembra que eu expliquei a vocês em outro texto que policial não escolhe o local para onde leva os detidos? POR LEI, o que determina é o local da prisão? Pois é, rasguemos a lei, porque no Rio de Janeiro a pessoa é presa e levada para OUTRA DELEGACIA, que não a de competência pelo local da prisão. Cerca de 15 detidos desapareceram. Para quem não sabe, a prisão deve ser imediatamente comunicada, o preso não pode ficar “oculto” em uma delegacia, como de fato aconteceu. Vários manifestantes e representantes da OAB fizeram uma peregrinação pelas delegacias localizadas nas proximidades, partindo da 9ª Delegacia de Polícia, passando por todas em seu entorno. Pessoas sumindo. Pessoas presas sumindo. Isso soa familiar para vocês?

Vale lembrar que em diversos pontos do Brasil membros do Black Block estão sumindo. Os que tem sorte, reaparecem torturados alguns dias depois. Ou seria ao contrário? Será que a sorte é morrer diante da outra opção? Tal qual aconteceu na época da ditadura militar, no começo pode ser observada uma grande resistência da população em acreditar que isso de fato esteja acontecendo. A gente sabe desde sempre que o brasileiro médio prefere acreditar na versão que lhe é mais agradável (gravidez só tem coisa boa, linda e cheirosa!) do que em uma versão real porém desagradável. PESSOAS ESTÃO SUMINDO, gostem vocês ou não dessa ideia. Vou repetir: PESSOAS ESTÃO SUMINDO, é assim que começa. Aliás, pessoas SEMPRE SUMIRAM no Rio, só que agora são de classe média!

Um breve recadinho: Alô imprensa de Pernambuco! Tenham vergonha na cara, seus vendidos de merda! Noticiem o que estão fazendo com manifestante por aí! Parem de ter medo do Sr. Eduardo Campos, um Governador que assina embaixo de sequestro, tortura e morte. Não vai ter como abafar, não vai ter como esconder. As informações via e-mails que estou recebendo com os exatos mesmos relatos, bárbaros e cruéis, que não posso divulgar porque as fontes tem MEDO, são desoladoras. TENHAM VERGONHA NA CARA e parem de ser cúmplices dessa carnificina.

Depois de muito peregrinar, investigar e depois de alguns repórteres se emputecerem com o tamanho do absurdo que estava acontecendo e jogarem notícias sobre “desaparecidos” na mídia online, alguns desaparecidos foram encontrados na 5ª Delegacia de Polícia, localizada na Lapa, ou seja, longe pra caralho, para que os manifestantes não possam ir andando até o local. Não sei se vocês se lembram do que aconteceu da última vez que manifestantes foram até a 9ª Delegacia de Polícia, narrado no texto da semana passada, mas eu refresco a memória de vocês: Delegado dando voz de prisão a policiais descontrolados e chamando o CORE, que deu um pau no Choque e os expulsou do local. Depois dessa é natural que a PM não queira voltar à 9ª Delegacia de Polícia, pois sabe que por lá acabam apanhando. Resultado: passaram por cima e levaram manifestantes para outras delegacias que não a de competência determinada POR LEI e ainda mantiveram o assunto em off, de forma que ninguém saiba onde os presos estavam. Isso é GRAVE, isso é um primeiro degrau para coisas MUITO GRAVES.

Outros desaparecidos foram espalhados em delegacias ainda mais distantes e, diante da reação da imprensa ao que fizeram, houve um movimento para reagrupá-los e tentar limpar a merda sem fim que começou a feder. A revolta foi tanta que o VIDIGAL, que fica beeem longe do local da confusão, desceu para ajudar. Favela + classe média, todos contra Sérgio Cabral. Aliás, as manifestações de apoio continuam em todo Brasil, com mais expressão em São Paulo. É o Brasil contra Cabral. A população do Rio em sua maioria, ao contrário dessas donas de casa aposentadas que se dedicam a deixar comentários em portais de notícia, está apoiando os manifestantes. É comum ver pessoas paradas no trânsito em função da rua cortada pelas manifestações gritarem palavras de apoio.

A grande preocupação é: desaparecidos. Começa assim, aso poucos, e se a população tolerar, vai aumentando. Se deixar isso continuar, o próximo passo é: pessoas que conhecem pessoas que sumiram começam a sumir também. Faça sua parte para que isso não aconteça, e ficar parado em casa não ajuda em nada. Não tem vocação para confronto em rua? Não faz mal, faz a sua parte do conforto do seu lar, busque uma forma de contribuir com o que você tem de melhor: ideias, divulgação, dinheiro, prestação de serviços, apoio… seja criativo. Você tem dez dias para pensar, porque até o dia sete de setembro, tem que contribuir. Para quem não sabe, está sendo preparado um grande ato, uma espécie de “confronto final”, um “vai ou racha” dia sete de setembro, onde se espera adesão em massa. Quem tem um pingo de vergonha das coisas que foram narradas aqui hoje sabe que lado deve escolher.

E só um recado para você, brasileiro médio, que repete a mesma ladainha de “quem depreda patrimônio público é criminoso”: VAI ESTUDAR. Talvez assim você descubra que quando a pessoa o faz para se defender, para se proteger, ela se encontra em uma situação muito peculiar chamada ESTADO DE NECESSIDADE e PODE SIM depredar o que quiser para se proteger e salvar sua vida. Deixa eu dar um exemplo para que esse público específico de identifique e entenda: você está na rua e um prédio começa a desabar, daí no desespero você arranca uma lixeira e cobre a cabeça para se defender. É crime? Não é crime. ESTUDEM antes de falar BOSTA, ok? Parem de dizer que quem quebra sua cidade tem que ser preso, quem tem que ser preso é quem prejudica sua cidade em uma escala muito maior, como os Senhores Sérgio Renúncia Cabral e Eduardo Paes. Se é para prender quem está errado, vamos começar pelos peixes grandes e só depois buscar quem quebrou uma agência do Itaú. Aliás, ontem, no Rio, quem quebrou agência do Itaú foi a PM, viu? Juro pela minha vida.

Para se recusar a acreditar porque é feio demais e atribuir tudo a paranoia minha, para criar vergonha na cara e contribuir de alguma forma, ou ainda para temer que a coisa aperte e a gente fique monotemático novamente: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (45)

  • Passada com os vídeos que estão rolando na internet, e agora pessoas estão sumindo? Quem são essas pessoas, e porque isso não está gerando maior repercussão (nem estou falando da mídia, mas em redes sociais)?
    Acabei de ficar sabendo desse fato por aqui.

    • As pessoas que estão sumindo são, em sua maioria do Black Block. Não sei exatamente porque a mídia não está repercutindo, adoraria entender…

  • Não. Neste caso específico seria da competência da Justiça Federal também. Só não posso falar o porque: mas acho que dá pra vc ver que o babado é grande. O abuso é muito claro, material e acintoso em suas intenções e motivações. Mas a corte internacional não deixa de ser uma boa idéia. Em todo caso, estamos sempre tendo avanços.
    Hoje mesmo constatei uma mudança para melhor de procedimentos aqui, por conta da interferencia de um dos sindicatos, insuflado por mim, é claro. Conseguimos algo inédito: uma autoridade coatora foi reclamada e contida por seu próprio chefe, antes mesmo de qualquer notícia ao judiciário. É que o chefe reclamante ficou preocupado pq seu subalterno “foi criar caso logo com aquela mulher, a mais problemática do hemisfério ocidental – com tanta gente na unidade – logo com a parideira de processos?”. Além do que, a autoridade coatora reclamada deixou prova material. Mais uma pra minha coleção. HAHAHAHAHAH. Como é bom viver para ver e lutar para sorrir !!!!!

    • Já é alguma coisa, mas teve mais de uma menina espancada pela PM. Acho que a que saiu era apenas uma repórter que estava filmando, né?

      • No site diz que ela estava fazendo um documentário sobre a situação.
        Aguardemos, acho que ela vai gravar seus hematomas em pleno hospital e incluir no filme.
        Eu faria isso.

  • Hogro Mariar-te

    Abismado.

    Não tenho condições de fazer, mas seria interessante um documentário com vários videos e relatos.

  • A coisa foi tão feia que até RJTV mostrou vídeos de violência policial. Mas, eles INSISTEM em dizer que são vândalos, que a policia, coitada dela, somente reagiu aos ataques. Mostram moradores indignados com a depredação, gente, sério que vocês estão com pena de banco??
    Eu não entendo isso, sai na tv: uma cidade que já luta contra transporte público ruim, que não tem isso, não tem outro, e os vândalos ainda pioram a situação. MEU BEM, esses “vândalos” estão fazendo alguma coisa, porque essa tal de luta não serve pra porra nenhuma, se eles não fazem nada continua tudo a mesma merda!
    A pessoa reclamando que tem um bebê dentro de casa, porque ao invés de reclamar da população que está lá lutando pelos seus direitos, não reclama da polícia que joga gás lacrimogêneo como se fosse confete e isso sim invade a sua casa e incomoda seu jantar???
    Policiais à paisana filmando depredações, tá filmando pra quê cara pálida se os meninos estão com a cara coberta. É só para justificar a pancadaria depois??? “olha como somos justos e bonzinhos, aqui um bando de pessoas tirando pedras portuguesas das ruas (que, diga-se de passagem, são uma merda. Fizeram foi um favor à população). A gente de boa aqui,olha como sofremos”
    FAZ ALGUMA COISA ENTÃO porra!
    Me dá raiva de como a população tá cega, cê jura q está todo mundo satisfeitíssimo com a gestão pública? Cê jura que não vai reclamar um pio quando o estado enfiar um abacaxi cheio de areia no seu cu?? Porque se tá achando ruim a manifestação é porque deve estar tudo perfeito pra você.

    Enfim, muita revolta de uma carioca que não aguenta mais ver pancadaria, manipulação da mídia e gente ocultando as carnificinas e arbitrariedades que estão acontecendo nessa cidade de merda.

    • A culpa de tudo é dos manifestantes. Depredação é o que essa máfica de políticos nojenta está fazendo, com desvio de verbas, favorecimentos, roubo descarado. ISSO é grave, ISSO é prioridade. Mas como são coisas que o povo não sente diretamente, acabam perdendo a atenção para um banco depredado, uma lixeira incendiada. A pessoas estão sem conseguir mensurar a importância das coisas, quão grave é cada ato.

      Mais: mesmo que fosse vandalismo gratuito, despropositado, vai desculpar mas NADA justifica a violência policial que aconteceu ontem nem todas as violações à lei que foram perpetradas. Um cidadão que acha “bem feito” o que aconteceu ontem é um cidadão que acha que o Brasil estava melhor na época da ditadura. MUITA VERGONHA.

      • SIM, mil vezes sim!
        Como esse povo não enxerga as barbaridades!!! Antes era com favela, tava todo mundo cagando porque é pobre mesmo, é fudido, é tão longe da realidade que ninguém tá nem aí.
        Mas, agora é com o filho, o amigo do vizinho, colega de faculdade e as pessoas continuam sendo totalmente manipuladas.
        Mais do que tudo, que VERGONHA dessa mídia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • Uma madrugada sangrenta, de mulheres espancadas a chutes por vários marmanjos, com tiros de armas letais, com feridos, com presos desaparecidos e a imprensa não dá UM PIO? MAS QUE PORRA É ESSA??? Alguém que esteja no Rio sabe me explicar o que está acontecendo?

            • Diana, manipulação existe em todos os lugares, o que está me espantando é que TODA, T-O-D-A a imprensa se cale e omita! Só vi a imprensa se omitir assim, em massa, sem exceção, em regimes totalitários, quando estavam com medo! Como pode não ter um filho da puta (fora os alternativos como nós) para contar o que está acontecendo? Não tem mais imprensa de oposição?

              • Não. E as pessoas só vão se dar conta disso quando esse país ficar inabitável de verdade (porque pra quem não é BM, ainda não está).

    • Vou tentar explicar o que eu percebo. Espero não ser interpretada erroneamente.

      O que acontece é que a maioria da população não está participando das manifestações (isso desde o começo). A maioria da população vota no Tiririca, no Paes, no Cabral, na Dilma, na Rosinha, no Garotinho e no Lula (senão eles não estavam aí).

      Essa parcela de pessoas acha que sim, que tem um monte de coisas ruins. Mas essa mesma parcela da população tb acha que é muito difícil mudar, que ele tem o dia-a-dia para viver, que ele precisa trabalhar no dia seguinte e não tem tempo pra essas coisas.

      Esse pessoal é o mesmo que não tem tempo de fazer exercício (mas quer emagrecer), que quer dieta de uma semana pra ficar com corpo de Panicat, que acha que tv educa o filho dele (e acha ruim quando o moleque dá tapa na cara dele) e que ter vários filhos é benção de Deus (mas reclama de ter que pagar qualquer coisa).

      É o cara que não está preocupado com a escola que o filho vai ter daqui a 20 anos, mas se o filho dele é melhor que o filho do vizinho em qualquer coisa (mesmo que seja ganhando um concurso de modelo da escola).

      Ou seja, é o brasileiro médio que é o problema. Nós estamos no país errado. Por mais que tenham mostrado foto do imperador (do futebol) com arma na mão e fazendo símbolo de crime organizado, nada aconteceu com ele. Por mais que tenham levantado mensalões e mensalinhos, por mais que tenham impichado um presidente, nada disso cola. Os caras são idolatrados, eleitos e reeleitos. São admirados, copiados e “protegidos” (quem lembra da evelyn defendendo uma atriz que nunca viu ao vivo?). Quantas vezes nós não ouvimos um “se eu estivesse lá, faria a mesma coisa”, quando conversamos sobre corrupção, super-salários ou coisas afins?

      Esse é o brasileiro médio. É o cara que tira foto na Paulista fazendo careta na manifestação e defende o Lula na reportagem da Folha. É o cara que é contra o aborto, mas dá carro para o filho que matou um ciclista atropelado e quer pena de morte para qualquer crime não-confirmado que aparece na tv.

      A MAIORIA NÃO QUER SABER A VERDADE. A maioria não quer pensar. A maioria só quer tocar sua vida medíocre, do jeito mais medíocre possível, sem fazer NENHUM esforço extra (na verdade, sem fazer nenhum esforço).

      Por tudo isso eu acho que não, não vai dar em nada. Não vamos mudar essa porra (sim, eu sou pessimista). Não dessa forma… Para dar certo, teríamos que usar a cabeça, usar as mesmas armas que eles (infiltrar gente em tudo que é canto estratégico, a la crime organizado). Coisas assim. Manipular level Somir.

      Sinceramente, desde o começo, eu não acredito no brasileiro médio. Eu não acredito que ele queira mudar, simplesmente porque não é fácil sair da zona cômoda do esquema escola-cinema-clube-televisão e fazer alguma coisa. Cada vez que eu vejo a vontade e a garra (só que não) da nova geração no trabalho, tenho vontade de chorar. Cada vez que eu vejo o nível médio de cultura, QI e vontade de aprender, acredito que se existe um deus, ele está me castigando ao me manter aqui nesse país. Devo ter sido fabricante de prego enferrujado há 2.013 anos.

      Mas enfim… não deixa de ser deprimente ver o que está acontecendo. Não deixo de me solidarizar com o carioca que está desesperado por algo melhor, mas tb não deixo de achar que estamos perdendo (boas) vidas “à toa” (não pela reivindicação,mas pelo que eu acho que será o resultado). Seria o mesmo que perder vidas para tirar o Collor da presidência e vê-lo se eleger governador alguns anos depois…

      PS: eu conheço BBs e, os que eu conheço, são bem idiotas. Isso não tira o mérito de várias coisas, nem de nenhuma vírgula do texto, mas tb não está colaborando com a situação. Mas não queria incluir isso na discussão…

      • Concordo com seus argumentos e, assim como você, acho que nada vai mudar. Mas acho válido, pelo simples fato de INCOMODAR quem está no poder. O incomodar já me parece vencer ao menos uma batalha.

      • infelizmente eu compartilho dessa desesperança e descrença total no BM e no país. e não me considero pessimista, mas realista. a gente vê isso em menor escala, nas instituições públicas por exemplo. quem chega com vontade e garra (pq sim, tem gente assim) dá tanto murro em ponta de faca, mas tanto, que por um questão de sobrevivência resolve parar de se auto-destruir a troco de nada.

        • Todos que eu conheço que trabalham em instituições públicas ou se adaptam à hipocrisia do sistema ou não aguentam e saem. Muito triste.

  • É isso mesmo que eu estou vendo? Nenhum jornal está noticiando UMA LINHA da carnificina que foi a madrugada de ontem no Rio?

    • Quem não está no Rio dificilmente vai ter acesso à verdade. Tem que divulgar o que realmente anda acontecendo por lá!

  • O que me da mais NOJO é a falácia da imprensa de que a polícia REAGE ao que o BB faz. Como se estivessem todos tomando cafezinho e quando escutassem uma vidraça sendo quebrada resolvessem impedir – quantas imagens precisam ser veiculadas pra q entendam q NÃO É ISSO? – e então há um descontrole por parte dos pobres policiais e a merda acontece.
    Escolher um lado é uma coisa. MENTIR É OUTRA. Se eu fosse uma filha da puta q escolhe o lado desse governo escroto eu diria claramente que ‘saiu na rua leva bala, quem passar perto azar’ e pronto, não inventaria tanta merda nem procuraria defender o indefensável.

    ‘Azelite’ deturpa tudo, monta vídeos pro JN, apavora a população gritando vandalismo no Datena, etc, faz o seu papel. Os ‘diisquerda’ são tão podres quanto. Demonizam BB pq a verdade é que socialismo PRECISA de uma estrutura extremamente hierarquizada, nunca gostaram mesmo dos anarquistas. Se dizem do povo mas não aceitam nenhum movimento vindo do povo, apenas de seus líderes. Líderes tão carismáticos quanto qualquer ditador fascista. Antes de chamar bb de fascismo com tanta facilidade olhem pro próprio cu sujo.

    • hj de manhã na band news FM o Boechat citando a Chaui como fonte confiável de que BB é sim movimento fascista. A palestra dela apareceu inclusive na Folha de SP (ONDE???? poizé). Disse que no dia anterior já estava elaborando a ideia e que um ouvinte mandou e-mail mal criado dizendo que não, que ele respondeu mas o cara ñ de volta e blablabla

      1 – Filósofo que troca sua imparcialidade pela defesa de um ‘ideal’ (vou ser geral sim e ñ dizer defesa do PT, ops, disse) está abdicando do direito de ser filósofo. Hanna Arendt sim foi uma filósofa no sentido da palavra quando – ainda que judia alemã – expôs a parcela de participação dos líderes judeus no holocausto. Chaui NESSE CASO virou no máximo uma articulista política.

      2 – Talvez o ouvinte ñ tenha respondido pq DESAPARECEU.

    • Fascismo, taí uma “acusação” que está de moda. Pena que as pessoas não sabem o que estão falando.

      Fascismo se caracteriza por:

      – Devoção ao Estado, ou seja, ganhar MERDA, ter equipamentos DE MERDA e ainda assim sair às ruas arriscando a própria vida para defender os Chefes de Estado que não retribuem com nada além de atos em benefício próprio

      – Devoção a um líder, ou seja, sair às ruas para defender um sujeito por mais merda que ele tenha feito, tipo usar helicóptero destinado a transplantes para ir trabalhar ou mandar matar quem o contraria. Devoção é isso, é um fanatismo incondicional que impede um julgamento crítico acerca da pessoa que se idolatra

      – Etnocentrismo: ou seja, julgar pessoas apenas por hábitos ou escolhas diferentes, tipo uma polícia que bate em gay, em pobre ou em qualquer coisa que não seja um rico.

      – Militarismo, porque a resposta não é o diálogo, é a bala de borracha, a porrada, a bomba

      – Ultranacionalismo, porque vilão é quem quebra uma lixeira do SEU país, quem depreda algo no SEU país, e não quem desvia milhões e faz o povo morrer em fila de hospital por falta de atendimento

      – Autoritarismo, quem pensa diferente deve ser trucidado

      QUEM será que é FASCISTA, a polícia ou os manifestantes? Seria lindo se as pessoas PENSASSEM em vez de repetir frases prontas!

      • Etnocentrismo é isso? Pensei que fosse outra coisa. Eu imaginava, por exemplo, que o eurocentrismo era umc corrente etnocentrista.

        • Até onde eu sei (e posso estar errada), etnocentrismo é uma pessoa ou um grupo de pessoas que tem os mesmos hábitos ou escolhas sociais discrimina quem pensa diferente deles. É o clássico preconceito. Mas pesquisa, por desencargo de consciência, porque posso estar enganada.

          obs: O que impede que o eurocentrismo seja uma derivação? seriam europeus se achando melhores do que o resto do mundo, certo? Seria um etnocentrismo específico.

  • Sally, cuidado para você não sumir também…
    De verdade. Daqui a pouco essa porra vira uma ditadura, e pessoas que tem coragem de falar a verdade como você acabam sumindo…

      • Aqui tem algumas autoridades querendo que eu suma mesmo sem participar de manifestação nenhuma. Eu devo ser mesmo uma beldade para incomodar tanto ! E o melhor é que quanto mais eles tentam meu sumiço, mais eles me fornecem provas e provam meu ponto. HAHA

        • Alguma chance deles conseguirem o seu sumiço algum dia? Porque se existir, deixa informações comprometedoras com a gente, assim quando você sumir a gente faz um escândalo

          • Chance sempre tem. Assim como eu também tenho chance de sumir com eles. Mas o sindicato, advogados, amigos, alguns parentes e o judiciário já estão oficialmente notificados e envolvidos. Se eu levar um empurrãozinho na rua, ou qualquer espirro que eu dê, estas mesmas autoridades são os primeiros supeitos de tentativa de homicídio. As informações que poderia deixar com o desfavor já estão em mãos dos aliados. Vamos ver se essa gente vai ter coragem de dar sumiço em tanta gente entre juizes, policiais, sidicalistas e bachareis em direito.

              • A Justiça Federal ao menos sim. Minha experiencia com ela é a melhor possível. Pedi 1 só coisa e os juízes me deram mais do que pedi de tão aviltados que ficaram com o caso. Tudo dentro de normas legais, é claro. Sem favorecimentos exagerados mesmo pq não preciso disso. Já a justiça estadual é de dar náusesas.

                • Mas se te matarem a competência será da Justiça Estadual… Ela funciona bem por aí? Nos tempos em que atuei era um verdadeiro desastre. Para segurança, não custa nada também deixar avisadas algumas cortes internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: