Flertando com o desastre: Preferência obesa.

fd-reservado-gordos

Outro dia tive a infelicidade de andar de transporte público e me deparo com uma novidade: a plaquinha do assento preferencial tinha um personagem a mais. Além da gestante, do idoso, do deficiente e da pessoa com criança de colo, mais um Intocável foi inserido: obesos. Um bonequinho redondo com a palavra “obeso” escrita abaixo fez meu sangue ferver. Fiz questão de sentar no preferencial, para arrumar briga mesmo e falar tudo que penso, mas (in)felizmente não entrou ninguém.

Como eu já provei meu ponto por A + B em diversos textos sobre obesos, não vou me estender na explanação, apenas fazer uma sinopse: SÓ É GORDO QUEM QUER. Sim, existem doenças que eventualmente te fazem engordar (e muito!), mas todas elas são tratáveis e, depois de controladas, a pessoa emagrece se tiver uma alimentação balanceada e uma rotina de atividade física. A doença te engorda, mas não te mantém gordo. Além disso, pergunte a qualquer endocrinologista, os casos onde a pessoa engorda por problemas hormonais são a exceção da exceção da exceção, apesar de todo gordo filho da puta justificar o sobrepeso com isso, NÃO É VERDADE. Na maior parte das vezes é falta de vergonha na cara pura. E ainda que seja um eventual problema hormonal: é tratável, a pessoa volta a emagrecer se quiser. Repito: SÓ É GORDO QUEM QUER, quem não tem força de vontade ou senso de sacrifício.

Eu entendo que um deficiente físico precise de um acento preferencial, afinal, ele tem alguma forte limitação para a qual não concorreu (exceto o Lula, que cortou o dedo para não precisar trabalhar e ganhar dez mil por mês). Ninguém quer ficar sem uma perna, ninguém quer ficar cego. Eu entendo um idoso ter direito a um assento preferencial, seu organismo não é mais tão forte, eles perdem massa muscular, densidade óssea, equilíbrio e tantas outras coisas, não por culpa dele e sim pelo transcurso do tempo. Eles realmente não tem escolha. Eu entendo uma pessoa com uma criança de colo precisar de um assento preferencial, ela está com uma ou às vezes até mesmo as duas mãos ocupadas carregando um peso vivo que não consegue se locomover sozinho (apesar de que, francamente, se não tem poder aquisitivo para ter um carro, eu acho que não deveria ter filhos, não pelo carro, mas pelo poder aquisitivo mesmo). Eu entendo até mesmo uma gestante precisar de assento preferencial (apesar de achar vagas preferenciais em estacionamentos um absurdo), afinal, ela está anormalmente pesada e não havia forma de evitar isso, pois uma gestação pressupõe qualquer dez quilos a mais.

Mas obeso eu não entendo. Ele tem o poder de reverter sua situação se quiser. Garanto que um cego passaria fome se com isso pudesse voltar a enxergar, garanto que um perneta só comeria alface para o resto da sua vida se isso fizesse nascer uma nova perna no seu cotoco. Deficientes são pessoas que realmente não tiveram escolha e efetivamente tem dificuldades de locomoção, por um motivo ou por outro. Mas o obeso… O obeso tem escolha. É um fato científico: O CORPO HUMANO NÃO PRODUZ GORDURA, se alguma gordura está sendo estocada, ela entrou pela sua boca! Então, basta fazer uma simples equação mental: seu corpo queima gordura todos os dias para se manter vivo, (por mais filho da puta que seja seu metabolismo, ele queima gordura diariamente), basta você não botar para dentro, vai emagrecer. Por mais “doença hormonal” que se tenh, caso feche a boca e se exercite, vai emagrecer.

Atentem que eu não estou falando de gordinho, de gente acima do peso. Se fosse este o caso, toda mulher poderia sentar nesse preferencial, pois toda mulher se acha acima do peso. O preferencial é para OBESOS, ou seja, a pessoa que engordou morbidamente a ponto de sua gordura ser considerada um tipo de deficiência física. Sejamos sinceros? Um obeso já não passa pela catraca de um ônibus, não sei para que merda dar assento preferencial a alguém que não passa pela porta de entrada! Adianta dar assento preferencial se a morsa vai encalhar na catraca? Qual vai ser o próximo passo? Dar um par de sapatos para pernetas? Dar um CD de música para um surdo? Mas ok, vamos imaginar que de alguma forma o rinoceronte encontre uma forma de passar pela catraca do ônibus e vamos observar com atenção a contradição escrota que esse novo assento preferencial criou.

Uma pessoa que cuida da sua saúde, que faz os sacrifícios necessários (porque alimentação saudável e atividade física nesses tempos modernos implicam sim em um certo grau de sacrifício) não vai sentar, vai amargar o desconforto de viajar de pé. Uma pessoa acomodada, que se detona, que se deixa chegar a um ponto no qual ficar de pé é um sacrifício, que é desleixada com sua saúde, que notoriamente onera a saúde pública porque está muito mais propensa a doenças do que pessoas normais, ESSA PESSOA SENTA. Olha o Poder Público te punindo por ser saudável! Olha o poder público te punindo por não usar tanto seus médicos e seus hospitais! E como sempre tem um gordo filho da puta lendo, não venha me dizer que é gordo mas é saudável, porque qualquer obeso é uma bomba relógio e tem maiores chances de adoecer do que uma pessoa dentro do seu peso. Mais: obeso sem qualquer problema de saúde é EXCEÇÃO, qualquer médico vai te confirmar isso. O corpo humano não nasceu para trabalhar obeso, um corpo obeso trabalha em sobrecarga.

Eu estou dizendo que todo obeso tem que morrer? Não, eu não estou dizendo isso. Eu estou dizendo que passar a mão na cabeça de obeso é desfavor para com o obeso e para com a sociedade. Disponibilizem muitos endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos e o que mais for necessário na rede de saúde pública para que estas pessoas possam emagrecer em vez de dar assento preferencial. Mas não, o que o Poder Público diz é “está tudo bem que você seja um gordo filho da puta sem força de vontade que não quer se exercitar nem se privar de comer o que gosta, toma, em recompensa eu te deixo ficar sentado enquanto os outros otários que abrem mão de uma hora de sono ou uma hora com a família para ir a uma academia e gastar duzentos contos por mês com isso ficam de pé”. É sério isso, gente? Só eu que me revolto com isso?

Obesidade NÃO É um mal inevitável e muito menos irreversível como os gordos filhos da puta gostam de fazer parecer. Estar gordo É ESCOLHA, porque de um jeito ou de outro, por mais gordo filho da puta e sem força de vontade que se seja, existem recursos para emagrecer. Grampeia essa porra desse estômago de hipopótamo se não tem um pingo de vergonha na cara e força de vontade, que seja. O SUS faz a maldita cirurgia. Ou então, que tal, só para variar, se responsabiliza por suas escolhas, que tal, hein? Está obeso e ficar de pé é um transtorno? Pois bem, é um transtorno decorrente da sua escolha de vida. Fique de pé e amargue o desconforto. Ou então, emagreça. O que não pode é querer ter a falta de vergonha na cara e de força de vontade recompensados. Até porque obeso ocupa DOIS assentos, vai tirar assento de quem realmente precisa.

Qual vai ser o próximo passo? Assentos preferenciais para bêbados logo na entrada do transporte público, pois eles tem dificuldade de locomoção pela falta de equilíbrio? Ou preferenciais para bêbados na janela, para que possam vomitar? Quais outras escolhas erradas o Poder Público vai recompensar? Já sei! Preferenciais para quem usa salto alto, que tal? Eu tenho que trabalhar de salto alto o dia todo, por mais que vá ao trabalho de sapatilha, meus pés estão sempre exaustos. Quero um preferencial para mim, com um scarpin desenhado! Já que é para suprimir o fato inevitabilidade, vamos dar preferencial para todo mundo que está desconfortável de pé!

“Mas Sally, é difícil emagrecer”. Concordo. Difícil não, é difícil pra caralho. Porém é possível. Pessoas largam vício em drogas, pessoas superam a morte de seu filhos, pessoas fazem coisas inimagináveis todos os dias e vai me dizer que alguém não consegue controlar a qualidade dos alimentos que ingere nem se exercitar? Faça-me o favor, nem precisa pagar para isso: vai caminhar (e depois, quando não tiver mais o corpo do boneco da Michelin, começa a correr). Come frutas, legumes, verduras… nada disso é tão caro assim. O que não pode é tomar o lugar de alguém em um transporte público só porque se descuidou de si mesmo a ponto de não conseguir ficar de pé. Tem mais: esses gordos filhos da puta são safados. Vão no rodízio no almoço com os colegas de trabalho e só servem saladinha no prato, porque sabem que está todo mundo de olho. Mas quando chegam em casa comem feito porcos e depois ficam repetindo que não comem nada e engordam. NÃO EXISTE isso. NÃO EXISTE. O corpo não fabrica gordura. Um problema hormonal, na pior das hipóteses, desacelera seu metabolismo, mas só engorda se você não fechar a boca.

Os obesos já estão irremediavelmente inseridos no grupo dos Intocáveis, não tem jeito. Semana passada uma moça foi banida do Facebook por criticar gordos. É a ditadura da gordura, tomando o lugar da ditadura da magreza: não se pode mais responsabilizar um gordo safado pela sua gordura. Você pode criticar um fumante por se comportar de forma a detonar sua saúde mas não pode criticar um gordo, que no fim das contas, faz basicamente o mesmo: mantêm um habito, um estilo de vida, que não necessariamente vai matá-lo mas que majora em muito as chances de várias doenças graves e lhe gera transtornos. Bater em fumante é socialmente aceitável, ainda que a nicotina vicie tanto quanto a cocaína e seja um martírio para abandonar, mas bater em um safado que toma lata de leite condensado com canudo é cruel. Vai todo mundo para a puta que os pariu, eu não presto para viver em um mundo desses!

O curioso é que essa babaquice é só nos transportes públicos, na iniciativa privada obeso não é recompensando, como também é responsabilizado por sua escolha. Não raro cias aéreas cobram DOIS assentos de obesos, seja por causa da sua bunda gigante que daria para pousar um helicóptero, seja pelo excesso de peso mesmo. Ou seja, não há a real necessidade de um assento preferencial, há uma política nojenta assistencialista, vitimizadora, que recompensa esse vasto grupo apelidado aqui de “Intocáveis”, que cada dia cresce mais em função das regalias que recebe. Se deixou ficar obeso? Continua se mantendo obeso? Arque com o peso das suas escolhas e sofra os desconfortos inerentes à sua obesidade, que, vamos combinar, vão muito além de ficar de pé em um transporte público.

Curiosa que sou, fui pesquisar em que pé está o grau de recompensa pela obesidade. Descobri que idosos também estão ganhando preferência em fila de bancos ao ver uma entrevista de um gordo sem vergonha dizendo que era muito desconfortável MESMO A FILA PREFERENCIAL, que o ideal era que obesos pudessem “passar direto, sem filas”. Ou seja, o gordo filho da puta se acha no direito de passar na frente até de idosos. Quer ser atendido de forma mais rápida em banco? ENGORDE, caso contrário, se foda e perca todo seu horário de almoço em uma fila para pagar uma conta.

Não contentes, eles querem obrigar a TODOS os lugares que tenham assentos (desde transporte público até cinemas e teatros) a disponibilizarem poltronas gigantes para suas bundas do tamanho de um latifúndio improdutivo. Não são eles que tem que se adaptar ao formato HUMANO, a um corpo saudável. Não, a sociedade é que tem que se reestruturar para se adaptar à escolha deles. Não é nada inevitável nem incurável, ainda assim eles querem que o mundo mude para que eles possam continuar enchendo o cu de doce e viver em sedentarismo total. É ou não é o poste mijando no cachorro? Obesidade é sim uma realidade mundial, mas é tratável, é reversível. Quem engorda pode emagrecer, basta querer, ter força de vontade, se esforçar. Mas não, os gordos filhos da puta já partem do pressuposto de que NÃO VÃO emagrecer, mesmo isso sendo perfeitamente possível, e querem que a sociedade toma inúmeras providências para se adequar à sua preguiça e falta de determinação. Não soa contraditória uma lei que reforça a condição pouco saudável de alguém, quando esta pode muito bem ser revertida?

Daí tive a infelicidade de encontrar inúmeros artigos acadêmicos de psicólogos, sociólogos e outros “ologos” maconheiros que afirmam haver necessidade de tratar o PRECONCEITO contra gordos. PREconceito? Não, não. Desculpa. É cientificamente comprovado que um gordo pode emagrecer. Gordura não é doença inevitável, é escolha. Quando se instaura vira uma doença sim, mas a pessoa só permanece doente se quer. Não é PREconceito recriminar uma escolha que faz mal à saúde da pessoa, se for, não podemos mais criticar fumantes nem usuários de drogas, pois, em última instância, obesos usam a comida como droga: comem por compulsão, não por fome. É isso, os gordos entraram de cabeça na categoria de Intocáveis. Um filho da puta sem força de vontade, que come o que quer e não levanta um dedo para se exercitar vai ganhar uma série de regalias, enquanto que você, que se mata para deixar o corpo em ordem, vai perder para que ele ganhe. Isso é Brasil.

Conversando com um conhecido meu que é médico sobre o assunto, ele me contou um caso curioso. Um obeso precisava de um exame de imagem, salvo engano, uma tomografia. Ele não cabia no aparelho e o exame não foi realizado. Foi recomendado que ele procure algum lugar que realize este exame em um aparelho maior. Acontece que o obeso era muito gigante, e não cabia em lugar nenhum. Desesperado e com dores, voltou ao hospital implorando por ajuda. Esse meu conhecido teve a infelicidade de atendê-lo e, no impulso de solucionar o problema, sugeriu que procure um aparelho veterinário em um zoológico ou outro local para tratamento de animais.

O obeso foi embora. De fato, ele fez o exame em um aparelho para animais. Foi detectado um problema de saúde sério, mas graças ao exame ele foi operado a tempo e sobreviveu. Assim que ficou bom, o que o gordo filho da puta fez? Processou o médico conhecido meu e o hospital, por não disponibilizarem uma aparelhagem do tamanho dele e por terem sugerido a humilhante solução de procurar o zoológico, que por sinal, salvou sua vida. E GANHOU. O juiz disse com todas as letras que o médico não deveria ter sugerido isso, que gerou angústia, dano moral, constrangimento (apesar de ter falado com o paciente sozinho em uma sala). Ou seja, melhor seira ter deixado morrer.

É para isso que caminhamos: em poucos anos, todo estabelecimento vai ter que disponibilizar cadeiras, privadas, mictórios, mesas e o que mais for específicas para obesos. Quem não o fizer será um mau-caráter, preconceituoso, escroto. O assento preferencial para obesos é um embrião gordo e perigoso do que está por vir. O coitadismo mais uma vez abrindo portas, recompensando quem não deve e infernizando a vida de quem faz a coisa certa.

Quer coisa mais odiosa do que quando uma pessoa obesa te diz que você “tem muita sorte em ser magrinha”. Desculpa, mas depois dos 30, ser magra deixa de ser questão de sorte e passa a ser mérito. Seu corpo é sua casa, o local onde você vai morar o resto da sua vida. Cabe a você decidir se quer morar em uma casa em ordem, em perfeito funcionamento, ou em uma casa bagunçada, apertada e disfuncional. Não é sorte, é fruto de escolhas de vida. Mas a maior parte dos gordos tira a responsabilidade das suas costas e procura algum fator externo inevitável para explicar seu shape. Infelizmente, vem o Poder Público brasileiro e compra essa falácia, jogando obesos no mesmo saco que idosos, deficientes físicos e gestantes. Muito obrigada pelo desserviço, viu?

Fica aqui meu apelo: NÃO CEDAM o preferencial para pessoas obesas. Não quer se exercitar? Não quer abrir mão de alguns prazeres gastronômicos? Não quer se cuidar? FICA DE PÉ, FILHO DA PUTA! Fica de pé até os dedos gangrenarem, porque eu é que não vou amargar um desconforto para recompensar quem não se cuida. Quem precisa sentar sou eu, que submeto minhas pernas a pesos de mais de 100kg na academia! Se obesidade fosse uma fatalidade incontrolável e irreversível, eu cederia o lugar com o maior prazer, mas sabemos que não é.

Não vou passar a mão na cabeça de obeso e vou continuar sentando no preferencial. Anseio pelo dia em que uma mamuta qualquer venha reclamar comigo e me pedir para ceder o lugar. Eu vou olhar para os cornos lipídicos dela e mandá-la emagrecer. Lutem contra a intocabilidade dos obesos, antes que ela se instaure e cheguemos ao ponto de não poder fazer piada com gordos e de gordos ganharem cotas para concursos públicos!

Para perder seu tempo tentando me/se convencer que ser obeso não é uma escolha, para comemorar pois finalmente você tem como tirar proveito de uma vitimização (basta engordar) ou ainda para tentar me rogar uma praga para que eu engorde, coisa que não vai acontecer porque eu tenho força de vontade e vergonha na cara: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (170)

  • Texto extremamente lógico , porém de ignorancia infinita, existem diversos fatores que podem levar a obesidade involuntaria.
    -compulsão alimentar
    -problemas com impulsividade
    -remedios
    -problemas hormonais e metabolicos
    -incapacidade fisica oriunda da obesidade ou não , favorecendo o sedentarismo
    – alergias alimentares
    -doenças hereditarias (talassemia)
    Entre outras.
    Desculpa mas você é extremamente desprovido de inteligencia.

    • Todos tratáveis, via psicólogo, psiquiatra ou gastro. Ignorante é você, que acha que obesidade não implica em escolha: NÃO SE TRATAR É UMA ESCOLHA.

  • É um texto forte, mas não é desprovido de lógica, não se pode ser condescendente com a obesidade, é preciso se tratar para caber nos parâmetros e dentro do que é saudável, e jamais criar privilégios incentivadores ao comilões. Por mais que hajam desarranjos hormonais, sem comilança ninguém engorda.

    • Como eu sempre repito: o corpo humano NÃO PRODUZ GORDURA, mesmo que exista desequilíbrio hormonal. A gordura entra pela boquinha. É só fechar a boquinha e se exercitar, mas nem todo mundo tem disciplina para persistir em um esforço a longo prazo.

  • Isso é ridiculo! Muitos exercitam os corpos porém esquecem das mentes! Corpo não é tudo gente! Com o pensamento ridículo de vcs, uma gestante também poderia reverter essa situação, e ai? Vai falar p mulher abortar? Esqueçam os corpos e olhem pra suas mentes!

  • Você só merece um belo foda-se! Vai ficar em pé sim! E vai ficar de mimimi enquanto eu vou sentar e rir de você. Seu cérebro babaca merece! Tá puxando ferro demais na academia e esquecendo o intelecto kirida! Bjos gordurosos pra você !

    • Isso tudo é vontade de comer um bolo de chocolate, moça? Ninguém é obrigado a ser magro. Nem todo mundo tem a disposição e o biotipo para isso.
      Esse texto inteiro só serviu para você inflar o seu próprio ego moldado por pesos de academia e saladinhas.
      Um gordo que ocupa o assento preferencial de direito dele é, com certeza, muito mais feliz do que você. Porque, veja bem, quem precisou destilar ódio em um post gigante? O gordo que não.
      Corre lá beber um litro de coca-cola e ser feliz.

  • Honestamente, eu espero um dia em que as palavras “gordo” e “gordinho” se tornem pejorativas, tal qual “negro” e “deficiente”. Aí teremos que falar “pessoa acima do peso” ou “portadora de necessidades dietais”

  • Ninguem é gordo porque quer, a pessoa se acomoda a ponto de não ver que esta acima do peso e quando percebe o caminho não tem mais volta. Concordo na parte que diz que precisa de força de vontade para sair dessa situação. Mas as vezes as pessoas além de ter suas depressões e ainda tem que aturar pessoas que como você, as arrastam ainda mais para o fim do poço. Espero em Deus que você nunca vá parar em um leito de hospital por ter engordado por problemas de saúde ou psicológicos. O mundo da voltas, e nunca devemos usar nossa boca para julgar as pessoas. Porque ao invés de critica-los você não cria artigos para que possa ajudar na melhoria de qualidade de vida dessas pessoas. Ja que sabe que as pessoas precisam de vergonha na cara, porque não mostra relatos reais de que pessoas conseguem emagrecer ao se esforçarem. Há tantos meios, mas nós como seres humanos insistimos em julgar aquilo que não conhecemos.

    • “Não tem mais volta”?

      Ah é? As pessoas depois que engordam não podem mais emagrecer?

      Fica até difícil de argumentar…

      • Por que vc não fala pra uma gravida aborta idiota,ainda bem que sou gorda sim mais não preciso de ônibus se não eu sentava a mão nessa tua cara.muitas vezes quando percebemos já estamos acima do peso, e vc não tem ideia a dor que a gente sente nos joelhos e no pé.mais não é tão simples emagrecer pra quem já se tornou obeso então cala essa sua boca pra falar merda ou sai pagando bariátrica para os gordinhos,a esqueci não tem condições pois anda de ônibus.imagina se todo mundo tivesse condições iria sim emagrecer idiota.

        • Filha, emagrecer é possível, inclusive sem cirirgia. Basta ter disciplina e força de vontade. Se você está gorda hoje a culpa é sua, apenas sua.

          Obs: você jamais conseguiria me bater, eu sou magrinha, corro muito mais do que você

    • Nao sei se voce entendeu bem, mas o ponto da Sally é lutar contra as leis estupidas que servem para ganhar voto apenas, como essa.
      Criticar o gordo é parte necessaria do processo.
      No Brasil a Globo te ensinou a ser feliz, amar ,sorrir e não reclamar né? Viva o pão! Viva o circo!

  • hahah, adorei a parte do “problemas hormonais são a exceção da exceção da exceção”. Uma vez tive que discutir com uma garota sobre isso de problemas da tireóide e de disfarçarem na hora do almoço e compensarem em casa. Parece que virou contagioso, toda gorda diz que tem.
    Meu sonho é ver uma gorda entalando na roleta do ônibus (podem me xingar, não estou nem aí), vou morrer de rir.
    Não sei porque o outro foi processar o médico, não cabia na máquina de exame, vai fazer o que?Não sei como não aproveitou e processou o fabricante também. Mas eu sou contra a cirurgia de redução de estômago em hospitais públicos, o cara fica gordo porque quer e depois todo mundo tem que pagar… já falta de tudo, poderiam gastar o dinheiro em outras cirurgias mais importantes.
    Tem gente que vem aqui só para fazer papel de advogado do diabo, não?
    Quando eu digo que gorda só sabe arrumar confusão…

    • Pode perguntar a qualquer endocrino: problema hormonal é exceção da exceção da exceção.

      Não tem firula, é matemática: gastar mais do que põe para dentro. O corpo não fabrica gordura, ninguém engorda espontaneamente. Ok, tem gente que come um bombom e engorda? Tem. Tem gente que tem um metabolismo filho da puta. Mas ainda assim, não está condenada a ser gorda. Basta comer direito e se exercitar.

  • Obrigada pela sua opinião. Fiz uma denúncia na Polícia Federal por discriminação. Boa sorte, seja mulher e deixe esse post no ar.

    • MAS COM O MAIOR PRAZER, e já te adianto uma coisa: não cometi crime algum aqui. Você está perdendo seu tempo.

      No aguardo da “Polícia Federal” vir me buscar, viu? HAHAHAHAHAHAH

      GORDA COMPLEXADA! BOM SABER QUE DOEU!

      • Sally, devo dizer que vc atingiu seu objetivo quando vomitou suas ideias sobre depressao/obesidade. minha sobrinha foi internada com grau altissimo de depressão graças ao seu veneno despejado. lembre-se nao sao todos que são imunes ao veneno das viboras e quando o recebem eles despencam…. cuidado com o que fala senhora dona de toda beleza e verdade

        • Minha filha, LÊ QUEM QUER, eu nao fui na casa da sua sobrinha obrigar a ler. Se ser gorda a incomoda, manda ela fechar a boca e se exercitar!

        • Tia Gorda, e para qualquer obeso que venha a passar por aqui, segue esta história:

          http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=9&id=66387

          Resumindo: quem salvou a mulher desse artigo, de verdade, foram pessoas que a esculhambaram. Tal qual a nutricionista que sugeriu que ela se pesasse em uma balança de animais…hahaha. Fico pensando que, não fosse o amor da nutricionista pelo que faz e pela pessoa a que ela se propôs a tratar, a agora ex-obesa comeria capim pela raiz como derradeira sobremesa.

          E, da mesma forma, quem sabe aqui, a “dona de toda beleza e verdade” não tenha sido o tapa na cara que sua sobrinha necessita para tentar obter o mesmo sucesso? Ao menos use o ódio e o desprezo contra os que tripudiam dos obesos como motivação para ajudá-la. E não vir aqui exprimir passivamente esses sentimentos.

          E aí, vai dar à deprimida um pouco de amor sincero, ou deixá-la comer alguma coisa do Amor aos Pedaços para aplacar a tristeza enquanto busca bodes expiatórios, tia?

        • Engraçado, eu achei que o objetivo da Sally era mostrar para as pessoas que gordura ≠ saúde… Pras pessoas abrirem os olhos e manter uma vida saudável!
          É muita gente imbecil no mundo, pelo amor!
          Do mais, meu recado pra vc e sua sobrinha: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA…

          • Faço desse recado meu também

            Aliás… CADE A POLICIA FEDERAL? Estou aqui, esperando. Ela não vem não? Vergonha é isso: blefar e não cumprir. PROCESSA EU!

  • aiiii adorei!!!nao ando de onibus mas em relacao as filas…..
    tenho um filho pequeno qdo precisava sair deixava em casa p nao pegar fila, pois é um saco sair com criança de colo, e tinha parentes querendo meu filho emprestado p pegar preferencial ABSURDOOOO.
    Agora estou gravida e mesmo assim nao pego, no banco que vou tem cadeira entao fico sentada, no mercado procura a fila que tem menos pessoas e geralmente a preferencial ta cheia rsrsrsrsrs
    Acho um absurdo uma gravida chegar na fila da sorveteria e querer passar na frente e acredite ja vi isso, minha gravidez nao é doença e se nao estou bem fico em casa.
    Em relaçao aos obesos tenho a mesma opiniao, imagina se a moda pega em bancos, supermercados, lojas…….. estamos fu…….

    • E do jeito que o Brasileiro Médio é malandrão, não duvido que tenha gente se deixando engordar só para furar fila

  • Também não concordo com toda a idéia dos obesos se tornarem intocáveis com bancos especiais, espaços especiais e etc. Daqui a pouco toda particularidade será vitimizada. Mas o resto do texto é pura cagação de regra e recalque. Essa argumento da saúde é puramente para maquiar o recalque. Não estão mínimamente tocados com uma pessoa comendo lixo ou dormindo na rua mas estão cagando regras pros gordos com esse argumento safado da saúde? Alô? E daí que estão com colesterol alto ou o caralho, problema de quem? Todo esse vocabulário pejorativo (baleias, paquiderme etc) denuncia o recalque sim em aceitar que os paquidermes também se divertem, comem, amam, transam sem todo a neurose de vocês. Andam pela praia com toda banha explícita e é quase um estupro pro recalque. Como ousam essas baleias usufruir da praia, com toda farofada incluída enquanto estou malhando até o último cabelo do cú para conseguir me aceitar numa sunga ou biquíni?
    Uma pessoa gorda não é pior do que uma pessoa magra. Nem mais preguiçosa, nem mais relapsa, e nem tem menos “força de vontade”. Sally, só pq vc passou por um câncer e superou, não dá autoridade pra falar da força de vontade dos outros. Não deseje a miséria pessoal pra as pessoas só para que você se sinta mais mártir por superar um câncer. Força de vontade PRA QUE, minha gente? Pra se enquadrar em um padrão excludente? Isso não deveria estar no centro das nossas vidas. Nós não estamos aqui para enfeitar o mundo! Não é tentar estabelecer um novo padrão, uma ditadura da celulite, e sim aceitar uma democratização da beleza. É não olhar feio quando a gorda quiser comer um xis-tudo, porque o corpo é dela, consequentemente, a saúde também. Não use o argumento da saúde para cagar regra no corpo alheio. Segurem o recalque, pq tá EVIDENTE! ____ Para me responder dizendo: tá defendendo gordo pq é gorda. Sim, assim como quem defende negro tem que ser negro.

    • Recalque exatamente de QUE? Eu, como sou magra, queria ser gorda?

      Gente gorda nos afeta, afeta e onera a saúde pública e particular.

      E, considerando que é um texto ASSINADO por mim, que expressa a MINHA OPINIÃO, eu continuo achando que SIM, GORDOS SÃO PIORES, porque se deixam ficar nessas condições por pura falta de força de vontade. Ainda que não se fale da questão da saúde, gordo sofre por ser gordo. Sofre para comprar roupas, sofre para achar um parceiro, etc. Força de vontade para ter uma vida digna, ter saúde. Não estou mandando ninguém ser magrinho, pode ser gordinha, ter um sobrepeso, mas puta que me pariu, OBESO, que é o tema do texto, passa a léguas de distância disso. Obeso não é uma questão estética, é questão de funcionalidade.

      Não quero cagar regra com o copro alheio: o obeso quer comer o X-Tudo pode comer, eu não vou me meter. Mas não venha depois pedir regalias, assento especial. Assuma as consequências de comer feito um boi sem critérios.

      Minha Nossa Senhora da Bicicletinha, criatura… DE ONDE você tirou que eu passei por um câncer e superei? SOCORRO. E mesmo que tivesse, de onde você achou que eu pudesse ter escrito meu texto respaldada por um câncer? Nada do que você está falando faz o menor sentido!

      Não, eu jamais responderia que você está me criticando porque você é gorda. Você me conhece muito pouco, leia mais os meus textos e você vai ver que eu sou a primeira a criticar esse tipo de argumento.

  • Sally, se algum dia você se candidatar a presidente, terá o meu voto. Hahahahahaha. Como sempre, ótimo texto. Concordo com tudo o que foi escrito.

    Eu venho de uma família onde todos (a maioria) estão acima do peso. Alguns pesam 40 ou 30 quilos a mais do que deveria, outros 10… Tenho o peso normal para a minha altura. Meu IMC é de 22. Eu me cuido e evito comer porcaria.

    Minha família sempre se reúne para almoços ou churrascos, e todas as vezes recebo comentários sobre o quanto estou magro, pele e osso… Sim, eu sou magro, até porque não tenho paciência para enfrentar uma academia, mas eu estou vendendo saúde. Corro 4 vezes por semana e quando vou a uma festa de família, as baleias caem em cima de mim mandando eu comer mais porque estou magro. Eu ainda não mandei tomar no cu, mas falta pouco. Onde já se viu. Um bando de gente gorda vir falar que estou magro! Eu não morro quando subo uma escada. Não morro quando caminho rápido. Fico em pé por horas numa boa e sem reclamar… Quero ver aquele bando de baleia sedentária fazer pelo menos 1/3 disso.

    Em relação ao acento preferencial… Não cedo meu lugar para gordo nem sob tortura. E se vier me xingar vai levar desaforo pra casa…

  • Jamorreuenemsabe

    Sem dúvida alguma os gordos já entraram para o roll dos intocáveis.

    Você não pode levar um papo aberto sobre saúde qd tem gordo por perto pq tem que medir milimetricamente as palavras a serem ditas! Ele pode ficar ofendido.

    E o pior…gordo que se mete a entendedor de dieta saudável. Logo ele! Que tem muito autonomia no controle do peso e propriedade de causa não é?

    Lógico que tem o auto perdão, esse não pode faltar: “Vc n pode ser radical se não vc não vive, não tem prazer”. Universo umbigo na veia. Então todo mundo tem prazer de comer porcaria que nem ele! Eu mesmo como todo dia gordura animal e não sou gordo! Eu vivo tais vendo só? É só saber escolher.

    Grandes merdas.

    Falando nisso Sally…está mais que na hora do Desfavor matar o mito do colesterol, do ovo e da gordura saturada animal. Me disponho a ajudar, mas creio que não precises. Basicamente oq fodeu a saúde mundial foram os carboidratos refinados.

    • Tenho até medo de falar sobre alimentação, cada semana sai uma notícia diferente desmentindo tudo! Quem era vilão como o ovo virou superalimento e quem era saudável, como a margarina, virou uma coisa perigosa. Tá difícil chegar a um consenso…

    • Eu não me sinto intocável… sou gorda, sou cara de pau, sou malandra, não tenho vergonha na cara MESMO. Se eu quisesse, seria magra, mas sou gorda pq como pra carai.. mas nem por isso sou intocável. Nem por isso uso o assento preferencial no ônibus. Aliás, evito ao máximo pegar ônibus, mas por outros motivos. Sei exatamente como perder peso, não perco por falta de vergonha na cara mesmo!!!

        • Ah, eu digo mesmo: ADORO COMER!!! Meu prazer, ao comer, é indescritível. Não sou de comer muita porcaria, como até bem (bem demais!!)… Meu problema são os doces, esses malditos que me perseguem, com suas perninhas feitas de açúcar e seus olhares pidões, implorando para serem devorados…hahahahahahahaha

          • Eu também adoro comer. Mas daí a pessoa tem que fazer uma escolha racional: ou malha muito e come o que quer, ou não malha e fecha a boca

            • Mas perae, também são sou baleiona não, tenho 1,65 e peso 80. sou gorda sim, não baleia…hahahahaha

              Eu malho, aliás, não somente malho, mas corro durante o dia todo para resolver problema, e isso sob o sol de Pernambuco, é praticamente uma sauna a céu aberto…

              Só que a relação quantidade de comida x quantidade de gasto energético ainda não é positiva para o lado do gasto energético, mas ainda chego lá, aprendendo a me policiar mais…

              Alguém ai escreveu sobre subir escadas sem morrer, andar rápido sem morrer, etc. Eu faço tudo isso. Só não corro pq meus pulmões não aguentam, pois fumo (é, sou cheeeeeia de vício).

              Mas sei lá, cada um deve saber onde aperta o cinto. Só acho que levar tudo a ferro e fogo é de lascar, pq não aguenta o tempo todo não. Vai acabar fazendo que nem a vaca leiteira, para cada sentimento de ofensa, um processo… por isso eu mesmo tiro onda comigo, e dane-se o resto… quer chamar de orca, baleia, elefante, ou qualquer animal que remeta ao gordo e suas gordices, pode chamar… me avisa que eu chamo junto…hahahaha

  • Eu tenho uma desconfiança de que os aposentados e as desempregadas com criança de colo escolhem ir fazer as coisas justamente no fim de semana ou no horário de folga de quem trabalha. Opa, faltam três senhas para te chamarem no PROCON? SE DEU MAL, porque lá vem o seu Jacinto reclamar que a financeira que ele fez o empréstimo pra comprar aquela TV gigante que ele PRECISAVA está cobrando além da conta, a dona Gertrudes tá comprando uma briga com as Casas Bahia por causa de um ferro de passar de vinte reais, e olha lá o casal Wallystone e Dayanny com a pequena Dyennyffer de seis meses colo, pra tentar cancelar aquele cartão de crédito que deu um limite quatro vezes maior que o salário dos dois.

    Isso sem contar a velharada que ADORA pegar um ônibus no horário de pico pra ficar reclamando que ninguém dá lugar, que o transporte público tá uma merda, e assim por diante.

      • Pior são os idosos que insistem em ir ao banco em no horário de almoço, justamente o único horário que os pobres trabalhadores têm pra fazer seus corres.
        Nada contra os idosos terem atendimento preferencial (sou até a favor), mas porra ir lá bem no horário de almoço?
        Enquanto você fica na fica em pé ou naquelas cadeiras séculos esperando com o estômago doendo de fome e ciente que tem que trabalhar ainda a tarde toda observa eles chegarem e serem atendidos logo que entram…

        • Vcs não tem vergonha de cagar regra pra vida dos outros? Os velhos vão no banco a hora que querem, não precisam dedicar a velhice pra não incomodá-los na fila do banco.

    • também tenho a impressão de que os velhos adoram pegar metrô/ônibus nos horários de pico… principalmente pela manhã. vai gostar de acordar cedíssimo lá na pqp

  • Não é só no SUS que a coisa fica feia não. Hoje fui ao oftalmologista (vou a este médico desde os meus 3 anos) às 06:55 h, e já havia 12 pessoas na minha frente. Porém, só saí de lá às 11:00 h. Porque todos os idosos da cidade resolveram ir cuidar “das vistas” hoje. E como eles são preferenciais… já viram, né?

  • Dilema: É gordo por que é folgado, ou é folgado por quê é gordo? Em vez de incentivar e fazer campanhas publicas (contra a fome tinha né?) não, se premia a obesidade. Deve ser por que mais gordos eles são potenciais e maiores (piada não intencionada…rs) consumidores. Texto perfeito, penso assim também sobre gordo, assim como eu sou magro e controlo minha alimentação pra assim permanecer ele também tem escolha de mudar os hábitos.
    Essa do médico ser processado é incrível. Em todos os aspectos. Mas quando é que vamos começar a presenciar essas barbaridades? O MP já deu data e já está obrigando que isso seja feito em todo lugar?

  • ontem eu fui marcar consulta no hospital, que estava lotado de gente (visão do inferno). queria ir pra casa, mas NAO. quando chegava próximo da minha senha, o que aparece? um velho e uma mulher com criança no colo (nao, nao era um gordo). o velho passou na minha frente, lógico. mas o que me deu raiva foi ver a mulher passando na minha frente. é como vc disse: ”coitadismo mais uma vez abrindo portas, recompensando quem não deve e infernizando a vida de quem faz a coisa certa.” eu aqui, fazendo de tudo pra nao ter filhos, preocupada com o mundo e o bem estar das pessoas, o que eu ganho por ter consciencia? nada. só uma hora esperando na fila!

    • Se você tivesse dez filhos, mesmo sem tempo para educá-los, mesmo sobrecarregando o planeta, ganhava dinheiro mensal do Governo e ainda furava fila! Brasil é isso, é recompensar quem faz merda, porque quem faz merda é maioria e vota!

  • Pqp, Sally! Amei esse texto! De verdade!
    Quando fui pro Brasil em setembro passado, tive que pegar o metrô e vi essa merda de assento preferencial no vagão… Um puta banco gigante, que cabia no mínimo 4 bundas minhas… Eu fiquei puta quando vi aquilo… Dizia alguma coisa do tipo: Banco preferencial para obesos. MMC < x.
    E eu pensei exatamente igual a vc! Fiquei com vontade de chorar… COMO É POSSÍVEL? Ainda bem que aqui ainda não tem isso!
    E falando no assunto, eu fico pra morrer quando vejo aquelas colegas gordas no facebook postando coisas do tipo: Ser gordinha não é doeça, ser gordinha isso, ser gordinha aquilo… Não é o corpo que importa, mimimi… Primeiro, minha filha, vc não é gordinha, vc é GORDA! Segundo, a questão de "não é o corpo que importa" vai muito além… É claro q eu considero que a inteligência e o bom uso do cérebro está acima de tudo, mas manter um corpo saudável, minha querida, É ESSENCIAL SIM!
    Me mato na academia, mas igualmente não deixo de exercitar o cérebro! Dá pra unir as duas coisas facilmente…
    Tenho vontade imensa de comentar quando essas nega escreve isso… Mas melhor ficar quieta… Sabe como é BM, vai que…

  • 1. achei que a questão do obeso era pra não ocupar um espaço imenso no onibus estando em pé. Na verdade mais ajuda do que atrapalha os outros passageiros.

    2. adoro isso aqui. Também me perguntei porque caralhos o perfil da mulher foi apagado, porque falou mal de gordos?? Me poupe né, foi na página DELA. ela nao tava pentelhando o perfil de ninguém.

    • Melhor espaço ocupado do que eu ter que ficar de pé! Ele que se dirija ao final do ônibus, onde atrapalha menos!

      Simplesmente ridículo não poder manifestar uma opinião contrária a um ato nocivo à saúde. Se falasse mal de drogados estaria todo mundo curtindo.

  • Um gordo em pé incomoda mais que um gordo sentado. Um gordão sentado ocupa 2 cadeiras, mas um gordo em pé no meio do busão fica empatando bem o meio do caminho.
    Falo por experiência própria que não adianta me pedir licença pra passar porque não posso encolher. Dá mais certo me empurrar que aí o pânceps e pneuceps (músculos de gordo) vão dobrando e ocupando algum espaço, só assim a pessoa pode passar.
    Eu não vou grampear o estômago porque sou cagão, tenho cagaço de cirurgia e também não vou pra academia porque é cansativo. Academia pra mim é tipo trabalho, a pessoa não vai porque gosta e sim porque precisa. Não vou fazer dieta porque a vida já é tão ruim temperada, imagina se ainda vou me tirar a alegria de encher meu rabo de macarronada!
    Convivam com isso, já que é lei eu vou aproveitar.

    • Eu convivo com isso, não sou eu que vou ter um troço do coração e cair morta com 40 anos de idade nem ter um avc e ficar cagando na fralda.

    • Bela questão… mas… você é daqueles que acha que só você pode comer todas as baboseiras deliciosas que quiser e ninguém mais, e ainda quer o plus de não querer sofrer repúdio social?

  • Tem coisa pior que gordo(a) tomando espaço com seu corpo paquidérmico nos espaços públicos?

    Sim! Gordo(a) inventando de fazer regime cortando na boca e forçando a família toda a entrar na mesma ciranda.

  • Não tenho palavras para expressar o quanto eu amo o Desfavor. Só aqui realmente temos liberdade de expressão sem sermos cruxificados. Esses dias mesmo fui chamada de preconcetuosa por ter opinião de que, se uma pessoa vai fazer um cosplay, ficaria mais condizente se escolher um personagem com o qual se parece. Se quer se vestir de Sailor Moon, não ficaria mais condizente se você for branca, loira e magra do que negra e/ou gorda? E eu não disse que negros/gordos não deviam se vestir como bem entendessem, só que fica mais fiel ao papel se você escolher fazer um personagem com o qual se parece.
    Hoje descobri que tou sendo chamada de lésbica por andar mais com uma amiga com quem tenho mais afinidade e estar solteira. Porque né, se tou solteira e andando com uma mulher, só posso ser lésbica. Ter dispensado um cara com quem não quis ficar, só porque não me despertou interesse só pode ser porque sou lésbica, não porque o cara não me interessou.
    Depois eu é que sou preconceituosa. OBRIGADA DESFAVOR, OBRIGADA SALLY, POR VOCÊS EXISTIREM!

    • Cosplay de personagens de desenhos japoneses são uma coisa mais difícil para quem tem uma pele mais escura do que para quem é “gordo”, apesar de que nos quadrinhos mais famosos, os personagens com biótipo mais “robusto” (por assim dizer) ocupam posições meramente de coadjuvantes.

    • Mas homem é assim: o único motivo que eles conseguem cogitar para justificar a nossa recusa é que NÃO GOSTAMOS DE HOMEM, porque se gostássemos, certamente estaríamos com ele, que é a última bolacha do pacote.

      Simplesmente humilhante alguém se fantasiar de algo que não tenha um mínimo de similaridade física. É quase como um deficiente querendo praticar um esporte afetado pela sua deficiência: uma negação tão vergonhosa da realidade que chega a dar pena em quem olha, fazendo com que não tenham coragem de apontar o ridículo da situação.

    • Cosplay merece um “Flertando com o desastre” só pra ele. Dedicar-se a cosplay denota imenso, grave e irreversível problema cognitivo, se o fato ocorre após os 21 anos.

  • Zaq (o cachorro!)

    Gordo come compulsivamente. Doces, todo tipo de comida gordurosa, fritura, refrigerante… Não toma água por que não tem gosto. Depois de um tempo vai ficando com a perna preta(circulação deficiente), dor nas costas, sem fôlego para um assovio… E aí vem com essa coitadisse??? Que se fodam!!
    Falei uma vez para um parente, paquidermo, “bicho o problema não é vc ter um ataque ai e cair babando, o problema é que eu e nem ninguém daqui vai conseguir te socorrer… Depois ainda tem gente que vai se culpar pela sua morte…” (só que EU não) E não é que ele ficou PUTO? Ficou louco! E me tratou friamente por uns dois meses! Goooooorrrdoo FDP!

    • NÃO EXISTE gordo que não coma mal, seja em quantidade, seja em qualidade. O corpo não fabrica gordura, mesmo que tenha a mais bizarra das doenças hormonais. NÃO FABRICA GORDURA, se essa porra se depositou no corpo, ela entrou pela boca, pode ter certeza.

  • Sally, mais uma vez concordo! E continuo me perguntando: onde é que vamos parar com esse monte de inclusão dos intocáveis? Bahh

  • Dependendo do onibus as cadeiras ainda tem braco fixo entao quem tem bundao tem que praticamente sentar no colo do outro ou levar bundada. Quem é girdo precisa ter banco especial. Eu e minha bunda sabemos bem o que estou dizendo. Não é ser intocável é necessidade mesmo.

    • Zaq (o cachorro!)

      Necessidade, bunda gorda? Necessidade? Vai me dizer que vc é vegan? Que só come planta? Vai me dizer que além de tudo vc faz exercícios regularmente??? Então, seu/sua gordo/a, vai tratar de emagrecer, para além de ter mais saúde (se bem que gordo tá cagando pra saúde), parar de encher o saco alheio!

    • Eu ADORO banco com braço, porque quando não tem, os gordos e os homens folgados ficam com a porra da perna aberta e eu tenho que sentar em 1/3 do banco…

      Campanha por um banco com braço.

  • E as gordas que preferem fazer cirurgia, ao invés de diminuir a comida? Tenho como exemplo minhas duas cunhadas. Enquanto uma come pouco e vai à academia (nem parece que teve duas filhas), a outra está com o “bucho” pelas “guelas”, mas continua com o prato de pedreiro. E ainda fica pedindo a Deus que o SUS libere a cirurgia.

    • Mas cirurgia é tecnologia! Sou a favor.
      Do mesmo jeiti que criaram a cesariana e mesmo assim algumas mulheres se orgulham de sofrer horrores no parto natural.

      • já foi comprovado cientificamente que o parto normal traz benefícios para o bebê. Inclusive tem um documentário sobre como os médicos brasileiros praticamente obrigam as mães para fazer cesária, é mais rápido e eles podem lucrar mais.

      • Se não mudar a mentalidade gorda, a cirurgia não resolve, a pessoa volta a engordar depois de um tempo. Isso quando o gordo filho da puta não arrebenta todo o grampeamento comendo mais do que pode…

      • Sally, não te contei a pior. As bariátricas muitas vezes tornam a parte útil do estômago algo próximo a um apêndice entre o esôfago e o intestino, o que na maioria das vezes significa uma série de VÔMITOS e REGURGITAÇÕES de comida para quem não consegue se adequar.

        Para minimizar os efeitos drásticos trazidos pela operação, o jeito é a pessoa consumir várias porções mínimas durante o dia, podendo ter ainda assim problemas com uma alimentação deficitária.

        Por tais motivos essa operação é adequada apenas para casos extremos, onde a obesidade mórbida implique em mais riscos a saúde do que as limitações impostas pela bariátrica.

        • Sim, mas tem gordo que faz e come pequenas porções de bacon e leite condensado por dia. Daí passa mal. Tem uns até que comem até arrebentar os pontos do estômago.

      • Meo tio fez… Emagreceu horrores, voltou a comer como uma orca, o estômago dilatou outra vez e ele tá um tiranossauro de novo… VALEU SUS!

        • Pior: NÓS pagamos com nossos impostos para que os rinocerontes façam essa cirurgia e depois, graças à sua falta de força de vontade, voltem a ser mamutes hipertensos que continuam onerando a saúde pública

  • Andreia Pereira

    Sally,disse tudo que penso! No começo desse ano,uma vizinha minha morreu atolada na propria banha e deu muito trabalho mesmo depois de morta. Precisou vir DOIS resgates para poder tira-la da cama, tanto era seu peso. E fui criticar porque estava usando Duas ambulâncias e equipes para resgatar a baleia e que poderiam estar socorrendo pessoas ainda vivas,eu quase fui crucificada por nao ter compaixão, pena da coitadinha… E acho que foi no banheiro de um shopping que vi uma privada preferencial para as morsas,dava até pra mergulhar lá dentro. Verdadeiro desfavor!

    • JURA QUE FIZERAM PRIVADA PARA OBESO? PUTA MERDA!

      Eu concordo com você, mobilizar duas ambulâncias só para remover um corpo (gigante) é de fazer cair o cu da bunda. Eu tenho compaixão com gente que tem doenças para as quais não concorreu, tipo um câncer, mas com gente que voluntariamente SE ADOECEU eu tenho é raiva.

      • Andreia Pereira

        Sim. Fizeram. Deve ter sido porquê alguma obesa entalou numa privada normal e processou o estabelecimento por danos. Vergonha alheia…

        • Se a moda pega, vão ter que refazer TUDO para obesos! As pessoas não percebem o tipo de monstro que estão criando?

  • Hahahahahahahahahahahhaa “morsa, latifúndio improdutivo”!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu não quero nem saber, pratico bulliyng contra gordo, porque esse ainda é socialmente tolerado.

    Só um adendo sobre lugares preferenciais: a única categoria para quem eu SEMPRE cedo lugar, são para as grávidas. Idosas que acabaram de vir da “Academia da Terceira Idade”, podem muito bem prosseguir sua viagem em pé, não consegue fazer exercício?
    Mães com crianças de 1, 2 aninhos, beleza, levanto: realmente não dá pra ficar em pé com crianças REALMENTE de colo. Agora, aquelas mães/pais gaiatos, que colocam os filhos de 8 anos, que tocam o zaralho na escola, no colo pra pegar lugar ignoro solenemente. Vai se ferrar! Eu viajava em pé no ônibus com essa idade, eles que não venham me tirar do meu lugar!

    • Para deficiente você não cede? Eu cederia se a deficiência implicasse em limitação motora, tipo um pernetinha tentando se equilibrar em uma muleta. A menos, é claro, que seja o Roberto Carlos. Nesse caso eu daria uma rasteira no Rei só para ver ele cair no chão do ônibus.

  • Sem falar que quanto maior o peso, mais difícil controlar os odores corporais…

    Amo o Desfavor, posso falar tudo que está entalado na garganta!

  • Em SP também deixam gordo entrar no vagão preferencial do metrô, aquele criado pensando em atender idosos e deficientes no horário de pico (que eu também não concordo, porque velho devia ficar em casa no horário de pico, e não estorvando quem trabalhou o dia todo, mas isso é outro assunto).

    Apesar de tudo eu concordo com a pessoa que disse que prefere o gordo sentado do que travando o corredor. Porque onibus sempre fica lotado e por mais que você esteja sentado ficam batendo bolsas, mochilas e panças na sua cara. Fora que gordo sua pra caramba. Melhor o gordo sentado do que eu tendo que encostar nele pra passar pelo corredor e me sujar no suor lipídico.

  • Lendo este texto, me lembrei do documentário “Super Size Me”. Posso estar enganado e me corrijam se for preciso, mas acho que um dos motivos que levou o Morgan Spurlock a fazer o filme foi o fato de ele ter ficado abestalhado com uma notícia de jornal sobre duas meninas diagnosticadas como obesas que moveram um processo contra o McDonald’s. Ambas alegavam que a rede de fast-food do palhaço é que era a culpada por sua saúde precária.

  • Assunto correlato: estamos perto do fim do ano e, pra quem freqüenta academia o ano todo, já reparou que aumentou o congestionamento nos aparelhos devido à maior quantidade de matrículas efetuadas nos últimos meses. E a maior parte desses novos matriculados é de quem embarcou no tal de “projeto verão”. Gente come feito porca o ano inteiro e agora quer ficar em forma pra se exibir na praia. Como se fosse possível ou fácil se livrar dos quilos acumulados em uma vida de sedentarismo em dois ou três meses. E, depois que o verão acaba, voltam a engordar tudo de novo… Me chamem de preconceituoso, azedo, praticante de bullying ou o que for; mas acho patético ver aqueles gordões ficando esbaforidos na esteira em menos de cinco minutos e deixando a academia pra lá depois de apenas uma ou duas sessões de exercícios… Também acho patético ver os gordões chorando desesperados naqueles programas de TV a cabo em que treinadores estilo sargentão tentam fazer os balofos perderem peso…

    • Assunto correlato: estamos perto do fim do ano e, pra quem freqüenta academia o ano todo, já reparou que aumentou o congestionamento nos aparelhos devido à maior quantidade de matrículas efetuadas nos últimos meses.

      Ah, sei… A turma que vai se preocupar com isso já na última hora, depois de enrolar o ano inteiro com outras coisas e só lembrando disso quando tá pra aparecer nas famigeradas “festinhas” de fim de ano.

      E a maior parte desses novos matriculados é de quem embarcou no tal de “projeto verão”.

      Diria que isso é o projeto “verão como vou cagar o clima da academia na inveja que tenho da turma da maromba que se mata o ano todo malhando por lá”.

      Gente come feito porca o ano inteiro e agora quer ficar em forma pra se exibir na praia.

      Porque se fazer de esforçado faz com que as pessoas a volta peguem mais leve nas cobranças e depois, quando as coisas voltarem aos eixos de antes, a turma do Jabba pode aproveitar pra se empanturrar de novo no famoso “efeito sanfona”.

      Como se fosse possível ou fácil se livrar dos quilos acumulados em uma vida de sedentarismo em dois ou três meses.

      E não é. Mas quem disse que esse pessoal tem visão de longo prazo. É mais ou menos aquele tipo de gente que compra aquelas parafernálias pra “malhar” e “ficar sarado” e depois larga tudo entupindo espaço. Se algum ou outro se dedica mais que isso, é EXCEÇÃO e não regra.

      E, depois que o verão acaba, voltam a engordar tudo de novo…

      Nada mais natural… Depois de comprarem a imagem de “esforçados” na época das festas de fim de ano e na época do verão, nada mais natural do que ganharem o que “perderam” (se é que chegam a perder algum peso) de novo.

      Me chamem de preconceituoso, azedo, praticante de bullying ou o que for; mas acho patético ver aqueles gordões ficando esbaforidos na esteira em menos de cinco minutos e deixando a academia pra lá depois de apenas uma ou duas sessões de exercícios…

      Sabe como é. Ai se tem o velho jogo da “Pollyanna sempre contente”. Tem de se fingir que tá tudo bem e dentro da conformidade e evitar a todo custo os enfrentamentos, até porque os balofin também rendem em termos de receita para a academia. Sabe como é… Tem de se explorar as oportunidades quando elas aparecem.

      Também acho patético ver os gordões chorando desesperados naqueles programas de TV a cabo em que treinadores estilo sargentão tentam fazer os balofos perderem peso…

      Sabe o que é pior nesse tipo de programa? É ver como o sentimentalismo vende e como isso depois se reverte em bônus pro balofin mais resistente que cai na linha de “exemplo de superação”.

    • Projeto verão tem que começar em agosto. Ninguém consegue uma mudança significativa em um ou dois meses. Essa época do ano os novatos transtornam as academias, achando que se pegarem muito peso vão obter resultados rápidos. Um saco!

  • Rorschach, el Pistolero

    Tecnicamente, talvez o obeso sentado no ônibus seja uma vantagem. Primeiro que um obeso em pé ocupa o espaço de outros dois e aperta todo mundo. Depois que imagina um obeso em pé e o motorista freia de repente, a mão dele escapa do apoio e ele cai por cima dos outros passageiros – consigo imaginar muitas mortes nesse cenário.

    Querendo ou não, um gordo é uma arma de destruição de pequena escala, mas de grande porte. Brincar com um peso desses num veículo em movimento com grande influência da inércia é um perigo.

    Mas eu concordo em 100% com você, Sally, quando diz que não devemos recompensar o estilo de vida errado dos obesos. Como você mesma disse, eles que “arquem com o peso das suas escolhas” (hahaha).

    • Mas um obeso sentado também pode ser catapultado em direção a pessoas inocentes… o que me leva a mais uma questão: porque merdas ônibus não tem cinto de segurança, já que ele é obrigatório em carros? Deve ser para poder entulhar o ônibus de pobre em pé…

  • Adorei o texto, Sally. Mas permita-me destacar esta frase: “Um filho da puta sem força de vontade, que come o que quer e não levanta um dedo para se exercitar vai ganhar uma série de regalias, enquanto que você, que se mata para deixar o corpo em ordem, vai perder para que ele ganhe. Isso é Brasil.” Concordo com o que você disse, exceto pela parte do “se mata pra deixar o corpo em ordem”. Eu não “me mato”, não… Faço força, bufo, dou meus grunhidos de esforço, calejo as mãos, saio da academia pingando suor, mas pra mim é um prazer. Até porque o resultado compensa…

    • É um prazer obter o resultado, mas o ato em si…

      Em todo caso, manter uma rotina de atividade física é um sacrifício, pois nem sempre estamos bem dispostos. Não raro estamos cansados, com sono, estressados ou apenas exaustos mesmo.

      • Concordo.
        Acho um saco ficar controlando alimentação, me convencer que estou bem com um sanduíche ao invés de comer uma rabada no jantar; tem dia que acordar pra fazer exercício é um suplício.
        Mas cara, ou é isso, ou é não conseguir subir uma escada sem colocar os bofes pra fora! O povo tem que parar de ficar usando vaidade pra discriminar quem tenta manter uma rotina saudável, saúde também envolve isso!

        • Pois é, existe um mundo de distância entre exercício e alimentação regrada para vaidade. Mas gordo desvaloriza tudo, bota tudo no mesmo saco, pois se sente menos merda ao se convencer de que é gordo mas não é fútil, é gordo mas tem conteúdo. Oi? Eu não sou gorda e também tenho. Uma hora de academia por dia não impede leitura não, viu gente?

  • Acho que já faz um tempo que vi isso no onibus, pois também não ando frequentemente, mas até brinquei e disse “opa, agora tenho sempre onde sentar”, mas brincando é claro, até pensei, mas a partir de que peso alguém já é considerado “obeso”? Tem que ser obsidade morbida, ou qualquer pança saliente já serve pra justificar?
    Mas falando sério, concordo plenamente com a Sally, isso é simplismente ridículo, gordo é sem-vergonha mesmo, bando de sedentários sem força de vontade, eu mesmo, tô pançudo agora por falta de vergonha na cara, por que da ultima vez que fiquei acima do peso, fiz uma boa dieta e perdi 16KG em 3 meses, e fiquei orgulhoso da minha força de vontade, agora voltei denovo a estar acima do peso, e já tá me incomodando, mas cade a força de vontade? É difícil emagrecer? É sim, mas não é impossível, as pessoas preferem achar que é impossível por que é mais fácil aceitar e continuar comendo que nem um tiranossauro e ficar sentando no PC ou vendo TV, do que ir dar uma caminhada ou uma pedalada, que como bem disse a Sally são de graça, ou seja nem precisa gastar para isso, pois comida saudavel não é tão caro, (salvo comida diet) e caminhar e pedalar, ou fazer exercícios aerobicos, ou mesmo um esporte e tão efetivo quanto pagar academia.

    • Até onde eu sei, obesidade não se mede por peso e sim pelo IMC, um cálculo feito entre peso e altura. Vai ficar bem difícil delimitar quem pode sentar no preferencial e quem não, na prática qualquer gordo revoltado vai usar.

      • Sim, sim, é pelo IMC, mas tem gente que só de olhar já tá na cara que é obeso, tanto é o excesso de banha, ai não precisa nem medir IMC, só o tamanho da “criança” já explicita a obesidade.

  • Mais ou menos off-topic mas eu estava esperando para dizer:

    Eu estava na fila do banco e percebi como brasileiro médio ou é sacana ou tem esse problema de não saber interpretar texto. Crianças de colo não são crianças no colo. O cara vir e pegar seu filho de SETE/OITO anos no colo para poder furar fila é muita malandragem. Tem como resolver essa situação? Sei lá, minha vontade é de colar uma placa em cada banco, correio…

    • Tem sim, chamando um segurança, o gerente ou qualquer pessoa responsável e apontando o golpe. Não sei se vai resolver, mas é o que dá para fazer. Tremenda cara de pau fazer isso. A partir do momento em que a criança consegue andar sozinha ela deixa de ser “de colo”.

      • O que mais me irrita nem é isso… e quando a galera leva a avó, só pra velha ficar na fila preferencial e quando chega a vez, vai lá, sem nenhuma vergonha na cara, pagar a conta?

      • Pessoal não entende que criança de colo é diferente de criança no colo e fica fazendo isso. Eu faço escândalo, mesmo!

        Mas, Sally, aqui na somirlândia tem uma lei que doadores de sangue (com carteirinha) podem passar na fila preferencial em bancos e lojas (não sei se existe leis semelhantes em outras cidades) e há um tempo atrás uma doida atacou uma moça doadora que estava na fila preferencial de uma loja com um canivete! Fez um talho na cara da menina.

        • Eu sou doadora e sempre vou pra fila preferencial, mas depois disso até me senti receosa! Tá cheio de gente doida no mundo.

      • É considerada como “de colo” uma criança de até DOIS ANOS. Crianças nesse limite de faixa etária podem sim andar, mas a não ser que seja imprescindível, o melhor seria não se utilizar desse expediente para angariar vantagem na “fila”.

  • Sally,

    Concordo com a sua indignação sobre o assento preferencial para obesos. Mas convenhamos, é melhor um obeso sentado lá no canto do que um obeso de pé no meio do corredor atrapalhando a passagem!!

    Outra coisa, só fica grávida quem quer também! É praticamente a mesma situação do gordo.

    • Sim, só fica grávida quem quer, mas é inerente à gestação ficar muito acima do peso em um curto intervalo de tempo. O corpo não está preparado para ficar horas de pé. A grávida não tem escolha de engravidar sem ganhar vários quilos a mais, já o obeso tem.

      Eu prefiro um obeso atrapalhando a passagem e EU SENTADA do que eu de pé e o obeso sentado.

  • Pior que gordo ta uma merda agora com isso….ja veio uma vez uma maluca que dava duas de mim(e olha q eu sou gorda pra caralho) me encher o saco no onibus, e eu nem estava no banco preferencial(que eu nao uso, gordo pode muito bem ficar de pe) que por sinal estavam todos desocupados num onibus praticamente vazio…

    • Já fizeram isso comigo! A gorda queria AQUELE banco em que eu estava, apesar de existirem outros vazios! Será que foi a mesma gorda???

      • Mais de uma vez eu já soltei um “Emagrece, caralho!” pra paquidermes que não conseguiam passar por mim num corredor de ônibus em que eu estava de pé…

      • Só pode rsrs… Eu tenho por costume, quando desocupado, sentar num dos bancos perto da porta de desembarque, ela queria por que queria sentar ali, e olha que o banco da fileira do lado estava vazio também…

    • Ah filha… eu não levanto!
      Certa vez, uma grávida veio perturbar um amigo meu, porque ela queria AQUELE lugar.
      Ele olhou pra trás, e viu outros lugares vazios. Olhou plácido pra moça e disse: “Tem lugar vazio mais pra trás. E corre, senão vai ficar sem!”.
      Meu herói!

      • Eu não levantei mesmo, o ônibus estava quase vazio, e mesmo que estivesse cheio eu não levantava… Nem quando eu estava grávida eu sentava se o ônibus estava cheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: