Flertando com o desastre: Presente da discórdia.

fd-presente

Este é um manifesto de suma importância para conscientização (im)popular sobre a importância de se verbalizar qualquer presente que eventualmente se queira ganhar em vez de obrigar as pessoas que te cercam a adivinhar. Está chegando alguma data onde há obrigação social de te presentear? Seja um bom cidadão e faça uma listinha com preços variados, a vida anda muito corrida para ter que sujeitar as pessoas ao transtorno de ficar caçando um presente que atenda aos mais variados requisitos para te agradar. Tenha piedade das pessoas que te cercam, faça uma listinha ou aceite dinheiro como presente. Está na hora de derrubar esse simbolismo de que quebrar a cabeça pensando em um presente para alguém é prova de amor ou amizade.

Se a arte de presentear já é difícil, ela fica ainda mais difícil quando dispomos de pouco dinheiro. Porque presentear alguém gastando muito é fácil, o difícil é conseguir algo bacana pagando pouco e, de preferência, sem que fique notório que se pagou pouco. E quem de nós tem dinheiro sobrando hoje em dia? Uma listinha poderia facilitar a vida de todo mundo: pessoas que não disponham de muito dinheiro se juntam com outras pessoas na mesma condição e juntas compram um presente melhor, escolhido pelo presenteado. Todo mundo ganha. Mas infelizmente ainda existe um enorme preconceito em verbalizar o que se deseja ganhar, parece que se a pessoa que presenteia não conseguir adivinhar, é porque ela não gosta de você. Não faz o menor sentido.

Já repararam que as pessoas fazem lista de presentes com a maior naturalidade quando casam, mas em todas as demais obrigações sociais de presentear elas quase que se ofendem se a gente sugere uma lista? “Quero que seja surpresa!”, porque minha vida gira em torno da pessoa, né? Eu não trabalho, eu não tenho obrigações, eu que me foda pensando, procurando e comprando algo que ela possa gostar. Sinceramente? Acho egoísmo não fazer lista de presente e quase sempre penso “você não é tão importante a ponto de me fazer gastar neurônios pensando em um presente”. Mas não falo, porque ofende. Tudo ofende nos dias de hoje. E eu quando falo geralmente ofendo, deve ser um dom.

Pois bem, não importa a ocasião, partamos da premissa que foi oferecido dinheiro ou a opção de uma lista para a criatura que deve ser presenteada e ela soltou a hedionda frase que isso seria sem graça. Ela quer uma surpresa. Ela se acha importante o suficiente para que você gaste sua massa cinzenta pensando no que ela já tem, no que ela poderia querer, no que ela poderia gostar. Você não pode dizer que não tem tempo/saco/disposição para procurar algo que a pessoa não tenha, que goste e que seja compatível com seu orçamento, logo, enfia o galho dentro e é obrigado a inserir esta nada divertida atividade no seu dia: procurar por um presente para aquela pessoa.

Comprar qualquer coisa não é uma opção, pois os mesmos filhos da puta que dizem querer “uma surpresa” se ofendem se você erra o número da roupa, compra algo que eles já tem ou algo de que eles notoriamente não precisam. Sim, chegamos a um ponto em que é possível ofender uma pessoa presenteando-a. Então, some-se a todo o transtorno uma preocupação a mais: dar um presente que não seja ofensivo. Por exemplo, uma roupa que fique pequena em uma mulher pode desencadear uma crise, pois ela vai se achar gorda. Ao mesmo tempo, uma roupa que fique grande em uma mulher também pode desencadear uma crise, pois ela pode achar que você a acha gorda. Roupa para mulher é um risco. E se você quiser levar a pessoa com você na hora de comprar o presente, para que experimente e veja se fica bom, é bem provável que tome uma nova recusa, porque, novamente, a pessoa que “uma surpresa”.

Daí você pode pensar em dar uma espiada na etiqueta da roupa da pessoa para ver qual é o seu tamanho. Não adianta. Primeiro que os tamanhos não são padronizados, existe uma margem enorme de variação: uma mulher que veste um 38 em uma loja pode vestir um 36 em outra e um 40 em outra. Uma mulher que veste P na blusa pode vestir G na calça. Além disso, o modelo da roupa também influencia, uma bata pode não ser do mesmo tamanho que uma blusa justinha. Então, a menos que a pessoa seja tranquila, melhor evitar roupa. Melhor mesmo, porque roupa anda tão cara que se o orçamento estiver apertado, só dá para comprar um par de meias. E quando a roupa está mais barata, em promoção, as lojas não costumam trocar a mercadoria. Dar um presente que a pessoa não pode trocar é falta de caráter.

Sapato talvez… apesar de que, sapatos também costumam ser caros. O sapato também tem seus riscos, pois mesmo sabendo o número do pé da pessoa, ele pode ficar desconfortável. Ou ela pode ter algum sapato parecido, você não é obrigado a conhecer todos os sapatos da pessoa, certo? Errado. Tem gente que esboça uma pequena mágoa e diz “Poxa, parece com aquele sapato que eu usei no casamento do seu primo em 1998, VOCÊ NÃO LEMBRA?”. Evidente que você não lembra, o cérebro só armazena informações importantes. Mas tem gente que só se sente amada se você lembrar do que a pessoa vestiu, comeu e disse durante todo o período em que conviveram. Mas mesmo para pessoas normais, sapato é um presente complicado, pois as chances de que machuque, incomode ou aperte nos lugares errados são muitas. Sapato tem que experimentar antes de comprar, a menos que sejam pantufas. E minha experiência me diz que pessoas não gostam de ganhar pantufas. Acreditem, eu já tentei.

Temos também o vasto campo dos presentes perecíveis, que eu particularmente abomino: flores, jantares, chocolates… Geralmente os presentes perecíveis são caros e duram pouco. Não vejo porque gastar dinheiro em algum chocolate especial, no final das contas vai virar merda mesmo. Mesmo no caso de pessoas normais e românticas o chocolate (ou a cesta de café da manhã ou qualquer comestível) pode trazer problemas. “Eu estava de dieta, você não sabia” vira um “Porque você nunca escuta o que eu falo, não repara em mim” em pouquíssimos segundos. Ou ainda periga escutar uma acusação de estar tentando engordar a pessoa. Eu não arriscaria.

Flores, em minha rude opinião, custam muito para o pouco que oferecem: morrem em poucos dias e parecem mais uma ostentação, um presente público, do que qualquer outra coisa. Presentes perecíveis no geral custam muito caro para o retorno que geram e muitas vezes ofendem, ou, pior do que ofender, te encrencam. Dica: caso desejem presentear alguém com flores procurem na internet o significado de cada uma delas. Porque, caso você não saiba, cada flor significa um sentimento. Eu não sabia e acabei presenteando uma colega de trabalho bissexual com uma flor que significava atração física e levei uma mão na bunda por conta do meu erro. Já pensou se um homem presenteia uma mulher com uma flor que significa amizade? Nunca mais faz sexo com ela, certeza.

Tem os presentes que todo mundo dá, aqueles que são uma espécie de coringa e que, justamente por isso, não devem ser dados a pessoas com as quais você tem um vínculo maior. São presentes para colegas, para amigo-oculto, como por exemplo perfume do Boticário. Banalizou, simplesmente não se pode mais dar esse tipo de presente para pessoas com as quais você se importa porque eles dizem “sou genérico, sou impessoal”. Ressalto que existem os presentes tidos como coringa socialmente e os presentes que você transforma em coringa de tanto que os usa. Nunca me esqueço um ano onde eu abusei do direito de dar um mesmo presente para todo mundo que eu conhecia, ao ponto das pessoas quase descobrirem quando conversavam entre si. Pois é, ainda tem isso, você tem que variar os presentes entre as pessoas do seu meio, se não elas vão pensar que você compra a mesma coisa para todo mundo, o que é uma verdade, mas infelizmente ofende.

E presente para homem? Tem coisa mais difícil nesse mundo do que comprar presente para homem? Eu já disse isso em algum texto do passado, mas vou repetir: a menos que você tenha ao seu lado um homem muito diferente da média, presente para homem tem que se ater a 1) eletrônicos ou celulares 2) acessórios para carro 3) acessórios para eventuais esportes que ele pratique 4) videogame ou 5) dar o seu rabo. O grande problema é que todas essas coisas custam caro, seja na forma de dinheiro, seja na forma de hemorroidas. Não tem jeito, homem gosta de e-craps. Caso tenha que fugir dessas sugestões, por caridade, nada de bicho de pelúcia, cartinha, cartão ou qualquer coisa que uma mulher gostaria. Geralmente, se a mulher gostaria, o homem não vai gostar.

E por falar em cartinha e cartão, tem essa categoria nefasta, a do presente “eu mesmo que fiz”. A menos que você seja muito bom nisso que resolveu fazer, o presente fica uma merda. Por exemplo, eu adoraria receber um quadro de presente do Romero Britto, com ele me dizendo “eu mesmo que fiz”, mas odiaria receber de presente um quadro de um Zé Ruela que ele mesmo tenha feito. Canecas, quadros, músicas, poemas… tudo uma merda. A menos que a pessoa seja muito boa naquilo que faz. Se for para improvisar, melhor não arriscar. Compra qualquer merda que é melhor. Parem de se achar artesãos, pintores, compositores, escritores… vocês não são. E por mais amor que a pessoa tenha por você, ela vai saber que ficou uma merda e que você não quis gastar nem vinte contos com ela.

Vamos agora para a categoria de presentes ousados, aqueles “ou tudo ou nada”. Presentes que se derem certo te consagram mas se derem errado te queimam. O exemplo clássico é um ser vivo. Pode ser um cachorrinho pelo qual a pessoa vai se afeiçoar e vai trazer alegrias ao presenteado pelos próximos vinte anos ou pode ser “aquele bicho insuportável” que a pessoa não queria e está destruindo seu apartamento. Melhor não. Presentes “ou tudo ou nada” só depois de uma boa sondagem. E como brasileiro tem a mania de deixar para comprar presente em cima da hora, não costuma dar tempo de sondar porra nenhuma. Sem contar que se quem presenteia for homem, a sondagem parece partir de uma criança de cinco anos: “Oi, estou ligando para saber, só por curiosidade, o que você acha de um gato todo branquinho com os olhos azuis”. Só para constar, gatos todos branquinhos com os olhos azuis são surdos, compra com olhos amarelos, que presente com defeito é deselegante.

Quer problema pior do que dar presente para quem já tem tudo? Como presentear gente rica? Sequestra um anão, amarra uma fita no pescoço e dá como escravo particular? É muito difícil presentear gente rica! Tem que tentar ser bem criativo e ao mesmo tempo encaixar o presente no seu orçamento. Provavelmente na hora da reciprocidade, a pessoa rica te deu um bom presente, logo, não é de bom tom dar um presente visivelmente barato. Daí você se vê obrigado a comprar algo criativo, que não pareça ser muito barato e que a pessoa não tenha. Uma pessoa que vive uma rotina de trabalho e tem uma série de obrigações não merece passar por isso, é uma queima de neurônios desnecessária. Talvez para uma pessoa rica a única solução seja mesmo o rabo.

E gente que tenta o “presente eu mesmo”? Se enfia em uma caixa e se dá como presente para a pessoa. Isso é estelionato. A pessoa sempre teve você, você não está dando qualquer novidade. Quer dar gente como presente? Dá o Brad Pitt, ISSO seria uma novidade. E já que estamos falando em estelionato, quero fazer uma menção honrosa a aquelas pessoas canalhas que dão um presente pensando em si mesmas e acham que estão enganando o presenteado e convencendo-o de que o presente é para eles. Exemplo clássico: namorado que dá uma lingerie para a namorada em uma data especial. Quem vai usufruir mais, ele ou ela? Se algum homem ainda tem alguma dúvida, eu sugiro com toda a convicção do mundo que este homem passe apenas DUAS HORAS com uma calcinha sexy enterrada em seu fiofó e me diga se usufruiu do “conforto”.

Também existe a traiçoeira categoria de presentes “muito pessoais”. São presentes que caso a pessoa não goste, se tornam impossíveis de serem usados. Porque se você não gosta tanto de uma banda mas ganha um DVD, pode eventualmente escutar mesmo sem ser a sua banda favorita. Mas se você ganha um perfume do qual não gosta muito, vai ser um inferno ficar cheirando isso em você mesmo o dia todo. Sem contar que um livro ou um DVD você diz que viu, diz que gostou e pronto, ninguém vai saber se você trocar. Já perfume pode ser detectado facilmente. Aliás, o que são as pessoas que ficam cobrando que você use o presente que elas te deram? Gente assim deveria ser afastada do convívio social e trancada em uma cela com vários ex-BBBs para sentir na pele como dói ser exposto a inconveniência.

Vamos agora para outra categoria: os presentes que exigem deslocamento. O mais conhecido é a viagem. Há um sério problema de logística aqui. A pessoa que uma surpresa, logo, você não pode perguntar se ela tem disponibilidade naquela data para se ausentar em uma viagem, de onde se depreende que este tipo de presente é um tiro no escuro. Pode ser que a pessoa não possa ou não queira ir. Daí você fica sem presente, com cara de bunda e se sentindo incompetente. E nem sempre dá para trocar a data ou reaver o dinheiro de volta, que não costuma ser pouco. Você perde o dinheiro e ainda vai ter que comprar outra coisa para deixar de ser otário. Quer proporcionar um dia em um SPA para alguém? Compra um vale para que a pessoa possa escolher o dia e a hora na qual ela pretende ir. Pena que a maior parte dos lugares não trabalhe com essa opção.

Dinheiro. Dinheiro é um presente sensacional, pois pode virar qualquer outro presente que a pessoa queira. Mas geralmente é considerado ofensivo e impessoal. Muitos acham constrangedor que fique explícito o quanto estão dando ou o quanto estão recebendo. Bom, sempre é possível fazer uma vaquinha entre todos os amigos e juntar uma quantia em dinheiro sem que se saiba exatamente quanto cada um deu. Mas ainda assim, o dinheiro como presente continua muito malvisto. Algumas pessoas o entendem como uma falta de importância, como se quem presenteou não quisesse se dar ao trabalho de pensar em algo especial para dar. Ninguém cogita que a pessoa pode ter quebrado a cabeça e não conseguiu pensar em nada, achando melhor dar dinheiro do que dar algo escroto que o presenteado nunca vai usar. Dinheiro infelizmente não é um presente recomendável. Uma pena.

Infelizmente ainda existem pessoas que pensam que Demonstrações Públicas de Afeto (doravante denominadas DPA) são um presente e não uma grande vergonha. Existem seres humanos que presenteiam outros seres humanos com uma Kombi com caixas de som que param na porta do trabalho da pessoa e ficam berrando frases bragas ao som da música do filme Titanic. DPA não é presente, é castigo, é humilhação. Se eu fosse dona do mundo, pessoas que fazem isso seriam esterilizadas. Mas não da forma convencional, e sim da forma como se castram camelos, para que a lição fique bem vívida em suas memórias. DPA NÃO, mesmo que a pessoa goste. É como fornecer drogas a um viciado, mesmo que a pessoa queira, quem a ama não deve alimentar esse hábito nocivo. DPA nunca.

Enfim, enrolei quatro páginas e não dei uma solução para o problema. Talvez eu não a tenha. Por ser mulher (e grossa) acabo não sendo muito exposta a esse faniquito da surpresa. Sempre digo a todos que conheço, independente do sexo “Se pedir surpresa vai ganhar um vibrador”. Esse argumento costuma funcionar. O que posso dizer a quem está precisando comprar um presente importante mas não tem muito dinheiro para gastar é que observe o simbolismo mais do que o valor do presente. O namoro ficou sério, quer mostrar para sua namorada o quanto ela é fundamental na sua vida mas não tem dinheiro para nada além de um cachorro-quente? Faz uma cópia da chave da sua casa para ela. A chave em si vale merda, mas o gesto de dar passe livre na sua casa diz muito. Espero que esta dica ajude. Se não, dá um vibrador e avisa para a pessoa que é isso que acontece quando não se faz uma lista.

Fica aqui meu apelo: vamos parar de encher o saco dos outros obrigando-os a te dar “uma surpresa” de presente? Burrice medir o quanto uma pessoa gosta ou se importa com você por esse critério. Isso era lindo e funcional muitas décadas atrás, quando as pessoas não tinham essa rotina exaustiva que tem hoje, quando podiam se dar ao luxo de passear uma tarde toda só pensando no seu presente. Hoje não temos tempo nem para peidar, comprar presente deixou de ser um programa, um passeio, e passou a ser um transtorno que te consome o horário de almoço. Chega desta merda. Faça uma porra de uma listinha ou aceite dinheiro, que amor e amizade se medem de outras formas!

Para não comentar porque está mal-humorado por causa do calor, para me dar dinheiro ou ainda para dar dinheiro para sua namorada e depois me culpar: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (94)

  • Eu nem me importo em receber um montão de presentes de aniversário. Meus amigos até sabem, mas me presenteiam por consideração. E eu retribuo porque essa consideração é recíproca. Mas como são próximos, eu já sei o que comprar pra eles e vice-versa.

    Caso for um conhecido mais distante, eu tento achar alguma coisa que combine com a personalidade, procuro avaliar o perfil e usar o que eu sei sobre a pessoa. Mas se essa avaliação for impossível aí é perfume d’O Boticário e e-crap, mesmo.

    Detesto datas comemorativas. Detesto reunião de família de fim de ano.

    Eu detestava TER que escolher e comprar presentes pra desconhecidos porque dava essa maldita indecisão. Não mantenho contato com nenhum parente, não sei quase nada sobre eles (Só sei que a maioria é nariz empinado). Por isso era a mesma coisa que estar numa festa cheia de desconhecidos. Nem tinha certeza se os presentes agradavam a eles e eles também não se esforçavam muito pra haver interação comigo e comprar uns presentes bons. E repetiam, por isso aqui tem uma prateleira cheia de canecas com carinhas e souvenires de cidades que nunca fui.

    Chegou uma hora que nem meus pais suportavam essas festinhas de fim de ano.

    Como atualmente moramos um pouquinho longe da nossa “querida terrinha” Jio de Raneiro, temos uma desculpa pra não ir nessas entediantes reuniões, he-he.

  • É, concordo com vários pontos, Sally! Diria que sou chato com presentes no quesito recebe-los viu? Abomino ganhar roupa porque é sempre algo que não me serve, ou não faz meu estilo; e odeio ganhar perfumes, a não ser que a pessoa acerte pq sabe exatamente qual perfume que uso. Coisa que só ocorre com os amigos íntimos então… lembro-me de uma vez que ganhei um kaiak e olha… queria quebrar o perfume pq eu simplesmente odeio mas ODEIO perfume cítrico!
    Livros também entram na categoria de presente da discórdia viu? Poxa, eu querendo aí altos livros pras minhas pesquisas e tals e vem me dar crepúsculo? Ou qqr merdinha de Nicholas Sparks? Bahhh! TNC viu? O mais foda de tudo, penso eu, é ter que fazer a carinha boa, colocar o sorriso no rosto e dizer que adorou o presente. Sério, acho que tenho certo defeito em mim nesse sentido: odeio ser falso! Não consigo ser de outra maneira! E isso acaba que machucando os outros, mesmo eu não querendo.

  • Apesar de ser coringa, como você disse, eu gosto de ganhar Boticário, eu saio feliz, a pessoa não erra no presente, não tenho o trabalho de ir lá trocar, enfim, eu considero um bom presente, na dúvida? Boticário nele! hehehe

  • E quando você dá um presente que a outra pessoa gosta tanto que não tem coragem de usar para não acabar ou ficar velho?

    • Já me aconteceu de ganhar uma coisa que eu gostei tanto que fui na loja e comprei outra igual, para poder usar sabendo que se acabasse eu teria outra

      • Quando a minha avó morreu, as minhas tias foram mexer no guarda-roupa dela e encontraram muitas coisas que ela havia ganhado e nunca tinha tido coragem de usar. Até recebi de volta uma toalha que eu havia bordado (há dez anos) e ela nunca havia usado por medo de danificar. E o pior é que também não tenho coragem de usar.

  • quando é pessoa mais íntima eu capto o que ela quer (exemplo: comentou numa conversa que queria o livro x) e deixo anotado até o momento que tiver que dá. como isso exige um trabalho de investigação é só pra gente muuuuuito especial. gostei da ameaça do vibrador, mas geralmente eu falo que não vou dar nada e realmente não dou.
    mas eu não dou presente pra muita gente. se a pessoa me der esperando algo em troca, eu não dou de volta e assim o ciclo se acaba. isso é libertador.
    também acho horrível essa obrigação social de vc gostar do presente e ter q disfarçar q está superfeliz. pára gente de se ofender com tudo!!!! PÁRA!!!!

    • “Também acho horrível essa obrigação social de vc gostar do presente e ter q disfarçar q está superfeliz. pára gente de se ofender com tudo!!!! PÁRA!!!!” Concordo, Li!

  • Não faço listinha, afinal não gosto de ganhar presente. Digo simplesmente: não compre nada, traga cerveja!

  • Zaq (o cachorro!)

    E no natal então??? Vc tem que se preocupar com um monte de gente e o que cada um precisa/gosta…. que merda! E se vc esquece de alguém esse alguém não esquece de vc? Puta constrangimento! Fora que é o maior dinheirão que vai embora sendo que logo após o natal pipocam um milhão de promoções!! Putz, qual o problema de dar o presente de natal em janeiro?? Tudo mais barato e se alguém precisar trocar não vai ter que enfrentar aquele filão que surgem nas lojas entre o dia 26 e o reveillon. Tenho diversas camisetas que ou não serviram ou são feias na minha gaveta! Já tive o desgosto de receber um negócio que eu não gostei e ainda vou ter que ter o trabalho de ir trocar?? Prefiro doá-las para um bazar de caridade! Estou lançando uma campanha na minha família para acabar com isso, chega de presentes, vamos comer e beber até cair e só!! Seria o ideal!! Eu odeeeeio o natal e a presentaiada que ele representa!!!

      • Zaq (o cachorro!)

        Quando digo que odeio o natal em alto e em bom som as pessoas me olham como seu fosse o próprio anticristo/satanás! Ou me veem como um cara que teve algum trauma natalino por serem os meus pais dois grinches. E os que sobram acham que sou o mais miserável féla da puta que habita a face da terra!! Ah seus cretinos(as)!!

        • Já fizemos várias postagens falando mal do natal e sempre tem alguém que nos chama de desumanos, escrotos ou sem caráter. Não entendo a relação…

  • Esse ano no meu aniversário, ganhei um presente muito fofo: um gordinho que é louco por mim, me deu um Red Dot (mira a laser) de presente. Ele sabia que eu gosto de jogar paintball, e que tinha comprado um Fuzil novo e estava sem os acessórios. Adorei o mimo, achei que ele soube escolher muito bem. Me agradou, e fugiu do lugar-comum

  • Amigo oculto é uma merda… inimigo oculto.
    Se tirar uma pessoa que voce não gosta fudeu, vai ter que gastar dinheiro com uma pessoa que não gosta, e ainda fingir que gosta. Se fode em dobro. Lose/lose

  • Eu já tentei uma lista e ainda assim povo faz questão da ´surpresa´ meu coringa pra dar e receber presentes: vale presente. melhor que que isso só dinheiro msm.

  • A ideia da listinha até que não é ruim. Ironico que todo mudo goste de dinheiro mas não em uma ocasião especial, não? Concordo com evitar os presentes perecíveis. Eu não sabia dessa história de cada flor representar um sentimento. Nem como se castram camelos. Ai Sally, parece que tem coisa que só acontece contigo…hehe!
    Tem que ser meio retardada para achar que um cara gostaria de um bichinho de pelúcia. Também sem noção dar um bicho de verdade sem saber se a pessoa terá paciência para cuidar. E os perfumes eu não os daria a ninguém, acho uma coisa muito pessoal e não é possível trocar.
    O pior do DPA é que a vítima nem pode disfarçar e sair fingindo que não é com ela, todo mundo para pra ver e quem conhece a pessoa também não ajuda.
    Essa de dar a chave de presente acho melhor não, vai que a louca acha que é casamento.

  • Dar presente é uma situação crítica! Eu sempre fico tentada a dar uma caixinha com dinheiro dentro, quando eu tenho intimidade com o presenteado é quase certo. Só que ifelizmente eu sou da turma que nunca responde o que quer de presente. Não por achar que a pessoa tenha que ficar queimando a mufa comigo mas porque fico meio constrangida de sair dizendo o que eu quero. Enfim vou começar a verbalizar minhas preferências, quem sabe vou parar de ganhar coisas que nem o patati e o patata usariam.

    • Uma loja basta. Por exemplo, quem quer me ver feliz sabe que tem que passar na Melissa. Isso já poupa um puta trabalho e se eu não gostar do que a pessoa escolheu, certamente tenho como trocar por outra coisa que eu goste.

  • Não sei se é socialmente certo ou errado, mas sempre pergunto opções pra pessoa na hora de dar e pra receber sempre prefiro dinheiro.
    Obs: Se bem que até gostaria de ganhar um vibrador hahaha

  • Sally, o que você acha dos vale-presentes? É uma forma indireta de dar dinheiro, sem que fique muito na cara, e a própria pessoa pode escolher o que gostar mais na loja. Me parece prático

  • Eu resolvi este problema simplesmente não dando presentes!
    Com isto, quando quero presentear alguém, ninguém fica de mimimi e já fala logo o que quer.

    Também não parabenizo ninguém pelo aniversário. Além de não ter mérito nenhum em nascer, é um passo a mais em direção a morte e não acho que isto seja motivo para comemorar.

  • Acho que o aniversário da Sally está chegando… Hahahaha
    E não é que a minha mãe é esperta? Ela sempre dá dinheiro de presente.
    Se eu gosto muito da pessoa, eu mesma faço o presente. Se for alguém do trabalho, o setor se junta e compra um presente só.

    PS: Não entendi o seu desprezo pelo Boticário?

  • Gostei desse seu texto, Sally. Sério, esse tema me sufoca demais e no geral, não costumo presentear as pessoas por isso tudo que vc relatou e se eu for dar presente pra todo mundo que conheço eu me lasco inteira. É muita gente, e se eu presentear um, tem que presentear outros. Isso vira uma bola de neve…

    Eu costumo colaborar com as pessoas, em festa de amigos eu ajudo na organização, tipo uma parte do jantar, alugando o espaço… Mas comprar presente, percebo que isso tem que ser de uma forma muito espontânea pra mim, e inclusive, dá muito certo quando vejo algo que é a cara da pessoa e a surpreendo sem ela estar esperando receber qualquer presente. É mais gratificante ver o olhar da pessoa surpreendida, e a gente sabe quando uma pessoa gosta do que a gente dá. E o mais impressionante, sem eu ter que me esforçar, simplesmente flui.

    Da mesma forma, não obrigo ninguém a me presentear e deixo isso bem claro. Presente pra mim tem que ser algo espontâneo e de coração. Presente de mãe e de pai, por exemplo, acho sensacional! Nunca erram. e presente de namorado, quando realmente o presente é para vc, e não pq ele quer que vc use, é sensacional tb.

    Agora quer saber o que é foda? Fazer aniversário no dia exato ou próximo aos dias especiais: aniversário + dia dos namorados ou aniversário + natal… Sempre rola a exigência de dois presentes.

    • Quem faz aniversário próximo a datas comemorativas quase sempre acaba no prejuízo, pois geralmente ganha um presente só!

      Eu sou como você: compro presente quando vejo algo que me lembra à pessoa, sem datas especiais.

  • Eu tinha certeza que você ia citar a famosa “lista de casamento”, e eu sempre pensei exatamente a mesma coisa, porque não fazer uma lista do que você quer e a pessoa compra o que puder em aniversários e outras ocasiões, exatamente como lista de casamento, onde você coloca várias opções, desde as mais baratas até as mais caras, e a pessoa escolhe o que puder pagar, tipo, não tem dinheiro pra dar o faqueiro de prata, dá um escorredor de macarrão ou o baldinho de gelo, o importante é saber que se a pessoa colocou na lista então significa que é algo que ela quer ou precisa, é o que basta.

    Tem até um site que conheci um tempo atrás que achei interessante, pena que acho pouco difundido, pois poucas lojas usam o sistema, o site é esse http://www.vakinha.com/ , não gosto de fazer propagandas, mas achei a idéia interessante, pro caso de você querer algo caro, todo mundo pode contribuir ao invés de querer dar um presente bosta de 20 reais, tipo bota os vintão na vaquinha e a pessoa compra o que ela quer. Ou simplesmente as lojas poderiam fazer a lista de presentes de aniversário numa loja, a pessoa acessa o site ou vai na loja, vê o que a pessoa colocou de opção e compra o que puder, espero que um dia isso vire realidade, seria muito melhor e mais fácil, inclusive pra quem vai ganhar o presente que escolheu.

    • Seria uma boa ideia lista em uma loja que a pessoa goste, pois se ela não gostar do presente, ao menos sabe que ele foi comprado em um local onde ela certamente vai gostar de alguma coisa.

  • Sou anti-social e não faço festa no meu aniversário, no ultimo resolvi fazer festa, mas achei chato fazer uma lista colocar no convite igual a casamento, e não esperava ganhar presente, ganhei um monte, mas a maioria foram cremes…

    De amigos eu não espero surpresa nem presentes, agora do marido sim esse eu espero surpresa e alguma coisa que seja a minha cara, poxa nada mais justo. Mas esse sofrimento eu só faço ele passar, para minha familia eu falo o que eu quero e aonde tem.

    Acho fácil dar presente para homem, garrafa de cerveja importada, tem de todos os preços.

    • Coitado do marido… não faz isso com ele não! Homem não consegue entender direito cabeça de mulher e isso não significa que ele não te ame!

      • Não é como prova de amor não… se ele não me amasse não estava comigo até hoje… é só pra obrigar ele a prestar atenção nas coisas…

        • Muitas vezes eles prestam atenção, apenas não conseguem compreender nosso padrão de gostar ou desgostar de algo. Faz listinha para ele!

          • Eu fazia, ai ele ia me dar uma coisa da lista não na comemoração que eu pedi, mas em outra meses depois, ai não era mais aquilo que eu queria, porque provavelmente eu já ou comprei ou não preciso mais…

            Deixa ele sofrer com isso… é divertido… rs

  • Não poderia concordar mais com o que você disse sobre flor.
    Fora que qualquer vasinho brega com uma florzinha cafona custa 70 reais.
    Prefiro ganhar um envelopinho com 50 reais dentro.

    Eu considero brincos um bom presente para uma mulher dar para outra mulher. Se tiver um minimo de convivência dá pra ter ideia do que a pessoa gostaria. Fora que brinco nunca é demais, mesmo que a gente não morra de paixão por um brinco ganhado pode usar de vez em quando.

  • Rorschach, el Pistolero

    Concordo com tudo, Sally. Situações assim me irritam e é por isso que eu instaurei um sistema na minha vida: vou dar um livro a não ser que me peçam outra coisa.

    Livros são relativamente baratos, todas as lojas trocam e possuem um valor bem superior ao que foi pago – além de pegar mal reclamar de livro (pelo menos entre meus amigos).

    Pra facilitar mais, eu ainda tenho uma conta no Skoob (é um site para se comentar sobre livros e tudo mais), onde eu mantenho uma lista enorme de “Livros Que Quero Ler”. As pessoas só precisam ir ali e escolher um.

    Isso sem mencionar que livros são ideias, que são muito úteis de presentear. Me livrei de um conhecido evangélico chato dando O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do Saramago, pra ele. O fdp nunca mais me convidou pra ir numa igreja evangélica.

    Dá pra aprender muito através dos livros que as pessoas te dão. O único problema é a quantidade de livros do Dan Brown e do Paulo Coelho que eu recebi…

    • No geral, as pessoas não gostam de ganhar livros. Eu fico meio sem graça de dar um presente que eu sei que a pessoa não vai apreciar.

  • Andreia Pereira

    Sempre recorro à Boticario. Ninguem reclama e ainda acham bom. E tambem costumo dar dinheiro,não muito,que nao sou rica,mas escrevo um bilhetinho junto e todos ficam felizes!

  • Ser ruim para escolher presentes é foda. Até hoje penso em alguns presentes que já dei e morro de vergonha. Como eu conheço a sensação de achar que o presente que você deu é horrível, procuro sempre mostrar empolgação quando recebo um, mostrar que gostei mesmo não achando lá essas coisas.

    Acho que vou adotar essa de “Se pedir surpresa vai ganhar um vibrador”, talvez isso acabe com a dor de cabeça na hora de comprar um presente.

  • “Dinheiro. Dinheiro é um presente sensacional, pois pode virar qualquer outro presente que a pessoa queira. Mas geralmente é considerado ofensivo e impessoal”.

    Para os japoneses não. Damos dinheiro para tudo. Festas de casamento, de aniversário, funerais, missas. Prático e, sobretudo em circunstâncias difíceis, essencial. Só que o problema fica em saber o quanto colocar no envelope, para não passar por pão-duro nem humilhar os menos afortunados naquele momento. Empatia pode ser uma merda.

    “Hoje não temos tempo nem para peidar, comprar presente deixou de ser um programa, um passeio, e passou a ser um transtorno que te consome o horário de almoço”.

    E, mesmo quando, ao juntar os trapos por exemplo, você claramente diz que não quer presente algum, nada, zero, por conta dessa falta de tempo, alguns parentes e amigos vão à loucura e te dão presentes assim mesmo. E aí, você é quem perde tempo indo trocar os presentes nem sempre adequados que ganhou ou obrigado a mentir sobre o quão útil tem sido o presente que não pôde ser trocado (ou, pior, ter que utilizá-lo quando quem te deu o presente te encontra ou vem te visitar).

    • Ainda tem isso! O presente errado te coloca em uma obrigação de uso na frente do presenteado! Acho que foi a única vez na vida que me forcei a usar um vestido florido…

      • Algumas camisetas ridículas que já ganhei acabaram ou virando pijamas ou se tornando apenas roupas para serviços “sujos”, como capinar quintal, cavar buracos, ajudar meu pai a mexer com peças cheias de graxa do carro…

  • Pior que dar presente é receber presentes!
    Eu sou sincera, falo o que eu quero ganhar e tem sempre uma pessoa que acha que me conhece melhor que eu mesma que quer me surpreender! Pior q eu n consigo fingir que gostei, meu rosto fica meio torto quando eu tento sorrir e fica na cara que eu odiei.
    Pra vc ter noção estou grávida e n queria nem fazer chá de bebe p n correr o risco, mas se eu n faço alguém resolve fazer e sai td do jeito q eu n queria com direito a tds as brincadeiras q eu sempre evitei.
    To fazendo o chá de bebe e ctz q vai ter uma mente genial q vai me dar o q eu tenho e n preciso pq n vai querer seguir a lista de presentes, por se achar mais especial.

    • Nesse caso, é falta de noção de quem presenteia. Faz a sua parte e pede, afinal, não seria justo punir todos seus amigos por causa de uma minoria sem noção que não sabe seguir uma lista!

      • P chá de bebe vc convida mais família e menos amigos, ou seja, mais chance de presentes sem noção que eu n preciso.
        E qdo a pessoa pegunta pq vc n usa aquele presente horrivel q ela deu? Ou vc usa e fica desconfortável ou da uma desculpa esfarrapada.

  • CLAP CLAP CLAP !!
    Adorei o texto Sally !
    Um comentario, sempre achei quem diz ” Ah não sei, escolhe voce o presente” é uma forma de :
    1 – Não parecer arrogante, tipo ” Ah quero um elefante voador” e a pessoa não puder comprar;
    2- Pedir uma coisa muito simples, e a pessoa estar disposta a te dar algo mais valioso ( em termos financeiros) tipo : ” Ah, só isso ? É facil de comprar ”
    OBS * Teve uma vez que uma fulana sempre me dava uma mesma blusa,com cores diferentes,de uma certa loja. Uma amiga nossa comentou : Fulana, porque voce sempre da a mesma blusa ?Acredita que ela disse que porque eu gostava de coisas baratas !Sendo que nunca me perguntou o que gostaria de ganhar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: