Anula Eu!: Votos brancos e nulos.

anula-branconulo

Um bate-papo rapidinho sobre votos brancos e nulos. Para quem não conhece esta coluna, ANULA EU, ela é destinada a tratar de eleições. Morre e renasce de dois em dois anos. Por ser um assunto chato, geralmente optamos por fazê-la menor, duas páginas no máximo, bem enxuta, para que a mensagem principal não seja ofuscada por floreios.

Hoje vamos falar de votos brancos e nulos e da grande confusão permeada por uma certa maldade que vem sendo difundida.

O voto nulo é aquele onde se vota em alguém que não é um candidato. O voto em branco é aquele onde não se escolhe ninguém. Qual é a diferença prática? Leia até o final e descubra. No caminho, vamos desarmar umas armadilhas que vem sendo plantadas por aí…

Você já deve ter ouvido falar na lenda urbana de que se, em uma eleição, houver mais de 50% de votos nulos, a eleição é anulada e uma nova eleição deve ser convocada com candidatos diferentes. Muita gente espalha essa “verdade” tentando angariar votos nulos, muitas vezes, inclusive, acreditando nela. Não é bem assim.

De fato existe um artigo no Código Eleitoral Brasileiro que dá margem a esse engano:

“Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”

Parece. Mas não é. A nulidade à qual esse artigo se refere não é a dos votos e sim referente a FRAUDES ELEITORAIS investigadas e comprovadas pela Justiça Eleitoral. São os votos nulos em razão de fraude, e não da escolha do eleitor, os que podem anular uma eleição. O próprio Código Eleitoral elenca o que seriam as causas dessa nulidade, coisas como votos adulterados, comprados e coisas do tipo.

O que é uma pena, pois se metade da população vota nulo, é um claro sinal que os candidatos não atendem seus anseios. As eleições deveriam sim ser anuladas e ser obrigatória uma nova eleição com candidatos diferentes caso metade do povo votasse nulo. Democracia não se resume apenas ao direito de escolha, como também ao direito de negar os candidatos que são apresentados ao eleitor. Isso pode mudar, inclusive por iniciativa popular, mas é assunto para outra coluna.

Hoje os votos nulos são apenas desconsiderados. Mas isso não quer dizer que eles sejam indiferentes para o resultado final. O voto em branco facilita a vida de quem está ganhando, fica mais fácil para quem está ganhando efetivamente se eleger se houverem muitos votos nulos, pois alcançará metade com mais facilidade: metade de 100% é mais do que metade de 70%, concorda? Em uma eleição com 100 votos válidos o candidato precisará de 51 votos para se eleger. Em uma eleição com 70 votos válidos e 30 nulos, precisará apenas de 36.

Longe de mim querer intervir no sagrado direito de escolha de cada um de vocês, o voto é livre e, ao contrário do que gostam de dizer, não é obrigatório no Brasil. O obrigatório é o comparecimento à urna, chegando lá você vota ou desqualifica seu voto como branco ou nulo, fazendo-o deixar de existir. Só não quero que alguém, iludido por campanha leiga de rede social, anule seu voto achando que com isso pode conseguir anular uma eleição. Não vai acontecer.

Mas, nem tudo está perdido. Ainda é possível anular uma eleição caso o candidato vencedor seja condenado por ter comprado votos, por ter cometido abuso do poder econômico ou por interferência de poder político. Três coisas que o PT faz a torto e a direito. Basta um valente para comprar essa briga. Qualquer fraude eleitoral no sentido de adulterar o voto também serve como motivo, mas isso é bem improvável de se conseguir com urnas eletrônicas. Então, se você quer tentar até o último segundo, esse é o caminho. Vai que tem alguém com poder para realmente colocar isso em prática lendo o Desfavor hoje… não custa tentar.

Vamos falar agora do voto em branco. Outro erro muito comum é pensar que se você votar em branco, esse voto vai automaticamente para o candidato que tiver mais votos. Não, os votos brancos, assim como os nulos, não são computados para fins de contagem de votos, não vão para ninguém, apenas são desconsiderados. É um erro justificável, já que até 1997 o voto branco era considerado como válido, mas uma alteração na lei excluiu o voto em branco da contagem nas eleições. Além disso, nos tempos da cédula de papel, um voto em branco era um prato cheio para que qualquer mesário mal intencionado marcasse um “x” sorrateiro, dando um voto para o candidato de sua preferência. Justamente para impedir isso é que nasceu o hábito de escrever qualquer nome, anulando o voto. Hoje, com as urnas eletrônicas, isso perdeu sentido.

Daí você pode estar se perguntando porque manter as duas categorias, brancos e nulos, se no fim das contas os efeitos de ambos são os mesmos. Pois é, foi “para inglês ver”. Explico melhor: se o voto em branco fosse suprimido, haveria uma tremenda confusão criada pela oposição (que hoje não tolera confusão de ninguém e manda a polícia espancar), usando o factoide que o eleitor estaria “perdendo um direito”. Não adianta explicar por A + B que dá no mesmo branco ou nulo, as pessoas se indignariam por ter “perdido um direito”. Gente desinformada de revolta pelas coisas erradas e deixa grandes trolhas bem enfeitadas entrarem em suas bundas. Isso é Brasil.

Daí se construiu um discurso bonito, dizendo que os votos brancos e nulos foram mantidos para preservar o direito de expressão do eleitor: o nulo seria uma forma do eleitor expressar que ninguém o representa e o voto em branco seria uma forma de dizer um “tanto faz”. Besteira, não importa se branco ou nulo, nenhum dos dois tem o poder de invalidar uma eleição e ambos tem o mesmo resultado prático: são desconsiderados. O importante a se pensar é se vale a pena anular seu voto, em sentido amplo, seja ele branco ou nulo, já que ao fazê-lo, você favorece quem está ganhando.

Agora vem a parte suja da história. Malandramente, o pessoal do PT que já sacou isso está plantando essa ideia de anular o voto ou votar em branco como “falsa oposição” em redes sociais. Militantes do PT se mostram como se fossem contra Dilma pregando para não votar em Aécio ou em Campos, porque eles são muito ruins (o que é verdade!), e em vez disso anular o voto, já cientes de que isso beneficia Dilma, mas fazendo parecer que não. Bem, voto é que nem cu, cada um faz o que quer com o seu e isso não é da conta de terceiros, mas saibam que votando em branco ou anulando seu voto você não está protestando, você está facilitando a vida da Dilma, pois ela terá que conseguir menos votos válidos para se eleger.

Vote como quiser, é sagrado direito seu. Mas saiba o que está fazendo. Uma pena que isso não seja amplamente informado e que muita gente ainda vote induzida a erro.

O texto de hoje está propositadamente fácil e palatável. Repassem, não quero que nenhum brasileiro vote enganado.

Para dizer que aqui ninguém é faixa branca e pode meter 4 páginas nessa coluna também, para dizer que eu só falei de voto em branco porque sou da elite branca e racista ou ainda para gritar CHI CHICHI LE LELE! : sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (93)

  • Wellington Alves

    Sabemos que nossas urnas não são seguras. mas o que ainda me faz ter esperança de que ainda não poderão manipular os resultados foi o fato do Sarney ter decidido não se candidatar novamente ao perceber que perderia no Amapá. E se tem alguém com influência nesse governo para exigir a manipulação dos resultados em seu curral eleitoral, esse alguém ainda seria o Sarney. Mas na próxima eleição eu já não sei se continuo acreditando, caso continuemos com as mesmas urnas e não com a que emite também um comprovante impresso que pode ser depositado numa outra urna para posterior auditoria.

    • Quando um crápula sai do poder, tem mais dez prontos para tomar o seu lugar. Não se iluda, Sarney tem sucessores e a baixaria vai continuar

      • Wellington Alves

        Sem dúvida. Por isso eu me refiri especificamente ao fato da manipulação dos votos nas urnas. Mesmo fora do poder, Sarney ainda ecxercerámuita influência, sem dúvida!

    • Uma meio termo razoável e tem me dado melhores resultados, é Colocar sim texto, mas adicionar uma foto que remeta ao assunto e uma frase de cabeçalho chamativa, tipo:
      “LULA MAIS UMA VEZ DA PALESTRA BEBADO

      Aparentemente pelo grande número de asneiras que Çilva I deu em sua última palestra, só nos faz acreditar que ele pudesse ter bebido…”

      Tipo jornal sensacionalista.

      De qualquer forma, a melhor opção é não compartilhar nada de Desfavor no Facebook. Voce não vai querer que ninguém ali descubra que lê, não é mesmo?

  • Sally, o que você acha do voto facultativo e geral, incluíndo até votos de síndicos? Gosto da possibilidade de nao ser obrigatorio votar(sequer indo na urna), mas nunca ouvi o contra disso, especialmente no que diz respeito ao seu elucidativo texto. Sem querer responder minha pergunta, me parece que isso também favoreceria a reeleicao de Dilmão. Estou certo?

    • Eu também gosto da ideia, mas todas as pessoas inteligentes que eu conheço se desesperam diante dessa possibilidade e dizem que aí sim a coisa seria manipulada de verdade. Como são pessoas muito inteligentes, eu não consigo desconsiderar a opinião deles.

      O que eu escuto dizerem é que o brasileiro não vota por cidadania, que se liberar voto facultativo SÓ vai votar quem recebe algum tipo de “cabresto”, para continuar recebendo. Não consigo visualizar isso, mas como eu disse, são pessoas geniais e eu respeito muito a inteligência delas, devem ter razão.

      • Eu concordo com a opinião deles. Morei no interior e vi pessoas que ganhavam um pé da bota e quando o candidato ganhava, dava o outro pé (sim, as pessoas vendiam o voto por um par de botas). Também vi gente vendendo voto por uma bola (igual à do Chaves), por uma passagem de ônibus e por um almoço. Era bem triste, tinha gente que desistia de ir à escola quando a professora dizia que a Terra é “redonda”.

        Quando trabalhei nas eleições, vi gente pedindo “um número qualquer” de dentro da urna, porque não sabia em quem ia votar (em bairro de “elite branca”, diga-se de passagem). Gente que dizia que tinha “esquecido” o candidato de preferência.

        O QI é limitado mesmo, não é só falta de educação formal. Essas seriam as pessoas que continuariam votando. Também votariam os amantes do PT. Fora esses tem uma massa que deixaria de votar para ir viajar, ver jogo de futebol ou fazer qualquer outra coisa (“a taça do Mundo é nossa”). Quantas cabeças pensantes nós conhecemos que votariam com consciência, que pesquisariam os candidatos e votariam para tentar mudar algo? O percentual é muito pequeno…

        • O Brasil deve ser um dos poucos países do mundo onde só os ignorantes fazem questão de votar e os politizados não estão nem aí, viajam, justificam voto. Que triste.

          • Também deve ser um dos únicos lugares onde candidatos ganham eleição porque os acham bonitos.
            Eu não entendo os que querem justificar, já estão indo na zona eleitoral mesmo, aproveitem e votem logo. Ainda querem ficar escolhendo a mais vazia, atrapalhando quem está lá para realmente cumprir a obrigação.

            • Também não entendo quem vai, faz fila e anula, quando o resultado prático de nem sequer ir e justificar seria o mesmo…

              • Eu acho que facilitaria se as urnas fossem “online”. Vc poderia votar de qualquer lugar do país digitando o número do seu título eleitoral. Apareceriam os candidatos da zona (literalmente) de onde está registrado seu título e vc poderia votar normalmente. Depois imprimiria o comprovante e depositaria numa urna de conferência. Pronto.

                Não acho que estar conectado seria mais “manipulável” do que trocar os disquetes (ainda são disquetes?) ao final da votação.

                  • Em casa não… Teriam urnas e locais de votação, mas vc não precisaria ir exatamente no local de votação que está cadastrado, poderia ir no mais perto/ vazio que vc encontrasse.

                    Ainda estou pensando num modelo “caseiro”, algo como o dos bancos, de mandar um código para um celular cadastrado para “validar” seu voto.

                    • Isso seria interessante, mas quanto mais lugares espalhados, mais difícil de fiscalizar. Imagina a quantidade de gente para fiscalizar se aquela pessoa é realmente aquela pessoa, se o chip da urna não seria adulterado..

                • Uma coisa que sempre me recordo, é do quanto é fácil, automatizado, sem burocracia e prático vc fazer o imposto de renda. Se tiver algo errado, cai na malha fina e pronto.

                  Todo o resto no país é extremamente burocratizado.

    • Pode ser que quando a campanha começar a coisa mude de figura, mas até agora o Campos não derrotaria nem o próprio Pilha. No Campos eu não voto por toda a atrocidade que ele fez com manifestantes e também pela Marina Evangélica Silva.

  • Bem eu fiquei uns 17 anos sem votar (dando voto pro PT e para agora eu poder falar mal deles) e paguei 3,5 reais .

    Foi na hora, rápido e simples.

  • Eu sempre achei que nulo/branco além de não dar em nada, ainda não protesta nada. Tem que escolher o menos pior.Obs:Exceto no RJ onde realmente tanto faz um evangélico pelo outro é de cair o cu da bunda!

    • Mesmo entre evangélicos é possível ponderar: Crivella é sobrinho do Macedão, dono de uma emissora de TV concorrente da Globo. Se ele for Governador acho que a Globo vai ficalizá-lo com muito carinho, dificultando sua vida enormemente.

        • Ambos são, bostalísticamente falando, a mesma coisa para mim. Daí a gente tem que olhar no entorno para procurar um critério de desempate…

          • Nulo eu não voto, nem que seja pravotar num nanico qualquer… Vou repassar esse texto. Vivo recebendo esse email de cancelar as eleições, muita gente acha que isso é verdade.

            • A merda é no segundo turno, onde sempre sobram dois escrotos. Aqui no Rio vamos ter que escolher entre Garotinho e Crivella (o sobrinho do bispo Macedo) e se votar nulo dá voto para o Garotinho. Muito sofrido.

  • Texto interessante. E poderia ser de 4 páginas também, hehe.
    Quanto ao voto nulo: o problema é que eu me sinto mal de estar escolhendo o menos pior. É uma coisa que sempre me incomodou, desde os tempos que tinha que votar para representante de turma na escola. E se o menos pior estiver fazendo coisas erradas me sentirei como cúmplice.

    • Não te incomoda saber que você contribuiu para a Dilma ganhar? Pensa aí o que te incomoda menos, porque anulando o voto você também concorre para um resultado.

          • Calma. Cheguei a ler um comentário (sim, eu faço isso!) de alguem dizendo que o audio era manipulado já que não se via efetivamente ela falando. E que isso era obra de tucanos reacionários.

            Infelizmente não senti nenhum sarcarmo…

            • SEMPRE tem um fator externo que explica/justifica. Você nunca vai ver um petista dizendo “Realmente, erramos, fomos infelizes nesse ponto, precisamos melhorar nesse aspecto”. É SEMPRE UMA CONSPIRAÇÃO, nunca assumem responsabilidade por nada, estão sempre tentando vilanizar os outros.

              PUTA QUE ME PARIU, COMO É POSSÍVEL QUE ISSO NÃO BASTE PARA NÃO VOTAR MAIS NO PT?

              • Ah Sally.. Isso é mesmo irritante.

                E esta em toda parte, toda noticia. Um pessoal que gosta de se auto enganar.

                Hoje mesmo em uma noticia sobre ter chovido dentro do terminal 3 do aeroporto de guarulhos, metade das pessoas falando mal da gestão do PT e outra metade falando que estavam com complexo de vira-latas, que só sabiam reclamar do que nós (sic) fazíamos. E que a midia ao inves de mostrar todos os estadios e aeroportos pelo pais que estão em pleno funcionamento, prefere dar destaque pra um cano furado aqui e acolá.

                Devem achar que por não lerem a Veja estão livres de alienação…

              • O único que vi vir a público e falar isso foi o Gilberto Carvalho. O resto nega de tal forma que me faz lembrar do Maluf.

                • Negar é uma coia, dizer em público várias vezes que entregou aeroportos prontos, que a polícia é eficiente e preparada, que não vai ter apagão e depois metade do país ficar no escuro é diferente. É vexame. Perseguir abertamente quem fala mal, mandar a polícia espancar manifestante, incitar o ódio e o medo eu só vi na ditadura e agora.

                • E ainda esta sendo achincalhado pro isso pelo próprio PT.

                  A estratégia pra manter o poder é mais importante que a lógica ou não ofender a inteligencia de ninguem.

                • A última foi terem postado uma foto da presidenta, na abertura da Copa no Itaquerão, mostrando o dedo do meio das duas mãos para o público que a vaiava. Postura digna de nossa chefe de estado.

                    • Não, não sabia. Foi passada por um amigo esclarecido que de boa-fé acreditava ser verdadeira a foto. Grata mesmo pelo toque.

                      (Em todo o caso, devo confessar que já tive conhecimento, a trabalho, da presidenta tendo arroubos piores do que esse).

      • Sim, prometo pensar com carinho.
        Sobre o que falaram aí de voto facultativo, eu não acho bom ser obrigada a ir as urnas. Porém acredito que o que aconteceria seria isso mesmo, só votaria quem ganhasse algum benefício. E depois todo mundo viria reclamar, tipo eleição de síndico de prédio. O pessoal não vai e depois fica reclamando da administração do síndico e seus amigos. Se as pessoas não sabem votar em um universo muito menor como esperar que votem direito para um cargo que lida com tantas pessoas?

  • Como eu faço pra pagar por uma postagem no Desfavor? Como? Porque um texto desse eu faria questão de doar uma contribuição financeira. Vocês deveriam receber por textos como esse por prestação de serviço público. Dado o meu comentário surtado no último Desfavor da Semana não preciso nem dizer que gostei deste texto Sally. Muito obrigado por esclarecer coisas que eu estava com vontade de fazer as pessoas entenderem na base do esporro.

  • Sensacional o texto… Vou mandar para algumas pessoas e vou tentar resumir pra outras. Se tiver o teatrinho de fantoches ou bonecos de massinha, realmente facilita.

    PS: ontem eu fui dispensada de torcer junto com a população BMística. Depois de dois jogos comentando os lances e torcendo contra, resolveram me liberar… \o/

    • Carol, queria saber… vc sabe sobre aquele cachorro Lulu da Pomeranian?

      Indicaria? Ele é implicante como o York?
      Obediente?

      Algum canil em sao paulo?

  • Victor de Paula

    Realmente, a chance de se anular uma eleição em âmbito federal é próxima de zero, e votar nulo ou branco acabam dando na mesma e favorecendo quem está na frente.

    Mas isso porque é matematicamente muito difícil que no âmbito federal os nulos alcancem mais da metade dos votos. Se isso acontecer – e às vezes acontece em eleições municipais – a eleição é anulada sim.

    Aqui vai um exemplo disso: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/6773/58278.shtml.shtml

      • Victor de Paula

        Sally, nesse link que eu postei, comenta-se duas decisões do TRE do Rio de Janeiro que anularam as eleições de de Bom Jesus de Itabapoana e Santo Antônio de Pádua porque nestas eleições os votos nulos eram respectivamente 89,23% e 60,35% do total de votos.

        As duas decisões são de 2008, e em ambas o TRE determinou que se convocassem novas eleições nas quais não puderam concorrer os candidatos originais.

        • Mas são considerados votos NULOS não aqueles que a população anula, e sim aqueles decorrentes de fraudes, compra, adulteração. Ao menos aos olhos da lei.

          • Victor de Paula

            Pois é, eu também acreditava nisso. Mas nessas decisões o Tribunal fez uma interpretação diferente (como é próprio do nosso judiciário que saca interpretações sabe Deus de onde).

            Na íntegra dos acórdãos, decidiram que para considerar mais de 50% de votos nulos para anular a eleição, deviam considerar na conta os votos anuláveis (por irregularidades) e os nulos propriamente (dados na urna). Fazendo uma interpretação expansiva do referido art. 224 e entendendo que os votos nulos por qualquer razão, se fossem maioria absoluta, invalidariam a eleição.

            Nestas duas situações a maior quantidade de votos era de anuláveis, mas eles consideraram os votos nulos pra chegar nos percentuais. Isso dá margem, numa interpretação jurisprudencial, pra anular uma eleição quando o voto nulo (na urna) seja maioria absoluta. O que não é impossível, mas é estatisticamente bastante difícil, mesmo em municípios pequenos.

            , junto com os votos anuláveis por irregularidades, eles consideraram os votos nulos (dados nulos na urna) na conta. Fizeram uma interpretação diferente. Isso abriria margem para

        • Se é por “link”, segue um oficial que confirma o que a Sally falou no texto:

          http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

          Não confiaria em imprensa “comum”. Diferente dos jornalistas do passado, eles emitem opiniões em matérias que não são editoriais, publicam sem confirmação (o que vale é ser o primeiro) e não estudam o assunto: como todo bom brasileiro, supõe que entenderam o que está sendo tratado e publicam.

          Pode até ser que isso tenha acontecido de verdade, mas não é o entendimento que o TSE dá ao assunto.

          • Victor de Paula

            Não confio na imprensa comum para tratar de temas de Direito. Sempre a uso como indicador para ir buscar na íntegra a decisão que ela busca comentar.

            Realmente, o TSE não tem entendido por considerar o voto nulo. As decisões a que me referi são de TRE, de inferior instância. Assim, como a Sally observou, seriam reformadas.

            Observe apenas que este link, apesar de ser de uma fonte “oficial”, aponta para um artigo escrito por uma professora de Direito que foi publicado pela revista do TSE. Isto é, o artigo reflete a opinião da autora, não necessariamente a da Corte.

  • Excelente texto, Sally.

    É exatamente isso: quem vem com essa balela de “ah, ninguém presta, vou anular meu voto” tá é na verdade votando na presidAnta.

    Anular? Nem pensar. Vota no mais nanico, mas vota.

    Se bem que pro governo do RJ tá tão difícil… é um dilema tipo “prefere ser crucificado, esquartejado ou assado no fogo?”.

    Tá foda.

    • O Governo do Rio vai para as mãos de um EVANGÉLICO e a gente ainda vai ter que escolher qual. Sofrido, muito sofrido.

  • Não posso repassar pois ninguem lê texto (video tambem não é tão útil) no meu facebook.

    Aguardo versão com hashtags, fotinhos e gif’s mostrando o PT representando por porquinhos com chifres e qualquer outra coisa, representado por campos de flores e arco íris.

  • Sally, tem um vídeo que explica de forma bem didática o que ocorre.
    É bem curtinho (cerca de 4 minutos e meio) e até o BM pode entender.
    Eu já compartilhei com pessoas do meu convívio (familiares, colegas de trabalho, etc).
    Se votarem branco ou nulo já estão cientes.
    Dá uma olhada:
    https://www.youtube.com/watch?v=ci5KJV_Y-2k

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: