Desfavor da semana: A lista branca.

ds-listabranca

(…) Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo. (…) FONTE

Isso que você acabou de ler está no site oficial do PT. Autoria creditada ao vice-presidente do partido. Sério! A “lista dos inimigos da nação” é o desfavor da semana.

SOMIR

Leia o texto todo no link da fonte, eu espero. Pronto? Foi rápido, né? Evidente. Há método até na loucura do PT… texto curto, inflamatório e irresponsável: perfeito para as redes sociais, principalmente as habitadas por brasileiros médios. Alberto Cantalice, o autor do texto, acumula a função de vice-presidente nacional e coordenador de redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

Mas se quiser chamar de Herr Ministro da Propaganda, pode também. Goebbels não foi o primeiro a usar o artifício de inflamar o povão contra um inimigo em comum, mas deixou sua marca na história através de sua grande (e infeliz) eficiência durante o regime nazista. No Brasil do século XXI os judeus não são um bode expiatório muito eficiente, mas ainda dá para repaginar o discurso sem perder muito do conteúdo.

A ideia até que é simples: Diga para a maioria que uma minoria é responsável direta pelas agruras que sofre na vida. Mas não uma minoria no sentido de burgueses explorando camponeses, até porque o PT moderno é mais chegado em Keynes do que em Marx. Essa coisa toda de culpar os ricos pelos problemas dos pobres não deixa de ter sua razão, mas é péssima para manipular um povo. A linha divisória entre explorador e explorado pode ficar borrada demais para a compreensão média do cidadão negligenciado pelo Estado…

Mas se você der uma cara para esse inimigo comum, as coisas começam a funcionar bem melhor. Goebbels adorava falar do nariz avantajado dos “inimigos” de seu sistema, o PT parece mais focado nos olhos. O inimigo do povo tem olhos azuis, mesmo que suas íris digam o contrário. Desde que a massa de manobra consiga identificar os culpados apenas olhando para eles, a máquina de propaganda está fazendo seu papel.

Atenção: seu inimigo é homem, é rico e tem a pele branca. É ele que quer te ver pobre e sua única linha de defesa é o partido que está no poder. Sua vida vai piorar muito se você não ajudar o PT a vencê-los.

Evidente que podemos traçar boa parte dos descalabros tupiniquins para esse público homem branco abastado, mas o PT parece ignorar conscientemente a diferença entre causalidade e casualidade. A “elite branca” não faz o que faz pela cor da pele ou pela situação econômica. São pessoas desonestas e egoístas que aprontam dessas, pinte-as da cor que quiser.

Não estou exatamente acusando o PT de racismo ou misandrismo, primeiro porque acho uma bobagem e segundo porque o que realmente incomoda aqui é a cara-de-pau de usar essa antiga tática de controle num país que ainda lambe as feridas causadas pela ditadura. Se estão perdendo terreno político por mais de uma década de corrupção e ingerências, que arrumem a própria casa. Ridículo querer criar uma lista de inimigos do povo baseado em suas opiniões em pleno regime democrático.

O partido situacionista tem responsabilidade redobrada nesse sentido. O poder vem com as benesses da máquina pública ao seu favor, mas deveria vir também com a obrigação de moderar o próprio discurso. Sou defensor de liberdade de expressão irrestrita, mas não de isenção de responsabilidades pelo o que fala. Se um maluco qualquer resolve atender ao pedido de sua liderança para combater a ameaça iminente, Cantalice tem culpa no cartório. O texto é uma convocação.

Da lista eu desgosto de alguns também, mas que isso não seja motivo para validar um porta-voz do partido da situação declarar guerra contra jornalistas e formadores de opinião! E falando em personalidades que não me agradam, parafraseio uma: PT, sua piscina está cheia de ratos! Seria errado se o governo federal estivesse cumprindo seu papel muito bem, mas é ainda mais bisonho quando temos TANTOS motivos para criticá-los.

Não é raiva de pobre e preto não, é saco cheio de incompetência. Num mundo ideal o governo não faria ouvidos moucos para as críticas da sociedade, aliás, até evoluiria com elas. No Brasil ignoram os pedidos de milhões de pessoas saindo às ruas e ainda os taxam de inimigos do Estado! Se eu quisesse um governo assim, iria para a Venezuela.

Brasileiro tem pouca experiência com mídia de opinião declarada, é bem capaz de acharem que todo mundo na lista esteja nos bolsos de candidatos da oposição. Estão acostumados demais com a imparcialidade estelionatária de Globo e afins que quando vêem alguém discursando sobre algo que acredita de verdade desconfiam na hora. Numa sociedade um pouco mais madura na questão de liberdade de expressão, até dá para engolir alguns disparates como o texto que analisamos; mas no Brasil é pintar um alvo claro nos desafetos.

O crime dos listados é não pactuar com a estratégia de erradicação da opinião contrária que o PT tanto quer implementar: Só eles estão certos, só eles sabem o que é bom para o povo brasileiro! Discordar é crime contra a nação! Brasil: Ame o PT ou deixe-o. Essa baboseira toda cheira à ignorância seletiva dos previsíveis “companheiros” petistas, mas também é uma ode ao medo de perder a eleição. Alguns dos nomes da lista entregam:

Sou fã do Danilo Gentili, mas… se o PT está com medo de um humorista ao ponto de mandar seus cães para cima dela, é porque está mesmo na hora de pegar as coisas e ir embora…

Para dizer que eu só estou com inveja de não estar na lista, para reclamar que eu chamei o PT de nazista (ai meu saco…), ou mesmo para dizer que o site do PT é o desfavor do mundo bizarro: somir@desfavor.com

SALLY

Desde sempre o PT imprime a segregação, o maniqueísmo e o estereotipo: “os bons e os maus”, “a esperança e o medo”, “a esperança e o ódio”, “quem é favor do pobre quem é contra o pobre”. Com essas falácias eles impõe socialmente que muitas pessoas se achem favoráveis ao PT, pois ser contra o PT é sinônimo de ser elite, burguês, reacionário, contra pobre, a favor de desigualdade social e agora, a mais nova e nefasta expressão preconceituosa: “elite branca”. Desculpa, mas o PT prega o preconceito. Acho essa expressão simplesmente asquerosa, segregacionista e terrorista.

Eles ganham no grito. Porque o Brasil não é um país intelectualizado, geralmente quem grita mais alto ganha. E quem domina a máquina pública tem dinheiro e infraestrutura suficiente para gritar mais alto. Aqueles que ousam desafiá-los, questioná-los ou ridicularizá-los tem sua opinião automaticamente desmerecida por falsas características negativas. Não é possível que quem os critica o faça porque HÁ MOTIVOS para isso. Não. Nunca. Jamais. Jamais se desculpam, jamais admitem erros, a culpa está sempre em quem fala mal deles, que são pessoas cheias de ódio, conspiradoras, que querem o mal do povo. Sim, eles são arrogantes de acharem que só eles sabem/podem fazer bem ao povo.

Só que esse terrorismo contra quem os critica, questiona ou ridiculariza está crescendo e tomando proporções intoleráveis para um Estado Democrático de Direito. Esta semana tivemos um claro exemplo disso. No site oficial do PT houve uma declaração de guerra a humoristas e jornalistas que, por terem opinião contrária, foram colocados automaticamente na posição de “inimigos”. O PT não sabe conviver com a diversidade de opinião, quem pensa diferente deles está CONTRA eles e deve ser calado, neutralizado, silenciado. Foram citas expressamente na lista negra: Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira “entre outros menos votados”. Foi estimulado boicote e até violência física contra eles, isso vindo de quem se horrorizou com um “vai tomar no cu”.

Uma ressalva: você pode DETESTAR qualquer pessoa que foi citada nessa “lista negra”. Ok, você não é obrigado a gostar de ninguém para entender o que estamos criticando: em tese vivemos em uma democracia, e nela TODOS, por mais idiotas/escrotos/filhosdaputa que sejam, tem que ter o direito de poder falar o que pensam sem caça às bruxas. Então, não se trata de defender ou de gostar dessas pessoas, se trata de querer viver em um país onde não se abra um precedente de um grupo estimular uma perseguição a outro. Principalmente o grupo que está no poder, que é o que tem mais poder de reprimir, calar e censurar.

O PT alega que essas pessoas perseguem o partido. Não. Perseguir é ISSO QUE O PT ESTÁ FAZENDO. Danilo e cia criticam, fazem piada ou simplesmente falam mal. Só na cabecinha de uma pessoa muito intransigente, ditatorial e paranoica isso vira uma conspiração. Por favor, político e juiz de futebol assumem seus postos sabendo que vai ter um monte de gente falando mal deles e o próprio PT, quando era oposição, falava mal de todo mundo e não admitia ser calado. E, cá entre nós, ainda que fosse uma conspiração, quão incompetentes eles são para, de posse da máquina pública, se abalarem pelo que meia dúzia de pessoas de uma lista negra fala? Vergonhosa a postura do PT, ainda que tudo que alegam fosse verdade, pois pressupõe sua incompetência.

O texto do site do PT é vergonhosamente mal escrito, permeado de expressões melodramáticas cafonas como. Para vocês terem uma ideia do nível, vou reproduzir um parágrafo. Se você tem estômago sensível, não leia: “Diurtunamente lançam vitupérios, achincalhes e deboches contra os avanços do país visando desgastar o governo federal e a imagem do Brasil no exterior. Inimigos que são das políticas sociais, políticas essas que visam efetivamente uma maior integração entre todos os brasileiros, pregam seu fim.” Ou seja, SE FALAM MAL DE MIM É PORQUE SÃO CONTRA O AVANÇO DO PAÍS. Chaves não morreu, Chaves colocou uma peruca e governa o Brasil.

CHEGA dessa falácia de tentar convencer que quem é contra o PT é contra o povo, contra a igualdade social, contra qualquer coisa boa. O PT NÃO É SINÔNIMO disso tudo. Eles não podem se apropriar da igualdade social como sendo APENAS deles. Existem dezenas de formas de se conseguir progresso e igualdade social, a deles não é a única e certamente não é “a certa”. Ser contra o PT não é ser contra melhoras no Brasil, aliás, muito pelo contrário, é ser contra o caminho que eles escolheram para chegar lá. Essa postura só mostra como eles são baixos, inseguros, um câncer na política. É a forma como um Estado trata os seus inimigos que nos diz exatamente quem ele é, porque amigo todo mundo trata bem.

Não estamos discutindo PESSOAS aqui, e sim posturas, ideologia. Gente burra só sabe discutir PESSOAS, apontar seus defeito, seus traços individuais. Pessoas com mais capacidade intelectual discutem posturas, ideologias, sem essa visão maniqueísta de amigo/inimigo. Pessoas bem resolvidas sabem que quem discorda delas não está necessariamente contra elas e são capazes de ouvir críticas, repensar suas escolhas e extrair algo de bom dessas críticas. Pessoa com cérebro vão se alarmar com essa postura do PT, porque sabem que é o primeiro degrau em uma escalada à ditadura.

O PT jamais vai assumir responsabilidade por seus atos e por seus erros. Eles nunca viram. Eles respondem a questões ideológicas cuspindo estatísticas, muitas delas já DESMENTIDAS pelos próprios órgãos públicos. Eles sempre vão arrumar uma desculpa EXTERNA para as críticas: inveja, conspiração, gente que quer o mal do povo. É ESSE tipo de pessoa que o país vai colocar no poder? Mas olha, MIL VEZES um viciado em cocaína do que isso. Eu não suporto Aécio Neves, se tivesse uma arma carregada e certeza da impunidade, eu mesma o mataria, mas depois de mais de dez anos desse discurso “Esquerda década de 80” do PT, eu topo QUALQUER COISA, até Rafael Pilha para Presidente!

O PT começou a morrer. E está esperneando, tentando levar para o buraco todos aqueles que ajudaram a máscara a cair. Tal qual cachorro ferido, desferem mordidas para todos os lados, sem perceber que com isso se queimam mais ainda. Pela primeira vez eu começo a ter esperanças que Dilma não ganhe essa eleição, apesar da fortíssima manipulação das pesquisas eleitorais, porque estão fazendo um papel tão ridículo, mas tão ridículo, que até mesmo as pessoas menos instruídas estão começando a sentir algo de errado. Mesmo que não saibam exatamente o que, sentem. Além disso declarar guerra a pessoas que tem SEIS MILHÕES de seguidores no Twitter é burrice demais. Achei tiro no pé. A confirmar.

Vocês percebem QUÃO GRAVE é, em pelo ano de 2014, o Poder Público divulgar uma lista negra, promover caça às bruxas, estimular até a violência física contra quem os critica? Depois falam que eu estou monotemática, influenciada ou sei lá o que por falar mal do PT. Quem não consegue ver quão grave é o que está acontecendo é, no mínimo, burro.

Para fechar, deixo vocês com a resposta do ex-Casseta & Planeta Marcelo Madureira, uma pessoa sensata, centrada e de uma delicadeza muito grande no que fala. Uma pessoa que não se pode acusar de radicalismos ou intempéries, e foi inserida na “lista negra” do PT. A resposta dele é perfeita, poderia inclusive ser transcrita e virar a coluna de hoje. Fala, Marcelo Madureira, fala que o Brasil te escuta:

Para tentar defender o indefensável, para perder o foco e ficar falando mal compulsivamente de um dos citados na lista ou ainda para fazer algo útil e entrar na luta para que o PT não seja reeleito: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (107)

  • O que falta pra vcs analisarem politicamente qualquer coisa é ter vivido, ou já estar trabalhando, mantendo uma casa, com filhos, no governo dos Fernandos. Ou pegarem os dados daquela época pra analisar, pelo mesno, sempre comparativamente. Levando em conta tb os problemas da realidade, crise mundial de 2008, até hj.
    Podemos conversar depois…

    • Quem disse que eu não passei por essa realidade?

      Na minha escala de valor, NADA vale a pena nessa cultura do ódio, da censura e da perseguição. Prefiro uma economia escaralhada, uma inflação galopante, tudo cagado, mas com liberdade de expressão. Questão de prioridades.

    • Fernando,

      Por curiosidade, conversei com 3 ou 4 famílias que conheço bem. E elas apontaram problemas no governo do FHC, mas disseram que agora está pior.

      Quanto a estes dados, que tal trazê-los pra cá? Daí a gente debate.

  • Essa deve ser a quarta vez em que eu soube de uma noticia joguei na roda e coincidência ou não virou Desfavor Da Semana. Nossa, e como das outras vezes, que decepção nos comentários. Teve um maluco que tempos atrás falou que esse lugar era um antro anti-PT… #sabedenadainocente.
    Ler algumas coisas me causa um misto de estranheza e repulsa; Estou falando sobre essa balelinha que muitos, em muitos posts relacionado as futuras eleições que se aproximam, tem repetido: “A Falta De Opção”, que vem acompanhado aos sábios “votar em nulo” ou “votar em branco”. Encher a boca pra discordar do atual governo e seus defeitos e depois repetir uma das narrativas acima é incoerente, quer mudança no país mas não vota CONTRA o PT? É o mesmo que cruzar os braços, sentar no sofá e esperar as soluções caírem do céu (ou contemplar sossegadamente o trabalho alheio, ajudar pra que né?).
    Antes de alguém falar que eu prego a falácia da “manifestação se faz na urna” esquece, não cola comigo. É tão babaca quanto as outras três citadas acima, se votar no PT tem sim o direito de cobrar esse governo por suas eventuais falhas, se votar contra também, mas quando já fazem DOZE ANOS vendo de fato eles fazendo uma m atrás da outra votar no PT escorado na esperança de que pode ser diferente e no medo de que outro partido seja pior é muita inocência, e até burrice e fica complicado exigir mudança quando você teve a chance e preferiu contribuir pra continuidade desse sistema. Aliás, o que parece mais concreto? O PT parar de errar ou o outro governo ser ainda pior? Qual das duas situações é mais achismo? Qual das duas situações é quase certeza? Então por favor, pensem duas vezes antes de sair cantarolando que “não tem muita opção” ou “vou votar em branco/nulo”, pois sem querer você está contribuindo para a perpetuação do PT no poder (e sem tornando um idiota útil, btw).
    A outra critica é nesse idealismo romântico de jovem universitário que nunca trabalhou de querer colocar um bom candidato na presidência. Garçom, por favor, traz uma dose de realidade pro meu camarada aqui, tá precisando. É óbvio que todo mundo quer um presidente de caráter, sabedoria e (insira aqui virtudes que você acha importante) ___________, só que pra essa eleição (e nas próximas enquanto não tivermos avanço educacional para população) são essas porcarias que temos pro momento. Então você vai ter que votar em um deles se está tão insatisfeito com a Dilminha. Quais são seus medos dos outros candidatos? O que de tão ruim você ACHA que eles farão ao país? Porque a falta de opção vai fazer você não votar contra algo que você SABE que é ruim? É muito achismo em detrimento de fatos concretos. O mal do PT já está em curso faz 12 anos, mais quatro será só a continuidade do processo, ou seja, Dilma tem vantagem pra foder o país, afinal, seu trabalho está em curso, outro candidato terá que começar a foder o país do zero (não totalmente, já que o trabalho de Lula/Dilma está bem consolidado) quando assumir seu mandato. Pra finalizar, como evidenciado semana a semana, o PT está instaurando uma ditadura (surpresa, ditadura não é feita só por ricos/brancos/militares/reacionários/), nada pode ser pior do que a implantação de uma tirania com o consentimento da população (Vi isso em algum lugar, não me lembro onde, será que foi Alemanha? Devo estar delirando, melhor ir dormir….)

  • Clap Clap Clap!
    Sally e Somir, vocês escreveram tudo o que estava entalado na minha garganta!
    Moro com meus pais e ambos são petistas doentes. Não posso comentar nadinha de política em casa, quando falei um “a” contra a reeleição da Dilma eles começaram a brigar comigo aos gritos e por pouco não partiram pra cima de mim o.O
    O pior é que esse mesmo povo que apoia essa caça às bruxas do PT é o mesmo que lutrou contra a ditadura militar décadas atrás. Gente que sabe o que é censura e perseguição política. Mas se a perseguição e censura beneficia o lado deles, então os outros que se fodam!
    É hipocrisia demais…

    • Paula, pessoas radicais são assim: endossam qualquer atrocidade se partir de quem eles gostam e condenam cada vírgula se partir de quem eles desgostam. São incapazes de avaliar ideias, focam apenas nas pessoas de sua predileção. Ficam emburrecidos, petrificados em uma crença passada que não se sustenta mais, pois como você bem disse, o PT se transformou naquilo que outrora repudiou. Mas essas pessoas fanáticas não tem estrutura para bancar uma reflexão e mudança de postura, pois para refletir é preciso coragem e inteligência. Tente tirar suas certezas deles e a reação agressiva mostra como são emburrecidos, inseguros, a ponto de só serem capazes de viver em um mundo preto no branco, cheio de certezas absolutas e inquestionáveis. O guerrilheiro de hoje é o ditador de amanhã, radicalismo igual, apenas outro lado da moeda.

      • Pior que o PT é um saco de gatos maior que o PMDB. Tem a linha que faz o que você falou, que no poder faz o que sempre repudiou. E tem partes do partido que tem horror ao que está sendo feito, os setores de esquerda mesmo. Outro dia estavam comentando o programa de governo proposto na campanha de reeleição da Dilma. Coisas como contraponto automático às posições dos Estados Unidos. Quando ouvi isso pensei puta que pariu, em que século estamos? Isso simultaneamente à Dilma se reunindo com o Biden para melhorar a comunicação depois que o Governo ficou putinho com a espionagem.

        • Mas você tem que concordar comigo que a banda podre do PT é a que está ditando as regra hoje, é a que tem poder. Aqueles que não concordam deveriam sair do partido, pois é isso que vem sendo disseminado.

          • Não sei bem se realmente tem uma banda podre… Acho tudo a mesma merda. Quem estiver no poder vai agir igualzinho.

            • Igualzinho não. Nâo vai dizer os desaforos que Lula e Dilma dizem. Isso eu nunca vi ninguém fazer. Essa falta de postura não tem precedentes. Além disso a censura preventiva e repressiva que estamos vivendo, de manifestante ser preso com base em lei de ditadura militar, de polícia entrar na sua casa e confiscar seu computador só porque você esteve em manifestação ou falou mal do PT em rede social, isso não tinha antes não.

  • Juro que tentei ler o texto do Cantalice até o fim pelo menos duas vezes, mas é tanto absurdo e sensacionalismo que me dá ânsia de vômito e fecho antes do quarto parágrafo. Não dá.
    Sou do mesmo pensamento que vocês. Não importa se gostamos ou não dos mencionados na lista. Alguns eu admiro bastante, outros sequer conheço as ideias e uns ainda não me representam em nada, mas vivemos em uma democracia (agora começo a duvidar disso mesmo) e por mais idiota que seja a opinião do mais idiota do planeta, ele tem o direito de dizê-la.
    Já basta de ver esse bando de canalha oferecendo migalhas aos pobres (e pior: os pobres se contentando com isso e tendo esses caras como quase deuses, últimos bastiões da bondade e da solidariedade), promovendo “guerras” (entre pobres e ricos, homens e mulheres, negros e brancos). É baixo, é cruel. Só sei que comecei a ler 1984 e tenho medo. Dá vergonha de viver em um lugar em que uma opinião contrária é tratada dessa forma. Quem apoia esse tipo de postura devia abrir os olhos. Hoje são esses listados, amanhã pode ser qualquer um de nós.

    • Muita gente reagiu ao texto falando “Ah, mas também o Fulano de tal é isso, isso e aquilo”. NÃO IMPORTA, não importa que seja o mais escroto do mundo, eu quero viver em um país onde todo mundo possa falar qualquer merda que passe por sua cabeça! O fato de EU discordar da pessoa não autoriza a mim nem a ninguém a censurar! Quão difícil é entender isso?

      E sim, está sofrido de ler, de tão nojento que é!

      • É.. isso me lembra a aula daquele professor da São Francisco, no aniversário do golpe. O cara relatando o que o levou a apoiar o golpe. Invadiram a aula com megafone, tambores e o escambau. O cara tem todo o direito de ter a opinião dele, não está cometendo nenhum crime. As pessoas não aprendem a respeitar pontos de vista distintos e rebater com argumentos, rejeita-se automaticamente, é complicado discutir o que quer que seja. Não só política e religião. Essa forma de pensar se difundiu de forma ampla. E outra.. rebater com argumentos… e se o cara não quer discutir, só quer ter a opinião dele? O cara não tem direito?

          • Fico tão feliz em ler seus textos e vir nos comentários, saber que tem gente que pensa como eu!
            Não sou muito boa com palavras, sou muito crítica comigo mesma, mas quando leio o que escrevem, só falto assinar embaixo!
            Cansei de gastar energia falando desse partido de incompetentes. Já trabalhei junto com com indicados do partido em instituição pública e tinha vergonha deles, mal sabiam mexer na internet… Cabides de emprego, sugadores. E quando virava o mês, sempre vinha alguém com papel de filiação ao partido, parecia pastor atrás de novas ovelhas para pagar dízimo… O pior era ter que ficar calada, ou dar um sorriso e responder “hoje não” porque não poderia dizer um NÃO, estava nas mãos deles. Eles pediam a cabeça por pouco ou quase nada.

            E outra, não é pq odeio esse ParTido que acredito em outro, não acredito em nenhum, mas não irei anular meu voto.

            • É impressionante como eles enfiaram um bando de incompetentes no funcionalismo público! Precisa de dez incomPTentes para fazer o trabalho que um bom funcionário faria! Me sinto exatamente como você!

    • Quando eu li 1984, fiquei em depressão uns 3 dias. Sério! A realidade ali é tão próxima que chega a ser muito triste.

      Principalmente PT e o duplipensar.

      Duplipensar: “Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da Democracia e que o Partido era o guardião da Democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra “duplipensar” era necessário usar o duplipensar.”

      Exemplo mais a mão: “O Brasil precisa fazer face frente a esses dois desafios, não apenas um. Nada adianta manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. De nada adianta abrir a universidade e não preservar a meritocracia.” (Dilma)

  • Um pequeno update:

    Os jornalistas sem fronteiras criticaram a lista negra do pt e a resposta do partido não podia ser mais ditadorial: “Eles não deviam se meter nestes assuntos.”

    rs,rs,rs

    http://en.rsf.org/brazil-ruling-party-s-deputy-leader-20-06-2014,46498.html

    **A tensão entre o governo e os jornalistas da oposição acaba de subir de tom. Num artigo publicado a 16 de junho de 2014 no site do Partido dos Trabalhadores (PT), atualmente no poder, o vice-presidente do partido Alberto Cantalice estabelece uma lista negra de jornalistas designados como os “pitbulls da grande mídia”. Para o dirigente petista, o ódio de Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes Diogo Mainardi, Lobão e dos humoristas Danilo Gentili e Marcelo Madureira contra as medidas progressistas dos governos Lula e Rousseff se tornou ainda mais evidente desde o começo do Mundial, que esperam que fracasse.
    Esses “inimigos da pátria” não demoraram a responder. O jornalista Demétrio Magnoli denunciou em Globo um artigo “calunioso” e uma ação de propaganda por parte do PT. Magnoli se mostra preocupado pelo fato de um político do partido no poder convidar à “caça” dos jornalistas opositores “na rua”. Já Reinaldo Azevedo, da revista Veja, afirmou sua intenção de processar Alberto Cantalice por “difamação”.
    “Repórteres sem Fronteiras expressa sua inquietação pelas graves acusações dirigidas contra os jornalistas provenientes de um alto cargo do PT”, declara Camille Soulier, responsável da seção Américas da organização. “Não ignoramos o contexto polarizado da mídia, que pode exagerar o descontentamento geral. No entanto, as dificuldades sentidas pelo PT não justificam o recurso à propaganda de Estado.”
    Essas acusações foram lançadas num clima social tenso, com a multiplicação de movimentos populares contra as despesas do governo com a Copa do Mundo. A polícia militar tem respondido através da força e alguns jornalistas foram agredidos. No total, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) já contabilizou 17 agressões de jornalistas no âmbito de manifestações desde a abertura do Mundial. Entre as vítimas, contam-se correspondentes da CNNe de agências internacionais, como a Reuters e a Associated Press, assim como jornalistas da mídia local ou profissionais independentes. Karinny de Magalhães, jornalista e ativista do coletivo Mídia NINJA, foi detida e espancada até desmaiar.
    Aos 17 casos citados se juntou a detenção arbitrária de Vera Araújo, do diário O Globo, no passado dia 15 de junho, elevando para 18 o número de abusos. A jornalista estava filmando a detenção de um turista argentino e acabou também sendo presa. Uma investigação foi aberta contra o policial militar responsável pela detenção.
    O Brasil se situa no 111º lugar em 180 países na última Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa, elaborada por Repórteres sem Fronteiras. Por ocasião da Copa do Mundo de futebol, a organização lançou uma campanha para sensibilizar o público sobre a situação da liberdade de informação nos países participantes.”

      • Me perguntando aqui: essa falta de “liberdade de expressão” seria indícios de uma possível “ditadura” vindo aí?

        • Acho que aquela ditadura militar como se viveu na década de 60/70 não vai mais existir, afinal, até as ditaduras de modernizam e se adaptam a seu próprio tempo. Mas coisa boa não vem. Para mim, o cerceamento de expressão já está em um grau insuportável.

          • Não tenho contato com hermanos, então Sally, você teria como dizer como anda a Argentina? Estão com a economia ruim, eu sei, mas e a liberdade de expressão? Pessoas estão sendo cerceadas como na Venezuela?

  • Eu tô é muito fudido!
    No Brasil essa merdanca.
    Na pesquisa pra eleição no HJ o primeiro lugar e o segundo são crentes.

  • Para quem não estiver conseguindo ler o texto, segue:

    Três vezes derrotados nos pleitos presidenciais, por Lula e Dilma e o PT, os setores elitistas albergados na grande mídia, ao se verem na iminência do quarto revés eleitoral, foram ao desespero.

    Diurtunamente lançam vitupérios, achincalhes e deboches contra os avanços do país visando desgastar o governo federal e a imagem do Brasil no exterior. Inimigos que são das políticas sociais, políticas essas que visam efetivamente uma maior integração entre todos os brasileiros, pregam seu fim.

    “A hora é de renovar as esperanças e acreditar no Brasil”.

    Profetas do apocalipse político, eles são contra as cotas sociais e raciais; as reservas de vagas para negros nos serviços públicos; as demarcações de terras indígenas; o Bolsa Família, o Prouni e tudo o mais.

    Divulgadores de uma democracia sem povo apontaram suas armas, agora, contra o decreto da Presidência da República que amplia a interlocução e a participação da população nos conselhos, para melhor direcionamento das políticas públicas.

    Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo.

    Os arautos do caos, prevendo e militando insistentemente pelo fracasso do mundial – tendo, inclusive, como ponta de lança a revista Veja previsto que os estádios só ficariam prontos depois de 2022, assistem hoje desolados e bufando à extraordinária mobilização popular e ao entusiasmo do povo brasileiro pela realização da denominada, acertadamente, de a Copa das Copas.

    O subproduto dos pitbulls do conservadorismo teve seu ápice nos xingamentos torpes e vergonhosos à presidenta Dilma na abertura da Copa, na Arena Corinthians. Verdadeiro gol contra, o repúdio imediato de amplas parcelas dos brasileiros e brasileiras ao deprimente espetáculo dos vips demonstra que a imensa maioria da população abomina essa prática.

    Desnudam-se os propagadores do ódio. A hora é de renovar as esperanças e acreditar no Brasil!

  • Com os protestos dos 0,20 cents vimos que a classe média é que manda no país, e que essa classe pobre do bolsa esmola só consegue sustentar esse governo no voto, logo o PT está perdendo espaço e prestigio com seu discurso demagógico sem competência prática. O desespero está batendo, e o desequilíbrio do vice-presidente do PT é a mostra disso. Acho que eles vencerão por falta de opção, pq os outros dois são tão péssimos quanto.

    • Espero de coração que esse discurso da falta de opção não se consolide, porque OPÇÃO SEMPRE HÁ, e o fato dos outros serem uns merdas não retira a opção: as pessoas tem a opção de votar em uma merda diferente

      • Sei lá… as vezes paro pra pensar nisso, não gosto da idéia da continuidade por tanto tempo. Mas olha os indicadores da economia… passamos pela segunda pior crise do capitalismo da História. Comparando o país com o resto do mundo, não estamos bem? Sei que tem corrupção como sempre teve e sempre vai ter. Sei que os líderes do PT tem a capacidade de cagar pra cima e ficar olhando de boca aberta. Sei que os militantes são umas antas. Sei que tem gente que enxerga no PT um risco à liberdade de expressão e democracia. Mas vocês realmente acreditam que o pais está tão ruim assim? Sei lá, comparo a retração brutal que o mundo inteiro sofreu com nossa expansão. Falam de pibinho, mas numa realidade que as principais economias do mundo se retraíram de forma considerável e isso gerou um desemprego brutal lá fora… sério que estamos tão mal assim? Penso em votar no PT avaliando exatamente o que coloquei aí, mas queria saber a opinião de vocês. Quem sabe mudo minha posição, não sou militante nem fanático. Sei que temos gente burra e desqualificada colocada nos cargos por amizade ou laços familiares, mas convenhamos, isso é cultural do Brasil. Eduardo Campos colocou sua mãe no comando do fucking TCE, só pra dar um exemplo. Aécio Neves trata MG como capitania hereditária da sua família. Sei lá, o que se critica o PT é o que todos fazem sistematicamente. Gostaria de mudar por mudar os ladrões. Mas tenho mais medo da merda que pode vir do que da merda que já conheço… e pelo amor de deus, aprendam a cobrar a coisa certa da instância certa. Hj ouvi um imbecil falando que a PM estava mal equipada e isso era culpa da Dilma. Quando você comenta Cara, a PM é Estadual, quem é responsável é o Governador do Estado, o cara te chama de comunista petista petralha. Caralho!

        • Tem outra, nossa classe dominante pesadela o PT até não poder mais. Acho isso ótimo, pq eles se fodem quando fazem merda. Vejam o Mensalão do PT. Agora vejam o Mensalão tucano. Vejam o Trensalão, que envolve valores desviados que dava pra fazer uns 5 mensalões petistas. Se entrar tucano vai ser de novo aquela merda, Engavetador Geral da República. E a classe média bate palma pra isso, falando que o FHC era ético e limpo pois não tinham processos por corrupção no governo dele. Não é ditocomia tosca PT x PSDB, é pensar: o MP, o judiciário, nossa elite ODEIAM o PT. E isso proporciona investigação quando esses filhos da puta fazem merda. Se entrar tucano a roubalheira vai ser a mesma, mas não vai ser noticiada. Me lembro muito bem da compra da re-eleição, mais documentada que sei lá o que. Deu em nada. Lembro muito bem do Ricardo Sérgio grampeado falando horrores durante as privatizações das teles (“estamos no limite da nossa irresponsabilidade” – Ahh, diálogo famoso. Saiu na capa da VEJA.). Deu em nada 2, a missão. Quer coisa mais tosca que o livro a privataria tucana, que são documentos do início ao fim? A família do Serra enfiada até os cabelos em propina e não deu em absolutamente nada? Sei lá, pelo menos estamos vendo petista graúdo tomando no cu.

          • Porque Jack, O Estripador matou e não foi preso, eu posso matar também?

            Desculpa, mas os tucanos não roubam OSTENSIVAMENTE DEIXANDO PROVAS BIZARRAS, não são flagrados com dólar na cueca, não deixam provas escritas das merdas que fizeram. Vigora no país a presunção de inocência, se os caras tem pelo menos três neurônios para não deixar provas e escapar de uma condenação, parabéns para eles.

        • Na MINHA escala de valor, NENHUM GANHO ECONÔMICO compensa censura e postura ditatorial. É como casar com um cara rico que te permite gastar dinheiro mas não te deixa sair com seus amigos nem usar a roupa que você quer.

          • Dizer que os ganhos econômicos do Brasil foi CAUSADO pelos anos de governo do PT é uma falácia. É confundir correlação com causalidade. Se os bons ventos econômicos são frutos de uma política de governo do PT, não haveria essa queda absurda no crescimento do país. O que aconteceu é que todas as maquiagens do governos estão perdendo força.

            “Ah, mas o PT diminuiu a desigualdade no Brasil”. É? Prove isso. Faça o governo disponibilizar os dados da receita federal, mostrando a série histórica dos 5% mais ricos e dos 5% mais pobres nos últimos 12 anos. Diminuição da desigualdade social não é “tirar 40 milhões de brasileiros da linha da pobreza” mudando os indicadores, e dando bolsa família não. É conseguir fazer com que os ganhos de capital dos 5% mais ricos diminuam de intensidade em relação aos ganhos de trabalho dos 5% mais pobres.

            E isso os filhos-da-puta do PT não fizeram.

            Tanto não fizeram que negaram acesso aos dados por parte dos mais de 50 pesquisadores que pediram acesso. Detalhe, pesquisadores de orientação de esquerda…

            Salve o PT. Só que não.

            • Taí uma abordagem interessante. Já ouvi gente questionando se houve mudança de metodologia nas formas de interpretação de dados do IBGE. Tenho essa pulga coçando atrás da orelha, o “os indicadores estão indicando a mesma coisa que indicavam 15 anos atrás?” Não digo os mesmos números, mas o mesmo objeto analisado… pior que não tenho idéia de como estudar a questão pra formar uma opinião bem fundada.

              • maradona, de uma lida no livro “capital in the 21st century”, recem lancado. O autor fez um numero de analises bem interessantes usando dados da receita fed. de uns 30 paises. pode te inspirar… abrs.

        • Maradona.
          Cara, já pensei na economia também. Acho muito legal que a economia não fique uma bagunça terrível como em outros países, mas ainda assim não quero ter uma economia estável em troca de todos os problemas que temos… As cotas só fodem a vida dos estudantes, bem como gera preconceito contra negros em quem não o tinha. Também não quero que um partido político, ainda mais o partido do qual a presidente da república faz parte, aponte quem são os “malvados” da nação. Tenho legítimo medo do que o o PT pode fazer se começar a incluir cota em tudo quanto é canto, e em cada vez mais separar os brancos em elite e os negros em pobres. O Lula vira e mexe diz que os brancos são elites, que a crise econômica mundial teve início por culpa de pessoas brancas de olhos azuis… Sem falar que um partido político ficar tanto tempo no comando presidencial é muito ruim.

          • Isso da continuidade é o que mais me incomoda na questão toda. Foda que as opções são algo do tipo, vou tirar esse vibrador do meu cu e inserir um cactus. Ou um bastão banhado à urtiga. Não consigo engolir o Aécio Neves, simplesmente não dá. Se não fosse a certeza que eles poderão fazer o que quiserem e nem noticiado será, eu votaria nele bem mais tranquilo. Algo que me tranquiliza (conheço gente das duas linhas, PT e PSDB na administração pública) é que o pessoal do PT simplesmente CAGA DE MEDO de qualquer merda que façam vaze. E não sinto isso do outro lado.

        • “Mas olha os indicadores da economia… passamos pela segunda pior crise do capitalismo da História. Comparando o país com o resto do mundo, não estamos bem?”

          Olha, só escapamos dessa segunda maior crise por conta de uma sistemática que o PT não ajudou a montar. Pelo contrário, gostaria de nem ter montado e procurou desmontar, tal qual a Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 e contra a qual o partido foi veementemente contra. Não fez a reforma tributária prometida, que poderia incentivar a criação de empregos e, principalmente, ajudar na competitividade da economia. Há outras coisas também, mas, para não alongarmos muito, ao menos o partido já fez muito em deixar o Banco Central trabalhar em paz.

          Em relação ao crescimento econômico mesmo, para simplificar bastante, voltaram-se apenas para o mercado interno, por meio do fomento do crédito ao consumidor e imobiliário, o que nem é metade do caminho andado. Pois o que interessa mesmo para o crescimento do país é fortalecer suas exportações e diversificá-las, sobretudo montando um aparato, desde a infra-estrutura até o direito, que incentive as pequenas e médias empresas a exportarem. Na Alemanha ,na Itália e no Japão, essas pequenas e médias empresas são exportadoras e criadoras de emprego de peso, e salvaram a Alemanha da crise de 2008. Assim, divisas entram no país por meio de uma balança comercial positiva, e o país teria liquidez suficiente para não ter que ser obrigado a atrair recursos oferecendo pagar os juros dos mais altos do planeta. Podemos ter 300 bilhões de dólares de reservas, mas temos uma dívida pública de trilhões de reais.

          E temos a questão da criação de fatores, no sentido de realmente qualificarmos nossa mão-de-obra, e não oferecer crédito para o cidadão pegar o canudo de uma instituição particular duvidosa para, no final, ser um operador de telemarketing superqualificado. Ou, pior, para desperdiçar sua formação acadêmica entrando em um concurso público.

          Enfim, o PT apenas começou o trabalho de alargar a base, plataforma que me fez votar neles em 2002, pois sou egressa da classe média baixa. Mas foi só. Pois ficou pelo caminho mais fácil e menos sustentável: dando crédito, bolsas, cotas, abrindo mão de impostos para fomentar venda de carros e de eletrodomésticos aqui e ali, permitir a concentração de mercado em setores-chave da economia, sobretudo o financeiro, e causar aquecimento no setor imobiliário que só beneficiou os bancos, entre outras imbecilidades que concentraram a renda, ainda por cima. Tudo isso acabando com qualquer incentivo à competividade e aprimoramento, que devem ser constantes e abrangentes, e não efêmeros e pontuais.

          Precisamos de alguém diferente que possa tirar o país desse ciclo, que fomente a competitividade nossa dentro e fora. Não que os outros candidatos possam fazer coisa melhor, mas certamente não vejo nessa corja de sindicalistas que nem trabalham e nem estudam capacidade para alavancar nosso país. De verdade, afinal temos riqueza, mas estamos ainda longe da prosperidade. Bem longe.

          • De todo mundo aqui, você foi quem mais me acrescentou nessa discussão. Vou digerir o que você postou… e pensar. Obrigado, Suellen.

          • Pô, cheguei tarde (vi ontem este post sensacional do Desfavor, mas não deu pra comentar).

            De qualquer forma, vou só pontuar o que a Suellen disse aí acima.

            O que mais me dói, no governo PTralha, é a corrosão do desempenho econômico e da competitividade. Sério, corrupção no Brasil é endêmica. Se pelo menos o Brasil estivesse indo pra frente, avançando, beleza. Mas não está.

            Por que o primeiro mandato do Lula foi bom? Porque ele pegou a casa arrumada pelo FHC, e porque seguiu as regras do governo anterior, e não houve nenhuma crise significativa mundial. Daí vc pode focar em ser populista e redistribuir renda (apesar do que, NMO, renda é pra ser gerada, não redistribuída).

            Aí veio o segundo mandato, e o mandato da atual presidAnta. Teve crise? Teve. O Brasil soube se comportar? Não. Começou aquele papinho “é só uma marolinha”, e até agora a bendita marolinha tá reverberando.

            Por que o Brasil não se comportou? Porque doença exige remédio, e às vezes ele é amargo. Antes de crescer e ter explosão de consumo, o Brasil precisa resolver alguns entraves e gargalos até agora insolúveis. Infraestrutura, reforma tributária e etc. Enquanto não resolver, não se torna atraente a ponto de poder baixar os juros e ainda assim interessar os investidores, e também não pode promover uma explosão de consumo porque o preço vai subir.

            E o que o (des)governo fez? Correu atrás pra tentar destravar? Não, tá tentando fazer o país crescer na base do consumo. Parou de perseguir superávit primário, fazer poupança pra investir. Tá se lixando pra meta de inflação. E tá dando errado. A inflação tá aí. Neguinho baixou os juros pra aquecer a economia, não atrai investimento, os preços sobem e neguinho deixa de comprar. É a tão falada estagflação.

            E não adianta o governo dizer que não tem inflação. Tem sim. Eu faço compras, eu sinto no bolso. Vai comer na rua aqui no Hell de Janeiro pra ver. Vai ao supermerdado. Ah, mas a inflação não tá tão alta assim, veja o IPCA, índice base do governo. Maquiado!! Veja outros índices pra você ver se tá 6,5% ao ano mesmo. Quer melhorar o make up? Toma: Petrobras não vende combustível ao preço correto. Em vez do governo (federal e estadual, pq estado nenhum topa abrir mão do ICMS) desonerar pra baixar o preço, ele obriga a Petrobras a vender abaixo do preço pra não subir a inflação. Não me venham com essa palhaçada sindical comunista de que a empresa tem que cumprir o papel social dela. Papel social é o cacete, sou sócio dessa porra, quero ver ela dar lucro, não prejuízo! É tipo o governo entrar de sócio com vc num negócio e ele te obrigar a vender abaixo do preço de custo. Pode?

            Inflação corrói a renda. Minha, sua, dos mais ricos e dos mais pobres. Minha secretária só compra leite para o filho menor, o mais velho (já adolescente) não toma mais leite em casa. Sabem por que? Porque tá caro. Então não adianta fazer bolsa família, se até o poder de compra dessa bolsa já diminuiu.

            Eu não quero um governo que seja livre de corrupção, ou que tenha 100% de eficiência. Não acredito em Papai Noel. Eu só quero um governo que ponha o Brasil de volta aos trilhos. Que não tenha receio de ser impopular, se for pra melhorar. Que saiba gerir melhor. Que queira avançar.

            E este governo não é o PTralha.

          • THZO concordo com tuas colocações, e pergunto também: poxa, qual o “objetivo” do governo? Se é que há um? Eles são burros o suficiente pra não saber calcular as coisas direito e… deixar a inflação aí de boa? Ou será que tudo isso é “premeditado” em função de algum plano outro maior? Bom, pensando aqui em sentido amplo, 12 anos no poder é um tempo um tanto significativo pra não ter colocado certas coisas nos eixos e não ter feito o país crescer, é por esse motivo que penso que talvez haja coisa aí.

  • Os que fala mal de nosso Governo deve ser rapidamente silenciado. Se possivel, devemos usar a força(militar?). Está mais do que claro que isto é germén de uma dominação tirànica, ditatorial. Sally, impressao minha ou a prometida resposta do Marcelo Madureira ficou de fora?

  • Parabéns, Sally. Parabéns, Somir. Textos espetaculares! Os dois. O link já está devidamente repassado pros meus contatos. E, logo que essa notícia saiu, eu já imaginava que vocês iriam escrever algo sobe isso. Afinal, não tem desfavor maior do que esse…

    • Quem está no poder não pode promover caça às bruxas. Isso é um uso incorreto do poder conferido pelo povo, para REPRESENTAR O POVO. Políticos precisam entender que não são donos de nada, que não são vitalícios. Estão ali para agir e falar em nome do povo e não usar o poder de voz que tem para detonar quem os critica. Agir assim é usurpar um poder.

  • Tava pesquisando para ver as opções de votos e vi que o único jeito de tirar o PT do comando é votando no Aécio, sendo que entre ele e Eduardo eu ainda acho ele pior.

  • Não que eu concorde com o texto argumentativamente vago, genérico e desrespeitoso do PT, mas não consigo ver em qual parte ele incita à violência contra a “lista negra”. Referem-se à denominação de inimigos do Alberto Cantalice?

    • A incitação à violência não foi no texto, foi no Facebook e em outras redes sociais. Pode pesquisar que você vai achar. As ameaças já começaram.

    • Quando alguém nomeia seus inimigos publicamente não é um simples #prontodesabafei. Seus simpatizantes vão hostilizar estes inimigos. E é muita irresponsabilidade (na melhor das hipóteses) acreditar que isso não possa chegar a ameaça ou agressão física.

      Pronto. Desenhado.

      • Pois é, eles representam o brasileiro, exercem um poder em nome do povo, não podem usar esse poder para detonar desafetos pessoais. Isso é incorreto nos mais diversos níveis. Mas militante do PT não conhece limite ético.

        • Obrigado pela crítica Hugo hsahsahsasau, ao contrário do PT, não me enfureço com elas, são mais úteis que bajulações… Eu entendo que declarar inimigos pode incitar à violência, mas tanto a Sally quanto o Somir enfatizaram esse ponto, e inclusive o Somir acrescentou boicote. De qualquer maneira, a Sally foi cordial com meu erro de não ser mais específico no comentário, e obviamente não acompanhei o assunto pelas redes sociais.

        • Pode usar a vontade. Mas o perigo de escrever isso ao invés de falar, é que as vezes pode soar meio arrogante – se for o caso minhas desculpas antecipadas a quem se ofender.

      • PT é diferente de Estado. A “lista negra” em questão também fez o mesmo e não houve nenhum histerismo por causa disso.

        • O cidadão PODE FALAR MAL DO PODER PÚBLICO, mas o Poder Público não pode falar mal de um cidadão PORQUE ele o critica, isso é abuso de poder, arbitrariedade. Promover boicote, prejudicar alguém profissionalmente e incitar a violência estando em um cargo PÚBLICO é inaceitável. Se você não vê essa diferença, vai na esquina comprar um pouco de ética.

      • Hostilizar ou mesmo prejudicar profissionalmente. Temo que, ao longo dos anos, essa panfletagem fascista faça com que alguns desses profissionais percam espaço na mídia para que emissoras, jornais, portais de notícias, etc., mantenham seus ganhos com anunciantes.

        Situação muito bem explorada no filme “Boa Noite e Boa Sorte”, do George Clooney.

      • Sei lá… pelo que conheci de petistas, o cara que fez esse comentário tem jeito de ser mais um desqualificado colocado no cargo por amizade/indicação. Aí sai fazendo essas merdas. Especificamente sobre o tema do texto, foi uma cagada de proporções perigosas mesmo. Se brasileiro fosse um pouco menos bunda, eu teria medo na pele de um deles.

        • Então colocaram um desqualificado como VICE PRESIDENTE do PT. Não me espanta nada, visto que o PRESIDENTE também era desqualificado

  • Ah uma coisa que postei no facebook esta semana que tem (talvez) relação com essa maquinação contra a elite branca (somente os paranoicos sobrevivem).

    “Yellow Blocs e outras coisas..

    Caímos 2 vezes no mesmo conto.

    Na primeira vez, a Folha de são paulo nos apresentou o Rei do Camarote, uma figura que era fácil odiar, ou simplesmente taxar de fútil, quando muitos de nós não olhamos no espelho e percebermos que fazíamos as mesmas coisas só que em proporções orçamentarias muito menores. Mas fazíamos.

    Agora, na mesma semana que o PT esta nos ensinando a odiar ‘a elite branca mal educada que vaiou a nossa querida presidenta’, a mesma Folha nos apresenta com outro nome fácil de decorar, os yellow blocs, ainda mais fácil de odiar. (Calma, o paranóico sou sempre eu)

    Mas vamos diminuir em proporção menor: quem não se irritaria de pagar aquele vip de 300 conto na balada e ver neguinho (pelo amor de deus, isso é só força de expressão) que pagou 30 no mesmo lugar que vc? Se tu paga a mais para ter serviços exclusivos, um garçom só pra ti ou seja lá o que for, vc vai querer receber isso. Simples. Nossa raiva só se alastra porque não conseguimos criar empatia com realidades tão distantes das nossas como gastar 10k por um jogo da Copa.

    Se tem alguem reclamando de um banheiro lotado e comparando com a saúde por exemplo; quer simplesmente dizer que se algo na copa organização da Copa não funciona, seja pra pobres mortais ou vips como eles, não acredita que o resto vá funcionar.

    Quase ninguem le jornal hoje em dia. Desconfio que a Folha sai com essas de vez em quando pra ter alguma evidencia nas redes sociais.

    Dai fica todo mundoxingando o inimigo da vez como uma manada amestrada.

    Se eles não batalharam e ganharam o dinheiro deles, o pai deles o fez, e assim por diante. Se eles são futeis, de o troco e mostre que VC não é futil e se preocupa mais com quem gasta DINHEIRO PÚBLICO.

    Simples assim.

    Vou aguardar a polemica da semana que vem. Essa já me cansou antes de começar.”

      • Tive 3 likes, e nenhum comentário. (isso que da postar texto sem foto com frases inseridas.)

        Quando eu fiz minha semana experimental e postava fotos de selfie dizendo que ‘acordei feio’ ou fotos perguntando se preferiam pudim ou pavê, batias recordes de comentários…

            • Eu sempre postava coisas sérias e não tinha o Fred backup esperado. Comecei a me questionar por levar a Internet a sério demais e pior, querer muito das pessoas que no fim das contas ao contrário de mim provavelmente encaravam as coisas de forma mais ‘light’.

              Comecei a postar todo o tipo de coisa idiota e estereotipada que via por ai: selfies, fotos e vídeos de gatinhos, fofinhos com mensagens inspiradoras e outras bobinas.

              Até amigas que nunca mais haviam falado comigo o estavam fazendo, e essas bombices fáceis de comentar chegavam as vezes a 40, 50 interações.

              Somente uma pessoa disse algo como: “este não é o Hugo…”, e outras 2 perceberam a ironia por trás de tudo.

              Fiquei espantado. Mas também parei de cobrar muito das pessoas. A maioria só quer se divertir mesmo.

              • Hoje descobri que uma pessoa que eu até então respeitava fez redes sociais para seus cachorros e posta como se fossem eles falando. O rol de perda de respeito cada vez cresce mais.

        • Fiz o mesmo experimento e tive os mesmos resultados. Pior: quando parei de postar fotos “fofinhas” as pessoas me perguntavam se eu estava bem, diziam que eu estava “sumida” (detalhe: continuei postando textos).

          Fiz um experimento mais intenso: postei um texto com um acontecimento bem sério, uma doença grave. Três pessoas entraram em contato. Postei foto do hospital (tipo “selfie”), choveram comentários…

          Ou seja: se estiver precisando de ajuda, posta FOTO porque texto ninguém lê.

          Isso envolve tb minha pergunta no primeiro jogo: ficar “rico” no Brazil envolve perder a dignidade virtual.

  • O mais perigoso disso tudo, não é nem a lista em si, e sim o grande silencio da imprensa a respeito. Essa declaração, incluida a lista negra é algo MUITO grave pra acontecer nos dias de hoje.

    E não se vê ninguem mais discutindo isso. Falando bem ou mal sobre isso, como se fosse algo banal. Não é!

    É algo perigoso. Para o PT não basta a oposição ser diminuida, comprada e ridicularizada; ela deve ser extinta, aniquilada. Toda voz contrária é contra o povo e o progressismo. A felicidade que somente um partido pode proporcionar.

    Reparem quantos meios de comunicação vão falar disso. Fora os citados na lista, ninguem! Todos com medo de serem colocados na lista ou já devidamente comprados.

    • Sim, a imprensa, salvo honrosas exceções, está calando a boca. A Globo, que muitos dizem ser contra o PT, está mais do que favorecendo a Dilma. Essa lista é uma coisa muito grave, assim como o Vice-Presidente do partido sugerindo em rede social que esperam humorista na porta do trabalho para dar uma surra nele. É um baixo nível sem precedentes e não está sendo divulgado.

      Marcelo Madureira, que também sofreu ameaças de violência física, fez uma postagem no seu blog chamada “Não temos medo!” dizendo que está aguardando, que é para irem buscá-lo mesmo.

  • Site do PT fora do ar, não encontrei o texto em outro lugar :(
    Mas enfim, alguém espera alguma coisa de inteligente vinda do PT? O portal Muda Mais atacou o Felipe Neto esta semana e foi vergonhoso o texto. A resposta parecia ter sido escrita por uma criança ou adolescente que ao invés de se defender argumentando, chorava e chamava o outro de chato, bobo e feio.
    O PT é simplesmente nojento.

    • Em matéria de intelecto, eu realmente não espero nada do PT. Mas em matéria de democracia eu esperava mais sim, de quem lutou contra perseguição, vilanização e censura. Repetir a exata mesma conduta que sempre repudiou para mim é algo gravíssimo.

  • “Foi estimulado boicote e até violência física contra eles”

    Sally e Somir, desculpa, eu considero muito vocês dois e sempre leio e reflito sobre o que vocês escrevem, mas NAONDE que houve estimulação a violência física naquele texto? A não ser que o texto tenha sido editado no intervalo entre a publicação de vocês e eu ler, não tem em parte alguma estimulação a boicote ou violência física.

    Do outro lado, porém… não foi o Gentili que disse em rede nacional que aprovava e estimulava os xingamentos contra a Dilma? Da mesma maneira que é fácil dizer que “a Dilma merece” (e eu concordo), mas a recíproca também é verdade.

    Porque esses caras são tão culpados pela situação do país quanto o PT. O PT faz um governo ridículo (aliás, vale um adendo: a Dilma faz um governo ridículo e é preciso entender que há uma instituição estado e há uma instituição PT, um texto do PT não pode ser confundido como um texto do Estado), mas esses caras fazem uma oposição medíocre na mídia.

    É só ler o blog deles por uma semana e ver que há sempre uma argumentação em círculos, indo de “Dilma corrupta” para “Gosta tanto do comunismo, então vá pra Cuba” passando por “o PT quer implantar uma ditatura lulobolchevique no Brasil”. Ao invés de critica o fato do partido ser uma puta sarnenta pra qualquer um com poder, eles estão tecendo teorias conspiratórias sobre o 2014 vermelho no logo da Copa.

    Mas enfim, como vocês disseram, o ponto principal seria uma perseguição contra esses caras e eu vou discordar de novo. Não existe, isso é puro histerismo desses malandros. O que eu vi naquele texto foi o PT sendo mesquinho e reduzindo as críticas que esse novo projeto da Dilma recebeu numa falácia do tipo “a gente venceu esses caras 3 vezes, a Copa tá sendo um sucesso, vocês sabem que eles só falam bobagens, então ignorem essas críticas que tudo é lindo”.

    E se esses caras já reagiram com todo esse barulho por causa do 1º achincalhe do PT (apesar deles fazerem igual pelo menos uma vez por semana há anos – quem são os intocáveis aqui?), então o PT já ganhou a eleição de novo. E a culpa não é do povão.

    • O texto foi o pontapé inicial, dá uma lida o que tem na página do Facebook, do Twitter e em outras redes sociais. Há estímulo à violência explícito e coisas até piores. Ocorre que a proposta do Desfavor da Semana é comentar uma NOTÍCIA, então, a gente divulgou a NOTÍCIA que inspirou nossas críticas. E não precisa postar anônimo quando quiser criticar…

  • “Desnudam-se os propagadores do ódio (…)”

    Única frase aproveitável, que mostra uma completa falta de autopercepção.

    E nessa falta de autopercepção, seria irônico, para não dizer triste, ex-exilados, ex-vítimas de torturas e cujos companheiros de luta acabaram mortos pela ditadura acabarem por promover o exílio dessas pessoas de maior proeminência e o sumiço daqueles de menor proeminência, já que a morte de qualquer um que atrapalhe seu caminho já vem acontecendo desde quando nem no poder estavam.

    Enfim, passamos décadas para nos livrarmos do estigma dos militares, só para acabar sob o domínio dos militantes. Militantes que acham que já estamos no caminho certo, que logo poderemos nos comparar aos países mais prósperos. Só se for nas doenças decorrentes da obesidade, do sedentarismo, do crescente endividamento por consumo etc. etc. Que o sucesso da Copa está na Copa em si, assim como nas Olimpíadas, e não na destinação que estádios em lugares tão apropriados quanto Manaus e Cuiabá deverão ter para minimizar o prejuízo no nosso bolso por conta da sua manutenção. Enfim, jogando fora a única chance que temos para fazer o país realmente crescer para dar conta de uma população que envelhece rapidamente…

    Tudo isso enquanto querem que os macaquitos de auditório, felizes com sua TV de 60 polegadas, seu carro popular, suas férias em Orlando e seu apartamento de 40m2 financiado com sacrifício de uma boa parte da sua renda, ignorem ou, pior, MATEM os mensageiros…

    • Essa “esquerda” (muitas aspas, porque esquerda não se alia com Maluf e Collor) está repetindo os mesmos passos daqueles que criticaram. E, para seus militantes dói tanto admitir que foram feitos de palhaços e que a esquerda quando chegou ao poder cagou tudo, que usam argumentos bizarros para justificar as barbaridades que estão sendo feitas!

      • Esquerda naonde… sempre falo isso quando alguém fala que o PT é esquerda. Deixou de ser esquerda faz tempo. É um centrão, idêntico ao PSDB. Mas que não goza da mesma simpatia.

    • “Enfim, passamos décadas para nos livrarmos do estigma dos militares, só para acabar sob o domínio dos militantes.” Frase lapidar, Suellen.

  • Quando vi a postagem do Danilo no face, imediatamente fiquei pensando no que vocês escreveriam. Muito amor pela RID!

    • Eu estou injuriada, e olha que nem gosto de muitos dos que estão na “lista negra”. Só o fato de existir uma “lista negra” ostentada, incentivando a militância a promover atos contra humoristas me dá nojo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: