O passado me condena.

Senhoras e Senhores, estão sentados? Tenho uma notícia ótima para dar para vocês: o juiz do caso do Pilha é troll. Isso mesmo. Só falta escrever “Glugluiéiéééé” no final das decisões. Essa histórica fica cada vez melhor.

Antes de mais nada, quero deixar consignada minha dificuldade em compreender o que caralhos está acontecendo nesse processo, porque esse malditos unha de fome da imprensa não contratam uma porra duma assessoria jurídica e a gente simplesmente não entende nada do que noticiam. Quem for da área, faz o favor de ler COMO a notícia está sendo veiculada:

“(…)o advogado de Rafael Ilha afirmou que entrará com um pedido de liberdade provisória, o habeas corpus, ainda na tarde desta quarta-feira (23). Caso o pedido seja aceito, o casal poderá ser solto nos próximos dias.” – FONTE

“Liberdade Provisória, o Habeas Corpus” é como dizer “Eu comprei um pinguim, aquele felino”. Ou é uma coisa, ou é outra – e são duas coisas completamente diferentes. Vou trabalhar aqui com o que eu ACHO, mas pode ser que não corresponda ao que está no processo, graças a essa maravilhosa cobertura feita pela imprensa.

Como vimos no Plantão anterior, o advogado do Pilha, Leôncio II, havia feito um pedido totalmente controverso de Liberdade Provisória, que, pela letra da lei não cabe em caso de tráfico internacional de armas, e com a motivação totalmente equivocada: baseado nos antecedentes do Pilha. Não podia dar coisa boa, mas o juiz pegou um limão e fez uma limonada, para nossa alegria.

Pelas tortuosas notícias equivocadas pude depreender que o Ministério Público e o juiz inicialmente haviam entendido que não cabeia Liberdade Provisória nesse tipo de crime MAS que Pilha e sua comazar (quem casa com o Pilha não é consorte) teriam o direito de responder ao processo em liberdade por outro motivo. O juiz, coitado, achou que o Pilha não representa um risco para a sociedade. Tá ótimo, Senhor Juiz, logo se vê que o Senhor não lê jornal. Tomara que V. Exa. nunca caia em uma postagem do Desfavor narrando os feitos do Pilha. Ele é ÓTEMO, nunca colocaria em risco a sociedade realizando pequenos procedimentos cirúrgicos, explodindo moto, sequestrando pessoas ou levando o cachorro para mijar na Ortobom. O Pilha é um cidadão exemplar, eu assino embaixo.

Entretanto, como a gente havia alertado, o passado do Pilha não foi um bom argumento. O advogadão foi levantar essa lebre, embasando seu pedido na desgraça que é o passado do nosso herói, praticamente um passeio pelo Código Penal, e graças a isso o juiz “deu mas não deu” a liberdade: Pilha só sai de pagar 40 mil reais e a comazar 15 mil. Essa é uma forma clássica de “dar mas não dar”, ou seja, de não negar um direito para não gerar um recurso mas também não colocar na rua alguém que se sabe que é um doido varrido.

O que eu faria seria alegar que o réu não dispõe desse dinheiro, tentar um Habeas Corpus para sair sem precisar pagar. Afinal, se o direito à liberdade existe, não é justo que o fato do réu ser pobre lhe tire esse direito, fosse assim só rico ficaria em liberdade e isso é inconstitucional. Não pode ser o fator dinheiro o determinante para deixar solto ou prender e sim os requisitos pessoais do acusado. Costuma dar certo. Mas não, isso seria chato, pouco divertido. Leôncio II podia fazer melhor.

O que o advogadão disse em depoimento para a imprensa: “Acredito que a família terá condições de arcar com esses valores, sim. O Rafael estava trabalhando, tem uma pequena chácara. Acredito que eles não vão ter problemas com isso não”.

– PAUSA PARA REFLETIR SOBRE ESTA FRASE –

Oi oioi! Oi oioioi! O que tem nessa chácara do Pilha? PETRÓLEO? UMA MINA DE OURO? UM UNICÓRNIO? Que chácara é essa que lhe permite “não ter problemas” em arcar com uma despesa de QUARENTA MIL REAIS do dia para a noite? Porque Habeas Corpus é para os fracos, os fortes PAGAM para sair! O advogado falou, tá falado. Não vai ter problemas para pagar. Parabéns, agora já não pode mais usar o argumento de que não se pode condicionar liberdade a dinheiro porque o réu não tem condições de pagar, ele disse para a imprensa com todas as letras que tem e o Pilha que perca a toba no truco para sair dali.

Talvez você esteja se perguntando como caralhos ele saiu se a lei prevê que não cabe Liberdade Provisória. Eu te explico: quando existe o direito à liberdade, o juiz a concede, independente da forma como isso é pedido, muitas vezes até mesmo sem precisar de um pedido, dada a seriedade de um cerceamento de liberdade injusto. Isso se chama “fungibilidade”: não se prejudica um réu preso por conta de uma atecnia de um advogado. Até porque se um réu fica preso injustamente, isso gera um dever de indenizar para o Estado e muitas vezes para o próprio juiz, então, o cuidado é enorme. Mesmo que o advogado peça errado, o juiz avalia o direito, e não o pedido.

Por isso tanto advogado ruim cai para a área criminal. Se fizer atecnia em outra área, seu cliente toma na tarraqueta. Não vi a decisão e não posso assegurar que seja isso, mas pelo depoimento de Leôncio II, é o que pude depreender: “Inicialmente, a procuradora do caso tentou mostrar que não cabia esse benefício, mas estamos provando que sim”. Estamos provando? Um gerundismo nunca indica uma tese sólida em direito. Se foi concedida a liberdade, como é que “estamos provando” algo? Já teria sido provado, certo? Só que não. Deve ter sido concedida a outro título enquanto ele esperneia tentando provar algo improvável.

Esse dinheiro que o Pilha não vai ter a menor dificuldade para conseguir, pois tem uma pequena chácara, vai ser perdido. Deixa eu explicar melhor: esse dinheiro fica depositado em juízo, como se fosse uma garantia, uma caução. Se o réu fizer tudo direitinho, respeitar as limitações que serão impostas, comparecer às audiências, se portar de forma exemplar, pode reaver esse dinheiro ao final do processo. Ou seja, o Pilha VAI PERDER esse dinheiro. Eu sei disso, você sabe disso e provavelmente a família do Pilha sabe disso. Será que depois do passeio que o Pilha já deu pelo Código Penal, a família vai querer doar 40 mil para o Estado? Vai sim, porque tá sobrando dinheiro, eles tem uma pequena chácara onde mora um unicórnio que caga ouro.

Talvez seja o caso do Pilha entrar em contato com o PT e fazerem uma vaquinha para tirá-lo de lá, para, ato contínuo, o lançarem como candidato a alguma coisa. O Pilha tem um perfil que se adequa ao PT: nunca viu nem sabia de nada, já cometeu um monte de crimes e é um tremendo cara de pau. Taí uma situação que deixaria meu coraçãozinho dividido: deixar de votar no Pilha para não votar no PT? Não sei o que eu faria. Em todo caso, fica a dica para a família: faz uma vaquinha. O corno maldito do Ricardo não arrecadou 900 contos em uma vaquinha para pagar pensão? Certamente com seu carisma o Pilha arrecada muito mais. Ou então dá uma passadinha na pequena chácara e vai no Pé de Dólar e colhe algumas notinhas que estão nascendo.

A situação atual, independente desse nonsense jurídico que a imprensa está divulgando, é: pagou = saiu. Basta pagar. A menina eu acredito que saia até mesmo amanhã, pois é a primeira merda que ela faz na vida, a família deve estar um pouco menos descrente. Sua mãe, que se chama Samira (mas bem que poderia ser Somira, a julgar pela filha que criou) disse ao Ego: “São duas crianças. Vivem brincando. Estavam muito felizes…”. Sem querer ser escrota, quando eu era criança eu não brincava de trazer uma 12 malocada no cobertor para o país não. Mas ela disse que acredita na inocência da filha, tá com cara de quem vai pagar quinzão para a menina sair dali, mesmo sem ter uma pequena chácara onde tem um pote de ouro no final do arco-íris com três gnomos dançando Macarena em volta dele.

Até porque a menina ainda não tem a manha. Quando perguntaram ao advogado como ela estava, ele disse que ela estava muito assustada. Não é que nem o Pilha que chega fazendo Hi-Five nos colegas, cela por cela, e incita rebelião. Ela deve estar em pânico, aos prantos. A família vai fazer de tudo para tirá-la dali. Já Mamãe Pilha, Dona Sylvia, com Y, quanta diferença… Posso até imaginar Dona Sylvia, com Y, minha quase sogrinha, recebendo o telefonema para avisar que o filho foi preso mais uma vez e dizendo “Essa semana eu não posso resolver isso que tenho que ir ao banco, semana que vem eu vejo”. Muito amor por Dona Sylvia, com Y. Se fosse meu filho a ser preso pela milionésima vez eu desligava o telefone na cara.

Pilha mão de vaca, já foi flagrado três vezes com arma com numeração raspada, ele TEM como comprar arma dentro do país, não precisava ter feito mais esse desgosto com Dona Sylvia, com Y. Porque na primeira vez que ele foi preso, na década de 90, todo mundo se solidarizou, ajudou a pagar, deu apoio. Agora, chegou a um ponto onde as pessoas estão é putas: “Porra, de novo?”. Até a Sonia Abrão tá descrente. Além disso o argumento do advogado de que eles “não sabiam” gera revolta: não sabiam que era errado mas bem que correram e tentaram fugir antes de serem pegos, né? Isso pode dificultar a boa vontade em pagar para o Pilha sair.

Com o auxílio de alguns Impopulares fui até as redes sociais ver o quanto a batata do Pilha está assando. A da comazar tá tranquila, todo mundo meio que dizendo que ela não é disso, que não está entendendo o que está acontecendo (subtexto: a culpa é do Pilha). Já no do Pilha, conforme eu previa, a descrença é um pouquinho maior. Tem gente dizendo que acredita “que seja doença e não maldade”, por exemplo. Quando alguém tenta te DEFENDER e o melhor que consegue é te chamar de DOENTE, a moral está baixa. Gente mandando ter juízo porque ele é uma pessoa pública e tem que pensar no que faz, gente recorrendo a Deus como único que pode julgá-lo (mas que certamente julga todo mundo) e, claro, o onipresente argumento da inveja.

A coisa só vai degringolando: “Mara Maravilha ajudou muito esse rapaz, o Augusto Liberato também e Soninha Abrão, essa mulher tem um coração de ouro! Mas, verdade seja dita, olha os antecedentes do Rafael! Para mim ele é cara de pau!” (tradução livre para o português). Quando seus fãs ou amigos começam a se posicionar assim, é um mau sinal. Quando os únicos que te defendem dizem coisas como “Deus estão ao lado de vocês” (politeísmo?) ou “Deus no comando” (se Deus está no comando, ele odeia muito o Pilha), é sinal de que as pessoas não estão propensas a te dar dinheiro. Mas por sorte Pilha tem uma pequena chácara com um unicórnio que peida ouro em pó, caga dólar e vomita euro, não vai ter dificuldades para conseguir esse dinheiro. Como eu queria ter uma rede social nessa hora para deixar uma mensagem do meu jeitinho para o Pilha…

Aqui vai uma dica, para o caso do unicórnio que mora na pequena chácara ter prisão de ventre por esses dias: faz um mega-show beneficente para arrecadar esse dinheiro com os poucos amigos que o Pilha ainda tem. Campanha Pilha Esperança. Chama tudo quanto é ator, comediante, cantor ou qualquer ser humano com um mínimo de fama para um evento e cobra entrada cara, colocando amigos e parentes na obrigação social de ir. Faz vaquinha, fica pedindo dinheiro em rede social. Leiloa objetos autografados por ele na internet, pois por incrível que pareça, o Pilha ainda tem fãs. Se vira nos trinta, pois agora que Leôncio, o Segundo, disse que não vai ter problemas para pagar esse valor, ou paga ou não sai.

Até o fechamento desse plantão o unicórnio não havia defecado dólares o suficiente para a liberação do Pilha. Oremos pela diarreia do unicórnio da pequena chácara.

Para dizer que quem deveria escrever a biografia do Pilha era eu e não a Sonia Abrão, para duvidar que alguém pague 40 mil pelo Pilha ou ainda para torcer por uma fuga espetacular para ter material para mais um plantão: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (35)

  • Absurdo Sonia Abrão afirmar que sua produtora pagará os R$ 40 mil de fiança para depois descontar do salário do coitado do Pilha, que ficaria preso a esta mulher sabe-se lá até quando para inteirar essa dívida. E diz, na maior cara de pau, que não quer se aproveitar dele.

    Doutor Leôncio II, uma dica: O artigo 462 da CLT veda desconto nos salários do empregado, exceto quando o abatimento decorrer de adiantamento, autorização legal ou contrato coletivo e, também, na hipótese de o trabalhador causar dano ao empregador, desde que essa possibilidade já tenha sido combinada, ou se caracterizada a intenção de lesar.

    Pilha, livre-se dessa mulher vil que te explorará ainda mais enquanto faz selfies de maiô!

    • O que será que ele comeu dessa vez?

      Pilha já sentiu que ninguém vai pagar 40 contos para ele sair e está cuidando disso sozinho. Já deve ter comido uma das barras da cela

  • Tá ficando feio pro adevogado do Pilha. Repetindo: Pilha, contrata a Sally!
    De repente não é unicórnio, é a galinha dos ovos de ouro mesmo.
    Tem certeza que é a primeira cagada da vida dessa mulher? Estou achando que foi casar com ele…
    Sally, Pilha não tem site não? Deveria ter, aí ele aproveitava para pedir uma esmolinha por lá e ainda teria espaço para você deixar sua mensagem do seu jeitinho.

    Na torcida pela fuga.

    • Ele já deu faniquito e foi levado para o hospital. A porra da imprensa não informa direito, ninguém sabe o que aconteceu!

  • Esse texto tem tantas frases épicas que eu gostaria muito de ver o pilha sendo solto e preso mais vinte vezes esse ano, só pra manter o ritmo dos textos sobre ele. Show!!

  • Gente, adoro que o Pilha já sacou que ninguém vai liberar 40 contos para ele sair e começou a galhofar: deu um piti dizendo que estava com dor e foi levado para o hospital.

    Bolão Desfavor Relâmpago: o que foi que o Pilha comeu dessa vez?

    • Acho que ele engoliu o chifre do unicórnio da chácara do dólar encantado que ele havia usado pra liderar a rebelião.

      • Talvez agora ELE passe a cagar dolar e consiga pagar sua fiança, porque olha, pelo que estou vendo, só assim para ele sair.

  • viado muito dado

    Na epoca do Polegar eu era doida do meu cu pra dar pro Pilha. Ele era tao gatinho, depois foi embarangando, parecendo ate o Alicate.

    • Estava analisando o rosto do Pilha e percebi que ele não tem uma ruga e perdeu a expressão facial. Ele está parecendo o Niki Lauda. Não sei o que aconteceu ali, parece excesso de botox

  • Não me interesso muito em acompanhar as desventuras do Pilha (ok, me joguem pedras). Mas pra mim vale pela aula de direito.

    Pilha, continue assim.

  • Olha, vou ter que dizer…eu de plantão num domingo de manhã cedo, usando todas as minhas forças pra não cair no sono, resolvo ler o Desfavor…e passo a ter que usar todas as minhas forças pra não cair na risada e meus colegas acharem que perdi o juízo. Muito amor pelo Desfavor, pela Sally e pelo Pilha. Confesso que não me interessava muito pelo ex-Polegar, mas graças aos textos da Sally, meio que tenho desenvolvido um certo afeto pelo figura.
    Confesso que minha mente é meio fértil, à medida que lia o texto, me vinha a imagem mental das “fontes de renda” descritas pela Sally. Também queria poder ter um unicórnio desses!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: