Corte Impopular – Fragmentos

Hoje é dia de julgamento na República Impopular do Desfavor. Somir acusa Sally de praticar punição indevida com sua postagem “Siago Tomir: Aqueles Fragmentos“. Ele cobra a pena de uma postagem “SIM SENHOR” a ser realizada por Sally em até 10 (dez) dias após o veredicto. Promotoria e Defesa farão suas considerações, e a decisão estará nas mãos dos impopulares.

Tema de hoje: Tema de hoje: Sally é culpada ou inocente do crime de aplicar punição injusta?

MECÂNICA DA VOTAÇÃO

  • Todo impopular terá direito a voto.
  • O voto é facultativo.
  • A votação é válida até às 23:59 do dia 04 de Agosto de 2014.
  • Quem tiver o maior número de votos válidos vencerá a disputa.
  • O veredicto será anunciado às 12:00 do dia 05 de Agosto de 2014.

VALIDADE DOS VOTOS

  • Nem todos os votos serão considerados.
  • O voto deve conter justificativa e declarar inequivocadamente se Sally é INOCENTE ou CULPADA.
  • Apenas o primeiro voto de cada IP será considerado.
  • Quem tiver o maior número de votos válidos vencerá a disputa.
  • Existem condições não reveladas para decidir a validade e o peso dos votos, que serão explicadas apenas com o veredicto para evitar influenciar os votos. As condições foram aprovadas por ambas as partes.

INTERAÇÃO

  • Comentários com votos não poderão ser respondidos nem por Sally nem por Somir antes do fechamento da votação.
  • A legitimidade do julgamento ou mesmo a pena para a ré não estão em votação.

SOMIR PROMOTORIA

Como vocês já sabem muito bem, minha frequência de postagens aqui no desfavor não é exatamente um primor. Minha desorganização com certeza é um dos fatores causadores disso. Não vou me desviar desses fatos. O que é culpa minha eu assumo (não sem reclamar um pouco, é claro) e encaro. O julgamento de hoje não é para me inocentar de nada. Nem mesmo para angariar simpatia para o meu lado.

Você pode muito bem continuar tendo uma opinião negativa sobre mim e ainda sim enxergar que desta vez eu estou certo. Como aquela expressão: “até um relógio quebrado está certo duas vezes por dia”. Lei é lei, e assim como eu aceito minhas punições quando erro, Sally tem que aceitar a dela. Só assim garantimos um sistema justo e igualitário. Está na hora de vários de vocês provarem que praticam o que pregam…

Pois bem: no dia 30 de Julho eu postei um Desfavor Bônus chamado Fragmentos. Na tradição de colunas como “Ei, Você!”, foi algo que tirei da cartola para evitar deixar o dia sem postagens. Estava procurando um texto antigo nos meus arquivos e me deparei com uma série de textos que eu comecei, mas não terminei. Perdi a noção da hora: tanta coisa! Atrasado para postar e já desmaiando de sono, achei que seria interessante publicar alguns deles.

Sabia que poderia gerar críticas, mas também imaginei isso naquele primeiro “Ei, Você!”, que acabou virando um sucesso (Sally inclusive adotou a coluna depois). Não escondi em momento algum que estava entregando algo diferente do habitual. Mas, no final das contas, acabou ficando até maior do que minhas colunas habituais.

Aceito que não gostem do que eu escrevi (e fui eu que escrevi aquela coluna toda), tanto que nunca fiz drama por postagens com um ou dois comentários no máximo, agora… dizer que a “Fragmentos” foi a mesma coisa que não postar é confundir gostos e fatos. Postei no meu dia, na hora certa, foram cinco páginas de conteúdo original… e nem precisava para meu argumento, mas teve gente que gostou! Como assim não conta?

Sally achou que não. Tanto que no dia seguinte postou uma retaliação explícita. Uma punição na forma de Siago Tomir, evadindo trechos (tirados de contexto e tendenciosos) de mensagens trocadas anteriormente. Atenção, FOI uma punição. Ela deixou claro nos comentários da postagem, respondendo a todos com a ameaça nem um pouco velada de continuar caso eu postasse novamente algo parecido com o “Fragmentos”. E sim, Siago Tomir é punição. Está na nossa Constituição:

CAPÍTULO I
DO CONTEÚDO

Art. 5º

XI – SIAGO TOMIR, coluna e modalidade de Medida Sócio-Educativa que visa dar publicidade a situações constrangedoras da vida de Tiago Somir, reservada para os dias em que ele não cumpre sua agenda de postagens.

Se eu não reclamo todas as outras vezes que ela posta a coluna Siago Tomir não importa: ela estava quebrando a lei seguidas vezes e agora foi pega por isso. Crime não deixa de ser crime só porque ninguém te acusa dele. Se eu sou obrigado a postar a coluna SIM SENHORA quando furo (postagens diárias são garantia constitucional), por que Sally estaria isenta de punição por fazer algo que vai contra a nossa Constituição? Siago Tomir só pode ser postado se eu deixar de postar.

Eu não deixei de postar. Sally postou Siago Tomir no dia seguinte deixando MUITO claro que o estava fazendo para me punir. E caso vocês precisem entender melhor porque só estou usando isso agora, explico: Fui censurado por intermédio de chantagem. Não posso mais publicar uma coluna que achei interessante postar para não ser exposto além da conta. Isso não pode acontecer… Quando eu pegava no pé de Sally pelo conteúdo que postava, garantia que nossa guerra só poderia escalar até algum de nós cansar de brigar.

Dessa vez, fiquei amarrado. Ou me rebelava e exigia o julgamento, ou os terroristas venceriam. Sally fez o mesmo quando achou que meus ataques passaram do ponto: fizemos uma votação pública onde eu me comprometi a não fazer mais coisas como a Desfazenda ou o Blog da Ana Maria Braga (azar de vocês, era engraçado e agitava a semana toda). Se vocês votaram a favor dela naquela ocasião para defender a liberdade de conteúdo aqui, acredito que serão coerentes ao ponto de votarem pelo mesmo princípio agora.

Temos nossos mecanismos legais para trazer equilíbrio e liberdade aqui no desfavor. E vocês são parte disso. Usamos votações para definir conteúdo aceitável aqui. Se muitos de vocês forem contrários a postagens como a “Fragmentos”, podemos votar no banimento delas. Temos vários precedentes, que tanto eu quanto Sally acolhemos. Mas isso não vai ser feito com postagens de punição indevidas!

Para restabelecer a justiça em nossa impopular nação, Sally deve pagar pela punição mal aplicada escrevendo uma coluna SIM SENHOR (método atual de punição que aceitei todas as vezes que fui obrigado) em reparação ao erro cometido. Quando eu erro, pago. Quando Sally erra, tem que pagar também. Não é preferência por um lado ou por outro, é justiça.

Só para explicar direito: A coluna Siago Tomir sem um furo prévio meu no dia de postagem é um privilégio, não um direito. Para bons entendedores, meio parágrafo basta.

Sally é culpada, quer vocês gostem ou não. Não podia ter me punido pela postagem que puniu. Ponto.

E só para fechar: Sim, eu me importo. Sim, estou esperneando. Mas estou aderindo aos princípios democráticos aos quais me comprometi respeitar na última decisão sobre o assunto. A coluna dela não saiu do ar, não mexi no layout, não descontei nos impopulares que bateram palmas… E como pedi o julgamento, vou ter que engolir se vocês a deixarem escapar da responsabilidade por um crime óbvio e indefensável.

Bônus: se você acha que isso está sério demais, é culpado de não entender ainda como o desfavor funciona.

Para dizer que nem leu, para dizer que a “Fragmentos” foi pior que o Holocausto, ou mesmo para “passar o dia inteiro sem internet” (tô sabendo…): somir@desfavor.com

SALLY DEFESA

Quem é leitor regular do Desfavor sabe que Somir e eu temos um combinado: postamos em dias alternados e quando um de nós não pode postar, deve avisar ao outro, para que o outro supra essa postagem, como forma de nunca deixar vocês sem conteúdo para ler. Quando um de nós é canalha filho da puta o suficiente para não apenas furar seu compromisso como também para não se dar sequer o trabalho de avisar ao outro, fica passível de uma punição: fazer uma postagem sobre um tema (certamente bem escroto) escolhido pelo outro, conhecida como “Semana Sim Senhor(a)”.

É assim que vem sendo. Quando Somir fura uma postagem e não se dá ao trabalho de me avisar, eu espero passar o prazo e coloco no ar um post especial, que foi apelidado pelos Impopulares de “FreeHugs”, onde todos nós juntos decidimos a punição do Somir. Eu sempre chamo vocês para participar do linchamento, por uma questão de lógica: os prejudicados foram vocês, nada mais justo que a compensação venha nos termos em que vocês escolherem. Assim, se criou um sistema onde o punido precisa colaborar para que a punição se efetive.

Houve um tempo, bem distante por sinal, que quando Somir furava uma postagem eu aplicava uma punição unilateral: escrevia uma coluna chamada Siago Tomir onde contava alguns absurdos cometidos por ele contra a minha pessoa (e contra o bom senso) durante nosso namoro. No começo ele ficava bastante nervoso. Certa vez chegou inclusive a dizer que nunca mais furaria para que eu não tivesse o prazer de fazer isso novamente. Pausa para rir.

Mas, com o tempo, ele reparou que a maior parte dos leitores não acreditava no que eu escrevia, daí riu bastante da minha cara, me sacaneou e disse que o feitiço virou contra a feiticeira e que na tentativa de sacaneá-lo eu estava passando por mentirosa. Ele deixou oficialmente de se importar com Siago Tomir, o que fez com que deixe de ser uma coluna-punição e passe a ser incorporada ao Desfavor como uma coluna regular. E assim tem sido nos últimos anos. Existem dezenas de Siago Tomir que passaram em brancas nuvens, sem ele opor qualquer objeção.

O que aconteceu na semana passada: Somir postou um texto composto de fragmentos de textos antigos inacabados, ou seja, foi na lixeira, resgatou coisas antigas que não passaram pelo controle de qualidade, cortou e colou no Desfavor. Não sei vocês, mas eu me senti um tanto quanto chateada, nem tanto pelo conteúdo, mas pela “esperteza”. É isso? O Desfavor vai virar centro de reciclagem?

O que eu fiz foi postar uma coluna que é REGULAR no Desfavor dentro do mesmo formato do texto dele: na forma de fragmentos. Evidente foi uma reação ao texto do Somir e se ele quiser entender isso como punição, não me oponho. Não é esse o ponto central do meu argumento. Que seja considerado uma punição então, indefere. Se ele se sentiu punido, que sou eu para dizer que não? Em direito isso se chama ANIMUS ESPERNEANDI. Não vou entrar no mérito do sentimento alheio.

Agora dizer que não foi merecido… Quem é leitor habitual sabe que ele vem forçando a amizade não é de hoje: em vez de postar texto mete tapa-buraco sobre layout do Desfavor e coisas do tipo. Estou observando calada, como é do meu feitio. Cão que ladra não morde. Porém, em algum momento, é preciso colocar limites, se não a coisa desanda. Assim como ele interfere e coloca os limites dele quando acha que o grau de futilidade ou alienação está comprometendo a qualidade do Desfavor, eu também sou dona desta pocilga e posso intervir e colocar limites.

Vejam bem, ninguém é obrigado a honrar com compromisso diário trabalhando de graça. Meu discurso não é “você tem que postar mesmo sem ganhar um centavo por isso”. PODE não postar, só tem que fazer a gentileza de me avisar. Um telefonema, um whatsapp, um SMS, um e-mail, um sinal de fumaça. Da forma que ele quiser, basta me avisar que ele SABE que eu cubro o texto dele. Então, o que está sendo punido não é a falta de disciplina nem de organização e sim a desconsideração. Porque hoje é um fragmente de texto, amanhã é um fragmento de uma bula de remédio e na próxima semana um boneco palito fazendo joinha. Vocês conhecem o Siago Tomir, vocês SABEM como é.

Sim, eu sabia que os fragmentos de e-mail iam doer, evidente. Não serei sonsa de dizer que postei “como se fosse outra coluna qualquer”. Não, não. Foi de propósito mesmo. E foi necessário, porque Somir é muito hábil, da mesma forma como me ludibriou inúmeras vezes quando estávamos juntos, estava ludibriando vocês, que se derreteram em elogios para a galhofa dele. Acreditem em mim, Somir é como o tigre do Zoológico de Cascavel: você dá a mão e ele quer logo o braço. Foi um totozinho, só para ele ficar esperto, só para ele lembrar que se ele sabe ser esperto, eu também sei. É isso ou em breve as postagens dele serão um desenho seu do maternal escaneado.

É isso, me recuso a argumentar mais, acho isso tudo uma palhaçada. Vocês decidam aí o que vocês quiserem, juro que não vou ficar chateada se decidirem que ele tem razão, porque estou cagando e andando da forma mais solene para tudo isso. No que diz respeito à minha postagem, só posso dizer uma coisa: BOM SABER QUE DOEU, sinal que eu ainda sou eficiente em dar pedrada na cabeça dos outros. Honrada por ter provocado tamanha reação e tamanha repercussão. Continue com esse circo, Somir, que só me mostra que eu dei um tiro certeiro.

Engraçado que uma vez, quando eu postei uma receita de bolo aqui, no dia seguinte o Desfavor amanheceu com layout do programa da Ana Maria Braga. Outra vez que eu resolvi comentar sobre “A Fazenda”, me deparei com o Desfavor com o layout de um fã clube do João Kleber. Não me lembro de, nenhuma dessas vezes eu ter gritado, esperneado e chorado para os leitores falando da injustiça cometida. Mas tudo bem, cada um age de acordo com a maturidade emocional que tem. Porque não chamam logo o Alicate para ser o juiz dessa palhaçada?

Para achar um absurdo o grau de mimimi e decidir por uma punição para ambos termos a cara de pau de ter trazido esse assunto para Ele Disse, Ela Disse, para dizer que realmente gostaria que o Alicate aparecesse por aqui ou ainda para se abster por medinho de sobrar para você: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , , ,

Comments (78)

  • Lamentando por nao poder votar. Meu pacote internet acabou e nao pude renova-lo a tempo. Bem, de qualquer modo, nao queria entrar nesse assunto de punicao, mas como foi aberto votação, vou opinar: o post da Sally foi punição, sim. Ficou claro que a motivacao por tras dele foi vingança. O Somir postou. E muita gente gostou, e pediu mais. Portanto, para mim, nada de tapa buraco no texto sobre o layout, nem de descaso por postar fragmentos. Ambos foram excelentes e repito, muita gente se amarrou (vide). Critiquei o Somir por nao responder COMENTÁRIOS, mas nao os TEXTOS. Seus Ozon’s prendem a atencao, o texto do layout foi bacana e os fragmentos merecem continuação. Embora meu voto esteja invalidado, SALLY CULPADA.

    • Óbvio é que você não sabe ler. Na Constituição:

      1 EMENDA 1ª ao Art. 7º – Inciso 7º: Em respeito à comemoração da SEMANA ANTA, o DIA DO TROLL será movido para 21 de Abril no ano de 2014

  • Isso tudo tá parecendo uma grande trolagem…afinal, nossos queridos ditadores não precisam esperar o dia do troll pra fazer uma, eles nunca disseram isso. Mas pode ser só a paranóia desenvolvida depois de tantas pegadinhas falando.
    (Não vou votar ainda, pra dar a oportunidade de interação a ambos, se desejarem, conforme especificado no texto)

  • Jão do Caminhão

    Nossa, como tem gente burra aqui no Desfavor. O que aconteceu, invasão de petista?

    Pra quem tá dizendo que “ain, não vejo Siago Tomir como punição”, eis uma pequena novidade: foda-se o que você pensa. Eu sei, eu sei, é um absurdo o mundo não girar com base no seu cérebro avantajado, mas é assim que funciona. Foda-se se, PRA VOCÊ, o Siago Tomir não é punição. E FODA-SE se normalmente não é pro Somir ou pra Sally. Ele não tá reclamando de TODOS os Siago Tomir, custa ler o texto? Mas pensar dói, né? Mais fácil tudo que vem mastigadinho. O problema é um Siago Tomir EM ESPECÍFICO que foi ESPECIFICAMENTE feito para punir uma postagem do Somir, como a própria Sally deixa claro no texto e nos comentários dela. Da próxima vez que eu cometer um assassinato, vou tentar essa desculpa de vocês. “Olha seu juiz, eu não entendo facada no buxo como assassinato há muito tempo”…

    Cada uma. Depois tem uma leitora com retardadismo mental ali embaixo que disse que “se o Somir não quissesse mais Siago Tomir fragmentos, então que não postasse mais fragmentos” e que isso “não é censura”. Essa aí vota na Diuma com orgulho, porque a Diuma melhorou o país. Minha filha, quando o governo vier na sua cara, meter a porta na cara, cuspir no seu rosto, comer seu cu com areia e não te ligar no dia seguinte por algo que você disse ou fez, lembre-se que “se você não quissesse ser censurada, não falasse ué”.

    E pra vocês que estão defendendo a Sally, vamos a uma pergunta. Como ela foi injusta com o Somir no fim do texto dela dizendo que “hoje são fragmentos de textos, amanhã são de bula de remédio” (vamos baixar o nível pra atacar o adversário e usar de terrorismo barato?), o que impede que hoje ela puna o texto do Somir porque “não é texto” na CONCEPÇÃO DELA, e amanhã ela puna porque “não gostou” ou “porque elogiou o PT”? Se vocês só querem ler o que ela posta, venham nos dias que ela posta. Se o Somir não pode se meter no que ela escreve, ela não pode dar pitaco no que ele escreve.

    E porra, isso não é concurso de popularidade, a Sally não vai chorar na casa dela porque vocês votaram nela culpada. Parem de pedir desculpa do tipo “ai, meu coração tá pesado, ai desculpa Sally, ai não sei o que votar”.

    Sally culpada.

  • O que a Sally escreveu no texto dela como forma de retaliação ao Somir não é diferente do que já é escrito normalmente, então não foi evasão de privacidade nem nada. Não achei o texto (ou parte de textos) do Somir reciclagem. A coluna Siago Tomir, embora seja descrita como forma de punição na Constituição, não é mais usada com esse fim. Agora temos o Sim Senhora. Já teve vezes em que vi um texto do Somir e no outro dia um Siago Tomir, achei tão natural que nem perguntei o motivo, se era realmente uma punição por algo feito bem antes ou só uma forma de descontrair um pouco.

    Não acho nem a Sally e nem o Somir culpados.

  • (FRAGMENTO 1)O Dinamarquês: A coluna Siago tomir ter virado coluna comum não interessa, se isso é um julgamento, usaremos a lei para solucionar isso.(Peço ajuda aos conhecedores do direito para me ajudar nos furos do texto).
    A lei em que a promotoria fala está na constituição e diz claramente: “coluna e modalidade de Medida Sócio-Educativa que visa dar publicidade a situações constrangedoras da vida de Tiago Somir, reservada para os dias em que ele não cumpre sua agenda de postagens”, a mudança não oficial da coluna para outro patamar deixou em todos um sentimento de comodidade.
    O porém ( e sally se puder ajudar faça, e muito!) é que o Somir nunca reclamou devidamente disso por não lhe incomodar mais e a constituição ficar intacta.
    É claro que a postagem do Somir foi “meia boca”, mas ele está (que eu me lembre) dentro dos seus deveres.

  • Ai caramba, tá complicado… Somir realmente fez um post preguiçoso, embora eu particularmente tenha achado a idéia até interessante, por permitir ver ‘embriões’ de textos que não viram a luz do dia, uns interessantes se fossem desenvolvidos, outros talvez não tanto(embora isso seja meio subjetivo e vai variar de acordo com o gosto de cada um). Sally tinha razão até certo ponto, achei no entanto os fragmentos da Sally pegaram um pouco pesado demais.

    Bom, levando em conta que acredito que ambos tem razão até certo ponto, eu vou ficar em cima do muro e sugerir punição para ambos, levando em conta o texto tapa buraco do Somir que mesmo tendo achado interessante, foi só pra não ter punição, e para Sally por ter pego um tanto pesado demais, levando em conta que o Somir não foi punido anteriormente em situações semelhantes(exemplo do texto tapa buraco sobre a mudança de layout)

  • -Os dois primeiros parágrafos explicam sobre a punição ser em caso de furar postagem e não avisar.
    -A Sally deixou bem claro que aquele “fragmentos” que ela escreveu era punição.
    -Opinião pessoal, os fragmentos do Somir despertaram curiosidade e muita gente gostou, como se fosse os bastidores da criação. Os fragmentos da Sally tinham cara de vingança e cada um se concluiu por si só, mesmo sem contexto.

    Sally culpada

  • Cumpadi Uóshitu

    Ô paaiiiinhooooo, que abundância de mimimi! Postou um texto tão ORDINÁÁÁRIO naquele dia que agora vai ter que fazer um bom negócio!
    A Sally não sabe de nada, é INOCENTE!

  • “Eu gosto de comentar e ter o retorno. Quando alguém escreve um texto e não responde os comentários deste, é como se fosse indiferente, negligente, sei lá. É estranho!”
    Indiferente? Negligente?
    Então eu achei os meus textos no Google, copiei e colei aqui? O site todo foi montado e é mantido por mágica? Todas as imagens dos posts apareceram por causa de um toque no botão “ilustrar postagem” no meu painel mágico de postagem? Esse layout novo que curiosamente responde aos pedidos antigos de muitos leitores para maior legibilidade e acessibilidade em celulares eu psicografei baixando o espírito do Dr. Fritz? Que fazer o LIVE sem usar nenhuma rede social é simples e de graça?
    Não gostar da minha falta de tempo ou mesmo de eu muitas vezes decidir unilateralmente que um comentário não precisa de resposta eu entendo, de verdade. Agora, me chamar de indiferente e negligente?
    Aí é abusar da hospitalidade.
    Eu só aceito as críticas e punições da Sally porque ela é a única pessoa que se doa mais para o desfavor do que eu. E só ela. Quer entrar na dança de me pentelhar pelos furos e pela minha personalidade extremamente agradável? Divirta-se. Mas não postule sobre minha dedicação, você não sabe do que está falando.

    Este foi o esculacho homérico ao qual me referi, embora endereçado serve para muita gente, inclusive serviu a este que vos fala, depois disso passei a pensar melhor antes de querer apontar dedos pro Somir, as vezes realmente não dá tempo pra se dedicar a algo que embora gostamos não nos dá retorno financeiro, eu já tomei um esculacho bem pior que esse de um blogueiro, serviu pra afastar esse pensamento universo umbigo de leitor mal acostumado.

    P.S: Sally, embora seja tarde (pois devem ter aparecidos muitos sinais negativos sobre o meu avatar imaginário) peço desculpas por obrigá-la a ler que a defesa foi “tendenciosa e baixa”, natural e óbvio que é tendenciosa, se não a defesa quem é que manipularia a favor do réu? O papel é esse influenciar os jurados, se valendo ou não dos argumentos “baixos”, quem decide quanto a naturalidade e validade deles é o juri.

    Independente do resultado espero que as partes se entendam, firmem acordo claro pois não seria legal ler “fragmentos” a cada duas semanas (no máximo uma vez por bimestre) ou Siago Tomir nesses moldes.

    • Sam, o comentário que vc citou nao se referiu à dedicação do Somir aos textos, mas sim à interação dele nos comentários. Observe que nao afirma coisa alguma, apenas usa expressoes, tipo “…é como se fosse…” e “sei lá”. Não vejo a resposta do Somir como esculacho, mas como uma reação natural (educada e bem humorada) a um mal entendido. No entanto, compreendi que seu objetivo em citar estes textos é pertinente ao tema Corte Impopular e nao tem como finalidade ressucitar um assunto já esclarecido.

      • Exatamente Ivo, não quis ressucitar nenhum assunto morto, inclusive aquele dia a crítica foi pra vc, mas serviu para mim também e deveria servir a todos que na segunda feira quiseram por seus gostos acima de tudo e desmerecer a saga Ozon, todo mundo tem o sagrado direito de não gostar mas falar que não é postagem aí já é demais.

  • Acompanho o Desfavor diariamente há alguns meses só que eu nunca comento (é, eu sei que sou uma dessas leitoras terríveis), mas desta vez eu não vou deixar passar em branco porque eu estou adorando isto e é a primeira vez que eu presencio uma Corte aqui. (e eu gosto dos impopulares poderem decidir! <3)

    A nossa Sally desta vez é culpada sim. Apesar do nosso Somir ser um incrível pau no cu e certas vezes nem avisar quando vai ter postagens ou não, a Sally errou desta vez e se precipitou em postar Fragmentos (de maneira alguma pela coluna em si: apesar de ser algo que não ajuda em nada com nada, é uma postagem – sendo considerada mal feita ou não – de um dos autores do blog e o mais importante é que foi postada!), ela ainda postou o Fragmentos dela com e-mails pessoais dos dois e como dito acima… Ela tinha noção sim de que isto era cruel, feito para dar o troco.

    Então foi uma punição. E foi uma punição indevida, pois querendo ou não, o "texto" do Somir tava lá. E os Fragmentos pessoais da Sally "bem cruéis a la Siago Tormir" também estavam lá para prejudicá-lo.

    Sinto muito, mas dessa vez é a Sally que é culpada.

  • Sally ‘e inocente.
    Somir tenha do’! Faz uns 3 anos que Siago Tomir deixou de ser encarada como punição. Levantar essa lebre não me convenceu. Justiça seletiva ‘e a sua, só lembra que ‘e punição quando lhe convém.
    Quanto ao texto fragmentos, não achei tão ruim mas por fugir ao que até entao conhecemos como postagem, a Sally deveria ter sido consultada antes.
    O Siago Tomir foi retaliação, ok. Mas fica pelo fato de ela não ter sido consultada sobre os fragmentos.

    Estou no wifi da faculdade, caso já tenham usado este ip. Se sim me avisem que posso postar de novo quando chegar em casa.

    • O comentário da Daniele é o que mais se aproxima da minha justificativa para votar na inocência da Sally.

      Também acho que tem pegadinha nessa votação, mas enfim… O que vejo como lição é, regularmente, revisar a Constituição, e aplicar o bom senso (o que sempre é difícil julgar, dada a subjetividade de interpretação de qualquer fato).

      E o Somir está acusando a Sally de chantagem, mas também aplicou chantagem neste texto, ameaçando veladamente a publicação regular do Siago Tomir, não é?

      A publicação dos fragmentos foi uma postagem atípica, mas claramente tapa-buraco, e de última hora. Dá para entender a irritação da Sally que, de uma forma inteligente, usou de artifício semelhante para mostrar o quanto isto incomodou. Aliás, se Somir acha que ninguém acredita nas colunas ST, por que não poderiam achar que os emails também são ficção? Muito estranha esta reação tão exagerada só agora.

      Free Sally e chega dessas picuinhas, vamos voltar à programação normal.

      PS.: nessas horas se percebe quão difícil é o trabalho de um bom advogado – ainda bem que não sou um deles.

      PS2: curiosa sobre o resultado da votação e principalmente sobre os critérios utilizados.

  • Porém, isso tudo é um grande experimento social. Podem ter certeza de que a Sally e o Somir apostaram alguma coisa por fora e quem está sendo analisado somos nós.

  • Sally é CULPADA!

    Amei os fragmentos da Sally e não terminei de ler os do Somir, mas isso é irrelevante, o que é fato é que na constituição Siago Tomir é punição, e Somir não mereceu, ele escreveu (um dia) e postou, fez o papel dele e pronto.

    Se foi um bom post ou não é subjetivo, tem gente que gostou, tem gente que não (eu), isso não altera o fato que a Sally quebrou as regras, fez um post hilário mas ainda sim cometeu um erro, e deve ser punida.

    Agora, convenhamos que já que o Siago Tomir não faz mais diferença (para ele), deveria ser uma coluna comum, não de punição, caso de modernizar essa constituição e usar apenas a Semana Sim Senhor(a) para este fim.

    No mais, aguardo a próxima edição do FreeHugs.

    PS: tô sofrendo por dentro.

  • Sally INOCENTE
    O Ei Você foi realmente um modo criativo de não deixar buraco, mas tinha começo e fim, alem de ser muito divertido os comentário das tosqueiras dos BMs então foi válido como post.
    Com os Fragmentos, foi diferente, porque o Somir tentou tapar um furo com outros furos. Ele escancarou pra geral que não termina os textos! Seriam ótimos e ele nos deu incompletos!
    Essa foi a razão do ST fragmentado. Toda vez que furar posts tem Free Hugs e Siago Tomir.

  • Não sei se Siago Tomir é punição… É tão divertido!
    Estou em dúvida…
    A constituição diz que não se deve furar post. Somir mandou o texto, só os cacos, mas mandou. No entanto, esses fragmentos de textos estão meio sem pé nem cabeça, o que a meu ver, não equivalem a um texto.
    Somir sentiu-se ofendido por ter fragmentos de Siago Tomir como post, mas Siago Tomir já é tão rotineiro por aqui. Não vi ofensa nenhuma, só perda de tempo mesmo. Por isso, o meu veredito é que ambos façam as pazes e escrevam textos elogiosos um ao outro.

  • Ai gente, complexo. Por um lado diria que a Sally é culpada pois realmente deu um castigo não merecido ao Somir, já que ele não furou com a postagem propriamente dita. Por outro, até concordo que fragmentos não são textos, mas por outro lado mais ainda, podem ser considerados textos sim. Para além disso, confesso que gostei de ambos os fragmentos já que dariam uma ideia de possíveis textos futuros que estariam por vir! Então assim… to em cima do muro! = (
    Levando pelo âmbito geral, no caso, as regras da RID, há que se concordar que a Sally deu punição indevida ao Somir já que ele não furou a postagem, então… ela seria culpada! Ou seja: … ? Aceita voto de minerva? Voto opala? Nulo? Branco? Cor de rosa? Pq olha… tá difícil! rs

  • Sally é inocente.

    Sinceramente, o Somir só quis criar polemica!
    Os fragmentos que a Sally postou só complementavam cada história do Siago Tomir e não é nada de novidade para os impopulares.

  • Se a coluna Tiago Somir não estava mais sendo usada como punição, então a Tiago Somir fragmentos também não é punição, porem se a Tiago Somir fragmentos só for postada quando o Somir postar a fragmentos dele, ai eu entendo como punição, porque uma coluna fica condicionada a outra, e se o Somir não gostou da fragmentos da Sally, então ele não postaria mais nenhuma fragmentos.

    Com isso, a Sally é inocente, desde que uma postagem não esteja vinculada a outra.

  • Eu acho que a Sally é CULPADA, pois o conteúdo da coluna Framentos – sua manutenção, ou punição por insuficiência literária – teria que ser discutido entre os dois, ou com os impopulares. Também achei que a punição foi desproporcional e não gostei de ler coisas pessoais. A atitude dos dois é ruim para o Desfavor, mas a Sally tecnicamente quebrou o contrato. Mimimi deferido.

  • Somir, lembra daquele esculacho homérico que você deu no Ivo na postagem sobre a atualização do layout do Desfavor? Então…. ta na hora de publicar novamente, só que com muito mais destaque!

  • Uma sugestão já que ambos se incomodaram com os fragmentos alheios: Sally ter posse das postagens fragmentadas de Somir, assim essas postagens poderiam ser usadas para evitar eventuais furos devidamente avisados; ou então postar os fragmentos do Somir aos Domingos que não tenham Desfavor Convidado. Já os fragmentos da Sally, bem só pela repercussão parece, só parece, que seriam excelentes punições por Somir furar postagens e não avisar, mas seria algo do tipo Free Hugs em um dia e Sally teria direito de publicar seus fragmentos cada vez que houvesse esses furos.

  • Culpada.

    Por mais que seja tentador ficar contra alguém que defende um adulto usar fraldas não podemos julgar a pessoa (e seus amigos) e sim o mérito da questão.

    Em primeiro lugar, achei mimimi da Sally ficar brava com a postagem do “fragmentos”, era pra ser uma coluna que passaria em brancas nuvens…. mas a medida que os impopulares foram declarando seu apoio as ameaças de retaliação foram se intensificando dando a clara impressão que o sucesso do modelo incomodou. Outra coisa que soltar trechos de e-mail jogaram contra a Sally, se incomodou tanto a ponto de fazer uma retaliação nesses moldes era pra você ter convocado um julgamento sobre o conteúdo/artimanha utilizada por Siago Tomir de escapar da punição aí caberia a nós decidir o que fazer com o réu. Ao invés disso você de forma unilateral evadiu a privacidade do Somir com trechos de e-mail além de, através da chantagem, evitar que a fragmentos se repetisse ameaçando jogar mais coisa na roda. Me incomodou a forma como foi feito, não foi um simples e fantasioso Siago Tomir, foram trechos de e-mail (assim declarados).

    Outra coisa, reclamar da qualidade do conteúdo? Ambos cansaram de postar sobre escatologia…. então esse não é um problema. Pra sermos justos, teve impopular reclamando do Ozon! Falar que aquilo é enrolação? Então causos de Siago Tomir também seriam? Aí já é demais, os dois são conteúdos válidos.

    Sobre a defesa, tendênciosa e baixa, “Porque hoje é um fragmente de texto, amanhã é um fragmento de uma bula de remédio e na próxima semana um boneco palito fazendo joinha. Vocês conhecem o Siago Tomir, vocês SABEM como é.” Qual o próximo passo? Chamar o pessoal do Pt e mostrar os fantasmas do passado? E ainda encerrou com “Mas tudo bem, cada um age de acordo com a maturidade emocional que tem”, desqualificar o autor é uma coisa que você sempre lutou contra…. e agora isso.

    Sally, se o julgamento fosse sobre a artimanha do Somir provavelmente eu daria razão a você, mas o que está em julgamento é a retaliação….

    Teve um post dia desses sobre essa confusão que a SALLY reclamou do corporativismo masculino…. logo quem…. vou embora depois dessa.

  • *longo suspiro…

    “Não podia ter me punido pela postagem que puniu. Ponto.”

    Eu acho que essa frase encerra a discussão. Se o combinado era punir o Somir quando ele falhasse postagem e não avisasse, não dá pra puní-lo por ter sido criativo ao criar uma nova coluna pra suprir seus furos.

    Esse caso é exatamente igual ao caso da Desfazenda, só que com vocês em posições diferentes: Sally fez um post “curtinho”, Somir decidiu “puní-la” com a Desfazenda. Os dois se acertaram, fizeram uma semana nerd e depois a gente votou pela continuação ou não dos Plantões. Também é exatamente igual (só que com vocês invertidos) àquele caso do Siago Tomir que o Somir só ia postar se não tivessem OFFs nos comentários, mas ele errou a data e blablabla, teve um julgamento desse também. Aliás, a acusação da Sally naquele caso (dá pra ler aqui) pode ser ligeiramente adaptada e usada pelo Somir aqui.

    O que a Sally acabou fazendo foi uma “quebra de contrato” que tinha com o Somir. Os termos eram simples: você não posta, é punido. Só que ele postou e foi punido da mesma forma, sem nenhum tipo de aviso. Portanto, meu voto é Sally culpada.

    Se a coluna Fragmentos é válida pra continuar ou não, é outra história. Como editores do Desfavor, vocês se reúnem e acertam isso (ou convocam outra votação).

  • Vamos ao meu voto:

    1) Um aluno de vestibular, ao ter que escrever uma redação com um certo número de palavras, encheu a página de “pocotó” até contabilizar o mínimo e deu o título “A cavalgada”.
    2) O artista Piero Manzoni, em maio de 1961 defecou em 90 pequenas latas e etiquetou-as com o texto Merde d’artista (“Merda de Artista”), sendo esta sua obra mais famosa. Chamava a esse tipo de coisa “arte conceitual”.

    Aqui está o cerne da questão: o conceito de postagem não está especificado na Constituição da RID. É em cima desta ambiguidade que Somir sustenta que fez uma postagem e Sally que ele reciclou lixo. Temos diante de nós uma questão ética com evidente analogia, senão sustentação, na estética, com raízes na Semana de Arte Moderna, com a questão da Antropofagia (a tal da reciclagem do lixo cultural), a poesia concreta, etc. Depois disso, veio a arte contemporânea e neguinho começa a colocar porco para apodrecer em museu (uma instalação, dizem eles). Eu digo: Puta que Pariu! Quando tudo é arte, nada é arte. Se tudo pode ser postagem, pode-se tirar uma foto de uma sopa de letrinhas e postar chamando de texto. Uma coisa é um Descontos escrito em fluxo de consciência, outra é dar os “ingredientes” fingindo que é um prato. Desta forma, ao esquecer de postar, dá para encher quatro páginas de “desculpem, faltou tempo, fica para a próxima!” A rigor, também é um texto escrito por uma pessoa. Não tem estrutura narrativa, não é dissertativo, na melhor das hipóteses entraria como uma descrição. Se entrarmos no campo da licença poética, caímos na Merde D´Artista: se quem fez se intitula artista, então o que ele fez é arte.

    Tese: colagem de fragmentos NÃO é texto.

    Isto posto, Sally é inocente de cometer o crime de “punição injusta”, uma vez que tecnicamente o Somir não postou um texto, apenas uma colagem de fragmentos. Coerentemente com este ponto de vista, Sally não postou um texto vingança, apenas fragmentos de Siago Tomir. Assim sendo, a punição não foi realizada, mesmo sendo justo se o fosse. Segundo este argumento, não fosse pelo texto “Pilha Fazer barulho”, Sally teria furado com a postagem de 31/07/14. A situação não configura dano, é caso de mero aborrecimento.

  • Acho que Sally tem que ser absolvida. O “Fragmentos” do Somir nao agregou nenhum valor ao impopular.
    Se os fragmentos nunca viram a luz do dia era pq assim tinha que continuar.
    Mesma coisa que dar comida vencida ou estragada para seu filho pq nao deu tempo de fazer outra ou pq ta com sono entao pega o mais facil.

  • Estou com a Sally nessa. Se o acordo de vocês é realmente aberto dessa forma: um sms falando “tô fudido e não vou poder postar, cobre aí”, é foda dar uma escorregada dessas.
    Mas pra ser sincero, não me senti confortável lendo informação pessoal como emails trocado entre vocês. Nada que permita identificá-los, mas rolou aquele arrepio de ver informação pessoal postada assim. Acho que a Sally tem razão, mas tá meio à la Israel, matando barata à tiro de bazuca. A punição foi cabível, só achei meio… exagerada.
    Beijos pros dois S2

  • Sally é INOCENTE.

    Justificativa: Sally é exemplar. Nunca decepciona os impopulares, pois se esforça muito para escrever textos gratuitos de qualidade e faz o possível para cumprir os seus compromissos com a República Impopular do Desfavor.
    Somir, entretanto, não tem a mesma consideração. Não é tão dedicado, não responde os comentários dos impopulares e não se dá ao trabalho de avisar quando não pode escrever, mesmo sabendo que Sally não se importa em escrever por ele.
    Além disso, os fragmentos de Somir foram frustrantes. Textos inacabados não são inovadores: são apenas textos inacabados. Coisa de gente preguiçosa.
    Os fragmentos da Sally foram, sim, uma reação ao descaso do Somir, mas não foram uma punição, pois ela apenas postou uma coluna que é regular no Desfavor, por meio de fragmentos.
    O choro é livre, Somir. É interessante (e até surpreendente) saber que você tem sentimentos, mas o fato de você ter se ofendido com a postagem da Sally não tem nenhum valor legal. Seus sentimentos são subjetivos, mas a lei é objetiva. E o fato é que Sally não violou nenhum artigo da República Impopular do Desfavor.
    Diante do exposto, declaro, inequivocadamente, que Sally é inocente

  • O Somir começa bem sua defesa. Se alguem se lembrar a maioria dos filmes de julgamento em que acontecem reviravoltas fenomenais contra alguem que tinha tudo pra perder, começa assim: “Não quero que vcs gostem do meu cliente; ele é um lixo repugnante e eu mesmo não gosto dele…mas ele é inocente…” Boa Somir! Mas continuemos, minhas considerações:

    Somir, até a seleção chorou menos, e engula, não houve censura. Mesmo que houvesse chantagem, punição, etc, censura, não houve, tanto que pode publicar seu texto.

    Saly, vc espertamente no decorrer dos comentários de sexta, mudou o discurso. Deixou de falar em retaliação e começou a falar que foi um Siago normal – e mesmo que fosse, Siago’s são punição.

    E aqui chegamos ao nosso dilema: Somir estava mais participativo por aqui, mas ao mesmo tempo extremamente relapso com textos realmente completos e novos e isso tende mesmo a piorar se ninguem brecar, e ainda despenca a qualidade do desfavor.

    Por outro lado mesmo a Sally sendo tão esoerta quanto ao Somir, e dando um castigo mais que merecido e sendo muito bom ter doido no Somir, ‘legalmente’ ela não poderia fazer isso, já que teoricamente o SOmir não furou postagens. E ela mesma diz no seu primeiro paragrafo que punições são para QUANDO SE FURA POSTAGEM; não quando se colcoa uma postagem que não é boa o suficiente ou fragmento de uma.

    Então, estou pegando uma moeda de 50 centavos e jogando pra cima. Cara, Somir paga, coroa, a Sally. Um momento…

    Coroa! Sally deve ser punida. Somir inocente.

    • Em tempo. A resposta em fragmentos de e-mail da Sally não são ‘inocentes’; não são apenas complemento dos Siagos. A Sally sabia que ia machucar, que serviria como represália, senão usava um Siago nos moldes normais mesmo e acabou.

      • Se a Sally perder, só espero que ela não culpe o “corporativismo masculino NOJENTO” dos machinhos opressor. ;)

  • Estou parcialmente me abstendo dessa vez, mas só perdoo de verdade o “furo” do Somir se ele se comprometer em continuar o fragmento 5, porque realmente é um tema interessante e nós merecemos ler o final.

    • Justificativa: Os dois são meus amigos, mas conheço o Somir a mais tempo.Voto a favor dele pelo corporativismo masculino, além da garrafa de green label que iremos matar.Além disso, conheço os compromissos dele, sei seus horários malucos e as madrugadas que já viramos juntos e ele lá preocupado com o Desfavor.

      Claro que Sally tem o mesmo compromisso e isso não é desculpa para o Somir, mas mesmo assim fico do lado dele. Já tentei manter blog e até tive certo sucesso no Twitter, mas eu não tenho paciência para manter essas coisas de mídias sociais, pois fico de saco cheio em poucas semanas. Com o Somir é igual e mesmo assim ele se manteve aqui no blog, por puro milagre.

      Manter um blog assim, por tanto tempo, é mérito dos dois e deveria ser apenas diversão. Os leitores cativos se manterão com ou sem postagens. Vide os meus textos, que são sempre lidos pelas mesmas pessoas (quase nenhuma).

      O Jornalismo ensina que a periodicidade mantém o leitor, mas quem cativou o público aqui foi a personalidade de vocês. A personalidade de Somir é essa confusão que já estamos acostumados, mudar isso seria o mesmo que a Band fez com Rafinha Bastos, cortando seus bagos de comediante.

      Sendo assim, Sally é CULPADA!

      • Como questão preliminar, tanto Chester como eu deveríamos nos declarar impedidos de proferir voto, pois creio não sermos isentos suficiente para dar um voto por ambos nós dois conhecermos ambos eles dois pessoalmente, cada qual pendendo para um lado pela questão da maior convivência.

        Caso essa questão seja superada, voto a favor dela não pelo corporativismo feminino (que já nos rendeu grandes decepções), nem pelo fato dela ter me ajudado inúmeras vezes em perrengues meus civis (sobretudo direito de família) e penais (exceto lesões corporais), mas sim por contra do princípio do nemo potest venire contra factum proprium.

        • como assim meu voto não vale? deveria valer por 2…. é voto de minerva rsrsrrsrsrs

          não guardarei nada do green label pra vc…. nem um golinho

          • Esvazie(m) a(s) garrafa(s) por mim. Dou algumas black label para você, porque não posso mais abusar dos destilados como antes. E depois inventam termos como a “melhor idade”…que melhor idade é essa em que não posso comer a porra de um pastel especial ou esvaziar um green label quando dá na telha, sem se preocupar com uma merda de esteato-hepatite? Por que a saúde não deixa uma gorda idosa na sua?

  • leitor de saco cheio

    A Sally eh inocente porque fragnentou igual ao Somir. Direitos iguais
    Alem do mais, repetir a Sim Senhora ficaria chato e batido.

    • leitor de saco cheio

      Somir eh muito folgado! Siago Tomir eh a coluna mais duvertida depois que vc aposentou a Somira.
      Folgado!

        • As pessoas que morreram de rir não foram as mesmas que reclamaram de evasão de privacidade…. e mesmo que fossem as mesmas pessoas o ato de achar graça não muda o fato de ser evasão de privacidade, e como o Hugo bem disse ” A resposta em fragmentos de e-mail da Sally não são ‘inocentes’; não são apenas complemento dos Siagos. A Sally sabia que ia machucar, que serviria como represália, senão usava um Siago nos moldes normais mesmo e acabou”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: