Até quem não pactua com as baboseiras religiosas deve conhecer os sete pecados capitais: Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça e Orgulho. Sally e Somir já tem lugar garantido no inferno, mas não perdem a chance de ganhar mais alguns pontos escolhendo seu pecado predileto. Os impopulares não pecam pela omissão.

Tema de hoje: Qual o seu pecado capital favorito?

SOMIR

Orgulho. Se eu escolhi, esse é o melhor de todos.

Próximo!

O quê? Quer mais? Tudo bem, tudo bem… entendo que deva ser difícil para vocês ficarem sem minha pérolas de sabedoria. Serei magnânimo e dividirei com vocês os motivos pelos quais eu estou correto, como de costume.

Quando se pensa no pecado orgulho, tende-se a ligá-lo automaticamente à arrogância, tal qual meu exemplo inicial. Não nego que o orgulho passa por isso, mas esse pecado tem algo de especial que o torna muito maior e mais relevante que os outros. Enquanto todos os outros lidam basicamente com instintos primais, o pecado do orgulho tenta controlar algo muito mais racional (e consequentemente danoso para a religião).

Gula reprime o consumo exagerado, algo que nossos corpos moldados na escassez estão programados para fazer quando tem a chance. A avareza é a extensão dessa mentalidade de ter tão pouco durante tanto tempo. Luxúria é a demonização do bom e velho impulso sexual humano. Ira e inveja lidam com os instintos de competição incutidos em nós desde o começo dos tempos. Preguiça, oras, preguiça nada mais é do o corpo dizendo para não gastar preciosa energia sem necessidade.

Agora, o orgulho… aqui a coisa muda de figura. Não é mais uma religião tentando reprimir reações instintivas de seus fiéis, é justamente a “cláusula de garantia” colocada ali para garantir que as pessoas só pensem o minimamente suficiente. Controlar impulsos primais gera uma sensação de poder no ser humano que pode gerar pensamento crítico. E disso os velhos de saia se borram de medo.

Todo mundo vai te dizer que orgulho é sinônimo de arrogância. Que significa uma visão de mundo engessada e a incapacidade de aprender com outras pessoas ou mesmo ter noção de sua própria importância no mundo. Oras, fazer você acreditar que não tem capacidade de entender o mundo ao seu redor com algum grau de segurança parece uma boa coisa? O pecado do orgulho é ‘letra miúda’ no contrato onde terceiriza-se a própria habilidade de pensar e tomar decisões.

Negar o orgulho ao ser humano é tolher sua originalidade. Se o suposto antídoto do orgulho é a humildade, começa a ficar claro como isso não passa de ferramenta de controle. Querem te manter confuso e inseguro para que você continue comprando seja lá o que estiverem vendendo. Já falei disso várias vezes: humildade é a qualidade de quem não tem qualidades. Ter orgulho do se é e do que se pensa só é defeito para quem está te controlando!

É arrogância achar que você está certo e todo mundo errado? Darwin era arrogante. É petulância acreditar que pode explicar algo melhor que os outros? Einstein era petulante. É limitante querer fazer tudo do seu jeito? Tesla era limitado.

Toda essa BABOSEIRA usada contra o orgulho não se sustenta quando vemos o que ele nos deu até hoje. Humildade não constrói porra nenhuma, orgulho levanta pirâmides. Não estou dizendo que tudo se justifica pelo orgulho, mas que essa visão bovina de aceitação do status quo é resultado direto da visão completamente distorcida que temos do orgulho.

Tem que acreditar em si mesmo. Tem que achar que pode fazer melhor que todo mundo. Tem que jogar no lixo essa presunção de ignorância infinita enfiada na cabeça do povo por milênios de mentiras contadas por quem quer se manter no poder.

Orgulho nem pecado deveria ser. Porque o orgulho é o único que se auto regula… se você passar do ponto, fica tão separado da realidade que não consegue mais interagir com ela. Todos os outros pecados encontram formas de se perpetuar até a pessoa deixar um corpo doente e/ou quebrado no caminho. O orgulho é uma aposta que se faz consigo mesmo.

Sem contar que orgulho é motivador de grandiosidade. Fazemos as coisas mais impressionantes abastecidos por ele, ou na esperança de conquistá-lo. Desde desenvolver uma tecnologia inovadora até mesmo doar um pão para uma pessoa faminta, fazemos tudo o que nos faz bem como espécie pelo orgulho. O orgulho de ser especial, de ser reconhecido, de ter controlado impulsos e feito a coisa certa.

Não é um mar de rosas, claro. Orgulho pode aparecer na forma de incapacidade de reconhecimento de opiniões e habilidades alheias, mas esse é o “orgulho de tolo”. Inteligência e refinamento transformam qualquer um dos pecados capitais em algo interessante: O Glutão, o Rico, o Hedonista, o Bravo, o Bon-Vivant, o Ambicioso… O que estraga nos pecados capitais é quando gente burra e limitada os exibe.

Não posso esquecer: orgulho é o único pecado sexy. Orgulho atrai. Temos a tendência de querer descobrir do que a pessoa se orgulha tanto. Nem mesmo a luxúria tem tanto poder de atração: o que é especial tem prioridade sobre o que é fácil.

Eu adoro a preguiça, mas ela está numa categoria tão mais simples que o orgulho que nem deveriam disputar. Orgulho é uma das forças de mudança e criatividade em nossa vida, e só é pecado porque é vantajoso para quem manda.

Tenha orgulho. Eu tenho.

Para dizer que não acredita que eu não escolhi a preguiça, para dizer que tem orgulho de discordar de mim, ou mesmo para dizer que vai fazer o mais fácil: somir@desfavor.com

SALLY

Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça e Orgulho. Qual é o seu favorito? O meu é a Preguiça, pois além de ser uma delícia, me parece o mais inofensivo dos sete. Se você parar para pensar, no fundo, no fundo, a Preguiça é o melhor deles pois te impede de cometer os outros seis!

Comer em excesso engorda e detona sua saúde. Avareza gera uma vida sem conforto, Luxúria causa filhos e confusão. Ira destrói relacionamentos e até dá cadeia. Inveja limita intelectualmente e Orgulho fecha muitas portas. Claro que a Preguiça tem seu lado ruim, mas para contorná-lo basta deixá-la de lado por alguns instantes. Tem que dar banho no cachorro mas está com preguiça? Bem, você pode enrolar o dia todo e dar banho no final do dia. Você vivenciou sua Preguiça e ainda assim cumpriu sua missão.

O mesmo não pode ser feito com os outros seis. Eles são mais… “irreversíveis”, digamos. Sem contar que a Preguiça pode ser revertida em algo bom para você. Tem que produzir e está esgotado? Permita-se um dia ou um período de preguiça até recarregar as baterias e certamente o trabalho sairá melhor. Preguiça, no meu ponto de vista, é um mal necessário, enquanto os outros seis são desnecessários, não trazem nada de bom como efeito colateral.

A Preguiça tem sua função social. Protelar uma tarefa que você não se sente pronto para executar pode ser, no fim das contas, um ato inteligente. Essa coisa pós-moderna de se obrigar a fazer tudo sempre, a uma execução frenética multitarefada, essa obrigação proativa é sinônimo de violência para mim. Sou do time do ócio criativo, que precisa de momentos de total inutilidade para estar apta a produzir novamente. Mas isso, é claro, só sente quem produz com qualidade. Quem produz com quantidade vai morrer achando que quanto mais fizer melhor e que preguiça é fraqueza.

O que quero dizer é que às vezes protelar é preciso, e nem sempre é uma coisa negativa. Ao contrário dos demais pecados, que me parecem inescusáveis, a preguiça me soa compreensível e produtiva em determinadas situações. Em uma rotina estressante como a que vem sendo imposta à maioria das pessoas, acho muito necessário momentos de preguiça, se não para recuperar a qualidade do rendimento, por total incapacidade de executar tantas tarefas diariamente.

Mas o bonito hoje é fazer mil coisas ao mesmo tempo, prescindindo de qualidade. A Preguiça virou a maior vilã entre os pecados. Outros menos nobres como Avareza, Inveja e Ira muitas vezes são tratados até como qualidades na vida e em um mercado de trabalho canibal e desumano, onde ser um “predador” é mérito. Enquanto isso, a Preguiça, que não faz mal a ninguém exceto ao preguiçoso, virou alvo fácil, sinônimo de falta de ambição, retrato do medíocre. Acho injusto.

Detalhe importante: não confundir Orgulho com amor próprio. Orgulho é o irmão mais novo do Egoísmo, filho da Teimosia com a Arrogância. Ter amor próprio em nada se confunde com o pecado do Orgulho. Claro que em um mundo repleto de pessoas com baixíssima autoestima, que precisam de curtida em rede social para aferirem seu valor, o conceito acaba deturpado e Orgulho chega a ser visto como uma coisa boa, mas na minha opinião, não é.

Orgulho é uma forma de se auto-elitizar, a pessoa se julga melhor, se julga acima do interlocutor. Honestamente, acredito que isso não leve a nada. Não vejo mérito em ser orgulhoso, Orgulho é um sentimento bobo que fecha portas e magoa, não apenas o orgulhoso, como aqueles que o cercam.

Enquanto o orgulho vem sendo exaltado e cada vez mais egoísmo e arrogância se agregam ao seu conceito, a Preguiça vem sendo linchada. O que seria preguiça 50 anos atrás não é o sinônimo de Preguiça hoje. Hoje, nossas atividades “obrigatórias” aumentaram – e muito. Se você não cuida do seu corpo, você é um preguiçoso. Se você não sai para baladar no final de semana, também. Tem que ter uma vida cultural, social, afetiva, profissional e familiar impecável, com tudo em dia, se não… preguiçoso!

Chegamos a um ponto que até quem sente necessidade de dormir aquele mínimo recomendado pelos médicos de oito horas por dia é chamado de preguiçoso. Preguiça não leva mais em conta a capacidade pessoal de cada um e sim o que a sociedade espera de você. Foda-se se você não tem a energia para executar todas as tarefas que esperam de você, você será considerado um preguiçoso.

Dá licença, eu levanto a bandeira pelo sagrado direito à Preguiça, não vou sucumbir a essa pressão social para ser freneticamente multitarefas: boa mãe, boa esposa, boa amante, boa profissional, boa amiga, boa baladeira, boa intelectual, etc. Simplesmente não dá.

Priorizo o que me parece mais importante e pau no cu de quem não gostar das minhas escolhas, felizmente cada vez mais vejo que tem quem goste e admire. Vamos todos nos unir pelo sagrado direito à Preguiça, porque quem pensa que faz tudo na verdade não faz nada bem feito.

Para dizer que esperava de mim a Ira, para tentar se auto-promover de forma vergonhosa ostentando a Luxúria ou ainda para buscar conforto na Gula: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (19)

  • Concordo com a Sally. Graças aos inovações em tecnologia, não precisamos nos esforçar para andar a pé, usamos controle remoto, compramos comida, roupas, maquiagens, móveis, eletrodomésticos e até fazemos mercado pela internet. E se ficarmos obesos, fazemos cirurgias. Enfim, tudo criado para o nosso conforto e nos manter na preguiça.

    Mas agora surgiu-me uma dúvida: os avanços tecnológicos nos deixaram mais preguiçosos ou foi a própria preguiça que estimulou esses avanços?

  • Pra mim também é a preguiça, Sally. Amo o ócio <3

    Mas confesso que gostaria de ser um pouquinho, só um pouquinho orgulhosa.

  • Os pecados que mais me causam sofrimento são a IRA e a GULA.

    A ira me revela, me rouba a razão, me expõe, me infantiliza… A ira nos dá forças para não aceitarmos passivamente o que nos incomoda, mas ela também pode nos destruir se não soubermos controlá-la.

    Já a gula é um eterno suplício. Além de engordar e de causar culpa, ela causa sofrimento até mesmo para quem tenta comer corretamente. Ovo pode. Ovo não pode. Ovo mata. Ovo faz viver mais. Chocolate faz mal para o coração. Chocolate faz bem para o coração. Carne é ótima para a saúde. Carne pode causar câncer. Cerveja vicia Cerveja faz bem. Vinho vicia. Vinho faz bem. Açúcar é pior que cocaína. Adoçante causa câncer. Verduras cruas evitam câncer. Verduras cruas causam câncer por causa do agrotóxico… ad infinitum!

    Adorei o texto do Somir, porque tem a “marca” do Desfavor. A ousadia de exaltar o orgulho em um país profundamente cristão e hipócrita como o nosso é uma provocação e tanto. Em que outro texto/blog/artigo alguém teria a coragem de dizer: “Humildade não constrói porra nenhuma, orgulho levanta pirâmides.” Isso é ofensa generalizada a todos os brasileiros, porque fomos ensinados que humildade é tudo.

    Bom, mas a pergunta não é essa. O tema era qual o nosso pecado capital favorito. O meu é, assim como a Sally, a preguiça. Além de não fazer mal a ninguém, acredito muito no potencial criativo do ócio. Não somos máquinas para funcionar com hora marcada! Poucas coisas me irritam tanto quanto ser escrava do ponto eletrônico. É uma forma burra de controle dos funcionários.

    A preguiça é a rebeldia do corpo contra os ditadores da rotina. A preguiça é a prima pobre da liberdade.

    • “A preguiça é prima da liberdade”. Concordo. Mas tal liberdade levará o preguiçoso a um patamar social, intelectual, espiritual…mais alto do que o que se mantém em constante atividade?

      Sally, voce sabe. Moro na sua terra preferida e, alem disso, sou baiano. No entanto, contrario ao que se tornou eterno estigma ( encaro como uma piada igual as outras), nao levantei a bandeira da preguiça, porque na minha opiniao, estar com preguiça é escolher NAO FAZER nada. E este ócio retarda. Ora, enquanto estou “de boa” em meu apartamento (se uso o momento de preguiça para fazer algo, ja nao estamos mais falando de preguiça) sem fazer nádegas, dezenas de nao-preguiçosos ja passaram na minha frente, e eu? Certamente fiquei para tras em algum sentido.

      Nao escolhi tal pecado pois para mim é o pior de todos. Quem nada faz, nada contribui, nada acrescenta.

      Discordo que os demais pecados capitais sejam realmente pecados, mas quanto à preguiça? É um pecado contra mim mesmo, contra meu progresso.

      Sou novato nessa fascinante Republica, por isso, perdoe a ignorancia: Esta coluna, mostrando a opiniao diversa dos dois eximios autores, significa que tenho de escolher uma das opinioes? Ou posso escolher uma que eles sequer citaram?

      Bem, caso contrario, aqui vai o objetivo deste longo e, possivelmente massante comentario:

      Minha escolha é o Orgulho, pois ele me ajuda a ‘construir piràmides’, enquanto a preguiça permite que outros levem o mérito pela edificação delas.

      Ps: Trata-se, porem, de uma opiniao pessoal, minha. Compreendo que que esta coluna sempre se mostrou um livre (muito grato por existir tal espaço) EXERCICIO de debate, nao significando exatamente a personalidade de seu autor.

  • É claro que é a luxuria. E discordo que isso seja vergonhoso, Sally. Tambem nao vou ficar aqui justificando, tipo sou homem e tal. Mas, para mim, essa é um “pecado” que traz consigo o pacote todo, sim todos os outros pecados. Sair a noite com o objetivo de comer, beber e namorar ja e matar tres colehos com uma cajadada só: gula, orgulho, luxuria. Depois vem a ressaca e a preguiça. A ira por ter gastado além da conta, e a inveja de quem pode gastar mais, sem se curvar à Ira. Mas, brincadeiras a parte: Prwefiro a Luxuria. E sem o minimo de vergonha, ora posso morrer amanha. Portanto, se e pra escolher um “pecado” que vai me levar diretramente para as chamas de Jeova, opto por algo que vai me dar prazer fisico e emocional, coisa que os outros pecado nao opferecem em sua plenitude. Onde tem deleite psicoogico, nao ha satisfacao fisica, onde ha prazer emocional, incomoda o psicoogico e assim vai…

    Mas nao sou dono da verdade, ainda tenho muito pra aprender. Por ora, é isso.

  • Preguiça… Já passei um sábado e domingo só dormindo, só levantava para tomar banho e comer. O difícil é conseguir um final de semana para isso.

  • Com certeza preguiça…principalmente quando voce trabalha a semana inteira feito camelo, trabalha em casa (escrava do próprio lar), ainda tem que ser aos olhos da sociedade linda/sexy/boa esposa,gastar horas e horas na porra de um salão que faz uma bela duma cagada no seu cabelo,e você faria muitíssimo melhor se fizesse você mesma…olha ser mulher é cansativo e dá muuuuita preguiça. Faço minhas obrigações criteriosamente todos os dias mais preciso tirar pelo menos UM dia da semana para não fazer absolutamente nada..como isso é bom ! Apesar de sempre existir aqueles infelizes que insistem em querer acabar com seu descanso..e caso você se recuse,ainda há aquela frase desgraçada :
    “- AH QDO VC MORRER VAI DESCANSAR BASTANTE FULAAAANO, AGORA VAMOS SAIR – ódio mortal quando alguém diz isso !
    Porque caralhos ninguém me deixa não fazer nada em paz?!

    Ufa !Pronto,desabafei.

  • Preguiça! Eu pensei na gula, mas e quando da preguiça de ir buscar o pote de sorvete na geladeira? Eu prefiro dormir zzzzzz Poderia ser a ira tb quando algum FDP me acorda cedo. Enfim tudo gira em torno da preguiça.

      • Olha, desde novinha tenho tendencias procrastinadoras. Estava no conforto de minha cama jogando Mario Kart e estava com a bexiga explodindo fazia horas, prorroguei até o ultimo segundo quando não dava mais tempo de correr para o banheiro e foi no chão mesmo. Já fiz isso no minimo umas 3x por pura preguiça de dar uns 10 passos até o banheiro. Já passei 1 dia todo no quarto sem comer bem para terminar de ver todas as séries possíveis. Fico com a preguiça e nas festas de criança fico com a Gula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: