Café – Parte 2

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.

Desfavor Convidado: Café – Parte 2

Depois que escrevi aquele texto sobre café, e diante de tantas perguntas e questionamentos sobre diferentes marcas, fiquei curiosa, e me senti desafiada por vocês para experimentar mais cafés, e mais formas de preparo. Quero esclarecer antes de iniciar meus relatos que não sou nenhuma especialista no assunto, simplesmente eu gosto de café. E ao dar minha opinião, estou apenas dando minha opinião. Sou consciente de que gosto é que nem rego, cada um tem o seu, não sou de ficar impondo o que penso. Outro ponto que quero deixar mais que claro, é que o que eu for colocar de novidade significa que foi novidade para mim nesse tempo. Em nenhum momento me acho a descobridora da pólvora, por favor.

Alguns leitores me fizeram perguntas sobre o que eu achava de algumas marcas ou formas de preparo. Então faço um breve resumo:

  • Eduardo me apresentou o “infarto engarrafado” (Melitta Tradicional + 200g de Café Gourmet, em 500ml).
  • O sabor fica muito bom, mas não tive coragem de tomar 500 ml.

  • Daniela me questionou acerca do Café Solúvel do Café do Ponto, não lembro o nome exato.
  • Onde eu moro não vende desse, não achei em canto nenhum.

  • Felipe falou do Café Illy (Italiano).
  • Quero agradecer, Felipe, por ter me apresentado um café tão gostoso, eu já tinha visto nas prateleiras de supermercados, mas nunca tinha me dado essa oportunidade. Descobri uma cafeteria que só serve desse café, virou um dos meus pontos de encontro. Dessa mesma marca existe o descafeinado. Um espetáculo esse café!

  • Ainda Felipe e Suellen, sobre o Café Jacú eKopiLuwak.
  • Não tive coragem e acho que nem terei.

  • Ainda Suellen, perguntou sobre o Ice Coffee.
  • Descobri uma cafeteria que vende desse, gostei bastante, mas ainda prefiro o quente.

  • Thaisa perguntou sobre o Café Três Corações.
  • Continua muito bom e eles agora estão com uma versão Gourmet também. Não sei se naquele padrão de qualidade rígido, mas gostei muito. Usei dele muito para fazer as misturas com Melitta, Santa Clara…

  • Priscila perguntou sobre o expresso do McCafé.
  • O grão julgo ser muito bom, no entanto, percebi que eles pecam,E MUITO, na forma de preparo, o que prejudica o sabor. Achei frustrante, dependendo da loja.

  • Daninha perguntou sobre o café São Braz.
  • Não gostei. Para o meu gosto achei muito forte na intensidade da torra, muito amargo.

  • Ainda Daninha, indicou a loja Delta Expresso.
  • Outra grata surpresa, gostei muito mesmo, descobri dele em minha cidade e o forte dessa franquia são as variedadesde cafés das mais diferentes regiões. Uma sorte de safras… Obrigada pela dica!

  • Anônimo Procurando/Achando, sobre um café gourmet que comprou.
  • Não posso afirmar se a culpa é do adoçante, provavelmente sim. Mas você sentiu diferenças que são muito valorizadas, como corpo e retrogosto. No entanto, não fez diferença ou o surpreendeu. Me pergunto se você gosta realmente de café, ou se é uma pessoa de gostos mais simples mesmo, o que isso não significa que você esteja equivocado. Enfim, gosto é gosto, talvez sua expectativa foi alta também.

    Outros que experimentei e gostei muito foram os cafés da marca “Arte Café” e “Café Cristina”.

    Dentre algumas coisas que estavam na minha lista de experiências e aquisições era a Moka. “Moka Express” é uma cafeteira italiana criada pelo engenheiroAlfonso Bialetti em1933.Mais tardeo modelo foipatenteado por Luigi De Ponticom o nome de seu criador, Alfonso Bialetti. “Bialetti”, inclusive, é o nome de sua empresa que continua produzindo o mesmo modelo até os dias atuais. Seu modelo original é de alumínio e possui vários tamanhos diferentes, dependendo da quantidade de porções. Outras fábricas produzem também essa cafeteira, com a vantagem de serem feitas de outro material, como o aço inoxidável, por exemplo.

    Basicamente essa cafeteira é uma mini panela de pressão, onde a mistura de água e vapor alcançam temperaturas superiores aos 100 °C. Assim, se extrai uma quantidade maior dos óleos e essências do café, e dependendo de sua qualidade, tipo de torra e moagem, o café extraído será mais encorpado, cremoso e com sabor mais apurado, comparando ao café coado.

    Outra descoberta pessoal nesse tempo foi o Café Grego ou Café Turco.Ele recebe essas diversas denominações, pois é um tipo de café mais antigo na sua forma de preparo, tradicional da Turquia ede diversos territórios que foram do Império Otomano. E cada um desses países onde o café é preparado desta forma atribui a si próprio este método de preparação. Desta forma, existem tambémas designações, Café Armênio e Café Árabe.

    Esse tipo de café é feito a partir do café moído com consistência de farinha fina, ele não é coado, é decantado. Para o preparo, utiliza-se o Ibrik que é uma cafeteira/bule feito de cobre, estreito nas bordas e com um pegador fino para o manuseio. Na Turquia temperam com Cardamomo e, apesar de teoricamente ser a mesma coisa para esses países, senti muita diferença na forma como preparam o Café Grego. Posso afirmar sem dúvidas que foi o melhor café que já tomei em toda a minha vida. Também muito saboroso, encorpado, pude jurar que era feito com chocolate, porém me garantiram que não. Uma pena que ainda estou apanhando para aprender a fazer.Para quem tiver interesse, alguns cafés especializados vendem desse. E para quem gostar, acredito que vendem o material e o pó nessas lojas de produtos árabes.

    Como não é coado, depois de preparado, é aconselhável aguardar cerca de um minuto antes de consumir o café para que os grãos se depositem no fundo da xícara. Uma vez servido, não se deve mexer o café, para evitar que os grãos se espalhem na bebida. Por isso ele é adoçado antes do preparo e deve-se parar de beber quando sentir os grãos na boca, deixando a borra resultante no fundo da xícara. Essa borra também pode ser utilizada para fazer a leitura da sina, como um oráculo… Mas essa parte eu pulo, não é o foco aqui.

    Muito se questionam sobre o nível de cafeína do café produzido por esses tipos de preparo que relatei hoje, e como falei no texto anterior (não querendo ser repetitiva), mas existe a ideia equivocada de que o café expresso também, por ser mais encorpado, com mais saborpossui mais cafeína.Curioso, que fui informada por pessoas de Atenas que o Café Grego é o único café autorizado pelos médicos aos pacientes que possuem restrições com cafeína, consideram esse tipo de café o mais saudável de todos.O fato é que a cafeína é hidrossolúvel, e o café coado ao ter maior tempo de exposição do café à água, também extrai uma quantidade importante de cafeína. Por isso expliquei tantas vezes que quanto mais você coar o café, mais cafeína extrairá para a sua bebida. Uma pequena comparação: em 30 ml do café do McDonald’s, possui 9,1 mg de cafeína. A mesma quantidade de café da Starbucks contém 20,6 mg da substância.

    Alguma coisa nos fez acreditar que por ser mais escuro e ter mais sabor e corpo, esse café teria mais cafeína. Acho que ao pensar em café deveríamos pensar como se estuda química, nos inversos, pois nem sempre o mais concentrado e o mais escuro significa maior concentração da tão temida cafeína. Isso se dá porque no processo da torrefação há a queima dessa substância, então temos outra ideia equivocada, que é o café de torra clara ter menos cafeína que o de torra escura.

    Para o café coado ser valorizado em todo seu aroma e sabor, além da qualidade do café, não deixe a água ferver. Na primeira bolha o fogo deve ser desligado. Em seguida, ao despejar a água no coador com o café, você deve tentar simular uma máquina de café expresso, derramando lentamente de forma que o pó fique todo molhado, após essa etapa com o pó todo molhado, você poderá despejar o restante da água num ritmo normal (se assim desejar) para não esfriar. Ao fazer isso você extrai os óleos do café com mais eficiência, pois você promove uma homogeneidade no momento da extração, sem agredir o pó. Quando você não faz isso, você coa o café de maneira heterogênea, extrai menos essências e coa mais em outros pontos do coador.

    A parte técnica de como trabalha o barista, instrumentos, e todos aqueles outros detalhes, deixarei para outro momento, gente. Que honestamente não sei se terei esse tempo. Mas espero novamente ter contribuído para o seleto e refinado paladar dos senhores, agora que também temos postagens sobre vinho e whiskies… CÓF, CÓF, CÓF…

    Lichia Saad

    Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

    Desfavores relacionados:

    Etiquetas: ,

    Comments (30)

    • Olá lichia, observo que os orifícios na boca da garrafa térmica ficam com uma borra branca e transparente. Noto que na garrafa que coloco Café normal isso não ocorre. Saberia me dizer se isso é normal com os cafés descafeinados e por que isso ocorre?

    • Juntando o melhor dos dois mundos, estava até me esquecendo: whisky e café! Já ouviram falar no Irish Coffe? Meio que em qualquer café gourmet/chique por aí tu tens no cardápio, mas tu mesmo pode fazer em casa: É um mix de café (2 dedos num copo grande), com uma dose de whisky (preferencialmente 12 anos single malt ou bourbon!), uma pitada de açúcar e chantili por cima. É um sabor bem sui gêneris, bastante interessante pra quem quer experimentar algo novo.

      • Sim, Suellen, eu particularmente gosto muito e até com aquela máquina da Nespresso eu misturo as capsulas, principalmente nos dias em que preciso dar uma turbinada e acordar na marra. Tem que testar e ver como te agrada.

        • Ahhhh a máquina da Nespresso… Tenho gasto quantias consideráveis nessa filhadaputa…

          Minhas últimas descobertas: Bukeela (bem suave, com cheiro e gosto de cítricos – pra mim é laranja) e o Fortissio Lungo (que é médio, mas tem um gosto engraçado, complexo – pra mim ele é “salgado”).

          Estou me divertindo muito com isso…

          Quem quiser receitas com café, dá uma navegada no site da Nespresso que tem coisas bastante interessantes: http://www.nespresso.com/ultimate-coffee-creations/BR/pt/search/all.html

          Lichia, parabéns pelos textos… Graças a você eu tirei vários pré-conceitos de marcas de café mais baratas e bem gostosas.

          • Sim! Meu professor do curso de barista falava que ganhar uma máquina da Nespresso era um presente de grego.

            Na época que eu tinha facebook tinha a página da Nespresso lançava receitinhas baristas toda semana. Muito bom!!

    • Gente, bom dia!
      Acho que o meu word não gosta do word do Somir. Me refiro às “palavrasjuntas”. Foi mal aí gente…

    • Lichia, eu tenho uma cafeteira Moka e uso raramente, porque você falou que não deve deixar a água ferver para fazer o café.
      Pergunto-lhe: essa cafeteira não ferve a água pra que suba pelo filtro onde está o café?
      Abraço.

      • Oi Thaisa! Sempre me foi explicado que a água quando ferve na panela perde oxigênio e isso interfere na acidez do café. Isso também é uma orientação dos amantes de chá… Quanto à moka, não tenho certeza, mas pela lógica, acredito que não chega a perder oxigênio antes de entrar em contato com o pó, pois aquele compartimento funciona como uma panela de pressão. Se há perda de oxigênio, é minima comparada a uma panela ou bule que possuem uma vasta área aberta de contato com o ar do ambiente.
        Gostei da sua pergunta, mas mesmo assim vou checar com o homem que foi meu professor.

    • É… vinhos e whiskyes é comigo, além de alguns segredinhos da alta gastronomia italiana e francesa! Hehe
      Muito bom saber que tem uma “turma” com sabor refinado aqui na RID! rs

    • Muito boas as dicas, especialmente no preparo. Sempre deixo a água ferver e ponho o pó na água, nao no coador(nao gosto de filtro de papel). Voce poderria escrever outro texto, informando sobre os beneficios do cafe, a quantidade indicada, bem como os maleficios?

      Estou curioso quanto ao cafe turco, mas acho que nao poderei encontra-lo na Bahia.

      Muito pratico seu texto. Parabens!

      • Escrevo sim, mas no momento tenho andado muito ocupada e pode demorar um pouco. Quero aproveitar para checar as informações que já tenho e ver o que os médicos e nutricionistas falam.

        Quanto ao café, eu acho que há restaurantes de comida árabe que servem desse tipo, ou então, em alguma viagem que vc fizer, procure se informar onde vc pode encontrar.

    • Lichia, vc sabe se criança pode ficar tomando café? Porque minha mãe sempre teve hábito de me dar café com leite desde criança e por isso tb dou pra minha filha, mas agora ela me vê bebendo e quer tomar puro. Experimentou e achou bom. Será que faz mal?

      • Não é algo absoluto, mas os cardiologistas e arritmologistas falam que até uns 10 anos a criança ainda é muito taquicárdica, o que não é recomendado introduzir o café, pois é estimular demais. E se você pensar bem, criança já toma coca-cola, guaraná, achocolatado e come chocolate. São alimentos que possuem doses de cafeína e estimulantes. Dar café nesses casos é dar muito estímulo sem necessidade, entende?

        A partir dos 10 anos já pode introduzir, porém em pouca quantidade e avaliar se é necessário mesmo. Isso depende muito da criança, da dose e de cada caso. É uma substância que ajuda no aprendizado, mas tantos outros alimentos possuem efeitos benéficos para atenção e aprendizado. Precisa ponderar o fato das crianças hj serem muito estimuladas, agitadas e aceleradas, inclusive tecnologicamente. O que o bom senso demanda é que deixe isso mais pra frente mesmo.

        Agora só falta eu checar com a nutricionista. Me aguarde!

    • Café do Ponto é muuuito bom! Tanto o Gourmet quanto o comum. O Melita Extra Forte também. Até pelo cheirinho a pessoa já sabe que vai gostar. Eu já tive uma cafeteira Moka, mas eu não sabia usar direito e o café ficava com gosto de queimado. Acabei trocando por uma elétrica mesmo ou na pressa vai no coadorzinho direto na caneca.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Relatório de erros de ortografia

    O texto a seguir será enviado para nossos editores: