Não disse.

Não confundir com “Não disse?”. Estou aqui para falar sobre algo que eu previ errado mesmo. Na última pesquisa Datafolha, Aécio Neves chegou na “margem de erro” em disputa com Marina Silva pelo segundo lugar. Eu previ que não se alcançaria mais a crente ecochata assim que ela chegasse no segundo lugar, e pelo jeito… vai ser alcançada sim.

Eu já estou apostando num segundo turno entre Dilma e Aécio há uns quinze dias, mas como não comuniquei, vocês vão ficar com minha imagem de futurólogo eleitoral de meia pataca. Em minha defesa, aparentemente todo mundo estava no automático, batendo na Marina por obrigação social mesmo. Só agora deve estar caindo a ficha do erro que eu e tantos outros cometemos: achar que os números de Marina eram os seus reais quando disparou em segundo lugar.

O povo brasileiro é ainda mais volúvel do que se imaginava. A pancadaria funcionou. Dilma recuperou sua vantagem, inclusive no segundo turno (onde chegou a perder em algumas parciais); Aécio sobe de pouco em pouco, mas pode muito bem bater a carteira da fanática acreana. As pesquisas ajudaram demais.

No final da Agosto, Marina empatou com Dilma. Segundo o mesmo Datafolha, 34% para ambas. Naquele momento, e isso é importante aqui, quase 10% dos eleitores não tinham a MENOR ideia de quem era a pessoa em quem diziam votar. Porque para perder tanta intenção de voto em tão pouco tempo, certeza que foi gente percebendo a merda que ia fazer.

Marina já exalava esse ar de ‘na hora eu descubro o que fazer’ desde a eleição passada, não deu motivo nenhum para parecer mais preparada de lá para cá, e mesmo assim um décimo da amostragem das pesquisas ainda sim não sabia quem era esse ser humano em quem depositariam a confiança do cargo mais importante do país.

Porque é certeza que não foi o ‘crentismo’ que espantou tanto votos, em terra de analfabetos funcionais e científicos, fé é algo positivo. Marina caiu e ainda vai cair mais porque ficou claro para muita gente que o cargo estava um pouco acima de suas capacidades. Agora, repito: como é que diz que vai votar nela se basta meio peteleco do PT e do PSDB para te fazer mudar de ideia?

Não me entendam errado: estou feliz que ela está caindo pelas tabelas. Mas é bizarro perceber como aquele avião desgovernado influenciou a sucessão governamental. Eduardo Campos fez a coisa certa na hora errada: se o avião tivesse caído um pouco depois, Marina seria presidente. Deu tempo de desconstruírem (palavra bonita para ‘sentar o pau’) sua candidatura.

E nem precisou tirar esqueletos do armário, Marina não teve força mesmo. Como é que um ser desses passa algumas parciais de pesquisa já no último mês de campanha como vencedora da disputa? Se queriam uma presidente como Marina, nada do que foi revelado e jogado contra ela deveria fazer muita diferença. Quando é que ela não foi confusa?

Estamos vendo agora que aqueles supostos 30% que seriam dela mesma, nos quais eu me baseei na análise anterior, nem esses ela tem. As pessoas mal sabem em quem estão votando, não tem identificação com candidato algum. Agora é tudo sobre o tal do voto útil.

Voto útil é o refúgio dos desesperados, e… puta que pariu, como tem desesperado neste país. A massa que possivelmente vai migrar de Marina para Aécio nos últimos minutos simplesmente não sabia em quem votar. Acho digno não dar voto para a Dilma votando branco ou nulo, mas prestar atenção em duas ou três pessoas uma vez a cada quatro anos é pedir demais?

Quando temos tantos votos úteis, as pesquisas começam a definir eleições. Com tamanho acesso da população à informação, cada vez mais raro achar gente que não se deixa influenciar por elas. Isso vai criando aberrações como a explosão de votos de Marina, e agora sua queda praticamente inexplicável.

Oras, não imputaram à Marina nada que não se sabia. Se a estratégia dos outros dois foi chamá-la de indecisa e confusa, desconstruiu-se o quê? O caso a se notar foi justamente o elevado número de pessoas que simplesmente não percebeu isso quando se disse eleitor potencial dela. Queriam votar em alguém que não fosse PT ou PSDB, mas com alguma chance. E por incrível que pareça, isso já foi o suficiente!

A gente por aqui sempre teve a placa de PARE ligada à religião dela, estávamos, como ainda estamos apenas decidindo o candidato menos pior. Mas no resto do país o grau de exigência não tende a ser tão elevado. Se votaria na Marina porque sim, qual a diferença de votar em Dilma ou Aécio pelo mesmo motivo? Um saco quando a disputa presidencial vira espelho do mercado financeiro: especulação, boatos e valores virtuais. A porra do cargo máximo de uma nação disputado na sorte.

Passo longe de ter certeza que Aécio consegue abocanhar o segundo lugar, mas com o desempenho errático de Marina, isso finalmente começa a parecer mais plausível. Essa última pesquisa vai influenciar mais milhões de eleitores que mal sabem o que querem, além, é claro, de votar logo e terminar logo com o domingo de lei seca.

Sei que estou parecendo chato reclamando até de quando a candidata que eu não queria ver ganhando nem par-ou-ímpar começa a perder, mas a gente se sente otário por se preocupar em quem votar quando tanta gente parece não dar a mínima. Sério, não canso de repetir: como é que não sabia que a Marina essa isso? Como é que diz que vai votar nela?

Acredito que mesmo que ela vá para o segundo turno, o perigo maior já passou e Marina não deve ganhar mais. Incrível como o brasileiro médio conseguiu nos deixar temerosos por algo PIOR que o PT. Ainda bem que eu errei a previsão, mas, puta que pariu, como passou perto.

Para perguntar quanto o Aécio está me pagando, para perguntar quanto a Dilma está me pagando ou mesmo para dizer que é maconheiro e vai votar no Eduardo… o Jorge: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (46)

  • De novo: “Não disse?!”

    NUNCA, NUNCA votem ou mudem suas ações ou opiniões de acordo com pesquisas.

    Aécio 2º turno.

    • Você acha que foi apenas uma pesquisa manipulada? Eu credito isso ao puta tiro no pé que Marina deu, divulgando um programa de governo que previa casamento entre pessoas do mesmo sexo e menos de 24h depois dizendo que “desculpa, foi engano, não pode casar não”

      • Voce acha que o Aécio ganhou da Marina só por este motivo?

        Ela é fraca em vários outros sentido e teve mais erros na campanha, não foi só por este. Mas nunca duvidei que o Aécio puidesse passar dela, mesmo com pesquisas, midia e vcs dizendo o contrário.

        • Marina é fraca não em outros, mas sim em TODOS os sentidos. Mas isso não a impediu de liderar as pesquisas. Não acho que Aécio tenha vencido , a Marina é que perdeu. Ela cometeu o maio dos pecados: foder com intocáveis, pir sinal, um dos grupos que está mais em alta, os gays. Qualquer um que faça isso se afunda.

          • Talvez até possa ter razão. Mas prefiro não acreditar nisso. Prefiro naõ acreditar que com TANTA coisa em jogo na escolha de um presidente, as pessoas realmente só consigam se importar com casamento gay, como se isso fosse tarefa do executivo e o mais importante que temos no momento pra resolver.

  • Embora possa parecer estranho de minha parte, eu esperava, especialmente quando vi a péssima campanha eleitoral da Marina. Conversando com uns chegados, dizia se a crente teria gás o suficiente para manter-se na briga por dois meses, e ouvia que era questão de tempo para cair a “”fixa”” do povo… a Marina se quer tem equipe para governar, ela é muito volúvel, o partido é uma legenda de prostitutas e politiqueiros… Bom vamos ver agora se o Aécio tem futebol para reverter este quadro num eventual 2º turno.

  • Se este monte de gente que é íntima do poder tiver de fato meio cérebro de ostra dentro da cabeça, teriam os famosos ‘planos de contingência’. Eu acho que o plano mais A do que B, embora o A seja provavelmente tentar ‘ganhar a eleição’, é aquele clássico que estamos assistindo há mais de dez anos: NÃO EXISTE OPOSIÇÃO, NO SENTIDO LITERAL DA PALAVRA, AO GOVERNO.

    Ou seja, se estão tentando aprender pelo menos, os próximos 3 anos vão ser o descenso dos ‘países em desenvolvimento’ versus a ascenção de novas confluências mundiais de poder. O ‘Brazil’, vai cair MUITO, tanto em números de economia quanto de outras coisas: eu prevejo situação até pior do que a Argentina, porque na minha opinião argentinos tem no mínimo 0,0001 % a mais de educação que os brasileiros (tem “A.M.” entre os argentinos? Um dia queria ver um texto sobre isto aqui…), e principalmente porque ‘maior o cara, maior o tombo’.

    Aí, vem o trabalho de fazer o que o PT fez de maneira brilhante ao final das crises de foder país rico, porque agora as crises vão ser de foder país pobre. Tem que ser muito ruim de política o pessoal que se diz de oposição pra perder esta oportunidade. Por outro lado, tem uma galerinha nova aparecendo por aí no cenário (o tal do Novo por exemplo) que PODE, não tenho certeza também, oportunamente pegar esta onda.

  • Em algum comentário, eu disse que Dilma seria reeleita, nao por mim, mas pelos bolsistas-familia.

    Meu voto em Marina continua de pé, apesar de tudo. Ela e Dilma sao comandadas pelo chefe: a diferença é que a Dilma é controlada pelo pastor do capeta. Lulalá!

  • Somir esta começando a acordar, ja abriu o primeiro olho.
    Então, pra te despertar, vou deixar claro:
    “NINGUÉM LIGA PRA PORRA NENHUMA AQUI”

    • Fazendo a coisa ERRADA pelo motivo errado, vc quer dizer, né? Não querendo defender a Dilma, mas sim o pensamento crítico, ânsia de vômitos à parte (não pelas imagens das execussões, mas pelo discurso do Malafaia), consegui ver o vídeo inteiro e, claramente, ele cria um “espantalho”. Pega 10 segundos de discurso da Dilma e contextualiza da maneira que ele quer, fazendo a associação absurda entre um discurso originalmente de respeito a fé alheia (porque islamicos são sim reprimidos no ocidente, apesar de isso ser causado de fato pelo comportamento de extremistas, mas não se pode generalizar e estereotipar) e apologia ao terrorismo. Non-sequitur e falsa dicotomia RULEZ, típico do discurso de pastores.
      Toda religião (ok, raríssimas excessões) pode (e será) usada como instrumento político. O Estado Islãmico quer matar o papa? Pois o papa matou Giordano Bruno e muitos outros quando sua igreja tinha, no ocidente, poder equivalente ao do islã em certas partes do oriente atual.
      E crentes são tão fundametalistas e preconceituosos quanto, só não possuem ainda o poder, a massa-crítica, para o mal aflorar. Vide homossexuais apanhando na rua.
      Quer fazer a coisa certa mesmo? Não mistura política com religião. Aliás, não mistura religião com nada.

      • Caro senhor, cê acha de verdade que alguém que se identifica como Unholy Diver em algum lugar é religioso?
        A coisa certa a qual me refiro é tentar deter o avanço de Dilma de alguma forma, e quanto ao discurso do Malafaia, não podia esperar nada além do que ele falou, uma caralhada de baboseiras com tom religioso.

        “Eu sou Ateu e quero mais que todos os teístas se fodam”- Kiro

        • De maneira alguma! Se passei essa impressão no meu texto (achar que vc é religioso) foi sem querer. Relendo, penso que telvez tenha sido em “[…]quando sua igreja tinha[…]”, mas a intenção do “sua” aí é “a do papa”. Ou no fim, “quer fazer a coisa certa[…]”, se refere a coisa certa pro Malafaia fazer.

          Mas quanto à coisa certa a qual vc se refere, discordo. Não que deter a Dilma seja ruim, mas é irrelevante. Seria algo bom se houvesse alguém decente pra assumir a ponta, mas numa eleição em que escolheremos o menos pior, simplesmente foda-se.

          “Ja que pisou na merda, abre os dedo” -Clarice Lispector? Hehehe

          • Bom, eu vejo deter a Dilma como algo bom justamente pra que dê uma chance do Aécio conseguir chegar no segundo turno (porque se for a Marina eu sinceramente prefiro votar na Dilma) e tirar do poder o partido que compactua com os regimes mais anti-democráticos do planeta.E claro, pra tentar acabar com essa ditadura velada.

            • Bem…mesmo que Aécio perca, se ele tiver um bom número de votos, volta mais forte em 2018.

              Entre Marina e Dilma, também fico com sua posição.

          • e você quer que os candidatos(e o país) melhorem como se você simplesmente liga o foda-se?revolução popular(hahahaha)?Mágica?

            • E se eu não ligasse o foda-se, vc acha mesmo que faria alguma diferença? Neste país? Não sou tão otimista.

              Não tenho essa esperança de que melhorem. E não acredito também que uma eventual melhora no país poderá ser atribuída a ações políticas. É o brasileiro que fode com a coisa toda, e isso abre variáveis incontroláveis, por serem muitas, à “equação melhora”, de modo que acredito que o resultado final seja um sistema fortemente estocástico, e não determinístico, nos tirando qualquer chance de agir para que ele melhore. Muito mais quando vamos escolher entre Dilmão, que já provou-se um desastre, a Crentecochata, e o Mr. Carrerinha-daqui-até-Tupã, pra sintonizar os botões desse sistema. Me diz como NÃO ligar o foda-se?

              A melhora que eu gostaria de ver é no brasileiro, mas esse tipo de coisa leva séculos pra mudar, isso se mudar pra melhor, pois pra mim, estamos no momento na descendente.

      • A gente até tenta não misturar religião com o resto, mas o que fazer quando não é ‘a gente’ que mistura, e sim políticos e radicais assassinos?

        Agora defender a Dilma dizendo que tiraram do contexto o que ela disse?

        Os Estados Unidos bombardearam não uma nação ou um grupo religioso, mas campos de treinamento do grupo E.I.; isso é fato. No momento em que ela critica essa ação, expandindo e associando a ação a um preconceito ao islamismo, ela esta na melhor das hipóteses fazendo demagogia barata e tentando se aproveitar politicamente do caso. Ou sob outra perspectiva, se ela está defendendo o islamismo aproveitando um caso de ‘abuso bélico’ específico contra o E.I., ela esta defendendo o E.I.!

        Mas como tentar contextualizar algo, e ser menos crítico quando a politica externa do Brasil nos últimos anos tem se aliado com os menos democráticos países do mundo, como Cuba, Venezuela, Irã, Coreia do Norte, e perdoando dívidas de alguns ditadores da Africa?

        Quer fazer a coisa certa? Não mistura sua esperança de um país melhor com o PT no governo.

        • Oops, não tentei defender a Dilma não, tanto que deixei explícito isso no começo. Sim, concordo que ela estava fazendo demagogia barata, aliás, ela é sempre esse nojo quando fala “internacionalmente” (lembra do pití no caso Snowden dela dizendo “o Brasil sabe se defender, Obama” hahaha se soubesse, não tava sendo espionado, troxa).
          Me limitei a criticar o discurso do Malafaia. Apenas. Ele descontextualizou sim, e esse tipo de estratégia me enjoa.

          Não importa o que os EUA bombardearam. Que direito eles tem de bombardear e ficar pagando de bonzinho sendo que só estão defendendo os próprios interesses lá também? Fato, é que esse tipo de ação gera ódio e preconceito contra islâmicos “pacíficos” que vivem no ocidente (não só, óbvio, mas são os que sofrem mais, por proximidade) pq os caras são pintados como inimigos e a diferença cultural é visível, donde um estereótipo é aplicado pela massa anencéfala, donde injustiça. E pelo que eu entendi, esse era o ponto dela.,

          Como eu disse na resposta ao Unholy Driver, acima, acho que passei a impressão errada com minha frase final. Mea culpa. Minha intenção era que se interpretasse a pergunta como direcionada retoricamente ao Malafaia, não a quem estivesse lendo.

          Acho que é melhor não misturar a esperança de um país melhor com o Brasil mesmo, a doença já é, há muito, crônica.

          • Ou melhor, eu não diria “demagogia barata”, mas sim “demagogia hipócrita” pois acho que ela de fato não dá a mínima pra isso, mas tava se a proveitando do microfone pra parecer fodona.

          • Não acho que vc passou a impressão errada com sua frase final; acabou passando (pelo menos pra mim) a impressão errada com quase tudo.

            Achava que era daquele tipo intransigente e semi radical.

            Vejo que é bem mais ponderado do que imaginava. Gente assim acrescenta, mesmo (ainda bem) que não repita o mesmo discurso que o meu.

            • Como eu disse pro Unholy Driver, abaixo, entendo ficar na defensiva e tender a interpretar replies na internet pós-inclusão digital como ofensivos (caso exista margem), pois esses “intransigentes semi-radicais” sempre surgem. Mas poxa, estamos no Desfavor, e minha ortografia não é tão mal assim vai… pelo menos não tanto como geralmente é (marca registrada) desses “encrenqueiros”.

      • PS: Olha só que ironia, o cara tira a minha frase do contexto que sequer existia e logo em seguida critica alguém que faz o mesmo.

        • Se o contexto sequer existia, não tem como eu ter descontextualizado. Eu me baseei no Bit de informação que vc passou e, concordemos, o Malafaia fazendo a coisa certa é algo que chama a atenção, heheh, de fato chamou a minha, por isso resolvi escrever.

          Desculpa se soei ofensivo. Entendo ficar na defensiva e tender a interpretar replies na internet pós-inclusão digital pelo lado ruim…pois sempre aparece algum babaca. Não foi pretendido.

  • O sentimento que domina é a apatia eleitoral e a convicção de que nada vai mudar seja vitorioso quem for. Se o voto fosse facultativo, o comparecimento às urnas não passaria de otimistas 25%.

  • Pra quem estava em dúvida entre o que seria pior (Dilma ou Marina) pode ficar sossegado, vem aí mais 4 anos de ditadura velada.
    Sobre o movimento da eleição, essa era uma situação a qual eu previa: Dudu Campos morre e Marina sobe que nem rojão, depois vai caindo gradativamente. Mas confesso que já tinha dado essa previsão como tiro na água, me surpreendeu muito essa queda a 2 semanas das eleições e nada dava pinta de que tal queda aconteceria.

  • Eu acho que o seu erro na análise foi em QUEM estava votando na Marina. Não era o povão que não se importa com isso, esses vão acabar votando no Levy Fidelix “só pela zoeira” ou até acham bom a Marina ouvir um pastor. Quem correu pra ela quando o Campos morreu foi o pessoal que se importa “só um pouquinho” a mais da média, mas ainda menos do que o necessário. É o pessoal metido a intelectual que tem na cabeça que “candidato tem de investir em educação, educação é bom, me falaram que é bom, essa aí vai investir em educação?”.

    Então ela começou a perder votos quando deixou o Malafaia comer o cu dela em público e quando a campanha agressiva do PT, PSDB e PSOL chegaram no ouvido dessa gente. Esses foram os votos que se esvaíram pros outros candidatos – esses e os de quem foi na Marina na intenção de tirar o PT, especialmente agora que o Aécio está dizendo publicamente que é o “voto útil” contra o PT – puta proposta de governo, aliás: votem em mim que eu tenho chance de tirar os outros.

    Nessa confusão toda, só resta lamentar que ninguém liga pro Eduardo Jorge. Incrível como ele é o melhor debatedor de todos os candidatos (fala meio enrolado e apressado, mas o conteúdo dele é o melhor). Talvez daqui a 4 anos um avião caia de novo e ele tenha mais chances…

    • Pois é, NUNCA vou me interessar por maconha e votei nele por isso mesmo – não recuou nem na TV Aparecida – talvez daqui a 4 anos caiam dois ou três e ele pelo menos consiga “dois dígitos”… :/

  • O mais engraçado é que se compararmos o início e o fim das trajetórias, respeitando as margens de erro, praticamente não aconteceu nada. Tem descrição melhor para essa campanha? NADA aconteceu. Acho que foi a campanha mais pobre em termos de idéias de todos os tempos. Quando os grandes destaques são Silas Malafaia e Levy Fidelix, tem alguma coisa MUITO errada. Parte do PT apostou na desmobilização e no cansaço, e deu certo. Um monte de gente não vai votar, e que for votar vai decidir seu voto em critérios absolutamente subjetivos.

    • As coisas não seguiram um rumo normal: um candidato morreu e sua sucessora cometeu uma cagada histórica que lhe custou a eleição (se desdizer a mando de um pastor).

      Agora as coisas estão da pior forma possível: ninguém vai ganhar da Dilma… pqp

      • Em algum post desses sobre o Eduardo Campos eu havia feito uma previsão também, de que ela acabaria com aproximadamente 20% dos votos.

        Achei que tinha errado… mas to começando a desconfiar que não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: