Natureza torta.

Olá, e sejam muito bem vindos à minha palestra sobre os rides. Rides – para quem não tem tanta familiaridade – são pequenos animais encontrados ao redor do globo, mas com sua principal concentração em terras brasileiras. Inimigos naturais dos beemes, os rides formam pequenos e dinâmicos grupos familiares que são a base de sua sociedade.

Há seis anos acompanho uma dessas famílias. Tarefa dificultada pelo local de difícil acesso escolhido pelos animais. Apelidei o grupo de desfavor pelas constantes desavenças enfrentadas por eles, internas ou externas. É impressionante a tenacidade desses seres diante das agruras da convivência.

Apesar de não haver um apurado senso hierárquico entre o grupo, dois espécimes se destacam do bando: apelidei-os de Sally e Somir. O casal foi o pioneiro na ocupação do território, e responsável por atrair o restante do grupo. Sally é uma fêmea que compensa sua pouca força física com ferocidade e astúcia impressionantes. Somir não se enquadra exatamente no estereótipo de macho-alfa, mas consegue exercer um considerável grau de controle sobre o grupo com constantes ameaças de inutilizar todo o habitat da espécie.

A dinâmica entre os dois é curiosa: mesmo com insistentes brigas por poder e influência, ambos parecem mais unidos com o passar do tempo. Talvez tenham a capacidade de perceber que seus esforços conjuntos tornam todo o grupo mais resistente às constantes ameaças enfrentadas, talvez acreditem que sem o outro não haveria mais motivos para defender o território. Eu presumo que o dia em que um dos dois partir, o outro abdica do poder.

E falando em ameaças, não posso esquecer os beemes. Esse animal tipicamente brasileiro se reproduz descontroladamente nos mesmos habitats dos rides, tornando-se uma praga que coloca em risco a existência de toda sua espécie. Os beemes não são animais muito inteligentes, mas tem o hábito de caçar em enormes grupos. Embora não se organizem tão bem quanto os rides e sozinhos sejam praticamente inofensivos, os beemes em grandes grupos são extremamente agressivos, barulhentos e insistentes.

Aparentemente os sons emitidos pelos rides irritam profundamente os beemes, a recíproca sendo verdadeira. Quando os rides escutam os beemes, unem-se para controlar a cacofonia, mas ainda dentro de seu território. Quando os beemes escutam os rides, tornam-se extremamente irritados e fazem questão de invadir o território alheio para se fazerem ouvir.

Por diversas vezes o território dos rides do desfavor foi invadido por beemes, mas os danos foram essencialmente cosméticos, sem nunca ameaçar a existência do grupo. A preocupação que tenho é que a cada ataque os beemes são mais numerosos, fruto de uma desastrada campanha de incentivo à natalidade perpetrada pelos líderes beemes. O território dos rides ainda resiste, mas ainda temo que um influxo grande o suficiente de seus inimigos naturais venha a destruir completamente o habitat da espécie.

Mas estou aqui para mencionar alguns momentos muito interessantes da dinâmica interna do grupo dos rides. Aparentemente, para que o grupo se mantenha coeso e concentrado, os líderes preparam de tempos em tempos provações para seus companheiros de espécie. Um comportamento sem similares no resto do reino animal. Os rides são capazes de se auto-regular, principalmente diante da ameaça de infiltração de beemes.

Há alguns anos atrás, um considerável número de rides começou a demonstrar comportamentos típicos da espécie rival, exibindo-se em público e chamando mais atenção do que o devido. Alguns deles até pediram por uma exibição pública para definir o espécime mais atraente de cada um dos sexos. Os líderes do bando, contra tudo o que pregavam anteriormente, aceitaram realizar uma exibição de acasalamento.

Os rides aderiram em peso. Limparam uma área inteira para os participantes, criaram métodos de julgamento e até decoraram todo o território para os desfiles. Alguns rides desfilaram confiantes, mas outros pareceram mais atentos aos detalhes, desfilando com adereços claramente jocosos para o concurso. Os líderes mantiveram-se fiéis às suas promessas iniciais, mantendo a impressão de normalidade em tudo aquilo.

Mas havia algo além. Sally e Somir preparavam-se para punir os vencedores em segredo. Não havia prêmio, e sim uma dura lição de auto-preservação a ser aplicada. Mas eu disse que os rides são bons em se auto-regular: aqueles que desfilaram em tom de deboche com na demonstração foram escolhidos como os mais atraentes. Os líderes, percebendo que tudo havia se acertado no final, decidiram por não realizar a punição e se comprometeram a apagar todos os rastros dos desfiles.

Daquele dia em diante, todos os rides aprenderam a respeitar a ameaça dos beemes ao redor e não se expor mais do que estritamente necessário para manter todo o grupo protegido. Os rides não são tolerantes com fraquezas, mas fazem questão de não deixar os seus desamparados.

Em outra ocasião, os líderes perceberam que a maioria dos rides sequer consideravam a possibilidade de perder seu território. Participavam menos das atividades em grupo pelo excesso de confiança que o grupo estaria ali no dia seguinte. Essa era uma fraqueza que precisava ser combatida.

O plano de Sally e Somir? Dizer ao grupo que cobrariam recursos de cada um dos membros para continuarem morando no território. Aparentemente, esperavam uma grande revolta entre os outros rides e o fomento de um senso de unidade contra a medida. Prepararam-se para o pior, mas o que aconteceu depois os pegou de surpresa: os rides responderam se disponibilizando a dividir seus recursos com os líderes, praticamente em uníssono.

Os líderes dividiam seu território com os outros rides sem nunca cobrar nada. Pude perceber que a companhia os agrada profundamente. A sensação de unidade do grupo ficou ainda maior depois dessa demonstração de comprometimento dos rides para com seu território. Sally e Somir ainda não exigem nada além da companhia, mas ficou claro depois disso que se a necessidade surgir, os rides podem unir seus recursos para proteger sua sociedade.

Mas o caso mais impressionante de união dessa curiosa espécie aconteceu quando os pioneiros do grupo precisaram mudar seu território de lugar. O local anterior não era mais aceitável para o cada vez maior grupo de rides, e não oferecia todas as facilidades que Sally e Somir tinham em mente. Além disso, havia o risco real dos beemes conseguirem invadir de vez o território antigo. Temendo que sua casa fosse destruída a qualquer momento e sem nenhum aviso, os líderes começaram sua migração.

Os rides ficaram sem uma casa por mais de um mês. Era de se esperar que seres tão independentes procurassem seus próprios caminhos sem ter uma casa para chamar de sua. Sally e Somir procuraram um novo local e fizeram tudo o que podiam para deixá-lo agradável para os outros rides. Esperavam ter de reconstruir o grupo do zero, mas acreditavam ser possível desde que se mantivessem juntos. É verdade que durante essa procura por um novo território Sally quase matou Somir, mas como sempre, ambos conseguiram se reconciliar antes que fosse tarde demais.

Já preparados na nova casa, esperaram pelo retorno de pelo menos alguns dos rides com os quais compartilhavam seu território anterior. Esperavam pelo pior, mas foram mais uma vez surpreendidos: um por um, os rides começaram a se instalar no novo território. Não sei se animais podem sentir, mas Sally e Somir pareciam realmente felizes ao reencontrar seu grupo. Todos voltaram. O desfavor estava unido novamente.

Para comemorar, o grupo ganhou uma nova identidade e um novo grupo de leis para fazer a vontade dos rides estar sempre acima das ameaças externas. E agora num local ainda mais difícil para ser alcançado pelos beemes, a comunidade aumentou ainda mais, reforçada por movimento migratórios de outros rides. Atualmente, o grupo desfavor está mais forte do que nunca, enfrentando a ameaça constante dos beemes com uma comunidade unida.

Sally e Somir continuam seu esforço para manter o grupo unido e motivado, eliminando membros nocivos e avisando todos os rides sobre o risco de viver cercados de beemes, dia após dia. Muitos de vocês podem estar se perguntando o que eles ganham com esse trabalho todo, mas basta lembrar dos exemplos que eu descrevi para entender: eles fazem isso porque os rides valem o esforço.

Para dizer que não entendeu nada, para dizer que finalmente entendeu tudo, ou mesmo para dizer que não gostou de ser chamado de animal: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: