Dia da Mentira.

Hoje é o dia da mentira. Você sabe detectar uma mentira? Bem, olho no olho é fácil, tem linguagem corporal, tem diversos indícios. Mas… você sabe detectar uma mentira apenas com dados frios, escritos? Isso é importante na vida: agrupar informações, exercitar a coerência e a pertinência. Vamos jogar um jogo?

Organizei as informações em grupos de cinco, adotando um critério bem específico, onde apenas uma delas será verdadeira e o resto falsa. Quem gabaritar e acertar todas as respostas vai receber notícias minhas. Se você não receber, é porque não acertou tudo.

Acho humanamente impossível alguém ler seis anos de textos diários, reter tudo, cruzar os dados retidos e depreender as respostas. Para conseguirem um gabarito, será mais fácil trocar as informações que cada um lembra.

Vocês são capazes de cooperar? Vocês sabem detectar uma mentira? Vocês sabem cruzar dados e perceber incoerências? Vocês sabem colher dados externos e cruzar com dados obtidos aqui e perceber uma verdade? Em breve saberemos. Quem quiser deixe seu gabarito nos comentários ou debata sobre as respostas.

Que o jogo comece!

1° Grupo

a) Sally é loira natural
b) Somir tem uma tatuagem
c) Sally e Somir tiveram mais de um cachorro quando estavam juntos
d) Sally já bateu um carro do Somir
e) Sally e Somir tem uma conta conjunta que perdura até hoje


2° Grupo

a) Ainda existem pertences da Sally na casa do Somir
b) Somir chegou a morar por um tempo no Rio de Janeiro
c) Sally chegou a morar um tempo em Campinas
d) Somir tem olhos claros
e) Sally fala italiano


3° Grupo

a) Somir e Sally chegaram a reatar o relacionamento depois de terminar
b) Somir e Sally estão juntos até hoje em segredo
c) Somir e Sally são casados
d) Somir e Sally são divorciados
e) Somir e Sally tem um filho


4° Grupo

a) Rafael Ilha entrou em contato com Sally em off e ficaram amigos
b) Rogerio Skylab entrou em contato com Sally em off e ficaram amigos
c) Eduardo Sterblitch entrou em contato com Sally em off e ficaram amigos
d) Rosana Hermann entrou em contato com Sally em off e ficaram amigas
e) A família do Alborghetti entrou em contato com a Sally e pediu que ela pare de brincar com o nome dele


5° Grupo

a) Desfavor já foi citado em um programa de TV
b) Desfavor já foi citado em um jornal de grande circulação
c) Desfavor já foi citado em uma revista e grande circulação
d) Desfavor já foi citado em um livro famoso
e) Desfavor já foi citado em um Registro de Ocorrência na delegacia


Feliz dia da mentira.

Para não confiar e ficar procurando/apontando armadilhas na postagem de hoje, para achar que, só de sacanagem, quatro informações são verdadeiras e apenas uma é falsa ou ainda para revelar que a grande verdade é que Sally e Somir são uma pessoa só: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (67)

  • Na verdade vc (as vezes acho que é só um forever alone se passando por 2 pessoas) não passa de uma grande fraude que fica se aproveitando, trolando e rindo as custas de leitores que admiram e respeitam os textos. Os impopulares são só marionetes inocentes em suas mãos. Gosto dos textos mas não confio em nada que supostamente são fatos reais que aconteceram. Nunca existiram uma sally advogada nem um somir publicitario, são só personagens inventados e bem construidos pra parecerem reais, bons escritores fazem isso e pesquisam bastante pra saberem montar bem o personagem.
    não vou perder tempo tentando descobrir verdades ou mentiras sobre vc simplesmente pq é impossivel. Continue com os excelentes textos! :)

    • Sarah,

      Também acho que é uma pessoa só. Ou um grupo de pessoas. Podem até ser só dois, mas com caracterísitcas que protegem os autores reais, como uma cidade diferente, uma profissão diferente, uma caracterísitca física diferente (Sally pode não ser tão baixa. Somir pode ser negro. Sally pode ser obesa. Eles podem ser só amigos. Podem nunca ter namorado. Um deles pode ser professor de educação física. Um deles pode ser um redator da Superinteressante (A Super copia muita ideia daqui. E sei que são eles que copiam, porque a revista publica depois do Desfavor). Também há a possibilidade de eles serem alguns dos comentaristas daqui.

      Enfim, deve haver algo fácil e específico para diferenciar autor de personagem. Ou não.

      Argentina-advogada-RJ-publicitário-produtos infantis-Campinas- dentre outras informações específicas poderiam custar o anonimato deles. Se forem mesmo um casal, devem ter um “pulo do gato”. Algo que os proteja de malucos. Algo que torne impossível encontrá-los. Talvez Sally não seja argentina. Pode ser que tenha vindo de outro país da América do Sul. Ou não. Pode ser que sejam exatamente como escrevem aqui. Talvez o nome do Somir seja Tiago mesmo. Enfim, a verdade nem sempre é verossímil.

      PS: Os impopulares são marionetes, sim. Tenho certeza disso. Mas inocentes? Não. Inocentes não ficam por aqui.

  • Marina, caso tenha lido um comentario onde elogiei sua maneira de escrever, vai lembrar que eu sou e continuarei sendo seu fã. Mas, analise estas duas citacões:

    “Seria uma grande incoerência se a
    Sally fumasse. Ela faz o tipo
    “saudável”, malha pelo menos uma
    hora por dia, tem uma alimentação
    balanceada e já cansou de falar nisso
    aqui no Desfavor.”

    Caso queira, poderá responder o que impede um dependente de nicotina (largar o cigarro, para mim, foi extremamente difícil) de fazer exercicios fisicos, dieta, etc.

    Agora, se desejar, compare com a sgunda citacao:

    “…Acho que boa
    parte do que escrevem aqui É MENTIRA .
    Ou melhor: é ficção.
    Acho que vocês MENTEM pela arte…” (o grifo é meu)

    Fiquei sinceramente confuso: ora, se o que eles, inclusive a Sally, escrevem é mentira, porque quando ela diz que tem um hábito saudavel e não fuma, apenas isto deve ser verdade?

    É claro que tais detalhes (da vida pessoal da Sally e do Somir nao sao tao importantes quando seus notaveis trabalhos e incriveis talentos), mas…bem, uma de minhas escritoras preferidas supostamente se contradisse e eu, como um admirador, quero entender.

    De qualquer forma, isto só aumenta minha estima e admiração pelo seu estilo, pois os cândidos mestres também erram.

    Sucesso!

    • Ivo,

      Você tem toda razão. Se estamos falando de um blog de ficção, não podemos buscar incoerências/coerências óbvias. A Sally pode ser a fumante e escrever contra o fumo. Pode ser obesa e escrever contra obesos. Enfim, não há como saber o que é verdade ou mentira num contexto de ficção.

  • Ainda da tempo?
    1 D
    2 E
    3 A
    4 B
    5 C

    Fiquei mais um dúvida na 5, mas escolhi C por ser a letra que faltava para que as letras nas respostas não se repetissem.

    Quando vai sair o gabarito?? Podiam publicar… Curiosos estão quase tendo um treco! (Tipo eu)

  • Eu me lembro uma vez que o Desfavor foi citado meio que indiretamente em uma página de um grande jornal… Acho que era o Estadão. Era sobre o boato de alguma celebridade, acho que Angélica… Sim! Um boato sobre a Angélica estar se sentindo desconfiada com o Luciano Huck, algo assim. Ai essa informação começou aqui, se não me engano. Por isso acho que a quinta é B

    :D

  • Não sou Friboi mas to na moda

    Eeeh a dona Sale lançou a bomba e ralou. Fica só rindo da cara de vcs. Bem troll essa ex gordinha!

  • Não sei identificar mentiras , não acredito em nada que vcs escrevem. Tudo fruto da imaginação fértil de vcs. Acho q são dois nerds solitários q só se conhecem virtualmente.

    • Não acho que sejam dois nerds solitários, não. Mas acho que boa parte do que escrevem aqui é mentira. Ou melhor: é ficção.

      Acho que vocês mentem pela arte (Siago Tomir é bom demais pra não ser ficção) e mentem pra se proteger da evasão de privacidade.

      Será?

  • A verdade é que é o Dia da Mentira, logo, não tem jogo nenhum. Se é o Dia da Mentira, como eu posso saber que alguma das frases é correta? Ou sequer se você vai mesmo responder ou dizer?

    Se é o Dia da Mentira, é incoerente que a Sally vá contar alguma verdade, nem que de brincadeira. Não há razão para acreditar que o começo do texto não faça parte dos “dados frios” onde a gente deveria exercitar a mentira, assim como não há razão para supor que nenhuma das coisas que vocês já disseram por aqui seja verdade.

  • 1) C
    2) C
    3) A
    4) E
    5) E

    Ainda acho que o próprio post é uma mentira. O fato e ter 5 grupos, com cada grupo tendo 5 afirmações é suspeito. Algo como um grupo todo ser verdadeiro e o resto tudo falso (nesse caso acho que o grupo 5 é o verdadeiro). Enfim…

  • corrigindo a prova

    Já é dia seguinte e não tivemoa o gabarito. Qual a média pra passar? Porque são 4 verdadeiras e 1 falsa e a única que causou divergencia foi a questão 5.
    Tirei 9 e passei!
    Nheh

  • Pilha jamais entraria em contato com Sally em off, porque ele não sabe fazer nada em off. Tudo o que ele faz é explícito, é intenso, é pra plateia, é pra causar.
    A não ser que Sally faça um bico de traficante. Será?

      • Os membros de longa data poderiam colaborar com informações que nós não temos, hein?

        Acho que só a Suellen e o Chester são capazes de gabaritar.

        • Respondo apenas uma questão: Somir tem os olhos do Paul Newman. Não vou dar uma de Paulo Roberto Costa, até porque nem delação premiada ganharia em troca. Pelo contrário, o que me pede colocaria de novo a amizade com Sally em risco, que já havia anos antes deste blog surgir. Sobretudo o primeiro teste, o qual, respondido, traria à tona mágoas e ressentimentos que devem ficar no passado.

          • Não sabia que a sua amizade com a Sally já esteve em risco.
            Nem imagino qual é a importância do primeiro teste, uma vez que a cor natural do cabelo da Sally, a possível tatuagem do Somir, o fato de eles terem tido ou não outro cachorro e se a Sally bateu ou não o carro, ou se eles têm uma conta conjunta que perdura até hoje não me parecem importantes o bastante para trazerem à tona mágoas e ressentimentos. Mas isso é porque não conheço o contexto. Vocês são todos muito misteriosos por aqui!

            PS: Fui ao Google pesquisar os olhos do Paul Newman!

  • Vejamos…

    1) C ou B ou D, se minha memória não falha teve um siago tomir contando que Sally já estragou o carro dele, então fico com D!

    2) C

    3) só pode ser A, se bem que eu desconfio de B, C d e E não podem ser, então…

    4) C ou E, fico mais com C.

    5) E

  • O problema é que não temos como saber o que é e o que não é ficção aqui no Desfavor. Como saber se todas as informações que vocês postaram são verdadeiras? Não tem como descobrir. Nem sabemos se o Somir existe mesmo ou é um personagem da Sally…

  • Saco… vocês criaram minhocas na minha cabeça. Fiquei curiosa demais para saber o gabarito. Além do que deveria.

  • A mentira do 1 grupo é porque o Somir NÃO TEM uma tatuagem
    A mentira do 2 grupo é porque o Somir não chegou a morar no Rio
    A mentira do 3 grupo é porque Sally e Somir NUNCA teriam um filho
    A mentira do 4 grupo é porque Rafael Ilha está ocupado demais pra entrar em contato e ter novas amizades
    A mentira do 5 grupo não consegui detectar, todas podem ser verdadeiras. Eu chutaria que ainda não saiu em livro.
    Difícil e olha que de mentira EU entendo!

  • Eu to tentada a achar que 4 informações são verdadeiras e só uma é falsa, posso votar 2 vezes, uma vez achando qual é a falsa no meio das verdadeiras e outra qual a verdadeira no meio das falsas?

      • E lá vamos nós:
        Achando qual é a falsa no meio das verdadeiras:
        1 – A
        2 – Estou em dúvida entre a B e a E, mas vou de B
        3 – E
        4 – B
        5 – D

        Achando qual é a verdadeira no meio das falsas:
        1 – D
        2 – A
        3 – A
        4 – C
        5 – C (eu lembro que teve algo sobre uma postagem jurídica, suponho que tenha sido em alguma revista relacionada ao tema)

  • 1. c
    2. c
    3. d (só pq me lembro de algum texto onde falam sobre uma ex do Somir, um texto onde discutiam sobre quem lavaria a louça, acho)
    4. d
    5. a

  • 1- D (mas não duvido da C)
    2- C (em se tratando de menções, acho que a Sally fala francês; e a casa de Tomir é um cenário frequente)
    3- A (me soa um pouco mais provável)
    4- B (apesar de também acreditar um pouco na E)
    5- A ou E (essa eu realmente não sei o que pensar)

  • 1 – D (Em razão do aparente medo do Somir em permitir a Sally dirigir qualquer coisa, conforme já relatado em alguns “Siago Tomir”. Fiquei em dúvida com a letra C, mas eu entendi que “O Senhor” era do Somir, e anterior ao relacionamento.)
    2 – C (É o que dá a entender em alguns textos da coluna Siago Tomir. Ela chama a casa do Somir em Campinas de “nossa casa”…)
    3 – C (Em alguns raros momentos a Sally já falou como se ainda estivessem juntos. A não ser que estivessem em alguma recaída, aí valeria a alternativa A mesmo… E, intimamente, acho o Desfavor um projeto difícil de ser tocado por ex-namorados, até por possíveis ciúmes dos atuais, já que o contato entre vocês parece ser constante.)
    4 – E (Faz um tempão que ele não é mencionado aqui.)
    5 – C (Aqui fiquei em dúvida. Chuto que algum “Sally Surtada” ou o texto “Bastidores” tenha sido mencionado em alguma revista de mulézinha. Mas lembro que o texto sobre castração química foi citado num artigo jurídico.)

  • 1 C . Satanás se destacou mas podem ter tido outros
    2 B. Morou no Hell reclamando muito do calor
    3 A. Bem possível
    4 B. Bem possível
    5 E. Hahahahaha! Adorei isso, inclusive merecia uma postagem especial!!!!!
    Poxa, quero saber o resultado da prova. No fim do dia dá o gabarito aí!

  • 1 c
    2 c
    3 a
    4 d ( parece que a Rosana um chuchu de gente )
    5 c ( já li citação de texto da Sally num artigo jurídico. Era num site, parece uma revista jurídica eletrônica)

  • Sobre os três primeiros já li algo a respeito, o quarto uma boa pesquisa pode ajudar, e o último vai ser um pouco mais difícil….

  • Eu estava esperando vocês fazerem piadas com o natal, com aquela notícia que saiu mês passado que jesus tem 2 filhos… mas vamos lá.

    respostas corretas:
    1- D
    2- C
    3- A
    4- B
    5- A (mas a E não me impressionaria)

    E leitores, favor pararem de encher o saco com essa história de que os 2 são uma pessoa só, não aguento mais ler isso aqui.

  • 1- c – tinha o Senhor, o pastor alemão.
    2- c – varias histórias do Siago Tomir ocorrem na casa dele.
    3- a – achei o mais provável e obvio
    4- d – achei o mais provável, apesar de estranhar a “e”, será??
    5- e – esse foi o que mais me deixou em dúvida… mas penso que se tivessem sido citados em tv, livro… a gente saberia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: