Imbecilidade sexual.

A guerra dos sexos continua aqui no desfavor, mas com algumas surpresas. Sally e Somir concordam que radicais atrapalham suas causas, mas discordam em gênero sobre quais são os piores. Os impopulares mostram o seu.

Tema de hoje: Quem é pior, machistas radicais ou feministas radicais?

SOMIR

Mulheres radicais enchem o saco dos homens. Homens radicais espancam e matam mulheres. É, ainda tem chão antes das radicais de calcinha serem remotamente tão ruins quanto os de cueca. Enquanto um grupo precisa de um sistema todo funcionando ao seu redor para tentar se impor, o outro precisa apenas existir.

Mas primeiro, quero fazer uma discussão “semântica”: machismo é a crença estúpida na superioridade dos homens sobre as mulheres, feminismo é a crença estúpida na superioridade das mulheres sobre os homens. Querem igualdade? Que tal começar pelo nome do movimento? É de uma presunção risível a ideia de que feminismo é o nome que se dá para um movimento que prega a igualdade. Igualdade só é feminina no substantivo. Nenhum dos sexos tem compreensão inata superior sobre o conceito. Quer igualdade? Seja humanista.

De qualquer forma, voltando ao tema. Embora o feminismo moderno esteja entrelaçado com os movimentos do politicamente correto e da vitimização profissional, ainda não passa de um incômodo para o grosso da população masculina. Radicais feministas se acham super rebeldes mostrando os peitos por aí. E na verdade, o poder delas ainda não vai muito além disso.

Você pode argumentar que homens são frequentemente vítimas de injustiças quando falamos de guarda de filhos, acusações infundadas de estupro e afins, mas se pararmos para pensar, essas vantagens femininas não são exatamente resultado de lutas feministas… os próprios homens ajudam a perpetuar essas discrepâncias entre os sexos. Os ‘bônus’ de ser mulher são muito relacionados com o que os homens acham que elas precisam, até porque a maioria dessas leis foram escritas e implementadas numa sociedade essencialmente patriarcal. Homens tem um instinto de preservação das mulheres muito acentuado. Desde o começo dos tempos, os grupos que protegeram melhor suas mulheres conseguiram se perpetuar.

Feministas radicais aprenderam a manipular o sistema constituído para tirar algumas vantagens. Isso pode ser devastador para um pai honesto de família que fica sem poder ver os filhos depois de um divórcio porque todo mundo prefere acreditar na palavra da mulher, mas percebem como tem que ter um sistema para isso funcionar? Como no final das contas precisa de policiais, promotores e juízes (muitos deles homens) para validar eventuais covardias contra os homens?

É aqui que eu traço a linha sobre o que é pior. O machista radical precisa de muito pouco para impor sua visão distorcida de mundo. Ele pode fazer isso no conforto de sua própria casa, e ninguém além dele precisa aprovar porcaria nenhuma. Homens tem o poder físico sobre as mulheres. Além de ter em muitos casos ser o único provedor da família. Muitas das mulheres vitimadas por machistas radicais não tem outra alternativa senão ceder aos desejos dele.

Quando uma sociedade começa a entrar em colapso, quais são os primeiros direitos que desaparecem? Os das mulheres. Sem organização social eficiente, elas pagam o pato e regridem a um estado de mera propriedade. Os grupos radicais mais famosos do mundo na atualidade são absolutamente machistas. Um machista radical consegue causar problemas para as mulheres ao seu redor em qualquer país desse mundo, as feministas radicais só fazem algum barulho em sociedades estáveis e evoluídas.

E mesmo em lugares onde as feministas radicais tem a PERMISSÃO de causar algum estrago, não é como se elas estivessem em posições de tanto poder assim. Nas melhores situações, as mulheres representam metade dos governantes de um país, como acontece por exemplo em países super evoluídos da Escandinávia. O ápice da vitória feminista não gera o controle absoluto sobre os rumos de uma sociedade como já foi norma no mundo inteiro com o sexo masculino.

Esse bonde da dominação completa já passou (pelo menos nas sociedade mais modernas). O que dá para fazer é ter representação equivalente, mas mesmo que as feministas radicais odeiem homens, eles não vão a lugar algum tão cedo. Estamos aí com mais ou menos metade da população mundial gostando ou não. E não somos tão facilmente oprimidos. Homens reagem com muito mais força, e se a coisa azedar de vez, a primeira coisa que volta nesse mundo é o controle total masculino.

A lei da selva é machista na nossa espécie, assim como é feminista para as aranhas, por exemplo. Devemos trabalhar com afinco para sermos melhores do que isso, para buscar igualdade e justiça numa sociedade onde todos tenham os mesmos direitos. O que eu argumento aqui é que no caso das feministas radicais conquistarem muito poder, os homens podem derrubar toda a sociedade e refazê-la com relativa facilidade.

Que os dois extremos são completos cretinos dissociados da realidade não se discute, só o grau de perigo que representam tanto para o outro sexo quanto para a sociedade em geral. Não é à toa que se teme o machismo radical e se tira sarro do feminismo radical. Não é uma ameaça direta aos direitos humanos…

O que é pior, o Estado Islâmico ou a Marcha das Vadias?

Pois é.

Para dizer que ficou surpreso por eu não escolher o outro lado, para dizer que ficou deprimida por concordar, ou mesmo para dizer que machismo é pior porque homem não presta: somir@desfavor.com

SALLY

Para fins deste texto usaremos o termo “feminista” como antítese de “machista”. Na verdade não é. Feminismo é um movimento que prega IGUALDADE entre homens e mulheres e não superioridade feminina. Infelizmente um grupo radical vem distorcendo esse conceito e tentando fazer parecer que feminismo é fobia de homem, agressividade e ataque ao sexo masculino. Não é. Chamaremos este grupo de “radicais feministas”, para fins de compreensão pelo leitor, mas de feministas estas mulheres não tem nada. Vamos ao texto.

Radicais, extremistas, fanáticos, são sempre algo ruim. Fazem o mal, prestam desserviços à sociedade. Somir e eu concordamos que o radicalismo de ambas as partes é ruim. Porém, qual radical é pior: os machistas ou os feministas? Na minha opinião, o feminismo radical é pior no atual contexto social em que vivemos.

Não adianta apontar atrocidades cometidas por radicais machistas, isso não indica que eles sejam piores ou mais perigosos. Isso indica que o ambiente onde eles vivem permite e alimenta seu radicalismo. É óbvio que em sociedades patriarcais os radicais machistas terão mais poder de alcance, permitindo que façam estragos piores. Dá plenos poderes sem amarras para radicais feministas e veja só se não sai coisa igual ou pior.

Partindo dessa premissa de que ambos os radicalismos são igualmente equivocados, começo a defender meu ponto: o radicalismo feminino me parece mais perigoso por ter aval social. Está ganhando força a ideia de homens como estupradores em potencial, como pessoas que merecem, pelo simples fato de serem homem, presunções negativas, agressão e falta de respeito. Esse feminismo radical e mal interpretado está virando modismo em várias partes do mundo e sendo erroneamente aplaudido. Isso o torna muito perigoso.

Um feminismo radical que se esconde atrás do feminismo legítimo, um lobo em pele de cordeiro. O machismo é escroto e ruim, todo mundo sabe. Mas o feminismo ainda é um conceito confuso na cabeça da maioria das pessoas, inclusive das mulheres. Muitas mulheres dizem não ser “nem machistas nem feministas” e sim a favor da igualdade. Poxa, se você é a favor da igualdade, você É FEMINISTA. Mas o feminismo radical (que nem feminismo é) se encarregou de sujar o nome do verdadeiro feminismo. Isso é mais perigoso do que qualquer machismo escancarado. Um inimigo sutil, que causa danos difíceis de desfazer.

O machismo encontra alguma resistência, ainda que não no mundo todo. Países esclarecidos com uma população esclarecida certamente repudiam o machismo. Isso o enfraquece. Não o faz desaparecer, mas o enfraquece. Já esse feminismo radical não costuma encontrar resistência social, pois quem ousa se posicionar contra, é tido como machista na mesma hora: “quem não está a meu favor está contra mim”. Independente da força ou tempo de existência de cada grupo, acho muito mais perigoso aquele que não confronta com a reprovação social.

O feminismo radical e deturpado a que me refiro também é mais perigoso por contar com leis que amparam essa distorção. Leis que poderiam ser inovadoras e benéficas para a sociedade mas, graças a legisladores amebas são arma para vingança pessoal e ataque ao sexo oposto. Desde a mais famosa e hedionda Lei Maria da Penha, que não protege as verdadeiras vítimas, até outras menores e menos conhecidas. Mulheres continuam apanhando e sendo mortas, com a diferença que agora muitos homens inocentes estão sendo presos.

A legislação atual no Brasil e em outros países do mundo endossa a campanha “anti-homem”, como se a resposta necessária ao machismo fosse opressão dos homens pelas mulheres em vez de igualdade. Um grupo radical que tem leis colocando um freio na sua conduta é menos perigoso do que um grupo radical que tem leis que endossam sua conduta.

Por um histórico de opressão e injustiça, os machistas hoje contam com uma dose de desconfiança social. Um ato de suposto machismo gera, por si só, revolta social. Algo similar ao que ocorre com supostos atos de racismo: às vezes nem é aquilo o que está acontecendo, mas a ofensa está presumida, à flor da pele, em função de séculos de abuso. Tenho mais medo de um grupo que tem presunção de vítima do que de um grupo que tem presunção de agressores.

Os machistas são, em sua maioria, pessoas de baixa instrução, refinamento e poder aquisitivo. Claro que tem de tudo nesse mundo, mas a tendência é que os machistas sejam gente “ralé”. Já as falsas feministas, as feministas radicais, costumam ser mulheres de um certo nível intelectual, aptas a pensar, argumentar e planejar melhor o que fazem. Eu considero mais perigoso um grupo formado por cabeças articuladas do que um grupo de broncos atrasados socialmente.

Tá pouco? Tem mais: hoje mulher pode bater em homem sem ser presa, desde que não lhe provoque uma sequela permanente ou de longo prazo, enquanto que homem não pode bater em mulher. Antes que comece o escândalo, não acho que homem deva poder bater em mulher. Na verdade, acho que ninguém deveria poder agredir ninguém. Entretanto, hoje é motivo de piada, risos ou até de se sentir vingado quando um homem apanha de uma mulher. Eu mesma me pego nessa armadilha às vezes, achando graça quando um homem apanha de uma mulher. Um grupo que tem aval para bater me parece mais preocupante.

Os machistas são burros, toscos, idiotas. São pessoas com cérebro do tamanho de um caroço de uva, criados em um entorno social doentio que os faz pensar erroneamente serem superiores às mulheres. Um babaca, porém um babaca burro. Acho mais fácil de perdoar. Já essas pseudo-feministas, feministas radicais, são capazes de pensar. Tem mais estrutura, cultura e capacidade de raciocínio que o machista típico. Eu acho menos grave quando a pessoa é um lixo por limitações cognitivas do que quando a pessoa tinha instrumentos para ser melhor e, mesmo assim, continua um lixo.

Como disse no começo do texto, ambos os radicalismos são muito ruins, mas, devido a contexto social e perfil dos grupos, tendo a achar que feministas radicais são mais perigosas e piores do que machistas.Elas temmenos freio social, uma legislação a seu favor e, ao contrário da maioria dos machistas, a capacidade de raciocinar e perceber o ridículo e o contraditório dos seus atos.

Para se ofender pelos mais diversos motivos, para dizer que depois de ler a coluna Sally Surtada concorda comigo ou ainda para elogiar o fato de estarmos ignorando solenemente essa bosta de carnaval: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (24)

  • Como dito no texto, se você quer uma sociedade igual então que o movimento seja propício a tal movimento, e não vejo nada de igual em falar que uma sociedade é machista (câncer social) ou feminista (câncer social). O nome como dito no texto, deve ser humanismo, tudo fora disso é tendencioso a um sexo… Para aqueles que dizem que o feminismo é por uma busca de igualdade, analise corretamente os fatos, porque eu não vejo nenhum integrante do grupo de feministas pedir reajuste na separação de bens, que é feito a partir da divisão dos bens do homem (o que é da mulher continua com ela) , e 2/3 do que estava em seu nome vai para ela, eu nunca vi o grupo feminista lutar para poder servir à pátria, eu nunca vi um grupo feminista brigar pela mulher ser considerada maior de idade e responder pelos seus atos apenas depois dos 21 anos e dentre muitos outros… Resumo, o grupo feminista é “igual” até chegar a hora de “trocar o peneu do carro”.

  • Eu tenho nojo desse termo ”feministas radicais”, o feminismo radical ou não, nunca matou ninguém. Ao contrário do machismo, que mata e oprime todos os dias. E você Sally comenta que homens machistas são em sua maioria de ”baixa instrução”, você não deve viver no mesmo mundo que vivo então. Já lidei e conheci a pior espécie de homens : universitários e aparentemente de ”bem” (imbecis de fato são, mas não pertencem a classe baixa)
    ”Homens inocentes sofrem com o feminismo radical”. Homens gozam de privilégios por décadas e vocês estão preocupados com a opressão que eles estão sofrendo das ”feministas radicais”, é sério isso mesmo?
    Nunca vi homem realmente honesto sofrendo opressão nenhuma. E os que não são, sempre conseguem se safar. Caiam na real por favor.
    Se de fato existem ”feministas radicais”, (talvez eu até me enquadre no termo) devem ser mulheres machucadas e cansadas de serem tratadas como lixo. Eu passei por situações que não vale a pena comentar, mas sei do que estou dizendo.

    • Ah! Você acha que só ´´talvez“ você se enquadre no termo?! Tá certo…
      Feminismo nunca matou ninguém?!
      Bom, em 1º lugar, o que dizer das feministas que fazem abortos só pra mostrar o quanto elas são ´´autônomas e independentes“? Aborto não é uma forma de matar?
      Em 2º lugar, você nunca ouviu falar de crimes passionais cometidos por mulheres tanto contra homens quanto contra outras mulheres? A justificativa que muitas criminosas dão é ´´Ah! Ele (ou ela) me fez sentir desmerecida como mulher. Por isso eu matei.“
      E quanto a tratar alguém como lixo, é curioso, porque uma feminista sempre se acha no direito de falar mal de todos os homens, de gritar com todos os homens, de xingar todos os homens e de agredir fisicamente todos os homens. Mas acha um absurdo um homem sequer pensar em fazer a 10ª parte disso com ela.
      Quem mesmo se acha no direito de tratar quem como lixo?

        • Engraçado, né? Porque as próprias feministas que participam da marcha das vadias costumam berrar exatamente esse verbo quando se referem ao aborto:

          ´´AH… EU SOU VADIA… SE EU QUISER MATAR UMA VIDA QUE ESTÁ DENTRO DE MIM EU VOU MATAR UMA VIDA QUE ESTÁ DENTRO DE MIM…“

          São coisas desse tipo que elas berram enquanto sacodem as tetas no meio da rua.
          E eu não disse em momento nenhum que JURIDICAMENTE abortar é a mesma coisa que matar. Apenas repeti uma palavra que as próprias feministas dizem.
          E já que parece que incomodou tanto o fato de eu não me identificar da outra vez, tudo bem. Dessa vez eu assino.

  • Olha, eu talvez argumentaria aqui com todo um viés histórico-dialético-marxista mostrando toda a origem disso por um viés social e econômico, para além de cultural e mostrando como que na contemporâneidade o conceito base foi-se distorcendo até se tornar o que temos hoje, esse feminismo radical, mas olha… Não estou tendo tempo para escrever – e aliás, isso daria um desfavor convidado! – então, em resumo: concordo com a Sally nessa. Não que o machismo não seja um problema menor, mas não dá pra negar que é preocupante o crescente posicionamento, bem como seus efeitos e desdobramentos, desse radicalismo feminista deturpado.

    (Meio off: Ahh aliás, saudades do povo daqui! ando meio sumido pelos mesmos motivos: desde que entrei na pós o negócio está no modo expert, nem no hard hehe! Espero sinceramente ser recompensado futuramente por esses esforços! = ) )

  • No ambito mundial, o machismo radical é pior sim. No Barril, as feminazi nao representam nenhuma ameaça relevante. Em que sentido essas deturpadoras do significado de “feminismo” seriam prejudiciais a sociedade? Nao vejo tanta violencia da parte das “odiadoras” de homens.

    Bem, isso nao se aplica ao machismo radical, que como ja comentado, causa problemas serissimos, nao apenas as mulheres, mas inclusive a nos, homens.

    As feministas que compreendem o significado do termo, sao militantes por uma causa humanista justa. Contribuem para uma sociedade igualitaria e espero que elas consigam.

    Portanto, para mim, o machismo radical, tanto em nivel local, como global, continua sendo pior.

  • Difícil escolher entre um lado e outro nessa questão. Eu tendo a concordar com os dois, no que diz respeito a ideia central de cada argumento, e discordo de vários argumentos utilizados. Eu prefiro o humanismo, a igualdade literal entre ambos e no atual andar da carruagem, isso está muito difícil de acontecer.
    Eu prefiro um mundo onde eu possa ser eu e uma mulher possa ser o que ela quiser ser! Acho que igualando todos, seriamos mais “felizes”, já que esses esteriótipos sociais fodem com tudo! Eu gostaria de poder usar uma saia num dia quente sem que me matem com lâmpadas fluorecentes pois acham que isso é errado (e não sou homossexual, mas mulheres dizem que é confortável em dias de calor) e aposto que mulheres gostariam de pegar ônibus ou andar na rua com/ou sem sutiã e que não fossem agredidas física e psicologicamente por ninguém (pois hoje em dia, o que não falta é homem e mulher pra apontar o dedo na cara do outro e querer impor as suas verdades universais). Feminismo foi, e ainda é, importante numa tentativa de igualar a sociedade, mas esse neo-feminismo (acabei de inventar, nem sei se existe esse termo) querem apenas rebaixar o homem branco, hétero, cis e blábláblá. Caralho! Lutem por igualdade!

  • Por “falar” em radfem e como já houve “Processa Eu : MEFEN”, bem que poderia haver um que atinge especificamente trans (se uma opressão “feminista” já é ruim, duas então…) – esse pessoal sofre por quase todos os lados, inclusive do grupo que citarei a seguir : que tal um “Processa Eu : TERFs” (Trans-Exclusionary Radical Feminists) ? o.O

  • Existem feminismos e não um feminismo. A maioria prega a igualdade (caso em que o rótulo “feminismo” fica estranho e caberia melhor o humanismo, como disse o Somir. Quer dizer, até o PETA colocar sua colher torta…), mas tem as “radfem”, gentilmente apelidadas de “feminazi”, que acham que homem só serve pra fazer espermatozoide, até a clonagem humana ficar viável e difundida. Os femi-humanismos são bem vindos, mas não é deles que se fala aqui e sim das “radfem”. Tanto o machismo como o “radfem” são uma merda, mas o tipo de estrago que produzem é de ordem diferente: o machismo promove violência física e o “feminazismo” promove ódio (por enquanto). MaSs tenho minhas dúvidas se as radfem, ao encontrarem um homem amarrado a uma mesa, não o capam.

    • (…) tenho minhas dúvidas se (…)

      Sei o que quis dizer, mas hoje “respondo” : certeza !

      Se já houve de (a) sacana(!) se aproveitando do
      “(repaginado) homem não presta” (apenas para ser) contra mim, imagine(mos) essas radfem agrupadas !

      É pior e mais triste ainda do que foi (também brilhantemente) apontado no comentário (mais acima) “do PC” …

  • O mais irônico é que o feminismo moderno só é positivo para as próprias feministas modernas, que são cheias de recalque e em vez de quererem subir, querem puxar todos os outros pra baixo. Até as outras mulheres são prejudicadas pelo ideal tóxico.

  • Eu pensava que o feminismo pregava a superioridade feminina. Sendo assim, o machismo é pior. Não tem coisa mais escrota que fazer desordem pra se mostrar superior.

  • Machistas radicais são muito piores, porque eles matam, espancam, estupram, mutilam (milhões e milhões de mulheres e jovens são alvo de mutilação genital no Planeta).

    Não gostei dos argumentos do texto da Sally de hoje, porque ela comparou coisas incomparáveis e desconsiderou a realidade. Não é verdade que a a legislação brasileira ampare o feminismo radical. E, ainda que fossem leis feministas radicais, não serviriam pra nada, pois leis são letra morta se não são eficazes. A lei Maria da Penha não protege as vítimas de violência doméstica. O fato de o estupro ser crime está longe de punir, de fato, estupradores. E eu queria que você fundamentasse, com dados e números, quem são esses misteriosos homens inocentes presos porque foram injustamente acusados de baterem em mulheres que não bateram.

    E não é verdade que a maioria dos machistas seja de baixa instrução e baixo poder aquisitivo. Esses são os que aparecem falando besteiras e são mais punidos pelos crimes que cometem, porque não podem pagar bons advogados. Não necessariamente são os que praticam mais crimes.

    Homens ricos dificilmente são punidos por crimes de estupro, mesmo que todas as provas estejam contra eles. Também são menos descobertos quando são violentos. Os muros são mais altos, os vizinhos escutam menos, mas isso não quer dizer que a violência doméstica exista em menor quantidade nas classes mais abastadas.

    E o Somir resumiu bem o conceito de “pior”. Se as feministas radicais são chatas, enchem o saco, gostam de polêmicas babacas e fazem muito mimimi e às vezes são vitimistas além da conta, os machistas radicais MUTILAM, ESTUPRAM, ESPANCAM, FEREM e MATAM. Hoje. Agora. Em todo o Planeta.

    Não são as palavras, mas sim os atos e as consequências dos atos desses dois grupos radicais que fazem toda a diferença e mostram o quão diferentes eles são. São universos incomparáveis. O mundo é (fato provado) um lugar mais perigoso para mulheres do que para homens. E homens, quando vítimas de crimes violentos têm, como agressores, estupradores e assassinos, quase sempre, OUTROS HOMENS. E é por isso que, apesar das discordâncias, eu me sinto mais segura ao lado de feministas radicias do que de machistas radicais.

    • Homens fazem mais estragos por ter mais poder em uma sociedade patriarcal, mas quando o ser humano é ruim, ele não é menos ruim só por ser mulher.

      A Lei Maria da penha não protege quem precisa dela. Taí mulher que denuncia ameaça morrendo como se nada. Alias, o índice de violencia doméstica aumentou depois da lei…

      • Isso eu não classifico de viadismo… para mim a homossexualidade e o viadismo são coisas distintas, embora possam habitar o mesmo corpinho. Homossexualidade é ter tesão no mesmo sexo, curtir o corpo e o erotismo por esse caminho (essa coisa das novelas de peitoral). O viadismo é falar Pajubá e ser cheio de mimimi, suscetibilidades e frescurinhas. Tem mulher muito viadinha. Dar chilique porque arranharam a pintura do carro é viadismo, mesmo em machão. O Ney Matogrosso é muito macho, o Agnaldo Timóteo fica com essa viadagem de ser enrustido.

  • Gostei do “nem machista, nem feminista; seja humanista…”

    Observações ao Somir:
    – As maiores conquistas hoje do feminismo se resumem a mudar alguma propaganda ou programa de tv. E não percebem que isso se deve ao capitalismo, e não ao feminismo.

    _”O que é pior, o Estado Islâmico ou a Marcha das Vadias?” Num aspecto global, claro o ‘machismo é pior’. Em contrapartida se eu for analisar onde eu vivo, que é o ocidente, Brasil…então o pior é este feminismo raso que não que igualdade, e sim privilégios e esmolas.

    Observações à Sally:
    – Levando-se em conta não apenas quem é feminista, mas quem faz efetivamente algo por ele, chegamos a conclusão que as radicais são a maioria e não minoria. Até pelo barulho que fazem, chegam muito mais facilmente a cabecinha das mulheres que precisam de uma causa pra chamar de sua.

    Dito isso, estou…com…a…como é difícil dizer isso…
    estou com a Sally nessa. Muito boa sua ótica quanto ao assunto.

  • Feminismo se transformou em um câncer na sociedade. Foi um movimento importante, lutou contra o sexismo extremo que a sociedade possuía, mas que hoje luta pela erradicação de tudo o que é masculino (querem até proibir homem de mijar em pé). Feminismo esta enfraquecendo a sociedade como um todo, não por causa da ideia de que homens e mulheres devam ter DEVERES e direitos iguais, mas por causa da ideia de querer desconstruir o ser humano, de negar totalmente a parte biológica humana (Teoria de gênero, que, em minha opinião, merece um flertando com o desastre), por querer “desconstruir” a masculinidade.
    A diferença entre feminismo e feminismo radical é a mesma entre islamismo moderado e islamismo radical: Os moderados APOIAM o que os radicais fazem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: