Papo aranha.

+Uma bomba explodiu no mundo do MMA nesta terça-feira. Ex-campeão dos pesos-médios UFC, Anderson Silva foi flagrado no exame antidoping após metabólitos de drostanolona e androsterona serem encontrados em seu exame de sangue, realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 9 de janeiro, portanto antes da luta contra Nick Diaz, no UFC 183, no último sábado, em Las Vegas.

A gente não poderia deixar essa passar. Desfavor da semana.

SALLY

Não saber a hora de parar é muito triste. Ter a humildade de perceber a hora de se recolher é realmente privilégio de poucos. Não é de hoje que a gente critica as posturas de Anderson Silva, desde os tempos em que ele era idolatrado e chamado de herói que a gente avisou: é um babaca.

Demorou, mas apareceu. Talvez não exatamente na forma de um doping, pois ainda existe a possibilidade do resultado ser modificado na contra-prova, mas no conjunto da obra que envolveu o evento.

Começou com aquela luta vergonhosa onde ele perdeu por sua arrogância, por ficar tirando onda com o adversário. Teve a perninha de quiabo, se partindo ao meio. Depois um longo ano de recuperação e um retorno aos 39 anos de idade. Desculpa, mas atleta voltando de lesão séria com 39 anos de idade só trapaceando mesmo. Tinha que ter parado enquanto ainda estava ganhando.

Anderson Silva voltou em uma luta vexatória, contra um oponente notoriamente mais fraco do que ele e, ainda assim, o sujeito tirou sarro da cara da Fada do Dente: deitou no chão, virou de costas, tripudiou. Fez Anderson Silva provar do seu próprio remédio e fez com ele tudo que ele sempre fez com outros adversários: foi escroto.

Logo que a luta começou eu pensei que Anderson Sacilva ia moer o sujeito na porrada, afinal, um campeão absoluto aproveita qualquer oportunidade e o imbecilóide que lutou com ele deu mil brechas para apanhar. Mas não, ele estava retrancado, receoso, inseguro. Sim, ele vinha de uma lesão, mas porra, estamos falando de um homem experiente de quase 40 ano, não há espaço para esse tipo de amarelamento.

Não nocautear um adversário tão fraco e que deu tantas oportunidades de finalizar uma luta já seria uma derrota. Anderson foi obrigado a recomeçar de baixo e nem por baixo conseguiu uma vitória expressiva. Uma luta chata que acabou decidida nos pontos com ele comemorando de forma forçada.

Ruim. Mas piorou. Foi flagrado no doping. Ok, ambos foram, mas seu oponente pelo uso de maconha, uma droga de uso recreativo. Acho menos grave, pois as substâncias usadas por Anderson Silva podem aumentar o rendimento do atleta, então, são um tipo de trapaça. Daí para frente, a coisa só piorou.

A imprensa veiculou um comunicado supostamente dele negando veementemente ter usado qualquer substância ilícita. Todo mundo se encheu de esperanças, poderia ser apenas um erro no exame. Só que agora sua assessoria de imprensa emitiu uma nota dizendo que ele não disse nada e que não vai se pronunciar por enquanto. Desmentiram um desmentido. Quem não fez uso de substâncias ilícitas desmente um desmentido sobre isso?

Para piorar, ele solicitou que a contraprova seja realizada em outro laboratório e teve o pedido negado. Se eu tenho certeza da minha inocência, pouco me importa onde será testado, no máximo eu mando fazer um teste pessoal em outro laboratório para comparar. Estamos falando dos EUA, gente, não do Brasil, onde laboratório dá positivo para um exame de gravidez na urina de um homem. Lá o negócio é sério. Pedir para trocar de laboratório soa como “esse eu não consegui subornar”.

Recentemente o Aranha Anabolizado havia fechando com quatro grandes patrocinadores. Patrocinador = aquele que escraviza e toma posse da sua alma. Um deles a Budweiser. Os comerciais estrelados por ele já estavam em exibição. Você acham que quatro grandes marcas vão tomar o mega-prejuízo de ter seu garoto-propaganda detonado? Eu acho que não, que muito dinheiro será perdido.

Isso me faz pensar que se a contraprova der negativa, será por interferência dessas marcas, para salvar seu marketing. Ou seja, não há possibilidade de Anderson Silva limpar totalmente o nome agora, depois dessas posturas de desmentir o desmentido e de tentar transferir o exame para outro laboratório. Seu nome está sujo e mesmo que tudo colabore para limpá-lo, suas atitudes apontam para uma eterna desconfiança.

Pelo visto eu não sou a única a pensar assim. A Rede Globo procura um substituto para apresentar o programa que ele apresentaria. Outros lutadores (inclusive brasileiros) estão dando entrevistas e se dizendo decepcionados. A imprensa estampa uma entrevista antiga onde Anderson disse que quem é pego no doping tem que parar de lutar. Ficou feio para ele, não apenas o doping, mas a forma como lidou com isso, suas atitudes em torno da acusação.

Até segunda ordem, a luta fica sem vencedor, já que todo mundo estava na ilegalidade. Uma vergonha para o UFC também, que anda selecionando mal seus lutadores. Em resumo, todo mundo perdeu, inclusive eu, que poderia estar dormindo e fiquei acordada até as quatro da manhã para ver essa luta de merda na expectativa de ver mais uma fratura e só vi marasmo.

Não bastava as puladas de cerca públicas, os chifres na esposa, as ameaças em meios de comunicação de levar agressividade fora do octógono a oponente, a vitimização e a arrogância. Precisava desandar para a ilegalidade. E ainda arrastou junto quem o cercava. Quero ver se o médico dele, Dr. Marcio Tanure, continua cobrando quase mil reais a consulta depois dessa baita cagada. Pior do que prescrever anabolizantes é ser idiota e nem ao menos saber prescrever na quantidade certa, ferrando com a carreira de uma pessoa.

Mais um que reforça a imagem de brasileiro malandro e desonesto mundo afora. Mais um vexame internacional. Mais uma vez brasileiro tentando se dar bem na base da trapaça. Mais uma vez um ídolo se mostra uma decepção. Mais uma vez a incompetência se sobrepõe à desonestidade como principal fator de surpresa. Parabéns a todos os envolvidos, em algum lugar Sonnen ri.

Dona Aranha cavou sua cova, nem uma contraprova negativa o salva do vexame, pois sempre vai pairar uma desconfiança de falsa inocência em função dos milhões envolvidos com seu nome. Nos resta dizer: nós avisamos.

Para dizer que Tanure está acostumado a lidar com drogas pois trabalhava no Flamengo, para dizer que foi o nosso pessimismo o culpado por esse doping positivo ou ainda para dizer que o Hotel Urbano tem mais é que se foder por achar adequado estampar seu nome da forma que o fez: sally@desfavor.com

SOMIR

Quando Sally é tão didática, até prefiro que o texto dela vá na frente. Como ela disse praticamente tudo o que eu queria dizer, posso me concentrar em outros pontos. O primeiro deles é minha impopular opinião de que anabolizantes deveriam ser permitidos em esportes de alto desempenho. Desde, é claro, que os anabolizados compitam entre si e não sacaneiem os que estão tentando fazer tudo de cara limpa.

Imagine só uma divisão do UFC só para os pudins de bomba? Ou mesmo a final dos 100 metros rasos das Olimpíadas só com quem não é “orgânico”? Seria tudo ainda mais impressionante. E quem sabe não daria um ânimo na indústria de aditivos para a vida humana? Testa nos atletas e se não matar muito, redistribui para nós pobres mortais.

Mas cá estou eu divagando. Sobre Anderson “Fada dos Dentes” Silva… cada povo tem o ídolo que merece. Ele não é o primeiro, sequer o último que vai ser pego num desses testes, mas era um daqueles que mais tinha a perder caso fosse flagrado. A gente aqui no desfavor sempre achou ele meio babaca, e como não é de se surpreender, o BM vê nele um herói. Somos mesmo a república do contra.

Mas a reputação dele até veio com algumas demonstrações impressionantes na sua área. Vi boa parte das lutas dele, durante um bom tempo ele foi um dos lutadores mais dominantes da curta história do UFC. Claro que muito do que se criou ao redor dele foi artificialmente injetado por uma boa assessoria de marketing e o potencial de retorno financeiro que tanto o UFC quanto seus patrocinadores enxergaram nele. No final das contas, são os negócios que contam.

O brasileiro, sedento por algum exemplo de vitória, consumiu o produto. Anderson virou estrela no Brasil. Mesmo que um pouco tarde… o esporte não é uma atividade conhecida por aceitar o envelhecimento. Sua fama calhou de atingir o ponto mais alto em pleno declínio de suas capacidades físicas. Havia pouco tempo para sacar os dividendos dessa exposição toda. Quem estava ao redor dele percebeu, os fãs tupiniquins não. Por algumas lutas, as coisas deram certo. Mas o tempo cobrou sua dívida: derrotado por alguém bem mais novo, duas vezes, só restava uma manobra para espremer mais algum dinheiro da personagem midiática que ele se tornou.

A volta triunfal, algumas lutas fáceis e a torcida por uma vitória na disputa do título, mesmo que dependesse da sorte. Oras, uma derrota digna ainda daria conta do recado: Anderson lutando pelo título novamente geraria muita mídia, e consequentemente, dinheiro. O resultado talvez não fosse o mais importante.

Pois bem, o plano falhou logo no primeiro passo. A luta foi cagada, seu adversário parecia estar lá só de brincadeira, mas dava para passar sim como o primeiro passo da retomada da carreira lucrativa de Silva. Assim que sua cara surgisse num novo pôster, as vendas de pay-per-view seriam muitas novamente. Mas, havia um exame antidoping no meio do caminho…

E não se enganem, o UFC sabia que ele estava dopado. Só deram um jeito de enrolar os resultados para depois da luta para não perder a dinheirama proveniente do retorno de um dos seus maiores ídolos. Perceberam que Anderson estava lá para fazer caixa e que só daria para lucrar com aquela luta mesmo.

A provável verdade é que foi tudo um teatrinho de ambas as partes: Anderson fingindo que não ia ser pego logo em seguida, o UFC fingindo que não sabia de nada. O show acima de tudo! E esse é o ídolo dos brasileiros: um “esperto” habitual enchendo sua conta bancária enquanto ainda pode. Não entendo muito de “química anabólica”, mas li que eram substâncias comuns no meio e facilmente reconhecíveis em qualquer teste. Tecla SAP: tocou o foda-se.

O saldo da conta vai bem, o legado nem tanto. A tendência é que, caso não haja uma reviravolta com a contraprova (vulgo conseguirem subornar pessoas o suficiente), a memória esportiva de Anderson Silva vá ficando cada vez mais pálida até finalmente desaparecer. A dúvida sobre suas outras lutas sempre vai pairar no ar, seus resultados impressionantes serão desconsiderados… uma carreira jogada no lixo. Adoraria ver a cara dos patrocinadores dele agora.

Ele que vá chorar sobre os milhões que provavelmente amealhou durante sua carreira. No final das contas, quem o fez ídolo foi o povo, nunca pareceu que ele estava mesmo nessa pelo legado esportivo ou pelo exemplo deixado. Oras, não se vira um dos favoritos de uma entidade feito o UFC se não demonstrar que tem o lucro como prioridade.

Desfavor da semana, mas pode chamar de “Não Disse?”. E agora chega, porque nem mais para bater está servindo mais.

Para dizer que gostou da ideia das ligas anabolizadas, para dizer que não duvida que continue sendo ídolo aqui no Brasil, ou mesmo para dizer que nem com bomba aquela voz dele engrossou: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (26)

    • Eu ri tão alto quando vi isso… Quero ver ele negar DOIS dopings

      VERGOOOOOONHAAAAAAAA

      Em algum lugar, Sonnen gargalha

      • Risível, mas não consegui ter reação além da indignação anterior… // Vergoooooooonha MESMO, krl, pqp !!!! // Mas engraçado é o Sonnen nem querer outro trash talk também…tipo um “precisa ?!??”… (gargalhadas malvadonas) // Não pude responder antes…

  • Fico pensando no doping no esporte coletivo. Um caso emblemático foi o do Maradona, afinal ele foi pego no doping na primeira fase da Copa de 94, mas a seleção argentina seguiu até às quartas-de-final na Copa do Mundo. Assim como quaisquer outros jogadores foram pegos e seus times não foram punidos. (diferentemente do caso da natação, em que o Brasil pode perder medalhas de revezamento obtidas no mundial do Qatar).

    Sendo assim, fico pensando, hipoteticamente, que o Brasil poderia pegar o Ronaldo, enchê-lo de bolas (sem trocadilho), e, se ele fosse pego, voltaria à sua mediocridade, e o time brasileiro ficaria no lucro, pois não seria punido…

  • Pelo visto, quem tomou “o chá” foi a Assessoria de imprensa do Aranha. Nao pude ver a luta, mas analisando suas criticas, parece que nao perdi muita coisa. Mas de uma coisa tenho certeza: o Sonnen ri sim, e muito debochadamente!

    Nao sei bem se vale a comparação, mas o Neymar fez muita besteira arrogante em anos recentes. Pouca gente sabe disso, mas foi muito comentado aqui no Desfavor. No entanto, nao importa o que ele faça. É o Neymar, ora! Ainda que se esteja a par de seus vexames, logo o caso vira assunto morto.

    De modo similar (creio eu) acho que a maioria nao vai desvincular a imagem de herói que preserva o Anderson Silva tao cedo de suas cabeças.

  • O UFC lembra muito o Vale Tudo. Uma competição onde o objetivo é destruir o adversário não tem sentido. A canela quebrada do A.Silva já devia ter mostrado o quanto está luta é irracional e desumana. Acredito que um dia teremos uma morte no ringue e só então os fans vão se questionar se isto é um esporte ou um confronto brutal. Até lá não mudo de opinião: no séc XXI podemos descobrir qual é o melhor atleta sem que um saia sangrando de uma disputa.

    • Desde sempre o ser humano gosta de ver a danação de seus semelhantes. Roma é aqui, lutadores são os gladiadores modernos.

  • Se o oponente desta luta estava lá de brincadeira, e tudo estava combinado para que fosse um retorno triunfal. Qual a necessidade do uso de anabolizantes?

    • Não acredito que estivesse nada combinado para ser um retorno triunfal, acredito que escolheram um oponente fácil de derrotar. O anabolizante ajuda em ganho de força, ganho de massa muscular e outros ganhos artificiais que uma pessoa de 40 anos recuperando-se de uma lesão demoraria muito mais tempo para conquistar.

  • Agora compreendo tudo, pq honestamente não estava acreditando que o exame tivesse dado errado. Tudo que se refere à Fada dos Dentes é falso, menos o exame.

    Gente o que foi Anderson Silva querendo ser ator? Muito rede globo ele se jogando no chão fazendo aquele misancene de choro emocionado… Deu vontade de gritar: Vira homem, porra!!!

    • Eu também não acredito que o exame tenha dado errado, nem neste segundo que diz que ele não tomou nada. Deve ter aprendido a mentir com o amigo Travequeiro, ainda que não estejam se falando mais.
      E concordo com Sally, o caso do outro lutador, que fumou um, é menos grave.

      • Pelo que entendi, são de datas diferentes: semanas antes da luta ele tomou sim, mas o exame da véspera da luta não deu nada porque a substância já havia saído do organismo. Mas, pelas regras, a substância que ele tomou, não poderia tomar NUNCA, mesmo que não fosse lutar naquele período. Ainda está confuso, vamos aguardar.

    • De certo modo até que ele é, a única diferença é que pelo menos o Ayrton era talentoso na profissão dele, mas só isso.

  • Ser um atleta significa extrapolar seus limites.

    Ser um atleta de ponta significa criar uma imagem inatingível para os mortais comuns. E vale tudo para conseguir isso.

    Não falo apenas do MMA, falo de QUALQUER esporte. Não é saudável. Tanto que esportistas agressivos tem até mais riscos de morte que um sedentário.

    Não é natural usar anabolizantes, mas é natural só comer 4 ou 5 tipos de alimentos e treinar na exaustão de seus músculos? No fim tanto faz, se ele se entupiu de química ou se passou a viver proteína e adestramento. Não é natural.

    Condenar apenas ouso de anabolizantes e não todo o estilo de vida que querem impor como saudável, como ideal é raso.

    Campeões não são heróis; são gado condicionados vivendo de forma inumana.

    Todos os heróis de qualquer esporte tem uma história podre por trás de suas carreiras.

    Quero mais que todos eles e quem os idolatra que se fodam.

    É isso.

    • Não é só comer 4 ou 5 tipos de alimentos, é pior que isso. Já ouvi falar que alguns lutadores do UFC ficam até 2 dias sem comer ABSOLUTAMENTE NADA pra dar resultados desejados na pesagem. Porra, se preparar fisicamente e ter uma rotina rígida é uma coisa (por exemplo, para suportar a força g das corridas, pilotos de Fórmula 1 tem um preparo físico absurdo e uma administração alimentar muito controlada, para evitar ganhos de peso, que possam afetar o mínimo que seja o desempenho do carro). Outra coisa bem diferente é você ficar SEM COMER POR DOIS DIAS! Puta que pariu!

      Se preparar fisicamente para estar acima da média, não é necessariamente um absurdo. Desafiar os limites do corpo (e ignorar que o corpo cobra caro por isso) de maneira nada segura, isso sim deixa de ser natural, e passa a ser mais arriscado do que o necessário

  • Melhor que ver o miguxo Sanderson tomando na tarraqueta, é ver o Sonnen dando lição de moral, falando para a fadinha dos dentes assumir a merda que fez. Afinal se é macho pra fazer também tem que ser pra assumir!

    Tem como não amar um homem que ASSUME SEM MEDO a responsabilidade do que faz? Isso é só para os fortes. #Sonnenteamobjomeliga

    http://esporte.ig.com.br/lutas/2015-02-05/flagrado-duas-vezes-no-doping-sonnen-aconselha-anderson-silva-se-fez-admita.html

    Mudando de assunto, vocês não vão fazer um especial do nosso Baike Chatista depois disso aqui?http://m.huffpost.com/br/entry/6632474

    • Quando o Eike estava com aquela pose de por cima da carne seca, tinha um monte de bajulador na mídia marrom em volta dele. Agora que ele está na forca, todo mundo quer garantir parte na carniça. Nada mais natural em termos de Brasil, né?

      E o impostaço da Dilma está só começando. Provavelmente teremos reajuste de tabela no ano que vem no IRPF. Tudo pra manter as aparências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: