Insanidade. Isso define o momento político no Brasil. Aquele frenesi agressivo que antecedeu às eleições não acabou e, muito pelo contrário, piorou.

A novidade é que no último pronunciamento da Presidente, muitas pessoas descontentes bateram panela e piscaram luzes. Na Rede Globo, que os petistas insistem em chamar de golpista de direita, citaram apenas bairros nobres de cada cidade, fazendo parece que só rico está descontente. No Rio, por exemplo, disseram que houve protestos em Ipanema e na Barra. Senhores, quase todas as favelas cariocas explodiram em panelaço, que, a propósito, é com Ç e não com SS como vem sendo escrito pela mídia.

O fato é que o panelaço deu o que falar. Alguns acusam de golpismo, como se demonstrar insatisfação fosse um golpe de estado. Tentaram desqualificar o movimento apelidando de “panelaço gourmet” e dizendo que os ricos, de suas varandas, protestavam. Só que não, vi muito pobre protestar e tem vídeos e mais vídeos de regiões muito pobres em todo o Brasil protestando. Eu achei bacana, nós no Desfavor sempre estimulamos a fazer alguma coisa, qualquer coisa, menos engolir calado um descontentamento.

Mas o debate deixou de ser sobre Dilma, sobre corrupção, sobre impeachment e passou a ser exclusivamente sobre panelaço. Aí não pode. Até gente que é contra o atual governo criticou e desmereceu o panelaço: “agora que bateram panela ela vai renunciar amanhã”, ironizaram. Não vai renunciar não, mas enfraquece. É bom que a pessoa saiba que o povo está puto.O que não pode é o panelaço servir de arma para encobrir bandalha. Vamos parar de discutir o ato de bater panela e observar o que está acontecendo a nossa volta?

Como vocês devem saber, está marcado para o próximo dia 15 uma grande manifestação pelo impeachment da Presidente. O impeachment está previsto na Constituição, não tem nada de golpe. Muito pelo contrário, é o meio legal para se destituir um presidente que de alguma forma não teve o devido cuidado com o seu e o meu dinheiro, o dinheiro público. Muito se fala em manifestação golpista, para tentar desqualificar quem está insatisfeito. Golpe é colocar um tanque em cada ponta e dissolver o Congresso, como já foi feito no Brasil. As pessoas estão indo às ruas para fazer valer uma garantia constitucional. A atual constituição diz que se houverem indícios de mau uso do dinheiro público pode sim haver um processo de impeachment, com direito a contraditório e ampla defesa.

E indícios há. Grandes juristas como Ives Gandra (que quando deu parecer contra a prisão dos Josés foi exaltado pelo PT como grande jurista mas agora está sendo apedrejado) já se manifestaram publicamente nesse sentido. Dilma dizer que “não sabia” é motivo para impeachment, pois a omissão, nesse caso, a desqualifica como Chefe de Estado. Ela não pode “não saber”, ela tem por obrigação inerente ao cargo fiscalizar. Dizer que não sabia é assinar atestado da própria incompetência. Mesmo que ela e nenhum petista tenha embolsado um centavo sequer, permitiram que o maior esquema de corrupção já descoberto e investigado DO MUNDO aconteça. E, cá entre nós, algo desse porte não acontece sem ninguém saber.

Impeachment não é golpe, não é terceiro turno. O fato de um Presidente ser legitimamente eleito não lhe assegura o direito de fazer o que bem entender sem que para isso existam consequências quando faz mau uso do dinheiro público. Impeachment não é automático, há um processo investigativo. E os petistas sabem muito bem que impeachment não é golpe, pois foram todos às ruas pedir o impeachment do Collor e do FHC. Quer dizer, quando eles pedem, é cidadania quando pedem contra um líder deles, é golpe. Mas está todo mundo mais preocupado em discutir panelaço do que isso.

Novas leis estão sendo aprovadas a toque de caixa para tentar coibir as manifestações do dia 15. Em uma delas, aumentam desproporcionalmente a pena para quem cometer “atos de vandalismo” (para os advogados, vejam que clássico exemplo do que não pode, tipo aberto em lei penal) durante protestos. Uma pena de dez anos. O homicídio parte de uma pena se SEIS anos. Ou seja, matar alguém pode gerar uma pena menor, talvez quase a metade, que quebrar uma lixeira na rua. Tá certo isso? Claro que não está, fere o princípio da proporcionalidade do direito penal, mas ninguém discute isso, todo mundo briga sobre a relevância de bater panela ou não.

Além disso, o Ministro do STF Antonio Dias Toffoli pediu transferência para a Turma que vai julgar as ações da operação Lava a Jato. Foi concedida, agora ele vai presidir esse julgamento. O detalhe é que Toffoli é ex-advogado do PT. Vocês acham certo um ex-advogado de uma parte julgar um processo contra essa parte? Eu não acho, e estou embasbacada deles terem coragem de fazer uma coisa dessas assim, na cara de pau. É muita falta de ética! Mas ninguém está sabendo, pois estão todos mais preocupados em discutir uma bateção de panelas.

É um golpe Troll pegar uma manifestação contra o governo e usá-la para desviar a atenção enquanto o governo se articula com medidas nada éticas para se manter no poder e abafar escândalos estrondosos de corrupção. O povo não deve permitir que um bate boca sobre panelaço tire o foco do que está acontecendo no entorno. Mas está acontecendo, naquela mesma dinâmica de time de futebol que usavam antes das eleições.

Quem é a favor do panelaço briga com quem é contra, descamba para um bate boca cheio de agressividade, ofensas pessoais e ameaças. Esquecem o foco principal, que é o que todos queremos em ultima instância: o bem do Brasil, que está indo para o buraco. Estamos nos aproximando de um ponto onde a briga nem será mais de quem é contra ou a favor do PT, isso ficará esquecido, a briga do momento é contra ou a favor de panelaço. Debate e diferença de opinião precisa sempre acabar em briga?

O grande problema, a meu ver, é que todos os argumentos partem da premissa errada, gerando embates violentos. As pessoas parecem esquecer que queremos todos o melhor para o país e o que elas querem é ter razão. Não discutem para ouvir o outro lado, refletir e acrescentar. Discutem para brigar, para ofender, para impor a sua vontade.

“O dólar está valorizado, passou de três reais”. Não. O dólar sempre vale o mesmo: UM DÓLAR VALE UM DÓLAR. O real é que está desvalorizado e por isso, cada vez são necessários mais reais para comprar um dólar. “Eu não ando de carro, então a alta do petróleo não vai me prejudicar, fodam-se os mauricinhos que andam de carro”. TUDO que consumimos é transportado, a menos que você viva de comer o que planta no seu quintal. Tudo, roupa, comida, remédios. Tudo é transportado para chegar até você, e com a alta do petróleo, aumenta o custo desse transporte, o que faz aumentar o custo de tudo. A alta do petróleo te afeta sim.

Mas não adianta argumentar, pois agora o brasileiro deixou aflorar abertamente o que antes era só um recalque oculto: ser rico ofende. E não me refiro a grandes fortunas, para um pobre, um classe média baixa é rico. Alguém que tenha mais dinheiro do que você pode ser chamado de rico, e já paira sobre essa pessoa uma presunção de filhadaputez, porque se você não conseguiu conquistar aquilo com seu trabalho, melhor pensar que o outro só conseguiu por ser um filho da puta, caso contrário você fica numa posição de incompetente.

Então rico tem que se foder. Todos vamos ter ódio de rico! Panelaço é uma merda por ser coisa de rico! Quem não é a favor do PT é um merda por ser rico! Era o que faltava para fechar a ditadura politicamente correta distorcida: raiva de branco, raiva de homem, raiva de hetero e agora raiva de rico!

Vamos todos cultuar o ódio e tirar o foco da discussão. Você argumenta que em um país como o Paraguai, que importa petróleo do Brasil, o preço da gasolina CAIU, apesar de todos os impostos de exportação, enquanto que aqui no Brasil subiu e a pessoa não se atem à discussão, ela começa a te agredir por ter um carro, por ser rico, por ser automaticamente contra o povo e contra os pobres. Ser rico não te faz ser contra pobre, ser contra o PT não te faz ser contra pobre. Mas se você tem um carro, você é um escroto, burguês, coxinha e tem mais é que se foder pagando aumento de gasolina. Como se os petistas andassem de jegue.

O ódio continua, alimentado pelos petistas, em sua nova forma: ódio de rico. Mas agora, além do ódio, o factoide do panelaço. Não me entendam mal, acho muito bacana ver o brasileiro se organizando e conseguindo desenvolver qualquer tipo de protesto enquanto coletividade. Mas não podem cair na armadilha de polemizar e até brigar por um panelaço quando existem coisas muito mais graves acontecendo que estão passando em brancas nuvens.

Panelaço sim, discussões intermináveis sobre panelaço não. Ódio de rico não, a menos que você seja coerente e odeie o Lula, o filho do Lula, a Dilma e todo o resto do PT que enriqueceu.

Para ignorar meus apelos e passar os comentários inteiros discutindo o panelaço, para dizer que já não quer mais saber ou ainda para perguntar se manifestação é atendado contra democracia o que seria Venezuela executando pessoas: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (42)

  • Bom, somente agora tenho tempo para comentar. Portanto, me recuso a colocar sobre este tema.

    Mas tem algo que beira ao absurdo:
    A palavra panelaço “…é com
    Ç e não com SS como vem sendo
    escrito pela mídia.” Serio isso?

    Fiquei sabendo que o operador do Direito sofre sancoes penais se nao escrever direito. Devia-se aplicar esta lei aos redatores. Bateu vergonha alheia.

    Ps: uma curiosidade. Sally, quando voce atuava no ramo, qual era sua area (criminal, cível, vara de familia, direito medico, etc.)?

  • Parei de acompanhar tudo isso depois que botaram a cria mais escrota do PT pra julgar o caso. Tem jeito sim, mas nenhum pacífico!

  • O que irrita também é o pessoal de mimimi como se estivessem criticando a Dilma somente por ela ser mulher, portanto toda e qualquer crítica se torna machismo, opressão do patriarcado e tudo o mais. Pena que coitadismo, vitimismo e mimimi não são esportes olímpicos. O Brasil ia levar tudo.

    • Tudo é motivo para se eximir das críticas: ser negro, ser pobre, ser mulher, ser idoso… a pessoa sempre encontra um suposto motivo e nunca reflete para ver se por um acaso pode estar errando.

  • Os outros políticos também não querem impeachment. Querem é que o PT se desgaste com o Petrolão até o fim e arque com as besteiras econômicas que geraram a crise. Aí o Lula pode não se eleger. Eu não quero o Temer ou o Calheiros na presidência.

    • Meu medo é que o Lula comece a cacetar a Dilma e vire antagonista dela, daí quanto mais merda ela faz, mais promove ele. Lula é muito blindado, nada de ruim cola nele.

      • Não faria o menor sentido. Dilma se elegeu por causa do Lula.
        E só se reelegeu ano passado, porque o Lula subiu no palanque e participou ativamente desta campanha, chegando a chamar o PSDB de genocida em alguns comícios.

        Ainda que ele tente se descolar dela, não tem como. Ela já está colada a ele, ela se fez politicamente por causa dele, ela é a continuidade dele, ela não é ela sem ele. Não tem como ele se livrar.

        • E se ele viesse a público dizer, em termos mais elegantes, que ela surtou, que poder lhe subiu à cabeça e que está fazendo só o que ela quer, desrespeitando as diretrizes do partido e faltando com o respeito ao eleitor? E se ele pedisse ao povo desculpas por ter acreditado em uma pessoa que nã se demonstrou digna da sua confiança e uma chance para desfazer os estragos que ela fez no país? Duvido que o povo não acredite!

          • Ele já começou a dizer isso. Não diretamente, mas ele fala pra alguem que esteve com ele dizer coisa do tipo: “ela não ouve ninguem…ela é autoritaria…etc.”

            dai se alguem vier falar com ele, ele diz que interpretaram errado. Mas já plantou a sementinha, pra quando precisar.

            e se engana que isso seria uma traição contra a Dilma. Ela sabe, mas faz parte do jogo.

    • É uma lei muito antiga, que estava em desuso e foi “ressuscitada”, por assim dizer, com algumas modificações. Praticamente se equipara vandalismo a terrorismo

  • Concordo com Ives Gandra do ponto de vista jurídico, mas não do ponto de vista político.
    Culpa é pouco. Precisa haver dolo e provas concretas para que o povo acredite que Dilma mereça um Impeachment. Se não houver uma prova escancarada de dolo, ela sai como coitadinha vítima de golpe.

    • É que uma presidente relapsa, que não zela pelo bem público, é igualmente nocivo a uma que rouba. A condução do país não pode estar nas mãos de alguém desatento, que faz vista grossa ou que não percebe uma roubalheira desse tamanho. Seria como eximir uma babá de culpa por um bebê que passeava na janela do 15° andar ter caído dizendo que a culpa é do bebê. Quem tinha o dever de zelar não zelou.

  • Ótimo texto, Sally.

    Essa aberração do Toffoli não tem sido discutida. Só se fala em legitimidade daqueles que protestam. A discussão está no nível: Pode segurar a panela? Sabe lavar a panela? Sabe o que é uma panela? Sabe escrever a palavra “panela”? Não sonega a panela, mas sonega o imposto?

    Os petistas macacos velhos são ESPERTOS. Eles sabem que o coitadismo do “somos do povão, somos pelo povão e quem está contra nós é contra o povão e contra o progresso do povão” cola. E cola muito bem! Mesmo os mais ricos se enchem de orgulho em defenderem o povo, desde que o povo seja o que eles esperam do povo, claro! Senão é coxinha pobre.

    E você usou bem a palavra “troll”. Lula é o troll maior. O mundo é dos trolls. O poder é dos trolls. E eles devem rir muito da cara dos estudantes idiotas que caem, feito patos, nessa babaquice de que são inteligentes e amigos do povo.

    • Infelizmente estão sendo espertos e fazendo com que a oposição corra atras do próprio rabo com essa história de panelaço

  • Texo perfeito, Sally. Exatamente o que penso: Parece crime ser rico no Brasil. Pobre adora uma mazela, uma história sofrida, uma vitimização. Acham que sofrer mais que Maria do Bairro pra chegar onde chegou dignifica. Se por acaso a pessoa nasceu numa família abastada, automaticamente é visto como um coxinha, mauricinho fdp que explora pobres e oprimidos pra conseguir a sua vida de luxo. É muito coitadismo.

  • Eu vou para o Congresso no dia 15, estou morrendo de medo, mas vou com um grupo. Não sei se vai adiantar de alguma coisa, mas pior que meu medo é ficar com a sensação de não ter tirado a bunda da cadeira.

    Além de achar um absurdo o roubo e depois mandar a conta pra gente pagar, fico desgostosa ao ver como o discurso antagonista, vitimista, de cegueira seletiva e conveniente cola com essa facilidade. Não é possível que fiquemos refém disso.

  • Eu bato panela!

    LOCAIS ESTABELECIDOS ATÉ O MOMENTO PARA O IMPEACHMENT DE DILMA

    15/03/2015
    A partir das 9:30h

    ✔Pedra Azul/MG – Varandal

    ✔Americana – SP – Avenida Brasil

    ✔Aracaju – SE – Avenida Santos Dumont, na Orla de Atalaia.

    ✔Balneário Camboriú – SC – Av. Atlântica, praça Tamandaré.

    ✔Belem – PA – Praça da Republica

    ✔Belo Horizonte – MG – Praça da Liberdade

    ✔Blumenau – SC – Em frente a prefeitura

    ✔Bragança Paulista – SP – Igreja Matriz

    ✔Brasilia – DF – Congresso Nacional

    ✔Campinas – SP – Avenida Francisco Glicério

    ✔Campo Grande – MS – Praça do Rádio.

    ✔Chapecó – SC – Praça Central.

    ✔Cuiabá – MT- Praça Alencastro enfrente a prefeitura.

    ✔Curitiba – PR – Centro Cívico

    ✔Curitibanos – SC em frente a matriz praça da Republica

    ✔Florianópolis – SC – Se reunir na Ponte

    ✔Fortaleza – CE – Praça Portugal

    ✔Goiânia – GO – Praça Cívica

    ✔Itajaí – SC – Igreja Matriz

    ✔Jaguariúna – SP – Centro Cultural

    ✔Jaragua do Sul – SC – Praça Angelo Piazero

    ✔João Pessoa – PB – Praça da Independência

    ✔Joinville – SC – Praça da Bandeira

    ✔Jundiaí – SP- Av nove de Julho- Pontilhão da Nove

    ✔Maringá – PR – Catedral centro

    ✔Mogi das Cruzes – SP – Praça Oswaldo Cruz

    ✔Montes Claros -MG – Em frente a prefeitura.

    ✔Natal – RN – Em frente ao Midway

    ✔Osasco – SP – Av. Hirante Sanazar em frente a prefeitura.

    ✔Palmas – TO – Praça dos Girassóis

    ✔Paulista – PE – Praça Agamenon Magalhães

    ✔Petrolina – PE – Praça da Catedral

    ✔Pindamonhangaba – SP – Praça Monsenhor Marcondes

    ✔Piracicaba – SP – Praça José Bonifácio

    ✔Porto Alegre – RS – Parque da Redençao

    ✔Ponta Porã – MS – Cabeceira do Aeroporto

    ✔Recife – PE – Avenida Boa Viagem (próximo a padaria boa viagem)

    ✔Ribeirão Pires – SP – Vila do Doce

    ✔Ribeirão Preto – SP – Praça Carlos Gomes

    ✔Rio Branco – AC – Em frente ao palácio do governo

    ✔Rio de Janeiro – RJ – Em frente a candelária

    ✔Rio Verde – GO – Igreja Matriz

    ✔Salvador – BA – Em frente ao farol.

    ✔Santa Maria – RS – Santuário da Medianeira

    ✔Santos – SP – Praça da independência

    ✔São Caetano do sul – SP – Av. Goiás em frente a câmara municipal

    ✔São Paulo – SP – Masp

    ✔Timbó – SC – Praça Central

    ✔Canoinhas – SC – Praça Osvaldo de Oliveira

    ✔Uberlândia – MG – Praça Tubal Vilella

    ✔Vitória – ES – Em frente a UFES

    “OU A CORRUPÇÃO PARA, OU NÓS PARAMOS O BRASIL!”

    SEJA PATRIOTA: Passe adiante… Se cada pessoa passar para 10 amigos de setores diferentes no 6 repasse atingimos 5 milhões de usuários . Vamos tirar 5 minutos para mudar o Brasil , faça sua parte!
    REPASSANDO GERAL

  • Teve gente que chegou a ignorar um dos raros momentos de manifestação coletiva espontânea do Brasil.

    e se limitava a bradar contra o “machismo de nosso patriarcado enraizado” ao chamar a presidente de “vaca”, “vagabunda”, etc.

    PUTA QUE PARIU! E ainda ficavam me colando artigos do imbecil do Sakamoto e Juca Kfouri criticando os xingamentos e cunhando o termo de ‘varanga gourmet’. Então existe uma faixa de renda em que se pode ou não se indignar?! Estes intelectuais ganham quanto?

    “Pobre não está insatisfeito. só rico está reclamando.” Quem dá emprego pra pobre?! E rico mesmo ganhou muito com o PT. Quem mais gera emprego é o cara que lutou pra juntar capital e abrir uma empresa. Se ele naõ fez isso, o pai dele fez, e assim por diante.

    Pobre nunca reclama mesmo. Está tão dependente do governo que tem medo de qualquer mudança e nem sabe exatamente o que esta acontecendo. Quem se mexe é a demonizada classe média, que leva este país nas costas em impostos e empreendedorismo.

    Em tempo: sou contra o impeachment pelo menos agora, só iria piorar a situação econômica.

      • Economicamente acho pior que ela fique: não fazer nada indica ao mercado que o país está nas mãos e vontade do PT (e de uma hora para outra mexem em direitos trabalhistas, impostos, etc). Não a toa muitas empresas estão alterando estratégias. Semana passada o México passou a ser o maior produtor de automóveis da América latina.

        O problema do impeachment é o cara que vai assumir…

      • Impeachment é improvável que aconteça. Mesmo que saim 3 milhões nas ruas.

        Mas economicamente apesar de tudo, o mercado está voltando a ganhar força. Os investidores estão voltando a investir, os empregos estão estagnados com leve queda. Mas pode voltar a subir.

        Se começa um processo agora. Tudo cai por terra de novo. Até entrar a nova equipe. Até novos conchavos estarem firmados, etc.

        podem começar a ocorrer demissões até a coisa se estabilizar.

        Neste sentido sou a favor de fazer a vaca sangrar (apesar da lição de 2005), e lá pelo segundo trimestre de 2016 pelo menos começar a se pegar pesado com investigações que a responsabilizem e sejam a pá de cal do pt. Que sera obrigado a se restruturar.

        • Só discordo que a economia esteja estabilizada. Uma das coisas que fazemos aqui e análise de macro micro e economia externa e olha, ta uma bosta…

          Recebemos listas de demissoes todos os dias desde o dia 20 antes do Natal. Algumas empresas menores já quebraram e outras estão “vendendo” ativos. A tendência e que piore ainda mais até julho para depois estabilizar no ruim mesmo até o final do ano.

          Periga dela não sair e o povo acostumar com o novo patamar e periga o lula lá voltar como oposição do próprio partido.

          Sinceramente tb não sei o que é pior do ponto de vista prático e político. Mas economicamente a saída dela não é ruim…

      • Hugo, também sou contra. Se a Dilma sofrer Impeachment, não vamos suportar os petistas revoltados gritando que sofreram golpe das elites. Nós não merecemos isso. E toda a instabilidade política e econômica gerada será “culpa das elites”. Em 2018, se estiver bem de saúde, Lula será eleito, mais uma vez, como o salvador dos pobres que não tem medo da elite má e como o grande guerreiro do povo brasileiro.

        Não.

        Este país reelegeu a Dilma. Este país merece Dilma até o fim.

      • Pelo que eu entendi (não muito, minha consciência econômica é meio bugada), o Levy está fazendo muitas das coisas que o Aécio, junto ao Armínio Fraga, faria, então, tirar a presidente do poder vai ser uma troca de seis por meia dúzia, não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: