Desde que começamos o Desfavor, em 2009, eu defendo a Teoria do Pêndulo. Na história da humanidade, quase tudo se dá através de um movimento pendular: se hoje o pêndulo está para um lado, a tendência é que, com o passar do tempo, ele caia para o outro. O pêndulo vira, mais cedo ou mais tarde.

Normalmente demoravam décadas ou até séculos para o pêndulo virar, mas com o advento da internet, redes sociais e todo o aparato de comunicação em massa que temos hoje, o pêndulo está virando mais rápido. E o texto de hoje é para, contrariando meu pessimismo habitual, anunciar que a virada do pêndulo já começou.

A ficha caiu quando vi o caso emblemático do Humaniza Redes. Para quem não sabe do que se trata, um breve resumo.

Quando o PT tinha grandes índices de aprovação e seguidores fiéis, usava as redes sociais para execrar quem ousasse criticá-los. Bem, não apenas as redes sociais, como outros métodos muito mais covardes e criminosos, mas vamos falar só das redes sociais. Seus seguidores perseguiam, desacreditavam, agrediam e xingavam desmedidamente que apresentasse uma opinião contrária ao partido ou a seus membros. Foi assim durante anos, mais de uma década.

Muitas pessoas chegaram a perder seus empregos, ter que se mudar em função de ameaças e até foram agredidas fisicamente por causa da forte instigação à violência. Ser agredido física, verbal ou virtualmente por um militante do PT (ou alguém pago por eles) era coisa comum. E ficava cada vez pior, e pior. Até mesmo pessoas famosas tiveram suas carreiras prejudicadas, isso quando não atacavam suas vidas pessoais, carreira de familiares e até mesmo agressões voltadas aos filhos, muitas vezes crianças.

O mundo deu voltas e, no momento, o PT se encontra na mais profunda merda. Os índices de reprovação da Dilma estão em torno de 80%. Escândalos diários de corrupção com provas incontestáveis eclodem. O PT está afundando. O povo está revoltado. Nesta nova realidade, os caçadores viraram a caça e, depois de anos de abusos, estão ouvindo algumas verdades em redes sociais. Nada comparado ao que fizeram, pois os opositores não estão pagando na mesma moeda, não há perseguição nem sabotagem, apenas algumas grosserias que vem incluídas na liberdade de expressão.

Então, depois de anos perseguindo e tentando destruir quem ousava levantar a voz para discordar de suas verdades, o PT se viu sendo trucidado em redes sociais. Trucidado, entenda-se, sendo obrigado a ouvir críticas, discordâncias antes não toleradas em função de um exército histérico que gritava mais alto. Estão se portanto como vítimas, mas não são vítimas, eles ainda tem a máquina nas mãos. O que os emputece não são as ofensas e sim serem obrigados a lidar com a discordância, com a crítica. Depois de anos de bullying violento, o jogo virou.

Agora que eles são minoria, que estão sendo trucidados, surge, do nada, uma campanha pela “humanização das redes sociais”. Entenda-se por humanização, censurar críticas, discordâncias ou ataques voltados ao PT, entendidos como “discriminatórios” ou “crime de ódio”.

Curioso que quando eles atacavam quem discordava, de forma muito mais agressiva e destrutiva, não se falava em humanização. É um claro mecanismo de censura. Até o layout e modo de proceder uma denúncia são similares ao da Polícia Federal, classificando falar mal do governo como crime de ódio, passível de ser removido da rede social. Já que não estão mais conseguindo calar a boca dos descontentes no grito, estão tentando fazê-lo sob o pretexto de amor e tolerância, coisa que nunca lhes foi peculiar.

Fossem Dilma e o PT competentes, até que poderia ter colado, porque o brasileiro é de fato muito burro no geral. Mas o PT é mais. Veio à tona, não por fofoca, mas por documentos oficiais, que o logotipo do Humaniza Redes custou aos cofres públicos (ou seja, a você e a mim) TREZENTOS MIL REAIS. Achou caro? Escuta o resto. Esse logotipo, duas impressões digitais cruzadas formando um coração, nada mais é do que uma cópia de um logotipo que já existia e estampa a capa de um livro chamado “De coração para coração, destinos que se cruzam” (Lurene McDaniel, Editora Novo Conceito). Pode pesquisar ambos, são idênticos.

Alias, nem precisa pesquisar, eles mesmo admitiram que esse logo realmente já existia e que foi copiado, mas que não há qualquer plágio, pois ele estava disponível em um banco de imagens na internet. Tá vendo? Esse é o problema do PT, a cara de pau. Como se o grave fosse o plágio e não o fato de pegarem 300 mil reais para apenas copiar uma imagem da internet.

Mais: a agência responsável por essa campanha de “humanização” das redes, segundo o Portal da Transparência, recebeu DEZ MILHÕES DE REAIS pela campanha. 300 mil só para pegar uma imagem que já existia da internet e o resto para fazer a lambança que vou descrever no próximo parágrafo.

Uma coisa é Facebook, um clubinho fechado onde você só fala com quem quer e só escuta o que quer. No Facebook você está sempre entre amigos e só fala para amigos, que costumam ter afinidade e gostam de escutar o que você fala. Não à toa o Facebook é reduto de medíocres idiotas. Enquanto estava no Facebook, o Humaniza Redes estava seguro. Mas cometeram um erro, por arrogância. Foram para o Twitter.

No Twitter você fala em praça pública, para quem quiser ouvir, e todo mundo pode te ouvir, quer você queira, quer não e responder a você. No Twitter o nível das pessoas é outro. No Twitter só quem tem muita agilidade mental sobrevive. Entraram em território inimigo e não conseguiram sobreviver. O perfil do Twitter já começou mal, pois além de uma adesão ridícula, com pouquíssimos seguidores, não fizeram questão nem de fingir isenção: divulgavam eventos do partido e se declararam petistas. Ora, se é um perfil para coibir abusos, supõe-se uma certa neutralidade. Que nada.

Revoltados com essa proposta cretina de “humanização” a pretexto de censura, hipócrita e demagógica, aquelas pessoas que no passado foram apedrejadas pelo PT se uniram e, capitaneadas pelo Danilo Gentili, e criaram um perfil para debochar do Humaniza Redes: o Desumaniza Redes.

O logotipo é uma paródia muito engraçada do original (duas impressões digitais em formato de pênis cruzadas). A proposta é desmascarar essa censura travestida de bondade e tolerância. Em menos de UMA HORA de existência já tinha mais seguidores do que o Humaniza Rede, com uma semana de existência.

O numero de seguidores do Desumaniza Redes cresce vertiginosamente a cada dia. Em um clima de total esculhambação, não se levam a sério e não levam o Humaniza Redes a sério também, questionando, reclamando e desmascarando sua hipocrisia. O pessoal do Desumaniza Redes responde com propriedade (e deboche, e ironia e trollagem) as babaquices hipócritas e dissimuladas que o Humaniza Redes posta e, em alguns momentos a saraivada de críticas é tanta que eles tiram o perfil do Humaniza Redes do ar, para que as críticas não fiquem ali registradas.

O que isso lhes diz? Para mim é a consolidação, a confirmação de que o pêndulo virou. Obviamente não baseio meus argumentos apenas nesse episódio, apenas o citei por achar que é o que melhor traduz essa virada. Uma reflexão mais cuidadosa mostra que o politicamente correto hipócrita e babaca já começa a cair em desuso. A Globo veiculando um programa como o “Tá no ar” mostra que algo mudou. Observem, desde as pequenas coisas até grandes eventos, o pêndulo começou a virar.

Claro que ainda não foi totalmente para o lado oposto, afinal, é um movimento lento, mas ele começou a virar. E com essa virada, surgirá uma nova dinâmica, uma série de reposicionamentos, questionamentos mas, acima de tudo, máscaras cairão. O que vai sobrar de cada um de nós quando a polêmica e o politicamente correto forem permitidos socialmente?

Sempre fomos acusados de ser “do contra”, de querer “causar polêmica”. O que acontecerá com o Desfavor quando o mundo todo for politicamente incorreto? Seremos mais um na multidão? Não, jamais. Nossa base é sólida, nossa razão de existir não é ser do contra, e quando esse pêndulo virar de vez teremos finalmente uma oportunidade para provar isso. Desfavor é tudo, desfavor é nada. Desfavor é questionamento e questionamento sempre existirá e será importante. Mas fiquem de olho, pois quando o pêndulo virar, vai criar um cemitério de elefantes.

Desfavor saúda a nova era onde podemos finalmente nos emputecer. Precisou o PT negar o óbvio, debochar da nossa inteligência de forma grotesca, colocar uma mulher que dá surra com cabide na sua funcionária por ela não ter arrumado seu vestido direito para falar em tolerância, para termos o sagrado direito de indignação. Demorou, mas está acontecendo.

Para esquecer o texto todo e focar na fofoca do cabide, para ressaltar o poder do PS4 ou ainda para dizer que no seu trabalho o pêndulo não virou e você continua tendo que controlar o que fala: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (14)

  • “Para esquecer o texto todo e focar na fofoca do cabide!”

    Desculpa mas acabei fazendo isso. Quanto terminei a leitura fui pesquisar sobre a tal guerra de cabides. Destempero total dessa senhora! Quando eu penso que não dá mais pra piorar, sempre piora!

    Sobre o pêndulo, eu também fui pesquisar o Humaniza Redes (estive meio off nas últimas semanas) para entender e meldelsdocéu! Como se gasta (muito) dinheiro com leseira nesse país! Ok que o tiro tá saindo pela culatra mas não deixa de ser desperdício, não é?

    • Certamente foi um desperdício descarado de dinheiro. Vergonhoso. Corta verba da educação com o slogan “Pátria educadora” mas gasta uma fortuna nessa porcaria plagiada.

  • Sally. Te fiz um pedido por email (desfavor@desfavor.com)
    Peço a gentileza de aceitar. Não é o emprego dos sonhos mas é um salário pra fazer pé de meia

  • Confesso que me surpreendi. Estava esperando uma massa (maioria) repetindo a receita de xingar o Gentili de opressor, preconceituoso e essas coisas manjadas.

    Ps.: Acho hilário aquelas fotos dele “aguardando os processos”

  • Pior é o mimimi “ain, eles estão começando campanha de ódio” e não percebem o real propósito por trás: parar com a censura travestida de bondade e coibir o uso do dinheiro público pra propaganda partidária.
    Esse pessoal é idiota assim mesmo ou fez PRONATEC? hahaha

  • O pêndulo do PT quebrou!
    Em estádio de futebol pode Ei Dilma, vai tomar no cu!
    Paga 300 mil ou 600 milhões o dinheiro não é deles mesmo. Essa praga de partido nunca mais vai se eleger.

    • Terceira Via Já !!!

      Nunca mais eu não sei (mega estruturados, e o fundo partidário não vai cair como um todo assim como sobe…), porém (!), se pelo menos “o enxotamento” for a (no mínimo) por 12 a 16 anos, como tem sido com o PSDB, a virada pode ter algum “recorde pós internet” – enquanto sonhar ainda for meio grátis, meio livre…

  • Obrigado por expandir esta teoria, nem desconfiava que era desde o começo.

    Interessante ter citado o “Tá no Ar”, por coincidência o Adnet participou hoje do “Video Show” (meu horário de almoço é 14h-15h e quase sempre o quiosque universitário por onde passo só televisiona na Globo, ok ?), exatamente sobre esse programa (e o politicamente incorreto no Brasil, quando declarou sobre).

    \O/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: